Um dos maiores argumentos das pessoas para desmerecerem tudo que eu falei é a quantidade de jogos que eu jogo ou a minha idade, até alguns me acusando de ser "geração tik tok". Esse é o ponto. Eu sou mesmo, eu sou "geração tik tok". E o ponto é justamente esse. Os jogos não deixaram de ser divertidos, eu gosto de MMOs, você velhaco de 30~40 anos que é a média de público dos meus vídeos, continua gostando. Mas os jovens, a "geração tik tok" não tem motivo nenhum pra se atrair e começar a jogar. Eles não começam. O público de MMO é o mesmo, ele só é circular, que vai de um jogo pra o outro, sendo sempre as mesmas pessoas, as vezes jogando dois jogos, três jogos, mas nunca jogadores totalmente novos. O ponto do vídeo é justamente esse. E o curioso, é notar justamente esse fator: as pessoas que costumam ridicularizar esse tipo de vídeo e reflexão, normalmente são pessoas mais velhas, que se recusam a entender as pessoas mais jovens como uma parcela da população. Tudo bem que você ainda gosta, ainda se diverte, ainda acha cativante. Eu também acho, mas o ponto é: minha geração inteira não acha, se eu falo entre as pessoas da minha idade que eu jogo MMO, essas pessoas riem, acham tosco, acham coisa de esquisito. MMOs não estão deixando de crescer por serem ruins. Estão deixando de crescer por não serem cativantes pra essa "geração tik tok", e se o público não se renova, todo mundo sabe o que acontece no final, mesmo que demore.
@@amonszRealmente tu é da tão ridicularizada "geração tiktok". Mas sinceramente nessa questão aqui isso é irrelevante. Pelos seus vídeos fica claro que mesmo eu sendo mais velho que você, você têm bem mais tempo e experiência de rag e outros MMORPGs que eu. Ou seja, eu estando na casa dos 30 não teria a mesma autoridade que a sua para falar desse assunto. Mas é claro que quando a gente se ofende com algo, sempre vamos procurar motivos idiotas para querer alfinetar o próximo. Como você usou o termo "velhaco" para descrever as pessoas de 30 a 40 anos. O mesmo alguém poderia ter te chamado de Enzo e mandado tu ir trocar as fraldas. Porém isso não faz diferença nenhuma. Todos os pontos que você apontou no vídeo são relevantes e vem de alguém que realmente tem conhecimento do assunto.
Você vai chegar lá daqui a 10 anos e vai tá chorando por outros motivos falando que o pós-Z é uma merda da mesma que a X falou que minha geração de millenial era patética, aliás, que continuem assim, hoje jogo qualquer mmo com uma paz absurda sabendo que não tem enzo pra encher o saco e intoxicar o jogo se relembro bem meus 12~16 anos de vida como eram as coisas 😅
Mas as wikis não sou obrigatórias, se você quer o "true" rpg você joga na raça. Além do que o gênero rpg sendo mmo ou não é sobre estratégia, dificuldade em montar uma build por isso as pessoas que querem a dopamina vão atrás da wiki, pois só querem enfiar a porrada ao invés de pensar. Sobre jogar junto com alguém você consegue de boa, entra em uma guild e sai conversando, todos estão dispostos ajudar se você quer jogar sozinho, mais uma vez é só ir na wiki.
O problema do MMO é o desequilíbrio. O começo do jogo não da emoção é tudo muito facil e no endgame é um grind eterno para ter os melhores itens e blablabla repetindo a mesma dg centenas de vezes por causa de um item de baixo drop rate. Essa impressão de segunda vida pra poder jogar distância muitos jogadores. Com 100h você pode zerar Elden Ring e tem mais momentos divertidos.
Concordo, concordo. Acho que o que boa parte das pessoas não entenderam é que eu não disse que MMOs estão falindo porque ninguém mais quer jogar... O que eu disse e deixei claro, é que MMOs estão deixando de crescer, porque pessoas que NUNCA na vida jogaram um MMO, não querem tentar dar uma chance, e quando querem, não se prendem...
Maplestory tem tanta mecanica que, pra quem teve a experiência lá em 2008, é um sacrificio acostomar com ele agora, está ZERO intuitivo. Eles enchem o jogo dessas mecanicas pra nos manter cada vez mais presos em conteudos repetitivos e lançar cada vez mais "facilidades" pra pular etapas e ficar mais forte. Enquanto isso, conteudo novo de verdade demora cada vez mais pra aparecer.
Albion meio que te força jogar em grupo ou estará fadado a morrer no jogo... Então essa jornada de conhecer novas pessoas ainda está viva neste sandbox.
Entre as várias opiniões que são frequentemente discutidas, concordo com muitas delas, mas discordo de uma boa parte. No entanto, há um ponto que, para mim, é um pilar fundamental na queda dos MMORPGs atuais (e dos últimos 10 anos) e não vejo ninguém falando sobre. Os MMORPGs simplesmente perderam o sentido do que eram. Há mais de uma década, todo MMORPG lançado recompensa mais os novos jogadores do que os veteranos. Já se perguntou por que esses jogos são tão divertidos no início e rapidamente perdem o encanto? Isso acontece porque os MMORPGs modernos são projetados para oferecer um pico extremo de dopamina inicial, graças a uma explosão de progressão no começo, que vai decaindo drasticamente com o tempo. O resultado é que o jogo perde o propósito e a motivação muito rápido. Na era de ouro dos MMORPGs, lá por 2005, a situação era o oposto. Personagens iniciantes eram quase inúteis, e o grind inicial era SOFRIDO, mas altamente recompensador no longo prazo. Os veteranos recebiam muito mais recompensas que os novatos (como deve ser, diga-se de passagem). Para que um iniciante pudesse competir com um veterano, seriam necessários, no mínimo, seis meses de dedicação intensa. Não havia como progredir comprando vantagens; apenas seu esforço dentro do jogo poderia te levar longe. Quando falo sobre isso (e já comentei algo semelhante em outros videos e fóruns em inglês, e outras línguas), e muitos respondem dizendo que esse tipo de MMORPG não tem mais espaço atualmente, quase me chamando de burro. Eu discordo completamente. Qual MMORPG com gráficos e jogabilidade atualizados foi lançado nos últimos 10 anos seguindo esse molde? Nenhum e quantos foram lançados seguindo os moldes que falei acima e faliram? 99,9%. MMORPGs eram - e ainda são - um nicho para jogadores que querem dedicar anos a um jogo e serem recompensados à altura. Eles nunca alcançarão a base de jogadores de títulos como FIFA, Call of Duty ou GTA, e tudo bem. O verdadeiro problema é que as desenvolvedoras insistem em tentar transformar os MMORPGs em jogos de massa, almejando o mesmo faturamento que esses títulos de grande apelo popular. Isso nunca vai acontecer. Essa abordagem é pura ganância. MMORPGs são, por sua própria natureza, um gênero nichado e sempre serão. O mercado para jogadores que buscam um MMO de longo prazo não apenas existe, como é substancial. O que falta é uma empresa com visão suficiente para entender e explorar essa fatia. Não é à toa que, se você observar os 10 MMORPGs mais jogados atualmente, muitos ali foram lançados antes de 2010. Old School RuneScape, com sua jogabilidade de 1997, hoje é o SEGUNDO mais jogado do planeta. Isso fala muito sobre o que os jogadores realmente valorizam...
lost ark hoje em dia ta pior que CLT , são 16h POR DIA e + 5 dias na semana so pra fazer 6 ECHIDNA 6 THAEMINE 6 BEHEMOTH , fora as guardian raids + 6 chaos dgs
acho que esse é o problema dos rpgs de hoje, ou vc tem esse COMPROMISSO de fazer todos os dias, quase como um emprego ou vc simplesmente fica pra trás.
Não concordo, nem discordo, muito pelo contrário. Falando sério, mmo é um nicho muito complicado, pois nós sabemos que mmo's são derivados de RPG's, e quem já jogou algum RPG sabe o quanto de leitura e estudo a gente precisa fazer para entender o ambiente, a classe e as táticas de batalha, e é isso que causa a produção de dopamina nas pessoas, pelo menos em mim, cada descoberta é como um orgasmo. O grande problema de fato é a geração, que não conversa com a geração dos RPG's raízes. Aí entramos em um paradoxo, se a empresa lança um mmo razo, ele flopa. Se for complexo, os veteranos que já estão amarrados em um mmo, fica com receio de recomeçar. Então é muuuuito complicado.
Discordo querido Amons, parece que todo mundo que faz video desse tipo não joga mmorpg a muito tempo ou jogou um ou dois mmorpg no máximo. Não é obrigatório jogar um mmorpg com uma wiki do lado, muito pelo contrário, a experiência de descobrir e aprender tudo por sua conta dentro do jogo é exatamente aquela sensação que sentíamos antigamente e tornava os mmorpgs especiais, por isso hoje a gente não sente mas aquela magia. Justamente por querermos otimizar tudo que fazemos dentro de um jogo que nos preocupamos em estudar o jogo e jogar com uma wiki aberta, mas é exatamente isso que matou a "magia" dos MMORPGS. O próprio jogo te introduz aos sistemas que ele apresenta e te ensina o básico ingame (claro que alguns jogos fazem isso bem e de forma imersiva e outros não) mas estudar o jogo antes de jogar e jogar com uma wiki do lado se tornou um habito dos jogadores. Não é obrigatório para jogar, o jogador que joga desse jeito joga porque quer jogar de forma eficiente, sem cometer erros e tentando ser o mais eficiente possível, sem deixar o jogo te ensinar de forma natural (não que esse aprendizado adquirido de forma natural dentro do jogo seja um ponto positivo, as vezes o jogo não te da uma forma de resetar uma build que vc possa ter feito errado nesse processo de aprendizagem e você acaba meio que tendo que criar outro personagem e desperdiçou o seu tempo naquele que não tem mais como consertar ou aceitar jogar com o personagem buildado errado). É exatamente esse comportamento do jogador de querer aprender sobre o jogo fora do jogo ou antes de jogar que matou a "magia" que a gente sentia antigamente e não sente mais nos mmorpg, aquela tal "magia" era justamente as descobertas que fazíamos no decorrer de nossas progressões, os testes por conta própria que fazíamos nas builds / nos itens e informações que trocávamos entre os jogadores da comunidade ingame. Não tinhamos tão fácil acesso a o tanto de informações que temos hoje, logo a experiência de conseguir essas informações por conta própria era mais recompensador e tornava a experiência mais imersiva. Deixe o jogo te ensinar naturalmente e sinta a magia nostalgica
@@axellyann5085 pode até parece isso, mas se vc é um jogador competitivo e quer sempre se manter no topo do desenvolvimento do jogo, vira realmente um segundo emprego, vc ver que a evolução que uma pessoa que joga 2h por dia e uma que joga 8h são bem diferentes na maioria dos mmo, quando não é isso vc pagar e fica forte, enfim, mas é meu ponto de vista mano!
WoW não tá nem perto de morrer, assim como Rag e outros MMOs também não estão, na minha visão. O negócio é que eu acho que esse gênero tem prazo de validade, a inovação que ele trouxe e mantinha ele em alta já não é mais relevante na sociedade atual e com os avanços das redes sociais. Pensa que antes de Facebook e Twitter, sua rede social era o Ragnarok.
Mais do mesmo.... Pessoal gosta de falar que mmo ta morrendo pra ganhar view kkkkk, quem quiser fazer amizade em mmo continua fazendo, quem não quiser não faz, não é só isso que prende o jogador.
não sei se é o principal motivo, mas é uma das coisas que me afastam de novos mmos. ter que jogar sozinho dependendo de youtube e google pra tudo é uma bosta
Na verdade você tem a opção de não ficar com uma wiki do lado enquanto joga um novo MMO. Assim podes experimentar o modo """hardcore""" de antigamente, perguntando pras pessoas nas cidades ou tentando descobrir por conta própria. Sobre fazer amigos nos jogos... Além da opção de sair do PC e conhecer pessoas, você também pode mandar mensagens no chat do jogo. Tá tudo ai, usa (ou não) quem quer. Vou falar o que acredito. Sim, informações tiradas da caixa de Narnia da minha cabeça: Os MMO's não estão morrendo, mas sim as pessoas que estão muito mimadas e querendo tudo pra anteontem de modo fácil e reclamam que ficam sem nada pra fazer com 1 semana de gameplay. Creio que, as pessoas que jogaram por anos o mesmo jogo estão querendo experimentar algo novo, mas que dê a mesma sensação da primeira vez que acessou "aquele" jogo. Exemplo da minha própria pessoa: Jogo Ragnarok a mais de uma década e toda vez que vou jogar algo novo, sempre procuro saber se existe algum personagem parecido com o Monge. Se tem, baixo e testo, se não tem, nem acesso o site. Atualmente jogo Mu Legend: EVO, de Espadachim. Motivo? Tem uma habilidade que da soco que me lembra o Asura do Monge. Outra coisa que acredito que mata a """magia""" de experimentar um novo jogo, é um novato entrar e alguém com seus itens +50 e 1 trilhão na conta chegar dando itens +20 e 100 milhões para ele... O inicio do jogo serve exatamente para treinar a pessoa para quando chegar nesse 'endgame' não ficar perdida com um monte de habilidades na tela, mas essa "ajuda" tira essa experiência e ajuda a criar a sensação de "que b0st4, tudo morre com 3 ataques" ou "meu deus, quanto brilho, tô jogando um mmo de carnaval?".
Uma das grandes questão simplesmente e quantidade de dopamina que jogo da sim.... Realmente hoje em dia até Instagram tá de dando dopamina todo minuto porém acho que grande problema do MMORPG e como comprometimento com jogo tanto na hora de estudar e também fazer parte de um Clan ou guilda, para vc realmente ter uma evolução no jogo esses são realmente os players que são fiel ao jogo quem tem comprometimento com ele como uma trabalho porém nem todos. Tem disponibilidade pois maioria dos players já dão maiores de idade, casados e até msm pais de família.... Minha visão que jogo não tem que te dar mais dopamina porém deveria exigir menos tempo do seu dia visando os players antigos até pq quem e novo hoje em dia vai jogar lol, valorant, battle Royale pois jogo deixa você se divertir com ou sem compromisso... E aí sempre tem jogares novos os mmo não pq para vc fazer quest diárias toman quase 4 a 6 hora do seu dia que para um trabalhador pai de família ou casado e quase impossível tirar esse tempo da semana todo....
É que a ideia dos mmorpg é a interação entre as pessoas e hoje em dia não tem muita isso, é muito raro alguém veterano tirar um pouco do seu tempo pra guiar um novato, então é mais prático usar guia.
Errado. Não existe mais novatos como antigamente, hoje muitos já pesquisam o básico antes de começarem a jogar e aí se acham melhores que os veteranos até perceberem que o cara que fez o guia não sabia absolutamente nada.
Gosto muito de MMORPG, hoje jogo somente o wow classic era.. Tentei jogar a nova expansão do retail mas não achei divertido. Hoje os jogos que estão por vir no estilo MMORPG espero que não se espelhe no wow retail, pois me sinto jogando um jogo vazio nesse vasto universo rico em história, porém mal explorado e aproveitado
Albion joguei pouco, mas lembro que as cidades eram MUITO cheias, o que mantinha o jogo interessante era o PVP. Rag sempre ta mal das pernas, mas é só anunciar um server novo que o povo sai do buraco pra jogar, por mais que o hype dure só uns 3 meses. O WoW acho que é o mais longe de morrer, 20 anos de idade e é incrível a quantidade de gente que ainda joga, fora o boom de players e hype a cada 2 anos, que é quando chega expansão nova.
Como você pode dizer que os MMOs estão morrendo se tem MMO novo saindo todo ano? se a Amazon investiu justamente num MMO (que deu errado por culpa deles)? Lembro que na época do hype do New World saiu a notícia que a ordem interna na Amazon Game Studios era que só deveriam investir em jogos que teriam o potencial de virar franquias *bilionárias* e foi justamente um MMO que escolheram fazer. Ashes of Creation ta aí em desenvolvimento, GW3 já falaram que ta em desenvolvimento, GW2 sai expansão anualmente agora e essa última que lançou recentemente ta ótima, FF14 também de vento em popa, WoW nem se fala, saiu de uma expansão merda (Shadowlands) pra uma boa (Dragonflight) e uma melhor ainda (The War Within). Se as pessoas não *escolhem* interagir no jogo, não há o que as empresas fazer, o público de MMOs mudou porque antigamente o fator social de um MMO era novidade, era o diferencial que atraía as pessoas, já hoje tem fator social em tudo quanto é jogo, já não é mais novidade. Hoje se você lança um jogo que depende muito de comunicação entre as pessoas dentro do jogo esse jogo fracassa completamente, as pessoas *não querem* depender de comunicação com outras pessoas para fazer muita coisa num MMO, não é a toa que atualmente só é necessário comunicação para os conteúdos mais hardcore na maioria dos MMOs. Conteúdos em grupo que não necessitam de muita comunicação continuam muito populares, e na verdade o GW2 é o campeão de conteúdo em grupo, com os eventos de mundo aberto sendo uma parte central do jogo e exigindo coordenação entre as pessoas para que eles consigam ter sucesso. E mesmo no GW2 que requer coordenação no mundo aberto entre dezenas de pessoas os jogadores só fazem o evento e cada um vai pro seu lado. Não foram os jogos que mudaram, foram os *jogadores* e os jogos apenas refletiram isso para que as pessoas continuassem interessadas neles. Hoje em dia a comunicação ingame foi substituida pelo discord, olha o WoW Classic por exemplo, é um jogo de 2004 e as pessoas não jogam do mesmo jeito que em 2004, o pessoal se reúne nos discords das guildas, ao invés de ficar conversando no chat da guild como antigamente. Estamos no que eu considero a era de prata dos MMOs, a era de ouro foi no auge do WoW, depois disso teve uma queda numa época em que quase só saia "clone" do WoW até que ficou num limbo onde poucos MMOs novos saíram, hoje vivemos uma época em que todo ano tem MMOs novos sendo lançados e os fracassos desses jogos são por culpa deles, porque existe sim público pra esse tipo de jogo e o público de MMO costuma gostar de torrar uma grana com o jogo.
Acho que os mmos tem uma série de impasses. Antigamente, o foco deles era explorar, acompanhar a história, ir evoluindo aos poucos. Hoje em dia tudo é o endgame. Joguei vários recentemente, e o esquema é sair correndo pra ir pro late, e mesmo que você queira fazer na calma, dificilmente vc vai encontrar gente pra te acompanhar nisso. A própria comunidade também mudou muito, antes dava pra dividir em o competitivo e o casual. Hoje em dia, todo mundo é muito competitivo, dificilmente aquele senso de comunidade antigo vai prevalecer. Ainda tem questão de mecânicas, que é interessante pra manter o mmo vivo, só que pode trazer muita complexidade pro jogo. Aí vai do jogo saber ensinar isso aos poucos, e tornar orgânico, ao invés de jogar tudo de uma vez pro jogador. Enfim, eu sinto falta do estilo de entrar em um mapa, e geral montar pt igual no rag antigamente, mas acho difícil isso voltar, ainda mais pela "pressa" que todo mundo tem nos jogos hoje (muitas vezes estimulado pelo jogo em si)
Fico triste quando eu vejo o potencial que o rag tem, não só o jogo mas o universo como um todo, a gravite lança um monte de aberração, mas se eles se esforçassem em fazer um remake, melhorando interface e algumas mecânicas mas mantendo outras no rag de pc já seria muito bom
Eu não concordo com o ponto sobre vc usar como exemplo um conteudo end game pra um iniciante entender, por que eu a pouco tempo comecei no wow, porem venho de muitos outros mmos então esse tipo de "poluição" é sinceramente padrão. Alem que eu to jogando com um amigo que tem me ajudado porem fazendo uma progressão normal, sem me rushar, com isso eu to experienciando conteudos mais simples, as dungeons mais basicas e to achando bem de boa. Claro que essa é a visão de alguem que ja entende de mmos no geral, mas se seu ponto é sobre os iniciantes eu sim sou considerado um iniciante em wow, e acho errado seu exemplo ser logo o tipo de conteudo realmente end game, ja que se alguem jogar no seu tempo e com calma, quando ela chegar nesse ponto ela sim vai entender o que ta acontecendo, dito que eu vejo meu amigo fazendo esses conteudos e ele consegue me explicar perfeitamente bem as mecanicas e o que cada classe tem que fazer. de resto bom video, não concordo com essa visão que alguns tem sobre mmos mas, mas só de vc ter feito um video mais respeitoso e realmente deixando claro ser apenas sua opinião, eu acho que ganha muitos pontos e acho super valido.
Poxa, obrigado pelo comentário, foi bastante respeitoso. Diferente de outros que eu li de pessoas que nunca viram um video do meu canal dizendo que faço sempre esse mesmo vídeo pra tentar pegar views (comentário infundado que não sei de onde tiraram isso, hahaha) O que eu quis passar com esse vídeo foi realmente a dificuldade de começar no jogo e se manter quando você nunca jogou um MMO, porque o que fazia o MMO ser cativante no auge, já não é mais fator diferencial hoje em dia, que é o fator social. Eu quis dizer mesmo o iniciante que nunca na vida jogou um MMO, maaas, é legal também ver o ponto de vista de alguém que jogou outros MMOs, mas tá começando em um novo.
Sim. Isso é algo que quem já joga não consegue entender. O que pra gente é instantâneo, pra quem nunca jogou é um desafio absurdo. A simples tarefa de bater, teleportar, bater, teleportar, potar, abrir o inventário, recarregar flecha, abrir os atributos, botar pontos, fechar, etc.... isso tudo exige muita prática.
Se tivesse um Ragnarok mobile com a interface moderna, mais intuitivo e que fosse idêntico ao de Pc sem automático e 0 p2w somente cosméticos, seria sucesso absoluto. Tá para lançar agora o Ragnarok Arkaik: Tales of sarina que está bem legal, fizeram o faltava no Ragnarok de Pc, interface renovada, sistemas novos, pegaram tudo que tinha bom nos Rag mobile e fizeram no de Pc. Não existe p2w, só tem cosméticos e consumíveis na loja, baseado no oldtimes somente com as as 2 primeiras classes. Gráficos melhorados para HD. Tem muita coisa nova.
A argumentação q tu tras no video é meio rasa, pois se estamos falando de mudança de geração, então a morte de um genero serve para TODOS, n é algo excluisvo de mmorpg, e vamos ser coerentes, tendencias nascem, morrem e renascem a todo momento, ou pelo menos se mantem, n em alta, mas se mantem, e com mmorpg n é diferente, tu acha mesmo q se fosse um genero morto com prazo de validade, teria game sendo lançado todo ano? N seria mais simples por exemplo uma amazon da vida focar num battle royale? Num fps?
A argumentação ser rasa não significa que tá errada, as vezes as coisas são só simples mesmo ué. Como você disse no começo, todo gênero vai morrer um dia, ou vai se alterar até se tornar irreconhecível.
Esses tipod de vídeo é só pra farmar like porque não é o que se ver, são vários mmorpgs que estão pra sair e muitos do que ja tem atualizando o tempo todo, estranho não??? Mmorpgs qe estão falindo gastarem com atualização, nenhuma empresa investe no que não está dando certo , é só mais um vídeo entre milhares do mesmo títulos com click bait.
ta loco só vídeo incrível narração foda edição magnifica trabalho belíssimo e de muito estudo acredito pois informações são valiosas e difíceis de conseguir incrível os 3 vídeos de iceberg e todos os vídeos de ragnarok e afins... Espero que não mude e continue crescendo =) e não dessista dos mmorps ainda tem algums que estão revinvendo ja ouviu falar de wurm online ? @ProfessorLih
Um dos maiores argumentos das pessoas para desmerecerem tudo que eu falei é a quantidade de jogos que eu jogo ou a minha idade, até alguns me acusando de ser "geração tik tok".
Esse é o ponto. Eu sou mesmo, eu sou "geração tik tok". E o ponto é justamente esse. Os jogos não deixaram de ser divertidos, eu gosto de MMOs, você velhaco de 30~40 anos que é a média de público dos meus vídeos, continua gostando. Mas os jovens, a "geração tik tok" não tem motivo nenhum pra se atrair e começar a jogar. Eles não começam.
O público de MMO é o mesmo, ele só é circular, que vai de um jogo pra o outro, sendo sempre as mesmas pessoas, as vezes jogando dois jogos, três jogos, mas nunca jogadores totalmente novos.
O ponto do vídeo é justamente esse. E o curioso, é notar justamente esse fator: as pessoas que costumam ridicularizar esse tipo de vídeo e reflexão, normalmente são pessoas mais velhas, que se recusam a entender as pessoas mais jovens como uma parcela da população. Tudo bem que você ainda gosta, ainda se diverte, ainda acha cativante. Eu também acho, mas o ponto é: minha geração inteira não acha, se eu falo entre as pessoas da minha idade que eu jogo MMO, essas pessoas riem, acham tosco, acham coisa de esquisito.
MMOs não estão deixando de crescer por serem ruins. Estão deixando de crescer por não serem cativantes pra essa "geração tik tok", e se o público não se renova, todo mundo sabe o que acontece no final, mesmo que demore.
Ah é, tu tem quantos anos?
@@userfalcon 21
@@amonszRealmente tu é da tão ridicularizada "geração tiktok". Mas sinceramente nessa questão aqui isso é irrelevante. Pelos seus vídeos fica claro que mesmo eu sendo mais velho que você, você têm bem mais tempo e experiência de rag e outros MMORPGs que eu. Ou seja, eu estando na casa dos 30 não teria a mesma autoridade que a sua para falar desse assunto.
Mas é claro que quando a gente se ofende com algo, sempre vamos procurar motivos idiotas para querer alfinetar o próximo. Como você usou o termo "velhaco" para descrever as pessoas de 30 a 40 anos. O mesmo alguém poderia ter te chamado de Enzo e mandado tu ir trocar as fraldas.
Porém isso não faz diferença nenhuma. Todos os pontos que você apontou no vídeo são relevantes e vem de alguém que realmente tem conhecimento do assunto.
Você vai chegar lá daqui a 10 anos e vai tá chorando por outros motivos falando que o pós-Z é uma merda da mesma que a X falou que minha geração de millenial era patética, aliás, que continuem assim, hoje jogo qualquer mmo com uma paz absurda sabendo que não tem enzo pra encher o saco e intoxicar o jogo se relembro bem meus 12~16 anos de vida como eram as coisas 😅
Mais um vídeo pro Zeus Destruir😂😂😂
Mas as wikis não sou obrigatórias, se você quer o "true" rpg você joga na raça.
Além do que o gênero rpg sendo mmo ou não é sobre estratégia, dificuldade em montar uma build por isso as pessoas que querem a dopamina vão atrás da wiki, pois só querem enfiar a porrada ao invés de pensar.
Sobre jogar junto com alguém você consegue de boa, entra em uma guild e sai conversando, todos estão dispostos ajudar se você quer jogar sozinho, mais uma vez é só ir na wiki.
ai não, um vulpera
@@TonyGondim melhor raça
O problema do MMO é o desequilíbrio.
O começo do jogo não da emoção é tudo muito facil e no endgame é um grind eterno para ter os melhores itens e blablabla repetindo a mesma dg centenas de vezes por causa de um item de baixo drop rate.
Essa impressão de segunda vida pra poder jogar distância muitos jogadores. Com 100h você pode zerar Elden Ring e tem mais momentos divertidos.
Concordo, concordo. Acho que o que boa parte das pessoas não entenderam é que eu não disse que MMOs estão falindo porque ninguém mais quer jogar...
O que eu disse e deixei claro, é que MMOs estão deixando de crescer, porque pessoas que NUNCA na vida jogaram um MMO, não querem tentar dar uma chance, e quando querem, não se prendem...
Maplestory tem tanta mecanica que, pra quem teve a experiência lá em 2008, é um sacrificio acostomar com ele agora, está ZERO intuitivo. Eles enchem o jogo dessas mecanicas pra nos manter cada vez mais presos em conteudos repetitivos e lançar cada vez mais "facilidades" pra pular etapas e ficar mais forte. Enquanto isso, conteudo novo de verdade demora cada vez mais pra aparecer.
Albion meio que te força jogar em grupo ou estará fadado a morrer no jogo... Então essa jornada de conhecer novas pessoas ainda está viva neste sandbox.
Entre as várias opiniões que são frequentemente discutidas, concordo com muitas delas, mas discordo de uma boa parte. No entanto, há um ponto que, para mim, é um pilar fundamental na queda dos MMORPGs atuais (e dos últimos 10 anos) e não vejo ninguém falando sobre.
Os MMORPGs simplesmente perderam o sentido do que eram. Há mais de uma década, todo MMORPG lançado recompensa mais os novos jogadores do que os veteranos. Já se perguntou por que esses jogos são tão divertidos no início e rapidamente perdem o encanto? Isso acontece porque os MMORPGs modernos são projetados para oferecer um pico extremo de dopamina inicial, graças a uma explosão de progressão no começo, que vai decaindo drasticamente com o tempo. O resultado é que o jogo perde o propósito e a motivação muito rápido.
Na era de ouro dos MMORPGs, lá por 2005, a situação era o oposto. Personagens iniciantes eram quase inúteis, e o grind inicial era SOFRIDO, mas altamente recompensador no longo prazo. Os veteranos recebiam muito mais recompensas que os novatos (como deve ser, diga-se de passagem). Para que um iniciante pudesse competir com um veterano, seriam necessários, no mínimo, seis meses de dedicação intensa. Não havia como progredir comprando vantagens; apenas seu esforço dentro do jogo poderia te levar longe.
Quando falo sobre isso (e já comentei algo semelhante em outros videos e fóruns em inglês, e outras línguas), e muitos respondem dizendo que esse tipo de MMORPG não tem mais espaço atualmente, quase me chamando de burro. Eu discordo completamente. Qual MMORPG com gráficos e jogabilidade atualizados foi lançado nos últimos 10 anos seguindo esse molde? Nenhum e quantos foram lançados seguindo os moldes que falei acima e faliram? 99,9%.
MMORPGs eram - e ainda são - um nicho para jogadores que querem dedicar anos a um jogo e serem recompensados à altura. Eles nunca alcançarão a base de jogadores de títulos como FIFA, Call of Duty ou GTA, e tudo bem. O verdadeiro problema é que as desenvolvedoras insistem em tentar transformar os MMORPGs em jogos de massa, almejando o mesmo faturamento que esses títulos de grande apelo popular. Isso nunca vai acontecer. Essa abordagem é pura ganância.
MMORPGs são, por sua própria natureza, um gênero nichado e sempre serão. O mercado para jogadores que buscam um MMO de longo prazo não apenas existe, como é substancial. O que falta é uma empresa com visão suficiente para entender e explorar essa fatia.
Não é à toa que, se você observar os 10 MMORPGs mais jogados atualmente, muitos ali foram lançados antes de 2010. Old School RuneScape, com sua jogabilidade de 1997, hoje é o SEGUNDO mais jogado do planeta. Isso fala muito sobre o que os jogadores realmente valorizam...
@@alexanderfiedorov925 Opinião muito bacana e diferente, legal pensar por esse prisma
E eu achando que a Tatianeh era mulher, na verdade é um cara kkkkkk.
lost ark hoje em dia ta pior que CLT , são 16h POR DIA e + 5 dias na semana so pra fazer 6 ECHIDNA 6 THAEMINE 6 BEHEMOTH , fora as guardian raids + 6 chaos dgs
acho que esse é o problema dos rpgs de hoje, ou vc tem esse COMPROMISSO de fazer todos os dias, quase como um emprego ou vc simplesmente fica pra trás.
Não concordo, nem discordo, muito pelo contrário.
Falando sério, mmo é um nicho muito complicado, pois nós sabemos que mmo's são derivados de RPG's, e quem já jogou algum RPG sabe o quanto de leitura e estudo a gente precisa fazer para entender o ambiente, a classe e as táticas de batalha, e é isso que causa a produção de dopamina nas pessoas, pelo menos em mim, cada descoberta é como um orgasmo.
O grande problema de fato é a geração, que não conversa com a geração dos RPG's raízes.
Aí entramos em um paradoxo, se a empresa lança um mmo razo, ele flopa. Se for complexo, os veteranos que já estão amarrados em um mmo, fica com receio de recomeçar.
Então é muuuuito complicado.
concordo fado sensato, agora passa os tier set pro pai
tenho nem pra mim
Discordo querido Amons, parece que todo mundo que faz video desse tipo não joga mmorpg a muito tempo ou jogou um ou dois mmorpg no máximo.
Não é obrigatório jogar um mmorpg com uma wiki do lado, muito pelo contrário, a experiência de descobrir e aprender tudo por sua conta dentro do jogo é exatamente aquela sensação que sentíamos antigamente e tornava os mmorpgs especiais, por isso hoje a gente não sente mas aquela magia.
Justamente por querermos otimizar tudo que fazemos dentro de um jogo que nos preocupamos em estudar o jogo e jogar com uma wiki aberta, mas é exatamente isso que matou a "magia" dos MMORPGS. O próprio jogo te introduz aos sistemas que ele apresenta e te ensina o básico ingame (claro que alguns jogos fazem isso bem e de forma imersiva e outros não) mas estudar o jogo antes de jogar e jogar com uma wiki do lado se tornou um habito dos jogadores. Não é obrigatório para jogar, o jogador que joga desse jeito joga porque quer jogar de forma eficiente, sem cometer erros e tentando ser o mais eficiente possível, sem deixar o jogo te ensinar de forma natural (não que esse aprendizado adquirido de forma natural dentro do jogo seja um ponto positivo, as vezes o jogo não te da uma forma de resetar uma build que vc possa ter feito errado nesse processo de aprendizagem e você acaba meio que tendo que criar outro personagem e desperdiçou o seu tempo naquele que não tem mais como consertar ou aceitar jogar com o personagem buildado errado).
É exatamente esse comportamento do jogador de querer aprender sobre o jogo fora do jogo ou antes de jogar que matou a "magia" que a gente sentia antigamente e não sente mais nos mmorpg, aquela tal "magia" era justamente as descobertas que fazíamos no decorrer de nossas progressões, os testes por conta própria que fazíamos nas builds / nos itens e informações que trocávamos entre os jogadores da comunidade ingame. Não tinhamos tão fácil acesso a o tanto de informações que temos hoje, logo a experiência de conseguir essas informações por conta própria era mais recompensador e tornava a experiência mais imersiva.
Deixe o jogo te ensinar naturalmente e sinta a magia nostalgica
MMO = 2° emprego... To fora!!!
Exatamente isso, todo mmo hj em dia é igual a um segundo emprego kkkk
SQN, vc que faz dele um segundo emprego, não tem freio.
@@axellyann5085 pode até parece isso, mas se vc é um jogador competitivo e quer sempre se manter no topo do desenvolvimento do jogo, vira realmente um segundo emprego, vc ver que a evolução que uma pessoa que joga 2h por dia e uma que joga 8h são bem diferentes na maioria dos mmo, quando não é isso vc pagar e fica forte, enfim, mas é meu ponto de vista mano!
Albion nao posso falar pq.nao conheço. Ragnarok ta sobrevivendo por aparelhos.
Wow ta longe, todo ano desdo cataclysma eu ouço: wow ta m0rr3nd0...
WoW não tá nem perto de morrer, assim como Rag e outros MMOs também não estão, na minha visão.
O negócio é que eu acho que esse gênero tem prazo de validade, a inovação que ele trouxe e mantinha ele em alta já não é mais relevante na sociedade atual e com os avanços das redes sociais. Pensa que antes de Facebook e Twitter, sua rede social era o Ragnarok.
@@amonsz Como você foi parar no ragnarok? isso é jogo de velho.
Mais do mesmo.... Pessoal gosta de falar que mmo ta morrendo pra ganhar view kkkkk, quem quiser fazer amizade em mmo continua fazendo, quem não quiser não faz, não é só isso que prende o jogador.
Esse argumento é estranho. Falar de MMO nem dá view, eu não teria porque fazer um vídeo de MMO pra ganhar view...
@@amonsz se não desse tu não faria, ou está trabalhando de graça?
Se ninguem esta querendo jogar contigo, pode ser que tu é chato só, ninguem gosta de jogar com gente chata
@@christianvarela4737 eu não jogo solo.
Bom vídeo, amigo!
Aonde posso conseguir esse Interface/Plater aí? Tem o link pra pegar o profile?
não sei se é o principal motivo, mas é uma das coisas que me afastam de novos mmos. ter que jogar sozinho dependendo de youtube e google pra tudo é uma bosta
O Amonsz conseguiu unir duas gerações, devemos entender os pontos e contra pontos de cada um.
Na verdade você tem a opção de não ficar com uma wiki do lado enquanto joga um novo MMO. Assim podes experimentar o modo """hardcore""" de antigamente, perguntando pras pessoas nas cidades ou tentando descobrir por conta própria.
Sobre fazer amigos nos jogos... Além da opção de sair do PC e conhecer pessoas, você também pode mandar mensagens no chat do jogo.
Tá tudo ai, usa (ou não) quem quer.
Vou falar o que acredito. Sim, informações tiradas da caixa de Narnia da minha cabeça:
Os MMO's não estão morrendo, mas sim as pessoas que estão muito mimadas e querendo tudo pra anteontem de modo fácil e reclamam que ficam sem nada pra fazer com 1 semana de gameplay.
Creio que, as pessoas que jogaram por anos o mesmo jogo estão querendo experimentar algo novo, mas que dê a mesma sensação da primeira vez que acessou "aquele" jogo.
Exemplo da minha própria pessoa: Jogo Ragnarok a mais de uma década e toda vez que vou jogar algo novo, sempre procuro saber se existe algum personagem parecido com o Monge. Se tem, baixo e testo, se não tem, nem acesso o site.
Atualmente jogo Mu Legend: EVO, de Espadachim. Motivo? Tem uma habilidade que da soco que me lembra o Asura do Monge.
Outra coisa que acredito que mata a """magia""" de experimentar um novo jogo, é um novato entrar e alguém com seus itens +50 e 1 trilhão na conta chegar dando itens +20 e 100 milhões para ele... O inicio do jogo serve exatamente para treinar a pessoa para quando chegar nesse 'endgame' não ficar perdida com um monte de habilidades na tela, mas essa "ajuda" tira essa experiência e ajuda a criar a sensação de "que b0st4, tudo morre com 3 ataques" ou "meu deus, quanto brilho, tô jogando um mmo de carnaval?".
Cuida calabreso 🎉
Uma das grandes questão simplesmente e quantidade de dopamina que jogo da sim.... Realmente hoje em dia até Instagram tá de dando dopamina todo minuto porém acho que grande problema do MMORPG e como comprometimento com jogo tanto na hora de estudar e também fazer parte de um Clan ou guilda, para vc realmente ter uma evolução no jogo esses são realmente os players que são fiel ao jogo quem tem comprometimento com ele como uma trabalho porém nem todos. Tem disponibilidade pois maioria dos players já dão maiores de idade, casados e até msm pais de família....
Minha visão que jogo não tem que te dar mais dopamina porém deveria exigir menos tempo do seu dia visando os players antigos até pq quem e novo hoje em dia vai jogar lol, valorant, battle Royale pois jogo deixa você se divertir com ou sem compromisso... E aí sempre tem jogares novos os mmo não pq para vc fazer quest diárias toman quase 4 a 6 hora do seu dia que para um trabalhador pai de família ou casado e quase impossível tirar esse tempo da semana todo....
Gzuis , vai jogar lol
vo nao, vou jogar mmo e chorar q ta ruim, ature
É que a ideia dos mmorpg é a interação entre as pessoas e hoje em dia não tem muita isso, é muito raro alguém veterano tirar um pouco do seu tempo pra guiar um novato, então é mais prático usar guia.
Errado. Não existe mais novatos como antigamente, hoje muitos já pesquisam o básico antes de começarem a jogar e aí se acham melhores que os veteranos até perceberem que o cara que fez o guia não sabia absolutamente nada.
Gosto muito de MMORPG, hoje jogo somente o wow classic era..
Tentei jogar a nova expansão do retail mas não achei divertido.
Hoje os jogos que estão por vir no estilo MMORPG espero que não se espelhe no wow retail, pois me sinto jogando um jogo vazio nesse vasto universo rico em história, porém mal explorado e aproveitado
Albion joguei pouco, mas lembro que as cidades eram MUITO cheias, o que mantinha o jogo interessante era o PVP. Rag sempre ta mal das pernas, mas é só anunciar um server novo que o povo sai do buraco pra jogar, por mais que o hype dure só uns 3 meses. O WoW acho que é o mais longe de morrer, 20 anos de idade e é incrível a quantidade de gente que ainda joga, fora o boom de players e hype a cada 2 anos, que é quando chega expansão nova.
Como você pode dizer que os MMOs estão morrendo se tem MMO novo saindo todo ano? se a Amazon investiu justamente num MMO (que deu errado por culpa deles)? Lembro que na época do hype do New World saiu a notícia que a ordem interna na Amazon Game Studios era que só deveriam investir em jogos que teriam o potencial de virar franquias *bilionárias* e foi justamente um MMO que escolheram fazer. Ashes of Creation ta aí em desenvolvimento, GW3 já falaram que ta em desenvolvimento, GW2 sai expansão anualmente agora e essa última que lançou recentemente ta ótima, FF14 também de vento em popa, WoW nem se fala, saiu de uma expansão merda (Shadowlands) pra uma boa (Dragonflight) e uma melhor ainda (The War Within).
Se as pessoas não *escolhem* interagir no jogo, não há o que as empresas fazer, o público de MMOs mudou porque antigamente o fator social de um MMO era novidade, era o diferencial que atraía as pessoas, já hoje tem fator social em tudo quanto é jogo, já não é mais novidade. Hoje se você lança um jogo que depende muito de comunicação entre as pessoas dentro do jogo esse jogo fracassa completamente, as pessoas *não querem* depender de comunicação com outras pessoas para fazer muita coisa num MMO, não é a toa que atualmente só é necessário comunicação para os conteúdos mais hardcore na maioria dos MMOs. Conteúdos em grupo que não necessitam de muita comunicação continuam muito populares, e na verdade o GW2 é o campeão de conteúdo em grupo, com os eventos de mundo aberto sendo uma parte central do jogo e exigindo coordenação entre as pessoas para que eles consigam ter sucesso. E mesmo no GW2 que requer coordenação no mundo aberto entre dezenas de pessoas os jogadores só fazem o evento e cada um vai pro seu lado. Não foram os jogos que mudaram, foram os *jogadores* e os jogos apenas refletiram isso para que as pessoas continuassem interessadas neles.
Hoje em dia a comunicação ingame foi substituida pelo discord, olha o WoW Classic por exemplo, é um jogo de 2004 e as pessoas não jogam do mesmo jeito que em 2004, o pessoal se reúne nos discords das guildas, ao invés de ficar conversando no chat da guild como antigamente.
Estamos no que eu considero a era de prata dos MMOs, a era de ouro foi no auge do WoW, depois disso teve uma queda numa época em que quase só saia "clone" do WoW até que ficou num limbo onde poucos MMOs novos saíram, hoje vivemos uma época em que todo ano tem MMOs novos sendo lançados e os fracassos desses jogos são por culpa deles, porque existe sim público pra esse tipo de jogo e o público de MMO costuma gostar de torrar uma grana com o jogo.
Acho que os mmos tem uma série de impasses.
Antigamente, o foco deles era explorar, acompanhar a história, ir evoluindo aos poucos. Hoje em dia tudo é o endgame. Joguei vários recentemente, e o esquema é sair correndo pra ir pro late, e mesmo que você queira fazer na calma, dificilmente vc vai encontrar gente pra te acompanhar nisso.
A própria comunidade também mudou muito, antes dava pra dividir em o competitivo e o casual. Hoje em dia, todo mundo é muito competitivo, dificilmente aquele senso de comunidade antigo vai prevalecer.
Ainda tem questão de mecânicas, que é interessante pra manter o mmo vivo, só que pode trazer muita complexidade pro jogo. Aí vai do jogo saber ensinar isso aos poucos, e tornar orgânico, ao invés de jogar tudo de uma vez pro jogador.
Enfim, eu sinto falta do estilo de entrar em um mapa, e geral montar pt igual no rag antigamente, mas acho difícil isso voltar, ainda mais pela "pressa" que todo mundo tem nos jogos hoje (muitas vezes estimulado pelo jogo em si)
Concordo muito com o que você falou, viu.
Fico triste quando eu vejo o potencial que o rag tem, não só o jogo mas o universo como um todo, a gravite lança um monte de aberração, mas se eles se esforçassem em fazer um remake, melhorando interface e algumas mecânicas mas mantendo outras no rag de pc já seria muito bom
Rag ta a milhão, rolando maior evento da historia do game comemorando seu 20º aniversário, tu tens jogado?? Pelo visto não né.
@@JJFungo estou falando sobre o tema do vídeo, um jogo mais atualizado, mais convidativo a novos jogadores
Eu gostaria muito que meus amigos jogassem comigo, mas o meu clã trouxe de volta essa sensação de mundo vivo
Eu não concordo com o ponto sobre vc usar como exemplo um conteudo end game pra um iniciante entender, por que eu a pouco tempo comecei no wow, porem venho de muitos outros mmos então esse tipo de "poluição" é sinceramente padrão. Alem que eu to jogando com um amigo que tem me ajudado porem fazendo uma progressão normal, sem me rushar, com isso eu to experienciando conteudos mais simples, as dungeons mais basicas e to achando bem de boa. Claro que essa é a visão de alguem que ja entende de mmos no geral, mas se seu ponto é sobre os iniciantes eu sim sou considerado um iniciante em wow, e acho errado seu exemplo ser logo o tipo de conteudo realmente end game, ja que se alguem jogar no seu tempo e com calma, quando ela chegar nesse ponto ela sim vai entender o que ta acontecendo, dito que eu vejo meu amigo fazendo esses conteudos e ele consegue me explicar perfeitamente bem as mecanicas e o que cada classe tem que fazer. de resto bom video, não concordo com essa visão que alguns tem sobre mmos mas, mas só de vc ter feito um video mais respeitoso e realmente deixando claro ser apenas sua opinião, eu acho que ganha muitos pontos e acho super valido.
Poxa, obrigado pelo comentário, foi bastante respeitoso. Diferente de outros que eu li de pessoas que nunca viram um video do meu canal dizendo que faço sempre esse mesmo vídeo pra tentar pegar views (comentário infundado que não sei de onde tiraram isso, hahaha)
O que eu quis passar com esse vídeo foi realmente a dificuldade de começar no jogo e se manter quando você nunca jogou um MMO, porque o que fazia o MMO ser cativante no auge, já não é mais fator diferencial hoje em dia, que é o fator social.
Eu quis dizer mesmo o iniciante que nunca na vida jogou um MMO, maaas, é legal também ver o ponto de vista de alguém que jogou outros MMOs, mas tá começando em um novo.
Minha noiva não joga muitos jogos mas ela quis jogar Ragnarok pq eu sempre falo dele, cara até abrir o inventário é dificil pra iniciantes
Sim. Isso é algo que quem já joga não consegue entender. O que pra gente é instantâneo, pra quem nunca jogou é um desafio absurdo.
A simples tarefa de bater, teleportar, bater, teleportar, potar, abrir o inventário, recarregar flecha, abrir os atributos, botar pontos, fechar, etc.... isso tudo exige muita prática.
Se tivesse um Ragnarok mobile com a interface moderna, mais intuitivo e que fosse idêntico ao de Pc sem automático e 0 p2w somente cosméticos, seria sucesso absoluto. Tá para lançar agora o Ragnarok Arkaik: Tales of sarina que está bem legal, fizeram o faltava no Ragnarok de Pc, interface renovada, sistemas novos, pegaram tudo que tinha bom nos Rag mobile e fizeram no de Pc. Não existe p2w, só tem cosméticos e consumíveis na loja, baseado no oldtimes somente com as as 2 primeiras classes. Gráficos melhorados para HD. Tem muita coisa nova.
Zeus , se vc fazer um react desse video , mande um salve 😊
@@RonnyMaTTz De preferência aqui no comentário, pra eu saber que fez ;3
Tava procurando esse comentário KKKKKKKKKKK
ele fez o react agora de tarde, logo sobe no youtube
@@waltwhite8126 sabiá
Usar o ragnarok e wow como exemplo e bem ruim jogos muito velhos
A argumentação q tu tras no video é meio rasa, pois se estamos falando de mudança de geração, então a morte de um genero serve para TODOS, n é algo excluisvo de mmorpg, e vamos ser coerentes, tendencias nascem, morrem e renascem a todo momento, ou pelo menos se mantem, n em alta, mas se mantem, e com mmorpg n é diferente, tu acha mesmo q se fosse um genero morto com prazo de validade, teria game sendo lançado todo ano? N seria mais simples por exemplo uma amazon da vida focar num battle royale? Num fps?
A argumentação ser rasa não significa que tá errada, as vezes as coisas são só simples mesmo ué. Como você disse no começo, todo gênero vai morrer um dia, ou vai se alterar até se tornar irreconhecível.
Sim amons eu estou falindo como descobriu?
Pela sua conta bancária
Esses tipod de vídeo é só pra farmar like porque não é o que se ver, são vários mmorpgs que estão pra sair e muitos do que ja tem atualizando o tempo todo, estranho não??? Mmorpgs qe estão falindo gastarem com atualização, nenhuma empresa investe no que não está dando certo , é só mais um vídeo entre milhares do mesmo títulos com click bait.
Acho que você não entendeu nada que eu falei no vídeo. Mas respeito sua opinião.
ta loco só vídeo incrível narração foda edição magnifica trabalho belíssimo e de muito estudo acredito pois informações são valiosas e difíceis de conseguir incrível os 3 vídeos de iceberg e todos os vídeos de ragnarok e afins... Espero que não mude e continue crescendo =) e não dessista dos mmorps ainda tem algums que estão revinvendo ja ouviu falar de wurm online ? @ProfessorLih