Isso tem sido muito feito... Mas muitas vezes o problema está em chamar atenção do aluno, que se distrai rapidamente, não quer tentar fazer atividades simples, nem estudar a tabuada e nem nada.
Discordo 100%. Ensinar dessa forma, dizemos que tudo tem que ter uma finalidade e matemática é uma corrente de estudo. Tá mais do que uma ciência, pois ela é absolutamente abstrata, contudo tem aplicações direta. Como professor de matemática, me dói quando tenho que relativazar a matemática a forma meramente prática. Assim, qual o intuito da filosofia? De se estudar artes e literatura? Não tô menosprezando, pelo contrário, tô valorizando essas disciplinas que não são ciências. Temos que parar de mimar nossos alunos com o mero fato da praticidade e estimular o conhecimento por ser conhecimento.
@Joaomarcosincluso _Claro ela estimula nosso cérebro a pensar raciocinar isso é uma ação incrível que Deus, o Universo seja lá no que você acredita nos proporcinou._
A matemática é uma maravilha, mas a metodologia de ensino pela qual a disciplina é lecionada é algo análogo a um filme de terror. A prova de matemática chega a dar medo, ansiedade, depressão, etc. Precisa mudar urgentemente, senão vamos continuar no atraso.
@@lis_adm9321 Mas o problema é justamente esse 😅. Não se ensina nada sem uma metodologia adequada. E a metodologia de ensino do Brasil é muito atrasada, convenhamos. Também há muitos professores e profissionais da área da educação que não querem mudar a forma como lecionam por pura teimosia... E aí temos o Brasil como resultado dessa bagunça. Que deus tenha piedade desse país.
@Bruno-xk5vf Quando eu tava no segundo ano medio (16/17 anos), vi alguns colegas estudando pro enem, tbm vi professores falando pra fazer a prova cedo, então tive impressão que é algo que se faz na adolescência, mais agora tô mudando esse viés que eu tenho
A turma colaborar durante a explicação ajuda muito. Para aprender exatas é importante um ambiente calmo. Todos nós sabemos que isso está longe de ocorrer no Brasil.
Eu tenho 35 anos e voltei a estudar matemática por conta da faculdade. Pelo que pude reviver a matéria, existem alguns problemas crônicos na educação que atrapalham os alunos a lidar com matemática: . - O professor acha que o aluno precisa sair aprendendo a matéria de primeira. Isso não existe, pois a matemática requer diversas tentativas, paciência e tempo para aprender. . - O erro na Matemática é a regra! Não é motivo de vergonha ou fracasso. As escolas passam uma ideia muito ruim sobre errar exercícios penalizando os alunos, e encucando na mente deles de que eles não são bons o suficiente para aquela matéria. Sendo que o erro é a base do aprendizado da Matemática. Não existe aprender sem errar. . - Na Matemática não podem existir expectativas, sendo que a escola faz o oposto. Por ser uma matéria que exige tentativas constantes e tempo para que o aprendizado aconteça, o fracasso, o erro e a derrota são regras na matemática e não o acerto. . - Fórmulas matemáticas não são gravadas na base "da decoreba", mas sim no processo de memorização constante. O aluno ele precisa "conviver" o com as fórmulas, mesmo que seja apenas para visualizar sem fazer o cálculo. A memorização não vem da noite para dia: requer tempo e convivência. . - O professor da escola jamais será a única fonte de aprendizado do aluno. Os alunos podem recorrer a outros professores da escola, procurar especialistas na Internet, e outros livros e fontes didáticas: quanto mais fontes didáticas o aluno tiver acesso, menos dependente ele estará do professor da sala de aula. . Esses são alguns pontos que aprendi, e que fizeram toda a diferença para eu reaprender matemática básica e me recolocar em condições mínimas para fazer as matérias de Cálculo na Faculdade.
Você poderia resumir isso tudo com "matemática é o império dos idiotas e orgulhosos", seria um bom resumo sobre as experiências em sala de aula com professores. Meu antigo professor o André ele era um outdoor de tão gordo, gritava aos quatro ventos que se não aprendessem tal matéria não conseguiriam tal objetivo e ensinava matemática mais para ele do que para os outros, ninguém gostava dele na escola e as matérias eram estressante. Ficou pior no último ano da escola com cada um correndo para um lado em busca de pré vestibular com a escola se tornando um problema, pois o que os alunos estavam interessados era nas respostas certas para colocar na prova do Enem. Ninguém leva nada dessa vida para o caixão, inclusive matemática. Hoje eu com 25 anos corro atrás do prejuízo que a escola me fez passar e os prejuízos que eu me fiz por não ter levado a sério os estudos, estudar numa escola estadual com apenas 1 professor de matemática no primeiro ano do ensino médio dando aula para depois por afastamento de trabalho entrar em aula vaga e depois da passagem do segundo para o terceiro com "Você tem que fazer uma universidade pública!" com sala de aula a 40°, ar condicionado com esquema de corrupção de câmara de político e contingenciamento de gasto e diminuição de salário de professor é o aço. O que fazem com a educação no Brasil Richard Feynman disse uma vez "não é educação, é um termo explicando outro termo" fora a concorrência acirrada para vê quem vai ter direito no futuro a ganhar mais de 2 contos por mês, porque sem o ensino superior no Brasil a pessoa não compra casa, não se alimenta, não vive e também não se aposenta(ou até mesmo com ensino superior não vai se aposentar ).
Sem rigidez no ensino, não há melhora, isso para aqueles que gostam, deve-se entender, e isso é responsabilidade integral dos professores, que se deve entender quando o aluno não é bom naquilo e direcioná-lo para onde deve se seguir, bom senso acima de tudo
O mais lindo da matemática é o raciocínio por trás de cada conta. Fazer contas com excelência, a calculadora faz. Reformulem os métodos avaliativos! É bom saber se os alunos sabem fazer contas, mas avaliar o raciocínio é melhor.
O problema é que as pessoas desistem fácil,quando não conseguem de primeira logo dizem que não são boas naquilo.Mais que inteligência,matemática é persistência.
@@JOAOVITORGUEDESSABOIA É assim não só com matemática, mas com tudo. Qual alguém não acerta algo de primeira, decide jogar a toalha e diz que não é bom nisso, ao invés de tentar aprender.
Meu professor dá aula parecendo que está sendo obrigado a dar aula. Antes eu gostava de Mat, mas quando se tem uns profissionais que não têm cuidado de ensinar o gosto pela matéria se perde...
@@raymondalchmia exatamente, ainda mais quando os alunos não conseguem seguir o ritmo do professor. Para aprender matemática precisa ter bases sólidas. No médio, ou você aprende ou não.
@@andreluizsoaresdecastro A maioria gritante dos alunos não aprende nem o suficiente em matemática no ensino médio, por causa da metologia de ensino péssima do sistema educacional brasileiro. Prova é o que atrapalha o aluno, a matéria e o professor servem para ajudá-lo.
Muita vezes dentro da própria família é construído desde novo que as crianças não gostem de matemática. Por isso que as matérias de cálculo se tornam o terror da maioria.
Minhas professoras do ensino fundamental e médio me humilhavam por não ter um bom desempenho na disciplina. Bem triste...às vezes quem deveria estar ao seu lado é o responsável pela sua desmotivação. As piadas em sala eram pesadas. Certa vez eu consegui resolver um exercício e a professora olhou pra mim e disse: "você fez sozinha?". Péssima profissional, nem pode ser chamado de professor um ser humano desse.
É mais comum do que se pensa. Hoje tem muito professor que nem sequer pode ser chamado de professor no Brasil. São praticamente máquinas de fazer decorar pra prova, e depois pra vestibular, e depois pra concurso público. E para a vida? Quase ninguém mais ensina para a vida.
Eu também tenho dificuldade com matemática, porém estou me esforcando para conseguir aprender de fato. E eu irei conseguir. Mas como muitos sabem, matemática é prática, e quanto mais prática, mais aprende.
Eu estou passando por isso agora. Sou discente de 7° Termo de uma Faculdade Pública Estadual do Interior de SP, cursando Administração de Empresas com ênfase no Agronegócio. Cheguei a pegar DP nas matérias como Cálculo II e Métodos Qualitativos (As matrizes), justamente por não ter base e não ter aprendido nem o básico antes de tudo. Agora estou aprendendo o que não consegui entender no ensino fundamental e médio, por pura ineficiência da forma como ensinam matemática no Brasil. Esse é o país do futuro que ficou no passado.
@@VitorMarques-ix1py Também conhecida lá como a disciplina Matemática II. O conteúdo dela se estende um pouco até outra disciplina, a de Métodos Qualitativos.
@VitorMarques-ix1py Sim, cálculo II em um curso de bacharelado em Administração. Até eu achei o conteúdo estranho por ser desse mesmo curso, mas também aprendemos Derivadas, Integrais (Indefinidas e Definidas), Técnicas de Integração, Séries Numéricas e Equações Diferenciais Básicas. É do segundo semestre ainda por cima.
Tbm man, pior é a cultura do "estudante" médio, vem ano, decora, passa ano , esquece. Alguns esperam exclusivamente pelas aulas, ai fica complicado para o professor ter que todo ano fazer revisão de coisas que os alunos já deviam ter base, e muitas vezes esses alunos são passados adiante sem o devido preparo. É bem comum se formarem no ensino médio sem saber somar ou subtrair, coisa que nos primeiros anos do fundamental já era para sair sabendo.
não só do ensino fundamental, mas todo o ensino médio também, eu falo por mim mesmo, nunca faltei aula e sempre fui dedicado, ainda assim tiveram assuntos considerados básicos que eu sequer vi durante a escola, e os assuntos que vi foram abordados de forma superficial e inútil, oq me obrigou a estudar sizinho e ser autoditada
@@Rintauro314 Eu mesmo saí do ensino médio sem saber desde raízes até algorítmo. Metodologia de ensino péssima, só aprendi até o começo de probabilidade, a partir daí já me perdi em tudo.
Matemática é simples, não fácil. O hábito de desenvolver e aprender de verdade o que está acontecendo no cenário dos cálculos é o que torna uma pessoa boa em matemática!
Eu nunca fui bom em exatas na escola, mas hoje curso Engenharia Elétrica em uma universidade federal. Com o tempo, percebi que a matemática se torna fascinante quando deixamos de lado o preconceito de achar que só algumas pessoas nascem sabendo. Ela é como um quebra-cabeça que, quando resolvido, revela padrões e conexões surpreendentes com o mundo ao nosso redor, isso é muito bem mostrado na física que é uma das áreas da matemática aplicada. Além disso, se você não consegue fazer contas de cabeça rapidamente não significa que você não saiba matemática. Eu, por exemplo, sou péssimo em cálculos mentais, mas já passei na maioria das disciplinas do ciclo básico de engenharia. Mais do que habilidade técnica, o que realmente importa é a paciência para entender os conceitos e a curiosidade para explorar o que está por trás dos números.
Um dos problemas é a forma de ensino. Quando estudei na escola não aprendi matemática, apenas replicava o que a professora fazia, agora em casa, aprendendo a essência da matéria, os fundamentos, todo o resto tá tão natural de entender/aprender!
Esse medo da matemática poderia surgir em qualquer matéria, mas principalmente aqui no Brasil as pessoas tratam ela como algo assustador, e criaram um estigma na matéria... Se essas pessoas procurassem revisar a base e começar a aprender sem medo iam ver como é fácil como qualquer outra coisa que se aprende
Eu comecei a gostar de matemática no Ensino Médio. Quando comecei a me preparar para concursos, ficou bem mais simples. E a paixão aumentou ainda mais quando conheci a disciplina de Raciocínio Lógico! 😂
A gente gosta do que entende e a matemática requer esforço maior que outras matérias, pq tem que praticar muiiitooo. Eu não gostava, mas depois de me esforçar pra aprender comecei a gostar muito do sentimento depois de conseguir resolver uma questão sozinha
Essa ansiedade deve ser mais para alunos que realmente estudam... Pois o que mais temos vistos são alunos que não querem mais se dedicar, seja em matemática, seja em todos os componentes curriculares. Infelizmente as redes sociais estão afastando cada vez mais nossos alunos da ralidade, tantos dos estudos quanto dos outros objetivos que devem ser alcançados. A maioria dos professores levam vários meios muito didáticos para ensinar matemática... Mas o problema maior hoje está na falta de disciplina e um pouco de vontade dos alunos aprender. Essa realidade é muito comum na rede pública, principalmente os alunos sabendo que não pode mais reprovar na maioria das séries (divisão por ciclos).
É um conjunto de fatores que levam a essa situação, desde sempre em muitos momentos, foi criado um horror entorno da matemática. Eu mesmo, quando tava na escola, nem dava muita atenção para as provas, já inha me preparando direto para a recuperação kkkkk! Além disso, alguns professores fazem questão de horrorizar o tema, aliado ainda com um país onde ciência não é valorizada. Forma a equação perfeita para o déficit em exatas!
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Linda), tantas pessoas recomendaram muito sobre ela e estou apenas começando com ela 😊 do Rio de Janeiro Brasil 🇧🇷
Depois de arrecadar até 325 mil negociando com ela comprei uma casa nova e um carro aqui nos estados 🇵🇹🇵🇹também paguei a cirurgia do meu filho (Oscar). Glória a Deus.shalom..
o erro da maioria dos colégios é não ensinar a estudar, mas sim só DERRAMAR CONTEÚDOS para os alunos digerirem, sendo que a maioria mal sabe como estudar
Isso é verdade. Tem muitas escolas que jogam conteúdos de forma demasiada nos alunos, de forma que, se eles não compreenderem matéria anterior, não como prosseguir. Esse exagero de matérias é mais comum na rede particular.
@o problema do ensino atual não é a densidade de matérias, mas sim o despreparo do aluno para lidar com elas. Para os gregos, em concordância, o domínio básico das matérias fundamentais do “ensino médio” expandem nossa consciência sobre o mundo e a natureza dele. Mesmo que algumas profissões não exijam essas capacidades, ter ciência delas nos torna menos ignorantes. Mas a forma como o aluno brasileiro lida mentalmente e intelectualmente com os conteúdos gera muitos traumas, por não conseguir acompanhar e se frustar com isso. etc.
Mas é difícil mesmo. Para ser bom em matemática é necessário estudar muito e requer tempo. Fácil são as quatro operações fundamentais, potências, raízes e etc, difícil é geometria, trigonometria, álgebra avançada, e outras matérias com nível alto. O básico é fácil, comecei a subir os degraus que você vai ver que não é fácil.
Sabe o que eu mais enxergo como professor? Os alunos não querem se dá o trabalho de pensar. De passar horas se dedicando por algo e a matemática te força a se dedicar minimamente. A geração Instagram e tik toker, que não consegue passar 40min sentado estudando e sabendo que é normal errar, é normal não conseguir. Mas tem que ir. É um desenvolvimento até o fim e isso te torna resiliente e paciente.
É dever do professor incentivar estes estudos, não culpo os alunos se os professores só conseguem passar medo, ódio e repressão, a esta matéria maravilhosa que é matemática.
Só estudava matemática para passar de ano e olha lá...Hoje sou professor de matemática no ensino médio! Quando a gente é obrigado a fazer algo que ninguém pode fazer por voce, a gente aprende...
O medo não é da matemática, o medo é de faltar dinheiro, ficar pobre, passar fome, trabalhar em escala 6X1 ou enfrentar fila do desemprego para escala 6X1 pagando menos de 2 contos se não passar na prova.
@@P.rivate Concordo que a matemática seja fundamental, graças a Deus e ao meu esforço consegui aprende-la. Claro que tenho muito oq aprender. Não concordo que a prova só atrapalha, se você domina a matemática não terá problema com a prova, essa, ao meu ver, sempre foi uma desculpa fajuta para não aceitar que se é medíocre e acha que não tem capacidade de aprende-la
@@TãoSolo Concordo, tem que dá graças a Deus que você consegue aplicar seu conhecimento de aritmética, álgebra, geometria e lógica numa prova para conquistar uma boa colocação numa prova, porque se você não conseguir não terá a oportunidade de contar sua história ou de conquistar a independência financeira. O medo não é da prova, é da consequência que ela traz para vida deles se não conquistar uma boa colocação. A pressão dos pais, comparação com os outros, falta de perspectiva, pensamento negativo tudo isso prejudica o ensino.
Fui aplicador, a menina da sala pegou a prova e teve crise de pânico! Simplesmente travou e ficou chorando com o coordenador no pátio. Queria ver ela pegar minha prova de física matemática então, se já tá chorando pro Enem.
Matemática é a matéria que mais exige autodidatismo do aluno: o mesmo deve se dedicar mais por si mesmo, com seu próprio tempo e métodos (leitura de bons livros é o melhor caminho), do que propriamente depender do professor ou da apostila do colégio.
Eu sempre tive dificuldades com matemática, principalmente pq eu tive professores bem mais ou menos. Até q no ensino médio eu tive um professor q me fez gostar muito da matéria, e assim eu comecei a mudar meu pensamento sobre a matemática. O meu irmão mais novo, ao contrário de mim, sempre gostou de matemática desde pequeno
Eu sou graduada em licenciatura em matemática e vou te contar um segredo: 50% da matemática não serve p nada, tantas aulas na escola, só perca de tempo.
Para quem tem dificuldade em matemática e vai fazer ciência da computação ou engenharias, vai ma udemy e pesquisem pre calculo e cálculo, vai ajudar muito! Peguem cursos com mais avaliação, são aulas com no maximo 40 minutos muito bem didática, os cara aborda desde o pre com aulas de 5 minutos e vai ate o ensino medio.
Desculpem-me pelo intrometimento, acho que é desleixo de alguns estudantes brasileiros porque vocês têm os melhores professores digitais, eu que sou angolano me ajudam muito, imaginem vcs que são da origem deles e que possuem a mesma gíria, tem muitos professores brasilleiros que dão curso de base aqui no RUclips.
O brasileiro estuda passa a maioria da vida na escola,mas não recebe se quer 60% do ensino que deveria ter. Aqui o sistema é o professor se quiser dá aula nao dar,mas se não quiser não dá também.
O ensino digital é muito melhor do que presencial. Mas no RUclips também tem suas impossibilitaçao,pois os professores querem ensina 25% e deixar os 75% para os que assistem pago. Entendeu?
Aqui no brasil as escola não dão a base mínima de como faremos provas como ENEM e CONCURSOS. O problema nem é os professores brasileiros,mas sim o nosso governo que não investe em nossa própria educação,pois estão muito mais preocupados com o dinheiro que eles colocam no bolso
@@brunojatobaFalo por mim, sai do ensino médio sem saber somar , voltei a estudar , tive humildade de resolver aqueles exercícios de livros de crianças 😅, hj em dia já resolvo questões de alto nível , fruto de muita dedicação e frustração, faz parte, por isso q digo , se eu pudesse voltar no tempo teria sido tudo diferente.
A matemática pode ser desafiadora inicialmente, mas, na realidade, trata-se de uma questão de prática e compreensão. Ao se dedicar ao aprendizado dos conceitos, fórmulas e regras, você logo perceberá que tudo se interconecta. Minhas áreas de interesse incluem: Trigonometria, Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Eu sempre fui ruim em Matemática, porém sei que é uma matéria fundamental a evolução da sociedade. Por ter uma base educacional tão ruim em matérias exatas, a gente vê uma massa tendendo a cursos de humanas e se formam em cursos apenas por falta de afinidade com a matemática matemática e se formam
Materias de Exatas como Matemática, Química e Física são bastante dificeis mesmo. Mesmo eu sendo da Geografia tivi o contato com alguns conteúdos dessas disciplinas.
Hoje eu fiz a prova de matemática (3°médio) tinha coisa que o professor não passou pra gente, ele é um otimo professor, o melhor q eu já tive não tenho do q reclamar, mas ele pecou nisso, alias só marquei (x) e não fiz o cálculo, até as nerds da sala q são feras não conseguiram fazer e só marcaram x tbm
O problema não é a matemática em si, é a ideia passada de geração para geração de que ela é difícil. Todas as disciplinas têm suas dificuldades! A gente nunca vê alguém dizendo que português ou história é difícil. O problema da falta de aprendizagem da educação escolar bebem da mesma fonte: falta de leitura. Todas as disciplinas depende de leitura, interpretação e prática!
O problema é a metodologia de ensino que está completamente equivocada. Os alunos do Brasil não aprendem nada para a vida porque estão muito preocupados, ansiosos e depressivos para estudar e passar na ”prova”. A ”Prova” é o principal erro da metodologia de ensino do nosso sistema educacional, e é algo que tem de ser ou remodelado ou eliminado completamente. É muito atraso.
@@CarlosHenrique06467 Prova não te prova nada. Porque você acha que tem gente que sai do ensino médio de escola pública sem sequer saber ler, escrever e fazer as 4 operações básicas de matemática? Porque ninguém aprende por prova, e o sistema de educação brasileiro enfia prova goela abaixo dos estudantes, que acabam decorando tudo só pra esquecer um dia depois da prova. Rebata o meu argumento.
A forma que a matematica é apresentada e ensina é HORRÍVEL, ela deveria ser estuda como uma escada fora da grade curricular atual, voce poderia aprender Função Quadricular no 7° ano do Fundamental ou 3° ano do Médio, mas o mais importante é trilhar todas as etapas anteriores e demonstrar um "dominio satisfatorio", a paralvra chave para estudar matematica é "BASE" quando se tem uma boa base, o resto fica mais facil, de resto é tempo e paciencia, o ensino tambem precisa ser personalizado.
Verdade, o ensino brasileiro ignora isso completamente. Se fosse assim, os estudantes teriam resultados mais satisfatórios. Mas fazer o que né, vivemos em um país atrasado que não investe em educação básica por pura ignorância, e não mudam a metodologia de ensino por teimosia.
O ensino da matemática no Brasil é tenebroso, tudo é resumido em decorar fórmulas pra passar na prova. A contextualização dos problemas como o ENEM está fazendo nos últimos anos é importante, mas é necessário ir além, instigar no aluno o pensamento lógico desde o ensino básico é fundamental. A aversão a essa matéria é só mais um sintoma do precário ensino brasileiro (incluo o público e o privado), nada surpreendente.
A educação do Brasil chega a dar pena, é uma piada de mal gosto. Não ensinam nem o básico da forma mais adequada, e depois querem o que? Cidadãos decentes?
A culpa disso é o ENEM e seu português travestido de matemática. Se vocês começarem a estudar a matemática a partir de provas militares ou mesmo de vestibulares tradicionais como a UFRGS, irão se apaixonar por esta linguagem que Deus usou para escrever o mundo. Só estude a "matemática" do ENEM se você realmente precisa.
Culpa dos pais que constroem o bixo de 7 cabeças para o filho dizendo que matérias de cálculo eram horríveis, por isso que tem um monte de pessoa que carregam essa ideia em todas as fases da escola e faculdade
Todos os bimestres até agora ( os 3) eu literalmente tirei 10 em português, já matemática eu me esforço pra conseguir tirar um 5 ou 6, se eu conseguir é uma vitória kkkk
Ah, a matemática… Ela bem que tenta ser amada, coitada, mas com o ensino básico desse país, é quase impossível! A culpa nem é dela, a verdade é que a base fraca torna cada ano de matemática um verdadeiro martírio. Começa devagar, a gente finge que aprende a somar e a multiplicar, e então, quando menos esperamos, BUM: surgem as equações, as funções, aquele monte de símbolo desconhecido. E o aluno, que já não entende o que deveria, só pensa: "Isso é sério?! Quem inventou essa tortura?" Afinal, se as coisas fossem simples como apertar um botão no celular e a resposta aparecer, beleza! Mas não! Matemática exige o mínimo de esforço mental, exige raciocínio, criatividade, solução de problemas. Ah, mas quem liga pra isso, né? Afinal, o que importa mesmo é o aluno saber dançar nas redes sociais e entender um milhão de termos de gêneros diferentes. E o básico, o que realmente importa para ele se desenvolver? Esquecido lá atrás. Resultado? Uma galera cada vez mais perdida nos números e achando que tudo é "chato" ou "impossível". Matemática vira o grande vilão, quando, na real, a gente só precisava de um ensino básico decente pra fazer as pazes com ela. Então, enquanto o foco for entretenimento sem propósito e inclusão exagerada sem critério, o aluno vai continuar patinando nos estudos. E o país? Vai continuar rindo da própria desgraça...
Alguém muito bom em matemática e com muita paciência? Eu estou com uma meta de melhorar os acertos no Enem, mas não tenho ninguém para tirar dúvidas...
Faz um curso de matemática básica tem vários gratuitos no Enem e faz as provas antigas. Decora a tabuada para fazer as contas rápido, tem um aplicativo que pode te ajudar: tabuu (acho que é esse o nome). Tirei +900 em matemática no último Enem
Recomendo que assista videoaulas dos assuntos que mais caem no Enem e que você não tenha tanto conhecimento e, quando construir uma base, baixe provas do Enem não tão antigas e tente resolver as questões, se não conseguir, pesquise a resolução no RUclips. Tenha paciência e não veja como uma obrigação, apenas tente cada vez mais evoluir e acertar questões que antes não acertava. Quando não souber resolver uma questão, descubra suas dificuldades para, na próxima vez, acertar.
O problema é a matematica basica. A escola tem uma base MUITO ruim, e como a matemática depende da base, se vc tiver uma base ruim vc n vai conseguir fazer o resto.
@aleatorio.-.9452 Falo pela maioria das escolas públicas, ao menos que conheço. Os livros não instigam nem os professores, quem dirá os alunos. Além das cansativas jornadas de trabalhos dos docentes; muitas vezes trabalham em mais de um trabalho. Não têm condições de ensinarem focando, de fato, no aluno. Na TV até eu...
Aprendendo o básico já ajuda muito... Algo que atrapalha um pouco são os alunos não saberem a tabuada nem de adição... Acabam tendo que contar nos dedos e isso se torna a matéria difícil e chata. Nessa hora muitos perguntam para fazer continhas se tem a calculadora
Ainda bem que não é só eu que odeio matemática, eu sou do time de humanas confesso que tentei começar a estudar em casa mas tava achando um saco e parei
Ainda bem q o professor Pier faleceu antes de ver essa tragédia. Como alguém q está cursando matemática, uma parcela de culpa são dos professores, desde o momento q um pedagogo é quem introduz a matemática normalmente de forma errada a criança, e dps professores sem preparo adequado. A outra parcela é dos próprios estudantes, matemática é uma matéria que exige q você pense e os jovens hj n querem nada q exija deles, n querem pensar. E por último e não menos importante OS PAIS, os pais já criam o medo no filho, os pais não sabem ajudar, então junta tudo de ruim e temos isso. Matemática é trabalhosa mas é linda, saber pensar de forma matemática é crucial, ela é tão difícil como qualquer outra matéria, a diferença q ela é uma matéria prática e você tem não quer treinar
Redes sociais está atrapalhando muito mesmo. Tem muitos aplicativos bons que ajudam muito, como por exemplo, o TANGRAM. Mas quantos alunos acessa à internet para aprender? Se o aluno não se esforçar para aprender mesmo, não adianta... E a culpa não pode ser sempre dos professores, que garanto que a maioria tem se desdobrado muito para passar conhecimentos para os alunos
@@cleitonlisboa1217 sim exatamente, mas sabemos que nós sempre procuraremos aquilo que nos dá mais prazer. E para 99% dos alunos, as redes sociais sempre serão mais "gostosa" do que estudar
@@wh4335 Sim. Mas deixando claro que estudar é como uma profissão, que prepara para o emprego... Onde se aprendem as primeiras regras... Redes sociais são excelentes para diversão, mas dentro do âmbito do trabalho, maioria das vezes não pode... Quem não aprende limites não tem como ser bons profissionais. Se a pessoa não tiver um incentivo também ordenado para estudar, a tendência é só cair o ensino mesmo.
@wh4335 Exatamente. Estudar muitas vezes é ruim, é chato... Mas fazer o quê? Eu sou professor, e falo aos meus alunos que eles devem agradecer por estudar apenas de segunda a sexta feira, e que às vezes eles podem faltar, que não acontece nada... E quando eles estiverem trabalhando, muitos saberão o valor de sábados, domingos e feriados, pois muita gente tem que trabalhar nesses dias.
@allanamaral1977 tmb Allan, mas o conceito da matemática sempre foi o raciocínio, tem que pensar, apesar de ter várias maneiras de se resolver um problema, ainda sim é uma disciplina muito interpretativa mesmo utilizando matemática básica. As vezes penso que parte da mat foi inventada, e não criada. Muitas das fórmulas, muitas vezes nem faz sentido para mim. É tipo... pq a área do quadrado não pode ser 4L? Já que ele tem 4 lados. E por aí vai...
matematica de escola 'ensino medio' é mt facil, se tivesse coisas mais complicadas como calculo 1 etc ai sim ia ter motivo pra falar q é dificil, mas na escola toda questao de matematica q tem é tipo (encontre a hipotenusa de x....) se vc souber o passo a passo n tem dificuldade ALGUMA, o negocio é q o QI dos jovens de hj vamos combinar q se bobear um orangotango tem QI maior.
Difícil realmente estudar matemática onde as pessoas estudam para prova e não para a vida. As escolas desse país ensinam as crianças tudo o que é errado e depois se perguntam porque é tudo tão errado no Brasil. Complicadíssima a situação do nosso país.
A melhor coisa a se fazer é estudar por livros. Tô cursando engenharia na UEM, nem dou muita bola para a aula do professor, pois eu gosto de estudar individualmente na biblioteca por livros, mil vezes melhor. O brasileiro tem que pegar o hábito de ler mais.
@@WagnerWójcikJanoski Não adianta estudar para a prova, seja por livros ou qualquer outra maneira. Aula não ensina, prova não testa. Ler é algo fundamental para a vida, não só para a escola.
@@P.rivate Não estudo só para a prova, eu tô com o conteúdo adiantado em cálculo e álgebra linear, simplesmente pelo prazer em estudar. Os livros dão impulso a você continuar avançando mais e mais o conteúdo.
A neurociência explica se vc ouve e repeti que não tem capacidade de aprender Matemática, seu cérebro irá reforçar esse pensamento dificultando ainda mais. Sou professor de Matemática e procuro passar esse pensamento.
O problema da matemática das matérias de natureza, é que se você não entender a base, você não consegue entender o que vem depois, e depois, não é história, que você pode entender qualquer conteúdo sem base nenhuma
Se não treinar em casa o dragão da Matemática (a mais importante das matérias) irá sempre causar medo nos alunos preguiçosos. A Matemática séria não se rende a alunos preguiçosos. Ela poderá ser domada um dia, mas o aluno terá que pagar o preço por isso, ou seja, terá que gastar muitas horas tentando compreender as suas lógicas internas... Porém o tempo é um preço que muitos jovens não querem pagar, pois sempre acham coisas mais divertidas pra fazer..
Sou estudante, e já acho o ensino da matemática horrível como está hoje, se facilitarem ainda mais é capaz de ninguém saber fazer contas. O que está errado (ao meu ver) é o método de ensino, não há demonstrações, não há aprendizado, simplesmente um vômito de formulas. Não concordo com a simplificação do simples, mas se querem simplificar, que façam direito: Existe um livro em inglês chamado "Secrets of Mental Math" que conta métodos para fazer contas de cabeça rapidamente... Se isso fosse ensinado aos adolescentes de hoje, reduziria muito mais a carga cognitiva na memória de trabalho e liberaria concentração para que os jovens pudessem entender e compreender o conteúdo.
Matemática é arte. O resto é fazer conta.
Se não aprende o básico da matemática, quem dirá desenvolver-se em Cálculos na faculdade 💀
Habla mesmo. Divooo!!
olha quem apareceu, o goat guisoli kkkkkk
você aqui :D
O homem a máquina
Matematica, fisica e quimica expressam a verdade do universo
@@Ramanujjan_0292 De modo numerico sim, de modo metafísico não.
@brunomorais732 Metafisica e algo mais filosófico, acho que não se encaixa tanto nos eixos da fisica moderna por exemplo
@@Ramanujjan_0292 tá aí o debate entre humanas e natureza.
@Ramanujjan_0292 A fisica moderna é neném comparada a metafísica.
@@brunomorais732 não cara infelizmente
A melhor forma de ensinar matemática é trazendo exemplos práticos e aplicação na vida real.
@@ynaiaramatos9798 verdade!
Sim, vamos demonstrar na prática como calcular a raiz de uma função.
Isso tem sido muito feito... Mas muitas vezes o problema está em chamar atenção do aluno, que se distrai rapidamente, não quer tentar fazer atividades simples, nem estudar a tabuada e nem nada.
Discordo 100%.
Ensinar dessa forma, dizemos que tudo tem que ter uma finalidade e matemática é uma corrente de estudo.
Tá mais do que uma ciência, pois ela é absolutamente abstrata, contudo tem aplicações direta.
Como professor de matemática, me dói quando tenho que relativazar a matemática a forma meramente prática.
Assim, qual o intuito da filosofia? De se estudar artes e literatura?
Não tô menosprezando, pelo contrário, tô valorizando essas disciplinas que não são ciências.
Temos que parar de mimar nossos alunos com o mero fato da praticidade e estimular o conhecimento por ser conhecimento.
Realmente
*_Matemática é muito maravilhosa quando você realmente aprende ela e fica feliz sabendo fazer o uso dela no dia a dia❤️_*
@@lis_adm9321 kakaka fica nn, é bem chato fazer continhas, mesmo de cabeça
@Joaomarcosincluso _Claro ela estimula nosso cérebro a pensar raciocinar isso é uma ação incrível que Deus, o Universo seja lá no que você acredita nos proporcinou._
A matemática é uma maravilha, mas a metodologia de ensino pela qual a disciplina é lecionada é algo análogo a um filme de terror. A prova de matemática chega a dar medo, ansiedade, depressão, etc. Precisa mudar urgentemente, senão vamos continuar no atraso.
@P.rivate _Aí o problema já não é da matéria mas quem aplica ela rs_
@@lis_adm9321 Mas o problema é justamente esse 😅. Não se ensina nada sem uma metodologia adequada. E a metodologia de ensino do Brasil é muito atrasada, convenhamos. Também há muitos professores e profissionais da área da educação que não querem mudar a forma como lecionam por pura teimosia... E aí temos o Brasil como resultado dessa bagunça. Que deus tenha piedade desse país.
Só vim começar a aprender matemática de verdade aos 24 anos, estudando para concurso e pretendo fazer superior da mesma. Acho matemática linda. ❤
Quando vc começou a sentir vontade de prestar concurso? Kkkkk
Tenho 21 e já tô me sentindo velho pra isso
@@heribertoneves9243 21 anos velho pra concurso? Acha que tem que fazer quando? Na escola?
@@heribertoneves9243besteira, minha vó foi aprovada em concurso com 45
@Bruno-xk5vf
Quando eu tava no segundo ano medio (16/17 anos), vi alguns colegas estudando pro enem, tbm vi professores falando pra fazer a prova cedo, então tive impressão que é algo que se faz na adolescência, mais agora tô mudando esse viés que eu tenho
Matemática requer muito esforço. Só aprendi pq era persistente e tinha muuuuita paciência.
A turma colaborar durante a explicação ajuda muito. Para aprender exatas é importante um ambiente calmo. Todos nós sabemos que isso está longe de ocorrer no Brasil.
Comecei a gostar de matemática depois de conhecer a programação
😉 = eu! 👨🏽💻
Eu tenho 35 anos e voltei a estudar matemática por conta da faculdade. Pelo que pude reviver a matéria, existem alguns problemas crônicos na educação que atrapalham os alunos a lidar com matemática:
.
- O professor acha que o aluno precisa sair aprendendo a matéria de primeira. Isso não existe, pois a matemática requer diversas tentativas, paciência e tempo para aprender.
.
- O erro na Matemática é a regra! Não é motivo de vergonha ou fracasso. As escolas passam uma ideia muito ruim sobre errar exercícios penalizando os alunos, e encucando na mente deles de que eles não são bons o suficiente para aquela matéria. Sendo que o erro é a base do aprendizado da Matemática. Não existe aprender sem errar.
.
- Na Matemática não podem existir expectativas, sendo que a escola faz o oposto. Por ser uma matéria que exige tentativas constantes e tempo para que o aprendizado aconteça, o fracasso, o erro e a derrota são regras na matemática e não o acerto.
.
- Fórmulas matemáticas não são gravadas na base "da decoreba", mas sim no processo de memorização constante. O aluno ele precisa "conviver" o com as fórmulas, mesmo que seja apenas para visualizar sem fazer o cálculo. A memorização não vem da noite para dia: requer tempo e convivência.
.
- O professor da escola jamais será a única fonte de aprendizado do aluno. Os alunos podem recorrer a outros professores da escola, procurar especialistas na Internet, e outros livros e fontes didáticas: quanto mais fontes didáticas o aluno tiver acesso, menos dependente ele estará do professor da sala de aula.
.
Esses são alguns pontos que aprendi, e que fizeram toda a diferença para eu reaprender matemática básica e me recolocar em condições mínimas para fazer as matérias de Cálculo na Faculdade.
@@thiagoflorindo2849 isso é um fato.
Você poderia resumir isso tudo com "matemática é o império dos idiotas e orgulhosos", seria um bom resumo sobre as experiências em sala de aula com professores.
Meu antigo professor o André ele era um outdoor de tão gordo, gritava aos quatro ventos que se não aprendessem tal matéria não conseguiriam tal objetivo e ensinava matemática mais para ele do que para os outros, ninguém gostava dele na escola e as matérias eram estressante. Ficou pior no último ano da escola com cada um correndo para um lado em busca de pré vestibular com a escola se tornando um problema, pois o que os alunos estavam interessados era nas respostas certas para colocar na prova do Enem.
Ninguém leva nada dessa vida para o caixão, inclusive matemática. Hoje eu com 25 anos corro atrás do prejuízo que a escola me fez passar e os prejuízos que eu me fiz por não ter levado a sério os estudos, estudar numa escola estadual com apenas 1 professor de matemática no primeiro ano do ensino médio dando aula para depois por afastamento de trabalho entrar em aula vaga e depois da passagem do segundo para o terceiro com "Você tem que fazer uma universidade pública!" com sala de aula a 40°, ar condicionado com esquema de corrupção de câmara de político e contingenciamento de gasto e diminuição de salário de professor é o aço.
O que fazem com a educação no Brasil Richard Feynman disse uma vez "não é educação, é um termo explicando outro termo" fora a concorrência acirrada para vê quem vai ter direito no futuro a ganhar mais de 2 contos por mês, porque sem o ensino superior no Brasil a pessoa não compra casa, não se alimenta, não vive e também não se aposenta(ou até mesmo com ensino superior não vai se aposentar ).
Sem rigidez no ensino, não há melhora, isso para aqueles que gostam, deve-se entender, e isso é responsabilidade integral dos professores, que se deve entender quando o aluno não é bom naquilo e direcioná-lo para onde deve se seguir, bom senso acima de tudo
O mais lindo da matemática é o raciocínio por trás de cada conta. Fazer contas com excelência, a calculadora faz. Reformulem os métodos avaliativos! É bom saber se os alunos sabem fazer contas, mas avaliar o raciocínio é melhor.
O problema é que as pessoas desistem fácil,quando não conseguem de primeira logo dizem que não são boas naquilo.Mais que inteligência,matemática é persistência.
@JOAOVITORGUEDESSABOIA Isso mesmo.
@@JOAOVITORGUEDESSABOIA É assim não só com matemática, mas com tudo. Qual alguém não acerta algo de primeira, decide jogar a toalha e diz que não é bom nisso, ao invés de tentar aprender.
Eu passei a gostar de matemática depois do ensino médio. Estudando sozinho para fazer Enem.
nossa, estudando para o Enem?
Meu professor dá aula parecendo que está sendo obrigado a dar aula. Antes eu gostava de Mat, mas quando se tem uns profissionais que não têm cuidado de ensinar o gosto pela matéria se perde...
@@pelebetterthanyou1702 exatamente
@@raymondalchmia exatamente, ainda mais quando os alunos não conseguem seguir o ritmo do professor. Para aprender matemática precisa ter bases sólidas. No médio, ou você aprende ou não.
@@andreluizsoaresdecastro A maioria gritante dos alunos não aprende nem o suficiente em matemática no ensino médio, por causa da metologia de ensino péssima do sistema educacional brasileiro. Prova é o que atrapalha o aluno, a matéria e o professor servem para ajudá-lo.
É muito satisfatório quando vc se propõe a entender um conteúdo difícil de matemática e consegue
Exatas pra mim é um terror, mas com prática leva a perfeição e se torna algo incrível.
Muita vezes dentro da própria família é construído desde novo que as crianças não gostem de matemática. Por isso que as matérias de cálculo se tornam o terror da maioria.
Minhas professoras do ensino fundamental e médio me humilhavam por não ter um bom desempenho na disciplina. Bem triste...às vezes quem deveria estar ao seu lado é o responsável pela sua desmotivação. As piadas em sala eram pesadas. Certa vez eu consegui resolver um exercício e a professora olhou pra mim e disse: "você fez sozinha?". Péssima profissional, nem pode ser chamado de professor um ser humano desse.
@@anaribeiro7771 infelizmente isso é muito comum, também fui vítima de algo parecido.
É mais comum do que se pensa. Hoje tem muito professor que nem sequer pode ser chamado de professor no Brasil. São praticamente máquinas de fazer decorar pra prova, e depois pra vestibular, e depois pra concurso público. E para a vida? Quase ninguém mais ensina para a vida.
No ensino médio, nós temos um ensino muito básico e superficial em matemática. Quando vemos o nível de matematica de tal concurso, bate a ansiedade.
Certissimo
Eu também tenho dificuldade com matemática, porém estou me esforcando para conseguir aprender de fato. E eu irei conseguir. Mas como muitos sabem, matemática é prática, e quanto mais prática, mais aprende.
Eu estou passando por isso agora. Sou discente de 7° Termo de uma Faculdade Pública Estadual do Interior de SP, cursando Administração de Empresas com ênfase no Agronegócio. Cheguei a pegar DP nas matérias como Cálculo II e Métodos Qualitativos (As matrizes), justamente por não ter base e não ter aprendido nem o básico antes de tudo. Agora estou aprendendo o que não consegui entender no ensino fundamental e médio, por pura ineficiência da forma como ensinam matemática no Brasil. Esse é o país do futuro que ficou no passado.
@@P.rivate Cálculo II no curso Administração?
@@VitorMarques-ix1py Também conhecida lá como a disciplina Matemática II. O conteúdo dela se estende um pouco até outra disciplina, a de Métodos Qualitativos.
@VitorMarques-ix1py Sim, cálculo II em um curso de bacharelado em Administração. Até eu achei o conteúdo estranho por ser desse mesmo curso, mas também aprendemos Derivadas, Integrais (Indefinidas e Definidas), Técnicas de Integração, Séries Numéricas e Equações Diferenciais Básicas. É do segundo semestre ainda por cima.
Cada vez os alunos saem menos preparados dos anos iniciais do ensino fundamental. O problema vem lá da base.
Tbm man, pior é a cultura do "estudante" médio, vem ano, decora, passa ano , esquece. Alguns esperam exclusivamente pelas aulas, ai fica complicado para o professor ter que todo ano fazer revisão de coisas que os alunos já deviam ter base, e muitas vezes esses alunos são passados adiante sem o devido preparo.
É bem comum se formarem no ensino médio sem saber somar ou subtrair, coisa que nos primeiros anos do fundamental já era para sair sabendo.
não só do ensino fundamental, mas todo o ensino médio também, eu falo por mim mesmo, nunca faltei aula e sempre fui dedicado, ainda assim tiveram assuntos considerados básicos que eu sequer vi durante a escola, e os assuntos que vi foram abordados de forma superficial e inútil, oq me obrigou a estudar sizinho e ser autoditada
@@Rintauro314 Eu mesmo saí do ensino médio sem saber desde raízes até algorítmo. Metodologia de ensino péssima, só aprendi até o começo de probabilidade, a partir daí já me perdi em tudo.
meu canal, eu ensino Matemática, Física e Programação de forma fácil e sem ansiedade❤ 1:5
Matemática é simples, não fácil. O hábito de desenvolver e aprender de verdade o que está acontecendo no cenário dos cálculos é o que torna uma pessoa boa em matemática!
Eu nunca fui bom em exatas na escola, mas hoje curso Engenharia Elétrica em uma universidade federal. Com o tempo, percebi que a matemática se torna fascinante quando deixamos de lado o preconceito de achar que só algumas pessoas nascem sabendo. Ela é como um quebra-cabeça que, quando resolvido, revela padrões e conexões surpreendentes com o mundo ao nosso redor, isso é muito bem mostrado na física que é uma das áreas da matemática aplicada.
Além disso, se você não consegue fazer contas de cabeça rapidamente não significa que você não saiba matemática. Eu, por exemplo, sou péssimo em cálculos mentais, mas já passei na maioria das disciplinas do ciclo básico de engenharia. Mais do que habilidade técnica, o que realmente importa é a paciência para entender os conceitos e a curiosidade para explorar o que está por trás dos números.
Um dos problemas é a forma de ensino. Quando estudei na escola não aprendi matemática, apenas replicava o que a professora fazia, agora em casa, aprendendo a essência da matéria, os fundamentos, todo o resto tá tão natural de entender/aprender!
Exatamente, eu não sei como eles conseguem deixar o ensino, de algo normal como qualquer outra matéria, horrível
Esse medo da matemática poderia surgir em qualquer matéria, mas principalmente aqui no Brasil as pessoas tratam ela como algo assustador, e criaram um estigma na matéria...
Se essas pessoas procurassem revisar a base e começar a aprender sem medo iam ver como é fácil como qualquer outra coisa que se aprende
Matemática é vida, é tecnologia, é arte!
quem fala isso e por que ja enloqueceu de véz
Eu comecei a gostar de matemática no Ensino Médio. Quando comecei a me preparar para concursos, ficou bem mais simples. E a paixão aumentou ainda mais quando conheci a disciplina de Raciocínio Lógico! 😂
A gente gosta do que entende e a matemática requer esforço maior que outras matérias, pq tem que praticar muiiitooo. Eu não gostava, mas depois de me esforçar pra aprender comecei a gostar muito do sentimento depois de conseguir resolver uma questão sozinha
Essa ansiedade deve ser mais para alunos que realmente estudam... Pois o que mais temos vistos são alunos que não querem mais se dedicar, seja em matemática, seja em todos os componentes curriculares. Infelizmente as redes sociais estão afastando cada vez mais nossos alunos da ralidade, tantos dos estudos quanto dos outros objetivos que devem ser alcançados. A maioria dos professores levam vários meios muito didáticos para ensinar matemática... Mas o problema maior hoje está na falta de disciplina e um pouco de vontade dos alunos aprender. Essa realidade é muito comum na rede pública, principalmente os alunos sabendo que não pode mais reprovar na maioria das séries (divisão por ciclos).
É um conjunto de fatores que levam a essa situação, desde sempre em muitos momentos, foi criado um horror entorno da matemática. Eu mesmo, quando tava na escola, nem dava muita atenção para as provas, já inha me preparando direto para a recuperação kkkkk!
Além disso, alguns professores fazem questão de horrorizar o tema, aliado ainda com um país onde ciência não é valorizada. Forma a equação perfeita para o déficit em exatas!
Eu sou financeiramente rentável, obrigado Jesus, um lucro semanal de $32.000, independentemente da situação econômica. Muito obrigado Linda
Obrigado à Sra. Linda .
Ela é uma corretora licenciada aqui em Lisboa
SIM!!! Esse é exatamente o nome dela (Linda), tantas pessoas recomendaram muito sobre ela e estou apenas começando com ela 😊 do Rio de Janeiro Brasil 🇧🇷
Muito obrigado pela sua ajuda
Depois de arrecadar até 325 mil negociando com ela comprei uma casa nova e um carro aqui nos estados 🇵🇹🇵🇹também paguei a cirurgia do meu filho (Oscar). Glória a Deus.shalom..
Estou me esforçando para melhorar
o erro da maioria dos colégios é não ensinar a estudar, mas sim só DERRAMAR CONTEÚDOS para os alunos digerirem, sendo que a maioria mal sabe como estudar
Exatamente. Não há um preparo dos estudantes para aprender a aprender.
Isso é verdade. Tem muitas escolas que jogam conteúdos de forma demasiada nos alunos, de forma que, se eles não compreenderem matéria anterior, não como prosseguir. Esse exagero de matérias é mais comum na rede particular.
@o problema do ensino atual não é a densidade de matérias, mas sim o despreparo do aluno para lidar com elas.
Para os gregos, em concordância, o domínio básico das matérias fundamentais do “ensino médio” expandem nossa consciência sobre o mundo e a natureza dele.
Mesmo que algumas profissões não exijam essas capacidades, ter ciência delas nos torna menos ignorantes.
Mas a forma como o aluno brasileiro lida mentalmente e intelectualmente com os conteúdos gera muitos traumas, por não conseguir acompanhar e se frustar com isso.
etc.
Isso tem muito a ver com falarem que é uma matéria difícil enquanto não é tanto assim, é só tirar esse bloqueio da cabeça
faz sentido, isso é um bloqueio
Mas é difícil mesmo. Para ser bom em matemática é necessário estudar muito e requer tempo. Fácil são as quatro operações fundamentais, potências, raízes e etc, difícil é geometria, trigonometria, álgebra avançada, e outras matérias com nível alto. O básico é fácil, comecei a subir os degraus que você vai ver que não é fácil.
Depende de cada um. Pra algumas pessoas é fácil, pra outras é difícil.
Sabe o que eu mais enxergo como professor?
Os alunos não querem se dá o trabalho de pensar. De passar horas se dedicando por algo e a matemática te força a se dedicar minimamente.
A geração Instagram e tik toker, que não consegue passar 40min sentado estudando e sabendo que é normal errar, é normal não conseguir. Mas tem que ir.
É um desenvolvimento até o fim e isso te torna resiliente e paciente.
Depende muito do professor, exemplo a minha e mt ruim
É dever do professor incentivar estes estudos, não culpo os alunos se os professores só conseguem passar medo, ódio e repressão, a esta matéria maravilhosa que é matemática.
@@Stranberry-b9p Só do professor que depende? Do aluno viciado em celular, dos alunos que são crias da bandidagem, não interfere em nada?
"Quando a base não é boa a casa cai"
Também a pessoa não pode se conformar com a educação fornecida pelo setor público. Tem que ir em busca para suprir as deficiências.
Só estudava matemática para passar de ano e olha lá...Hoje sou professor de matemática no ensino médio! Quando a gente é obrigado a fazer algo que ninguém pode fazer por voce, a gente aprende...
O medo não é da matemática, o medo é de faltar dinheiro, ficar pobre, passar fome, trabalhar em escala 6X1 ou enfrentar fila do desemprego para escala 6X1 pagando menos de 2 contos se não passar na prova.
Não, o medo é matemática msm
@@TãoSolo Da Prova, não da disciplina. Matemática é fundamental, prova só atrapalha.
@@P.rivate Concordo que a matemática seja fundamental, graças a Deus e ao meu esforço consegui aprende-la. Claro que tenho muito oq aprender. Não concordo que a prova só atrapalha, se você domina a matemática não terá problema com a prova, essa, ao meu ver, sempre foi uma desculpa fajuta para não aceitar que se é medíocre e acha que não tem capacidade de aprende-la
@@TãoSolo Concordo, tem que dá graças a Deus que você consegue aplicar seu conhecimento de aritmética, álgebra, geometria e lógica numa prova para conquistar uma boa colocação numa prova, porque se você não conseguir não terá a oportunidade de contar sua história ou de conquistar a independência financeira.
O medo não é da prova, é da consequência que ela traz para vida deles se não conquistar uma boa colocação.
A pressão dos pais, comparação com os outros, falta de perspectiva, pensamento negativo tudo isso prejudica o ensino.
EXATO.
Fui aplicador, a menina da sala pegou a prova e teve crise de pânico! Simplesmente travou e ficou chorando com o coordenador no pátio. Queria ver ela pegar minha prova de física matemática então, se já tá chorando pro Enem.
Matemática é a matéria que mais exige autodidatismo do aluno: o mesmo deve se dedicar mais por si mesmo, com seu próprio tempo e métodos (leitura de bons livros é o melhor caminho), do que propriamente depender do professor ou da apostila do colégio.
Eu sempre tive dificuldades com matemática, principalmente pq eu tive professores bem mais ou menos. Até q no ensino médio eu tive um professor q me fez gostar muito da matéria, e assim eu comecei a mudar meu pensamento sobre a matemática. O meu irmão mais novo, ao contrário de mim, sempre gostou de matemática desde pequeno
Eu sou graduada em licenciatura em matemática e vou te contar um segredo: 50% da matemática não serve p nada, tantas aulas na escola, só perca de tempo.
Então relate as matérias inúteis
@guima5991 vai pesquisar 😜
uma pessoa "formada" falando isso...ata
@@Angela_maria.a 🙄🙄🙄🙄🙄
Aprendi muito bem matemática no SENAI.
Quando você pratica a matemática e ensina a alguém aí você que realmente aprendeu e vê que não é tão complicado como a gente pensa
Para quem tem dificuldade em matemática e vai fazer ciência da computação ou engenharias, vai ma udemy e pesquisem pre calculo e cálculo, vai ajudar muito! Peguem cursos com mais avaliação, são aulas com no maximo 40 minutos muito bem didática, os cara aborda desde o pre com aulas de 5 minutos e vai ate o ensino medio.
Desculpem-me pelo intrometimento, acho que é desleixo de alguns estudantes brasileiros porque vocês têm os melhores professores digitais, eu que sou angolano me ajudam muito, imaginem vcs que são da origem deles e que possuem a mesma gíria, tem muitos professores brasilleiros que dão curso de base aqui no RUclips.
O problema é que vc não é brasileiro kkkkkkkk
Vem viver aqui que você vai entender melhor
O brasileiro estuda passa a maioria da vida na escola,mas não recebe se quer 60% do ensino que deveria ter.
Aqui o sistema é o professor se quiser dá aula nao dar,mas se não quiser não dá também.
O ensino digital é muito melhor do que presencial.
Mas no RUclips também tem suas impossibilitaçao,pois os professores querem ensina 25% e deixar os 75% para os que assistem pago.
Entendeu?
Aqui no brasil as escola não dão a base mínima de como faremos provas como ENEM e CONCURSOS.
O problema nem é os professores brasileiros,mas sim o nosso governo que não investe em nossa própria educação,pois estão muito mais preocupados com o dinheiro que eles colocam no bolso
Eu gosto muito , a maioria não sebe a base , matemática é base muito exercícios.
Preferem maratonar séries da Netflix de dorama e novelas turcas do que sentar na cadeira e fazer exercícios até entender e ir mais além
@@brunojatobaFalo por mim, sai do ensino médio sem saber somar , voltei a estudar , tive humildade de resolver aqueles exercícios de livros de crianças 😅, hj em dia já resolvo questões de alto nível , fruto de muita dedicação e frustração, faz parte, por isso q digo , se eu pudesse voltar no tempo teria sido tudo diferente.
precisamos formar melhores professores de matemática, e estabelecer provas diferentes para homens e mulheres
2:09 caraca que menina linda aquela de cabelo curto
👞na sinto longe o cheiro de couro
Menina totalmente BASED🍷🗿
A gótica introvertida segurando uma caneta em forma de chave inglesa. Sou mais a garota aos 1:26 ou aos 2:55.
Qual das duas?
@@railsondourado1638 Da frente, com a caneta em forma de chave inglesa!
0:24 Gostei dos armários!
👍👀
2:55 Bonito o microfone!
A matemática pode ser desafiadora inicialmente, mas, na realidade, trata-se de uma questão de prática e compreensão. Ao se dedicar ao aprendizado dos conceitos, fórmulas e regras, você logo perceberá que tudo se interconecta. Minhas áreas de interesse incluem: Trigonometria, Álgebra Linear e Geometria Analítica.
Eu sempre fui ruim em Matemática, porém sei que é uma matéria fundamental a evolução da sociedade.
Por ter uma base educacional tão ruim em matérias exatas, a gente vê uma massa tendendo a cursos de humanas e se formam em cursos apenas por falta de afinidade com a matemática matemática e se formam
Matematica??? O bagulho fica doido na fisica 😂😂😂
Né 🫣😉😉😉
Incrível como a gente só começa gostar de matemática depois que terminamos o Ensino Médio hahaha! Eu por exemplo, com a preocupação do Enem.
Materias de Exatas como Matemática, Química e Física são bastante dificeis mesmo. Mesmo eu sendo da Geografia tivi o contato com alguns conteúdos dessas disciplinas.
Hoje eu fiz a prova de matemática (3°médio) tinha coisa que o professor não passou pra gente, ele é um otimo professor, o melhor q eu já tive não tenho do q reclamar, mas ele pecou nisso, alias só marquei (x) e não fiz o cálculo, até as nerds da sala q são feras não conseguiram fazer e só marcaram x tbm
Só estudar , creio que vou ficar melhor nessa materia (:
O problema não é a matemática em si, é a ideia passada de geração para geração de que ela é difícil. Todas as disciplinas têm suas dificuldades! A gente nunca vê alguém dizendo que português ou história é difícil. O problema da falta de aprendizagem da educação escolar bebem da mesma fonte: falta de leitura. Todas as disciplinas depende de leitura, interpretação e prática!
IMPRESSIONANTE COMO A GENTE VIVE NO PAÍS MAIS ANSIOSO DO MUNDO . ISSO É TRISTE . UMA PEESSÃO HORRÍVEL EM CIMA DA PESSOA ,ESSA MATRIX NOJENTA
O problema é a metodologia de ensino que está completamente equivocada. Os alunos do Brasil não aprendem nada para a vida porque estão muito preocupados, ansiosos e depressivos para estudar e passar na ”prova”. A ”Prova” é o principal erro da metodologia de ensino do nosso sistema educacional, e é algo que tem de ser ou remodelado ou eliminado completamente. É muito atraso.
@@P.rivateprova é tudo de bom, o problema é a falta de maturidade in invíduo
@@CarlosHenrique06467 Prova não te prova nada. Porque você acha que tem gente que sai do ensino médio de escola pública sem sequer saber ler, escrever e fazer as 4 operações básicas de matemática? Porque ninguém aprende por prova, e o sistema de educação brasileiro enfia prova goela abaixo dos estudantes, que acabam decorando tudo só pra esquecer um dia depois da prova. Rebata o meu argumento.
@@CarlosHenrique06467 prova é tudo de ruim isso sim.
A forma que a matematica é apresentada e ensina é HORRÍVEL, ela deveria ser estuda como uma escada fora da grade curricular atual, voce poderia aprender Função Quadricular no 7° ano do Fundamental ou 3° ano do Médio, mas o mais importante é trilhar todas as etapas anteriores e demonstrar um "dominio satisfatorio", a paralvra chave para estudar matematica é "BASE" quando se tem uma boa base, o resto fica mais facil, de resto é tempo e paciencia, o ensino tambem precisa ser personalizado.
Concordo.
Verdade, o ensino brasileiro ignora isso completamente. Se fosse assim, os estudantes teriam resultados mais satisfatórios. Mas fazer o que né, vivemos em um país atrasado que não investe em educação básica por pura ignorância, e não mudam a metodologia de ensino por teimosia.
O ensino da matemática no Brasil é tenebroso, tudo é resumido em decorar fórmulas pra passar na prova. A contextualização dos problemas como o ENEM está fazendo nos últimos anos é importante, mas é necessário ir além, instigar no aluno o pensamento lógico desde o ensino básico é fundamental.
A aversão a essa matéria é só mais um sintoma do precário ensino brasileiro (incluo o público e o privado), nada surpreendente.
@@LucasFe02 E tem muita gente das áreas de educação e administração que gostaria que permaneça assim. Por isso o nosso país não vai pra frente.
E infelizmente também são ruins em português e humanas
A educação do Brasil chega a dar pena, é uma piada de mal gosto. Não ensinam nem o básico da forma mais adequada, e depois querem o que? Cidadãos decentes?
A culpa disso é o ENEM e seu português travestido de matemática. Se vocês começarem a estudar a matemática a partir de provas militares ou mesmo de vestibulares tradicionais como a UFRGS, irão se apaixonar por esta linguagem que Deus usou para escrever o mundo.
Só estude a "matemática" do ENEM se você realmente precisa.
Matemática é tāo fácil, sempre amei , nunca entendi a dificuldade da maioria das pessoas.
Culpa dos pais que constroem o bixo de 7 cabeças para o filho dizendo que matérias de cálculo eram horríveis, por isso que tem um monte de pessoa que carregam essa ideia em todas as fases da escola e faculdade
Todos os bimestres até agora ( os 3) eu literalmente tirei 10 em português, já matemática eu me esforço pra conseguir tirar um 5 ou 6, se eu conseguir é uma vitória kkkk
@@biancavitoriaoliveira729 Nossa! Sou sua versão ao contrário, me esforço para tirar 6 ou 7 em português e matemática eu tiro 10 😆.
Ah, a matemática… Ela bem que tenta ser amada, coitada, mas com o ensino básico desse país, é quase impossível! A culpa nem é dela, a verdade é que a base fraca torna cada ano de matemática um verdadeiro martírio. Começa devagar, a gente finge que aprende a somar e a multiplicar, e então, quando menos esperamos, BUM: surgem as equações, as funções, aquele monte de símbolo desconhecido. E o aluno, que já não entende o que deveria, só pensa: "Isso é sério?! Quem inventou essa tortura?"
Afinal, se as coisas fossem simples como apertar um botão no celular e a resposta aparecer, beleza! Mas não! Matemática exige o mínimo de esforço mental, exige raciocínio, criatividade, solução de problemas. Ah, mas quem liga pra isso, né? Afinal, o que importa mesmo é o aluno saber dançar nas redes sociais e entender um milhão de termos de gêneros diferentes. E o básico, o que realmente importa para ele se desenvolver? Esquecido lá atrás. Resultado? Uma galera cada vez mais perdida nos números e achando que tudo é "chato" ou "impossível". Matemática vira o grande vilão, quando, na real, a gente só precisava de um ensino básico decente pra fazer as pazes com ela.
Então, enquanto o foco for entretenimento sem propósito e inclusão exagerada sem critério, o aluno vai continuar patinando nos estudos. E o país? Vai continuar rindo da própria desgraça...
Alguém muito bom em matemática e com muita paciência? Eu estou com uma meta de melhorar os acertos no Enem, mas não tenho ninguém para tirar dúvidas...
Faz um curso de matemática básica tem vários gratuitos no Enem e faz as provas antigas. Decora a tabuada para fazer as contas rápido, tem um aplicativo que pode te ajudar: tabuu (acho que é esse o nome). Tirei +900 em matemática no último Enem
Recomendo que assista videoaulas dos assuntos que mais caem no Enem e que você não tenha tanto conhecimento e, quando construir uma base, baixe provas do Enem não tão antigas e tente resolver as questões, se não conseguir, pesquise a resolução no RUclips. Tenha paciência e não veja como uma obrigação, apenas tente cada vez mais evoluir e acertar questões que antes não acertava. Quando não souber resolver uma questão, descubra suas dificuldades para, na próxima vez, acertar.
Procure o seguinte site: Khan Academy. É um site reconhecido internacionalmente e está traduzido em português. Bons estudos!
O problema é a matematica basica. A escola tem uma base MUITO ruim, e como a matemática depende da base, se vc tiver uma base ruim vc n vai conseguir fazer o resto.
A questão é que a Matemática apresentada nas escolas é completamente desinteressante para a maioria dos alunos
Discordo. Depende do professor. Tem professor que explica o que é cobrado de forma que todos gostam. Já vi muito disso na TV.
@aleatorio.-.9452 Falo pela maioria das escolas públicas, ao menos que conheço. Os livros não instigam nem os professores, quem dirá os alunos. Além das cansativas jornadas de trabalhos dos docentes; muitas vezes trabalham em mais de um trabalho. Não têm condições de ensinarem focando, de fato, no aluno. Na TV até eu...
A menina no 2:03 escrevendo com uma chave inglesa deve estar ansiosa mesmo hein.
Kkkk nem percebi
Sem aprender lógica, dificilmente o indivíduo aprende matemática.
Aprendendo o básico já ajuda muito...
Algo que atrapalha um pouco são os alunos não saberem a tabuada nem de adição... Acabam tendo que contar nos dedos e isso se torna a matéria difícil e chata. Nessa hora muitos perguntam para fazer continhas se tem a calculadora
Matemática, pra mim, sempre foi sinônimo de pesadelo.
Ainda bem que não é só eu que odeio matemática, eu sou do time de humanas confesso que tentei começar a estudar em casa mas tava achando um saco e parei
Não é só na matemática...é geral
Ainda bem q o professor Pier faleceu antes de ver essa tragédia.
Como alguém q está cursando matemática, uma parcela de culpa são dos professores, desde o momento q um pedagogo é quem introduz a matemática normalmente de forma errada a criança, e dps professores sem preparo adequado. A outra parcela é dos próprios estudantes, matemática é uma matéria que exige q você pense e os jovens hj n querem nada q exija deles, n querem pensar. E por último e não menos importante OS PAIS, os pais já criam o medo no filho, os pais não sabem ajudar, então junta tudo de ruim e temos isso.
Matemática é trabalhosa mas é linda, saber pensar de forma matemática é crucial, ela é tão difícil como qualquer outra matéria, a diferença q ela é uma matéria prática e você tem não quer treinar
ensino ruim e imbecilização através das redes sociais
Redes sociais está atrapalhando muito mesmo. Tem muitos aplicativos bons que ajudam muito, como por exemplo, o TANGRAM. Mas quantos alunos acessa à internet para aprender?
Se o aluno não se esforçar para aprender mesmo, não adianta... E a culpa não pode ser sempre dos professores, que garanto que a maioria tem se desdobrado muito para passar conhecimentos para os alunos
@@cleitonlisboa1217 sim exatamente, mas sabemos que nós sempre procuraremos aquilo que nos dá mais prazer. E para 99% dos alunos, as redes sociais sempre serão mais "gostosa" do que estudar
@@wh4335 Sim. Mas deixando claro que estudar é como uma profissão, que prepara para o emprego... Onde se aprendem as primeiras regras... Redes sociais são excelentes para diversão, mas dentro do âmbito do trabalho, maioria das vezes não pode... Quem não aprende limites não tem como ser bons profissionais. Se a pessoa não tiver um incentivo também ordenado para estudar, a tendência é só cair o ensino mesmo.
@cleitonlisboa1217 sim, e muitas vezes os pais nao incentivam e a escola nao o faz da maneira correta
@wh4335 Exatamente.
Estudar muitas vezes é ruim, é chato... Mas fazer o quê?
Eu sou professor, e falo aos meus alunos que eles devem agradecer por estudar apenas de segunda a sexta feira, e que às vezes eles podem faltar, que não acontece nada... E quando eles estiverem trabalhando, muitos saberão o valor de sábados, domingos e feriados, pois muita gente tem que trabalhar nesses dias.
O problema é , e sempre vai ser a intepretaçao dessa Desgraça de materia
A maioria dos alunos não sabe fazer um MMC, se der divisão com vírgula então já não sabem o que fazer. O problema vai muito além disso
@allanamaral1977 tmb Allan, mas o conceito da matemática sempre foi o raciocínio, tem que pensar, apesar de ter várias maneiras de se resolver um problema, ainda sim é uma disciplina muito interpretativa mesmo utilizando matemática básica. As vezes penso que parte da mat foi inventada, e não criada. Muitas das fórmulas, muitas vezes nem faz sentido para mim. É tipo... pq a área do quadrado não pode ser 4L? Já que ele tem 4 lados. E por aí vai...
O problema da matemática é que antes de você gostar dela vc primeiro tem que entende-lá em cada detalhe
matematica de escola 'ensino medio' é mt facil, se tivesse coisas mais complicadas como calculo 1 etc ai sim ia ter motivo pra falar q é dificil, mas na escola toda questao de matematica q tem é tipo (encontre a hipotenusa de x....) se vc souber o passo a passo n tem dificuldade ALGUMA, o negocio é q o QI dos jovens de hj vamos combinar q se bobear um orangotango tem QI maior.
Tropa curti ai quem acha física pior.
A matemática é belíssima. Uns dos problemas está em como e por quem ela é transmitida!
Eu tenho ansiedade do medo de errar em alguma questão de matemática, por isso vem a ansiedade. Não sei se com mais alguém é assim.
ficam com medo da matemática aí vai ver o cara estuda 10 minutos por semana e n tem nem base
@@macco7430 FATO!!
Difícil realmente estudar matemática onde as pessoas estudam para prova e não para a vida. As escolas desse país ensinam as crianças tudo o que é errado e depois se perguntam porque é tudo tão errado no Brasil. Complicadíssima a situação do nosso país.
A melhor coisa a se fazer é estudar por livros.
Tô cursando engenharia na UEM, nem dou muita bola para a aula do professor, pois eu gosto de estudar individualmente na biblioteca por livros, mil vezes melhor.
O brasileiro tem que pegar o hábito de ler mais.
@@WagnerWójcikJanoski Não adianta estudar para a prova, seja por livros ou qualquer outra maneira. Aula não ensina, prova não testa. Ler é algo fundamental para a vida, não só para a escola.
@@P.rivate Não estudo só para a prova, eu tô com o conteúdo adiantado em cálculo e álgebra linear, simplesmente pelo prazer em estudar.
Os livros dão impulso a você continuar avançando mais e mais o conteúdo.
A neurociência explica se vc ouve e repeti que não tem capacidade de aprender Matemática, seu cérebro irá reforçar esse pensamento dificultando ainda mais. Sou professor de Matemática e procuro passar esse pensamento.
O problema da matemática das matérias de natureza, é que se você não entender a base, você não consegue entender o que vem depois, e depois, não é história, que você pode entender qualquer conteúdo sem base nenhuma
Só aprendi a gostar de matemática por causa do ENEM.
Matemática e português é assim: ou sabe ou não sabe 😅
Se não treinar em casa o dragão da Matemática (a mais importante das matérias) irá sempre causar medo nos alunos preguiçosos.
A Matemática séria não se rende a alunos preguiçosos.
Ela poderá ser domada um dia, mas o aluno terá que pagar o preço por isso, ou seja, terá que gastar muitas horas tentando compreender as suas lógicas internas...
Porém o tempo é um preço que muitos jovens não querem pagar, pois sempre acham coisas mais divertidas pra fazer..
Acho q eu só passei a gostar de matemática quando entrei na faculdade, o ensino foi mais tranquilo e mais claro doq na escola
Só eu reparei que o professor escreveu errado? O correto seria "matriz estendida"em 0:48 (a lousa aparece outras vezes).
Que triste essa notícia. Uma matéria tão importante quanto o próprio idioma do país.
Alunos ficam no celular e quer aprender matemática😂😂😂
"ADOLESCENTES" ou os "MAIS jovens", na verdade, porque jovens os adultos também são, inclusive as pessoas já formadas.
Ostura ?
Pra mim matemática até vai. O problema é física e química
Sou estudante, e já acho o ensino da matemática horrível como está hoje, se facilitarem ainda mais é capaz de ninguém saber fazer contas. O que está errado
(ao meu ver) é o método de ensino, não há demonstrações, não há aprendizado, simplesmente um vômito de formulas. Não concordo com a simplificação do simples, mas se querem simplificar, que façam direito: Existe um livro em inglês chamado "Secrets of Mental Math" que conta métodos para fazer contas de cabeça rapidamente... Se isso fosse ensinado aos adolescentes de hoje, reduziria muito mais a carga cognitiva na memória de trabalho e liberaria concentração para que os jovens pudessem entender e compreender o conteúdo.
É a pior matéria e ainda acho q os cursinhos não dão atenção como deviam
Malba Tahan foi um dos caras que revolucionou o ensino de matemática no Brasil, mas quase ninguém sabe quem ele é 😢
Eu só sei por causa do professor Ledo
A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo
E eu sinto em português
Estamos vendo os frutos do método Paulo Freire kkkkkk
Kkkkkkkkkkk.