Perfeito, professor. Muito grata por essas aulas. Diante de tantos vídeos "escreva rápido", "faça com chat gpt", essa playlist vem ajudar a entender que o processo cognitivo é lento e precisa de dedicação.
Olá, obrigado pelas considerações. De fato, na era da comunicação estamos com mais dúvidas sobre as informações (nem me refiro a fake news proposital), o que acredito ser decorrente da busca por conhecimentos rasos, apenas para resolver problemas imediatos, mas sem dar sustentação aos aprendizes. Abs.
Professor assistir seus vídeos não é gastar tempo e investir tempo em palavras que veem de alguém que tem experiência e que está disponibilizando uma parte do seu conhecimento sem pensar na parte econômica! Muito agradecida!
Revendo seus vídeos como preparatório para meu TCC. Tive o prazer de conhecer suas aulas por intermédio do professor Antônio Carlos, UFPE, ao qual sou muito grata pela oportunidade de nos apresentar seus materiais. Ao Senhor, Professor Gilson, meu muito obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.
Muito obrigado Celia!! Fico gratificado com seu comentário, por saber que fui útil. Agradeça também ao prof. Antônio Carlos, pois são essas pessoas que percebem alguma qualidade neste trabalho e passam para a frente. Desejo a você sucesso em sua profissão e sonhos. Abs.
Excelente trabalho Professor. As pessoas que escreve seu nome na história da humanidade de forma digna são aquelas que fazem algo pelo próximo. Muito agradecido Professor.
Professor, o senhor não me conhece mas encontrei seus vídeos e o conheci! Saiba que está sendo muito importante para minha vida, para meus estudos, para meu conhecimento. Só tenho a agradecer de coração por todo esse material gratuito que nos oferece e parabéns pela iniciativa! Só para não esquecer, seu site é maravilhoso!
Dayanna Fragoso Obrigado Dayanna! Seu proveito com meu material é o motivo que me faz continuar a disponibilizar cada vídeo, cada artigo, cada texto... Obrigado pelo feedback!
Professor, me emociono sempre que acho vídeos no RUclips com esse nível de conhecimento... conhecimento este que antes estava reservado a uma pequena parte da população. O senhor é de uma generosidade...Sua fala me tocou profundamente. Há anos penso em fazer mestrado e doutorado, mas sempre senti que não estava pronta...e hoje tenho certeza disso, mas também já sei por onde começar. Muito obrigada pelos vídeos!! Um abraço.
PARABENS PELOS SEUS VIDEOS CONTINUE SEMPRE ASSIM, CONHCIMENTO É PARA SE ENSINAR DE QUEM TEM INTERECE EM APRENDER, O MESTRE É CONHECIDO E VALORIZADO QUANDO SE TEM A ENSINAR!!!!
Gostei muito desse projeto, porque está difícil encontrar na faculdade, mesmo nas aulas de método, um aprofundamento do tema desta forma comprometida e clara! Faço votos de que projetos como este sejam cada vez mais impulsionados e divulgados!
Quanta generosidade intelectual encontro nos vídeos e falas do Prof. Gilson Volpato, consigo compreender aqui o que não encontrei clareza em aulas acadêmicas, onde ha necessidade de complicar o que pôde ser mais simples. Meus agradecimentos Professor, que a vida lhe retribua, pois o conhecimento não tem preço.
kelen Fernanda Catarochi Muito obrigado Kelen. De fato, se todos buscassem descomplicar, mais pessoas aprenderiam e melhor seria nossa sociedade. Infelizmente, ainda vivemos a era medieval de que o que rebuscado é melhor.
Acho brilhante a visão sobre ciência de forma clara! O senhor é um cientista de verdade! Parabéns! Espero melhorar a minha qualidade cientista e quem sabe chegar próximo dessa sua clareza filosófica
Caro Prof. Dr.Gilson Volpato. Parabenizo o senhor pela iniciativa dessas vídeo - aulas. Ja tive o enorme prazer de fazer um curso com o senhor, e foi muito proveitoso, a construção da minha dissertação foi realmente pautada nos conhecimentos que adquirir através do curso. tenho todos os seus livros, e agora terei também em vídeo - aulas.Sempre to divulgando seu trabalho para amigos e alunos. PARABÉNS MESMO PELA SUA INICIATIVA e também parabenizar a UNESP pelo apoio.
Muito obrigada por disponibilizar os vídeos no RUclips, professor! Eu assisti um dos cursos que o senhor deu na Unicamp e sempre recorro aos vídeos nas vezes em que tenho dúvidas!
Obrigado Cinthia, desculpe-me pela demora em responder, mas algumas vezes não recebo notificação de que há cometário no canal e só descubro bem mais tarde. Falando em Unicamp, dias 16 e 17/10/14 ministrarei curso prático de redação, oferecido pela Reitoria e Espaço da Escrita.
Boa Noite Prof.Gilson Volpato Foi uma grata surpresa conhecer seus vídeos, muito obrigado por sua generosidade em disponibilizar este excelente material. Muito Obrigado
Parabéns pelo trabalho, por transmitir o conhecimento e pela iniciativa. Estou me sentindo um pouco mais uma cientista em formação ao me identificar em vários momentos do vídeo. O tópico das fraudes e a relação com a ética, moral e humanidade foi muito esclarecedor. Esse semestre tentei me matricular em filosofia da ciência, mas os horários não batem com as disciplinas que devo cursar, essa disciplina deveria estar na grade de disciplinas obrigatórias do curso. Vamos as próximas aulas.
ho meu sonho e ser cientista tds comentam ate minha mãe não asseita, tenho 14 anos estudo no mario sette caruaru e la não tem um professor que nos endique a esta profissão mas tenho esse sonho desde de pequena e quando agente quer algo de verdade consegue, eu vou continuar e tenho certeza q vou conseguir obg vc explica mt bem
não desista do seu sonho! também nasci em um lugar onde as pessoas não sabiam o que era isso. Meus pais também não e ainda estou no caminho. Enfrentei preconceitos em grandes universidades no país mas, não desisti.
Não desista de seu sonho. É possível, não deixe de estudar, leia bastante. Acesse os artigos já publicados de todas as áreas, disponíveis gratuitamente nos sites como Embrapa, Universidades, Google Scholar... vc vai conseguir, persista! scholar.google.com.br/ www.embrapa.br/biblioteca / www.embrapa.br/cerrados/publicacoes /www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/todos?botao=todas-as-publicacoes
Assisti até a aula 31 até o momento. Está sendo de grande valia nos meus trabalhos como engenheiro de processos, pois uma vez que não mais tenho acesso direto à área acadêmica, estou procurando utilizar os conceitos nos experimentos de novos processos com os quais estou trabalhando. Obrigado a toda equipe envolvida neste valioso material.
Sou aluno do programa em Educação Sexual na UNESP de Araraquara. Gostaria de parabenizar sua proposta e dizer que estou aprendendo muito com seus vídeos.
Gilson, fiquei sabendo dos seus vídeos por um amigo. Ele me aconselhou a dar uma olhadinha no seu canal. No momento estou iniciando um trabalho de pesquisa e suas aulas com certeza irão me ajudar muito. Muito obrigado por disponibiliza-las no RUclips.
Ok, professor estarei assistindo para posteriormente emitir opiniões mas confesso que estou ainda lendo bastante para fundamentar meu artigo, e estou em uma fase bastante introspectiva devido a pesquisa.
Obrigado... meu maior sonho é que no futuro o padrão médio do texto científico dos brasileiros seja de textos que ao menos a redação faça sentido. Que dê para ler e entender como construíram aquele conhecimento e que revele que sabem o que é fazer ciência. Por isso seu comentário me alegra!
Professor Dr Gilson Volpato, parabéns pela iniciativa de nos fazer enxergar o mundo científico de forma tão ampla e simples! Que na maioria das vezes, nos é passado de forma tão distante e sem vida. Por causa de sua ação de fazer este apoio ser para todos e gratuito. Sabe o resultado que o Senhor provocou em mim? Voltar aos meus fichamentos e agora estou preparando-me para o mestrado. Que em certo momento vivia dormindo e desmotivado. Muito obrigado!!
Excelente iniciativa Prof. Atualmente estou no doutorado e estou na fase de buscar a publicação dos meus resultados do mestrado. Porém não tenho nenhuma experiencia em redação científica e comecei a pesquisar a respeito. Fiquei muito feliz em saber que uma grande ajuda é este curso e que o autor esta tão próximo. kkkkkk Meu nome é Deivid Pires e faço doutorado pela programa de Farmacologia e Biotecnologia do IBB. E por coincidência nesta segunda (06/06/2016) terá uma palestra sua disciplina da pós. Estou bastante ansioso pela palestra. Grande abraço.
Incrível que já fiz graduação e mestrado e nunca tinha ouvido falar nessa série de vídeos. Um colega, hoje doutorando, me indicou. Comecei a assistir agora e já estou impressionada com a relevância e como não conheci antes.
Que ótima essa sua impressão, Thamires. Muito obrigado. Espero que continue gostando, pois tenho certeza que o que está por aqui está ligado às principais base teóricas da ciência em bom nível internacional. Bom estudo e conte comigo.
É isso aí Andréia, ética em primeiro lugar. Os pucos casos que mandei aluno embora da pós-graduação foi por motivos éticos!!! Concordo que filosofia da ciência deveria fazer parte da grade curricular da maioria das disciplinas... ela nos faz entender porque fazemos as coisas! Mas estude sozinho, como eu, e verá a diferença.
Obrigada pela indicação. Assistimos todas as aulas do seu curso e fizemos seminários para discuti-las ao longo de uma disciplina da pós-graduação. O professor responsável, Manoel Otávio, está empenhado em estudar o assunto e indiquei as obras do Bryan Magee para ele.
Andréia Barroso Sim... Bryan Maggee é ótimo. Aprender filosofia com ele vale a pena. O primeiro escrito que li sobre Karl Popper foi dele (As ideias de Popper). [desculpe-me pelo atraso em responder, mas alguns comentários não chegam diretamente para mim e só percebo ocasionalmente]
Obrigado. É verdade, faz tempo que não vuu a Santa Maria. Ano passado tentaram me levar, mas não foi possível conciliar datas. Espero logo retornar aí. Aliás tenho ido muitas vezes a Passo Fundo (onde estou neste momento).
Excelente contribuição para a minha formação. Muitas reflexões boas esse vídeo me proporcionou. Também penso exatamente assim. Coisa boa é saber que não tô tão fora da caixinha assim. Tem alguém que pensa como eu penso.
No meu canal do RUclips (Gilson Volpato) há uma série de aulas, desde o início do pensamento do cientista até a montagem do artigo. Fora isso, no meu site encontrará várias informações - www.gilsonvolpato.com.br. Além disso, fico no Facebook (gilsonvolpato), onde publico algumas coisas e respondo aos comentários. Meus cursos presenciais podem ser vistos em Eventos em meu site. Qualquer dúvida, entre em contato.
OK. Conclui meu doutorado em novembro na USP. Agora, preciso publicar. Estou muito enferrujada. Mas, quero exercer essa tarefa. Gosto de escrever, mas preciso da técnica certa para publicar
Meu livro que pode melhor lhe ajudar é o Guia Prático para Redação Científica, 2015. É um passo a passo, desde o planejamento da pesquisa, execução... até a publicação e acompanhamento do impacto dela na ciência. Ele é encontrado no site www.gilsonvolpato.com.br ou nos meus cursos. Espero que lhe ajude.
Estou vendo esse vídeo um pouco tarde, mas ok. Faço faculdade particular e não há muito incentivo a pesquisa. Bom, estou procurando me dedicar a pesquisa, estudando por conta própria mesmo. Também não quero publicar em revistas de ''baixa qualidade'', não por arrogância, mas por que eu quero contribuir de verdade, quero fazer ciência de verdade. Obrigado pelas aulas, professor, estão sendo de grande ajuda!
Olá Eduardo! Siga sua intuição e nunca desista de fazer as coisas sempre com a maior qualidade possível. Esse é o caminho para qualquer profissional que quer ajudar a si próprio e também ao seu país. Um passo importante é ler com mais atenção artigos de revistas de boa qualidade. Hoje há vários que distribuem seus artigos gratuitamente (pois já foram pagos pelos autores). Busque tais trabalhos. Sempre que possível, faça suas buscas no Web of Science e, quando não possível, use ao menos o Scopus. Leia sempre artigos em inglês, de revistas de renome internacional. Isso lhe ajudará, cada vez mais, a melhorar seu referencial de qualidade na ciência. Boa sorte e fico feliz que este canal esteja lhe ajudando de alguma forma. Abs.
Bom dia, não sei se o senhor é Cristão, porém faz aquilo que Jesus pediu amai-vos uns aos outros, ao compartilhar o seu conhecimento, dá provas de amor a humanidade e principalmente a nós estudantes que precisamos tanto de orientação, muito obrigada.
Obrigado Perola. Infelizmente falta a muita gente a vontade de ensinar. Se cada orientador fizesse o mínimo que esperamos dele (conhecer o assunto e ensinar) tudo estaria resolvido!!
Professor, gosto muito dos seus vídeos. Já vi que ás vezes o senhor toca sobre a questão ''professor x pesquisador'', será que poderias fazer um vídeo só com esse tema? Queria vê-lo falando mais sobre isso. Que Deus continue o abençoando!
Estou com muita dificuldade na matéria de Metodologia Científica e o povo ainda diz que a educação do Brasil é uma maravilha. Eu quem o diga, cursando o primeiro período em hotelaria, nunca sofri para fazer uma redação, como estou sofrendo hoje, para desenvolver uma que esteja engajada nesse método. Socorro!!! Obrigado Professor, por compartilhar vídeos que ajude nossa sociedade, a se tornarem seres qualificadamente pensantes e compromissados com a Ciência. Essa transmissão de conhecimento é enriquecedora. Muito obrigado.
De fato, temos uma educação péssima em vários níveis. Com isso, cada avanço trás dificuldades, o que também pode decorrer dessa educação anterior. No caso da ciência isso é alarmente, pois era de se esperar que as coisas fossem mais lógicas e claras. Infelizmente, o nível de ensino de Metodologia Científica em noss país é alartmente. Reflete mais ensino de idolatrias do que de ciência. Entendo plenamente seu drama. No meio errado, o certo se torna equívoco.
Que bom Andréia, sentir-se cientista deve mesmo ser uma alegria. Busca a filosofia é um ótimo caminho... só cuidado que às vezes o filosofês atrapalha um pouco. Um autor que esclarece muita coisa de filosofia da ciência é Bryan Magee... vale a pena.
Obrigada pelo retorno. Como lidar com o fato de que as seleções tomam como base a qualidade e a quantidade de artigos? Podemos até nos preocuparmos com a formação e acredito que assim deve ser, mas ao final somos cobrados por quantidade.
E se quem pensa diferente não mudar isso, continuaremos com esse problema (veja que 8 anos após, ainda temos o mesmo problema). Mas há uma leve tendência de melhora nos índices de avaliação internacional.
Obrigado Professor! Incondicionalmente....satisfação conhece-lo por videos sendo unespiano me pergunto pq a universidade não promoveu seus conhecimentos dentro da universidade??!
Acredito que tenha promovido. Os vídeos do RUclips estão, ou estiveram por muitos anos, no site da Reitoria da Unesp. Eles foram gravados (aqueles das aulas do curso Método Lógico para redação científica) a pedido da Reitoria da UNESP. O que ocorre nas universidades em geral, e na Unesp não é diferente, bem como nos nossos governos, é que são instituições que não mantêm propostas de médio e longo prazo. Tal planejamento é muito genérico. Com isso, tudo depende da vontade política do momento. Isso flutua. Além disso, vejo que houve também, por parte de alguns, algum incômodo com o que eu falava. Mas isso é natural, pois se todos aplaudissem, certamente meu trabalho era medíocre. Mas eu não me apeguei à Unesp, embora vários locais da Unesp sempre tenham me levado para cursos e usado minha literatura. Hoje estou aposentado, montei meu próprio Instituto (igvec.com), exatamente para ter estabilidade de ação. Não aceitei convites para me juntar a universidades, pois o sistema eu já conheço e não pretendo gastar meus últimos dias de vida numa plataforma tão incerta como essa que temos nas instituições públicas e privadas do meio universitário brasileiro. E a prerrogativa é não usar dinheiro público, pois também não acredito nessa forma de financiamento. Enfim, agora estou feliz e tocando as coisas com liberdade e do jeito que imagino que devam ser. Obrigado pela questão. Abs.
Ola prof, Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho. Adquirir dois livros de sua autoria: elabore projetos científicos competitivos e método lógico para redação científica. Pretendo ingressa no mestrado e feito isso produzir artigos de qualidade e publicar em revistar também de grande respeito e visibilidade. Com essas aquisições e mais os vídeos será que alcanço esse objetivo? Obrigado!
Boa noite, obrigado pelos videos, estou revendo para melhorar minha deficiência na redação de artigos, consigo realizar as atividades praticas no que diz respeito as pesquisas bem rápido, porem quando tenho que passar para o papel me enrolo.
Passar da teoria para a escrita não é realmente fácil... mas é o fazer e corrigir que vai lhe ensinar, gradativamente. Com apoio de pessoas mais experientes acelera muito o processo.
Quando o autor utiliza a mesma metodologia em vários artigos de pesquisa, citando ele mesmo também em diversas referências isso seria autoplagio não? Ou ele pode fazer isso?
Olá Gabriela. Obrigado por seu comentário. Isso não caracteriza autoplágio. Será autoplágio se ele usar as informações de outros textos de sua própria autoria sem citar as referências desse ou desses textos. Aí foi plágio (pois usou informação publicada sem dar a fonte) e autoplágio porque o autor plagiado foi ele mesmo. O fato de citar tantas vezes ele próprio significa excesso de autocitações. Nesse caso, se não for, de fato, necessário, é abuso que pode ser considerado tentativa de conquistar número de citações a qualquer custo. Isso, uma vez constatado, depõe contra a seriedade e qualidade científica dos autores envolvidos.
Ele pode fazer isso desde que essa citação seja necessária e que esses trabalhos dele que ele mesmo citou sejam realmente importantes. Se houver outros autores para que ele use nesse mesmo caso, não é aconselhável citar apenas os dele próprio. Porém, a decisão para saber se esse autoplágio é justificado ou não deve passar por uma análise qualitativa dentro do contexto dos trechos em que aparecem.
Olá Professor Gilson! A metodologia apresentada na Introdução de um Artigo Científico é a mesma apresentada no capítulo de Materiais e Métodos, mas de uma forma objetiva, sem muitos detalhes? Ou o que exatamente deve ser colocado nesse sentido na Introdução? Um abraço!
Na Introdução, você deve apresentar porque seu trabalho foi feito (não precisa dizer como foi feito). Isso significa mostrar qual o problema que motivou o trabalho; qual(is) a(s) pergunta(s) que direcionou o(s) objetivo(s) da pesquisa, qual(is) é(são) esse(s) objetivo(s) e qual a relevância de tudo isso (seja relevância teórica ou relevância aplicada.
Neste vídeos do youtube não tem como baixar os slides (o vídeo é mais comum ser baixado). Nas aulas que tenho no Clube SOS Ciência, em meu site www.gilsonvolpato.com.br, os associados podem baixar o pdf de todos os slides. Abs e feliz por você ter gostado das aulas.
Sim, tem razão. Há uma boa associação entre qualidade de ensino de da pesquisa nas universidades. Essa associação deve decorrer da intenção da instituição em tentar fazer sempre o máximo e do entendimento dessa mesma instituição de que ensino e pesquisa são complementares e indissociáveis para o ensino universitário. Aqui no Brasil há muitas instituições que só entraram na pesquisa por causa da avaliação da Capes (é como o aluno que só estuda quando tem prova). Falta, dentro de muitas de nossas instituições, a percepção dessa complementariedade entre ensino e pesquisa na docência universitária.
Olá, Sr. Gilson. Tenho 15 anos e gostaria de saber se posso publicar artigos matemáticos com essa idade ou não, e como fazer meus trabalhos chegarem à AMS (American Mathematical Society) sem perder os méritos.
Bem... agora você já está com cerca de 20 anos e minha resposta não procede mais. De qualquer forma, pessoas que não estejam na academia terão mais dificuldade de mostrar suas ideia e conclusões. Um caminho mais fácil é contar com um tutor acadêmico honesto. Fora isso, uma carta direta à AMS, sem constar sua idade, mas alguns dos seus fundamentos (sem entregar a principal base, mas mostrando que tem uma solução importante para a Matemática) é outro caminho... mas tem que tomar muito cuidado. Deve haver boa chance de encontrar pessoas honestas pelo caminho. Para os cientistas, teoricamente, idade não deveria ser problema... o principal deve ser a fundamentação. Porém, humanos são humanos e, às vezes, isso vira problema. Boa sorte em sua vida profissional.
Obrigado Jefferson. de fato, eu adoro ensinar o pouco que sei... sempre fui assim. Faça o mesmo com o que sabe, pois sempre haverá alguém que pode se beneficiar com isso. Abraços.
Olá Almeida, Que bom que gosta do material que tenho produzido. Com os livros e os vídeos... agora o negócio e´chegar longe! A estrada tá dada, basta andar nela, aperfeiçoando sempre.
Olá André, lhe agradeço muito pelo retorno. Isso é fundamental, pois a minha rotina é mesmo desgastante. Sua divulgação também é fundamental, porque sem esse tipo de apoio o trabalho da gente não anda. Que ótimo que meus ensinamentos contribuíram para sua tese... funciona, né? A Unesp me deu liberdade para fazer minhas coisas, o que foi muito importante... e tive a felicidade de escolher o orientador certo, que me colocou nos trilhos e me ensinou a pensar como cientista.
Olá Andréia, pode parecer que não, mas nos últimos 15 anos tenho visto um avanço nas seleções em direção à busca por qualidade e não quantidade. Ainda é tímido esse avanço, mas é o caminho. Nesse quadro, no início terá que fazer quantidade de qualidade. Dependendo da área, esse avanço está sendo mais rápido. Fapesp e CNPq estão acelerando um pouco mais nesse sentido nos últimos 2 anos. Neste ano o CNPq parece decidido a acabar com essa questão de quantidade de coisinhas irrelevantes: vamos ver!
Espero que seja útil, mas perceba que muitos professores têm a mania de achar que porque é TCC pode ser errado. Isso apenas justifica a ignorância deles, pois muitos não sabem como fazer um texto nos molde da ciência internacional. Assim, siga a lógica que eu apresesento, mas acredito que poderá ter problemas. No TCC, você tem que errar igual aos mestres. Hoje gravei um vídeo falando disso e nesta ou na próxima semana estará editado na minha página, na seção Pontos de Vista.
Que bom Andréia, sentir-se cientista deve mesmo ser uma alegria. Busca a filosofia é um ótimo caminho... só cuidado que às vezes o filosofês atrapalha um pouco. Um autor que esclarece muita coisa de filosofia da ciência é Bryan Magee... vale a pena.
O senhor é uma das maiores referências para os mestrandos e doutorandos do Brasil. Parabéns pela dedicação!
Muito obrigado pela confiança e reconhecimento de meu trabalho. Repasse a outros tudo o que ver de útil por aqui. Abs.
Perfeito, professor. Muito grata por essas aulas. Diante de tantos vídeos "escreva rápido", "faça com chat gpt", essa playlist vem ajudar a entender que o processo cognitivo é lento e precisa de dedicação.
Olá, obrigado pelas considerações. De fato, na era da comunicação estamos com mais dúvidas sobre as informações (nem me refiro a fake news proposital), o que acredito ser decorrente da busca por conhecimentos rasos, apenas para resolver problemas imediatos, mas sem dar sustentação aos aprendizes. Abs.
Muita boa reflexão sobre a formação do cientista, acredito que todas as instiuições de ensino deveriam pensar e agir asssim. Parabéns.
Meu professor e orientador me recomendou este curso para o TCC. Com certeza será muito bom para meu trabalho e formação.
Professor assistir seus vídeos não é gastar tempo e investir tempo em palavras que veem de alguém que tem experiência e que está disponibilizando uma parte do seu conhecimento sem pensar na parte econômica! Muito agradecida!
Revendo seus vídeos como preparatório para meu TCC. Tive o prazer de conhecer suas aulas por intermédio do professor Antônio Carlos, UFPE, ao qual sou muito grata pela oportunidade de nos apresentar seus materiais. Ao Senhor, Professor Gilson, meu muito obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento.
Muito obrigado Celia!! Fico gratificado com seu comentário, por saber que fui útil. Agradeça também ao prof. Antônio Carlos, pois são essas pessoas que percebem alguma qualidade neste trabalho e passam para a frente. Desejo a você sucesso em sua profissão e sonhos. Abs.
@@GilsonVolpato-IGVEC agradecida!
Vc se refere ao prof. Antônio Carlos Xavier (da Linguística?). Sou acadêmico de Letras de lá e tô passando sufoco e redescobrindo o prof. Volpato ;)
Grande mestre, obrigado por disponibilizar este material.
Excelente trabalho Professor. As pessoas que escreve seu nome na história da humanidade de forma digna são aquelas que fazem algo pelo próximo. Muito agradecido Professor.
Professor, o senhor não me conhece mas encontrei seus vídeos e o conheci! Saiba que está sendo muito importante para minha vida, para meus estudos, para meu conhecimento. Só tenho a agradecer de coração por todo esse material gratuito que nos oferece e parabéns pela iniciativa! Só para não esquecer, seu site é maravilhoso!
Dayanna Fragoso Obrigado Dayanna! Seu proveito com meu material é o motivo que me faz continuar a disponibilizar cada vídeo, cada artigo, cada texto... Obrigado pelo feedback!
Professor, me emociono sempre que acho vídeos no RUclips com esse nível de conhecimento... conhecimento este que antes estava reservado a uma pequena parte da população. O senhor é de uma generosidade...Sua fala me tocou profundamente. Há anos penso em fazer mestrado e doutorado, mas sempre senti que não estava pronta...e hoje tenho certeza disso, mas também já sei por onde começar. Muito obrigada pelos vídeos!! Um abraço.
Minha professora me encaminhou esse curso para ajudar no meu PIBIC, muito bom, vou recomendar para meus amigos
Muito obrigado!!! Ficamos felizes em saber que estamos ajudando.
Parabéns pelo trabalho, Dr. Gilson Volpato.
PARABENS PELOS SEUS VIDEOS CONTINUE SEMPRE ASSIM, CONHCIMENTO É PARA SE ENSINAR DE QUEM TEM INTERECE EM APRENDER, O MESTRE É CONHECIDO E VALORIZADO QUANDO SE TEM A ENSINAR!!!!
Gostei muito desse projeto, porque está difícil encontrar na faculdade, mesmo nas aulas de método, um aprofundamento do tema desta forma comprometida e clara! Faço votos de que projetos como este sejam cada vez mais impulsionados e divulgados!
Quanta generosidade intelectual encontro nos vídeos e falas do Prof. Gilson Volpato, consigo compreender aqui o que não encontrei clareza em aulas acadêmicas, onde ha necessidade de complicar o que pôde ser mais simples. Meus agradecimentos Professor, que a vida lhe retribua, pois o conhecimento não tem preço.
kelen Fernanda Catarochi Muito obrigado Kelen. De fato, se todos buscassem descomplicar, mais pessoas aprenderiam e melhor seria nossa sociedade. Infelizmente, ainda vivemos a era medieval de que o que rebuscado é melhor.
Gilson Volpato professor, o sr. deveria falar isso no setor jurídico. Advogados confundem rebuscamento com fundamentação científica.
Obrigado Professor por partilhar seus conhecimentos de uma forma tão clara e objetiva.
Acho brilhante a visão sobre ciência de forma clara! O senhor é um cientista de verdade! Parabéns! Espero melhorar a minha qualidade cientista e quem sabe chegar próximo dessa sua clareza filosófica
Excelente! Parabéns e obrigada por dispor essa riqueza.
Caro Prof. Dr.Gilson Volpato.
Parabenizo o senhor pela iniciativa dessas vídeo - aulas. Ja tive o enorme prazer de fazer um curso com o senhor, e foi muito proveitoso, a construção da minha dissertação foi realmente pautada nos conhecimentos que adquirir através do curso. tenho todos os seus livros, e agora terei também em vídeo - aulas.Sempre to divulgando seu trabalho para amigos e alunos. PARABÉNS MESMO PELA SUA INICIATIVA e também parabenizar a UNESP pelo apoio.
Parabéns pelas publicações de tamanha importância para a evolução da ciência e educação brasileira!
obrigado por contribuir de forma exímio na minha vida tenho duas visões : antes de assistir e depois de assistir os seu videos.
Gilson Volpato...uma pérola rara e inestimável no meio de um oceano de engôdos!!!
Muito obrigado, meu caro. Sua percepção é um grande estímulo para mim. Abs.
Muito obrigada por disponibilizar os vídeos no RUclips, professor! Eu assisti um dos cursos que o senhor deu na Unicamp e sempre recorro aos vídeos nas vezes em que tenho dúvidas!
Obrigado Cinthia, desculpe-me pela demora em responder, mas algumas vezes não recebo notificação de que há cometário no canal e só descubro bem mais tarde. Falando em Unicamp, dias 16 e 17/10/14 ministrarei curso prático de redação, oferecido pela Reitoria e Espaço da Escrita.
Gente, Volpato é vida!
Boa Noite Prof.Gilson Volpato
Foi uma grata surpresa conhecer seus vídeos, muito obrigado por sua generosidade
em disponibilizar este excelente material.
Muito Obrigado
Parabéns pelo trabalho, por transmitir o conhecimento e pela iniciativa.
Estou me sentindo um pouco mais uma cientista em formação ao me identificar em vários momentos do vídeo. O tópico das fraudes e a relação com a ética, moral e humanidade foi muito esclarecedor. Esse semestre tentei me matricular em filosofia da ciência, mas os horários não batem com as disciplinas que devo cursar, essa disciplina deveria estar na grade de disciplinas obrigatórias do curso.
Vamos as próximas aulas.
ho meu sonho e ser cientista tds comentam ate minha mãe não asseita, tenho 14 anos estudo no mario sette caruaru e la não tem um professor que nos endique a esta profissão mas tenho esse sonho desde de pequena e quando agente quer algo de verdade consegue, eu vou continuar e tenho certeza q vou conseguir obg vc explica mt bem
Espero que esteja conseguindo ir em frente em seu sonho de ser cientista. Ser ciensta é uma das profissões que eu acho mais apaixonantes!!
não desista do seu sonho! também nasci em um lugar onde as pessoas não sabiam o que era isso. Meus pais também não e ainda estou no caminho. Enfrentei preconceitos em grandes universidades no país mas, não desisti.
Não desista, trabalhar com ciência é maravilhoso!
Inicie estudando muito o idioma português
Não desista de seu sonho. É possível, não deixe de estudar, leia bastante. Acesse os artigos já publicados de todas as áreas, disponíveis gratuitamente nos sites como Embrapa, Universidades, Google Scholar... vc vai conseguir, persista! scholar.google.com.br/ www.embrapa.br/biblioteca / www.embrapa.br/cerrados/publicacoes /www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/todos?botao=todas-as-publicacoes
Agradeço sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos professor Gilson Volpato .Que Deus lhe ilumine sempre!! Abraços!!
+Jairo Luis Torres Obrigado pelo feedback. Aproveito para lhe desejar um excelente Natal e um 2016 extremamente generoso com você. Abraços.
Obrigado.Abraços e felizes festas para o senhor e família.
Obrigado... espero que estimule mais pessoas a fazerem isso, de forma que a ciência nacional possa realmente sair da UTI.
Assisti até a aula 31 até o momento. Está sendo de grande valia nos meus trabalhos como engenheiro de processos, pois uma vez que não mais tenho acesso direto à área acadêmica, estou procurando utilizar os conceitos nos experimentos de novos processos com os quais estou trabalhando. Obrigado a toda equipe envolvida neste valioso material.
Que ótimo Emerson Pettan. Se tiver dúvidas pontuais, pode perguntar por aqui que procurarei responder. Abs.
Sou aluno do programa em Educação Sexual na UNESP de Araraquara. Gostaria de parabenizar sua proposta e dizer que estou aprendendo muito com seus vídeos.
Seus ensinamentos são preciosos. Muito obrigado professor.
Admiro sua competência professor!!!
Gilson, fiquei sabendo dos seus vídeos por um amigo. Ele me aconselhou a dar uma olhadinha no seu canal.
No momento estou iniciando um trabalho de pesquisa e suas aulas com certeza irão me ajudar muito.
Muito obrigado por disponibiliza-las no RUclips.
+Lucas Lemos Obrigado ao seu amigo e a você. Espero que lhe seja bem útil. Boa sorte e sucesso.
Ok, professor estarei assistindo para posteriormente emitir opiniões mas confesso que estou ainda lendo bastante para fundamentar meu artigo, e estou em uma fase bastante introspectiva devido a pesquisa.
creo que sera un excelente viaje en las 42 aulas, Gracias Dr. Gilson.
Obrigado... meu maior sonho é que no futuro o padrão médio do texto científico dos brasileiros seja de textos que ao menos a redação faça sentido. Que dê para ler e entender como construíram aquele conhecimento e que revele que sabem o que é fazer ciência. Por isso seu comentário me alegra!
Professor Dr Gilson Volpato, parabéns pela iniciativa de nos fazer enxergar o mundo científico de forma tão ampla e simples! Que na maioria das vezes, nos é passado de forma tão distante e sem vida. Por causa de sua ação de fazer este apoio ser para todos e gratuito. Sabe o resultado que o Senhor provocou em mim? Voltar aos meus fichamentos e agora estou preparando-me para o mestrado. Que em certo momento vivia dormindo e desmotivado. Muito obrigado!!
Excelente iniciativa Prof. Atualmente estou no doutorado e estou na fase de buscar a publicação dos meus resultados do mestrado. Porém não tenho nenhuma experiencia em redação científica e comecei a pesquisar a respeito. Fiquei muito feliz em saber que uma grande ajuda é este curso e que o autor esta tão próximo. kkkkkk
Meu nome é Deivid Pires e faço doutorado pela programa de Farmacologia e Biotecnologia do IBB. E por coincidência nesta segunda (06/06/2016) terá uma palestra sua disciplina da pós. Estou bastante ansioso pela palestra. Grande abraço.
Parabéns, adorei a aula.
Excelentes aulas....
obrigado
luiz alberto
Muito boas suas aulas parabéns
Muito bom. parabens ao professor. argumentos solidos e muito bem explicados.
Incrível que já fiz graduação e mestrado e nunca tinha ouvido falar nessa série de vídeos. Um colega, hoje doutorando, me indicou. Comecei a assistir agora e já estou impressionada com a relevância e como não conheci antes.
Que ótima essa sua impressão, Thamires. Muito obrigado. Espero que continue gostando, pois tenho certeza que o que está por aqui está ligado às principais base teóricas da ciência em bom nível internacional. Bom estudo e conte comigo.
Ótimo vídeo! 👏🏻
Obigado!!!
Obrigado pela retorno. E que todos que gostem se transformem em multiplicadores, pois o Brasil vai precisar de muita gente ensinando!!!
Grande mestre e cientista ímpar!
Que honra! Valeu!!!
É isso aí Andréia, ética em primeiro lugar. Os pucos casos que mandei aluno embora da pós-graduação foi por motivos éticos!!! Concordo que filosofia da ciência deveria fazer parte da grade curricular da maioria das disciplinas... ela nos faz entender porque fazemos as coisas! Mas estude sozinho, como eu, e verá a diferença.
Obrigada pela indicação.
Assistimos todas as aulas do seu curso e fizemos seminários para discuti-las ao longo de uma disciplina da pós-graduação. O professor responsável, Manoel Otávio, está empenhado em estudar o assunto e indiquei as obras do Bryan Magee para ele.
Andréia Barroso Sim... Bryan Maggee é ótimo. Aprender filosofia com ele vale a pena. O primeiro escrito que li sobre Karl Popper foi dele (As ideias de Popper). [desculpe-me pelo atraso em responder, mas alguns comentários não chegam diretamente para mim e só percebo ocasionalmente]
Obrigado!!
Obrigado pelo conhecimento disponibilizado!
Que ótimo que gostou. Obrigado pelo feedback. Abs.
Parabéns Gilson!
Espero que possa voltar logo para Santa Maria - RS para mais um curso!
Um grande abraço.
Obrigado. É verdade, faz tempo que não vuu a Santa Maria. Ano passado tentaram me levar, mas não foi possível conciliar datas. Espero logo retornar aí. Aliás tenho ido muitas vezes a Passo Fundo (onde estou neste momento).
Pretendo usar seus vídeos para trabalhar em meu TCC professor! Estou na expectativa de ser útil.
Obrigado Marcos... meu sonho sempre foi o de poder contribuir com a humanidade, mesmo que com uma pequena pitadinha.
Parabéns pelo trabalho, boa sorte !!!
Excelente contribuição para a minha formação. Muitas reflexões boas esse vídeo me proporcionou. Também penso exatamente assim. Coisa boa é saber que não tô tão fora da caixinha assim. Tem alguém que pensa como eu penso.
:-) Que ótimo!!! Aos poucos os poucos se juntam.
É verdade! Onde acho o seu curso onde o senhor explica como escrever o artigo desde o início. O link que eu tinha não está acessando
No meu canal do RUclips (Gilson Volpato) há uma série de aulas, desde o início do pensamento do cientista até a montagem do artigo. Fora isso, no meu site encontrará várias informações - www.gilsonvolpato.com.br. Além disso, fico no Facebook (gilsonvolpato), onde publico algumas coisas e respondo aos comentários.
Meus cursos presenciais podem ser vistos em Eventos em meu site.
Qualquer dúvida, entre em contato.
OK. Conclui meu doutorado em novembro na USP. Agora, preciso publicar. Estou muito enferrujada. Mas, quero exercer essa tarefa. Gosto de escrever, mas preciso da técnica certa para publicar
Meu livro que pode melhor lhe ajudar é o Guia Prático para Redação Científica, 2015. É um passo a passo, desde o planejamento da pesquisa, execução... até a publicação e acompanhamento do impacto dela na ciência. Ele é encontrado no site www.gilsonvolpato.com.br ou nos meus cursos. Espero que lhe ajude.
Estou vendo esse vídeo um pouco tarde, mas ok. Faço faculdade particular e não há muito incentivo a pesquisa. Bom, estou procurando me dedicar a pesquisa, estudando por conta própria mesmo. Também não quero publicar em revistas de ''baixa qualidade'', não por arrogância, mas por que eu quero contribuir de verdade, quero fazer ciência de verdade. Obrigado pelas aulas, professor, estão sendo de grande ajuda!
Olá Eduardo! Siga sua intuição e nunca desista de fazer as coisas sempre com a maior qualidade possível. Esse é o caminho para qualquer profissional que quer ajudar a si próprio e também ao seu país. Um passo importante é ler com mais atenção artigos de revistas de boa qualidade. Hoje há vários que distribuem seus artigos gratuitamente (pois já foram pagos pelos autores). Busque tais trabalhos. Sempre que possível, faça suas buscas no Web of Science e, quando não possível, use ao menos o Scopus. Leia sempre artigos em inglês, de revistas de renome internacional. Isso lhe ajudará, cada vez mais, a melhorar seu referencial de qualidade na ciência. Boa sorte e fico feliz que este canal esteja lhe ajudando de alguma forma. Abs.
Obrigado Joaquim!!
Muito bom o seu trabalho! (Y)
uauuuuu....
muito grato!!
:-0
Obrigado Leandro!!
Bom dia, não sei se o senhor é Cristão, porém faz aquilo que Jesus pediu amai-vos uns aos outros, ao compartilhar o seu conhecimento, dá provas de amor a humanidade e principalmente a nós estudantes que precisamos tanto de orientação, muito obrigada.
Obrigado Perola. Infelizmente falta a muita gente a vontade de ensinar. Se cada orientador fizesse o mínimo que esperamos dele (conhecer o assunto e ensinar) tudo estaria resolvido!!
Professor, gosto muito dos seus vídeos. Já vi que ás vezes o senhor toca sobre a questão ''professor x pesquisador'', será que poderias fazer um vídeo só com esse tema? Queria vê-lo falando mais sobre isso. Que Deus continue o abençoando!
Estou com muita dificuldade na matéria de Metodologia Científica e o povo ainda diz que a educação do Brasil é uma maravilha. Eu quem o diga, cursando o primeiro período em hotelaria, nunca sofri para fazer uma redação, como estou sofrendo hoje, para desenvolver uma que esteja engajada nesse método. Socorro!!!
Obrigado Professor, por compartilhar vídeos que ajude nossa sociedade, a se tornarem seres qualificadamente pensantes e compromissados com a Ciência. Essa transmissão de conhecimento é enriquecedora. Muito obrigado.
De fato, temos uma educação péssima em vários níveis. Com isso, cada avanço trás dificuldades, o que também pode decorrer dessa educação anterior. No caso da ciência isso é alarmente, pois era de se esperar que as coisas fossem mais lógicas e claras. Infelizmente, o nível de ensino de Metodologia Científica em noss país é alartmente. Reflete mais ensino de idolatrias do que de ciência. Entendo plenamente seu drama. No meio errado, o certo se torna equívoco.
Que bom Andréia, sentir-se cientista deve mesmo ser uma alegria. Busca a filosofia é um ótimo caminho... só cuidado que às vezes o filosofês atrapalha um pouco. Um autor que esclarece muita coisa de filosofia da ciência é Bryan Magee... vale a pena.
Que aulas incríveis! =)
Obrigada pelo retorno.
Como lidar com o fato de que as seleções tomam como base a qualidade e a quantidade de artigos? Podemos até nos preocuparmos com a formação e acredito que assim deve ser, mas ao final somos cobrados por quantidade.
E se quem pensa diferente não mudar isso, continuaremos com esse problema (veja que 8 anos após, ainda temos o mesmo problema). Mas há uma leve tendência de melhora nos índices de avaliação internacional.
Esse é meu objetivo, que o material posso contribuir no crescimento de nossa ciência e educação. Obrigado pelo comentário.
“Ciência forte leva a textos fortes e ciência fraca leva a textos fracos." Incrível.
BOM DIA PRA VC PROFESSOR
Bom dia Isaias... espero que faça bom proveito do que apresentamos neste canal. Abs.
@@GilsonVolpato-IGVEC AMÉM PROFESSOR. UM ABRAÇO
@@GilsonVolpato-IGVEC esse vídeo foi posto por uma Professora minha de uma disciplina da faculdade, é pra fazermos um projeto e seu vídeo é excelente
Obrigado Professor! Incondicionalmente....satisfação conhece-lo por videos sendo unespiano me pergunto pq a universidade não promoveu seus conhecimentos dentro da universidade??!
Acredito que tenha promovido. Os vídeos do RUclips estão, ou estiveram por muitos anos, no site da Reitoria da Unesp. Eles foram gravados (aqueles das aulas do curso Método Lógico para redação científica) a pedido da Reitoria da UNESP. O que ocorre nas universidades em geral, e na Unesp não é diferente, bem como nos nossos governos, é que são instituições que não mantêm propostas de médio e longo prazo. Tal planejamento é muito genérico. Com isso, tudo depende da vontade política do momento. Isso flutua. Além disso, vejo que houve também, por parte de alguns, algum incômodo com o que eu falava. Mas isso é natural, pois se todos aplaudissem, certamente meu trabalho era medíocre. Mas eu não me apeguei à Unesp, embora vários locais da Unesp sempre tenham me levado para cursos e usado minha literatura. Hoje estou aposentado, montei meu próprio Instituto (igvec.com), exatamente para ter estabilidade de ação. Não aceitei convites para me juntar a universidades, pois o sistema eu já conheço e não pretendo gastar meus últimos dias de vida numa plataforma tão incerta como essa que temos nas instituições públicas e privadas do meio universitário brasileiro. E a prerrogativa é não usar dinheiro público, pois também não acredito nessa forma de financiamento. Enfim, agora estou feliz e tocando as coisas com liberdade e do jeito que imagino que devam ser. Obrigado pela questão. Abs.
Ola prof,
Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho. Adquirir dois livros de sua autoria: elabore projetos científicos competitivos e método lógico para redação científica. Pretendo ingressa no mestrado e feito isso produzir artigos de qualidade e publicar em revistar também de grande respeito e visibilidade. Com essas aquisições e mais os vídeos será que alcanço esse objetivo?
Obrigado!
Boa noite, obrigado pelos videos, estou revendo para melhorar minha deficiência na redação de artigos, consigo realizar as atividades praticas no que diz respeito as pesquisas bem rápido, porem quando tenho que passar para o papel me enrolo.
Passar da teoria para a escrita não é realmente fácil... mas é o fazer e corrigir que vai lhe ensinar, gradativamente. Com apoio de pessoas mais experientes acelera muito o processo.
Quando o autor utiliza a mesma metodologia em vários artigos de pesquisa, citando ele mesmo também em diversas referências isso seria autoplagio não? Ou ele pode fazer isso?
Olá Gabriela. Obrigado por seu comentário. Isso não caracteriza autoplágio. Será autoplágio se ele usar as informações de outros textos de sua própria autoria sem citar as referências desse ou desses textos. Aí foi plágio (pois usou informação publicada sem dar a fonte) e autoplágio porque o autor plagiado foi ele mesmo.
O fato de citar tantas vezes ele próprio significa excesso de autocitações. Nesse caso, se não for, de fato, necessário, é abuso que pode ser considerado tentativa de conquistar número de citações a qualquer custo. Isso, uma vez constatado, depõe contra a seriedade e qualidade científica dos autores envolvidos.
Ele pode fazer isso desde que essa citação seja necessária e que esses trabalhos dele que ele mesmo citou sejam realmente importantes. Se houver outros autores para que ele use nesse mesmo caso, não é aconselhável citar apenas os dele próprio. Porém, a decisão para saber se esse autoplágio é justificado ou não deve passar por uma análise qualitativa dentro do contexto dos trechos em que aparecem.
Olá Professor Gilson! A metodologia apresentada na Introdução de um Artigo Científico é a mesma apresentada no capítulo de Materiais e Métodos, mas de uma forma objetiva, sem muitos detalhes? Ou o que exatamente deve ser colocado nesse sentido na Introdução? Um abraço!
Na Introdução, você deve apresentar porque seu trabalho foi feito (não precisa dizer como foi feito). Isso significa mostrar qual o problema que motivou o trabalho; qual(is) a(s) pergunta(s) que direcionou o(s) objetivo(s) da pesquisa, qual(is) é(são) esse(s) objetivo(s) e qual a relevância de tudo isso (seja relevância teórica ou relevância aplicada.
👏🏼👏🏼👏🏼
Muito obrigado pelas incríveis aulas, professor. Eu gostaria de saber: há alguma forma de baixar os slides utilizados nas aulas?
Neste vídeos do youtube não tem como baixar os slides (o vídeo é mais comum ser baixado). Nas aulas que tenho no Clube SOS Ciência, em meu site www.gilsonvolpato.com.br, os associados podem baixar o pdf de todos os slides. Abs e feliz por você ter gostado das aulas.
🎉👏👏
EU VEJO QUE QUANDO HÁ UM BOM ENSINO, HA COMO DESENVOLVER UMA PESQUISA DE QUALIDADE E VICE VERSA
Sim, tem razão. Há uma boa associação entre qualidade de ensino de da pesquisa nas universidades. Essa associação deve decorrer da intenção da instituição em tentar fazer sempre o máximo e do entendimento dessa mesma instituição de que ensino e pesquisa são complementares e indissociáveis para o ensino universitário. Aqui no Brasil há muitas instituições que só entraram na pesquisa por causa da avaliação da Capes (é como o aluno que só estuda quando tem prova). Falta, dentro de muitas de nossas instituições, a percepção dessa complementariedade entre ensino e pesquisa na docência universitária.
Onde posso comprar os seus livros professor?
amazon.com.br
Olá, Sr. Gilson. Tenho 15 anos e gostaria de saber se posso publicar artigos matemáticos com essa idade ou não, e como fazer meus trabalhos chegarem à AMS (American Mathematical Society) sem perder os méritos.
Bem... agora você já está com cerca de 20 anos e minha resposta não procede mais. De qualquer forma, pessoas que não estejam na academia terão mais dificuldade de mostrar suas ideia e conclusões. Um caminho mais fácil é contar com um tutor acadêmico honesto. Fora isso, uma carta direta à AMS, sem constar sua idade, mas alguns dos seus fundamentos (sem entregar a principal base, mas mostrando que tem uma solução importante para a Matemática) é outro caminho... mas tem que tomar muito cuidado. Deve haver boa chance de encontrar pessoas honestas pelo caminho. Para os cientistas, teoricamente, idade não deveria ser problema... o principal deve ser a fundamentação. Porém, humanos são humanos e, às vezes, isso vira problema. Boa sorte em sua vida profissional.
Organize os vídeos.
Obrigado! Eu ainda não sei como organizá-los no youtube. Na minha página estão todos organizados.
Gilson Volpato
Tá perfeito Professor Gilson. Obrigada pela ajuda!
NOVATO POR AQUI
Seja muito bem-vindo.
Obrigado Tina... neste Brasil preciso mesmo de muita sorte... mas vamos em frente.
Muito obrigado. Vi todos os seus comentários em outras aulas. É muito animador para mim, como educador.
Obrigado Jefferson. de fato, eu adoro ensinar o pouco que sei... sempre fui assim. Faça o mesmo com o que sabe, pois sempre haverá alguém que pode se beneficiar com isso. Abraços.
Obrigado Rogério. Tenho certeza que deve ter captado a mensagem... agora é usar e distribuir para os demais!
Olá Almeida, Que bom que gosta do material que tenho produzido. Com os livros e os vídeos... agora o negócio e´chegar longe! A estrada tá dada, basta andar nela, aperfeiçoando sempre.
Olá André, lhe agradeço muito pelo retorno. Isso é fundamental, pois a minha rotina é mesmo desgastante. Sua divulgação também é fundamental, porque sem esse tipo de apoio o trabalho da gente não anda. Que ótimo que meus ensinamentos contribuíram para sua tese... funciona, né? A Unesp me deu liberdade para fazer minhas coisas, o que foi muito importante... e tive a felicidade de escolher o orientador certo, que me colocou nos trilhos e me ensinou a pensar como cientista.
Olá Andréia, pode parecer que não, mas nos últimos 15 anos tenho visto um avanço nas seleções em direção à busca por qualidade e não quantidade. Ainda é tímido esse avanço, mas é o caminho. Nesse quadro, no início terá que fazer quantidade de qualidade. Dependendo da área, esse avanço está sendo mais rápido. Fapesp e CNPq estão acelerando um pouco mais nesse sentido nos últimos 2 anos. Neste ano o CNPq parece decidido a acabar com essa questão de quantidade de coisinhas irrelevantes: vamos ver!
Obrigado Adelaine, fico feliz que tenha gostado das aulas. Feedback são importantes!
Espero que seja útil, mas perceba que muitos professores têm a mania de achar que porque é TCC pode ser errado. Isso apenas justifica a ignorância deles, pois muitos não sabem como fazer um texto nos molde da ciência internacional. Assim, siga a lógica que eu apresesento, mas acredito que poderá ter problemas. No TCC, você tem que errar igual aos mestres. Hoje gravei um vídeo falando disso e nesta ou na próxima semana estará editado na minha página, na seção Pontos de Vista.
Que bom Andréia, sentir-se cientista deve mesmo ser uma alegria. Busca a filosofia é um ótimo caminho... só cuidado que às vezes o filosofês atrapalha um pouco. Um autor que esclarece muita coisa de filosofia da ciência é Bryan Magee... vale a pena.