A realidade de cada um é uma construção do sentir e das percepções de todos, e sobretudo, das interpretações e do sentir pessoal...Todos estamos num delírio conjunto e pessoal
@@newbiex11Simm, e além disso: se não existe uma realidade objetiva e sólida, será que existe alguma verdade? Se quem dita o que é verdade ou mentira é a realidade, então o máximo que podemos afirma é que "Penso, logo existo". Todo o resto pode ser uma mentira ou não, ficamos nesse limbo de saber e não saber, é bem confuso, perigoso, assustador, mas estranhamente bonito porque dá espaço a criatividade. Ou seja, a verdade verdadeira é relativa, depende de cada um, e a única coisa que fazemos com esses pensamentos (aprisionados pela própria obrigatoriedade de escolha) é decidir qual verdade seguir e qual caminho tomar.
Realidade subjetiva, um contraste entre o indivíduo e a sua própria percepção da realidade, e ela (a realidade) que antecede os preceitos e independe do homem
a realidade se apresenta através da observação (não necessariamente visual). tomando de exemplo experimentos quânticos como o gato de schrondiger e a experiência da dupla fenda, percebemos como o ato de observar é fundamental para determinar o real. o gato só está realmente vivo ou morto quando a caixa se abre; o elétron se manifesta diferentemente com a presença de um instrumento observador.
A realidade é o que percebo , Sendo que as minhas percepções são na maioria das vezes percepções ensinadas ou transmitidas ...Por outras intenções, nem sempre percebidas .... ......
você só percebe o que a sua mente cria. Tudo o que a sua mente cria pode facilmente desaparecer. O que existe sem depender de sua mente, isso é real. O resto é muito convincente, mas é ilusão.
Com certeza vivemos no mundo das nossas perceções, assim também construímos nosso céu ou inferno. Podendo morar e viver no céu ou inferno do outro. Enfim tudo vai depender de seu estado de consciência e percepção de dentro e fora da caixa. Abraços a todos 😍🌻🌷
Boa... Mas a qstao é chegar lá, e manter... E é estranho q ao mesmo tempo q as vzs a relativa, subjetiva, "horrível" "dor" do "sofrimento" q passamos é tão ruim,. é tb interessante, curioso, nós sabermos q certas coisas sãos processos mentais automáticos, e as vzs até conseguimos ficar conscientes no momento e a qlq tempo, mas mesmo assim não conseguimos até então termos o " total controle" , ou dissipação, desse acontecimento... Pelo jeito, um dos motivos é o processamento automático de informações, conceitos, crenças, o inconsciente... Há várias formas de treinar/reprogramar o cérebro/mente até certo ponto. então melhora e ameniza certas coisas, mas parece surgir outras... E o mais irônico, é q a pessoa pode estar vivendo um inferno (q na vdd é o mundo interno), e a pessoa acha q a vida é assim. mas se a pessoa se apaixona, ou ganha numa mega sena, etc. o inferno, o mundo q é ruim , poderia, simplesmente, desaparecer... mudar... Rs (As letras aq estão mt pequenas e ruim p enxergar e digitar, não repare se houve algum erro.)
A realidade é uma dimensão de aprendizagem e oportunidades para há dimensão além da matéria. Imagine não sente nem um tipo sentimento ruim e poder descobrir o por quê de está aqui?...
Nosso racionio é capacidade de compreensão são limitados, para que possamos compreender precisamos ver só as sombras no fundo da caverna, o mundo exterior é inacessível aos nossos olhos miopes é limitados.
O que é a realidade? O que é a cor? Todos os animais percepcionam a cor da mesma forma? O mundo realmente é aquilo que percepciono ou que percepciono é apenas produto da minha capacidade sensorial em conjunto com o meu limitado conhecimento adquirido através da interação com o mundo e experiência. O que é a verdade? A verdade realmente existe fora do sujeito e da sua percepção? Tema interessante e infindável 😊
Penso logo existo poderia ser, penso logo o mundo existe para mim porque embora o mundo possa existir sem mim, é só apartir da minha percepção que eu tomo consciência da sua existência.
Do ponto de vísta da mecânica quântica o que é REALIDADE? Como ele citou MATRIX aborda um contexto, mas explicar o que é realidade é como se ´´tentar`` explicar o que é CONSCIÊNCIA, como o cérebro e a consciência estão conectados...
Peço a gentileza dos editores de vídeo, para que façam manter na tela, por um pouco mais de segundos, as informações sobre os palestrante: afinal, não somos leitores dinâmicos. Obrigado.
Nessa mesma lógica do "penso, logo existo" e levando em consideração que não necessariamente se precisa estar pensando algo que esteja "certo" para saber que existe um EU que pensa, por que se exclui a possibilidade de um "sinto, logo existo" se para sentir também é necessário um "receptor", um EU, independente do sentimento?
na real ''penso, logo existo'' não faz o menor sentido, porque para o pensamento existir é necessário algo antes do pensamento existir, para o pensamento ser criado, algo precisa estar vivo, consciente, ''ligado''.. então a frase ''existo, logo penso'' tem muito mais sentido, muito mais lógica
Comentários apoiados no "...mas cada um é cada um". Porém, se deixarmos tudo a mercê da consciência de cada um, fará sentido buscar algo mais objetivo? Ou questionar-se sobre a existência de algo mais objetivo? Esse aparente "relativismo" de estilos de vida e visões de mundo pode ser bacana na prática, por implicar um exercício da "liberdade" de cada um, mas me parece um pouco problemático frente a essa busca por respostas que muitas vezes nos arriscamos a fazer. Tipo, se tudo depende de cada um, então todos estão corretos ou errados ou ambas as coisas?!
Douglas Costa pior é descobrir que a resposta pra essa sua pergunta pode ser: se qualquer coisa vale, então nada vale. Nao há sentido na existência. (não, eu n sou depressiva. hahaha)
Mas não podemos considerar o mundo além de nós, porque só podemos percebê-lo a partir de nós. Então tudo que existe existe para a consciência de quem percebe. É a questão da intencionalidade da consciência. Indico a leitura de Husserl e da sua fenomenologia.
pessoal não se esqueçam que existem verdades não subjetivas, como a gravidade... então se algum dia você achar que sem um equipamento você pode pular e sair voando, desconfie e não o faça ( kk )
Uma dica a casa do saber, um vídeo desses não poderia ter só 7 min, o fundamento de validade da existência é um tema complexo de mais para ser debatido em tão pouco tempo. Por favor aprofundam o tema.
@@lucasespindola6452 Nada mudou na psicologia desde Freud? Na época dele sequer existiam as psicologias social e cognitiva. elas só se desenvolveram a partir dos anos 50, e nas décadas seguintes decolaram.
João de Carvalho do ponto de vista paradigmático não meu caro... Isso não põe em menor mérito as atuais descobertas científicas... mas por exemplo, Freud já falava em princípio de realidade e princípio de prazer (síntese Moral x Desejo), Mal Estar da Civilização, hoje em alguns cursos de psicologia comportamental há o termo dissonância cognitiva que caminha sobre o mesmo paradigma freudiano... Há especificidades, detalhamentos, mas o paradigma que estrutura é o mesmo... Nesses termos que eu me referi... é o que Thomas Kuhn trata na Estrutura das Revoluções Científicas...
@@lucasespindola6452 Não sei o que você quer dizer com síntese Moral x Desejo. A nova síntese da psicologia moral está relacionada à aplicação do raciocínio evolucionista às nossas emoções morais. É a isso que você se refere? Também não entendi o que você quer dizer com mal estar na civilização e dissonância cognitiva. O mal estar de Freud, até onde eu sei, vinha do fato de que a vida civilizada exigia repressão dos instintos. Já dissonância cognitiva, da forma que é entendida nessas últimas décadas, diz respeito à nossa tendência de interpretar as coisas de formas confortáveis e que nos faça sentirmos bem.
@@lucasespindola6452 O que parece é que Daniel Omar Perez pensa que psicanálise é psicologia, e no Brasil, e aparentemente em outras partes da América Latina, existe essa tendência. Mas no resto do mundo isso não acontece.
Detesto psiquiatria, tive uma experiência horrível , fizeram uma abordagem muito difícil na universidade de psiquiatria na Espanha. Abriram as feridas, não fecharam e criaram outras. Não indico a psiquiatria.
Primeiro precisamos ter uma definição (semântica mesmo) de "realidade". Seria "tudo o que existe"? E o que é "existir"? Já sei! É ser real, oras! 🤣É o cachorro correndo atrás do próprio rabo.
Essa é proposta do círculo de viena, ou do empirismo lógico, que pretende estabelecer uma demarcação entre ciência e pseudociência. Karl Popper segue essa linha apesar de algumas divergências. A ideia de Popper é que a psicologia não pode ser falsificada empiricamente. Por exemplo: um homem se joga na frente de um carro e se sacrifica para salvar uma criança, ou outro homem joga uma criança na frente de um carro para matá-la; a psicologia poderia dizer que o primeiro homem queria provar pra sociedade ou pra alguém sua importância, etc, e também poderia dizer que o segundo homem sofreu uma repressão quando menor, etc. É justamente essa explicação de fatos diferentes que faz, para Popper, com que a psicologia não seja uma ciência. O que faz da ciência ser ciência não é a verificação, mas a falsificação. Não sei se me fiz entender. hahaha Mas assim, essa ideia é a do Popper, bastante forte mas questionável. E onde se questiona isso é na filosofia da ciência.
Até onde sei a psicanálise (seus defensores) propunham que ela fosse uma ciência da linguagem como a matemática. Isto significa (no linguajar de um cientista) que ela não é uma ciência, mas uma ferramenta de compreensão da realidade através da prática clínica. O fato é que não é uma ciência nos termos da física, mas isso não significa que é uma pseudociência. É que a palavra ciência causa uma certa confusão pois o significado fica muito a critério de quem enuncia. Mas, até onde sei poucos são os loucos que alegam que a psicanálise tem os mesmos recursos de verificação e confiabilidade da física ou da química, ou seja, não conheço ninguém sério que reivindique para a psicanálise o posto de ciência da natureza.
Nada aver! E só uma maneira de pensar diferente q é mentirosa ou equivocada, mas q chama a atenção e da um ar de ser inteligente mesmo sem ser! A duvida não vem de Deus! assim está escrito , e isso anula essa hipotese! Hipotese q não leva a nada, só vaidade vasia!
"A realidade é particular, social, cultural e universal."
A realidade de cada um é uma construção do sentir e das percepções de todos, e sobretudo, das interpretações e do sentir pessoal...Todos estamos num delírio conjunto e pessoal
boa
me assusta eu não encontrar nenhuma realidade objetiva
@@newbiex11Simm, e além disso: se não existe uma realidade objetiva e sólida, será que existe alguma verdade? Se quem dita o que é verdade ou mentira é a realidade, então o máximo que podemos afirma é que "Penso, logo existo". Todo o resto pode ser uma mentira ou não, ficamos nesse limbo de saber e não saber, é bem confuso, perigoso, assustador, mas estranhamente bonito porque dá espaço a criatividade. Ou seja, a verdade verdadeira é relativa, depende de cada um, e a única coisa que fazemos com esses pensamentos (aprisionados pela própria obrigatoriedade de escolha) é decidir qual verdade seguir e qual caminho tomar.
Que bom saber que eu não delirou sozinha kkkk
A realidade é somente aquilo que não teve princípio nem terá fim, é a essência de tudo que existe, aquilo que é.
⚜️Quanto a realidade sou profundamente materialista.
O que eu chamo de 'realidade' é a minha caminhada em direção ao meu objetivo. Não há outra realidade.
para mim realidade é dividida em dois, social e individual e ambas é importantes
Legal concordo, ultimamente tenho ficado mais no individual
Realidade subjetiva, um contraste entre o indivíduo e a sua própria percepção da realidade, e ela (a realidade) que antecede os preceitos e independe do homem
a realidade se apresenta através da observação (não necessariamente visual). tomando de exemplo experimentos quânticos como o gato de schrondiger e a experiência da dupla fenda, percebemos como o ato de observar é fundamental para determinar o real. o gato só está realmente vivo ou morto quando a caixa se abre; o elétron se manifesta diferentemente com a presença de um instrumento observador.
A realidade é o que percebo , Sendo que as minhas percepções são na maioria das vezes percepções ensinadas ou transmitidas ...Por outras intenções, nem sempre percebidas ....
......
Também gosto do pensamento de Berkeley
Pelo meu ponto de vista a realidade é individual.
você só percebe o que a sua mente cria. Tudo o que a sua mente cria pode facilmente desaparecer. O que existe sem depender de sua mente, isso é real. O resto é muito convincente, mas é ilusão.
Com certeza vivemos no mundo das nossas perceções, assim também construímos nosso céu ou inferno. Podendo morar e viver no céu ou inferno do outro.
Enfim tudo vai depender de seu estado de consciência e percepção de dentro e fora da caixa.
Abraços a todos 😍🌻🌷
Boa...
Mas a qstao é chegar lá, e manter...
E é estranho q ao mesmo tempo q as vzs a relativa, subjetiva, "horrível" "dor" do "sofrimento" q passamos é tão ruim,. é tb interessante, curioso, nós sabermos q certas coisas sãos processos mentais automáticos, e as vzs até conseguimos ficar conscientes no momento e a qlq tempo, mas mesmo assim não conseguimos até então termos o " total controle" , ou dissipação, desse acontecimento...
Pelo jeito, um dos motivos é o processamento automático de informações, conceitos, crenças, o inconsciente...
Há várias formas de treinar/reprogramar o cérebro/mente até certo ponto. então melhora e ameniza certas coisas, mas parece surgir outras...
E o mais irônico, é q a pessoa pode estar vivendo um inferno (q na vdd é o mundo interno), e a pessoa acha q a vida é assim. mas se a pessoa se apaixona, ou ganha numa mega sena, etc. o inferno, o mundo q é ruim , poderia, simplesmente, desaparecer... mudar... Rs
(As letras aq estão mt pequenas e ruim p enxergar e digitar, não repare se houve algum erro.)
Recomendo um livro de um autor chamado João Francisco Duarte Junior, cujo título é o mesmo desse vídeo.
Obrigado Vinícius! Irei lê-lo.
O Sutak Argentino é lindo! Music to my ears! Não importa o que disem o que importa é ouvi-los.
o sotaque, no caso, é involuntário. Peço desculpas
Amo suas reflexões Daniel. Acompanho você para aprender e elaborar ...
Obrigada.
Obrigado Maria Elisa
Extremamente didático.parabens
Basicamente vivemos sob lei da atração, vemos o que queremos, somos um pequeno ímã frente a esse universo gigantesco e amendrontador
Entendi esse vídeo muito, valeu Suarez
A realidade é uma dimensão de aprendizagem e oportunidades para há dimensão além da matéria. Imagine não sente nem um tipo sentimento ruim e poder descobrir o por quê de está aqui?...
Me encanta todos esses temas! Obrigada Casa do Saber, sou eternamente grata pelo conteúdo de vocês!
Genial
Que aula espetacular! Muitíssimo obrigada! ❤
Sem dúvidas, o melhor vídeo!
Realidade é algo comum aos interlocutores......
Period.
A realidade é que ''O mapa não é o terreno''
Mapa: Oque nos foi ensinado desde que nascemos.
Terreno: Como as coisas realmente são(o universo).
Perfeito
Nosso racionio é capacidade de compreensão são limitados, para que possamos compreender precisamos ver só as sombras no fundo da caverna, o mundo exterior é inacessível aos nossos olhos miopes é limitados.
@@gildaziovieira7082 maravilhosa citação
O que é a realidade?
O que é a cor?
Todos os animais percepcionam a cor da mesma forma?
O mundo realmente é aquilo que percepciono ou que percepciono é apenas produto da minha capacidade sensorial em conjunto com o meu limitado conhecimento adquirido através da interação com o mundo e experiência.
O que é a verdade?
A verdade realmente existe fora do sujeito e da sua percepção?
Tema interessante e infindável 😊
A alegoria da caverna ou o mito da caverna também retrata um pouco esse tema.
Penso logo existo poderia ser, penso logo o mundo existe para mim porque embora o mundo possa existir sem mim, é só apartir da minha percepção que eu tomo consciência da sua existência.
Poderá a realidade existir sem percepção?
Provavelmente sim mas talvez sem significado porque não teria ninguém para codifica-lo.
Sem ninguém para atribuir um significado.
A realidade continua a existir sem um observador?
Ou é o observador que atribui significado a realidade?
Excelentes explicações.
Q incrível
Por que?
Excelente explicação.
Meu Deus com tantos problemas visíveis e palpáveis se pararmos pra pensar em tudo isso .....A cabeça não guenta e pira geral
Do ponto de vísta da mecânica quântica o que é REALIDADE? Como ele citou MATRIX aborda um contexto, mas explicar o que é realidade é como se ´´tentar`` explicar o que é CONSCIÊNCIA, como o cérebro e a consciência estão conectados...
Sim Nando, o tema é complicado
Muito bom!
Excelente! E... "A realidade tem estrutura de ficção" poderia ser uma junção dos registros imaginários e simbólicos?
Isso mesmo. mas tem uma tradição anterior a Lacan, com Kant, Bentham, Nietzsche e outros que ajudam a pensar
Peço a gentileza dos editores de vídeo, para que façam manter na tela, por um pouco mais de segundos, as informações sobre os palestrante: afinal, não somos leitores dinâmicos. Obrigado.
Só pausar o vídeo meu filho
Nessa mesma lógica do "penso, logo existo" e levando em consideração que não necessariamente se precisa estar pensando algo que esteja "certo" para saber que existe um EU que pensa, por que se exclui a possibilidade de um "sinto, logo existo" se para sentir também é necessário um "receptor", um EU, independente do sentimento?
na real ''penso, logo existo'' não faz o menor sentido, porque para o pensamento existir é necessário algo antes do pensamento existir, para o pensamento ser criado, algo precisa estar vivo, consciente, ''ligado''.. então a frase ''existo, logo penso'' tem muito mais sentido, muito mais lógica
Existo, logo penso. A existência existe. A consciência existe. A é A. Leiam "Objectivism, the philosophy of Ayn Rand" por Leonard Peikoff.
Comentários apoiados no "...mas cada um é cada um". Porém, se deixarmos tudo a mercê da consciência de cada um, fará sentido buscar algo mais objetivo? Ou questionar-se sobre a existência de algo mais objetivo? Esse aparente "relativismo" de estilos de vida e visões de mundo pode ser bacana na prática, por implicar um exercício da "liberdade" de cada um, mas me parece um pouco problemático frente a essa busca por respostas que muitas vezes nos arriscamos a fazer. Tipo, se tudo depende de cada um, então todos estão corretos ou errados ou ambas as coisas?!
Douglas Costa pior é descobrir que a resposta pra essa sua pergunta pode ser: se qualquer coisa vale, então nada vale. Nao há sentido na existência. (não, eu n sou depressiva. hahaha)
hahahahaha mas o que o vale o nada?
aí já entra nas metafísicas da vida huehuehue
Douglas Costa
Mas não podemos considerar o mundo além de nós, porque só podemos percebê-lo a partir de nós. Então tudo que existe existe para a consciência de quem percebe. É a questão da intencionalidade da consciência. Indico a leitura de Husserl e da sua fenomenologia.
Concordo
Já tenho tanta preocupação, se for pensar nisso também foi ficar louco kkkk
às vezes paramos para pensar nisso e evitamos a dor da loucura
pessoal não se esqueçam que existem verdades não subjetivas, como a gravidade... então se algum dia você achar que sem um equipamento você pode pular e sair voando, desconfie e não o faça ( kk )
Guilherme LopesSs está nesta questão a preocupação de Kant quanto a realidade
com certeza.
Qual o nome do filósofo contemporâneo, professor de Harvard?
Putnam
Alguém sabe o nome desse professor de Harvard que ele citou aí?
Putnam
Uma dica a casa do saber, um vídeo desses não poderia ter só 7 min, o fundamento de validade da existência é um tema complexo de mais para ser debatido em tão pouco tempo.
Por favor aprofundam o tema.
Acho que a ideia da produção foi só abrir a interrogação, de fato, o problema é aberto
@@DanielOmarPerezinbrasil adoraria assistir um vídeo com um aprofundamento do tema
Mas ele para em Freud? Muita coisa aconteceu depois dele em nossa compreensão da mente e do mundo.
Do ponto de vista do paradigma nada mudou... a Neurociência descobriu que as sinapses cerebrais não distinguem fantasia de realidade...
@@lucasespindola6452 Nada mudou na psicologia desde Freud? Na época dele sequer existiam as psicologias social e cognitiva. elas só se desenvolveram a partir dos anos 50, e nas décadas seguintes decolaram.
João de Carvalho do ponto de vista paradigmático não meu caro... Isso não põe em menor mérito as atuais descobertas científicas... mas por exemplo, Freud já falava em princípio de realidade e princípio de prazer (síntese Moral x Desejo), Mal Estar da Civilização, hoje em alguns cursos de psicologia comportamental há o termo dissonância cognitiva que caminha sobre o mesmo paradigma freudiano... Há especificidades, detalhamentos, mas o paradigma que estrutura é o mesmo... Nesses termos que eu me referi... é o que Thomas Kuhn trata na Estrutura das Revoluções Científicas...
@@lucasespindola6452 Não sei o que você quer dizer com síntese Moral x Desejo. A nova síntese da psicologia moral está relacionada à aplicação do raciocínio evolucionista às nossas emoções morais. É a isso que você se refere? Também não entendi o que você quer dizer com mal estar na civilização e dissonância cognitiva. O mal estar de Freud, até onde eu sei, vinha do fato de que a vida civilizada exigia repressão dos instintos. Já dissonância cognitiva, da forma que é entendida nessas últimas décadas, diz respeito à nossa tendência de interpretar as coisas de formas confortáveis e que nos faça sentirmos bem.
@@lucasespindola6452 O que parece é que Daniel Omar Perez pensa que psicanálise é psicologia, e no Brasil, e aparentemente em outras partes da América Latina, existe essa tendência. Mas no resto do mundo isso não acontece.
😢
adorei o sotaque, mas não entendi nada
Então vá estudar
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂...
espero ser mais claro na próxima
O que me pode ensinar sobre a realidade alguém que vive de uma falsa ciência(pseudo-ciência)??
Pq a psicanálise é considerada pseudociência???
o que tem de pesquisa quantitativa falseada e maquiada ! Vai acreditando nesse positivismo cartesiano vai...
Me confundi então! Desculpe! Obrigadão! :)
esse é um tema sobre o qual escrevi alguns artigos. Talvez lhe interessem
Detesto psiquiatria, tive uma experiência horrível , fizeram uma abordagem muito difícil na universidade de psiquiatria na Espanha.
Abriram as feridas, não fecharam e criaram outras.
Não indico a psiquiatria.
Primeiro precisamos ter uma definição (semântica mesmo) de "realidade". Seria "tudo o que existe"? E o que é "existir"? Já sei! É ser real, oras! 🤣É o cachorro correndo atrás do próprio rabo.
Sim, alias publiquei um livro intitulado "Kant e o problema da significação" onde trabalho semântica, talvez lhe interesse.
Pq a psicanálise é uma pseudociência?
Essa é proposta do círculo de viena, ou do empirismo lógico, que pretende estabelecer uma demarcação entre ciência e pseudociência. Karl Popper segue essa linha apesar de algumas divergências. A ideia de Popper é que a psicologia não pode ser falsificada empiricamente. Por exemplo: um homem se joga na frente de um carro e se sacrifica para salvar uma criança, ou outro homem joga uma criança na frente de um carro para matá-la; a psicologia poderia dizer que o primeiro homem queria provar pra sociedade ou pra alguém sua importância, etc, e também poderia dizer que o segundo homem sofreu uma repressão quando menor, etc. É justamente essa explicação de fatos diferentes que faz, para Popper, com que a psicologia não seja uma ciência. O que faz da ciência ser ciência não é a verificação, mas a falsificação. Não sei se me fiz entender. hahaha Mas assim, essa ideia é a do Popper, bastante forte mas questionável. E onde se questiona isso é na filosofia da ciência.
Diego Silva creio ser porque suas "hipóteses " não são testaveis e/ou replicados.
Uma coisa não pode ser uma pseudociência na medida em que não se propõe como científica.
mas a psicanalise se propunha, inclusive muito
Até onde sei a psicanálise (seus defensores) propunham que ela fosse uma ciência da linguagem como a matemática. Isto significa (no linguajar de um cientista) que ela não é uma ciência, mas uma ferramenta de compreensão da realidade através da prática clínica. O fato é que não é uma ciência nos termos da física, mas isso não significa que é uma pseudociência. É que a palavra ciência causa uma certa confusão pois o significado fica muito a critério de quem enuncia. Mas, até onde sei poucos são os loucos que alegam que a psicanálise tem os mesmos recursos de verificação e confiabilidade da física ou da química, ou seja, não conheço ninguém sério que reivindique para a psicanálise o posto de ciência da natureza.
Nada aver! E só uma maneira de pensar diferente q é mentirosa ou equivocada, mas q chama a atenção e da um ar de ser inteligente mesmo sem ser!
A duvida não vem de Deus! assim está escrito , e isso anula essa hipotese! Hipotese q não leva a nada, só vaidade vasia!