Cara eu tinha 12 anos, morava em boa viagem e tive a “felicidade” de ser convidado pela minha amada tia para fazer companhia ao filho dela (13 anos) , na Várzea, enquanto ela ia com meu tio para uma lugar q nem lembro mais. justamente no dia da porra da enchente. Resultado: a água entrou pela vila, eu e ele subimos no telhado do vizinho (cada um segurando um cachorro) e ficamos a noite toda sob chuva, tremendo (muito) de frio , observando toda a desgraça em volta, água subindo quase no telhado, o muro da fábrica desabando por detrás, um cachorro com a cabeça fora d’água (em cima do muro), uma velhinha (que estava no mesmo telhado) deitada com o filho segurando o guarda-chuva (à noite toda), rezávamos como uma “bexigalixa” (pense em 2 moleques com medo de morrer rsss) e meu pai somente pode me resgatar 2 dias depois pois nenhum carro,nem mesmo o opalão que ele tinha passava pela lama ... hoje eu e meu primo quando raras vezes nos encontramos, nem tocamos no assunto, pois só quem sentiu na pele sabe o que passamos. HÁ! vcs sabiam que o peixe boi do Derby ficou no mesmo local mesmo depois que a água cobriu completamente todo o tanque? Hoje ela descansa em Itamaracá no Centro Peixe Boi. Obrigado cara por este vídeo!
Eu também tinha 12 anos e morava em Jardim atlântico, mas não me lembro dessa cheia. ( Minha falou algumas vezes dessa cheia ) Agora, do Peixe boi eu me lembro muito bem. Transitei muito pela praça do Derby. ( Também não sabia desse fato ) Valeu pela aula de história.
Meu Deus , duas crianças em apuros ainda bem que vocês conseguiram levar os cachorrinhos junto , né meu amor , que bom ! Aqui no meu estado todos os anos passamos por momentos assim , beijos pra todos daí !!??
Nesse dia eu havia chegado de alagoas, hoje eu tenho 73 anos e estava em santo amaro na casa de minha tia, eu vi varias caçambas de gente mortas sendo despojados no cemiterio santo amaro, fazia montes grandes de corpos desfalecidos, nunca vou me esquecer dessa imagem, estava no recife a pouco tempo e sobrevivi. Acredito que o numero informado de mortos é inferior ao numero real de mortos que vi nesse dia, hoje moro no bairro do Pina e vivo bem.
Moto no estado de São Paulo , no interior , e todos os anos., nós paulistanos convivemos com essa tragédia , é normal para nós .... adorei ver o Recife antigo , não conhecia !!! Muito beijos pra vocês todos desse lugar encantador !!!!!!
Este vídeo pra mim é incrível eu nasci no dia 20 de julho deste ano. Isso mesmo! minha mãe conta que passou a noite toda em cima de mesas e cadeiras (ela reside no cordeiro, lá a água chegou a 1,20 metros na casa). e ela estava grávida de mim (nove meses) teve que correr para a maternidade no dia seguinte a cheia. Qdo ela chegou em casa não havia nenhum móvel , nada. Ela e meu pai tiveram que começar do zero. Tempos difíceis.
Minha sogra tambem conta que estava gravida do meu marido e ele ficou doia dias sem se mexer na barriga dela pelo nervoso que ela passou foram tempos muito dificeis.. Mas graças a Deus estão aí pra contar testemunho. Video relíquia👏👏👏
Eu tbm Nasci nesse mesmo ano,vou fazer 46 anos.e lembro até hoje que minha avó falou que foi uma das piores enchentes que teve em Recife,foram muitas mortes,contam uns 60 mil desabrigados mais o governo abafou muita coisa dessa tragédia,e tbm não ajudou muito não.muitos ,foram muito tempo pra a população reconstruir suas coisas...muito sofrimento! meus bizavós eram imigrantes e aqui construiram seu pequeno comércio quando vieram de portugal,e perderam tudo nessa enchente,minha avó já não estava bem,pq fazia pouco tempo que tinha perdido meu avô que morreu aos 42 de infarto,lá na padaria da familia trabalhando no dia do aniversario da irma. e deixou ela com dois filhos..então foi tudo um choque atras do outro na familia,e o que alegrou eles foi o meu nascimento mesmo, nesse momento da tragédia da enchente onde perderam muita coisa...assim eles falaram.hoje não tenho nenhum dos meus avós comigo mais,é uma saudade que dói muito...
Eu morava no Espinheiro, Rua Gomes Pacheco, uma das poucas que ficou seca! Mas lembro de ter visto tanque do exército com água até a portinha na Av Norte, pouco depois do cruzamento com a Av João de Barros, sentido subúrbio. As ruas do entorno a que eu morava e que chegavam à Av Agamenon Magalhães era um mar só... Minhas tias, que moravam em Campo Grande, tiveram a casa inundada em cerca de 2 metros. Um horror de lama por muito tempo. Mas o pior de tudo, talvez, tenha sido o boato que Tapacurá rompeu... A cidade traumatizada, inundada e suja, realmente, teria sofrido muito mais! Parabéns pela socialização desse vídeo histórico.
A nossa família morava na estrada dos remédios e lembro que minha mãe começou a se desesperar quando disseram que a barragem de itapacura havia se rompido,,,, fomos para uma escola onde tinha muitos desabrigados,,,,,,,a nossa casa ficou cheia de lama e sujeira em uns 2 metros de altura na parede ,,,daí passado alguns meses nos mudamos pra santo André SP e estamos aqui até hoje graças a Deus!!!!
Eu só tinha cinco anos e lembro, morava em San Martin, mas por incrível que pareça, a água chegou até a cavalaria e o resto do bairro não foi atingido. Isso me marcou tanto que até hoje quando procuro um imóvel em Recife, evito os bairros que foram mais atingidos pela enchente de 75.
Dois irmãos, Apipucos, Monteiro, Poço da panela, Casa forte, Casa amarela, Parnamirim, Tamarineira, Arruda, Graças, espinheiro, Derby, Coelhos, Boa vista, Afogados, Prado, Madalena, Torre e Estrada dos remédios 😊
Ja eu morava na várzea, por tras da antiga Telpe que hoje e a sec de educação. Agente foi levado para a granja de um amigo de pai na ufrpe, Dr. Colombo. Fomos todos nós, pai, mãe, eu meus 4 irmãos. Quando voltamoss a marca da lama era mais alto do que eu. Hoje tenho 51 anos de idade.E assim se passaram 45 anos. E ainda hoje nao me esqueço das marcas nas paredes e só agora, depois do surgimento da internet, é que vejo a magnitude que foi aquele acontecimento
Eu tinha 10 anos na época, morava no bairro do Cordeiro, lá a água deu 2 metros e meio na minha casa. Fomos para um apartamento de um primo lá mesmo no Cordeiro. E foi assustador o que vimos da varanda, árvore e postes quase todos cobertos pela água.
Eu nasci neste bendito ano, minha mãe foi arrastada pela correnteza quando estava gestante de mim, mas graças a Deus ela foi socorrida por um taxista que passava no momento e a socorreu.
Eu moro no zumbi, tinha 14 anos na época Minha mãe me levou junto c meus irmaos p a casa do meu tio, no ibura. O q mais me marcou, foi o dia posterior a cheia. Quando a população retornava as suas casas e deparava c um cenário de guerra. A maioria das casas vieram a baixo. e os seus bens tds perdidos, geladeira ,cama, mesa, estante tv, radiolas,etc. Enquanto os aproveitadores, mal caráter tentava vende-los. Pois , no momento da enchente eles haviam roubados ou resgatados na correnteza.
Olá, eu tenho 21 anos e sou morador do Ibura, pelo seu comentário o bairro que moro não foi atingido por essa cheia. Você sabe me informar quais foram os bairros de Recife que mais sofreram com essa cheia?
Os bairros ribeirinho, ou seja, próximo aos rios e marés q cercam à cidade.EX: caxanga, varzea, brasilit, detran, mos. fabricio, parte da torre, cardoso, beraldo, ilha do retiro, afogados, cabanga, centro etc.
Tinha 6 anos, morava em Peixinhos, foi uma catástrofe sem tamanho. Do jeito que as construções avançam nos manguezais, margens de córregos e rios da RM, não demorará muito pra isso voltar acontecer.
*eu tinha 7 anos e morava no bairro dos aflitos,um dos mais atingidos pela cheia,me lembro que fomos todos pro primeiro andar da casa,levando tudo que podiamos:comida,agua,roupas,da varanda da casa eu via aquele mundo de agua,como se fosse um rio levando tudo,era um rio de entulhos..tenho isso na memoria ate hoje*
Minha mãe, já falecida, falava muito nessa cheia de 1975. Dizia que fui achado dentro de uma caixa de sapato, 😅 mas ela dizia isso brincando, na verdade ela relatou que eu nasci em Camaragibe por acidente pois as águas do rio capibaribe haviam inundado a maternidade de São Lourenço da mata, onde ela residia na época. Parabéns pelo resgate histórico.
Incrível!! Meus pais e meus avós viveram este fato, e foi uma das maiores senão a maior enchente na Capital Pernambucana. Isso, só não foi um achado como um fato Histórico a ser lembrado.
eu tinha apenas 2 anos eu morava no edf ana elizabeth na rosa e silva aquele de frente ao pao de açucar nao lembro...queria saber o que provocou essa enchente...e porque recife nao teve mais nada assim do tipo? dizem que depois que tapacurá ficou pronta acabou esses problemas...dizem que houve outra grande cheia dessas em 1966 ne? graças a deus que hoje chove alaga um pouco mas nem perto chega a tudo isso...incrivel
Nos moravamos na Avenida Rosa e Silva naquele ano e foi um desastre de toda forma. Fiquei muito doente com as consequências do dilúvio e tivemos muitos prejuízos. Gostaria de esquecer daqueles momentos mas não é possível.
1:08 todos esses nomes citados kkk já morei que nostalgia que mateira perfeita minha mãe me contou essa história já toda minha família contou kkk tenho 26 anos sou motoqueiro minha namorada tem carro int agente anda muito ainda em todos esses lugares mas nasce e fui criado em afogados e graças casa-forte tempos bons ✌️🙏❤️🙋♂️🇧🇷🎬
E pensar hoje, após ver estas imagens, que eu vivi tudo isso com 2,20 metros de água podre dentro de casa na Telles Júnior nos "Aflitos". Perdemos quase todos os bens, abandonamos a casa por 48 horas mas ficamos vivos.
EU TINHA UMS QUINZE ANOS, FOI UM MARCO NA HISTÓRIA DE RECIFE, NOSSA UM HORROR, SAIA TODA HORA NO NOTICIÁRIOS, TERROR MESMO, FOI QUANDO DISSERAM QUE A BARRAGEM ESTOUROU FOI UM HORROR
Por pouco não passei por este sufoco, pois morava em engenho do meio, e a pouco tempo tinha viajado prá o interior tinha 16 anos meu pai passou aperto .
Morava próximo a Estrada do Arraial eu ia para o colégio Silva Jardim vê a cheia sentia do nosso coração quando via gado passando na correnteza eles olhavam para agente e magia pedia socorro alguns homens lançavam os que passavam mais próximo ao leito.A praça de Casa Forte ficava cheia de água.Vi uma cheia que passou por dentro do Museu do Homem do Nordeste ou Museu do açúcar em Casa Forte.
Eu estava aí, com meus 21 anos de idade. Dias antes, eu tinha comprado uma passagem para viajar nesse dia para Alagoas. Consegui chegar na Rodoviária (Cais Santa Rita). Ficamos mais de uma horas dentro do ônibus, esperando aviso da Empresa, se dava ou não pra sair do Recife. Finalmente, nosso ônibus partiu, dirigido por um motorista muito corajoso. Era muita água. Difícil esquecer.
Eu tinha 10 anos a nossa sorte foi que fomos para a Granja de nossos avós e não passamos pelo problema, mais me lembro muito bem de tudo, a nossa casa em Recife não foi atingida por que era 1 andar.
Eu lembro dessa enchente,,a gente morava na estrada dos remédios,eu era criança e achava bom porque a gente ia ter que sair de casa em um caminhão,,, eu nem sonhava que estava correndo risco de vida,
Eu nasci em 1973 na cidade de Recife quando deu essa enchente eu estava com 2 anos de idade e lembro muito bem que eu fiquei na rampa de acesso ao campo do santa cruz no bairro do Arruda com minha família esperando a água baixa para voltar para casa muito doente acredite que quiser mas eu me lembro muito bem!
eu vivi algo terrível aqui no Rio de Janeiro em nova Friburgo 2.000 pessoas morreram e a mídia diz que foi 900 o maior desastre do Brasil em 2011 veja os vídeos só de lembra da vontade de chorar na verdade aqui no Rio de Janeiro todos os anos passamos por isso,por isso que eu vou embora pro recife
Quando minha mãe contou o que viu na cheia de 1975, fiquei perplexa. Nasci dez anos depois, mas vivi uma vida no Córrego do Jenipapo, que por incrível que pareça, não foi atingido na época. Fui testemunha de outra tragédia, a do deslizamento de terra do Córrego do Boleiro, que matou 12 pessoas e deslocou uns sem número de famílias. Minha mãe pediu pra que eu não dormisse naquela madrugada de 30/04/1996, mas não entendia direito o tocar das mil sirenes dos bombeiros, tinha somente dez anos. Só me dei conta de que "estávamos positivamente na Veneza Brasileira" perto de completar 15 anos, durante as chuvas de julho-agosto de 2000. O muro de contenção que havia atrás da casa de uma vizinha (que, graças a Deus, não estava lá) rachou e desabou e eu e minha família tivemos de nos mudar de uma hora pra outra.
Caramba velho, meus pais sempre falavam dessa cheia de 75 e eu achava que era brincadeira. Mas vendo esse vídeo, me deu arrepios. Eu nasci 10 anos depois do acontecido... Em 85 Faz tempo viu!
Minha mãe ficou em cima da laje da casa, ele viu várias pessoas sendo levada pelas águas, ela trabalhava em casa forte, é perto do rio Capibaribe, dias depois fui ver, só destruição por todos os lados,
Não sou de Recife meus pais eram e me lembro que minha mãe mandava roupa dinheiro para minhas tias para poder ajudar .Muito triste eu lembro da minha mãe dobrando arrumando ensacando,empacotando e ensacando de novo e embrulhando tudo etiquetando por dentro e por fora para mandar.
Vendo agora,em 2024 essas cenas impressionantes! Sou de Recife,mas,à época eu morava em MG. Vimos algo pela tv,tivemos notícias de parentes... não passamos pelo caos😮
Eu tinha 8 anos e ficava lá na quadra da Escola São Miguel - Alto do Mandu, vendo a cheia no lado oeste de Recife, bairros Monteiro, Apipucos, Varzea, Detran... etc. tudo completamente alagado.
Eu tinha 13 anos e morava na rua Guimarães Peixoto antigo beco da facada esquina da av norte próximo a entrada da mangabeira e entrou água lá em casa pelo esgoto, deu maos de um metro de água.
Eu tinha 4 anos, não lembro de muita coisa, morava no bairro de São José, naqueles prédios antigos, lembro apenas de mim pegando na mão de minha mãe e muita água até os joelhos. Medo triste daqueles prédios caírem 😮😒
Sou Recifense tenho 74 anos, fui testemunha ocular dessa tragédia há 49 anos atrás q só ñ se repetiu até hoje graças a construção da gigantesca barragem de Tapacurá durante o governo militar (sem roubalheira). Espero q outra catástrofe jamais aconteça.
Eu era adolescente nesta época,foi a pior cheia do Recife,eu morava na Torre, graças a Deus, não fomos atingidos,mas a água chegou aonde nunca tinha chegado,mas não deviam ter matado o nosso rio Capibaribe
Nossa, eu nem sonhava em nascer. Alguém sabe me informar se essa cheia foi causada por fortes chuvas ou teve outro motivo? Pelo que vi não parecia estar chovendo, e o narrador diz que a água subia gradativamente.
Foi horrível ! Essa cheia nos fez mudar do recife . A festa de 15 anos acontecer, já estava tudo pronto : decoração, bolo , até as fitas da mesa ( que na época era comum usar 15 🎀 com recadinho p as 15 meninas) e de repente BAMM! Gente correndo, gritando apavoradas por causa da água que vinha vindo , um horror, meu Deus! Ficamos em cima da Lage até a água baixar e deixando um lamaçal que colava nas mãos e pés! Passamos semanas sem energia elétrica, sem água nas torneiras . Um verdadeiro filme de terror! Minha mãe não quis mais , nem ouvir a palavra recife e mudamos para nunca mais voltar 😪
Renato, tudo bem? Sou pesquisador/cineasta e gostaria de conversar contigo a respeito de liberação para uso deste vídeo em filme independente pernambucano. Podemos? Um abraço!
Chorei muito ao ver o final do segundo vídeo, com a destruição da avenida Afonso Olindense e de outras ruas da Várzea. Para completar, a trilha ficou bem adequada: além de Dukas, tem o "Adagio in G Minor", de Albinoni e "Bachianas nº4", de Villa-Lobos. Mesmo que o Recife não padeça mais com as grandes enchentes do passado (a última ocorreu em 1977), chuva no inverno continua sendo um grande sinal de preocupação e sofrimento, principalmente para os que vivem nos morros ou em locais que alagam facilmente - como a própria Várzea. Peçamos a Deus e às autoridades, com insistência, para que as cheias continuem num passado distante da nossa história...
Renato Oliveira Foi o registro definitivo de uma tragédia que antes do RUclips eu só conhecia da boca dos meus parentes mais velhos. Uma riqueza de imagens e detalhes que nem a Globo (Onde está o "Globo Repórter" com "A Explosão do Rio Capibaribe", mostrada aos 1:28 deste vídeo? Perdeu-se no incêndio da emissora em 76?) e nem a TV Jornal possuem nos seus arquivos, acreditem.
Tudo isso foi uma barragem estourada de uma cidade próxima de Recife, disseram que com as chuvas torrenciais a barragem não aguentou com uma ajuda de uma balsa que estava amarrada na barragem corda partiu e foi de encontro a escotilha de sagramento e deu o que deu, saiu arrastando tudo pela frente.
Eu tinha 11 anos. Estava de férias na rua Sabino pinho na Madalena. Nunca esquecerei.
Cara eu tinha 12 anos, morava em boa viagem e tive a “felicidade” de ser convidado pela minha amada tia para fazer companhia ao filho dela (13 anos) , na Várzea, enquanto ela ia com meu tio para uma lugar q nem lembro mais. justamente no dia da porra da enchente. Resultado: a água entrou pela vila, eu e ele subimos no telhado do vizinho (cada um segurando um cachorro) e ficamos a noite toda sob chuva, tremendo (muito) de frio , observando toda a desgraça em volta, água subindo quase no telhado, o muro da fábrica desabando por detrás, um cachorro com a cabeça fora d’água (em cima do muro), uma velhinha (que estava no mesmo telhado) deitada com o filho segurando o guarda-chuva (à noite toda), rezávamos como uma “bexigalixa” (pense em 2 moleques com medo de morrer rsss) e meu pai somente pode me resgatar 2 dias depois pois nenhum carro,nem mesmo o opalão que ele tinha passava pela lama ... hoje eu e meu primo quando raras vezes nos encontramos, nem tocamos no assunto, pois só quem sentiu na pele sabe o que passamos. HÁ! vcs sabiam que o peixe boi do Derby ficou no mesmo local mesmo depois que a água cobriu completamente todo o tanque? Hoje ela descansa em Itamaracá no Centro Peixe Boi. Obrigado cara por este vídeo!
Obrigado por dividir a experiência!
+lucio samp Qual o motivo da cheia? Foi muita chuva ou teve algum outro motivo?
+Miguel Bezerra As chuvas fizeram com que a represa e os rios transbordacem!
Eu também tinha 12 anos e morava em Jardim atlântico, mas não me lembro dessa cheia. ( Minha falou algumas vezes dessa cheia ) Agora, do Peixe boi eu me lembro muito bem. Transitei muito pela praça do Derby. ( Também não sabia desse fato ) Valeu pela aula de história.
Meu Deus , duas crianças em apuros ainda bem que vocês conseguiram levar os cachorrinhos junto , né meu amor , que bom ! Aqui no meu estado todos os anos passamos por momentos assim , beijos pra todos daí !!??
Incrível foi a coincidência, era meu primeiro dia de trabalho no escritório do Bompreço, 17.07.1975
Eu também trabalhei no bom preço comecei em novembro de 1975 meu primeiro empregou trabalhei em casa amarela tenho muitas saudades daque tempo.
Nesse dia eu havia chegado de alagoas, hoje eu tenho 73 anos e estava em santo amaro na casa de minha tia, eu vi varias caçambas de gente mortas sendo despojados no cemiterio santo amaro, fazia montes grandes de corpos desfalecidos, nunca vou me esquecer dessa imagem, estava no recife a pouco tempo e sobrevivi. Acredito que o numero informado de mortos é inferior ao numero real de mortos que vi nesse dia, hoje moro no bairro do Pina e vivo bem.
Mentira da poooorraaaa
ACERVO HISTÓRICO,OBRIGADA POR COMPARTILHAR. RELEMBREI AS AMEAÇAS, DE UMA CIDADE TOTALMENTE SUBMERSA. VALEU!
Moto no estado de São Paulo , no interior , e todos os anos., nós paulistanos convivemos com essa tragédia , é normal para nós .... adorei ver o Recife antigo , não conhecia !!! Muito beijos pra vocês todos desse lugar encantador !!!!!!
Este vídeo pra mim é incrível eu nasci no dia 20 de julho deste ano. Isso mesmo! minha mãe conta que passou a noite toda em cima de mesas e cadeiras (ela reside no cordeiro, lá a água chegou a 1,20 metros na casa). e ela estava grávida de mim (nove meses) teve que correr para a maternidade no dia seguinte a cheia. Qdo ela chegou em casa não havia nenhum móvel , nada. Ela e meu pai tiveram que começar do zero. Tempos difíceis.
Minha sogra tambem conta que estava gravida do meu marido e ele ficou doia dias sem se mexer na barriga dela pelo nervoso que ela passou foram tempos muito dificeis.. Mas graças a Deus estão aí pra contar testemunho. Video relíquia👏👏👏
Eu tbm Nasci nesse mesmo ano,vou fazer 46 anos.e lembro até hoje que minha avó falou que foi uma das piores enchentes que teve em Recife,foram muitas mortes,contam uns 60 mil desabrigados mais o governo abafou muita coisa dessa tragédia,e tbm não ajudou muito não.muitos ,foram muito tempo pra a população reconstruir suas coisas...muito sofrimento! meus bizavós eram imigrantes e aqui construiram seu pequeno comércio quando vieram de portugal,e perderam tudo nessa enchente,minha avó já não estava bem,pq fazia pouco tempo que tinha perdido meu avô que morreu aos 42 de infarto,lá na padaria da familia trabalhando no dia do aniversario da irma. e deixou ela com dois filhos..então foi tudo um choque atras do outro na familia,e o que alegrou eles foi o meu nascimento mesmo, nesse momento da tragédia da enchente onde perderam muita coisa...assim eles falaram.hoje não tenho nenhum dos meus avós comigo mais,é uma saudade que dói muito...
Me arrepiei vendo isso. Meu pai e minha avó falam muito dessa cheia.
Meus pais viveram isso
Eu morava no Espinheiro, Rua Gomes Pacheco, uma das poucas que ficou seca! Mas lembro de ter visto tanque do exército com água até a portinha na Av Norte, pouco depois do cruzamento com a Av João de Barros, sentido subúrbio. As ruas do entorno a que eu morava e que chegavam à Av Agamenon Magalhães era um mar só... Minhas tias, que moravam em Campo Grande, tiveram a casa inundada em cerca de 2 metros. Um horror de lama por muito tempo. Mas o pior de tudo, talvez, tenha sido o boato que Tapacurá rompeu... A cidade traumatizada, inundada e suja, realmente, teria sofrido muito mais!
Parabéns pela socialização desse vídeo histórico.
A nossa família morava na estrada dos remédios e lembro que minha mãe começou a se desesperar quando disseram que a barragem de itapacura havia se rompido,,,, fomos para uma escola onde tinha muitos desabrigados,,,,,,,a nossa casa ficou cheia de lama e sujeira em uns 2 metros de altura na parede ,,,daí passado alguns meses nos mudamos pra santo André SP e estamos aqui até hoje graças a Deus!!!!
@@claudiamatias5210 eu Maria José Oliveira , morei no Recife anos 82 bairro da Macheira na avenida Norte ,moro em Santo André a 33 anos santo André SP
Dias triste e de muitos sofrimentos
Eu só tinha cinco anos e lembro, morava em San Martin, mas por incrível que pareça, a água chegou até a cavalaria e o resto do bairro não foi atingido. Isso me marcou tanto que até hoje quando procuro um imóvel em Recife, evito os bairros que foram mais atingidos pela enchente de 75.
Qual foram os bairros que foram atingidos você se lembra ? Tem como descrever alguns deles ?
Dois irmãos, Apipucos, Monteiro, Poço da panela, Casa forte, Casa amarela, Parnamirim, Tamarineira, Arruda, Graças, espinheiro, Derby, Coelhos, Boa vista, Afogados, Prado, Madalena, Torre e Estrada dos remédios 😊
Obrigado pela postagem, tinha cinco anos, lembro de ver as águas passando pelo Monteiro próximo a Escola Silva Jardim.
Ja eu morava na várzea, por tras da antiga Telpe que hoje e a sec de educação. Agente foi levado para a granja de um amigo de pai na ufrpe, Dr. Colombo. Fomos todos nós, pai, mãe, eu meus 4 irmãos. Quando voltamoss a marca da lama era mais alto do que eu. Hoje tenho 51 anos de idade.E assim se passaram 45 anos. E ainda hoje nao me esqueço das marcas nas paredes e só agora, depois do surgimento da internet, é que vejo a magnitude que foi aquele acontecimento
Eu tinha 10 anos na época, morava no bairro do Cordeiro, lá a água deu 2 metros e meio na minha casa. Fomos para um apartamento de um primo lá mesmo no Cordeiro. E foi assustador o que vimos da varanda, árvore e postes quase todos cobertos pela água.
Eu nasci neste bendito ano, minha mãe foi arrastada pela correnteza quando estava gestante de mim, mas graças a Deus ela foi socorrida por um taxista que passava no momento e a socorreu.
A trilha sonora com o Aprendiz de Feiticeiro é um achado
Aquele like em 14/05 de 20121. Sexta feira
Sempre que há uma situação de alagamentos, corro atrás destas relíquias (vídeos).
Eu moro no zumbi, tinha 14 anos na época Minha mãe me levou junto c meus irmaos p a casa do meu tio, no ibura. O q mais me marcou, foi o dia posterior a cheia. Quando a população retornava as suas casas e deparava c um cenário de guerra. A maioria das casas vieram a baixo. e os seus bens tds perdidos, geladeira ,cama, mesa, estante tv, radiolas,etc. Enquanto os aproveitadores, mal caráter tentava vende-los. Pois , no momento da enchente eles haviam roubados ou resgatados na correnteza.
Olá, eu tenho 21 anos e sou morador do Ibura, pelo seu comentário o bairro que moro não foi atingido por essa cheia. Você sabe me informar quais foram os bairros de Recife que mais sofreram com essa cheia?
Edward Teixeira de Albergaria essa reportagem já diz quais os bairros... assiste aí boy
Os bairros ribeirinho, ou seja, próximo aos rios e marés q cercam à cidade.EX: caxanga, varzea, brasilit, detran, mos. fabricio, parte da torre, cardoso, beraldo, ilha do retiro, afogados, cabanga, centro etc.
BOA NOITE! LEMBRO DO POVO FALANDO DESSA CHEIA , EU TINHA 8 ANOS, MORAVA NO IPSEP!
Tinha 6 anos, morava em Peixinhos, foi uma catástrofe sem tamanho. Do jeito que as construções avançam nos manguezais, margens de córregos e rios da RM, não demorará muito pra isso voltar acontecer.
eu andei com agua na cintura de dentro de casa. foi a primeira e ultima cheia do recife. eu estava com 16 anos, e morava em parnamirin.
*eu tinha 7 anos e morava no bairro dos aflitos,um dos mais atingidos pela cheia,me lembro que fomos todos pro primeiro andar da casa,levando tudo que podiamos:comida,agua,roupas,da varanda da casa eu via aquele mundo de agua,como se fosse um rio levando tudo,era um rio de entulhos..tenho isso na memoria ate hoje*
Minha mãe, já falecida, falava muito nessa cheia de 1975. Dizia que fui achado dentro de uma caixa de sapato, 😅 mas ela dizia isso brincando, na verdade ela relatou que eu nasci em Camaragibe por acidente pois as águas do rio capibaribe haviam inundado a maternidade de São Lourenço da mata, onde ela residia na época.
Parabéns pelo resgate histórico.
Lembro bem minha mãe junto com suas irmas estavam em nosso apartamento no bairo de afogados ficaram dias até baixar a água
Incrível!! Meus pais e meus avós viveram este fato, e foi uma das maiores senão a maior enchente na Capital Pernambucana. Isso, só não foi um achado como um fato Histórico a ser lembrado.
Bom dia recife eu morava na rua Leal de barro monsenhor fabricio o recife virou mar
eu tinha apenas 2 anos eu morava no edf ana elizabeth na rosa e silva aquele de frente ao pao de açucar nao lembro...queria saber o que provocou essa enchente...e porque recife nao teve mais nada assim do tipo? dizem que depois que tapacurá ficou pronta acabou esses problemas...dizem que houve outra grande cheia dessas em 1966 ne? graças a deus que hoje chove alaga um pouco mas nem perto chega a tudo isso...incrivel
Cara, que registro!
Bom dia meu amigo aqui de São Paulo capital abraço grande
Todos cidadões de Pernambuco merecem respeito pelo bravura histórica e heróica que tiveram! São verdadeiros LEÕES DO NORTE.
Eu gostei dó canal e do vídeo 👍👍👍👍 eu nasci em 1979 meus pais mi falarão sobre essa cheia
Nos moravamos na Avenida Rosa e Silva naquele ano e foi um desastre de toda forma. Fiquei muito doente com as consequências do dilúvio e tivemos muitos prejuízos. Gostaria de esquecer daqueles momentos mas não é possível.
1:08 todos esses nomes citados kkk já morei que nostalgia que mateira perfeita minha mãe me contou essa história já toda minha família contou kkk tenho 26 anos sou motoqueiro minha namorada tem carro int agente anda muito ainda em todos esses lugares mas nasce e fui criado em afogados e graças casa-forte tempos bons ✌️🙏❤️🙋♂️🇧🇷🎬
E pensar hoje, após ver estas imagens, que eu vivi tudo isso com 2,20 metros de água podre dentro de casa na Telles Júnior nos "Aflitos". Perdemos quase todos os bens, abandonamos a casa por 48 horas mas ficamos vivos.
Foi no tempo dos meus avós e tios e quando meu pai era criança, eu tinha ouvido falar dessa cheia.
Eu tinha 9 anos morava em Ponte dos Carvalhos ouvi falar msmo dessa cheia eu amo o Recife
EU TINHA UMS QUINZE ANOS, FOI UM MARCO NA HISTÓRIA DE RECIFE, NOSSA UM HORROR, SAIA TODA HORA NO NOTICIÁRIOS, TERROR MESMO, FOI QUANDO DISSERAM QUE A BARRAGEM ESTOUROU FOI UM HORROR
Por pouco não passei por este sufoco, pois morava em engenho do meio, e a pouco tempo tinha viajado prá o interior tinha 16 anos meu pai passou aperto .
Me emocionei. Meus pais e minha irmã pequena sofreram muito durante a cheia. Eu nasceria três anos depois.
Moro em São Lourenço tinha cinco anos mais lembro muito desse dia!
Poxa nem posso ver alagamento pq passamos por essa !!!Morando ao lado do Caxangá Golf Club
Morava próximo a Estrada do Arraial eu ia para o colégio Silva Jardim vê a cheia sentia do nosso coração quando via gado passando na correnteza eles olhavam para agente e magia pedia socorro alguns homens lançavam os que passavam mais próximo ao leito.A praça de Casa Forte ficava cheia de água.Vi uma cheia que passou por dentro do Museu do Homem do Nordeste ou Museu do açúcar em Casa Forte.
Eu estava aí, com meus 21 anos de idade. Dias antes, eu tinha comprado uma passagem para viajar nesse dia para Alagoas. Consegui chegar na Rodoviária (Cais Santa Rita). Ficamos mais de uma horas dentro do ônibus, esperando aviso da Empresa, se dava ou não pra sair do Recife. Finalmente, nosso ônibus partiu, dirigido por um motorista muito corajoso. Era muita água. Difícil esquecer.
Graças a Deus, eu só vim nascer em 1981
Eu tinha 10 anos a nossa sorte foi que fomos para a Granja de nossos avós e não passamos pelo problema, mais me lembro muito bem de tudo, a nossa casa em Recife não foi atingida por que era 1 andar.
Eu vivenciei está terrível tragédia muito sofrimento.
Eu lembro dessa enchente,,a gente morava na estrada dos remédios,eu era criança e achava bom porque a gente ia ter que sair de casa em um caminhão,,, eu nem sonhava que estava correndo risco de vida,
Eu tinha 2 anos, cresce meu pai falando dessa cheia, hoje meu pai mora no céu e eu TENHO 51 anos 🙌🏾🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Eu nasci em 1973 na cidade de Recife quando deu essa enchente eu estava com 2 anos de idade e lembro muito bem que eu fiquei na rampa de acesso ao campo do santa cruz no bairro do Arruda com minha família esperando a água baixa para voltar para casa muito doente acredite que quiser mas eu me lembro muito bem!
Minha mãe morava na caxangá,e passou por está cheia. Ela disse que ficou em cima do telhado do vizinho.
Eu e Você!! ELIANE P.A.A.S S.P e MARCOS S.S D.F Amém e Amém!!❤❤❤
eu vivi algo terrível aqui no Rio de Janeiro em nova Friburgo 2.000 pessoas morreram e a mídia diz que foi 900 o maior desastre do Brasil em 2011 veja os vídeos só de lembra da vontade de chorar na verdade aqui no Rio de Janeiro todos os anos passamos por isso,por isso que eu vou embora pro recife
Impressionante!
Quando minha mãe contou o que viu na cheia de 1975, fiquei perplexa.
Nasci dez anos depois, mas vivi uma vida no Córrego do Jenipapo, que por incrível que pareça, não foi atingido na época.
Fui testemunha de outra tragédia, a do deslizamento de terra do Córrego do Boleiro, que matou 12 pessoas e deslocou uns sem número de famílias. Minha mãe pediu pra que eu não dormisse naquela madrugada de 30/04/1996, mas não entendia direito o tocar das mil sirenes dos bombeiros, tinha somente dez anos.
Só me dei conta de que "estávamos positivamente na Veneza Brasileira" perto de completar 15 anos, durante as chuvas de julho-agosto de 2000. O muro de contenção que havia atrás da casa de uma vizinha (que, graças a Deus, não estava lá) rachou e desabou e eu e minha família tivemos de nos mudar de uma hora pra outra.
muito bom poder ver este acervo.
Caramba velho, meus pais sempre falavam dessa cheia de 75 e eu achava que era brincadeira.
Mas vendo esse vídeo, me deu arrepios.
Eu nasci 10 anos depois do acontecido... Em 85
Faz tempo viu!
Rapaz, nasci no dia 20 de julho, no meio deste caos todo, minha mãe até hoje fala, aquilo foi uma loucura, foi muito desespero.
Já me escrevi no canal 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍
Impressionada!! :O
Minha mãe ficou em cima da laje da casa, ele viu várias pessoas sendo levada pelas águas, ela trabalhava em casa forte, é perto do rio Capibaribe, dias depois fui ver, só destruição por todos os lados,
Não sou de Recife meus pais eram e me lembro que minha mãe mandava roupa dinheiro para minhas tias para poder ajudar .Muito triste eu lembro da minha mãe dobrando arrumando ensacando,empacotando e ensacando de novo e embrulhando tudo etiquetando por dentro e por fora para mandar.
Vendo agora,em 2024 essas cenas impressionantes! Sou de Recife,mas,à época eu morava em MG. Vimos algo pela tv,tivemos notícias de parentes... não passamos pelo caos😮
No Cordeiro, a inundação chegou a pouco mais de 40 centímetros do teto das casas comuns.
Eu tinha 8 anos e ficava lá na quadra da Escola São Miguel - Alto do Mandu, vendo a cheia no lado oeste de Recife, bairros Monteiro, Apipucos, Varzea, Detran... etc. tudo completamente alagado.
Uma cidade construída ,em cima da água , isso e incrível tem tantos 🏢, Recife as mãos de Deus e contigo sempre 🙌
Muito interessante esse vídeo, não entendo o porque de mudanças climáticas tão bruscas ao longo do tempo, só Deus mesmo para evitar estas coisas.
Meus avós e pais também falaram dessa cheia
Moro no interior, mas lembro de ouvir a cobertura pela Rádio Clube. Na época eu tinha nove anos. Muito triste!
Eu tinha 5 anos e morava nos Torrões e fomos pra garagem da Chesef em San Martin, dormimos na combi
Minha falecida mãezinha morava no bairro do Cordeiro e me contou sobre essa cheia foi traumatizante
A Estrada dos remédios virou um rio de alta correnteza; eu trabalhava na Philinorte, lembro muito bem dessa Cheia.
Fantástico!
Eu tinha 13 anos e morava na rua Guimarães Peixoto antigo beco da facada esquina da av norte próximo a entrada da mangabeira e entrou água lá em casa pelo esgoto, deu maos de um metro de água.
Oi Renato, tudo bem? Estou fazendo uma matéria sobre as cheias de Recife, posso usar trecho do vídeo do seu avô? Obrigada.
Karina Berardo pode sim, sem broncas! Bota só os créditos. Rsrsrs
Renato Oliveira obrigada!!! darei o crédito👏👏👏
Nasci em 1989
Minha mãe conta que existem desaparecidos até hj jamais encontrados corpos
Eu tinha 4 anos, não lembro de muita coisa, morava no bairro de São José, naqueles prédios antigos, lembro apenas de mim pegando na mão de minha mãe e muita água até os joelhos. Medo triste daqueles prédios caírem 😮😒
Sou Recifense tenho 74 anos, fui testemunha ocular dessa tragédia há 49 anos atrás q só ñ se repetiu até hoje graças a construção da gigantesca barragem de Tapacurá durante o governo militar (sem roubalheira). Espero q outra catástrofe jamais aconteça.
Por favor ! Essa água veio da onde?
meu pai falou que passou 3 dias pra chegar em casa! eu tinha 2 anos de idade nao me lembro.
Eu era adolescente nesta época,foi a pior cheia do Recife,eu morava na Torre, graças a Deus, não fomos atingidos,mas a água chegou aonde nunca tinha chegado,mas não deviam ter matado o nosso rio Capibaribe
Nessa época eu não era nem espermatozoide. :p
Nossa, eu nem sonhava em nascer. Alguém sabe me informar se essa cheia foi causada por fortes chuvas ou teve outro motivo? Pelo que vi não parecia estar chovendo, e o narrador diz que a água subia gradativamente.
Foi por causa das represas e do rio capiba, a àgua subiu! E sim, foi por causa de chuvas!
Olinda n alagou ???
vixi pasei por uma cheia em recife em 1990 acho
Eu era jovem , mais lembro.
Foi horrível ! Essa cheia nos fez mudar do recife . A festa de 15 anos acontecer, já estava tudo pronto : decoração, bolo , até as fitas da mesa ( que na época era comum usar 15 🎀 com recadinho p as 15 meninas) e de repente BAMM! Gente correndo, gritando apavoradas por causa da água que vinha vindo , um horror, meu Deus! Ficamos em cima da Lage até a água baixar e deixando um lamaçal que colava nas mãos e pés! Passamos semanas sem energia elétrica, sem água nas torneiras . Um verdadeiro filme de terror! Minha mãe não quis mais , nem ouvir a palavra recife e mudamos para nunca mais voltar 😪
Quem é esse locutor?
Renato, tudo bem? Sou pesquisador/cineasta e gostaria de conversar contigo a respeito de liberação para uso deste vídeo em filme independente pernambucano. Podemos? Um abraço!
Podemos sim, so mandar uma msg renato_p_oliveira Hotmail
E a tragédia se repete em maio de 2022!
Este vídeo tem uma continuação ? Parece ter sido interrompido bruscamente...
Sim, mas ele estava muito danificado e não dava pra ver quase nada, infelizmente :(
Chorei muito ao ver o final do segundo vídeo, com a destruição da avenida Afonso Olindense e de outras ruas da Várzea. Para completar, a trilha ficou bem adequada: além de Dukas, tem o "Adagio in G Minor", de Albinoni e "Bachianas nº4", de Villa-Lobos. Mesmo que o Recife não padeça mais com as grandes enchentes do passado (a última ocorreu em 1977), chuva no inverno continua sendo um grande sinal de preocupação e sofrimento, principalmente para os que vivem nos morros ou em locais que alagam facilmente - como a própria Várzea. Peçamos a Deus e às autoridades, com insistência, para que as cheias continuem num passado distante da nossa história...
***** Nem o Quartel da PM escapou! Fiquei horrorizada!
Renato Oliveira Foi o registro definitivo de uma tragédia que antes do RUclips eu só conhecia da boca dos meus parentes mais velhos. Uma riqueza de imagens e detalhes que nem a Globo (Onde está o "Globo Repórter" com "A Explosão do Rio Capibaribe", mostrada aos 1:28 deste vídeo? Perdeu-se no incêndio da emissora em 76?) e nem a TV Jornal possuem nos seus arquivos, acreditem.
Estava num super 8 danificado
Nasci bem na cheia de 75.
Eu tinha 6 anos.quando ouvi minha mãe falar dessa cheia
Foi daí que surgiu o nome Veneza brasileira não pela a sua beleza de cidade e sim pelas suas cheias constantes
Estou vendo na quaretena e com medo de que jucazinho pode se romper e causar uma tragédia muito maior que essa.
TÁ MUITO LONGE DE SE REPETIR NÃO!!! PELO GEITO!!!
Eu era criança morava no bairro do Pacheco em Jaboatão.o local era alto,aí não foi atingido.
Video incrivel que seu avo fez! É ele narrando?
Eu vi estava na Visconde de Suassuna Senac. Todos corriam
Meus avós estavam indo para a maternidade para minha mãe nascer quando, após eles passarem, a ponte perto aqui de casa caiu.
Caramba. A Praça do Derby com o quartel do comando geral da PMPE ao fundo da imagem😢
Essa cheia foi causada por fortes chuvas ou foi outro motivo ?
Foi um copo de água que se deramou cada uma .viu
Foi fortes chuvas que ocorreram na cabeceira dos rios Capibaribe e Beberibe.
Tudo isso foi uma barragem estourada de uma cidade próxima de Recife, disseram que com as chuvas torrenciais a barragem não aguentou com uma ajuda de uma balsa que estava amarrada na barragem corda partiu e foi de encontro a escotilha de sagramento e deu o que deu, saiu arrastando tudo pela frente.