Meu filho estava sem respirar e denorou muiti a ambulancia levar pro hospital em outra cidade pq na minha cidade nao tem estrutira .ele no caminho deu parada cardiaco mais deus e maravolhoso ele agora Esta em sobral na uti.. doudor pensei q meu filho iria morrer.. os medicos de sobral falaram q foi um milagre.. meu filho e guerreiro ja fez duas cirurgia no coracao se alimenta na conta e tem traqueotomia.. obg
Ricardo ,a minha paciente está apresentando essa obstrução , ela chegou fazer várias paradas ,respiratotia , foi pro hospital , tem dias que a sonda de aspiração não evolui de forma alguma , não há o que façamos . A mãe não quis levá-la ao hospital ,porque ela já está em cuidados paleativos , porém não há resistência ao ambuzar
Olá. Tudo bem? Procure ver se a cânula está bem posicionada. Um erro muito grande é o uso de gaze em excesso na flange da traqueostomia, levando ao desvio da cânula. Esse pode ser um dos problemas. O certo seria realizar uma broncoscopia para se avaliar o que está acontecendo e como está essa traqueia. Mas como isso não vai ser feito. Minha sugestão é avaliar o posicionamento da cânula. Grande abraço.
Bom dia Ricardo! A cada dia fico maravilhada com suas orientações pois tudo que você explica é o que vivemos no nosso ambiente de trabalho.sou técnica de enfermagem e estou cada dia mais segura assistindo seus vídeos!!!!Deus te abençoe.
Bom dia Dr. Ricardo ja aconteu isso com migo pois cuido com da minha mãe que tem traco e todas as vezes que acontecia isso era sempre rola .isso acontecia no início pois agora não aconter mais pois faço aquelas dicas de nebulização que o senhor deu em um vidio que mim ajudou muito agora cim os seus vidios tiro bastante dúvidas.
@@shirleycarvalho9838 eu sei que só o fisio que reposiciona,mas na época foi treinada pela equipe do CTI e fazia a troca sempre que era necessário pois era de mental,sempre deu certo o canal mim ajudou muito com as dicas do doutor Ricardo,hoje em dia minha mãe e uma estrelinha mais sou muito grata ao canal e ao Dr Ricardo.
Bom dia , gosto muito dos seus vídeos, obg! Passei por uma situação recentemente onde identifiquei que o paciente fez uma rolha de sangue, a médica retirou o tubo e intubou novamente,. Qual a melhor maneira de fazer a limpeza da rolha ??
Olá Ingrid. Tudo bem? Acho que esta pergunta deve ser feita para a equipe que te acompanha no Hospital. Digo isso, pois todo Hospital tem seu protocolo a respeito de possiveis intercorrencias e estes devem ser seguidos por toda a equipe. Nosso grande problema hoje é que cada profissional, mesmo dentro dos Hospitais, não tem protocolos de intercorrencias. Isso faz com que cada um faça de um jeito. Está errado. É preciso que haja uma continuidade nos procedimentos. Converse com toda a equipe e defina como agir nestas situações. Grande abraço.
Olá Tamara. Tudo bem? Não. Não faco este tipo de video pois tenho medo de pessoas que não tem formação tentarem aspirar assistindo um video e machucar o paciente. Tenho uma aula presencial sobre isso, mas agora somente no proximo ano. Grande abraço.
Olá. Tudo bem? Depende do porquê que foi realizado o procedimento. Alguns paciente fazem uso por um tempo e depois retiram. Outros usam para o resto da vida. O ideal é perguntar ao médico que pediu o procedimento. Grande abraço.
O Doutor poderia utilizar imagens ? se possível... o motivo e que os técnicos falam que isso teria que ser feito pela fisio do qual ...eles tem a orientação de não fazer porem na falta do fisio o que fazer ...por isso as imagens, obrigado e parabéns...
Olá Wagner. Desculpe mas não tenho imagens aqui, mesmo porque temos que pedir autorização do paciente para vincular qualquer imagem, mesmo de exames. Mas de qualquer forma, seu questionamento é pertinente. No caso, como falei no vídeo, a dificuldade pode ser por vários motivos e até que se avalie este motivo, o paciente deve ser aspirado pelo profissional que está acompanhando o paciente, seja ele médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem. Todos estes profissionais são ou devem estar preparados e treinados para fazer este tipo de procedimento. Desculpe a franqueza, mas não existe este questionamento que o Técnico não deve aspirar. Se o paciente precisar ser aspirado as 3 da manhã, quem vai aspirar? Se existe este questionamento é porque o profissional não sabe aspirar, e aí não deve estar na casa. Grande abraço.
Seu Ricardo tem 3 dias que meu Paizinho fez a traqueo . E hj eu via enquanto ele tossia ele expelia secreção e saia sangue Nisso na traqueo dele gases tinha SANGUE enfermeira disse que era da traqueo não que ele estava expelindo sangue . Fique preucupada meu Deus ... É normal sangrar assim não era muito era poco mais fiquei preucupada
Olá Paloma. Tudo bem? É normal o sangramento depois da Traqueostomia. Só não pode ficar sangrando em excesso. Acredito que ele deva ter um acompanhamento ou uma avaliação de controle pelo médico ou pelo Fisioterapeuta. Mas fique tranquila. É um procedimento normal. Grande abraço.
@@isabersaude obrigada querido , tenho aprendido muito com seus vídeos . E quando ele tossia parecia que ia sair aquela traqueo. E de plástico parece doutor ... Mais vou ficar de olho .
Ricardo, meu paciente é decanulado, o que fazer caso entre água no orifício na hora do banho? Quem dá o banho é a esposa, e morro de medo de acontecer. Já Orientei qto ao cuidado, mas tenho medo.
Olá Maria. Paciente decanulado que ainda tem orifício aberto, orientamos curativo oclusivo na hora do banho. Se a família não aceita já é por conta e risco. Grande abraço.
Maria Silva temos um paciente traqueostomizado e na hora do banho nele colocamos tipo um avental curto em volta da cervical amarrando atraz do pescoço com um cordonê, é muito pratico e não entra água.
@@assuntosemfamilia8710 o meu tbem tem um colar proprio para o banho, compraram pela internet e é bem prático, mas mesmo assim eu queria saber se em uma emergência e entrar água qual o procedimento? Como eu devo agir???
Olá Bonie. Tudo bem? Devemos saber o porquê da não introdução. Você falou sobre uma queloide. Isso tem que ser avaliado, pois em alguns casos não é ele o motivo. Mas ao mesmo tempo, pode ser uma forma incorreta de se aspirar o paciente. Para tirar esta duvida, procure conversar com o medico do paciente. Grande abraço.
Dr.Ricardo tenho um duvida pois a minha mãe colocar muita água pela boca ela fica o tempo todo secando ela gasta por média 96 rolos de papel toalhas por mês .E ja peguntei aos médicos quando vem ver-la o pq eles sorespodem que e da traco que causa este aumento de salivação tem tempo que chega a feri os lábios dela fico na dúvida se e isso mesmo pois ela não conseguir engoli esta saliva por ser espeça a minha pergunta e esta isso e normal mesmo um grande abraço
Eu tive problemas não no caso acima. Mas gostaria de saber como devo proceder no paciente grave? Pois tive problema no meu trabalho em relação aspirar quando tem queda muito rápida e significativa da saturação e instabilidade em repercussão hemodinâmica. Pois não há colabaração da equipe na UTI isso é certo?
Olá Rogéria. Temos várias opções de aspiração em pacientes de UTI como o seu. Infelizmente alguns Hospitais dependendo da região não possuem alguns materiais que seriam ideais para este tipo de paciente. Mas no seu caso, seria interessante você conversar com a responsável pela equipe e trabalhar com protocolos de procedimentos para que enquanto você aspira, teria um suporte de outro profissional para garantir a ventilação e/ou oxigenação do paciente. Sei que é difícil, mas os protocolos de procedimentos em UTIs são fundamentais. Grande abraço.
Jandira de Lima Mogi Mirim. Um paciente se alimenta normal pela boca meu irmão fez e não pode se alimentar pela boca porque vaza o alimento pela traquio precisou colocar sonda , isso é para sempre ou tem como voltar a comer Pela boca?
Olá Jandira. Seu irmão precisa ser acompanhado por um Fonoaudiólogo. Ele é o Profissional especialista para este tipo de tratamento e pode lhe dizer não só a possibilidade de retirada, como o tratamento adequado para isso. Procure por um Fonoaudiólogo. Grande abraço.
Dr. Ricardo as vezes à traqueostomia da minha filha parece quê rolha cuido dela sozinha em casa nesse caso ó quê posso faze devo levá-la nó hospital Ricardo as vezes choro é penso porquê sofro tanto na vida não tenho ninguém pra ajuda estou perdendo as forças ela têm 15 anos obrigado me ajude sobre essas rolhas quê entope a traqueia dela as vezes ela fica roxa
Olá Ivanilde. Tudo bem? Ela tem inalação de horário? As inalações são fundamentais para se evitar as rolhas. Se ela não tem, faça somente com soro fisiológico. Não sei quantas vezes ela faz, mas o interessante seria pelo menos 4 vezes ao dia. Ajudaria nestas rolhas. Grande abraço.
Olá Giovania. Tudo bem? Pode sim. Mas quem vai determinar se pode é um Fonoaudiólogo. Somente com a avaliação dele pode ser liberada a alimentação oral. Grande abraço.
Olá Lilian. Voce só vai saber se houver alguma reação decorrente dele. Em alguns casos é tão insignificante que o paciente tem e ninguem fica sabendo. Mas em outros acabamos por observar determinadas reações e interferindo. Não vou colocar nenhum sintoma aqui para ninguem ficar achando que tem, sem necessidade. Posso garantir que quando existe e está atrapalhando, exostem os sintomas. Grande abraço.
Dr.Ricardo quero embora para ó Rio de Janeiro pois ó pai dela mora lá será quê os médicos autoriza ou corre o risco de vida uma viagem longe pois ela usa traqueostomia é sonda pra alimenta
Olá Ivanilde. Tudo bem? Algumas viagens se bem organizadas e planejadas não causam risco ao paciente. Mas isso quem pode falar a respeito é o medico e o Fisioterapeuta que acompanham a paciente, para saber se ela tem condições e o que você precisaria para esta viagem; Converse com eles. Hoje em dia é possível, se o paciente tem condições clinicas. Grande abraço.
ola doutor me tira uma duvida minha filha colocou traqueo este mês antis ela era secretiva mais agora é 24 horas por dia saindo catarro aspiro o dia todo ate dormindo sai catarro é assim mesmo sera q com traqueo ela vai sempre ter tanto catarro
Olá Ana. Tudo bem? Ela é acompanhada por algum Fisioterapeuta? Converse com os profissionais que a acompanham. Fundamental sabermos o porque das frequentes aspirações, mesmo com a Traqueostomia. Já assistiu meu vídeo sobre secreção e saliva? Também pode ser um fator relevante. Procure avaliar a situação, para chegarmos em um diagnostico e fecharmos um tratamento. Grande abraço.
Olá tenho uma paciente bem secretiva tbm ela toma brometo de propantelina ajuda bastante a ficar menos secretiva conversa com seu medico ela toma 2,5 ml 8x8 h
Olá Elisangela. Tudo bem? O risco do procedimento é praticamente nenhum. É um procedimento bem simples, realizado em centro cirúrgico, mas que é relativamentre rápido. Acredito que o risco não seria o procedimento em si, mas a manutenção dos cuidados depois do procedimento, com um acompanhamento adequado, por profissionais habilitados. Grande abraço.
Oi Elisangela. A Traqueostomia é realizada em um região abaixo das cordas vocais. É o contrario. Existe a preservação delas. Mas é importante entender o porquê da Traqueostomia. Em alguns casos, o que se preconiza inicialmente é a ventilação pulmonar ou a higiene brônquica. Nestes casos a voz não deve sair por um determinado período. Minha sugestão é que converse com o medico e veja como será o tratamento a partir do uso deste procedimento. Grande abraço.
Meu filho estava sem respirar e denorou muiti a ambulancia levar pro hospital em outra cidade pq na minha cidade nao tem estrutira .ele no caminho deu parada cardiaco mais deus e maravolhoso ele agora Esta em sobral na uti.. doudor pensei q meu filho iria morrer.. os medicos de sobral falaram q foi um milagre.. meu filho e guerreiro ja fez duas cirurgia no coracao se alimenta na conta e tem traqueotomia.. obg
Obrigada Dr pela sinalização
Ricardo ,a minha paciente está apresentando essa obstrução , ela chegou fazer várias paradas ,respiratotia , foi pro hospital , tem dias que a sonda de aspiração não evolui de forma alguma , não há o que façamos . A mãe não quis levá-la ao hospital ,porque ela já está em cuidados paleativos , porém não há resistência ao ambuzar
Olá.
Tudo bem?
Procure ver se a cânula está bem posicionada.
Um erro muito grande é o uso de gaze em excesso na flange da traqueostomia, levando ao desvio da cânula.
Esse pode ser um dos problemas.
O certo seria realizar uma broncoscopia para se avaliar o que está acontecendo e como está essa traqueia.
Mas como isso não vai ser feito.
Minha sugestão é avaliar o posicionamento da cânula.
Grande abraço.
Parabéns Doutor se ele não quer aspirar possivelmente não recebeu treinamento... muito obrigado
Dr Ricardo, muito obrigado sempre pelas explicações. São informações q agente não tem dos profissionais, ainda mais sendo hospital público.
Bom dia Ricardo! A cada dia fico maravilhada com suas orientações pois tudo que você explica é o que vivemos no nosso ambiente de trabalho.sou técnica de enfermagem e estou cada dia mais segura assistindo seus vídeos!!!!Deus te abençoe.
Olá Leide. Tudo bem? Que bom! Espero te ajudar ainda mais. Se tiver algum tema em especial, podemos tentar fazer um vídeo curto.
Grande abraço.
isabersaude Obrigada!!!
Explicação clara e especifica
Ótimas orientações 👏👏👏
Perfeito os seus vídeos são super objetivos 👏👏👏
Bom dia Dr. Ricardo ja aconteu isso com migo pois cuido com da minha mãe que tem traco e todas as vezes que acontecia isso era sempre rola .isso acontecia no início pois agora não aconter mais pois faço aquelas dicas de nebulização que o senhor deu em um vidio que mim ajudou muito agora cim os seus vidios tiro bastante dúvidas.
Olá Sandra. Que bom! Sempre que surgir alguma duvida e pudermos responder, será um prazer.
Boa sorte e grande abraço.
Olá.e só o fisio que reposiona a cânula? Sou técnica .grata
@@shirleycarvalho9838 eu sei que só o fisio que reposiciona,mas na época foi treinada pela equipe do CTI e fazia a troca sempre que era necessário pois era de mental,sempre deu certo o canal mim ajudou muito com as dicas do doutor Ricardo,hoje em dia minha mãe e uma estrelinha mais sou muito grata ao canal e ao Dr Ricardo.
Bom dia , gosto muito dos seus vídeos, obg!
Passei por uma situação recentemente onde identifiquei que o paciente fez uma rolha de sangue, a médica retirou o tubo e intubou novamente,. Qual a melhor maneira de fazer a limpeza da rolha ??
Olá Ingrid. Tudo bem? Acho que esta pergunta deve ser feita para a equipe que te acompanha no Hospital. Digo isso, pois todo Hospital tem seu protocolo a respeito de possiveis intercorrencias e estes devem ser seguidos por toda a equipe. Nosso grande problema hoje é que cada profissional, mesmo dentro dos Hospitais, não tem protocolos de intercorrencias. Isso faz com que cada um faça de um jeito. Está errado. É preciso que haja uma continuidade nos procedimentos. Converse com toda a equipe e defina como agir nestas situações. Grande abraço.
Ricardo bom. Dia
Evitar rolhas
O que vc sugere ?
Atitudes preventivas ?
Olá João.
Primeiro de tudo: HIDRATAÇÃO.
Depois, fluidificação através de mucolíticos e atitudes clinicas dos profissionais envolvidos.
Grande abraço.
Dr. Desde 15/10/2020, minha mãe 76 anos está internada com AVC. Ela esta no paleativo do hospital. Só Jesus Cristo Dr. AVC hemorrágico.
Esperamos que dê tudo certo.
Grabde abraço.
Bom dia Ricardo gostaria que vc fala-se dos tipos de curativo gosto muito de suas expkica
OLá Gil. Tudo bem? Podemos fazer. Qual sua duvida maior?
Olá, tudo bem?
Tem algum vídeo seu na prática?
Olá Tamara. Tudo bem? Não. Não faco este tipo de video pois tenho medo de pessoas que não tem formação tentarem aspirar assistindo um video e machucar o paciente. Tenho uma aula presencial sobre isso, mas agora somente no proximo ano. Grande abraço.
Obrigada Dr. Queria saber se o paciente fica pra sempre com essa abertura
Olá. Tudo bem? Depende do porquê que foi realizado o procedimento. Alguns paciente fazem uso por um tempo e depois retiram. Outros usam para o resto da vida. O ideal é perguntar ao médico que pediu o procedimento. Grande abraço.
O Doutor poderia utilizar imagens ? se possível... o motivo e que os técnicos falam que isso teria que ser feito pela fisio do qual ...eles tem a orientação de não fazer porem na falta do fisio o que fazer ...por isso as imagens, obrigado e parabéns...
Olá Wagner. Desculpe mas não tenho imagens aqui, mesmo porque temos que pedir autorização do paciente para vincular qualquer imagem, mesmo de exames. Mas de qualquer forma, seu questionamento é pertinente. No caso, como falei no vídeo, a dificuldade pode ser por vários motivos e até que se avalie este motivo, o paciente deve ser aspirado pelo profissional que está acompanhando o paciente, seja ele médico, Fisioterapeuta, Enfermeiro ou Técnico de Enfermagem. Todos estes profissionais são ou devem estar preparados e treinados para fazer este tipo de procedimento. Desculpe a franqueza, mas não existe este questionamento que o Técnico não deve aspirar. Se o paciente precisar ser aspirado as 3 da manhã, quem vai aspirar? Se existe este questionamento é porque o profissional não sabe aspirar, e aí não deve estar na casa. Grande abraço.
Meu bb especial tá cm dificuldades para respirar
Olá Bruna.
Tudo bem?
Se ele está com dificuldade para respirar, você deve entrar em contato com o medico dele e passar a situação.
Grande abraço.
Seu Ricardo tem 3 dias que meu Paizinho fez a traqueo .
E hj eu via enquanto ele tossia ele expelia secreção e saia sangue
Nisso na traqueo dele gases tinha SANGUE enfermeira disse que era da traqueo não que ele estava expelindo sangue .
Fique preucupada meu Deus ...
É normal sangrar assim não era muito era poco mais fiquei preucupada
Olá Paloma. Tudo bem? É normal o sangramento depois da Traqueostomia. Só não pode ficar sangrando em excesso. Acredito que ele deva ter um acompanhamento ou uma avaliação de controle pelo médico ou pelo Fisioterapeuta. Mas fique tranquila. É um procedimento normal. Grande abraço.
@@isabersaude obrigada querido , tenho aprendido muito com seus vídeos .
E quando ele tossia parecia que ia sair aquela traqueo.
E de plástico parece doutor ...
Mais vou ficar de olho .
Ricardo, meu paciente é decanulado, o que fazer caso entre água no orifício na hora do banho? Quem dá o banho é a esposa, e morro de medo de acontecer. Já Orientei qto ao cuidado, mas tenho medo.
Olá Maria. Paciente decanulado que ainda tem orifício aberto, orientamos curativo oclusivo na hora do banho. Se a família não aceita já é por conta e risco. Grande abraço.
Maria Silva temos um paciente traqueostomizado e na hora do banho nele colocamos tipo um avental curto em volta da cervical amarrando atraz do pescoço com um cordonê, é muito pratico e não entra água.
@@assuntosemfamilia8710 o meu tbem tem um colar proprio para o banho, compraram pela internet e é bem prático, mas mesmo assim eu queria saber se em uma emergência e entrar água qual o procedimento? Como eu devo agir???
O que deve ser feito se não entra a sonda e se não é posissonento ele tem queloide e tá fechado a traqueia
Olá Bonie. Tudo bem? Devemos saber o porquê da não introdução. Você falou sobre uma queloide. Isso tem que ser avaliado, pois em alguns casos não é ele o motivo. Mas ao mesmo tempo, pode ser uma forma incorreta de se aspirar o paciente. Para tirar esta duvida, procure conversar com o medico do paciente. Grande abraço.
Dr.Ricardo tenho um duvida pois a minha mãe colocar muita água pela boca ela fica o tempo todo secando ela gasta por média 96 rolos de papel toalhas por mês .E ja peguntei aos médicos quando vem ver-la o pq eles sorespodem que e da traco que causa este aumento de salivação tem tempo que chega a feri os lábios dela fico na dúvida se e isso mesmo pois ela não conseguir engoli esta saliva por ser espeça a minha pergunta e esta isso e normal mesmo um grande abraço
Eu tive problemas não no caso acima. Mas gostaria de saber como devo proceder no paciente grave?
Pois tive problema no meu trabalho em relação aspirar quando tem queda muito rápida e significativa da saturação e instabilidade em repercussão hemodinâmica.
Pois não há colabaração da equipe na UTI isso é certo?
Olá Rogéria. Temos várias opções de aspiração em pacientes de UTI como o seu. Infelizmente alguns Hospitais dependendo da região não possuem alguns materiais que seriam ideais para este tipo de paciente. Mas no seu caso, seria interessante você conversar com a responsável pela equipe e trabalhar com protocolos de procedimentos para que enquanto você aspira, teria um suporte de outro profissional para garantir a ventilação e/ou oxigenação do paciente. Sei que é difícil, mas os protocolos de procedimentos em UTIs são fundamentais.
Grande abraço.
Jandira de Lima Mogi Mirim.
Um paciente se alimenta normal pela boca meu irmão fez e não pode se alimentar pela boca porque vaza o alimento pela traquio precisou colocar sonda , isso é para sempre ou tem como voltar a comer Pela boca?
Obrigado feliz Domigo pra voces
Olá Jandira. Seu irmão precisa ser acompanhado por um Fonoaudiólogo. Ele é o Profissional especialista para este tipo de tratamento e pode lhe dizer não só a possibilidade de retirada, como o tratamento adequado para isso. Procure por um Fonoaudiólogo. Grande abraço.
Dr. Ricardo as vezes à traqueostomia da minha filha parece quê rolha cuido dela sozinha em casa nesse caso ó quê posso faze devo levá-la nó hospital Ricardo as vezes choro é penso porquê sofro tanto na vida não tenho ninguém pra ajuda estou perdendo as forças ela têm 15 anos obrigado me ajude sobre essas rolhas quê entope a traqueia dela as vezes ela fica roxa
Olá Ivanilde. Tudo bem? Ela tem inalação de horário? As inalações são fundamentais para se evitar as rolhas. Se ela não tem, faça somente com soro fisiológico. Não sei quantas vezes ela faz, mas o interessante seria pelo menos 4 vezes ao dia. Ajudaria nestas rolhas. Grande abraço.
Minha filha usa traqueostomia só que agora fica sangrando
Olá.
Você conversou com o medico a respeito?
Olá. O paciente traqueostomizado e com sonda nasoenteral, pode se alimentar pela boca também ou somente pela sonda?
Olá Giovania. Tudo bem? Pode sim. Mas quem vai determinar se pode é um Fonoaudiólogo. Somente com a avaliação dele pode ser liberada a alimentação oral. Grande abraço.
@@isabersaude❤
No caso como saber se tem granuloma?
Olá Lilian. Voce só vai saber se houver alguma reação decorrente dele. Em alguns casos é tão insignificante que o paciente tem e ninguem fica sabendo. Mas em outros acabamos por observar determinadas reações e interferindo. Não vou colocar nenhum sintoma aqui para ninguem ficar achando que tem, sem necessidade. Posso garantir que quando existe e está atrapalhando, exostem os sintomas. Grande abraço.
Dr.Ricardo quero embora para ó Rio de Janeiro pois ó pai dela mora lá será quê os médicos autoriza ou corre o risco de vida uma viagem longe pois ela usa traqueostomia é sonda pra alimenta
Olá Ivanilde. Tudo bem? Algumas viagens se bem organizadas e planejadas não causam risco ao paciente. Mas isso quem pode falar a respeito é o medico e o Fisioterapeuta que acompanham a paciente, para saber se ela tem condições e o que você precisaria para esta viagem; Converse com eles. Hoje em dia é possível, se o paciente tem condições clinicas. Grande abraço.
ola doutor me tira uma duvida minha filha colocou traqueo este mês antis ela era secretiva mais agora é 24 horas por dia saindo catarro aspiro o dia todo ate dormindo sai catarro é assim mesmo sera q com traqueo ela vai sempre ter tanto catarro
Olá Ana. Tudo bem? Ela é acompanhada por algum Fisioterapeuta? Converse com os profissionais que a acompanham. Fundamental sabermos o porque das frequentes aspirações, mesmo com a Traqueostomia. Já assistiu meu vídeo sobre secreção e saliva? Também pode ser um fator relevante. Procure avaliar a situação, para chegarmos em um diagnostico e fecharmos um tratamento. Grande abraço.
Olá tenho uma paciente bem secretiva tbm ela toma brometo de propantelina ajuda bastante a ficar menos secretiva conversa com seu medico ela toma 2,5 ml 8x8 h
Quais são os riscos em fazer uma traqueostomia?
Olá Elisangela. Tudo bem? O risco do procedimento é praticamente nenhum. É um procedimento bem simples, realizado em centro cirúrgico, mas que é relativamentre rápido. Acredito que o risco não seria o procedimento em si, mas a manutenção dos cuidados depois do procedimento, com um acompanhamento adequado, por profissionais habilitados. Grande abraço.
Obrigada pela resposta!! Mas, em relação a voz? Não há risco de perdê-la?
Oi Elisangela. A Traqueostomia é realizada em um região abaixo das cordas vocais. É o contrario. Existe a preservação delas. Mas é importante entender o porquê da Traqueostomia. Em alguns casos, o que se preconiza inicialmente é a ventilação pulmonar ou a higiene brônquica. Nestes casos a voz não deve sair por um determinado período. Minha sugestão é que converse com o medico e veja como será o tratamento a partir do uso deste procedimento. Grande abraço.
isabersaude Agradeço a atenção! Um grande abraço.
👏👏👏👏👏👏
Só traqueotomizado é minha não tá saindo
Não entendi o que você quis dizer.