Fui aprovado CFC 2023.2! Queria agradecer ao senhor pelo empenho e dedicação. Sem sua ajudae jamais teria conseguido conquistar esse grande feito na minha vida, meu Muito Obrigado! Grande Abraço! Que Deus continue abençoando a todos vocês! 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🎉🎉🎉🎉🎉
só ñ entendi como que um canal tão objetivo e taxativo em explicações, só tem ainda 40,6 mil inscritos, sinceramente, procurei algo simples, e só aqui encontrei toda a resposta desejada, em apenas quase 7 minutos... Cê tá doido ❤ ganhou mais um inscrito pela objetividade e criatividade...
Muito bom, professor! Esse vídeo chegou bem na hora, tenho 15 anos e tô fazendo um curso de contabilidade pelo Bradesco, seus vídeos me ajudam muito. Obrigado!
Ja é a segunda vez que assisto. Uma didática espetacular que não cansa ninguem de assistir. Professor, o senhor tem algum livro escrito? Se nao tem, pq nao escreve um livro. Se seu video é maravilhoso, imagina um livro. 👏
OLá, Cacio! Grato por mais esta visita e pelo gentil comentário! Você está sempre presente! Tenho um livro, chamado Contabilidade em Quadrinhos. Um projeto que fiz colocando esta teoria inicial em quadrinhos com pesronagens. Foi um projeto bem legal. Quem sabe qualquer hora sai outro livro. Abraço.
Olá, GaBriel! Grato pela visita e pelo comentário! Tenho o site professorquintino.com.br, onde organizei os vídeos por disciplina e na sequência das ementas. Pode ser útil. Valeu! Sucesso!!
@@ProfessorQuintino obrigado por ter respondido. De verdade professor passei um tempão pra entender os elementos q compõe o balanço e ñ entrava na cabeça. E hje tão simples aprendi com seu vídeo
Oi, Alexandra! Grato pela visita e pelo gentil comentário! Você é sempre bem-vinda! Você já teve oportunidade de ver o site: proferssorquintino.com.br ? Organizei oos vídeos por disciplina e em ordem das ementas. Bomns estudos e sucesso!!
Adorei o formato da aula! Simples de entender, divertido e dinâmico. Está me ajudando com minha especialização em Gestão de Projetos! Obrigada, Professor!
@@terezinhamariadasilva9045 Olá, Terezinha! Grato pela visita e pela inscrição! Tenho o site professorquintino.com.br, onde organizei os vídeos por disciplina e na sequência das ementas. Pode ser útil. Bons estudos e sucesso!!
Oi, Pedro! Grato pela visita! A DRE é, justamente, a apresentação do resultado ao final do período. Se houve lucro ou prejuízo e os respectivos valores. Na realidade, a destinação e a origem dos recursos é demonstrada na demostração do fluxo de caixa, que mostra para quais atividades foram os recursos e de quais atividades chegaram recursos. Veja este vídeo: ruclips.net/video/JUe5U0JTdws/видео.html Bons estudos e sucesso!!
Show de boa. Parabéns prof. Me dar uma dica de como decorar tudo isso, e outra coisa. Estou assistindo todos os vídeo por sequência. Estou aprendendo muito
OI. Dani S2 Nathy! Mais uma vez, grato pela visita! Você vai ver que não precisa decorar. Logo, logo você vai ter o entendimento completo e vai dominar o assunto. Bons estudos!
Oi, Sandro. Grato pela visita! Postei um vídeo sobre o Simples Nacional que está neste endereço: ruclips.net/video/ARicThSoQas/видео.html Com relação à DRE, a essência é a mesma. 1. Receita bruta obtida 2. Menos as deduções. Só que neste caso, nas deduções você não irá considerar os tributos sobre as vendas, pois a base de cálculo do simples é a propria receita bruta, que já contempla todos os tributos sobre a venda. Mas você deverá conhecer os custos e despesas para calcular o seu lucro efetivo. Da receita bruta obtida, você anota o tributo a ser pago, pois vai utilizá-lo no final. 3. Da receita bruta, você subtrai os custos e as despesas. 4. Depois, na sequência, você deverá considerar as outras despesas e receitas operacionais. 5. Em seguida, o resultado financeiro. Só que tem um detalhe importante, as receitas financeiras obtidas com ganhos de capital não entram no simples nacional e o imposto de renda relativo à este ganho é pago fora da alíquota do simples nacional e a base de cálculo, neste caso é de 100%. 6. No final, você apura o lucro obtido até aqui e ao invés de calcular o tributo devido com base neste lucro, você transporta o valor calculado, lá em cima. com base na receita bruta, cujo cálculo esta neste link que lhe mandei. 7. Por ultimo, fecha a conta e vê qual foi o seu lucro efetivo. Depois dê um retorno! Bons negócios!
Oi, Anonymous! Grato pela visita! A ideía geral é Receita - custos igual ao lucro bruto e depois retira-se as despesas e encontra-se o lucro antes do imposto de renda. As "despesas" antes do lucro bruto são as deduções, que são os tributos sobre a venda. A conta seria assim: Receita Bruta - Tributos sobre as vendas = Receita Líquida - Custos = Lucrp bruto - Despesas operacionais (vendas e administrativas) = Lucro antes do imposto de renda Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!
@@anonymousani5052 Oi! Grato pelo retorno! Se vc ver um cupom fiscal, vai ver na parte de baixo os tributos sobre as vendas. O preço que vc pagou é a receita bruta para a emoresa. Depois tire estes tributos sobre a venda, o resultado é a receita líquida. A partir da receita líquida é que a empresa.desconta todas as suas contas para ver o lucro antes do imposto de renda. Depois do imposto de renda, o que sobra é o lucro líquido. Sucesso!!
@@ProfessorQuintino oi! acho que o problema está em uma fonte que consultei, de que para além de Receita líquida - CPV (custo de produto vendido) = Lucro Bruto, consideram que outras deduções para obter o lucro bruto, mas essas deduções já teriam sido descontadas na receita líquida.
eu também havia pensado que o CPV era basicamente o custo da operação, mas na operação incluem-se outras despesas, certo? De modo que o CVP seja a despesa relacionada à produção e venda, nao considerando aluguéis, salários etc, é isso mesmo?
@@anonymousani5052 O lucro bruto é só o resultado da produção. Depois vem todas as despesas da empresa: luz, salários, aluguel etc. Tudo isto vem depois do lucro bruto. O lucro bruto serve para medir o percentual de lucro que a produção garante para a empresa. O restante faz parte da bagagem administrativa da empresa.
Oi, Márcio! Grato pela visita! Veja se este vídeo lhe atende; ruclips.net/video/lmL8PiA-Ar0/видео.html Resumindo: Custos são os gastos realizados na produção (matéria prima e salário do pessoal ligado à produção) e despesas são os gastos administrativos, de propaganda e juros pagos. Sucesso!!
Oi, Laura! Grato pela visita! Estas participações representam um bônus aos colaboradores. Um benefício oferecido pelas empresas aos colaboradores, pelo repasse de parte dos lucros da empresa. como recompensa aos desempenho deles na formação do lucro da empresa. O nome completo destas participações é Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e, em muitas empresas, no final do ano, aparece no contracheque do pessoal! Depois dê um retorno sobre este entendimento. Bons estudos e sucesso!.
Professor, nao canso de assistir suas aulas. Me tire so uma duvida. Como existe dois modelos de apuracao do resultado do exercicio que é pela lei 6404/76 e um modelo pelo CPC 26. Na pratica, qual modelo aplicar? Se tiver algum video seu que fala sobre isso, me indica pois quero assistir. Agradeco.
Olá, Cacio! Grato pela visita! Os dois modelos - Lei 6.404/76 e CPC 26 (R1) - coexistem, e a principal diferença entre eles está no posicionamento sequencial das receitas e despesas financeiras. Modelo da Lei 6.404/76 (Tradicional) Esse modelo inclui as receitas e despesas financeiras dentro do cômputo geral das despesas operacionais, juntamente com despesas administrativas, de vendas e outras. Foco principal: Apresentar um panorama direto e objetivo do lucro ou prejuízo do exercício. Aplicação: Mais voltado para empresas menores, sendo suficiente para atender às exigências fiscais e contábeis no mercado local. Modelo do CPC 26 (R1) O CPC 26 segue as normas internacionais (IFRS) e é o padrão adotado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para empresas de capital aberto. Destaque para o resultado operacional: Esse modelo apresenta primeiro o resultado operacional, isolando o desempenho das atividades principais da empresa antes de considerar o impacto das operações financeiras. Separação das receitas e despesas financeiras: Posiciona as receitas e despesas financeiras depois do resultado operacional, destacando-as como atividades separadas, como juros sobre empréstimos ou ganhos em aplicações financeiras. Foco principal: Transparência e detalhamento para atender investidores, analistas e órgãos reguladores. Qual modelo utilizar? O modelo da Lei 6.404/76 pode ser adotado por empresas menores, sem prejuízo do entendimento contábil. O modelo do CPC 26 (R1) é mais indicado para grandes empresas, especialmente as de capital aberto, ou para aquelas que buscam atender às exigências internacionais. Nos vídos e exercícios, sigo o modelo do CPC 26. Bons estudos!!
Professor, na D.R.E, onde eu lanço as despesas com impostos como pis/cofins/icms e iss? ou onde eu busco esta informação quando estiver fazendo uma análise?
Oi, Greici! Grato pela visita! Estas "despesas" não são despesas, na verdade. São deduções da receita bruta. A empresa é intermediária entre o cliente e o governo. São percentuais da receita bruta e definidos em lei. [PIS = 3%] [Confins = 0,65%] [[ICMS ou ISS = definido pelo estado ou município]. Normalmente, nos exercícios acadêmicos, já começa começa direto na receita líquida. Entretanto, se começar na receita bruta, os percentuais são este. A ideia é s seguinte: Receita bruta - Estas deduções = Receita líquida Depois me dê um retorno. Bons estudos!!
@@claudialongo3454 Olá, Cláudia! Grato pela visita! A venda de um ativo: - se for no mesmo preço do valor contábil D: Caixa D: Depreciação acumulada referente ao ativo C: Conta do ativo (valor histórico) - se a venda for com lucro: mantém os lançamentos acima e coloca o lucro em receita financeira D: Caixa (valor a mais) C: Receita financeira (DRE) (valor a mais) - se for com prejuízo: mantém aqueles lançamentos e registra o prejuízo em despesas financeiras (prejuízo em venda de ativo) D: Caixa (valor recebido) D: Despesa financeira (DRE) (prejuízo na transação) D: Depreciação acumulada do ativo C: Ativo vendido Só vai para DRE o lucro ou prejuízo. A venda em si é um entendimento entre o caixa e o ativo. Depois dê um retorno sobre este entendimento ! Sucesso!!
Oi, Ducielma! Grato pela visita! Você faz um razonete.com.a divida total e depois a cada prestação paga, você faz um débito no caixa (entrada de dinheiro) e no razonete de clientes você lança um débito (reduzindo a dívida). Com relação à receita na DRE, você lança o total da venda, não importando se o cliente pagou ou não. Bons estudos e sucesso!
OI, P. Sérgio! Grato pela visita! Na demosntração do resultado do exercíco tem aquela etapa que diz Lucro antes do Imposto de renda e da contribuição socil sobre o lucro líquido. É este valor que serve de base de cálculo para o tributo. Daíi, subtrai-se o imporo de renda e a contribuição. A linha Lucro líquido já é livre de impostos e é distribuída aos sócios como dividendos. Veja este vídeo sobre a apuração do resulktado do exercício que ira mostrar o momento da subtração.: ruclips.net/video/xTs-2cGLqt4/видео.html Depois dê um retorno sobre seu entendimento. Sucesso!
Olá, Karla! Grato pela visita! Na descrição dos vídeos tem o link. Alguns vídeos mais antigos não tem. Estou atualizando aos poucos. O deste vídeo, em particular, está logo na fila. Lhe mando o link logo que estiver pronto. No site professorquintino.com.br, logo no inicio, tem um botão que vai para os slides das aulas presenciais. Veja lá se lhe atende. Depois, dê um retorno. Bons estudos e sucesso!
Excelente professor! Mais uma excelente explicação! Mas professor, se no balanço não estiver demonstrado a receita bruta de vendas, como eu sei qual demonstrativo usar para dar início a DRE?
Oi, Ricky. Se não tiver especificado a receita bruta, comece com a própria receita líquida. Muitas DRE já começam com a receita líquida, já com as deduções subtraídas. O documento contábil que apresenta as receitas é a DRE. A ligação entre o balanço patrimonial e e a DRE é o lucro acumulado. É o lucro apurado na DRE que é transposto para o lucro do patrimônio líquido.
Oi, Matheus. Grato pelas visitas! Valeu! DRE é o documento padronizado para ser apresentado. ARE é o razonete que ajuda na DRE. Mesma coisa com os razonetss e o balanço patrimonial. No ARE, você junta todos os valores das contas do resultado para calcular o lucro. Veja este link ruclips.net/video/xTs-2cGLqt4/видео.html Fala sobre o ARE e foi feito para responder esta sua pergunta! Bons estudos!
Oi, João Carlos! Grato pela visita! Sobre as doações: a empresa pode ter slguma instituição apadrinhada que recebe donativos. Por exemplo,: associação do bairro onde a empresa atua; associação dos colaboradores ou alguma doação face algum evento na cidade etc. Esta é a ideia das doações: alguma ação filantrópica da empresa. Depois dê um retorno sobre este entendimento. Sucesso!!
Oi, Mauro! Grato pela visita! A aquisição de um bem, por meio de consórcio, a empresa deve ir registando mensalmente a saída de recursos da conta "caixa", cuja contrapartida, no mesmo valor de cada prestação, será um lançamento no ativo imobilizado numa conta chamada !aquisição de bens por meio de consórcio". Estes lançamentos do pagamento das prestações não farão parte da conta de resultado (não são despesas de vendas, administrativas ou financeiras) e, portanto, não impactarão o lucro e não irão interferir no cálculo do lucro tributável. Esta aquisição não é realmente uma despesa, mas um investimento, cuja diferença é apenas na forma da negociaçao realizada.
Oi Professor. Parabéns pelo belo trabalho. Gostaria de saber qual plataforma utiliza para realizar as animações dos vídeos. Tambem leciono disciplinas de gestão e gostaria de elaborar meu próprio material.
Oi, Octávio! Grato pela visita! O aplicativo que uso chama-se Video Scribe. Depois vc pode utilizar um editor de vídeo para acertar a narração. Sucesso! Depois mande um retorno.
¡Hola, Mundo perdido! ¡Gracias por la visita! Creo que podría ser alguna configuración en el audio de tu celular. Pronto voy a poner disponible un texto escrito de este video para ayudarte en el estudio. ¡Un abrazo!
@ProfessorQuintino professor, faz um minuto que respondi sua mensagem anterior. Seus vídeos estão bem e com bom áudio. A mensagem era para outro vídeo. Muito obrigado por tudo ❤️
boa noite professor pode me ajudar com uma questao? em determinado periodo a empresa x apresentou os seguintes saldos de contas contabeis: conta saldo capital social 2.500 ganho venda ativos imob. 600 fornecedores. 1.000 venda bruta mercadoria. 4.000 reserva lucro. 1.900 cmv. 1.700 caixa. 9.300 desp administrativa. 800 salarios. 2.200 devolucao vendas. 400 no dre, o lucro liquido foi de? 2100/1100/3600/6100/1700 nao estou conseguindo🥺
Oi, Luciana! Grato pela visita! Nesta relação existem contas do balanço patrimonial e da DRE. Para calcular o lucro, vc deve ficar ligada para só se preocupar e colocar na calculadora apenas os itens da DRE. Vamos lá: Receita bruta (venda bruta) - Deduções (devolução de vendas) = Receita Líquida (calcular) - CMV (custo das mercadorias vendidas) = Lucro bruto (calcular) - Despesas administrativas + Ganho com venda de ativo (somar) = Lucro no período (calcular) Faça os cálculos e depois poste o resultado e diga se acertarmos. Bons estudos!
0Bom Dia professor. Ótima aula. Seu conteúdoo está me ajudando bastante em meus estudos. Uma dúvida: Como se daria na prática a aplicação do Art. 189. da lei 6.404: "Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda." "Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem." Obrigado.
Professor estou com muita deficuldade nessa questão, algo tem de errado no enunciado Um título de R$ 5.000,00 foi quitado dois meses antes de seu vencimento. Pelo critério de desconto composto comercial, esse valor foi equivalente a R$ 487,50. Qual foi a taxa de juros nessa operação?
OI, Francisco! Grato pela visita! A equação básica destes cálculos envolvendo valor final (VF), valor inicial (VI), juros (i) e prazo (n) é? VF = VI ( 1 + i) ^ n. Queremos saber o valor futuro de um investimento atual, somamos, multiplicam,os e elevamos ao prazo. Só que tem um detalhe sutil: quando vc tem um desconto, o prazo, ao invés de contar para frente, conta para trás. O prazo volta e o conceito de valor inicial é o que está longe e o valor futuro é o que está perto. Sim, o valor futuro é o valor que será obtido depois (depois do desconto). Só que como modificamos este entendimento de valor futuro, vamos ter que mudar o sinal da fórmula. E fica assim, então: VF (valor após o desconto) = VI (valor a partir do qual será feito o cálculo) vezes ( 1 MENOS taxa) elevado ao prazo. No nosso exercício: VF = 5000 - 487,50 = 4512,50 Então: 4512.50 = 5.000 (1 - i) ^ 2 4512,50/5.000 = (1-i) ^2 0,9025 = (1-i) ^2 RAIZ (0,9025) = 1 - i 0,95 = 1 - i Acertando os sinais i = 1 - 0,95 Logo, desconto = 5% a.m. É um pouco diferente do cálculo do valor presente. No valor presente você saiu daqui e chegou lá. (1 + taxa) ^ n No desconto, você saiu de lá e chegou aqui. (1 - taxa ) ^ n Depois me diga se acertei a conta.
Fui aprovado CFC 2023.2! Queria agradecer ao senhor pelo empenho e dedicação. Sem sua ajudae jamais teria conseguido conquistar esse grande feito na minha vida, meu Muito Obrigado! Grande Abraço! Que Deus continue abençoando a todos vocês! 🙏🏾🙏🏾🙏🏾🎉🎉🎉🎉🎉
só ñ entendi como que um canal tão objetivo e taxativo em explicações, só tem ainda 40,6 mil inscritos, sinceramente, procurei algo simples, e só aqui encontrei toda a resposta desejada, em apenas quase 7 minutos... Cê tá doido ❤ ganhou mais um inscrito pela objetividade e criatividade...
Valeu, Notícias do trânsito!!
Grato pela visita e pela inscrição!
Sucesso!
Pois é, vamos divulgar para facilitar a vida de muitos. Esse Prof é top sem se esforçar....kkkkk
Vamos divulgar, mandar o link para nossos colegas de cursos Professor Quintino tem uma didática simplesmente maravilhosa!
@@ProfessorQuintinoexcelente professor!! Grata por seus conteúdos 👏🏻🙌🏻💕
é eu amei o canal e estou maratonando, dou uma materia na faculdade e volto aqui para ter mais clareza do conteudo
Muito bom, professor! Esse vídeo chegou bem na hora, tenho 15 anos e tô fazendo um curso de contabilidade pelo Bradesco, seus vídeos me ajudam muito. Obrigado!
Valeu, Miguelzinho CDS. Que coincidência! Grato pela visita! Legal, vc fazer um curso de contabilidade. Bons estudos! Sucesso!!
Olá, Miguelzinho CDS!
Fui responder um comentário deste vídeo e li sua mensagem.
E aí? Como está seu curso?
Foi bem? Já concluiu?
Sucesso!
Ja é a segunda vez que assisto. Uma didática espetacular que não cansa ninguem de assistir. Professor, o senhor tem algum livro escrito? Se nao tem, pq nao escreve um livro. Se seu video é maravilhoso, imagina um livro. 👏
OLá, Cacio!
Grato por mais esta visita e pelo gentil comentário!
Você está sempre presente!
Tenho um livro, chamado Contabilidade em Quadrinhos. Um projeto que fiz colocando esta teoria inicial em quadrinhos com pesronagens.
Foi um projeto bem legal.
Quem sabe qualquer hora sai outro livro.
Abraço.
Sr pfv grave mais vídeos assim 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Olá, GaBriel!
Grato pela visita e pelo comentário!
Tenho o site professorquintino.com.br, onde organizei os vídeos por disciplina e na sequência das ementas. Pode ser útil.
Valeu!
Sucesso!!
Professor imensamente agradecida por suas excelentes aulas didáticas .
Oi, Eva!
Grato por suas visitas e comentários!
Sucesso!
Aprecio sua generosidade em compartilhar seu vasto conhecimento...🤗🤗😍 logo ...logo ..20.000 MAIS um marco para teu canal.🏆🏆🎖🏅🥇🥈🥉
Oi, Cláudia! Grato por suas constantes visitas e pelas suas palavras! 20.000? Está quase!
Mais didático que isso não sei se é possível. Explicação sensacional!
Oi, Luiz!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Objetivo mas com conteúdo, adorei! Meus parabéns!
Olá, Mônica!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Bons estudos e sucesso!!
É incrível como esse professor explica de maneira tão simples, calma e clara. Obrigada por todos os dias facilitar meus estudos!!!
Olá, Maria!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!!
Simples e objetivo. Direto na veia. Muito bom
Valeu, Rodrigo!
Grato pela visita!
Sucesso!
Seus vídeos são excelentes,bem didáticos e de fácil entendimento
Valeu, Alailson!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
@@ProfessorQuintino obrigado por ter respondido. De verdade professor passei um tempão pra entender os elementos q compõe o balanço e ñ entrava na cabeça. E hje tão simples aprendi com seu vídeo
Estou impressionado com a clareza da sua explicação. Muito bom, parabéns.
OI, Just for Testing!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Top demais, explicação mais fácil e clara que já vi.
Valeu, Games Mobile!
Grato pela visita!
Sucesso!
Professor, a mensagem de antes era para outro vídeo. Seus vídeos estão perfeitamente audíveis.
Muito obrigado por tudo!
Ah, Ok. Grato pelo retorno! Tive que praticar o meu espanhol!!
Abraço!!
@@ProfessorQuintino bem melhor que o meu! ❤️
Professor Quintino, você é fenômeno!
Olá, Caio!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Sucesso!
Obrigado pelo conteúdo professor!
Valeu, Nairon!
Grato pela visita!
Sucesso!
Explicação clara e em pouco tempo,melhor impossive!l 👏👏👏
Oi, Clara!
Grato pela visita!!
SIMPLESMENTE ENTENDI TUDO! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu!!
Que bom que clareou o assunto!
Bons estudos!
Sensacional, excelente revisão estou tendo com esse canal
Valeu, Itamar!
Grato pela visita!
Bons estudos!!
VOCÊ É TOP!
Valeu, Amanda!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!!
Adoro seu canal, parabéns.
Oi, Alexandra!
Grato pela visita e pelo gentil comentário!
Você é sempre bem-vinda!
Você já teve oportunidade de ver o site: proferssorquintino.com.br ?
Organizei oos vídeos por disciplina e em ordem das ementas.
Bomns estudos e sucesso!!
Prof, o senhor é excelente!! Obrigada por essa explicação!
Olá, Thamiriz !
Grato pela visita e pelo comentário!!
Bons estudos e sucesso!
perfeito!!!!!!!!!!
Valu, Ermesson! Grato pela visita!
Bons estudos!
Sensacional.
Valeu, Cacá!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Aula fenomenal
Olá, Marcelo!
Grato pela visita!
Bons estudos e sucesso!
Muito obrigado !! Vídeo excelente.
Oi, Bhrenda!
Grato pela visita!
Sucesso!
Excelente demonstração
Oi, Francieli!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!
Obrigada ☺️ Excelente explicação
Oi, Luciana!
Grato pela visita!
Sucesso!!
Grata, muito grata.
Valeu!
Grato pela visita!
Sucesso!
Excelente professor! O Senhor faz de uma maneira tão simples e direta. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
Oi, Joelma! Grato pela visita e pelas palavras! Bons estudos!
Aula muito bem dada, parabéns pelo empenho 👏
Oi, Carol! Grato pela visita e pelas palavras!!
Sucesso!!
Adorei o formato da aula! Simples de entender, divertido e dinâmico. Está me ajudando com minha especialização em Gestão de Projetos! Obrigada, Professor!
Valeu, Paula!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso no seu curso!
Depois retorne para contar das suas boas notas!
Nota 100000. Parabéns pelo trabalho, este tipo de canal deveria ser um dos mais acessados do RUclips.
Valeu, Alcionaldo!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
ótimas explicações ! Estou gostando muito de acompanhar. obrigada Professor por compartilhar conhecimentos de forma simples e acessível!
Oi, Renata! Grato pela visita e pelas palavras!!
show explicação,parabens!
Valeu, Vivian! Grato pela visita!!
você é o melhor!
OI, Julianne. Grato pelas palavras!!
Estou estudando isso ganhou mais uma escrita
@@terezinhamariadasilva9045 Olá, Terezinha!
Grato pela visita e pela inscrição!
Tenho o site professorquintino.com.br, onde organizei os vídeos por disciplina e na sequência das ementas. Pode ser útil.
Bons estudos e sucesso!!
Excelente professor simples e direito 👏👏
Oi, Janaína!
Grato pela visita!
Bons estudos!!
Excelente vídeo, professor. Parabéns pelo trabalho.
Valeu, Miguel!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Vídeo excelente professor! Parabéns 👏🏿
Olá. Macela!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Muito bom, videos excelentes!!!
Oi, José Henrique!
Grato pela visita e pelas palavras!
Esse professor é perfeito vei ❤️
Valeu, RUclips Vídeos!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso! Sempre em frente!!
QUE DEMAAAAAAAAAAAAAAIIIIIIIIIIIIIIIIIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi, Thuanny!
Grato pela visita e pelo comentário!
Bons estudos e sucesso!
Show!
OI, Marlene!
Grato pela visita!
Não sei o que seria de mim sem suas aulas aaaaaaaa
Oi, RUclips Vídeos!
Grato pela visita!
Que bom que tem gostado e aprendido com os vídeos.
Bons estudos e sucesso!!
Excelente vídeo!! Pena que descobri esse canal apenas hoje
Olá, Ademarpe!
Grato pela visita e pelo comentário!
Retorne ao canal. Será sempre bem vindo.
Sucesso!!
Ótimo material! Poderia fazer alguns exercícios de Lucro Real?
Oi, Adenilson! Grato pela visita!
Veja se este vídeo lhe interessa.
Link = ruclips.net/video/s-_M-7lYx64/видео.html
Bons estudos!!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Olá, Beatriz!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
DRE é a análise da situação da empresa em determinado período, mostrando para onde foi o capital e avaliando o que "restou" no final.
Oi, Pedro!
Grato pela visita!
A DRE é, justamente, a apresentação do resultado ao final do período. Se houve lucro ou prejuízo e os respectivos valores.
Na realidade, a destinação e a origem dos recursos é demonstrada na demostração do fluxo de caixa, que mostra para quais atividades foram os recursos e de quais atividades chegaram recursos.
Veja este vídeo:
ruclips.net/video/JUe5U0JTdws/видео.html
Bons estudos e sucesso!!
Show de boa. Parabéns prof.
Me dar uma dica de como decorar tudo isso, e outra coisa. Estou assistindo todos os vídeo por sequência. Estou aprendendo muito
OI. Dani S2 Nathy!
Mais uma vez, grato pela visita!
Você vai ver que não precisa decorar. Logo, logo você vai ter o entendimento completo e vai dominar o assunto.
Bons estudos!
Obrigado. Deus abençoe o senhor.
Parabéns! Faz um DRE do simples nacional, mensal, por favor.
Oi, Sandro.
Grato pela visita!
Postei um vídeo sobre o Simples Nacional que está neste endereço: ruclips.net/video/ARicThSoQas/видео.html
Com relação à DRE, a essência é a mesma.
1. Receita bruta obtida
2. Menos as deduções. Só que neste caso, nas deduções você não irá considerar os tributos sobre as vendas, pois a base de cálculo do simples é a propria receita bruta, que já contempla todos os tributos sobre a venda.
Mas você deverá conhecer os custos e despesas para calcular o seu lucro efetivo.
Da receita bruta obtida, você anota o tributo a ser pago, pois vai utilizá-lo no final.
3. Da receita bruta, você subtrai os custos e as despesas.
4. Depois, na sequência, você deverá considerar as outras despesas e receitas operacionais.
5. Em seguida, o resultado financeiro. Só que tem um detalhe importante, as receitas financeiras obtidas com ganhos de capital não entram no simples nacional e o imposto de renda relativo à este ganho é pago fora da alíquota do simples nacional e a base de cálculo, neste caso é de 100%.
6. No final, você apura o lucro obtido até aqui e ao invés de calcular o tributo devido com base neste lucro, você transporta o valor calculado, lá em cima. com base na receita bruta, cujo cálculo esta neste link que lhe mandei.
7. Por ultimo, fecha a conta e vê qual foi o seu lucro efetivo.
Depois dê um retorno!
Bons negócios!
@@ProfessorQuintino Ótimo vídeo. Poderia fazer um vídeo mostrando as diferenças entre DRE Contábil, Gerencial, Financeira e Fiscal?
Valeu!
Grato pela visita e pela sugestão!
2:38 as despesas de venda já nao são descontadas para cálculo do lucro bruto? O lucro bruto não é receita - (custos de produção e venda)?
Oi, Anonymous!
Grato pela visita!
A ideía geral é Receita - custos igual ao lucro bruto e depois retira-se as despesas e encontra-se o lucro antes do imposto de renda.
As "despesas" antes do lucro bruto são as deduções, que são os tributos sobre a venda.
A conta seria assim:
Receita Bruta
- Tributos sobre as vendas
= Receita Líquida
- Custos
= Lucrp bruto
- Despesas operacionais (vendas e administrativas)
= Lucro antes do imposto de renda
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!
@@anonymousani5052
Oi! Grato pelo retorno!
Se vc ver um cupom fiscal, vai ver na parte de baixo os tributos sobre as vendas.
O preço que vc pagou é a receita bruta para a emoresa. Depois tire estes tributos sobre a venda, o resultado é a receita líquida. A partir da receita líquida é que a empresa.desconta todas as suas contas para ver o lucro antes do imposto de renda. Depois do imposto de renda, o que sobra é o lucro líquido.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino oi! acho que o problema está em uma fonte que consultei, de que para além de Receita líquida - CPV (custo de produto vendido) = Lucro Bruto, consideram que outras deduções para obter o lucro bruto, mas essas deduções já teriam sido descontadas na receita líquida.
eu também havia pensado que o CPV era basicamente o custo da operação, mas na operação incluem-se outras despesas, certo? De modo que o CVP seja a despesa relacionada à produção e venda, nao considerando aluguéis, salários etc, é isso mesmo?
@@anonymousani5052
O lucro bruto é só o resultado da produção. Depois vem todas as despesas da empresa: luz, salários, aluguel etc.
Tudo isto vem depois do lucro bruto.
O lucro bruto serve para medir o percentual de lucro que a produção garante para a empresa. O restante faz parte da bagagem administrativa da empresa.
Bom dia! Gostaria de entender melhor a diferença entre os custos e as despesas.
Oi, Márcio!
Grato pela visita!
Veja se este vídeo lhe atende; ruclips.net/video/lmL8PiA-Ar0/видео.html
Resumindo:
Custos são os gastos realizados na produção (matéria prima e salário do pessoal ligado à produção) e despesas são os gastos administrativos, de propaganda e juros pagos.
Sucesso!!
Professor ótimo conteúdo, parabéns. Uma dúvida o que seria essas participações antes das retiradas dos sócios?
Oi, Laura!
Grato pela visita!
Estas participações representam um bônus aos colaboradores. Um benefício oferecido pelas empresas aos colaboradores, pelo repasse de parte dos lucros da empresa. como recompensa aos desempenho deles na formação do lucro da empresa.
O nome completo destas participações é Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e, em muitas empresas, no final do ano, aparece no contracheque do pessoal!
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Bons estudos e sucesso!.
Professor, nao canso de assistir suas aulas. Me tire so uma duvida. Como existe dois modelos de apuracao do resultado do exercicio que é pela lei 6404/76 e um modelo pelo CPC 26. Na pratica, qual modelo aplicar? Se tiver algum video seu que fala sobre isso, me indica pois quero assistir. Agradeco.
Olá, Cacio!
Grato pela visita!
Os dois modelos - Lei 6.404/76 e CPC 26 (R1) - coexistem, e a principal diferença entre eles está no posicionamento sequencial das receitas e despesas financeiras.
Modelo da Lei 6.404/76 (Tradicional)
Esse modelo inclui as receitas e despesas financeiras dentro do cômputo geral das despesas operacionais, juntamente com despesas administrativas, de vendas e outras.
Foco principal: Apresentar um panorama direto e objetivo do lucro ou prejuízo do exercício.
Aplicação: Mais voltado para empresas menores, sendo suficiente para atender às exigências fiscais e contábeis no mercado local.
Modelo do CPC 26 (R1)
O CPC 26 segue as normas internacionais (IFRS) e é o padrão adotado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para empresas de capital aberto.
Destaque para o resultado operacional:
Esse modelo apresenta primeiro o resultado operacional, isolando o desempenho das atividades principais da empresa antes de considerar o impacto das operações financeiras.
Separação das receitas e despesas financeiras:
Posiciona as receitas e despesas financeiras depois do resultado operacional, destacando-as como atividades separadas, como juros sobre empréstimos ou ganhos em aplicações financeiras.
Foco principal: Transparência e detalhamento para atender investidores, analistas e órgãos reguladores.
Qual modelo utilizar?
O modelo da Lei 6.404/76 pode ser adotado por empresas menores, sem prejuízo do entendimento contábil.
O modelo do CPC 26 (R1) é mais indicado para grandes empresas, especialmente as de capital aberto, ou para aquelas que buscam atender às exigências internacionais.
Nos vídos e exercícios, sigo o modelo do CPC 26.
Bons estudos!!
Professor, na D.R.E, onde eu lanço as despesas com impostos como pis/cofins/icms e iss? ou onde eu busco esta informação quando estiver fazendo uma análise?
Oi, Greici!
Grato pela visita!
Estas "despesas" não são despesas, na verdade. São deduções da receita bruta. A empresa é intermediária entre o cliente e o governo.
São percentuais da receita bruta e definidos em lei.
[PIS = 3%] [Confins = 0,65%] [[ICMS ou ISS = definido pelo estado ou município].
Normalmente, nos exercícios acadêmicos, já começa começa direto na receita líquida. Entretanto, se começar na receita bruta, os percentuais são este.
A ideia é s seguinte:
Receita bruta
- Estas deduções
= Receita líquida
Depois me dê um retorno.
Bons estudos!!
Boa tarde professor, a venda de ativo fixo, que é uma receita não operacional, inserimos aonde na DRE?
@@claudialongo3454
Olá, Cláudia!
Grato pela visita!
A venda de um ativo:
- se for no mesmo preço do valor contábil
D: Caixa
D: Depreciação acumulada referente ao ativo
C: Conta do ativo (valor histórico)
- se a venda for com lucro: mantém os lançamentos acima e coloca o lucro em receita financeira
D: Caixa (valor a mais)
C: Receita financeira (DRE) (valor a mais)
- se for com prejuízo: mantém aqueles lançamentos e registra o prejuízo em despesas financeiras (prejuízo em venda de ativo)
D: Caixa (valor recebido)
D: Despesa financeira (DRE) (prejuízo na transação)
D: Depreciação acumulada do ativo
C: Ativo vendido
Só vai para DRE o lucro ou prejuízo. A venda em si é um entendimento entre o caixa e o ativo.
Depois dê um retorno sobre este entendimento !
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino perfeito, obrigada, entendido
como destribuir as rosonetes de uma venda a prazo?
Oi, Ducielma!
Grato pela visita!
Você faz um razonete.com.a divida total e depois a cada prestação paga, você faz um débito no caixa (entrada de dinheiro) e no razonete de clientes você lança um débito (reduzindo a dívida).
Com relação à receita na DRE, você lança o total da venda, não importando se o cliente pagou ou não.
Bons estudos e sucesso!
Só uma dúvida. Imposto sobre o lucro não se subtrai?
OI, P. Sérgio!
Grato pela visita!
Na demosntração do resultado do exercíco tem aquela etapa que diz Lucro antes do Imposto de renda e da contribuição socil sobre o lucro líquido.
É este valor que serve de base de cálculo para o tributo. Daíi, subtrai-se o imporo de renda e a contribuição.
A linha Lucro líquido já é livre de impostos e é distribuída aos sócios como dividendos.
Veja este vídeo sobre a apuração do resulktado do exercício que ira mostrar o momento da subtração.: ruclips.net/video/xTs-2cGLqt4/видео.html
Depois dê um retorno sobre seu entendimento.
Sucesso!
Dúvida: os juros ou descontos, seja sobre recebimento ou pagamento devem ser lançados na DRE?
Oi, Winston!
Grato pela visita!
Sim. Os juros recebidos ou pagos entram na DRE, nas receitas financeiras ou nas desoesas financeiras.
Sucesso!
@@ProfessorQuintino ok, agradeço a atenção, parabéns p/seus conteúdos…
@@winstonrodrigues5919
Grato, Winston!
Abraço!!
PROFESSOR! BOA NOITE! COMO FAÇO PARA BAIXAR SEUS SLAIDES?
Olá, Karla!
Grato pela visita!
Na descrição dos vídeos tem o link.
Alguns vídeos mais antigos não tem. Estou atualizando aos poucos. O deste vídeo, em particular, está logo na fila. Lhe mando o link logo que estiver pronto.
No site professorquintino.com.br, logo no inicio, tem um botão que vai para os slides das aulas presenciais. Veja lá se lhe atende.
Depois, dê um retorno.
Bons estudos e sucesso!
Complementando a resposta, segue o link dos slides:
professorquintino.com.br/slides/pq1106pwp.pdf
Bons estudos!
Professor o senhor faz particular a DRE DO MEU COMERCIO? Como faço pra entrar em contato?
Oi, Kerginaldo!
Grato pela visita!
Mande um e-mail. Talvez eu possa ajudar.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino por favor qual seu imail?
Excelente professor! Mais uma excelente explicação!
Mas professor, se no balanço não estiver demonstrado a receita bruta de vendas, como eu sei qual demonstrativo usar para dar início a DRE?
Oi, Ricky. Se não tiver especificado a receita bruta, comece com a própria receita líquida. Muitas DRE já começam com a receita líquida, já com as deduções subtraídas.
O documento contábil que apresenta as receitas é a DRE. A ligação entre o balanço patrimonial e e a DRE é o lucro acumulado. É o lucro apurado na DRE que é transposto para o lucro do patrimônio líquido.
@@ProfessorQuintino Tá ok professor! Obrigado
Professor, esse modelo que o senhor esta ensinando é o modelo pela lei 6404/76 ou o modelo do CPC 26?
Olá. Cacio!
Modelo do CPC 26, separando a parte financeira da parte operacional.
Bons estudos!!
@ProfessorQuintino Obrigado professor, pela primeira vez, vejo um canal em que a pessoa responde tirando as dúvidas dos seus seguidores. Muito grato.
Valeu!!
Terminada a playlist! (por enquanto rsrs)
Professor, Qual a diferença entre ARE x DRE?
MUITO OBRIGADO PELOS VÍDEOS!
Oi, Matheus. Grato pelas visitas! Valeu!
DRE é o documento padronizado para ser apresentado. ARE é o razonete que ajuda na DRE.
Mesma coisa com os razonetss e o balanço patrimonial.
No ARE, você junta todos os valores das contas do resultado para calcular o lucro.
Veja este link ruclips.net/video/xTs-2cGLqt4/видео.html
Fala sobre o ARE e foi feito para responder esta sua pergunta!
Bons estudos!
O que são essas doações ???!
Oi, João Carlos!
Grato pela visita!
Sobre as doações: a empresa pode ter slguma instituição apadrinhada que recebe donativos. Por exemplo,: associação do bairro onde a empresa atua; associação dos colaboradores ou alguma doação face algum evento na cidade etc.
Esta é a ideia das doações: alguma ação filantrópica da empresa.
Depois dê um retorno sobre este entendimento.
Sucesso!!
@@ProfessorQuintino ah sim professor entendi, muito obrigado
no lucro real, a parcela paga no consorcio pela empresa, reduz o lucro liquido tributavel ?
Oi, Mauro!
Grato pela visita!
A aquisição de um bem, por meio de consórcio, a empresa deve ir registando mensalmente a saída de recursos da conta "caixa", cuja contrapartida, no mesmo valor de cada prestação, será um lançamento no ativo imobilizado numa conta chamada !aquisição de bens por meio de consórcio".
Estes lançamentos do pagamento das prestações não farão parte da conta de resultado (não são despesas de vendas, administrativas ou financeiras) e, portanto, não impactarão o lucro e não irão interferir no cálculo do lucro tributável.
Esta aquisição não é realmente uma despesa, mas um investimento, cuja diferença é apenas na forma da negociaçao realizada.
Oi Professor. Parabéns pelo belo trabalho. Gostaria de saber qual plataforma utiliza para realizar as animações dos vídeos. Tambem leciono disciplinas de gestão e gostaria de elaborar meu próprio material.
Oi, Octávio!
Grato pela visita!
O aplicativo que uso chama-se Video Scribe. Depois vc pode utilizar um editor de vídeo para acertar a narração.
Sucesso! Depois mande um retorno.
Una cosa. Hace unos días que no puedo escuchar el audio de los videos. Sinó veo los vídeos en el portátil no puedo escuchar nada.
Que raro eso 🤔🕵
¡Hola, Mundo perdido!
¡Gracias por la visita!
Creo que podría ser alguna configuración en el audio de tu celular. Pronto voy a poner disponible un texto escrito de este video para ayudarte en el estudio.
¡Un abrazo!
@ProfessorQuintino professor, faz um minuto que respondi sua mensagem anterior. Seus vídeos estão bem e com bom áudio.
A mensagem era para outro vídeo.
Muito obrigado por tudo ❤️
boa noite professor pode me ajudar com uma questao?
em determinado periodo a empresa x apresentou os seguintes saldos de contas contabeis:
conta saldo
capital social 2.500
ganho venda ativos imob. 600
fornecedores. 1.000
venda bruta mercadoria. 4.000
reserva lucro. 1.900
cmv. 1.700
caixa. 9.300
desp administrativa. 800
salarios. 2.200
devolucao vendas. 400
no dre, o lucro liquido foi de?
2100/1100/3600/6100/1700
nao estou conseguindo🥺
Oi, Luciana!
Grato pela visita!
Nesta relação existem contas do balanço patrimonial e da DRE.
Para calcular o lucro, vc deve ficar ligada para só se preocupar e colocar na calculadora apenas os itens da DRE.
Vamos lá:
Receita bruta (venda bruta)
- Deduções (devolução de vendas)
= Receita Líquida (calcular)
- CMV (custo das mercadorias vendidas)
= Lucro bruto (calcular)
- Despesas administrativas
+ Ganho com venda de ativo (somar)
= Lucro no período (calcular)
Faça os cálculos e depois poste o resultado e diga se acertarmos.
Bons estudos!
@@ProfessorQuintino muito obrigada por responder a essa hora Gratidão Deus abençoe🙏🏻
@@lucianaramoslucianaramos_a4462 Depois mande o resultado e diga se acertamos.
@@ProfessorQuintino 1700 vc acertou prof obrigada de novo
0Bom Dia professor. Ótima aula. Seu conteúdoo está me ajudando bastante em meus estudos. Uma dúvida: Como se daria na prática a aplicação do Art. 189. da lei 6.404: "Do resultado do exercício serão deduzidos, antes de qualquer participação, os prejuízos acumulados e a provisão para o Imposto sobre a Renda."
"Parágrafo único. o prejuízo do exercício será obrigatoriamente absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem."
Obrigado.
Oi, Felipe!
Grato pela visita!
Veja se este video lhe atende:
ruclips.net/video/_LKp9eAN0h8/видео.html
Bons estudos!
@@ProfessorQuintino Obrigado professor.
Professor estou com muita deficuldade nessa questão, algo tem de errado no enunciado
Um título de R$ 5.000,00 foi quitado dois meses antes de seu vencimento. Pelo critério de desconto composto comercial, esse valor foi equivalente a R$ 487,50. Qual foi a taxa de juros nessa operação?
OI, Francisco!
Grato pela visita!
A equação básica destes cálculos envolvendo valor final (VF), valor inicial (VI), juros (i) e prazo (n) é?
VF = VI ( 1 + i) ^ n.
Queremos saber o valor futuro de um investimento atual, somamos, multiplicam,os e elevamos ao prazo.
Só que tem um detalhe sutil: quando vc tem um desconto, o prazo, ao invés de contar para frente, conta para trás. O prazo volta e o conceito de valor inicial é o que está longe e o valor futuro é o que está perto. Sim, o valor futuro é o valor que será obtido depois (depois do desconto).
Só que como modificamos este entendimento de valor futuro, vamos ter que mudar o sinal da fórmula. E fica assim, então:
VF (valor após o desconto) = VI (valor a partir do qual será feito o cálculo) vezes ( 1 MENOS taxa) elevado ao prazo.
No nosso exercício:
VF = 5000 - 487,50 = 4512,50
Então:
4512.50 = 5.000 (1 - i) ^ 2
4512,50/5.000 = (1-i) ^2
0,9025 = (1-i) ^2
RAIZ (0,9025) = 1 - i
0,95 = 1 - i
Acertando os sinais
i = 1 - 0,95
Logo, desconto = 5% a.m.
É um pouco diferente do cálculo do valor presente. No valor presente você saiu daqui e chegou lá. (1 + taxa) ^ n
No desconto, você saiu de lá e chegou aqui. (1 - taxa ) ^ n
Depois me diga se acertei a conta.
Mal explicado
Amo seus conteúdos, parabéns pelo belíssimo trabalho.
Valeu, Bru!
Grato pela visita e pelo comentário!
Sucesso!!
Show!
Grato, Patrícia