Desafio Profissão -- Agroecologia
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- A série DESAFIO PROFISSÃO discute uma atividade profissional, com o objetivo de ajudar o jovem no seu processo de escolha de carreira. Os convidados são profissionais e professores atuantes no mercado de trabalho. Este programa é produzido pela equipe de Orientação Profissional do curso de Psicologia em parceria com o NACE - Orientação Vocacional, apresentado pelo professor Silvio Bock.
Convidado: Francisco José da Silva Neto - Agroecólogo
Bom dia sou eng. agrônoma e acho muito simplista reduzir o curso de agronomia, nas grandes culturas e no monocultivo, sabendo que a agroecologia surgiu da agronomia. A agronomia sempre foi holística e ampla, levando em consideração o social e o ambiental. A ênfase na cadeia agrícola mundial, pós-revolução verde, erroneamente chamada de agricultura convencional, com uso de insumos e máquinas, foi incentivada pela política, subsidiada pela indústria, ocorrendo até os dias atuais. O mercado e as oportunidades profissionais, neste período, com certeza não eram com agroecologia. A política é o grande maestro! Por isso acredito ser um discurso oportuno.
Eu estava em dúvida entre agronomia ou agroecologia. Esse amigo da Maridelia me ajudou a decidir pela agroecologia. Sou grato!
Oi pessoal, muito legal abordarem a profissão de Agroecólogo. Sou Eng Agrônoma e atuo na área da agroecologia. O curso de Agroecologia parece ser muito melhor na capacitação de profissionais para trabalhar com a extensão rural. O curso de agronomia muitas vezes está voltado para o agronegócio baseado na insustentabilidade do sistema. O ensino já é colonizado pelo processo de revolução verde e nos formamos com pouco conhecimento sobre a complexidade das interações dos sistemas produtivos - Estado - Políticas Públicas (que influenciam muito no trabalho em campo). A grande questão que eu ressaltaria é a necessidade de reconhecimento da profissão de Agroecólog@. É marginalizada no Brasil e esse profissional deveria ter atribuições equivalentes as de Agrônom@, indo muito além em vários aspectos socioambientais e somando outras atribuições particulares da Agroecologia. Toda a minha admiração por esses profissionais que se dedicam a construir uma sociedade em harmonia com a natureza!
simplesmente incrível, parabéns!
to me engessando nessa área ,e espero chegar longe , me focar bastante .
❤to dentro
Oi gente, estou querendo largar a psicologia e fazer agroecologia. Sempre me questionei oq estava fazendo nesse curso, depois de muito refletir e tentar vislumbrar como me vejo no futuro, nao consigo ver outra coisa que nao plantando... decisao dificil, mas muito necessaria. Espero que eu consiga fazer essa transiçao e passar no vestibular!
Estou no curso de agroecologia aqui no Pará, minha universidade ainda precisa melhorar muito faltam tantas coisas pra ajudar meu curso, estou em uma disciplina de geoprocessamento que infelizmente não temos computadores e internet o suficiente que nos ajudem na produção dos mapas e tb do mapeamento que e o foco da disciplina. Posso te dizer o seguinte querida, tenha força, o curso ainda está tentando ganha seu espaço, e uma visão com mais carinho das universidades e da sociedade nos falta o reconhecimento.
sou da Agroecologia da UFSCar também e garanto, estou nos preparando para o futuro.
Excelente entrevista. O entrevistado sanou muitas dúvidas e me conveceu a cursar o curso.
E ai, esta cursando?
@@RaquelCadonaS eu estou
É oq precisava?
@@anaflavialorieto5009 muita vontade e não criar falsas expectativas, o curso não é só plantar, estou a mais de um ano fazendo agroecologia e nunca plantei nada, estudei manejo de solos,criação de textos, como fazer resenha é resumo,desenvolvimento rural sustentável, abordagem sistêmica.
Assim só quem gosta bastante de ler faz o curso😅😅eu mais leio que outra coisa,mais isso não é ruim,a leitura abre nossa mente, e as leituras do curso são pra abranger nossa visão de mundo que e abafada pelas mídias e coisas banais da sociedade. O curso e muito bom, graças a Deus eu criei uma outra família algo muito bom que a agroecologia me deu,meus colegas são parceiros e muito humildes ninguém quer ser mais do que ninguém, como um curso de exatas ou de direito ou de saúde. O meu curso precisa de mais ajuda do campus universitário mais é muito bom...🥰
Depois de assistir deixe um comentário aqui! Obrigado, Silvio Bock
Eu amo este tipo de estudo, inclusive estou dedicando o meu TCC para estudar mais sobre o assunto e ficaria muito grata se alguém que estive se este tipo de material relacionado com a agroecologia para poder compartilhar.
Olá sou agroecologa e te indicaria você acessar o site da ABA: associação brasileira de agroecologia e também agroecologia em rede!
Qual tipo de curso ele fez, o bacharel, tecnólogo ou técnico?
Obrigadissima pelos esclarecimentos! Ótimas explicações! Parabéns para os dois profissionais. Sou fã desse programa. Gratidão!
Muito Boa a entrevista! O entrevista soube explicar de uma forma mais fácil de entender
Entrevista simplesmente sensacional. Muito obrigado 🙏🏻
Que entrevista incrível! Obrigado.
Excelente! Tirou todas minhas dúvidas.
E quanto a ART. Agroecologo tem Conselho de Classe?
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) já tem em seu catálogo de profissões regulamentadas as(os) Técnicas(os) em Agroecologia e Tecnólogas(os) em Agroecologia...falta ainda a regulamentação da turma que se graduou em nível Bacharelado, que não está regulamentada ainda
obrigado
Só falou falar da perspectiva legal da profissão que ainda é marginalizada, infelizmente..
Excelente
👏💚💚💚
Ótima entrevista
Excelente entrevista! Obrigada.