Eu chorei muito a morte da Gal. Não consigo imaginar o Brasil sem ela. Eu assisti o show “Gal canta Tom Jobim”, que elegância, que afinação, que voz divina. Não era recurso de estúdio. Ela realmente cantava maravilhosamente bem. Sua morte está doendo muito.
MURIÓ GAL COSTA Los que me conocen saben que amo la música brasilera, por eso estoy muy apenado por la muerte de la grande, la diva, Gal Costa, a los 77 años, esta mañana en su Brasil querido... al que tanto le cantó en más de 50 años de brillante carrera artística. No sabría explicarles, pero desde niño sentí una atracción por la música del país de la samba y la bossa nova. Y una de las cantantes que desde un inicio me sedujo fue quien naciera como Maria da Graça Costa Penna Burgos y que el mundo entero admiraría como GAL COSTA. Tengo casi todos sus discos, en vinilo y CD´s, muchos de ellos comprados en los años que viví en Brasil y donde tuve el placer de verla en un show en vivo, quedando obviamente más enamorado de su arte maravilloso, sensual y mil por ciento brasilero y latinoamericano. Hoy la escucharé con los oídos del alma y el corazón, consciente que ha partido, del plano físico, pero ya imperecedera por la majestad de su canto. Seguramente habrá de encontrarse, en el arcano insondable, con su maestro João Gilberto, aquel al que escuchara por primera vez cuando era solo una jovencita y trabajaba como dependiente en una tienda de discos, allá en su Salvador de Bahía y soñaba con convertirse en cantora, algún día. (Pedro Arriola.- Lima, Perú)
Ouço diariamente a Gal Costa. Dá até um sentimento de "justa homenagem em vida". Infelizmente não consegui vê-la ao vivo mas qdo ouço o álbum "Aquarela do Brasil", "Gal Canta Caymmi" e "Gal Tropical", me sinto ao seu lado. Obra espetacular e eterna. Parabéns pela bela e justa homenagem.
Tem pessoas que acreditam q música todos os dias tem q ser essa droga de sertanejo essas baladas funk horríveis e todas essas porcarias q temos hj infelizmente. Parabéns pelo gosto musical.
Todos os dias escuto minha playlist que nunca muda. Só músicas e artistas que amo. Tem duas que a Gal interpreta: Vapor Barato e Futuros Amantes. Então eu tbm a escuto todo dia!!! E vira mexe eu escuto outras, fora dessa “rotina”, esse é o meu estilo. Galera acha que só existem pessoas que escutam músicas sertanejas e de ‘tique-taque’, isso sim pra mim é impossível, jamais escutar música boa com artistas afinados e geniais.
@@Luceciliay7777Intensidade. Ela era uma intérprete como nenhuma outra. Gal usava sua voz para impor, mas com candura e doçura num nível surreal. Gal era a voz de muitos e também conseguia melhorar músicas que já existiam apenas com a voz dela. Gal transmite o que ela quer transmitir com as músicas que canta. "Vapor Barato" é uma das canções mais melancólicas da MPB, e ela dá tudo de si nessa música. É uma música nua e crua, no qual ela não deixa espaço para a interpretação, desde as pequenas falas até os uivos, como se ela estivesse tentando sobreviver, tentando pedir por socorro. Gal era intensa como nenhuma outra.
grande? que grande? todos esses que dizem ser os grandes foram impulsionados por muito jabá e Rede Globo. Espero que ela faça o L quando chegar no inferno.
A Gal tinha uma voz inigualável sem sombra de dúvida. Ela foi uma mulher a frente de seu tempo.Essa morte repentina nos deixa sem chão...Porém sua música ficará eternizado para o nosso deleite. 🙏🙏🙏 ABS Régis...
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Ouço Gal desde criança aqui na Bahia. Em 1975 a sua voz enchia de vida a sala todas as noites, na abertura da novela Gabriela Cravo e Canela, cantando a música do Caymmi. Foi paixão à primeira audição! Tenho todos os seus discos, fui a mais de 10 shows seus, desde Baby Gal, em 1984, em Ilhéus e Salvador! E mais recentemente vi Recanto, Estratosferica e A pele do futuro. Estou muito triste desde a sua partida tão repentina. Mas a alegria que sua música sempre me proporcionou e a paz quando penso nela, agora, superam a tristeza! ❤ Grato, Régis, por esta bela e competente homenagem! 🙏
Uma das maiores vozes do Brasil. Fui a um show dela em Londrina PR em 2013 aos 19 anos. Foi uma bomba de técnica e emoção que nunca tinha ouvido antes. Depois de ouvi-la cantar, entendi realmente o que é cantar de verdade. Nunca mais ouvi música do mesmo jeito. Com certeza, fez parte da minha formação musical. O mundo perdeu um grande talento.
Na minha opinião,a cantora mais versátil da música brasileira. Já ouvi essa mulher cantar todos os estilos possíveis e tudo ficava incrível na voz dela. Me parte o coração ver que os bons artistas estão indo embora...🥺🖤
Minha irmã gosta de ouvir Pablo do arrocha, aquilo me dá um nojo, só ouve em alto volume, eu já disse pra ela, se ela quiser ouvir os lixos dela tem que usar fone de ouvido! Porque eu não aguento! É de manhã, é de tarde e a noite aturarando aquela coisa horrível!
Esse foi o dia mais triste pra quem ama a boa música. Gal Costa era fantástica, genial. Gosto muito das músicas dela, mas duas em especial, gosto demais, uma é "Chuva de Prata" (1984) e a outra é uma regravação de uma música que fez muito sucesso com o cantor Anísio Silva em 1960, "Alguém me disse", que ela regravou magistralmente em 1989. Gal partiu cedo com apenas 77 anos, nos surpreendendo. Também quero lembrar do nosso inesquecível Rolando Boldrin, um mestre da música sertaneja de verdade, que com 86 anos também nos deixou inesperadamente, pois ainda era muito ativo, apresentando o clássico Sr. Brasil. Talvez quando lembramos de Tony Benett com 96 anos, Carlos Gonzaga com 98 anos, Sílvio Santos com 92 anos, lúcidos, esperamos longevidade de mais artistas. Mas a morte é terrível. "Vide, Vida Marvada" de Rolando Boldrin pode ser hoje, vide, morte malvada.
Tenho 59 anos, sou fãnatico por ela desde que tinha uns 15. Ainda com menos de 18 anos assisti Gal Tropical em Salvador, e o impacto desse show, na real, dura até hoje. Os shows de Gal sempre foram grandes momentos em minha vida. Ficava dias impactado e feliz após cada um. Nada se compara a Plural: quando Gal cantou Brilho de Beleza com o Olodum, tive uma espécie de êxtase, que me fez chorar lágrimas grossas na platéia do Canecão. Foi um choque saber da morte dela, fiquei desorientado, arrasado. É absurdo e grotesco que ela não mais esteja aqui. Pensei que teria que passar um tempo sem ouvi-la, que não suportaria. Mas desde então só ouço Gal Costa. Eu vi todos os shows, tinha todos os discos (agora só ouço streaming). Lembro de tudo, e essa memória é um tesouro que tenho guardado.
Tenho 61 anos, cresci ouvindo essa deusa! Só agradeço por ter sido contemporânea de Gal. Sou baiana, portanto, nordestina e fico feliz por esse legado da Bahia ao Brasil, que é lindo e diverso. Viva o nosso povo de todas as regiões do país!!!
A suavidade da voz dessa mulher é algo que chega a transcender a gente. Como a voz do ser humano possui uma identidade única, há e haverá muitas cantoras, mas Gal Costa... nunca mais. Era menino quando lançou no Fantástico a música CHUVA DE PRATA, lembro que fiquei petrificado quando ouvi pela primeira vez.
Gal tem uma daquelas vozes que você nunca pode esquecer. Puramente original na forma como ela foi capaz de improvisar foi maravilhoso. Ela é minha artista favorita desde sempre.
Perder Gal Costa e Rolando Boldrin em uma mesma semana é pra chorar, Dois ícones da música popular brasileira, cada um foi especial em seu estilo farão uma falta irreparável.
Pior de tudo é que foi tudo em 1 dia e fora que no outro dia perdemos também o Roberto Guilherme (sargento pincel dos trapalhões)realmente foi bem triste e sinistro essa semana
Tenho 33 anos apaixonada pela Gal desde criança, meu medo era de não ter tempo suficiente para ir no show dela, em 2014 tive a oportunidade de ir e ver ela cantando divinamente bem que honra, levarei pra sempre na memória esse momento.
Excelentes todos os comentários! Alguns discos eu nem conhecia! A voz da Tropicália, o alter-ego do Caetano, voz impecável, timbre super original, com enorme carinho extensão. Vai fazer muita falta ... Essa geração nem sabe o que perdeu...
A Gal tinha uma voz única e o todo dela como artista e pessoa eram disruptivos na época. A minha mãe cantou em coral da igreja e é soprano, algumas músicas ouvia minha mãe cantando da Gal e que sentimento bom que eu sentia, como se fosse alguém cantarolando do meu lado.
Pra mim, a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Sempre primou pela qualidade no trabalho, cantando o que lhe dava prazer. Gal Costa será pra sempre eterna.
Pegou a todos de surpresa, a partida de Gal Costa, a voz de cristal da MPB. Ela faz parte do rol de minhas cantoras preferidas. Foi-se uma das últimas remanescentes da boa música. Com um excelente repertório, esta exímia cantora vai deixar muita saudade. Mas o seu legado ficou eterno, e nos reconforta, em meio a atual lixeira musical de falsos artistas. Vá em paz, Gal Costa! 🖤🤍😢
Eu já chorei algumas vezes, desde Quarta-Feira. Sempre fui "fanzaço"! É um momento muito triste pra nossa música. A gente vê a perda das nossas referências. Fui a um show da última turnê da Gal, no comecinho de agosto! Linda!
O Brasil perdeu realmente um ícone da voz....uma vez vim do rio de janeiro até aqui em Curitiba de carro, de madrugada e me deliciando com Gal Costa.... escutei de Tropicália até duetos com Caetano e Cia.... show demais!! Minha finada mãezinha me ensinou a amar a Gal...😭😭 Obrigado Regis pelo vídeo!! Saúde e muito sucesso pra vc e todos aqui 😘😘😘😘😘😘😘😘
Tive o privilégio de ver o show A pele do futuro no palácio das artes em Belo Horizonte. Logo de inicio , a música de entrada, Dê um Rolê, foi uma interpretação fora do normal de brilho e perfeição, fiquei na hora boquiaberto. A pele do futuro é um dos "maiores" albúns da música. Gal uma das maiores do mundo.
Ontem, chorei com a notícia da morte da Gal. Coisa que fiz para poucos artistas. Mas sei o motivo: a voz de Gal embalava os passeios de domingo da minha família, em fitas k7 com músicas selecionadas pelo meu pai. Eram cantores selecionados a dedo, que agradavam meu pai. Era: Elis, Gal, Betânia, Milton Nascimento, os Beatles...
Gal Costa era incrível, transitou por diversos estilos, fases, enfim. Meu Nome é Gal era algo arrepiante de tão espetacular que era, os primeiros trabalhos eram ótimos, Água Viva, Gal Tropical (uma explosão absurda), Aquarela do Brasil, Fantasia, Minha Voz, Profana...álbuns absurdamente muito bons. Sem contar a expressividade, o andar, a sensualidade que ela exalava. O Brasil chora, lamenta profundamente a morte de Gal Costa. 😢
Que época!!! Elis, Gal, Bethânia, Elza..... É muito louco pensar que um país só tem essas monstras, e mais louco ainda pensar que esse país é o nosso...
É isso mesmo, cara. O Brasil, com seu complexo de vira-lata, ficou orgulhoso de si depois das copas. E na mesma época, da música. O futebol ainda é grande mundialmente, mas a música brasileira, essa música de qualidade que a geração de Gal fazia, não é mais ouvida no Brasil e já nasce meio morta para o mundo. Há talentos, mas são podados, em prol de uma música de péssima qualidade que é veiculada. Como cantava Elis: "O Brazil não conhece o Brasil. O Brasil nunca foi ao Brazil".
@@nananantonio Seu depoimento é uma triste e acertada constatação. Elis em sua última entrevista soltou verbo sobre isso a ponto de levantar a hipótese de que naquela época estar nas paradas de sucesso, ou seja, no que era divulgado, tornara-se uma ameaça pois sistematizaram um funil castrador para fins apenas mercadológicos. Era hora do artista deixar um recém tipo manipulado de holofote perigoso, para criar novos espaços e escoar seu trabalho numa postura mais independente que se fortalecesse com a união de vários profissionais numa espécie de circuito aberto e extremamente próximo do público. Resumindo, o recado foi um pedido de coragem, estratégia sem abandonar a primazia artística para construir um outro lugar ao sol dando uma banana para o funil e para o chibum-chibum. Só que a maioria foi seduzida pela tal pseudo parada de sucessos e hoje estamos no estado que você apontou muito bem. Há esperança, mas isso pode ser abordado num longo papo e eu preciso ser sucinto, pois anseio ler seu contraponto e de outros, trocar ideia sobre um tema muito importante, carecido de vários pontos de vista. Agradeço se for possível.
Pior que os músicos tops estão morrendo e não vem ninguém atrás para substituir, vamos ser a geração que vai escutar estas músicas e elas vão para o esquecimento, a geração que vem agora vai escutar estas músicas arremedos de pop, eletrônica, rap e outras coisas. Como os nossos pais foram os últimos a escutar as músicas feitas lá na década de 40,50 e 60, somos a última que vai escutar estas feitas na década de 70, 8- e 90, depois elas vão para o esquecimento, nossos filhos, netos e bisnetos vão ficar com alguns barulhos para escutar, mas acredito que futuramente acontecerá um novo renascimento, o pessoal voltar a estudar o clássico e assim recomeçarem a compor literalmente músicas, mas acredito que isso ainda vai uns vinte ou trinta anos para começar a acontecer.
Dá uma tristeza ! Algumas pessoas que passam por nossa vida através da arte marcam mesmo a música é eterna em nossa memória. Linda homenagem que você sempre faz. Obrigada.
Gal Costa para mim, foi a maior cantora do Brasil e uma das melhores do mundo. Voz impecável, cantou todos os ritmos musicais com absoluta afinação e a voz arrebatadora de uma estrela da música. Deixou seu legado, descanse em paz.
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
@@BiancaSantos-vd6kt No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Vc falou brilhantemente sobre a extraordinária Gal Costa! Todos os elogios que pudermos dirigir a essa deusa não serão suficientes diante de seu inexplicável talento. Fará falta com toda a certeza e em nós, que tivemos o privilégio de acompanhar sua obra, o sentimento de gratidão será infinito!
Gal Costa é uma diva. Voz marcante e inesquecível. Cresci ouvindo suas músicas: Modinha para Gabriela, Festa do Interior, Um Dia de Domingo, Onde está o Dinheiro, Vaca Profana, Bem Me Quer Mal Me Quer... Dos álbuns maravilhosos o meu preferido é Gal de Tantos Amores (2001). Uma estrela que agora brilha em outra dimensão
Régis, obrigado por usar seu alcance em matéria de comunicação para salientar a imensa importância do trabalho da Gal Costa na cultura artística de alta QUALIDADE. Sua semente pode brotar e gerar nas atuais gerações uma apreciação musical mais exigente e digna. Isso é conscientização. Palmas para Gal e parabéns pela sua atitude.
Entendi o que é cantar de verdade quando ouvir Gal. Minha adolescência foi apreciando esse timbre vocal que me levava as lágrimas, lágrimas que derramou agora em saber da sua triste partida. O peito aperta todas as vezes que me dou conta que perdemos uma artista dessa magnitude. Triste demais!
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Que honra eu tive de baixar todas as músicas da Gal e ouvi-las de 2020 para cá. A minha cantora brasileira favorita. Ela vai deixar saudades. Por coincidência, eu ouvia Namorinho de Portão quando a notícia sobre a sua morte foi anunciada.
Coloco a Gal Costa na mesma prateleira musical de ÂNGELA MARIA, ELIS REGINA, ELIZETH CARDOSO, DALVA DE OLIVEIRA E CARMEM MIRANDA. Cantoras imortais e que sempre serão lembradas por muitos e muitos anos!!!!
Com todo respeito á sua opinião. Ela pode ser tudo isso que falam. Não contesto nenhum ponto. Mas dizer que " o Brasil está chocado... O Brasil está extremamente triste.....". não está nem perto de ser realidade. A verdade é que 70 % da população é composta de gente que nem sabe quem ela é, de gente que já ouviu falar o nome mas só sabe que é uma cantora antiga e de gente que conhece mas nem sabia se estava viva. As pessoas se iludem achando que a bolha em que se relacionam representa uma amostra homogênea do país
@@marceloferro647 cabe a nós pais c a parceria dos colégios perpetuar as coisas boas como a MPB👍faz bem p cultura e p crescimento + saudável dos nossos jovens 🙏Ainda bem q tivemos🙌 é uma satisfação e orgulho! Mas acredito q c a internet MTS jovens tiveram curiosidade de ouvir e conhecer...ainda bem q a gente tem a tecnologia, basta querer🤗
@@marceloferro647 essa cantora e os demais da mesma época só foram alavancados por muito jabá e propaganda na Globo.. quando tira isso, caem no esquecimento pq sao fracos e mesquinhos
@@tecnoinfo.1488 são grandes ícones da MPB, ao contrário do que vc disse, eles foram alavancados pelos festivais, que eram eventos ligados a protestos, não têm nada de fracos, sobreviveram à ditadura militar e continuaram a lançar lindos trabalhos. A história da música brasileira deve muito a esta geração que vc desconhece e despreza.
Eu era fã de Gal Costa, como você e a primeira vez que a assisti foi na TV Record cantando "Divino, Maravilhoso, mas tinha 07 anos e nem me ligava muito em música. Mais tarde, onde eu trabalhei havia um rádio FM que tocava uma música que Gal regravou, que era um clássico. Esqueci o nome da música, mas começa assim: "E de manhã, vem o sol..." e a partir daí, me apaixonei pela voz afinada e aveludada de Gal. Mas quando, eu comecei mesmo a acompanhar seu trabalho foi quando Gal Costa regravou um antigo sucesso de Elizeth Cardoso "Olhos Verdes". Gal era uma das maiores cantora da verdadeira MPB. Chegou a lotar o Carnnie Hall, em Nova Iorque e considerada uma das maiores vozes do mundo. Muito triste, ainda com a perda dessa cantora e desse talento insuperável.
A Gal é um das maiores vozes da MPB e do cenário musical mundial, com uma voz cristalina e afinadíssima, uma artista incrívelmente dotada de atributos artísticos extraordinários, está no rol da Elis Regina e Clara Nunes.
Eu estava na academia e peguei o celular e apareceu uma notificação da globo news e não acreditei.Fiquei tão triste,ela parecia ser uma pessoa tão legal,uma voz única,uma artista de verdade! Infelizmente não consegui assistir um show dela,ela esteve a pouco tempo em Natal e quase fui,pena que não fui.Descreveu bem no início Régis o que também percebo da Gal,alguém delicada,mas forte.
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
A Gal era fantástica, nos últimos tempos eu vinha ouvindo bastante o trabalho dela, a sensibilidade o bom gosto e a competência com que ela fazia seus discos e show faziam dela uma intérprete do mais alto nível, e ao mesmo tempo a voz já era de nossa intimidade, perdê-la de forma tão inesperada foi muito dolorosa, mas fica o sentimento de gratidão de poder desfrutar da obra dessa grande artista. Vc vai fazer muita falta Gal! Mas sua voz será eterna no Brasil e no mundo.
Sem dúvida nenhuma o Brasil está mais triste, eu cresci ouvindo a Gal Costa maravilhosa e foi sem dúvida nenhuma uma das maiores cantoras de todos os tem. Abração Régis Tadeu. ...
Falar da Gal costa não é fácil principalmente que ela já não estar entre nós. Suas músicas e seus repertório inconfundível e sua elegância me deixaram orgulhosa por ter escutado tantas músicas lindas com uma voz afinadissima e sem nunca questionar. Descanse em Paz diva!
Quando criança, virada dos 70 para os anos 80, ficava vidrado quando a rádio tocava a Gal cantando "Mãe", composição de Caetano Veloso, e também gostava dos frevos que ela cantava nos especiais da Globo dessa época. Na adolescência, a paixão foi por Fa-tal, Legal, Gal 1969, Índia e toda a cena da marginália capitaneada por ela. Gal foi eclética, corajosa e extremamente talentosa, além de linda. Para sempre, Gal.
Uma cantora realmente incrível, muito triste essa perda. Uma mulher com uma voz incomparável e gigantesca q nunca mais vamos encontrar nos dias de hoje.
Gal Costa fez, e ainda faz, parte da minha história. Comecei a prestar atenção nela nos anos 80 (depois comecei a ouvir sua discografia). Nos anos 90 assisti uma apresentação dela no antigo Scala, no Leblon - Rio de Janeiro. Sem dúvida, uma das maiores de todos os tempos! Perdemos uma grande cantora... Vá em paz, Gal e obrigado por tudo!
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Que voz, meu deus do céu! Gal foi marcante! O canto dela fica muito impresso em mim!!! Sempre fui fã!!! Estamos ficando órfãos dos maiores e não temos tido safras mais brilhantes do que Chico e essa turma da Bahia. As últimas safras boas foram as da Marisa Monte , Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Jorge Vercilo, mas que já estão aí há algum tempo já. Siga em paz Gal! Meus sentimentos ao filho, amigos, viúva e demais familiares!
Quando eu era criança e me mudei para uma determinada casa, meu pai achou um disco em cima do teclado, nao sei pq tava ali kkkk Sempre gostei de discos e ele veio correndo me mostrar, quando eu peguei me assustei com a capa (criança) mas fui logo ouvir e achei sensacional, foi o Gal profana, meu primeiro lp
de longe a mais antenada, mente aberta, raivosa (no bom sentido) e energética de sua geração, combinada com uma voz incrível e única, daquelas que na primeira palavra já reconhecemos. RIP Gal!
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos: Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa. E quanto aos timbres de voz: Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Adoro Divino Maravilhoso, Objeto não identificado e Sorte!! Sempre escutei Gal mas gostaria de ter aproveitado muito mais da arte dela em vida, mas fica a lição para curtir sua obra grandiosa para manter sua memória!
A voz dela.... Meu Deus!!!! Ela cantando Nuvem Negra com Djavan... É a voz mais linda... na minha opinião... mesmo em tons mais alto permanecia suave.. .. Impressionante!!!! Gratidão Gal!!!! Vai com Deus...
De todas cantoras que fizeram discos lendários nos anos 70 e que viraram produto comercial na década seguinte ,a Gal foi a melhor Isso que o Régis fala ali é real , mesmo em discos popularescos ela entrega um produto de extrema qualidade ( a rita Lee tbm entrega bons produtos nos anos 80 mas ali já se sente que ela virou um negócio da Globo )
Armaria! Em choque até agora! A melhor cantora da atualidade! Há vozes muito bonitas na seara da MPB, mas igual a de Gal, não. Gosto mais dos discos dela a partir de CANTAR. Mas a voz dela é eterna em cada canção. Há um brilho indescritível em sua voz. Eu amo e amarei Gal sempre!
Ontem foi um dia muito duro e triste para a MPB. Perdemos a Maria das Graças Burgos, nome verdadeiro da lendária Gal Costa. Dona de uma das vozes mais belas da história da MPB, deixou um legado enorme na música. Canções belíssimas que marcaram toda uma geração: Festa do Interior de Moraes Moreira, Chuva de Prata com o Roupa Nova, Um Dia de Domingo com o mestre Tim Maia etc. Meu pai adorava ela. Tinha quase todos os LP´s dela. Eu também achava ela incrivel.
Realmente amigo Márcio vc disse tudo simplesmente ela foi divinamente demais um talento só sabia amigo tô até suprezo com o RÉGIS concordar com tudo sobre ela ele discorda com tudo kkkk adorei essa mudança dele 👏 valeu amigo Márcio abraço ✌️
@@robertoc.c.teixeira6069 Legal amigo Roberto, que bom você ter achado o meu comentário aqui no canal do Régis. Ele é polêmico mesmo, tem uma personalidade critica musical muito forte, mas nem todo mundo pra ele é ruim. Gal Costa foi uma cantoraça mesmo, uma voz insuperável, cantou grandes e vários clássicos da MPB. Um abraço querido.
Saude Regis para ti tambem!!! Tenho 60 anos e conheci a Gal cantando teco teco na bola de gude,e nunca mais parei de ouvi-la,estou muito triste com a sua partida inesperada! Que ela descanse em paz,a Gal era uma pessoa muito do bem e vai deixar um enorme vazio na MPB!!😪😪😪
Gal me fez e faz rir, me faz chorar e me emocionar com uma força que nenhum outro cantor ou cantora jamais chegou perto de fazer. Tem um talento extraordinário que é comparável apenas ao seu carisma magnético e à sua beleza atemporal. Sou completamente apaixonada por essa mulher incrível. RAINHA DA MÚSICA!
A música de Gal, nos traz a trilha sonora de nossa vida. Ela tem a sensibilidade, o fator afetivo, o poder de nos transportar a lugares, pensar em pessoas que passaram por nós e acima de tudo, perpetuar o tempo. Gal você vai fazer muita falta, obrigado por nos presentear com essas músicas maravilhosas que ficarão eternizadas.
Mr. RÉGIS disse tudo: Gal é arrebatadora. Potência e suavidade na quantidade certa. Gal foi psicodélia, rock brasileiro, tropicalismo, MPB, bossa nova, experimentalismo, protesto, samba canção... Encaminhe fluxos de luz etérea celestial para o Brasil!!!
Olá Régis*🤘.....GAL*🎤 será consagrada como a cantora brasileira mais influente p/ várias gerações. Na estética, comportamento e musicalmente por seus discos inovadores e, como vc disse , até os mais comerciais. Sempre foi minha cantora predileta, através dos discos de vinil da minha mãe e tios ...cantando Ary Barroso*, Caymmi*, Chico*, Caetano*, Gil* ...(bossa, blues, rock, frevo, samba...) , e chegando 'a nossa geração dos anos 90's e 2000's . Destaco entre os mais recentes :👉 Recanto ao vivo / 2013"' e👉 Estratosférica / 2015"' , ambos c/ uma ' roupagem eletrônica '...... Recomendo ouvir tudo da GAL*🎤 desde 1968 em diante.🎼🎵🎶🎙📣"""
Há doze dias sofro com a morte (para mim precoce) da grande Gal! Ela foi a primeira gigante que vi morrer (já que nasci depois das mortes de Elis, Clara e Nara) e não achei que meu luto seria tão grande. Gal sempre será uma das maiores cantoras do mundo e a sua obra ficará imortalizada no panteão dos grandes artistas da música!
Estou de luto e muito triste! Descobrir a Gal através do meu avô que é muito fã dela e das Elis. A Gal é sublime e sua grandeza se compara a das estrelas. Minha gata leva o nome Gal ❤️
Gal Costa é para mim ima das minhas cantoras preferidas do Brasil, tenho dois discos dela O India e o Aquarela do Brasil mas vou adqurir mais mais para além da sua voz as suas canções são fascinantes. Obrigado Regis Tadeu pelo seu belo comentário que deixou através desta extraordinária cantora que nos deixou aos 77 anos ainda com muito para dar á música.
Aliás perdenos 2 grandes artistas num mesmo dia que foi Gal Costa e também Rolando boldrim e como se não bastasse também perdemos o ator Roberto Guilherme no dia seguinte eita semana que foi pesada!!!!
Acho que a Gal nunca cantou nenhuma música da mesma forma duas vezes, gravava um disco em estúdio era uma coisa, logo em seguida no ao vivo já era outra coisa, mas sempre impecável. Estou muito feliz por ter vivido quando ela estava aqui. Brilhante!
Só vi a Gal Costa uma vez num show antológico no final dos anos 90 no teatro Nacional de Brasília... Ela e Bethania cantando juntas com a orquestra sinfônica de Brasília... Show simplesmente arrebatador...
Cara, ouvia ela nas trilhas sonoras da globo das mini série, e novelas ou em fatos do pipocando música!!!!!!, só por ae, que descobri por essa grande, ícone, cantora/artista que agora faz uma falta e vai deixar saudades imensa [........]!!!!! Tava assistindo o show de 1994 dela, da performance incrível dela!!!!!!!!!! Mas outros nem vi ainda, mas...........!!!!!! Mas gal deixou um legado incrível, FODASTICO, genial, sensacional!!!!!!!!!!!!!!!
Gal foi a trilha sonora gostosa, agradável de ouvir, de muita gente, de muitos casais apaixonados, o maior alcance e o mais emotivo. Chuva de Prata, Um Dia de Domingo, Sua Estupidez, Nada Mais, Baby, Não Identificado, Lua de Mel, Meu Bem, Meu Mal, verdadeiros mega hits. Gal sempre será inesquecível.
É o que eu sempre digo: "Se a Nana Caymmi é a dama da canção, Elis Regina a voz pungente e Milton Nascimento a voz divina, Gal, por sua vez, é a voz da música."
Lindo, são por coisas assim que gosto de frequentar o canal do Régis. Vou compartilhar nas minhas redes sociais essa definição, te dando os créditos claro, rsrsrs.
Nenhuma voz, chega aos meus ouvidos como a dela. Está nasceu para ser cantora com a voz linda desse jeito, e que com tudo isso ainda tem músicas belíssimas, um repertorio acima de qualquer suspeita.
Infelizmente não consegui vê-la se apresentar aqui no Rio 😪 Mas tenho certeza que ela deixará seu legado às gerações futuras, assim como Elis 🙏 Descanse em paz, Gal ❤
Ela cantando "Azul" com Djavan para mim é surreal e me remete à minha fase entre os 15 e 17 anos...eu era realmente inocente(e virgem) nessa época e certas músicas me conduziam a refletir e já pensar no meu esperado príncipe encantado...que surgiu infelizmente de forma errada...mas é isso aí... enfim "Um dia de domingo" cantada com o maravilhoso Tim Maia(que igualmente nos deixou órfãos no quesito safra de CANTORES) me remete ao início da minha gestação(então aos 19 anos), que teve um misto de surpresa, medo e finalmente aceitação. Descanse em paz autêntica DIVA💖❤🩹
Minha admiração por essa mulher é enorme. Parabéns GAL.
A única pessoa que eu queria que fosse imortal nos deixou. Mas também deixou sua obra inigualável. Obrigado por tudo, Gal Costa!
Eu chorei muito a morte da Gal. Não consigo imaginar o Brasil sem ela. Eu assisti o show “Gal canta Tom Jobim”, que elegância, que afinação, que voz divina. Não era recurso de estúdio. Ela realmente cantava maravilhosamente bem. Sua morte está doendo muito.
@joycedemellomeirelles5756 maravilhoso aquele dvd, choro de tanta beleza naquele repertório na voz da Gal.
A ficha nunca vai cair! Eternamente Fã!
MURIÓ GAL COSTA
Los que me conocen saben que amo la música brasilera, por eso estoy muy apenado por la muerte de la grande, la diva, Gal Costa, a los 77 años, esta mañana en su Brasil querido... al que tanto le cantó en más de 50 años de brillante carrera artística.
No sabría explicarles, pero desde niño sentí una atracción por la música del país de la samba y la bossa nova. Y una de las cantantes que desde un inicio me sedujo fue quien naciera como Maria da Graça Costa Penna Burgos y que el mundo entero admiraría como GAL COSTA. Tengo casi todos sus discos, en vinilo y CD´s, muchos de ellos comprados en los años que viví en Brasil y donde tuve el placer de verla en un show en vivo, quedando obviamente más enamorado de su arte maravilloso, sensual y mil por ciento brasilero y latinoamericano.
Hoy la escucharé con los oídos del alma y el corazón, consciente que ha partido, del plano físico, pero ya imperecedera por la majestad de su canto.
Seguramente habrá de encontrarse, en el arcano insondable, con su maestro João Gilberto, aquel al que escuchara por primera vez cuando era solo una jovencita y trabajaba como dependiente en una tienda de discos, allá en su Salvador de Bahía y soñaba con convertirse en cantora, algún día. (Pedro Arriola.- Lima, Perú)
Ouço diariamente a Gal Costa. Dá até um sentimento de "justa homenagem em vida". Infelizmente não consegui vê-la ao vivo mas qdo ouço o álbum "Aquarela do Brasil", "Gal Canta Caymmi" e "Gal Tropical", me sinto ao seu lado. Obra espetacular e eterna. Parabéns pela bela e justa homenagem.
@@luizantonioleao você deve gostar de Anita e Pablo Vitar kkkkk
Tem pessoas que acreditam q música todos os dias tem q ser essa droga de sertanejo essas baladas funk horríveis e todas essas porcarias q temos hj infelizmente. Parabéns pelo gosto musical.
@@alexsouza29 obrigado, amigo. Babaca a gente responde a altura mesmo
@@luizantonioleao eu não ligo pra essas coisas não boneca kkkkk, vai chupar prego até virar parafuso já ouviu Gustavo Lima hoje?
Todos os dias escuto minha playlist que nunca muda. Só músicas e artistas que amo. Tem duas que a Gal interpreta: Vapor Barato e Futuros Amantes. Então eu tbm a escuto todo dia!!!
E vira mexe eu escuto outras, fora dessa “rotina”, esse é o meu estilo. Galera acha que só existem pessoas que escutam músicas sertanejas e de ‘tique-taque’, isso sim pra mim é impossível, jamais escutar música boa com artistas afinados e geniais.
Eu sentei ao lado da minha mãe, que tem Demência frontotemporal, 87 anos, e escutamos os maiores clássicos da Gal. É sobre isso! Arte, arte, arte!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O que você sente quando escuta essa mulher? O que é arte pra você?
@@Luceciliay7777liberdade e rebeldia da forma mais doce
@@iristorres6935 e o que mais?😒😒😒😒😒😒😒😒
@@Luceciliay7777Intensidade. Ela era uma intérprete como nenhuma outra. Gal usava sua voz para impor, mas com candura e doçura num nível surreal. Gal era a voz de muitos e também conseguia melhorar músicas que já existiam apenas com a voz dela. Gal transmite o que ela quer transmitir com as músicas que canta. "Vapor Barato" é uma das canções mais melancólicas da MPB, e ela dá tudo de si nessa música. É uma música nua e crua, no qual ela não deixa espaço para a interpretação, desde as pequenas falas até os uivos, como se ela estivesse tentando sobreviver, tentando pedir por socorro. Gal era intensa como nenhuma outra.
A tristeza me invade, pois vejo a cada dia os grandes artistas indo embora.. e o pior é saber que os que estão surgindo não suprem essa falta..
Verdade meu amigo
grande? que grande? todos esses que dizem ser os grandes foram impulsionados por muito jabá e Rede Globo. Espero que ela faça o L quando chegar no inferno.
Não exagera !!!!!! Quem é Gal Costa perto de Anita, Pablo Vittar, Luiza Sonza , Vitão, entre outros. Nunca estivemos tão bem representados.( ironia)
@@nfmg2265 isso ai é tudo filhote da globo/uol... igual a gal... cada um a seu tempo, produtos de marketing.
Falou tudoooooo
Essas criaturas, não suprem mesmooo..
A Gal tinha uma voz inigualável sem sombra de dúvida. Ela foi uma mulher a frente de seu tempo.Essa morte repentina nos deixa sem chão...Porém sua música ficará eternizado para o nosso deleite. 🙏🙏🙏 ABS Régis...
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Ouço Gal desde criança aqui na Bahia. Em 1975 a sua voz enchia de vida a sala todas as noites, na abertura da novela Gabriela Cravo e Canela, cantando a música do Caymmi. Foi paixão à primeira audição! Tenho todos os seus discos, fui a mais de 10 shows seus, desde Baby Gal, em 1984, em Ilhéus e Salvador! E mais recentemente vi Recanto, Estratosferica e A pele do futuro. Estou muito triste desde a sua partida tão repentina. Mas a alegria que sua música sempre me proporcionou e a paz quando penso nela, agora, superam a tristeza! ❤ Grato, Régis, por esta bela e competente homenagem! 🙏
Uma das maiores vozes do Brasil. Fui a um show dela em Londrina PR em 2013 aos 19 anos. Foi uma bomba de técnica e emoção que nunca tinha ouvido antes. Depois de ouvi-la cantar, entendi realmente o que é cantar de verdade. Nunca mais ouvi música do mesmo jeito. Com certeza, fez parte da minha formação musical. O mundo perdeu um grande talento.
Na minha opinião,a cantora mais versátil da música brasileira. Já ouvi essa mulher cantar todos os estilos possíveis e tudo ficava incrível na voz dela. Me parte o coração ver que os bons artistas estão indo embora...🥺🖤
A mais completa que vi
e partem os ouvidos os que estao ficando kkkkkk
E as coisas mais requenguelas estão ficando.
Minha irmã gosta de ouvir Pablo do arrocha, aquilo me dá um nojo, só ouve em alto volume, eu já disse pra ela, se ela quiser ouvir os lixos dela tem que usar fone de ouvido! Porque eu não aguento! É de manhã, é de tarde e a noite aturarando aquela coisa horrível!
Relaxa que ainda temos Anita, Luiza Sonsa, Pablo Vitar, Majur, Simone e Simaria.... (tristemente irônico...)
Esse foi o dia mais triste pra quem ama a boa música. Gal Costa era fantástica, genial. Gosto muito das músicas dela, mas duas em especial, gosto demais, uma é "Chuva de Prata" (1984) e a outra é uma regravação de uma música que fez muito sucesso com o cantor Anísio Silva em 1960, "Alguém me disse", que ela regravou magistralmente em 1989. Gal partiu cedo com apenas 77 anos, nos surpreendendo. Também quero lembrar do nosso inesquecível Rolando Boldrin, um mestre da música sertaneja de verdade, que com 86 anos também nos deixou inesperadamente, pois ainda era muito ativo, apresentando o clássico Sr. Brasil. Talvez quando lembramos de Tony Benett com 96 anos, Carlos Gonzaga com 98 anos, Sílvio Santos com 92 anos, lúcidos, esperamos longevidade de mais artistas. Mas a morte é terrível. "Vide, Vida Marvada" de Rolando Boldrin pode ser hoje, vide, morte malvada.
Tenho 59 anos, sou fãnatico por ela desde que tinha uns 15. Ainda com menos de 18 anos assisti Gal Tropical em Salvador, e o impacto desse show, na real, dura até hoje. Os shows de Gal sempre foram grandes momentos em minha vida. Ficava dias impactado e feliz após cada um. Nada se compara a Plural: quando Gal cantou Brilho de Beleza com o Olodum, tive uma espécie de êxtase, que me fez chorar lágrimas grossas na platéia do Canecão. Foi um choque saber da morte dela, fiquei desorientado, arrasado. É absurdo e grotesco que ela não mais esteja aqui. Pensei que teria que passar um tempo sem ouvi-la, que não suportaria. Mas desde então só ouço Gal Costa. Eu vi todos os shows, tinha todos os discos (agora só ouço streaming). Lembro de tudo, e essa memória é um tesouro que tenho guardado.
Tenho 61 anos, cresci ouvindo essa deusa! Só agradeço por ter sido contemporânea de Gal. Sou baiana, portanto, nordestina e fico feliz por esse legado da Bahia ao Brasil, que é lindo e diverso. Viva o nosso povo de todas as regiões do país!!!
A suavidade da voz dessa mulher é algo que chega a transcender a gente. Como a voz do ser humano possui uma identidade única, há e haverá muitas cantoras, mas Gal Costa... nunca mais. Era menino quando lançou no Fantástico a música CHUVA DE PRATA, lembro que fiquei petrificado quando ouvi pela primeira vez.
E pensar q a música fala do orgasmo da mulher , o tal de squirting .
Quem falou isso?
Falou tudooo.. A voz dela fazia agente transcender para outra dimensão, era a SENSAÇÃO QUE EU TINHA.
@@sidneybueno7076 chuva de prata, ejacular em cima da mulher, não ingerir! jato em cima!
Simplesmente sensacional espetacular fenomenal genial... essa Cantora chamada Gal Costa...🎼😎🎼💕🎼😎🎼💕🎼😎
Gal tem uma daquelas vozes que você nunca pode esquecer. Puramente original na forma como ela foi capaz de improvisar foi maravilhoso. Ela é minha artista favorita desde sempre.
Perder Gal Costa e Rolando Boldrin em uma mesma semana é pra chorar, Dois ícones da música popular brasileira, cada um foi especial em seu estilo farão uma falta irreparável.
Pior de tudo é que foi tudo em 1 dia e fora que no outro dia perdemos também o Roberto Guilherme (sargento pincel dos trapalhões)realmente foi bem triste e sinistro essa semana
N se preocupe. Tem anitta e Pablo vitar
@@lory3474 credo. Dois Chernobyl. Radiação pura
Gal Costa,Rolando Boldrin e também o vocalista do Nazareth!
@@richardgreen660 com certeza
Linda e de um talento ... extraordinário.... amo seus discos .... amo sua voz ....
Mulherão em todos os sentidos. Gal fez parte da minha vida toda. Vá em paz, Deusa!
Tenho 33 anos apaixonada pela Gal desde criança, meu medo era de não ter tempo suficiente para ir no show dela, em 2014 tive a oportunidade de ir e ver ela cantando divinamente bem que honra, levarei pra sempre na memória esse momento.
Tbm eu. Um presente de aniversário que tanto desdenhei. Que show de Gal
Vinte anos depois, ainda extasiada.
Que bosta
@@anonimoanonimo-hs5zh Pessoas igual vc existe realmente concordo plenamente
Gal cantando "Vaca Profana" é uma das coisas mais linda que eu já ouvi na MPB.
Sonzeira
Penso o mesmo.
Gal no Rock N Roll. Minha querida daqui de Salvador-BA.
Repararam que nenhuma outra intérprete tem coragem de encarar Vaca Profana? Escrita pra Gal mesmo… Obra-prima atemporal!
E Vapor Barato, e Negro Amor, e Força estranha, e Luz do Sol, e Índia, e Pérola Negra, e Baby, e tantos outros sucessos em vários estilos.
GAL COSTA CANTANDO ÉRA IGUAL A UM VIOLINO DE TÃO AFINADA QUE ÉRA SUA VÓS... OBRIGADO GAL PELAS MÚSICAS INESQUECÍVEIS...🙏🏾
Excelentes todos os comentários! Alguns discos eu nem conhecia! A voz da Tropicália, o alter-ego do Caetano, voz impecável, timbre super original, com enorme carinho extensão. Vai fazer muita falta ... Essa geração nem sabe o que perdeu...
A Gal tinha uma voz única e o todo dela como artista e pessoa eram disruptivos na época. A minha mãe cantou em coral da igreja e é soprano, algumas músicas ouvia minha mãe cantando da Gal e que sentimento bom que eu sentia, como se fosse alguém cantarolando do meu lado.
Pra mim, a melhor cantora brasileira de todos os tempos. Sempre primou pela qualidade no trabalho, cantando o que lhe dava prazer. Gal Costa será pra sempre eterna.
Pegou a todos de surpresa, a partida de Gal Costa, a voz de cristal da MPB. Ela faz parte do rol de minhas cantoras preferidas.
Foi-se uma das últimas remanescentes da boa música. Com um excelente repertório, esta exímia cantora vai deixar muita saudade. Mas o seu legado ficou eterno, e nos reconforta, em meio a atual lixeira musical de falsos artistas.
Vá em paz, Gal Costa! 🖤🤍😢
Eu já chorei algumas vezes, desde Quarta-Feira. Sempre fui "fanzaço"! É um momento muito triste pra nossa música. A gente vê a perda das nossas referências. Fui a um show da última turnê da Gal, no comecinho de agosto! Linda!
Minha mãe me ninava ao som da Gal, ela fez parte de todas as fases da minha vida. Essa morte me abalou muito. RIP Gal.
O Brasil perdeu realmente um ícone da voz....uma vez vim do rio de janeiro até aqui em Curitiba de carro, de madrugada e me deliciando com Gal Costa.... escutei de Tropicália até duetos com Caetano e Cia.... show demais!! Minha finada mãezinha me ensinou a amar a Gal...😭😭
Obrigado Regis pelo vídeo!! Saúde e muito sucesso pra vc e todos aqui 😘😘😘😘😘😘😘😘
Tive o privilégio de ver o show A pele do futuro no palácio das artes em Belo Horizonte. Logo de inicio , a música de entrada, Dê um Rolê, foi uma interpretação fora do normal de brilho e perfeição, fiquei na hora boquiaberto. A pele do futuro é um dos "maiores" albúns da música. Gal uma das maiores do mundo.
Sim, concordo!
Aquela introdução na música e a voz dela, fechou perfeitamente com o registro. Gal é divina e maravilhosa!
Concordo. Ela vinha trabalhando muito álbuns inéditos a Dor Humana do ano passado tbm é clássico. GAL a maior sem duvidas.
Ontem, chorei com a notícia da morte da Gal. Coisa que fiz para poucos artistas. Mas sei o motivo: a voz de Gal embalava os passeios de domingo da minha família, em fitas k7 com músicas selecionadas pelo meu pai. Eram cantores selecionados a dedo, que agradavam meu pai. Era: Elis, Gal, Betânia, Milton Nascimento, os Beatles...
Boa noite. Louvável seu bom gosto🙂
@@Mascig83 ❤
Ótimo gosto do seu pai! 👏🏽👏🏽
Nunca esqueço chuva de prata, marcou minha adolescência e outras canções marcante, fora sua personalidade vai fazer muita falta, que descanse em paz
Gal Costa era incrível, transitou por diversos estilos, fases, enfim. Meu Nome é Gal era algo arrepiante de tão espetacular que era, os primeiros trabalhos eram ótimos, Água Viva, Gal Tropical (uma explosão absurda), Aquarela do Brasil, Fantasia, Minha Voz, Profana...álbuns absurdamente muito bons. Sem contar a expressividade, o andar, a sensualidade que ela exalava. O Brasil chora, lamenta profundamente a morte de Gal Costa. 😢
Que época!!! Elis, Gal, Bethânia, Elza..... É muito louco pensar que um país só tem essas monstras, e mais louco ainda pensar que esse país é o nosso...
É isso mesmo, cara. O Brasil, com seu complexo de vira-lata, ficou orgulhoso de si depois das copas. E na mesma época, da música. O futebol ainda é grande mundialmente, mas a música brasileira, essa música de qualidade que a geração de Gal fazia, não é mais ouvida no Brasil e já nasce meio morta para o mundo. Há talentos, mas são podados, em prol de uma música de péssima qualidade que é veiculada. Como cantava Elis: "O Brazil não conhece o Brasil. O Brasil nunca foi ao Brazil".
@@nananantonio Seu depoimento é uma triste e acertada constatação. Elis em sua última entrevista soltou verbo sobre isso a ponto de levantar a hipótese de que naquela época estar nas paradas de sucesso, ou seja, no que era divulgado, tornara-se uma ameaça pois sistematizaram um funil castrador para fins apenas mercadológicos.
Era hora do artista deixar um recém tipo manipulado de holofote perigoso, para criar novos espaços e escoar seu trabalho numa postura mais independente que se fortalecesse com a união de vários profissionais numa espécie de circuito aberto e extremamente próximo do público.
Resumindo, o recado foi um pedido de coragem, estratégia sem abandonar a primazia artística para construir um outro lugar ao sol dando uma banana para o funil e para o chibum-chibum.
Só que a maioria foi seduzida pela tal pseudo parada de sucessos e hoje estamos no estado que você apontou muito bem.
Há esperança, mas isso pode ser abordado num longo papo e eu preciso ser sucinto, pois anseio ler seu contraponto e de outros, trocar ideia sobre um tema muito importante, carecido de vários pontos de vista. Agradeço se for possível.
Faltou a Clara Nunes.
@@claudiodobrasilll Maravilhosa Clara!
Pior que os músicos tops estão morrendo e não vem ninguém atrás para substituir, vamos ser a geração que vai escutar estas músicas e elas vão para o esquecimento, a geração que vem agora vai escutar estas músicas arremedos de pop, eletrônica, rap e outras coisas. Como os nossos pais foram os últimos a escutar as músicas feitas lá na década de 40,50 e 60, somos a última que vai escutar estas feitas na década de 70, 8- e 90, depois elas vão para o esquecimento, nossos filhos, netos e bisnetos vão ficar com alguns barulhos para escutar, mas acredito que futuramente acontecerá um novo renascimento, o pessoal voltar a estudar o clássico e assim recomeçarem a compor literalmente músicas, mas acredito que isso ainda vai uns vinte ou trinta anos para começar a acontecer.
Dá uma tristeza ! Algumas pessoas que passam por nossa vida através da arte marcam mesmo a música é eterna em nossa memória. Linda homenagem que você sempre faz. Obrigada.
Muito bom, até que enfim alguém que sabe o que está falando, parabéns pela homenagem a uma das maiores vozes brasileira, parabéns! grato.
A música popular brasileira ainda chora e lamenta (muito) a perda de uma das suas maiores vozes. Gal foi o máximo.
Gal Costa para mim, foi a maior cantora do Brasil e uma das melhores do mundo. Voz impecável, cantou todos os ritmos musicais com absoluta afinação e a voz arrebatadora de uma estrela da música. Deixou seu legado, descanse em paz.
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Pra mim a Gal é a maior representante da música popular brasileira. Gal eterna ❤️
Concordo. Ela tem uma versatilidade enorme!
@@BiancaSantos-vd6kt No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
A MAIOR CANTORA DO BRASIL !!! Que legado !! Obrigado Gal !
Vc falou brilhantemente sobre a extraordinária Gal Costa!
Todos os elogios que pudermos dirigir a essa deusa não serão suficientes diante de seu inexplicável talento.
Fará falta com toda a certeza e em nós, que tivemos o privilégio de acompanhar sua obra, o sentimento de gratidão será infinito!
Gal Costa é uma diva. Voz marcante e inesquecível. Cresci ouvindo suas músicas: Modinha para Gabriela, Festa do Interior, Um Dia de Domingo, Onde está o Dinheiro, Vaca Profana, Bem Me Quer Mal Me Quer... Dos álbuns maravilhosos o meu preferido é Gal de Tantos Amores (2001). Uma estrela que agora brilha em outra dimensão
Régis, obrigado por usar seu alcance em matéria de comunicação para salientar a imensa importância do trabalho da Gal Costa na cultura artística de alta QUALIDADE.
Sua semente pode brotar e gerar nas atuais gerações uma apreciação musical mais exigente e digna.
Isso é conscientização.
Palmas para Gal e parabéns pela sua atitude.
Entendi o que é cantar de verdade quando ouvir Gal. Minha adolescência foi apreciando esse timbre vocal que me levava as lágrimas, lágrimas que derramou agora em saber da sua triste partida. O peito aperta todas as vezes que me dou conta que perdemos uma artista dessa magnitude. Triste demais!
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Que honra eu tive de baixar todas as músicas da Gal e ouvi-las de 2020 para cá. A minha cantora brasileira favorita. Ela vai deixar saudades.
Por coincidência, eu ouvia Namorinho de Portão quando a notícia sobre a sua morte foi anunciada.
Coloco a Gal Costa na mesma prateleira musical de ÂNGELA MARIA, ELIS REGINA, ELIZETH CARDOSO, DALVA DE OLIVEIRA E CARMEM MIRANDA. Cantoras imortais e que sempre serão lembradas por muitos e muitos anos!!!!
Tristeza total! Um choque! Sempre fui muito fã e que voz sublime! Que discografia fantástica! Que perda! Que perda!
Com todo respeito á sua opinião.
Ela pode ser tudo isso que falam.
Não contesto nenhum ponto.
Mas dizer que " o Brasil está chocado... O Brasil está extremamente triste.....". não está nem perto de ser realidade.
A verdade é que 70 % da população é composta de gente que nem sabe quem ela é, de gente que já ouviu falar o nome mas só sabe que é uma cantora antiga e de gente que conhece mas nem sabia se estava viva.
As pessoas se iludem achando que a bolha em que se relacionam representa uma amostra homogênea do país
@@marceloferro647 cabe a nós pais c a parceria dos colégios perpetuar as coisas boas como a MPB👍faz bem p cultura e p crescimento + saudável dos nossos jovens 🙏Ainda bem q tivemos🙌 é uma satisfação e orgulho! Mas acredito q c a internet MTS jovens tiveram curiosidade de ouvir e conhecer...ainda bem q a gente tem a tecnologia, basta querer🤗
@@marceloferro647 essa cantora e os demais da mesma época só foram alavancados por muito jabá e propaganda na Globo.. quando tira isso, caem no esquecimento pq sao fracos e mesquinhos
@@tecnoinfo.1488 nada a vê, são realmente muito bons e talentosos, por isso as pessoas gostam
@@tecnoinfo.1488 são grandes ícones da MPB, ao contrário do que vc disse, eles foram alavancados pelos festivais, que eram eventos ligados a protestos, não têm nada de fracos, sobreviveram à ditadura militar e continuaram a lançar lindos trabalhos. A história da música brasileira deve muito a esta geração que vc desconhece e despreza.
Eu era fã de Gal Costa, como você e a primeira vez que a assisti foi na TV Record cantando "Divino, Maravilhoso, mas tinha 07 anos e nem me ligava muito em música. Mais tarde, onde eu trabalhei havia um rádio FM que tocava uma música que Gal regravou, que era um clássico. Esqueci o nome da música, mas começa assim: "E de manhã, vem o sol..." e a partir daí, me apaixonei pela voz afinada e aveludada de Gal. Mas quando, eu comecei mesmo a acompanhar seu trabalho foi quando Gal Costa regravou um antigo sucesso de Elizeth Cardoso "Olhos Verdes". Gal era uma das maiores cantora da verdadeira MPB. Chegou a lotar o Carnnie Hall, em Nova Iorque e considerada uma das maiores vozes do mundo. Muito triste, ainda com a perda dessa cantora e desse talento insuperável.
A Gal é um das maiores vozes da MPB e do cenário musical mundial, com uma voz cristalina e afinadíssima, uma artista incrívelmente dotada de atributos artísticos extraordinários, está no rol da Elis Regina e Clara Nunes.
Gal Costa foi uma dos maiores de sempre, ela é forte, atemporal. DIVA
Obrigado Gal , suas interpretações fizeram companhia e alegraram muitas pessoas ao redor do mundo , o seu legado permanece ...
Eu estava na academia e peguei o celular e apareceu uma notificação da globo news e não acreditei.Fiquei tão triste,ela parecia ser uma pessoa tão legal,uma voz única,uma artista de verdade! Infelizmente não consegui assistir um show dela,ela esteve a pouco tempo em Natal e quase fui,pena que não fui.Descreveu bem no início Régis o que também percebo da Gal,alguém delicada,mas forte.
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
A Gal era fantástica, nos últimos tempos eu vinha ouvindo bastante o trabalho dela, a sensibilidade o bom gosto e a competência com que ela fazia seus discos e show faziam dela uma intérprete do mais alto nível, e ao mesmo tempo a voz já era de nossa intimidade, perdê-la de forma tão inesperada foi muito dolorosa, mas fica o sentimento de gratidão de poder desfrutar da obra dessa grande artista. Vc vai fazer muita falta Gal! Mas sua voz será eterna no Brasil e no mundo.
E eu pensei que ela ja tinha morrido há mais de 20 anos..
S
TÁ no céu com Jesus. Chutando uma vacina. Que nojo
Sem dúvida nenhuma o Brasil está mais triste, eu cresci ouvindo a Gal Costa maravilhosa e foi sem dúvida nenhuma uma das maiores cantoras de todos os tem. Abração Régis Tadeu. ...
Falar da Gal costa não é fácil principalmente que ela já não estar entre nós. Suas músicas e seus repertório inconfundível e sua elegância me deixaram orgulhosa por ter escutado tantas músicas lindas com uma voz afinadissima e sem nunca questionar. Descanse em Paz diva!
Quando criança, virada dos 70 para os anos 80, ficava vidrado quando a rádio tocava a Gal cantando "Mãe", composição de Caetano Veloso, e também gostava dos frevos que ela cantava nos especiais da Globo dessa época. Na adolescência, a paixão foi por Fa-tal, Legal, Gal 1969, Índia e toda a cena da marginália capitaneada por ela. Gal foi eclética, corajosa e extremamente talentosa, além de linda. Para sempre, Gal.
Uma cantora realmente incrível, muito triste essa perda. Uma mulher com uma voz incomparável e gigantesca q nunca mais vamos encontrar nos dias de hoje.
Gal costa, uma das maiores cantoras do mundo, sua música será eterna ❤️
Gal Costa fez, e ainda faz, parte da minha história. Comecei a prestar atenção nela nos anos 80 (depois comecei a ouvir sua discografia). Nos anos 90 assisti uma apresentação dela no antigo Scala, no Leblon - Rio de Janeiro. Sem dúvida, uma das maiores de todos os tempos! Perdemos uma grande cantora... Vá em paz, Gal e obrigado por tudo!
Gal foi um marco na música. Tive a honra de assisti-la no teatro Ipanema na primeira fila do show Gal tropical. Inesquecível. ❤️
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Que voz, meu deus do céu! Gal foi marcante! O canto dela fica muito impresso em mim!!! Sempre fui fã!!! Estamos ficando órfãos dos maiores e não temos tido safras mais brilhantes do que Chico e essa turma da Bahia. As últimas safras boas foram as da Marisa Monte , Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Jorge Vercilo, mas que já estão aí há algum tempo já. Siga em paz Gal! Meus sentimentos ao filho, amigos, viúva e demais familiares!
Amigos, ouçam a canção " no balancê balancê..." A Gal da um show de energia .... top demais 😍😍
Quando eu era criança e me mudei para uma determinada casa, meu pai achou um disco em cima do teclado, nao sei pq tava ali kkkk
Sempre gostei de discos e ele veio correndo me mostrar, quando eu peguei me assustei com a capa (criança) mas fui logo ouvir e achei sensacional, foi o Gal profana, meu primeiro lp
de longe a mais antenada, mente aberta, raivosa (no bom sentido) e energética de sua geração, combinada com uma voz incrível e única, daquelas que na primeira palavra já reconhecemos. RIP Gal!
Uma cantora com uma doçura, originalidade única.
Linda artista que sempre amei desde criança nos anos 80 , que escutava nas casas das minhas tias.
Era uma artistas esplêndida!! Voz encantadora, potente e afinadíssima. Atitude rock roll e elegância. Bela obra que fica para posteridade.
No quesito saber cantar/ter ouvido, as melhores cantoras que já tivemos, sem considerar os repertórios e as escolhas/estilos:
Elis, Gal, Elizeth Cardoso, Bethânia, Baby consuelo, Marília Barbosa.
E quanto aos timbres de voz:
Beth Carvalho, Simone e Paula Toller.
Adoro Divino Maravilhoso, Objeto não identificado e Sorte!! Sempre escutei Gal mas gostaria de ter aproveitado muito mais da arte dela em vida, mas fica a lição para curtir sua obra grandiosa para manter sua memória!
Essa sim pode ser chamada de deusa da música brasileira!!! Uma diva eterna!!
A voz dela.... Meu Deus!!!!
Ela cantando Nuvem Negra com Djavan...
É a voz mais linda... na minha opinião... mesmo em tons mais alto permanecia suave.. ..
Impressionante!!!!
Gratidão Gal!!!!
Vai com Deus...
De todas cantoras que fizeram discos lendários nos anos 70 e que viraram produto comercial na década seguinte ,a Gal foi a melhor
Isso que o Régis fala ali é real , mesmo em discos popularescos ela entrega um produto de extrema qualidade ( a rita Lee tbm entrega bons produtos nos anos 80 mas ali já se sente que ela virou um negócio da Globo )
Ontem a música brasileira sofreu um baque: de manhã foi a perda de Gal Costa e logo em seguida a do Rolando Boldrin. Que Deus os tenha.
Rolando Boldrin é outro que merece uma análise, por tudo que fez para divulgar a música brasileira.
Armaria! Em choque até agora! A melhor cantora da atualidade! Há vozes muito bonitas na seara da MPB, mas igual a de Gal, não. Gosto mais dos discos dela a partir de CANTAR. Mas a voz dela é eterna em cada canção. Há um brilho indescritível em sua voz. Eu amo e amarei Gal sempre!
Ontem foi um dia muito duro e triste para a MPB. Perdemos a Maria das Graças Burgos, nome verdadeiro da lendária Gal Costa. Dona de uma das vozes mais belas da história da MPB, deixou um legado enorme na música. Canções belíssimas que marcaram toda uma geração: Festa do Interior de Moraes Moreira, Chuva de Prata com o Roupa Nova, Um Dia de Domingo com o mestre Tim Maia etc. Meu pai adorava ela. Tinha quase todos os LP´s dela. Eu também achava ela incrivel.
Realmente amigo Márcio vc disse tudo simplesmente ela foi divinamente demais um talento só sabia amigo tô até suprezo com o RÉGIS concordar com tudo sobre ela ele discorda com tudo kkkk adorei essa mudança dele 👏 valeu amigo Márcio abraço ✌️
@@robertoc.c.teixeira6069 Legal amigo Roberto, que bom você ter achado o meu comentário aqui no canal do Régis. Ele é polêmico mesmo, tem uma personalidade critica musical muito forte, mas nem todo mundo pra ele é ruim. Gal Costa foi uma cantoraça mesmo, uma voz insuperável, cantou grandes e vários clássicos da MPB. Um abraço querido.
@@marciovieira6153 outro valeu amigo 👏✌️
Conheci Gal através de minha mãe, fã de primeira hora. Um disco que me marcou foi o Água Viva. Descanse em paz, maior voz feminina tupiniquim!
Saude Regis para ti tambem!!! Tenho 60 anos e conheci a Gal cantando teco teco na bola de gude,e nunca mais parei de ouvi-la,estou muito triste com a sua partida inesperada! Que ela descanse em paz,a Gal era uma pessoa muito do bem e vai deixar um enorme vazio na MPB!!😪😪😪
Memória afetiva do brasileiro cérebro de ervilha
Trabalhos fantásticos, entre tantos gosto muito do Álbum Gal de 1992 alguns chamam de álbum azul, com o violão primoroso de Marco Pereira.
Gal me fez e faz rir, me faz chorar e me emocionar com uma força que nenhum outro cantor ou cantora jamais chegou perto de fazer. Tem um talento extraordinário que é comparável apenas ao seu carisma magnético e à sua beleza atemporal. Sou completamente apaixonada por essa mulher incrível. RAINHA DA MÚSICA!
A música de Gal, nos traz a trilha sonora de nossa vida. Ela tem a sensibilidade, o fator afetivo, o poder de nos transportar a lugares, pensar em pessoas que passaram por nós e acima de tudo, perpetuar o tempo. Gal você vai fazer muita falta, obrigado por nos presentear com essas músicas maravilhosas que ficarão eternizadas.
Ouvir as histórias de Gal é um deleite.
Mr. RÉGIS disse tudo: Gal é arrebatadora. Potência e suavidade na quantidade certa.
Gal foi psicodélia, rock brasileiro, tropicalismo, MPB, bossa nova, experimentalismo, protesto, samba canção...
Encaminhe fluxos de luz etérea celestial para o Brasil!!!
Bossa nova é MPB, samba é MPB, carimbó é MPB, forró é MPB, Gonzagão é MPB, Waldick Soriano é MPB, Odair José é MPB. Etc
Falou MPB, automaticamente é uma merda
Olá Régis*🤘.....GAL*🎤 será consagrada como a cantora brasileira mais influente p/ várias gerações. Na estética, comportamento e musicalmente por seus discos inovadores e, como vc disse , até os mais comerciais. Sempre foi minha cantora predileta, através dos discos de vinil da minha mãe e tios ...cantando Ary Barroso*, Caymmi*, Chico*, Caetano*, Gil* ...(bossa, blues, rock, frevo, samba...) , e chegando 'a nossa geração dos anos 90's e 2000's . Destaco entre os mais recentes :👉 Recanto ao vivo / 2013"' e👉 Estratosférica / 2015"' , ambos c/ uma ' roupagem eletrônica '...... Recomendo ouvir tudo da GAL*🎤 desde 1968 em diante.🎼🎵🎶🎙📣"""
Fara falta uma dos vozes agudas mais belas do Brasil. Rolando Boldrin tambem nos fara muita falta!!
Há doze dias sofro com a morte (para mim precoce) da grande Gal! Ela foi a primeira gigante que vi morrer (já que nasci depois das mortes de Elis, Clara e Nara) e não achei que meu luto seria tão grande. Gal sempre será uma das maiores cantoras do mundo e a sua obra ficará imortalizada no panteão dos grandes artistas da música!
Estou de luto e muito triste!
Descobrir a Gal através do meu avô que é muito fã dela e das Elis.
A Gal é sublime e sua grandeza se compara a das estrelas.
Minha gata leva o nome Gal ❤️
Gal Costa é para mim ima das minhas cantoras preferidas do Brasil, tenho dois discos dela O India e o Aquarela do Brasil mas vou adqurir mais mais para além da sua voz as suas canções são fascinantes. Obrigado Regis Tadeu pelo seu belo comentário que deixou através desta extraordinária cantora que nos deixou aos 77 anos ainda com muito para dar á música.
Fa-tal : obra-prima máxima da Gal e da música brasileira. É um monumento.
Adorava a Gal! Cheguei a ir em vários shows dela! Todos muito bons! A melhor cantora brasileira!.Semdúvida!
A morte nunca deixa de chocar pior ainda com ícones como Gal Costa Jô soares Beth Carvalho etcetera são insubstituíveis 😱😭😭😭😭😭
Até aqui vc está senhorita?legal!!!
Aliás perdenos 2 grandes artistas num mesmo dia que foi Gal Costa e também Rolando boldrim e como se não bastasse também perdemos o ator Roberto Guilherme no dia seguinte eita semana que foi pesada!!!!
Acho que a Gal nunca cantou nenhuma música da mesma forma duas vezes, gravava um disco em estúdio era uma coisa, logo em seguida no ao vivo já era outra coisa, mas sempre impecável. Estou muito feliz por ter vivido quando ela estava aqui. Brilhante!
Eternamente uma das maiores vozes do Brasil.
Só vi a Gal Costa uma vez num show antológico no final dos anos 90 no teatro Nacional de Brasília... Ela e Bethania cantando juntas com a orquestra sinfônica de Brasília... Show simplesmente arrebatador...
Cara, ouvia ela nas trilhas sonoras da globo das mini série, e novelas ou em fatos do pipocando música!!!!!!, só por ae, que descobri por essa grande, ícone, cantora/artista que agora faz uma falta e vai deixar saudades imensa [........]!!!!! Tava assistindo o show de 1994 dela, da performance incrível dela!!!!!!!!!! Mas outros nem vi ainda, mas...........!!!!!! Mas gal deixou um legado incrível, FODASTICO, genial, sensacional!!!!!!!!!!!!!!!
Gal foi a trilha sonora gostosa, agradável de ouvir, de muita gente, de muitos casais apaixonados, o maior alcance e o mais emotivo. Chuva de Prata, Um Dia de Domingo, Sua Estupidez, Nada Mais, Baby, Não Identificado, Lua de Mel, Meu Bem, Meu Mal, verdadeiros mega hits. Gal sempre será inesquecível.
É o que eu sempre digo: "Se a Nana Caymmi é a dama da canção, Elis Regina a voz pungente e Milton Nascimento a voz divina, Gal, por sua vez, é a voz da música."
Maravilhosa descrição❗🎼🎵🎶
Lindo, são por coisas assim que gosto de frequentar o canal do Régis. Vou compartilhar nas minhas redes sociais essa definição, te dando os créditos claro, rsrsrs.
Extremamente original irmão magnífico gostei demais!
Nenhuma voz, chega aos meus ouvidos como a dela. Está nasceu para ser cantora com a voz linda desse jeito, e que com tudo isso ainda tem músicas belíssimas, um repertorio acima de qualquer suspeita.
Ainda estou em negação, não consigo acreditar que ela tenha partido.
Descanse em paz minha Deusa.
Infelizmente não consegui vê-la se apresentar aqui no Rio 😪 Mas tenho certeza que ela deixará seu legado às gerações futuras, assim como Elis 🙏 Descanse em paz, Gal ❤
Ela cantando "Azul" com Djavan para mim é surreal e me remete à minha fase entre os 15 e 17 anos...eu era realmente inocente(e virgem) nessa época e certas músicas me conduziam a refletir e já pensar no meu esperado príncipe encantado...que surgiu infelizmente de forma errada...mas é isso aí... enfim "Um dia de domingo" cantada com o maravilhoso Tim Maia(que igualmente nos deixou órfãos no quesito safra de CANTORES) me remete ao início da minha gestação(então aos 19 anos), que teve um misto de surpresa, medo e finalmente aceitação. Descanse em paz autêntica DIVA💖❤🩹
A única pessoa que eu queria que fosse imortal nos deixou. Mas também deixou sua obra inigualável. Obrigado por tudo, Gal Costa!