"...não a monogamia em si, mas o discurso que defende a monogamia..." esse é um detalhe importante e parece que muita gente abaixo não prestou atenção nisso. Acho que um dos maiores problemas de nossa estranha espécie são os discursos de defesa. Toda intenção doutrinadora, seja do que for, é a própria peste e usamos de igual pestilência para combatê-la. Essa disposição arcaica de querer prevalecer é a nossa ruína como indivíduos e como civilização.
O ser humano precisa de um ponto de fuga pra se manter domesticado pois basta ver a parte de sodoma e Gomorra. A fé é a resposta pra tudo que a ciência ainda não explica e já parou pra pensar que a religião pregando o bem já tem tantas atrocidades já imaginou sem com o povo na lei da Selva. Acredito que os 10 mandamentos ajuda a frear muita morte pois é a filosofia do viver em “harmonia “. Cabe lembrar que os escritores e tradutor da Bíblia poderiam influenciar seus textos ao seu favor ou forma de pensar na época basta observar a linguagem complexa que dá margem a diferente forma de interpretar
@@joicedocarmodesouza De fato a religião foi importante para evolução humano, mas hoje em dia permanecer nessas religiões parece ser perigoso, é só olhar para os países mais religiosos são os mais pobres e com maior número de violência.
@@joicedocarmodesouza , ou seja, o deus das lacunas. Se a ciência não explica, coloca deus. Só que as religiões dão respostas falsas e imaginárias baseadas na fé e sem evidencias. A ciência dá respostas reais baseadas em fatos e evidencias materiais concretas. Além do mais muitas guerras e violências foram travadas pela religião. Veja a Inquisição, Cruzadas, Guerras da religião no séc XVI
Exatamente! Eu enquanto não monogâmica por vezes nem sinto vontade de estar com outras pessoas quando estou em um relacionamento mais íntimo com alguém. O importante pra mim é a liberdade. A liberdade de ficar ou não com outras pessoas creio que até acalma o desejo. A proibição monogâmica o aflora porque somos atraídos pelo proibido.
Sou estudante de engenharia, mas assistiria uma palestra/aula por horas sem sentir o tempo passar. Excelente a forma como o assunto foi tratado, as reflexões a serem feitas e as instigações deixadas por ele.
@@jujujujuh levando em consideração q engenharia não é humanas, mt menos diálogos esse querido evidência como o nosso querido protagonista do vídeo apresentou tão bem q msmm sendo da área de exatas ele - e eu tmb - assistiria uma palestra de seja lá quantas hrs sem me cansar desse mestre da didática falando. Faltou interpretação aí
@@vicksantos1426 não faltou interpretação , eu entendi bem, a questão é : Se você estuda exatas, você não pode se abster de outras aéreas do conhecimento. Sou de exatas, curso engenharia da computação, posso ser a melhor Engenheira do mundo, mas nunca serei culta se for apenas isso.
Acredito que é importante pensarmos que relacionamentos abertos, poliamores ou o que está dentro deste círculo, não é nenhuma espécie de evolução, ápice ou última melhor forma de relacionamento - pretensiosos argumentos constantemente presentes nos discursos de defesa deste modelo. Cabe dizer também que os relacionamentos monogâmicos também não são essa ''última forma'' ideal. Todos são contratos, cujas obrigações são determinadas no início, mas podem ser alterados no meio.
Ele quer racionalizar uma coisa que vai além da razão. Talvez nunca tenha sentido o ápice do prazer na vida de um ser humano, que não tem dinheiro que compre, que não tem palavras que expliquem, que não tem religião que substitua, nem prozac que faça esquecer: um amor correspondido.
Amores coexistirem??Depende de quantos "amores" se precisa para ser satisfeito.O nome disso já foi ninfomaníaca(o),agora é poliamor.Percebem que a quantidade supera a qualidade??
@@anaclaudiasousavieira1433 quem falou de sexo foi você, logo a ninfo deve ser vc rss poliamores falam de afetos múltiplos que sempre existiram, e a p... que você deve ver em tudo como você , que a leva julgar os outros pelo que você não sabe sequer sobre. E aceitar um amor múltiplo, não significa que você os viva, se trata de um reconhecimento, até porque existem poliamoristas assexuais. O que prova que tua cabeça pensa só na p.... que está dentro de você, e você nega atribuindo aos outros que a ninfo recalcada deve estar viva dentro de você.
Baseado em alguns comentários abaixo relacionado a religião, acho necessário expressar o meu ponto de vista. Acredito que a reflexão sugerida acima não está relacionada com a existência de deus ou não. Mas uma reflexão pautada pelo desejo, que é uma faceta do ser humano que se expressa tanto na religião quanto nos relacionamentos.
@@RodrigoRochaRock Exatamente como dito no vídeo, o principal motivo dele sustentar a existência de Deus para outros é pq no fundo ele não acredita, pois se acreditasse não precisaria sustentar...
Fabulosa exposição! Penso sobre isso desde muito jovem, o que é complexo, é o lidar com uma sociedade que não tem reflexões visionárias e coerentes com o óbvio, e assim, ter que saber gerenciar que o meu tempo não é o mesmo da maioria!
monogamia não seria necessariamente pensar que o seu parceiro o completa... poderia ser mesmo reconhecer que nenhum vai completar. aquele que busca multiplos parceiros muitas vezes está mais iludido com essa ideia de completude do que o monogamico.
interessantíssimo esse vídeo maravilhoso adorei muito bom concordo com tudo que ele falou e sou ateia e me considero muito mais puro e religiosa do que muitos pecadores que frequentam as igrejas e a religião
Não somos monogâmicos e contamos muito disso no nosso canal... o que mais recebemos é apoio, mas sempre tem alguns do time "vcs não se amam, tudo isso é errado, o mundo vai acabar assim!".
@@czero1061 não não é somente cultural, acasalamento e sexo não são construções socais, animais acasalam e brigam por fêmeas na natureza, não por causa de construção social, é genético
Como a potencialidade da vida apavora. Como é preciso de mão que nos atravesse a rua escura. Como é segura a minha pequena cela de certezas. Vida segue aos que a ela não se opõem.
Alguém me ajuda a refinar esse argumento do ateu numa posição paradoxalmente religiosa. "Eu sou um ateu, não penso nisso, não vou a igreja então Deus existe, simplesmente eu não penso nele." Como ele chegou no "então Deus" existe? Achei o vídeo muito foda, só queria refinar o argumento mesmo para não ter nenhuma dúvida e acho que preciso de ajuda nisso, valeu ai. =D
Eu já ia comentar aqui a mesma coisa, sobre ter ficado sem entender o argumento usado. Mas agora ficou claro, embora pra mim (e talvez para outros) seja mesmo complicado compreender aquilo que está dentro de uma negação falando de uma alegação.
Não é bem um "argumento", é mais uma reflexão, mas realmente essa parte não fez sentido uma vez que ateu é, por definição, aquele que não acredita em deus.E não aquele que não pensa em deus ou não gosta de deus.
+Will Leonel , creio que ele tenha errado em sua afirmação: Entendo que o correto: Sou Ateu, não penso nisso,.........." Não me interessa que Deus exista ou não, mesmo que exista, não me interessa. Trata-se de um posição mais Agnóstico que Ateu. Compreendo ainda que o papel do Ateu clássico convicto, também carrega um peso nas costas, pois sente-se obrigado a provar a não existência de Deus.. kkkk.. Espero que tenha ajudado, embora reconheça tratar-se de um questionamento dificil a nós todos..- pensantes!
+lusaro vou falar algo por mim: me identifico como ateu porque vivo sem depender da existência de um deus. Não oro a nenhuma divindade, não vou a cultos (exceto cerimônias específicas, por necessidade social, como casamentos), não atribuo as mazelas ou alegrias da vida à qualquer ser sobrenatural. Isto independe da existência ou não de um deus real - deus é irrelevante no processo. Eu vivo sem deus, por isso sou ateu.
quem quiser ver mais sobre, ve o video da maria homem, nesse mesmo canal "porque a traição dói?". o video dela é um pouco mais longo, ela aprofunda mais nesse assunto e até deixa uma questão em aberto.
Discordo que a monogamia afirme que só posso ter desejo pelo meu parceiro, posso até desejar outra pessoa, mas eu quis escolher uma para dedicar o meu amor, minha atenção. Isso é monogamia.
O segredo é: se você é adepto do famigerado "poliamor" seja feliz com isso, contudo, diga para a pessoa que está se relacionando com você do contrário, a pessoa pode se magoar seriamente mesmo que não tenha sido a intenção.
Não vejo relação de monogamia com religião.Sou ateia e faço questão da monogamia,desde sempre.Por que vou "dividir"quem amo com tantas pessoas?Desnecessário quando se é correspondido.Sim,existe estar com a mesma pessoa a vida toda e ainda namorar,ter desejo.Pode reparar que tudo ,na sociedade contemporânea passou a ser obsoleto,até mesmo as pessoas - infelizmente.Meu sonho sempre foi estar em um relacionamento onde não sentisse falta de mais ninguém,e com o meu par se desse o mesmo.E vivo isso há quase 8 anos.Tambem penso que os humanos não querem ter o trabalho da manutenção do vínculo afetivo,se expor aos sentimentos.Entao fica somente o desejo pelo desejo e segue o vazio interior.Sempre precisará de mais pessoas,adrenalina nova.
@@anaclaudiasousavieira1433 Achei muito legal seu comentário, com relação a desejar mais adrenalina penso que o livro * The molecule of more, que descreve a molécula DOPAMINA, tem um capítulo muito legal sobre o quanto essa molécula influência nos relacionamentos, não sei se foi traduzido para português mas vale a pena dar uma lida nesse capítulo pra entender o quanto essa molécula influência nos relacionamentos conjugais, na verdade esse é o primeiro capítulo do livro e se chama * love.
@@anaclaudiasousavieira1433 Para entender o vídeo, é importante pensar sobre ele sobre a perspectiva do desejo. Tanto você quanto seu parceiro têm um forte desejo de se relacionar com outras pessoas. Reprimir esses desejos não significa que eles desaparecem. Isso cria uma ilusão, pois ambos alegam sentir desejo exclusivamente um pelo outro. No entanto, a necessidade de afirmar essa exclusividade é, na verdade, a principal evidência de que vocês têm um grande desejo de se relacionar com outras pessoas.
As pessoas acham que seus antepassados eram ignorantes. Elas acham que tudo o que eles fizeram foi arbitrário e que a geração atual é a primeira a realmente pensar nas coisas. Então eles fazem idiotíces como tentar manter relacionamentos poliamorosos ou abertos ou então nunca se casar nem ter filhos e depois ficam chocados quando acabam infelizes porque nunca consideraram que talvez seus antepassados tenham produzido todas essas “construções sociais arbitrárias” por uma razão; que talvez milênios de vida humana tenham ensinado às pessoas que certos modos de viver são melhores que outros em termos de benefícios emocionais, espirituais e materiais.
a polarização faz com que ideias binárias se contrapõem: bem e mal, duas forças opostas que preenche o vazio existencial do inconsciente coletivo! ter razões emotivas para significar o ódio e o amor!
Eu sou adepta a monogamia, embora possa ocorrer traições, pq ninguém está longe de passar por isto, mas já é tão difícil se relacionar com 1 pessoa, quanto mais com mais de 1, cada um faz o que quiser, mas ñ é minha praia. Nunca trai mas já fui traída.
Fantástica e paradoxal o ponto de validar o discurso que se quer desmentir, como explicado em :Dessa forma: se Deus existe, e luta-se de todas as formas para provar sua existência, é porque o defensor preocupa-se, de uma forma ou de outra, com a possibilidade de sua inexistência. A mesma coisa com o ateu: para ele, Deus não existe, mas a insistência em provar sua inexistência é decorrente da possibilidade da existência
Não acho problema algum encontrar em Deus a realização ou a fonte de nossa existência. Acho que o ser humano em si é muito diverso e perdido com seus pensamentos. É bom saber que existe um ser que organiza o universo desde o átomo até mundos desconhecidos com leis matemáticas e morais ao mesmo tempo. Que controla as estações, o sol, a lua e se quisermos pode controlar nossos corações. É bom saber que podemos achar nele o consolo para nossas angústias.
É uma das formas de se confortar com a realidade. Para quem busca uma saída rápida e fácil, costuma funcionar. O importante é estar em paz com seus pensamentos e sentimentos. Se essa resposta te basta, você é uma pessoa de sorte.
que coisa mais estranha atribuir maior valor a maior niveo de desafio ou de dificuldade em um relacionamento sexual ou amoroso. Me lembra muito do teor por trás do machismo de "mulher ter que ser difícil", inclusive ou da romantização de abusos e sofrimento em nossa sociedade. Penso eu que um relacionamento saudável não é dif´cil ou desafiador, ele flui com naturalidade e espontaneidade. Mas, entrando no mérito de "mais desafiador", a não monogamia requer que vc trabalhe o ciume e suas inseguranças pessoais de frente e com transparencia, que vc consiga ser respeitoso com td envolvidos, que vc consiga equilibrar muitas vezes com mais de uma pessoa desejos e objetivos de vida de cada um como onde morar, orçamento da casa, ter filhos, mudanças de cidade. Você tem que lidar com as pessoas invalidando o grande amor da sua vida só por não serem monogamicos, todo o julgamento da sociedade e dificuldades juridicas, tem mae sendo processada pra perder custodia dos filhos por não ser monogamica. A maioria das pessoas tem mentalidade monogamica, vc tem que pesar falar sobre nao monogamia logo de cara com um novo interesse antes de qualquer coisa rolar, tem uma responsabilidade enorme com relação a dsts... sao tantos detalhes que olha, se é pra ser amis desafiador, monogamia é mel na chupeta rs
E se vc for monogâmico justamente por saber que não existe esse objeto da satisfação absoluta e, atravessando essa fantasia, aceita sua limitação constitutiva e deixa de projetar em várias pessoas essa ilusão? Contentando-se assim com uma felicidade realista em vez de perseguir fantasmas
O ser humano , na minha opinião, não é monogâmico, mas pode optar por praticar a monogamia. Nossos desejos e impulsos, podem até coexistirem, mas não passa de controle cultural..
Monogamia é invenção do Poder... Tem um sentido de controle social. A indústria cultural ajudou muito com suas músicas românticas, filmes, livros etc para na formação de uma cultura monogâmica, de forma tal que parecesse uma coisa natural e querida por todos. Dificultando as relações poligsmicas a sociedade produziu e produz indivíduos incompletos, infelizes.
@@Azul547 Isso é uma opinião sua. Na realidade, temos um (a) parceiro (a) mas o desejo instintivo nunca nos abandona. Monogamia é uma construção social. biologicamente, impossível.
@@tomemata394 Casais humanos preferem se relacionar com 1. Eu n disse nada sobre monogamia. PQP!O desejo nunca nos abandona? kkkk Mas ele é atuenuado de forma significativa com o passar da idade.
Achei o vídeo fraco, muito abaixo dos demais. As concepções do locutor são vazias de fundamento mas expostas de forma bem construída e eloquente o que por sua vez denota com clareza qual a intenção do mesmo: parecer profundo embora não seja.
Cara, pode parecer que não, mas é mais profundo do que parece. Ele usa teoria psicanalitica como embasamento. Como eu sei? Estudo isso. Discordar dele é discordar da ciência... Mas de fato, dois minutos e meio foi pouco tempo pra tal.
Poderíamos facilmente questionar a posição do pudor também. Se andar vestido denuncia o desejo de encobrir o desejo, gerando alguns delírios. Andar nu enuncia um desejo de mostrar o óbvio, gerando alguns constrangimentos?
Como 3 bilhoes de pessoas podem delirar? Como um unico ser humano, pobre, carpinteiro e humilhado, pode conquistar metade da população mundial so com sua palavra? Como isso e simplesmente uma "lenda" como alguem seria tao genio em fazer algo tao complexo? Jesus é inevitavel e irrefutável
Eu também concordo com você.. acho que a monogamia está mais relacionada com o medo de ser trocado, ou deixado ou não ser o preferido em um relacionamento..
não é questão de achar, é um fato. Ocorre que as relações humanas são complexas e monogamia não se REDUZ a isso e não é isso que o video dá a entender, ele fala de uma das fascetas que faz parte da narrativa de monogamia que eprmeia nossa sociedade. Parte dessa narrativa é o amor romântico que diz que o verdadeiro amor é sua outra metade, alma gêmea e que te completa. E que portanto se alguém sente atração física ou afeto conjugal por um terceiro, logo não está com a pessoa certa, porque está ainda faltando alguma coisa. É essa a ideia mais comum e que todo mundo costuma ouvir qdo se descobre nessa situação. E vai explicar que não, nada a ver, vc ama igual aos dois ou não parou de amar ninguém, nem tem nada te faltando. A maioria não aceita porque não casa com a narrativa. É esse o ponto.
@@shock9074 justamente. Maioria das pessoas que são adeptas do " poliamor" só aceitar se ela for a preferida kkkkkk. Conheci um rapaz que queria ter 5 mulheres. O objetivo dele é que ele fosse suficiente para as 5.
@@whitefang238 eu concordo que a monogamia pode dar a essa ideia de amor romantico mas poligamia nao é a resolução para isso, oq mais tem eh poligamico que se apaixona por varias pessoas e paixão nao é amor, uma pessoa q so se apaixona é uma pessoa sem autoconhecimento, o jeito seria ter uma relação monogamica (ou aberta) sem os padroes de amor da sociedade
Isso não se faz. O vídeo não poderia terminar ai.
Entreguismo aos prazeres carnais, a troca do transcendente pelo mundano
Queria que esse vídeo fosse pelo menos uns 20 minutos :)
20 minutos no mínimo.
Tbm😥
Excessivamente curto...
:-(
Cara eu também. 2 minutos de vídeo e meu cérebro parece que vai explodir com tanta desconstrução e densidade nesse vídeo.
Como diz o ditado : o que é bom dura pouco.
"...não a monogamia em si, mas o discurso que defende a monogamia..." esse é um detalhe importante e parece que muita gente abaixo não prestou atenção nisso.
Acho que um dos maiores problemas de nossa estranha espécie são os discursos de defesa. Toda intenção doutrinadora, seja do que for, é a própria peste e usamos de igual pestilência para combatê-la. Essa disposição arcaica de querer prevalecer é a nossa ruína como indivíduos e como civilização.
andacomfeeuvou acho que tem espécies que precisam ser doutrinadas para não enlouquecerem ...
O ser humano precisa de um ponto de fuga pra se manter domesticado pois basta ver a parte de sodoma e Gomorra. A fé é a resposta pra tudo que a ciência ainda não explica e já parou pra pensar que a religião pregando o bem já tem tantas atrocidades já imaginou sem com o povo na lei da Selva. Acredito que os 10 mandamentos ajuda a frear muita morte pois é a filosofia do viver em “harmonia “. Cabe lembrar que os escritores e tradutor da Bíblia poderiam influenciar seus textos ao seu favor ou forma de pensar na época basta observar a linguagem complexa que dá margem a diferente forma de interpretar
@@joicedocarmodesouza De fato a religião foi importante para evolução humano, mas hoje em dia permanecer nessas religiões parece ser perigoso, é só olhar para os países mais religiosos são os mais pobres e com maior número de violência.
Concordo !!!
@@joicedocarmodesouza , ou seja, o deus das lacunas. Se a ciência não explica, coloca deus. Só que as religiões dão respostas falsas e imaginárias baseadas na fé e sem evidencias. A ciência dá respostas reais baseadas em fatos e evidencias materiais concretas.
Além do mais muitas guerras e violências foram travadas pela religião. Veja a Inquisição, Cruzadas, Guerras da religião no séc XVI
A cada dia mais apaixonada por psicanálise😍
Por favor, mais vídeos de Welson Barbato. Se envolver religião, Lacan e relacionamentos, melhor ainda.
a monogamia insufla a traição porque é a falta ou a interdição que cria e mantém o desejo.
Nem sempre o certo e o sábio é dar vazão aos desejos.
Liberdade também é ter o poder para não fazer aquilo que racionalmente não queremos fazer.
@@Raphaelcarddoso com certeza. isso é livre arbítrio. não sou contra monogamia, apenas apontei um aspecto da psique humana.
Exatamente! Eu enquanto não monogâmica por vezes nem sinto vontade de estar com outras pessoas quando estou em um relacionamento mais íntimo com alguém. O importante pra mim é a liberdade. A liberdade de ficar ou não com outras pessoas creio que até acalma o desejo. A proibição monogâmica o aflora porque somos atraídos pelo proibido.
Sou estudante de engenharia, mas assistiria uma palestra/aula por horas sem sentir o tempo passar. Excelente a forma como o assunto foi tratado, as reflexões a serem feitas e as instigações deixadas por ele.
Oq tem a ver ser estudante de eng
@@jujujujuh levando em consideração q engenharia não é humanas, mt menos diálogos esse querido evidência como o nosso querido protagonista do vídeo apresentou tão bem q msmm sendo da área de exatas ele - e eu tmb - assistiria uma palestra de seja lá quantas hrs sem me cansar desse mestre da didática falando. Faltou interpretação aí
@@vicksantos1426 não faltou interpretação , eu entendi bem, a questão é : Se você estuda exatas, você não pode se abster de outras aéreas do conhecimento. Sou de exatas, curso engenharia da computação, posso ser a melhor Engenheira do mundo, mas nunca serei culta se for apenas isso.
Acredito que é importante pensarmos que relacionamentos abertos, poliamores ou o que está dentro deste círculo, não é nenhuma espécie de evolução, ápice ou última melhor forma de relacionamento - pretensiosos argumentos constantemente presentes nos discursos de defesa deste modelo.
Cabe dizer também que os relacionamentos monogâmicos também não são essa ''última forma'' ideal.
Todos são contratos, cujas obrigações são determinadas no início, mas podem ser alterados no meio.
Ele quer racionalizar uma coisa que vai além da razão. Talvez nunca tenha sentido o ápice do prazer na vida de um ser humano, que não tem dinheiro que compre, que não tem palavras que expliquem, que não tem religião que substitua, nem prozac que faça esquecer: um amor correspondido.
Entendo que vc enfiou um assunto que não fazia parte da reflexão, ele diria: e amores não podem coexistir?
Gostei do contra ponto
Amores coexistirem??Depende de quantos "amores" se precisa para ser satisfeito.O nome disso já foi ninfomaníaca(o),agora é poliamor.Percebem que a quantidade supera a qualidade??
@@anaclaudiasousavieira1433 quem falou de sexo foi você, logo a ninfo deve ser vc rss poliamores falam de afetos múltiplos que sempre existiram, e a p... que você deve ver em tudo como você , que a leva julgar os outros pelo que você não sabe sequer sobre.
E aceitar um amor múltiplo, não significa que você os viva, se trata de um reconhecimento, até porque existem poliamoristas assexuais. O que prova que tua cabeça pensa só na p.... que está dentro de você, e você nega atribuindo aos outros que a ninfo recalcada deve estar viva dentro de você.
Baseado em alguns comentários abaixo relacionado a religião, acho necessário expressar o meu ponto de vista. Acredito que a reflexão sugerida acima não está relacionada com a existência de deus ou não. Mas uma reflexão pautada pelo desejo, que é uma faceta do ser humano que se expressa tanto na religião quanto nos relacionamentos.
@@canalalexandredositio9659 Claramente sua vida depende de sustentar a existencia de deus para os outros.
@@RodrigoRochaRock Exatamente como dito no vídeo, o principal motivo dele sustentar a existência de Deus para outros é pq no fundo ele não acredita, pois se acreditasse não precisaria sustentar...
Descanse em paz Barbato❤
Fabulosa exposição! Penso sobre isso desde muito jovem, o que é complexo, é o lidar com uma sociedade que não tem reflexões visionárias e coerentes com o óbvio, e assim, ter que saber gerenciar que o meu tempo não é o mesmo da maioria!
Abaixa essa bola meu patrão
Você troca o transcendente pelo mundano
monogamia não seria necessariamente pensar que o seu parceiro o completa... poderia ser mesmo reconhecer que nenhum vai completar. aquele que busca multiplos parceiros muitas vezes está mais iludido com essa ideia de completude do que o monogamico.
concordo
monogamia é mais econômico ao casal, mais lucrativo e tbm mais saudável caso o casal tenha filhos.
ótimo ponto de vista
Até porque se o desejo é algo nunca satisfeito, então não adiantará você buscar um monte de parceiros. O desejo ainda continuará existindo.
Sim, qualquer coisa dentro do sistema capitalista pode dar essa sensação
Nossa!!! Que bárbaro esse vídeo... Reflexão para dias...
Muito bom. O verdadeiro ateu e o padre o pastor. Que carrega o peso de reafirmar a existência de Deus.
Excelente.
Reflexões como esta me fazem pensar no que eu sustento quando digo que sou psicanalista.
Fabuloso! Sentindo muito sua partida tão precoce.
Katarina Freitas Quando ele morreu?
Só lamento o fato deste vídeo ser tão curto. Ficou nos devendo um aprofundamento de um tema tão rico. Mas valeu muito! Maravilhosa reflexão!
Só pelo título já chego dando like
Completamente esclarecedor em poucas palavras, simples assim!
Belíssimo paralelo e boa explicação. Parabéns.
Está tipo o Nelson Rodrigues em "a vida como ela é" e isso assusta muita gente rs
Como é magnífico ouvir pessoas inteligentes, cultas, embasadas falar, discursar ! Parabéns
Interessante. Não tinha pensado nisso! E para mim essa é a essência deste canal, mostrar várias reflexões, e abrir a nossa mente. Obrigado e parabéns!
esse cara é muito disruptivo.Adoro
Welson, que falta que você faz. Muito bom esse ensinamento
Só agora fiquei sabendo do falecimento dele 😞
Nessa questão da monogamia eu já tinha até pensado, mas no paralelo do padre com o monogâmico ainda não tinha essa idéia. Muito bom, fantástico.
Ai como eu queria ouvir ele falando mais sobre isso!! 2 minutos é muito pouco :(
interessantíssimo esse vídeo maravilhoso adorei muito bom concordo com tudo que ele falou e sou ateia e me considero muito mais puro e religiosa do que muitos pecadores que frequentam as igrejas e a religião
Não somos monogâmicos e contamos muito disso no nosso canal... o que mais recebemos é apoio, mas sempre tem alguns do time "vcs não se amam, tudo isso é errado, o mundo vai acabar assim!".
b
Eu sou mono e sei que vocês se amam muito! Queria ser adepto ao poliamor, infelizmente eu n consigo :(( mas, venero vocês 2.
Kkkkkk o corno curte ver voce mamando outro macho? Kkkkk patético
@@eduardocarvalhonascimento1502 isso q tu falou ai é cultural, só depende de como sua mente tá construida culturalmente.
@@czero1061 não não é somente cultural, acasalamento e sexo não são construções socais, animais acasalam e brigam por fêmeas na natureza, não por causa de construção social, é genético
Como a potencialidade da vida apavora. Como é preciso de mão que nos atravesse a rua escura. Como é segura a minha pequena cela de certezas. Vida segue aos que a ela não se opõem.
Maravilhosa abordagem sobre LACAN, a monogamia e a religião. 👀⚘👍🌎📚
Cirúrgico demais 👏
Às vezes acho que amo esse homem
Pena ser tão curto com um assunto tão extenso e que merecia no mínimo ao meu ver uns 10 minutos.
Queira estar sentado à frente dele pra fazer perguntas e desmembrar os raciocínios dele pra eu compreender mais.
Uuuaau! !!!! Impactante ,breve; porém lúcida e honestas as colocações.
Alguém me ajuda a refinar esse argumento do ateu numa posição paradoxalmente religiosa. "Eu sou um ateu, não penso nisso, não vou a igreja então Deus existe, simplesmente eu não penso nele." Como ele chegou no "então Deus" existe?
Achei o vídeo muito foda, só queria refinar o argumento mesmo para não ter nenhuma dúvida e acho que preciso de ajuda nisso, valeu ai. =D
***** Perfeito e extremamente claro, valeu mesmo.
Eu já ia comentar aqui a mesma coisa, sobre ter ficado sem entender o argumento usado. Mas agora ficou claro, embora pra mim (e talvez para outros) seja mesmo complicado compreender aquilo que está dentro de uma negação falando de uma alegação.
Não é bem um "argumento", é mais uma reflexão, mas realmente essa parte não fez sentido uma vez que ateu é, por definição, aquele que não acredita em deus.E não aquele que não pensa em deus ou não gosta de deus.
+Will Leonel , creio que ele tenha errado em sua afirmação: Entendo que o correto: Sou Ateu, não penso nisso,.........." Não me interessa que Deus exista ou não, mesmo que exista, não me interessa. Trata-se de um posição mais Agnóstico que Ateu. Compreendo ainda que o papel do Ateu clássico convicto, também carrega um peso nas costas, pois sente-se obrigado a provar a não existência de Deus.. kkkk.. Espero que tenha ajudado, embora reconheça tratar-se de um questionamento dificil a nós todos..- pensantes!
+lusaro vou falar algo por mim: me identifico como ateu porque vivo sem depender da existência de um deus. Não oro a nenhuma divindade, não vou a cultos (exceto cerimônias específicas, por necessidade social, como casamentos), não atribuo as mazelas ou alegrias da vida à qualquer ser sobrenatural. Isto independe da existência ou não de um deus real - deus é irrelevante no processo. Eu vivo sem deus, por isso sou ateu.
Interessante reflexão.
Welson Barbato maravilhosoooo
Muito feliz por descobrir esse canal!
Que abordagem fantástica! Quero mais, quero mais...
A verdade dói e um reflexão sincera são para poucos.
Hoje, onde estou num relacionamento mais enrolado (exclusivo) esse vide ofaz muito mas sentido haha
Maravilhosas palavras!!
Ótimo, muito bom, obrigado novamente por trazer essas visões para nossa reflexão, comparação, valeu Welson!
Falou tudo de uma maneira tá resumida e pura.....
Parabéns!!!!!!
Sempre brilhante!!!
É a insatisfação do Ego na administração do felicidade do parceiro ou parceira.
Passamos desta fase.
It's Alright
Muito boa reflexão, isto foi admirável.
Perfeito
Ufa, é muito bom saber que tem gente que pensa, tirando esta moralidade ou imoralidade da sociedade, parabéns...
quem quiser ver mais sobre, ve o video da maria homem, nesse mesmo canal "porque a traição dói?". o video dela é um pouco mais longo, ela aprofunda mais nesse assunto e até deixa uma questão em aberto.
Discordo que a monogamia afirme que só posso ter desejo pelo meu parceiro, posso até desejar outra pessoa, mas eu quis escolher uma para dedicar o meu amor, minha atenção. Isso é monogamia.
A melhor explicação!!
Amo os vídeos da casa do saber, faço terapia com eles!
Como assim acabou esse assunto? Ah não! Quero a 1a temporada inteira na minha mesa.
O segredo é: se você é adepto do famigerado "poliamor" seja feliz com isso, contudo, diga para a pessoa que está se relacionando com você do contrário, a pessoa pode se magoar seriamente mesmo que não tenha sido a intenção.
Concordo plenamente.
Não vejo relação de monogamia com religião.Sou ateia e faço questão da monogamia,desde sempre.Por que vou "dividir"quem amo com tantas pessoas?Desnecessário quando se é correspondido.Sim,existe estar com a mesma pessoa a vida toda e ainda namorar,ter desejo.Pode reparar que tudo ,na sociedade contemporânea passou a ser obsoleto,até mesmo as pessoas - infelizmente.Meu sonho sempre foi estar em um relacionamento onde não sentisse falta de mais ninguém,e com o meu par se desse o mesmo.E vivo isso há quase 8 anos.Tambem penso que os humanos não querem ter o trabalho da manutenção do vínculo afetivo,se expor aos sentimentos.Entao fica somente o desejo pelo desejo e segue o vazio interior.Sempre precisará de mais pessoas,adrenalina nova.
@@anaclaudiasousavieira1433 Achei muito legal seu comentário, com relação a desejar mais adrenalina penso que o livro * The molecule of more, que descreve a molécula DOPAMINA, tem um capítulo muito legal sobre o quanto essa molécula influência nos relacionamentos, não sei se foi traduzido para português mas vale a pena dar uma lida nesse capítulo pra entender o quanto essa molécula influência nos relacionamentos conjugais, na verdade esse é o primeiro capítulo do livro e se chama * love.
@@anaclaudiasousavieira1433 Para entender o vídeo, é importante pensar sobre ele sobre a perspectiva do desejo. Tanto você quanto seu parceiro têm um forte desejo de se relacionar com outras pessoas. Reprimir esses desejos não significa que eles desaparecem. Isso cria uma ilusão, pois ambos alegam sentir desejo exclusivamente um pelo outro. No entanto, a necessidade de afirmar essa exclusividade é, na verdade, a principal evidência de que vocês têm um grande desejo de se relacionar com outras pessoas.
As pessoas acham que seus antepassados eram ignorantes. Elas acham que tudo o que eles fizeram foi arbitrário e que a geração atual é a primeira a realmente pensar nas coisas. Então eles fazem idiotíces como tentar manter relacionamentos poliamorosos ou abertos ou então nunca se casar nem ter filhos e depois ficam chocados quando acabam infelizes porque nunca consideraram que talvez seus antepassados tenham produzido todas essas “construções sociais arbitrárias” por uma razão; que talvez milênios de vida humana tenham ensinado às pessoas que certos modos de viver são melhores que outros em termos de benefícios emocionais, espirituais e materiais.
Veja bem meu caro Welson, você vê muito bem!
Maravilhoso!!
Seria otimo vídeos maiores sobre
Bota mais videos de psicanalistas. Chama o Jorge Forbes. Muito bom esse video.
Vídeo espetacular!
Serie esse o maior "surto" coletivo da história do cosmos? E seria o Lacan nosso grande profeta que vai levar a humanidade a luz e ao esclarecimento?
a polarização faz com que ideias binárias se contrapõem: bem e mal, duas forças opostas que preenche o vazio existencial do inconsciente coletivo! ter razões emotivas para significar o ódio e o amor!
Eu sou adepta a monogamia, embora possa ocorrer traições, pq ninguém está longe de passar por isto, mas já é tão difícil se relacionar com 1 pessoa, quanto mais com mais de 1, cada um faz o que quiser, mas ñ é minha praia. Nunca trai mas já fui traída.
Sempre soube disso. Só não vê quem não quer.
Fantástica e paradoxal o ponto de validar o discurso que se quer desmentir, como explicado em :Dessa forma: se Deus existe, e luta-se de todas as formas para provar sua existência, é porque o defensor preocupa-se, de uma forma ou de outra, com a possibilidade de sua inexistência. A mesma coisa com o ateu: para ele, Deus não existe, mas a insistência em provar sua inexistência é decorrente da possibilidade da existência
Não acho problema algum encontrar em Deus a realização ou a fonte de nossa existência. Acho que o ser humano em si é muito diverso e perdido com seus pensamentos. É bom saber que existe um ser que organiza o universo desde o átomo até mundos desconhecidos com leis matemáticas e morais ao mesmo tempo. Que controla as estações, o sol, a lua e se quisermos pode controlar nossos corações. É bom saber que podemos achar nele o consolo para nossas angústias.
É uma das formas de se confortar com a realidade. Para quem busca uma saída rápida e fácil, costuma funcionar. O importante é estar em paz com seus pensamentos e sentimentos. Se essa resposta te basta, você é uma pessoa de sorte.
excelente reflexão
"O senhor é meu pastor e NADA me faltará" será mesmo?
Sábias palavras!
Não entendi nenhum vídeo desse psicólogo. Acho que não prestei atenção o bastante. Vou ver de novo.
A monogamia é uma delusão, a traição é a manifestação de sintomas de uma verdade recalcada, verdades reprimidas pelas pressões sociais.
Muito bom!
Esse vídeo foi do caralho viu!!.. Nunca tinha pensado por esse ângulo. Tá na minha lista como um dos melhores do canal, kk
Interessante, mas enxergo a monogamia como algo mais desafiador, por isso a prefiro...
que coisa mais estranha atribuir maior valor a maior niveo de desafio ou de dificuldade em um relacionamento sexual ou amoroso. Me lembra muito do teor por trás do machismo de "mulher ter que ser difícil", inclusive ou da romantização de abusos e sofrimento em nossa sociedade. Penso eu que um relacionamento saudável não é dif´cil ou desafiador, ele flui com naturalidade e espontaneidade. Mas, entrando no mérito de "mais desafiador", a não monogamia requer que vc trabalhe o ciume e suas inseguranças pessoais de frente e com transparencia, que vc consiga ser respeitoso com td envolvidos, que vc consiga equilibrar muitas vezes com mais de uma pessoa desejos e objetivos de vida de cada um como onde morar, orçamento da casa, ter filhos, mudanças de cidade. Você tem que lidar com as pessoas invalidando o grande amor da sua vida só por não serem monogamicos, todo o julgamento da sociedade e dificuldades juridicas, tem mae sendo processada pra perder custodia dos filhos por não ser monogamica. A maioria das pessoas tem mentalidade monogamica, vc tem que pesar falar sobre nao monogamia logo de cara com um novo interesse antes de qualquer coisa rolar, tem uma responsabilidade enorme com relação a dsts... sao tantos detalhes que olha, se é pra ser amis desafiador, monogamia é mel na chupeta rs
Desafiador e repressor
@@whitefang238 não é por nada, não, mas você comeu uma farofa de falácias e não entendeu bulhufas do que eu (realmente) quis dizer...
Queria tatuar esse vídeo! Fantástico
E se vc for monogâmico justamente por saber que não existe esse objeto da satisfação absoluta e, atravessando essa fantasia, aceita sua limitação constitutiva e deixa de projetar em várias pessoas essa ilusão? Contentando-se assim com uma felicidade realista em vez de perseguir fantasmas
Não entendi ainda. Mas não vejo vida sem desejo. E desejo sem restrição.
Fantástico
O ser humano , na minha opinião, não é monogâmico, mas pode optar por praticar a monogamia. Nossos desejos e impulsos, podem até coexistirem, mas não passa de controle cultural..
perfeito Parabéns
Muito bom! 👏👏👏
Nossa... que louco... bom demais
Que sabedoria👏👏👏👏👏👏👏
sempre maratono os vídeos desse cara.. heavy trip hah
Disse tudo que eu penso hoje
Monogamia é invenção do Poder... Tem um sentido de controle social. A indústria cultural ajudou muito com suas músicas românticas, filmes, livros etc para na formação de uma cultura monogâmica, de forma tal que parecesse uma coisa natural e querida por todos. Dificultando as relações poligsmicas a sociedade produziu e produz indivíduos incompletos, infelizes.
N é questão de poder.
Casais humanos preferem se relacionar com 1.
@@Azul547 Isso é uma opinião sua. Na realidade, temos um (a) parceiro (a) mas o desejo instintivo nunca nos abandona. Monogamia é uma construção social. biologicamente, impossível.
@@tomemata394 Casais humanos preferem se relacionar com 1. Eu n disse nada sobre monogamia. PQP!O desejo nunca nos abandona? kkkk Mas ele é atuenuado de forma significativa com o passar da idade.
@@Azul547 Falo por mim e por pessoas próximas a mim. a mente nunca para de criar... É foda conviver com isso por 8 anos.
@@tomemata394 Tanto faz...
Achei o vídeo fraco, muito abaixo dos demais. As concepções do locutor são vazias de fundamento mas expostas de forma bem construída e eloquente o que por sua vez denota com clareza qual a intenção do mesmo: parecer profundo embora não seja.
Cara, pode parecer que não, mas é mais profundo do que parece. Ele usa teoria psicanalitica como embasamento. Como eu sei? Estudo isso. Discordar dele é discordar da ciência... Mas de fato, dois minutos e meio foi pouco tempo pra tal.
Existe algum seminário em que Lacan fala sobre o tema? Qual?
Sensacional
Adorei!
Welson barbato ❤👍
Poderíamos facilmente questionar a posição do pudor também. Se andar vestido denuncia o desejo de encobrir o desejo, gerando alguns delírios. Andar nu enuncia um desejo de mostrar o óbvio, gerando alguns constrangimentos?
Sendo assim qual é a proposta, se entregar a todos nossos desejos?
Como 3 bilhoes de pessoas podem delirar? Como um unico ser humano, pobre, carpinteiro e humilhado, pode conquistar metade da população mundial so com sua palavra? Como isso e simplesmente uma "lenda" como alguem seria tao genio em fazer algo tao complexo? Jesus é inevitavel e irrefutável
Você já ouviu falar de patriarcado?
@@TP-ob8nf Matriarcado é o mesmo so que ao contrario burrinho
Ótimo canal!!!.. como pode ter essa quantidade pífia de inscritos e média de visualização?
eu não acho que a monogamia esteja diretamente relacionada com o desejo de se sentir completo.
Eu também concordo com você.. acho que a monogamia está mais relacionada com o medo de ser trocado, ou deixado ou não ser o preferido em um relacionamento..
não é questão de achar, é um fato. Ocorre que as relações humanas são complexas e monogamia não se REDUZ a isso e não é isso que o video dá a entender, ele fala de uma das fascetas que faz parte da narrativa de monogamia que eprmeia nossa sociedade. Parte dessa narrativa é o amor romântico que diz que o verdadeiro amor é sua outra metade, alma gêmea e que te completa. E que portanto se alguém sente atração física ou afeto conjugal por um terceiro, logo não está com a pessoa certa, porque está ainda faltando alguma coisa. É essa a ideia mais comum e que todo mundo costuma ouvir qdo se descobre nessa situação. E vai explicar que não, nada a ver, vc ama igual aos dois ou não parou de amar ninguém, nem tem nada te faltando. A maioria não aceita porque não casa com a narrativa. É esse o ponto.
concordo. conforme disse em outro comentario, o poligamico pode estar mais iludido com a ideia de completude do que o monogamico.
@@shock9074 justamente. Maioria das pessoas que são adeptas do " poliamor" só aceitar se ela for a preferida kkkkkk. Conheci um rapaz que queria ter 5 mulheres. O objetivo dele é que ele fosse suficiente para as 5.
@@whitefang238 eu concordo que a monogamia pode dar a essa ideia de amor romantico mas poligamia nao é a resolução para isso, oq mais tem eh poligamico que se apaixona por varias pessoas e paixão nao é amor, uma pessoa q so se apaixona é uma pessoa sem autoconhecimento, o jeito seria ter uma relação monogamica (ou aberta) sem os padroes de amor da sociedade