A HISTÓRIA DO URUGUAIO " PEDRO ROCHA " CRAQUE DO SÃO PAULO E PEÑAROL NA DÉCADA DE 60 E 70.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 июн 2024
  • A HISTÓRIA DO URUGUAIO " PEDRO ROCHA " CRAQUE DO SÃO PAULO E PEÑAROL NA DÉCADA DE 60 E 70.
    Conhecido como Verdugo ou (carrasco), Pedro Virgilio Rocha Franchetti, nasceu na cidade de Salto, no Uruguai, em 3 de dezembro de 1942. Em 1960 realizou sua primeira partida na equipe principal do Club Atlético Peñarol.
    Artilheiro do campeonato uruguaio em 1963 e 1965, Pedro Rocha colecionou uma série de títulos invejáveis enquanto defendeu o Penãrol, principalmente ao lado dos companheiros Abbadie, Spencer, Cortez e Joya.
    Como meia ofensivo, ele foi o principal jogador da fase mais gloriosa da história do clube uruguaio, o qual se firmou como um dos mais famosos e respeitados no mundo. pelo Peñarol, Rocha foi campeão uruguaio sete vezes (1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968), tri campeão da Copa Libertadores em 1960, 1961 e 1966, e bicampeão mundial interclubes em 1961 e 1966.
    Foi o único jogador uruguaio a disputar quatro Copas do Mundo FIFA (1962, 1966, 1970 e 1974). Em 1970, La Celeste Olimpica chegou a ser semifinalista do Mundial, mas jogou desfalcada de seu grande jogador, Rocha, que, contundido, não jogou na eliminação uruguaia diante da Seleção Brasileira de Futebol.
    Em 15 de setembro de 1970, Pedro transferiu-se para o São Paulo, alguns dias depois de o Tricolor do Morumbi ser campeão paulista e pôr fim ao maior jejum de títulos de toda a sua história. Na época, o São Paulo acabara de concluir a construção do Estádio do Morumbi e passou a se focar no elenco de atletas, contratando várias estrelas como Gérson, Pablo Forlán, Toninho Guerreiro e o próprio Pedro, que, no Brasil, passou a ser conhecido como Pedro Rocha. Ficou conhecido como Verdugo "carrasco", em espanhol , já que com sua enorme habilidade castigava sem piedade seus adversários. Apesar de um começo um pouco difícil por questões de adaptação a um novo clube e país, além de uma suposta perseguição por parte de Gérson, logo Pedro Rocha passou a mostrar todo seu futebol no clube, conquistando os Campeonatos Paulistas de 1971 e 1975, levando o clube ainda a suas primeiras finais nacionais, sendo vice-campeão brasileiro em 1971 e 1973.
    Nos anos seguintes, conforme os outros ídolos foram se aposentando, Rocha foi se firmando como o maior craque e ídolo do time. O meia uruguaio foi o primeiro jogador estrangeiro a ser artilheiro no Brasil, sendo goleador do Campeonato Brasileiro em 1972 pelo São Paulo, com dezessete gols, dividindo a artilharia com Dario, do Atlético Mineiro. Em seu auge pelo Tricolor do Morumbi, Rocha levou o clube à sua primeira participação na Copa Libertadores, em 1972, alcançando a semifinal, e, por fim, levando-o à sua primeira final continental da Libertadores em 1974. Rocha foi decisivo e fez gol no primeiro jogo da final, uma vitória por virada sobre o Club Atlético Independiente, da Argentina. Mas Rocha jogou contundido as demais partidas e o São Paulo, sem seu principal jogador, acabou com o vice-campeonato.
    Em 1977, Rocha foi campeão brasileiro com o São Paulo, mesmo não tendo participado de toda a campanha, por ter sido emprestado ao Coritiba, pelo fato de Rubens Minelli querer rejuvenescer a equipe. Naquele mesmo ano, o jogador se despediu do tricolor como 11º maior artilheiro do clube com 119 gols marcados em 393 jogos, aos 35 anos.
    Em 1978, já experiente, Pedro Rocha foi um dos grandes símbolos do Coritiba na conquista do Campeonato Paranaense, quando a equipe alviverde derrotou o maior rival, o Atlético, nos pênaltis. O craque, mesmo com o caneco, sabia que era hora de parar, e jogou com bem menos frequência no período.
    O Palmeiras contratou o veterano meia PEDRO ROCHA (37 anos), para jogar a LIBERTADORES de 1979, mas o CRAQUE uruguaio já estava longe da forma BRILHANTE dos tempos do São Paulo, ficou APENAS o primeiro semestre, de qualquer maneira, um jogador desse QUILATE ter vestido a camisa ALVIVERDE, mesmo que por pouco tempo, foi uma grande atração.
    Pedro rocha, Veio para o Bangu já com 37 anos e já na reta final de sua carreira. Porém, Castor de Andrade resolveu investir alto ao pagar um quarto de hotel em Copacabana. Além disso, pagou um salário de cerca de um milhão de cruzeiros para o craque.
    Pedro Rocha correspondeu as expectativas em campo ao ajudar o Bangu a ganhar o Torneio Comitê de Imprensa, participando apenas do 1º Turno do Campeonato Carioca. Neste curto período em que jogou pela equipe alvirrubra carioca, disputou um total de 13 partidas e balançou as redes adversárias em cinco oportunidades.
    FONTE:
    pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_R...
    www.ocuriosodofutebol.com.br/...
    terceirotempo.uol.com.br/que-...
    tardesdepacaembu.wordpress.co...
  • СпортСпорт

Комментарии • 10

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 25 дней назад +3

    Ótimo vídeo

  • @VERDOENGO
    @VERDOENGO 25 дней назад +3

    Muito craque ❤

  • @MARCOSSILVA-zk6wv
    @MARCOSSILVA-zk6wv 22 дня назад +1

    Grande jogador!!!

  • @jorgelafayette5833
    @jorgelafayette5833 23 дня назад +1

    Foi o melhor jogador uruguaio que eu vi jogar.

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 25 дней назад +2

    Pedro rocha um uruguaio de raça e força de vontade.

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 25 дней назад +1

    Tenta fazer um vídeo da perseguição do Gerson contra ele(Pedro Rocha)???

  • @jhonytarzan
    @jhonytarzan 20 дней назад +1

    Fale do jogador Terto

  • @joseivo6446
    @joseivo6446 25 дней назад +1

    Dizem que Pedro Rocha foi o maior jogador uruguaio da história.

  • @jhonytarzan
    @jhonytarzan 20 дней назад +1

    Fale do Furlan

  • @alexandrepimentel1882
    @alexandrepimentel1882 22 дня назад +1

    Pedro Rocha - Dario Pereira - Diego Forlan - Héctor Cincunegui - Alcides Ghiggia - Álvaro Recoba - Edinson Cavani - Luis Suárez - Enzo Francescoli - Diego Lugano - Hugo de León - Diego Godín - Juan Schiaffino - Obdulio Varela - Fernando Morena - Sebastián Abreu - Pablo Forlán - Ladislao Mazurkiewicz - De Arrascaeta - Álvaro González - Maxi Pereira - Roque Máspoli - Federico Valverde..... Querem mais?