o modo do guilherme freire de estruturar e ligar os pensamentos é simplesmente incrível, parece que tenho uma epifania cada vez que assisto um vídeo. Por favor professor, peço que não pare com os vídeos, o trabalho do senhor é de suma importância para nós!
O fato de vc ter se confessado não quer dizer que vc está em estado de graças. Pode ser que sim e pode ser não. Embora confissão e estado de graça andem juntos, nem sempre se recebe as duas ao mesmo tempo.
@@richardsonmoura o Estado de graça estará não somente na confissão, mas sim realizar o ato de contrição antes, pois a confissão tem o antes, presente e o depois, pois assim após a confissão, a oração, e em seguida a penitência! Assim de fato após concluir tudo isso, creio que estará em estado de Graça e claro se livrando das ocasiões de pecado!
@@moraisingryd4966 O estado de graça é um dom de Deus. Ao cometer um pecado mortal se perde, óbvio. Mais isso não significa que após a confissão se recupere. Neste ponto o que acontece é uma 'briga' para novamente alcançar tal estado. Na prática essa 'briga' quer dizer penitência, praticada a um tal ponta que fique exposto para si e para Deus que o pecado que nos 'roubou' a graça NUNCA mais será cometido novamente. Por isso falei que pode ser que sim e pode ser que não, que ao confessar-se se volte ao estado de graça.
Concordo muitíssimo Guilherme! Há uns meses retornei à fé cristã, e os sacramentos não me foi nem um pouco assustador, pelo contrário, foi um dos alicerces que me fez ter olhos à Igreja. O sacramento da confissão foi um dos que eu mais achei bonitos, e a compreendi, sem escrúpulo algum.
*_"A quem vós perdoais, também eu perdoo. Com efeito, o que perdoei - se alguma coisa tenho perdoado - foi por amor de vós, na pessoa de Cristo (προσώπῳ χριστοῦ)."_* (II Coríntios 2, 10)
Sensacional Guilherme ! O confessionário físico faz muita falta nas Igrejas.
3 года назад+13
Voce não tem ideia do quanto o que voce fala é verdade. Eu senti isso o que voce expressa em minha própria vida há anos atras. Ao procurar a psicoterapia eu percebi que a ajuda que eu esperava alcançar não estava lá. O resultado disso foi um desastre, porque ao contar as coisas que me incomodavam (que eram pecados), eu acabava encontrando o relativismo moral tão predominante nas salas de psicoterapia. Aquilo foi um inferno. Eu queria poder ouvir que o que eu havia feito estava errado, que havia magoado pessoas, destruído a vida de outras. Eu não queria justificativa para os meus erros, pois eu havia percebido que tudo sempre caía nos ombros dos meus pais (segundo a psicologia) como o pano de fundo para as ações que eu claramente sabia estarem erradas e que vinham de mim. A minha necessidade em buscar a verdade me fez sair dali e buscar por mim mesma a maneira de restaurar a minha consciência. E tenho buscado isso desde então. Esse exercício é constante e não acaba jamais. Obrigada pelo video!
Salmos 32:3-5 - “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões”, ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.
Confessar ao Senhor tudo bem . Mas confessar ao padre não tem base biblica alguma !! Deixe-me fazer uma pergunta: como o Padre vai saber se de fato vc esta arrependida do pecado cometido ? Ele tem o poder de sondar o seu coração? A resposta é não!! Confessar os nossos pecados ao padre é só pra desencargo de consciência
@@gilsonsouza5332 O Guilherme literalmente citou um dos trechos bíblicos que expõem a confissão sacramental. Sobre como o padre vai saber se a pessoa está arrependida, ele não precisa saber, se caso ele souber ele tem o dever de não dar o perdão, mas caso a pessoa dissimule e o padre caia, então a confissão não terá sido válida, pois pra uma confissão ser válida é necessário, além da confissão de todos os pecados graves (sem esconder propositadamente algum) e a fórmula dita pelo padre, o arrependimento verdadeiro e a disposição para não mais voltar a pecar gravemente (estes últimos muitas vezes o padre não pode julgar, porém a própria consciência dessa pessoa a acusa e a confissão não é válida). Pesquise sobre o sacramento no Catecismo de São Pio X e sanará suas dúvidas.
@@GeovaneSdosSantosvc fala do texto de Isaías? Pq se for esse não fala de confissão de pecados em um confessionário não. E em nenhum lugar na bíblia diz sobre esse tipo de confissão. O apóstolo João diz 1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. o apóstolo João está dizendo que devemos confessar os pecados a Deus, porque o único que pode perdoar pecado é Deus. Eu não entendo muito do confessionário não, mas gostaria de saber, a pessoa confessa os pecados no confessionário, e como se dá o perdão dos pecados, o padre absolve os pecados ou o padre reza junto com a pessoa pedindo o perdão de Deus para vida da mesma?
São padre Pio profetizou que os consultórios de psicoterapeutas ficariam lotados e os confessionários ficariam vazios, por causa da perda da fé no mundo e do aumento de depressões devido à fuga do ato de se confessar. O que você diz, Guilherme, ratifica o que este santo capuchinho disse. O Espiritual é o que sustenta o psicológico, pois a cura da alma tem sua chave nas mãos chagadas de Jesus na pessoa do sacerdote.
Jeff Souza A sua posição diante do ser pode levar a transtornos psicológicos. Ex: a morte de um ente querido pode levar a depressão. Há casos, obviamente, que precisa de um psiquiatra/psicólogo e medicamentos. A frase do padre foi feliz, mas não se deve generalizar.
@@igorvenancio5899 Foi num documentario italiano, pois eu comprei a biografia dele e eles nao citam. Mas tem muuuuita coisa sobre ele que nao puderam colocar na biografia devido ao imenso trabalho de impressao que isso representaria (livro muito denso). Vou ver se acho num site italiano sobre as profecias dele e te dou um retorno somente se achar, está bem ?
@@carlos44953 Feliz onde? Ele basicamente diz que a pessoa está na situação por ser "pecadora". Queria saber o que ele falaria sobre o autismo se estivesse vivo...😏
Parabéns Guilherme! Como sempre ótima reflexão! Lendo alguns livros dos Santos da Igreja, eles dizem que uma das virtudes mínimas para a Santidade é a humildade e parece-me que Deus nos chama para a Confissão como forma de plantar essa virtude em nosso Jardim de Delícias, porque é preciso um mínimo de humildade para nos apresentar a um sacerdote e confessar nossas misérias. Como é libertador ao sair do confessionário! Deus abençoe! Paz de Jesus! Salve Maria Imaculada!
Seu comentário foi pra mim uma chave de ouro. Estava com vergonha de me confessar para o padre da minha paróquia e tua fala foi crucial. Salve Maria! Graça e Paz de Cristo! ❤
Guilherme Freire, você foi um dos responsáveis pelo fortalecimento de minha fé católica. Suas aulas sobre a formação da sociedade ocidental e sobre a vida dos santos foram reveladoras e abriram a mente de muita gente, incluindo a minha. Nesse momento de tanta polarização, inclusive dentro da Igreja Católica, sinto falta de vídeos seus abordando o assunto. O seu conhecimento poderia ajudar muita gente, assim como faz o Caio Coppolla na política.
Obrigado, Guilherme: esse vídeo foi muito importante para que eu percebesse ainda mais a importância da confissão sacramental em minha vida: Deus te abênçõe muito! 🥲🎼👍
Excelente vídeo professor! Hoje pude me confessar, depois de meses... é incrível a sensação de CERTEZA de que se deixou uma vida pecaminosa para trás e que se está apto a iniciar uma nova vida, coisa que os simples propósitos individuais ("peço perdão diretamente a Deus") são incapazes de produzir. E isso digo apenas do aspecto psicológico ao passarmos por essa experiência, fora a REALIDADE do Sacramento em si (de fato ser perdoado e voltar ao estado de Graça).
Minha primeira confissão foi qdo eu criança e a mais sincera e autêntica. Após sentia um algodão, lembro que travei na frente do padre igual eu travava qdo era para apresentar trabalho em sala de aula. Ele absolveu e senti algo especial, uma leveza, uma paz
@@AnãoCharuteirolá amigo, basta buscar a igreja católica mais próxima da sua casa e perguntar a que horas e em que dia o Padre atende a confissões, se não me engano o único pré requisito é que você seja batizado, porém é bom perguntar antes
Perfeito prof. Guilherme Freire, homem cuja vida à Deus apresento todas noites. Porem, não se esqueça da próxima vez quando fores orientar sobre confissão, que assim como a remissão dos nossos pecados foi alcançada na Cruz ( e isso efetivamente se materializa no ato do batismo e subsequente, no da conversão, ou vice versa ...), não obstante, quando o cristão, torna a cometer, sobretudo, certos tipos de pecados, Satanás vai lá no trono de Deus acusa-lo, e as trevas passam a ter legalidade para agir sobre a vida do impenitente... Você começa a ver essa guerra contra o filho de Deus no mundo espiritual já no antigo testamento ( ver Zc 3:2 ) ... O contexto aí em Zacarias com o Sacerdote Josué não é bem esse, mas é exatamente isso que ele faz com muitos que estão com pecados inconfessos ... Talvez não Satanás em pessoa mas seus demônios, e talvez não até à altura do Trono de Deus ... Mas a ocorrência geralmente tem essa natureza. Além do que, os demônios podem não ganhar de imediato o poder gradativo sobre a vida do individuo, mas a longo prazo, Deus pode permitir tal coisa, donde os vendavais começam a chegar como uma forma de correção moral para que o mesmo recorra ao sacramento e não perca a sua alma de vez ... Então, essa parte aí do conflito entre entes espirituais em/a favor/desfavor do pecador, deverá sempre ser enfatizada para que não caiam, nossos ouvintes, jamais na desgraça de acharem que tudo consiste apenas em meros artifícios psicologicos ou preceitos doutrinários, sem efetivamente haver uma forte captura da consciência e alma do pecador, na dimensão espiritual... O que é a mais pura realidade, quem quiser fazer o teste... pode começar a pecar e ficar sem confessar, depois basta vir aqui nos comentários dizer o que foi que aconteceu ... Pois é. E diga-se de passagem, essa é a parte mais dolorosa dos pecados não confessados, e de igual modo, a mais aliviante quando desfeita após o ato de confissão... O inimigo bate em recuo e o homem é mais uma vez liberto de suas culpas e legalidade da ação danosa das forças malignas. E é isso aí...fiquem na Paz
Uma verdadeira catequese, obrigada professor! Ps.: pessoal tenho um ebook maravilhoso sobre Confissão, se alguém tiver interesse fala aqui, é bem preciso, orienta muito bem sobre o Sacramento.
Boa noite que bênçãos essas explicações sobre confição, eu mesmo me confesso todo mês, mas se precisar eu irei mais vezes , pra mim é muito importante ir ao confessionário, só que você me tirou uma grande dúvida, tem um Frei em minha cidade que quando me confessava com ele , não dizia essas palavras, só dizia , vá em paz e eu sempre achei muito estranho mas para honra e glória do Senhor Jesus. Encontrei meu confessor e ele me orientar e diz essas palavras importante e sempre que eu saio de lá com uma leveza e não existe cura maior que o perdão dos pecados 👏👏👏👏👏👏👏
“Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.” - 1 Timóteo 2:5. “Afirmou-lhes Jesus: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” - João 14:6.
Boa tarde professor. Concordo plenamente com o senhor. Eu penso que hj em dia as pessoas estão procurando psicólogos para resolver a vida espiritual. Esta não é a área dos psicólogos. As pessoas querem justificar seus erros nas terapias psicológicas. As terapias são sim necessárias, para cuidar da parte emocional. Infelizmente o mundo relativista de hj não está permitindo a gente de corrigir os erros espirituais. O ensinamento da Igreja está sendo deixado de lado. A fé no que a Igreja ensina, sobre a salvação das almas está tbm deixada de lado, sobre a vida moral, o que é certo e errado não existe mais e isso afasta cada vez mais as pessoas da vivência da fé.
O senhor Jesus Cristo tá muito feliz com esse Vídeo . Obrigado Senhor Jesus Cristo Salvador parabéns. Muito bom e importante esses ensinamentos. Quem tiver ouvidos, ouça.
Eu e minha esposa acabamos de assistir o filme "I Confess" , que é mencionado pelo Guilherme. Que filme legal! Recomendo a todos. O nome em português é "A Tortura do Silêncio".
Sobre o filme que ele fala, recomendo muuuito. É um filme que nos ajuda a ver quão preciosa é a confissão. O nome do filme em português é Pacto de Silêncio, de 2005.
Negar a Confissão é negar a Verdade. "Quem ninguém diga 'Faço penitência (confissão dos pecados) secretamente diante de Deus'. Acaso foi sem motivo por Cristo: 'Tudo que desligares na terra será desligado do céu'? Foi em vão que as chaves foram dadas dadas à Igreja? Devemos anular o evangelho? Anular as palavras de Cristo?" -Santo Agostinho
Amei o vídeo. Muito bom!! Precisamos confessar, tô com uma crise de fé sem precedentes, mas tenho consciência q estou errada. E isso tem me afetado psicologicamente.
Isso é importante para quem participa da fé católica. Quem nasceu ou se converteu a outra fé seguirá aquelas tradições com respeito à forma de se confessar e os efeitos serão os mesmos qto a dos católicos ao ser confessar com o sacerdote.
Olá Guilherme gostaria que você se pudesse fazer um vídeo sobre o simbolismo de Christopher Robin o reencontro inesquecível porque eu acho que e o único live action da Disney que realmente presta.
O véu rasgou e Jesus deixou sua Igreja com seus sacramentos nos aproximar ainda mais Dele. Jesus depois que ressuscitou visitou os Apóstolos e sós com eles pediu pra eles assim: Aqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos. João 20:23 Então ali foi instituído o Sacramento da Confissão. Ou seja, os Apóstolos ganharam de Jesus a autoridade de Perdoar ou não os pecados dos cristãos. Por isso desde Atos dos Apóstolos eles iam batizando pessoas mas também recebiam confissões dos pecados e iam ou não perdoando os pecados delas. Aí você vai me pergunta, mas eles recebiam confissões mesmo? Claro que sim. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9 Além da palavra, temos documentos históricos que conta que a Igreja sempre recebeu confissão dos fiéis. A mais antiga dela é a Didaqué. É um livro como se fosse um tipo de direções que o povo precisava tomar pra ser um bom Cristão. Isso do século 1 ou 2. Olha o que dia o capitulo 4, verso '4 "Confessa teus pecados na Igreja, e não ore com a consciência pesada. Esse é o caminho da vida"; Então a confissão é necessária. Só quem confessa sabe o bem que faz pra alma.
" Sem intermediario a possibiblidade de se auto enganar é grande. " Concordo plenamente! Porém diria que o contrario pode ser fazer tao verdade quanto, o NÂO entendimento de que aquela pessoa ( Padre ) nada mais esta fazendo do que declarando seu perdão mediante arrependimento ( de acordo como indicado por Deus e por Ele mesmo liberado tal perdão ) pode fazer com que a pessoa em si ao se confessar iluda a si mesmo ao crer que o perdão foi assim concebido pois assim o padre disse. Em ultima estancia é impossivel ao padre ( e neste caso a qualquer ser humano ) confirmar a intenção do coração ali naquele momento. O máximo que pode ser feito por ele é a declaração de que tais pecados sejam quais forem serão perdoados mediante a um coração contrito e arrependido, em busca de reconcilio. Até porque qualquer alma capaz de enganar a si mesmo por confessar seus pecados direto a Cristo ( Único intermediário, 1 Timóteo 2:5, de acordo com a narrativa bíblica para interseção de pecados ) pode muito bem o fazer confessando-se a um padre. Com isso dito, concordo plenamente que o confessar de pecados uns aos outros ( não necessariamente somente a padres é bíblico e recomendável, Tiago 5:16 ) embora deva ser feito com determinado grau de cautela )
Quando cometemos um pecado mortal manchamos nossas almas com uma marca real do nosso pecado, assim viramos inimigos de Deus, sinal esse tão real como o sinal do batismo fica gravado na nossa alma, verdadeiramente, mas nesse caso, sinal da Divina Trindade. Ao nos confessarmos, Jesus, por intermédio do sacerdote, retira essa marca mortal e devolve a marca do batismo (vida plena) assim voltamos a amizade com Cristo. Os pecados são realidades objetivas e não subjetivas como muitos pensam. E a determinação de emenda tem que ser verdadeira, no fundo do coração, mesmo se houver apenas um ato de atrição e não o ato de contrição (sendo esse segundo mais profundo e mais agradável a Deus). Se cruzar os dedos, a marca do pecado fica. Podemos enganar o sacerdote, mas não o Criador.
O intermediário é Cristo, vou a Deus em nome de Jesus , confesso meus pecados todos os dias, me arrependo e os deixo. Não preciso de um sacerdote para me confessar. No salmo 51 Davi pede perdão dos seus pecados a Deus. Devemos fazer o que a Bíblia diz, não o que uma tradição religiosa me diz.
Significado de Confessar Fazer uma declaração; manifestar ou declarar-se. e como ele mesmo diz no vídeo João 20, 22-23: “Recebei o Espírito Santo aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e aqueles a quem retiverdes serão retidos”. Se fosse para vc confessar a si mesmo, Cristo não daria o poder de perdoar aos Apóstolos.
Mais a Biblia que de origem a parristica minha senhora, para comesar mesma tradição cristão que crio a cofissão foi a tradição que defuniu o cano da Biblia que vc carrega debaixo do braço com zipe e ou vc achar que a biblia caiu do ceu.
o modo do guilherme freire de estruturar e ligar os pensamentos é simplesmente incrível, parece que tenho uma epifania cada vez que assisto um vídeo. Por favor professor, peço que não pare com os vídeos, o trabalho do senhor é de suma importância para nós!
Ele voltou, que felicidade, minha ultima confissão foi sexta passada e estou em estado de graça de novo :D
O fato de vc ter se confessado não quer dizer que vc está em estado de graças. Pode ser que sim e pode ser não. Embora confissão e estado de graça andem juntos, nem sempre se recebe as duas ao mesmo tempo.
@@richardsonmoura tem razão, eu já pequei feio de novo hahaha
@@richardsonmoura então o que tem que ser feito para estar em estado de graça?
@@richardsonmoura o Estado de graça estará não somente na confissão, mas sim realizar o ato de contrição antes, pois a confissão tem o antes, presente e o depois, pois assim após a confissão, a oração, e em seguida a penitência! Assim de fato após concluir tudo isso, creio que estará em estado de Graça e claro se livrando das ocasiões de pecado!
@@moraisingryd4966 O estado de graça é um dom de Deus. Ao cometer um pecado mortal se perde, óbvio. Mais isso não significa que após a confissão se recupere. Neste ponto o que acontece é uma 'briga' para novamente alcançar tal estado. Na prática essa 'briga' quer dizer penitência, praticada a um tal ponta que fique exposto para si e para Deus que o pecado que nos 'roubou' a graça NUNCA mais será cometido novamente.
Por isso falei que pode ser que sim e pode ser que não, que ao confessar-se se volte ao estado de graça.
Concordo muitíssimo Guilherme! Há uns meses retornei à fé cristã, e os sacramentos não me foi nem um pouco assustador, pelo contrário, foi um dos alicerces que me fez ter olhos à Igreja.
O sacramento da confissão foi um dos que eu mais achei bonitos, e a compreendi, sem escrúpulo algum.
Que alegria! Continue firme
@@marinacamara7511 Deus a abençoe! 🙏
*_"A quem vós perdoais, também eu perdoo. Com efeito, o que perdoei - se alguma coisa tenho perdoado - foi por amor de vós, na pessoa de Cristo (προσώπῳ χριστοῦ)."_*
(II Coríntios 2, 10)
Sensacional Guilherme !
O confessionário físico faz muita falta nas Igrejas.
Voce não tem ideia do quanto o que voce fala é verdade. Eu senti isso o que voce expressa em minha própria vida há anos atras. Ao procurar a psicoterapia eu percebi que a ajuda que eu esperava alcançar não estava lá. O resultado disso foi um desastre, porque ao contar as coisas que me incomodavam (que eram pecados), eu acabava encontrando o relativismo moral tão predominante nas salas de psicoterapia. Aquilo foi um inferno. Eu queria poder ouvir que o que eu havia feito estava errado, que havia magoado pessoas, destruído a vida de outras. Eu não queria justificativa para os meus erros, pois eu havia percebido que tudo sempre caía nos ombros dos meus pais (segundo a psicologia) como o pano de fundo para as ações que eu claramente sabia estarem erradas e que vinham de mim. A minha necessidade em buscar a verdade me fez sair dali e buscar por mim mesma a maneira de restaurar a minha consciência. E tenho buscado isso desde então. Esse exercício é constante e não acaba jamais. Obrigada pelo video!
Aaaaaaaa que felicidade que o senhor voltou, Professor! Todos estávamos com saudades ❤️
Pq ele sumiu?
Salmos 32:3-5 - “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões”, ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado”.
Confessar ao Senhor tudo bem . Mas confessar ao padre não tem base biblica alguma !! Deixe-me fazer uma pergunta: como o Padre vai saber se de fato vc esta arrependida do pecado cometido ? Ele tem o poder de sondar o seu coração? A resposta é não!! Confessar os nossos pecados ao padre é só pra desencargo de consciência
@@gilsonsouza5332 O Guilherme literalmente citou um dos trechos bíblicos que expõem a confissão sacramental. Sobre como o padre vai saber se a pessoa está arrependida, ele não precisa saber, se caso ele souber ele tem o dever de não dar o perdão, mas caso a pessoa dissimule e o padre caia, então a confissão não terá sido válida, pois pra uma confissão ser válida é necessário, além da confissão de todos os pecados graves (sem esconder propositadamente algum) e a fórmula dita pelo padre, o arrependimento verdadeiro e a disposição para não mais voltar a pecar gravemente (estes últimos muitas vezes o padre não pode julgar, porém a própria consciência dessa pessoa a acusa e a confissão não é válida). Pesquise sobre o sacramento no Catecismo de São Pio X e sanará suas dúvidas.
@@GeovaneSdosSantosvc fala do texto de Isaías?
Pq se for esse não fala de confissão de pecados em um confessionário não.
E em nenhum lugar na bíblia diz sobre esse tipo de confissão.
O apóstolo João diz 1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
o apóstolo João está dizendo que devemos confessar os pecados a Deus, porque o único que pode perdoar pecado é Deus.
Eu não entendo muito do confessionário não, mas gostaria de saber, a pessoa confessa os pecados no confessionário, e como se dá o perdão dos pecados, o padre absolve os pecados ou o padre reza junto com a pessoa pedindo o perdão de Deus para vida da mesma?
São padre Pio profetizou que os consultórios de psicoterapeutas ficariam lotados e os confessionários ficariam vazios, por causa da perda da fé no mundo e do aumento de depressões devido à fuga do ato de se confessar.
O que você diz, Guilherme, ratifica o que este santo capuchinho disse.
O Espiritual é o que sustenta o psicológico, pois a cura da alma tem sua chave nas mãos chagadas de Jesus na pessoa do sacerdote.
Tem alguma fonte? Fiquei interessado nessa fala do São pe. Pio
Que "profecia" mais infeliz...
O que distúrbio químico tem a ver com fé?
Jeff Souza
A sua posição diante do ser pode levar a transtornos psicológicos. Ex: a morte de um ente querido pode levar a depressão.
Há casos, obviamente, que precisa de um psiquiatra/psicólogo e medicamentos. A frase do padre foi feliz, mas não se deve generalizar.
@@igorvenancio5899 Foi num documentario italiano, pois eu comprei a biografia dele e eles nao citam. Mas tem muuuuita coisa sobre ele que nao puderam colocar na biografia devido ao imenso trabalho de impressao que isso representaria (livro muito denso). Vou ver se acho num site italiano sobre as profecias dele e te dou um retorno somente se achar, está bem ?
@@carlos44953 Feliz onde? Ele basicamente diz que a pessoa está na situação por ser "pecadora".
Queria saber o que ele falaria sobre o autismo se estivesse vivo...😏
Sugestão de vídeo: o simbolismo de caverna do dragão.
Apoiado!!
Boa!
Que bom que voltou professor. Amei o novo cenário!
Por que ele tinha sumido?
@@viniciusdesaotomas que eu me lembre ele falou no telegram que estava se mudando.
Guilherme Freyre - O Retorno
Parabéns Guilherme! Como sempre ótima reflexão! Lendo alguns livros dos Santos da Igreja, eles dizem que uma das virtudes mínimas para a Santidade é a humildade e parece-me que Deus nos chama para a Confissão como forma de plantar essa virtude em nosso Jardim de Delícias, porque é preciso um mínimo de humildade para nos apresentar a um sacerdote e confessar nossas misérias. Como é libertador ao sair do confessionário! Deus abençoe! Paz de Jesus! Salve Maria Imaculada!
Seu comentário foi pra mim uma chave de ouro. Estava com vergonha de me confessar para o padre da minha paróquia e tua fala foi crucial. Salve Maria! Graça e Paz de Cristo! ❤
Ó Deus obrigado por trazer o professor Guilherme de volta, nunca senti tantas saudades do senhor 🙏
Se confessar é uma das melhores coisas que uma pessoa pode fazer por si.
Guilherme Freire, você foi um dos responsáveis pelo fortalecimento de minha fé católica. Suas aulas sobre a formação da sociedade ocidental e sobre a vida dos santos foram reveladoras e abriram a mente de muita gente, incluindo a minha. Nesse momento de tanta polarização, inclusive dentro da Igreja Católica, sinto falta de vídeos seus abordando o assunto. O seu conhecimento poderia ajudar muita gente, assim como faz o Caio Coppolla na política.
Obrigado, Guilherme: esse vídeo foi muito importante para que eu percebesse ainda mais a importância da confissão sacramental em minha vida: Deus te abênçõe muito! 🥲🎼👍
Uma das coisas que eu acho mais linda na Igreja Católica e a confissão sempre me ajudou muito
Ótimo vídeo, Guilherme. Aqui no seminário todos gostamos do Sr e do seu trabalho. Deus abençoe
Olá Guilherme! Que bom ter você de volta por aqui! O tema de hoje é, de fato, muito importante. Obrigado e grande abraço!
Olá, professor! Quanto tempo! Sentimos sua falta!
A confissão é muito importante pelas questões psíquicas, mas perdoar pecados, somente Deus pode.
Muito feliz pelo retorno no canal!
Fala sobre a Opus Dei com mais detalhes
Salve Maria irmão
Excelente vídeo professor! Hoje pude me confessar, depois de meses... é incrível a sensação de CERTEZA de que se deixou uma vida pecaminosa para trás e que se está apto a iniciar uma nova vida, coisa que os simples propósitos individuais ("peço perdão diretamente a Deus") são incapazes de produzir. E isso digo apenas do aspecto psicológico ao passarmos por essa experiência, fora a REALIDADE do Sacramento em si (de fato ser perdoado e voltar ao estado de Graça).
Confessar com Padre faz a gente refletir melhor e comungar Jesus com mas adoração aínda !!!
Maravilha! Vídeo novo, tema interessante e um cenário bonitão
Minha primeira confissão foi qdo eu criança e a mais sincera e autêntica. Após sentia um algodão, lembro que travei na frente do padre igual eu travava qdo era para apresentar trabalho em sala de aula. Ele absolveu e senti algo especial, uma leveza, uma paz
@@AnãoCharuteirolá amigo, basta buscar a igreja católica mais próxima da sua casa e perguntar a que horas e em que dia o Padre atende a confissões, se não me engano o único pré requisito é que você seja batizado, porém é bom perguntar antes
Perfeito prof. Guilherme Freire, homem cuja vida à Deus apresento todas noites. Porem, não se esqueça da próxima vez quando fores orientar sobre confissão, que assim como a remissão dos nossos pecados foi alcançada na Cruz ( e isso efetivamente se materializa no ato do batismo e subsequente, no da conversão, ou vice versa ...), não obstante, quando o cristão, torna a cometer, sobretudo, certos tipos de pecados, Satanás vai lá no trono de Deus acusa-lo, e as trevas passam a ter legalidade para agir sobre a vida do impenitente... Você começa a ver essa guerra contra o filho de Deus no mundo espiritual já no antigo testamento ( ver Zc 3:2 ) ... O contexto aí em Zacarias com o Sacerdote Josué não é bem esse, mas é exatamente isso que ele faz com muitos que estão com pecados inconfessos ... Talvez não Satanás em pessoa mas seus demônios, e talvez não até à altura do Trono de Deus ... Mas a ocorrência geralmente tem essa natureza. Além do que, os demônios podem não ganhar de imediato o poder gradativo sobre a vida do individuo, mas a longo prazo, Deus pode permitir tal coisa, donde os vendavais começam a chegar como uma forma de correção moral para que o mesmo recorra ao sacramento e não perca a sua alma de vez ... Então, essa parte aí do conflito entre entes espirituais em/a favor/desfavor do pecador, deverá sempre ser enfatizada para que não caiam, nossos ouvintes, jamais na desgraça de acharem que tudo consiste apenas em meros artifícios psicologicos ou preceitos doutrinários, sem efetivamente haver uma forte captura da consciência e alma do pecador, na dimensão espiritual... O que é a mais pura realidade, quem quiser fazer o teste... pode começar a pecar e ficar sem confessar, depois basta vir aqui nos comentários dizer o que foi que aconteceu ... Pois é. E diga-se de passagem, essa é a parte mais dolorosa dos pecados não confessados, e de igual modo, a mais aliviante quando desfeita após o ato de confissão... O inimigo bate em recuo e o homem é mais uma vez liberto de suas culpas e legalidade da ação danosa das forças malignas. E é isso aí...fiquem na Paz
Excelente comentário.
Uma verdadeira catequese, obrigada professor! Ps.: pessoal tenho um ebook maravilhoso sobre Confissão, se alguém tiver interesse fala aqui, é bem preciso, orienta muito bem sobre o Sacramento.
Olá! Eu tenho interesse, Marina. Meu email é thiago12london@gmail.com
Obrigado!
Eu quero 🙏
@@ThiagoSilva-dj9qz Agora que vi. Enviei para o seu email 🙏 Deus abençoe
@@thaianafranca5618 Qual seu email? Te envio por lá 😁
Muito excelente esse vídeo.... é a mais pura verdade tudo isso! Gostei demais, muito obrigado.
Voltou com tudo! Muito obrigada, professor!!!! Está sempre em minhas orações
Demorou mas voltou, graças a Deus e nossa senhora! Que sua família seja abençoada por Deus professor.
Boa noite que bênçãos essas explicações sobre confição, eu mesmo me confesso todo mês, mas se precisar eu irei mais vezes , pra mim é muito importante ir ao confessionário, só que você me tirou uma grande dúvida, tem um Frei em minha cidade que quando me confessava com ele , não dizia essas palavras, só dizia , vá em paz e eu sempre achei muito estranho mas para honra e glória do Senhor Jesus. Encontrei meu confessor e ele me orientar e diz essas palavras importante e sempre que eu saio de lá com uma leveza e não existe cura maior que o perdão dos pecados 👏👏👏👏👏👏👏
Conheci hoje o seu canal através de um amigo. Estou gostando. Tento ser uma católica praticante da fé todos os dias
Que felicidade ter você aqui!
“Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem.” - 1 Timóteo 2:5.
“Afirmou-lhes Jesus: Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” - João 14:6.
Recomendação complementar para entender o Sacramento da Penitência: o Catecismo maior de São Pio X e depois "A Confissão" de Monsenhor De Segur.
Excelente vídeo. Parabéns! Salve Maria. Viva Cristo Rei.
Finalmente voltou!
9. Se confessarmos os nossos pecados, ele Jesus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
(1 João, 1)
Olá caríssimo Guilherme, Deus o abençoe e mto obrigado pelos conteúdos maravilhosos à nós!
Seus vídeos estavam fazendo falta por aqui, Professor.
A confissão é a cura da Alma, que leva a salvação!
A volta do professor foi muito boa. Que saudades. Não suma mais.
Que bom ter o senhor de volta !
Seus vídeos fizeram falta, e já voltou com uma das minhas maiores dúvidas.
A MARAVILHOSA SUMA TEOLOGICA ALI ATRAS, MEU SONHO DE CONSUMO.
Obrigado irmão por nós mostrar a importância deste Sacramento.
Que bom que retornou! Muita saúde e bençãos! Seus vídeos são ótimos
Boa tarde professor. Concordo plenamente com o senhor. Eu penso que hj em dia as pessoas estão procurando psicólogos para resolver a vida espiritual. Esta não é a área dos psicólogos. As pessoas querem justificar seus erros nas terapias psicológicas. As terapias são sim necessárias, para cuidar da parte emocional. Infelizmente o mundo relativista de hj não está permitindo a gente de corrigir os erros espirituais. O ensinamento da Igreja está sendo deixado de lado. A fé no que a Igreja ensina, sobre a salvação das almas está tbm deixada de lado, sobre a vida moral, o que é certo e errado não existe mais e isso afasta cada vez mais as pessoas da vivência da fé.
O sacramento é o único tribunal onde vc reconhece sua culpa e saí absolvido.
Graças à Deus você voltou, agradeço suas explicações!
Que bom que você voltou professor
O senhor Jesus Cristo tá muito feliz com esse Vídeo . Obrigado Senhor Jesus Cristo Salvador parabéns. Muito bom e importante esses ensinamentos. Quem tiver ouvidos, ouça.
Obrigada pelo testemunho e pela sã doutrina!!
Melhor vídeo sobre confissão que já vi! 👏
Confesso que já estava com saudades de seus vídeos
Muito esclarecedor, Guilherme. Obrigado pelo vídeo!
Fico encantada de ouvir um jovem católico genuíno e que nos ensina a ser melhores. Gratidão!
Boa tarde para todos
Muito bom Guilherme.
Oi Guilherme! Estava com saudade de seus vídeos! Eles sempre me ajudam, e com certeza o de hoje também!
Eu e minha esposa acabamos de assistir o filme "I Confess" , que é mencionado pelo Guilherme. Que filme legal! Recomendo a todos. O nome em português é "A Tortura do Silêncio".
Que bom que voltou, professor!
Professor, Deus te abençoe !
O livro "Senhor, Tende Piedade", do Scott Hanh é realmente muito bom!
Que análise! show demais Guilherme...
Sobre o filme que ele fala, recomendo muuuito. É um filme que nos ajuda a ver quão preciosa é a confissão. O nome do filme em português é Pacto de Silêncio, de 2005.
Negar a Confissão é negar a Verdade.
"Quem ninguém diga 'Faço penitência (confissão dos pecados) secretamente diante de Deus'. Acaso foi sem motivo por Cristo: 'Tudo que desligares na terra será desligado do céu'? Foi em vão que as chaves foram dadas dadas à Igreja? Devemos anular o evangelho? Anular as palavras de Cristo?" -Santo Agostinho
obrigado professor!
Valeu pelo vídeo, Professor!
Guilherme, vc está brilhando muito. Parabéns pelo trabalho. Deus abençoe tua vida, meu irmão!
Amei o vídeo. Muito bom!!
Precisamos confessar, tô com uma crise de fé sem precedentes, mas tenho consciência q estou errada. E isso tem me afetado psicologicamente.
Bem vindo de volta professor! Pretendo me confessar amanhã.
Muito obrigada por trazer vídeos tão esclarecedores.
Isso é importante para quem participa da fé católica. Quem nasceu ou se converteu a outra fé seguirá aquelas tradições com respeito à forma de se confessar e os efeitos serão os mesmos qto a dos católicos ao ser confessar com o sacerdote.
Não será, pois a fé deles está errada
Olá Guilherme gostaria que você se pudesse fazer um vídeo sobre o simbolismo de Christopher Robin o reencontro inesquecível porque eu acho que e o único live action da Disney que realmente presta.
Achei o Mogli do Jon Favreau muito bom.
@@rodrigop.3150 esse filme também é bom mais e a mesma coisa da animação já esse nao
Opa. Os vídeos voltaram!
olha parece interessante hein esse filme do hitchcock. e bom vídeo. gosto desses mais antigos com esse formato.
O véu rasgou e hj temos acesso ao pai através de Cristo q é nosso único mediador....I TIMÓTEO 2 V 5....
O véu rasgou e Jesus deixou sua Igreja com seus sacramentos nos aproximar ainda mais Dele.
Jesus depois que ressuscitou visitou os Apóstolos e sós com eles pediu pra eles assim:
Aqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.
João 20:23
Então ali foi instituído o Sacramento da Confissão. Ou seja, os Apóstolos ganharam de Jesus a autoridade de Perdoar ou não os pecados dos cristãos. Por isso desde Atos dos Apóstolos eles iam batizando pessoas mas também recebiam confissões dos pecados e iam ou não perdoando os pecados delas. Aí você vai me pergunta, mas eles recebiam confissões mesmo? Claro que sim.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
1 João 1:9
Além da palavra, temos documentos históricos que conta que a Igreja sempre recebeu confissão dos fiéis. A mais antiga dela é a Didaqué. É um livro como se fosse um tipo de direções que o povo precisava tomar pra ser um bom Cristão. Isso do século 1 ou 2. Olha o que dia o capitulo 4, verso '4
"Confessa teus pecados na Igreja, e não ore com a consciência pesada. Esse é o caminho da vida";
Então a confissão é necessária. Só quem confessa sabe o bem que faz pra alma.
Muito bom professor 👏👏🙏
Esse seu ponto sobre psicologia e confissão é excelente. A área da psicologia é pura propaganda e vem crescendo ano após ano
Discordo, psicologia não é propaganda
ontem participei da confissão comunitária, foi umas das melhores coisas que me aconteceu, fiquei tão feliz só fiquei dando glória a Deus!
Não é valida. Procure um Padre e faça novamente.
foi bem válida, foi com o padre, depois entenda o que é confissão comunitária!
Ótima live.
" Sem intermediario a possibiblidade de se auto enganar é grande. "
Concordo plenamente!
Porém diria que o contrario pode ser fazer tao verdade quanto, o NÂO entendimento de que aquela pessoa ( Padre ) nada mais esta fazendo do que declarando seu perdão mediante arrependimento ( de acordo como indicado por Deus e por Ele mesmo liberado tal perdão ) pode fazer com que a pessoa em si ao se confessar iluda a si mesmo ao crer que o perdão foi assim concebido pois assim o padre disse.
Em ultima estancia é impossivel ao padre ( e neste caso a qualquer ser humano ) confirmar a intenção do coração ali naquele momento.
O máximo que pode ser feito por ele é a declaração de que tais pecados sejam quais forem serão perdoados mediante a um coração contrito e arrependido, em busca de reconcilio.
Até porque qualquer alma capaz de enganar a si mesmo por confessar seus pecados direto a Cristo ( Único intermediário, 1 Timóteo 2:5, de acordo com a narrativa bíblica para interseção de pecados ) pode muito bem o fazer confessando-se a um padre.
Com isso dito, concordo plenamente que o confessar de pecados uns aos outros ( não necessariamente somente a padres é bíblico e recomendável, Tiago 5:16 ) embora deva ser feito com determinado grau de cautela )
Até que enfim voltou. Tava com saudades, professor.
Excelente Catequese!
Muito obrigada!🙏
Excelente, professor.
Parabéns!
Muito bom!
Voltou! 🙏🏻
Professor, muito bom te ver de volta. Ficou show o novo cenário!
Prazer receber seu conteúdo novamente por aqui, professor. Deus abençoe o seu trabalho!
Quando cometemos um pecado mortal manchamos nossas almas com uma marca real do nosso pecado, assim viramos inimigos de Deus, sinal esse tão real como o sinal do batismo fica gravado na nossa alma, verdadeiramente, mas nesse caso, sinal da Divina Trindade. Ao nos confessarmos, Jesus, por intermédio do sacerdote, retira essa marca mortal e devolve a marca do batismo (vida plena) assim voltamos a amizade com Cristo. Os pecados são realidades objetivas e não subjetivas como muitos pensam. E a determinação de emenda tem que ser verdadeira, no fundo do coração, mesmo se houver apenas um ato de atrição e não o ato de contrição (sendo esse segundo mais profundo e mais agradável a Deus). Se cruzar os dedos, a marca do pecado fica. Podemos enganar o sacerdote, mas não o Criador.
Fala sobre santo inacio de Loyola
Guilherme, eu encontrei você no RUclips através do Centro Dom Bosco. Parabéns pelo seu trabalho. Deus abençoe. Meu abraço!
O intermediário é Cristo, vou a Deus em nome de Jesus , confesso meus pecados todos os dias, me arrependo e os deixo. Não preciso de um sacerdote para me confessar. No salmo 51 Davi pede perdão dos seus pecados a Deus. Devemos fazer o que a Bíblia diz, não o que uma tradição religiosa me diz.
Significado de Confessar
Fazer uma declaração; manifestar ou declarar-se.
e como ele mesmo diz no vídeo João 20, 22-23: “Recebei o Espírito Santo aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e aqueles a quem retiverdes serão retidos”.
Se fosse para vc confessar a si mesmo, Cristo não daria o poder de perdoar aos Apóstolos.
Mais a Biblia que de origem a parristica minha senhora, para comesar mesma tradição cristão que crio a cofissão foi a tradição que defuniu o cano da Biblia que vc carrega debaixo do braço com zipe e ou vc achar que a biblia caiu do ceu.
Finalmente voltou, cara!