Entendendo o câncer de pulmão.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 30 июл 2024
  • 👇👇🏻👇🏼👇🏾RECADOS IMPORTANTES 👇🏾👇🏼👇🏻👇
    Responsáveis pelo canal:
    👩‍⚕️Thanielle Simionato
    Médica , Cirurgiã Geral e Ap. Digestivo
    CRMRS 36844/ RQE 28425/ RQE 32295
    CRMSC 29740 / RQE 19657/ RQE 19658
    👨🏻‍⚕️Vinícius Borgmann
    Médico, Cirurgião Geral e Oncológico
    CRMRS 36845/ RQE 28410/ RQE 35445
    CRMSC 29615 / RQE 19602 / RQE 19599
    👉🏻 As informações contidas nos vídeos NÃO pretendem substituir a consulta ao profissional médico, trata-se de vídeos meramente educativos, objetivando apenas orientar e ajudar a entender melhor doenças que acometem a população
    👉🏿A Medicina é uma ciência em constante mudança e quando divulgamos um vídeo novo utilizamos as informações baseadas no que temos disponível na literatura naquele momento. Por isso, os vídeos podem ficar desatualizados com o passar do tempo.
    ======================================================================
    O câncer de pulmão é a causa mais comum de morte por câncer no mundo. A taxa de sobrevida em 5 anos é de 17%, ou seja, para cada 100 pessoas com câncer de pulmão, 17 chegam a cinco anos de vida pós diagnóstico. Isso acontece, dentre outros fatores, devido a dificuldade em se fazer o diagnóstico precoce, onde estão as maiores chances de cura. Diferente dos canceres de colo de útero ou do intestino, onde existem exames para se fazer o diagnóstico quando as lesões ainda nem viraram câncer, o câncer de pulmão ainda não tem este tipo de exame.
    O câncer de pulmão tem uma característica muito peculiar, que é o seu fator de risco mais comum, o tabagismo. Olha só, no início do século passado, o câncer de pulmão era algo raro de se ver. Com o passar do século, o tabaco se tornou algo mais presente na vida das pessoas e, consequentemente, houve um aumento exponencial do câncer de pulmão. O tempo desde o início que você começou a fumar, até a aparição de um possível câncer, gira em torno de 20 anos. É claro que isso é uma média, e que tem pessoas que apresentarão o câncer antes deste tempo ou muito tempo depois. Além disso, não é só o tempo de exposição mas também a quantidade utilizada diariamente, além de presença de filtros. À, e para aqueles que pensam que o cigarro mentolado não faz mal, ele faz sim. E por sinal, ele facilita fumar mais que os outros, já que a menta disfarça o cheiro e gosto ruins.
    Há aqueles que apresentam exposição a agentes cancerígenos, principalmente durante o trabalho, que podem causar o câncer de pulmão também. A lista é grande, dentre eles: asbesto (o mais comum), arsênico, berílio, cádmio, crômio, níquel, gás Randon, dentre outros.
    Mas e ai, o que se sente quando se tem um câncer de pulmão? Quais são os sintomas?
    Apenas cerca de ¼ das pessoas com câncer de pulmão conseguem fazer o diagnóstico em um momento precoce. E sabe porque? Porque no começo, o câncer de pulmão não apresentará nenhum sintoma. É isso mesmo, a pessoa tem o câncer de pulmão, e não tem nada para, nem uma pista, nada para direcionar a alguma consulta médica. Mas espera ai, como se descobre num momento precoce se não existe sintomas. Bem, estes pacientes com sorte, entre aspas, em conseguir diagnóstico no começo fizeram algum exame visando outro diagnóstico, por exemplo, uma tomografia devido suspeita de pneumonia, e descobriram na imagem uma câncer de pulmão. É o chamado diagnóstico ocasional.
    Infelizmente, mais de 50% dos pacientes apresentam o diagnóstico com doença localmente avançada, quando já apresenta sintomas. E quais são os sintomas do câncer de pulmão: os sintomas mais comuns são tosse crônica, muitas vezes com sangue, além de falta de ar. Outros, devido a invasão do câncer de pulmão de estruturas vizinhas, podem apresentar quadros de dor torácica, rouquidão, devido invasão do nervo que controla as cordas vocais e problemas cardíacos.
    Agora, também existem os pacientes que apresentam a doença em momentos mais avançados, quando a doença já se espalhou, as chamadas metástases.
    E o diagnóstico do câncer de pulmão, como pode ser feito? o câncer de pulmão é uma doença devolução rápida, e que deve ser diagnosticada e tratada o mais rápido possível. Através da coleta de uma boa história, avaliação médica dos sintomas além de um exame de imagem, normalmente uma tomografia de tórax, o médico clínico já deve ter uma forte suspeita sobre o diagnóstico da doença.
    Ao chegar num centro especializado, aí sim o paciente será submetido à biópsia do tumor para se ter certeza não só de que é câncer de pulmão, mas de qual tipo de se trata. O que existe para o tratamento do câncer de pulmão atualmente?
    O tratamento do câncer de pulmão deve ser manejado através de uma equipe multidisciplinar. O paciente apresenta diversas particularidades, principalmente devido ao tabagismo, que devem ser levadas em conta, antes de se chegar ao tratamento definitivo. Por isso dá importância em fazer o tratamento num centro de referência.

Комментарии • 8

  • @estermarcon1505
    @estermarcon1505 3 года назад

    Muito bem explicado,Vini!Como sempre!😄Uma vizinha teve água no pulmão,...e desenvolveu... não está mais com nós,e, nunca fumou!Esses vídeos teus são necessários!🙏🙏🙏🙏

  • @luciadall4807
    @luciadall4807 3 года назад

    Parabéns Dr. Vinicius excelente video .gratidão. Sucesso e felicidades .abs

  • @gracinhamartins963
    @gracinhamartins963 3 года назад

    Maravilhoso ouvir sobre.o câncer de pulmão

  • @gabrielasantos2977
    @gabrielasantos2977 2 года назад

    Estou fazendo um trabalho sobre, muito obrigada Dr. Vini
    Me ajudou muitooooo

    • @Desvendandoamedicina
      @Desvendandoamedicina  2 года назад

      Oi Gabriela! Obrigado pelo comentário! Fico feliz que pude ajudar! Abraço