Lindas violas!!! Difícil escolha!!! Jacaranda indiano achei que evidencia mais os agudos, o mineiro um pouco mais aveludado e um pouco mais grave que o indiano, e o jacarandá da Bahia percebi um som mais metálico... todas violas com som lindo...parabéns ao Bolla Luthier, verdadeiras obras de arte!! E muito obrigado por compartilhar essa ótima experiencia, muita gente tem essa curiosidade, não so dos diversos tipos de tampos, mas como fundo e lateral também!! Like mais que merecido!!!👍
Muito boa comparação. Tenho uma admiração e um profundo respeito pelo trabalho do Bolla, que já fez dois trabalhos para mim em dois violões, além de me conseguir um sonoro bandolim antigo de seu tio. Abraço.
Jacarandá baiano impera sobre os outros dois, tanto em grave quanto em potência sonora, som aveludado e muito equilibrado, compare o Jacarandá baiano com o mesmo tampo com uma com fundo e laterais em Maple, bom vídeo!
Sensacional estas comparações que você faz! Muito obrigado por compartilhas e todas as violas estão sensacionais, ai vai do gosto de cada uma, que é difícil escolher kkk
Bom dia Afonso, tudo bem? Em beleza todos os jacarandás são espetaculares uns mais claros, outros mais escuros, uns mais desenhados e outros menos...é tudo questão de gosto, opção pessoal...assim como cores de carros, casas e etc. Já no quesito sonoridade(para meus ouvidos) aí tudo fica muito bem esclarecido e separado. Assim como a comida mineira, o jacarandá mineiro é bem temperado rsrs, o indiano seria um "flat" que cabe bem em várias configurações de tampo etc, e por último o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra). Este é muito diferenciado com agudos suaves, médios bem equilibrados, um grave mais acentuado e uma "profundidade", aquela sensação mais agradável no geral aos meus ouvidos ...sem falar no volume e sustain que não tem igual. Muitos falam que é mito, ou por conta do alto valor porque se tornou madeira de lei, imperial etc...mas gosto é gosto. Sempre achei uma diferença brutal em violas, violões com Jacarandá da Bahia e fora do Brasil quando você diz que tem um instrumento com essa madeira, eles ficam doidos e pedem pra tocar hahahahaha. Abraço
Excelentes sonoridades, mas os graves nos fundos indiano e baiano me agradam mais, é como se no jacarandá mineiro houvesse o reforço de umas frequências médias o que não ocorre nos jacarandás indiano e da bahia.
@@salaodasviolas kkkk então tô ferrado. Percebi uma diferença em cada uma. Na verdade são demais bat papo com Bolla e Vo adquirir seu curso. Aí Vo comprar em um futuro espero não distante. Vamos agora seguir o mestre Villa e mandar ver..
Fala Afonso Te perguntei num outro vídeo sobre um link de viola do bola de mão vazada que ele fez, e oque acontece e qual cuidados temos que ter com violas de Luthers ?
Eu não intendo do assunto, mas pra mim com o mineiro seria para solos, o baiano harmonia melodiaca e o indiano para uma levada mais rítmica. Mas todas ficaram muito boas. Se eu pudesse comprar um das três seria com certeza a mineira.
Referindo-me a madeira utilizada, e não ao instrumento em si, poderia descrever as características do jacarandá baiano e do jacarandá mineiro e a diferença que supostamente existe entre ambos? Poderia explicar?
@@salaodasviolas Grato. O capricho na confecção dos instrumentos é admirável! Verdadeiras obras de arte que encantam olhos e ouvidos! Parabéns ao luthier Bolla e ao virtuoso violeiro Afonso Villasanti.
Olá amigo, parabéns pelo vídeo! sua intenção é realmente nobre do ponto de vista do esclarecimento sobre as madeiras. mas gostaria de deixar claro aqui que seu teste tem um equívoco do ponto de vista da origem do som. não quero ser deselegante, apenas objetivo. para esse teste ser efetivo, ambos os tampos deveriam ser de um mesmo bloco de madeira(abeto) deveriam ter a mesma densidade, força mecânica, velocidade de onda e ressonâncias idênticas. no caso aí são três violas de jacarandás diferentes, mas os tampos são de uma mesma espécie porém com características diferentes. um luthier que conhece do assunto, logo percebe que a diferença dos respectivos instrumentos são oriundos de tampos com características diferentes apesar de ser da mesma espécie. um grande abraço, e um salve para o bola luthier que faz violas maravilhosas!
Legal amigo, bom ver luthier chegando por aqui e agregando!! Peço que me traga mais desses feedbacks. Os tampos são exatamente do mesmo bloco, têm a mesma idade e as violas foram construídas juntas, ou seja, têm o mesmo tempo de envelhecimento. Por terem sido construídas juntas, o luthier também usou a mesma metodologia de construção, a mesma cola, as mesmas ferramentas, o mesmo ambiente, inclusive trabalhou nos mesmos horários, armazenou as madeiras no mesmo local, e os tampos têm precisamente as mesmas medidas e a mesma espessura, A diferença notória realmente vem do jacarandá da lateral e fundo.
O som do Jacarandá me agradou mais, porém consegui perceber que entre o Mineiro e o da Bahia a diferença não é tão gritante, ambos tem timbres mais agudos, já o Indiano a diferença é muito mais gritante, tem um timbre bem mais voltado ao grave, mas as três são violas excelentes, n toco viola, então n consigo perceber certinho as diferenças de timbre entre a Mineira e da Bahia, mas a mineira me agradou mais
Belas e sonoras violas! Em primeiro lugar aos meus ouvidos o baiano, com maior amplitude, profundidade e brilho, e harmônicos exuberantes, como não poderia deixar de ser. Em segundo o mineiro, com tonalidade ligeiramente mais baixa e timbre com predominância da frequência grave, o que suaviza o brilho, e aconchega. Sonoridade mais a ver com a música caipira. O indiano em terceiro, com tonalidade um pouco mais baixa que o mineiro, com médios mais fortes e portanto sonoridade com fundamental mais presente, enfraquecendo os harmônicos.
Pra mim o jacaranda mineiro é desequilibrado , o jacaranda indiano é morto e por isto é mais equilibrado que o mineiro e o jacaranda da Bahia é uma orquestra de sinos , perfeita em cada nota , não tem como comparar o Jacaranda da Bahia é magnifico !
Todas Ficaram Maravilhosas... Mas o Jacarandá Mineiro pra mim foi um Arraso👏👏
Lindas viola todas eu gostei.e meu sonho de consumo quem sabe um dia
Por em crive que pareça o Jacarandá mineiro é o mais Asesivel, ficou com a sonoridade mais bonita.. um espetáculo....
Três violas tooop.de linhas mais o som do jacarandá mineiro me encantou mais foi coisa minima viu as outras dois shoow de bola também viu
Os três são bonitos
Cara, que qualidade altíssima nesse conteúdo! Tenho procurado algo assim de violões e cruzei com esses vídeos. Parabéns pelo trabalho!
Lindas violas!!! Difícil escolha!!! Jacaranda indiano achei que evidencia mais os agudos, o mineiro um pouco mais aveludado e um pouco mais grave que o indiano, e o jacarandá da Bahia percebi um som mais metálico... todas violas com som lindo...parabéns ao Bolla Luthier, verdadeiras obras de arte!! E muito obrigado por compartilhar essa ótima experiencia, muita gente tem essa curiosidade, não so dos diversos tipos de tampos, mas como fundo e lateral também!! Like mais que merecido!!!👍
Parabéns pelo teste! Embora o jacarandá baiano seja mais famoso, fico com o som do jacarandá mineiro.
Jacarandá da Bahia é show, som lindo de mais!
Fico com o Jacarandá Mineiro muito top
Cara eu estava é dedico com a minha viola vendo este vídeo já sei a milha e jacarandá mineiro
Aí das três fico com a das minas gerais. Som limpo. top de mais
Muito boa comparação. Tenho uma admiração e um profundo respeito pelo trabalho do Bolla, que já fez dois trabalhos para mim em dois violões, além de me conseguir um sonoro bandolim antigo de seu tio.
Abraço.
Mil vezes a de Jacaranda Mineiro ❤ olha a definição do som, não embola , tem o grave na medida sem atrapalhar o solo e nem o rasgueado❤
Lindo tanbem
Jacarandá baiano impera sobre os outros dois, tanto em grave quanto em potência sonora, som aveludado e muito equilibrado, compare o Jacarandá baiano com o mesmo tampo com uma com fundo e laterais em Maple, bom vídeo!
Fico com o da Bahia. Parece um som forte, mas tambem mais aveludado. Mesmo assim, escolha dificil. Se voce me der de presente, aceito qualquer uma. 😁
Faz um vídeo sobre seus solos favoritos
Pra mim reinou o grave e a beleza do baiano.
Os três jacarandá são muito top demais, não dá pra escolher 👏👏☺️☺️
As três muito top achei o mineiro com mais brilho apesar de ser mineiro nada contra os outros já fiz uma com o baiano tbm.
Às três com sonoridade muito top mais essa do jacarandá mineiro é tão bonito quanto o Time do Cruzeiro 💙💙💙💙💙☺️☺️😍😍😍😍👊👊👊👊👊👊👊
Bom teste, interessante ! Jacarandá da Bahia muito interessante, Jacarandá Mineiro mais espectacular.
Verdade
Vc apresentou a viola de Jacarandá indiano como sendo o Jacarandá da Bahia. Pela imagem deu para ver que inverteu as duas.
Percebi na mesma hora ! Boa observação
Sensacional estas comparações que você faz!
Muito obrigado por compartilhas e todas as violas estão sensacionais, ai vai do gosto de cada uma, que é difícil escolher kkk
Muito bonito
A mais Linda sem dúvida : jacarandá Mineiro .
Muito bom vídeo Parabéns, 👏👏👏
Mestre gostaria de saber o nome do tema que você toca no final do vídeo?
P mim em primeiro som foi o jacarandá mineiro em segundo o d Bahia aqui nós conhecemos como caviúna eu tenho ele
Fala Afonso blz? Cara que bom que encontrei seu canal! Comecei-me aprender viola a dois meses e estou gostando muito! Parabéns pelo seu trabalho!
O mineiro muito bonito 🤩
Pra mim o primeiro
Muito linda parabéns
lindo som todas são muito lindas
Lindas violas . Som perfeito. Mas eu gostei mais do som do jacarandá mineiro. E achei mais bonita também
Pra mim o jacarandá mineiro soa muito bem, mas como sou da Bahia fico com o mesmo kkkkkk. Valeu amigo
O jacaranda mineiro é lindo .
As três são excelentes, mas a de jacarandá indiano e mineiro se destacam mais.
Bom dia Afonso, tudo bem?
Em beleza todos os jacarandás são espetaculares uns mais claros, outros mais escuros, uns mais desenhados e outros menos...é tudo questão de gosto, opção pessoal...assim como cores de carros, casas e etc.
Já no quesito sonoridade(para meus ouvidos) aí tudo fica muito bem esclarecido e separado.
Assim como a comida mineira, o jacarandá mineiro é bem temperado rsrs, o indiano seria um "flat" que cabe bem em várias configurações de tampo etc, e por último o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra). Este é muito diferenciado com agudos suaves, médios bem equilibrados, um grave mais acentuado e uma "profundidade", aquela sensação mais agradável no geral aos meus ouvidos ...sem falar no volume e sustain que não tem igual.
Muitos falam que é mito, ou por conta do alto valor porque se tornou madeira de lei, imperial etc...mas gosto é gosto.
Sempre achei uma diferença brutal em violas, violões com Jacarandá da Bahia e fora do Brasil quando você diz que tem um instrumento com essa madeira, eles ficam doidos e pedem pra tocar hahahahaha.
Abraço
Os 3 sao bem
Semelhantes
Mas o mineiro pra mim
Soa mais limpo
Por incrível que pareça o jacarandá mineiro me pareceu melhor que os outros dois.
Pelo menos nesse caso.ou pra meu ouvido.
Sou mineiro mas Baiha ganhou no toque do pagode👍👍👍
Excelentes sonoridades, mas os graves nos fundos indiano e baiano me agradam mais, é como se no jacarandá mineiro houvesse o reforço de umas frequências médias o que não ocorre nos jacarandás indiano e da bahia.
E qual foi sua avaliação das 3 em relação ao som de cada uma?
Minha avaliação é que as três são maravilhosas!
@@salaodasviolas kkkk então tô ferrado. Percebi uma diferença em cada uma. Na verdade são demais bat papo com Bolla e Vo adquirir seu curso.
Aí Vo comprar em um futuro espero não distante. Vamos agora seguir o mestre Villa e mandar ver..
Fala Afonso
Te perguntei num outro vídeo sobre um link de viola do bola de mão vazada que ele fez, e oque acontece e qual cuidados temos que ter com violas de Luthers ?
Posso fazer um vídeo sobre isso com o bolla
@@salaodasviolas É que eu gostaria de ver uma dele assim, de mão vazada
🔥Conheça o Método Salão das Violas:
salaodasviolas.com.br/metodosv
🔥Baixe GRÁTIS seu pacote de tablaturas aqui:
avillasanti7.wixsite.com/meusite
👏🏼👏🏼👏🏼
As três violas são lindas mas o jacarNda mineiro ganhou disparado em termo de timbre e sonoridade. Top
O bola fais violão também
faz !
É verdade que o jacaranda da bahia tende a rachar com o tempo?
Eu não intendo do assunto, mas pra mim com o mineiro seria para solos, o baiano harmonia melodiaca e o indiano para uma levada mais rítmica.
Mas todas ficaram muito boas. Se eu pudesse comprar um das três seria com certeza a mineira.
O mineiro ficou com som aberto um som mais bonito pro neu gosto. O da Bahia também ficou bonito também. pena que racha muito
Caralho. E se vc colocar uma música indiana, uma música do sertanejo mineiro vc vê que existem mudanças sonoras que remetem a esse son é lindo isso
Jacarandá baiano pra mim é o melhor.
Gostaria de ver a comparação dessa de jacarandá baiano com a toda de maple
Referindo-me a madeira utilizada, e não ao instrumento em si, poderia descrever as características do jacarandá baiano e do jacarandá mineiro e a diferença que supostamente existe entre ambos? Poderia explicar?
Posso pedir pro Bolla fazer um vídeo sobre isso !!
@@salaodasviolas Grato. O capricho na confecção dos instrumentos é admirável! Verdadeiras obras de arte que encantam olhos e ouvidos! Parabéns ao luthier Bolla e ao virtuoso violeiro Afonso Villasanti.
Gostei do timbre do jaca mineiro ,tem um drive legal, o jaca da baia tem mais definiçao entre graves e agudos . O indiano achei mais travado o som
Coisa linda mas o Jaracandá Mineiro que deve ser o mesmo chamado de Jacarandá do Serrado é o mais acustico e bonito pra mim
Na verdade eu queria as 3 pra deixa cada uma.numa afinação
Todas 3 são lindas .más gostei más do som jacarandá da bahia .tem o som máis cheio
O jacarandá mineiro tem uma sonoridade mais pronunciada o indiano mais fechado e o baiano ficou no intermédio entre o mineiro e o indiano.
Jacarandá mineiro
Jacarandá mineiro e mais linda.
Qual é o valor dela?
Olá amigo, parabéns pelo vídeo! sua intenção é realmente nobre do ponto de vista do esclarecimento sobre as madeiras.
mas gostaria de deixar claro aqui que seu teste tem um equívoco do ponto de vista da origem do som.
não quero ser deselegante, apenas objetivo.
para esse teste ser efetivo, ambos os tampos deveriam ser de um mesmo bloco de madeira(abeto) deveriam ter a mesma densidade, força mecânica, velocidade de onda e ressonâncias idênticas.
no caso aí são três violas de jacarandás diferentes, mas os tampos são de uma mesma espécie porém com características diferentes.
um luthier que conhece do assunto, logo percebe que a diferença dos respectivos instrumentos são oriundos de tampos com características diferentes apesar de ser da mesma espécie.
um grande abraço, e um salve para o bola luthier que faz violas maravilhosas!
Legal amigo, bom ver luthier chegando por aqui e agregando!! Peço que me traga mais desses feedbacks. Os tampos são exatamente do mesmo bloco, têm a mesma idade e as violas foram construídas juntas, ou seja, têm o mesmo tempo de envelhecimento. Por terem sido construídas juntas, o luthier também usou a mesma metodologia de construção, a mesma cola, as mesmas ferramentas, o mesmo ambiente, inclusive trabalhou nos mesmos horários, armazenou as madeiras no mesmo local, e os tampos têm precisamente as mesmas medidas e a mesma espessura, A diferença notória realmente vem do jacarandá da lateral e fundo.
Boa comparação......mas vc se confundiu nos jacarandás bahiano e o indiano; na verdade trocou um pelo outro na hora de nomear ....
Jacarandá mineiro, pra mim, tem o som mais bonito.
O som do Jacarandá me agradou mais, porém consegui perceber que entre o Mineiro e o da Bahia a diferença não é tão gritante, ambos tem timbres mais agudos, já o Indiano a diferença é muito mais gritante, tem um timbre bem mais voltado ao grave, mas as três são violas excelentes, n toco viola, então n consigo perceber certinho as diferenças de timbre entre a Mineira e da Bahia, mas a mineira me agradou mais
A viola do jacarandá mineiro tem mais qualidade no som mais apurado são lindas viola mais fico com a mineiro
Você cometeu um engano. A que vc apresentou como jacarandá indiano é o jacarandá da Bahia e vice versa.
O da Bahia é mais agudo, o indiano é mais limpo, é isso?
Belas e sonoras violas!
Em primeiro lugar aos meus ouvidos o baiano, com maior amplitude, profundidade e brilho, e harmônicos exuberantes, como não poderia deixar de ser.
Em segundo o mineiro, com tonalidade ligeiramente mais baixa e timbre com predominância da frequência grave, o que suaviza o brilho, e aconchega. Sonoridade mais a ver com a música caipira.
O indiano em terceiro, com tonalidade um pouco mais baixa que o mineiro, com médios mais fortes e portanto sonoridade com fundamental mais presente, enfraquecendo os harmônicos.
Sou auditivo...ea 1 e 3 ficaram mais encorpado o som ..e o indiano poucos menos grave.
Ficaria com as três. A Mineira tem melhor sonoridade, com arpejos limpos. Não se pode esquecer a técnica do violeiro. Queijo e viola de Minas...
Você trocou jacarandá da Bahia é o de cor mais escura.
Todas lindas... mas o Mineiro tem um som mais gostoso. Apesar de todas serem lindas inclusive o som
O da Bahia e mas grave o indiano cristalino o mineiro junto os dois.
Nossa, como dá diferença, eu senti o som da baía mais "aberto" e o mineiro gostei mais o som.
O da Bahia barra todos
Eu gostei mais do jacaranda mineiro.
Afonso. Achei mais bonito a de jacaranda da Bahia
Difícil hein
Mineiro o som vibra mais, mais agudo... mais "típico" da Viola.
Indiano vibra um pouco menos.
Jacarandá Bahia mais seco ,encorpado.
Jacaranda da Bahia e Mineiro sao os mulheres.
Pra mim o jacaranda mineiro é desequilibrado , o jacaranda indiano é morto e por isto é mais equilibrado que o mineiro e o jacaranda da Bahia é uma orquestra de sinos , perfeita em cada nota , não tem como comparar o Jacaranda da Bahia é magnifico !
Acho o mais bonito o jacaranda de Minas ! Poderia à parte mas, o indiano acho bem feio.
Jacarandá Bahia em primeiro. Jacaranda Indiano em último.
Os três são bonitos