Salto em altura
HTML-код
- Опубликовано: 16 ноя 2024
- AULA 11 - Os registros históricos apontam que o salto em altura faz parte da programação masculina dos Jogos Olímpicos desde 1896, em Atenas, e da feminina, desde 1928, quando essa competição ocorreu em Amsterdã.
Em termos de estilos técnicos, há uma grande variedade de movimentos utilizados em diferentes épocas pelos praticantes do salto em altura, ainda que a maioria deles não seja mais utilizada em competições esportivas. O estilo tesoura, por exemplo, utilizado inicialmente por vários atletas, logo cedeu espaço a inúmeros outros estilos de transposição do sarrafo, dentre os quais merecem destaque o “rolo ventral” e aquele que hoje predomina entre os atletas de alto nível, o Fosbury Flop, utilizado por Richard Douglas Fosbury (conhecido como Dick Fosbury) em 1968, nos Jogos Olímpicos do México.
Ainda que as fases de execução do salto em altura sejam comuns a qualquer um dos estilos, já que envolvem preparação e corrida de aproximação, salto em si (impulsão, elevação, transposição) e queda, dada a especificidade de cada um, trataremos dos seguintes estilos separadamente: tesoura, rolo ventral e Fosbury Flop.
DISCIPLINA: Atletismo: aspectos pedagógicos e aprofundamentos