QUEM EU POSSO SER?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 сен 2024
  • Sobre as relações entre a narrativa, seus conceitos e ferramentas, e a autoescrita.
    Meu Instagram:
    / emanuelaragaoreal

Комментарии • 53

  • @camilamelo5577
    @camilamelo5577 5 лет назад +39

    Encontrar esse canal foi o maior presente dos últimos dias. O trabalho de vocês é lindo. Obrigada!

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад +1

      Camila Melo que incrível. Obrigado

  • @chrisduarte.t
    @chrisduarte.t 5 лет назад +16

    Chegou muita coisa aqui. A dor é um ponto de partida que eu fugia, mas aprendi a ouvir e olhar pra ela, que assim ela diminui. Assim que eu aceito que existe e percebo de onde vem (a maioria das vezes de um lugar diferente que eu achava que vinha inicialmente), ela ameniza e transmuta. Não some, mas vira algum motor. Quando percebo e olho para alegria, paz, sentimento agradável, tenho as mesmas surpresas. Percebo que às vezes uso desse sentimento sem consciência da origem e acabo “desperdiçando” ou gastando à toa. Se tenho consciência da verdadeira origem, ele (o sentimento aprazível) dura mais.
    Obs: sou louca pra fazer esse curso. Encontrei um caderno da terceira série que se chama Escrituras. Desde então, sempre escrevi de mim para mim. Adoraria usufruir disso para uma pesquisa sobre ser.

  • @leo.tambones
    @leo.tambones 5 лет назад +5

    Caramba...que genial... é muito tato pra coisas tao subjetivas

  • @brcaxias
    @brcaxias 5 лет назад +8

    Oi. Gostei muito. Quando tiver o curso online, vou querer fazer. Acho que para tirar qualquer dúvida você poderia dar um exemplo. Deve ser muito difícil isso, porque envolve intimidade. Mas você não precisa revelar o sujeito. Isso não significa que a tua explicação está ruim. Seria um ótimo esclarecedor, apenas.

  • @ivaninhaf
    @ivaninhaf 5 лет назад +5

    Foi muito claro, sim! Perdi o primeiro curso em São Paulo, mas farei o próximo, com certeza!

  • @HeloisadosSantosMuniz
    @HeloisadosSantosMuniz 3 года назад

    Gostei muito de conhecer a trajetoria de criação desse projeto. Sua história de percepção e motivação para trabalhar com isso me traz o gostinho de quanto você está empenhado nisso e me dá um calorzinho confortável para me adentrar nesse mundo tb! ^^

  • @maricaztroc4039
    @maricaztroc4039 3 года назад

    Se faz sentir...faz sentido.
    Tenho tatuada essa expressão e vejo que nos vídeos vc diz algo parecido.
    Gratidão pelo trabalho de observação. E porta de expansão do ser.

  • @neydebittencourt2377
    @neydebittencourt2377 5 лет назад +2

    Manu, vc foi brilhante neste vídeo !!
    Deixou muito claro a intersecção entre o processo ((e tbm da teorização )) da narrativa e a autoescrita . Trabalho com psicanálise e linguagem e aí vem toda uma teorização ( linguagem como ação e não como representação do real , noção de descrição , atos de fala , linguagem como jogos de linguagem ) é diferente mas me senti muito próxima de vc teoricamente e na afirmação de que possuímos essas “ ferramentas” para a construção e desconstrução de nossas subjetividades ! Parabéns pela sua criatividade , generosidade em compartilhar e por essa competência em articular Campos teóricos tão diferentes e complexos !! Parabéns !! Não consegui fazer seu curso de autoescrita qdo aconteceu em São Paulo , mas é um prazer te seguir por aqui . É a melhor coisa da internet , a meu ver!!) Adoro seus vídeos de casal com a Flor( ela é ótima❤️) e sua seção “ angústias , questões , etc. Va em frente !! Vc é genial !! 👏👏Bjs😘

  • @tripasecabil
    @tripasecabil 3 года назад

    Adorei, venho vendo vários vídeos sobre a autoescrita, mas acho q esse vídeo me inspirou a começar a curso.

  • @sandraguzzon3337
    @sandraguzzon3337 5 лет назад +4

    Excelente! Interesaante e vívido.

  • @robsoncaetanonunes1608
    @robsoncaetanonunes1608 5 лет назад +2

    Foi grandioso para mim ver esse vídeo. Precisei repetir e depois escrever algumas coisas para digerir melhor. Ainda sim, sinto que preciso de mais! Por favor, fale mais sobre esse assunto! Muito obrigado!

  • @GT-xp6bx
    @GT-xp6bx 3 года назад

    Seu canal e conteúdo são excelentes! Parabéns

  • @mariadagracaribeirodemorae1146
    @mariadagracaribeirodemorae1146 5 лет назад +3

    Bom dia, Manu! Você foi bem claro na sua explicação. Obrigada!

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад

      Maria da Graça Ribeiro de Moraes bom dia. E que bom...

  • @ChristianeSSilva
    @ChristianeSSilva Год назад

    E quem nos vê de fora, apenas vislumbra o que aparentamos ser. Um "ser" que nem nós mesmos conseguimos ver e compreender na totalidade. Complexo, porém essa apresentação que você fez me ajudou a entender algumas coisas sobre o porquê do relacionamento humano ser tão cheio de sombras que precisam sempre ser trabalhadas. E vai depender do nível de maturidade e compreensão de cada um.. acho que é isso, me corrija se eu estiver enganada. Obrigada!

  • @AMDBREU
    @AMDBREU 3 года назад

    fez sentido demais, té logo.

  • @helenagranitoff
    @helenagranitoff 10 месяцев назад

    Muito legal 😊

  • @mayramarrabarbosa1938
    @mayramarrabarbosa1938 5 лет назад +3

    Bom dia Manu. Como sempre, você fez uma explanação clara, direta, perfeita (como todas as outras sobre a autoescrita). Não sei se compreendi totalmente a ideia, mas estou associando o curso ao autoconhecimento (que busco diariamente, através de meditação). Estou torcendo para que eu possa fazer o seu curso o mais rápido possível (seja em São Paulo, seja on line, seja, quem sabe, aqui em Goiânia ou Pirenópolis - rsss)... Grande abraço.

  • @Rencm
    @Rencm 4 года назад

    Vc é ótimo!!!

  • @raquelnantestavares7599
    @raquelnantestavares7599 5 лет назад

    Oi, Manu! Fez bastante sentido, de novo, porque já fiz o curso contigo. Ouvi-lo dizer com outras palavras os conceitos que visitamos durante a vivência ajuda a compreendê-los um pouco mais, pois é um tanto complexo. Gosto muito de ouvi-lo falar porque fico imaginando engrenagens no seu cérebro se alinhando com o passar do tempo e da prática diária que te levou a vislumbrar essa ferramenta de auto-análise e reconstrução das narrativas sobre si... dá até para ouvir o barulho das tais engrenagens e uma lâmpada se acendendo quando elas se alinham perfeitamente... "Bingo! Entendi!". hehehehe

  • @welicaparra8902
    @welicaparra8902 5 лет назад +1

    Eu AMO esse canal 😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

  • @theclips9
    @theclips9 4 года назад

    Manu, valeu! Esse vídeo em particular me deu tranquilidade. Não é sempre o caso nem a ideia com os vídeos mas é um bônus muito bem vindo. Estou passando uma momento de uma dor de separação que às vezes não entendo por que é tão intensa (e como é intensa) e sinto que quem eu achava que era iria lidar melhor com isso. Mas sigo em frente por estar de acordo com o fato de que essa dor é muito útil no nosso processo de auto-invenção e auto-definição. Dar passos pra trás em relação a alguns hábitos e comportamentos, olhando pra como eles me fazem sentir, mais do que tentar pensar de onde eles vêm, vai certamente ser uma ferramenta master nos dias a seguir. Obrigado!

  • @marcosmaia4045
    @marcosmaia4045 4 года назад

    Apesar da relação muito pertinente entre a narrativa e a autoescrita, achei sua exposição sobre narrativa, por exemplo na dramaturgia, simplista. Eu não sou da área do teatro mas entendo que assim como a vida, o teatro (assim como o cinema e o romance) carrega um universo infinito de possibilidades e interpretações. Não se trata apenas de que, por exemplo, se o personagem encontra um obstaculo fácil que a narrativa será fraca. Imagino que você tentou simplificar por uma questão digamos... didática. Mas acho que seria muito mais interessante você encarar a complexidade das narrativas ficcionais, indo além do exposto, para, ao fazer a relaçao entre narrativa e autoescrita, enriquecer a própria autoescrita. Retomando, a força do personagem (ou a facilidade do obstáculo) pode estar carregada de contradições, o que poderá gerar uma narrativa mais rica e original do que a estrutura básica dos manuais que vêm desde Aristóteles. Um abraço! Adoro o canal de vocês.

  • @marcosviniciuslisboa7187
    @marcosviniciuslisboa7187 5 лет назад +2

    gente preciso desse curso. quando rola a próxima turma no Rio?

  • @edgardeandradexavier
    @edgardeandradexavier 4 года назад

    Gostaria que fizesses vídeo sobre como é considerado hoje o complexo de Édipo e sobre tua opinião sobre o complexo de Édipo e sua relevância para a interpretação do dinamismo psíquico. Fiz psicanálise 6,5 anos. De início eram 5 sessões por semana. Passei miséria para pagar a psicoterapia. Os 3 psicanalistas enfatizaram muito a importância de meu complexo de Édipo. Isso me levou a profunda crise de angústia. Passei a pensar que Freud, por um lado, era cientista profundo, mas, por outro lado, era charlatão. Uma avaliação não exclui a outra. Le livre noir de la psychanalyse (a tradução em português que conheço é ruim) me levou a conclusões muito desfavoráveis em relação à psicanálise freudiana. Não compreendo a psicanálise lacaniana. Repetindo: Gostaria de saber o status da teoria do complexo de Édipo hoje e tua opinião sobre a relevância dessa teoria para a compreensão do psiquismo.

  • @sthefanemartins78
    @sthefanemartins78 5 лет назад

    que vídeo enriquecedor!

  • @joaopedromacedo869
    @joaopedromacedo869 5 лет назад +1

    Fala manu, bom dia!
    Duas madrugadas atrás, diante de uma dor vinda de uma situação que estamos vivendo em casa, eu pude perceber um pouco disso que você trouxe no vídeo... descolei um pouquinho a cara da página e vi uma sombra da estrutura de tese e antítese incessante que uso em meus pensamentos... Mas foi um lapso, deu um clarão e depois apagou. Nas próximas situações vou buscar essa linha de novo.

  • @liliansouzap
    @liliansouzap 5 лет назад +3

    Quero muito um curso em São Paulo ou à distância!

  • @ericafranco815
    @ericafranco815 5 лет назад

    Achei o vídeo muito claro e uma ótima sacada esse processo todo da autoescrita. Sou da área de educação e já li alguns textos de pesquisadores, como Ivor Goodson e Antonio Nóvoa, que usam a história de vida como metodologia de pesquisa e formação de professores. Pode haver alguma interlocução aí. Abraço.

    • @ericafranco815
      @ericafranco815 5 лет назад

      Fiquei pensando também que a psicanálise tem esse movimento de narrar a mesma coisa várias vezes e nesse processo nos entendermos melhor, né?! Mas não tem a escrita. E engraçado que várias vezes após a sessão fico com vontade de escrever sobre o que rolou para não perder o fio, fiz isso algumas vezes, mas quase nunca retomo o que escrevi. Nesse sentido, acho que a autoescrita pode ser uma abordagem muito interessante.

  • @robcarvalho7
    @robcarvalho7 5 лет назад

    Excelente!

  • @camillaferreiracarvalho4616
    @camillaferreiracarvalho4616 5 лет назад

    Eu assisti o vídeo com um bloquinho de anotação em mãos... tomando nota literalmente. Obrigada! Inevitável seguir sem uma boa autorreflexão. 💛

  • @dayanepaula6248
    @dayanepaula6248 5 лет назад

    Bom dia!
    e Obrigada.

  • @robsonlima6195
    @robsonlima6195 5 лет назад

    Essa construção de si a partir de uma narrativa é algo tipicamente do mundo burguês. Nas classes menos afortunadas, a galera está lutando para sobreviver. Descolar a grana para o almoço, para o aluguel etc. Não tem tempo para ficar com altas elocubrações filosóficas sobre a existência, sobre o seu estar-no-mundo e o devir, sobre a fragementação identitária ou liquidez da contemporaneidade... Isso é uma discussão bem acadêmica e das classes média e rica... É o que eu penso, pelo menos... Mas devo estar falando bobagem... Mas falei, digo, escrevi assim mesmo...

  • @hellencristinadecastro6698
    @hellencristinadecastro6698 5 лет назад

    a autoescrita resgata o que na vivência dos povos originários é garantido pelos mitos, o xamã, a ancestralidade: uma historicidade? A autoescrita é uma ferramenta que o sujeito moderno pode usar para enfrentar a falta de uma narrativa coletiva?

  • @AnaSilva-hp2iq
    @AnaSilva-hp2iq 5 лет назад

    Manu, boa noite, como se faz essa narração? Já que tenho a dor/problema e o indivíduo. Na prática, como isso seria ? Descrição da dor? Meu comportamento em relação aquela dor? Como me distancio? Na escrita? Já que não seria um diário.
    Quero dizer que gostei bastante do vídeo. Muito bacana.

  • @luancardozo9852
    @luancardozo9852 5 лет назад

    achei interessante a questão da auto escrita mas tenho q ver o video mais algumas vezes. Queria te perguntar sobre a questão da auto analise do freud, tem haver com a auto escrita ? Existe auto analise ?

  • @herikacury218
    @herikacury218 5 лет назад

    Vem pra Minas dar este curso

  • @raissalima5417
    @raissalima5417 5 лет назад

    me identifiquei muito com o dizer de acreditamos/queremos acreditar em algo, mas sentimos de outro modo. vivo isso constantemente no tentar mudar visões que antes tinha e hoje em dia acredito serem inadequadas. é recorrente pra mim no "quero algo pra mim e vou explicar pros outros a logica" mas quando o sujeito é o outro é do ofício pra mim aplicar a mesma lógica, por mais que seja algo que eu já acredite pra mim. não sei se deu pra entender a confusão mas é isso, obg. fiquei mt interessada sobre a autoescrita, onde posso ler mais sobre e como praticar?

    • @raissalima5417
      @raissalima5417 5 лет назад

      ficou um pouco confuso pra mim só o reescrever da narrativa, é o reescrever da mesma história? ou histórias diferentes? entendo que a história é única, a da sua vida, mas enfim

    • @floremanu
      @floremanu  5 лет назад

      @@raissalima5417 depende do enfrentamento. às vezes ele repete a mesma cena. às vezes se desdobra em outras.

  • @fabianacostasousa8402
    @fabianacostasousa8402 5 лет назад

    Eta, as tramas e tecituras ...

  • @ocorponotempo6823
    @ocorponotempo6823 5 лет назад

    Talvez o que eu vá dizer pareça desconectado do que vc fala no vídeo. Mas, em alguns momentos, me lembrei de Mais Estranho que a Ficção. Vc já assistiu? A luta do sujeito tentando fugir de uma narrativa pronta ou uma narrativa construída, sobre si, por um outro....

  • @flaviaabreu9132
    @flaviaabreu9132 5 лет назад

    Bom dia ☀️Manu

  • @Mari_alves_arte
    @Mari_alves_arte 5 лет назад

    pq vc não ativa a ferramenta seja membro ?

  • @junioreasycomp
    @junioreasycomp 5 лет назад

    Vc é psicólogo?