CN | Gás de Xisto - Parte 1
HTML-код
- Опубликовано: 12 янв 2025
- Popularmente conhecido como gás de xisto, o gás de folhelho (da palavra inglesa shale) vem de uma rocha presente em boa parte do globo. A liberação do gás depende de um sofisticado processo em que pequenas explosões provocam fraturas nas rochas. O gás é expelido quando um composto químico preenche essas fraturas.
As formações de folhelho eram conhecidas há muitos anos, mas apenas em 2005 os Estados Unidos começaram a explora-las e mostraram sua viabilidade. Isso impulsionou uma corrida pelo gás de xisto e gerou impactos no cenário do mercado de energia - dominado pelo petróleo - e até mesmo no cenário geopolítico do planeta.
Enquanto isso, As técnicas de obtenção do gás ainda são criticadas por alguns especialistas, pois inferem grandes riscos ambientais. Essa é a maior barreira para que o xisto seja um elemento que impulsione uma revolução energética no mundo.
Para falar sobre este, no Capital Natural desta semana contamos com a presença do Prof. Dr. Colombo Tassinari, Diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP e Prof. José Goldemberg, Professor da Universidade de São Paulo, juntos com a apresentadora Marina Machado.
Parabéns pelo vídeo
Seis anos depois...
Com Fracking e sem Fracking....a verdade é que o planeta é que paga....
Bom dia!
A" Formação" Barreiras se estende por quase todo litoral brasileiro? Essa respectiva fácies Barreira se estende até o litoral da bacia de Campos?
Essa formação geologica ocorre exploração de petróleo e gás natural na própria formação em terra firme, isto é, in situ?
A Formação Barreiras em tempos geológicos poderia ter iniciado sua formação no assoalho oceânico?
ótimo debate, será de grande valia . parabéns pelo canal ... ( continuem !)
Engenharia do petróleo e gás uenf macae
Micróbio e fitoplâncton gera hidrocarbonetos