Linguagem, Pensamento, Mídias, Hibridismo e Educação por Lucia Santaella

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 ноя 2024

Комментарии • 17

  • @cpiacenza
    @cpiacenza 11 месяцев назад +1

    Excelente exposição, e passados 12 anos muita coisa mudou na tecnologia! Tudo está cada vez mais híbrido.

  • @cpiacenza
    @cpiacenza 11 месяцев назад

    Hibridismo; 3 matrizes fundantes: sonora, visual, verbal 9:07

  • @shirleysenasena6666
    @shirleysenasena6666 4 года назад +1

    Ótimo vídeo

  • @anapaulascheeren7154
    @anapaulascheeren7154 6 лет назад +5

    O documento elaborado pela UNESCO "Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias" vem de encontro com a fala da Professora Lucia Santaella. As mídias e a linguagem híbrida estão cada vez mais presentes nos meios com os quais nos comunicamos, assim elas passam a fazer parte do ambiente escolar. Acredito que, a linguagem híbrida vem a contribuir com o desenvolvimento das aulas do professor, despertando nos estudantes novas maneiras de pensar e de serem protagonistas na sua educação.

  • @jeors73
    @jeors73 6 лет назад +6

    Misturas! Hibridismo! Simbiose! Mutação! Transformação! A evolução da Linguagem é evidente, e o enriquecimento hoje dela melhora o conhecimento, porque está dinâmico. Parece que tem vida própria e se apodera e se melhora com som, imagem, etc. Livros físicos estão virando e-books coloridos, com imagens claras. Um e-book, por exemplo, tem um link com um vídeo do youtube. O Facebook se conecta com as outras redes sociais. E a linguagem vai melhorando, evoluindo, transformando, etc. Esse Hibridismo gera fusões que eram impossíveis a 20 anos atrás.

  • @lisianebrida1030
    @lisianebrida1030 6 лет назад +3

    Os alunos que encontramos em nossas escolas estão muito conectados a essa linguagem hibrida - linguagem verbal, visual e sonora muito pela alta exposição a rede de internet. Neste vídeo a professora comenta justamente que historicamente já se falava dessa natureza hibrida do nosso pensamento e que agora as mídias estão conseguindo dar essa expressão.

  • @quimica-lisandramuller6003
    @quimica-lisandramuller6003 6 лет назад +4

    Matéria bastante interessante,pois ela relata o antes do surgimento da tecnologia de rede, e o momento em que surge a tecnologia.Em seu comentário ela cita as três tecnologias juntas que é a visual,verbal e sonora onde as chama de três matrizes que são as linguagem usadas nas redes. A linguagem híbrida!

  • @junioralessandrofreddi5861
    @junioralessandrofreddi5861 6 лет назад +1

    Concordo com o que foi comentado pelos colegas, e acrescento a necessidade de compreendermos essa linguagem das redes para que possamos orientar nossos alunos. Percebo a necessidade de maior apropriação das formas evoluídas da linguagem por nós professores e de maior capacidade de orientação aos alunos para o uso eficaz dessas formas de linguagem. Há um grande potencial na sua utilização em busca da aprendizagem, como já foi comentado na entrevista, com a possibilidade de acessar várias interfaces para buscar a solução de uma dúvida.

  • @lisianebrida1030
    @lisianebrida1030 6 лет назад

    O documento elaborado pela UNESCO sobre “alfabetização midiática e
    informacional” trás uma interessante MATRIZ CONCEITUAL sobre o assunto. Essa matriz tem como princípio as mais diversas fontes de informação e vai explicando as suas ‘finalidades’, a importância da ‘compreensão’ e finalmente a reflexão sobre o ‘processo/pratica’ que segundo o texto “mostra as competências que os cidadãos devem adquirir para criar e usar as informações e os conteúdos midiáticos com eficácia e ética”. Habilidades digitais, uma necessidade que nossos jovens estudantes já inseridos nesta realidade precisam desenvolver.

  • @andrehenrique9678
    @andrehenrique9678 4 года назад

    Vim aqui por causa da aula online kkkk tristee

  • @angelicafagundeslacau9983
    @angelicafagundeslacau9983 6 лет назад +1

    Excelente reflexão! A linguagem é essencialmente cultural. E, entre as várias especificidades encontradas em sala de aula, a linguagem digital tem ganhado grande destaque. Como a autora afirma:" a linguagem é o cerne da comunicação; e a comunicação nada mais é do que o pensamento organizado; e o nosso pensamento é naturalmente híbrido". Sendo assim, a linguagem híbrida, é essencialmente fundamental no desenvolvimento dos nossos alunos que estão cada vez mais conectados às informações midiáticas. Esta realidade nos possibilita, como mediadores do conhecimento, desenvolvermos juntos com nossos alunos, habilidades críticas e investigativas, de maneira mais transparente e realística. Abordando os mais diversos conceitos de maneira mais analítica, o que permite uma resignificação na forma de ver o mundo que nos rodeia. Ampliando a percepção e permitindo o crescimento cognitivo dos estudantes. Formando assim, sujeitos mais questionadores das suas próprias responsabilidades , ações e atitudes.

  • @fernandafalcade2266
    @fernandafalcade2266 6 лет назад

    A linguagem híbrida, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem. Acredito que, como dito na reflexão, a linguagem verbal utilizamos palavras (oralidade ou escrita), enquanto a linguagem não-verbal envolve diversos signos visuais, sejam imagens, figuras, desenhos, fotos, símbolos, movimentos, cores, dentre outros, o que nos facilita repassar de diferentes formas os conteúdos necessários, para diferentes formas de aprendizagem e assimilação das informações.

  • @ProLivramento
    @ProLivramento 6 лет назад

    A linguagem híbrida (que une a linguagem verbal, visual e sonora) pode auxiliar sobremaneira os alunos no entendimento de assuntos discutidos em sala de aula, pois a mensagem trabalhada em diferentes linguagens tende a melhorar a compreensão do receptor, ou para iniciar/sintetizar uma discussão em sala de aula. O trabalho com a elaboração de conteúdos de hipermídia pode ajudar no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita e pode contribuir para diminuir a passividade do aluno em relação ao que é trabalhado em sala de aula, uma vez que as atividades propostas podem envolver a produção de conteúdos pelos alunos, utilizando-se da familiaridade que estes têm com as tecnologias, e possibilitar a divulgação e discussão destes conteúdos em redes sociais ou mesmo em aplicativos de mensagens. Neste sentido, o professor seria uma espécie de guia, como defendia Anísio Teixeira, pois poderia elaborar propostas de trabalho que correlacionassem os programas das disciplinas com os interesses e necessidades dos alunos. Este trabalho também poderia colaborar para o desenvolvimento das três competências fundamentais para o Ensino Médio na área de Linguagens: comunicar e representar, investigar e compreender, contextualizar social e historicamente os conhecimentos.

  • @DidaticoCientista
    @DidaticoCientista 6 лет назад

    Ótimas reflexões.

  • @rocheles.fernandes
    @rocheles.fernandes 6 лет назад

    A reflexão realizada no vídeo vai de encontro ao documento da UNESCO e artigo de Zuin - o novo elo pedagógico; entre outros lidos. As três matrizes já são há muito tempo exploradas, porém sempre foram vistas segmentadas, cada uma em sua "disciplina" de maior ênfase: a linguagem escrita/verbal nas disciplinas de línguas; a linguagem visual nas disciplinas de artes e a linguagem sonora nas disciplinas de música. Nunca houve a união, pelo menos não até a imposição desta através das hipermídias, das três matrizes de forma sistemática. Sempre foram apresentadas de forma compartimentada aos alunos e nunca feita a relação de que poderiam "conversar" entre si. Com as hipermídias e mudanças na forma de apresentação de conteúdos, com a necessidade de se interligar as diferentes formas de expressão e, consequentemente, estas matrizes, estes quesitos estão fundidos, de tal forma que realmente representam nosso pensamento e nossa forma de aprendizagem, afinal nosso pensamento e raciocínio não é segmentado. Há ainda a dificuldade em se reconhecer essa interligação, pois a segmentação é cultural e há muito tempo enraizada nos sistemas de ensino, a transposição desses conceitos ainda está em andamento, porém têm avanço maior já que a web tem proporcionado de maneira muito veloz essa interligação. O documento da UNESCO reforça que faz-se necessária essa alfabetização midiática, e isso é urgente visto a rapidez com que novas tecnologias proporcionam cada vez mais novas formas de acesso ao conhecimento e de interligações entre eles. Nossos atuais alunos, frutos de uma geração já digital, tem inúmeras formas de acesso a informação, porém ainda lhes falta habilidades para se apropriar e estabelecer relações entre este mundo de informações disponíveis na rede e suas aplicações no dia-a-dia.

  • @MS-wo5zk
    @MS-wo5zk 9 лет назад +4

    Santaella tem a própria face híbrida...

  • @MarcosMendes_
    @MarcosMendes_ 7 лет назад

    E X C E L E N T E