Tem uma citação de Epiteto que se encaixaria bem nesse contexto. “Se o seu problema tem solução, não há com que se preocupar. Se o seu problema não tem solução, de nada adianta se preocupar.”
Não costumo comentar aqui, mas vou falar da minha experiência com isso. No dia 28 de março do ano passado eu perdi uma amizade que eu tinha com uma pessoa minha, totalmente por minha culpa. E não era uma amizade qualquer, era de uma pessoa que eu considerava quase que meu melhor amigo. Depois daquele dia, eu senti um sentimento horroroso e angustiante dentro de mim, que me corroía por dentro me fazendo lembrar disso, ressaltando tanto o que eu perdi tanto o que foi totalmente minha culpa. Eu praticamente fiquei o ano inteiro nessa situação que se assemelha a a uma depressão, me fazendo falhar em muitas coisas importantes da minha vida, me sabotando verdadeiramente. Eu só consegui sair disso mais ou menos em dezembro do ano passado, quando eu assisti um vídeo de uma figura polêmica chamada "Olavo de Carvalho", onde ressaltava a diferença entre arrependimento e remorso. Quando eu assisti aquele vídeo foi como uma chave virada na minha cabeça, e eu consegui decifrar o que de fato eu tava sentindo e consegui sair dessa sensação demoníaca chamada "remorso". Não sei se alguém leu até aqui, até porque o texto deve ter ficado bem grande, mas espero ter agregado a conversa com minha experiência pessoal.
você pensou em pedir perdão? demonstrar seu arrependimento e tentar "concertar" essa situação? acho válido nós passarmos por cima de nosso ego para tentar recuperar uma amizade ou relação com alguem, digo por experiencia própria. boa sorte!
Faz um vídeo falando sobre desapontar os pais, a alguns dias eu falei sobre minha vontade de sair de casa e eles surtaram e me deixaram com medo de como iram reagir caso eu faça isso mesmo, mas não tem como eu ficar aqui, eu estou ficando doente, eles me tratam como centro das atenções me colocando sempre como prioridade em tudo, não posso ter autonomia de escolher e fazer o que quero, minha rotina gira em torna deles. Lembrando que eu tenho quase 20 anos.
Me encontro em uma situação parecido do que a sua, meus pais eles colocam muita pressão em mim e tenho tantos problemas pra resolver que estresse é o que não me falta.
Como sera que eh ter um filho se 20 anos que tem toda a vida pela frente, e ao mesmo tempo tentar protegê-lo do mundo? Nao importa o que os outros te diga, soh vai entender quando for pai.
Bom, se é da sua vontade, tem como se manter e manter a casa (que é caro, vai por mim, vai muito além do aluguel/parcela). Só digo uma coisa, mete o pé, doa a quem doer, se amadurece muito nesse processo, não só você, como também os pais. Pelo seu comentário, me dá a impressão de que eles passaram os últimos 20 anos vivendo em sua função, e não em função deles e te mantendo no caminho correto, e isso também não é bom, mesmo que eles não saibam disso.
Recentemente larguei meu antigo emprego de 3 anos para me jogar em uma nova oportunidade, em menos de 2 meses percebi que essa decisão foi extremamente precipitada. O que mais me incomoda, é que eu não iria aceitar de cara, mas mesmo assim aceitei. E hoje estou aqui, louco pra largar tudo, mas existem pessoas que confiaram em mim, e não quero decepciona-las.
12:03 poxa, fiquei muito emocionado, pois perdi minha mãe e sinto uma culpa gigantesca por não ter sido um filho mais amoroso e melhor. Que ela perdoe minha ignorância e arrogância, sempre a amei muito apesar de não demonstrar como deveria... 💔😢
Cara, eu te entendo perfeitamente, perdi minha mãe para o Alzheimer e fiz tudo que podia, mas fiquei com a sensação horrível de que poderia ou deveria ter feito mais. Com a terapia eu procuro entender que não havia nada mais ao meu alcance que eu pudesse fazer, e hoje eu sei que ela sabe que fiz o meu melhor.
Muito bom! Uma dica: se você é católico (ou se não é também e quiser) confesse seu erro com um padre e tenha a intenção de nunca mais cometer esse erro. Não há maneira mais eficaz de conseguir o perdão e se autoperdoar.
@@taniavieira7948 Putz… no tema nada foi puxado para religião e você já vem com essa. Aparentemente esquece-se dizendo na própria Bíblia para confessarmos nossos pecados “uns aos outros”, e ali mesmo Jesus referia-se ao magistério, aos seus apóstolos. Deprimente, senhora.
-Dois pensamentos quanto a isso: -"Adubando a vida é que ela cresce", errar e fazer merda é da vida afinal errar é parte do aprendizado, mas tem de haver aprendizado e ai vem o segundo pensamento. -"Errar uma vez é aprendizado, continuar errando é burrice", então a cada erro temos de melhorar mas para isso é preciso aprender com o erro e para isso a auto-critica e auto-analise tem de existir e ser feita o tempo todo. -E as vezes ainda mesmo que se faça tudo no seu melhor os fatores esternos podem trazer o fracasso, e nunca esqueça a "vida não é justa", então você tem de se esforçar por você e pelo ambiente em volta por que quase sempre ele joga contra você.
Honestamente, eu discordo do seu segundo ponto, mas com cautela. Eu acho que errar uma vez é aprendizado, e na próxima vez, no mesmo cenário, você já vai saber que aquela forma não funciona, mas você pode tentar outra forma e falhar, ou fazer de novo para ver se realmente vai falhar mesmo, e assim a pessoa vai pegando tato. Não gosto nem um pouco do termo burrice, acho que se a pessoa fez algo e deu ruim, PORÉM, ela sabia do risco, eu não acho que ela foi burra, mas que ela fez uma aposta. Cada pessoa corre o risco que bem entender, é a decisão de cada um. Não se autodeprecie.
Eu sou bom em analisar a situação dos outros mas péssimo em analisar a minha, eu fico devaneiando horas e horas por dia, e sendo sincero, eu tenho mais interesse pela vida dos personagens que imagino do que pelo trabalho ou pela minha própria vida(cheia de frustrações também). As vezes até incorporo situações que passei e que não consigo lidar nos personagems que imagino, ai fica mais facil processar, mas mesmo chegando no porque de parte do meu jeito de agir não funcionar e ja ter mudado o comportamento, o sentimento ruim não vai embora por nada.
Muito bom, Julio! Eu tava de papo com uma menina ja faz uns anos e so no finalzinho de ano 2023 eu descobri que ela era muculmana. Por causa da religiao dela, nao podemos nos casar e nenhum dos dois esta disposto se converter (eu sou cristao). A gente ja nao se fala mais e de la ate hoje, sempre que pensava nela era bem doloroso. Ela eh uma pessoa realmente incrivel, de longe a melhor pessoa que conheci na minha vida. Ate a alguns minutos eu sofria bastante com a dor de ter a perdido mas depois de ver seu video me sinto mais aliviado. Eu entendi que meu erro foi nao ter perguntado sobre essa questao de religiao la no inicio de tudo, fazem uns 3 anos ja, por incrivel que pareca (me perdoem pelas palavras mal escritas, eu nao consigo colocar acentos nelas porque meu teclado nao permite). E eh como voce disse, foi um aprendizado que custou muito caro kkkk. Nesse meio tempo que a gente nao fala eu ate tentei conhecer umas pessoas, nao com o objetivo de construir um relacionamento como eu queria mas para ir praticando e depois de umas conversas eu sempre me pego pensando "de que religiao ela eh?" e acabo perguntando. Nunca mais vou esquecer disso antes de avancar numa relacao se nao hei-de cair no mesmo erro. Um abraco!
Não sou de comentar muito, mas vai aqui uma pergunta muito dificil de ser respondida e seria muito legal ver o Julio refletindo sobre em um video. *Como lidar com o sentimento de injustiça?* . Eu digo de injustiça verdadeira e não somente o falso sentimento de "eu merecia" ou "eu não merecia". Injustiça de exemplo, uma pessoa te deu um golpe e roubou seu dinheiro, isso sem quebrar as leis. E a pessoa vive muito bem e você está passando perrengue. Um segundo exemplo seria a pessoa descobrir uma traição, ser deixado pelo parceiro. E o parceiro estar vivendo muito feliz com o amante e o traído sofrendo toda a carga negativa da solidão e vergonha (que querendo ou não a pessoa sente por ser traido). Existe alguma forma de lidar com esse sentimento de injustiça? Durante minha vida eu vi muito que esse é um dos sentimentos mais dificeis de uma pessoa superar. Mesmo que a pessoa se de bem na vida e fique muito rica por exemplo. Ela sempre vai ter recaídas com emoções negativas por lembrar da "injustiça" que sofreu. Para mim, parece que a lembrança da "injustiça" fica armazenada no cerebro na parte de "problemas para serem resolvidos". E como somos maquinas de resolver problemas, nosso cerebro fica remoendo a injustiça que sofremos como se fosse um problema a ainda ser resolvido. E daí entra o paradoxo, pois não se pode ser resolvido. Porque se pudesse ter sido resolvido, o nome não seria "injustiça".
Se eu não me engano ele já fez um vídeo sobre isso algum tempo atrás, abordando bem essa temática de como, por exemplo, a televisão nos alimenta com injustiça todo dia e etc e como lidar com isso
Boa pergunta, e gostaria de ver a resposta de um profissional sobre o assunto também, mas enquanto eu fui lendo, a primeira coisa que veio em minha mente é o perdão, liberar o perdão tanto para si quanto para o próximo, a pessoa te lesou, a pessoa te traiu, feriu, fez o mau contigo, libera o perdão e acredito que não ficará remoendo mais. Estará liberto do fardo, e sabendo que você está do lado da verdade é um sucesso, como no exemplo, o outro esta rico "vivendo bem" mas se a pessoa lesada libera o perdão ela sabe que ela esta do lado verdadeiro da historia e tem forças para passar o perrengue, ate porque não ficará nessa situação para sempre, visto que correrá atrás de melhorar a posição que se encontra . Aqui falei sem colocar religião. Mas como Cristão que sou, visto que Jesus me ensina a amar o meu inimigo, aquém me persegue, perdoar quantas vezes for preciso, esse sentimento de injustiça não tem espaço. Causa dor, claro, mas passa e logo, porque Jesus te da uma paz que excede o entendimento, logo não tem ciência que explica. Filipenses 4:7 "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes, através de Cristo Jesus."
Difícil demais essa situação. Passei por isso também. Larguei minha profissão e fui fazer parte de um novo projeto. Remuneração a base de comissão. Nos primeiros dois anos não ganhei um centavo, só trabalhando e estruturando o departamento. Passei muita necessidade no final, pois minhas economias tinham acabado. De repente as coisas começaram a dar certo e o dinheiro começou a entrar, aos poucos. Porém, a empresa explodiu de tamanho e quando meu departamento (exportação de vestuário) começou a decolar, veio outra pessoa - com muita influência interna - e simplesmente tomou posse de tudo. Fiquei 3 anos vendo esse cara levar 90% das comissões enquanto eu vivia com uma mixaria. Quase 1 milhão de reais em comissões! Enfim, passei anos correndo atrás e quem levou foi outro. Desesperador. Entrei num desânimo violento e tudo começou a desabar na minha vida. E a única coisa que você pode fazer é ir atrás do pilantra e acertar às contas. Mas, se você é Cristão, como fazer isso? Tem situações na vida que são terríveis. E o que me atormenta é saber que esse cara me roubou, ficou mais rico do que já era e ficou tudo por isso mesmo. Não tive coragem de ultrapassar a linha vermelha. Fazem alguns anos que isso aconteceu, estou tocando minha vida, trabalhando e estudando muito, casei e tenho 3 meninas pequenas, mas mesmo assim, a cada dia que passa a revolta só aumenta. Não sei como resolver isso também . Complicado demais. Espero que todos que foram realmente injustiçados encontrem a paz. É o que resta ...
A vida me ensinou a engolir sapo, a baixar a cabeça e me tirar toda ambição de ter honra. Ocasionalmente, a justiça pode se revelar. Quando ela aparece, é a coisa mais linda do mundo. Mas, não dá p ela te servir durante toda vida, à não ser q vc delire q tem poder.
Exclenete vídeo, cai no conto do vigário em 2018. Acordei cedo, li uma montoeira de liveros, abri negocios, estudei e me lasquei. Recomecei no meio de 2023, entendendo que sou falho e que é melhor aproveitar a estrada do que só pensar no destino.
Julio, suas últimas palavras que me prenderam a atenção de forma mais profundo. Tenho problema com isso! "Não querer mudar um traço seu que te incomoda". Tenho dificuldade real. Procrastinação. Digo hj eu mudo e n mudo. Digo essa semana eu mudo, e nada acontece. Sinto só uma grande vontade mas nunca é o suficiente.
Cara, sou mentor de concursos públicos e esse é um problema recorrente na minha área. É dificil mesmo, mas usando as tecnicas e estrategias corretas, e querendo (voce diz que quer muito ) você consegue. O proprio Julio tem video falando sobre isso. Pesquisa ai Julio Lobo - procrastinação que você vai achar boas informações. Força guerreiiro e bora!
Tá escrito na biblia que a vida do justo é como o sol que vai brilhando até ser dia perfeito. Assim deve ser a vida de um cristão. Jesus disse sede vós perfeitos como é perfeito o nosso pai celestial. Mas temos que entender que essa capacitação vem do próprio Deus e não de nós mesmos. Repare quando você está orando. Lendo a bíblia. Quando possível jejuando , você recebe força pra resistir situações que antes não resistia. isso mostra que é Deus que nos fortalece a glória é só pra Deus que nos fortalece
Sobre terapia, eu percebi que a nossa mente as vezes deixa as coisas muito grandes, problemas ficam muito maiores, só o fato de falar em voz alta qual é a situação, pode te mostrar o quanto é boba e pequena, isso aconteceu comigo
Eu ia fazer um comentário nesse vídeo fazendo o relato do meu caso como muitos fizeram pra ver se alguém que se identificasse poderia me aconselhar, e enquanto eu digitava aconteceu exatamente isso que você disse.
A vida é um aprendizado constante Errou ??? OK Dá pra corrigir ??? Não Siga em frente e não cometa o mesmo erro Errar é humano, persistir no erro já burrice Não existe uma vida perfeita sem erros, todo mundo erra Depois que eu aprendi isso, minha vida emocional e social melhorou muito
um livro muito bom sobre erros é do Joseph Tissot - a arte de aproveitar as suas faltas. Muito bom ele escreveu esse livro com base nos ensinamentos de São Francisco de Sales, Doutor da igreja
Concordo com o fato de podermos aprender com os erros. Também acho que podemos nos preparar e aprender com os erros dos outros. Porque algumas pessoas acabam usando os seus erros como desculpa para estar sempre errando: "É errando que se aprende", pensam. Hoje em dia há muita literatura e histórias para ler e meditar sobre. Por sermos imperfeitos, vamos errar muito. Mas podemos aprender com os erros nossos e dos demais.
O segredo para lidar com erros é saber diferenciar a culpa de responsabilidade. Basicamente a culpa é um sentimento negativo e importante sobre um erro que cometemos, já a responsabilidade é a nossa atitude diante do erro cometido na intensão de evitá-lo ou corrigi-lo. Aí que entra o que o Julio falou sobre tirar o sentimento do erro e pensar em como não comete-lo novamente, ou como corrigi-lo se for possível.
Julio , já vi vários vídeos de alto ajuda , de psicologia ...você é fera .simples e objetivo ....na realidade existe um problema na humanidade....o medo .....medo era uma defesa ....hoje ele trava ....no fundo todos nós sabemos dos erros acertos ..... obviamente que tem pessoas que não enxergam...mas na maioria falta coragem .....medo do novo ....medo do escuro .... normalmente quem não tem esse medo flui ..quebra a cara , mas faz ....sinônimo de felicidade é mover ....por menor que seja o passo ....movendo as coisas mudam
No meu ponto de vista, poucas coisas que são tão frustrantes quanto errar, ainda mais se for consigo mesmo e várias vezes. Imaginar um futuro, saber como e onde você precisa estar, no entanto, ser tão fraco a ponto de não realizar qualquer ação.
É uma decisão que exije coragem, hoje eu pago o preço de não ter saifo de casa por causa dos meus pais, eles ja se foram, e hoje com 51 anos to morando na casa que era da minha mãe e ainda solteiro, meus irmãos moram no mesmo terreno cada um com sua família, eu gostaria de ter me casado com 20 anos mas era muito timido , hoje sou mais desinibido, mas as pessoas que tem passado pela minha vida não senti firmeza de começar um relacionamento serio, só havia interesses egoista logo não dava certo mas ainda to na esperança de encontrar alguem que realmente me leva a serio como esposo e família....
Que coincidência incrível! Eu moro sozinho e estava aqui preparando a janta e pensando sobre uma conversa que tive com um colega de trabalho e que gerou a seguinte conclusão: ele tem um perfil de sucesso e eu um perfil de fracasso, o que explica nossas grandes diferenças de forma geral, aí me sentei pra jantar e fui puxar um vídeo do Julio pra me fazer companhia durante o jantar (o que já virou um costume) e vejo este vídeo. Caiu como uma luva, porém creio que eu não esteja afim de mudar a situação atual então vou prosseguir empurrando com a barriga e ver no que dá, preciso segurar as pontas enquanto meus pais ainda estão por aqui e quando eles se forem eu darei start no meu projeto andarilho.
Nao é facil se ver por outro angulo e ver que deixou seus sonhos acreditando que seu parceiro o apoiaria....ledo engano, voce ainda vai ouvir do outro que nao correu atras porque nao quis, nao porque a outra pessoa fazia uma tempestade ou um dramalhao colocando mil impecilios para que voce não conseguisse...é isso ai Pessoal. Obrigada Julio.
Não sei se entra na intenção que vc quis trazer ao vídeo, mas acho legal tmb acrescentar que não estamos no controle de tudo e algum "erro" que "cometemos" não seja exatamente um erro nosso. Não sei se consegui expressar bem. Tipo no poker vc pode realizar ações que são certas para a mão que vc tem, porém, por puro azar do destino o seu adversário teve mais sorte para ter uma mão melhor que a sua. Não quer dizer que vc fez uma jogada errada, mas as condições não lhe favoreceram, e vc não havia controle sobre estas adversidades
Sou muito assim ativo o modo perfeccionista e acho que nunca vou errar em nada e que devo ser perfeita, não conto com o erro no meu caminho e quando erro algo bobo já fico super estressada não penso direito e as vezes erro mais, por não digerir o meu erro
Olha, estou no 7° Período de Psicologia, tenho formação em Filosofia e confesso que ando bem desanimado com o futuro desta profissão. Desanimado, entenda referente aos vieses que a academia está tomando, mas por outro lado me motiva a estudar cada dia mais e aprender o que eu puder para desenvolver, dentro da Psicologia, essa clareza demonstrada por você. Não criar pessoas dependentes de psicólogo ou remédios, mas sim mostrar que eles são fortes o suficiente para construir suas personalidades, analisando seus erros e seus acertos. Como diz o Fernando Conrado, "quanto mais eu sei, mais eu sou". Conhecer a si mesmo é a base da estrutura humana, algo que foi suplantado INTENCIONALMENTE pelos modelos sociais invertidos que temos hoje em dia. Valores, ética, moral, todos sendo corroídos pela imbecilidade. Mas é isso, cada um fazendo a sua parte. Fico feliz em vê-lo nesta nova fase (cristão) e por conhecer melhor seus pensamentos sobre a Psicologia. Um grande abraço! 🤜🏻🤛🏻
Júlio nessa mesma ideia de lidar com os proprios erros é que funciona uma confissão para nós católicos. Reconhecer a miséria e o mal que fizemos e pedir perdão publicamente, superando a vergonha e pedindo ajuda. O padre como diretor espiritual é alguem capacitado para nos ajudar a encontrar soluções e sentidos que muitas vezes esquecemos.
Quanta sabedoria desse cara, eu fico impressionado em todos os seus vídeos. Irmão, tenho certeza absoluta que Deus vai te usar muito nas igrejas para curar vidas e passar uma visão mais racional de muita coisa que acabamos espiritualizando demais... Vejo em vc um livro de provérbios em pessoa kkkk, nos ensinando a colocar essas coisas em prática com exemplos sólidos e realistas. Vc é top demais, que Deus continue te abençoando e te usando
Vídeo extremamente importante e necessário, desde pequeno não nos é ensinado sobre o erro, sobre evitar erros e até como lidar, e quando íamos mal na prova éramos penalizados.
Cara.. é muito legal como você fala com seu público, conheci você através do meu irmão mais novo que te acompanha há vários anos. Tenho a sua idade e sinto uma ressonância impressionante com suas falas. Parabéns pelo conteúdo, pela trajetória de vivência próximo à natureza e com tamanha transparência de sentimentos e pensamentos. Você me inspira bastante, mesmo tendo ainda pouco contato com seus vídeos (A leitura de 1984 foi o começo pra mim). Queria saber se você pretende algum dia fazer algum tipo de evento ou espaço aberto para visitantes presencialmente aí no espaço lindo que está construindo. Acho bem interessantes projetos de ecovilas onde as pessoas vão conhecer e aprender, em troca ajudando com trabalhos braçais que precisem. Exemplo: Roçar mato ou plantar hortas pela manhã, workshops ou rodas de conversa e reflexões em volta de uma fogueira à noite.
Traí a confiança de uma pessoa q amava muito, era a mais importante na minha vida. E isso sem nenhum motivo, eu só recebia carinho e presença. Eu não consigo me perdoar, e nem quero... 😢
Júlio, muito boa a sua explanação sobre o tema ERRO, vou aplicar esse método de 3°pessoa para fazer uma alto analise fa minha pessoa creio que cessarei alguns erros.
Julio, que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre com você....Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo seja multiplicada sobre sua vida é po toda a eternidade.....
Muito bom! (Eu conheço como "síndrome de Gabriela" : eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim , Gabrieeela - concordo consigo, é covardia e comodismo)
Júlio, muito interessante este assunto trazido no vídeo. Eu melhorei e mudei muito minha maneira de entender a minha própria vida usando métodos terapêuticos. Realmente funciona. As pessoas muitas vezes carregam culpas e traumas por não saberem lidar com eles. E isso é muito desgastante! Gratidão por vc nos ajudar a abrir os olhos!
Você é uma pessoa muito boa Julio, eu queria me expressar melhor e talvez você saiba o quanto eu queria, vejo os vídeos que você faz, ajudando as pessoas, mostrando o caminho certo, sua natureza é a bondade, eu pensei dizer que você seria meu mentor, meu treinador, meu professor, você entendeu, mas, não sigo oque você me diz pra fazer, eu quero, é claro, mas não sigo, mas posso dizer que você é minha referência, que quero alcançar, mas ultimamente não estou conseguindo. Você é incrível Julio, quando te olho, vejo a pureza, como se tivesse uma áurea em volta de você sabe kk. É isso, sei que você vai estar preparado. 💂🤍
Cara, sensacional os teus vídeos! Comecei a assistir você no podcast e todo dia assisto um aqui no RUclips. Tem me ajudado muito… Parabéns e obrigada! 😊🙏
Obrigado por mais uma sessão de terapia, ano passado acabei terminando um relacionamento que mudou muito a minha vida. Ainda sigo me recuperando. Anotei oq eu entendi do video e fiz um resumo: 1- Entender que o erro é inerente do ser humano (pode acontecer ou não) 2- Entender que os erros são um caminho para a evolução e aprendizagem
3- Aceitar que todo mundo erra
4- Não se depreciar 5- Não chorar pelo oq já foi, não irá mudar nada
6- Não errar novamente 7- Entender que pensar não vai mudar nada
8- ENTENDER O PORQUE O ERRO ACONTECEU PARA NAO ERRAR DNV 9- ADOTAR O AUTO-PERDÃO .
Tem uma citação de Epiteto que se encaixaria bem nesse contexto. “Se o seu problema tem solução, não há com que se preocupar. Se o seu problema não tem solução, de nada adianta se preocupar.”
Que citação foda principalmente nos dias atuais
ou seja desecana de tudo o q sera, sera
Ah querido epicteto, se fosse fácil assim.
Não é mesmo tão fácil assim.@@t.canabarro
Mas é amigo, reflita, é totalmente real@@t.canabarro
Não costumo comentar aqui, mas vou falar da minha experiência com isso.
No dia 28 de março do ano passado eu perdi uma amizade que eu tinha com uma pessoa minha, totalmente por minha culpa. E não era uma amizade qualquer, era de uma pessoa que eu considerava quase que meu melhor amigo.
Depois daquele dia, eu senti um sentimento horroroso e angustiante dentro de mim, que me corroía por dentro me fazendo lembrar disso, ressaltando tanto o que eu perdi tanto o que foi totalmente minha culpa.
Eu praticamente fiquei o ano inteiro nessa situação que se assemelha a a uma depressão, me fazendo falhar em muitas coisas importantes da minha vida, me sabotando verdadeiramente.
Eu só consegui sair disso mais ou menos em dezembro do ano passado, quando eu assisti um vídeo de uma figura polêmica chamada "Olavo de Carvalho", onde ressaltava a diferença entre arrependimento e remorso. Quando eu assisti aquele vídeo foi como uma chave virada na minha cabeça, e eu consegui decifrar o que de fato eu tava sentindo e consegui sair dessa sensação demoníaca chamada "remorso".
Não sei se alguém leu até aqui, até porque o texto deve ter ficado bem grande, mas espero ter agregado a conversa com minha experiência pessoal.
Eu li seu relato, passei por uma situação semelhante com a minha Mãe.
A figura polêmica que você se referiu é o maior filósofo e pensado do Brasil
você pensou em pedir perdão? demonstrar seu arrependimento e tentar "concertar" essa situação? acho válido nós passarmos por cima de nosso ego para tentar recuperar uma amizade ou relação com alguem, digo por experiencia própria. boa sorte!
@@denisuem já fiz isso a muito tempo, o perdão é uma coisa excelente para a alma
daora, vou ver o vídeo que você citou.
Faz um vídeo falando sobre desapontar os pais, a alguns dias eu falei sobre minha vontade de sair de casa e eles surtaram e me deixaram com medo de como iram reagir caso eu faça isso mesmo, mas não tem como eu ficar aqui, eu estou ficando doente, eles me tratam como centro das atenções me colocando sempre como prioridade em tudo, não posso ter autonomia de escolher e fazer o que quero, minha rotina gira em torna deles. Lembrando que eu tenho quase 20 anos.
Me encontro em uma situação parecido do que a sua, meus pais eles colocam muita pressão em mim e tenho tantos problemas pra resolver que estresse é o que não me falta.
Minha avó coloca pressão para eu me casar e sair de casa logo.
Como sera que eh ter um filho se 20 anos que tem toda a vida pela frente, e ao mesmo tempo tentar protegê-lo do mundo? Nao importa o que os outros te diga, soh vai entender quando for pai.
Meu caro eu tenho 28 anos e ainda continuo presa em casa e eles surtam quando falo q vou embora, dessa vez já comprei a passagem e vou mesmo q doa.
Bom, se é da sua vontade, tem como se manter e manter a casa (que é caro, vai por mim, vai muito além do aluguel/parcela).
Só digo uma coisa, mete o pé, doa a quem doer, se amadurece muito nesse processo, não só você, como também os pais.
Pelo seu comentário, me dá a impressão de que eles passaram os últimos 20 anos vivendo em sua função, e não em função deles e te mantendo no caminho correto, e isso também não é bom, mesmo que eles não saibam disso.
Recentemente larguei meu antigo emprego de 3 anos para me jogar em uma nova oportunidade, em menos de 2 meses percebi que essa decisão foi extremamente precipitada. O que mais me incomoda, é que eu não iria aceitar de cara, mas mesmo assim aceitei. E hoje estou aqui, louco pra largar tudo, mas existem pessoas que confiaram em mim, e não quero decepciona-las.
Mais difícil do q aprender c erro dos outros é aprender c os próprios erros.
12:03 poxa, fiquei muito emocionado, pois perdi minha mãe e sinto uma culpa gigantesca por não ter sido um filho mais amoroso e melhor. Que ela perdoe minha ignorância e arrogância, sempre a amei muito apesar de não demonstrar como deveria... 💔😢
Ela sabe.
Perdoe-se
Cara, eu te entendo perfeitamente, perdi minha mãe para o Alzheimer e fiz tudo que podia, mas fiquei com a sensação horrível de que poderia ou deveria ter feito mais. Com a terapia eu procuro entender que não havia nada mais ao meu alcance que eu pudesse fazer, e hoje eu sei que ela sabe que fiz o meu melhor.
Muito bom! Uma dica: se você é católico (ou se não é também e quiser) confesse seu erro com um padre e tenha a intenção de nunca mais cometer esse erro. Não há maneira mais eficaz de conseguir o perdão e se autoperdoar.
Além disso ainda é um sacramento de cura que efetivamente ajuda a não cometer o erro de novo
Confesse a Deus só ele pode perdoar e Jesus é o caminho não um padre que é também um pecador
@@taniavieira7948 Putz… no tema nada foi puxado para religião e você já vem com essa. Aparentemente esquece-se dizendo na própria Bíblia para confessarmos nossos pecados “uns aos outros”, e ali mesmo Jesus referia-se ao magistério, aos seus apóstolos. Deprimente, senhora.
Outra opção é escrever, pegar uma folha em branco e simplesmente por pra fora, alivia muito e traz essa sensação de terceira pessoa comentada no video
Reprimir os sentimentos nunca foi bom pra minha saúde mental, as vezes temos que arriscar sim mas saber a hora de recuar é essencial pra sobrevivência
Nas escolas deveria ter esse tipo de aula!!
Muito importante na formação do ser humano !
Imagina vários conteúdos como esse ?? ✨🏆
-Dois pensamentos quanto a isso:
-"Adubando a vida é que ela cresce", errar e fazer merda é da vida afinal errar é parte do aprendizado, mas tem de haver aprendizado e ai vem o segundo pensamento.
-"Errar uma vez é aprendizado, continuar errando é burrice", então a cada erro temos de melhorar mas para isso é preciso aprender com o erro e para isso a auto-critica e auto-analise tem de existir e ser feita o tempo todo.
-E as vezes ainda mesmo que se faça tudo no seu melhor os fatores esternos podem trazer o fracasso, e nunca esqueça a "vida não é justa", então você tem de se esforçar por você e pelo ambiente em volta por que quase sempre ele joga contra você.
Honestamente, eu discordo do seu segundo ponto, mas com cautela.
Eu acho que errar uma vez é aprendizado, e na próxima vez, no mesmo cenário, você já vai saber que aquela forma não funciona, mas você pode tentar outra forma e falhar, ou fazer de novo para ver se realmente vai falhar mesmo, e assim a pessoa vai pegando tato.
Não gosto nem um pouco do termo burrice, acho que se a pessoa fez algo e deu ruim, PORÉM, ela sabia do risco, eu não acho que ela foi burra, mas que ela fez uma aposta. Cada pessoa corre o risco que bem entender, é a decisão de cada um. Não se autodeprecie.
Eu sou bom em analisar a situação dos outros mas péssimo em analisar a minha, eu fico devaneiando horas e horas por dia, e sendo sincero, eu tenho mais interesse pela vida dos personagens que imagino do que pelo trabalho ou pela minha própria vida(cheia de frustrações também).
As vezes até incorporo situações que passei e que não consigo lidar nos personagems que imagino, ai fica mais facil processar, mas mesmo chegando no porque de parte do meu jeito de agir não funcionar e ja ter mudado o comportamento, o sentimento ruim não vai embora por nada.
Muito bom, Julio!
Eu tava de papo com uma menina ja faz uns anos e so no finalzinho de ano 2023 eu descobri que ela era muculmana. Por causa da religiao dela, nao podemos nos casar e nenhum dos dois esta disposto se converter (eu sou cristao). A gente ja nao se fala mais e de la ate hoje, sempre que pensava nela era bem doloroso. Ela eh uma pessoa realmente incrivel, de longe a melhor pessoa que conheci na minha vida. Ate a alguns minutos eu sofria bastante com a dor de ter a perdido mas depois de ver seu video me sinto mais aliviado. Eu entendi que meu erro foi nao ter perguntado sobre essa questao de religiao la no inicio de tudo, fazem uns 3 anos ja, por incrivel que pareca (me perdoem pelas palavras mal escritas, eu nao consigo colocar acentos nelas porque meu teclado nao permite). E eh como voce disse, foi um aprendizado que custou muito caro kkkk. Nesse meio tempo que a gente nao fala eu ate tentei conhecer umas pessoas, nao com o objetivo de construir um relacionamento como eu queria mas para ir praticando e depois de umas conversas eu sempre me pego pensando "de que religiao ela eh?" e acabo perguntando. Nunca mais vou esquecer disso antes de avancar numa relacao se nao hei-de cair no mesmo erro. Um abraco!
Não sou de comentar muito, mas vai aqui uma pergunta muito dificil de ser respondida e seria muito legal ver o Julio refletindo sobre em um video.
*Como lidar com o sentimento de injustiça?*
.
Eu digo de injustiça verdadeira e não somente o falso sentimento de "eu merecia" ou "eu não merecia".
Injustiça de exemplo, uma pessoa te deu um golpe e roubou seu dinheiro, isso sem quebrar as leis. E a pessoa vive muito bem e você está passando perrengue.
Um segundo exemplo seria a pessoa descobrir uma traição, ser deixado pelo parceiro. E o parceiro estar vivendo muito feliz com o amante e o traído sofrendo toda a carga negativa da solidão e vergonha (que querendo ou não a pessoa sente por ser traido).
Existe alguma forma de lidar com esse sentimento de injustiça? Durante minha vida eu vi muito que esse é um dos sentimentos mais dificeis de uma pessoa superar. Mesmo que a pessoa se de bem na vida e fique muito rica por exemplo. Ela sempre vai ter recaídas com emoções negativas por lembrar da "injustiça" que sofreu.
Para mim, parece que a lembrança da "injustiça" fica armazenada no cerebro na parte de "problemas para serem resolvidos". E como somos maquinas de resolver problemas, nosso cerebro fica remoendo a injustiça que sofremos como se fosse um problema a ainda ser resolvido. E daí entra o paradoxo, pois não se pode ser resolvido. Porque se pudesse ter sido resolvido, o nome não seria "injustiça".
Se eu não me engano ele já fez um vídeo sobre isso algum tempo atrás, abordando bem essa temática de como, por exemplo, a televisão nos alimenta com injustiça todo dia e etc e como lidar com isso
Boa pergunta, e gostaria de ver a resposta de um profissional sobre o assunto também, mas enquanto eu fui lendo, a primeira coisa que veio em minha mente é o perdão, liberar o perdão tanto para si quanto para o próximo, a pessoa te lesou, a pessoa te traiu, feriu, fez o mau contigo, libera o perdão e acredito que não ficará remoendo mais. Estará liberto do fardo, e sabendo que você está do lado da verdade é um sucesso, como no exemplo, o outro esta rico "vivendo bem" mas se a pessoa lesada libera o perdão ela sabe que ela esta do lado verdadeiro da historia e tem forças para passar o perrengue, ate porque não ficará nessa situação para sempre, visto que correrá atrás de melhorar a posição que se encontra . Aqui falei sem colocar religião.
Mas como Cristão que sou, visto que Jesus me ensina a amar o meu inimigo, aquém me persegue, perdoar quantas vezes for preciso, esse sentimento de injustiça não tem espaço. Causa dor, claro, mas passa e logo, porque Jesus te da uma paz que excede o entendimento, logo não tem ciência que explica.
Filipenses 4:7
"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes, através de Cristo Jesus."
Difícil demais essa situação. Passei por isso também. Larguei minha profissão e fui fazer parte de um novo projeto. Remuneração a base de comissão. Nos primeiros dois anos não ganhei um centavo, só trabalhando e estruturando o departamento. Passei muita necessidade no final, pois minhas economias tinham acabado. De repente as coisas começaram a dar certo e o dinheiro começou a entrar, aos poucos. Porém, a empresa explodiu de tamanho e quando meu departamento (exportação de vestuário) começou a decolar, veio outra pessoa - com muita influência interna - e simplesmente tomou posse de tudo. Fiquei 3 anos vendo esse cara levar 90% das comissões enquanto eu vivia com uma mixaria. Quase 1 milhão de reais em comissões! Enfim, passei anos correndo atrás e quem levou foi outro. Desesperador. Entrei num desânimo violento e tudo começou a desabar na minha vida. E a única coisa que você pode fazer é ir atrás do pilantra e acertar às contas. Mas, se você é Cristão, como fazer isso? Tem situações na vida que são terríveis. E o que me atormenta é saber que esse cara me roubou, ficou mais rico do que já era e ficou tudo por isso mesmo. Não tive coragem de ultrapassar a linha vermelha. Fazem alguns anos que isso aconteceu, estou tocando minha vida, trabalhando e estudando muito, casei e tenho 3 meninas pequenas, mas mesmo assim, a cada dia que passa a revolta só aumenta. Não sei como resolver isso também . Complicado demais. Espero que todos que foram realmente injustiçados encontrem a paz. É o que resta ...
Não sou a criadora do vídeo, mas posso lhe afirmar uma coisa com toda certeza: não é porque você não está vendo, que não está acontecendo...
A vida me ensinou a engolir sapo, a baixar a cabeça e me tirar toda ambição de ter honra.
Ocasionalmente, a justiça pode se revelar. Quando ela aparece, é a coisa mais linda do mundo. Mas, não dá p ela te servir durante toda vida, à não ser q vc delire q tem poder.
Exclenete vídeo, cai no conto do vigário em 2018. Acordei cedo, li uma montoeira de liveros, abri negocios, estudei e me lasquei. Recomecei no meio de 2023, entendendo que sou falho e que é melhor aproveitar a estrada do que só pensar no destino.
Então amigo, não entendi quando vc disse que se lascou oque houve ? Esse hábitos foram ruins para vc ?
Julio, suas últimas palavras que me prenderam a atenção de forma mais profundo. Tenho problema com isso!
"Não querer mudar um traço seu que te incomoda". Tenho dificuldade real. Procrastinação. Digo hj eu mudo e n mudo. Digo essa semana eu mudo, e nada acontece. Sinto só uma grande vontade mas nunca é o suficiente.
Cara, sou mentor de concursos públicos e esse é um problema recorrente na minha área. É dificil mesmo, mas usando as tecnicas e estrategias corretas, e querendo (voce diz que quer muito ) você consegue. O proprio Julio tem video falando sobre isso. Pesquisa ai Julio Lobo - procrastinação que você vai achar boas informações. Força guerreiiro e bora!
Era exatamente de um video com esse tema que eu precisava, obrigado julio
Sensacional, sem divindades na terra... Somos seres humanos cheios de defeitos mas é incrível como existem pessoas que acreditam ser diferentes
Tá escrito na biblia que a vida do justo é como o sol que vai brilhando até ser dia perfeito. Assim deve ser a vida de um cristão. Jesus disse sede vós perfeitos como é perfeito o nosso pai celestial. Mas temos que entender que essa capacitação vem do próprio Deus e não de nós mesmos. Repare quando você está orando. Lendo a bíblia. Quando possível jejuando , você recebe força pra resistir situações que antes não resistia. isso mostra que é Deus que nos fortalece a glória é só pra Deus que nos fortalece
Sobre terapia, eu percebi que a nossa mente as vezes deixa as coisas muito grandes, problemas ficam muito maiores, só o fato de falar em voz alta qual é a situação, pode te mostrar o quanto é boba e pequena, isso aconteceu comigo
Eu ia fazer um comentário nesse vídeo fazendo o relato do meu caso como muitos fizeram pra ver se alguém que se identificasse poderia me aconselhar, e enquanto eu digitava aconteceu exatamente isso que você disse.
@@viniciusaires3013 sim, as vezes é bom escrever e ler seus próprios argumentos
A vida é um aprendizado constante
Errou ??? OK
Dá pra corrigir ??? Não
Siga em frente e não cometa o mesmo erro
Errar é humano, persistir no erro já burrice
Não existe uma vida perfeita sem erros, todo mundo erra
Depois que eu aprendi isso, minha vida emocional e social melhorou muito
um livro muito bom sobre erros é do Joseph Tissot - a arte de aproveitar as suas faltas. Muito bom ele escreveu esse livro com base nos ensinamentos de São Francisco de Sales, Doutor da igreja
Julio o problema é quando a pessoa se alto avalia e acha que está certo mesmo fazendo errado
Concordo com o fato de podermos aprender com os erros. Também acho que podemos nos preparar e aprender com os erros dos outros. Porque algumas pessoas acabam usando os seus erros como desculpa para estar sempre errando: "É errando que se aprende", pensam. Hoje em dia há muita literatura e histórias para ler e meditar sobre. Por sermos imperfeitos, vamos errar muito. Mas podemos aprender com os erros nossos e dos demais.
Sempre iniciando algo novo tento pesquisar pessoas que viveram o mesmo e o caminho que tomaram. Poupa bastante dor de aprendizado
O conceito de assembleia de vozes ajuda muito nesse caso
Esse é O Psicólogo, tal qual é raro de se vê. Agora vou por em prática este conhecimento.
Me identifiquei muito com o seu relato de conversão.
E muito obrigado pelo conteúdo desse vídeo.
O segredo para lidar com erros é saber diferenciar a culpa de responsabilidade. Basicamente a culpa é um sentimento negativo e importante sobre um erro que cometemos, já a responsabilidade é a nossa atitude diante do erro cometido na intensão de evitá-lo ou corrigi-lo. Aí que entra o que o Julio falou sobre tirar o sentimento do erro e pensar em como não comete-lo novamente, ou como corrigi-lo se for possível.
Julio , já vi vários vídeos de alto ajuda , de psicologia ...você é fera
.simples e objetivo ....na realidade existe um problema na humanidade....o medo .....medo era uma defesa ....hoje ele trava ....no fundo todos nós sabemos dos erros acertos ..... obviamente que tem pessoas que não enxergam...mas na maioria falta coragem .....medo do novo ....medo do escuro .... normalmente quem não tem esse medo flui ..quebra a cara , mas faz ....sinônimo de felicidade é mover ....por menor que seja o passo ....movendo as coisas mudam
No meu ponto de vista, poucas coisas que são tão frustrantes quanto errar, ainda mais se for consigo mesmo e várias vezes. Imaginar um futuro, saber como e onde você precisa estar, no entanto, ser tão fraco a ponto de não realizar qualquer ação.
Acho que a questão é levar a sério aquilo que você realmente quer, as vezes sonhos podem se tornar realidade
Você não é fraca, salvo se acreditar que sim.
Muitos erros a se reparar por aqui, esse vídeo foi muito útil, como sempre.
Escutei pouco e falei muito 👍
É uma decisão que exije coragem, hoje eu pago o preço de não ter saifo de casa por causa dos meus pais, eles ja se foram, e hoje com 51 anos to morando na casa que era da minha mãe e ainda solteiro, meus irmãos moram no mesmo terreno cada um com sua família, eu gostaria de ter me casado com 20 anos mas era muito timido , hoje sou mais desinibido, mas as pessoas que tem passado pela minha vida não senti firmeza de começar um relacionamento serio, só havia interesses egoista logo não dava certo mas ainda to na esperança de encontrar alguem que realmente me leva a serio como esposo e família....
Que coincidência incrível! Eu moro sozinho e estava aqui preparando a janta e pensando sobre uma conversa que tive com um colega de trabalho e que gerou a seguinte conclusão: ele tem um perfil de sucesso e eu um perfil de fracasso, o que explica nossas grandes diferenças de forma geral, aí me sentei pra jantar e fui puxar um vídeo do Julio pra me fazer companhia durante o jantar (o que já virou um costume) e vejo este vídeo. Caiu como uma luva, porém creio que eu não esteja afim de mudar a situação atual então vou prosseguir empurrando com a barriga e ver no que dá, preciso segurar as pontas enquanto meus pais ainda estão por aqui e quando eles se forem eu darei start no meu projeto andarilho.
Nao é facil se ver por outro angulo e ver que deixou seus sonhos acreditando que seu parceiro o apoiaria....ledo engano, voce ainda vai ouvir do outro que nao correu atras porque nao quis, nao porque a outra pessoa fazia uma tempestade ou um dramalhao colocando mil impecilios para que voce não conseguisse...é isso ai Pessoal. Obrigada Julio.
Não sei se entra na intenção que vc quis trazer ao vídeo, mas acho legal tmb acrescentar que não estamos no controle de tudo e algum "erro" que "cometemos" não seja exatamente um erro nosso. Não sei se consegui expressar bem. Tipo no poker vc pode realizar ações que são certas para a mão que vc tem, porém, por puro azar do destino o seu adversário teve mais sorte para ter uma mão melhor que a sua. Não quer dizer que vc fez uma jogada errada, mas as condições não lhe favoreceram, e vc não havia controle sobre estas adversidades
Sou muito assim ativo o modo perfeccionista e acho que nunca vou errar em nada e que devo ser perfeita, não conto com o erro no meu caminho e quando erro algo bobo já fico super estressada não penso direito e as vezes erro mais, por não digerir o meu erro
Bom dia a tds. essa de se sentir " frustado" é ótima...geralmente quer nos atingir Júlio....mas me libertei disto🙌🙌🙌...excelente reflexão ..👏👏👏
Como falta profissional deste calibre! Incrível!
Eu nunca pensei desta forma.
Obrigado por compartilhar amigo.
Olha, estou no 7° Período de Psicologia, tenho formação em Filosofia e confesso que ando bem desanimado com o futuro desta profissão. Desanimado, entenda referente aos vieses que a academia está tomando, mas por outro lado me motiva a estudar cada dia mais e aprender o que eu puder para desenvolver, dentro da Psicologia, essa clareza demonstrada por você. Não criar pessoas dependentes de psicólogo ou remédios, mas sim mostrar que eles são fortes o suficiente para construir suas personalidades, analisando seus erros e seus acertos. Como diz o Fernando Conrado, "quanto mais eu sei, mais eu sou". Conhecer a si mesmo é a base da estrutura humana, algo que foi suplantado INTENCIONALMENTE pelos modelos sociais invertidos que temos hoje em dia. Valores, ética, moral, todos sendo corroídos pela imbecilidade. Mas é isso, cada um fazendo a sua parte.
Fico feliz em vê-lo nesta nova fase (cristão) e por conhecer melhor seus pensamentos sobre a Psicologia. Um grande abraço! 🤜🏻🤛🏻
Júlio nessa mesma ideia de lidar com os proprios erros é que funciona uma confissão para nós católicos. Reconhecer a miséria e o mal que fizemos e pedir perdão publicamente, superando a vergonha e pedindo ajuda. O padre como diretor espiritual é alguem capacitado para nos ajudar a encontrar soluções e sentidos que muitas vezes esquecemos.
Eu continuo extramente preocupada com as mudanças climáticas e com o colapso econômico que eu acho que vai acontecer .....
Esse vídeo caiu como uma luva para mim
Bem a história do filme Livre, faz um vídeo falando desse filme!!
O vale dos fracassos é silencioso
Muito boa reflexão , assumir um erro e Tirar um saco de pedras das costas além de desarmar qualquer pessoa.
2:54 é exatamente assim.Dá uma sensação de fracasso sinistra, sinistra mesmo.
Simplesmente obrigado!
Quanta sabedoria desse cara, eu fico impressionado em todos os seus vídeos. Irmão, tenho certeza absoluta que Deus vai te usar muito nas igrejas para curar vidas e passar uma visão mais racional de muita coisa que acabamos espiritualizando demais... Vejo em vc um livro de provérbios em pessoa kkkk, nos ensinando a colocar essas coisas em prática com exemplos sólidos e realistas. Vc é top demais, que Deus continue te abençoando e te usando
Tel redes curso de eletricista e canal do RUclips..te citou sobre fé!
Vídeo extremamente importante e necessário, desde pequeno não nos é ensinado sobre o erro, sobre evitar erros e até como lidar, e quando íamos mal na prova éramos penalizados.
Cara.. é muito legal como você fala com seu público, conheci você através do meu irmão mais novo que te acompanha há vários anos. Tenho a sua idade e sinto uma ressonância impressionante com suas falas. Parabéns pelo conteúdo, pela trajetória de vivência próximo à natureza e com tamanha transparência de sentimentos e pensamentos. Você me inspira bastante, mesmo tendo ainda pouco contato com seus vídeos (A leitura de 1984 foi o começo pra mim).
Queria saber se você pretende algum dia fazer algum tipo de evento ou espaço aberto para visitantes presencialmente aí no espaço lindo que está construindo. Acho bem interessantes projetos de ecovilas onde as pessoas vão conhecer e aprender, em troca ajudando com trabalhos braçais que precisem. Exemplo: Roçar mato ou plantar hortas pela manhã, workshops ou rodas de conversa e reflexões em volta de uma fogueira à noite.
Traí a confiança de uma pessoa q amava muito, era a mais importante na minha vida. E isso sem nenhum motivo, eu só recebia carinho e presença. Eu não consigo me perdoar, e nem quero... 😢
Júlio, muito boa a sua explanação sobre o tema ERRO, vou aplicar esse método de 3°pessoa para fazer uma alto analise fa minha pessoa creio que cessarei alguns erros.
Nosso pior inimigo e o ego
Paisagem linda! Um golpe de vista que por momentos o céu me pareceu um grande lago distante no horizonte.
Eu esperava mais que falasse sobre escolhas erradas em nossas vidas.
Ele falou
GANHOU + 1 LIKE (SC) Santa Catarina. Balneário Gaivota ...
.
.
.
.
Oi boa tarde gostaria de ver um vídeo seu falando como purificar água onde vc está na mata pfr um abraço
Ótimo vídeo. Na maioria das vezes as respostas para lidar com erros, está na nossa mente.
com certeza esse é um dos melhores videos no youtube!
Julio, que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre com você....Que a graça e a paz do Senhor Jesus Cristo seja multiplicada sobre sua vida é po toda a eternidade.....
Muito bom!
(Eu conheço como "síndrome de Gabriela" : eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim , Gabrieeela - concordo consigo, é covardia e comodismo)
Muito importante essas reflexões
O livro "O observador" do Dr.Ricardo Jaalouk fala sobre isso, muito bom
Julio Lobo, a minha mais nova descoberta extraordinária no you tube. Obrigado cara.
Eu não tenho problema nenhum em admitir meus erros, seja na vida profissional, seja na vida privada!
Júlio, muito interessante este assunto trazido no vídeo. Eu melhorei e mudei muito minha maneira de entender a minha própria vida usando métodos terapêuticos. Realmente funciona. As pessoas muitas vezes carregam culpas e traumas por não saberem lidar com eles. E isso é muito desgastante! Gratidão por vc nos ajudar a abrir os olhos!
Júlio.... que aprendizado!!! Que Deus te abençoe sempre 🙏🙏🙏
Foi muito claro, obrigada pelo vídeo 🙏🙏🙏
AQUI ENCONTREI O ESPAÇO PARA FAZER O BANCO ITAU ASSUMIR RESPONSABILIDADES QUE SAO OBRIGAÇAO DELE..AGRADEÇO PELO ESPAÇO..
Júlio mto obrigada.
Doi também saber que uma conversa poderia trazer clareza e até reconciliação e a pessoa magoada não quer .
COMO PODE UM HOMEM ME TRAZER TANTA PAZ...
❤️🩹
nada como um vídeo feito por um psicólogo. muito o bom o vídeo.
Você é uma pessoa muito boa Julio, eu queria me expressar melhor e talvez você saiba o quanto eu queria, vejo os vídeos que você faz, ajudando as pessoas, mostrando o caminho certo, sua natureza é a bondade, eu pensei dizer que você seria meu mentor, meu treinador, meu professor, você entendeu, mas, não sigo oque você me diz pra fazer, eu quero, é claro, mas não sigo, mas posso dizer que você é minha referência, que quero alcançar, mas ultimamente não estou conseguindo. Você é incrível Julio, quando te olho, vejo a pureza, como se tivesse uma áurea em volta de você sabe kk. É isso, sei que você vai estar preparado. 💂🤍
Ótimo conteúdo
Meu tutor compartmental. check!
Obrigada
Muito bom, obrigado 🫂
Paz do Senhor irmão Júlio....
Reconnect que e erro e um bom comeco e melhor ainda concluir que nao mais queremos ser representado daquela ma eira.
Top!
Video muito top 🔝
Conhecia você pelo sobrevivencialismo vi um corte no Instagram e conheci esse belo canal. Parabens
Ótimo assunto!!!
Cara, sensacional os teus vídeos! Comecei a assistir você no podcast e todo dia assisto um aqui no RUclips. Tem me ajudado muito… Parabéns e obrigada! 😊🙏
Ser mais amável comigo
Melhor background de todos os vídeos até agora
Salve Julio.
Obrigado por mais uma sessão de terapia, ano passado acabei terminando um relacionamento que mudou muito a minha vida. Ainda sigo me recuperando. Anotei oq eu entendi do video e fiz um resumo:
1- Entender que o erro é inerente do ser humano (pode acontecer ou não)
2- Entender que os erros são um caminho para a evolução e aprendizagem
3- Aceitar que todo mundo erra
4- Não se depreciar
5- Não chorar pelo oq já foi, não irá mudar nada
6- Não errar novamente
7- Entender que pensar não vai mudar nada
8- ENTENDER O PORQUE O ERRO ACONTECEU PARA NAO ERRAR DNV
9- ADOTAR O AUTO-PERDÃO .
Que inspiração vc é pra mim , primeira vez que assisto, não vou parar mais
Parabéns Júlio!! 🎉
Parece até coincidência esse vídeo ter sido lançado nesse momento, logo quando descubro que cometi um dos maiores erros da minha vida...
Excelente conteúdo e maravilhoso cenário que O Criador construiu pra vc fazer essa live!!!!
Amo ouvir ele falar 💖
indico o Livro: O Homem e a eternidade
Eu quero se uma pessoa menos crítica comigo mesma e me amar mais ser mais minha própria amiga
Ótimo vídeo.
Obrigada !!! Júlio vemos q a melhor maneira na vida pra aprender q fez m é APRENDER BO AMOR OU NA DOR COM CERTEZA
acordei hoje já precisando desse vídeo, obrigada
Muito bom Júlio....