Amou daquela vez como se fosse a última Beijou sua mulher como se fosse a última E cada filho seu como se fosse o único E atravessou a rua com seu passo tímido Subiu a construção como se fosse máquina Ergueu no patamar quatro paredes sólidas Tijolo com tijolo num desenho mágico Seus olhos embotados de cimento e lágrima Sentou pra descansar como se fosse sábado Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago Dançou e gargalhou como se ouvisse música E tropeçou no céu como se fosse um bêbado E flutuou no ar como se fosse um pássaro E se acabou no chão feito um pacote flácido Agonizou no meio do passeio público Morreu na contramão atrapalhando o tráfego Amou daquela vez como se fosse o último Beijou sua mulher como se fosse a única E cada filho seu como se fosse o pródigo E atravessou a rua com seu passo bêbado Subiu a construção como se fosse sólido Ergueu no patamar quatro paredes mágicas Tijolo com tijolo num desenho lógico Seus olhos embotados de cimento e tráfego Sentou pra descansar como se fosse um príncipe Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo Bebeu e soluçou como se fosse máquina Dançou e gargalhou como se fosse o próximo E tropeçou no céu como se ouvisse música E flutuou no ar como se fosse sábado E se acabou no chão feito um pacote tímido Agonizou no meio do passeio náufrago Morreu na contramão atrapalhando o público Amou daquela vez como se fosse máquina Beijou sua mulher como se fosse lógico Ergueu no patamar quatro paredes flácidas Sentou pra descansar como se fosse um pássaro E flutuou no ar como se fosse um príncipe E se acabou no chão feito um pacote bêbado Morreu na contramão atrapalhando o sábado Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir Por me deixar respirar, por me deixar existir Deus lhe pague Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir Pela fumaça e desgraça que a gente tem que tossir Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair Deus lhe pague Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir Deus lhe pague
a primeira parte parece que é simplesmente um trabalhador brasileiro, feliz com a família que tem e a vida humilde, que tem um fim trágico pelas más condições de trabalho. Na segunda parte, parece um trabalhador com a mesma situação, porém com desgosto e tristeza, que acaba por se jogar, tentando dar fim a todo o sofrimento de um trabalhor pobre brasileiro. Também o fato das distorções das frases da segunda parte, demonstrando a agônia misturada a tristeza utilizando o alcool como elemento conector dos dois sentimentos
A interpretação que eu tenho da letra deixa ela ainda mais sombria, tipo, o cara que tá sendo falado na música ou propositalmente "tropeçou" ou de certa forma sabia que isso ia acontecer e aproveitou seu último dia de vida. E os versos mostram diferentes pontos de vista: a esposa, um colega que odiava ele e fala sobre com desgosto e acha que ele traí a esposa e a mídia sensacionalista que além de não contar todas as informações, exagera em diversos pontos só pra ganhar audiência, verdadeiros urubus carniceiros.
Na verdade não é estranho, afinal ele conta a história de um pai de família mestre de obra que teve um fim trágico... e após contar a história ele desfigura as frases e torna tudo mais incrível, uma sensação aconchegante essa música transpira, além de ser muito inspiradora! Isso q eu penso sobre...
pra min não é estranha, me identifico totalmente com eu avô que se suicidou... Ele deixou todas contas pagas, cartas e bom, morreu na contramão "atrapalhando o trafego".
@@semfuturo6744 por conta do que é dito na música, sobre a discussão do trabalhador brasileiro. tem vários textos na internet sobre o que Chico Buarque está querendo transmitir através dessa música, recomendo bastante :)
@@semfuturo6744 o cara fez a mesma coisa que você, expor a opinião. Sua interpretação do que ele disse foi totalmente disfuncional, ninguém disse que não pode sentir paz ou revolta. Saiba interpretar amigo, essa é a "liberdade de opinião moderna" ... e com ela essa subjetividade no entendimento, triste.
curiosidade: essa letra demorou um ano para ser escrita pois ela foi planejada. Todas as últimas palavras teriam de ser proparoxítonas. carai, chico buarque é foda. Fez uma música usando apenas proparoxítonas como últimas e a música ainda fez sentido!!
Parece a história de um pedreiro com duas interpretações: ele tava sofrendo e acabou "caindo" na contramão. Ele ficou bêbado e por isso caio na contramão. Ou ele só se acidentou mas se for ver a música diz q ele soluçou e o trecho q fala entre cimento e lágrimas dão mais margem pra não ser um simples acidente.
Pode-se dizer que vem duas visões a respeito da letra que levam a um único propósito do tema da canção: m0rte por acidente, e não suicídi0 como muitos acreditam ser. Mesmo sendo uma boa interpretação, pense comigo: o que a música diz é sobre um homem que já trabalhara demais, muito exausto, porém feliz, porque tinha sua esposa e filhos, ou seja, tinha um "motivo" para incentivá-lo a buscar o pão de cada dia. Entretanto, isso não anula a tristeza do personagem de tanto trabalhar como a sociedade impunha ao homem naquela época (ditadura em si), então, graças às negligências da construção em que ele exaustivamente trabalhava contribuiu para o fatídico acidente.
Com isso, ele acabou caindo, por querer de certa forma disfarçar seu cansaço, dançando, bebendo e soluçando, só que a própria negligência do que ele era obrigado a fazer foi a chave pra sua queda e m0rrend0 na contramão.
Já quando o verso se repete mudando as palavras no final, a gente entende como se fosse o que a mídia, os jornais e o GOVERNO queriam passar pra sociedade. De um homem que se acidentou por fazer besteira, beijando a mulher como se fosse a "única", ou seja, um mulherengo; cada filho como se fosse o pródigo, ou seja, dando a falsa confiança de que apenas um dos filhos seria o "predileto". Atravessou a rua com seu passo bêbado, ou seja, trabalhou embriagado. Com isso, o personagem, nesta visão sensacionalista, se acidentou bêbado por sua própria irresponsabilidade e m0rrend0 na contramão atrapalhando o público, ou melhor, os telespectadores que ajudam a espalhar uma história deturpada do bendito homem trabalhador e honesto
Então, o segundo verso é basicamente a máscara que a mídia usava (e ainda usa) pra disfarçar m0rtes por negligência de suas próprias irresponsabilidades que levaram ao fim das vidas de muitos trabalhadores. Por isso o final: Deus lhe pague!
De início achei q era ou de um pedreiro bêbado q se acidentou na rua ou de ele ter se tacado do prédio e morreu mas depois vi q nao. Era de um acidente de trabalho.
Pensei nisso, esses dias teve uma pessoa que se jogou na frente do metrô de SP e atrasou todo mundo, e os vídeos no ttk tinham tipo "tudo bem se m4atar mas precisava atrapalhar todo mundo"
Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado
Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe
Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago
Dançou e gargalhou como se ouvisse música
E tropeçou no céu como se fosse um bêbado
E flutuou no ar como se fosse um pássaro
E se acabou no chão feito um pacote flácido
Agonizou no meio do passeio público
Morreu na contramão atrapalhando o tráfego
Amou daquela vez como se fosse o último
Beijou sua mulher como se fosse a única
E cada filho seu como se fosse o pródigo
E atravessou a rua com seu passo bêbado
Subiu a construção como se fosse sólido
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas
Tijolo com tijolo num desenho lógico
Seus olhos embotados de cimento e tráfego
Sentou pra descansar como se fosse um príncipe
Comeu feijão com arroz como se fosse o máximo
Bebeu e soluçou como se fosse máquina
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo
E tropeçou no céu como se ouvisse música
E flutuou no ar como se fosse sábado
E se acabou no chão feito um pacote tímido
Agonizou no meio do passeio náufrago
Morreu na contramão atrapalhando o público
Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contramão atrapalhando o sábado
Por esse pão pra comer, por esse chão pra dormir
A certidão pra nascer e a concessão pra sorrir
Por me deixar respirar, por me deixar existir
Deus lhe pague
Pela cachaça de graça que a gente tem que engolir
Pela fumaça e desgraça que a gente tem que tossir
Pelos andaimes pingentes que a gente tem que cair
Deus lhe pague
Pela mulher carpideira pra nos louvar e cuspir
E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir
E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir
Deus lhe pague
a primeira parte parece que é simplesmente um trabalhador brasileiro, feliz com a família que tem e a vida humilde, que tem um fim trágico pelas más condições de trabalho.
Na segunda parte, parece um trabalhador com a mesma situação, porém com desgosto e tristeza, que acaba por se jogar, tentando dar fim a todo o sofrimento de um trabalhor pobre brasileiro.
Também o fato das distorções das frases da segunda parte, demonstrando a agônia misturada a tristeza utilizando o alcool como elemento conector dos dois sentimentos
Que perfeição chico Buarque só tem canção boaaa
Cara que música linda nmrl
eu ja ficava triste agr to só o bagaço
Tmjkk
Tbm kkkk
A interpretação que eu tenho da letra deixa ela ainda mais sombria, tipo, o cara que tá sendo falado na música ou propositalmente "tropeçou" ou de certa forma sabia que isso ia acontecer e aproveitou seu último dia de vida. E os versos mostram diferentes pontos de vista: a esposa, um colega que odiava ele e fala sobre com desgosto e acha que ele traí a esposa e a mídia sensacionalista que além de não contar todas as informações, exagera em diversos pontos só pra ganhar audiência, verdadeiros urubus carniceiros.
Muito massa....Chico, nosso maior artista.......
melhor vídeo💅💆📍
Eu sempre volto aki ouvir esse hino👑
se imaginar na letra dessa musica é algo incrível, confuso, estranho, porem incrível e único
Na verdade não é estranho, afinal ele conta a história de um pai de família mestre de obra que teve um fim trágico... e após contar a história ele desfigura as frases e torna tudo mais incrível, uma sensação aconchegante essa música transpira, além de ser muito inspiradora! Isso q eu penso sobre...
Conta a história de um trabalhador proletariado brasileiro
@@halfbit5447 quando digo estranho me refiro ao mix de sensações
Melancólico, perfeito
Construção é perfeito,ainda mais com slowed
Such a vibe! Love Chico Buarque and the album of the same title 🔥🔥🔥🔥♥️♥️♥️♥️
His songs are really great 🗣️
@@Bellyisa19 qual é o nome da animação?
@@itallopereira2274 Eu não sei, desculpa :/
@@itallopereira2274 Kimagure Orange Road: Ano Hi ni Kaeritai (1988)
Eu pensando que era uma música feliz, do nada o cara cai da construção.
Mano porr4 eu não tinha me ligado fiquei bolado agr
A letra é tão estranha mais a melodia traz uma vibe surreal principalmente em slowed isso tá perfeito ❤️ ❤️
A letra é estranha?
pra min não é estranha, me identifico totalmente com eu avô que se suicidou...
Ele deixou todas contas pagas, cartas e bom, morreu na contramão "atrapalhando o trafego".
@@cielthl Agora com o passar do tempo tbm passei a me indentificar sinto muito amg
Não é estranha. é visceral rs
sério isso ta perfeito demais
Essa música é tão suicide, mas é tão gostosa de ouvir.
MPB , meu gosto musical
esse solinho de trombone aí ficou muito bom
MUITO BOA MUSICA AMAI ELA EM SLOWED DA PRA ENTENDER MELHOR💘💘
Muito bom 👁️👄👁️👌🏻
Essa música traz uma sensação de paz🕊️
paz? não deveria ser revolta?
@@opiveteinvisivel não pq?
@@semfuturo6744 por conta do que é dito na música, sobre a discussão do trabalhador brasileiro. tem vários textos na internet sobre o que Chico Buarque está querendo transmitir através dessa música, recomendo bastante :)
@@opiveteinvisivel cara não pode nem mais falar o que a música é para vc o que traz uma sensação de paz com o seu ritmo e por causa do som
@@semfuturo6744 o cara fez a mesma coisa que você, expor a opinião.
Sua interpretação do que ele disse foi totalmente disfuncional, ninguém disse que não pode sentir paz ou revolta. Saiba interpretar amigo, essa é a "liberdade de opinião moderna" ... e com ela essa subjetividade no entendimento, triste.
curiosidade: essa letra demorou um ano para ser escrita pois ela foi planejada.
Todas as últimas palavras teriam de ser proparoxítonas.
carai, chico buarque é foda. Fez uma música usando apenas proparoxítonas como últimas e a música ainda fez sentido!!
Krai essa eu não sabia
perfeita e afins👁️👄👁️
4:31 a melhor parte
Ameeeei
Assim, mais lenta, ficou parecido com Emílio Santiago 😮
Parece a história de um pedreiro com duas interpretações: ele tava sofrendo e acabou "caindo" na contramão. Ele ficou bêbado e por isso caio na contramão. Ou ele só se acidentou mas se for ver a música diz q ele soluçou e o trecho q fala entre cimento e lágrimas dão mais margem pra não ser um simples acidente.
Pode-se dizer que vem duas visões a respeito da letra que levam a um único propósito do tema da canção: m0rte por acidente, e não suicídi0 como muitos acreditam ser. Mesmo sendo uma boa interpretação, pense comigo: o que a música diz é sobre um homem que já trabalhara demais, muito exausto, porém feliz, porque tinha sua esposa e filhos, ou seja, tinha um "motivo" para incentivá-lo a buscar o pão de cada dia. Entretanto, isso não anula a tristeza do personagem de tanto trabalhar como a sociedade impunha ao homem naquela época (ditadura em si), então, graças às negligências da construção em que ele exaustivamente trabalhava contribuiu para o fatídico acidente.
Com isso, ele acabou caindo, por querer de certa forma disfarçar seu cansaço, dançando, bebendo e soluçando, só que a própria negligência do que ele era obrigado a fazer foi a chave pra sua queda e m0rrend0 na contramão.
Já quando o verso se repete mudando as palavras no final, a gente entende como se fosse o que a mídia, os jornais e o GOVERNO queriam passar pra sociedade. De um homem que se acidentou por fazer besteira, beijando a mulher como se fosse a "única", ou seja, um mulherengo; cada filho como se fosse o pródigo, ou seja, dando a falsa confiança de que apenas um dos filhos seria o "predileto". Atravessou a rua com seu passo bêbado, ou seja, trabalhou embriagado. Com isso, o personagem, nesta visão sensacionalista, se acidentou bêbado por sua própria irresponsabilidade e m0rrend0 na contramão atrapalhando o público, ou melhor, os telespectadores que ajudam a espalhar uma história deturpada do bendito homem trabalhador e honesto
Então, o segundo verso é basicamente a máscara que a mídia usava (e ainda usa) pra disfarçar m0rtes por negligência de suas próprias irresponsabilidades que levaram ao fim das vidas de muitos trabalhadores. Por isso o final: Deus lhe pague!
@@JoaoVitor-mz2dn Boa interpretação meu chará
Poesia.
De início achei q era ou de um pedreiro bêbado q se acidentou na rua ou de ele ter se tacado do prédio e morreu mas depois vi q nao. Era de um acidente de trabalho.
Sim gostei
Jesus te ama!
Amém!
Aleluia
👏👏👏
Se eu pudesse ouvir uma músicas enquanto morria
depressao lenta obrigado deus
Deus lhe pague
A música relata um suicídio e consegue ser a melhor do cb, o cara é foda dms
rubusto.
Qual o nome deste anime por favor?
Kimagure orange road. Esse gif em específico foi tirado do filme(Ano Hi ni Kaeritai), que concluí o anime.
@@akahi8729 obrigado
rush b
Rush a
Alguém sabe de qual anime(se for) é a imagem?
Kimagure Orange Road: Ano Hi ni Kaeritai (1988)
@@Bellyisa19 vlw! Sucesso pra tu parceiro!
@@GabrielHenrique-le4bi parceira*
Muito obg
se analisar a letra, ela fala sobre suicidi0
A letra fala sobre um acidente de trabalho envolvendo um pedreiro e a construção.
Suicídio kkkkk nada haver véi
De início achei q era ou de um pedreiro bêbado q se acidentou na rua e morreu mas depois vi q nao. Era de um acidente de trabalho.
Pensei nisso, esses dias teve uma pessoa que se jogou na frente do metrô de SP e atrasou todo mundo, e os vídeos no ttk tinham tipo "tudo bem se m4atar mas precisava atrapalhar todo mundo"
Música ruim da porra
Então porque escutou vc não é obrigado
Fica falando merda
entendivel
Uma vibe estranha kakaka
Sim sim ksmsmsksks