Aqui aonde eu trabalho eles não estão respeitando a hora de almoço e tá colocando comida estragada 😂 e não estão liberando o vale refeição ainda porque o Fiscal do Ministério do Trabalho não aparece para multa eles Estrada do Galião 2700
Eu batia ponto agora a empresa corto . Não deixa + bater ponto só alguns funcionários bate .. detalhe meu setor faz muitas horas-extras. Como posso provar ?
Trabalho em um supermercado q tem bem mais de 20 funcionarios. Mas eles assinam as carteiras com nomes de empregadores diferentes pra dizer q nao tem mais de 20 funcionarios. Isso e legal?
Coloquei na justiça uma grande loja de varejo aqui do Brasil pois eu fazia mais de 2 horas extras no dia e eu era obrigada a "burlar" o ponto pelo meu próprio chefe, o sistema de horas dessa loja era banco de horas, mas quando eu mais precisava eu não podia usufruir (sair mais cedo pra ir no médico, etc). Como vou conseguir provar isso se o próprio líder pedia pra mim burlar o sistema?
Dr. Bom dia eu trabalhei em uma empresa 6 meses mais 3 meses eles nao botaram na carteira e n entregaram meus contra cheques e sai foram dos meus horários normal seria das 8:00 as 17:00 saia 19:00:19:30
Eu trabalhei 1 ano em uma empresa com 3 funcionários e eu trabalhava 10 horas por dia isso de segunda a sábado entendeu eu tenho ativei o histórico de localização do Google Maps e la mostra a minha entrada e minha saída e tenho duas testemunhas que também trabalhou lá e também nunca recebi vale transporte e vale alimentação
Queria saber sobre o meu caso, tenho o contrato com uma cláusula de desconto do salário por prejuizo mas o que aconteceu foi algo que eu considero injusto e ainda sim querem descontar. Posso fazer alguma coisa a respeito disso
Trabalho em uma empresa que tem por volta de 13 funcionários, nós batemos ponto na hora de entrar e na hora de sair, porém quase sempre fazemos horas extras, 1h30, 3h30, teve dias que eu fiz quase 7 horas de horas extra em um dia. Quando questionado o empregador ele não fala sobre o assunto. Como prosseguir?
Olá. Trabalho em uma empresa de segurança e é bem comum além das horas extras ter uma coisa chamada Folga trabalha ou FT. Que no caso a empresa não coloca na folha de ponto nossas folgas trabalhadas. Se eu apresentar os extratos bancários do depósitos de pagamentos que foram feitos depois do dia 20 e depois do quinto dia útil. Depositos esses que além de estarem menores do que o sindicato determina, é feito o pagamento fora da folha de pagamento. Consigo provar essas horas com o extrato. Sei que o ônus da prova nao é meu pois a empresa tem mais de 22 mil funcionários. Porém o cartão de ponto não aparece o que posso fazer?
Trabalho em uma empresa onde tem funcionários em horário comercial e escala 12/36 o do horário comercial trabalha de 08:00h 18:00h tendo 1 hora de almoço. Já o da sua escala 12/36 que trabalha dia sim e dia não ele chega bate o Ponto às 09:00h e sai as 21:00h com também 1 hora de almoço. Porque eu que trabalho todos os dias no comercial ganho só o salário mínimo e ele que deve trabalhar uns 04 dias por semana ganha mais. Alguém pode me tirar essa dúvida. Desde já agradeço.
Existem muitas nuances que podem ser verificadas. P. ex.: quem tem mais tempo de serviço na empresa pode ganhar mais; quem trabalha à noite tem direito a um adicional que faz o valor ficar maior etc.
ótima explicação, mas ainda tenho uma dúvida, onde eu trabalho tem um ponto de biometria q sai um papel com todas informações, mas apaga com facilidade, nesse caso eu tiro foto de todos eles mostrando a hora a mais q faço, será que isso, mais a foto do contracheque juntos servem como provas? por exemplo; somando as hrs extras dos papéis dá 3 hrs e 20 minutos no mês, e no contracheque recebo apenas 30 minutos de hr extra.
Dr boa tarde. me tira uma duvida, na minha ação trabalhista tem vários pedido trabalhista e entre eles um pedido de doença do trabalho (tudo com provas documentais ) e mesmo assim o juiz marcou a audiência como UNA. Isso pode ocorrer normalmente uma vez que tem esse pedido que citei?
Trabalhei em um restaurante, fazia 9 horas corridas todos os dias, mas lá ninguém batia ou assinava livro de ponto, mas no holerite vinha um cálculo de horas extras bem inferior ao que eu fazia. Como pode se fazer esse cálculo" errado por sinal" se eu não batia ponto? Por favor.....
Talvez faziam o cálculo por estimativa, ou seja, uma quantidade aproximada de horas extras. Mas como você disse que fazia mais horas extras do que as que colocavam, é possível que faziam um cálculo para baixo para pagar menos.
Trabalho na escala 12/36 e sempre passa alguns minutos do meu horário, porém mesmo batendo o ponto eu não recebo esses minutos somados no fim do mês, oque devo fazer. Tendo em vista q a moça do RH disse q não tenho direito a hrs extras
Você pode pedir as horas extras na Justiça do Trabalho, pois, se o trabalhador fica por mais tempo que a jornada de trabalho, tem direito de receber horas extras.
Boa tarde! Quase todos os dias trabalho 10 horas por dia, porém os dias que passa do permitido por lei não posso registrar no meu cartão ponto porque a empresa aplica advertência. Quando foi pedido para trabalhar foi falado para ir marcando o excedente em um controle, porém até agora não me pagaram essas horas e nem incluíram no banco de horas. Como proceder? Em uma possível ação posso pedir as imagens de câmeras por exemplo como prova?
Olá, você pode ajuizar uma ação contra a empesa, e as câmeras podem ser pedidas para comprovar suas alegações. O juiz pode determinar que a empresa mostre as imagens.
Ótimo vídeo... Mas no caso Fiscal de linha De ônibus Rodoviários, empresa com mais de 500 funcionários,e o fiscal não tem ponto pra bater e nem Folha ponto
Oi, Robson, é necessário avaliar se é possível que haja controle de jornada. Caso não exista controle de ponto, e a empresa tenha mais de 20 empregados, o trabalhador pode pedir na justiça concessão de horas extras que eventualmente faça. Qualquer coisa, também pode provar por testemunhas.
Boa tarde e quando não conseguem fazer a biometria na empresa . Essa empresa faz um cartão e entrega para o empregado que imprime um comprovante. Me responde por favor 🙏🙏 🙏🙏🙏🙏🙏
Se for possível conferir o horário certinho com esse cartão não há problema. A empresa pode fazer o controle de diversas formas, inclusive por meio desse cartão.
Trabalho em uma empresa a 5 anos das 8:00 as 18:30 sem horário de almoço e descanso toda vez que vou almoçar tenho que parar de comer para atender clientes o empregador nunca falou em hora extra... Como proceder tenho direitos a que?
Se a empresa tiver menos de 21 empregados, vc terá que provar que fazia essas horas extras. Nesse caso, vc pode provar, p ex., com testemunhas. E pode requerer os valores por esse tempo a mais de trabalho.
Trabalho em uma empresa faço horas extras sem bater o ponto tanto na semana e finais tbm quando vem no contra cheque vem como bonificação isso é certo?
O patrão do empregado doméstico tem que ter as folhas de ponto. Se não tiver o controle de ponto, e o empregado disser que fez horas extras, o patrão terá que provar que é mentira.
Professor, boa tarde! O funcionário trabalha em uma empresa que tem 19 funcionários. Esta empresa faz parte de um grupo econômico. Posso usar o total de funcionários de todo o grupo para obrigar a empresa a apresentar o cartão de ponto ou não se aplica?
Olá Tudo bem .No meu serviço meu empregador não permite que eu os funcionários batam horas extras no ponto ,mas Ssim numa folha a parti que nem mesmo eles marcam nossa diversas horas extras que fazemos ....além de não pagarem ....aí então descobrir no holerite que as horas extras estão 12,05 centavos e ele nos paga apenas 5,00 por horas numa folha que ele mesmo faz...ao falar fui ameacado que se parasse de fazer horas extras seria demitido ,o que posso fazer ,desde já ,fico grato pela ajuda
Olá, Genki Gameplay. Nesse caso, você deve procurar todos os meios possíveis para comprovar as alegações. Sempre que fizer horas extras, procure deixar "rastros" (entendeu a alegoria?) de que foram feitas. Por exemplo, atender um cliente após o horário e deixar de alguma forma isso registrado para que ele possa no futuro servir como testemunha. Enfim, quando você for ajuizar uma ação trabalhista, precisa ter provas de que fazia horas extras que não eram registradas (caso a empresa tenha até 20 empregados). A principal prova são as testemunhas.
Todos os dias eu bato o ponto e volta pra trabalhar, todos os dias eu pego de 6 da manhã, e largo as 20 da noite, todos os dias eu anoto a hora que bati o ponto, e boto as horas que eu trabalhei depois do ponto, serve como prova isso ?
Olá, Hugo. Bem, vc deve produzir provas que sirvam para convencer o juiz. Se você assina que saiu em determinado horário, mas não há assinatura do patrão na folha de ponto, esse cartão não pode ser considerado como prova. É bom você buscar outras provas, como testemunhas ou outras evidências que demonstrem seu horário de trabalho. Por exemplo, pode mostrar que atendeu clientes de manhã e à noite, mostrando que trabalhava nós dois turnos etc.
@@ronaldofirmino5333 A legislação prevê que o máximo de horas extras diárias, em regra, é de 2 horas. Se o empregado presta mais que isso, ele tem direito de receber por todas, e o empregador ainda pode ser multado por exigir mais de duas horas. Ademais, o empregado nao é obrigado a fazer horas extras. O trabalho noturno deve ser acrescido de 20%.
Cartão ponto britânico existe sim! Pois pelo que sei, mesmo chegando cedo, seu horário só começa realmente no horário determinado! A diferença esta na pilantragem que a"Lei estipula" não na realidade do Pobre! Na minha área só contabiliza a risca o horário trabalho! Nem 1 minuto antes ou depois! Agora, vc tem de estar no local antes!!! "Constituição e bem bonitinha" só para um lado realidade
Boa noite! Trabalho em uma empresa de motorista não bato ponto! E falam que não pagam horas extras pq o dia que chegar mais cedo compensa o outro mais isso nunca acontece qual o meio d provar que faço horas extras se não bato ponto?
A empresa normatel a serviço do banco do nordeste do Brasil BNB, passou três anos sem pagar DSR das horas extras a todos os seus colaboradores, a empresa saiu do contrato e não pagou os dsr atrasado, eles dizem que se formos na justiça iremos arcar com as consequências futuramente e o banco proibiu a gente que está trabalhando numa outra empresa também de entrar na justiça, eles dizem que quem fizer isso será demitido, o que fazermos?
O trabalhador tem direito de entrar na Justiça e não ser punido por isso. Caso consiga comprovar que a demissão decorreu por perseguição, pode anular a demissão na Justiça.
Oi, eu fazia as vezes serviço externo de devolução e conferência de equipamentos de construçao porém eu saia antes do intervalo e meu patrão mandava eu deixar o cartão de ponto eletrônico com ele para ele bater nos horários de intervalo até a saida. Mas eu não fazia intervalo e não retornava ao serviço porque eu iria chegar depois do horário, gostaria de saber se eu teria direito as horas extras do intervalo e mais 1hr extra da saída? Tenho provas documentais que eu estava em outro local e não poderia ter batido o ponto nos horários que estão no cartão ponto, eu poderia ser prejudicado por isso mesmo eu não tendo culpa pois ele é meu patrão e me deu as ordens, posso tentar provas as horas extras com esses documentos?
Tá , mais e quando a empresa tem menos de 20 empregados e na contestação apresenta apenas 8 folhas de controle de jornada em cinco anos de trabalho do trabalhador?
Nesse caso, para a empresa, é mais vantajoso nem juntar cartão de ponto. De todo modo, o empregado tem que comprovar que fazia as horas extras. Uma forma de fazer isso é por testemunhas.
Boa noite, fui demitido da empresa onde sempre fazia de três a quatro horas extras por dia as vezes até mais, posso abrir um processar? lembrando que não tenho nenhuma prova escrita, é também será que tenho boas bossibilidades de ganhar esse processo?
Os trabalhadores dessa empresa podem fazer uma reclamação no Ministério do Trabalho para averiguar esse ponto, pois não é permitido que seja batido automaticamente. A empresa pode até ser multada por isso.
Então empresa com menos de 20 funcionários não é obrigada a pagar horas extras ? Pq se o funcionário nesse caso não tiver testemunhas, não tem como ele pleitear essas horas extras... Como ele irá gerar prova ? Vai instalar uma câmera por conta própria na empresa, sem aval do empregador ? Se for assim, a lei deveria mudar e deixar claro que empresa com menos de 20 funcionários não é obrigada a pagar horas extras, assim ninguém perde tempo trabalhando. A única coisa que consegui é confissão do meu empregador dizendo sim que eu fazia horas extras, dizendo que "tantas horas extras eram verdadeiras" porém depois ele afirmou que nem ele mesmo sabe quantas horas são já que não fazia o controle. Eu fiz por conta própria, mas praticamente só tenho essa confissão como prova (que é a única coisa que é possível conseguir). No final ele não me pagou nada, é possível eu pleitear as horas na justiça e tentar inverter o Ônus da prova já que ele tinha câmeras ?
Essa confissão pode ser utilizada como prova. Ademais, como lá havia câmeras, pode ser requerida a inversão do ônus da prova, para que a empresa exiba as gravações ao juiz.
u trabalho em uma lanchonete sem carteira assinada. Entro as18:00 e saio meia noite. Nos feriados não recebo nem 1 real a mais e se eu faltar o patrão fica meio chateado, mas sempre eu vou trabalhar normal, mas ele nunca falou em dá nada a mais, pois para ele isso é normal, para ele não existe feriado, pois aqui na minha cidade não existe fiscalização. Sábado e Domingo ele quer que todos trabalhem sem falta, se falar em faltar num desses dias ele fica chateado também. Outra, ele não dá férias e nem compra férias da gente, se a gente resolver ficar de férias, não recebe 1 real. Mas vou colocar isso nos trilhos, vou trabalhar um Domingo e outro NÃO, se quiser é assim, senão quiser, arrume outro. Ninguém quer trabalhar nesse local devido ao horário e aos feriados que ele não paga, é foda. Antes a gente ia até 2 horas da madrugada no Sábado, mas a gente falou que não ficava mais até 2 e ele teve que aceitar calado ou a gente saía daquela desgraça kkkkkkkk Só trabalho lá porque é a noite e gosto de trabalhar a noite, mas não ganho nem um salário, ele diz que não tem condições de pagar... conversa fiada..
Boa noite amigo, ótima explicação, mais eu tenho uma pergunta, meu patrão está me pagando as horas extras por fora da folha, isso está acontecendo há mais de um ano, isso está certo? O qué podería fazer nesse caso?
Ele não deveria pagar por fora. Provavelmente faz isso para não arcar com os demais encargos, pois as horas extras habituais fazem você ter direito a décimo terceiro salário maior, férias etc.
Dr eu sou vigia noturno em um restaurante eu trabalho toda noite das 19 00 às 07 00 da manhã N recebo adicional noturno, e meu salário é 1.150, eu não tenho folha de ponto, não tenho uniforme, eu entrei dia 09/09/21 mais minha ctps do foi assinada dia 10/10/21
Muito obrigado aí professor
Aqui aonde eu trabalho eles não estão respeitando a hora de almoço e tá colocando comida estragada 😂 e não estão liberando o vale refeição ainda porque o Fiscal do Ministério do Trabalho não aparece para multa eles Estrada do Galião 2700
Eu batia ponto agora a empresa corto . Não deixa + bater ponto só alguns funcionários bate .. detalhe meu setor faz muitas horas-extras. Como posso provar ?
Trabalho em um supermercado q tem bem mais de 20 funcionarios. Mas eles assinam as carteiras com nomes de empregadores diferentes pra dizer q nao tem mais de 20 funcionarios. Isso e legal?
Deve-se olhar o total de empregados do estabelecimento, mesmo que coloquem nomes de empregadores diferentes.
Coloquei na justiça uma grande loja de varejo aqui do Brasil pois eu fazia mais de 2 horas extras no dia e eu era obrigada a "burlar" o ponto pelo meu próprio chefe, o sistema de horas dessa loja era banco de horas, mas quando eu mais precisava eu não podia usufruir (sair mais cedo pra ir no médico, etc). Como vou conseguir provar isso se o próprio líder pedia pra mim burlar o sistema?
Seria possível provar por meio de testemunhas
Dr. Bom dia eu trabalhei em uma empresa 6 meses mais 3 meses eles nao botaram na carteira e n entregaram meus contra cheques e sai foram dos meus horários normal seria das 8:00 as 17:00 saia 19:00:19:30
Entendi. É possível procurar um advogado para analisar a viabilidade de entrar com uma ação.
Eu trabalhei 1 ano em uma empresa com 3 funcionários e eu trabalhava 10 horas por dia isso de segunda a sábado entendeu eu tenho ativei o histórico de localização do Google Maps e la mostra a minha entrada e minha saída e tenho duas testemunhas que também trabalhou lá e também nunca recebi vale transporte e vale alimentação
pode provar com localização do celular?
@@futebolemaconha SIM , Google Maps ativar o histórico de localização mostra todos os locais por onde vc entrar e sair horário etc....
@@Viajante-bn1jz valeu pela informação paizão tmj
Ótima explicação!
Dr, boa noite faço horas extras na empresa onde trabalho, mais essas horas não vem no meu contra cheque isso é certo ?
Deveriam vir no contracheque, sim.
Queria saber sobre o meu caso, tenho o contrato com uma cláusula de desconto do salário por prejuizo mas o que aconteceu foi algo que eu considero injusto e ainda sim querem descontar. Posso fazer alguma coisa a respeito disso
Se vc entende que há alguma ilegalidade, pode procurar um advogado para analisar a situação e verificar a viabilidade de entrar com uma ação.
Valeu, ótima informação.
Muito obrigado. Estamos juntos
Trabalho em uma empresa que tem por volta de 13 funcionários, nós batemos ponto na hora de entrar e na hora de sair, porém quase sempre fazemos horas extras, 1h30, 3h30, teve dias que eu fiz quase 7 horas de horas extra em um dia. Quando questionado o empregador ele não fala sobre o assunto. Como prosseguir?
Uma forma de evitar horas extras em excesso seria uma representação para o Ministério do Trabalho, pedindo uma fiscalização.
Independente da quantidade de funcionário deveria ter sim o cartão de ponto, pq tem empresas pequenas que explora do trabalhador
faz sentido
Segurança pra ambos
Eu sempre passo do horário e nunca recebi nada
Olá. Trabalho em uma empresa de segurança e é bem comum além das horas extras ter uma coisa chamada Folga trabalha ou FT. Que no caso a empresa não coloca na folha de ponto nossas folgas trabalhadas. Se eu apresentar os extratos bancários do depósitos de pagamentos que foram feitos depois do dia 20 e depois do quinto dia útil. Depositos esses que além de estarem menores do que o sindicato determina, é feito o pagamento fora da folha de pagamento. Consigo provar essas horas com o extrato. Sei que o ônus da prova nao é meu pois a empresa tem mais de 22 mil funcionários. Porém o cartão de ponto não aparece o que posso fazer?
Você também pode provar por meio de testemunhas, além de outras evidências de que trabalha naqueles dias, como filmagens na empresa etc.
Trabalho em uma empresa onde tem funcionários em horário comercial e escala 12/36 o do horário comercial trabalha de 08:00h 18:00h tendo 1 hora de almoço. Já o da sua escala 12/36 que trabalha dia sim e dia não ele chega bate o Ponto às 09:00h e sai as 21:00h com também 1 hora de almoço. Porque eu que trabalho todos os dias no comercial ganho só o salário mínimo e ele que deve trabalhar uns 04 dias por semana ganha mais. Alguém pode me tirar essa dúvida. Desde já agradeço.
Existem muitas nuances que podem ser verificadas. P. ex.: quem tem mais tempo de serviço na empresa pode ganhar mais; quem trabalha à noite tem direito a um adicional que faz o valor ficar maior etc.
Fiz muitas horas na empresa, e na rescisão não veio nada referente essas horas está correto ?
Deveria ter vindo sim. Horas extras habituais devem ser consideradas no cálculo da rescisão.
ótima explicação, mas ainda tenho uma dúvida, onde eu trabalho tem um ponto de biometria q sai um papel com todas informações, mas apaga com facilidade, nesse caso eu tiro foto de todos eles mostrando a hora a mais q faço, será que isso, mais a foto do contracheque juntos servem como provas?
por exemplo; somando as hrs extras dos papéis dá 3 hrs e 20 minutos no mês, e no contracheque recebo apenas 30 minutos de hr extra.
Essas fotos podem ser utilizadas como prova sim. Aliás, se a empresa tem ponto por biometria, ela é obrigada a mostrar os registros.
Dr boa tarde. me tira uma duvida, na minha ação trabalhista tem vários pedido trabalhista e entre eles um pedido de doença do trabalho (tudo com provas documentais ) e mesmo assim o juiz marcou a audiência como UNA. Isso pode ocorrer normalmente uma vez que tem esse pedido que citei?
Pode acontece, mas pode ser que o juiz, ao verificar a necessidade de produção de prova mais complexa, acabe designando outra audiência.
Trabalhei em um restaurante, fazia 9 horas corridas todos os dias, mas lá ninguém batia ou assinava livro de ponto, mas no holerite vinha um cálculo de horas extras bem inferior ao que eu fazia. Como pode se fazer esse cálculo" errado por sinal" se eu não batia ponto? Por favor.....
Talvez faziam o cálculo por estimativa, ou seja, uma quantidade aproximada de horas extras. Mas como você disse que fazia mais horas extras do que as que colocavam, é possível que faziam um cálculo para baixo para pagar menos.
Ok muito obrigada. ..
Mas isso é crime né?
Trabalho na escala 12/36 e sempre passa alguns minutos do meu horário, porém mesmo batendo o ponto eu não recebo esses minutos somados no fim do mês, oque devo fazer. Tendo em vista q a moça do RH disse q não tenho direito a hrs extras
Você pode pedir as horas extras na Justiça do Trabalho, pois, se o trabalhador fica por mais tempo que a jornada de trabalho, tem direito de receber horas extras.
Na rescisao é somado so as horas extras do ultimo mes ou de todo perido trabalhado durante o contrato,?
Devem ser pagas as horas extras dos últimos cinco anos, caso não tenham sido pagas antes.
Olá, e em caso de contrato de experiência no regime CLT, o funcionário já pode começar a receber?
Sim, Kézia, no contrato de experiência o empregado deve receber normalmente.
Boa tarde! Quase todos os dias trabalho 10 horas por dia, porém os dias que passa do permitido por lei não posso registrar no meu cartão ponto porque a empresa aplica advertência. Quando foi pedido para trabalhar foi falado para ir marcando o excedente em um controle, porém até agora não me pagaram essas horas e nem incluíram no banco de horas. Como proceder? Em uma possível ação posso pedir as imagens de câmeras por exemplo como prova?
Olá, você pode ajuizar uma ação contra a empesa, e as câmeras podem ser pedidas para comprovar suas alegações. O juiz pode determinar que a empresa mostre as imagens.
Ótimo vídeo... Mas no caso Fiscal de linha De ônibus Rodoviários, empresa com mais de 500 funcionários,e o fiscal não tem ponto pra bater e nem Folha ponto
Oi, Robson, é necessário avaliar se é possível que haja controle de jornada. Caso não exista controle de ponto, e a empresa tenha mais de 20 empregados, o trabalhador pode pedir na justiça concessão de horas extras que eventualmente faça. Qualquer coisa, também pode provar por testemunhas.
Boa tarde e quando não conseguem fazer a biometria na empresa . Essa empresa faz um cartão e entrega para o empregado que imprime um comprovante. Me responde por favor 🙏🙏 🙏🙏🙏🙏🙏
Se for possível conferir o horário certinho com esse cartão não há problema. A empresa pode fazer o controle de diversas formas, inclusive por meio desse cartão.
Trabalho em uma empresa a 5 anos das 8:00 as 18:30 sem horário de almoço e descanso toda vez que vou almoçar tenho que parar de comer para atender clientes o empregador nunca falou em hora extra... Como proceder tenho direitos a que?
Se a empresa tiver menos de 21 empregados, vc terá que provar que fazia essas horas extras. Nesse caso, vc pode provar, p ex., com testemunhas. E pode requerer os valores por esse tempo a mais de trabalho.
Boa Noite!!
Uma ótima explicação 👏👏👏👏
Trabalho em uma empresa faço horas extras sem bater o ponto tanto na semana e finais tbm quando vem no contra cheque vem como bonificação isso é certo?
O correto é vir como horas extras, integrando o salário. Assim, a média delas deve influenciar o 13º salário, FGTS, previdência etc.
A empresa pode recusar a me pagar caso eu extrapole o limite máximo de hora extra de duas horas?
Pela legislação, ela é obrigada a pagar as horas extras, exceto se houver compensação em outro dia. Ex.: você trabalha no feriado e folga outro dia.
Olá boa tarde! Tenho uma dúvida, de quem é o ônus de provar as horas extras no caso do empregado doméstico?? Desde já agradeço!!
O patrão do empregado doméstico tem que ter as folhas de ponto. Se não tiver o controle de ponto, e o empregado disser que fez horas extras, o patrão terá que provar que é mentira.
Professor, boa tarde! O funcionário trabalha em uma empresa que tem 19 funcionários. Esta empresa faz parte de um grupo econômico. Posso usar o total de funcionários de todo o grupo para obrigar a empresa a apresentar o cartão de ponto ou não se aplica?
Não pode. O controle de ponto é feito por estabelecimento.
@@dioghenys muito obrigado!
Muito bem, gostei
Eu tenho 1 funcionária, e faço uso do livro de pontos(81 anos, empregadora ❤😂
Faz mto bem 😅
Olá Tudo bem .No meu serviço meu empregador não permite que eu os funcionários batam horas extras no ponto ,mas Ssim numa folha a parti que nem mesmo eles marcam nossa diversas horas extras que fazemos ....além de não pagarem ....aí então descobrir no holerite que as horas extras estão 12,05 centavos e ele nos paga apenas 5,00 por horas numa folha que ele mesmo faz...ao falar fui ameacado que se parasse de fazer horas extras seria demitido ,o que posso fazer ,desde já ,fico grato pela ajuda
Olá, Genki Gameplay. Nesse caso, você deve procurar todos os meios possíveis para comprovar as alegações. Sempre que fizer horas extras, procure deixar "rastros" (entendeu a alegoria?) de que foram feitas. Por exemplo, atender um cliente após o horário e deixar de alguma forma isso registrado para que ele possa no futuro servir como testemunha. Enfim, quando você for ajuizar uma ação trabalhista, precisa ter provas de que fazia horas extras que não eram registradas (caso a empresa tenha até 20 empregados). A principal prova são as testemunhas.
Fasso hora extra todo mês e recebo junto com meu salário recebo essa hora se eu for demitido tbm
Sim. Horas extras habituais devem ser consideradas nas verbas rescisórias.
Todos os dias eu bato o ponto e volta pra trabalhar, todos os dias eu pego de 6 da manhã, e largo as 20 da noite, todos os dias eu anoto a hora que bati o ponto, e boto as horas que eu trabalhei depois do ponto, serve como prova isso ?
Olá, Hugo. Bem, vc deve produzir provas que sirvam para convencer o juiz. Se você assina que saiu em determinado horário, mas não há assinatura do patrão na folha de ponto, esse cartão não pode ser considerado como prova. É bom você buscar outras provas, como testemunhas ou outras evidências que demonstrem seu horário de trabalho. Por exemplo, pode mostrar que atendeu clientes de manhã e à noite, mostrando que trabalhava nós dois turnos etc.
@@dioghenys Tenho uma dúvida..Muitas das Vezes Faço 3 a 4 horas extras e Trabalho a noite ..Teria algum Direito na justiça pra min ??
@@ronaldofirmino5333 A legislação prevê que o máximo de horas extras diárias, em regra, é de 2 horas. Se o empregado presta mais que isso, ele tem direito de receber por todas, e o empregador ainda pode ser multado por exigir mais de duas horas. Ademais, o empregado nao é obrigado a fazer horas extras. O trabalho noturno deve ser acrescido de 20%.
Cartão ponto britânico existe sim! Pois pelo que sei, mesmo chegando cedo, seu horário só começa realmente no horário determinado! A diferença esta na pilantragem que a"Lei estipula" não na realidade do Pobre! Na minha área só contabiliza a risca o horário trabalho! Nem 1 minuto antes ou depois! Agora, vc tem de estar no local antes!!! "Constituição e bem bonitinha" só para um lado realidade
Boa noite! Trabalho em uma empresa de motorista não bato ponto! E falam que não pagam horas extras pq o dia que chegar mais cedo compensa o outro mais isso nunca acontece qual o meio d provar que faço horas extras se não bato ponto?
Vc pode provar por meio de testemunhas, conversas de whatsapp com o empregador, entre outros.
A empresa normatel a serviço do banco do nordeste do Brasil BNB, passou três anos sem pagar DSR das horas extras a todos os seus colaboradores, a empresa saiu do contrato e não pagou os dsr atrasado, eles dizem que se formos na justiça iremos arcar com as consequências futuramente e o banco proibiu a gente que está trabalhando numa outra empresa também de entrar na justiça, eles dizem que quem fizer isso será demitido, o que fazermos?
O trabalhador tem direito de entrar na Justiça e não ser punido por isso. Caso consiga comprovar que a demissão decorreu por perseguição, pode anular a demissão na Justiça.
Oi, eu fazia as vezes serviço externo de devolução e conferência de equipamentos de construçao porém eu saia antes do intervalo e meu patrão mandava eu deixar o cartão de ponto eletrônico com ele para ele bater nos horários de intervalo até a saida.
Mas eu não fazia intervalo e não retornava ao serviço porque eu iria chegar depois do horário, gostaria de saber se eu teria direito as horas extras do intervalo e mais 1hr extra da saída?
Tenho provas documentais que eu estava em outro local e não poderia ter batido o ponto nos horários que estão no cartão ponto, eu poderia ser prejudicado por isso mesmo eu não tendo culpa pois ele é meu patrão e me deu as ordens, posso tentar provas as horas extras com esses documentos?
É possível sim provar que essas marcações não foram feitas por você, e isso não lhe prejudicaria em nada, pois só estava cumprindo ordens do patrão.
Tá , mais e quando a empresa tem menos de 20 empregados e na contestação apresenta apenas 8 folhas de controle de jornada em cinco anos de trabalho do trabalhador?
Nesse caso, para a empresa, é mais vantajoso nem juntar cartão de ponto. De todo modo, o empregado tem que comprovar que fazia as horas extras. Uma forma de fazer isso é por testemunhas.
Boa noite, fui demitido da empresa onde sempre fazia de três a quatro horas extras por dia as vezes até mais, posso abrir um processar? lembrando que não tenho nenhuma prova escrita, é também será que tenho boas bossibilidades de ganhar esse processo?
É possível, sim, ajuizar uma ação. As provas podem ser testemunhas. Também tem que ver se a empresa tinha controle de ponto ou não.
@@dioghenys Acho que tinha sim, empresa grande com cerca de 200 funcionários
@@evaniltonsantos8056 Nesse caso, a realização de horas extras ou não pode ser verificada pelos controles de ponto.
As horas extras quem q vim no holerite?
Sim
Tem relógio de ponto que automaticamente bate o ponto para o funcionário, justamente para não ter prova de que ele fez horas extras. E aí?
Os trabalhadores dessa empresa podem fazer uma reclamação no Ministério do Trabalho para averiguar esse ponto, pois não é permitido que seja batido automaticamente. A empresa pode até ser multada por isso.
Então empresa com menos de 20 funcionários não é obrigada a pagar horas extras ? Pq se o funcionário nesse caso não tiver testemunhas, não tem como ele pleitear essas horas extras... Como ele irá gerar prova ? Vai instalar uma câmera por conta própria na empresa, sem aval do empregador ? Se for assim, a lei deveria mudar e deixar claro que empresa com menos de 20 funcionários não é obrigada a pagar horas extras, assim ninguém perde tempo trabalhando. A única coisa que consegui é confissão do meu empregador dizendo sim que eu fazia horas extras, dizendo que "tantas horas extras eram verdadeiras" porém depois ele afirmou que nem ele mesmo sabe quantas horas são já que não fazia o controle. Eu fiz por conta própria, mas praticamente só tenho essa confissão como prova (que é a única coisa que é possível conseguir). No final ele não me pagou nada, é possível eu pleitear as horas na justiça e tentar inverter o Ônus da prova já que ele tinha câmeras ?
Essa confissão pode ser utilizada como prova. Ademais, como lá havia câmeras, pode ser requerida a inversão do ônus da prova, para que a empresa exiba as gravações ao juiz.
u trabalho em uma lanchonete sem carteira assinada.
Entro as18:00 e saio meia noite.
Nos feriados não recebo nem 1 real a mais e se eu faltar o patrão fica meio chateado, mas sempre eu vou trabalhar normal, mas ele nunca falou em dá nada a mais, pois para ele isso é normal, para ele não existe feriado, pois aqui na minha cidade não existe fiscalização.
Sábado e Domingo ele quer que todos trabalhem sem falta, se falar em faltar num desses dias ele fica chateado também.
Outra, ele não dá férias e nem compra férias da gente, se a gente resolver ficar de férias, não recebe 1 real.
Mas vou colocar isso nos trilhos, vou trabalhar um Domingo e outro NÃO, se quiser é assim, senão quiser, arrume outro.
Ninguém quer trabalhar nesse local devido ao horário e aos feriados que ele não paga, é foda.
Antes a gente ia até 2 horas da madrugada no Sábado, mas a gente falou que não ficava mais até 2 e ele teve que aceitar calado ou a gente saía daquela desgraça kkkkkkkk
Só trabalho lá porque é a noite e gosto de trabalhar a noite, mas não ganho nem um salário, ele diz que não tem condições de pagar... conversa fiada..
Todo trabalhador tem direito ao descanso em um dia da semana e aos feriados.
Meu patrão tem ótimos funcionários mais não dar valor ele acha funcionários tem hora para chegar mais não tem hora para sair não ganhamos nada
Isso acontece muito, infelizmente. Mas ele corre o risco de ser condenado na Justiça do Trabalho.
Boa noite amigo, ótima explicação, mais eu tenho uma pergunta, meu patrão está me pagando as horas extras por fora da folha, isso está acontecendo há mais de um ano, isso está certo? O qué podería fazer nesse caso?
Ele não deveria pagar por fora. Provavelmente faz isso para não arcar com os demais encargos, pois as horas extras habituais fazem você ter direito a décimo terceiro salário maior, férias etc.
Se puder me responder fico agradecido .....
Qual sua dúvida, amigo?
Dr eu sou vigia noturno em um restaurante eu trabalho toda noite das 19 00 às 07 00 da manhã N recebo adicional noturno, e meu salário é 1.150, eu não tenho folha de ponto, não tenho uniforme, eu entrei dia 09/09/21 mais minha ctps do foi assinada dia 10/10/21
O adicional noturno é devido para o empregado a partir das 22h. A CTPS deveria ter sido assinada em 5 dias