e difícil ser claro hj em dia as pessoas não conseguem interpreta direito, seu conteúdo e muito bom, tbm estou estudado e gosto muito de vc pq e pé no chão torço muito por vc!
Entendi o que vc tá falando 👍👍 Aos meus 5.4 de idade, eu ainda quero trabalhar com programação 🙏🙏❤️ Sou do tempo do DOS ... ( para usar o windows ... ).
Me identifico com vc em tudo kara, já trabalhei de tudo também. Sempre gostei de programação, mas sempre pensei que não era inteligente o suficiente, mas agr eu decidi que não ía desistir de entrar na área. Quero dizer a todos que quem não desiste nunca perde. Não existe derrota, existe desistência. Continue, continue e continue...
Eu já dessisti algumas vezes, voltei a estudar agora, e estou decidido de não parar mais de estudar, eu creio com fé em Deus que dessa vez vou chegar lá! Ano que vem quando estiver trabalhando como programador volto para deixar minha mensagem de incentivo!
Ganhou um seguidor meu caro! Obrigado pelas palavras e pela motivação que todos precisamos! Eu estou estudando programação desde Nov do ano passado, já me aprofundei bem em JS, to estudando HTML e CSS em paralelo, ja manjo um pouco de Git e GitHub.. esse ano faço 40! Não vou dizer que não bate o desespero e que não penso que não seja pra mim, mas eu procuro pensar que todo dia eu tô sabendo mais do que ontem, e que minha hora vai chegar! Se eu evoluir um pouco todos os dias, não tem como dar errado! Vamo que vamo! Amanhã começo um BootCamp da Le Wagon, tempo integral de 10 semanas de duração, vai ser uma imersão gigante e vai dar certo! Tem que dar! Boa sorte na caminhada de todos! Sucesso!
11:50 faço parte dessa sua realidade, so de pensar em ganhar mais de 1500 reais trabalhando no pc sem pegar caixa nas costas, atendimento ao cliente todo santo dia ate tarde da noite eu ja fico feliz dms
Cara vagas tem sim e vai ter sim por muitos e muitos anos, mas como você disse, a pessoa precisa ser qualificada. Te falo o cara não precisa ser o cara FODA, mas precisa demonstrar que é qualificado e principalmente PRECISA SER ESFORÇADOS... Vi um monte de gente querendo só benefícios (Ambientes com vídeo games, mesa de sinuca, massagem, carga horarias de 4 dias por semana). Então precisa querer realmente trabalhar e saber trabalhar.
Me identifiquei muito com você. Sempre fui pobre e pra ganhar dinheiro sempre tive que ralar demais, então 3k pra mim é uma maravilha. Também estou estudando ADS e tô focado até o talo, vou mudar a minha história e nada vai me impedir.
John, sobre salário, a TI era uma antes da Pandemia, e é outra durante e pós pandemia, antes da Pandemia o salário médio de Pleno tava por volta de 3K (o que eu ganhava) a 4K, pós pandemia o meu salário subiu pra 8K, e isso tem sido normal, antes era raridade salários desse
Concordo, muita gente que está começando agora ainda tá com a ideia de que é fácil entrar na área(muito influenciado pelos coaches que querem vender cursos). Mas a realidade é que a programação é uma área como várias que temos aqui no Brasil e vai ter as suas dificuldades tanto nos estudos quanto no mercado. Na pandemia era relativamente mais fácil entrar no mercado com poucas skills, mas como a demanda diminuiu e estamos passando por uma crise economica mundial, a régua subiu novamente e vamos precisar estudar mais e ter algum diferencial para entrarmos no mercado. Exemplos de diferencial que podemos buscar: soft skills, faculdade(sim, faculdade não é inútil), inglês etc. Estou estudando pela OBC e fazendo faculdade de ADS e não pretendo desistir tão cedo.
sim, como o Jhon falou continuem, não tá sendo fácil por conta de vários fatores, mas tenham essa esperança, vcs ficaram indo a escola uns 13 anos seguidos e foram sem desanimar pq achavam que iam sair logo com emprego, pq a programação ia ser diferente
@@kaaik_alex oras... quem é iniciante, estuda pra não ficar pra trás, porra. Teu comentário não tem nada a ver com o meu. E não, eu não fico falando dessas letras gregas por aí.
cara estudo desenvolvimento de sistemas ha 2 meses, eu realmente dedico com mt esforco o meu tempo com isso, e ver voce falando isso alivia demais minha ansiedade, agradeco pelo video e forcas pra quem ta nessa jornada!!!
Gente não desanime conseguir meu primeiro estagio na área, com curso técnico e 6 meses de faculdade... Já estou feliz de poder entrar na área ^^ não desistam.
Para todos que estão desanimados essa é um mensagem de esperança !! Se vc esta passando por um tempestade lembre-se que não ira chover o tempo todo e que se a tempestade for implacável entao devemos respoder da mesma forma !! O q vai mudar a sua vida nao é o seu destino final e sim cada passo q vc da em direção a ele !! os 5 min que vc esta agora nesse momento todo dia estudando programação na hora do almoço antes de voltar trampar pesado vão fazer a diferença no final !! Lembre-se ninguém ira vir ajuda-lo vc estar por conta própria e o mais motivador sobre é q ninguém pode parar vc a não ser vc mesmo !! Bons estudos pra vc !!
e sinceramente: se eu começar ganhando 2k, eu tô feliz. não fico mais olhando pra 15, 20k. com o tempo, chego lá já trabalhei de segunda a segunda por 900 reais. é foda. tem gente que nunca trabalhou em algo braçal e não vê alem do próprio buraco que vive
É assim mesmo, eu hoje estou terminando meu curso de Sistemas para Internet e já são 2 anos e meio tentando entrar e estudar programação, a gente fica indo e vindo e experimentando as coisas, também faço parte dessa sua realidade, eu só fui ter um emprego formal agora recente e consegui entrar na TI mas como suporte em manutenção de computadores, mas não ganho mais de 1500(tenho dois filhos e família), antes disso era vendendo bolo, empada, fazendo uber e tudo que dava pra se virar... é difícil ver muita gente reclamando de barriga cheia já dentro da área de programação. Ainda não desisti da programação, mas hoje meu foco está sendo em C/C++, eu simplesmente não consegui me encaixar na "moda do mercado"(dados,web,mobile) por isso estou indo nesse caminho(jogos, sistemas embarcados, computação gráfica) por ser algo que está me dando prazer em estudar. O importante é não desistir, uma hora seu canal vira Dev Jhon e não futuro dev.
Tenho 34, sou pai, salário mediano, trabalho em outra área sem relação nenhuma com tecnologia mas gostaria de mudar, com quais assuntos começou seus estudos?
@@daniloluismc9646 depende, eu meio que vi um monte de coisa ao mesmo então não recomendo isso kkk, então preciso saber qual seu contexto: voce ja sabe o quer fazer com TI? Quer programar ou não quer programar? quer fazer faculdade ou só estudar por conta própria?
@@daniloluismc9646 então frontend tem um conteudo vasto na internet, o canal aqui fala muito sobre, se eu fosse voce estudaria: 1- logica de programação (qualquer linguagem ou até portugol) 2 - um pouco de design de interface e design de experiencia 3 - procuraria cursos pagos e gratuitos sobre html css e js 4 - estudaria react 5 - taquelepau pra fazer varios sites e projetos e um monte de marketing pessoal nas redes sociais (youtube, insta, linkedin) ou até escrever e fazer tutoriais pra ser notado. isso que eu faria hoje se quisesse frontend. de resto ia me filtrar e barrar de tudo que me tirasse desse caminho, se voce ficar no youtube vendo sobre carreira vai ficar perdido e indeciso que nem eu fiquei, eu precisei experimentar para poder escolher o que realmente queria fazer, foi ai que vi que desenvolvimento web não era pra mim, por isso meu comentário no video. um caminho alternativo pra voce é após o passo 3 estudar php + wordpress, mas aí voce escolhe se vai pelo caminho full Javascript como todos vendem cursos e vão ou se iria pelo php com wordpress
Uma boa visão, Jhon. Depois de eu ser desligado da empresa no meio do ano passado me desmotivei muito, empresa a qual eu virei Junior e pouco tempo depois houve o desligamento por ter errado em vários pontos então foi justo, sua visão me lembrou que a alta quantidade de vagas existe, e também, lembrar que não é fácil entrar, me lembrou que para conseguir minha primeira vaga teve muito suor, muita ralação envolvida, enfim, teve muito trabalho até chegar ali. Acho que os demais que vão entrar ou estão na área precisam sempre se lembrar disso, e também, que para entrar e se manter você precisa ser bom no que faz. Entregar metas. Empresa não é e nunca vai ser caridade. Se você entende isso, não é que a vida se torna um inferno ou coisa do tipo por conta de metas e pressão, mas você entende que precisa está em constante evolução para continuar no mercado, para continuar voando ou almejando voos mais altos. :) Vendo a sua visão, acredito que seja questão de tempo até conseguir uma vaga. Uma dica se aceitar, depois de entrar no mercado de trabalho não pare de continuar se atualizando, foi um dos meus erros, por motivos de cansaço estagnei bastante. :)
Concordo Man, o mercado está da hora sim, faço faculdade de adsi e si e arrumei um estagio final do ano passado após 1 ano de faculdade e 2 anos de curso técnico no Senai de fullStack. Não desistam O mercado esta muito bom, só não é tão fácil conseguir trabalho sendo iniciante mas depois do primeiro emprego vai que vai.
Foi cirúrgico neste vídeo jhon, penso exatamente assim, tô fazendo ads tbm, estudando Java por fora tentando pegar uma vaga e como vc disse as oportunidades da área, independente do tempo para adquirir a primeira vaga, o importante é persistir
as vezes eu acho que as pessoas não entendem como funciona o mercado de trabalho... eu sou formado em História e é um dos tipos de área que vc SÓ entra com indicação. não tem emprego se não for por indicação ou concurso. agora, área tech, tem muitas oportunidades. muitas áreas. é muito mau caratismo chegar e dizer que não tem vaga. e de ser difícil: sim, é difícil pra cassete achar qualquer emprego agora. não é mais tão fácil conseguir nem onde não pede experiência.
Não é fácil em qualquer área. Vou dar exemplo da minha esposa, que é Enfermeira, para ter uma idéia. Ela fez técnica em enfermagem, Graduação Em Enfermagem e Pós-Graduação na Santa Casa De São Paulo. Ótimo currículo não acha? Pois bem, não foi bem assim. Ela ficou por 7 anos como técnica de enfermagem no Hospital Das Clínicas De São Paulo. Aí vc deve pensar, poxa tem experiência de 7 anos no maior Hospital Público da América Latina tem tudo pra dar certo. Não foi bem assim, TODAS as vagas de enfermagem querem 2 ANOS de experiência em ENFERMAGEM, como técnico não serve! Resumindo, foram dezenas ou até centenas de currículos enviados e nada, até que ela participou de uma seleção no HC também e passou, agora faz apenas 1 ano que ela trabalha como Enfermeira Padrão e olha que na pandemia precisavam de qualquer enfermeira, mas queriam com carro e ela não dirige! Então não deu!
tenho 34 anos estou começando meio tarde mais sendo cincera não entendo nada de programação, sou um bebê nisso, ganhei uma bolsa de estudo Ead univille em T.i estou ansiosa é com medo ao mesmo tempo de não conseguir aprender. mais estou querendo entrar nesse ramo por mim e futuro do meu filho. ele é que me dá força. sempre trabalhei com área de vendas ganhava em média r$3.500 mais cansei do ramo, muito estresse e cobrança.
Vale a pena o esforço pessoal, eu mesmo não trabalho mais presencialmente a anos, ganho bem e com perspectiva de crescimento ainda. Valeu a pena algumas noites em claro.
Vc está certo, tenho 32 anos e sou técnico em telecomunicações, trabalho no sol todos os dias puxando fibra, comecei a estudar a pouco e o meu estalo para a programação foi quando amigos meus que já programam me disseram que posso ganhar o mesmo sem tomar sol na cabeça.
eu não fico feliz de ver a galera desistindo, por um lado sobra mais vagas pra gente que esta focado e no futuro proximo vamos conseguir emprego mais facil por causa da galera desistindo, pra todo lado você ve pessoas falando em desistir "pra não perder o tempo com isso" e isso e aquilo, as vezes acho que fazem uns videos desanimadores para as pessoas desistirem de proposito, uma coisa eu sei, não vou desistir.
Eu estava em uma Mastercard sobre carreira, e o próprio palestrante falou e deixou bem claro (o palestrante trabalha na Netflix): essa recessão é apenas uma fase que logo irá passar. Ele mesmo frisou para todos se prepararem, que logo mais o boom irá voltar. Colegas do TI, vamos nos preparar, estudar bastante e se ajudar. Logo logo, estaremos dando risada desse momento trabalhando naquilo que gostamos.
Muito legal seu canal mano, é difícil no começo mesmo, mas depois da primeira oportunidade, fica mais simples. Se tem uma dica que eu posso dar hoje de alguem que ja esteve dos 2 lados na hora da entrevista e com 3 anos de experiência. Domine os conceitos de orientação a objeto, solid e api, se fizer isso vai se destacar. Um erro bem comum de notar em juniors/estagiários é que eles conhece bem ferramentas, mas não os fundamentos da programação.
Esse canal é muito bom namoral👏🏻. Eu penso exatamente nessas questões citadas no vídeo, trabalhar "de onde quiser", ter um salário acima da média, não viver para o trabalho, mas trabalhar para viver, essa é a grande diferença do trabalho de um programador para as outras profissões. Médico bom salário mas tem plantão e você vê de tudo. Policial não tem bom salario mas você tem uma estabilidade financeira, você passa por muita coisa e corre o risco de morrer, essa é uma das piores profissões e é muito concorrida e difícil. Enfim são várias profissões que tem suas dificuldades, então não vai ser diferente na programação, tem que seguir em frente e se manter focado e sempre estudando, visando um futuro melhor e que você vai olhar pra trás e dizer "ainda bem que eu não desisti".
oh, cara. na programação a pessoa vive pra trabalhar, isso sim. Tu vai ter que se especializar muito pra ser diferente do resto, e vai ficar nessa o resto da profissão, simplesmente pelo fato de que é tecnologia e tá mudando o tempo inteiro.
Ótimo vídeo, tbm estudo pelo OBC e estudo ADS tbm , sua realidade é igual a minha e de muitos por aqui, não podemos desanimar. Salários baixos trampos pesados.. mas temos que pensar lá na frente, plantar agora pra colher depois.
A coisa mais difícil em programação é ter tempo, Programação exige mt prática e quando você está tentando criar projetos sozinhos ir aprendendo procurando soluções e resolvendo erros acaba que tu vai ver ja se passou 6h
sigo vc no instagram, e ganhou mais uma seguidora aqui, amei sua analise, trabalho em serviço braçal e estudo programação, um salario de 3.000 pra mim, seria estar no céu.
Sou da mesma realidade que a sua, man... Já fiz uns cursos que deu pra pegar a base do Desenvolvimento Web e lógica de programação. Na batalha pra conseguir desenvolver coisas legais e entrar na área. Tmj
tenho 16 anos, 1° ano do ensino médio e nunca senti vontade de fazer um enem, mas mtas pessoas colocam como se eu não fosse conseguir nada sem diploma, incluindo pessoas da minha família. eu sinceramente tenho medo de dar errado se nao fizer, mas eu ainda sinto q se eu fizer eu vou me arrepender. sim, estou fazendo curso técnico e me esforçando pra aprender, mas essa questão de faculdade é mto delicada pra mim
vi uns comentários e me identifiquei bastante na questão de trabalhar de segunda a segunda em Job braçal , e a programação proporcionar conforto e uma renumeração melhor , é muito confortante
Tenho 2 filhos e trabalho 11h por dia de segunda a sábado e não chego a ganhar 2 salários mínimos. Só o fato de ter mais tempo com minha família já vale a pena para mim.
Concordo com o que você disse. Eu vim da área comercial e hoje sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas. No primeiro período da faculdade consegui meu emprego na área tech. Não posso negar que no meu antigo trabalho eu chegava mais cedo para estudar, na hora do almoço estudava e quando largava também. Tive que me esforçar bastante para hoje poder trabalhar de casa recebendo bem. Há muitas vagas em aberto e devemos estar preparados para no futuro aproveitar a alta demanda do mercado. Sucesso para você na sua carreira!
Você começou do zero com a faculdade ou já tinha estudo antes de entrar nela? Além disso, você conseguiu empredo pelo LinkedIn ou utilizou outros meios?
@@robertoesportes3987 eu nunca estudei programação antes da faculdade. Mas eu era da área de redes de computadores. Na faculdade que comecei a aprender programação. E recebi a minha proposta de emprego através do LinkedIn. Hoje, para mim, é a melhor plataforma para se fazer network
RUclips leu minha mente cara kkkk eu tava desanimado com meus estudos na facul de programação, eu nem assistir nada de programação e veio esse vídeo pra mim kkkk. Valeu, eu estava precisando disso cara😎💪
concordo plenamente, comecei facul Eng. Software( 1 ano) e logo em seguida me interessei pelo desenvolvimento mobile iOS nativo (swift), no começo me iludi um pouco com os "6 meses de estudo" pra ganhar 6mil, mas depois de muito estudo e pegando dicas com diversos profissionais da área, descobri que um tempo razoável seria 2 anos ate conseguir aquela vaga JR. Obvio que sempre vai ter varias exceções e muito vão realmente conseguir em menos tempo, mas é um processo lento, e mesmo você estudando todos os dias e praticando muito não sera da noite para o dia que um app vai ser desenvolvido sozinho. Ja estou a praticamente 1 ano de estudo, tentando pegar meus primeiro fleelas, trabalhando em projetos pessoais que vão contar como XP, e sei que isso vai me tornar o tão sonhado DEV JUNIOR. Então essa essa msg aqui serve pra apoiar você que tbm ta nessa mesma jornada, não desista, confia no processo, não procastina, melhora 1% a cada dia que la na frente vai valer a pena!!!
Eu faço eng de software mas eu não quero ser programador, é empregado e ganha pouco do mesmo jeito alem de ser muito dificil e estressante, prefiro fazer jogos indies e em engines mais faceis q tb nem usam codigos
tava estudando python , e tava feliz , aprendendo bem , e querendo algo na area, mas a umas 2 semanas ouvi falar de chat gpt e desanimei legal da programaçao..... mas amo programar
Isso é fato! Tem pessoas que ganham acima de 15 k. Quando são demitidas é natural que vão reclamar da vaga que paga 8 k, pois já se acostumaram com o padrão de vida alto.
Faz 5 meses q comecei estudar com foco no Front-End, eu estava 100% animado até o Chat-GPT começar ganhar força, confesso q agr ando bem na linha tênue da desistência por pensar q esse avanço dele pode fechar quase q por completo as portas para quem está querendo entrar na área, tomara q não, mas eu só consigo ver ele como benefício para empresas q querem cortar custos e profissionais q já estão mais estabilizados na área
@@user-jj5gc6fk1j Esse eu não conheço não, faz um mês q abandonei os estudos nessa área e agr tô focado em começar meu negócio próprio, mas vou dar uma olhada nesse aí q vc citou pq fiquei curioso kkkk
Olha atualmente 3 mil mds já é ótimo pra mim alias obrigada pelo video como meu pc quebrou eu to vendo vídeos sobre o mercado de trabalho vou anotar os requisitos das vagas front end e estuda-los°°
Ótimo vídeo, deu uma boa incentivada, sem deixar de ser realista. Na minha opinião, esse momento vai ser um filtro onde só vai persistir quem realmente tem real interesse na área. Tá muito difícil entrar, mas é o normal de qualquer ramo, como você mesmo disse. Eu tenho fé que quando "as vacas engoradarem" de novo, quem tá teimando agora vai conseguir entrar,isso se não conseguir antes. E a galera que largou o barco vai entrar fora de tempo de novo, sem preparação e sem foco, aí vai sair reclamando e desanimando os outros
Eu estava estudando por fora e ainda estou, também tenho o curso da one bit code, comprei faz muito tempo, não concluí por vagabundagem mesmo, mas vendo seus videos e das pessoas estudando na area voltei e me matriculei em ADS na descomplica dia 17/04 começo, to pensando em criar um canal pra mostrar a trajetória também e me manter focado ps: também vim dos cripto games
Nossa! John, eu te acompanhava desde o seu canal 21John e eu estou muito feliz em te ver crescer em outro canal, isso é muito legal. Caí aqui de paraquedas
me identifiquei muito com seu canal, parabens eu sei o que é isso trabalhar na correria tbm estou estudando programaçao, vamos que vamos espero que conclua seus objetivos
Eu assumo que entrei de cabeça nos estudos pela demanda e pelas ofertas salariais sedutoras. Porém hoje eu estudo por hobby, acho incrível quantas coisas ao meu redor podem ser otimizadas com a programação.
boa madrugada, me chamo Gustavo, me identifiquei muito com seu depoimento, sou trabalhador braçal também e querendo mudar de área. Programo jogos na Unity a 8 anos, mas estou estudando a pouco tempo frontend para tentar entrar nesse mercado tão concorrido. Se alguém estiver estudando também e quiser algum colega de caminhada estou aqui para se precisar. Tenho o sonho de conseguir mudar de vida também e alcançar quem sabe meus 3 salários mínimos rsrsr.
Gente, é simples: Seja bom no que você faz e ponto final. Supere-se e acredite em você. Do nada aparece uma oportunidade para você. Acredite! Ótimo vídeo.👏👏👊👏
hj em dia eu trabalho pra mim mesmo com apenas 22 anos mais estou estando programação recentemente entrei na Ebac, não esta sendo fácil mais vejo que tenho potencial pra área e não estou vendo o hoje em si e sim o amanhã que em meio a tantas dificuldades conseguir o objetivo esperado!
Entrar na TI sempre foi difícil, não é de agora, qualquer profissão é assim, senão se dedicar e como você disse, tem que saber se vender, e tem que chegar em entrevista confiante, e uma coisa que tem que aprender é como se portar numa entrevista, como fazer com que o recrutador veja que vc é a pessoa certa, aprender como funciona o LinkedIn é muito importante!
Galera, minha dica também é desinstalar o Twitter e não entrar em comunidades que não sejam exclusivamente pra estudos da programação. Nesses locais tem muita gente que desmotiva, que da cenários hiper desanimadores, mas saibam que o mercado de ti nunca vai se limitar a opinião das pessoas. Estudem e tirem suas próprias conclusões, mesmo que vc não entre no mercado de ti, os conhecimentos que vc carrega no caminho podem te ajudar a encontrar outra coisa que vc se identifique, mas pra vc que quer de fato programar, nunca desista e não tente aprender o máximo de linguagens no menor tempo possível. Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado, respeite o seu e se dedique, mesmo que por apenas 1 hora por dia, mas nunca pare. Você vai conseguir!
o bom da área de ti é que voce pode desenvolver projetos com outras pessoas e não somente sozinho,o dificil é todo mundo conciliar a rotina pra reunir o time da programação rs
Cara, a carreira de tecnologia tem vaga, mas requer experiência. N da pra vc aplicar para uma vaga ou função que vc não tenha conhecimento. E o mercado está bem exigente, mas nada é impossível, se realmente quiser trabalhar com isso, só se prepare para estudar muito, muito mesmo!
Meu objetivo é aprender e descobrir novas oportunidades se eu ganhar dinheiro tudo bem se não, não me importo , quero aprender e quem sabe trabalhar por conta próprio ou free lance , não me importo com o tempo , acredito que vai virar uma bola de neve e em algum momento vou me aprofundar
Cara é sobre isso, pra que vem de uma realidade que ganhava 1200 por mês para 3000 mil por mês, trabalhando do conforto da sua casa e de certa forma "livre" sem pressão é muito mais saudável!! Ps: Amigão não tô conseguindo acessar seu discord, diz que o link tá expirado, se possível gostaria de acessar seu disc!
Nao é facil entrar em nenhuma area, wuantas pessoas formadas em diferentes areas estao a anos tentando o primeiro emprego na area de formacao e nao conseguem. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come... Tem que ralar galera!
Eu sou realista e sei que entrar na área é difícil e o mercado exige muito, tô fazendo ads no terceiro semestre, se arrumar vaga como assistente de ti para entrar na área, 2 salários mínimos, tá bom, vou estar aprendendo e desenvolvendo o que tô aprendendo na faculdade, no futuro após anos eu poderei sonhar com altos salários.
Tem muitas áreas e profissões que a gente se mata de trabalhar sem condições de crescimento profissional e intelectual, na Ti com dedicação, esforço, é possível crescer seja numa empresa ou como freelancer.
@FuturoDev concordo contigo sobre a questão do salário. Também já trabalhei em shopping e sei o quanto é duro sair tarde, trabalhar aos domingos e não ter tempo pra fazer o quer. Não trabalho na tecnologia ainda, to estudando pra isso, porém, com ctz as oportunidades que se apresentam são muito boas.
Cara eu estudo programação faz um ano e consumo muito conteúdo da área, inclusive vários vídeos falando das mesmas coisas que você citou. Porém pra mim, você falou exatamente o que eu acho sobre programação, principalmente para quem está começando. Um tempo atrás vi uma galera reclamando de uma vaga que oferecia 2.5k para um júnior, mano eu ganhava 1.6k no meu antigo emprego, ganhando 2k seria uma baita evolução pra mim. Mas eu entendo que cada um têm sua realidade. O pouco de alguns, pode ser muito para outros.
O mau da galera é reclamar de um salário inicial de 2,5 k. Eu ganhava um salário mínimo trabalhando num call Center meu parceiro. E outra, isso é salário I N I C I A L. Depois quando vc pega experiência vc ganha bem mais do que isso. Quando ganha um Pleno no Brasil? Em média de 6 a 8 mil, isso é ruim? Pra um assalariado isso está muito bom. Quer ganhar mais é correr atrás, empreender, buscar um inglês e trabalhar pra gringa, não sei. Pessoal as vezes é maluco
@@lucaseduardo_cas não é nem maluquice, imagina tu explicar pro cara que estuda anos se mata etc, que ele vai ganha 2500 por mês e aparecer um menino todo esquisito fazendo uma dancinha ridícula e ganhar milhões kkkk
Eu estava muito empolgado pra começar a estudar programação pelo fato de ter tanta possibilidade de criar várias coisas do nada e amo tecnologia mas aí comecei a pesquisar o que era preciso pra ser um bom profissional e me desanimei aí, são tantas coisas que é preciso estudar, tanta coisa diferente uma da outra e que se interligam de alguma forma que tô pensando seriamente em continuar nessa área, por enquanto estou no primeiro semestre de Engenharia de software estudando lógica e tô gostando mas só de pensar em tudo que eu preciso estudar e saber no futuro estou pensando seriamente em trocar de curso
Trabalhar pra T.I tem muitos benefícios e vejo que as pessoas parecem querer abusar disso, não sei se vão entender, mas acho que com esse BOOM que deu em relação a programação nesses últimos anos, pessoas estão querendo trabalhar e receber 3 mil reais pra mais digitando "print('Hello world')". Sabe eu entendo, eu quero ganhar com essa área também mas as pessoas precisam parar com essa mania, de querer receber muito sem estar adequado e não, não é só T.I que está difícil, tudo está difícil, então pra que desespero? Isso é minha opinião
To quase desistindo, assito horas e horas de aulas de python, mas na hora H não vai, eu não consigo raciocinar, eu esqueço todos os comandos e no final acabo desistindo. Já é a nona vez essa semana pqp
No meu caso eu ja estou um pouco desanimada, faço faculdade de gestão de dados e não tenho computador ou notebook, é mais complexo de aprender apenas com o celular
Eu tô perdido, uma hora quero fazer front end, na outra Back end , na outra adiministrador de banco de dados , tá difícil, não consigo focar só em ummm
também tava assim, queria estudar/aprender muitas coisas ao mesmo tempo, mas recentemente resolvi sentar na cadeira e me obrigar a focar em uma coisa só por enquanto
Se canal é muito bom com certeza, continue assim, vc poderia fazer um vídeo atualizado falando sobre quais caminhos da pra seguir estudando fronte e quais da pra seguir com o back.
Continue a estudar em 2023 sim! Aproveite esses últimos três anos para programar mais manualmente. Após disso você vai ter que aprender a nova forma de desenvolver que todos nós vamos descobrir como. Não foque mais apenas em programar, você vai começar já obsoleto.
Vou conectar um vídeo com outro aqui pq lembrei dos pontos sobre o desânimo e tal... vai fazer um ano que estou estudando também. Sempre foquei muito no backend porque acho que gosto mais. Passei um tempo pulando de galho em galho até estabilizar estudando node... porém todos dizem que é mais fácil ENTRAR em um primeiro emprego jr como frontend então comecei a estudar um pouco tbm ( tenho zero criatividade pra fazer layouts e tudo mais ) aí vc pode falar: "ah mas isso é responsa de ux ou ui" sim mas fica meio que nas entrelinhas que tem que saber um pouco também saca? Então oque me desanima é essa sensação se que vai ter que saber de TUDO um pouco pra conseguir entrar sendo que ao mesmo tempo "quem sabe um pouco de tudo, não sabe bem de nada"
depende da empresa e do seu foco, tu pode ser um front-end generalista que sabe de tudo um pouco ou ser muito bom em Javascript + alguma biblioteca ou framework tem gente que se for fazer um desing de site vai fazer pior do que os do anos 2000 e é fodão em javascript enquanto que tem gente que sabe fazer sites muito bonito mas só sabe o suficiente de javascrit + 1 framework do mesmo jeito que tem gente que sabe fazer sites muito bonito e consegue ser fodão em javascript, os 3 tem empregabilidade e vai de cada um o problema é querer aprender tudo de uma vez ou seguir uma ordem de estudos mas nãõ aplicar e acabar esquecendo (minha opinião)
@@Edgarvvitor É exatamente isso cara, comecei com JavaScript e hoje não lembro de nada do que "estudei". Hoje eu posso aplicar o que eu aprendo, mas eu tô em HTML e CSS e agora tô ficando nessas 2 depois volto a estudar JavaScript (acho essa linguagem top de mais).
@@WM_RIDER7551 so nao perde muito tempo com html e css, as vezes o erro do iniciante é querer dominar grid , flex, css avançado logo no início, entendendo que html e css é pré requisito pra aprender o Javascript (pelo menos para a web) e depois ir crescendo junto do Javascript o teu conhecimento em css e html. Espero ter ajudado mano boa sorte 🍀👍🏽
Estive pensando nesse mesmo dilema @Bárbara Nunes, eu iniciei meus estudos em HTML e CSS em janeiro desse ano, pensando em seguir a carreira front end, mas percebi logo de inicio que não é muito minha praia esse lance de criatividade, aí desde fevereiro escolhi Java como linguagem a estudar e estou seguindo em frente. Vejo muito o pessoal falar que é mais fácil de entrar no mercado com os conhecimentos de JS e suas bibliotecas famosas, mas mesmo assim, to seguindo meu coração e torcendo pra dar certo. Estou finalizando agora os conceitos iniciais em Java e procurando um bootcamp para me auxiliar nessa caminhada. Estou em transição de carreira, sou Eng. Ambiental, trabalho na área, mas sinto que a programação me preenche muito mais.
eu tbm estou nessa, n tenho nada de criatividade com front-end com designs e nada, por isso estou estudando pra ser back-end, sei que é mais dificil e ter paciencia porem é o que eu imagino, sendo dificil ou nao pro primeiro emprego.
Tão bom ver gente real, falando sobre realidade ❤
Melhor definição!
Faz 3 meses que estou fazendo faculdade de ADS e tbm estou estudando por fora PYTHON, estou dando meu melhor, espero conseguir progredir na área 🥰
tbm faço ADS, começei esse ano tbm e tbm estou estudando python por fora kkkkkkk Boa sorte pra gente e muita persitência, vamos conseguir! :)
e difícil ser claro hj em dia as pessoas não conseguem interpreta direito, seu conteúdo e muito bom, tbm estou estudado e gosto muito de vc pq e pé no chão torço muito por vc!
Entendi o que vc tá falando 👍👍
Aos meus 5.4 de idade, eu ainda quero trabalhar com programação 🙏🙏❤️
Sou do tempo do DOS ... ( para usar o windows ... ).
Me identifico com vc em tudo kara, já trabalhei de tudo também. Sempre gostei de programação, mas sempre pensei que não era inteligente o suficiente, mas agr eu decidi que não ía desistir de entrar na área. Quero dizer a todos que quem não desiste nunca perde. Não existe derrota, existe desistência. Continue, continue e continue...
Eu já dessisti algumas vezes, voltei a estudar agora, e estou decidido de não parar mais de estudar, eu creio com fé em Deus que dessa vez vou chegar lá! Ano que vem quando estiver trabalhando como programador volto para deixar minha mensagem de incentivo!
Ganhou um seguidor meu caro! Obrigado pelas palavras e pela motivação que todos precisamos! Eu estou estudando programação desde Nov do ano passado, já me aprofundei bem em JS, to estudando HTML e CSS em paralelo, ja manjo um pouco de Git e GitHub.. esse ano faço 40! Não vou dizer que não bate o desespero e que não penso que não seja pra mim, mas eu procuro pensar que todo dia eu tô sabendo mais do que ontem, e que minha hora vai chegar! Se eu evoluir um pouco todos os dias, não tem como dar errado! Vamo que vamo! Amanhã começo um BootCamp da Le Wagon, tempo integral de 10 semanas de duração, vai ser uma imersão gigante e vai dar certo! Tem que dar! Boa sorte na caminhada de todos! Sucesso!
11:50 faço parte dessa sua realidade, so de pensar em ganhar mais de 1500 reais trabalhando no pc sem pegar caixa nas costas, atendimento ao cliente todo santo dia ate tarde da noite eu ja fico feliz dms
Cara vagas tem sim e vai ter sim por muitos e muitos anos, mas como você disse, a pessoa precisa ser qualificada.
Te falo o cara não precisa ser o cara FODA, mas precisa demonstrar que é qualificado e principalmente PRECISA SER ESFORÇADOS...
Vi um monte de gente querendo só benefícios (Ambientes com vídeo games, mesa de sinuca, massagem, carga horarias de 4 dias por semana). Então precisa querer realmente trabalhar e saber trabalhar.
Cara humilde, manso, sábio, com uma visão muito bacana.
Parece um cara que vale a pena conhecer.
Me identifiquei muito com você. Sempre fui pobre e pra ganhar dinheiro sempre tive que ralar demais, então 3k pra mim é uma maravilha. Também estou estudando ADS e tô focado até o talo, vou mudar a minha história e nada vai me impedir.
deus ajude que essas IA demorem mais pra desenvolver pprt
John, sobre salário, a TI era uma antes da Pandemia, e é outra durante e pós pandemia, antes da Pandemia o salário médio de Pleno tava por volta de 3K (o que eu ganhava) a 4K, pós pandemia o meu salário subiu pra 8K, e isso tem sido normal, antes era raridade salários desse
Realmente está tranquilo emprego para plenos?
Concordo, muita gente que está começando agora ainda tá com a ideia de que é fácil entrar na área(muito influenciado pelos coaches que querem vender cursos). Mas a realidade é que a programação é uma área como várias que temos aqui no Brasil e vai ter as suas dificuldades tanto nos estudos quanto no mercado. Na pandemia era relativamente mais fácil entrar no mercado com poucas skills, mas como a demanda diminuiu e estamos passando por uma crise economica mundial, a régua subiu novamente e vamos precisar estudar mais e ter algum diferencial para entrarmos no mercado. Exemplos de diferencial que podemos buscar: soft skills, faculdade(sim, faculdade não é inútil), inglês etc. Estou estudando pela OBC e fazendo faculdade de ADS e não pretendo desistir tão cedo.
sim, como o Jhon falou continuem, não tá sendo fácil por conta de vários fatores, mas tenham essa esperança, vcs ficaram indo a escola uns 13 anos seguidos e foram sem desanimar pq achavam que iam sair logo com emprego, pq a programação ia ser diferente
Vdd, eu tenho 12 anos e não estou nem um pouco apressado, vou estudar práticar e depois caçar emprego
O bom é assim! Nessa dificuldade os meninos são separados dos homens.
@@jonathas.guilhermee e pra quem é iniciante? Certeza que você é daquele tipo de pessoa que fica falando Sigma, alfa e beta kkkkkk
@@kaaik_alex oras... quem é iniciante, estuda pra não ficar pra trás, porra. Teu comentário não tem nada a ver com o meu. E não, eu não fico falando dessas letras gregas por aí.
cara, nunca vi tanta verdade e sensatez em um vídeo!
cara estudo desenvolvimento de sistemas ha 2 meses, eu realmente dedico com mt esforco o meu tempo com isso, e ver voce falando isso alivia demais minha ansiedade, agradeco pelo video e forcas pra quem ta nessa jornada!!!
Gente não desanime conseguir meu primeiro estagio na área, com curso técnico e 6 meses de faculdade... Já estou feliz de poder entrar na área ^^ não desistam.
Onde você fez o seu curso tecnico?
Opa!! Estágio remunerado?
Como vc conseguiu o estágio?
Para todos que estão desanimados essa é um mensagem de esperança !! Se vc esta passando por um tempestade lembre-se que não ira chover o tempo todo e que se a tempestade for implacável entao devemos respoder da mesma forma !! O q vai mudar a sua vida nao é o seu destino final e sim cada passo q vc da em direção a ele !! os 5 min que vc esta agora nesse momento todo dia estudando programação na hora do almoço antes de voltar trampar pesado vão fazer a diferença no final !! Lembre-se ninguém ira vir ajuda-lo vc estar por conta própria e o mais motivador sobre é q ninguém pode parar vc a não ser vc mesmo !! Bons estudos pra vc !!
e sinceramente: se eu começar ganhando 2k, eu tô feliz. não fico mais olhando pra 15, 20k. com o tempo, chego lá
já trabalhei de segunda a segunda por 900 reais. é foda. tem gente que nunca trabalhou em algo braçal e não vê alem do próprio buraco que vive
É assim mesmo, eu hoje estou terminando meu curso de Sistemas para Internet e já são 2 anos e meio tentando entrar e estudar programação, a gente fica indo e vindo e experimentando as coisas, também faço parte dessa sua realidade, eu só fui ter um emprego formal agora recente e consegui entrar na TI mas como suporte em manutenção de computadores, mas não ganho mais de 1500(tenho dois filhos e família), antes disso era vendendo bolo, empada, fazendo uber e tudo que dava pra se virar... é difícil ver muita gente reclamando de barriga cheia já dentro da área de programação. Ainda não desisti da programação, mas hoje meu foco está sendo em C/C++, eu simplesmente não consegui me encaixar na "moda do mercado"(dados,web,mobile) por isso estou indo nesse caminho(jogos, sistemas embarcados, computação gráfica) por ser algo que está me dando prazer em estudar. O importante é não desistir, uma hora seu canal vira Dev Jhon e não futuro dev.
Tenho 34, sou pai, salário mediano, trabalho em outra área sem relação nenhuma com tecnologia mas gostaria de mudar, com quais assuntos começou seus estudos?
@@daniloluismc9646 depende, eu meio que vi um monte de coisa ao mesmo então não recomendo isso kkk, então preciso saber qual seu contexto: voce ja sabe o quer fazer com TI? Quer programar ou não quer programar? quer fazer faculdade ou só estudar por conta própria?
@@raniel0511 gostaria de entrar na área a princípio Front End mas nunca atuei na área e gostaria de estudar por conta a princípio.
@@daniloluismc9646 então frontend tem um conteudo vasto na internet, o canal aqui fala muito sobre, se eu fosse voce estudaria:
1- logica de programação (qualquer linguagem ou até portugol)
2 - um pouco de design de interface e design de experiencia
3 - procuraria cursos pagos e gratuitos sobre html css e js
4 - estudaria react
5 - taquelepau pra fazer varios sites e projetos e um monte de marketing pessoal nas redes sociais (youtube, insta, linkedin) ou até escrever e fazer tutoriais pra ser notado.
isso que eu faria hoje se quisesse frontend. de resto ia me filtrar e barrar de tudo que me tirasse desse caminho, se voce ficar no youtube vendo sobre carreira vai ficar perdido e indeciso que nem eu fiquei, eu precisei experimentar para poder escolher o que realmente queria fazer, foi ai que vi que desenvolvimento web não era pra mim, por isso meu comentário no video.
um caminho alternativo pra voce é após o passo 3 estudar php + wordpress, mas aí voce escolhe se vai pelo caminho full Javascript como todos vendem cursos e vão ou se iria pelo php com wordpress
Gosto do seu canal, é realista. Mas acredito que é um dos primeiros canais a falar a verdade sobre programação, existem outros que sao assim😊
Ate um salario minimo para MIM estava otimo, trabalhar com que eu gosto , flexibilidade , trabalhando em casa , alta chances de crescimento
Uma boa visão, Jhon.
Depois de eu ser desligado da empresa no meio do ano passado me desmotivei muito, empresa a qual eu virei Junior e pouco tempo depois houve o desligamento por ter errado em vários pontos então foi justo, sua visão me lembrou que a alta quantidade de vagas existe, e também, lembrar que não é fácil entrar, me lembrou que para conseguir minha primeira vaga teve muito suor, muita ralação envolvida, enfim, teve muito trabalho até chegar ali.
Acho que os demais que vão entrar ou estão na área precisam sempre se lembrar disso, e também, que para entrar e se manter você precisa ser bom no que faz. Entregar metas. Empresa não é e nunca vai ser caridade. Se você entende isso, não é que a vida se torna um inferno ou coisa do tipo por conta de metas e pressão, mas você entende que precisa está em constante evolução para continuar no mercado, para continuar voando ou almejando voos mais altos. :)
Vendo a sua visão, acredito que seja questão de tempo até conseguir uma vaga. Uma dica se aceitar, depois de entrar no mercado de trabalho não pare de continuar se atualizando, foi um dos meus erros, por motivos de cansaço estagnei bastante. :)
Finalmente um comentário de acordo com a realidade. Não embarquem em programação. Isso vai ACABAR com a vida de vocês.
Concordo Man, o mercado está da hora sim, faço faculdade de adsi e si e arrumei um estagio final do ano passado após 1 ano de faculdade e 2 anos de curso técnico no Senai de fullStack.
Não desistam O mercado esta muito bom, só não é tão fácil conseguir trabalho sendo iniciante mas depois do primeiro emprego vai que vai.
Foi cirúrgico neste vídeo jhon, penso exatamente assim, tô fazendo ads tbm, estudando Java por fora tentando pegar uma vaga e como vc disse as oportunidades da área, independente do tempo para adquirir a primeira vaga, o importante é persistir
as vezes eu acho que as pessoas não entendem como funciona o mercado de trabalho... eu sou formado em História e é um dos tipos de área que vc SÓ entra com indicação. não tem emprego se não for por indicação ou concurso.
agora, área tech, tem muitas oportunidades. muitas áreas. é muito mau caratismo chegar e dizer que não tem vaga.
e de ser difícil: sim, é difícil pra cassete achar qualquer emprego agora. não é mais tão fácil conseguir nem onde não pede experiência.
Não é fácil em qualquer área. Vou dar exemplo da minha esposa, que é Enfermeira, para ter uma idéia. Ela fez técnica em enfermagem, Graduação Em Enfermagem e Pós-Graduação na Santa Casa De São Paulo. Ótimo currículo não acha? Pois bem, não foi bem assim. Ela ficou por 7 anos como técnica de enfermagem no Hospital Das Clínicas De São Paulo. Aí vc deve pensar, poxa tem experiência de 7 anos no maior Hospital Público da América Latina tem tudo pra dar certo. Não foi bem assim, TODAS as vagas de enfermagem querem 2 ANOS de experiência em ENFERMAGEM, como técnico não serve! Resumindo, foram dezenas ou até centenas de currículos enviados e nada, até que ela participou de uma seleção no HC também e passou, agora faz apenas 1 ano que ela trabalha como Enfermeira Padrão e olha que na pandemia precisavam de qualquer enfermeira, mas queriam com carro e ela não dirige! Então não deu!
tenho 34 anos estou começando meio tarde mais sendo cincera não entendo nada de programação, sou um bebê nisso, ganhei uma bolsa de estudo Ead univille em T.i estou ansiosa é com medo ao mesmo tempo de não conseguir aprender.
mais estou querendo entrar nesse ramo por mim e futuro do meu filho.
ele é que me dá força.
sempre trabalhei com área de vendas ganhava em média r$3.500 mais cansei do ramo, muito estresse e cobrança.
Vale a pena o esforço pessoal, eu mesmo não trabalho mais presencialmente a anos, ganho bem e com perspectiva de crescimento ainda.
Valeu a pena algumas noites em claro.
Front ou back??
@@felipecristiano2656 fullstack
@@vlinkin22 que massa man,queria tirar umas dúvidas ctg pode me chamar no zap?
Vc está certo, tenho 32 anos e sou técnico em telecomunicações, trabalho no sol todos os dias puxando fibra, comecei a estudar a pouco e o meu estalo para a programação foi quando amigos meus que já programam me disseram que posso ganhar o mesmo sem tomar sol na cabeça.
Cara, estou estudando e realmente fiquei muito desanimado, obrigado por esse video, obrigado.
eu não fico feliz de ver a galera desistindo, por um lado sobra mais vagas pra gente que esta focado e no futuro proximo vamos conseguir emprego mais facil por causa da galera desistindo, pra todo lado você ve pessoas falando em desistir "pra não perder o tempo com isso" e isso e aquilo, as vezes acho que fazem uns videos desanimadores para as pessoas desistirem de proposito, uma coisa eu sei, não vou desistir.
Fds
Já desistir desgraça difícil pra arruma emprego e pior e estuda pra perde tempo e da um tiro no escuro pq você n sabe se isso vai dá certo
Eu estava em uma Mastercard sobre carreira, e o próprio palestrante falou e deixou bem claro (o palestrante trabalha na Netflix): essa recessão é apenas uma fase que logo irá passar. Ele mesmo frisou para todos se prepararem, que logo mais o boom irá voltar. Colegas do TI, vamos nos preparar, estudar bastante e se ajudar. Logo logo, estaremos dando risada desse momento trabalhando naquilo que gostamos.
Porra mano você foi foda nas palavras, parabéns cara! Sucesso na sua carreira de Dev
Rapaz humilde,SIGA em frente voce Vai vencer
Muito legal seu canal mano, é difícil no começo mesmo, mas depois da primeira oportunidade, fica mais simples.
Se tem uma dica que eu posso dar hoje de alguem que ja esteve dos 2 lados na hora da entrevista e com 3 anos de experiência.
Domine os conceitos de orientação a objeto, solid e api, se fizer isso vai se destacar.
Um erro bem comum de notar em juniors/estagiários é que eles conhece bem ferramentas, mas não os fundamentos da programação.
Esse canal é muito bom namoral👏🏻.
Eu penso exatamente nessas questões citadas no vídeo, trabalhar "de onde quiser", ter um salário acima da média, não viver para o trabalho, mas trabalhar para viver, essa é a grande diferença do trabalho de um programador para as outras profissões.
Médico bom salário mas tem plantão e você vê de tudo.
Policial não tem bom salario mas você tem uma estabilidade financeira, você passa por muita coisa e corre o risco de morrer, essa é uma das piores profissões e é muito concorrida e difícil.
Enfim são várias profissões que tem suas dificuldades, então não vai ser diferente na programação, tem que seguir em frente e se manter focado e sempre estudando, visando um futuro melhor e que você vai olhar pra trás e dizer "ainda bem que eu não desisti".
oh, cara. na programação a pessoa vive pra trabalhar, isso sim. Tu vai ter que se especializar muito pra ser diferente do resto, e vai ficar nessa o resto da profissão, simplesmente pelo fato de que é tecnologia e tá mudando o tempo inteiro.
Ótimo vídeo, tbm estudo pelo OBC e estudo ADS tbm , sua realidade é igual a minha e de muitos por aqui, não podemos desanimar. Salários baixos trampos pesados.. mas temos que pensar lá na frente, plantar agora pra colher depois.
A coisa mais difícil em programação é ter tempo,
Programação exige mt prática e quando você está tentando criar projetos sozinhos ir aprendendo procurando soluções e resolvendo erros acaba que tu vai ver ja se passou 6h
sigo vc no instagram, e ganhou mais uma seguidora aqui, amei sua analise, trabalho em serviço braçal e estudo programação, um salario de 3.000 pra mim, seria estar no céu.
Sou da mesma realidade que a sua, man... Já fiz uns cursos que deu pra pegar a base do Desenvolvimento Web e lógica de programação. Na batalha pra conseguir desenvolver coisas legais e entrar na área. Tmj
Boa análise, visão ampla e imparcial.
tenho 16 anos, 1° ano do ensino médio e nunca senti vontade de fazer um enem, mas mtas pessoas colocam como se eu não fosse conseguir nada sem diploma, incluindo pessoas da minha família.
eu sinceramente tenho medo de dar errado se nao fizer, mas eu ainda sinto q se eu fizer eu vou me arrepender.
sim, estou fazendo curso técnico e me esforçando pra aprender, mas essa questão de faculdade é mto delicada pra mim
vi uns comentários e me identifiquei bastante na questão de trabalhar de segunda a segunda em Job braçal , e a programação proporcionar conforto e uma renumeração melhor , é muito confortante
Tenho 2 filhos e trabalho 11h por dia de segunda a sábado e não chego a ganhar 2 salários mínimos. Só o fato de ter mais tempo com minha família já vale a pena para mim.
Concordo com o que você disse. Eu vim da área comercial e hoje sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas. No primeiro período da faculdade consegui meu emprego na área tech. Não posso negar que no meu antigo trabalho eu chegava mais cedo para estudar, na hora do almoço estudava e quando largava também. Tive que me esforçar bastante para hoje poder trabalhar de casa recebendo bem. Há muitas vagas em aberto e devemos estar preparados para no futuro aproveitar a alta demanda do mercado. Sucesso para você na sua carreira!
Você começou do zero com a faculdade ou já tinha estudo antes de entrar nela? Além disso, você conseguiu empredo pelo LinkedIn ou utilizou outros meios?
@@robertoesportes3987 eu nunca estudei programação antes da faculdade. Mas eu era da área de redes de computadores. Na faculdade que comecei a aprender programação. E recebi a minha proposta de emprego através do LinkedIn. Hoje, para mim, é a melhor plataforma para se fazer network
RUclips leu minha mente cara kkkk eu tava desanimado com meus estudos na facul de programação, eu nem assistir nada de programação e veio esse vídeo pra mim kkkk. Valeu, eu estava precisando disso cara😎💪
Muito legal cara! Parabéns pela honestidade e autenticidade.
Top. Obrigado 🫂
Cara, minha historia é muito parecida com a sua! Tmj ein!
concordo plenamente, comecei facul Eng. Software( 1 ano) e logo em seguida me interessei pelo desenvolvimento mobile iOS nativo (swift), no começo me iludi um pouco com os "6 meses de estudo" pra ganhar 6mil, mas depois de muito estudo e pegando dicas com diversos profissionais da área, descobri que um tempo razoável seria 2 anos ate conseguir aquela vaga JR. Obvio que sempre vai ter varias exceções e muito vão realmente conseguir em menos tempo, mas é um processo lento, e mesmo você estudando todos os dias e praticando muito não sera da noite para o dia que um app vai ser desenvolvido sozinho. Ja estou a praticamente 1 ano de estudo, tentando pegar meus primeiro fleelas, trabalhando em projetos pessoais que vão contar como XP, e sei que isso vai me tornar o tão sonhado DEV JUNIOR.
Então essa essa msg aqui serve pra apoiar você que tbm ta nessa mesma jornada, não desista, confia no processo, não procastina, melhora 1% a cada dia que la na frente vai valer a pena!!!
Eu faço eng de software mas eu não quero ser programador, é empregado e ganha pouco do mesmo jeito alem de ser muito dificil e estressante, prefiro fazer jogos indies e em engines mais faceis q tb nem usam codigos
Mano. me identifiquei muito!
tava estudando python , e tava feliz , aprendendo bem , e querendo algo na area, mas a umas 2 semanas ouvi falar de chat gpt e desanimei legal da programaçao..... mas amo programar
Isso é fato! Tem pessoas que ganham acima de 15 k. Quando são demitidas é natural que vão reclamar da vaga que paga 8 k, pois já se acostumaram com o padrão de vida alto.
pse, pra quem é humilde msm que ele seja pleno ele ganhar 8k numa vaga que era pra pagar 15k e aceitar ele simplesmente é uma pessoa muito grata.
@@matheuspaixao-xt3sm já estava feliz em ganhar 4 k.
Faz 5 meses q comecei estudar com foco no Front-End, eu estava 100% animado até o Chat-GPT começar ganhar força, confesso q agr ando bem na linha tênue da desistência por pensar q esse avanço dele pode fechar quase q por completo as portas para quem está querendo entrar na área, tomara q não, mas eu só consigo ver ele como benefício para empresas q querem cortar custos e profissionais q já estão mais estabilizados na área
puro cope, vai nessa, a concorrência ficar menor pra gente
Trabalhar pra empresas não é a única forma de ganhar dinheiro com programação
Quais são as outras formas, por favor?
@@Alice-iu7gx Area de Jogos!
@@user-jj5gc6fk1j Esse eu não conheço não, faz um mês q abandonei os estudos nessa área e agr tô focado em começar meu negócio próprio, mas vou dar uma olhada nesse aí q vc citou pq fiquei curioso kkkk
Tenho um amigo no TEXAS, ele trabalha com TI. Ele garante que la nos EUA ainda estão contratando, ele falou que a pessoa não fica parado.
Olha atualmente 3 mil mds já é ótimo pra mim alias obrigada pelo video como meu pc quebrou eu to vendo vídeos sobre o mercado de trabalho vou anotar os requisitos das vagas front end e estuda-los°°
Ótimo vídeo, deu uma boa incentivada, sem deixar de ser realista. Na minha opinião, esse momento vai ser um filtro onde só vai persistir quem realmente tem real interesse na área. Tá muito difícil entrar, mas é o normal de qualquer ramo, como você mesmo disse. Eu tenho fé que quando "as vacas engoradarem" de novo, quem tá teimando agora vai conseguir entrar,isso se não conseguir antes. E a galera que largou o barco vai entrar fora de tempo de novo, sem preparação e sem foco, aí vai sair reclamando e desanimando os outros
Trabalho serviço braçal, e estou querendo trabalhar na área de programação esse é meu objetivo.
Eu estava estudando por fora e ainda estou, também tenho o curso da one bit code, comprei faz muito tempo, não concluí por vagabundagem mesmo, mas vendo seus videos e das pessoas estudando na area voltei e me matriculei em ADS na descomplica dia 17/04 começo, to pensando em criar um canal pra mostrar a trajetória também e me manter focado ps: também vim dos cripto games
Quando começar lá posta os vídeos pô.
Depois volta aqui no vídeo e coloca o link pra galera acompanhar tua trajetória!
man, vou inicar na descomplica também
mas eu entrei pelo Prouni, dps dá seu aval sobre a faculdade da descomplica.
@@WM_RIDER7551 venho sim, ainda to organizando pra começar
@@dubzando1179 top man, minhas aulas começam dia 17, mas acho que antes eu começo o canal já falando como ta sendo
Nossa! John, eu te acompanhava desde o seu canal 21John e eu estou muito feliz em te ver crescer em outro canal, isso é muito legal. Caí aqui de paraquedas
O 21John volta esse mês 👀
me identifiquei muito com seu canal, parabens eu sei o que é isso trabalhar na correria tbm estou estudando programaçao, vamos que vamos espero que conclua seus objetivos
Eu assumo que entrei de cabeça nos estudos pela demanda e pelas ofertas salariais sedutoras. Porém hoje eu estudo por hobby, acho incrível quantas coisas ao meu redor podem ser otimizadas com a programação.
boa madrugada, me chamo Gustavo, me identifiquei muito com seu depoimento, sou trabalhador braçal também e querendo mudar de área. Programo jogos na Unity a 8 anos, mas estou estudando a pouco tempo frontend para tentar entrar nesse mercado tão concorrido. Se alguém estiver estudando também e quiser algum colega de caminhada estou aqui para se precisar. Tenho o sonho de conseguir mudar de vida também e alcançar quem sabe meus 3 salários mínimos rsrsr.
Gente, é simples: Seja bom no que você faz e ponto final. Supere-se e acredite em você. Do nada aparece uma oportunidade para você. Acredite! Ótimo vídeo.👏👏👊👏
hj em dia eu trabalho pra mim mesmo com apenas 22 anos mais estou estando programação recentemente entrei na Ebac, não esta sendo fácil mais vejo que tenho potencial pra área e não estou vendo o hoje em si e sim o amanhã que em meio a tantas dificuldades conseguir o objetivo esperado!
Prefiro meu Java mesmo sou muito bom na parte de desenvolvimento do lado do servidor sou péssimo em front end valeu abraços
Concordei demais e assino em baixo de tudo que você falou
video muito bom John, parabéns
Se o seu objetivo era motivar, parabéns, você conseguiu!
Esse vídeo tem q ser a luz no fim do túnel, sei nem se vou conseguir um emprego daqui a uns 3 anos
Entrar na TI sempre foi difícil, não é de agora, qualquer profissão é assim, senão se dedicar e como você disse, tem que saber se vender, e tem que chegar em entrevista confiante, e uma coisa que tem que aprender é como se portar numa entrevista, como fazer com que o recrutador veja que vc é a pessoa certa, aprender como funciona o LinkedIn é muito importante!
As pessoas que estão reclamando de salário, o dia que não tiver nem o pouco, vai uma hora valorizar o "pouco"
vlw mano! video muito motivador pra nós que somos iniciantes!! obrigado pela informação! abraço!
muito bom ter gente como vc aqui no youtube, sendo bem realista
Nossa cara como tu parece aquele ator príncipe caspian de Nárnia, quando estás com o cabelo solto , parece muito 😲😁
Galera, minha dica também é desinstalar o Twitter e não entrar em comunidades que não sejam exclusivamente pra estudos da programação. Nesses locais tem muita gente que desmotiva, que da cenários hiper desanimadores, mas saibam que o mercado de ti nunca vai se limitar a opinião das pessoas. Estudem e tirem suas próprias conclusões, mesmo que vc não entre no mercado de ti, os conhecimentos que vc carrega no caminho podem te ajudar a encontrar outra coisa que vc se identifique, mas pra vc que quer de fato programar, nunca desista e não tente aprender o máximo de linguagens no menor tempo possível. Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado, respeite o seu e se dedique, mesmo que por apenas 1 hora por dia, mas nunca pare. Você vai conseguir!
o bom da área de ti é que voce pode desenvolver projetos com outras pessoas e não somente sozinho,o dificil é todo mundo conciliar a rotina pra reunir o time da programação rs
caramba, que video sensato.
Cara, a carreira de tecnologia tem vaga, mas requer experiência. N da pra vc aplicar para uma vaga ou função que vc não tenha conhecimento. E o mercado está bem exigente, mas nada é impossível, se realmente quiser trabalhar com isso, só se prepare para estudar muito, muito mesmo!
Meu objetivo é aprender e descobrir novas oportunidades se eu ganhar dinheiro tudo bem se não, não me importo , quero aprender e quem sabe trabalhar por conta próprio ou free lance , não me importo com o tempo , acredito que vai virar uma bola de neve e em algum momento vou me aprofundar
Cara é sobre isso, pra que vem de uma realidade que ganhava 1200 por mês para 3000 mil por mês, trabalhando do conforto da sua casa e de certa forma "livre" sem pressão é muito mais saudável!! Ps: Amigão não tô conseguindo acessar seu discord, diz que o link tá expirado, se possível gostaria de acessar seu disc!
Nao é facil entrar em nenhuma area, wuantas pessoas formadas em diferentes areas estao a anos tentando o primeiro emprego na area de formacao e nao conseguem. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
Tem que ralar galera!
Eu sou realista e sei que entrar na área é difícil e o mercado exige muito, tô fazendo ads no terceiro semestre, se arrumar vaga como assistente de ti para entrar na área, 2 salários mínimos, tá bom, vou estar aprendendo e desenvolvendo o que tô aprendendo na faculdade, no futuro após anos eu poderei sonhar com altos salários.
Tem muitas áreas e profissões que a gente se mata de trabalhar sem condições de crescimento profissional e intelectual, na Ti com dedicação, esforço, é possível crescer seja numa empresa ou como freelancer.
O principal motivo pelo qual estudo Programação é porque eu gosto. É minha vocação.
@FuturoDev concordo contigo sobre a questão do salário. Também já trabalhei em shopping e sei o quanto é duro sair tarde, trabalhar aos domingos e não ter tempo pra fazer o quer. Não trabalho na tecnologia ainda, to estudando pra isso, porém, com ctz as oportunidades que se apresentam são muito boas.
👏👏👏👏👏👏👏👏
Cara eu estudo programação faz um ano e consumo muito conteúdo da área, inclusive vários vídeos falando das mesmas coisas que você citou. Porém pra mim, você falou exatamente o que eu acho sobre programação, principalmente para quem está começando. Um tempo atrás vi uma galera reclamando de uma vaga que oferecia 2.5k para um júnior, mano eu ganhava 1.6k no meu antigo emprego, ganhando 2k seria uma baita evolução pra mim. Mas eu entendo que cada um têm sua realidade. O pouco de alguns, pode ser muito para outros.
O mau da galera é reclamar de um salário inicial de 2,5 k. Eu ganhava um salário mínimo trabalhando num call Center meu parceiro. E outra, isso é salário I N I C I A L. Depois quando vc pega experiência vc ganha bem mais do que isso. Quando ganha um Pleno no Brasil? Em média de 6 a 8 mil, isso é ruim? Pra um assalariado isso está muito bom. Quer ganhar mais é correr atrás, empreender, buscar um inglês e trabalhar pra gringa, não sei. Pessoal as vezes é maluco
@@lucaseduardo_cas não é nem maluquice, imagina tu explicar pro cara que estuda anos se mata etc, que ele vai ganha 2500 por mês e aparecer um menino todo esquisito fazendo uma dancinha ridícula e ganhar milhões kkkk
Cara, saiu uma materia ah 2 dias atras no jornal aqui da minha cidade, onde um garoto de 15 anos de idade aprendeu a programar com 5 meses de aula.
Eu estava muito empolgado pra começar a estudar programação pelo fato de ter tanta possibilidade de criar várias coisas do nada e amo tecnologia mas aí comecei a pesquisar o que era preciso pra ser um bom profissional e me desanimei aí, são tantas coisas que é preciso estudar, tanta coisa diferente uma da outra e que se interligam de alguma forma que tô pensando seriamente em continuar nessa área, por enquanto estou no primeiro semestre de Engenharia de software estudando lógica e tô gostando mas só de pensar em tudo que eu preciso estudar e saber no futuro estou pensando seriamente em trocar de curso
toda profissao voce precisa estudar pra vida toda
ué. mas a definição de bom profissional é essa
não existe recompensa sem suor não. se não tem disposição pra suar não tem disposição pra ganhar
Trabalhar pra T.I tem muitos benefícios e vejo que as pessoas parecem querer abusar disso, não sei se vão entender, mas acho que com esse BOOM que deu em relação a programação nesses últimos anos, pessoas estão querendo trabalhar e receber 3 mil reais pra mais digitando "print('Hello world')". Sabe eu entendo, eu quero ganhar com essa área também mas as pessoas precisam parar com essa mania, de querer receber muito sem estar adequado e não, não é só T.I que está difícil, tudo está difícil, então pra que desespero? Isso é minha opinião
To quase desistindo, assito horas e horas de aulas de python, mas na hora H não vai, eu não consigo raciocinar, eu esqueço todos os comandos e no final acabo desistindo.
Já é a nona vez essa semana pqp
PROGRAMAÇÃO CLP, É UMA PROGRAMAÇÃO NO RAMO DA INSDÚSTRIA. POUCA GENTE CONHECE, MAS PAGA MUITO BEM
No meu caso eu ja estou um pouco desanimada, faço faculdade de gestão de dados e não tenho computador ou notebook, é mais complexo de aprender apenas com o celular
Eu tô perdido, uma hora quero fazer front end, na outra Back end , na outra adiministrador de banco de dados , tá difícil, não consigo focar só em ummm
Tamo na msm... Acho que já tentei de tudo na vida e ainda não me decido
também tava assim, queria estudar/aprender muitas coisas ao mesmo tempo, mas recentemente resolvi sentar na cadeira e me obrigar a focar em uma coisa só por enquanto
@futuroDevJohn quais os temas que sugere para adentrar na área de tecnologia antes de partir para linguagens e
ferramentas?
Se canal é muito bom com certeza, continue assim, vc poderia fazer um vídeo atualizado falando sobre quais caminhos da pra seguir estudando fronte e quais da pra seguir com o back.
Continue a estudar em 2023 sim! Aproveite esses últimos três anos para programar mais manualmente. Após disso você vai ter que aprender a nova forma de desenvolver que todos nós vamos descobrir como. Não foque mais apenas em programar, você vai começar já obsoleto.
Vou conectar um vídeo com outro aqui pq lembrei dos pontos sobre o desânimo e tal... vai fazer um ano que estou estudando também. Sempre foquei muito no backend porque acho que gosto mais. Passei um tempo pulando de galho em galho até estabilizar estudando node... porém todos dizem que é mais fácil ENTRAR em um primeiro emprego jr como frontend então comecei a estudar um pouco tbm ( tenho zero criatividade pra fazer layouts e tudo mais ) aí vc pode falar: "ah mas isso é responsa de ux ou ui" sim mas fica meio que nas entrelinhas que tem que saber um pouco também saca? Então oque me desanima é essa sensação se que vai ter que saber de TUDO um pouco pra conseguir entrar sendo que ao mesmo tempo "quem sabe um pouco de tudo, não sabe bem de nada"
depende da empresa e do seu foco, tu pode ser um front-end generalista que sabe de tudo um pouco ou ser muito bom em Javascript + alguma biblioteca ou framework tem gente que se for fazer um desing de site vai fazer pior do que os do anos 2000 e é fodão em javascript enquanto que tem gente que sabe fazer sites muito bonito mas só sabe o suficiente de javascrit + 1 framework do mesmo jeito que tem gente que sabe fazer sites muito bonito e consegue ser fodão em javascript, os 3 tem empregabilidade e vai de cada um o problema é querer aprender tudo de uma vez ou seguir uma ordem de estudos mas nãõ aplicar e acabar esquecendo (minha opinião)
@@Edgarvvitor É exatamente isso cara, comecei com JavaScript e hoje não lembro de nada do que "estudei".
Hoje eu posso aplicar o que eu aprendo, mas eu tô em HTML e CSS e agora tô ficando nessas 2 depois volto a estudar JavaScript (acho essa linguagem top de mais).
@@WM_RIDER7551 so nao perde muito tempo com html e css, as vezes o erro do iniciante é querer dominar grid , flex, css avançado logo no início, entendendo que html e css é pré requisito pra aprender o Javascript (pelo menos para a web) e depois ir crescendo junto do Javascript o teu conhecimento em css e html. Espero ter ajudado mano boa sorte 🍀👍🏽
Estive pensando nesse mesmo dilema @Bárbara Nunes, eu iniciei meus estudos em HTML e CSS em janeiro desse ano, pensando em seguir a carreira front end, mas percebi logo de inicio que não é muito minha praia esse lance de criatividade, aí desde fevereiro escolhi Java como linguagem a estudar e estou seguindo em frente. Vejo muito o pessoal falar que é mais fácil de entrar no mercado com os conhecimentos de JS e suas bibliotecas famosas, mas mesmo assim, to seguindo meu coração e torcendo pra dar certo. Estou finalizando agora os conceitos iniciais em Java e procurando um bootcamp para me auxiliar nessa caminhada. Estou em transição de carreira, sou Eng. Ambiental, trabalho na área, mas sinto que a programação me preenche muito mais.
eu tbm estou nessa, n tenho nada de criatividade com front-end com designs e nada, por isso estou estudando pra ser back-end, sei que é mais dificil e ter paciencia porem é o que eu imagino, sendo dificil ou nao pro primeiro emprego.
Falta 1 mês pra mim completar 1 ano de estudo em programação, espero que até o fim do ano consiga trabalhar com isso
conseguiu?
@@lExusLFAv10-frqf to criando meus próprios app, insclusive meu nome aqui do perfil é um dos apps kkkk