Para quem não é da área, eu agradeço esse compartilhamento de conhecimento. Cheguei a seu canal por conta de termos comentados em outro canal cujo tema foi o desabamento de sacadas em cascata iniciada de colapso de uma lage acima da última sacada do prédio em Balneário Camboriú ontem (13/1/23).
Excelente explicação, principalmente quanto ao banzo superior e o sinusóide. Parabéns, o conceito estrutural do funcionamento está correto. O banzo superior está um pouco abaixo da armadura negativa, por isso a necessidade de análise dos esforços.
Muito boa essa aula, na vdd a melhor que eu encontrei no RUclips. Me tirou muitas dúvidas que eu tinha, não sou engenheiro, arquiteto e não tenho nenhum curso, mas ao longo dos anos aprendi com trabalhando com vários engenheiro e mestres de obras. Contruí minha casa em Didema SP, em favela onde morava, fiz 90 cm de laje em balanço onde levantei a parede de cima no beiral, mas fiz a estrutura maciça e não com a treliça. Isso a mais de 20 anos, o atual proprietário levantou mais 2 pavimentos pra cima, eu garanti a ele que 1 pavimento, mas ainda está de pé e eu retirei minha responsabilidade, pois acho que ele extrapolou na confiança da estrutura. 😂😂😂😂 Toda a responsabilidade está sobre o engenheiro, melhor é não fazer laje em balanço com as treliças, mas adiante o peoprietário pode abusar e esse balanço pode balançar muito a ponto de colapsar. É muito sèrio isso e vidas podem estar em risco. Segurança em primeiro lugar.
Não foi à toa que resolvi fazer minha piscina baseada em tua live! Vídeos altamente esclarecedores e 1000% úteis. Muito obrigado Luiz. Posso tirar uma dúvida com relação ao uso de laje treliçada em balanço?
Bom dia me tire uma duvida vc disse que as trelicas não e muito boa na questão do cisalhamento e sabendo que a maior cortante está próximo aos apoios o que fazer quando as pessoas carregam as lajes de materiais como areia , cimento etc próximo aos apoios ,quais as consequências disso referente a cortante ? Obrigado belo vídeo
Excelente explicação , Dr. Luiz em algumas construções, onde os vãos eram maiores e a disponibilidade de laje protendida era complicado , eu pedi ao fabricante que colocasse amarrado ao banzo inferior um vergalhão 6.3 mm, em outra situação até 8mm tbm , pois além de fazer nervuras, não havia possibilidade de fazer uma viga invertida com maior inércia . Parabéns por compartilhar seus conhecimentos , se acaso fosse possível gostaria que falasse sobre as áreas de influências que a laje exerce sobre as vigas .
Essa relação de aumento da armadura no banzo inferior é possível também para combater os esforços de flexão, quando não há a possibilidade de fazer uma viga invertida. Vamos colocar na lista para falar sobre esse assunto sim, tem até um livro de Cálculo e detalhamento de estruturais usuais de concreto armado onde o Roberto Chust comenta sobre essa situação de influência das lajes.
Bom dia belo vídeo ,sou técnico em edificações adoro seus vídeos me tire uma dúvida vc falou sobre o efeito de cisalhamento em lajes e o quanto e difícil resistir esse esforço por conta das diagonais das trelicas serem insuficientes Sabendo que o maior pico da cortante e próximo aos apoios ,sabe aquela mania de colocar sempre matérias como areia , cimento etc próximo aos apoios pois no centro aumentaria muito o momento positivo da laje ,a pergunta e isso pode trazer trincas nas lajes semelhantes as trincas 45 graus como nas vigas obrigado
show , de bola Xará . Eu n utilizo em nenhuma situação viga treliçada em balanço. o aço é insuficiente assim como a aréa comprimida . quer usar laje treliçada use as vigas em balanço .
A melhor indicação para paredes apoiadas nas lajes é a bidirecional. Tem que analisar as deformações , seguindo a tolerância da tabela 13.3 da NBR 6118 : 1 cm ou l/500, adotando-se a menor, além da distorção máxima de 0,0027 radianos
Pegando como exemplo o processo construtivo e o comportamento de uma treliça, posso dizer que se eu usar estribos na diagonal interligado um ao outro em uma viga retangular, isso pode.fumcionar também?
Ótima Aula! Uma dúvida que ninguém fala no youtube: a laje H12 é a mais adequada para uma sala com 6m de largura de vão livre por 9 metros de comprimento? Só vai telhado sobre essa laje.
@@EngLuizFernandoCoelho Luiz me socorre , estou fazendo reforma e tenho que fazer reforço estrutural numa casa ela não tem viga estrutural no centro e e treliça apoiada e só existia uma parede que foi derrubada por isso tenho que fazer a viga
@@EngLuizFernandoCoelho quase certeza que vai da uma CG da armadura muito alto na laje, vai dar um BO nos apoios igual vc falou as vezes engastar dos dois lado do apoio solucionaria mas não sei se passa no deslocamento. O Luiz como os cara que vende laje treliçada calcula, pq se seguir a norma no pé da letra da muita divergência de tr 8 para tr12?
Vou fazer segundo andar da minha casa pelo fato de em baixo vou fazer os cômodos maiores em cima penso em fazer uma cinta de 20 de largura por 40 de altura no meio de um cômodo e vai parede em cima posso fazer assim
Ótima explicação, obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Uma dica. Olhe para a câmera. Uma pergunta. Posso deixar um beiral na minha laje com um metro e meio de comprimento, Deixarei as vigas de respaldo passando um metro e meio, para receber o beiral bi apoiados. Comprimento do beiral 1,5×7,00. A cada 1,75 deixarei a viga de respaldo passando. Serão 4 apoios para o beiral. Obrigado.
Obrigado por acompanhar Leo. Em relação a laje em balanço, recomendo que seja feito o projeto estrutural para conseguir fazer as verificações de deslocamento também e em relação a concepção estrutural como um todo da estrutura.
Vou fazer um beiral de 30cm de uma laje treliças com o telhado em cima dos 30cm vou fazer concreto maciço e ferro negativo de 1/4 de 70cm ,sendo 30cm de beiral e 40CM de apoio está certo assim? De Fortaleza ce. Obrigado
Olá tudo bem fiz um contrapiso na minha laje essa laje e de isopor porém notei que as treliças na parte de dentro da casa teve trincas no mesmo sentido da treliça seguindo o alinhamento dos ferros da treliça gostaria de saber se a algum perigo de a laje cair o vão tem 3 metros e só trincou as treliças no mesmo sentido dela como se os dois ferros estivesses saindo do concreto
ola amigo, tenho uma laje de 6m x 4,5m com +/- 0,12cm de espessura, laje pre moldada com vigotas tipo t , as antigas com tavelas, ferragem malha armada amarradas +/. 015cm x 0,15cm ferro 4,2mm , 8 colunas 0,40cm x 0,15cm x 2,70m alt. e 4 vigas de 0,40cm x 0,15cm x 4,50m , com 7 ou 8 barras de ferro 8mm e vao livre de 3,70m +/- e gostaria de por uma piscina redonda de plastico em cima da laje de +/- 4.000mil/litros.... Sera que esta laje aguentaria o peso da agua???? desde ja grato abraçao....
quando inicia proxima turma do metodo domine? já atuo no mercado há 3 anos mas tenho interesse no curso. É pra quem está iniciando ou tambem pra quem ja tem experiencia na area?
Olá professor por gentileza me tire uma dúvida ,não sou engenheiro sou técnico em edificações e estudante de matemática me surgiu uma dúvida sobre vigas sempre ouvi dizer que pra diminuir flechas em vigas podemos aumentar o positivo ,gerar um engaste para redistribuir os momentos ou aumentar a inércia da viga ,mas se eu aumentar a inércia da viga também não vou está aumentando o momento fletor já que aumentaria o peso próprio da viga ? obrigado pela atenção
Normalmente, vale a pena. Na maioria das vezes, o peso próprio da viga não é o carregamento preponderante. E aumentar a altura é a maneira mais eficiente de aumentar o momento de inércia e o braço de alavanca da armadura. O que aumenta, também, o momento de fissuração. Mesmo em uma viga de seção retangular carregada somente pelo peso próprio, o momento fletor e a flecha elástica são diretamente proporcionais a altura. Porém, o momento de inércia é proporcional ao cubo da altura. Portanto, para este exemplo, a flecha elástica seria inversamente proporcional ao quadrado da altura.
Luiz, boa tarde. Td bem? Se os pilares P1 e P3, a esquerda, recebessem vigas em balanço devidamente dimensionadas, é permissível apoiar as lajes treliçadas nelas? Pois desta forma, poderia ser feita a laje sobre duas vigas em balanço.
Nao precisa fazer uma laje maciça em balanço e só fazer uma viga chata na distância de 2.5 vz a distância do beiral e reforçar nos negativos da treliça. Se vc tem uma força que te puxa pra baixo entao vc tem wue ter outra que te puxa pra cima. É possível sim ter beiral em laje treliçada
Ótima explicação... parabéns Só uma dúvida estou fazendo uma lage de 4x6 será de isopor, meu pedreiro quer posicionar as treliças em 6 mts, e deixar um beiral...isso é seguro?
Em uma construção de alvenaria estrutural, me da parei com uma laje de marquise maciça e a laje vizinha treliçada, entretanto, apenas foram passados barras de 8mm como armadura negativa para a laje treliçada. Não foi realizado o maciço de concreto na laje treliçada, segundo sua explicação está é uma situação indesejada, ou o fato da marquise ser maciça tem ressalvas?
Uma viga chata agreta sim uma parede por que o dimensionamento de softeware nao calcula a consideração de que a viga chata esta interligado a laje wue ja ajuda na distribuição das cargas. Igual vc ja falou que nao devemos calcular uma edificação por elementos separado e sim como um tudo
Muito boa a aula!!!! Fiquei com uma dúvida em relação à laje em balanço. Posso fazer a laje bi-apoiada, com as vigotas em continuidade para um balanço, e considerar o balanço e mais um trecho da laje adjacente em maciço, o suficiente para cobrir os momentos negativos e garantir a ancoragem, executando-o nesse caso, ao invés dos enchimentos, uma tábua nos vãos entre as vigotas, o que geraria a seção maciça em questão. Tudo isso considerando todas as armaduras necessárias, negativa, distribuição, etc. É possível?
Sobre Lajes treliçadas em balanço. Aqui dependendo do porte de obras, se forem sobrados de media a baixo padrão, mesmo definido em projeto maciço, vão ser executados em treliças. pois a mão de obra muitas vezes (preguiça) acha mais facil montar as treliçadas. então só resta ter atenção e reforçar os negativos. é uma briga sem fim fazer a mão de obra executar o projeto como foi concebido.
@@EngLuizFernandoCoelho mesmo quando há. eles não respeitam. vc pede pra corrigir, eles falam "pode deixar doto", virou as costas concretaram daquele jeito. triste realidade
Ótimo, mas podes me explicar qual a relação entre o EPS e melhor isolamento acústico? Acredito que seja um equívoco tendo em vista que o EPS não possui propriedades de interesse acústico. Por exemplo, coloque um celular com música dentro de uma caixa de isopor e feche, não altera nada. No mais, obrigado por compartilhar os conhecimentos sobre estruturas.
Olá! A questão da laje em balanço me preocupou e ao mesmo tempo me deixou em dúvidas quanto a posição desse balanço em relação a laje anterior (lado de dentro) em sentido perpendicular... Parece que aí houve um engasgamento somente do beiral, nO sendo esse uma peça continua... A questão é a seguinte: tenho uma laje em um espaço de 3x7, sendo que as vigotas estão apoiadas no menor espaço e ao mesmo tempo as vigotas possuem medida de 4,4 MTS, ou seja, passam 1,4 MT para fora formando um beiral. A laje é H12 e tem um ferro de 16mm dentro de cada vigota amarrado no vergalhão superior da vigota. Está dentro da vigota, não em cima. E possue 3mts ficando 1,6 MT para dentro e 1,4 MT para fora no beiral. Há uma nervura de 15 cm no meio desse vão de 3 MTS, sendo que os ferros de 16 mm estão engastados dentro dela sob um vergalhão de 10mm. A malha foi feita com vergalhão de 10 mm a cada 30 cm na posição transversa às vigotas... OBS.: esse beiral recebe carga. Tem um parapeito de bloco cerâmico e recebe pessoas. Por gentileza... Há algo que eu necessário fazer?... Talvez lançar um pilar em cada lado do beiral e sustenta-lo com uma viga? Ou nesse caso o vergalhão de 16 mm sustenta cada vigota individualmente? Agradeço !
Cara, suas aulas são ótimas. Parabéns!
Muito obrigado George, fico feliz em ajudar!!
Para quem não é da área, eu agradeço esse compartilhamento de conhecimento. Cheguei a seu canal por conta de termos comentados em outro canal cujo tema foi o desabamento de sacadas em cascata iniciada de colapso de uma lage acima da última sacada do prédio em Balneário Camboriú ontem (13/1/23).
muito boa a aula
Excelente explicação, principalmente quanto ao banzo superior e o sinusóide. Parabéns, o conceito estrutural do funcionamento está correto. O banzo superior está um pouco abaixo da armadura negativa, por isso a necessidade de análise dos esforços.
Muito boa essa aula, na vdd a melhor que eu encontrei no RUclips. Me tirou muitas dúvidas que eu tinha, não sou engenheiro, arquiteto e não tenho nenhum curso, mas ao longo dos anos aprendi com trabalhando com vários engenheiro e mestres de obras. Contruí minha casa em Didema SP, em favela onde morava, fiz 90 cm de laje em balanço onde levantei a parede de cima no beiral, mas fiz a estrutura maciça e não com a treliça. Isso a mais de 20 anos, o atual proprietário levantou mais 2 pavimentos pra cima, eu garanti a ele que 1 pavimento, mas ainda está de pé e eu retirei minha responsabilidade, pois acho que ele extrapolou na confiança da estrutura. 😂😂😂😂 Toda a responsabilidade está sobre o engenheiro, melhor é não fazer laje em balanço com as treliças, mas adiante o peoprietário pode abusar e esse balanço pode balançar muito a ponto de colapsar. É muito sèrio isso e vidas podem estar em risco. Segurança em primeiro lugar.
Luiz, com todo respeito, vc é um gatão!
Show Luiz! Parabéns!
já deixei meu joinha.
boa noite ...eu pósso concretar as vigas de respaldo antes da lage de cobertura ..premoldada ?
Excelente aula
Parabéns irmão
Boas explicações
Excelente canal
Muito educativo
Não foi à toa que resolvi fazer minha piscina baseada em tua live! Vídeos altamente esclarecedores e 1000% úteis. Muito obrigado Luiz. Posso tirar uma dúvida com relação ao uso de laje treliçada em balanço?
boa aula e abriu meus olhos .
ÓTIMA AULA PROFESSOR, MUITO OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO.
Obrigado por acompanhar
Paralelo a sua explicaçao sobre a nao execuçao de paredes paralelas as vigas treliçadas! Como fica a contrucao de churrasqueiras sobre a lage?
Bom dia me tire uma duvida vc disse que as trelicas não e muito boa na questão do cisalhamento e sabendo que a maior cortante está próximo aos apoios o que fazer quando as pessoas carregam as lajes de materiais como areia , cimento etc próximo aos apoios ,quais as consequências disso referente a cortante ? Obrigado belo vídeo
Provavelmente se não existir armaduras negativas nos apoios, vai acabar gerando algum tipo de patologia e fissurações.
@@EngLuizFernandoCoelho obrigado Luiz por responder
Continue sua linguagem e simples e objetiva, muito bom parabéns
@@matematicaparainciantes Valeu por acompanhar
Excelente explicação , Dr. Luiz em algumas construções, onde os vãos eram maiores e a disponibilidade de laje protendida era complicado , eu pedi ao fabricante que colocasse amarrado ao banzo inferior um vergalhão 6.3 mm, em outra situação até 8mm tbm , pois além de fazer nervuras, não havia possibilidade de fazer uma viga invertida com maior inércia . Parabéns por compartilhar seus conhecimentos , se acaso fosse possível gostaria que falasse sobre as áreas de influências que a laje exerce sobre as vigas .
Essa relação de aumento da armadura no banzo inferior é possível também para combater os esforços de flexão, quando não há a possibilidade de fazer uma viga invertida. Vamos colocar na lista para falar sobre esse assunto sim, tem até um livro de Cálculo e detalhamento de estruturais usuais de concreto armado onde o Roberto Chust comenta sobre essa situação de influência das lajes.
Bom dia belo vídeo ,sou técnico em edificações adoro seus vídeos me tire uma dúvida vc falou sobre o efeito de cisalhamento em lajes e o quanto e difícil resistir esse esforço por conta das diagonais das trelicas serem insuficientes
Sabendo que o maior pico da cortante e próximo aos apoios ,sabe aquela mania de colocar sempre matérias como areia , cimento etc próximo aos apoios pois no centro aumentaria muito o momento positivo da laje ,a pergunta e isso pode trazer trincas nas lajes semelhantes as trincas 45 graus como nas vigas obrigado
Excelente conteúdo! Obrigada pela contribuição de conhecimentos e dicas que se tornam importantes para aplicação e análise em estruturas.
Obrigado por acompanhar Jocemara, já faz parte do nosso grupo do telegram?
t.me/ProjetoEstrutural
Muito instrutivo, parabéns!
Valeuu Ronilson, você já está no nosso grupo do telegram?
show , de bola Xará .
Eu n utilizo em nenhuma situação viga treliçada em balanço. o aço é insuficiente assim como a aréa comprimida . quer usar laje treliçada use as vigas em balanço .
É isso mesmo Luiz!!
Show de aula. Muito obrigado!!!!
Valeu Messias, muito obrigado!
Ótima Aula Obg irmão sucesso!
Eu que agradeço
A melhor indicação para paredes apoiadas nas lajes é a bidirecional. Tem que analisar as deformações , seguindo a tolerância da tabela 13.3 da NBR 6118 : 1 cm ou l/500, adotando-se a menor, além da distorção máxima de 0,0027 radianos
Alto nível 👏🏻👏🏻
Valeu João, muito obrigado!
Muito bom
Aprendi muito com essa aula. Parabéns maravilhosas explicações.
Muito legal seu ensinamento uma dúvida uma lage h8 26 metros quadrados pega quanto metros cúbico desde ja
Obrigado
Que aula senhores
valeu pela aula professor.
Ótima aula!! No caso de ter uma viga na borda da laje em balanço: exemplo de 30cm de altura, poderia ser feito a laje em treliça normalmente?
Pegando como exemplo o processo construtivo e o comportamento de uma treliça, posso dizer que se eu usar estribos na diagonal interligado um ao outro em uma viga retangular, isso pode.fumcionar também?
Ótima Aula! Uma dúvida que ninguém fala no youtube: a laje H12 é a mais adequada para uma sala com 6m de largura de vão livre por 9 metros de comprimento? Só vai telhado sobre essa laje.
Opa Walmind, em todos os casos é preciso avaliar também os apoios e os vinculos dessa laje, é necessário avaliar junto ao projeto estrutural
@@EngLuizFernandoCoelho
Luiz me socorre , estou fazendo reforma e tenho que fazer reforço estrutural numa casa ela não tem viga estrutural no centro e e treliça apoiada e só existia uma parede que foi derrubada por isso tenho que fazer a viga
@@EngLuizFernandoCoelho
Se poder me chamar no whatsapp me dá uma força 41996541055
@@EngLuizFernandoCoelho quase certeza que vai da uma CG da armadura muito alto na laje, vai dar um BO nos apoios igual vc falou as vezes engastar dos dois lado do apoio solucionaria mas não sei se passa no deslocamento. O Luiz como os cara que vende laje treliçada calcula, pq se seguir a norma no pé da letra da muita divergência de tr 8 para tr12?
Gostei
Aula maravilhosa 👊🏻👊🏻👊🏻
Eu não entendo, voce tem um curso? Quando eu clico vai pra um grupo no zap...
Sim Vitor, no grupo do Whatsapp é que sempre avisamos quando vai abrir nova turma.
Muito ótimo vídeo. Parabéns
Muito obrigado
Excelente aula, parabéns!
faço projetos estruturais
Vou fazer segundo andar da minha casa pelo fato de em baixo vou fazer os cômodos maiores em cima penso em fazer uma cinta de 20 de largura por 40 de altura no meio de um cômodo e vai parede em cima posso fazer assim
Só fiz o simples baseado na NBR 6118 e 6122 ok?
Ótima explicação, obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
Uma dica.
Olhe para a câmera.
Uma pergunta.
Posso deixar um beiral na minha laje com um metro e meio de comprimento,
Deixarei as vigas de respaldo passando um metro e meio, para receber o beiral bi apoiados.
Comprimento do beiral 1,5×7,00.
A cada 1,75 deixarei a viga de respaldo passando.
Serão 4 apoios para o beiral.
Obrigado.
Obrigado por acompanhar Leo.
Em relação a laje em balanço, recomendo que seja feito o projeto estrutural para conseguir fazer as verificações de deslocamento também e em relação a concepção estrutural como um todo da estrutura.
@@EngLuizFernandoCoelho muito obrigado pela atenção
Vou fazer um beiral de 30cm de uma laje treliças com o telhado em cima dos 30cm vou fazer concreto maciço e ferro negativo de 1/4 de 70cm ,sendo 30cm de beiral e 40CM de apoio está certo assim? De Fortaleza ce. Obrigado
Qual o diâmetro da ferragem negativa ou distribuição?
E se caso eu faça uma viga de bordo em balanço e apoie a a laje treliçada nessa viga a estrutura não se sustenta?
E se for uma laje painel treliçado o calculo é o mesmo que se usa de laje treliçada com lajota , como você apresentou?
Como resolver as trincas que acontecem entre a laje e vigas?
uma barra de 30 cm ferro 5.0 mm em na vertical frente na trelicas
Eu vou fazer laje premoldada comprimento de 5 metro com beiral 1 metro estou preocupado um vão de 5 metro.
Olá tudo bem fiz um contrapiso na minha laje essa laje e de isopor porém notei que as treliças na parte de dentro da casa teve trincas no mesmo sentido da treliça seguindo o alinhamento dos ferros da treliça gostaria de saber se a algum perigo de a laje cair o vão tem 3 metros e só trincou as treliças no mesmo sentido dela como se os dois ferros estivesses saindo do concreto
Amigo qual a distancia macima que pode usa essa vigota para não selar ? Pode ser usada em uma distancia de 3.00 metros sem firga em baixo?
ola amigo, tenho uma laje de 6m x 4,5m com +/- 0,12cm de espessura, laje pre moldada com vigotas tipo t , as antigas com tavelas, ferragem malha armada amarradas +/. 015cm x 0,15cm ferro 4,2mm , 8 colunas 0,40cm x 0,15cm x 2,70m alt. e 4 vigas de 0,40cm x 0,15cm x 4,50m , com 7 ou 8 barras de ferro 8mm e vao livre de 3,70m +/- e gostaria de por uma piscina redonda de plastico em cima da laje de +/- 4.000mil/litros.... Sera que esta laje aguentaria o peso da agua???? desde ja grato
abraçao....
quando inicia proxima turma do metodo domine? já atuo no mercado há 3 anos mas tenho interesse no curso. É pra quem está iniciando ou tambem pra quem ja tem experiencia na area?
É também para quem já tem experiência na área
Outra coisa, tem como reforçar uma treliça h8 já concretada. Adicionando mais uma barra de ferro nela?
Excelente explicação. Dúvida: entre duas lajes com treliças na mesma direção, é necessário reforço com ferragem?
Olá professor por gentileza me tire uma dúvida ,não sou engenheiro sou técnico em edificações e estudante de matemática me surgiu uma dúvida sobre vigas sempre ouvi dizer que pra diminuir flechas em vigas podemos aumentar o positivo ,gerar um engaste para redistribuir os momentos ou aumentar a inércia da viga ,mas se eu aumentar a inércia da viga também não vou está aumentando o momento fletor já que aumentaria o peso próprio da viga ? obrigado pela atenção
Normalmente, vale a pena.
Na maioria das vezes, o peso próprio da viga não é o carregamento preponderante.
E aumentar a altura é a maneira mais eficiente de aumentar o momento de inércia e o braço de alavanca da armadura. O que aumenta, também, o momento de fissuração.
Mesmo em uma viga de seção retangular carregada somente pelo peso próprio, o momento fletor e a flecha elástica são diretamente proporcionais a altura.
Porém, o momento de inércia é proporcional ao cubo da altura.
Portanto, para este exemplo, a flecha elástica seria inversamente proporcional ao quadrado da altura.
Obrigado entendi tudo
Vou fazer uma de 3,5 x 3,5 , laje forro com isopor , vou usar a H8, será q da certo?
Luiz, boa tarde. Td bem?
Se os pilares P1 e P3, a esquerda, recebessem vigas em balanço devidamente dimensionadas, é permissível apoiar as lajes treliçadas nelas? Pois desta forma, poderia ser feita a laje sobre duas vigas em balanço.
Sim, se a laje estiver apoiada vigas em balanço não há problema algum!
@@EngLuizFernandoCoelho Maravilha! Deus te abençõe!
E caso ei prolongue as vigas e crie uma viga na ponta das mesmas, para receber a ponta das vigotas e evite que ela fique solta??
Nao precisa fazer uma laje maciça em balanço e só fazer uma viga chata na distância de 2.5 vz a distância do beiral e reforçar nos negativos da treliça. Se vc tem uma força que te puxa pra baixo entao vc tem wue ter outra que te puxa pra cima.
É possível sim ter beiral em laje treliçada
Ótima explicação... parabéns
Só uma dúvida estou fazendo uma lage de 4x6 será de isopor, meu pedreiro quer posicionar as treliças em 6 mts, e deixar um beiral...isso é seguro?
Tem o projeto estrutural?
Em uma construção de alvenaria estrutural, me da parei com uma laje de marquise maciça e a laje vizinha treliçada, entretanto, apenas foram passados barras de 8mm como armadura negativa para a laje treliçada. Não foi realizado o maciço de concreto na laje treliçada, segundo sua explicação está é uma situação indesejada, ou o fato da marquise ser maciça tem ressalvas?
nunca fiz projetos estruturais e quero mim especializar ....
É isso aí Everaldo, parabéns pela dedicação e a procura constante pelo conhecimento!
Participe também da Semana Estrutural: engluizfernando.com.br/semanaestrutural
Uma viga chata agreta sim uma parede por que o dimensionamento de softeware nao calcula a consideração de que a viga chata esta interligado a laje wue ja ajuda na distribuição das cargas.
Igual vc ja falou que nao devemos calcular uma edificação por elementos separado e sim como um tudo
Muito boa a aula!!!! Fiquei com uma dúvida em relação à laje em balanço. Posso fazer a laje bi-apoiada, com as vigotas em continuidade para um balanço, e considerar o balanço e mais um trecho da laje adjacente em maciço, o suficiente para cobrir os momentos negativos e garantir a ancoragem, executando-o nesse caso, ao invés dos enchimentos, uma tábua nos vãos entre as vigotas, o que geraria a seção maciça em questão. Tudo isso considerando todas as armaduras necessárias, negativa, distribuição, etc. É possível?
Nesse caso é possível!
Lembrando que se adotar o maciço, em algum trecho, perde-se um pouco da vantagem da laje treliçada que é o peso baixo.
Uma dúvida que não vejo em lugar nenhum, seria qual o vão máximolivre que cada nervura da laje atinge sem precisar de mais reforços.
Não existe um padrão, cada caso precisa ser avaliado e dimensionado.
Na faculdade nem de laje treliçada eu vi ou ouvi ..
Cara, em questao da armadura de distribuição. Ela pe calculada ou simplesmente segue a norma de 0,6cm²/m em ambas direções?
É seguido a norma, mas nos softwares não é indicado por exemplo as telas que geralmente são utilizadas em obra.
Sobre Lajes treliçadas em balanço. Aqui dependendo do porte de obras, se forem sobrados de media a baixo padrão, mesmo definido em projeto maciço, vão ser executados em treliças. pois a mão de obra muitas vezes (preguiça) acha mais facil montar as treliçadas. então só resta ter atenção e reforçar os negativos. é uma briga sem fim fazer a mão de obra executar o projeto como foi concebido.
É bem complicado mesmo Everton e isso realmente acontece quando não há responsável técnico na execução da obra!
@@EngLuizFernandoCoelho mesmo quando há. eles não respeitam. vc pede pra corrigir, eles falam "pode deixar doto", virou as costas concretaram daquele jeito. triste realidade
acústica eps não diminui nadaaa
Depois dos software os engenheiros nao sabem nem calcular um pilar com calculos Manais.
👍😃
👍🏻
Ótimo, mas podes me explicar qual a relação entre o EPS e melhor isolamento acústico? Acredito que seja um equívoco tendo em vista que o EPS não possui propriedades de interesse acústico. Por exemplo, coloque um celular com música dentro de uma caixa de isopor e feche, não altera nada. No mais, obrigado por compartilhar os conhecimentos sobre estruturas.
Olá!
A questão da laje em balanço me preocupou e ao mesmo tempo me deixou em dúvidas quanto a posição desse balanço em relação a laje anterior (lado de dentro) em sentido perpendicular...
Parece que aí houve um engasgamento somente do beiral, nO sendo esse uma peça continua...
A questão é a seguinte: tenho uma laje em um espaço de 3x7, sendo que as vigotas estão apoiadas no menor espaço e ao mesmo tempo as vigotas possuem medida de 4,4 MTS, ou seja, passam 1,4 MT para fora formando um beiral. A laje é H12 e tem um ferro de 16mm dentro de cada vigota amarrado no vergalhão superior da vigota. Está dentro da vigota, não em cima. E possue 3mts ficando 1,6 MT para dentro e 1,4 MT para fora no beiral. Há uma nervura de 15 cm no meio desse vão de 3 MTS, sendo que os ferros de 16 mm estão engastados dentro dela sob um vergalhão de 10mm.
A malha foi feita com vergalhão de 10 mm a cada 30 cm na posição transversa às vigotas...
OBS.: esse beiral recebe carga. Tem um parapeito de bloco cerâmico e recebe pessoas.
Por gentileza... Há algo que eu necessário fazer?... Talvez lançar um pilar em cada lado do beiral e sustenta-lo com uma viga?
Ou nesse caso o vergalhão de 16 mm sustenta cada vigota individualmente?
Agradeço !
Excelente aula!