Moro no o Piauí, e aqui canta parabéns e cada um vai para a mesa, quando os convidados vai embora é que damos as lembrancinhas uma lembrancinha para crianças e outra para o adulto
Aqui eu tive que educar meus convidados kkk,nas duas primeiras festas da minha filha eu fiquei horrorizada, os adultos brigavam e tiravam sacolinha de supermercado para pegar as lembrancinhas, agora antes do parabéns eu aviso que não precisa pegar as lembrancinhas porque são so para as crianças e eu dou na mão de cada criança quando elas vão embora, mais si eu não falar levam até a mesa junto kkkk.
Top esse vídeo. Me deu muita ajuda pra fazer a festa do meu filho e tbm a orientar minhas clientes. Top. Amei. Aqui onde moro nas festas que fui devoraram a mesa do bolo e achei bem desagradável. Nós Mesversários do meu filho ninguém pegava. Eu que saia e distribuía para os familiares e todos gostavam muito. Já para o aniversário dele já sei como fazer e isso não acontecer.
Pois é, aqui em Brasilia, temos os dois tipos de convidados. Para evitar constrangimentos e complicações após o parabéns, coloco em cada mesa, um card informando que as lembrancinhas da mesa serão entregues pelos pais ou responsável por essa tarefa, assim todos ganham e ninguem fica de mãos vazias.
Aqui no RJ foram poucas festas que fui que "destruíram a mesa", sempre tem alguém que dá uma "roubadinha" no brinde, mas na maioria das vezes alguém responsável pede para as crianças fazerem fila para ganhar o brinde. Ou então, vão na mesa de cada entregar as coisas, pois deixa um pouco na decoração e o restante guardado para hora de entregar.
Amo seus vídeos,parabéns! Nas minhas festas eu sempre busco ser mais rápida que os convidados porque se deixar vai rolar o que você descreveu que acontece por aí,rs rs. Então antes do parabéns eu já separo alguns ítens para não ficar sem,rs. Aviso o pessoal para esperar após o parabéns vamos servir o bolo e os docinhos na mesa e com uma cesta eu recolho todos os personalizados e vou de mesa em mesa entregando um por família. Da mesma forma, vou entregando as sacolinhas surpresas nas mesas para que não fique tudo tumultuado.
Oi Thiara tudo bem ,sou iniciante na papelaria e seus vídeos estão me ajudando muito, desejo mais é mais sucesso pra você 😍🙌, Aqui em João Pessoa quando acaba o parabéns geralmente as caixinhas são dadas como lembranças pelo aniversariante numa sacolinha no tema ds festa,a galera aqui e mais calma kkkkk
Gente...mas como assim avançar e pegar tudo, destruindo a decoração??? Daqui a pouco vamos ter que pedir no convite para não fazerem isso... Tô passada...cadê a educação nesse Brasil, gente?? Thiara, agradeço pelo conteúdo que nos passa, por aqui, sobre papelaria. Sempre com lindas ideias! Beijos!!
@@thiaraney Muito desagradável, né?! Daqui a pouco vamos precisar usar um megafone, para avisar, antes do parabéns, algo assim: "Por favor, peguem os doces mas não os itens da decoração. As lembrancinhas serão entregues na saída". kkk
Essa de recuperar a decoração é terrível! Já fui em festas que tinham avisos nos itens "isso não é uma lembrancinha, pertence a *nome da empresa*" e mesmo assim os donos da festa terem que arcar com o prejuízo. Uma noiva me contou que teve que pagar uma travessa roubada, gente, uma travessa!!! Realmente, tem pessoas que não levam a mesa por não conseguir carregar 😂😂😂
@@denisesimoes6454 No aniversário de 7 da Alice a intenção era mesmo avisar que ela entregaria as caixinhas aos amigos após o parabéns, já tínhamos combinado tudo. Eu achei que daria tempo de avisar após o parabéns, mas não deu. Na última palma avançaram na mesa e durou menos de 20 segundos. =/
No casamento do meu irmão em Minas, avançaram na mesa, nem esperaram servir a comida. O pastor estava com uma sacola enorme enchendo de docinho e bem-casado.
Aí,aí! Thiara. Moro em São Paulo e na última festinha de 5anos de minha filha (antes da pandemia) juntei os parentes e mas alguns amigos chegados, e aconteceu exatamente o inesperado, cantamos o parabéns e sumiram, literalmente as coisinhas da mesa. A sorte de alguns que não pegaram é que sempre guardo uma reserva dos itens que coloquei na mesa. Minha filha olhou pra mim e falou: "cabou tudo mamãe "😀
Pois é! Isso não é perfil dos capixabas. É perfil de gente mal educada. Morei a vida toda no ES e isso depende muito do perfil de convidados que você escolhe para a sua festa.
Não acredito que vc também é do espírito santo 😮 que legal. Estou começando na papelaria personalizada e não sabia disso que vc falou. Fiquei até com medo agora kkkk não sabia que as pessoas fazem isso
Mora em São Paulo e quando ia desmontar as festas a mesa estava quase da mesma forma que montei pra cliente. Mudei pra Belo Horizonte, e a minha primeira festa que montei, acabou o parabéns, olhei pra mesa não tinha nada, fiquei tão triste que sentei e comecei a chorar sem reação,, eu nao entendo isso.
Aqui onde moro depois do Parabéns, todos voltam para a mesa e aguardam receber as lembrancinhas. Criança já é mais difícil conter kkkk tem umas que já pega no início da festa, já come docinho e por aí vai...
Estou me interessando bastante pelo seu trabalho, vídeos muito bons, apesar q sou leigo, sou um simples fotógrafo amador, e como me aposentei, penso em trabalhar com recuperação de negativos (impressão das fotos), fotos antigas, e já faço isto como hobby nas fotos da família com resultados satisfatórios! Vi o seu vídeo sobre impressoras, gosto mais da Canon para impressão de fotos, tenho uma fotográfica, e penso em comprar mais uma, mais percebo que as tintas, e suporte de um modo geral na Canon é muito ruim, já na Epson não, porém a Epson fotográfica é muito cara! Vc pretende criar um curso "online", seria muito bom!!! Estarei nele!!! Parabéns pelos vídeos!!!
Nossa Thiara, que falta de educação! Meu Deus 😱😱😱😱😱.... Meu filho fez 6 anos e eu fiz todos os aniversários dele e isso nunca aconteceu! Graças a Deus! Quanto as suas dicas, maravilhosas, como sempre!
Moro em São Paulo e vou te falar, fiz os personalizados de uma festa que fui convidada. Eu quase chorei, porque não era nem as crianças era os adultos mesmo, pegando as Caixinhas tirando os doces e jogando as Caixinhas no chão ou no lixo mesmo. A mãe da aniversariante chorou na hora. Ainda bem q tive a ideia de separar uma de cada pra aniversariante, porque se não ela ficaria sem. Muito triste mesmo.
Siiim, tem muito adulto no meio, é desesperador. Mas em SP eu realmente nunca vi acontecer. Mas como a galera disse aqui, certamente não tem a ver com o local, mas com o perfil dos convidados.
A primeira festa que fui no Espírito Santo, me chocou demais. Aconteceu exatamente e isso, e nos como paulistas educadas, ficamos tão chocadas esqueci paralisamos e não pegamos NADA da mesa. Não deu tempo. Nisso, minha tia já conhecendo o estilo dos convidados, tinha separado alguns docinhos e só assim conseguimos comer.
Aqui em Guarapari no ES após o parabéns a mamãe pede pra todos voltarem pra mesa pra servir o bolo e mais tarde chama todas as crianças pra fazer fila pra lembrancinha !! Eles super respeitam
Menina, era o que eu queria fazer no aniversário de 7 anos dela, mas simplesmente NÃO DEU TEMPO. Na última palma, começaram a destruir a mesa, Alice começou a chorar, foi desesperador. Mas ó, já fui em festa em Guarapari, e a destruição também foi total, rs. =(
Tbm sou do ES, já morei em Vitória e atualmente moro na Serra e funciona do mesmo jeito, todos retornam para suas mesas ou aguardam que as lembrancinhas sejam distribuídas. Isso tem mais haver com educação de casa um é como a mamãe vai orienta- los do que uma questão cultural/ regional.
Aqui no Rio infelizmente é assim também. Na festa do meu filho de 1 ano quem pegou foi os adultos, quando eu fui dar conta para distribuir para as crianças a mesa estava literalmente vazia. A sorte foi que eu havia feito umas lembranças individuais para as crianças senão elas não teriam nada. Eu confesso que fiquei super chateada e horrorizada com as atitudes dos adultos.
Aqui depende muito de onde é a festa e do dono da festa tb. Num buffet q eu fui recentemente ele perguntou se gostaria q as caixinhas fossem dadas no fim da festa ou deixadas para as pessoas pegar depois do parabéns.
Aqui ninguém toca na mesa principal, onde tem a decoração. Eu faço outra mesa onde ficam as comidas, tortas salgadas etc e já ali coloco um pouco de docinhos, salgadinhos, justamente pq se alguém quer comer vai nessa mesa e pega. Faço cachepò como centro de mesa e dentro tbm coloco chocolatinhos assim podem pegar dali. Caixinhas geralmente só faço para as crianças e no final da festa eu dou as coisas, ninguém ataca a mesa n. Moro na Itália e já expliquei aos meus convidados que no Brasil n se destroi a mesa pegando as coisas etc antes das fotos e parabèns.
Então, antes do parabéns aqui ninguém mexe também. Agora mesmo com chocolates e doces nas mesas dos convidados (também sempre faço), depois do parabéns é um desespero. Ainda bem que esse comportamento não acontece aí. Bjos!
Moro em Minas Gerais, é a mesma coisa por aqui kkkkkkkk umas semanas atrás fui em um casamento, os noivos nem conseguiram fazer fotos na mesa. Assim que o jantar foi servido, todos atacaram a mesa. A noiva depois me contou que não conseguiu comer nenhum docinho da mesa, um horror. Minha prima no aniversário de 1 ano do filho dela encomendou só um modelo, a caixinha milk. Deixou todas as caixas em um móvel ao lado da mesa bolo, e distribuiu nas mesas no fim da festa, 1 caixa para cada família. Realmente depende muito do cliente, se tiver mais de um modelo de caixa livre pra cada um pegar, tem gente que pega todos os modelos. Acho que isso até prejudica o nosso trabalho, por um lado. A maior parte das encomendas que eu recebo hoje em dia é só de topo de bolo, topper de docinho e adesivo para pirulitos, muito raro clientes comprando caixinhas. Todo mundo da região já está ciente do ataque à mesa, e acaba decidindo poupar o gasto das mil e uma caixinhas que provavelmente vão ser levadas por umas 2 pessoas só e resolve gastar em doces e outras decorações comestíveis. Realmente vão ter clientes que vão encomendar o suficiente pra cada convidado levar uma pra casa, mas é raro ver e aqui na minha região as caixinhas viraram um certo tipo de “luxo”. Ótimo vídeo, e amei todas as peças da festa! 🥰
Aqui em Sergipe após os parabéns os convidados voltam para o seu lugar e esperam que a pessoa entregue. Só não gosto muito pq a pessoa tem que fazer lembrancinha para os adultos também,sendo que a festa é de criança.
Vendo em 2024 e confirmando que aqui no ES é bem assim mesmo kkkk, é meio cultural isso! Na festinha de um ano da minha neném eu preparei um guia de mesa, mas esqueci de colocar, sem me desesperar, antes de bater o parabéns avisei que após ele iríamos servir os doces e presentear com as caixinhas e deu certo mas teve gente que não gostou não kkkkkk
Comprei maquinário e um Instagram de uma conhecida que não vai mais lidar com papelaria personalizada para festas infantis. Hoje pesquisando sobre o mercado vi um vídeo seu de 11 meses atrás falando sobre valer a pena ou não investir nesse ramo. Fiquei meio preocupada. Será que ainda vale a pena Thiara?
Olá! Isso depende muito mais de você do que qualquer outra coisa. É algo que você gosta de fazer? Que você sabe fazer? O que você vai fazer diferente da maioria pra dar certo? O que o seu produto vai ter de especial? O público para quem você pretende vender ainda consome esse tipo de produto? As variáveis são muitas, e é preciso considerar principalmente como você se vê nesse mercado. ;)
É possível trabalhar com papelaria para festa mais focada na parte do design, como: convites, tags, menu, marcadores de mesa, toppers e menos na parte de decoração, como: lembrancinhas com caixinhas, embalagens e forminhas de doce, varal, topo de bolo??
Ainda tem as pessoas que pegam várias lembrancinhas pra levar pra quem não foi na festa. Aí quem estava na festa e foi educado, fica sem lembrancinha porque alguém levou bem mais do que deveria...
@@thiaraney mas ontem fui na festinha do meu sobrinho e espia só a moça do espaço de festa falou no microfone os docinhos e as lembrancinhas estão liberada meu Deus faltaram derrubar a mesa as decoração tudo 🙈🥴🤣 eu não peguei nada só fiquei de longe olhando aquele frevo se ela tivesse feito como de outras vezes pq já fui nesse msm espaço e eles falava pode esperar na mesa os garçons vai distribuir não tinha acontecido isso
eu queria que todo mundo se comportasse como eu me comporto em festas kkkkk…. na da minha filha tive problema com o pessoal querendo levar tudo pra si, sendo que fiz conta pra todos conseguirem levar.. é uma falta de educação sem fim em algumas pessoas😢
Moro no interior do Espírito santo e por aqui não temos o costume de pegar lembrancinhas, esperamos até entregarem em mãos.achei muito estranho pois eu vi isso em Minas , ES nunca vi, deve ser coisa das grandes cidades.
Aqui em Caxias do Sul - RS fazem a mesa do parabéns, a mesa de apoio com doces, salgados e bebidas, e a mesa de apoio com as lembrancinhas. Na mesa do parabéns, chamada de mesa cenário, há itens decorativos, mais pelúcias e MDF, não são mais usados isopor, e não usamos por aqui caixinhas personalizadas nessa mesa. Inclusive, nesse vídeo que eu entendi que vocês colocam essas caixinhas na mesa principal. Nunca vi por aqui. Por aqui, as caixinhas (ou outra embalagem) personalizadas comportam alguma lembrancinha, sendo de comer ou não, e ficam numa mesa ou num aparador ou numa escada decorativa ou numa estante próximo à porta de saída. Ao sair, cada família, ou cada criança, ou cada casal, dependendo o público da festa, ganha 1 lembrancinha pra levar pra casa. Sobre o ataque à mesa, no caso mesa de apoio, não existe. Cada pessoa pega o que quer pra comer, beber, com calma até o final da festa. A mesa principal/cenário que também comporta os doces gourmet ficam pro final, as pessoas costumam não mexer pra não estragar a decoração até mais perto do final da festa.b
oi eu sou da Bahia aqui não tem essa de atacar a mesa , mas eu passei uma temporada em Ninas e la fiz o aniversario de minha filha eu fiquei chocada as pessoas correu pra mesa uma falta de educação minha filha ficou assustada quase derrubaram o bolo
Aqui onde moro os convidados esperam os donos da festa distribuir as lembranças/caixinhas, tem um ou outro que pega escondido um monte, mas normalmente as pessoas ficam chateadas, pois achamos falta de respeito.
Aqui em Belém, após o parabéns os convidados voltam para suas mesas e é avisado o momento de distribuição de doces e brindes. Geralmente tem 2 ou 3 mesas: a mesa principal com bolo, alguns itens mais decorativos com doces e balas personalizados e tem a mesa só de docinhos. Dependendo de quantos doces e personalizados terão, colocam sub-mesas de apoio. Em alguns aniversários, já vi os pais dividirem em um determinado momento da festa os brindes personalizados para os convidados, mas a mesa de docinhos quando avisam que está liberada, todo mundo corre em cima 😂😂😂 da criança ao idoso 🤣🤣🤣
Eu sou de SP. No aniversário do meu filho eu tinha feito personalizados e doces decorados apenas para as crianças e os adultos teriam outras opções de doces. Fiquei muito chateada pois após o parabéns os adultos atacaram tudo e varias crianças ficaram sem os doces personalizados. =( Acabei aprendendo que devo reservar antes do parabéns.
Geralmente em casa de festas, a organização avisa antes ou depois do parabéns como será a distribuição das coisas. Acredito que, em festas menores, os anfitriãos consigam dar o recado também :)
aqui no interiro de Goiás eles detonam tudo se deixar eles carregam ate os complementos da decoração, ja teve um episodio com a gente de levarem um personagem da decoração achando que era lembrancinha, a mãe da criança barro na portaria e pegou de volta kkkkkkkk
Aqui a onde eu moro os pais do aniversariante entrega as caixinhas no final da festa, nunca vi casos de ninguém atacar as mesas de doces e lembrancinhas, confesso que iria ficar assustada se presenciasse essa cena
Eii. Valor de venda é uma questão individual pois envolve seus custos. Indico fazer meu curso de Finanças para Criativos, tenho certeza que vai te ajudar na precificação de todos os seus projetos. www.thiaraney.com.br
Mas eu já saí com um monte de caixinha de tipos diferentes pq os garçons saí entregando mas ir na mesa pegar só se a mãe da festa liberar pq já teve vez da própria mãe falar pega lá tem muitos
tive que vir comentar rsrsrs moro em SP e aqui pelo menos nas festas de criancas que minha menina foi todas elas as teve um ataque a mesa. Nao e exclusividade do ES, VOCE FOI INFELIZ NO COMENTARIO.
Aqui na minha cidade é desse jeito, cantou o parabéns, acabou a mesa, destroem tuuudoo, não sobra nada! Como sabemos que eles destroem tudo, geralmente a maioria dos aniversário deixam separados as lembrancinhas, que pode ser uma sacolinha com doces ou até mesmo uma caixinha personalizada, e são entregues quando os convidados estão indo embora, mas, se não ficarmos de olho as criança pegam tudooooo! No aniversário do meu filho teve criança que veio chorando falando que não pegou a lembrancinha, enquanto outras crianças pegaram 2 ou mais, é complicado viu! Eu acho horrível as mães que deixam isso acontecer ou até mesmo ensinam eles a fazerem!
Como capixaba fiquei envergonhada! Mas não é mentira… isso é bem real por aqui. Inclusive nas festinhas do meu filho, após o parabéns, eu solicitei que as crianças formassem uma fila e eu fiquei em frente a mesa distribuindo os doces e personalizados. Dessa forma não “destroem” tudo!
Consegui sentir sua decepção com esse comportamento dos convidados, eu nunca tinha ouvido falar nisso, se meus convidados devorassem a mesa eu pensaria que estão passando necessidades em casa!
Aqui em Brasília, depende muito da região e de quem tá dando a festa... nas minhas festas maioria das festas que vou, todos se sentam após o parabéns e aguardamos a mãe distribuir, ou buffet. Mas já presenciei cenas horríveis do povo avançando na mesa,meus filhos sempre ficam de longe olhando apavorados.
Sou de Brasília, e já vi cenas horrorosas, fiquei extremamente chocada e envergonhada pelas pessoas, nas festas que faço, eu já anuncio que será servido para cada criança e que não precisa avançar na mesa.
@@patricianunes6123 eu tbm aviso que é pra esperar que vpu distribuir, mas sempre tem um ou outro mal educado, que eu corto na mesma hora.na minha família sou chamada de chata pq fico vigiando os engraçadinhos roubando doces. Kkk
Pensando como mãe, da vontade de deixar sem nada dentro, e dizer que os personalizados com doces ou lembrancinhas serão entregues na mesa ou na saída. Mas com certeza vão pegar do mesmo jeito 😂 é uma vergonha fazer uma festa e ter que ver essa cena, mais triste ainda são as crianças que ficam sem.
Oi Lu, talvez seja uma oportunidade de você começar a mostrar para as pessoas como utilizar os itens após a festa. Usar pra criar conteúdos e conscientizar. ;)
Aqui em Portugal pelo menos nalgumas regiões isso de "assaltar" a mesa tipo selvagem é muito mal visto, é considerado falta de educação ao extremo. O corrente é perguntarem se podem levar para casa, e geralmente é o dono da festa que divide as coisas com os convidados. Todos sabem disso e aguardam pacientemente. No meu casamento eu fiz umas lanternas de papel, bem como muitas flores de papel. Todos criam levar algo e vieram pedir pelas lanternas e flores. Nós dissemos que sim e só depois disso é que todos foram buscar algo. A isto chamamos educação e repeito pelo próximo. Não digo que não haja gente assim em Portugal mas a maioria é mais contida. 😘🇵🇹
"Graças" a pandemia, nunca mais fiz festa grande pros meus filhos, isso "filtra" os convidados e nunca mais tive problema com os deseducados. Sobre as pessoas avançarem nas mesas é bem cultural, mas não regional. Aqui também acontece, em casamentos daqui chega a dar medo de ver, parece que a mesa vai criar pernas e fugir e o povo atacando, é assustador mesmo, pra uma criança então 😂 mas não ocorre em todas as festas, há casamentos que o povo fica sentadinho esperando o garçom trazer, quando não tem garçons é um "farinha pouca meu pirão primeiro" horroroso mesmo 😂 eu era de Curitiba/PR e agora moro em zona rural na Região Metropolitana de Curitiba 😘
Não!! Aqui na minha cidade não acontece isso, e se acontecer eu nunca presenciei!! Sou de São Mateus ES e achei feio vc generalizar o estado, a forma que colocou de que aqui no ES as pessoas tem esse "costume horroroso",eu não tenho esse costume tenho 3 filhos sempre fiz festas de todos eles e nunca aconteceu esse ato...então seria bem interessante quando for falar sobre o "local' ter cautela,porque assim como eu, outras artesãs e mães podem se sentir chateada da forma que generalizou. Obs.:ainda mais vc não sendo "filha" do Estado Espirito Santo,fica a dica 😉.
Oi Andressa. Realmente não nasci aqui, mas escolhi o ES como minha casa, e sou filha e neta de capixabas, então me sinto muito em casa por aqui. Questionar minha naturalidade não está em questão… Esse comportamento em festas realmente me assusta desde que mudei pra cá, provavelmente por ser algo novo pra mim, e presente em 100% das festas que fui aqui até hoje. Fico muito feliz que não seja no estado todo, e tomara que seja um costume que se perca com o tempo. Uma amiga do interior de SP me disse agorinha que na cidade dela fazem igualzinho, então acredito que não seja mesmo algo tão local… Mas como não fui em festas no país todo, só comentei dos lugares que fui, e foi por isso que até incentivei contarem como é nas cidades de vcs, pra gente pensar mesmo se tem mais a ver com a região ou com outros fatores. Revendo aqui o vídeo percebi que a generalização ficou ruim mesmo, e que eu poderia ter trabalhado o tema de uma forma melhor. Desculpe mesmo pela forma que me expressei. Tenha certeza que não foi o objetivo ofender ou magoar ninguém, mas sim discutir perfis diferentes de pessoas e costumes. Terei mais cautela na próxima vez. Bjo grande.
Acho que essa questão de avançarem na mesa é muito familiar mesmo, eu sou de Goiás e por aqui vejo que tem festas que as pessoas se atropelam e em outras festas até sobra. Creio que essa briga pelas lembrancinhas seja sim um costume comum no Brasil, mas varia muito de acordo com as famílias, de acordo a educação dos convidados. Na festa de 2 anos da minha filha, teve até criança chorando pq ficou sem caixinha, pq todos avançaram na mesa. Já na última festa, de 6 anos, eu tive que sair perguntando quem queria, pq sobrou. Então eu creio que varia muito de acordo com os convidados que a gente escolhe pra festa e cada família vai se comportar de um jeito. Não creio que seja algo regional, acontece no país todo mesmo.
Na bahia canta o parabéns, e tanto os doces quanto as lembrancinhas são distribuídos pelo dono da festa, ou quem tá organizando... 🤔 Pelo menos às que eu fui né
O título do vídeo é sobre papelaria, mas o conteúdo foi denegrir a imagem dos capixabas! Sou Paulistana e moro em SP, já presenciei muitas mesas sendo invadidas aqui, coisa que pode acontecer em todo lugar, mas no Espírito Santo não fez muito sentido pra mim. Conheço o Estado, tenho familiares e conhecidos, e garanto que isso não é um hábito dos Capixabas, são pessoas reservadas e mais fechadas, então acredito que tenha sido um caso isolado na festinha que vc levou sua filha!
Eu moro aqui faz 7 anos e com filha em idade escolar, e isso acontece em TODAS as festas que fui até hoje. A ideia não foi falar mal dos capixabas, e sim falar de uma cultura que não me agrada. Eu amo o ES, amo o povo daqui, amo tudo, tanto que trouxe minha família para viver aqui, mas é fato que culturalmente o comportamento em festas infantis é esse. E eu contei a minha história e o meu ponto de vista exatamente pra chegar no tema do vídeo, de que essa decisão sempre depende do perfil do cliente que vc quer atender. 😉
A língua portuguesa é riquíssima e nos abre o leque para usarmos as palavras de várias formas e em vários contextos. A palavra denegrir tem o significado real que vem de uma cultura racista , e TB tem o sentido figurado que é usado como difamação. O contexto aqui ficou bem claro que a palavra denegrir estava se referindo a pessoa do vídeo que tentou manchar a reputação do estado do espírito santo com comentários preconceituosos e desnecessários de experiências ruins que ela teve . Eu fiquei imensamente chateada com a forma que os capixabas foram colocados nesse vídeo . Como um bando de mal educados , foi isso que foi falado no vídeo com outras palavras. Acusar alguém de racismo sendo que o vídeo é totalmente preconceituoso é meio contraditório. Ela errou sim! Ela disse "aqui no Espírito Santo ". E como todo mundo aqui sabe , isso pode acontecer em qualquer local , depende do público . Então não é bacana alguém com tantos seguidores fazer um vídeo generalizando um estado inteiro pelas experiências dela. Ela poderia ter dito claro , que desde que veio para cá, todas as festas que ela fez e frequentou foram assim . Mas jamais pode afirmar que aqui no Espírito Santo é assim. Não foi nadaaaaa legal.
@@jaynekohlerborgesdossantos9521 @Daniela Borges Puxa, sinto muito que vocês tenham se sentido ofendidas, de verdade. A ideia no vídeo foi a de falar sobre culturas diferentes, comportamentos diferentes e em como isso impacta diretamente a empresa que fornece papelaria para festas. E para isso dei os exemplos do que vivi e vivo aqui. Em uma festa minha, a primeira que fiz no meu prédio, chegaram a levar objetos pessoais que estavam expostos na mesa. E eles estavam lá porque nas festas que eu estava acostumadíssima a fazer isso nunca aconteceria, em outro lugar, com pessoas com outra cultura e outro tipo de comportamento. Eu contei aqui da minha experiência para mostrar, de maneira prática, o impacto na vida da empresa de papelaria, mas se suas experiências foram e são diferentes, fico realmente muito feliz. Eu ainda espero mesmo participar de uma festa por aqui em que isso não aconteça. Em 7 anos, aconteceu em todas e fez minha filha chorar muito na dela, deixou meu coração cortado esse comportamento que é tão natural por aqui. Sobre acusar de racismo, eu não fiz isso. Fiz só um alerta de que a palavra usada é uma expressão racista. Há um abismo entre uma coisa e outra. Vocês vieram aqui por livre e espontânea vontade dizer que eu estava usando o vídeo somente para difamar o povo de onde escolhi viver, e eu só quis mostrar como tudo tem dois lados. Ao me acusar, a colega acabou usando uma palavra que, para mim, é ainda pior do que o que eu falei. Mas ó, realmente me desculpo e me comprometo a tomar mais cuidado com as palavras e generalizações em vídeos futuros. A ideia aqui é que a gente aprenda uns com as experiências dos outros e, jamais, que seja um lugar de conflitos desnecessários.
JÁ VI E FOI MTO KKKKK.. ADULTO MISTURADO COM CRIANÇA AVANÇANDO NA MESA.. TEM UMA TIA MINHA QUE CARREGA SEMPRE UMA BOLSINHA NAS FESTAS KKKKKKK... QDO FAZEMOS ANIVERSÁRIO, A GENTE JÁ ATÉ FALA, TIA .... COM CERTEZA VAI LEVAR A BOLSINHA DELA KKKK... MAS SE FOR UMA FESTA DO MEU FILHO OU SOBRINHOS NINGUÉM TOCA KKK, PQ EU NÃO DEIXO. EU FALO ESPERA QUE TEM PRA TODO MUNDO.
Então, o que eu contei aqui foi a minha experiência. Inclusive, minha família aqui do ES quando vai em festa da minha família em SP fica chocada que ninguém avança na mesa, haha. Na minha família, entre meus amigos e colegas e as pessoas do meu convívio é assim que acontece, é algo bem característico do local. O que fiz aqui foi compartilhar minha experiência e convidar vocês a compartilharem a de vocês também. Inclusive estão rolando ótimos relatos. ;)
Fico impressionada com o habito HORROROSO, e a falta de educação que vocês tem pra falar mal de capixaba, como se todo mundo fosse igual, como se todas as famílias agisse da mesma forma. :)
Olha, eu sou a primeira a elogiar o capixaba. Fui muito bem acolhida aqui e sou muito grata a tudo que o estado me oferece. O que contei aqui foi a minha experiência pessoal em festas infantis durante 9 anos, e que é completamente diferente da experiência que tive a vida toda em SP. Em momento algum eu disse que todo capixaba faz isso, mas sim que isso acontece em tooodas as festas que eu vou. ☺️
Nossa eu moro no ES e TODAS as festas que fui ou fiz para meu filho não acontece isso não, as pessoas são educadas e sabem esperar a hora de entregar as lembrancinhas. Acho que é o meio que você está vivendo então.
Como um legítimo capixaba, tenho o dever moral de dizer que isso não é verdade. Soa quase como xenofobia e um insulto ao povo do Espírito Santo. Sinceramente, eu nunca vi isso acontecer. Talvez seja uma boa escolher melhor seus convidados da próxima vez. A propósito, eu moro em SP há uns bons anos e definitivamente não existe essa diferença de hábitos citada. Lamento!
Moro faz 10 anos em Vitória, amo a cidade, amo o estado, e isso acontece em todas as festas que vou. Todas. Não é insulto, é um fato. Talvez quando vc morava aqui não existisse essa cultura, mas hoje infelizmente existe. Espero que seja temporário e que logo mude. Um abraço de terras capixabas. 😊
Aqui no Espírito Santo não tem esse hábito. Não sei o tipo de público das suas festas. Creio que em todo lugar tem esse tipo de convidado e não é hábito do Espírito Santo . E sim em São Paulo isso acontece também , pois temos família lá. Não é bacana você generalizar e rotular o estado inteiro com o que aconteceu em festas que você frequentou. Sou nascida e criada no Espírito Santo. Moro em Vila Velha. Nunca fui a uma festa como você definiu e nem nas minhas nunca aconteceu. Casos isolados de pessoas já vi sim , mas generalizar não é legal... Fica a dica🤪
Não mesmo, ainda bem! As festas se dividem entre as que avançam na mesa, e as que ficam de longe horrorizadas, hahaha. Mas 100% das festas que fui aqui, das maiores às menores, isso aconteceu.
@@thiaraney pq? Somos mal educados ? Acho que vc que está sendo preconceituosa generalizando todos os capixabas de acordo as experiências ruins que vc teve. Não precisamos que a vergonha a que vc nos expôs de forma generalizada se transforme em boa educação. No Espírito Santo tem gente educada e gente mal educada, como em todos os lugares . Vc produz conteúdo, mais cuidado com a forma que vc coloca isso na internet😘
Moro no o Piauí, e aqui canta parabéns e cada um vai para a mesa, quando os convidados vai embora é que damos as lembrancinhas uma lembrancinha para crianças e outra para o adulto
Aqui eu tive que educar meus convidados kkk,nas duas primeiras festas da minha filha eu fiquei horrorizada, os adultos brigavam e tiravam sacolinha de supermercado para pegar as lembrancinhas, agora antes do parabéns eu aviso que não precisa pegar as lembrancinhas porque são so para as crianças e eu dou na mão de cada criança quando elas vão embora, mais si eu não falar levam até a mesa junto kkkk.
Esse vídeo e um aprendizado só, agora sei melhor como negociar com clientes, enriquecedor demais
Que bom que gostou, Tiago!
Top esse vídeo. Me deu muita ajuda pra fazer a festa do meu filho e tbm a orientar minhas clientes. Top. Amei. Aqui onde moro nas festas que fui devoraram a mesa do bolo e achei bem desagradável. Nós Mesversários do meu filho ninguém pegava. Eu que saia e distribuía para os familiares e todos gostavam muito. Já para o aniversário dele já sei como fazer e isso não acontecer.
Fico feliz em ajudar.
Pois é, aqui em Brasilia, temos os dois tipos de convidados. Para evitar constrangimentos e complicações após o parabéns, coloco em cada mesa, um card informando que as lembrancinhas da mesa serão entregues pelos pais ou responsável por essa tarefa, assim todos ganham e ninguem fica de mãos vazias.
Menina, a ideia era avisar exatamente isso logo após o parabéns. Mas nem deu tempo, na última palma avançaram e acabaram com tudo. Triste.
Eu ensinei ao meu sobrinho da mesma forma que você ensinou para a sua filha. Educação vem de casa, e é importante ensinarmos o correto.
Isso aí. Mais importante ainda é sermos exemplo. ❤️
Aqui no RJ foram poucas festas que fui que "destruíram a mesa", sempre tem alguém que dá uma "roubadinha" no brinde, mas na maioria das vezes alguém responsável pede para as crianças fazerem fila para ganhar o brinde. Ou então, vão na mesa de cada entregar as coisas, pois deixa um pouco na decoração e o restante guardado para hora de entregar.
Amo seus vídeos,parabéns! Nas minhas festas eu sempre busco ser mais rápida que os convidados porque se deixar vai rolar o que você descreveu que acontece por aí,rs rs. Então antes do parabéns eu já separo alguns ítens para não ficar sem,rs. Aviso o pessoal para esperar após o parabéns vamos servir o bolo e os docinhos na mesa e com uma cesta eu recolho todos os personalizados e vou de mesa em mesa entregando um por família. Da mesma forma, vou entregando as sacolinhas surpresas nas mesas para que não fique tudo tumultuado.
Pois é! Meu principal erro foi nào ter avisado isso ANTES do parabéns. Achei que daria tempo de avisar depois, e não deu. Triste.
Gratidão pelas dicas e por compartilhar seus conhecimentos. Adorei o vídeo. ❤
Fico feliz que tenha gostado ♥
Oi Thiara tudo bem ,sou iniciante na papelaria e seus vídeos estão me ajudando muito, desejo mais é mais sucesso pra você 😍🙌, Aqui em João Pessoa quando acaba o parabéns geralmente as caixinhas são dadas como lembranças pelo aniversariante numa sacolinha no tema ds festa,a galera aqui e mais calma kkkkk
Que bom Buana! Queria que aqui fosse tranquilo também, rs. ♥
Gente...mas como assim avançar e pegar tudo, destruindo a decoração??? Daqui a pouco vamos ter que pedir no convite para não fazerem isso... Tô passada...cadê a educação nesse Brasil, gente?? Thiara, agradeço pelo conteúdo que nos passa, por aqui, sobre papelaria. Sempre com lindas ideias! Beijos!!
Denise, na festa de 7 anos da Alice eu saí atrás das crianças recuperando os itens de decoração, que eu tinha alugado e elas tinham pegado. Acredita?!
@@thiaraney Muito desagradável, né?! Daqui a pouco vamos precisar usar um megafone, para avisar, antes do parabéns, algo assim: "Por favor, peguem os doces mas não os itens da decoração. As lembrancinhas serão entregues na saída". kkk
Essa de recuperar a decoração é terrível! Já fui em festas que tinham avisos nos itens "isso não é uma lembrancinha, pertence a *nome da empresa*" e mesmo assim os donos da festa terem que arcar com o prejuízo. Uma noiva me contou que teve que pagar uma travessa roubada, gente, uma travessa!!! Realmente, tem pessoas que não levam a mesa por não conseguir carregar 😂😂😂
@@denisesimoes6454 No aniversário de 7 da Alice a intenção era mesmo avisar que ela entregaria as caixinhas aos amigos após o parabéns, já tínhamos combinado tudo. Eu achei que daria tempo de avisar após o parabéns, mas não deu. Na última palma avançaram na mesa e durou menos de 20 segundos. =/
@@ceciliamaribridi1024 Que horroooooor!
O vídeo me ajudou muito. Estou criando os kits para divulgar
Que bom Maeda, fico muito feliz! ♥
Video perfeito e com muita informação boa ❤️❤️
Aqui em Minas Gerais os convidados da festa destroem a mesa em um segundo também kkkkk
Excelente vídeo com dicas valiosas
😭😭😭
Verdade viu povo de Minas cem Educação não são todos sou Mineira
No casamento do meu irmão em Minas, avançaram na mesa, nem esperaram servir a comida. O pastor estava com uma sacola enorme enchendo de docinho e bem-casado.
Faz um vídeo com dicas para festinha na escola… tô pirando pra organizar aqui.
Ótima dica, vou anotar aqui!!
🫶🏻
Aí,aí! Thiara. Moro em São Paulo e na última festinha de 5anos de minha filha (antes da pandemia) juntei os parentes e mas alguns amigos chegados, e aconteceu exatamente o inesperado, cantamos o parabéns e sumiram, literalmente as coisinhas da mesa. A sorte de alguns que não pegaram é que sempre guardo uma reserva dos itens que coloquei na mesa. Minha filha olhou pra mim e falou: "cabou tudo mamãe "😀
Juraaa? Nas da minha família e amigos a gente tem que insistir pra galera levar, hahaha.
Pois é! Isso não é perfil dos capixabas. É perfil de gente mal educada. Morei a vida toda no ES e isso depende muito do perfil de convidados que você escolhe para a sua festa.
Não acredito que vc também é do espírito santo 😮 que legal.
Estou começando na papelaria personalizada e não sabia disso que vc falou. Fiquei até com medo agora kkkk não sabia que as pessoas fazem isso
Oi Maeda. Moro aqui faz 7 anos.
Nas festas que você vai não fazem? Me conta!
Mora em São Paulo e quando ia desmontar as festas a mesa estava quase da mesma forma que montei pra cliente. Mudei pra Belo Horizonte, e a minha primeira festa que montei, acabou o parabéns, olhei pra mesa não tinha nada, fiquei tão triste que sentei e comecei a chorar sem reação,, eu nao entendo isso.
Nossa Lea, na primeira festa que fiz também fiquei assim, sem entender o que tava acontecendo. Foi triste demais.
Tem gente que vai as festas, e parece que deixa a educação na porta de casa. Ridículo avançar nas mesas de doces.
Aqui onde moro depois do Parabéns, todos voltam para a mesa e aguardam receber as lembrancinhas. Criança já é mais difícil conter kkkk tem umas que já pega no início da festa, já come docinho e por aí vai...
Pegar um docinho na mesa tudo bem. O que rola aqui é destruição total, hahaha.
@@thiaraney kkkkkkkkkkkk
Estou me interessando bastante pelo seu trabalho, vídeos muito bons, apesar q sou leigo, sou um simples fotógrafo amador, e como me aposentei, penso em trabalhar com recuperação de negativos (impressão das fotos), fotos antigas, e já faço isto como hobby nas fotos da família com resultados satisfatórios! Vi o seu vídeo sobre impressoras, gosto mais da Canon para impressão de fotos, tenho uma fotográfica, e penso em comprar mais uma, mais percebo que as tintas, e suporte de um modo geral na Canon é muito ruim, já na Epson não, porém a Epson fotográfica é muito cara! Vc pretende criar um curso "online", seria muito bom!!! Estarei nele!!! Parabéns pelos vídeos!!!
Aqui no RJ a gente distribui as lembrancinhas pros convidados
Muito obrigada pelo vídeo❤
Eu amei esse kit tema do vídeo, onde posso encontrar? Nao consigo ainda criar do zero 😢
Oie. Tem aqui: www.acrafteca.com.br/
Nossa Thiara, que falta de educação! Meu Deus 😱😱😱😱😱.... Meu filho fez 6 anos e eu fiz todos os aniversários dele e isso nunca aconteceu! Graças a Deus! Quanto as suas dicas, maravilhosas, como sempre!
Que booom. As últimas que fiz aqui foram desesperadoras, rs.
Perfeito esse vídeo
Perfeitas dicas ,amo
. Vc vende esse arquivo dos quadrinhos ?
Sim, tá disponível no site! www.thiaraney.com.br/dino.
Ameeiii as dicas 😊👏👏
Moro em São Paulo e vou te falar, fiz os personalizados de uma festa que fui convidada. Eu quase chorei, porque não era nem as crianças era os adultos mesmo, pegando as Caixinhas tirando os doces e jogando as Caixinhas no chão ou no lixo mesmo.
A mãe da aniversariante chorou na hora. Ainda bem q tive a ideia de separar uma de cada pra aniversariante, porque se não ela ficaria sem. Muito triste mesmo.
Siiim, tem muito adulto no meio, é desesperador. Mas em SP eu realmente nunca vi acontecer. Mas como a galera disse aqui, certamente não tem a ver com o local, mas com o perfil dos convidados.
@@thiaraney sim com certeza. Os convidados contam muito.
Nossa mega feliz por você responder meu comentário ❤️❤️❤️❤️❤️
A primeira festa que fui no Espírito Santo, me chocou demais. Aconteceu exatamente e isso, e nos como paulistas educadas, ficamos tão chocadas esqueci paralisamos e não pegamos NADA da mesa. Não deu tempo. Nisso, minha tia já conhecendo o estilo dos convidados, tinha separado alguns docinhos e só assim conseguimos comer.
Ufa!
Aqui em Guarapari no ES após o parabéns a mamãe pede pra todos voltarem pra mesa pra servir o bolo e mais tarde chama todas as crianças pra fazer fila pra lembrancinha !! Eles super respeitam
Menina, era o que eu queria fazer no aniversário de 7 anos dela, mas simplesmente NÃO DEU TEMPO. Na última palma, começaram a destruir a mesa, Alice começou a chorar, foi desesperador. Mas ó, já fui em festa em Guarapari, e a destruição também foi total, rs. =(
Tbm sou do ES, já morei em Vitória e atualmente moro na Serra e funciona do mesmo jeito, todos retornam para suas mesas ou aguardam que as lembrancinhas sejam distribuídas. Isso tem mais haver com educação de casa um é como a mamãe vai orienta- los do que uma questão cultural/ regional.
Aqui no Rio infelizmente é assim também. Na festa do meu filho de 1 ano quem pegou foi os adultos, quando eu fui dar conta para distribuir para as crianças a mesa estava literalmente vazia. A sorte foi que eu havia feito umas lembranças individuais para as crianças senão elas não teriam nada. Eu confesso que fiquei super chateada e horrorizada com as atitudes dos adultos.
Péssimo, né?! Também fico horrorizada.
Aqui depende muito de onde é a festa e do dono da festa tb. Num buffet q eu fui recentemente ele perguntou se gostaria q as caixinhas fossem dadas no fim da festa ou deixadas para as pessoas pegar depois do parabéns.
Sim, verdade, depende muito.
Aqui ninguém toca na mesa principal, onde tem a decoração. Eu faço outra mesa onde ficam as comidas, tortas salgadas etc e já ali coloco um pouco de docinhos, salgadinhos, justamente pq se alguém quer comer vai nessa mesa e pega. Faço cachepò como centro de mesa e dentro tbm coloco chocolatinhos assim podem pegar dali. Caixinhas geralmente só faço para as crianças e no final da festa eu dou as coisas, ninguém ataca a mesa n. Moro na Itália e já expliquei aos meus convidados que no Brasil n se destroi a mesa pegando as coisas etc antes das fotos e parabèns.
Então, antes do parabéns aqui ninguém mexe também. Agora mesmo com chocolates e doces nas mesas dos convidados (também sempre faço), depois do parabéns é um desespero. Ainda bem que esse comportamento não acontece aí. Bjos!
Onde eu morava, na Bahia, não mexem também. Mas, aqui Santa Catarina mexem e eu fiquei horrorizada quando vi pela primeira vez
distrói mesmo kkkkkkkkkk aqui o povo é brabo kkkkkkkkkkk
Aqui salvador é região não vejo isso. Todos voltam para suas mesas e esperam ser servidos.
Moro em Minas Gerais, é a mesma coisa por aqui kkkkkkkk umas semanas atrás fui em um casamento, os noivos nem conseguiram fazer fotos na mesa. Assim que o jantar foi servido, todos atacaram a mesa. A noiva depois me contou que não conseguiu comer nenhum docinho da mesa, um horror. Minha prima no aniversário de 1 ano do filho dela encomendou só um modelo, a caixinha milk. Deixou todas as caixas em um móvel ao lado da mesa bolo, e distribuiu nas mesas no fim da festa, 1 caixa para cada família. Realmente depende muito do cliente, se tiver mais de um modelo de caixa livre pra cada um pegar, tem gente que pega todos os modelos. Acho que isso até prejudica o nosso trabalho, por um lado. A maior parte das encomendas que eu recebo hoje em dia é só de topo de bolo, topper de docinho e adesivo para pirulitos, muito raro clientes comprando caixinhas. Todo mundo da região já está ciente do ataque à mesa, e acaba decidindo poupar o gasto das mil e uma caixinhas que provavelmente vão ser levadas por umas 2 pessoas só e resolve gastar em doces e outras decorações comestíveis. Realmente vão ter clientes que vão encomendar o suficiente pra cada convidado levar uma pra casa, mas é raro ver e aqui na minha região as caixinhas viraram um certo tipo de “luxo”. Ótimo vídeo, e amei todas as peças da festa! 🥰
Genteeee, que tristeza essa história do casamento. 😭
Aqui em Sergipe após os parabéns os convidados voltam para o seu lugar e esperam que a pessoa entregue. Só não gosto muito pq a pessoa tem que fazer lembrancinha para os adultos também,sendo que a festa é de criança.
Não é uma obrigação fazer lembrancinha pra adulto, vai do dono da festa fazer ou não.
Vendo em 2024 e confirmando que aqui no ES é bem assim mesmo kkkk, é meio cultural isso! Na festinha de um ano da minha neném eu preparei um guia de mesa, mas esqueci de colocar, sem me desesperar, antes de bater o parabéns avisei que após ele iríamos servir os doces e presentear com as caixinhas e deu certo mas teve gente que não gostou não kkkkkk
Que bom que deu certo o aviso :D
Comprei maquinário e um Instagram de uma conhecida que não vai mais lidar com papelaria personalizada para festas infantis. Hoje pesquisando sobre o mercado vi um vídeo seu de 11 meses atrás falando sobre valer a pena ou não investir nesse ramo. Fiquei meio preocupada. Será que ainda vale a pena Thiara?
Olá! Isso depende muito mais de você do que qualquer outra coisa. É algo que você gosta de fazer? Que você sabe fazer? O que você vai fazer diferente da maioria pra dar certo? O que o seu produto vai ter de especial? O público para quem você pretende vender ainda consome esse tipo de produto?
As variáveis são muitas, e é preciso considerar principalmente como você se vê nesse mercado. ;)
@@thiaraney Sim é algo que gosto muito! Vou me esforçar para dar certo e oferecer o que o mercado precisa! Muito obrigada por responder 🥰
É possível trabalhar com papelaria para festa mais focada na parte do design, como: convites, tags, menu, marcadores de mesa, toppers e menos na parte de decoração, como: lembrancinhas com caixinhas, embalagens e forminhas de doce, varal, topo de bolo??
Com certeza!!
Qual tipo de papel usado para fazer essas caixinhas?
Ei Rafael. Pode ser offset ou papéis fotográficos. Sempre acima de 180g.
Que legal...Nâo sabia que você morava aqui no Espírito Santo....
Moro faz 7 anos. ♥
@@thiaraney ❤
Ainda tem as pessoas que pegam várias lembrancinhas pra levar pra quem não foi na festa. Aí quem estava na festa e foi educado, fica sem lembrancinha porque alguém levou bem mais do que deveria...
Isso pra mim é o pior. Já tive cada causo com isso, hahahaha.
Ooii , como você faz esses cavaletes dos quadrinhos?
Eiii, tenho o arquivo aqui: www.thiaraney.com.br/produto/para-personalizar-229/cavalete-decorativo-3193
@@thiaraney obrigadaaa! 😘
Aqui em Goiânia nós espera os garçom trazer e daí é aleatório nem todos pega da msm lembrancinha então cada um fica com caixinhas diferentes
Entendi.
@@thiaraney mas ontem fui na festinha do meu sobrinho e espia só a moça do espaço de festa falou no microfone os docinhos e as lembrancinhas estão liberada meu Deus faltaram derrubar a mesa as decoração tudo 🙈🥴🤣 eu não peguei nada só fiquei de longe olhando aquele frevo se ela tivesse feito como de outras vezes pq já fui nesse msm espaço e eles falava pode esperar na mesa os garçons vai distribuir não tinha acontecido isso
Nossa nunk pensei nisso em fazer parte da decoração kkkk
Juraa??
eu queria que todo mundo se comportasse como eu me comporto em festas kkkkk…. na da minha filha tive problema com o pessoal querendo levar tudo pra si, sendo que fiz conta pra todos conseguirem levar.. é uma falta de educação sem fim em algumas pessoas😢
E quando querem levar até os enfeites e peças da decoradora?! rsrs
Moro no interior do Espírito santo e por aqui não temos o costume de pegar lembrancinhas, esperamos até entregarem em mãos.achei muito estranho pois eu vi isso em Minas , ES nunca vi, deve ser coisa das grandes cidades.
Cada lugar é de uma forma...
Aqui em Caxias do Sul - RS fazem a mesa do parabéns, a mesa de apoio com doces, salgados e bebidas, e a mesa de apoio com as lembrancinhas. Na mesa do parabéns, chamada de mesa cenário, há itens decorativos, mais pelúcias e MDF, não são mais usados isopor, e não usamos por aqui caixinhas personalizadas nessa mesa. Inclusive, nesse vídeo que eu entendi que vocês colocam essas caixinhas na mesa principal. Nunca vi por aqui. Por aqui, as caixinhas (ou outra embalagem) personalizadas comportam alguma lembrancinha, sendo de comer ou não, e ficam numa mesa ou num aparador ou numa escada decorativa ou numa estante próximo à porta de saída. Ao sair, cada família, ou cada criança, ou cada casal, dependendo o público da festa, ganha 1 lembrancinha pra levar pra casa. Sobre o ataque à mesa, no caso mesa de apoio, não existe. Cada pessoa pega o que quer pra comer, beber, com calma até o final da festa. A mesa principal/cenário que também comporta os doces gourmet ficam pro final, as pessoas costumam não mexer pra não estragar a decoração até mais perto do final da festa.b
Adorei saber de um jeito bem diferente. Aqui a gente usa sim os personalizados todos na decoração. ❤️
Aqui na minha cidade da até vergonha kkkkkk a galera destrói a mesa e leva embora até o que não é pra levar rsrsrs (rir pra não chorar )
Socorro! Dá vontade de chorar mesmo.
oi eu sou da Bahia aqui não tem essa de atacar a mesa , mas eu passei uma temporada em Ninas e la fiz o aniversario de minha filha eu fiquei chocada as pessoas correu pra mesa uma falta de educação minha filha ficou assustada quase derrubaram o bolo
Pois é, a minha chorou um monte tbm. Triste…
Aqui onde moro os convidados esperam os donos da festa distribuir as lembranças/caixinhas, tem um ou outro que pega escondido um monte, mas normalmente as pessoas ficam chateadas, pois achamos falta de respeito.
O ideal é esperar mesmo.
Aqui em Belém, após o parabéns os convidados voltam para suas mesas e é avisado o momento de distribuição de doces e brindes.
Geralmente tem 2 ou 3 mesas: a mesa principal com bolo, alguns itens mais decorativos com doces e balas personalizados e tem a mesa só de docinhos. Dependendo de quantos doces e personalizados terão, colocam sub-mesas de apoio.
Em alguns aniversários, já vi os pais dividirem em um determinado momento da festa os brindes personalizados para os convidados, mas a mesa de docinhos quando avisam que está liberada, todo mundo corre em cima 😂😂😂 da criança ao idoso 🤣🤣🤣
É bem assim!
Eu sou de SP. No aniversário do meu filho eu tinha feito personalizados e doces decorados apenas para as crianças e os adultos teriam outras opções de doces. Fiquei muito chateada pois após o parabéns os adultos atacaram tudo e varias crianças ficaram sem os doces personalizados. =(
Acabei aprendendo que devo reservar antes do parabéns.
Geralmente em casa de festas, a organização avisa antes ou depois do parabéns como será a distribuição das coisas. Acredito que, em festas menores, os anfitriãos consigam dar o recado também :)
aqui no interiro de Goiás eles detonam tudo se deixar eles carregam ate os complementos da decoração, ja teve um episodio com a gente de levarem um personagem da decoração achando que era lembrancinha, a mãe da criança barro na portaria e pegou de volta kkkkkkkk
Nossa! Passaram do limite rsrs
Aqui a onde eu moro os pais do aniversariante entrega as caixinhas no final da festa, nunca vi casos de ninguém atacar as mesas de doces e lembrancinhas, confesso que iria ficar assustada se presenciasse essa cena
Vou te falar que acontece muito, viu?!
Eu estou iniciando nesse ramo de personalizados, as lembrancinhas personalizadas aqui onde moro são chamados de kit festa... E eu não entendo kkk
hauhauhah... Cada lugar tem um nome mesmo, é normal!!!
E qual valor cobro
Eii. Valor de venda é uma questão individual pois envolve seus custos. Indico fazer meu curso de Finanças para Criativos, tenho certeza que vai te ajudar na precificação de todos os seus projetos. www.thiaraney.com.br
Mas eu já saí com um monte de caixinha de tipos diferentes pq os garçons saí entregando mas ir na mesa pegar só se a mãe da festa liberar pq já teve vez da própria mãe falar pega lá tem muitos
Acontece mesmo.
Aqui eles fazem isso
😳
Aqui em salvador-bahia afff pelo menos nas que eu fui sobra nada do menor ao maior rsrsrsrrsrsrsr😅
Que tristeeee.
Sou de SSA também, mas aqui o povo se comporta. Rs
Aqui em Minas é surreal, povo falta carregar o aniversariante tbem kkkkkkkkkkkkkkk
rsrsrsrs
Tem gente que leva até os vasos com flores que são alugados quando tem 🤣🤣🤣🤣
Caramba!!!
Aqui na minha cidade as pessoas esperam acabar para receber a caixinha
Isso mesmo.
Sou de Curitiba e nunca tinha ouvido falar nisso, aqui é o contrário, os donos da festa é q insistem para os convidados comerem 😸
A papelaria personalizada?
Aqui no rio quem serve as coisas da mesa é a dona da festa
Cada lugar é de uma forma ou cada anfitrião tem sua maneira de servir :)
tive que vir comentar rsrsrs moro em SP e aqui pelo menos nas festas de criancas que minha menina foi todas elas as teve um ataque a mesa. Nao e exclusividade do ES,
VOCE FOI INFELIZ NO COMENTARIO.
Também achei, moro no espírito santo e nunca que vi uma situação dessa ocorrer nas inúmeras festas que já fui
Em são Paulo acontece sim kkkkk eu fico com muita raiva , quando acontece nas minhas festas , mas normalmente quem faz isso são os parentes 😅
ai ai ai
Aqui onde moro só não levam a mesa pq é pesada kkkkkk
Hahahaha.
Aqui na minha cidade é desse jeito, cantou o parabéns, acabou a mesa, destroem tuuudoo, não sobra nada! Como sabemos que eles destroem tudo, geralmente a maioria dos aniversário deixam separados as lembrancinhas, que pode ser uma sacolinha com doces ou até mesmo uma caixinha personalizada, e são entregues quando os convidados estão indo embora, mas, se não ficarmos de olho as criança pegam tudooooo! No aniversário do meu filho teve criança que veio chorando falando que não pegou a lembrancinha, enquanto outras crianças pegaram 2 ou mais, é complicado viu!
Eu acho horrível as mães que deixam isso acontecer ou até mesmo ensinam eles a fazerem!
Nossa :(
Como capixaba fiquei envergonhada! Mas não é mentira… isso é bem real por aqui. Inclusive nas festinhas do meu filho, após o parabéns, eu solicitei que as crianças formassem uma fila e eu fiquei em frente a mesa distribuindo os doces e personalizados. Dessa forma não “destroem” tudo!
Boa idéia!
Meus Deus, que horror 🤣🤣🤣🤣 aqui os convidados sempre esperam a gente entregar os personalizado e as lembranças
Aqui destroem, é triste, pq eu sempre faço tudo! 😢
Tristeza :(
Consegui sentir sua decepção com esse comportamento dos convidados, eu nunca tinha ouvido falar nisso, se meus convidados devorassem a mesa eu pensaria que estão passando necessidades em casa!
Pior que é gente abastada. Da vontade de chorar mesmo.
Aqui em Brasília, depende muito da região e de quem tá dando a festa... nas minhas festas maioria das festas que vou, todos se sentam após o parabéns e aguardamos a mãe distribuir, ou buffet. Mas já presenciei cenas horríveis do povo avançando na mesa,meus filhos sempre ficam de longe olhando apavorados.
Sou de Brasília, e já vi cenas horrorosas, fiquei extremamente chocada e envergonhada pelas pessoas, nas festas que faço, eu já anuncio que será servido para cada criança e que não precisa avançar na mesa.
Aqui tbm Alice olha de longe e fica apavorada. Quando da vontade vai na mesa e pega um docinho…
@@patricianunes6123 eu tbm aviso que é pra esperar que vpu distribuir, mas sempre tem um ou outro mal educado, que eu corto na mesma hora.na minha família sou chamada de chata pq fico vigiando os engraçadinhos roubando doces. Kkk
Kkkkkk aqui é assim, um horror, minha irmã é dessas 🙊🙈
Socorro! Na próxima festa segura ela, hahaha.
Tô fazendo um kit de dinossauro,e queria muito uma caixinha dessa de vulcão 🌋
Tá disponível no site: www.thiaraney.com.br/dino
Pensando como mãe, da vontade de deixar sem nada dentro, e dizer que os personalizados com doces ou lembrancinhas serão entregues na mesa ou na saída. Mas com certeza vão pegar do mesmo jeito 😂 é uma vergonha fazer uma festa e ter que ver essa cena, mais triste ainda são as crianças que ficam sem.
rsrsrsrrs
Estou envergonhada, infelizmente aqui na minha cidade o povo destrói tudo😢
Oi Lu, talvez seja uma oportunidade de você começar a mostrar para as pessoas como utilizar os itens após a festa. Usar pra criar conteúdos e conscientizar. ;)
❤
❤️
Não é só aí que as pessoas fazem isso na festa 🤣🙊🙊🙊🙊
Infelizmenteeeee, rs.
Aqui em Portugal pelo menos nalgumas regiões isso de "assaltar" a mesa tipo selvagem é muito mal visto, é considerado falta de educação ao extremo. O corrente é perguntarem se podem levar para casa, e geralmente é o dono da festa que divide as coisas com os convidados. Todos sabem disso e aguardam pacientemente. No meu casamento eu fiz umas lanternas de papel, bem como muitas flores de papel. Todos criam levar algo e vieram pedir pelas lanternas e flores. Nós dissemos que sim e só depois disso é que todos foram buscar algo. A isto chamamos educação e repeito pelo próximo. Não digo que não haja gente assim em Portugal mas a maioria é mais contida. 😘🇵🇹
O ideal é aguardar orientações do anfitrião ou da casa de festa.
"Graças" a pandemia, nunca mais fiz festa grande pros meus filhos, isso "filtra" os convidados e nunca mais tive problema com os deseducados. Sobre as pessoas avançarem nas mesas é bem cultural, mas não regional. Aqui também acontece, em casamentos daqui chega a dar medo de ver, parece que a mesa vai criar pernas e fugir e o povo atacando, é assustador mesmo, pra uma criança então 😂 mas não ocorre em todas as festas, há casamentos que o povo fica sentadinho esperando o garçom trazer, quando não tem garçons é um "farinha pouca meu pirão primeiro" horroroso mesmo 😂 eu era de Curitiba/PR e agora moro em zona rural na Região Metropolitana de Curitiba 😘
Genteee, em casamento nunca vi. Medoooo.
Kkkk
Não!! Aqui na minha cidade não acontece isso, e se acontecer eu nunca presenciei!! Sou de São Mateus ES e achei feio vc generalizar o estado, a forma que colocou de que aqui no ES as pessoas tem esse "costume horroroso",eu não tenho esse costume tenho 3 filhos sempre fiz festas de todos eles e nunca aconteceu esse ato...então seria bem interessante quando for falar sobre o "local' ter cautela,porque assim como eu, outras artesãs e mães podem se sentir chateada da forma que generalizou. Obs.:ainda mais vc não sendo "filha" do Estado Espirito Santo,fica a dica 😉.
Oi Andressa. Realmente não nasci aqui, mas escolhi o ES como minha casa, e sou filha e neta de capixabas, então me sinto muito em casa por aqui. Questionar minha naturalidade não está em questão…
Esse comportamento em festas realmente me assusta desde que mudei pra cá, provavelmente por ser algo novo pra mim, e presente em 100% das festas que fui aqui até hoje. Fico muito feliz que não seja no estado todo, e tomara que seja um costume que se perca com o tempo. Uma amiga do interior de SP me disse agorinha que na cidade dela fazem igualzinho, então acredito que não seja mesmo algo tão local… Mas como não fui em festas no país todo, só comentei dos lugares que fui, e foi por isso que até incentivei contarem como é nas cidades de vcs, pra gente pensar mesmo se tem mais a ver com a região ou com outros fatores.
Revendo aqui o vídeo percebi que a generalização ficou ruim mesmo, e que eu poderia ter trabalhado o tema de uma forma melhor. Desculpe mesmo pela forma que me expressei. Tenha certeza que não foi o objetivo ofender ou magoar ninguém, mas sim discutir perfis diferentes de pessoas e costumes. Terei mais cautela na próxima vez. Bjo grande.
Acho que essa questão de avançarem na mesa é muito familiar mesmo, eu sou de Goiás e por aqui vejo que tem festas que as pessoas se atropelam e em outras festas até sobra.
Creio que essa briga pelas lembrancinhas seja sim um costume comum no Brasil, mas varia muito de acordo com as famílias, de acordo a educação dos convidados.
Na festa de 2 anos da minha filha, teve até criança chorando pq ficou sem caixinha, pq todos avançaram na mesa. Já na última festa, de 6 anos, eu tive que sair perguntando quem queria, pq sobrou.
Então eu creio que varia muito de acordo com os convidados que a gente escolhe pra festa e cada família vai se comportar de um jeito. Não creio que seja algo regional, acontece no país todo mesmo.
Aqui ninguém pega nada kkk se pegar dar e briga kkkkkk todo mundo espera os pais dar😅
Ufa! rsrs
Que bizarro avançar na mesa de doces 😮 nas minhas festas isso não acontece 😅 dou uma caixinha por pessoa 😅
Acontece muito!
Na bahia canta o parabéns, e tanto os doces quanto as lembrancinhas são distribuídos pelo dono da festa, ou quem tá organizando... 🤔 Pelo menos às que eu fui né
Muito bom!!
O título do vídeo é sobre papelaria, mas o conteúdo foi denegrir a imagem dos capixabas!
Sou Paulistana e moro em SP, já presenciei muitas mesas sendo invadidas aqui, coisa que pode acontecer em todo lugar, mas no Espírito Santo não fez muito sentido pra mim. Conheço o Estado, tenho familiares e conhecidos, e garanto que isso não é um hábito dos Capixabas, são pessoas reservadas e mais fechadas, então acredito que tenha sido um caso isolado na festinha que vc levou sua filha!
Eu moro aqui faz 7 anos e com filha em idade escolar, e isso acontece em TODAS as festas que fui até hoje.
A ideia não foi falar mal dos capixabas, e sim falar de uma cultura que não me agrada. Eu amo o ES, amo o povo daqui, amo tudo, tanto que trouxe minha família para viver aqui, mas é fato que culturalmente o comportamento em festas infantis é esse. E eu contei a minha história e o meu ponto de vista exatamente pra chegar no tema do vídeo, de que essa decisão sempre depende do perfil do cliente que vc quer atender. 😉
Ah, e “denegrir” é uma expressão racista. Cuidado ao usá-la.
@@thiaraneyé mais bonito vc admitir seu erro doq tentar se limpar numa palavra mal colocada!
A língua portuguesa é riquíssima e nos abre o leque para usarmos as palavras de várias formas e em vários contextos. A palavra denegrir tem o significado real que vem de uma cultura racista , e TB tem o sentido figurado que é usado como difamação. O contexto aqui ficou bem claro que a palavra denegrir estava se referindo a pessoa do vídeo que tentou manchar a reputação do estado do espírito santo com comentários preconceituosos e desnecessários de experiências ruins que ela teve . Eu fiquei imensamente chateada com a forma que os capixabas foram colocados nesse vídeo . Como um bando de mal educados , foi isso que foi falado no vídeo com outras palavras. Acusar alguém de racismo sendo que o vídeo é totalmente preconceituoso é meio contraditório. Ela errou sim! Ela disse "aqui no Espírito Santo ". E como todo mundo aqui sabe , isso pode acontecer em qualquer local , depende do público . Então não é bacana alguém com tantos seguidores fazer um vídeo generalizando um estado inteiro pelas experiências dela. Ela poderia ter dito claro , que desde que veio para cá, todas as festas que ela fez e frequentou foram assim . Mas jamais pode afirmar que aqui no Espírito Santo é assim. Não foi nadaaaaa legal.
@@jaynekohlerborgesdossantos9521 @Daniela Borges
Puxa, sinto muito que vocês tenham se sentido ofendidas, de verdade. A ideia no vídeo foi a de falar sobre culturas diferentes, comportamentos diferentes e em como isso impacta diretamente a empresa que fornece papelaria para festas. E para isso dei os exemplos do que vivi e vivo aqui. Em uma festa minha, a primeira que fiz no meu prédio, chegaram a levar objetos pessoais que estavam expostos na mesa. E eles estavam lá porque nas festas que eu estava acostumadíssima a fazer isso nunca aconteceria, em outro lugar, com pessoas com outra cultura e outro tipo de comportamento. Eu contei aqui da minha experiência para mostrar, de maneira prática, o impacto na vida da empresa de papelaria, mas se suas experiências foram e são diferentes, fico realmente muito feliz. Eu ainda espero mesmo participar de uma festa por aqui em que isso não aconteça. Em 7 anos, aconteceu em todas e fez minha filha chorar muito na dela, deixou meu coração cortado esse comportamento que é tão natural por aqui.
Sobre acusar de racismo, eu não fiz isso. Fiz só um alerta de que a palavra usada é uma expressão racista. Há um abismo entre uma coisa e outra.
Vocês vieram aqui por livre e espontânea vontade dizer que eu estava usando o vídeo somente para difamar o povo de onde escolhi viver, e eu só quis mostrar como tudo tem dois lados. Ao me acusar, a colega acabou usando uma palavra que, para mim, é ainda pior do que o que eu falei.
Mas ó, realmente me desculpo e me comprometo a tomar mais cuidado com as palavras e generalizações em vídeos futuros. A ideia aqui é que a gente aprenda uns com as experiências dos outros e, jamais, que seja um lugar de conflitos desnecessários.
acho mais bonito assim,impresso no papel fotográfico acho muito brega.
Fica lindo, né?
Gente eu assustei até de ouvir… imagina tá vendo esse comportamento 🤦🏻♀️
JÁ VI E FOI MTO KKKKK.. ADULTO MISTURADO COM CRIANÇA AVANÇANDO NA MESA.. TEM UMA TIA MINHA QUE CARREGA SEMPRE UMA BOLSINHA NAS FESTAS KKKKKKK... QDO FAZEMOS ANIVERSÁRIO, A GENTE JÁ ATÉ FALA, TIA .... COM CERTEZA VAI LEVAR A BOLSINHA DELA KKKK... MAS SE FOR UMA FESTA DO MEU FILHO OU SOBRINHOS NINGUÉM TOCA KKK, PQ EU NÃO DEIXO. EU FALO ESPERA QUE TEM PRA TODO MUNDO.
Não acho que esse tipo de comportamento deve ser generalizado pelo Estado. É questão de educação dos convidados, não do costume local.
Então, o que eu contei aqui foi a minha experiência. Inclusive, minha família aqui do ES quando vai em festa da minha família em SP fica chocada que ninguém avança na mesa, haha. Na minha família, entre meus amigos e colegas e as pessoas do meu convívio é assim que acontece, é algo bem característico do local. O que fiz aqui foi compartilhar minha experiência e convidar vocês a compartilharem a de vocês também. Inclusive estão rolando ótimos relatos. ;)
Fico impressionada com o habito HORROROSO, e a falta de educação que vocês tem pra falar mal de capixaba, como se todo mundo fosse igual, como se todas as famílias agisse da mesma forma. :)
Olha, eu sou a primeira a elogiar o capixaba. Fui muito bem acolhida aqui e sou muito grata a tudo que o estado me oferece. O que contei aqui foi a minha experiência pessoal em festas infantis durante 9 anos, e que é completamente diferente da experiência que tive a vida toda em SP. Em momento algum eu disse que todo capixaba faz isso, mas sim que isso acontece em tooodas as festas que eu vou. ☺️
AQUI NO ESPIRITO SANTO É BRUTO KKKKKKKKK
Nossa eu moro no ES e TODAS as festas que fui ou fiz para meu filho não acontece isso não, as pessoas são educadas e sabem esperar a hora de entregar as lembrancinhas. Acho que é o meio que você está vivendo então.
Deve ser mesmo, hahaha.
Como um legítimo capixaba, tenho o dever moral de dizer que isso não é verdade. Soa quase como xenofobia e um insulto ao povo do Espírito Santo. Sinceramente, eu nunca vi isso acontecer. Talvez seja uma boa escolher melhor seus convidados da próxima vez. A propósito, eu moro em SP há uns bons anos e definitivamente não existe essa diferença de hábitos citada. Lamento!
Moro faz 10 anos em Vitória, amo a cidade, amo o estado, e isso acontece em todas as festas que vou. Todas. Não é insulto, é um fato. Talvez quando vc morava aqui não existisse essa cultura, mas hoje infelizmente existe. Espero que seja temporário e que logo mude. Um abraço de terras capixabas. 😊
Aqui no Espírito Santo não tem esse hábito. Não sei o tipo de público das suas festas. Creio que em todo lugar tem esse tipo de convidado e não é hábito do Espírito Santo . E sim em São Paulo isso acontece também , pois temos família lá. Não é bacana você generalizar e rotular o estado inteiro com o que aconteceu em festas que você frequentou. Sou nascida e criada no Espírito Santo. Moro em Vila Velha. Nunca fui a uma festa como você definiu e nem nas minhas nunca aconteceu. Casos isolados de pessoas já vi sim , mas generalizar não é legal... Fica a dica🤪
Nem todas as pessoas do ES têm esse costume "horroroso" ,segundo você.
Não mesmo, ainda bem! As festas se dividem entre as que avançam na mesa, e as que ficam de longe horrorizadas, hahaha. Mas 100% das festas que fui aqui, das maiores às menores, isso aconteceu.
E muito triste e feio ver uma situação dessa nas festas
Educação vem de casa
Que vergonha pros Capixabas kkkkkkkk misericorida
Que a vergonha se transforme em boa educação, rs.
@@thiaraney pq? Somos mal educados ?
Acho que vc que está sendo preconceituosa generalizando todos os capixabas de acordo as experiências ruins que vc teve. Não precisamos que a vergonha a que vc nos expôs de forma generalizada se transforme em boa educação. No Espírito Santo tem gente educada e gente mal educada, como em todos os lugares . Vc produz conteúdo, mais cuidado com a forma que vc coloca isso na internet😘
Isso de avançar na mesa e querer levar tudo é coisa de gente mal educada, criança mal orientada
Não são só as crianças não, normalmente tem muitos pais junto…
@@thiaraney quem devia dar o exemplo, imagine!