Professor, sugestão de vídeo: fiscalização desses veículos que transportam escadas no teto e tbm pick up que transportam cargas que excedem as dimensões do compartimento de carga (muitas vezes transportadas com a porta do compartilhamento de carga aberta).
Eu procuro andar com meus veículos tudo correto pra que não haja a desvalorização do meu bem e o dinheiro que já não tenho pra pagar multa desnecessária mas infelizmente muita gente gosta de pagar o preço.
Ótima explicação. Professor, poderia fazer um dia um vídeo sobre os difusores de escapamento, mas específico, para automóveis, o qual a função é deixar mais esportivo. Para fins de conhecimento de como autuar corretamente nesse caso.
Olá Fábio! O paralama é projetado pelo fabricante de uma maneira X, que consta no processo de homologação. Qualquer coisa que se faça depois, por qualquer motivação, é uma alteração das características originais de fábrica. Logo, retirar o paralama, trocar por outro diferente, ou simplesmente cortar, é infração da mesma forma. Tudo 230, VII.
E quando a moto passa pela vistoria de transferência do Detran e vc ta com eliminador de rabeta, e no mesmo ano recebe uma multa de placa inelegível? É isso conteceu comigo , revoltado com isso!
Excelente vídeo Professor!👏👏👏 Em uma abordagem que a placa esteja na posição correta com o eliminador. Mas o eliminador tem a possibilidade de mover a placa. Além da infração de característica alterada lavra-se o auto por dispositivo anti radar?
Boa noite Marcelo, E colocar a placa na lateral da moto como algumas motos custom, alguns suportes que são fixados no eixo da roda até com fiação e lâmpada para iluminação da placa.
Ola professor Marcelo. Vc tem algum video que fala da iluminacao led ou xenon? Eh sabido que nao pode modificar. Mas eu tive o azar de ao comprar o kit xenon demorei pqra instalar pq precisava montar o regulador de altura do facho e de tanta demora expirou o prazo em 2011.😢 depoos veio oitra oportunidade kit led, mas ai o prazo foi 2021 que perdi devido a pandemia de covid e tb nao havia terminado o regulador de facho. Como fazer agora? Sou muito perfeccionista. O kit eh otimo conta com lentes projetoras muito melhor qie os atuais farois de led que tem 1 ou + parabola meia boca... inclusive vejo onibus com esse sistema que ofusca 1 pouco.
Olá Kenji! Poxa, que pena. Infelizmente, no atual momento, será impossível a regularização. Tenho vários vídeos no Canal sobre sistema de sinalização e iluminação, mas creio que possa começar com este: ruclips.net/video/AxxsnYSfGcU/видео.html
Excelente conteúdo vai ajudar muito na fiscalização de moto. Minha pergunta é: protetor de carenagens de motos é legal? Seria o protetor de motor e pernas da resolução 943 modificado?
Olá Marcos! Ao pé da letra, considerando o artigo 98 do CTB + Resolução 916/22 do Contran, não existiria a possibilidade de instalar. Mas é um equipamento interessante para a segurança. Não é a toa que é obrigatório para os mototaxistas e motofretistas. A mesma coisa vale para a antena corta pipa: a instalação em motos comuns não é citada pela norma, porém é um acessório mais do que bem-vindo para todos.
Ezequiel! A data que consta na 993/23 está incorreta. O certo é a partir de 2019, conforme posto pela antiga 681/17 e endossado pela atual 970/22. Ou seja, o dispositivo é opcional para os veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 2019 (e não 1º de janeiro de 1990). É um dos pontos a serem corrigidos na próxima revisão da norma.
Olá Nelcielton! Futuramente farei um vídeo exclusivo, pois são inúmeros detalhes. Porém, nesse outro, tem alguns detalhes para adiantar o assunto: ruclips.net/video/GqbZsxxAYoI/видео.htmlsi=9Qi2fCgoqdR3NhAr&t=692
Bom dia, mestre. Como sempre uma explicação top... Professor, por favor, veja a possibilidade de preparar uma aula sobre placas de caminhões. Tenho bastante dificuldade em fiscaliza-las quanto ao posicionamento no habitáculo bem como calcular o grau de inclinação. Obrigado.
Olá João! Não se trata de uma faixa, mas sim de um dispositivo rígido, fixado em algum ponto do para-lama (nunca sobre a placa). A primeira menção a ela foi na Resolução 681/17, que já estabelecia a obrigatoriedade para todos os veículos produzidos a partir de 2019. Mais tarde, a 970/22 substituiu a 681/17 e manteve os mesmos requisitos. Então, a obrigatoriedade está tanto na Res. 993/22, como o Ezequiel bem indicou (embora a data esteja incorreta na resolução), e também na Res. 970/22, no item 2.7 do Anexo XVII.
Para as motocicletas sem rabeta que circulam dentro da cidade é obrigatória a abordagem pelo agente ou não? Outra questão, seria possível autuar motocicleta com escape barulhento (nitidamente alterado) sem abordagem pelo 661-02?
Olá Cassio! Sim! A ausência do para-lama (rabeta), pode ser constatado sem abordagem, conforme a Ficha do Art. 230, VII. do MBFT: "11. As alterações de características que possam ser constatadas externamente ao veículo, e que não necessitem de medições, por exemplo: rodas que ultrapassem os limites externos do para-lamas, podem ser autuadas sem abordagem, desde que o agente comprove, através de consulta, que o veículo não possui CSV." Sobre o escape, dá uma olhada nesse outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/UjU0_ZqYivw/видео.html
Muito bom o bizu autoridade! Tendo o eliminador de rabeta msm com os piscas visiveis a placa legivel no angulo correto com o refletivo, ainda assim se classifica infracao!? Ou qlqr alteracao q exclua o paralama esta errada!?
Olá Helton! Qualquer alteração no veículo, que não foi precedida de autorização pelo Detran, será considerada infração de alteração de característica de fábrica. Especialmente pela retirada do paralama, que é um componente funcional. E isso foi positivado na última versão do MBFT (Res. 985/23 do Contran), na ficha do art. 230, VII.
No caso em que a motocicleta estiver sem a "rabeta" e/ou o paralama traseiro será lavrado AIT com base no Art. 230 VII e se tratando de placa padrão PIV também será lavrado AIT com base no Art. 221 devido a placa não estar fixada no habitáculo e junto disso no caso da motocicleta ter sido produzida a partir de 2019, ano que passou a ser obrigatório o catadioprítico (olho de gato), também será autuado no Art. 230 IX. Ao meu ver não há autuações concorrentes entre essas três. Estou correto nessa análise?
Lembrei a tempo. Na ausência da luz de placa, também observar no AIT elaborado do 230 IX junto do catadiópritico. E também observar possível flagrante do Art. 230 VI e no caso haver visibilidade e legibilidade e mesmo assim a placa estiver em angulação não permitida, observar no AIT elaborado no Art. 221 junto da placa estar fora do habitáculo. Acredito que está confuso kkkkkk
Olá Gomes! É isso aí. Porém, particularmente considero a infração do 230 VII e 221 como concorrentes, já que uma leva necessariamente à outra, conforme define o MBFT. (A alteração na rabeta acarreta forçosamente a mudança de habitáculo). Logo, faria apena a primeira, que é mais abrangente.
Grande Saturnino, meu instrutor. Sem querer entrar em uma aérea "obnubilada" a retirada do habitáculo da placa, não ensejará autuação por alteração de característica?
Grande Santana! A simples retirada da placa do local original para outro, enseja a infração do art. 221, conforme reza a respectiva Ficha do MBFT. Mas se eu retirar todo o suporte, como mostro no vídeo, aí sim será infração do art. 230, VII, que absorverá a infração do 221 (no meu ponto de vista).
Sobra empinar a placa eu concordo plenamente, nao DA PRA VER. Mas de resto pra mim, é so motivo para arrancar nossos bens que modificamos por gosto. É uma sujeira esse país.
Ola Professor. Mudando 1 pouco o foco da materia. Tenho 1 duvida. Scooter 50cc precisa licenciar ou nao???? Duvida cruel pq ha muito tempo comprei uma scooter peugeot 50cc usada e tava licenciada e com placas. O ruim eh pagar o doc. Todo ano. Sera que tem como deslicenciar?😅
Suporte de placa não é paralama, suporte de placa não é rabeta, lei sem noção. UM SUPORTE DE PLACA MUDA A CARACTERISTICA DO VEÍCULO MESMO, ATÉ VIRA OUTRO.
Olá Vinícius! Segundo a Resolução 969/22 do Contran, a placa só poderá estar no habitáculo original. Se o habitáculo original for no antispray, no para-lama ou em outra parte do veículo, tudo certo.
sabe que é pior, tanta coisa para se preocuparem e vão se preocupar com isso, mass a indústria da multa não permite né kkkk ridículo, sujeira das leis no Brasil, entao de verdade nem ligo, até porque em SP amigo se andar de placa baixa e fugir de um assalto vc toma 10 multas na mesma avenida ou rua ou ate mesmo na estrada, lógico que nao abuso né, eu recolho a placa em lugares e horários perigosos, e depois deixa a placa com 30graus e de boa andar assim... mas não tiro eliminador, tomo multa mas nao tiro
Resumo, a moto que VOCÊ compra, não é sua! Solução? Ao invés de comprar a moto, mude de país e com a grana que sobrar, voce ainda consegue comprar uma moto melhor do que a que você compraria aqui no Brasil.
Como são as regras fora do Brasil? Segue uma sugestão de vídeo esclarecedor... 😉: ▶️ BIZUÁRIO RESPONDE #011 - Como funciona a modificação de veículos no Brasil, Estados Unidos e Europa? É tudo liberado? ruclips.net/video/mWAHmEWzA7Y/видео.html
E quem que tem essas motos de alta cilindradas e anda na chuva? Primeira coisa que faço quando compro minhas motos de alta cilindrada é rancar essa coisa feia. Moto fica outra moto. E eu ando para todo lado.
Na verdade é o seguinte, todos nós sabemos que as regras são fundamentais para ninguém faça o que quiser. São as regras que delimitam até onde eu posso ir, o que posso fazer ou deixar de fazer. São elas que me impedem de dirigir embriagado, de causar lesão corporal dolosa quando me sentir ofendido, que me impede de surrar minha esposa, etc.. lógico que estou dando exemplo hipoteticamente além do tema, mas eu me canso muitas vezes de abordar pessoas que dirigem veículos modificados (escapamento, conjunto rosa/pneu, farol, etc) que muitas vezes não tem CNH e veículo não licenciado, justificando ainda que é trabalhador e que só usa o veículo para trabalhar. Veículo esse que muitas vezes causa acidentes por não possuir equipamento obrigatório como iluminação (por exemplo). Então, só p/ complementar, é fundamental especificar regras p/ não virar bagunça. UMA SOCIEDADE SEM REGRAS ELA SE AUTO EXTINGUE.
@@joaovitormarques2894 Concordo, mas em partes. As regras são demasiadamente restritas, muitos veículos customizados poderiam atender perfeitamente regras de segurança, até mesmo melhorando os veículos comparados aos originais. Hoje em dia é praticamente impossível você customizar qualquer coisa.
Sua interpretação está errada. Modifica são. Onde reza no artigo é sobre características da natureza da motocicleta ex: cor, CV do motor, se e 2, 3 ou 4 rodas e se de carga ou de passageiros.
É mesmo David? Então o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito está errado? Dá uma olhadinha novamente no minuto 05:50. Depois, se quiser, volta aqui e comenta novamente.
"Ótimo vídeo! Eu tive uma moto e coloquei o eliminador de rabeta. Fui parado em uma blitz e tive a moto recolhida. Depois, entrei com um recurso e ganhei. Na verdade, acho essa questão polêmica. Agora, com a moto MT-09, que já vem sem o paralama traseiro e com a placa no anti-spray de fábrica." Como fica essa lei kkkkkk
Olá Leandro! Obrigado! Acabei esquecendo de comentar isso no vídeo, mas no caso das motocicletas, para-lama e antispray são tecnicamente a mesma coisa e executam exatamente a mesma função, que é de interceptar o fluxo de água e detritos lançados em direção à tangente do círculo formado pelo movimento rotatório do pneu, evitando que essa água suja acabe chegando nos ocupantes. Ou seja, a Yamaha apenas mudou o para-lama de lugar, mantendo nele o suporte e a luz de placa, além do retrorrefletor traseiro e retrorrefletores laterais. Se quiser continuar chamando esse tipo de para-lama de antispray, não tem problema. Mas os fabricantes não o chamam assim nos manuais. Resumindo: o melhor mesmo é não inventar moda, deixando a moto do jeito que os engenheiros da fábrica projetaram.
Professor, sugestão de vídeo: fiscalização desses veículos que transportam escadas no teto e tbm pick up que transportam cargas que excedem as dimensões do compartimento de carga (muitas vezes transportadas com a porta do compartilhamento de carga aberta).
Olá João!
Positivo, já é uma das bolas da vez.
Devo publicar um vídeo sobre isso em breve.
Obrigado pela sugestão!
Essa infração é a maior injustiça desse país. Quando o polícia não vai com a sua cara acha qualquer coisa pra aplicar essa aí
Melhor vídeo que assisti sobre o tema. Muito bom. Meus parabéns por todos os vídeos do canal.
Muito obrigado Gustavo!
Eu procuro andar com meus veículos tudo correto pra que não haja a desvalorização do meu bem e o dinheiro que já não tenho pra pagar multa desnecessária mas infelizmente muita gente gosta de pagar o preço.
Ótima explicação. Professor, poderia fazer um dia um vídeo sobre os difusores de escapamento, mas específico, para automóveis, o qual a função é deixar mais esportivo. Para fins de conhecimento de como autuar corretamente nesse caso.
up
Olá Fabrício!
Positivo! Acrescentado na lista!
Obrigado pela sugestão.
Mais um vídeo show.
Algumas coisas eu não sabia.
Grande Jeferson!
Acompanho seu Canal também! Parabéns!!
ruclips.net/user/Jefersonnapista
Perfeito, como sempre!
Valeu Victor!
Perfeito!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado Emanoel!!
conteúdo excelente! Como sempre, muitíssimo didático! Parabéns!
Valeu Luismar!!
Seu canal é muito bom, parabéns. Ajuda na fiscalização e tira várias dúvidas. Educa sobre o trânsito.
Muito Obrigado André! 🤝
A ideia é essa mesmo: deixar claro para todos os lados envolvidos.
a minha motocicleta quebra a rabeta cronicamente pois a fábrica fez uma montagem /planejamento meio mal planejado.
Minha também
Caraca, vídeo top bem explicado e sem enrolação, tirou todas as minhas dúvidas..!!! Parabéns like..!!!!
Obrigado Walteir!!
Muito bom, Inspetor! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu Thaylson! 👊
Professor, excelente vídeo !!! Dúvida: e quando o paralama traseiro é cortado, abaixo da placa !?
Olá Fábio!
O paralama é projetado pelo fabricante de uma maneira X, que consta no processo de homologação.
Qualquer coisa que se faça depois, por qualquer motivação, é uma alteração das características originais de fábrica.
Logo, retirar o paralama, trocar por outro diferente, ou simplesmente cortar, é infração da mesma forma.
Tudo 230, VII.
E quando a moto passa pela vistoria de transferência do Detran e vc ta com eliminador de rabeta, e no mesmo ano recebe uma multa de placa inelegível? É isso conteceu comigo , revoltado com isso!
Muito obrigado Cleiton!
Excelente vídeo Professor!👏👏👏
Em uma abordagem que a placa esteja na posição correta com o eliminador. Mas o eliminador tem a possibilidade de mover a placa. Além da infração de característica alterada lavra-se o auto por dispositivo anti radar?
Olá Maninho! Obrigado!!
É o que diz o MBFT.
Característica alterada sempre haverá.
+ O antirradar se for o caso.
Massa demais, mestre 👏
Valeu Sobrinho!!
Boa noite Marcelo,
E colocar a placa na lateral da moto como algumas motos custom, alguns suportes que são fixados no eixo da roda até com fiação e lâmpada para iluminação da placa.
Olá Correa!
Tem um vídeo aqui no Canal sobre isso: ruclips.net/video/42sh9bjwVdg/видео.html
@@bizuariodetransito obrigado
Parabéns Professor!!! Esse vídeo ficou top!!!
Muito Obrigado Zuelton!!
Ola professor Marcelo. Vc tem algum video que fala da iluminacao led ou xenon? Eh sabido que nao pode modificar. Mas eu tive o azar de ao comprar o kit xenon demorei pqra instalar pq precisava montar o regulador de altura do facho e de tanta demora expirou o prazo em 2011.😢 depoos veio oitra oportunidade kit led, mas ai o prazo foi 2021 que perdi devido a pandemia de covid e tb nao havia terminado o regulador de facho. Como fazer agora? Sou muito perfeccionista. O kit eh otimo conta com lentes projetoras muito melhor qie os atuais farois de led que tem 1 ou + parabola meia boca... inclusive vejo onibus com esse sistema que ofusca 1 pouco.
Olá Kenji!
Poxa, que pena. Infelizmente, no atual momento, será impossível a regularização.
Tenho vários vídeos no Canal sobre sistema de sinalização e iluminação, mas creio que possa começar com este: ruclips.net/video/AxxsnYSfGcU/видео.html
Excelente conteúdo vai ajudar muito na fiscalização de moto. Minha pergunta é: protetor de carenagens de motos é legal? Seria o protetor de motor e pernas da resolução 943 modificado?
Olá Marcos!
Ao pé da letra, considerando o artigo 98 do CTB + Resolução 916/22 do Contran, não existiria a possibilidade de instalar.
Mas é um equipamento interessante para a segurança.
Não é a toa que é obrigatório para os mototaxistas e motofretistas.
A mesma coisa vale para a antena corta pipa: a instalação em motos comuns não é citada pela norma, porém é um acessório mais do que bem-vindo para todos.
ótimo conteúdo, muitíssimo obrigado
Valeu Edson!!
Excelente
Valeu João!
Os retrorrefletores traseiros para motocicletas eles passaram a ser obrigatórios após 1990 ou 2019?
Ezequiel! A data que consta na 993/23 está incorreta.
O certo é a partir de 2019, conforme posto pela antiga 681/17 e endossado pela atual 970/22.
Ou seja, o dispositivo é opcional para os veículos fabricados antes de 1º de janeiro de 2019 (e não 1º de janeiro de 1990).
É um dos pontos a serem corrigidos na próxima revisão da norma.
@@bizuariodetransito como sempre. excelente a resposta.
Professor, por favor, explique a resolução do CONTRAN 945
Olá Nelcielton!
Futuramente farei um vídeo exclusivo, pois são inúmeros detalhes.
Porém, nesse outro, tem alguns detalhes para adiantar o assunto: ruclips.net/video/GqbZsxxAYoI/видео.htmlsi=9Qi2fCgoqdR3NhAr&t=692
Bom dia professor, qual a infração quando o passageiro da moto tampa a placa com a mão?
230, VI
Olá Moisés!
Como o Tabajara falou. É infração do art. 230, VI - placa sem condições de visibilidade/legibilidade.
Então mestre. É possível o Detran autorizar o uso do eliminador de rabeta estando este com todos os componentes ? Olho de gato e Luz de placa?
Olá Armando!
Atualmente não, por falta de previsão nos Anexos IV e V da Res. 916/22, que trazem as modificações permitidas.
Bom dia, mestre.
Como sempre uma explicação top...
Professor, por favor, veja a possibilidade de preparar uma aula sobre placas de caminhões. Tenho bastante dificuldade em fiscaliza-las quanto ao posicionamento no habitáculo bem como calcular o grau de inclinação.
Obrigado.
Olá Marcos! Obrigado!!
Claro! Já tenho algum material sobre isso!
Vou deixar na lista. Valeu pela sugestão!
Professor, onde esta o amparo da obrigatoriedade da faixa refletiva na placa (olho de gato)? Procurei mas nao encontrei.
Se for o retrorrefletores traseiros está na Res. 993/22.
Olá João!
Não se trata de uma faixa, mas sim de um dispositivo rígido, fixado em algum ponto do para-lama (nunca sobre a placa).
A primeira menção a ela foi na Resolução 681/17, que já estabelecia a obrigatoriedade para todos os veículos produzidos a partir de 2019.
Mais tarde, a 970/22 substituiu a 681/17 e manteve os mesmos requisitos.
Então, a obrigatoriedade está tanto na Res. 993/22, como o Ezequiel bem indicou (embora a data esteja incorreta na resolução), e também na Res. 970/22, no item 2.7 do Anexo XVII.
@@bizuariodetransito obrigado!!
Disponha!
Para as motocicletas sem rabeta que circulam dentro da cidade é obrigatória a abordagem pelo agente ou não? Outra questão, seria possível autuar motocicleta com escape barulhento (nitidamente alterado) sem abordagem pelo 661-02?
Olá Cassio!
Sim! A ausência do para-lama (rabeta), pode ser constatado sem abordagem, conforme a Ficha do Art. 230, VII. do MBFT:
"11. As alterações de características que possam ser constatadas externamente ao veículo, e que não necessitem de medições, por exemplo: rodas que ultrapassem os limites externos do para-lamas, podem ser autuadas sem abordagem, desde que o agente comprove, através de consulta, que o veículo não possui CSV."
Sobre o escape, dá uma olhada nesse outro vídeo do Canal: ruclips.net/video/UjU0_ZqYivw/видео.html
Muito bom o bizu autoridade!
Tendo o eliminador de rabeta msm com os piscas visiveis a placa legivel no angulo correto com o refletivo, ainda assim se classifica infracao!?
Ou qlqr alteracao q exclua o paralama esta errada!?
Olá Helton!
Qualquer alteração no veículo, que não foi precedida de autorização pelo Detran, será considerada infração de alteração de característica de fábrica.
Especialmente pela retirada do paralama, que é um componente funcional. E isso foi positivado na última versão do MBFT (Res. 985/23 do Contran), na ficha do art. 230, VII.
@@bizuariodetransito muito obrigado pela orientacao autoridade!! 🙏
Disponha!
No caso em que a motocicleta estiver sem a "rabeta" e/ou o paralama traseiro será lavrado AIT com base no Art. 230 VII e se tratando de placa padrão PIV também será lavrado AIT com base no Art. 221 devido a placa não estar fixada no habitáculo e junto disso no caso da motocicleta ter sido produzida a partir de 2019, ano que passou a ser obrigatório o catadioprítico (olho de gato), também será autuado no Art. 230 IX. Ao meu ver não há autuações concorrentes entre essas três. Estou correto nessa análise?
Lembrei a tempo.
Na ausência da luz de placa, também observar no AIT elaborado do 230 IX junto do catadiópritico. E também observar possível flagrante do Art. 230 VI e no caso haver visibilidade e legibilidade e mesmo assim a placa estiver em angulação não permitida, observar no AIT elaborado no Art. 221 junto da placa estar fora do habitáculo.
Acredito que está confuso kkkkkk
Olá Gomes!
É isso aí.
Porém, particularmente considero a infração do 230 VII e 221 como concorrentes, já que uma leva necessariamente à outra, conforme define o MBFT. (A alteração na rabeta acarreta forçosamente a mudança de habitáculo).
Logo, faria apena a primeira, que é mais abrangente.
Grande Saturnino, meu instrutor. Sem querer entrar em uma aérea "obnubilada" a retirada do habitáculo da placa, não ensejará autuação por alteração de característica?
Grande Santana!
A simples retirada da placa do local original para outro, enseja a infração do art. 221, conforme reza a respectiva Ficha do MBFT.
Mas se eu retirar todo o suporte, como mostro no vídeo, aí sim será infração do art. 230, VII, que absorverá a infração do 221 (no meu ponto de vista).
@@bizuariodetransito Grato, meu irmão. Tbm entendo assim. Grato por clarear meu entendimento.
Sobra empinar a placa eu concordo plenamente, nao DA PRA VER. Mas de resto pra mim, é so motivo para arrancar nossos bens que modificamos por gosto. É uma sujeira esse país.
Ola Professor. Mudando 1 pouco o foco da materia. Tenho 1 duvida. Scooter 50cc precisa licenciar ou nao???? Duvida cruel pq ha muito tempo comprei uma scooter peugeot 50cc usada e tava licenciada e com placas. O ruim eh pagar o doc. Todo ano. Sera que tem como deslicenciar?😅
Kenji, nesse outro vídeo do Canal, tem a resposta à sua pergunta: ruclips.net/video/HVTVuYpVuds/видео.html
Suporte de placa não é paralama, suporte de placa não é rabeta, lei sem noção. UM SUPORTE DE PLACA MUDA A CARACTERISTICA DO VEÍCULO MESMO, ATÉ VIRA OUTRO.
E o ant spray com supoyde placa? A placa fica fixa com a iluminação o olho de gato
Olá Vinícius!
Segundo a Resolução 969/22 do Contran, a placa só poderá estar no habitáculo original.
Se o habitáculo original for no antispray, no para-lama ou em outra parte do veículo, tudo certo.
entao n e permitido mesmo com.o eliminador de rabeta com tudo certo tipo olho de gado os pisca e a luz e a placa tiver 30°?
Pelo visto não. Nosso veículo nunca é nosso, é tudo do governo. Nada pode
Se tiver diferente do projeto original de fábrica, estará irregular. Por mais a adaptação tenha ficado a contento.
sabe que é pior, tanta coisa para se preocuparem e vão se preocupar com isso, mass a indústria da multa não permite né kkkk ridículo, sujeira das leis no Brasil, entao de verdade nem ligo, até porque em SP amigo se andar de placa baixa e fugir de um assalto vc toma 10 multas na mesma avenida ou rua ou ate mesmo na estrada, lógico que nao abuso né, eu recolho a placa em lugares e horários perigosos, e depois deixa a placa com 30graus e de boa andar assim... mas não tiro eliminador, tomo multa mas nao tiro
Hã-rã! Acredito!
Nunca deitou a plaquinha na rodovia então?
Çei! 😂
👏🏽👏🏽👏🏽
Valeu!
Mexanico 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Além dos me"X"ânicos, tem também os en"J"enheiros...
Muito importante para esse sabidinho que fica alterando a moto
Resumo, a moto que VOCÊ compra, não é sua! Solução? Ao invés de comprar a moto, mude de país e com a grana que sobrar, voce ainda consegue comprar uma moto melhor do que a que você compraria aqui no Brasil.
Como são as regras fora do Brasil? Segue uma sugestão de vídeo esclarecedor... 😉:
▶️ BIZUÁRIO RESPONDE #011 - Como funciona a modificação de veículos no Brasil, Estados Unidos e Europa? É tudo liberado? ruclips.net/video/mWAHmEWzA7Y/видео.html
@@bizuariodetransito @bizuario tem resposta pra tudo!
Kkk verdade
E quem que tem essas motos de alta cilindradas e anda na chuva? Primeira coisa que faço quando compro minhas motos de alta cilindrada é rancar essa coisa feia. Moto fica outra moto. E eu ando para todo lado.
Ora, ora!
Mais um en"j"enheiro me"x"ânico de plantão... 🤦♂
Ou seja, vc não é dono, quem manda é o governo, isso é democracia...
Na verdade é o seguinte, todos nós sabemos que as regras são fundamentais para ninguém faça o que quiser. São as regras que delimitam até onde eu posso ir, o que posso fazer ou deixar de fazer. São elas que me impedem de dirigir embriagado, de causar lesão corporal dolosa quando me sentir ofendido, que me impede de surrar minha esposa, etc.. lógico que estou dando exemplo hipoteticamente além do tema, mas eu me canso muitas vezes de abordar pessoas que dirigem veículos modificados (escapamento, conjunto rosa/pneu, farol, etc) que muitas vezes não tem CNH e veículo não licenciado, justificando ainda que é trabalhador e que só usa o veículo para trabalhar. Veículo esse que muitas vezes causa acidentes por não possuir equipamento obrigatório como iluminação (por exemplo). Então, só p/ complementar, é fundamental especificar regras p/ não virar bagunça. UMA SOCIEDADE SEM REGRAS ELA SE AUTO EXTINGUE.
Com que idade você está descobrindo que vive em sociedade?
Monstro
Típico!!
@@joaovitormarques2894 Concordo, mas em partes. As regras são demasiadamente restritas, muitos veículos customizados poderiam atender perfeitamente regras de segurança, até mesmo melhorando os veículos comparados aos originais. Hoje em dia é praticamente impossível você customizar qualquer coisa.
Sua interpretação está errada. Modifica são. Onde reza no artigo é sobre características da natureza da motocicleta ex: cor, CV do motor, se e 2, 3 ou 4 rodas e se de carga ou de passageiros.
É mesmo David?
Então o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito está errado?
Dá uma olhadinha novamente no minuto 05:50.
Depois, se quiser, volta aqui e comenta novamente.
Quanto mimi, multou a gente paga e vida que segue.
"Ótimo vídeo! Eu tive uma moto e coloquei o eliminador de rabeta. Fui parado em uma blitz e tive a moto recolhida. Depois, entrei com um recurso e ganhei. Na verdade, acho essa questão polêmica. Agora, com a moto MT-09, que já vem sem o paralama traseiro e com a placa no anti-spray de fábrica."
Como fica essa lei kkkkkk
Olá Leandro! Obrigado!
Acabei esquecendo de comentar isso no vídeo, mas no caso das motocicletas, para-lama e antispray são tecnicamente a mesma coisa e executam exatamente a mesma função, que é de interceptar o fluxo de água e detritos lançados em direção à tangente do círculo formado pelo movimento rotatório do pneu, evitando que essa água suja acabe chegando nos ocupantes.
Ou seja, a Yamaha apenas mudou o para-lama de lugar, mantendo nele o suporte e a luz de placa, além do retrorrefletor traseiro e retrorrefletores laterais.
Se quiser continuar chamando esse tipo de para-lama de antispray, não tem problema. Mas os fabricantes não o chamam assim nos manuais.
Resumindo: o melhor mesmo é não inventar moda, deixando a moto do jeito que os engenheiros da fábrica projetaram.
Aí quando vem de fabrica, ok! Hipocrisia pura
Eliminador de placa de fábrica?
Excelente
Valeu Eduardo!