O Brasil deve se aliar a China, os EUA e a UE preferiram, desenvolver seus setores produtivos na Ásia, e deixaram a América do Sul praticamente isolada comercialmente, servindo somente como um produtor de matérias primas dentro da divisão internacional do trabalho, portanto deve se aliar a China fortalecer sua infraestrutura de modo a baratear nossos produtos no mercado internacional e regional.
Não temos Políticos Sérios e HONESTOS pra isso...O PROJETO DO DESCONDENADO LULADRÃOO QUE FRAUDOU AS ELEIÇÕES É UMA AMÉRICA LATINA COMUNISTA "SUBSERVIENTE" E O BRASIL FINANCIANDO ESSE PROJETO COM NOSSO SUOR!!! TEMOS 26 PARTIDOS DE ESQUERDA.... GOVERNO ILEGÍTIMO...E SÓ INCOMPETENTES NO PODER...QUE QUEREM VENDER O PAÍS E "SE DAR BEM." ....!!!! TÔ ENOJADO DESSES DITADORES DE ESQUERDA !!!
Se os EUA não gosta, quase sempre significa que é bom pro Brasil. Afinal, o objetivos deles é que a gente seja quintal pobre estadunidense. O Brasil precisa de muito investimento em infraestrutura. Se o EUA não vai financiar, bora de China. Mas lembrando que o acordo tem que ser bom para o Brasil.
A BBC que é uma rede pública de comunicação britânica obviamente vai fazer reportagens questionando as relações entre o Brasil e a China simplesmente porque não é do interesse do Reino Unido e do Ocidente o crescimento Chinês, muito menos o do próprio Brasil. O Brasil tem potencial para ser uma grande liderança mundial, e assim como a China, pode muito bem se impor enquanto nação soberana e não como um mero capacho das potencias ocidentais. As negociações com a China representam uma importante janela de possibilidades de acesso a novas tecnologias apontando para o desenvolvimento industrial do nosso país. Viva o BRASIL!!! Que o nosso governo busque sempre medidas que colaborem para o nosso crescimento nacional.
Eu concordo na parte de que a BBC não irá fazer coisas para degrinir o Ocidente, porque a sede é no Reino Unido, o que é óbvio e justo. Mas dizer que o Brasil tem potêncial para Liderança Mundial ? kkkkkkkkkkkk é comédia. O povo Brasileiro mal tem um senso de moral, vai ter culhões para espalhar influência no mundo?? kkkk Brasil mal tem controle total do território nacional, é um Estado Fraco, meio mundo de facções criminosas que controlam práticamente áreas e terrenos. Se alguém fora do Brasil pra pegar a influência da cultura brasileira seria no máximo os latinos e os próprios Ocidentais que vocês dão de ombros, agora o mundo Islâmico e dois países conservadores como Rússia e China ??? Kkkkkk é mais fácil eles impor as regras deles para o Brasil.
Na verdade não pós todos os países que participaram nesse projeto vão ficam com dívidas gigantes com os chineses com isso esse países vira um satélite chinês praticamente nós vamos virar um também 🧐🇧🇷🇮🇹
Não é muito difícil de decidir, é o maior parceiro comercial que o país tem. Basta garantir que os direitos e deveres sejam os mesmos para os dois lados, a China ainda está para se tornar a maior potência do mundo, como ainda não se tornou, ainda dá tempo de fazer um bom negócio.
Eu acho o contrário. Grandes chances de corrupção desvios e endividamento do país. Ficaríamos refem da China que é uma ditadura. Adeus soberania nacional.
Eu também tinha essa opinião, até que conheci o tal do "debt trap", que o jornalista explicou no vídeo. Isso é muito perigoso...muito mais perigoso que decidir de qual lado da tensão geopolítica (China x Taiwan x E.U.A) ficaremos.
A rota da seda é um esquema onde a China empresta recursos e mão de obra por grana para desenvolver, mas se não pagar ela expropria tudo a favor do governo comunista. Um governante mal intencionado pode querer financiar chineses dando calote intencionalmente.
Me parece que a nova rota da seda é um megaprojeto de infraestrutura que pretende transformar a China, em definitivo, no grande polo industrial do mundo, uma vez que os custos de logística serão muito mais baratos e será inviável competir com os chineses
Logico a mao d eobra é literalmente escrava eles tem 1 bilhao de gente presa em campos de concentracao onde so trabalham e sao espancados e mortos por terem religiao diferente , por serem indianos , ou por fugirem da coreia do norte . Eles tb msao donos dos maiores campos de plantacao dora do pais deles sabe onde eles plantao a comida que levam,pra eles e depois vende pra nos dnv com o dobro do preco? Aqui .. sabe a agua pra rega vem daq sabe os agrotoxicos vem daq dabe os maquinariis tbm sao daq .... triste ver. Que nosso pais vai se submeter a ser dominado por uma potencia por nao tem capacidade de ver qual projeto é ou nao realmente benefico . Ouoq eles querem e o governo ganhando direito e mantendo uma ditadura ideologica onde vc acha q é livre pra gasta sem tempo com oqusiser mas na verdade ta sendo totalmente espionado e visto tudi que faz para ser controlado atrasvez de tik tiok ,shoop ,opera gx, entre outros aplicativos chineses que nNAO DIZEM OQ FAZEM COM SEUS DADOS. Afinal eles sao totalitarianism e qualquer dado seu no programa deles pertecem a eles pra usar como bem entender ... gente vamos acorda a China tem mt tempo de vida ELES SABEM MUITO BEM OQ FAZEM PARA DOMINAR O MUNDO
O Brasil deve ter boas relações com todas as grandes nações e procurar ser independente. Sempre visando o melhor para a nossa nação e nós contribuintes que a mantemos através de nossos exorbitantes, cobiçado por políticos incompetentes ou corruptos, e mal investidos impostos que pagamos.
so quando o lula entrar na china vai que ter de obedecer a eles e sim uma armadilha os chineses sao muito bicho de esperteza e a manteiga derrete quando os chineses explorarem o que lhes interesa o Brasil vai dar o berro eu estou avisando 🤔
É mais prudente que o Brasil jogue com todos os lados. Nesse momento de tensão mundial, o Brasil tem que ser mais inteligente e estratégico. Não pode se apressar e se vender barato pra ninguém.
Parece algo mais político do que econômico, pois o Brasil já é um grande parceiro econômico da China há muito tempo! A China tem que querer investir no Brasil por que vale a pena economicamente pra ela, e não pra que o Brasil saia da neutralidade nos conflitos da China com os EUA. Tô com o Itamaraty, até por que não acho que esse dinheiro da China viria tâo cedo.
O Brasil pode perder muito com isso! Sabe quando o Brasil investiu pesado na Bolivia para construir refinarias de gás natural e depois a Bolivia simplesmente tomou as refinarias dando um golpe no Brasil e ficou por isso mesmo? A China não é boazinha como o Brasil. Eles "investem" em países mais pobres e depois quando esses mesmo países não conseguem pagar as suas dividas com o chineses e eles passam a controlar setores importantes e estratégicos desses países devedores, é quase como se eles "comprassem" o dominio sobre esses países através da divida externa e se estes mesmos países se recusarem a ceder a China simplesmente pode usar o seu poderio militar para invadir estes países com a justificativa de defender os investimentos chineses. Já vimos que, como no caso da Ucrania, quando um pais poderoso invade outro mais fraco a comunidade internacional não consegue impedir.
@@WebCurioso Tá, um monte de erro: 1. Por que diabos nós "daríamos um golpe" na China? A China deve ter aparatos para lidar com isso, mas é difícil imaginar que eles considerem esse um cenário forte de acontecer. 2. A China já tem controle de investimentos em diversas áreas do Brasil, principalmente na área de transporte de energia. E é assim mesmo que país cresce, China tá lotada até a boca de dívida, EUA também, Japão também, o Brasil é o único doido que fica nessa paranoia do teto de gastos pra poder garantir estabilidade de rentista. 3. Me diga alguns casos que a China fez essa "tática" que você descreveu. Porque nós últimos anos quem interferiu bastante na política e na economia foram os EUA, que fazem recorde de países invadidos. Entre EUA e China, China mil vezes.
@@Kolm_Music Não pude votar ano passado, por motivos pessoais, mas provavelmente votaria no Lula. Não gosto nem um pouco do partido do PT, é um partido muito corrupto, gostaria de termos um presidente de esquerda de verdade, mas entre Lula e Bolsonaro, Lula era sem dúvidas a melhor opção e os resultados até agora tem deixado isso claro.
Bem que a BBC Brasil (no interesse do Brasil) poderia investigar, analisar e dinfundir _um pouco melhor_ o que representariam concretamente, tais possíveis "represálias" dos EUA para com o Brasil -se é que o Governo Biden teria qualquer interesse em prejudicar o Brasil por conta disso. Mas Informação profunda que é boa… nada.
@@zupercanal Errado. Além do vergonhoso Golpe Militar de 1964, o Brasil, ao se afastar dos EUA mais recentemente, também sofreu um vergonhoso Golpe Político-Institucional (2016), com influência de alguns setores americanos relativamente independentes/isolados (e.g., caso Steve Bennon/Trump). Mas esse Golpe também foi superado, e bem mais rapidamente.
A BBC é empresa estatal, só faz conteúdo decente no próprio reino unido, pra todos os outros países fora do centro do capitalismo é colonialismo e desinformação.
Eu Gerson, vejo com muita cautela, de alguém da base do governo ficar se pronunciando como criança, se dizendo oposição. Vamos vigiar. Valeu!! Vamos lá Brasil!!
O governo brasileiro tem que abrir os olhos para não dá o nosso Brasil como garantia para entrar na rota da sede. Não devemos nos esquecer das verdadeiras intenções dos Estados Unidos e da China quando o assunto envolve o país que tem a maior área verde do planeta.
Senti uma leva jogada política estadunense nessa matéria... Lembro que quando o bolsonaro estava estreitando laços comerciais e políticos com o eua, vi vocês dando um leve elogios...
Não tem necessidade do brasil entrar nessa nova rota da seda, isso só aumentaria nossa dependência nos chineses e diminuiria nossas relações com os EUA devemos manter relações com ambos os lados, esse plano chinês foi criado pra aumentar a dependência dos países subdesenvolvidos com os chineses para deixa-los em divida com o governo chinês.
É inocência dessa galera... Pagar em Yuan vai reduzir preço do Câmbio, os países vão negociar diretamente o que é reduzir impostos do maior parceiro comercial. A China comprará mais barato e o Agro ganhará mais. Eu prefiro Dólar... Não é obrigado a usar Yuan, o empresário usará se quiser não pagar o imposto (imposto ao que me refiro é a taxa de câmbio). Taxação das lojas chinesas, todo mundo sabe que Veio da Havan e demais lojas em geral compram da China, eles vão comprar produtos mais baratos, da onde? China. O que eles vão perder nas compras individuais, vão ganhar nas compras a granel.
Mas a estratégia do Brasil sempre foi essa. "Sou parça de tudo mundo." Exceto governo Bolsonaro (não estou falando que ele fez certo ou errado, estou constatando fatos), era raro tomarmos parte em alguma disputa.
Esse pode ser o ponto crucial entre o fim da Pax Americana e o início da Pax Chinesa. Obviamente que os americanos não irão gostar. Resta saber se irão lança a política da boa vizinhança 2.0 ou a operação condor 2.0
O problema NÃO é entrar no Belt and Road o problema é entrarmos na armadilha da Dívida como outros países fizeram, ESSE é o ponto que TEM que ser evitado. NÃO existem países amigos , apenas interesses em Comum. Os Únicos que tem que se preocupar com o Brasil TEM que serem os próprios Brasileiros.Ex: Os países Ocidentais Já ameaçaram a nossa Soberania na Amazônia doversas vêzes sugerindo a sua Internacionalização
@@neblinasp a China e especialistas nisso faz obras financia a várias condições pro otário pagar a longo prazo não da conta pegar eles vão lá e assume pra eles, e assim que eles vem dominando várias obras
A entrada na rota da seda seria benefíca prós dois lados desde que o Brasil mantenha sua soberania e não caia em Altas dívidas com a China,mas acho que esse e o problema do Brasil não saber administrar suas dívidas podendo virar fantoche dos chineses.🇧🇷🇨🇳😬
tu jura BC já disse que não vai diminuir os jurus, o FMI tbm está com jurus auto e o teto de gastos não deixa o lula pegar dinheiro emprestado, o lula foi pegar dinheiro com o agiota e deixa a amazonia como cautela.
Pois e. Aí que mora o problema. Temos tanta corrupção em nosso país, que se não souber o que tem nas entrelinhas dessa Nova rota e cair em armadilhas feitas as escondidas, os danos serão gigantescos. Note o que falaram sobre X país que perdeu seu porto por não pagar as dívidas. Eu não confiaria. Enfim, vamos assistir o que vem pela frente.
@@prof1968rose Pois é, o problema não reside no acordo em si, mas o que vai ser feito pelos políticos com o dinheiro dele. Agora a Rota da Seda em si é o maior plano econômico da humanidade desde o plano Marshall, e não dando ênfase somente na Europa e Japão como fez os EUA.
A China já controla portos e hidroelétricas, agora controlará rodovias, aeroportos e etc... O Brasil não se beneficia em nada, dinheiro entra e volta pra China, pois quem constrói são empresas e pessoas chinesas, tudo superfaturado para não ter como pagar, e eles terem controle depois. A China ja controla o Brasil, a mídia, e fazem o que quer. Toda vez que vão comprar massivamente carne, soja e etc, lançam alguma materia na mídia pra repercutir mal e derrubar preços dos commodities e levar tudo quase de graça, depois o preço sobe e quem se lasca é o mercado interno. E assim eles se tornaram nosso maior parceiro comercial, fodendo quem aqui produz, e devolvendo bunigangas feitas de regime quase escravo lá, para o governo daqui cobrar taxas abusivas e roubar do povo em impostos com a desculpa esfarrapada de proteger a indústria nacional.
Não sou especialista em geopolítica, estou aqui também para aprender, mas ao meu ver podemos ver a geopolítica como um grande jogo de xadres; e o Brasil também passa a fazer parte desse jogo, resta saber se vamos fazer parte como um grande jogador ou apenas uma peça importante do jogo : Espero em Deus, que o Brasil seja participante como um grande jogador, pois é assim que a geopolítica funciona, tem que saber manejar as peças desse xadres- valeu parabéns BBC pelas matérias
Tenho uma impressão de que a Rota da Seda é uma versão moderna da ALCA, para os que se lembram das aulas de Geografia. No fim, ambos são maneiras mais formais de consolidar a supremacia de uma nação sobre outras. A ALCA acabou fracassando. O Brasil poderia manter seu histórico e mais uma vez não tomar lados. Continuaríamos sendo o maior parceiro da China independente de entrar nessa rota.
@@DionisoBaco. pois então, a premissa da ALCA era exatamente a mesma. No caso, toda a América se beneficiaria e receberia investimentos se fizesse o que, resumidamente, fosse melhor pros EUA e Canadá. Obviamente foi ruim pra todo o resto do continente.
Temos que ser parceiros dos EUA e da China. Nosso rumo somos nós que iremos definir. Seremos um país agrário, ou investiremos na indústria e tecnologia? Viver de exportação de commodities é política de terceiro mundo.
Aí que mora o perigo. A China acabar forçando o Brasil a desenvolver majoritariamente o lado agro, que é mais interessante pra ela. E isso não é visão de país querendo avançar economicamente. Tem que investir no agro, mas tbm atrair investimento industrial PRINCIPALMENTE os de media/alta tecnologia. Senão não compensa. Estaremos apenas sendo usados, como smp na nossa história
@@viniciussantanamartins2902 Pois é. Acho que a maioria esquece que a china é grade exportadora de produtos manufaturados. Ela não quer competição. Ela com certeza vai querer manter a posição do Brasil de exportador agro, visto que eles não produzem comida suficiente para a população chinesa e precisam recorrer a exportações, e o Brasil é um dos maiores parceiros nesse sentido. Ilusão achar que ser submisso a um outro mestre vai deslanchar o Brasil.
@@gabrielroque6664 eu concordo. Não é fechar acordo pra ser subserviente. Tem que ser acordo vantajoso pros dois lados. E sinceramente acho que já passou da hr de o Brasil se desvencilhar desse estigma de celeiro do mundo. Precisamos tomar a dianteira em mais pautas de tecnologia e inovações. Especialmente nessa área de energias limpas, que tendem a ser uma demanda mundial mt forte e o Brasil tem um baita potencial nisso. É td uma questão de boa gestão e investimento. O que infelizmente é o calcanhar de aquiles do governo brasileiro
Se me permite, gostaria de sugerir o canal do professor Ricardo Marcilio, totalmente neutro nas análises, faz vídeos diários com os principais pontos geopolíticos do mundo
@@dxelson Mas não é só a gramática que conta no aprendizado de uma língua. Acostumar o ouvido pra sons e entonações novos acho que é o mais desafiador numa língua de família diferente.
A BBC só contrata repórteres ótimos com capacidade de síntese e muita clareza na comunicação. Realmente, é uma decisão difícil, pois baratear exportações de alimentos significa que o agro irá focar no mercado internacional em detrimento do local. Isso pode gerar novos aumentos dos alimentos aqui se a coisa não for bem planejada.
A "preservação do meio ambiente" reduz o nosso potencial de produção de alimentos. Essa conversa de "preservação do meio ambiente" não acontece por acaso, há interesses econômicos por trás.
O “DEBT TRAP” começou no Brasil após Dom Pedro I proclamar a independência. Dois anos após a proclamação da independência Dom Pedro começou a pedir dinheiro aos grandes banqueiros e financistas internacionais. A Auditoria Cidadã da Dívida, embora falhe gravemente em algumas análises, ACENDE UMA PEQUENA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL. A Auditoria Cidadã da Dívida deveria ser mais divulgada e ouvida. Infelizmente o Establishment tem as armas suficientes para impedir que as verdades ocultas sejam reveladas para todos. SOMOS COLÔNIA!
Nesse ponto político, o Brasil tem que escolher o que é melhor economicamente. O que muitos países da Europa fazem. A décadas o Brasil é refém do EUA, fazendo nossa economia Estagnar ou Entrar em recesso por causa do Dólar
Sou de esquerda. O Brasil tem que ter a China como parceira comercial, mas não simplesmente entrar na sua esfera de influência. Esse é o mesmo motivo pelo qual fomos contra a ALCA dos Estados Unidos nos anos 90. Independência é fundamental.
É simples. Só parar de financiar gasoduto na Argentina, metrô na Venezuela, porto em Cuba, aeroporto na África e hidrelétrica no Perú que sobra dinheiro pra ajudar na logística do agro.
A matéria está boa. O que mais me incomoda no Brasil é que somos sempre movidos por intrigas, fofocas, medinhos, procrastinações e mentalidade de curto prazo. Será que não há uma cabeça pensante no governo ou fora dele para realizar uma prospecção de quanto o país será beneficiado com este acordo daqui a 20 anos? É tão difícil assim planejar, simular desdobramentos e construir cenários?
Matéria bem tendenciosa, ficou bem claro o interesse de quem escreveu o texto e os pontos apontados negativamente sobre a china não vieram com um embasamento apenas rumores.
Nesse momento o Brasil precisa de equilíbrio harmonia internacional saber lidar com o momento mundial pra que o povo brasileiro possa sair vitorioso obrigado que Deus te abençoe hoje e sempre
Espero que que essa parceria a longo prazo traga beneficios para ambos os lados, Brasil tem sim que entrar, as coisas estão ai acontecendo não dá pra ficar de fora, e ainda mais com projetos de desenvolvimentos como esse...
Nada é de graça. O Brasil teria que vender empresas daqui para os chineses caso o nosso país não honre com as suas dívidas se ele aderir a essa "Nova Rota da Seda".
Não existe parceria politica com quem é mais forte!!! O mais fraco vai sempre ficar a mercê do mais forte!! Devemos apenas manter parceria comercial e mais nada!!! Sem falar que não existe parceria em ditaduras, estão sempre querendo dominar e conquistar!! A China quer ter sua propria união sovietica no mundo!!
Quem realmente ganhar é que permanecer neutro, um exemplos de países que lucraram muito com política de neutralidade é a Suíça, Suécia e boa parte do noroeste europeu que na maioria das vezes adoraram isso.
Visando cada vez mais desenvolvimentos o Brasil precisa urgêntemente desenvolvimentos no que temos de melhor também.precisamos de cada vez mais desenvolvimentos de qualidades independências econômicas e financeira politica e social também humildemente.
O plano é muito interessante mas eu fico com 10 pé atrás quando assunto envolve a China principalmente porque eles aceitam qualquer coisa como o governo vimos no caso do Irã e de myanmar
Tem gado americanóide e gado chino. Brasil tem q ser soberano e independente, coisa que lulaminion e bolsominion não entendem. Índia é um belo exemplo de um país com autonomia em sua política externa.
Nossas terras agricultáveis já estão com a China,nossas reservas minerais também.....a China vai sugar e escravizar o Brasil. Isso tá acontecendo com os países africanos.
Se o Brasil souber usar essa aproximação, pode barganhar com ambos os lados melhores condições de negócio e investimento aqui, mas se perder a dose do equilíbrio pode perder uma grande oportunidade
Até parece que a China vai jogar para perder. O BArasil só tem a perder com o tempo. Espera para ver. Questaode tempo o Vrasil está endividado até o teto. Precisa entregar quea China quiser. E mesma coisa o Brasil vai ser colônia da China. A raça AMarela tem pensamento bem diferente dos ocidentais. Vocês não tem como conhecer o fundo atesta raça Oriental. Não joga para perder .do jeito nenhum.
Fica parecendo que o Brasil quer entrar para um clubinho fechado. Não vejo razões para um acordo desse tipo, o Brasil é a principal economia da América do Sul e precisa urgentemente se preocupar em fortalecer sua Indústria. O mudo precisa de um parceiro econômico como o Brasil, a maior das preocupações é fazer essa nação grande é manter boas relações com todas as grandes potências.
O Ocidente nunca viu o Brasil como igual, Agora Chora. Lembro de uma vez conversando com uma menina de Taiwan em um chat. Eu fiz uma piadinha sobre como os orientais eram fodas e ela fez uma piadinha dizendo como gostava dos homens ocidentais como eu - Ai venho um cara americano (eu acho que era, por causa da bandeira), Começou a criticar ela, Dizendo que Brasileiro não é Ocidental e bla bla bla... que somos pobres e não sei mais o que. Pode parecer besteira, mas isso mostra como somos enxergados.
Eu já sofri xenofobia de um chinês, se achando superior a min e usando o fato de eu ser brasileiro como um demérito. Vocês precisam acordar para a realidade.
Tem gado americanóide e gado chino. Brasil tem q ser soberano e independente, coisa que lulaminion e bolsominion não entendem. Índia é um belo exemplo de um país com autonomia em sua política externa.
@@fernandocesar6626 o negócio que o Ocidente pisou no mundo todo; Agora o restante do mundo está se unindo. Eu n esqueço de um escritor japonês... Ele disse que o Japão tem a Cerimonia do Chá, que cultiva a harmonia, beleza, simplicidade e paz. Essa cerimonia é muito antiga e eles absorveram dos chineses. Conduto, o Ocidente só considerou o Japão civilizado, Quando o Japão cometeu crimes de guerra na Manchúria e subjugou outros povos. Então ele questiona "se ser civilizado é matar e explorar outros povos, eu prefiro ser selvagem e bárbaro com a cerimonia do chá"
Tem gado americanóide e gado chino. Esse Itamaraty é composto de gados e lacaios entreguistas e globalistas. Brasil tem q ser soberano e independente, com uma visão nacionalista, coisa que lulaminion e bolsominion não entendem. Índia é um belo exemplo de um país com autonomia em sua política externa.
@@mauriciobarbosa7461 Como não fez? A China é a nossa maior importadora! Lula só quer dinheiro para torrar com os compromissos que assumiu com os companheiros! Vai colocar nossa soberania em risco! Você só vai entender quando sentir no bolso!
Depende de qual Brasil. Se for o da classe política e judiciária, ganha. Se for o Brasil do brasileiro comum, também conhecido como eleitor / contribuinte, perde em qualquer cenário. Perde até mesmo quando ganha, porque está perdendo em dobro mas não é capaz de perceber.
A questão aqui não é só economia. Mas tbm o alinhamento com ditaduras. Hitler tbm tinha grandes projetos para a Europa e nem por isso seria vantajoso uma aliança com ele na época.
China y um país extremamente bonzinho e amistoso,está fazendo tudo pra ser um grande amigo do Brasil assim como foi com todos os países que eles fazem negócios.Quem acredita nisso com certeza acredita em pai Noel !Mais uma vez o Brasil se portando como colônia!A caminho de sermos mais um país da América Latina que está vivendo dias de Glória.Ainda mais tendo no meio de tudo isso um cérebro brilhante como Dilma!Seu discurso foi maravilhoso,quase um Oráculo.
A entrada do Brasil na Rota Seda abriria espaço total para as Engenharias chinesas Civil, Ambiental e de Minas no Brasil. O Brasil ficaria nas mãos da China.
O Brasil deve fazer parte da "Nova Rota. da Seda", realizando parcerias de interesse nacional. Porém, uma das prioridades do Brasil é fortalecer a formação de um bloco econômico coeso na América. Latina, com as nações da região ampliando suas parcerias comerciais na região, sem deixar de comercializar com o restante do mundo.
Acho que o Brasil deveria ficar de fora do plano porque não parece que vai ter muito efeito prático a não ser aumentar a influência chinesa então é melhor a gente manter neutralidade
Na minha opinião, se os as construções que acontecem no Brasil são poucas, canceladas e acabam tendo corrupção, vale mais apena a China investir e depois a gente pagar aos pouco no futuro, ainda mais que precisamos aumentar nossas linhas ferroviárias, o Brasil depende muito do transporte rodoviário que é caro e muito volátil por causa do preço do diesel, claro que os investimentos não vão ser só nessas áreas.
Tivemos um presidente que apesar das adversidades investiu muito em infraestrutura interna, apoiava a produção agrícola e buscava expanção ferrovíária, mas infelizmente não foi a vontade da maioria.
@@viniciussantanamartins2902 não caro gafanhoto. A BBC como empresa estatal, reflete em suas reportagens, os interesses do Reino Unido. Essa matéria trás os prós e os contras como se fosse para o Brasil, mas na verdade está sendo veiculada sob o ponto de vista dos interesses britânicos.
É importante entender que a geopolítica mundial é complexa e envolve muitos fatores diferentes. A China é, sem dúvida, uma potência econômica crescente e tem sido cada vez mais ativa em assuntos internacionais, estabelecendo alianças com outros países e investindo em projetos de infraestrutura em todo o mundo. Submissão é fato ao se submeter nossa soberania nas mãos dessa nova ordem chinesa. Não temos que se alinhar a esses tiranos, vamos nos dar muito mal.
Quando o Brasil tenta negociar com Estados Unidos, esbarra no protecionismo exagerado dos norte americanos. O Brasil tem que mostrar ao mundo sua soberania e negociar com qualquer país do mundo. O que interessa são os lucros nas exportações e facilidades para importar o que precisamos consumir de tecnologia.
Se o Brasil entrar será a pá de cal na nossa economia é soberania . Deus nos livre desse mau, é só nossos políticos roubarem menos que sobra dinheiro pra fazer toda infra estrutura necessária no Brasil.
Então a BBC deixa explicito que um país como os Eua pode punir através de represálias um país que tome as decisões que mais o beneficie? Bom que deixou as coisas claras, e um tapa na cara de quem acredita que vivemos em um livre mercado.
Tipo, eu arrumo sua casa, construo uma garagem, calçada, pintura, jardinagem. Se vc não conseguir honrar a divida da reforma a casa passa a ser minha. Vejam como não faz sentido, o Brasil tem dinheiro para investir em infraestrutura em outros países, e receber recurso de outros países para realizar obras de infraestrutura no Brasil? Não seria mais fácil o Brasil investir em sua própria infraestrutura do que ficar devendo para a China?
O Brasil tem que fazer parceria com países que acrescenta o desenvolvimento, em infraestrutura teria que construir portos semelhantes ao da Holanda, moderno e com auto tecnologia, se tem que melhorar tem que ter visão técnica em todas áreas e não focar somente em um País.
Amigo não vejo perspectiva para o Brasil ,impostos aumentando, taxações absurdas,desemprego violência,em fim,estou já me preparando para sair do meu país infelizmente!
O Brasil tem que ser uma economia aberta. Aproveitar os recursos naturais sem danificar os ecossistemas. Crescer mais industrialmente e tornar-se uma potência industrial. Fortalecer o turismo e tornar-se no país mais visitado. Tem todas as condições para isso. Aliar-se com a China vai dar mal resultado.
Países inteligentes não batem prego sem estopa!!! Então porque o Brasil vai se deixar levar nesse acordo se o Brasil ultrapassou a economia chinesa nos últimos anos? Negociar é necessário, mas não se vender e se deixar manipular e se escravizar. Espero está errada, mas isso é o começo da dependência do Brasil.
O Brasil deve se aliar a China, os EUA e a UE preferiram, desenvolver seus setores produtivos na Ásia, e deixaram a América do Sul praticamente isolada comercialmente, servindo somente como um produtor de matérias primas dentro da divisão internacional do trabalho, portanto deve se aliar a China fortalecer sua infraestrutura de modo a baratear nossos produtos no mercado internacional e regional.
UE?
@@007nordestinoA Uniao Européia
@@cintia9081 assim, vlw.
@@007nordestinoA 👍
viva a UNASUL, MERCOSUL, BRICS 👏👏👏👏
Não podemos abrir mão de investimentos, mas não podemos nos vender. Tem que ser na medida dos nossos interesses.
Cuidado que eles prometem e não cumprem letra por letra
Não temos Políticos Sérios e HONESTOS pra isso...O PROJETO DO DESCONDENADO LULADRÃOO QUE FRAUDOU AS ELEIÇÕES É UMA AMÉRICA LATINA COMUNISTA "SUBSERVIENTE" E O BRASIL FINANCIANDO ESSE PROJETO COM NOSSO SUOR!!! TEMOS 26 PARTIDOS DE ESQUERDA....
GOVERNO ILEGÍTIMO...E SÓ INCOMPETENTES NO PODER...QUE QUEREM VENDER O PAÍS E "SE DAR BEM." ....!!!! TÔ ENOJADO DESSES DITADORES DE ESQUERDA !!!
E cual e o mega projeto dos americanos fora de poder a mão no amasonias
Investimento pra que cara o Brasil pode caminhar sozinho
Mais do que demos de graça para as " parcerias" com os EUA e Europa? A China quer parceria não um ganha e o outro perde tudo.
O EUA trata o Brasil como quintal, qualquer outro parceiro é melhor
Vai com calma... A China não é flor que se cheiro tambem não.
O Brasil vai ser tratado pelo China como "Um Freguês" !
A última vez que o Brasil se afastou politicamente dos EUA foi em 1964
@@zupercanal ???? usa droga so pode
@@zupercanal quem você acha que ensinou o militar brasileiro a torturar?
Se os EUA não gosta, quase sempre significa que é bom pro Brasil. Afinal, o objetivos deles é que a gente seja quintal pobre estadunidense.
O Brasil precisa de muito investimento em infraestrutura. Se o EUA não vai financiar, bora de China. Mas lembrando que o acordo tem que ser bom para o Brasil.
Sim, e não pra contrair dívidas e depois dever pra China (e virar quintal da China)
@@rudolfhorwath Exato, porque a China não é os EUA e não se comportam como tal.
Exatamente!! Se EUA não quer, bora lá que é bom.
É bom estar na rota do mercado internacional. Mas não convém trocar um imperialismo por outro. É um equilíbrio delicado!
@@rudolfhorwath o Brasil praticamente é quintal do mundo , Vale? Petroleo? Eletrobras? tudo privatizado quem comprou?
" Existem duas maneiras de conquistar e escravizar um país. Um é pela espada. A outra é por dívida." - John Adams
Por isso o mundo usa só dólar, né ?
E a outra é por Holywod q por decadas se fazem de mocinhos e o Brasil e a imprensa acreditaram geopolítica nem pensar o outro q é o bandido
@@hallisondevid2066 melhor ser escravo de uma democracia do que de uma ditadura. 😉
@@ISAACBRAZILIAN democracia Yankee!? 😂😂😂 Bem razoável! 😂😂
Meu deus! Eu não li isso 🤦🏻♂️
A BBC que é uma rede pública de comunicação britânica obviamente vai fazer reportagens questionando as relações entre o Brasil e a China simplesmente porque não é do interesse do Reino Unido e do Ocidente o crescimento Chinês, muito menos o do próprio Brasil. O Brasil tem potencial para ser uma grande liderança mundial, e assim como a China, pode muito bem se impor enquanto nação soberana e não como um mero capacho das potencias ocidentais. As negociações com a China representam uma importante janela de possibilidades de acesso a novas tecnologias apontando para o desenvolvimento industrial do nosso país. Viva o BRASIL!!! Que o nosso governo busque sempre medidas que colaborem para o nosso crescimento nacional.
Exatamente.
Eu concordo na parte de que a BBC não irá fazer coisas para degrinir o Ocidente, porque a sede é no Reino Unido, o que é óbvio e justo. Mas dizer que o Brasil tem potêncial para Liderança Mundial ? kkkkkkkkkkkk é comédia. O povo Brasileiro mal tem um senso de moral, vai ter culhões para espalhar influência no mundo?? kkkk Brasil mal tem controle total do território nacional, é um Estado Fraco, meio mundo de facções criminosas que controlam práticamente áreas e terrenos. Se alguém fora do Brasil pra pegar a influência da cultura brasileira seria no máximo os latinos e os próprios Ocidentais que vocês dão de ombros, agora o mundo Islâmico e dois países conservadores como Rússia e China ??? Kkkkkk é mais fácil eles impor as regras deles para o Brasil.
Bem colocado. 👋👋👋👋 O colonialismo nunca acabou.
Claro, vai ser a nova colônia de exploração, dessa vez da China.
Na verdade não pós todos os países que participaram nesse projeto vão ficam com dívidas gigantes com os chineses com isso esse países vira um satélite chinês praticamente nós vamos virar um também 🧐🇧🇷🇮🇹
Não é muito difícil de decidir, é o maior parceiro comercial que o país tem. Basta garantir que os direitos e deveres sejam os mesmos para os dois lados, a China ainda está para se tornar a maior potência do mundo, como ainda não se tornou, ainda dá tempo de fazer um bom negócio.
ja somos um importante polo de investimento chines, não tem exatamente um ponto positivo pra deixarmos de ser um país neutro
Eu acho o contrário. Grandes chances de corrupção desvios e endividamento do país. Ficaríamos refem da China que é uma ditadura. Adeus soberania nacional.
Eu também tinha essa opinião, até que conheci o tal do "debt trap", que o jornalista explicou no vídeo. Isso é muito perigoso...muito mais perigoso que decidir de qual lado da tensão geopolítica (China x Taiwan x E.U.A) ficaremos.
@@viniabdelashourO Brasil não é um país pequeno que não consegue pagar suas dúvidas
A média de juros da rota da sede é cerca de um terço dos juros do FMI.
Se a gente consegue pagar eles...
Na verdade o Brasil já é um grande parceiro comercial, e agora político com a China.
Só falta estreitar mais ainda as relações, o Brasil só tem a ganhar com a china
A rota da seda é um esquema onde a China empresta recursos e mão de obra por grana para desenvolver, mas se não pagar ela expropria tudo a favor do governo comunista. Um governante mal intencionado pode querer financiar chineses dando calote intencionalmente.
Não me surpreende esse vídeo da BBC (mídia estatal britanica) sutilmente se posicionando contra a adesão brasileira.
Brasilll. Linha. Reta. Positivo. Caminho. De. Luzzzz. 💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥💥🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌎♥️
a curto/médio prazo a bandeira do Brasil vai ter uma foice e um martelo
Todos as culturas e etnias estão diretamente ligadas ao Brasil ,Brasil é o reencontro de todos os povos do mundo.
É realmente muito difícil tomar uma decisão a respeito. Há muitos fatores envolvidos e nem todos são transparentes.
Não tem dificuldade nenhuma, a China nunca jogou bomba atómica em ninguém os EUA já. Fim.
Me parece que a nova rota da seda é um megaprojeto de infraestrutura que pretende transformar a China, em definitivo, no grande polo industrial do mundo, uma vez que os custos de logística serão muito mais baratos e será inviável competir com os chineses
Tá ligado que a china corre um grande risco fazendo isso né? Por exemplo os país podem dar calote nela ou simplesmente romper com a china.
Logico a mao d eobra é literalmente escrava eles tem 1 bilhao de gente presa em campos de concentracao onde so trabalham e sao espancados e mortos por terem religiao diferente , por serem indianos , ou por fugirem da coreia do norte . Eles tb msao donos dos maiores campos de plantacao dora do pais deles sabe onde eles plantao a comida que levam,pra eles e depois vende pra nos dnv com o dobro do preco? Aqui .. sabe a agua pra rega vem daq sabe os agrotoxicos vem daq dabe os maquinariis tbm sao daq .... triste ver. Que nosso pais vai se submeter a ser dominado por uma potencia por nao tem capacidade de ver qual projeto é ou nao realmente benefico . Ouoq eles querem e o governo ganhando direito e mantendo uma ditadura ideologica onde vc acha q é livre pra gasta sem tempo com oqusiser mas na verdade ta sendo totalmente espionado e visto tudi que faz para ser controlado atrasvez de tik tiok ,shoop ,opera gx, entre outros aplicativos chineses que nNAO DIZEM OQ FAZEM COM SEUS DADOS. Afinal eles sao totalitarianism e qualquer dado seu no programa deles pertecem a eles pra usar como bem entender ... gente vamos acorda a China tem mt tempo de vida ELES SABEM MUITO BEM OQ FAZEM PARA DOMINAR O MUNDO
Exato
Rita de tráfico de armas e drogas
@@joaquimcostacunhabarreto kkkkk olha o cara. Burro demais
O Brasil deve ter boas relações com todas as grandes nações e procurar ser independente. Sempre visando o melhor para a nossa nação e nós contribuintes que a mantemos através de nossos exorbitantes, cobiçado por políticos incompetentes ou corruptos, e mal investidos impostos que pagamos.
Como a Índia faz...
Os políticos são só os capatazes. A oligarquia econômica brasileira está bem acomodada com a situação econômica do Brasil.
Realidade : *_Sempre visando o melhor para os nossos políticos da nossa nação_*
so quando o lula entrar na china vai que ter de obedecer a eles e sim uma armadilha os chineses sao muito bicho de esperteza e a manteiga derrete quando os chineses explorarem o que lhes interesa o Brasil vai dar o berro eu estou avisando 🤔
impeachment estourou o teto de gastos
Cadê o close caption, BBC? Muitas pessoas, eu inclusive, tem problemas de audição!
Demora um pouco para ficar disponível mas em alguns minutos o próprio RUclips ativa.
Já tá ativo, demora um pouco
Está funcionando
Tá falando besteira, tá funcionando. Peça desculpas..
É mais prudente que o Brasil jogue com todos os lados.
Nesse momento de tensão mundial, o Brasil tem que ser mais inteligente e estratégico. Não pode se apressar e se vender barato pra ninguém.
A BBC é a voz e a opinião do Reino Unido. É natural que as reportagens tentem melindram o Brasil em relação a China.
Parece algo mais político do que econômico, pois o Brasil já é um grande parceiro econômico da China há muito tempo! A China tem que querer investir no Brasil por que vale a pena economicamente pra ela, e não pra que o Brasil saia da neutralidade nos conflitos da China com os EUA. Tô com o Itamaraty, até por que não acho que esse dinheiro da China viria tâo cedo.
E aí BBC, o ocidente ganha ou perde com o Brasil na rota da seda? Me parece uma reportagem desesperada
Brasil na beira do buraco!
Ganha pó, tá óbvio
O Brasil pode perder muito com isso! Sabe quando o Brasil investiu pesado na Bolivia para construir refinarias de gás natural e depois a Bolivia simplesmente tomou as refinarias dando um golpe no Brasil e ficou por isso mesmo? A China não é boazinha como o Brasil. Eles "investem" em países mais pobres e depois quando esses mesmo países não conseguem pagar as suas dividas com o chineses e eles passam a controlar setores importantes e estratégicos desses países devedores, é quase como se eles "comprassem" o dominio sobre esses países através da divida externa e se estes mesmos países se recusarem a ceder a China simplesmente pode usar o seu poderio militar para invadir estes países com a justificativa de defender os investimentos chineses. Já vimos que, como no caso da Ucrania, quando um pais poderoso invade outro mais fraco a comunidade internacional não consegue impedir.
@@WebCurioso Tá, um monte de erro:
1. Por que diabos nós "daríamos um golpe" na China? A China deve ter aparatos para lidar com isso, mas é difícil imaginar que eles considerem esse um cenário forte de acontecer.
2. A China já tem controle de investimentos em diversas áreas do Brasil, principalmente na área de transporte de energia. E é assim mesmo que país cresce, China tá lotada até a boca de dívida, EUA também, Japão também, o Brasil é o único doido que fica nessa paranoia do teto de gastos pra poder garantir estabilidade de rentista.
3. Me diga alguns casos que a China fez essa "tática" que você descreveu. Porque nós últimos anos quem interferiu bastante na política e na economia foram os EUA, que fazem recorde de países invadidos. Entre EUA e China, China mil vezes.
@@Kolm_Music Não pude votar ano passado, por motivos pessoais, mas provavelmente votaria no Lula. Não gosto nem um pouco do partido do PT, é um partido muito corrupto, gostaria de termos um presidente de esquerda de verdade, mas entre Lula e Bolsonaro, Lula era sem dúvidas a melhor opção e os resultados até agora tem deixado isso claro.
Bem que a BBC Brasil (no interesse do Brasil) poderia investigar, analisar e dinfundir _um pouco melhor_ o que representariam concretamente, tais possíveis "represálias" dos EUA para com o Brasil -se é que o Governo Biden teria qualquer interesse em prejudicar o Brasil por conta disso. Mas Informação profunda que é boa… nada.
A última vez que o Brasil se afastou politicamente dos EUA foi em 1964
Só querem meter medo, chega de ficar de fora das grandes expansões do mundo, a hora é da china, vamos surfar nessa
Claro que o biden-eua fariam alguma represálias contra o Brasil. Jamais que vão levar numa boa perder seu puxadinho/quintal
@@zupercanal Errado. Além do vergonhoso Golpe Militar de 1964, o Brasil, ao se afastar dos EUA mais recentemente, também sofreu um vergonhoso Golpe Político-Institucional (2016), com influência de alguns setores americanos relativamente independentes/isolados (e.g., caso Steve Bennon/Trump). Mas esse Golpe também foi superado, e bem mais rapidamente.
A BBC é empresa estatal, só faz conteúdo decente no próprio reino unido, pra todos os outros países fora do centro do capitalismo é colonialismo e desinformação.
Eu Gerson, vejo com muita cautela, de alguém da base do governo ficar se pronunciando como criança, se dizendo oposição. Vamos vigiar. Valeu!! Vamos lá Brasil!!
O governo brasileiro tem que abrir os olhos para não dá o nosso Brasil como garantia para entrar na rota da sede. Não devemos nos esquecer das verdadeiras intenções dos Estados Unidos e da China quando o assunto envolve o país que tem a maior área verde do planeta.
EUA perdeu a hegemonia no Brasil e em parte da América Latina! 👏👏👏👏
e a china ganhou, oque há de incrível em trocar de dono ?
@@midlandscoder Submissão!
@@midlandscoder China nunca proporcionou golpe de estado pra mudar o alinhamento político do país.
@@midlandscoder onde a China tratou o Brasil como uma colônia? Até satélites eles fizeram em parceria com o Brasil.
@@Daniel.Silva.4296 EXATO!
Senti uma leva jogada política estadunense nessa matéria... Lembro que quando o bolsonaro estava estreitando laços comerciais e políticos com o eua, vi vocês dando um leve elogios...
Leve? eles são descarados msm kkkk
Claro, vc quer que a gente va pro lado do comunismo Chines e saia do lado de uma democracia livre como os EUA ?? ta maluco ou fumando o que ??? kkkkk
A BBC é do Reino Unido que é grande aliado dos EUA, logo...
Sim kkkkkk Faltou falar que é o mal na Terra
Como assim? Nunca que a estatal British Broadcasting Corporation ia fazer isso.
Não tem necessidade do brasil entrar nessa nova rota da seda, isso só aumentaria nossa dependência nos chineses e diminuiria nossas relações com os EUA devemos manter relações com ambos os lados, esse plano chinês foi criado pra aumentar a dependência dos países subdesenvolvidos com os chineses para deixa-los em divida com o governo chinês.
Errado. Até porque os primeiros países que a China procurou foram Itália, Holanda, Alemanha etc. países majoritariamente europeus
Melhor os eua
@@DionisoBaco. África que o diga, até hoje estão sofrendo na mão do chineses, por causa de dividas
@@BrasilTrapstar tá sabendo legal 😂😂 quem ferrou a África foi a Europa com os EUA,mas a culpa e da china legal 👍🏾👍🏾👍🏾
@@BrasilTrapstar
Chineses? Ou você quer dizer Europa?
A China tem um mega projeto para transformar o Egito.
Brasil sempre teve alinhamento automático aos EUA e só ganhou FMI... Temos que seguir o exemplo da Índia e fazer negócios onde ganharmos.
Na minha opinião não devíamos se preocupar com os EUA nós somos hoje concorrentes deles no agro e não parceiros
O mesmo agro que queria o presidente defensor dos EUA, agora faz questão que o Brasil faça parte da nova rota da seda 😂😂
Esse agro é complicado. 😄😄😄
Foi o agro que fez o maluco lambe bola dos EUA dar uma "amenizada" na retórica anti China. Até pró Taiwan o cara era
pq será ne ??? eles querem ganhar dinheiro amigo , não tem otario negociando , tem otario batendo panela só dos dois lados
O Agro é Tóxico
É inocência dessa galera... Pagar em Yuan vai reduzir preço do Câmbio, os países vão negociar diretamente o que é reduzir impostos do maior parceiro comercial.
A China comprará mais barato e o Agro ganhará mais.
Eu prefiro Dólar... Não é obrigado a usar Yuan, o empresário usará se quiser não pagar o imposto (imposto ao que me refiro é a taxa de câmbio).
Taxação das lojas chinesas, todo mundo sabe que Veio da Havan e demais lojas em geral compram da China, eles vão comprar produtos mais baratos, da onde? China.
O que eles vão perder nas compras individuais, vão ganhar nas compras a granel.
Medo dos EUA ainda influencia as tomadas de decisões...
Mas a estratégia do Brasil sempre foi essa. "Sou parça de tudo mundo." Exceto governo Bolsonaro (não estou falando que ele fez certo ou errado, estou constatando fatos), era raro tomarmos parte em alguma disputa.
Quer virar colônia chinesa, camarada?
Viu o que aconteceu com o Sri Lanka na matéria?
@@neblinasp com esse desgoverno seremos colônia da China.
@@neblinasp Para de show, mimizento!
@@neblinasp Virar um Porto Rico é melhor?
Esse pode ser o ponto crucial entre o fim da Pax Americana e o início da Pax Chinesa. Obviamente que os americanos não irão gostar. Resta saber se irão lança a política da boa vizinhança 2.0 ou a operação condor 2.0
Não tenha dúvidas, veja a CNN Brasil virando a nova Jovem Pan
Operação Condor hoje em dia no Brasil é muito difícil, ou se não quase que impossível...
@@pandaoriginalpanda A Jovem Pan é um ótimo canal de notícias🇧🇷👏👏👏👏
(Não contém ironia)
@@mirai_trunks_06 não contém ironia, contém burrice
@@pandaoriginalpanda Sim kkkkk melhor mesmo é Globo, UOL, Rede TVT... kkkkkkk
*A ESQUERDALH@DA PIRA* 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
O problema NÃO é entrar no Belt and Road o problema é entrarmos na armadilha da Dívida como outros países fizeram, ESSE é o ponto que TEM que ser evitado. NÃO existem países amigos , apenas interesses em Comum. Os Únicos que tem que se preocupar com o Brasil TEM que serem os próprios Brasileiros.Ex: Os países Ocidentais Já ameaçaram a nossa Soberania na Amazônia doversas vêzes sugerindo a sua Internacionalização
Lastimável ter esse homem de presidente vendendo o Brasil
Que os especialistas decidam sobre isso...nenhum investimento é de graça...por isso os analistas precisam explicar muito bem isto.
Isso é Agiotagem, pega empréstimos e o país fica amarrado ao outro em dívidas.
@@neblinasp a China e especialistas nisso faz obras financia a várias condições pro otário pagar a longo prazo não da conta pegar eles vão lá e assume pra eles, e assim que eles vem dominando várias obras
Isso mesmo, não podemos ficar dependente de nenhum país, e muito MENOS da China
A entrada na rota da seda seria benefíca prós dois lados desde que o Brasil mantenha sua soberania e não caia em Altas dívidas com a China,mas acho que esse e o problema do Brasil não saber administrar suas dívidas podendo virar fantoche dos chineses.🇧🇷🇨🇳😬
tu jura BC já disse que não vai diminuir os jurus, o FMI tbm está com jurus auto e o teto de gastos não deixa o lula pegar dinheiro emprestado, o lula foi pegar dinheiro com o agiota e deixa a amazonia como cautela.
Pois e. Aí que mora o problema. Temos tanta corrupção em nosso país, que se não souber o que tem nas entrelinhas dessa Nova rota e cair em armadilhas feitas as escondidas, os danos serão gigantescos. Note o que falaram sobre X país que perdeu seu porto por não pagar as dívidas.
Eu não confiaria. Enfim, vamos assistir o que vem pela frente.
@@prof1968rose
Pois é, o problema não reside no acordo em si, mas o que vai ser feito pelos políticos com o dinheiro dele.
Agora a Rota da Seda em si é o maior plano econômico da humanidade desde o plano Marshall, e não dando ênfase somente na Europa e Japão como fez os EUA.
A China já controla portos e hidroelétricas, agora controlará rodovias, aeroportos e etc... O Brasil não se beneficia em nada, dinheiro entra e volta pra China, pois quem constrói são empresas e pessoas chinesas, tudo superfaturado para não ter como pagar, e eles terem controle depois. A China ja controla o Brasil, a mídia, e fazem o que quer. Toda vez que vão comprar massivamente carne, soja e etc, lançam alguma materia na mídia pra repercutir mal e derrubar preços dos commodities e levar tudo quase de graça, depois o preço sobe e quem se lasca é o mercado interno. E assim eles se tornaram nosso maior parceiro comercial, fodendo quem aqui produz, e devolvendo bunigangas feitas de regime quase escravo lá, para o governo daqui cobrar taxas abusivas e roubar do povo em impostos com a desculpa esfarrapada de proteger a indústria nacional.
Brasil não tem problema de dívida. Imagina querer comparar brasil com Sri Lanka
Brasil deve entrar sim.
Os EUA trata o Brasil como seu "quintal".
A China vai dar mordomias ao Brasil! kkkkk
Se ficarmos dependente financeiramente da China o Brasil vai a falência kkkk.
Você vai adorar ser tratado como um fazendeiro submisso pela China.
E a China vai tratar como?? Certamente muito pior….
A China vai fazer o mesmo
Não sou especialista em geopolítica, estou aqui também para aprender, mas ao meu ver podemos ver a geopolítica como um grande jogo de xadres; e o Brasil também passa a fazer parte desse jogo, resta saber se vamos fazer parte como um grande jogador ou apenas uma peça importante do jogo : Espero em Deus, que o Brasil seja participante como um grande jogador, pois é assim que a geopolítica funciona, tem que saber manejar as peças desse xadres- valeu parabéns BBC pelas matérias
Tenho uma impressão de que a Rota da Seda é uma versão moderna da ALCA, para os que se lembram das aulas de Geografia. No fim, ambos são maneiras mais formais de consolidar a supremacia de uma nação sobre outras. A ALCA acabou fracassando. O Brasil poderia manter seu histórico e mais uma vez não tomar lados. Continuaríamos sendo o maior parceiro da China independente de entrar nessa rota.
Não é.
A nova rota da seda pode beneficiar todo o comercial mundial como um todo se os países que receberem o investimento fizerem o que é prometido.
@@DionisoBaco. pois então, a premissa da ALCA era exatamente a mesma. No caso, toda a América se beneficiaria e receberia investimentos se fizesse o que, resumidamente, fosse melhor pros EUA e Canadá. Obviamente foi ruim pra todo o resto do continente.
Temos que ser parceiros dos EUA e da China.
Nosso rumo somos nós que iremos definir.
Seremos um país agrário, ou investiremos na indústria e tecnologia?
Viver de exportação de commodities é política de terceiro mundo.
Brasil, EUA e China são alguns dos poucos países que têm a capacidade de ser forte em ambos industrial e agrário.
@@dinamosflams Mas só o Brasil não deslanchou.
Aí que mora o perigo. A China acabar forçando o Brasil a desenvolver majoritariamente o lado agro, que é mais interessante pra ela. E isso não é visão de país querendo avançar economicamente. Tem que investir no agro, mas tbm atrair investimento industrial PRINCIPALMENTE os de media/alta tecnologia. Senão não compensa. Estaremos apenas sendo usados, como smp na nossa história
@@viniciussantanamartins2902 Pois é. Acho que a maioria esquece que a china é grade exportadora de produtos manufaturados. Ela não quer competição. Ela com certeza vai querer manter a posição do Brasil de exportador agro, visto que eles não produzem comida suficiente para a população chinesa e precisam recorrer a exportações, e o Brasil é um dos maiores parceiros nesse sentido. Ilusão achar que ser submisso a um outro mestre vai deslanchar o Brasil.
@@gabrielroque6664 eu concordo. Não é fechar acordo pra ser subserviente. Tem que ser acordo vantajoso pros dois lados. E sinceramente acho que já passou da hr de o Brasil se desvencilhar desse estigma de celeiro do mundo. Precisamos tomar a dianteira em mais pautas de tecnologia e inovações. Especialmente nessa área de energias limpas, que tendem a ser uma demanda mundial mt forte e o Brasil tem um baita potencial nisso. É td uma questão de boa gestão e investimento. O que infelizmente é o calcanhar de aquiles do governo brasileiro
Mantenha nos atualizado sobre essa viajem. Amo geopolítica obrigado bbc!!
Se me permite, gostaria de sugerir o canal do professor Ricardo Marcilio, totalmente neutro nas análises, faz vídeos diários com os principais pontos geopolíticos do mundo
@@alexkabinari obrigado amigo pelo belo conselho. Ja vir uns vídeos dele e ótimo! Grato
*HOC*
@@alexkabinariverdade! O canal do professo é ótimo. Atualização NEUTRA e real.
Parabens pela materia, o bastidores dessas conversas que nao vem a publico e surreal acreditem ..
Agora que aprendi inglês, vou ter que aprender chinês.. pqp.😂
Pior é que é uma língua muito mais difìcil.
Kkkkkk
@@Fernanda-te1uv Chinês não é dificil. Gramaticalmente é muito mais facil que prtuguês e inglês. O que é dificil é memorizar 8000 caracteres.
@@dxelson Mas não é só a gramática que conta no aprendizado de uma língua. Acostumar o ouvido pra sons e entonações novos acho que é o mais desafiador numa língua de família diferente.
VC GANA mas.
O interesse da china pelo Brasil vai além da produção de alimentos para eles!
a curto/médio prazo a bandeira do Brasil vai ter uma foice e um martelo
@@MrClassicfever Amém!!!
@@MrClassicfever Deus te ouça
@@victordeandrade2243 ganhem juízo caros zucas
@@MrClassicfever estamos ganhado, finalmente, após 300 anos sendo saqueado pela Europa, e depois sendo feito de quintal pelos ianques.
A BBC só contrata repórteres ótimos com capacidade de síntese e muita clareza na comunicação.
Realmente, é uma decisão difícil, pois baratear exportações de alimentos significa que o agro irá focar no mercado internacional em detrimento do local. Isso pode gerar novos aumentos dos alimentos aqui se a coisa não for bem planejada.
Não vai dar nem pra garantir a picanha de abóbora mais?!?!
A "preservação do meio ambiente" reduz o nosso potencial de produção de alimentos. Essa conversa de "preservação do meio ambiente" não acontece por acaso, há interesses econômicos por trás.
O “DEBT TRAP” começou no Brasil após Dom Pedro I proclamar a independência. Dois anos após a proclamação da independência Dom Pedro começou a pedir dinheiro aos grandes banqueiros e financistas internacionais. A Auditoria Cidadã da Dívida, embora falhe gravemente em algumas análises, ACENDE UMA PEQUENA LUZ NO FUNDO DO TÚNEL. A Auditoria Cidadã da Dívida deveria ser mais divulgada e ouvida. Infelizmente o Establishment tem as armas suficientes para impedir que as verdades ocultas sejam reveladas para todos. SOMOS COLÔNIA!
Mas o planejamento é o aumento dos alimentos 😅
O Brasil até pode estar dividido, mas o governo federal parece estar mesmo é bem decidido a se alinhar com China/Russia/Irã.
Brasil vai se alinhar a tudo que tem de ruim no mundo! Fora Lula!
Brics é a nova ordem mundial
Nesse ponto político, o Brasil tem que escolher o que é melhor economicamente. O que muitos países da Europa fazem. A décadas o Brasil é refém do EUA, fazendo nossa economia Estagnar ou Entrar em recesso por causa do Dólar
@@TheRannieri nada disso! É uma questão política! Lula está alinhando o Brasil aos países de esquerda, quer seja vantajoso ou não!
@@leitemaio6749 A Rússia não é de esquerda, irmão! Não é desde o fim da união soviética, Putin é um direitista conservador.
Sou de esquerda. O Brasil tem que ter a China como parceira comercial, mas não simplesmente entrar na sua esfera de influência. Esse é o mesmo motivo pelo qual fomos contra a ALCA dos Estados Unidos nos anos 90. Independência é fundamental.
É simples. Só parar de financiar gasoduto na Argentina, metrô na Venezuela, porto em Cuba, aeroporto na África e hidrelétrica no Perú que sobra dinheiro pra ajudar na logística do agro.
Seria bom a BBC pensar na questão do ruído de fundo e captação para fazer suas gravações. Parece que isso foi improvisado.
Parece que é uma música de fundo introduzida, e não ruido de fundo.
A matéria está boa. O que mais me incomoda no Brasil é que somos sempre movidos por intrigas, fofocas, medinhos, procrastinações e mentalidade de curto prazo. Será que não há uma cabeça pensante no governo ou fora dele para realizar uma prospecção de quanto o país será beneficiado com este acordo daqui a 20 anos? É tão difícil assim planejar, simular desdobramentos e construir cenários?
Sem esquecer/ não se pode vender, o país, isto é entregar.
Matéria bem tendenciosa, ficou bem claro o interesse de quem escreveu o texto e os pontos apontados negativamente sobre a china não vieram com um embasamento apenas rumores.
China está visando aos seus interesses! Brasil submisso!
Nesse momento o Brasil precisa de equilíbrio harmonia internacional saber lidar com o momento mundial pra que o povo brasileiro possa sair vitorioso obrigado que Deus te abençoe hoje e sempre
Mas Deus eh maior! Por isso busquem a Ele e nada lhe faltará.
Na África criaram várias indústrias, mas tbm a mão de obra foi toda chinesa
Não podemos ficar na mão de um só
Espero que que essa parceria a longo prazo traga beneficios para ambos os lados, Brasil tem sim que entrar, as coisas estão ai acontecendo não dá pra ficar de fora, e ainda mais com projetos de desenvolvimentos como esse...
M.....
😊
Vdd, ultimamente o Brasil ganho muitas ameças de embargos econômicos dos europeus, fora que eles querem tomar a nossa floresta.
Nada é de graça. O Brasil teria que vender empresas daqui para os chineses caso o nosso país não honre com as suas dívidas se ele aderir a essa "Nova Rota da Seda".
@@carloshenrique5291 o povão vê tudo da China como a salvação, bando de ingênuos.
Não existe parceria politica com quem é mais forte!!! O mais fraco vai sempre ficar a mercê do mais forte!! Devemos apenas manter parceria comercial e mais nada!!! Sem falar que não existe parceria em ditaduras, estão sempre querendo dominar e conquistar!! A China quer ter sua propria união sovietica no mundo!!
Quem realmente ganhar é que permanecer neutro, um exemplos de países que lucraram muito com política de neutralidade é a Suíça, Suécia e boa parte do noroeste europeu que na maioria das vezes adoraram isso.
Ótimas materias parabéns!
Visando cada vez mais desenvolvimentos o Brasil precisa urgêntemente desenvolvimentos no que temos de melhor também.precisamos de cada vez mais desenvolvimentos de qualidades independências econômicas e financeira politica e social também humildemente.
Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder. - Dilma Rousseff
Eu tenho uma leve impressão que isso pode dar ruim imagina ficar devendo pra esses caras
O plano é muito interessante mas eu fico com 10 pé atrás quando assunto envolve a China principalmente porque eles aceitam qualquer coisa como o governo vimos no caso do Irã e de myanmar
Vamos logo nessa Rota da Seda bora Xin Jin PIn , Tamo Junto !
Excelente matéria,temos a rota da venha nos trazer desgosto.
Ansiosa para saber quais negócios o Brasil fará com a China!
Vai ser um negócio da China para a China! Submissão!
Tem gado americanóide e gado chino. Brasil tem q ser soberano e independente, coisa que lulaminion e bolsominion não entendem. Índia é um belo exemplo de um país com autonomia em sua política externa.
@@fernandocesar6626 A galinha do vizinho é mais gorda! Na casa do vizinho, tudo é melhor! Um ser inferior!
Nossas terras agricultáveis já estão com a China,nossas reservas minerais também.....a China vai sugar e escravizar o Brasil.
Isso tá acontecendo com os países africanos.
@@fernandocesar6626 exato, bem colocado!
Não se esqueça que nada é de graça, depois tem a volta do anzol.
Se o Brasil souber usar essa aproximação, pode barganhar com ambos os lados melhores condições de negócio e investimento aqui, mas se perder a dose do equilíbrio pode perder uma grande oportunidade
Até parece que a China vai jogar para perder. O BArasil só tem a perder com o tempo. Espera para ver. Questaode tempo o Vrasil está endividado até o teto. Precisa entregar quea China quiser. E mesma coisa o Brasil vai ser colônia da China. A raça AMarela tem pensamento bem diferente dos ocidentais. Vocês não tem como conhecer o fundo atesta raça Oriental. Não joga para perder .do jeito nenhum.
Fica parecendo que o Brasil quer entrar para um clubinho fechado. Não vejo razões para um acordo desse tipo, o Brasil é a principal economia da América do Sul e precisa urgentemente se preocupar em fortalecer sua Indústria. O mudo precisa de um parceiro econômico como o Brasil, a maior das preocupações é fazer essa nação grande é manter boas relações com todas as grandes potências.
Privatizar empresas pra empresas americanos também não é perder a empresas
O Ocidente nunca viu o Brasil como igual, Agora Chora.
Lembro de uma vez conversando com uma menina de Taiwan em um chat. Eu fiz uma piadinha sobre como os orientais eram fodas e ela fez uma piadinha dizendo como gostava dos homens ocidentais como eu - Ai venho um cara americano (eu acho que era, por causa da bandeira), Começou a criticar ela, Dizendo que Brasileiro não é Ocidental e bla bla bla... que somos pobres e não sei mais o que.
Pode parecer besteira, mas isso mostra como somos enxergados.
Eu já sofri xenofobia de um chinês, se achando superior a min e usando o fato de eu ser brasileiro como um demérito. Vocês precisam acordar para a realidade.
Tem gado americanóide e gado chino. Brasil tem q ser soberano e independente, coisa que lulaminion e bolsominion não entendem. Índia é um belo exemplo de um país com autonomia em sua política externa.
@@fernandocesar6626 o negócio que o Ocidente pisou no mundo todo; Agora o restante do mundo está se unindo.
Eu n esqueço de um escritor japonês... Ele disse que o Japão tem a Cerimonia do Chá, que cultiva a harmonia, beleza, simplicidade e paz. Essa cerimonia é muito antiga e eles absorveram dos chineses.
Conduto, o Ocidente só considerou o Japão civilizado, Quando o Japão cometeu crimes de guerra na Manchúria e subjugou outros povos.
Então ele questiona "se ser civilizado é matar e explorar outros povos, eu prefiro ser selvagem e bárbaro com a cerimonia do chá"
I EU KIKO
Eu fiz o L para isso.
Vai se arrepender, mas será tarde!
Eu também!
Tem gado americanóide e gado chino. Esse Itamaraty é composto de gados e lacaios entreguistas e globalistas. Brasil tem q ser soberano e independente, com uma visão nacionalista, coisa que lulaminion e bolsominion não entendem. Índia é um belo exemplo de um país com autonomia em sua política externa.
@@leitemaio6749 de quê? Olha o lula custurando grandes acordos com a china algo quê o Bolsonaro não fez isso me deixa com muita esperança
@@mauriciobarbosa7461 Como não fez? A China é a nossa maior importadora! Lula só quer dinheiro para torrar com os compromissos que assumiu com os companheiros! Vai colocar nossa soberania em risco! Você só vai entender quando sentir no bolso!
Depende de qual Brasil. Se for o da classe política e judiciária, ganha. Se for o Brasil do brasileiro comum, também conhecido como eleitor / contribuinte, perde em qualquer cenário. Perde até mesmo quando ganha, porque está perdendo em dobro mas não é capaz de perceber.
- Rouseff, Dilma. 2023.
A questão aqui não é só economia. Mas tbm o alinhamento com ditaduras. Hitler tbm tinha grandes projetos para a Europa e nem por isso seria vantajoso uma aliança com ele na época.
China y um país extremamente bonzinho e amistoso,está fazendo tudo pra ser um grande amigo do Brasil assim como foi com todos os países que eles fazem negócios.Quem acredita nisso com certeza acredita em pai Noel !Mais uma vez o Brasil se portando como colônia!A caminho de sermos mais um país da América Latina que está vivendo dias de Glória.Ainda mais tendo no meio de tudo isso um cérebro brilhante como Dilma!Seu discurso foi maravilhoso,quase um Oráculo.
Grande Celso Amorim!!! Viva a diplomacia ativa e altiva!
Confio no Celso Amorim,sempre ajudou o presidente Lula abrindo os caminhos p bons negócios.
@@SimoneAlves-nz6px Tipo quais?
Ver a mídia ocidental desesperada com a China é o motivo da minha alegria 🥰
Ver você sendo meretriz do oriente também e satisfatório 😍
@@user-ol7bg2kt6o
Meretriz do oriente ou dos EUA? Bem, cada um escolhe.
@@DionisoBaco. faz mais sentido ser meretriz do ocidente sendo ocidental do que sendo um ocidental que se vendeu pro oriente, mas você certo.
@@user-ol7bg2kt6o O Brasil não é Ocidente. De acordo com a visão da Europa e dos EUA, o Brasil e a América latina não é considerado Ocidente
@@tigerz9383 se fica no ocidente, então é ocidental. Partir da perspectiva da Europa ou EUA não faz deixar de ser.
A entrada do Brasil na Rota Seda abriria espaço total para as Engenharias chinesas Civil, Ambiental e de Minas no Brasil. O Brasil ficaria nas mãos da China.
Depende. Pode abrir mercado para nossas empresas também.
Fonte: Revista Forbes 😂
@@renosenae você tem?
O Brasil deve fazer parte da "Nova Rota. da Seda", realizando parcerias de interesse nacional. Porém, uma das prioridades do Brasil é fortalecer a formação de um bloco econômico coeso na América. Latina, com as nações da região ampliando suas parcerias comerciais na região, sem deixar de comercializar com o restante do mundo.
Desastre econômico 🤦🤦🤦🤦
Acho que o Brasil deveria ficar de fora do plano porque não parece que vai ter muito efeito prático a não ser aumentar a influência chinesa então é melhor a gente manter neutralidade
O mundo perde ! O Brasil é o celeiro do mundo e deve ser independente! Podemos ter parceiros, mas nenhuma dependência ou controle externo.
😂😂😂😂
Na minha opinião, se os as construções que acontecem no Brasil são poucas, canceladas e acabam tendo corrupção, vale mais apena a China investir e depois a gente pagar aos pouco no futuro, ainda mais que precisamos aumentar nossas linhas ferroviárias, o Brasil depende muito do transporte rodoviário que é caro e muito volátil por causa do preço do diesel, claro que os investimentos não vão ser só nessas áreas.
Corrupção acontece no mundo todo, inclusive no estados unidos e no reino unido, a BBC que é hipócrita e esconde isso de forma proposital.
Tu acha que não há corrupção nas empresas chinesas?
As empreiteiras brasileiras devem voltar a indução do desenvolvimento da engenharia do país.
Tivemos um presidente que apesar das adversidades investiu muito em infraestrutura interna, apoiava a produção agrícola e buscava expanção ferrovíária, mas infelizmente não foi a vontade da maioria.
@@vine3nt como não? Lula foi eleito e o privatista/ cachorrinho do estados unidos perdeu.
Brasil é soberano não dependente de nenhum pais pra tomar duas decisões
Brasil insistiu muitos anos com os EUA, nunca ganhou o respeito condizente com seu merecimento.
legal essa reportagem, o profissional soube ser imparcial e passar a informação tranquilamente
O Brasil já podia ser uma potência se tivesse sido o primeiro entrar ?
Não né
E a BBC? O que ganha com isso? Hehe
Seu like e engajamento no YT kkkk
@@viniciussantanamartins2902 não caro gafanhoto. A BBC como empresa estatal, reflete em suas reportagens, os interesses do Reino Unido. Essa matéria trás os prós e os contras como se fosse para o Brasil, mas na verdade está sendo veiculada sob o ponto de vista dos interesses britânicos.
Ó que ó Brasil vai ganhar com esse acordo é nó 👌
A causa da Crise não é a pandemia e nem a guerra na Ucrânia e falta de investimento e patrocínio no Brasil.
O Brasil e soberano e pode e deve fazer negócios com quem entender ser conveniente e vantajoso!
Agora a China endivida e compra o Brasil de vez 😅
BBC puxadinho do interesse americano.😁
BBC é britânica
É importante entender que a geopolítica mundial é complexa e envolve muitos fatores diferentes. A China é, sem dúvida, uma potência econômica crescente e tem sido cada vez mais ativa em assuntos internacionais, estabelecendo alianças com outros países e investindo em projetos de infraestrutura em todo o mundo. Submissão é fato ao se submeter nossa soberania nas mãos dessa nova ordem chinesa. Não temos que se alinhar a esses tiranos, vamos nos dar muito mal.
Obvio, alguma coisa tem aí!
Precisamos de abordagem cautelosa ,mas estamos em uma junta economica com a China
Quando o Brasil tenta negociar com Estados Unidos, esbarra no protecionismo exagerado dos norte americanos. O Brasil tem que mostrar ao mundo sua soberania e negociar com qualquer país do mundo. O que interessa são os lucros nas exportações e facilidades para importar o que precisamos consumir de tecnologia.
Se o Brasil entrar será a pá de cal na nossa economia é soberania . Deus nos livre desse mau, é só nossos políticos roubarem menos que sobra dinheiro pra fazer toda infra estrutura necessária no Brasil.
Engraçado que já fechou acordo e será investimento direto e a curto prazo. Que coisa boa.
Brasil . tem que ser Neutro e Independente . nunca ceder para ambos os lados.
Brasil.deve sim cultivar boas relações com seus parceiros comerciais. Todos, sem exceção. Trata de negócios q sejam bons para o BRASIL asil
Então a BBC deixa explicito que um país como os Eua pode punir através de represálias um país que tome as decisões que mais o beneficie? Bom que deixou as coisas claras, e um tapa na cara de quem acredita que vivemos em um livre mercado.
CONCORDO.....FAZER NEGÓCIOS É MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS, DESDE QUE NÃO SEJAMOS PARTE DE UMA PRESTAÇÃO....
Tipo, eu arrumo sua casa, construo uma garagem, calçada, pintura, jardinagem. Se vc não conseguir honrar a divida da reforma a casa passa a ser minha. Vejam como não faz sentido, o Brasil tem dinheiro para investir em infraestrutura em outros países, e receber recurso de outros países para realizar obras de infraestrutura no Brasil? Não seria mais fácil o Brasil investir em sua própria infraestrutura do que ficar devendo para a China?
O Brasil tem que fazer parceria com países que acrescenta o desenvolvimento, em infraestrutura teria que construir portos semelhantes ao da Holanda, moderno e com auto tecnologia, se tem que melhorar tem que ter visão técnica em todas áreas e não focar somente em um País.
Amigo não vejo perspectiva para o Brasil ,impostos aumentando, taxações absurdas,desemprego violência,em fim,estou já me preparando para sair do meu país infelizmente!
O Brasil tem que ser uma economia aberta. Aproveitar os recursos naturais sem danificar os ecossistemas. Crescer mais industrialmente e tornar-se uma potência industrial. Fortalecer o turismo e tornar-se no país mais visitado. Tem todas as condições para isso. Aliar-se com a China vai dar mal resultado.
Países inteligentes não batem prego sem estopa!!! Então porque o Brasil vai se deixar levar nesse acordo se o Brasil ultrapassou a economia chinesa nos últimos anos? Negociar é necessário, mas não se vender e se deixar manipular e se escravizar. Espero está errada, mas isso é o começo da dependência do Brasil.