Institutos Federais, Cefets e colégio Pedro II são o maior e melhor exemplo! Têm Educação de Qualidade para toda população, especialmente aos oriundos da rede pública!
Tenho 78 anos, meus irmãos e eu estudamos em escolas públicas, meus filhos ,estudaram em escolas públicas, os 3 têm ensino superior, meus netos, estudaram em escolas públicas, tenho 6 netos só faltam 2 para concluir o ensino superior. Tenho orgulho das escolas públicas. Parabéns professores das escolas públicas.
Em 1969 fui pra escola pública em Uruguiana. Eram 55 alunos na sala de aula. Sentava na última carteira. Os funcionários me davam banho. Final do ano estava super feliz mesmo sabendo que tinha reprovado. Dizia que iria ser doutor. Não tinha nem registro de nascimento. Não tinha roupa, não tinha nada. Aos 9 anos empurrava caixa para chapas. 1980 terminei o EM em escola pública. 1981 fui para 22 GAC. 1982 fui pra Florianópolis. Comecei lavando copos no lindacap. Fiz concurso para faxineiro na ufsc e lá em 1983 Comecei o curso de farmácia. Depois terminei o curso de farmácia tranquei a especialização e larguei o emprego da ufsc e fui para Curitiba onde no centro politécnico fiz doutorado direto em bioquímica. Fui para os EUA e trabalhei em duas universidades. Depois morei 10 anos em Toronto e fiz três cursos superior lá. Um em química tecnológica que levei 4 anos. Indústria Farmacêutica ambos no seneca college. Fui aluno no TIPT onde participei do programa pesquisa e desenvolvimento de drogas. Quero voltar para o Canadá. Hoje me disseram. Venha para Toronto. Meu sonho é viver bem mais ao norte no meio de lobos e ursos. Adeus civilização.
Por isso razão temos o canal do professor Roberto Cardoso Que ensina pessoas que o seguem a pensar, explicando pacientemente as notícias veiculadas Vale a pena dar uma olhada no pensando alto. Instrução boa e gratuita
A escola pública de Boa qualidade é muito melhor do que o ensino particular. É fundamental investir no ensino público para as pessoas mais pobres possam ter acesso a uma educação de qualidade.
Exatamente, Daniel Cara. A clareza das suas explicações são fundamentais pra chegar mas bases. Tô compartilhando tudo com os grupos de professoras com quem atuo e com organizações Comunitárias. Gratidão!
Eu faria uma Ley para acaba com o problema 😉 Cada governante para assumir o cargo tem a obrigação dos filhos,mulher e eles mesmos utilizar as escolas ,e hospitais públicos .......aí todos vão correr para ter eses serviços essenciais em exelente estado ,só asim terei esperançosa que um dia mudará alguma coisa.QE já será como un filtro para muito político que entra na política para se enriquecer e não pelo país 😉
Olá! Sou aluno de Direito da UFBa. Proveniente de escola pública, sou também o primeiro universitário de minha família. Trabalho com reforço escolar (forneço aulas de todas as matérias, exceto linguagens estrangeiras). Desse modo, pude constatar o quão triste é ver alunos que não SABEM ou CONHECEM MACHADO DE ASSIS, GRACILIANO RAMOS, CLARICE LISPECTOR, CORA CORALINA... PLATÃO, DESCARTES... isso para falar em outros tantos autores... É TRISTE, visto que quem me salvou do mundo "errado" foi o conhecimento. Projeto de vida muda a vida do aluno em quê??
Estive conversando com alguns alunos da escola pública e de fato a visão de mundo deles é melhorar o ambiente ao redor e não apenas para si, são muito abertos ao diálogo mas não tem interesse nos estudos infelizmente.
Agora compara o PIB desses países desenvolvidos com o do Brasil. Vc sabe quanto significa 6% do PIB dos EUA ou da China??? É quase o PIB INTEIRO do Brasil.
@@bispo5671 mas se o assunto é educação, compare o PIB X Ranking Pisa e por exemplo prêmios Nobel. E os primeiros lugares não são EUA E CHINA. E além disso veja o que é gasto do PIB com defesa, exército destes dois países que você citou.
Formar empreendedores significa formar profissionais para serem MEI, sem carteira assinada e sem direitos. Inventam essa lorota para acostumar os jovens com a ideia de não terem direitos. Os MEIs se acham empresários, mas não empregam ninguém. São terceirizados nas empresas. Trabalham sob hierarquia, não têm direito a férias ou 13o. Como são regidos por um contrato entre 2 empresas, podem receber remuneração inferior ao piso da categoria. Na empresa em que eu trabalhava, os engenheiros são todos MEI e recebem, no máximo R$ 4.000,00, bem inferior ao piso salarial da categoria que é de R$ 7.000,00. Trabalham mais de 8 horas por dia, não recebem hora extra e precisam mendigar alguns poucos dias de férias no ano, dias esses que não serão remunerados.
POR UMA ESCOLA PÚBLICA DECENTE PARA TODAS AS CLASSES SOCIAIS LADO A LADO: Manoel Bomfim,Álvaro Vieira Pinto, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Ruy Mauro Marini, Moniz Bandeira, Clóvis Moura, Lélia González, Eduardo Galeano, Josué de Castro, Nelson Chaves, Aimé Césaire, Frantz Fanon....
A escola pública antes da reforma, com a política de implantação do ensino integral, a política de cotas e o pro-uni, estava esvaziando a Escola Particular. O setor econômico da educação, não aceita a escola pública de qualidade.
Verdade!!!! A escola pública é essencial para o Estado democrático, pois, forma cidadãos com consciência da "res pública" e com sentido de pertencimento e solidariedade social. Se a educação no Brasil, fosse totalmente pública com menos escolas privadas, os alunos saberiam reconhecer o sentido do Estado. Uma escola pública é um microestado. Essa experiência pública formará cidadãos mais conscientes sobre o voto, a economia, a saude pública, a política, o imposto, a violência, os direitos humanos, o respeito aos mares, rios e oceanos, a AMAZÔNIA, aos animais e ao planeta. A escola pública de qualidade forma bons líderes amalgamados com princípios e ritos da democracia. Por isso, em países civilizados, do Japão a Finlandia, a escola pública é uma politica pública de Estado, inexorável ao desenvolvimento social, economico, politico e humano na formação da cidadania, coesão solidariedade social.
Colega, na minha opinião a mudança tbm deve começar nos próprios educadores... te explico. Conheço diretores e professores de escolas públicas os quais seus filhos estudam nas particulares... o discurso deles é lindo quando elogiam e defendem a escola pública. Mas, pros filhos deles não, não presta.
Muita liderança jovem de ultra direita estão sendo formados nessa perspectiva por algumas "organizações sociais". Vejam o histórico de formação do povo do MBL, parte deles vem dessa outra estratégia. Uma é o empreendorismo nas escolas, outro é fora da escola, discursar em cursos voltados pra formação política que o jovem não pode esperar nada do governo, tem que pegar seu destino nas próprias mãos, ocupar a política e investir nessa perspectiva. É muito triste e perigoso.
Não é perigoso. Perigoso é você achar que tudo deve ser na boca. Neo-liberalismo não é uma regra, mas sim uma alternativa; uma perspectiva a mais, sem excluir a outra.
Todas as crianças deviam ser educadas o suficiente para poderem seguir os estudos e poderem ser cientistas se quiserem. Não é justo educação mais fraca e a unica opção de uma cidade ser curso profissionalizante. Poderia estar ali o cientista que encontraria a cura definitiva para todo tipo de câncer, por exemplo. Talvez o gênio da economia, ou um professor muito talentoso....quem sabe
O CONSUMIDOR O EMPREENDEDOR São esses os únicos modos legítimos de ser e existir segundo a ótica dominante.Querem reduzir a vida a esse modelo pobre de pensar e ser
Educação de qualidade nunca foi prioridade de nenhum governo. Do Lula foi mais, a educação no governo dele incluiu muita gente. Mas deixou muita gente de fora TB. Os outros governos foram muito piores em relação à educação.
Há muito tempo a escola pública não é de qualidade, pois podemos vê nas notas do pisa a colocação do Brasil, notas baixíssimas. Alunos que não sabem nem interpretar um texto no ensino médio. Nossos governantes não oferecem realmente um ensino de qualidade. Tem que começar essa reforma na base, lá no fundamental I, para que o aluno chegue no ensino médio com uma base excelente.
Quem constrói creches são os municípios e estes, na maioria dos casos, têm poucos recursos ou então pouco interesse, visto que os pobres não se organizam, não têm uma consciência política mais apurada.
Engraçado, na minha opinião a mudança tbm deve começar nos próprios educadores. Conheço diretores e professores de escolas públicas os quais seus filhos estudam nas melhores particulares da cidade... o discurso deles é lindo quando elogiam e defendem a escola pública. Mas, pros filhos deles não, não presta.
O motivo pela qual há muita adesão em escolas particulares está relacionado a violência. Nenhum lugar é 100%, mas boa parte das escolas públicas, hoje, não estão garantido ensino de fato, além de que há incidência de consumo e venda de drogas.
Tem que investir no Ensino Fundamental........ começar de baixo para cima. . Início mal feito formarão pessoas que nem interpretar sabem .....visível nas redes.. aos olhos de quem as seguem
Abigail, Daniel Cara e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (movimento social que ele constrói), é formada por professores e estudantes da rede pública.
Todos pela Escola PÚBLICA de boa qualidade para TODOS!!!!
Ele voltou. Caramba.
Institutos Federais, Cefets e colégio Pedro II são o maior e melhor exemplo! Têm Educação de Qualidade para toda população, especialmente aos oriundos da rede pública!
Tenho 78 anos, meus irmãos e eu estudamos em escolas públicas, meus filhos ,estudaram em escolas públicas, os 3 têm ensino superior, meus netos, estudaram em escolas públicas, tenho 6 netos só faltam 2 para concluir o ensino superior. Tenho orgulho das escolas públicas. Parabéns professores das escolas públicas.
Eu tenho dificuldade, como você estudou?
Excelente ouvir Daniel Cara! Parabéns!
Amei Parabéns a todos Daniel Caras é maravilhoso, super competente
Daniel , excelente , sempre
Em 1969 fui pra escola pública em Uruguiana. Eram 55 alunos na sala de aula. Sentava na última carteira. Os funcionários me davam banho. Final do ano estava super feliz mesmo sabendo que tinha reprovado. Dizia que iria ser doutor. Não tinha nem registro de nascimento. Não tinha roupa, não tinha nada. Aos 9 anos empurrava caixa para chapas. 1980 terminei o EM em escola pública. 1981 fui para 22 GAC. 1982 fui pra Florianópolis. Comecei lavando copos no lindacap. Fiz concurso para faxineiro na ufsc e lá em 1983 Comecei o curso de farmácia. Depois terminei o curso de farmácia tranquei a especialização e larguei o emprego da ufsc e fui para Curitiba onde no centro politécnico fiz doutorado direto em bioquímica. Fui para os EUA e trabalhei em duas universidades. Depois morei 10 anos em Toronto e fiz três cursos superior lá. Um em química tecnológica que levei 4 anos. Indústria Farmacêutica ambos no seneca college. Fui aluno no TIPT onde participei do programa pesquisa e desenvolvimento de drogas. Quero voltar para o Canadá. Hoje me disseram. Venha para Toronto. Meu sonho é viver bem mais ao norte no meio de lobos e ursos. Adeus civilização.
Que história maravilhosa, meus parabéns por tudo, de verdade!
Por isso razão temos o canal do professor Roberto Cardoso
Que ensina pessoas que o seguem a pensar, explicando pacientemente as notícias veiculadas
Vale a pena dar uma olhada no pensando alto. Instrução boa e gratuita
A escola pública de Boa qualidade é muito melhor do que o ensino particular. É fundamental investir no ensino público para as pessoas mais pobres possam ter acesso a uma educação de qualidade.
Exatamente, Daniel Cara. A clareza das suas explicações são fundamentais pra chegar mas bases. Tô compartilhando tudo com os grupos de professoras com quem atuo e com organizações Comunitárias. Gratidão!
Excelente informar e conscientizar nosso povo,mts vezes o interesse dos poderosos nao e o msm do povao...
👏👏👏👏👏👏
Baita entrevista...parabéns...Juliano de Joinville
Os alunos das escolas públicas já foram abandonados durante a Pandemia e agora com esse novo ensino médio é a continuidade...
Eu faria uma Ley para acaba com o problema 😉
Cada governante para assumir o cargo tem a obrigação dos filhos,mulher e eles mesmos utilizar as escolas ,e hospitais públicos .......aí todos vão correr para ter eses serviços essenciais em exelente estado ,só asim terei esperançosa que um dia mudará alguma coisa.QE já será como un filtro para muito político que entra na política para se enriquecer e não pelo país 😉
Tem que ter ficha limpa.
Olá! Sou aluno de Direito da UFBa. Proveniente de escola pública, sou também o primeiro universitário de minha família. Trabalho com reforço escolar (forneço aulas de todas as matérias, exceto linguagens estrangeiras). Desse modo, pude constatar o quão triste é ver alunos que não SABEM ou CONHECEM MACHADO DE ASSIS, GRACILIANO RAMOS, CLARICE LISPECTOR, CORA CORALINA... PLATÃO, DESCARTES... isso para falar em outros tantos autores... É TRISTE, visto que quem me salvou do mundo "errado" foi o conhecimento. Projeto de vida muda a vida do aluno em quê??
Estive conversando com alguns alunos da escola pública e de fato a visão de mundo deles é melhorar o ambiente ao redor e não apenas para si, são muito abertos ao diálogo mas não tem interesse nos estudos infelizmente.
#NÃO À REFORMA DO ENCINO MÉDIO
Anualmente o Brasil investe cerca de 6% do PIB em educação. O valor chega a ser maior do que a média de percentual praticado nos países desenvolvidos.
Agora compara o PIB desses países desenvolvidos com o do Brasil. Vc sabe quanto significa 6% do PIB dos EUA ou da China??? É quase o PIB INTEIRO do Brasil.
@@bispo5671 mas se o assunto é educação, compare o PIB X Ranking Pisa e por exemplo prêmios Nobel. E os primeiros lugares não são EUA E CHINA. E além disso veja o que é gasto do PIB com defesa, exército destes dois países que você citou.
6% com estrutura, bem diferente de 6% com escolas ruins.
Formar empreendedores significa formar profissionais para serem MEI, sem carteira assinada e sem direitos. Inventam essa lorota para acostumar os jovens com a ideia de não terem direitos. Os MEIs se acham empresários, mas não empregam ninguém. São terceirizados nas empresas. Trabalham sob hierarquia, não têm direito a férias ou 13o. Como são regidos por um contrato entre 2 empresas, podem receber remuneração inferior ao piso da categoria. Na empresa em que eu trabalhava, os engenheiros são todos MEI e recebem, no máximo R$ 4.000,00, bem inferior ao piso salarial da categoria que é de R$ 7.000,00. Trabalham mais de 8 horas por dia, não recebem hora extra e precisam mendigar alguns poucos dias de férias no ano, dias esses que não serão remunerados.
POR UMA ESCOLA PÚBLICA DECENTE PARA TODAS AS CLASSES SOCIAIS LADO A LADO: Manoel Bomfim,Álvaro Vieira Pinto, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira, Ruy Mauro Marini, Moniz Bandeira, Clóvis Moura, Lélia González, Eduardo Galeano, Josué de Castro, Nelson Chaves, Aimé Césaire, Frantz Fanon....
Pq não copiam doa modelos educacionais que funcionam, exemplo, Finlândia, San Marino?😮
A escola pública antes da reforma, com a política de implantação do ensino integral, a política de cotas e o pro-uni, estava esvaziando a Escola Particular. O setor econômico da educação, não aceita a escola pública de qualidade.
Verdade!!!! A escola pública é essencial para o Estado democrático, pois, forma cidadãos com consciência da "res pública" e com sentido de pertencimento e solidariedade social. Se a educação no Brasil, fosse totalmente pública com menos escolas privadas, os alunos saberiam reconhecer o sentido do Estado. Uma escola pública é um microestado. Essa experiência pública formará cidadãos mais conscientes sobre o voto, a economia, a saude pública, a política, o imposto, a violência, os direitos humanos, o respeito aos mares, rios e oceanos, a AMAZÔNIA, aos animais e ao planeta. A escola pública de qualidade forma bons líderes amalgamados com princípios e ritos da democracia. Por isso, em países civilizados, do Japão a Finlandia, a escola pública é uma politica pública de Estado, inexorável ao desenvolvimento social, economico, politico e humano na formação da cidadania, coesão solidariedade social.
Colega, na minha opinião a mudança tbm deve começar nos próprios educadores... te explico. Conheço diretores e professores de escolas públicas os quais seus filhos estudam nas particulares... o discurso deles é lindo quando elogiam e defendem a escola pública. Mas, pros filhos deles não, não presta.
Muita liderança jovem de ultra direita estão sendo formados nessa perspectiva por algumas "organizações sociais". Vejam o histórico de formação do povo do MBL, parte deles vem dessa outra estratégia. Uma é o empreendorismo nas escolas, outro é fora da escola, discursar em cursos voltados pra formação política que o jovem não pode esperar nada do governo, tem que pegar seu destino nas próprias mãos, ocupar a política e investir nessa perspectiva. É muito triste e perigoso.
Não é perigoso. Perigoso é você achar que tudo deve ser na boca. Neo-liberalismo não é uma regra, mas sim uma alternativa; uma perspectiva a mais, sem excluir a outra.
Todas as crianças deviam ser educadas o suficiente para poderem seguir os estudos e poderem ser cientistas se quiserem.
Não é justo educação mais fraca e a unica opção de uma cidade ser curso profissionalizante. Poderia estar ali o cientista que encontraria a cura definitiva para todo tipo de câncer, por exemplo. Talvez o gênio da economia, ou um professor muito talentoso....quem sabe
Verdade
UMA VERGONHA COMO TRATAM DA EDUCACAO AQUI NO RGS.
A estrutura da educação pública americana é um sonho para o nosso país.
🤔Sou contra essa reforma!
Nem os deputados, pelo menos a maioria deles, são bem alfabetizados. Como pode esses desescolarizados fazerem leis educacionais?
Por que a TV Fórum não critica o PT por não ter arquivado o projeto de reforma do ensino médio?
O CONSUMIDOR
O EMPREENDEDOR
São esses os únicos modos legítimos de ser e existir segundo a ótica dominante.Querem reduzir a vida a esse modelo pobre de pensar e ser
Bom mesmo é ganhar bolsa família.
Educação de qualidade nunca foi prioridade de nenhum governo. Do Lula foi mais, a educação no governo dele incluiu muita gente. Mas deixou muita gente de fora TB. Os outros governos foram muito piores em relação à educação.
Educação é diferente de adesão.
A influência dos interesses pragmáticos, na educação é um malefício pata a Educação.
Há muito tempo a escola pública não é de qualidade, pois podemos vê nas notas do pisa a colocação do Brasil, notas baixíssimas. Alunos que não sabem nem interpretar um texto no ensino médio. Nossos governantes não oferecem realmente um ensino de qualidade. Tem que começar essa reforma na base, lá no fundamental I, para que o aluno chegue no ensino médio com uma base excelente.
Quem constrói creches são os municípios e estes, na maioria dos casos, têm poucos recursos ou então pouco interesse, visto que os pobres não se organizam, não têm uma consciência política mais apurada.
Engraçado, na minha opinião a mudança tbm deve começar nos próprios educadores. Conheço diretores e professores de escolas públicas os quais seus filhos estudam nas melhores particulares da cidade... o discurso deles é lindo quando elogiam e defendem a escola pública. Mas, pros filhos deles não, não presta.
Sucatearam as escolas públicas . É preciso novamente cuidar dela .
Mas os donos das escolas particulares não aceita isso .
É uma luta grande isso.
O motivo pela qual há muita adesão em escolas particulares está relacionado a violência. Nenhum lugar é 100%, mas boa parte das escolas públicas, hoje, não estão garantido ensino de fato, além de que há incidência de consumo e venda de drogas.
Tem que investir no Ensino Fundamental........ começar de baixo para cima. . Início mal feito formarão pessoas que nem interpretar sabem .....visível nas redes.. aos olhos de quem as seguem
Nossa! Que inteligente!
Sem uma boa base no ensino fundamental de fato ñ chegaremos a nenhum lugar de destaque. 😔
Gente que nunca entrou numa sala de aula vem opinar sobre o que não entende.
Abigail, Daniel Cara e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (movimento social que ele constrói), é formada por professores e estudantes da rede pública.
E os que entraram parece que não aprenderam nada.
😅😅😅😅😅
👏👏👏👏👏