Atenção aos "Sommeliers de Parafusos"!!! Todas as informações deste vídeo,foram tiradas de fóruns,e sites oficiais da Internet,especializadas neste tipo de modelo,portanto,se tens algo a acrescentar ao vídeo, deixem comentários e informações pertinentes e educativas,que venha somar às informações já contidas no vídeo.
Quando fui comprar minha segunda fender tive a oportunidade e a grana pra levar uma americana. Contudo, após testar vários modelos gostei demais do som de uma tele mexicana e levei ela
Eu tenho uma Mexicana 1994 , ja toquei em uma Americana e nao senti diferença grande igual se ve em comparações de epiphone com Gibson. Estou feliz demais com minha mexicaninha, nao vejo ela perder para americana, claro embora um status americana seja maior , mas não importo com isso . Top comparacao parabéns amigo.
@@Ryrf774 eu penso que as primeiras mexicanas foram feitas supervisionadas por americanos e maquinas americanas trazidas dos EUA, mas a tecnologia vai avançando também ao longo do tempo e as coisas comecam a se igualar como voce disse
Muito interessante. Sempre vi videos dos gringos dizendo que a única diferença entre elas era: de que lado da fronteira estava o mexicano que construiu a guitarra. Mas tu mostrou detalhes e diferenças claro. Excelente vídeo!
Eu compreendo a ideia subjacente, mas a historicidade de Gibson e Fender ainda pesam muito. De resto, concordo com a questão da síndrome de vira-latas.
Tenho um cubo Fender Rock Pro 1000, tenho um carinho especial por ele...meu pai me deu de presente em torno de 1 ano antes de falecer....bom, mas vamos ao q interessa, ela tinha um adesivo atrás Made In México, até q um dia esse adesivo tava meio solto e resolvi tirar, e pra minha surpresa tinha gravado(pintado) Made In USA no amp.
Tenho uma fender mexico edição comemorativa 60 anos que veio com pots CTS, chave fender americana e captadores tex mex alnico, alem de neck plate customizado... gosto muito da bixinha. 😁 recentemente coloquei caps 57/62 e ficou mais top ainda.
Muito legal as observações. Eu tenho uma mexicana e não sabia dessas diferenças. Você foi falando e eu fui sofrendo, kkk, ripas de madeira, ponte de material inferior, parte elétrica ruim... , acho que eu devia ter comprado a americana na ocasião!
Legal ver a foto da colagem dos corpos. Vale ressaltar que esses modelos não são mais feitos pela Fender. Os modelos atuais são a Player (MX) e a Pro 2 (US). Vale um vídeo comparando os modelos novos ❤
Tive uma strat mexicana de 1997, boa guitarra mas precisando upgrade, troquei por uma tele mexicana 2011 reedição da 1951 e não quero outra guitarra, estou à alguns anos com ela e bem satisfeito.
As novas Fenders mexicanas (Player series, que substituiu a Standard) são muito mais próximas às americanas em termos de peças e controle de qualidade em todos os tópicos que pontuaste: corpo em 3-5 peças, pintura em polyester, captadores alnico 5, molde do corpo RADII (o mesmo das americanas), elétrica com os mesmos componentes das americanas, neck plate com logo F, logo do headstock no mesmo modelo americano. Além disso, em vários pontos do que disseste falta clareza ou informação, e acabam soando bem tendenciosos. Alguns deles: - Tu falaste que o bloco da ponte da Mex Standard é de zinco, mas não disse de que é feito o das americanas. E mais: nunca ouvi falar de alguém quebrando bloco de ponte. :D - Sobre as tarrachas, disseste que as mexicanas são de 2ª linha, mas não esclareceste de que forma isso é pior. - A diferenças entre polegadas e milímetros entre Mex. e American é apenas por causa do sistema de medidas dos EUA é diferente do resto do mundo - quer dizer, a diferença é a descrição das peças, não nas peças em si. Ficou a impressão que apenas reproduziste os argumentos de que tem Fender americana por status. Seria bem legal um novo vídeo, comparando a nova série mexicana com as americanas.
Fora a questão da pintura, a American Standard NÃO é de Nitrocelulose como ele disse, e sim de Poliuretano (Polyurethane - P.U.) até meados dos anos 2000 e posteriormente passaram a chamar de "Urethane", que é basicamente a mesma coisa, por questão de marketing. American Standard não é pintada com Nitrocelulose.
Talvez eu possa ajudar sobre as tarraxas, mas já vou dizendo que não sou especialista nem nada, só assisto os vídeos e vou aprendendo. Posso estar errado em tudo kkk Acho que as tarraxas da Fender MIA são feitas de aço (que é mais resistente e mais caro para fabricar), enquanto as da Fender MIM são feitas de liga metálica (que é menos resistente e mais barato para fabricar). Além disso, você precisa dar mais voltas (digamos, 14) nas tarraxas de uma Fender MIA para o poste (aquele cilindro de metal perpendicular ao headstock da guitarra) completar uma volta, enquanto na MIM você precisaria dar, por exemplo, 10 voltas para o poste completar uma volta. Ao meu ver, quanto mais voltas a tarraxa precisar dar para completar uma volta no poste, melhor, pois o controle de afinação é mais preciso e a desafinação é mais sutil.
Legal seu vídeo! Tenho uma Fender by Roland mexicana, muito bem feita, por sinal! Acho que faltou mencionar o verniz do braço, que nas americanas é mais natural (fosco), enquanto nas mexicanas é brilhante e mais espesso.
Para mim as melhores Fender e as Japan de Alder e de Ash, essa tem os preço bom e qualidade Top... as Fender USA top sempre serao as da era Leo Fender dos anos 50 meados dos anos 60....
Já tive as duas, minha primeira foi uma Mexicana ano 2012 Sunburst rosewood e uma American 2014 Olympic White maple. A mexicana é uma ótima guitarra, impecável e exige upgrades mínimos como a captação no máximo. Já a americana é guitarra para uma vida inteira e é extremamente confortável, troquei os captadores apenas por uma questão de gosto pessoal.
boa noite irmão, otimo vide, toda as informações exatas, só um adeno, a pintura das american standard, a partir de "95 são feitas com POLYESTER e nao de nitrocelulose, só para acrescentar ao video, tenho uma mexicana, obtive essa informação traduzida do site oficial desse modelo
Carambolas, tenho um Fender Player Mexicana de de 2019 e: Captadores Alnico 5 Neck plate com F Ponte com 2 apoios Tarraxas Standard blindadas (que são as mesmas da American Professional se não me engano). Neste tempo com ela, os únicos upgrades que fiz por comodidade foram roller nut + tarraxas (originais fender). Não sou sommelier de parafuso (haha :p), mas acho que as diferenças se foram realmente de foruns e sites oficiais, estão há 10 anos defasadas.
Você já testou as novas mexicanas da série Player? Pela descrição, elas têm captação de Alnico V, ponte com dois apoios e, se for como os baixos, potenciômetros full size.
Eu tenho um sonho de ter uma Gibson Flying V, mas não tenho grana pra isso porém to feliz com minha Dolphin SG com 2 Malagolis com Tarraxas Gotoh c/ travas Elétricas push pull e Nut de osso feito pelo meu luthier :P
a fender americana é como um corolla....pode nao ser a objetivamente melhor q a mexicana, mas tem ótimo valor de mercado....e considerando o investimento, acho isso relevante caso seja necessário passar para frente.....
Ótimo vídeo, bem esclarecedor! Na sua opinião, qual a melhor escolha em construção e no hardware entre Fender Southern Cross e Squier Deluxe? Qual seria a melhor escolha?
Cara fender brasileira não existe (de verdade) desculpe mas é só uma Giannini nos "padrões" da fender e utilizando a logo da fender. Uma Squier STD já é superior as cópias autorizadas da Giannini.
Como eu toco mau, minha mexicana me atende muito bem, não sei como é o som de uma American; mas acredito que a melhor coisa é tocar o que cabe no bolso e usar o instrumento e curtir a musica. o restante vem com o tempo!
Acabei de comprar na Guitar Center Brooklyn uma Fender Mexico por 890 dolares. As descricoes que vc descreveu no seu video estao corretas sim, com excessao na Bala do tensor e igual preta tbm, Neck Plat tbm vem escrito Fender. Inclusive a cor da minha guitarra e vermelha kkkkkkk si quizer posso enviar a foto ou video dela pra voces verem. Toop
Se as diferenças já eram poucas em relação à uma Fender MIM 2009, nas novas Fender Player a diferença ficou ainda menor. Confesso que eu ainda tenho vontade de ter uma americana, mas seria uma decisão muito mais emocional do que racional.
Eu sou Contrabaixista e falo experiência com Fender Mexicano: de 1990 até os anos 2000 tem problema crônico de tensores sem contar eletrica eram de péssimas qualidades comparado a Americanos e alguns Japonês da época. De 2000 até 2010 parte desses problemas foram corrigidos nesse período ainda assim distante da qualidade Americana, deu um salto razoável em termos de timbre que são legais principalmente a Linha Deluxe 2004 a Edicao de Aniversário 50 Anos da Fender Precision e Jazz Bass. A Fabricação Mexicano dos Baixos evoluiram pra melhor a Partir de 2010 pra cá diferente da Serie American Deluxe que Decaiu feio mas em 2015 vieram os Elite e o Ultra melhorou pra caramba mas falando dos Mexicanos eles evoluiram de 2010 pra cá. São novas maquinas e tecnologias avançadas ao ponto de igualar as safras Standard Americana das antigas ou ate mesmo superior aos Deluxe no Caso dos ativos vieram a série Player e Vintera.
As diferenças que eram pequenas hoje são ainda menores. Sobre o item 1) a madeira influi quase nada no som de uma guitarra. É possível encontrarmos vídeos de lendas como Jimi Hendrix, Keith Richards ou Steve Vai tocando em guitarras de vidro. Tem guitarras de lata de óleo, shape de skate, com sons incríveis. Os captadores, cordas, amplificadores, pedais, regulagem e principalmente a técnica (mão) do guitarrista sim vão pesar de verdade no som. Diferenças sutis existem entre guitarras da mesmíssima fábrica. Uma Fender americana pode soar melhor que outra também americana ou melhor/pior que uma mexicana. Logo, basta substituirmos captadores de cerâmica por alninco (item 3) que o som soará muito semelhante nas duas guitarras, assim como as tarraxas (5) ou straplock (9), enfim, basta trocar essas peças que você terá duas guitarras equivalentes. Sobre a tinta (2), bem... pura frescura. Guitarristas icônicos tocaram ou tocam em guitarras relic, descascadas, arranhadas, sem tinta, etc. Tinta não influencia nada na sonoridade da guitarra. Pessoalmente eu prefiro as guitarras relic, acho até mais bonitas. Conclusão: se você tá bem de vida, tem muita grana e quer pagar acima de R$ 8 mil (algumas mais de 30 mil!) numa guitarra Fender americana, que bom pra você. O dinheiro é seu, rasgue-o se quiser. Mas se você é "correria" e está pensando em fazer um som legal, sozinho ou numa banda, para ganhar seu dinheiro como músico, ou apenas quer se divertir fazendo um som (de qualidade inclusive), não existe necessidade de ter especificamente uma Fender americana. Até porque hoje em dia quase tudo vem da China mesmo. É puro fetiche, um valor fictício, ideológico, marketing. Entre seus amigos e principalmente para o público que vai te ouvir tocar, acredite, o endereço da fábrica da tua guitarra é o que menos importará.
Eu achava que a quantidade de trastes também era uma característica. Observei que quase todas americanas têm 22 trastes e as demais têm 21. Mas creio que não seja regra. Muito bom o vídeo
Vemos luthiers altamente renomados que já pegaram em todos os tipos de instrumentos que minimizam todos esses detalhes mencionados, sobretudo, a ideia de ressonância e a interferência dos materiais no som. Óbvio que cada um tem sua opinião. Particularmente, eu fico com o que os especialistas dizem, porque paga-se mais por status e perfumaria. Aí, nesse quesito é cada um na sua, pq cada um sabe o que faz com o dinheiro que tem.
São similares sim irmão.. não são iguais mas o braço é maple sim e a Escala é rosewood também,um pouco diferentes porém, não senti tanta diferença pois o shape do braço e a escala são iguais
Obrigado irmão pelo comentário Todas as reedições também e as signature dos artistas...eu tenho aqui reedição de 62 com nitro e a signature tb de nitro
Eu tenho uma Fender Tele Thinline deluxe mexicana , ela vem de fábrica com tarraxas com trava , captadores noiseless vintage , uma ponte muito boa . Tem certeza com todas as americanas tem pintura nitro ?
Fala Riccy. Excelente vídeo! Recentemente adquiri uma Fender Player Plus e gostei bastante. Queria saber se vc já teve a oportunidade de testar e, se ainda não testou, sugiro fazer uma avaliação desse modelo mais moderno lançado pela Fender. Abs
Lembrando que as Players series de hj e algumas séries especiais lançadas com blacktop, road worn entre outras... são outro nível comparado a serie Standard, e esses todos captadores de alnico e ferragens melhoradas.
Nitro é mais chata pra ter cuidados! Esse negócio de interferência da madeira já foi desmistificado a muito tempo!... Mas a beleza da nitrocelulose está no seu envelhecimento! Imbatível nesse ponto!
Meu querido tenho uma fender México 94 a logo marca "fender" vem escrito de preto e lá na ponta do headstock vem escrito "squier séries". Gostaria que você falasse um pouco sobre essa guitarra, não achei quase nada sobre ela na Internet. A minha dei uns upgrades nela coloquei ponte fender big bloco, tarraxas vintage gotoh furação 8mm e um trio de capitão fender custon Shop Texas special aí ficou top... obrigado por esse teus vídeos muito bons...
não entendi o problema sobre a diferença entre mm e in. Basta saber que 1 in = 25,4 mm e pegar a chave equivalente em mm (ou in) para ajustar a ponte e carrinho. Certo?
A PRS não usa a mesma pintura que a Fender USA, a linha Core da PRS não usa nitrocelulose. Inclusive as séries mais baratas da Fender USA não usam nitro, incluindo aí a Standard durante muitos anos. Isso que eu disse não tira o carácter instrutivo do vídeo, excelentes informações.
@@RiccyG Então, eu tenho uma PRS SC 245 americana de 2008. Naquela época eles estavam um acabamento pouco espesso, mas visualmente bem diferente de nitro. Atualmente eles usam um acabamento de pequena espessura semelhante visualmente ao nitro da Fender e Gibson. No entanto, esse acabamento da PRS não desgasta igual ao da Gibson ou das Fender Custom shop (que usam a fórmula de nitrocelulose antiga). Para usar essa fórmula antiga você precisa encomendar uma PRS private stock e solicitar isso. Aí sim você vai ver o acabamento da guitarra descascar igual às guitarras vintage. De novo, dou os parabéns pela informações detalhadas do vídeo. É importante que o povo saiba as diferenças dos produtos para avaliar se vale à pena pagar mais na hora da compra.
Excelente vídeo. Infelizmente a galera tem cabeça condicionada, para mim guitarra de alta grife é muito jogo no sentido de que não se perde grana na hora da revenda e troca, e Fender , Gibson e até PRS e Pensa Shur vendem muito rápido e por preço de mercado , e até pela " moral" ( moral relativa, tem gigs que te julgam pelos equipos que possui, qundo deveria de ser pela competência) para trabalhos importantes....mas em se tratando qualidade real mesmo? Uma boa guitarra , porém mais em conta ( $$$) com upgrades inteligentes chega fácil fácil ao nível dos medalhões .... ....daí o restante da grana que eu pagaria numa guitarra hiper cara eu investiria em outras coisas como ; - aulas com um baita professor, com bons cursos e livros visando tocar cada vez melhor. - gastaria também em ampl honesto e decente , com bons simuladores e pedais , bons cabos e pedais.
11:28 $350, não seja mentiroso 🤥. A fender strato mexicana mais barata é a da série Player, e aqui nos EUA, ela custa $850(sem taxa). Com a taxa, ela vai pra em torno de $950. E se você pedir on-line e tiver que pagar o FedEx, o total vai para $1.000.
Tenho uma Mexicana Strato Blacktop com Floydrose e captadores Humbucker Alnico Vintage com split para deixa-los single... não troco por uma americana standard... adoro o timbre dela e fora q vir original com floyd é coisa rara em uma autêntica fender... não sei pq mas ela é bem diferente dessa mexicana aí... como diferença da pintura do corpo e headstock, a tampa metalica traseira q na minha tem escrito Fender.
Importante frisar que nitro ou P.U não são “tintas”, são vernizes, e que o nitro raramente é usado nas Fenders, e, mesmo assim, só nas Custom Shop utilizam aquele verniz fino na forma como eram feitas nos anos 50 e 70. Nas Fenders americam vintage e signatures o nitro é feito de forma menos artesanal e por isso fica mais grosso. Jamais ví em mais de 30 anos de guitarrista uma Fender americana padrão standard que não fosse de P.U. As mexicanas são de poliester, um pouco mais barato que o P.U. mas quase tão brilhante quanto.
tenho impressão que as Telecasters têm menos diferenças entre sí, pelo menos no som. Tenho uma mex edição 60 anos, fala de igual pra igual, com uma eua. Mas as stratos com certeza tem muito mais detalhes...
Desculpe, mas o acabamento das madeiras das Fender Americanas, já não é em nitrocelulose há muitos anos (apenas a Gibson continua a seguir este procedimento). É utilizado uretano satinado. Apenas nos instrumentos dedicados a artistas (e quando estes o requerem), e também em alguns da Fender Custom Shop, é que o nitro é utilizado.
Atenção aos "Sommeliers de Parafusos"!!!
Todas as informações deste vídeo,foram tiradas de fóruns,e sites oficiais da Internet,especializadas neste tipo de modelo,portanto,se tens algo a acrescentar ao vídeo, deixem comentários e informações pertinentes e educativas,que venha somar às informações já contidas no vídeo.
Quando fui comprar minha segunda fender tive a oportunidade e a grana pra levar uma americana. Contudo, após testar vários modelos gostei demais do som de uma tele mexicana e levei ela
Eu tenho uma Mexicana 1994 , ja toquei em uma Americana e nao senti diferença grande igual se ve em comparações de epiphone com Gibson. Estou feliz demais com minha mexicaninha, nao vejo ela perder para americana, claro embora um status americana seja maior , mas não importo com isso . Top comparacao parabéns amigo.
Obrigado irmão por assistir e comentar 👍 👍
Bom ponto. Eu tenho Epiphone e Gibson aqui e neste caso eu sinto um salto de qualidade relevante mesmo.
Olha, as mexicanas antigas perdiam muito para as americanas. Hoje em dia a diferença é bem pouca
@@Ryrf774 eu penso que as primeiras mexicanas foram feitas supervisionadas por americanos e maquinas americanas trazidas dos EUA, mas a tecnologia vai avançando também ao longo do tempo e as coisas comecam a se igualar como voce disse
@@arielmaia93 já tive uma mexicana 1995, a captação e as ferramentas eram terríveis
Parabéns! Muitos vídeos tocam no assunto mas não mostram e esclarecem as diferenças
Obrigado meu amigo pelo comentário 🙏
São duas diferenças principais: a) USD 500 b) Uma é feita por mexicanos no méxico e outra é feita por mexicanos nos usa.
😂😂😂😂
😂😂
Muito interessante. Sempre vi videos dos gringos dizendo que a única diferença entre elas era: de que lado da fronteira estava o mexicano que construiu a guitarra. Mas tu mostrou detalhes e diferenças claro. Excelente vídeo!
Obrigado meu amigo 🤜 🤛
A minha strato é mexicana de 2018. Guitarra maravilhosa.
Tank you Man ! Vc eo Cara que melhor consegue explucar as diferenças entre as fender Americana e a Mexicana.
Obrigado meu amigo 🤜 🤛
Cort é uma marca extraordinária, mas o brasileiro é um colonizado eterno.
Obrigado irmão pelo comentário
Eu compreendo a ideia subjacente, mas a historicidade de Gibson e Fender ainda pesam muito. De resto, concordo com a questão da síndrome de vira-latas.
Tenho um cubo Fender Rock Pro 1000, tenho um carinho especial por ele...meu pai me deu de presente em torno de 1 ano antes de falecer....bom, mas vamos ao q interessa, ela tinha um adesivo atrás Made In México, até q um dia esse adesivo tava meio solto e resolvi tirar, e pra minha surpresa tinha gravado(pintado) Made In USA no amp.
Show meu amigo...
Obrigado pelo comentário.
Este ano era mesmo americano eu me lembro que tive um rock pro 1000
Muito bom! Pouca gente conhece essas diferenças.
Obrigado meu amigo 🤜
Tenho duas fender México, uma strato standart e uma baja, adoro elas!!!
Show irmão...
Obrigado por comentar
Vende as duas e compra uma americana
Eu tenho uma Fender Special edition mex. Ela é muito boa, tem vários upgrades, adoro ela. Sonzão maravilhoso dos DiMarzio... sou apaixonado
Obrigado meu amigo pelo comentário
@@RiccyG Eu tenho uma fender mexico de 2003 assim que pintura craquelou vi uma emenda
Tenho uma fender mexico edição comemorativa 60 anos que veio com pots CTS, chave fender americana e captadores tex mex alnico, alem de neck plate customizado... gosto muito da bixinha. 😁 recentemente coloquei caps 57/62 e ficou mais top ainda.
Obrigado meu amigo pelo comentário
Muito legal as observações. Eu tenho uma mexicana e não sabia dessas diferenças. Você foi falando e eu fui sofrendo, kkk, ripas de madeira, ponte de material inferior, parte elétrica ruim... , acho que eu devia ter comprado a americana na ocasião!
Kkkkk....na verdade é uma boa guitarra cara .. só acho que o preço que se cobra no Brasil que é fora da realidade mesmo.
Muito Interessante !!!!
Tenho uma Fender Americana e uma Squier( primeira Guita).
Saudações !!!!
Obrigado irmão pelo comentário
Confesso que não saberia identificar qual é qual kkkk muito bom vídeo, esse entende de Fender.👏👏👏👏
Obrigado meu amigo 🤜 🤛
Legal ver a foto da colagem dos corpos. Vale ressaltar que esses modelos não são mais feitos pela Fender. Os modelos atuais são a Player (MX) e a Pro 2 (US). Vale um vídeo comparando os modelos novos ❤
Tenho as duas… americana standard 2013 e mim 2001. Preciso de mais nada! Perfeita as duas.
Obrigado irmão pelo comentário 🙏 🙏
Olá! Tenho uma Fender
Mexicana deluxe, 2011, captadores noiseless, corpo em Ash, eu gosto muito! Ótimo vídeo!!
Essa sim é top cara...já tive algumas...mas ela é outro nível
Obrigado irmão pelo comentário
Pois é, eu tenho uma Tele Deluxe Thinline , todas as peças são excelentes.
Tive uma strat mexicana de 1997, boa guitarra mas precisando upgrade, troquei por uma tele mexicana 2011 reedição da 1951 e não quero outra guitarra, estou à alguns anos com ela e bem satisfeito.
As novas Fenders mexicanas (Player series, que substituiu a Standard) são muito mais próximas às americanas em termos de peças e controle de qualidade em todos os tópicos que pontuaste: corpo em 3-5 peças, pintura em polyester, captadores alnico 5, molde do corpo RADII (o mesmo das americanas), elétrica com os mesmos componentes das americanas, neck plate com logo F, logo do headstock no mesmo modelo americano.
Além disso, em vários pontos do que disseste falta clareza ou informação, e acabam soando bem tendenciosos. Alguns deles:
- Tu falaste que o bloco da ponte da Mex Standard é de zinco, mas não disse de que é feito o das americanas. E mais: nunca ouvi falar de alguém quebrando bloco de ponte. :D
- Sobre as tarrachas, disseste que as mexicanas são de 2ª linha, mas não esclareceste de que forma isso é pior.
- A diferenças entre polegadas e milímetros entre Mex. e American é apenas por causa do sistema de medidas dos EUA é diferente do resto do mundo - quer dizer, a diferença é a descrição das peças, não nas peças em si.
Ficou a impressão que apenas reproduziste os argumentos de que tem Fender americana por status.
Seria bem legal um novo vídeo, comparando a nova série mexicana com as americanas.
Fora a questão da pintura, a American Standard NÃO é de Nitrocelulose como ele disse, e sim de Poliuretano (Polyurethane - P.U.) até meados dos anos 2000 e posteriormente passaram a chamar de "Urethane", que é basicamente a mesma coisa, por questão de marketing. American Standard não é pintada com Nitrocelulose.
👍
Bloco de aço altera o comportamento do som. Mas pode ser customizado
Eu tenho uma Fender Player, e cara, é bem isso que vc falou mesmo.
Talvez eu possa ajudar sobre as tarraxas, mas já vou dizendo que não sou especialista nem nada, só assisto os vídeos e vou aprendendo. Posso estar errado em tudo kkk
Acho que as tarraxas da Fender MIA são feitas de aço (que é mais resistente e mais caro para fabricar), enquanto as da Fender MIM são feitas de liga metálica (que é menos resistente e mais barato para fabricar).
Além disso, você precisa dar mais voltas (digamos, 14) nas tarraxas de uma Fender MIA para o poste (aquele cilindro de metal perpendicular ao headstock da guitarra) completar uma volta, enquanto na MIM você precisaria dar, por exemplo, 10 voltas para o poste completar uma volta. Ao meu ver, quanto mais voltas a tarraxa precisar dar para completar uma volta no poste, melhor, pois o controle de afinação é mais preciso e a desafinação é mais sutil.
Acho muito legal a iniciativa de ter um produto com um baixo custo e tentando manter a qualidade
Obrigado irmão 🙏 🙏
Legal seu vídeo! Tenho uma Fender by Roland mexicana, muito bem feita, por sinal! Acho que faltou mencionar o verniz do braço, que nas americanas é mais natural (fosco), enquanto nas mexicanas é brilhante e mais espesso.
Obrigado meu amigo pelo comentário e por assistir
Meu amigo. Que video bacana! Muito didático, dá pra entender muito bem a diferença entre elas.
seguindo ja o canal!!!
Parabéns!!!
Obrigado meu amigo por assistir e comentar 👍 👍
Faz vídeo comparando Tagimas Had Brasil antigas ( 99 a 2004) As dos dias de hoje comparando.
Para mim as melhores Fender e as Japan de Alder e de Ash, essa tem os preço bom e qualidade Top... as Fender USA top sempre serao as da era Leo Fender dos anos 50 meados dos anos 60....
Parabéns
🙏🙏
Já tive as duas, minha primeira foi uma Mexicana ano 2012 Sunburst rosewood e uma American 2014 Olympic White maple. A mexicana é uma ótima guitarra, impecável e exige upgrades mínimos como a captação no máximo. Já a americana é guitarra para uma vida inteira e é extremamente confortável, troquei os captadores apenas por uma questão de gosto pessoal.
Obrigado irmão por assistir e comentar 👍
boa noite irmão, otimo vide, toda as informações exatas, só um adeno, a pintura das american standard, a partir de "95 são feitas com POLYESTER e nao de nitrocelulose, só para acrescentar ao video, tenho uma mexicana, obtive essa informação traduzida do site oficial desse modelo
👏 ótima comparação
Obrigado meu amigo
Vou querer ver a comparação do som.
👍👍
Com certeza irmão...
Obrigado por assistir
fender americana top de mais
Lulu santos usa na turne atual uma fender mexico , branca com headstock invertido...
É um modelo Hendrix
Modelo Hendrix
Carambolas, tenho um Fender Player Mexicana de de 2019 e:
Captadores Alnico 5
Neck plate com F
Ponte com 2 apoios
Tarraxas Standard blindadas (que são as mesmas da American Professional se não me engano).
Neste tempo com ela, os únicos upgrades que fiz por comodidade foram roller nut + tarraxas (originais fender).
Não sou sommelier de parafuso (haha :p), mas acho que as diferenças se foram realmente de foruns e sites oficiais, estão há 10 anos defasadas.
Obrigado irmão pelo comentário
Você já testou as novas mexicanas da série Player? Pela descrição, elas têm captação de Alnico V, ponte com dois apoios e, se for como os baixos, potenciômetros full size.
Eu tenho um sonho de ter uma Gibson Flying V, mas não tenho grana pra isso porém to feliz com minha Dolphin SG com 2 Malagolis com Tarraxas Gotoh c/ travas Elétricas push pull e Nut de osso feito pelo meu luthier :P
Show irmão
Parabéns...
a fender americana é como um corolla....pode nao ser a objetivamente melhor q a mexicana, mas tem ótimo valor de mercado....e considerando o investimento, acho isso relevante caso seja necessário passar para frente.....
Obrigado irmão por assistir e comentar 👍 👍
@@RiccyG eu q agradeço pelos esclarecimentos muito valiosos
Legal Amigo.
Obrigado irmão 🙏 🙏
Ótimo vídeo, bem esclarecedor! Na sua opinião, qual a melhor escolha em construção e no hardware entre Fender Southern Cross e Squier Deluxe? Qual seria a melhor escolha?
Cara,a southern Cross é legal pela história mas a tecnologia das Squiers modernas com certeza é bem melhor.
Cara fender brasileira não existe (de verdade) desculpe mas é só uma Giannini nos "padrões" da fender e utilizando a logo da fender. Uma Squier STD já é superior as cópias autorizadas da Giannini.
Como eu toco mau, minha mexicana me atende muito bem, não sei como é o som de uma American; mas acredito que a melhor coisa é tocar o que cabe no bolso e usar o instrumento e curtir a musica. o restante vem com o tempo!
Acabei de comprar na Guitar Center Brooklyn uma Fender Mexico por 890 dolares. As descricoes que vc descreveu no seu video estao corretas sim, com excessao na Bala do tensor e igual preta tbm, Neck Plat tbm vem escrito Fender. Inclusive a cor da minha guitarra e vermelha kkkkkkk si quizer posso enviar a foto ou video dela pra voces verem. Toop
Obrigado irmão pelo comentário
Fui o 1000 a curti esse baita vídeo
Se as diferenças já eram poucas em relação à uma Fender MIM 2009, nas novas Fender Player a diferença ficou ainda menor.
Confesso que eu ainda tenho vontade de ter uma americana, mas seria uma decisão muito mais emocional do que racional.
Eu sou Contrabaixista e falo experiência com Fender Mexicano: de 1990 até os anos 2000 tem problema crônico de tensores sem contar eletrica eram de péssimas qualidades comparado a Americanos e alguns Japonês da época. De 2000 até 2010 parte desses problemas foram corrigidos nesse período ainda assim distante da qualidade Americana, deu um salto razoável em termos de timbre que são legais principalmente a Linha Deluxe 2004 a Edicao de Aniversário 50 Anos da Fender Precision e Jazz Bass. A Fabricação Mexicano dos Baixos evoluiram pra melhor a Partir de 2010 pra cá diferente da Serie American Deluxe que Decaiu feio mas em 2015 vieram os Elite e o Ultra melhorou pra caramba mas falando dos Mexicanos eles evoluiram de 2010 pra cá. São novas maquinas e tecnologias avançadas ao ponto de igualar as safras Standard Americana das antigas ou ate mesmo superior aos Deluxe no Caso dos ativos vieram a série Player e Vintera.
Tenho as duas mas acho o som e o material das americanas infinitamente melhor principalmente as mais antigas
As diferenças que eram pequenas hoje são ainda menores. Sobre o item 1) a madeira influi quase nada no som de uma guitarra. É possível encontrarmos vídeos de lendas como Jimi Hendrix, Keith Richards ou Steve Vai tocando em guitarras de vidro. Tem guitarras de lata de óleo, shape de skate, com sons incríveis. Os captadores, cordas, amplificadores, pedais, regulagem e principalmente a técnica (mão) do guitarrista sim vão pesar de verdade no som. Diferenças sutis existem entre guitarras da mesmíssima fábrica. Uma Fender americana pode soar melhor que outra também americana ou melhor/pior que uma mexicana. Logo, basta substituirmos captadores de cerâmica por alninco (item 3) que o som soará muito semelhante nas duas guitarras, assim como as tarraxas (5) ou straplock (9), enfim, basta trocar essas peças que você terá duas guitarras equivalentes. Sobre a tinta (2), bem... pura frescura. Guitarristas icônicos tocaram ou tocam em guitarras relic, descascadas, arranhadas, sem tinta, etc. Tinta não influencia nada na sonoridade da guitarra. Pessoalmente eu prefiro as guitarras relic, acho até mais bonitas. Conclusão: se você tá bem de vida, tem muita grana e quer pagar acima de R$ 8 mil (algumas mais de 30 mil!) numa guitarra Fender americana, que bom pra você. O dinheiro é seu, rasgue-o se quiser. Mas se você é "correria" e está pensando em fazer um som legal, sozinho ou numa banda, para ganhar seu dinheiro como músico, ou apenas quer se divertir fazendo um som (de qualidade inclusive), não existe necessidade de ter especificamente uma Fender americana. Até porque hoje em dia quase tudo vem da China mesmo. É puro fetiche, um valor fictício, ideológico, marketing. Entre seus amigos e principalmente para o público que vai te ouvir tocar, acredite, o endereço da fábrica da tua guitarra é o que menos importará.
Obrigado irmão pelo comentário
Eu achava que a quantidade de trastes também era uma característica. Observei que quase todas americanas têm 22 trastes e as demais têm 21. Mas creio que não seja regra. Muito bom o vídeo
Obrigado irmão pelo comentário
21 e 22 trastes tem nos 2 modelos
muito legal!
Obrigado irmão 🙏 🙏
Esclarecedor!!! Melhor tagima Brasil que as fender México
Vemos luthiers altamente renomados que já pegaram em todos os tipos de instrumentos que minimizam todos esses detalhes mencionados, sobretudo, a ideia de ressonância e a interferência dos materiais no som. Óbvio que cada um tem sua opinião. Particularmente, eu fico com o que os especialistas dizem, porque paga-se mais por status e perfumaria. Aí, nesse quesito é cada um na sua, pq cada um sabe o que faz com o dinheiro que tem.
Alavanca da ponte também apresenta diferença!
Já testou modelo Califórnia Séries que foi comercializada no período de 1996 a 1998 ?
Já sim irmão,
Mas destas guitarras da safra mexico/usa a mais legal é a American Trraditional
Bom canal, parabéns. Está sabendo de alguma Fender USA usada de confiança pra comprar? Saudações!
Faz um video mostrando a diferença entre a Fender USA e a Fender Japan...
Blz irmão
Vou arrumar 1 pra fazer este video...no momento estou sem Japan
Boa!
Sempre quis ver esse comparativo... reza a lenda q a Japonesa ja é bem superior a Mexicana.
Então a madeira do braço, da escala, e os trastes são iguais em qualidade?
São similares sim irmão.. não são iguais mas o braço é maple sim e a Escala é rosewood também,um pouco diferentes porém, não senti tanta diferença pois o shape do braço e a escala são iguais
Não deve ser exatamente igual. Certamente a americana usa madeiras mais seca e já tratada, msm que tenha o mesmo nome.
Riccy, já fez algum video sobre as Fender Southern Cross? Gostaria muito de saber a tua opinião... forte abraço!
Obrigado irmão...vou fazer sim...
Muito facil.. é uma guitarra giannini, com o logo da fender..🤣
Guitarra incrível.
Só uma correção. A Fender USA usa verniz P.U. desde os anos 70. Apenas alguns modelos Custom Shop hoje em dia são feitos em Nitro
Obrigado irmão pelo comentário
Todas as reedições também e as signature dos artistas...eu tenho aqui reedição de 62 com nitro e a signature tb de nitro
@@RiccyG Massa!
Eu tenho uma Fender Tele Thinline deluxe mexicana , ela vem de fábrica com tarraxas com trava , captadores noiseless vintage , uma ponte muito boa . Tem certeza com todas as americanas tem pintura nitro ?
Pelo preço de uma Fender Mex dá pra comprar uma boa guitarra nacional. Tem marcas que valem a pena!
Obrigado irmão pelo comentário
Bom vídeo, só ficou faltando mostrar o bag e o case.
Posso mostrar em outro vídeo irmão...estavam fora da mão...na hora de gravar
@@RiccyG 👍😊🙏🏻
Tu ja fez um video sobre a semi acustica WASHBURN HB35?
Ainda não cara...mas tem sobre outras semi Acústicas no canal...assim que possível eu farei sim
As fender México fsr tbm são várias partes ?
Normalmente os modelos mais novos são mais bem feitos
@@RiccyG no caso as de 2008/09 são várias partes então ? Já que são mais antigas
Olá ,parabéns pelo vídeo. vc não falou da escala.
Fala Riccy. Excelente vídeo! Recentemente adquiri uma Fender Player Plus e gostei bastante. Queria saber se vc já teve a oportunidade de testar e, se ainda não testou, sugiro fazer uma avaliação desse modelo mais moderno lançado pela Fender. Abs
Obrigado irmão.
Ainda não tive a oportunidade de testar não...
Juntar mais um pouquinho pra comprar a Americana 🤣🤣🤣 dá quase o triplo kkkkkk
Boa noite.
O que vc acha da Fender Stratocaster Classic Player 50s. Designer Custon Shop..
Esta já é uma linha beeem melhor do que a standard do vídeo...
Se aproxima bem mais das americanas..em madeira e captação
Lembrando que as Players series de hj e algumas séries especiais lançadas com blacktop, road worn entre outras... são outro nível comparado a serie Standard, e esses todos captadores de alnico e ferragens melhoradas.
Obrigado irmão
A standard México é mesmo a de entrada
Cara nitrocelulose melhor?
Será amigo?
Obrigado irmão pelo comentário
Nitro é mais chata pra ter cuidados!
Esse negócio de interferência da madeira já foi desmistificado a muito tempo!...
Mas a beleza da nitrocelulose está no seu envelhecimento!
Imbatível nesse ponto!
Já tive am standard com 5 partes de alder , irmão não tem exatidão nas construções de fender american
Meu querido tenho uma fender México 94 a logo marca "fender" vem escrito de preto e lá na ponta do headstock vem escrito "squier séries". Gostaria que você falasse um pouco sobre essa guitarra, não achei quase nada sobre ela na Internet. A minha dei uns upgrades nela coloquei ponte fender big bloco, tarraxas vintage gotoh furação 8mm e um trio de capitão fender custon Shop Texas special aí ficou top... obrigado por esse teus vídeos muito bons...
não entendi o problema sobre a diferença entre mm e in. Basta saber que 1 in = 25,4 mm e pegar a chave equivalente em mm (ou in) para ajustar a ponte e carrinho. Certo?
A minha é uma fender méxico vintage . Ano 2000 .
Top...obrigado por comentar meu amigo
Anos 2000 será vintage em 2050. Além disso, guita boa e antiga é vintage. Guita ruim e antiga é só uma guita velha msm.
@@JL-bu8bz ruclips.net/video/fnsr4ofwAxA/видео.html
Ela é igual essa aq sabixão.
Muito bom Riccy! sabe dizer se compararmos um modelo mais top Mexico com um modelo mais simples USA ainda assim veremos todas essas diferenças?
A realidade é que tem muitos guitarristas de Fender mexicana que colocam os de Fender americana no bolso!
Obrigado irmão pelo comentário
Poderia fazer com as atuais USA e Mexico . Creio que tenha mudado
Com certeza mudou cara...até pela tecnologia empregada no maquinário.
Obrigado 👍 😉
Muito Bom! Falam que Ñ existe diferenças!!! Kkkkk!
A PRS não usa a mesma pintura que a Fender USA, a linha Core da PRS não usa nitrocelulose. Inclusive as séries mais baratas da Fender USA não usam nitro, incluindo aí a Standard durante muitos anos. Isso que eu disse não tira o carácter instrutivo do vídeo, excelentes informações.
Obrigado irmão pelo comentário
Eu tenho 2 custom 24 aqui e me baseei nelas...
@@RiccyG Então, eu tenho uma PRS SC 245 americana de 2008. Naquela época eles estavam um acabamento pouco espesso, mas visualmente bem diferente de nitro. Atualmente eles usam um acabamento de pequena espessura semelhante visualmente ao nitro da Fender e Gibson. No entanto, esse acabamento da PRS não desgasta igual ao da Gibson ou das Fender Custom shop (que usam a fórmula de nitrocelulose antiga). Para usar essa fórmula antiga você precisa encomendar uma PRS private stock e solicitar isso. Aí sim você vai ver o acabamento da guitarra descascar igual às guitarras vintage. De novo, dou os parabéns pela informações detalhadas do vídeo. É importante que o povo saiba as diferenças dos produtos para avaliar se vale à pena pagar mais na hora da compra.
Tenho 2 Mexico e estou contente. Importa ser fender
Excelente vídeo. Infelizmente a galera tem cabeça condicionada, para mim guitarra de alta grife é muito jogo no sentido de que não se perde grana na hora da revenda e troca, e Fender , Gibson e até PRS e Pensa Shur vendem muito rápido e por preço de mercado , e até pela " moral" ( moral relativa, tem gigs que te julgam pelos equipos que possui, qundo deveria de ser pela competência) para trabalhos importantes....mas em se tratando qualidade real mesmo?
Uma boa guitarra , porém mais em conta ( $$$) com upgrades inteligentes chega fácil fácil ao nível dos medalhões ....
....daí o restante da grana que eu pagaria numa guitarra hiper cara eu investiria em outras coisas como ;
- aulas com um baita professor, com bons cursos e livros visando tocar cada vez melhor.
- gastaria também em ampl honesto e decente , com bons simuladores e pedais , bons cabos e pedais.
Obrigado meu amigo pelo comentário
Faça com a Mex Player, ela é idêntica a American Standard 2010
Show irmão...assim que eu tiver uma eu faço sim
11:28 $350, não seja mentiroso 🤥. A fender strato mexicana mais barata é a da série Player, e aqui nos EUA, ela custa $850(sem taxa). Com a taxa, ela vai pra em torno de $950. E se você pedir on-line e tiver que pagar o FedEx, o total vai para $1.000.
Usada no ebay encontrei por 380,400,420 várias irmão...Da uma procurada lá..
Q ano é a americana? Não falou no vídeo
A vermelha é 2001
Tenho uma Mexicana Strato Blacktop com Floydrose e captadores Humbucker Alnico Vintage com split para deixa-los single... não troco por uma americana standard... adoro o timbre dela e fora q vir original com floyd é coisa rara em uma autêntica fender... não sei pq mas ela é bem diferente dessa mexicana aí... como diferença da pintura do corpo e headstock, a tampa metalica traseira q na minha tem escrito Fender.
Obrigado amigo por assistir e comentar
5:47. Laele😅😅😅😅😅😅😅😅
Por isso não critique uma fender se não sabe qual é a melhor do país pra valer a pena.
Na minha opinião. Aguarda e pega Fender Americana.
Tenho uma Fender Strato 1995 uma máquina!!
Top irmão...
Obrigado por assistir
Se pegar uma mexicana e fazer upgrades daria na mesma, não?
Bom dia, certeza que tem Fender chinesa? (modern Player?)
Com certeza irmão...
Importante frisar que nitro ou P.U não são “tintas”, são vernizes, e que o nitro raramente é usado nas Fenders, e, mesmo assim, só nas Custom Shop utilizam aquele verniz fino na forma como eram feitas nos anos 50 e 70.
Nas Fenders americam vintage e signatures o nitro é feito de forma menos artesanal e por isso fica mais grosso. Jamais ví em mais de 30 anos de guitarrista uma Fender americana padrão standard que não fosse de P.U. As mexicanas são de poliester, um pouco mais barato que o P.U. mas quase tão brilhante quanto.
Obrigado irmão pelas informações
tenho impressão que as Telecasters têm menos diferenças entre sí, pelo menos no som. Tenho uma mex edição 60 anos, fala de igual pra igual, com uma eua. Mas as stratos com certeza tem muito mais detalhes...
Este modelo da sua tele é mais próximo mesmo...das Americanas...As Standards são os modelos mais básicos
Sentindo a madeira é??? Lá ele!!!!
Desculpe, mas o acabamento das madeiras das Fender Americanas, já não é em nitrocelulose há muitos anos (apenas a Gibson continua a seguir este procedimento). É utilizado uretano satinado.
Apenas nos instrumentos dedicados a artistas (e quando estes o requerem), e também em alguns da Fender Custom Shop, é que o nitro é utilizado.
👍
Sabe a diferença das Fender Japonesas anos 90 ? tenho uma e não consegui ver diferenças
E a American special?
Boa guitarra também...
Uma linha abaixo da american standard.
Mas funciona sim.
Vem sem case e algas diferenças, mas no geral são bem parecidas.
E a madeira?
A madeira é alder nas 2,mas na mexico,são mais partes coladas que na americana
Outro detalhe madeira do braço da americana bem melhor mais maciça, pesada, ressoa melhor do que madeira do braço da mexicana
Ouvi dizer que o que muda é apenas na hr de sair da fábrica, se ficar no México, mantém made in México. Se for para os EUA mantém made in USA. 😅
American standard é pu tbm. E nitro não é melhor, é justamente o contrário. Se utiliza nitro por tradição