Se vocês querem saber, o Brasil foi até que longe demais, muito a mais que o esperado. O brasileiro médio não sabe quanto é 10% de 100, não sabe a diferença de mais e mas, não sabe pensar sobre a vida, tampouco sobre a materialidade. É um povo rasteiro, invejoso, iletrado e nossas elites - jurídicas, políticas, intelectuais, econômicas, etc etc, são de segunda categoria. Via de regra possuem um olhar tacanho, egoísta e superficial sobre o mundo. Exemplos, desde a procuradora dizendo "mim comprar luxos" ao empresário que acha que devemos eternamente sermos reféns da soja, proteína e minério ou ao professor de doutorado que dá carteirada pra mostrar que pode, não faltam. Não há como um Estado dar certo quanto as bases sociais que lhe dão forma são toscas.
Comentário excelente. O problema básico daqui é a mentalidade do país todo. Nós ainda vivemos com a mentalidade de Casa Grande e Senzala, de Regime Escravocrata, de Sistema Feudal e de Absolutismo Monárquico. Somos uma colônia de exploração. Tudo aqui já é bem arquitetado para manter certos grupos e castas. Não vejo solução para o Brasil não. A solução que existe é cada brasileiro buscar a sua.
foda se que o brasileiro médio é assim. o importante é que a massa pensante (como os fathers americanos) ajudem o Brasil a ir para frente com bons programas. Se for com esse pensamento nunca vamos pra frente. eu acho que é desmotivador e falido
Realmente, vc percebe que um país onde a meta de vida de 90% da população é pegar um cargo público qualquer e se encostar no governo, não tem como dar certo... Já virou cultural uma pessoa ficar correndo atrás de concurso público pra ganhar um salário bem mais ou menos pelo resto da vida... O brasileiro é medíocre por natureza.
Concordo que entregar dinheiro na mão de burocratas não resolve os problemas estruturais do Brasil. A corrupção, a ineficiência e a falta de transparência na gestão pública são obstáculos que impedem o desenvolvimento do país e a melhoria da vida da população
Maravilha! A parte final então - por decreto, reduz a gravidade e deu! Manda ver! Triste país, triste povo brasileiro.Otimas intervençoes da dupla. Obrigado!
Um trilhão em impostos. O Brasil não precisa ter déficit. Já começa aí. Além de gastar mal o que arrecada, gasta o que não tem. E o problema também não é algum programa social pra ajudar pessoas em dificuldade. É que todo o estado trabalha pra gerar benefícios pra castas privilegiadas e isso não irá mudar tão cedo.
Verdade. Criticam o bolsa família, o abono. Mas todos setores da sociedade querem benefícios tb. E pior, setores que normalmente não precisam. Esse é o Brasil
Aqui funciona assim. Mais dinheiro para eleitores de cabrestos e a maior parte para manter regalias de políticos, justiça caríssima e aposentadoria pomposas.
Mas somos um país do imediatismo. As políticas públicas devem ser vistas no próprio período de 4 anos daquele governo. Primeiro que quem tiver a frente não vai querer que o seu sucessor, que pode ser um adversário, lucre com seus projetos. Segundo que o afegão médio não aceitaria essa proposta de melhora daqui 10,15,20 anos. Se dentro de casa já é difícil vc educar uma pessoa a economizar e investir para o futuro, imagina pra mais de 200 milhões de pessoas.
vai economizar e investir o q acabou de fazer na panela? lembre se q é 1 unica panela, serve p jogar fora a atras do barraco e a mesma p a janta. se precisa mais clareza: o povo nao tem a minima qualidade de vida e vc esta achando q tem algum p economizar e investir. tem q pensar, chapa!
@@chocho2436 boa tarde, sugiro fazer uma imersão em interpretação de texto, pois esta muito fraco. A questão tratada não foi as condições de poupar/investir das pessoas e sim a mentalidade ser imediatista e não conhecer ou adotar projetos de médio/longo prazo. Enfim....estude mais e saia da internet.
@@CleberCampos-v4q jogam o povo na miséria, e depois ficam manipulando com bolsa fome, bolsa esmola e por aí vai… safadeza, maldade.. porque é tão difícil o povo ‘acordar’ e ver aquilo que está diante aos olhos?! É repugnante, revoltante … desculpe-me pelo desabafo 😞
Os brasileiros fazem isso a si mesmos na medida em que elegem esses trastes. E nem me falem em fraude nas urnas. Não precisa de fraude quando se tem uma população imoral e ignorante cujo maior propósito na vida é a picanha e a cervejinha no fim de semana.
O Pedro fez um exemplo sem noção. Ele tenta tratar um país, que tem BC como se fosse a conta corrente de uma menina fútil. A quantidade de erros é imensa.
um cara que tem visão hahahahaha. O cara falando de um teto de gastos de 4 anos e depois pode gastar metade do crescimento do pib (depois dos 4 anos). Já era assim, porém toda a receita que aumentava já poderia aumentar os gastos e mesmo assim as dívidas obrigatórias bateram praticamente 100% no orçamento do Guedes para 2023. Engraçado é ver a cara do Alexandre vendo esse cara falar como se fosse o dono da verdade.
O argumento do Cerize é perfeito o problema são os interesses políticos que entravam o crescimento. Construir ferrovias afeta diretamente os interesses dos caminhoneiros que pararam o Brasil anos atrás. O Brasil não cresce porque sempre existem interesses políticos que lucram com nosso atraso.
Não é diretamente ao caminhoneiro que dirige, e sim ao lobista dono de frota, posto, combustivel, e de quem detem a unica grande empresa de ferrovia no brasil. Lobista nao quer concorrente.
@@Fritztiago Perfeito, não havia pensado nesse aspecto. De qualquer modo isso prova que as reformas são inviáveis porque há interesses que travam as mudanças.
A conversa transcorre como se fosse questão de sugerir um bom caminho para o Brasil. Acontece, que o País mergulhou em direção a uma profunda Ditadura, algo totalmente fora da normalidade institucional que parece ser considerada nos diálogos daqui.
Quero ver um cara desse na precedência da república, fazendo esse malabarismo econômico e ao mesmo tempo ter que responder as necessidades imediatas da população, pobreza, saúde e fome não espera e com certeza haveria uma reação negativa da população com certeza, e como lhe da com isso? A coisa não é tão simples e romântica assim. è muito fácil simplesmente desprezar os já desprezados, dessa discussão pessoas pobres e miseráveis não são levados em conta. O debate sobre um Brasil grande, forte, de sucesso e que der certo, deve ser bem mais amplo, precisa contemplar toda uma sociedade, desde o mais miserável ao mais abastado, tem que considerar as concessões e regalias concedidas a determinadas classes e estruturas, é preciso garantir justiça social e crescimento do país.
Mas aí saber que o Brasil não vai para frente não tem nenhuma novidade. Em um país que o setor bancario tem mais lucro do que empresas que desenvolvem o país só pode dar errado, neste país quem financia a probresa são os mais ricos, estes é que mantem tudo do jeito que está. O entrevistado errou ao simplificar um rede econômica altamente complexa e que depende de pessoas. Em lugar nenhum do mundo é assim.
Cabe a nós o Povo decidir onde investir. O voto Distrital é a nossa saída. Estudem sobre isso. Precisamos de ter poder a cada 2 Anos de um RECALL no congresso.
Queridos, essa máfia que governa este país desde sempre, recebe muito bem para manter o país no atraso. Europa não consegue competir com Brasil se a coisa aqui der certo. Qualquer centena de milhões que eles depositarem para ministros e políticos em paraísos fiscais, é pouco para não deixarem construir ferrovias, dar educação de qualidade, liberar investimentos em infraestrutura e por aí vai. Nunca seremos um país decente
Um ponto que me intriga é a mentalidade de querer gerenciar um país como se fosse um empresa. O objetivo é dar lucro, fazer a economiacrescer? É ter superavit? Quanto? Pela mentalidade empresarial, quem são os clientes dessa "empresa"? O povo. Quais serviços o povo precisa? O que trará a satisfação do cliente? Mais da metade da população vive com menos de 1 salário mínimo, uma parcela enorme não tem água encanada e esgoto. Quais investimentos, foco no orçamento, leis etc são necessárias para atender aos clientes desse país? Falar em economia por falar em economia não gera nenhum benefício à população
Antes de perder tempo pensando nessa linha de raciocínio, o brazil DEVERIA, reduzir os salários dos políticos, assim como todas as regalias, faze-los trabalhar 30 anos “contribuindo” para poder se aposentar. Hj trabalham 8 anos, contribuem zero anos e se aposentam cheios de regalias. Auxílio paletó é a coisa mais ridícula q os corruptos já inventaram. Nos países da Escandinávia, os políticos compartilham de 1 secretária para cada 4 políticos. Não tem assessores, isso é coisa de brasileiro corrupto. Enfim, daria pra escrever um livro sobre como está tudo errado com as mordomias, salários e etc. o brazil precisa cortar tudo isso ANTES de qquer outra coisa. Manter isso vai muito mais além de burrice.
O ponto é que tem muito chupim nesse país. A transferência de dinheiro pro bolso de pessoas dependentes do governo (funcionários públicos, pensionistas, filhos/parentes de servidores/militares que já morreram ou aposentados do governo, etc.) é gigantesca. O Brasil tinha que fazer estilo Nova Zelândia na década de 70, cortando uns 90% do quadro de funcionários públicos, mudando completamente o INSS pra acabar com o sistema atual de aposentadoria e cortando completamente regalias pra funcionários do alto escalão. Aí sim sobraria dinheiro pra alocar em atração de investimento privado via concessão com "outorga negativa" pra gerar esse "efeito multiplicador", como o Cerize falou. Mas qual a chance disso acontecer? ZERO!!! O Brasil tá fadado a fracassar. Se vc acha que o Brasil tem chance de dar certo, ou vc é burro ou é ingênuo.
@@matheusvilaca8850 Falou tudo. Brasil é um país condenado ao atraso. Eu já li que em torno de 60% dos beneficiários do INSS nunca contribuíram nada. Ou seja, isso é insustentável. A Alemanha e o Reino Unido tem um regra de que X% do orçamento é para investimento em infraestrutura, pesquisa, inovação, desenvolvimento e tecnologia no país e eles não mexem em hipótese alguma neste orçamento. Aqui nem existe isso. O orçamento é para carregar parasitas nas costas (transferências para municípios que não se sustentam, subsídios para empresários parasitas, auxílios, bolsas, salários de funcionários públicos, benefícios INSS e dai vai). Além disso se criou uma "cultura de endividamento" que é insustentável, pois ninguém está poupando e investindo, então qual o louco que vai colocar grana aqui. Outro fato é que estamos em estagnação desde a década de 80 (queda de produtividade), educação destruída, perda do bônus demográfico e população bestializada. Por fim, estou lendo um livro que fala sobre o Barão de Mauá e toda essa saf@deza vem desde aquela época, então penso que o "Brasil - País do Futuro" se tornou "Brasil - País Sem Futuro".
O Brasil está tendo agora um projeto de tentar desenvolver uma indústria de alto valor agregado que deveria ter tido 30 anos atrás, mas antes tarde do que nunca, chegou a hora de soltar a mão do agro que já consegue caminhar com as próprias pernas
Tá, tudo bem, isso é lindo, mas a fome e a pobreza imediata, é necessidade por saúde, como que resolve? Também acho que o Brasil deve e precisa investir em infra estrutura e principalmente em ciência e tecnologia. Agora qual a garantia que seguir esse caminho ai sugerido vai de fato gerar emprego e renda para a população ou só vai tornar mais rico quem já é rico.
@@juliocampos4185 corre o risco, porém se ninguém ter a coragem de entrar na política com medo de crítica, lascou. Você mesmo , por favor, entra na política, tamu precisando.
Para quebrar a roda dos políticos atuais tem que comprar votos e usar outras influências. Hoje as pessoas votam por pouco, manter emprego político seu ou de familiar, dinheiro imediato etc..
4:32 vai viabilizar um monte mesmo, mas vai concentrar renda de uma maneira colossal, correndo o risco inclusive de isso virar remessas para o exterior, mais uma vez contribuir com deficit em balança de pagamentos. Falta um pouco de visão de mundo a algumas pessoas do mercado financeiro.
Sendo o brasileiro um ser “social democrata”, ou seja, viciado em “mamata” do Estado, o modelo liberal agrada menos. Porem, como o modelo liberal resolve melhor um número maior de problemas da sociedade, no “long run” o brasileiro deixará de ser viciado em Edtado.
Os países nórdicos tem histórico de governos social-democratas e nunca existiu mamata por lá. Liberalismo não funciona onde há desigualdade social e concentração de renda.
Visão bastante otimista. Eu não vejo isso acontecendo sem que aja uma crise capaz de paralisar o país inteiro. Uma 3° guerra ou guerra civil poderia nos levar a isso.
Realmente, vc percebe que um país onde a meta de vida de 90% da população é pegar um cargo público qualquer e se encostar no governo, não tem como dar certo... Já virou cultural uma pessoa ficar correndo atrás de concurso público pra ganhar um salário bem mais ou menos pelo resto da vida... O brasileiro é medíocre por natureza.
Pedro Cerize é sensacinal no contexto de senso coletivisita das ações concilidas entre as partes! Infelizmente nosso outro colega, ao invés de entender o contexto fica contrariando com argumentos de semántica se seria a dívida zeradou ou não em data especifica! Óbvio, que as variáveis são complexas, mas isto poderia estar tudo alinhado com participação ativa do desde o trabalhador até o maior investidor, desde o confresso e o próprio governo, trazendo um norte único para todo o pais, mas antes do mais nada, sincronizado!
Eu acho engraçado esse tanto de experts, de economistas, 4 anos de cada governo, e ninguém melhora nada de fato!!!!Esses caras elegem os deputados e os governadores: mas não mudam PORRA NENHUMA!!! É TUDO FALÁCIA DE PODCASTIZINHO! NÃO IMPORTA O GOVERNO, A POBREZA GERA A RIQUEZA DE ALGUNS!!SEMPRE SERÁ ASSIM NO CAPITALISMO!
Pra entender igualzinho igualmente com minha família e a do meu cunhado. Eu ganho meu salário há 30 anos e guardo, invisto e gero renda passiva e hoje...tô com salário ótimo, gerado pelo meu sistema de vivência em 30 anos. Meu cunhado ganhava mais que eu ,gastava mais do que ganhava, tá sempre na merda e...ainda tem inveja de mim 😂😂😂.
O economista fazer uma comparação de um pequeno país ilha do Caribe com país de tamanho continental, em que diferenças populacional e suas prioridades de investimentos tem tamanho e escala é desonesto, o percentual de gasto no bolsa família brasileiro não chega 0,5% do PIB, meio por cento por ano, pra ilha do Caribe isso seria quase a totalidade do seu PIB, seria desastroso pra esse pequeno país fazer deficit em transferência de renda pra toda a população que geraria problemas de inflação e desvalorização da sua moeda. O nosso bolsa família é um programa para um público alvo que está fora do mercado de trabalho formal e que a contrapartida é os filhos na escola e saúde em dia, programa social que vai transformar a vida de milhares de brasileiros, principalmente, no futuro com jovens de formação profissional excelência na matemática, ciência, saúde etc. Isso sim é canalizar os impostos provindos da riqueza do petróleo, da soja, do ferro etc para transformar o futuro do país em tecnologia em educação, saúde e desenvolvimento econômico sustentável.
parece otimo, mas so parece. sem educaçao mantemos a corrupçao. com investimento em qualidade de vida(emprego, salario, segurança) nao ha necessidade de esmolinha... ahhh esmolinha da voto. educacao, emprego, salario nao da voto.
Faltou uma explicação simples ( de 5ª série) todos esses paises dos exemplos não são democracia. o governante não precisa se preocupar com reeleição. Ter que mostrar serviços. Não tem longo prazo.
Que simplificação horrivel. O Brasil teve 500 anos antes de inventarem o bolsa familia e o que foi feito para o Brasil virar uma ilha rica? O bolsa familia e de $80bi para um Pib de 3 trilhões. O problema do Brasil nao e o dinheiro que vai para os pobres, mas o que sempre foi para os ricos, atraves de privelegios no servico publico para politicos, militares e juizes, e para grandes grupos empresariais atraves de exoneraçao fiscal...
Ele só deu um exemplo, mula. O bolsa família sozinho não é nada, porém tem o funcionalismo público, inss, e todas as despesas obrigatórias que comem 90% da receita do governo. Ou seja, gastamos dinheiro sustentando o povo e não investimos em nada, diferente da China que não tem previdência, por exemplo, e várias outros fatores que deixam eles na frente de nós. Deixa de ser burro! Sendo assim, nosso modelo é insustentável no longo prazo, pq não tem plano de longo prazo, só gastos no presente e com fins eleitorais. É preciso desenhar?
Outra pergunta é quanto se gasta com juros, que são controlados pelo mercado financeiro via "BC independente "? Só em 2023 foram 615 bilhões. Pergunta se o BC na China é "independente "? E quanto é a taxa de juros na China; 3,10%. Cada ponto percentual na taxa de juros significa um aumento de gasto de 40 bilhões. É o Deus mercado saqueando o país.
Basta copiar os exemplos dados pelos países Escandinavos. Mas agora com o crime organizado dividido nos 3 poderes em Brasília, dificilmente algo de bom está por vir. 😢
Em resumo tem que investir em Infraestrutura, portanto, ele disse que o neoliberalismo na funciona e o baixo investimento (seja por capacidade, planejamento, falta de continuidade...) em resumo disse que quem investir nisso faz um melhor governo. Condenou o teto do Temer e disse que o plano do governo atual é melhor que o anterior, elogiou o plano do Haddad, aprovaram o Plano do Palocci e dizem que tem que negociar com o centrão. Dois economistas que não concordam com as contas, mas ambos estão certos... ...a coisa aí está confusa!
O plano do governo atual é PIOR pois é só gastança. O ponto que ele colocou é que os gastos do governo CHINÊS são com infraestrutura (não com programas sociais). Os gastos do Governo L são com programas sociais e o que ele diz que quer gastar com infraestrutura não é absolutamente nada dentro do orçamento (ele não vai querer abrir mão dos seus programinhas compradores de votos). O Brasil é assim aí.....
Entendeu errado. O governo chinês gasta com infraestrutura, que trará retorno no longo prazo, nós não, o nosso governo gasta com programas sociais ou com outras coisas no curto prazo, que não dá retorno, só gera gastos e cada vez mais déficits.
A linha de raciocínio faz sentido, mas não seria melhor, ao invés de tirar a merreca que milhões precisam receber para se alimentar hoje, tirar esse dinheiro da parte mais rica da pirâmide, para aí sim investir em algo que tenha efeito multiplicador para ambos, sem jogar milhões de pessoas imediatamente na miséria? E por rico não me refiro a quem ganha 10k por mês, mas sim milhões.
E o dinheiro dos impostos gasto de juros dá tudo isso somado. Transferir direto esse montante para o bolso de 0.1% da população gera qual riqueza? Volta tudo pra pressinar mais gasto de juros na selic. Otimizar os gastos no brasil com foco em investimento é basico, só a fonte sempre hipocritamente definida pra o foco errado, por aqueles que mais geram esse deficit e fingem que são o supra-sumo da eficiência
Eu não entendo como pessoas que falam outro idioma, além do português, continuam morando no Brasil mesmo esculachando o país praticamente o tempo inteiro. Isso não seria um tipo de covardia?
O careca falando do palocci já dá pra ver a orientação dele, fala, fala.... Mas não diz de redução de gastos do governo, obras que começam e não acabam só pra dizer que foi iniciada.
5:12 Se colocarem esse dinheiro em outra direção em um país corrupto como o Brasil, ACABOU, JA ERA. O PAIS QUEBRA. TEREMOS UMA COLÔNIA DE MISERÁVEIS ROUBADOS.
"Cobra do dividendos, pois ja cobra nos lucros" . Que conversa mole. Imposto sobre lucro é PJ, dividendo é pessoa física. Qual a logica pra um trabalhador que ganha 5 maik que gera o lucro pra as empresas pagar 20%, e a pessoa fisica receber 1bi de dividendo de 1bi e pagar ZERO?
Se privatizar o SUS economizaria muito dinheiro e o serviço melhoraria 100%, colocar empresas para tomar conta porem continuar gratuito para todos como sempre foi
@@Fer2Nando faz sentido, todo político que ousar falar em privatização do SUS dessa forma vai ser impopular pela falta de capacidade do brasileiro de interpretar essa ideia, e provavelmente iria ser usado como arma política
Não teto, não é o problema , o problema, é não ter uma fiscalização rígida e uma punição severa para o não cumprimento além pesar com o confisco dos bens e contas dos responsáveis , comando uma prisão perpétua sem que o Estado pegue sua estadia..., que o mesmo trabalhe para sua alimentação e cama!
Acreditar em tipos como Lula e Bolsonaro é o grande erro dos brasileiros. O tipo técnico de carisma mediano não é valorizado na política. O técnico PRECISA ser um burocrata. E o que é um burocrata? É alguém que entende como o Estado roda. Essa palavra não pode ser pejorativa. Se for, troquem por tecnocrata. Grupos políticos BR ao tomarem o poder demoram metade do mandato tentando neutralizar os burocratas do governo anterior. E tais burocratas são os que tocam os projetos de médio e longo prazo. Projetos de infraestrutura são de médio e longo prazo. São projetos de 10 a 50 anos. Até o mais liberal de um país membro da OCDE sabe disso. É preciso apostar em técnicos. Precisamos eleger técnicos e valorizar técnicos. No mais, a turma da Faria Lima não entende pow nenhuma de Administração Pública. Fato.
PG passou a gestão falando sobre tudo isso. Basta procurar Paulo Guedes entrevistas na mesma plataforma. Foram aulas gratuitas que “parece” só estão começando a entender agora. Fizeram o L. Aguenta firme o solavanco agora.
Segredinho...na epoca da Dilminh, colocaram uma pessoa na area do orçamento, chefona, cargo de confiança, nao concursada, que disse em alto e bom tom ....nao entendo nada de orçamento, agora com o Lulinh, esta mesma pessoa, conseguiu a mesma vaga e voltou.
A teoria dos economistas de direita é dar dinheiro para empresário construir infraestrutura em detrimento a investimentos no povo, tipo Bolsa família. Como se pudesse jogar no lixo os miseráveis deste país. Como não valesse a pena dar escola saúde e comida para pobres. São simplesmente monstruosos.
vc esta no automatico. tem q parar. pode ser q consiga pensar, ou nao. esse bla da da esquerda junto com o bla da da direita, sem esquecer o bla da geral da politica brasileira de sempre, tudo junto misturado, fez e faz o crime e a baixa qualidade de vida do brasileiro. com qualidade de vida vem educacao. vem carater, vem voto e tudo melhora. esmola-assistencia é p quem esta no fundo do poço... a politica brasileira mantem o brasileiro la
Então o governo investe bilhões e tem todo o risco e quando tiver dando lucro aí dar de presente pra iniciativa privada, é assim que os liberais querem.. Vergonha!
Se vocês querem saber, o Brasil foi até que longe demais, muito a mais que o esperado.
O brasileiro médio não sabe quanto é 10% de 100, não sabe a diferença de mais e mas, não sabe pensar sobre a vida, tampouco sobre a materialidade. É um povo rasteiro, invejoso, iletrado e nossas elites - jurídicas, políticas, intelectuais, econômicas, etc etc, são de segunda categoria.
Via de regra possuem um olhar tacanho, egoísta e superficial sobre o mundo. Exemplos, desde a procuradora dizendo "mim comprar luxos" ao empresário que acha que devemos eternamente sermos reféns da soja, proteína e minério ou ao professor de doutorado que dá carteirada pra mostrar que pode, não faltam.
Não há como um Estado dar certo quanto as bases sociais que lhe dão forma são toscas.
Comentário excelente. O problema básico daqui é a mentalidade do país todo. Nós ainda vivemos com a mentalidade de Casa Grande e Senzala, de Regime Escravocrata, de Sistema Feudal e de Absolutismo Monárquico. Somos uma colônia de exploração. Tudo aqui já é bem arquitetado para manter certos grupos e castas. Não vejo solução para o Brasil não. A solução que existe é cada brasileiro buscar a sua.
😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢🎉
foda se que o brasileiro médio é assim. o importante é que a massa pensante (como os fathers americanos) ajudem o Brasil a ir para frente com bons programas. Se for com esse pensamento nunca vamos pra frente. eu acho que é desmotivador e falido
Considerando a classe política e o baixo nível geral do povo brasileiro realmente sou obrigado a concordar - já fomos LONGE demais.
Realmente, vc percebe que um país onde a meta de vida de 90% da população é pegar um cargo público qualquer e se encostar no governo, não tem como dar certo...
Já virou cultural uma pessoa ficar correndo atrás de concurso público pra ganhar um salário bem mais ou menos pelo resto da vida... O brasileiro é medíocre por natureza.
no Brasil nunca fizemos nada para o futuro acima de 04 anos.
A verdade foi dita no início do corte: nada vai melhorar entregando dinheiro na mão de burocratas
até porque os liberais pegam esta grana e mandam para Orlando.
Concordo que entregar dinheiro na mão de burocratas não resolve os problemas estruturais do Brasil. A corrupção, a ineficiência e a falta de transparência na gestão pública são obstáculos que impedem o desenvolvimento do país e a melhoria da vida da população
Maravilha! A parte final então - por decreto, reduz a gravidade e deu! Manda ver! Triste país, triste povo brasileiro.Otimas intervençoes da dupla. Obrigado!
Um trilhão em impostos. O Brasil não precisa ter déficit. Já começa aí. Além de gastar mal o que arrecada, gasta o que não tem. E o problema também não é algum programa social pra ajudar pessoas em dificuldade. É que todo o estado trabalha pra gerar benefícios pra castas privilegiadas e isso não irá mudar tão cedo.
Verdade. Criticam o bolsa família, o abono. Mas todos setores da sociedade querem benefícios tb. E pior, setores que normalmente não precisam. Esse é o Brasil
Aqui funciona assim. Mais dinheiro para eleitores de cabrestos e a maior parte para manter regalias de políticos, justiça caríssima e aposentadoria pomposas.
Resumiu bem o Brasil.
Quais são os eleitores das caixas mágicas cara pálida??
Solução eh entrar nessa roda. Pra ter uma aposentadoria pomposa tb.
@@marcospedrosa214eis a mentalidade medociore do brasileiro médio... Graças a Deus saí desse buraco 😂😂😂😂😂😂😂
O Brasil está na mão de estamentos, privilégios de classe política de funcionalismo público parasitário...
Mas somos um país do imediatismo. As políticas públicas devem ser vistas no próprio período de 4 anos daquele governo.
Primeiro que quem tiver a frente não vai querer que o seu sucessor, que pode ser um adversário, lucre com seus projetos. Segundo que o afegão médio não aceitaria essa proposta de melhora daqui 10,15,20 anos.
Se dentro de casa já é difícil vc educar uma pessoa a economizar e investir para o futuro, imagina pra mais de 200 milhões de pessoas.
vai economizar e investir o q acabou de fazer na panela? lembre se q é 1 unica panela, serve p jogar fora a atras do barraco e a mesma p a janta. se precisa mais clareza: o povo nao tem a minima qualidade de vida e vc esta achando q tem algum p economizar e investir. tem q pensar, chapa!
@@chocho2436 boa tarde, sugiro fazer uma imersão em interpretação de texto, pois esta muito fraco. A questão tratada não foi as condições de poupar/investir das pessoas e sim a mentalidade ser imediatista e não conhecer ou adotar projetos de médio/longo prazo. Enfim....estude mais e saia da internet.
o dinheiro precisa de um fator multiplicador - o brasileiro precisa começar a aprender esse tipo de matemática.
Matemática oprime, segundo a galera do amor! 😂
@@juliocampos4185 vide resultado do exame Pisa 2022
O Brasil tem que barrar a emissão exagerada de títulos do tesouro para acabar com defict e sobra dinheiro pro orçamento federal!
Não existe produto financeiro que dê lucro no atual cenário de economia de juros reais negativos...
Sempre é dito que educação é importante. E é possível ver o quanto o Brasil está ruim a partir dos erros de português presentes nos comentários.
É um pecado, é triste, é maldoso o que fazem com o Brasil e os brasileiros.
O pior é q a maioria opta por isso.
@@CleberCampos-v4q jogam o povo na miséria, e depois ficam manipulando com bolsa fome, bolsa esmola e por aí vai… safadeza, maldade.. porque é tão difícil o povo ‘acordar’ e ver aquilo que está diante aos olhos?! É repugnante, revoltante … desculpe-me pelo desabafo 😞
São os próprios brasileiros que fazem isso.
Votar no PT é no que dá: a picanha é promessa eleitoral.
Os brasileiros fazem isso a si mesmos na medida em que elegem esses trastes. E nem me falem em fraude nas urnas. Não precisa de fraude quando se tem uma população imoral e ignorante cujo maior propósito na vida é a picanha e a cervejinha no fim de semana.
A maior parte do dinheiro do Brasil é juros para dívida. Mas há muito dinheiro gasto à toa, como 5 bilhões para eleição
Incrível a mente de uma cara que tem visão. Numca que me passou na cabeça uma pensamento tão simples. 👏👏👏
O Pedro fez um exemplo sem noção. Ele tenta tratar um país, que tem BC como se fosse a conta corrente de uma menina fútil.
A quantidade de erros é imensa.
Já tiveram essa visão, mas foram chamados de fascistas, etc! A matemática oprime, segundo a galera do amor 😂
@@juliocampos4185 Man, sai dessa...
um cara que tem visão hahahahaha.
O cara falando de um teto de gastos de 4 anos e depois pode gastar metade do crescimento do pib (depois dos 4 anos).
Já era assim, porém toda a receita que aumentava já poderia aumentar os gastos e mesmo assim as dívidas obrigatórias bateram praticamente 100% no orçamento do Guedes para 2023. Engraçado é ver a cara do Alexandre vendo esse cara falar como se fosse o dono da verdade.
Boa noite! Ótima live com os convidados. Em especial o Pedro Cerize..Gostei de todas as comparações e colocações. A da Ferrovia principalmente!
Pra saber a carga tributaria é so dividir o orçamento pelo PIB do mesmo ano , no caso do Brasil da quase 50% e não 38% !
O problema do Brasil nunca foi dinheiro. E sim os políticos e juizes que tem milhares de regalias.
O argumento do Cerize é perfeito o problema são os interesses políticos que entravam o crescimento. Construir ferrovias afeta diretamente os interesses dos caminhoneiros que pararam o Brasil anos atrás. O Brasil não cresce porque sempre existem interesses políticos que lucram com nosso atraso.
Não é diretamente ao caminhoneiro que dirige, e sim ao lobista dono de frota, posto, combustivel, e de quem detem a unica grande empresa de ferrovia no brasil. Lobista nao quer concorrente.
@@Fritztiago Perfeito, não havia pensado nesse aspecto. De qualquer modo isso prova que as reformas são inviáveis porque há interesses que travam as mudanças.
No minha opinião você resumiu o Brasil
FERROVIAS E UM SONHO ANTIGO, QUE NUNCA SE MATERIALIZA
A conversa transcorre como se fosse questão de sugerir um bom caminho para o Brasil. Acontece, que o País mergulhou em direção a uma profunda Ditadura, algo totalmente fora da normalidade institucional que parece ser considerada nos diálogos daqui.
Quero ver um cara desse na precedência da república, fazendo esse malabarismo econômico e ao mesmo tempo ter que responder as necessidades imediatas da população, pobreza, saúde e fome não espera e com certeza haveria uma reação negativa da população com certeza, e como lhe da com isso? A coisa não é tão simples e romântica assim. è muito fácil simplesmente desprezar os já desprezados, dessa discussão pessoas pobres e miseráveis não são levados em conta. O debate sobre um Brasil grande, forte, de sucesso e que der certo, deve ser bem mais amplo, precisa contemplar toda uma sociedade, desde o mais miserável ao mais abastado, tem que considerar as concessões e regalias concedidas a determinadas classes e estruturas, é preciso garantir justiça social e crescimento do país.
Dívida pra investimento não é dívida pra consumo perfeito a explicação de ilhas
A corrupcao é absurda , impossível assim
Com 54 % do orçamento federal indo para previdência e aumentando ano a ano, sobra cada vez menos para investimento.
Mas aí saber que o Brasil não vai para frente não tem nenhuma novidade. Em um país que o setor bancario tem mais lucro do que empresas que desenvolvem o país só pode dar errado, neste país quem financia a probresa são os mais ricos, estes é que mantem tudo do jeito que está.
O entrevistado errou ao simplificar um rede econômica altamente complexa e que depende de pessoas. Em lugar nenhum do mundo é assim.
Cabe a nós o Povo decidir onde investir.
O voto Distrital é a nossa saída.
Estudem sobre isso.
Precisamos de ter poder a cada 2 Anos de um RECALL no congresso.
A casta burocrata e essas organizações criminosas chamadas de partidos políticos nunca vão permitir isso.
Queridos, essa máfia que governa este país desde sempre, recebe muito bem para manter o país no atraso. Europa não consegue competir com Brasil se a coisa aqui der certo. Qualquer centena de milhões que eles depositarem para ministros e políticos em paraísos fiscais, é pouco para não deixarem construir ferrovias, dar educação de qualidade, liberar investimentos em infraestrutura e por aí vai. Nunca seremos um país decente
Pedro Cerize tem um poensamento, diria, "exótico". Nada fica em pé......
Conversa de estadistas. Cite alguém do governo, atual e anterior, com esse nível.
Um ponto que me intriga é a mentalidade de querer gerenciar um país como se fosse um empresa. O objetivo é dar lucro, fazer a economiacrescer? É ter superavit? Quanto?
Pela mentalidade empresarial, quem são os clientes dessa "empresa"? O povo. Quais serviços o povo precisa? O que trará a satisfação do cliente?
Mais da metade da população vive com menos de 1 salário mínimo, uma parcela enorme não tem água encanada e esgoto.
Quais investimentos, foco no orçamento, leis etc são necessárias para atender aos clientes desse país?
Falar em economia por falar em economia não gera nenhum benefício à população
Penso que precisam ler História Econômica do Brasil de Celso Furtado. Sem distribuição de renda não existe crescimento econômico.
Antes de perder tempo pensando nessa linha de raciocínio, o brazil DEVERIA, reduzir os salários dos políticos, assim como todas as regalias, faze-los trabalhar 30 anos “contribuindo” para poder se aposentar. Hj trabalham 8 anos, contribuem zero anos e se aposentam cheios de regalias. Auxílio paletó é a coisa mais ridícula q os corruptos já inventaram. Nos países da Escandinávia, os políticos compartilham de 1 secretária para cada 4 políticos. Não tem assessores, isso é coisa de brasileiro corrupto. Enfim, daria pra escrever um livro sobre como está tudo errado com as mordomias, salários e etc. o brazil precisa cortar tudo isso ANTES de qquer outra coisa. Manter isso vai muito mais além de burrice.
mais 1 sabio... o brasil é 1 dit@dur@... vc acha q os d1t@d0r3s vao reduzir seus proprios salarios e mordomias?!
O Brazil não conhece o Brasil.
imagina um cara desse como ministro da economia... tem muito cara bom nesse país!!!!
Seria chamado de fascista!
Não adianta. Uma andorinha só não faz verão. O sistema só deixa fazer oq lhe convém. Mídia, congresso, etc..
@@marcospedrosa214 Exatamente. Já é tudo encaixado. Inclusive, mantém o povo brasileiro na ignorância e estupidez. Controlam os burros pelas orelhas.
O ponto é que tem muito chupim nesse país. A transferência de dinheiro pro bolso de pessoas dependentes do governo (funcionários públicos, pensionistas, filhos/parentes de servidores/militares que já morreram ou aposentados do governo, etc.) é gigantesca. O Brasil tinha que fazer estilo Nova Zelândia na década de 70, cortando uns 90% do quadro de funcionários públicos, mudando completamente o INSS pra acabar com o sistema atual de aposentadoria e cortando completamente regalias pra funcionários do alto escalão. Aí sim sobraria dinheiro pra alocar em atração de investimento privado via concessão com "outorga negativa" pra gerar esse "efeito multiplicador", como o Cerize falou.
Mas qual a chance disso acontecer? ZERO!!!
O Brasil tá fadado a fracassar. Se vc acha que o Brasil tem chance de dar certo, ou vc é burro ou é ingênuo.
@@matheusvilaca8850 Falou tudo. Brasil é um país condenado ao atraso. Eu já li que em torno de 60% dos beneficiários do INSS nunca contribuíram nada. Ou seja, isso é insustentável. A Alemanha e o Reino Unido tem um regra de que X% do orçamento é para investimento em infraestrutura, pesquisa, inovação, desenvolvimento e tecnologia no país e eles não mexem em hipótese alguma neste orçamento. Aqui nem existe isso. O orçamento é para carregar parasitas nas costas (transferências para municípios que não se sustentam, subsídios para empresários parasitas, auxílios, bolsas, salários de funcionários públicos, benefícios INSS e dai vai). Além disso se criou uma "cultura de endividamento" que é insustentável, pois ninguém está poupando e investindo, então qual o louco que vai colocar grana aqui. Outro fato é que estamos em estagnação desde a década de 80 (queda de produtividade), educação destruída, perda do bônus demográfico e população bestializada. Por fim, estou lendo um livro que fala sobre o Barão de Mauá e toda essa saf@deza vem desde aquela época, então penso que o "Brasil - País do Futuro" se tornou "Brasil - País Sem Futuro".
Esse cara falou bem sobre nossas ferrovias, exatamente isso: Cheias de curvas, lentas e ainda em via singela (pensamento de curto prazo)
Cecrise acertou a analogia.
Finalmente podcasts sobre economia .. é um dos assuntos mais importantes..
O Brasil está tendo agora um projeto de tentar desenvolver uma indústria de alto valor agregado que deveria ter tido 30 anos atrás, mas antes tarde do que nunca, chegou a hora de soltar a mão do agro que já consegue caminhar com as próprias pernas
qual indústria de alto valor agregado, mesmo?
@@chocho2436 poxa amigo se você não sabe eu que não vou te informar, da um Google
Que bom ver dois economistas defendendo o investimento público e um projeto de desenvolvimento para o país.
Tá, tudo bem, isso é lindo, mas a fome e a pobreza imediata, é necessidade por saúde, como que resolve? Também acho que o Brasil deve e precisa investir em infra estrutura e principalmente em ciência e tecnologia. Agora qual a garantia que seguir esse caminho ai sugerido vai de fato gerar emprego e renda para a população ou só vai tornar mais rico quem já é rico.
Tinha que fazer esses
Especialistas, entrar na política, esse e dezenas deles que tem por aí
Pelo amor de Deus , tamu precisando de políticos assim
Seriam chamados de fascistas!
@@juliocampos4185 corre o risco, porém se ninguém ter a coragem de entrar na política com medo de crítica, lascou. Você mesmo , por favor, entra na política, tamu precisando.
Para quebrar a roda dos políticos atuais tem que comprar votos e usar outras influências. Hoje as pessoas votam por pouco, manter emprego político seu ou de familiar, dinheiro imediato etc..
Eu digo, por mais boa vontade e conhecimento que o sujeito tenha, o sistema moe e sabota
4:32 vai viabilizar um monte mesmo, mas vai concentrar renda de uma maneira colossal, correndo o risco inclusive de isso virar remessas para o exterior, mais uma vez contribuir com deficit em balança de pagamentos.
Falta um pouco de visão de mundo a algumas pessoas do mercado financeiro.
Legal, mas a renúncia tributária no orçamento de 2024 é R$ 540 bi. Em muitos casos com pouca evidência de benefício social.
O benefício social está no seu texto : R$ 540 bi.
Conversa de altíssimo nível. 👏👏👏
Por causa de pensamento desse tipo que o Brasil não sai do lugar
Sendo o brasileiro um ser “social democrata”, ou seja, viciado em “mamata” do Estado, o modelo liberal agrada menos.
Porem, como o modelo liberal resolve melhor um número maior de problemas da sociedade, no “long run” o brasileiro deixará de ser viciado em Edtado.
Acho que a tendência é o brasileiro (e o mundo todo) querer cada vez mais socialismo, infelizmente.
Os países nórdicos tem histórico de governos social-democratas e nunca existiu mamata por lá. Liberalismo não funciona onde há desigualdade social e concentração de renda.
Visão bastante otimista. Eu não vejo isso acontecendo sem que aja uma crise capaz de paralisar o país inteiro. Uma 3° guerra ou guerra civil poderia nos levar a isso.
Realmente, vc percebe que um país onde a meta de vida de 90% da população é pegar um cargo público qualquer e se encostar no governo, não tem como dar certo...
Já virou cultural uma pessoa ficar correndo atrás de concurso público pra ganhar um salário bem mais ou menos pelo resto da vida... O brasileiro é medíocre por natureza.
o cara falou que o estado deveria investir e tu diz que ele é liberal? não faz sentido
Pedro Cerize é sensacinal no contexto de senso coletivisita das ações concilidas entre as partes! Infelizmente nosso outro colega, ao invés de entender o contexto fica contrariando com argumentos de semántica se seria a dívida zeradou ou não em data especifica! Óbvio, que as variáveis são complexas, mas isto poderia estar tudo alinhado com participação ativa do desde o trabalhador até o maior investidor, desde o confresso e o próprio governo, trazendo um norte único para todo o pais, mas antes do mais nada, sincronizado!
Ridículos!! A corrupção não entrou na equação e ainda recomendaram dar dinheiro para o congresso gastar 😂
Educação é o que muda um país! Estamos onde estamos vide resultado do Pisa 2022
Sim, educação. Mas fazemos doutrinação.
Eu acho engraçado esse tanto de experts, de economistas, 4 anos de cada governo, e ninguém melhora nada de fato!!!!Esses caras elegem os deputados e os governadores: mas não mudam PORRA NENHUMA!!! É TUDO FALÁCIA DE PODCASTIZINHO! NÃO IMPORTA O GOVERNO, A POBREZA GERA A RIQUEZA DE ALGUNS!!SEMPRE SERÁ ASSIM NO CAPITALISMO!
Pra entender igualzinho igualmente com minha família e a do meu cunhado. Eu ganho meu salário há 30 anos e guardo, invisto e gero renda passiva e hoje...tô com salário ótimo, gerado pelo meu sistema de vivência em 30 anos. Meu cunhado ganhava mais que eu ,gastava mais do que ganhava, tá sempre na merda e...ainda tem inveja de mim 😂😂😂.
Interessante quando um patriota muda de lado e passa de otimista a pessimista dependendo do Governo de turno...
Quanto o Governo paga de juros? Não seria interessante fazer uma auditoria da dívida?
O economista fazer uma comparação de um pequeno país ilha do Caribe com país de tamanho continental, em que diferenças populacional e suas prioridades de investimentos tem tamanho e escala é desonesto, o percentual de gasto no bolsa família brasileiro não chega 0,5% do PIB, meio por cento por ano, pra ilha do Caribe isso seria quase a totalidade do seu PIB, seria desastroso pra esse pequeno país fazer deficit em transferência de renda pra toda a população que geraria problemas de inflação e desvalorização da sua moeda. O nosso bolsa família é um programa para um público alvo que está fora do mercado de trabalho formal e que a contrapartida é os filhos na escola e saúde em dia, programa social que vai transformar a vida de milhares de brasileiros, principalmente, no futuro com jovens de formação profissional excelência na matemática, ciência, saúde etc. Isso sim é canalizar os impostos provindos da riqueza do petróleo, da soja, do ferro etc para transformar o futuro do país em tecnologia em educação, saúde e desenvolvimento econômico sustentável.
parece otimo, mas so parece. sem educaçao mantemos a corrupçao. com investimento em qualidade de vida(emprego, salario, segurança) nao ha necessidade de esmolinha... ahhh esmolinha da voto. educacao, emprego, salario nao da voto.
Um País rico!!! Na mão dos piores, por isso somos um fracasso em vez de potência!!!
Canal bem interessante,assuntos que agregam bastante conhecimento,infelizmente esse eo nosso país.
Perfeito !
Fim do teto de gasto só se fosse condicionado a uma radical reforma administrativa, que transformasse funcionarios publicos em trabalhores normais.
Faltou uma explicação simples ( de 5ª série) todos esses paises dos exemplos não são democracia. o governante não precisa se preocupar com reeleição. Ter que mostrar serviços. Não tem longo prazo.
Estão acostumados a mandar achando q todos são imbecis
Que simplificação horrivel.
O Brasil teve 500 anos antes de inventarem o bolsa familia e o que foi feito para o Brasil virar uma ilha rica?
O bolsa familia e de $80bi para um Pib de 3 trilhões.
O problema do Brasil nao e o dinheiro que vai para os pobres, mas o que sempre foi para os ricos, atraves de privelegios no servico publico para politicos, militares e juizes, e para grandes grupos empresariais atraves de exoneraçao fiscal...
Esses caras arrotar palavras e números sem menor vergonha q não sabem nada com exatidão.
É pura retórica.
Ele só deu um exemplo, mula. O bolsa família sozinho não é nada, porém tem o funcionalismo público, inss, e todas as despesas obrigatórias que comem 90% da receita do governo. Ou seja, gastamos dinheiro sustentando o povo e não investimos em nada, diferente da China que não tem previdência, por exemplo, e várias outros fatores que deixam eles na frente de nós. Deixa de ser burro! Sendo assim, nosso modelo é insustentável no longo prazo, pq não tem plano de longo prazo, só gastos no presente e com fins eleitorais. É preciso desenhar?
Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼
Outra pergunta é quanto se gasta com juros, que são controlados pelo mercado financeiro via "BC independente "? Só em 2023 foram 615 bilhões. Pergunta se o BC na China é "independente "? E quanto é a taxa de juros na China; 3,10%. Cada ponto percentual na taxa de juros significa um aumento de gasto de 40 bilhões. É o Deus mercado saqueando o país.
Voto. Nosso problema é o voto.
A real causa do problema é educação, o voto é um efeito de um povo ignorante.
BINGO...!!!
Basta copiar os exemplos dados pelos países Escandinavos. Mas agora com o crime organizado dividido nos 3 poderes em Brasília, dificilmente algo de bom está por vir. 😢
Em resumo tem que investir em Infraestrutura, portanto, ele disse que o neoliberalismo na funciona e o baixo investimento (seja por capacidade, planejamento, falta de continuidade...) em resumo disse que quem investir nisso faz um melhor governo. Condenou o teto do Temer e disse que o plano do governo atual é melhor que o anterior, elogiou o plano do Haddad, aprovaram o Plano do Palocci e dizem que tem que negociar com o centrão.
Dois economistas que não concordam com as contas, mas ambos estão certos... ...a coisa aí está confusa!
O plano do governo atual é PIOR pois é só gastança.
O ponto que ele colocou é que os gastos do governo CHINÊS são com infraestrutura (não com programas sociais). Os gastos do Governo L são com programas sociais e o que ele diz que quer gastar com infraestrutura não é absolutamente nada dentro do orçamento (ele não vai querer abrir mão dos seus programinhas compradores de votos).
O Brasil é assim aí.....
Entendeu errado. O governo chinês gasta com infraestrutura, que trará retorno no longo prazo, nós não, o nosso governo gasta com programas sociais ou com outras coisas no curto prazo, que não dá retorno, só gera gastos e cada vez mais déficits.
Gostei da ideia do Pedro.
O (des)GOVERNO não tem que investir em nada, mas, sim, deixar a livre iniciativa. Que conversa é essa?
a equipe econômica do governo anterior estava muito errada, esta é que esta certa.
A linha de raciocínio faz sentido, mas não seria melhor, ao invés de tirar a merreca que milhões precisam receber para se alimentar hoje, tirar esse dinheiro da parte mais rica da pirâmide, para aí sim investir em algo que tenha efeito multiplicador para ambos, sem jogar milhões de pessoas imediatamente na miséria? E por rico não me refiro a quem ganha 10k por mês, mas sim milhões.
E o dinheiro dos impostos gasto de juros dá tudo isso somado. Transferir direto esse montante para o bolso de 0.1% da população gera qual riqueza? Volta tudo pra pressinar mais gasto de juros na selic. Otimizar os gastos no brasil com foco em investimento é basico, só a fonte sempre hipocritamente definida pra o foco errado, por aqueles que mais geram esse deficit e fingem que são o supra-sumo da eficiência
Muito legal
O problema é que o Congresso não co fia no crescimento do PIB com os próprios gastos.
Eu não entendo como pessoas que falam outro idioma, além do português, continuam morando no Brasil mesmo esculachando o país praticamente o tempo inteiro. Isso não seria um tipo de covardia?
Se acham os nobres q não querem conhecer o Brasil.
Acham muito e não entendem nada.
Nem os caras mesmo se entendem...se zera ou não zera. Putz...piada😂
O careca falando do palocci já dá pra ver a orientação dele, fala, fala.... Mas não diz de redução de gastos do governo, obras que começam e não acabam só pra dizer que foi iniciada.
Cuba e República Dominicana
na visão dele o governo tem que trabalhar só para os ricos
5:12 Se colocarem esse dinheiro em outra direção em um país corrupto como o Brasil, ACABOU, JA ERA. O PAIS QUEBRA. TEREMOS UMA COLÔNIA DE MISERÁVEIS ROUBADOS.
O Brasil é um projeto de país que não deu certo. A saída? Esta aqui: 🛫✈️
Da vontade de chorar
esse cara devia ser presidente do brasil. só isso que precisa pra nos voa
Huahuahua... rodopiou, rodopiou e terminou falando que déficit é melhor. Esses ai são os HOC da vida. Só palpiteiro.
excelente proposta!
Uallace Moreira sabe disso!!!! Paulo Gala, Elias jabbur e o careca iluminando.
Aguarde só mais 72h para o país quebrar.
Parece que um certo Nazareno já tinha ensinado isso há uns dois mil anos atrás.
"Cobra do dividendos, pois ja cobra nos lucros" . Que conversa mole. Imposto sobre lucro é PJ, dividendo é pessoa física. Qual a logica pra um trabalhador que ganha 5 maik que gera o lucro pra as empresas pagar 20%, e a pessoa fisica receber 1bi de dividendo de 1bi e pagar ZERO?
Se privatizar o SUS economizaria muito dinheiro e o serviço melhoraria 100%, colocar empresas para tomar conta porem continuar gratuito para todos como sempre foi
Kkkkkkkkkkk deve ser piada, né?
Suas palavras nem fazem sentido
@@Fer2Nando faz sentido, todo político que ousar falar em privatização do SUS dessa forma vai ser impopular pela falta de capacidade do brasileiro de interpretar essa ideia, e provavelmente iria ser usado como arma política
Pena que essas conta são em off
enquanto a midia publica so p favorecer o bandido, de brasilia ou da favela, fica em vegas
Qdo o analista diz que não deve haver teto de gastos ele me confirma que esqueceu quantas obras públicas estão inacabadas.
Não teto, não é o problema , o problema, é não ter uma fiscalização rígida e uma punição severa para o não cumprimento além pesar com o confisco dos bens e contas dos responsáveis , comando uma prisão perpétua sem que o Estado pegue sua estadia..., que o mesmo trabalhe para sua alimentação e cama!
Acreditar em tipos como Lula e Bolsonaro é o grande erro dos brasileiros. O tipo técnico de carisma mediano não é valorizado na política. O técnico PRECISA ser um burocrata. E o que é um burocrata? É alguém que entende como o Estado roda. Essa palavra não pode ser pejorativa. Se for, troquem por tecnocrata. Grupos políticos BR ao tomarem o poder demoram metade do mandato tentando neutralizar os burocratas do governo anterior. E tais burocratas são os que tocam os projetos de médio e longo prazo. Projetos de infraestrutura são de médio e longo prazo. São projetos de 10 a 50 anos. Até o mais liberal de um país membro da OCDE sabe disso. É preciso apostar em técnicos. Precisamos eleger técnicos e valorizar técnicos. No mais, a turma da Faria Lima não entende pow nenhuma de Administração Pública. Fato.
Zerar? Não! (O Alexandre não perdoa. rs)
não entendo a realidade com numeros, vamos no exemplo da ilha bem mais facil. kkkkk
O animador para nós leigos é a discordância dos experts em economia... aff
um bom velório
PG passou a gestão falando sobre tudo isso. Basta procurar Paulo Guedes entrevistas na mesma plataforma. Foram aulas gratuitas que “parece” só estão começando a entender agora. Fizeram o L. Aguenta firme o solavanco agora.
Segredinho...na epoca da Dilminh, colocaram uma pessoa na area do orçamento, chefona, cargo de confiança, nao concursada, que disse em alto e bom tom ....nao entendo nada de orçamento, agora com o Lulinh, esta mesma pessoa, conseguiu a mesma vaga e voltou.
A teoria dos economistas de direita é dar dinheiro para empresário construir infraestrutura em detrimento a investimentos no povo, tipo Bolsa família. Como se pudesse jogar no lixo os miseráveis deste país. Como não valesse a pena dar escola saúde e comida para pobres. São simplesmente monstruosos.
vc esta no automatico. tem q parar. pode ser q consiga pensar, ou nao. esse bla da da esquerda junto com o bla da da direita, sem esquecer o bla da geral da politica brasileira de sempre, tudo junto misturado, fez e faz o crime e a baixa qualidade de vida do brasileiro. com qualidade de vida vem educacao. vem carater, vem voto e tudo melhora. esmola-assistencia é p quem esta no fundo do poço... a politica brasileira mantem o brasileiro la
Então o governo investe bilhões e tem todo o risco e quando tiver dando lucro aí dar de presente pra iniciativa privada, é assim que os liberais querem.. Vergonha!
Muito bom
A mamata dos juros tudo bem manter, né?
O jabuti Chico no decreto foi a cereja! kkkkk
O Brasil é um fracasso desde 1500