Mãe Narcisista - O que fazer? | Constelação Familiar | Marina Rabelo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 фев 2025

Комментарии • 143

  • @reikiemanimais
    @reikiemanimais 3 года назад +6

    Hoje depois de muita terapia, tomada de consciência, acolhimento próprio, reiki e afins consigo assistir essa fala e dar os devidos créditos! Não é fácil, mas não é impossível!! Não desistam de vcs 🌹

  • @pamelanaibo2894
    @pamelanaibo2894 4 года назад +51

    Na teoria é fácil, na prática é diferente. Quem tem mãe narcisista sabe realmente a dor e o sofrimento que é, cada dia é uma luta diária para seguir em frente.

    • @reniaschmidt1901
      @reniaschmidt1901 3 года назад +12

      @@marinarabelo Querida isso não é desafio, é a destruição total da pessoa. Ter mãe narcisista não e desafio é sacanagem. Aff . Vc não sabe do que está falando.

    • @ofissurado7185
      @ofissurado7185 3 года назад +10

      @@reniaschmidt1901 é difícil mesmo aceitar que existem mães que destroem os filhos. Não coloco nem o rótulo de narcisistas, mas creio que o rótulo é só para ficar fácil para algumas pessoas entenderem. Infelizmente, mãe é só um título, tem muita mãe por aí que nunca criou o filho, abandonou ao nascer e até matou. Então é só um título. E voltando, é difícil admitir que existem mães que não parecem que são mães como a sociedade quer que nós acreditamos. Por isso que a maioria dos profissionais não tratam desse assunto, pois até eles caem nessa de que mãe é mãe. "Mas ela é tua mãe", "ela te criou", etc... Como se ter criado alguém é liberdade para usar e abusar do psicológico e do físico de alguém. E uma relação de mãe é a mesma relação de homem e mulher casado. É como qualquer relação na verdade. Uma pergunta que gostaria de fazer para esses que acreditam que mãe é "tudo", e os homens que agridem suas mulheres só por causa que elas vivem as suas custas, então tá ok? Só porq ele "dar tudo"?, Percebe, não tem lógica, é a mesma relação, não muda nada. A única coisa que muda é que é entre um homem e uma mulher que não tem um vínculo biológico. Já mãe e filho (a) tem, mas não quer dizer que há direito de uma das partes de aceitar por causa que "lhe deu tudo". Suspeito de quem prega isso sabendo que existem mães assim.

    • @ghiovannanagyllarosasouza2766
      @ghiovannanagyllarosasouza2766 2 года назад

      ainda mais quando se precisa ou depende dela p alguma coisa ou ja dependeu , pronto vc é incapaz pra sempre.

    • @KatiaRovena
      @KatiaRovena Год назад

      Na teoria é lindo mesmo!! Só quem passa sabe, tento sobreviver há 59 anos, parece uma doença 😢 Ela faz campanha de difamação até hj, é inacreditável!! Ela teve pai e mãe cuidadosos, foi tratada como uma princesa, mas despeja tudo que ela tem de ruim em mim. A convivência é extremamente desgastante.

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  5 месяцев назад +1

      @@KatiaRovena porque você ainda convive?
      Me escreve! Posso te ajudar!

  • @janainadesaopedro5357
    @janainadesaopedro5357 9 дней назад

    Gratidão! Libertador!!! Entendi tudo! Gratidão! Mil vezes gratidão! 🙏🏾✨

  • @filipegracioli
    @filipegracioli 4 года назад +10

    O que eu mais gosto nos teus vídeos é a tua compreensão para além dos rótulos, que nada mais fazem que dificultar a situação. Sempre tive ciência de que minha mãe era uma pessoa que carregava muitos sofrimentos e que por isso me deu o que pôde e acho que essa compreensão basta. Se ela é tóxica, narcisista ou o que seja, estes nomes não colaboram em nada e só aprofundam a angústia da situação. Cada um ama a sua maneira. Quero agradecer-te, Marina, pela sensibilidade com a linguagem e interpretação. Isso faz diferença. Isso traz uma dimensão outra para algo que é muito, muito difícil. Um bom ano a você! E um grande abraço!

  • @gilcilenecruz2259
    @gilcilenecruz2259 3 года назад +1

    Se reconciliar com alguém que quer te vê morta. Isso foi ótimo!!!

  • @fabimazute1
    @fabimazute1 2 года назад

    Gratidão, se afastar sem culpa.

  • @pricella
    @pricella 4 года назад +47

    Podemos falar que o pai era alcoólatra? Que o avô foi pedófilo? Que a irmã é esquizofrênica? Que o irmão é portador de deficiência?
    Eu não entendo o porque de não podermos nomear a patologia da mãe. Não estou falando de julgar. Estou falando nomear. Porque os problemas psiquiátricos também têm nome.

    • @amanda8203
      @amanda8203 2 года назад +4

      A dela deve ser normal,por isso não quer nomear as mães Narcisistas de Narcisistas!!! São sofridas pobrezinhas,traumatizadas,mas destroem a vida de um filho,maltratam até a morte, absurdo esse vídeo

  • @marianapetri2969
    @marianapetri2969 3 года назад +25

    Considerei o vídeo pouco empático com os filhos e filhas de mães narcisistas. Reconhecer e compreender o Transtorno de Personalidade Narcisista é um dos primeiros passos para a cura. Sim, é um transtorno, e tem nome. Autorresponsabilização não passa por negação disso.

    • @renataguarnierii4588
      @renataguarnierii4588 3 года назад +5

      Mariana concordo com vc...pq eu vi que que ela começa já sorrindo..no vídeo..sem nenhuma empatia com essa vítima tão transtornada por esse transtorno.

    • @Lelemiranda-r9r
      @Lelemiranda-r9r 3 года назад +6

      Na minha opinião ela quer tratar de um assunto pesado com leveza. E vale a pena lembrar, como diz no título, com base na constelação familiar. Vale a pena ler sobre pra entender o ponto de vista aplicado pelo Hellinger. Sou filha de uma mae dessas, e nao é nada fácil, como eu sei! Mas wuero me libertar disso td e ja sei que nao adianta gritar, berrar, brigar, adotar técnica cinza ou do contato zero, oração, espiritismo.... tem coisas na vida que ficam travadas, um buraco gigante que só quem tem entende.....

  • @cintiagdepaula555
    @cintiagdepaula555 3 года назад +5

    Ter uma MN é uma questão muito séria p ficar olhando o lado bom dessa mãe.Afastar não é suficiente muitas vezes.Ainda assim,tem MN que perseguem e destroem os filhos.Muitas vezes levando os a cometerem suicídio. Afastar e cortar relação total é a solução.

    • @maiaserpa789
      @maiaserpa789 2 года назад

      Concordo plenamente! Narcisismo é uma doença muito séria perversa. Eles são ardilosos na rua minha mãe é uma santa, simpática com todos, trata todos muito bem. Em casa é um inferno, quando tá tudo bem ela sempre arruma uma confusão para me desestabilizar...me inveja em tudo...me afronta...me humilha...daí eu não aguento e reaja também e depois vem um sentimento horrível de culpa. Ela se faz de vítima o tempo todo...uma pobre coitada...todos ficam com pena e eu que saio de ruim ainda....ela já foi na delegacia dar parte da minha irmã por maus tratos...sendo que ela que sempre provoca...não dá paz a ninguém....complicado demais lidar com ela! Deus que me livre!

  • @instabycamacho
    @instabycamacho 2 года назад +2

    se fosse homem seria julgado e condenado pelo mal q faz aos filhos e filhas. mas como é mulher tentam justificar o mal q fazem com argumentos. o mal não tem justificativa ainda mais de uma "mãe" q tem a obrigação de cuidar respeitar e proteger. esse vídeo a autora não tem noção nenhuma do q é mãe narcisista.

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  2 года назад

      Eu sinto muito por sua dor. E concordo com você no ponto que diz onde os homens são muito mais "condenados' que as mulheres em histórias assim. Mas a essência deste vídeo não tem o objetivo de isentar de responsabilidade pais na educação e cuidado com seus filhos, mas de mostrar que você pode ter nascido em uma família com uma mãe sem saúde mental alguma e que isso vem de algum lugar. Ela também foi "vitima" de uma educação desrespeitosa de alguma maneira. Então não tem capacidade alguma de cuidar, respeitar e proteger de forma saudável. A partir desta visão vemos que não existem vítimas, na verdade. Não existe bem e mal. Existe apenas causa e consequência. NINGUÉM FAZ MAL AO OUTRO POR ESCOLHA PRÓPRIA, apenas reage a dores próprias, ou seja, apenas reproduz o que viveu. Até que haja tomada de consciência, o ciclo de dor e desrespeito permanece. que você possa continuar se buscando para que consiga encerrar este ciclo na sua família. Amor, Marina.

  • @eduardoalves334
    @eduardoalves334 4 года назад +14

    Gostei da sua explanação!
    Mas... Narcisismo não é um simples "adjetivo", é um transtorno de personalidade seríssimo. No DSM-5 não há o "termo" mães narcisistas ou pais narcisistas. No DSM-5 fala sobre "pessoas narcisistas", o ser narcisista. Se eu não soubesse sobre o Narcisismo Materno, eu estaria até hj "brigando" com minha mãe e comigo msm... Filhos de narcisistas trazem consigo problemas seríssimos...
    Obg pelo seu vídeo!!!

    • @ubuntugratidao3673
      @ubuntugratidao3673 4 года назад +1

      Querido, o SER narcisista que é classificado com essa nomenclatura, é mãe, e filhos não narcistas amam a mãe, narcisistas ou não e sentem compaixão pela dor da mãe, por descobrir num dado momento, altura da vida, os motivos de ela ser assim, e não ter compaixão é impossível. Ao ver esse vídeo amoroso a vontade que um filho amoroso tem é correr e abraça-la, dizer, estou aqui mamãe e te amo, e mesmo que a vida tenha sido dura pra Senhora, a senhora é amada por mim, e eu sinto muito por não ter me colocado no seu lugar antes, para que eu pudesse saber lidar com a senhora, mesmo que me afastando pra não te causar mais dor. Essa é a essência desse vídeo. Namastê 🙏🏽

    • @niciacruz
      @niciacruz 4 года назад +7

      @@ubuntugratidao3673 mas os filhos de mães narcisistas colocam-se sempre no lugar da mãe e tentam abraçá-la e ajudá-la e não conseguem. ela não deixa. e isso é mais uma flecha que temos de carregar no nosso peito.

    • @rosanamehandi9286
      @rosanamehandi9286 4 года назад +2

      @@marinarabelo esta flecha ensina sim a desapegar, entender e aceitar a realidade, viver a própria vida e dar limites. Entender o transtorno, o que ele implica, e suas consequências é o primeiro passo. O grande problema de todo filho de mãe narcisista é justamente amar esta mãe ou pai, e isso não vai mudar, então não precisa vir alguém de fora, que não vive isso, vir explicar o lado da mãe, pois é justamente esta empatia que mata este filho todo dia. O que é preciso ensinar é, mesmo compreendendo e amando, dar limites, e ser forte pra ignorar os jogos, manipulações e agressões. Considero uma grande agressão passiva falar de tamanha dor que não se vive, como se fosse algo fácil, e o correto a ser feito. Esta é sua opinião e ponto de vista? Ok, não gostei, não concordo, e acho seu discurso tóxico. Ainda bem que tem outroa verdadeiros especialistas por aqui na internet, pra instruir e acolher.

    • @brunocaloro
      @brunocaloro 3 года назад

      Tenho uma mae narcisista e sei a desgraça que é, narcisista ppde ser qualquer um, mas a mae vc nao consegue tirar da sua vida. A minha depois de atirar pedra na minha casa de madrugada e sair com polícia, entrou na justiça e disse que proibi ela de ver a neta, e a justiça claro que concedeu, agora ela usa isso para foder minha vida isa do minha filha como a pedra que ela usou outrora.
      Me diz se isso nao é objetivamente contra mim...

    • @amanda8203
      @amanda8203 2 года назад

      @@ubuntugratidao3673 a sua é Narcisista??

  • @renanschwabe7766
    @renanschwabe7766 4 года назад +5

    Nossa querida, muito obrigado pelo seu vídeo, muito importante. Eu gostaria de deixar meu depoimento aqui, dizer que às vezes pode ser desafiador, pois muitas vezes quem enfrenta esse desafio sente culpa, culpa em estar sendo um filho ruim por se distânciar, por colocar limites. é um sentimento que pode estar presente em quem é filho de mães assim. Acredito que seja um movimento de muita compaixão, primeiro por você mesmo que enfrenta isso, depois pela sua mãezinha, em seguida o desafio é focar totalmente na sua vida no seu futuro, honrando a sua mãe, deixando as dores dela com ela, também para que ela possa ser mais inteira em si mesmo. Então siga com fé, com força e com coragem, um futuro maravilhoso te espera, você merece o melhor da vida!

  • @masculinidadesigmas1789
    @masculinidadesigmas1789 5 дней назад

    Certo então fique com minha mãe para ti.

  • @mahbrattigs
    @mahbrattigs 3 года назад

    SEEGURAAAA ESSA MALHADAAA:
    Maravilhosaaaa nunca errou

    • @amanda8203
      @amanda8203 2 года назад

      🙄🙄🙄🙄🙄

  • @mariarapozeiro4868
    @mariarapozeiro4868 3 года назад

    Marina Rabelo, conteúdo brilhante, Sabedoria pura, coerência....Gratidão!

  • @BrunaLeal5
    @BrunaLeal5 4 года назад +19

    Um pensamento que me ajuda muito a não ter raiva, é pensar que em essência, todo mundo é luz, é perfeito. Só que a pessoa tá imersa em memórias de dor, tá doente.

    • @amanda8203
      @amanda8203 2 года назад

      Com certeza todo mundo é luz, saudável,fica com a minha dois dias que vc vai mudar completamente sua opinião,pimenta dos olhos dos outros é refresco

  • @angelaozzy2720
    @angelaozzy2720 3 года назад +3

    Com certeza absoluta, vc não é filha de mãe narcisista... Falar sobre esse assunto com um sorriso na cara, e dando justificativa do porque a mãe tem esse comportamento, é muito superficial.

  • @oalves4469
    @oalves4469 4 года назад +17

    A minha trata os irmaos com muito amor e só eu com maldade e inveja, então eles fazem sim por mal e escolhem sim, é pessoal, mas o negócio é vazar, se ficar perto nos tornamos mesmo iguais a elas, nossa quando vi q tava ficando vazei.

  • @prof.dr.joaowilamec.g.5997
    @prof.dr.joaowilamec.g.5997 4 года назад +4

    Quando em psicologia se diz que alguém, seja mãe ou qualquer pessoa, é narcista ou carrega alguma outra disfuncionalidade, isto não é um xingamento. É apenas um modo de comunicar uma condição da pessoa. O narcisismo não deve ser encarado em um contexto de pecado, erro, culpa e etc. Narcisismo é uma condição psicológica que merece cuidado e compreensão como tantas e tantas outras disfuncionalidades. Uma pessoa humana, seja mãe, pai ou qualquer outra deve ser vista em sua humanidade, para melhor ser entendida e acolhida. Criar altares é bom, mas, as vezes, torna tudo mais distante....altares mentais são os mais distanciadores...

    • @prof.dr.joaowilamec.g.5997
      @prof.dr.joaowilamec.g.5997 4 года назад

      @@marinarabelo Saudações de paz Marina! Parabéns por seu belo trabalho e desejo que continue sempre levando boas energias a seus ouvintes e sou um destes. Muita paz!

  • @amanda8203
    @amanda8203 2 года назад +1

    Ser Narcisista não é apenas " querer atenção pra si" , se fosse isso só estaria ótimo

  • @wiltonmontel1245
    @wiltonmontel1245 3 года назад +1

    Ótimas palavras. Obrigado 😊

  • @izabellamelo2238
    @izabellamelo2238 4 года назад

    Quando falo que você é maravilhosa, é porque você é MEGA PLASTER MARAVILHOSA. Te admiro muito e este vídeo veio em um excelente momento. Grata

  • @despertarcoletivo.
    @despertarcoletivo. 3 года назад +5

    Em que mundo tu vive Marina?!pq como uma criança de cinco anos vai se afastar de uma mãe narcisista? Doente? Tem narcisistas perverso que o conselho tutelar tem que intervir menina.

  • @elianalemos3853
    @elianalemos3853 2 года назад

    Foi uma boa explicação do seu ponto de vista, porém só quem tem mãe narcisista é que pode dizer o quanto isso nos faz mal. Infelizmente, se elas tiveram traumas no passado ou não tiveram amor correspondido, os filhos não tem culpa disso. Sou filha de MN e sou uma ótima mãe, faço tudo que posso por eles e dou a eles tudo que não tive com minha mãe que foi amor, carinho, amizade e compreensão. Hj ela esta idosa e muito doente e quem cuida sou eu, mas mesmo assim nunca mudou e continua me chamando de ingrata, se metendo e privando minha vida e pior se vitimizando e falando de mim pelas costas o tempo todo. Ja desisti de querer muda-la; faço minha parte de filha e vida que segue. Ao meu ver ela nunca vai mudar e vai morrer assim infelizmente 😔

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  2 года назад

      Eu sei o quanto faz mal. Ninguém se torna terapeuta porquê acha bonito, bem que podia ser assim. É porque precisa entender e se reconciliar com a própria história primeiro... depois compartilha o seu saber.
      Aprendi também que querer mudar o outro é uma grande arrogância de nossa parte. Não sabemos o que se passa ali.
      Tenho pra mim também que ninguém é "ruim" pq quer. Se pudéssemos, de fato, escolher tenho certeza que todo mundo escolheria ser gente boa.
      É fácil perceber isso em nós:
      quantas vezes temos atitudes que não gostaríamos de ter tido?
      Não é fácil, né?
      Mas aos poucos vamos aprendendo ... vamos caminhando...

  • @tatybek2
    @tatybek2 3 года назад +1

    Gratidão por compartilhar. Assim que me sinto em relação a minha mãe, sigo curando minhas feridas e tentando compreender porquê ela sempre me tratou diferente dos meus irmãos. Já saí da postura de salvadora, que é um peso enorme, dói muito, mas o caminho da cura sei que vai ser melhor que continuar nesse lugar. Como é bom saber que podemos mudar, e que somos protagonista da nossa VIDA!!!! Sigo meu caminho, aprendendo e evoluindo.... 😉🙏🙏🙏🍀🌻

  • @deborasouza1323
    @deborasouza1323 2 года назад

    Não é pessoal? A partir do momento q vc tem o comportamento q não é legal seja por qqr dor ou motivo! É pessoal sim!

  • @oalves4469
    @oalves4469 4 года назад +5

    Engraçado eles sofreram sim porém eles sabem muito bem em quem despejar a maldade, eles escolhem o bode expiatório e os que vão tratar bem, então é pessoal sim muito pessoal!

  • @roseliaparecida536
    @roseliaparecida536 2 года назад

    Preciso de você

  • @SunTerapia
    @SunTerapia 2 года назад

    Existe um momento da vida que é importante reconhecer e dá nomes ao problema. Principalmente sobre esse transtorno. Afinal é feito muito gaslight desde a infância deste filho e ele é muito invalidado. No meu ver é de extrema importancia reconhecer que existem mães assim, que se tem uma mãe assim, dar o nome, estudar bastante sobre o assunto, trazer a tona toda a verdade, para depois conseguir olhar com esse olhar que o vídeo traz. Eu só discordo sobre não nomear. O resto eu concordo.... Ninguém quer ser assim, é preciso ser visto e aceitado. E pra ver é necessário reconhecer.

  • @leticiab4462
    @leticiab4462 4 года назад +9

    Meu pai, pessoa mto complicada, convivência mto difícil! Fui ao fundo do poço ao entender q o meu herói da infância na vdd não tinha nada de herói. Desde q me entendo por gente isso me traz dor, decepção, baixa estima, frustração... vou fazer Constelacao!

  • @Angelaw31
    @Angelaw31 4 года назад +5

    Maravilhoso!!!!! Já estou nessa fase que a revolta passou!!! Foco na solução amorosa!!!

  • @angelamag
    @angelamag 4 года назад +3

    Fiz duas constelações, não teve início nos meus avós ou antepassados. E a minha mãe estava se sentindo bem como estava e agia, não tinha sofrimento da parte dela, ao contrário estava feliz me fazendo sofrer.

    • @angelamag
      @angelamag 4 года назад

      @@marinarabelo não teve. O constelador terminou a constelação e pediu pra refazer depois de um tempo pra ver se algo evoluiria.

    • @angelamag
      @angelamag 4 года назад +1

      @@marinarabelo talvez Marina. Mas também acho que algumas coisas não tem "solução" e sim somente uma aceitação da relação como ela é, e das pessoas como elas são. E também quando eu fiz não tinha muita informação sobre constelações, então foi como foi. Gratidão pela atenção!

    • @cintiagdepaula555
      @cintiagdepaula555 3 года назад

      @@angelamag Constelação familiar é risco para vítimas de MN.

    • @angelamag
      @angelamag 3 года назад

      @@cintiagdepaula555 como assim risco Luciana?

    • @cintiagdepaula555
      @cintiagdepaula555 3 года назад +2

      @@angelamag Muitos acreditam que entendendo o que se passa na constelação, pode haver mudanças por parte da MN se as vítimas trabalharem o perdão e tentar aproximação. Acredito que a única solução p as vítimas terem saúde mental e física é distanciamento total e não considerar a genitora uma mãe.Parece absurdo mas,nessas condições é que tenho visto as vítimas se recuperarem e felizes.

  • @gabrielalopes2671
    @gabrielalopes2671 4 года назад +5

    Obrigada pelo vídeo, Marina! Acabo de conhecer seu canal e já fiquei fã! Minha mãe é borderline, e a conclusão que eu já tinha chegado até mesmo antes de ver esse vídeo é exatamente esse: eu só vou conseguir aceitar minha mãe do jeito que ela é, se eu me afastar dela. Enquanto, eu estiver perto, recebendo toda a carga de agressões q ela deposita em mim, eu vou ficar sempre querendo que ela mude. Mas, ao mesmo tempo, eu sempre me pergunto: será q afastar, também não seria uma forma de rejeição? Será que esse comportamento não causaria consequências sistêmicas, por causa da lei do pertencimento? De qualquer forma, afastar é o jeito como eu estou conseguindo lidar com a situação, com o mínimo de saúde mental para seguir a minha vida. Agora, menos culpada por ter ouvido vc falar. Gratidão pelo vídeo!!

    • @emiliachaves3197
      @emiliachaves3197 4 года назад

      Boa noite Gabriela, gostaria de te fazer uma pergunta meio delicada e se vc não quiser não precisa responder, com que idade você teve consciência da condição da sua mãe?
      Temos uma criança pequena na minha família que vive um grande conflito por causa disso e como não tem consciência acaba sendo uma vítima muito suscetível de atitudes e manipulações terríveis e sofre muito.

    • @angelamag
      @angelamag 4 года назад

      @@emiliachaves3197 eu não tinha uma consciência clara, mas sempre um mal estar constante de perto da minha mãe e uma intuição que gritava pra eu me afastar dela se não ela iria me destruir. Mas como a aprendemos com a sociedade que temos que cuidar da mãe e também pelas manipulações dela me gerando culpa (codependencia) fui ficando até não aguentar mais. O estrago psicológico foi enorme, a minha identidade foi destruída, hoje com 44 anos que estou conseguindo me recuperar. E tenho sorte que não me suicidei e não tenho dependência a drogas ou álcool. Mas o rastro de destruição é enorme em todas as áreas da minha vida.

  • @oalves4469
    @oalves4469 4 года назад +2

    Mas eu concordo com vc na parte de não ficar ali tentando mudar elas, temos que vazar fora delas.

  • @gilcilenecruz2259
    @gilcilenecruz2259 3 года назад +3

    Sem comentários.... Eu pensava muito em fazer constelação, mas depois de ouvir isso. Tô fora!!!

  • @Analista_Psicoterapeuta
    @Analista_Psicoterapeuta 3 года назад

    Eu não queria ser amada. Eu so queria que ela me deixasse longe das doentias decisões dela. Mas ela toma decisões sobre ela e meu pai e me pede ajuda. E se eu ignoro ,ela usa todos ao meu redor como se eu fosse a filha que abandona. e isso me faz sentir pessima com muita raiva!

  • @vivianribeiro5549
    @vivianribeiro5549 Год назад

    Meu Deus sempre ouvi falar que essa tal de constelação não era uma coisa boa agora tenho certeza....so quem é filha de narcisista sabe o que é viver o inferno em vida....narcisista são malvados pessoas ruins

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  10 месяцев назад

      Ei querida. Eu vejo sua dor. Vejo mesmo!
      E vejo também a dor profunda que essas pessoas "malvadas" também carregam e descarregam nos outros.
      Eu sempre digo que não existe gente ruim neste mundo. Seja mãe, pai, marido, assassino, estuprador... O que existe é gente machucada, traumatizada, não tratada, não vista.
      O que podemos fazer é tratar as nossas dores e traumas para, pelo menos, não nos tornamos como eles... amargurados, "malvados", descarregando e cuspindo em tudo... O ciclo de dor pode sim, parar. Mas precisa começar em alguém. Que sabe, você não seja a escolhida por Deus para encerrar este ciclo.
      Se sentir, ouça a canção: "A começar em mim".
      Com amor,
      Marina

  • @lilianeoliveira2852
    @lilianeoliveira2852 3 года назад +5

    Não é bem assim... Minha mãe teve pais amorosos que por diversas vezes me tiraram das garras dela... Obrigada minha avó e meu avô por tudo...Poderia ter sido pior...

    • @amanda8203
      @amanda8203 2 года назад

      Garras mesmo, são criaturas extremamente cruéis,adoro os vídeos sobre Narcisismo da Jane Six psicologia,Dra Ana Beatriz, são bem realistas!! Floreando os Narcisistas pq não é ela que vive

    • @anapinnto
      @anapinnto Год назад

      Também acho que alguns profissionais romantizam muito. Muitas mulheres com psicópatas tem filhos. E vão ser pessimas Mães. Crueis. Então, acho que os profissionais deveriam deixar de santificar Mães com problemas desse nível. Acho que poderiamos tratar isso de uma forma mais voltada para o acolhimento do filho.

  • @emiliachaves3197
    @emiliachaves3197 4 года назад +2

    Boa noite Marina,
    Obrigada pelo vídeo, foi muito esclarecedor. Essa situação é muito difícil e causa muito sofrimento na vítima. Gostaria de sugerir um vídeo falando sobre o que o pai e os familiares podem fazer p/ proteger o filho pequeno de uma mãe narcisista p/ minimizar os impactos cruéis e negativos na criança, segundo os princípios da constelação familiar, pois pelo que percebi esse vídeo é direcionado à vítimas já adultas.

  • @amanda8203
    @amanda8203 2 года назад +1

    Não são seres humanos como nós,vc está floreando demais uma situação cruel, são ruins, más, manipuladoras, é distanciamento total.Um individuo pode entrar na sua casa,te espancar, estuprar,matar seus filhos , aí vc então pensa que ele é um ser de luz,que adoeceu,e não fez por mal!! Que também temos nossas imperfeições... misericórdia vc é fora da casinha

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  2 года назад

      Eu vejo sua dor, Amanda. Posso senti-la aqui.

  • @Lelemiranda-r9r
    @Lelemiranda-r9r 3 года назад

    E quando nao consegue se afastar? Tive forças e vontade de sair até da cidade, nao dei meu novo endereço, ela perguntou a alguém e bateu na minha porta sem avisar, sem eu nem esperar! Ficou perguntando a terceiros meu endereço, coisa que nao gostei, podia ter me perguntado. Eu disse que não gostei e ela ja veio com o vitimismo, pedindo desculpas por ter ido à minha casa e que nao voltaria. Fiquei calada, eu ja tinha explicado o que tinha me chateado, ela entendeu, fingiu loucura.....deixei quieto. Mas sei que agora ela vai ficar aparecendo toda hora, até mesmo com mala pra ficar uns dias. A primeira coisa que ela foi ver foi os quartos..... Tenho que me mudar de Estado? Ja fiz constelação para com ela, nao a julgo, nao condeno, só quero seguir minha vida sem ela se metendo e ainda envolve meu ex, que quero deixar pra trás pq me fez muito, mas muito mal. Foi un relacionamento abusivo e ela usa minha filha pra chamar meu ex e faz aquela pataquada toda que eu nao consigo respirar. Eai, fui pra oitra cidade e tá começando tudo de novo.

    • @Lelemiranda-r9r
      @Lelemiranda-r9r 3 года назад

      @@marinarabelo tem horas que sinto que não terei mais energia..... nem pra ela nem pro meu ex..... e como a moeda de manipulação é a minha filha, dá vontade de pegar o carro com ela e sumir pra longe.....
      Estou me xuidando, tentando..... mas nao consigo me afastar o suficiente pra poder respirar, pensar, repensar, ahir de forma mais adequada.....
      Muito obrigada pela sua orientação! Vou contiuar me xuidando mesmo!

  • @tomandoconscienciacarlacun3070
    @tomandoconscienciacarlacun3070 3 года назад

    Eu amei seu vídeo!!! Parabéns!

  • @tamareslouize7829
    @tamareslouize7829 3 года назад +3

    Uma menina, pessoa comum que nasce com seus defeitos e qualidades, como qualquer pessoa, assim que cresce , engravida e ganha o título de Santa pela sociedade.. Dando a essa pessoa toda a liberdade de fazer as piores experiências com os filhos... Se Jesus que foi um mestre disse pra Maria " Mulher, O que tenho eu contigo?"...
    Se um filho falar pra uma mãe dessas , levava uma socão na boca na frente de qualquer um e uma pancada emocional vindo dela pro resto da vida.
    A mãe não tem o direito de descontar nos filhos os sofrimentos dela do passado... Assim como ninguém tem esse direito. Assim como todas essas meninas de hj, que um dia serão mães... Nada justifica uma santidade que a sociedade impõe no "ser mãe", "Foi ela que te trouxe ao mundo", (mais esses filhos preferiam não ter nascido) e os que nasceram e ainda estão vivos, são um dos motivos que tbm acredito que missão terrestre existe e neste caso o evoluirá 10 vidas... Só pode. E só quem é filho, sabe dizer melhor do que qualquer um, o que é ser uma cobaia pra experimentos horríveis desde o dia do nascimento, até o dia que ele entender que mãe é um ser humano como qualquer outro e que não precisa de altar.

  • @fecosta3800
    @fecosta3800 Год назад +1

    Muito pouca empatia esse vídeo.Aconselho a estudar mais sobre narcisismo materno.

  • @elianikochhann9594
    @elianikochhann9594 4 года назад +3

    Oi Marina, tudo bem? Adoro seus videos. Não demora muito pra postar novamente 😍😘

  • @Luanera42
    @Luanera42 5 месяцев назад

    Constelação familiar só culpabiliza a vítima e ameniza os comportamentos desses seres!

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  5 месяцев назад

      @@Luanera42 Constelação Familiar salvou minha vida há 10 anos atrás e me mostrou que não sou vítima de absolutamente nada do que me acontece e aconteceu. Isso me trouxe poder pessoal, auto permissão e muito crescimento/desenvolvimento pessoal e profissional. Entendo você não entender, a dor é enorme (acredite, eu sei), mas há um caminho de solução que exige de nós disponibilidade e coragem de mergulhar fundo na verdade. Dá um cadinho de trabalho. Mas vale a pena VIVER além da dor. Posso te ajudar a atravessar isso - mas denovo,é preciso coragem. E se tu continuar contando essa história pro teu cérebro que você foi vítima, é isso que tu continuará sendo. EM TODAS AS RELAÇÕES, não só com o ‘narcisista’ em questão. Difícil entender, é preciso sentir - se entregar ao processo.
      Amor e alegria,
      Marina Rabelo
      Me escreve!
      www.marinarabelo.com.br/contato

    • @Luanera42
      @Luanera42 5 месяцев назад

      @@marinarabelo Continuo não concordando com essa técnica que culpabiliza a vítima por que sim se aconteceu um abuso de qualquer forma, houve uma vítima. A questão é entender, se acolher e não viver no vitimismo. O que cheguei a conclusão com outros tipos de técnicas terapêuticas que foram acolhedoras e realista.

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  5 месяцев назад

      @@Luanera42 que bom que encontrou o seu caminho. É só o que importa. ❤️

  • @tabatabaungartner3754
    @tabatabaungartner3754 4 года назад

    Lindíssimo Marina Quanta lucidez . . Como esse discurso é Claro 💙❤💙❤💙✨✨✨

  • @patricianunes9655
    @patricianunes9655 4 года назад +1

    Nossa! Foi Deus que me direcionou aqui.
    Obrigada

  • @asteralmach
    @asteralmach 3 года назад +2

    Existe ganho secundário em ter uma mãe narcisista?

    • @tamareslouize7829
      @tamareslouize7829 3 года назад +1

      1000 vidas evolutivas em 1 só. Só pode.

    • @ubuntugratidao3673
      @ubuntugratidao3673 3 года назад +1

      SIM, aprendermos a amar sem condições e cuidar da propria vida. Isso se conseguirmos ultrapassar os sete anos sem repetir o padrão. Nao existe filhos de narcisistas que não tocados pelo narcisismo. Motivo de ter muitas pessoas com ódio de quem tenta jogar luz nisso, mas muitos conseguem e esse deve ser o caso dessa moça linda, que com essa missão amorosa, vem nos ensinar.

  • @veronicalarajahelnetto8735
    @veronicalarajahelnetto8735 4 года назад +1

    Estou em busca da raiz da minha dor, esse vídeo me ajudou muito. Gratidão.

  • @veronicarocha5420
    @veronicarocha5420 4 года назад

    Penso que a definição e compreensão do quadro, o entendimento do processo, com toda dor causada pela fragilização do ego, obtidos pela negação imposta da própria existência, promovido por ataques sistemáticos, para destruir todas todas as possibilidades de reação defensiva. Compreender é vital, para diluir as mágoas, entender como que a fabrica de sofrimento, se edifica num processo de esfacelamento do outro. O assedio moral pode ser tão intenso, num cenário de arredamento tal ,que o afastamento definitivo é a única e necessária saída . Posto que infelizmente não há cura. Nos casos mais severos, o afastamento é também uma conquista ,uma superação gigante , onde o deposito de patologias são tão bem estruturadas, que quem a ele submetido fica paralisado pelo enredamento. Sinceramente acho que compreender é fundamental, entrar em contato com toda dor, de não ser amado, de ser sistematicamente ,e continuamente fragilizado egóicamente, para diluir as culpas internalizadas, a dores emocionais infringidas neste processo, o reconhecimento do direito de existência, e da impossibilidade de o ser, num contexto com esta dimensão de comprometimento.

  • @vanusateodose8862
    @vanusateodose8862 4 года назад +9

    Dá até nojo de ouvir. E pq os filhos de narcisistas mantém uma conduta correta com os filhos? Fosse assim, era pra ser narcisista tb com os filhos.

    • @mariamary785
      @mariamary785 4 года назад

      👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • @cintiagdepaula555
      @cintiagdepaula555 3 года назад +1

      Mães com este transtorno são perversas.Eu,heim!Quero minha genitora bem longe de mim p sempre!

  • @pollyanagoncalves6038
    @pollyanagoncalves6038 4 года назад

    Esse vídeo falou comigo!! Era o que eu precisava ouvir! Obrigada!!

  • @deisemiranda3023
    @deisemiranda3023 4 года назад +1

    Gratidão por sua existência, tem me ajudado tanto, beijo no seu coração! ❤️🙏🏼

  • @biancabecker748
    @biancabecker748 3 года назад +1

    Vim ver o vídeo porque acho que sou narcisista com meus filhos. Quero mudar isso

    • @flordelotus9078
      @flordelotus9078 3 года назад +5

      Normalmente quem acha q é narcisista, não é narcisista. O narcisista nunca assume que é narcisista, que tem problemas de caráter e de personalidade.

    • @tamareslouize7829
      @tamareslouize7829 3 года назад +3

      @@flordelotus9078 é verdade, narcisista não tem a humildade de buscar nenhum tipo de ajuda, pois se acham justos e não cometem erros. Só pelo fato de ela se achar narcisista já é uma atitude que mostra a humildade dela, coisa que não existe no narcisismo.

    • @rfmarchetti
      @rfmarchetti 3 года назад

      Se você acredita que é narcisista, muito provavelmente vc não seja. Mas você pode estar reconhecendo que é tóxica para seus filhos e isso pode ser tão ruim quanto. Então faça terapia, procure ajuda. Muito provavelmente seria filhos precisem de terapia também.

  • @ubuntugratidao3673
    @ubuntugratidao3673 4 года назад

    Amada, anjo de luz 🙏🏽🌹

  • @rfmarchetti
    @rfmarchetti 3 года назад +2

    Marina, gratidão pela sua intenção. Acredito que talvez você não tenha a profundidade necessária sobre o tema e não tenha a experiência clínica com vítimas dessa patologia. Veja os comentários mais ríspidos que você recebeu neste vídeo, que são de pessoas cuja dor ainda está muito forte e lhes falta a compreensão para conseguir trarar o tema com mais serenidade. Para essas pessoas, vejo que sua abordagem possa ter sido até um pouco confusa. Este é um tema muito complexo realmente e eu vim buscar a visão da Constelação, que tanto amo, mas confesso que não encontrei. Este vídeo pode ser considerado até adequado para aqueles que não são vítimas dessas mães e que desejam saber do que se trata o assunto, talvez por curiosidade ou por conviverem com alguém que está emaranhado nesta questão. Mas como esse é um tema que causa tanto sofrimento, me pergunto se o que foi apresentado realmente contribui. Grande abraço.

  • @lucianabueno6732
    @lucianabueno6732 4 года назад

    Gratidão eterna por este vídeo.

  • @mantovanibs3592
    @mantovanibs3592 4 года назад +1

    que vídeo maravilhoso ❤ gratidão

  • @cme_centrodemedicinaespiritual
    @cme_centrodemedicinaespiritual 4 года назад

    Gratidão!! que vídeo sanador. muito muito obrigada. = )

  • @Bezerrodeouro22345
    @Bezerrodeouro22345 2 года назад

    Na sua opinião a minha mãe deixa de ser uma mãe carinhosa e boa por isso?
    A minha mãe me trata bem, gosta de fazer cafuné no meu cabelo porém ontem estávamos conversando sobre até onde a mãe seria capaz de se sacrificar pelo filho minha mãe disse que não se sacrificaria em tudo ela disse que se por exemplo ela tivesse que escolher ou ela ter as unhas dela arrancadas com alicate sem anestesia ou ela fazer cocô e xixi dentro da minha boca e me obrigar a engolir ela disse que preferia defecar e urinar dentro da minha boca.

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  2 года назад +1

      Este tipo de conversa não leva vocês a lugar algum. Esse 'se' (se ela tivesse que escolher..) enfraquece a vida. A realidade engrandece a vida. Ou seja, não sabemos quais atitudes iremos, de fato, tomar quando o desafio aparecer. Não se ocupem em imaginar.

  • @deborafontoura5428
    @deborafontoura5428 4 года назад

    Perfeita!!!! Gratidão 🙏🏻

  • @fabianasantos3503
    @fabianasantos3503 4 года назад

    Pois exatamente isso que eu penso, eu honro e agradeço tudo que minha mãe fez por mim e entendo q ela me deu o que ela recebeu,mais tem terapeuta que fala q perdoa é ter relacionamento com a pessoa mais como ser relacionar com uma pessoa doente...

    • @maura1686
      @maura1686 4 года назад

      Essa é a diferença das Constelações: não há o que perdoar quando não julgamos!
      Acredito que após constelar, o relacionamento vai sendo curado mesmo de longe e possamos aos poucos ir nos aproximando.

  • @bruninha3753
    @bruninha3753 4 года назад +3

    É uma diaba comigo sim ,nas outras filhas dela ela passa a língua em tudo de errado que faz são as santas ,já eu que sou casada não dou trabalho pra ela ela quer jogar todo lixo dela em mim ,estou fora desse monstro

  • @oalves4469
    @oalves4469 4 года назад +1

    Então nao somos obrigados a cuidar delas tbm?

    • @muraroligia
      @muraroligia 3 года назад

      A constelacao nao fala sobre obrigacoes, ela eh meramente descritiva de movimentos de amor que o Bert Hellinger observou ao longo das constelacoes que fez. Nao existe uma regra, existem descricoes do que ele viu que traz libertacao e fluir melhor das energias na familia.
      Basicamente um personal organizer pra saude familiar, sobretudo do individuo que busca a cura. Nao substutui outras terapias tradicionais ou holisticas, mas complementa o processo terapeutico. Eu fiz algumas e soh tive resultados excelentes, e eh mt dificil descrever o processo com palavras assim, eh preciso vivencia-lo pq nao se trata de entender com a mente, mas de SENTIR um movimento diferente, que traz cura.

  • @anapinnto
    @anapinnto Год назад

    Infelizmente, alguns profissionais banalizam o Narcisismo. E o pior é essa forma de falar ( sorrindo).de um tema tão dolorido. Acho que o que você fala tem sim muita verdade, porém acho ( como filha de MN) que alguns profissionais banalizam demais a dor dos filhos entende? Chega a aer desumano. Agradeço o vídeo, mas penso que talvez mudando um pouco algumas palavras e a abordagem, voce quebraria essa rejeição no público que como eu , passou por esse trauma. Nao é vitimização , mas acho que é ter empatia. Ou buscar se aprofundar mais no tema Narcisismo.

  • @denysebraatz5126
    @denysebraatz5126 3 года назад

    queria constelar com vc Marina. Hoje vc disse o que eu precisava ouvir a anos!!! Tirou um.peso da minha alma, me deu o entendimento que precisava. Como entrar em.contato? Sou de Brasília

  • @jeniffernunes4790
    @jeniffernunes4790 2 года назад

    Então, temos que denominar mães narcisistas como "mães disfuncionais" kkkkk.

    • @marinarabelo
      @marinarabelo  2 года назад

      Foi de onde viemos, nosso primeiro lar.
      ... que possamos nos reconciliar com a história como ela foi para que o fluxo do amor volte a correr no rio da vida.

  • @bcrisrealengo
    @bcrisrealengo 4 года назад +4

    Estou no contato zero!! Meus filhos tomaram pavor dela. Ela é um monstro. Só pq lavei a louçã e não sequei qd tinha 9 anos, acordei com.ela escorrendo a louça na minha cara!!! Ela chegou do trabalho e nem se preocupou se estava bem ou não. Eu tinha que faxinar a casa todo dia. Lavar fraldas da irmã enquanto o marido dela dormia o dia todo, pq a vagabunda sustentava ele. Sem contar que ele nos maltratada, eu e meu irmão. Isso com a conivência dela, pois não éramos filhos dele. Ela grávida da minha irmã, nos dizia que minha irmã era o fruto do amor dela com o atual marido. Eu e meu irmão , não. Éramos frutos de seus erros. Tínhamos 10 e 4 anos. Eu e meu irmão.

    • @bcrisrealengo
      @bcrisrealengo 4 года назад +3

      @@marinarabelo Muito obgada. É realmente muito difícil. Neste tipo de relacionamento, todos acham que temos que lutar até o fim pra convivermos, por conta da ligação genética. No meu caso, escolhi salvar meu psicológico e sumi.

    • @MichelleHindo
      @MichelleHindo 4 года назад +7

      Se a constelação não for para passar pano na patologia e sim se salvar ok! Pq negar que alguns são perversos não ajuda tb

  • @samiramaiavigano9455
    @samiramaiavigano9455 4 года назад

    Obrigada Marina.

  • @camilaviana9121
    @camilaviana9121 4 года назад

    E quando o filho mora na mesma casa que a mãe e nao pode sair por hora? Pode manter um certo distanciamento mesmo na mesma casa?

  • @LeLe-ee8cm
    @LeLe-ee8cm 4 года назад

    Maravilhoso

  • @priscilarosa387
    @priscilarosa387 4 года назад +1

    Seus vídeos sempre maravilhosos. Parabéns!

  • @elietebarbosacintra3020
    @elietebarbosacintra3020 4 года назад

    Esclarecedor, ouvir, refletir e aceitar .

  • @maura1686
    @maura1686 4 года назад +2

    Terapia convencional: 60 minutos falando mal da mãe.
    Terapia das Constelações: "Eu te dou 2 minutos para falar mal da tua mãe, isso porque hoje eu estou boazinha, senão seria só 1 minuto." Elza Carvalho

  • @thabataR15
    @thabataR15 4 года назад

    Sem palavras! 🙏♥️