Psicólogos podem QUESTIONAR práticas religiosas que PREJUDICAM o paciente? | Dra. Camila Torres

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 апр 2023
  • 🧠 Torne-se membro do IPA+, nosso Clube de Ciência e Filosofia: institutopontoazul.com.br/
    💙 Torne-se membro deste canal para acessar vários benefícios e me apoiar: ruclips.net/user/danielgontijojoin
    📚 Veja nossa live sobre Astrologia e ganhe um desconto no IPA+: institutopontoazul.com.br/liv...
    ~ CANAL DO INSTITUTO PONTO AZUL: / @institutopontoazul
    ~ MEU CANAL NO TELEGRAM: t.me/joinchat/kRpcGsMQd5A2M2Qx
    ~ QUER SER ENTREVISTADO(A)? Preencha este pequeno formulário: forms.gle/Rz4MMWmeC9LovQcv6
    ~ LIVROS QUE ESTOU LENDO:
    - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XHc9uy
    - Sapiens: uma breve história da humanidade (Yuval Harari): amzn.to/3NvwAXW
    - Ciência e religião são compatíveis? (Alvin Plantinga & Daniel Dennett): amzn.to/3Q6tPO5
    - Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL
    - O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa
    Vai comprar algum livro (ou outro produto) na Amazon? Entre pelos links acima ou por este link geral para me apoiar: amzn.to/376oz8q
    ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo

Комментарии • 72

  • @ednarodrigues2673
    @ednarodrigues2673 Год назад +11

    Quando eu era evangélica,me lembro que marcavam um jejum com algum tipo de propósito onde era obrigado a todos da comunidade a praticar ,eu não conseguia fazer o jejum completo e me sentia muito mal por não conseguir cumprir todo o jejum 😢me cobrava muito

    • @Loto7facil
      @Loto7facil Год назад +1

      O jejum é pra manter a forma 😅

    • @eltonhhenriquedossantos6559
      @eltonhhenriquedossantos6559 Год назад

      Esses tipos de igreja são péssimos exemplos e criadas por indivíduos egocêntricos "independentes. Veja as tradicionais e sérias se existe essas loucuras de jejuns ou se é algo voluntário e individual.

  • @rogerio4039
    @rogerio4039 Год назад +13

    Ou seja, não importa o quanto a religião prejudica as pessoas, todo mundo precisa ficar pisando em ovos para falar contra religião. No outro lado, os religiosos - especialmente cristãos - podem usar a desculpa da "liberdade religiosa" para fazer as coisas mais absurdas: curandeirismo, incitação ao ódio, traumatizar crianças e adultos com a ameaça do inferno, estimular a pessoa a abandonar tratamento, etc. E é mais fácil alguém ser punido legalmente por denunciar essas coisas do que por praticá-las. Me incomoda essa permissividade exagerada que se dá às religiões.

    • @graceerc
      @graceerc Год назад +3

      Exato.

    • @diegojourdan8911
      @diegojourdan8911 Год назад +4

      Isso mesmo, Rogério.

    • @rogerio4039
      @rogerio4039 Год назад

      @Nightmare Por isso eu coloquei religião, em geral. No Brasil, o cristianismo é mais forte e culturamente protegido. Mas o islamismo - uma religião derivada do cristianismo que herdou a ideia ridícula de tortura eterna para quem não crer no "deus certo" - também é uma religião horrível e protegida pela sociedade. São duas pragas da sociedade que disputam "qual é a menos pior".

    • @diegojourdan8911
      @diegojourdan8911 Год назад +1

      @Nightmare Sim, foi piada sobre o profeta Maomé . Mais do que ridículos, eles foram assassinos covardes fanatizados .

    • @mirtesmuller9787
      @mirtesmuller9787 Год назад

      Náo aceito mais assédios

  • @anasousa8337
    @anasousa8337 Год назад +22

    O filme "O exorcismo de Emily Rose" é um bom exemplo disso. O padre a orientou a deixar de usar a medicação alegando que ela vivia um processo de possessão.

    • @antonielnog
      @antonielnog Год назад +2

      Prezada, estudei esse caso, o nome dessa moça, Anneliese Michel, na numorologia cabalistica tem o cálculo da morte e pode servir p certas pessoas provável data de morte dela e praticamente. E nesse cálculo misteriosamente se pode saber antecipamente a morte de uma pessoa, tanto p acidentes, assassinatos e morte p doenças graves, que foge do cientico mesmo. Infelizmente é triste o que essa moça passou.

    • @carlfriedrichgauss8725
      @carlfriedrichgauss8725 Год назад +5

      @@antonielnog discordo da premissa de que haja alguma forma de saber quando alguém vai morrer. Vale lembrar que a divisão da data em meses dias e anos é humana e não existia antes de criarmos da maneira como é. Se há algo de sobrenatural em um conjunto de números (ou em um métodos numérico) deveria ser possível prever a data da morte das pessoas utilizando outros calendários com outras divisões do ano.

    • @antonielnog
      @antonielnog Год назад

      @@carlfriedrichgauss8725 , prezada, compreendo seu ceticismo, nossas universidades e faculdades brasileiras não aceitam p acreditarem que tudo é respondido por ciência, uma lógica, eé como como comparar a nossa Policia Federal com o FBI, a CIA nem se compara diante do que eles sabem. Infelizmente explicar e provar certas coisas tomaria um longo discurso, mas enfim vejo de vez em quando os videos é fácil compreender o momento tanto de um cético como de um religioso. Mas enfim, o caso dessa moça citada é lamentável.

    • @veronicasouza3843
      @veronicasouza3843 Год назад

      @@antonielnog essa Moça Morreu por Puro Fanatismo Religioso,ela ñ Precisava de Padre nenhum,e sim de um médico,porém Graças a essa Desgraça chamada Religião a Moça Agonizou Lentamente até a Morte,Religião é algo Mortal!!!!!!.

    • @graceerc
      @graceerc Год назад +2

      @@antonielnog , já tomou seu remedinho hoje?

  • @diegojourdan8911
    @diegojourdan8911 Год назад +3

    Sou radical em relação ás religiões, mas não contra pessoas, pois elas são vítimas de alienação cultural e familiar. Precisam de ajuda .

  • @user-vj6ty5lb1l
    @user-vj6ty5lb1l Год назад +5

    Pro psicólogo pode ser um problema. Mas eu sou um militante anti fé. Crenças não se encerram no indivíduo e acabam por impactar o coletivo. Por isso, considero relevante que as pessoas amparem suas crenças com evidências. Tenho interesse de que mais pessoas passem a ver fé como o oposto de uma virtude.

    • @diegojourdan8911
      @diegojourdan8911 Год назад

      100% de acordo.

    • @mirtesmuller9787
      @mirtesmuller9787 Год назад

      Virei militante fé.

    • @elnatagermanofreitaschaves152
      @elnatagermanofreitaschaves152 11 месяцев назад

      Sim, mas acontece que tanto céticos quanto religiosos podem escolher aceitar evidências ou não. Os céticos por exemplo adoram usar a frase de sagan que para alegações extraordinárias precisa de evidências extraordinárias, aí quando confrontados com essas evidências que contrariam o ceticismo, os céticos pegam e enfiam no cu

  • @masajubr
    @masajubr Год назад +7

    Mas chega um momento que a prática religiosa é muito conflitante com os direitos humanos e, neste exato momento, eu penso que o profissional da psicologia se encontra num verdadeiro conflito irreconciliável! Sabemos que as religiões possuem posições muito mais radiciais do que a proposta da psicologia e nisto não há como fugir! Sem contar que o nível de envolvimento do paciente com a religião vai determinar o prosseguimento ou não das sessões.

    • @angelamariadefreitas5539
      @angelamariadefreitas5539 Год назад +2

      Como a maioria dos jovens estão migrando pro campo newpentecostais vejo que isso vai influenciar negativamente como profissional, vai, instaurar culturas religiosas nas análises...aliás isso já acontece 😢😢😢bora cultivar o ceticismo a racionalidade razão a verdade os bons sentimentos o conhecimento real

  • @diegojourdan8911
    @diegojourdan8911 Год назад +4

    Devido a exploração comercial e política da religião, creio que deveria existir um marco jurídico específico para a proteção (no mínimo para as crianças) contra indução psicológica tóxica, seja religiosa, social ou política. Ninguém nasce racista, nem homofóbico, nem nazista, nem crente. Tudo é imposto . Tem que haver limites legais. Por exemplo, o se o racismo é crime, quem o ensina a uma criança é duplamente criminoso. Quem induz um inocente á práticas religiosas, deve ser responsabilizado pelos efeitos físicos e/ou psicológicos disso. Não tem nada a ver com liberdade de culto.

    • @lucasaguiar8904
      @lucasaguiar8904 Год назад

      Resumindo, você está dizendo que todos os problemas que acontece com alguém é culpa d pais religiosos por "impor" e você imponhe que os pais estão errado em passar a religião para os filhos.

    • @diegojourdan8911
      @diegojourdan8911 Год назад

      @@rafaelgenaro8077 Sim, é verdade. Por exemplo, o E. Islâmico ensina ás crianças degolar prisioneiros, os nazistas matar judeus, os americanos matar índios, e por aí vai. Eu falo em limites para ensinamento tóxico religioso familiar, mas vale para todos os tipos e para todos os meios.

    • @diegojourdan8911
      @diegojourdan8911 Год назад

      @@lucasaguiar8904 Boa tarde. Não digo que todos os problemas das pessoas sejam originados pela religião. Tem muitos ateus cheios de problemas também. Mas a toxicidade a que me refiro é a que causa conflitos sociais . Vou colocar exemplos : as meninas islâmicas proibidas de estudar, os meninos judeus obrigados a usar trancinhas atrás das orelhas, as crianças das Testemunhas de Jeová proibidas de receber transfusão de sangue, o isolamento social das crianças aimish, o casamento de meninas vendidas por seus pais para adultos no Afeganistão, a esterilização de mocinhas na África, o recrutamento de meninos nas guerras em geral, o trabalho escravo de crianças em toda América Latina....Os adultos tomamos nossas próprias decisões e as assumimos,
      mas as crianças precisam ser protegidas até de nossos erros, para que quando forem adultos tenham oportunidade de escolher.

  • @alessandradossantosalves3136
    @alessandradossantosalves3136 Год назад +3

    Professor boa tarde. Ja falou da RH do helio couto? Ou qual sua opniao sobre isso

  • @aluzdomeuintelectorevolucao
    @aluzdomeuintelectorevolucao Год назад +3

    Prática mais absurda.

  • @santos6418
    @santos6418 Год назад

    Com certeza! O psicológico deve defender esse paciente dos oportunistas! E se o mesmo foi buscar ajuda é porque reconhece que é vítima de violência psicológica!

  • @pri-ra
    @pri-ra Год назад +2

    Acho perigoso psicólogos lidarem com a religiosidade das pessoas. É algo muito enraizado.

    • @Trex40385
      @Trex40385 11 месяцев назад

      Lidar com assuntos enraizados no indivíduo é a especialidade da formação do psicólogo.

  • @andressadepaula8323
    @andressadepaula8323 Год назад +2

    O que precisa ser tratado é o fanatismo. Na minha igreja em específico, não a uma obrigatoriedade pra fazer jejum. Muito menos para crianças e pessoas com doenças q as impossibilitam. Talvez nas seitas de controle mental aconteça,e essas pessoas precisam de tratamento psicológico justamente pra se libertar desse controle,q as leva aos extremos pela dita "religião".

    • @claudiarosaradialista
      @claudiarosaradialista Год назад

      Muito bom seu comentário Andressa! Os abusos em nome da fé é que devem ser combatidos, não as práticas religiosas saudáveis.

    • @gabrielnicolas9701
      @gabrielnicolas9701 Год назад

      Qual a diferença entre a sua igreja e as "seitas"?

  • @Loto7facil
    @Loto7facil Год назад +1

    Tem igrejas que obriga a fazer Jejum
    Pra reduzir as medidas
    Pois a porta é estreita 😢
    CCB/ IPDA/ TJ/ G ∆\

    • @luafenix480
      @luafenix480 Год назад

      CCB nunca obrigou.

    • @Loto7facil
      @Loto7facil Год назад

      @@luafenix480 investigue a CCB
      A pior de todas
      Assista Josafá agra

  • @gustavobenfica7026
    @gustavobenfica7026 Год назад +1

    Nossa que casos absurdos esses, hein. Lamentável.

  • @joaomagalhaes8448
    @joaomagalhaes8448 Год назад +1

    Canal Sensacional!!!!!

  • @RuEl-hg1uw
    @RuEl-hg1uw Год назад +1

    Oi Daniel, acho muito importante o seu trabalho. Você poderia também falar sobre as falhas da psicanálise? Eu tenho visto certos conceitos sendo utilizados quase como uma religião, criando dogmas inquestionáveis. Não sou psicóloga, apenas paciente. Não vejo psicanálise como ciência e Infelizmente tenho visto muitas pessoas sendo prejudicadas por essa corrente de "terapia".
    Uma das coisas que mais me assustou foi ver alguns usarem a psicanálise para justificar abuso s3xu4l, por exemplo "seu pai abusou de vc mas no fundo vc queria isso, porque toda filha tem complexo de Electra".
    Outra questão: filhas de mães abusivas relatando que o psicólogo freudiano ou winnicottiano (ou afins) justifica que "no fundo você tem inveja da sua mãe pois você quer ter seu pai só para você, então você cria uma imagem de vilã na sua mãe".
    Outra coisa absurda foi ver a teoria da ambivalência ser usada para justificar relacionamentos abusivos. De acordo com certos profissionais psicanalistas, o amor e ódio andam lado a lado, portanto é totalmente normal e aceitável meu marido dizer que me odeia, me bater, pois isso faz parte da ambivalência humana. Ou seja, não existe amor sem ódio. Também seria normal uma mãe sentir ódio e inveja da filha, querer matar a filha, etc.
    Tenho filhas e muitas vezes brigamos e nos irritamos, porém jamais senti ódio ou inveja delas. Eu e meu esposo também temos momentos de irritação e brigas, mas sempre resolvemos bem e nunca senti ódio ou inveja dele, e creio que nem ele de mim. Penso o quanto a teoria da ambivalência seria apenas um respaldo para que pessoas com traços de psicopatia sejam normalizadas. Não vejo nada de normal ou saudável em sentir ódio e inveja de nossos filhos, ou parceiros.
    Acho eu, na minha visão leiga de paciente de terapia, que certas idéias estão sendo propagadas sem pensamento crítico, só porque um "grande gênio" da psicanálise escreveu em um livro séculos atrás.
    Por que ninguém nunca questiona essas ideias? Não chegou a hora de rever o quanto elas estão repletas de machismo, preconceito e ginástica mental para justificar disfunções como odiar e sentir inveja de filhos e parceiros?
    Não me vejo sustentando relacionamento com ódio. Sou divorciada do primeiro casamento, e o divórcio veio por algo muito menor que ódio. A simples sensação de incompatibilidade e de que cada um queria caminhos muito diferentes já foi o suficiente para acabar com o sentimento de amor, de vontade de permanecer junto. Como alguém consegue odiar, ter inveja e querer ficar junto? Como funciona esse ambivalência que prega que é normal isso?
    Ódio eu reservo pra quem realmente tenho extrema repulsa e esse sentimento jamais anda lado a lado com amor. Seria eu então a errada?
    Desculpa o mega textão mas realmente não compreendo certos aspectos da psicanálise e gostaria de ver alguém com conhecimento explicar e questionar.

    • @claudiarosaradialista
      @claudiarosaradialista Год назад +1

      Gostei muito do seu comentário! Também sou leiga em psicologia, mas considero algumas afirmações da psicanálise, no mínimo, problemáticas. Essa coisa de complexo de Édipo/Electra, ambivalência, sem falar na teoria da "mãe geladeira" do Winnicott pra justificar o TEA, não me descem. Também creio que maus profissionais se aproveitem da fragilidade de seus pacientes para manipula-los. É importante que profissionais da área discutam sobre isso.

    • @Analu_77
      @Analu_77 Год назад

      Concordo gênero número e grau. Td distorcido , mta manipulação e o outro lado vulnerável à mercê de tanta gente que se diz competente. Mínimo estranho , nada empático e ético. Respeito zero .

    • @leonardoaraujo8364
      @leonardoaraujo8364 Год назад

      Isso de longe não é psicanálise. De onde vcs tiram esses "profissionais" de psicanálise?
      Vc concordar ou discordar da metodologia da psicanálise. É um debate em aberto.
      Agora, estabelecer uma linha reta entre psicanálise e conivência com abuso e violência. Fora da casinha.

  • @mariadasdoresribeiro6623
    @mariadasdoresribeiro6623 Год назад

    Vixi....

  • @cleideribeirobezerra681
    @cleideribeirobezerra681 Год назад

    As vezes a pessoa nem tá raciocinando direito. 😞😢😔😞😢😔

  • @wanessaeemanuel7674
    @wanessaeemanuel7674 11 месяцев назад

    Voces deveriam ter vergonha de induzir as pessoas pensarem esse tipo de absurdo sem mostram a matéria toda a família não era religiosa.

  • @Santos-wt4rb
    @Santos-wt4rb Год назад +3

    Essa prática de criar ordens em nome de Deus, não tem nada a ver com com amor de Deus. Eu não aceito esse papo que muita gente usa como mensagem do pai. Eu caio fora. Muita gente com mal intenções. Usando a fé dos besta pra explorar.

  • @madar-zadi64agra62
    @madar-zadi64agra62 Год назад +1

    Creio que não pq psicólogo não é médico

  • @jose-mg8pq
    @jose-mg8pq Год назад

    São absurdos, com plena certeza. Mas não se pode menosprezar o lado positivo da religião. Conheço uma psicóloga que é médium kardecista. Até psicografou um livro. Sem dúvida alguma, radicalismo religioso faz muito mal.

  • @wanessaeemanuel7674
    @wanessaeemanuel7674 11 месяцев назад

    Claramente isso é uma deturpação da matéria a mãe usou essa questão do jejum para justificar os maus tratos,eu vi essa materia na tv, isso é absurdo ela achar abusivo os pais ensinar a religião para criança, seus filhos, que saiba criança nao faz jejum. É direito do pais educar sem interferência de ninguém. Eu sou psicóloga e discordo do que você estar falando...

  • @raphaelmourao4095
    @raphaelmourao4095 Год назад

    Religiosidade tóxica: Isso também deve ser conversado dentro das igrejas!!!

    • @claudiarosaradialista
      @claudiarosaradialista Год назад

      Igrejas sérias com certeza têm interesse em fazer isso, já as seitas de controle mental farão de tudo pra "demonizar" qualquer crítica ou discussão.

  • @lucasgoulart7761
    @lucasgoulart7761 Год назад

    Vc é infeliz . vc vai morrer nessa ai?
    Viva tua vida. Vc não acrescenta em nada com seus vídeos ao mundo.
    Jesus com a bíblia muda a vida de milhões de pessoas. E outra vc tb não existe pra Deus sabia disso.

    • @leandrosouza7596
      @leandrosouza7596 Год назад +1

      Pelo visto seu comentário não acrescentou em nada na vida dele também. Pois ele ainda continua postando vídeos. Acho que Deus não está atendendo as suas orações. Tá fraco na fé irmão.

    • @lucasgoulart7761
      @lucasgoulart7761 Год назад

      @@leandrosouza7596 primeiro q não falei com vc se mete na tua vida.
      Não oro por gente assim. Um presidiário é mais merecedor do q pessoas como vcs.

  • @user-kb5sh2gt8n
    @user-kb5sh2gt8n Год назад +1

    A crença religiosa deveria ser uma prática para pessoas acima de 18 anos.

    • @lucasaguiar8904
      @lucasaguiar8904 Год назад

      Não, o Jejum é para pessoas acima de 18 anos, assim como a igreja católica faz.