"Se Otelo estivesse no lugar do Hamlet, ele teria matado Cláudio no momento em que estava rezando. Se Hamlet estivesse no lugar do Otelo, Iago não conseguiria ludibriá-lo." A frase foi dita pelo Leandro Karnal, e achei fantástica a análise.
Iago foi o personagem mais CANALHA que ja conheci. Trazendo para o simbólico. Quantas pessoas não "matam" outras por fofoca, mentira, inveja, destrói pelo preconceito...Otelo é sobre isso.
O diálogo do Hamlet com o Horácio no cemitério são excelentes. Ele (sendo irônico e lúgubre ao mesmo tempo) perguntando ao Horácio se o crânio de Alexandre, O Grande está tão putrefado quanto o do bobo da corte fala muito sobre a natureza da morte, uma reflexão precisa sobre o quão pouco valem nossas conquistas (em vida) na morte, pois, como diria Diógenes, o Louco, não dá pra distinguir a ossada de um Imperador com a ossada de um escravo.
Tati.. queria só agradecer hj.. através do canal eu voltei a ler .. anos sem ler praticamente nada! Como foi bom resgatar bons hábitos! Com a quarentena, estou a 2 meses comendo livros e nossa..to tão bem! Me sinto melhor, viajo no tempo.. Comprei até uma estante nova para arrumar meus livros que estavam abandonados empilhados! ❤️ ( e maratonei poesia da semana , e que maravilhosa... )
Comprei semana passada uma versão adaptada para crianças. Série "Reencontro Infantil". Minha filha tem 10 anos e acho importante ter contato com os clássicos, mesmo adaptados. São 48 páginas ilustradas e vem com um encarte de exercícios. Ela não leu Hamlet ainda, porque Frankenstein é o próximo da lista. Ela já leu O Médico e o Monstro, O Mágico de Oz, O Corcunda de Notre Dame e Dom Quixote. Parabéns pelas resenhas, conterrânea. Bom domingo.
É assim que se introduz os clássicos na vida das crianças/jovens! Não a insanidade de forçar clássicos de leitura difícil goela à baixo em adolescentes que nunca tiveram contato com qualquer leitura mais complexa.
Um ano depois, volto para responder. Sim, são livros separados, comprei na Amazon. De vez em quando tem um na promoção. Média de preço de R$ 40 - 50. Mas já peguei promoção por R$ 20. Vários títulos. Série "Reencontro Infantil" - não confundir com "Série Reencontro", que é voltado para o público juvenil (mais páginas, menos ilustrações).
Essa tragédia tem muitas partes engraçadas. A conversa do Hamlet com o com o coveiro é hilária. Ontem vi o filme com o Laurence Olivier, tem completo, e felizmente legendado, aqui no youtube.
A parte em que o Hamlet acaba de ter a primeira conversa com o fantasma de seu pai e pede para que seus amigos jurem pela espada que manterão segredo, enquanto o fantasma importuna a todos, tbm é hilária
Uma das partes da peça que chamou minha atenção é o momento em que Polônio ao se despedir de Laertes, dentre alguns preceitos e conselhos, diz: "Os amigos que tenhas, já postos à prova, Prende-os na tua alma com grampos de aço;". Achei essa forma de descrever as verdadeiras amizades resistindo as mais diversas intempéries fantástica. Bom, Shakespeare brilhante!
Tati, eu só tenho a lhe agradecer!!!! Cada segundo lendo Hamlet foi um privilégio, li a obra através do Kindle e nunca marquei tantas notas! Diversos pensamentos que só trouxeram a mim um maior ganho! Cito aqui um dos meus pensamentos favoritos: "A vida faz o amor, ou este faz a vida? Se o poderoso cai, somem até os favoritos; Se o pobre sobe surgem amigos irrestritos."
Nunca havia lido! Para mim, a melhor que já li de Shakespeare! São tantas frases icônicas que foi mais fácil marcar o livro todo kkkk. "Há algo de podre no Estado da Dinamarca".
AMEI esse vídeo. Terminei Hamlet no fim de semana passado. Concordamos sobre a loucura, apesar de eu ter tido minhas dúvidas no início da peça, no final concluí que ele realmente fingia a loucura e é um personagem em quem o leitor pode confiar para entender a verdade dos fatos. Acho que tenho um certo humor negro porque ri muito lendo. Principalmente nos momentos de loucura calculada. Eu entendo que Hamlet ficou marcado como o personagem do pensa muito e faz pouco, mas ainda assim, creio que ele quis ser justo em todos os momentos. Suas conclusões e ações precisam sempre de um equilíbrio (ele não sai matando o tio porque o fantasma conta a traição, ele bola o plano da peça para ver as reações e daí concluir que aquele fantasma, como ele mesmo diz na peça, não era apenas um demônio enviado para causar problemas. Na cena da oração de Claudius, ele novamente opta pela justiça e não por agir em impulso). É justamente quando ele toma atitude impensadamente (e mata Polonius) que as coisas começam a degringolar. Eu entendo Hamlet, afinal, questões complexas merecem respostas complexas e ele realmente se esforça para encontrar essas respostas ao longo da trama. Obrigada pelo vídeo, Tati. PS: Indicação aleatória, se você gosta do Harold Bloom, talvez goste do Northrop Frye, se é que já não o conhece. Uma boa semana!
Tão feliz de ver seus comentários por aqui ❤️ Tenho um livro aqui do Northrop Frye ainda não lido (presente do Lucas, do Diário de Leitura) - vou separar pra ler :)
O Shakespeare faz jus àquela máxima que diz: " roube como um artista". Hahaha Mas o incrível é: onde ele botava a mão...sucesso! Um gênio, sem dúvidas.
2 trechos sensacionais para se somar à sua bela resenha. Os conselhos de Polônio a Laércio pouco tempo antes dele ir à Paris e o diálogo de Hamlet com Rosencrantz (a liberdade e a força estão na casca de Noz = cérebro 🧠, na consciência).
Ultimamente - não sei por quê - perdi toda a alegria, desprezei todo o hábito dos exercícios, e, realmente, tudo pesa tanto na minha disposição que este grande cenário, a terra, me parece agora um promontório estéril; este magnífico dossel, o ar, vede, este belo e flutuante firmamento, este teto majestoso, ornado de ouro e flama - não me parece mais que uma repulsiva e pestilenta congregação de vapores. Que obra de arte é o homem! Como é nobre na razão! Como é infinito em faculdades! Na forma e no movimento, como é expressivo e admirável! Na ação, é como um anjo! Em inteligência, é como um Deus! A beleza do mundo! O paradigma dos animais! E, no entanto, para mim, o que é esta quintessência do pó?
Amo as obras de Shakespeare, e Hamlet é a minha preferida. Eu gostei tanto que marquei uma frase na pele e todos os dias eu a olho com um apreço sem tamanho. E ver a Tatiana trazendo mais desse universo torna tudo ainda mais magnífico.
Até agora, desafio acompanhado com sucesso. Que diálogos enormes! Achei mais difícil do que Ricardo III. Excelente vídeo. "A vingança nunca é plena/mata a alma e envenena." Seu Madruga fazendo sentido (também) em Hamlet.
*_"leitura_*_ : alguém pode dizer que é bem maçante;_ _uma _*_leitora_*_ : já parece bem mais interessante;_ _uma booktuber: _*_leitora_*_ cativante e inteligente,_ _que nos provoca a ser um _*_leitor_*_ mais exigente..."_
Terminei de ler e amei, a escrita poética profunda e reflexiva perfeita! Também terminei de assistir o filme de Ofélia dando uma perspectiva dela na história e p mim fez sentido ela também podia ter fingido a loucura e lemos no livro q o rei manda soldados vigiarem ela e logo depois acontece suicídio mt suspeito. Bom fica em aberto.
Hamlet não foi responsável pela morte da Ofélia, ela já estava dando sinais de loucura no início, ainda quando polônio estava vivo, ela dizia que Hamlet havia se declarado e mandado cartas.
Bom, sobre a minha leitura... Não achei a peca muito grande, e nem os "monólogos" de Hamlet cansativos, pelo contrário, fiquei vidrada na minunciosidade com que expõe seus sentimentos e inúmeros pensamentos. Uma cena que destaco é quando Hamlet explica para o ator que contratou como ele deve atuar para passar a mensagem corretamente. Outra observação é como Hamlet "aproveita" de sua loucura para ser um tanto ácido com os outros, especialmente com Polônio, que tenta sempre extrair informações para o seu tio. Shakespeare, quando os amigos de faculdade chegam para "vigiar" Hamlet, faz uma alusão à Companhia de Teatro existentes em 1600, como a Companhia dos Meninos de São Paulo, que enfrentou a de Shakespeare na Guerra dos Teatros no mesmo ano. Por fim, que peça rica!! A minha preferida até o momento.
Terminei o livro e fui correndo pra assistir o filme do Kenneth Branagh (atuações, figurinos e cenários impecáveis). Pelo seu vídeo eu pude entender algumas partes melhor do que na época que eu li, fez até ficar mais interessante do que eu me lembrava kkkkkkk e foi da metade pro final que o livro pegou a minha atenção. Adorei o vídeo
Tem um filme recente por sinal, chamado “Ophélia” - 2018, direção de Claire McCarthy, não teve o destaque merecido na época, mas tem um elenco muito bom: Daisy Ridley (Ophélia), George MacKay (príncipe Hamlet), Naomi Watts, Tom Felton, Clive Owen…Recomendo. Eu gostei bastante do olhar que deram para a personagem.
Quando vi 49 min eu gritei. Minha mãe entrou no meu quarto e perguntou o que aconteceu kkkkk aí eu disse q a Taty postou um vídeo de 49 min e ela quase me agride com a sandália kkkkkk Posta mais vídeos longoooos 💓
É como você disse, são tantas tragédias que nem sei por onde começar, também acho que ele fingiu a loucura sim, já tinha lido Hamlet mas não lembrava do final, nessa leitura tinha esperança que tudo ficava bem no final, obrigada pela leitura e pelo vídeo nesse tempo frio aqui em MG 💜
49 minutos passaram voando do tanto que é bom escutar a Tati, poderia ficar assistindo os seus vídeos por horas e horas e tenho certeza que ainda assim ficaria com gostinho de quero mais 😍💕
Melhor livro de minha vida, eu realmente esperava uma obra complexa, rebuscada, bem no estereótipo de Shakespeare (pelo que dizem) tive medo de ler e não entender nada, enfim, quando comecei a ler eu me joguei de uma forma tão intensa que tive que me conter para não terminar logo, terminei o livro em dois dias e desde então não consigo fazer nada sem me lembrar de Hamlet, dos conselhos de Polônio, do cínico do Claudius... minha vontade é criar uma tatto na testa para que todos dêem uma chance á Shakespeare, uma chance á Hamlet.
A peça é ótima ! Uma de minhas preferidas de Shakespeare. A apresentação da Tatiana está impecável. Consegui ouvir até o final sem sentir falta de ar, como sentia em outras apresentações por ela feitas. Na vezes anteriores, a edição e compactação do vídeo comprimiam muitas sentenças e fundiam as sequências de falas, dando um ar nervoso e muito apressado, sem tempo para respirar. Causava até mal estar. Agora é pura fruição. Espero que mantenha o novo padrão. Parabéns pelo seu trabalho, Tatiana !
Sem querer, encontrei seu canal. Assisti sua explanação (me nego a chamar de resenha, vc faz muito mais que resenhar) do livro Cartas do Diabo ao seu Aprendiz e mais outros 04 livros que eu tinho lido. Vi o quanto vc é brilhante. De lá pra cá, assisto diariamente suas dicas e tudo que posta. Parabéns, vc é show.❤❤❤
Ela é das poucas booktubers que consigo ver ate final por me.prender e ainda me faz querer o livro se eu nao tiver kkkk. Obrigada parabens peloa videos.
É impressionante a qualidade dos vídeos do TLT, o cuidado em informar, a comparação dos textos disponíveis, nossa. É surpreendente um conteúdo desse estar disponibilizado de graça. Aqui temos um tipo de canal que sentimos a necessidade de apoiar. Parabéns Tatiana, incrível seu trabalho.
estou lendo o livro. Eu comecei por inspiração da Taty e de um amiga (Rhaymora). Devo dizer que nunca imaginei q teria a coragem pra ler Shakespeare, sempre tive certo receio pela complexidade. Mas, estou gostando, e é bom desmistificar certos autores, né. Enfim,estou vendo esse video dividido em 3 pela extensão rsrs e devo dizer que adorei o conteúdo, tenho sempre a sensação de estar perdendo algo nos diálogos de Hamlet
AHHHHH, esse vídeo me fez amar ainda mais a literatura Vou assistir seus outros vídeos Você fez um vídeo completo e maravilhoso sobre essa obra. Fiquei muito curioso para ler. Mas vai ser complicado pelo tamanho da leitura hahah Mas deve ser uma leitura muito rica. Fico até imaginando se haveria alguma leitura fora da europa que teria tanta riqueza. Como Asiáticos, Sulamericanos ou africanos. Certamente que há. Um grande abraço e obrigado!
E o Hamlet finge loucura pra poder racionalizar o que aconteceu. Pq que nem vc disse Hamlet é muito ético e precisa comprovar a verdade. Digo mais, ele é muito racional pq ele apesar do sobrenatural falar com ele do crime ele ainda precisa da comprovação real de que houve o crime, de que foi o tio. Pra mim a loucura é fingida, e realizada de forma muito racional. E mais uma vez, ótimo vídeo Tati!
Tati, que ótimo vídeo! Ler Hamlet, e Shakespeare em grande parte, é uma experiência significativa na vida de qualquer leitor. Seguindo as indicações da Barbara Heliodora sobre ler a peça não só como um leitor, mas também como um ator criando um personagem, me deparei instantaneamente com um personagem esférico desde suas primeiras aparições. Shakespeare ao trazer de forma genérica e peculiar ao mesmo tempo: a morte de um ente querido, incompreensão sobre o funcionamento do luto no outro (representado no casamento entre Gertrudes e Cláudio), almejo por vingança, faz com que qualquer um crie o personagem de forma excepcional, como um espectro te seguindo do início ao fim da leitura. Já antes do famoso monólogo de "ser ou não ser", o segundo ato já trouxe ao meu Hamlet (se assim posso chamar) um vazio existencial, ao ponto de me confundir se a sensação era minha ou da personagem. Em relação a loucura de Hamlet, acredito que esta foi solucionada em sua quinta cena, no seguinte trecho: "Escuta: Dizem que eu, quando dormia No meu jardim, fui vítima da raiva De uma serpente; e assim, na Dinamarca Toda, essa história em torno de mim forjada Foi repetida como verdadeira." Ao ler a cena por completo, entende-se que o Fantasma diz que por mais que exista a verdade, a repetição foi capaz de tornar a história verdadeira, menos a ele próprio. Hamlet segue o mesmo pensamento do pai ao dissimular: finge loucura ao ponto em que os outros já compreendem a loucura que nem o próprio compreende, mas que os outros já vem, mesmo que ele não esteja dissimulando. Gratidão por me fazer dar mais uma chance ao escritor que tanto odiava por forçadas leituras, e que graças ao seus vídeos, compreendo que hoje é um dos únicos a tocar a alma desde os primeiros instantes.
Hamlet foi minha primeira obra de Shakespeare (graças a vc, Tati) e tenho que confessar que estava com as expectativas lá cima, e elas não foram tão correspondidas.. Sempre soube que Hamlet é considerada sua obra prima; e pela fama que sempre ouvia vir de Shakespeare, estava esperando algo que tirava o fôlego, digamos assim (algo parecido qdo li outros clássicos da literatura mundial), mas não aconteceu... Creio que sendo uma história, que mesmo indiretamente, já sabia o que acontecia por cima e por levantar questões/temas, que naquela época podiam ser algo "revolucionário", mas que hoje já são mais "comuns", (msm tendo clara consciência do seu peso pra literatura) não fui arrebatada rsrs Gostei da obra, mas não rolou um amor sabe.. Tenho curiosidade sobre outras obras de Shakespeare (como Otelo, Macbeth etc) e vou acompanhar com vc! Ótimo vídeo Tati!! 💖 Gostei de ver Hamlet por seus olhos.
Otelo é fantástico...mas a gente precisa entrar no clima do tempo, sabe? Senão, tudo vai parecer meio banal. Estamos vivendo tempos muito mais violentos, em todos os sentidos...
Muito obrigado por trazer com tanta maestria, clareza e riqueza de detalhes uma história tão cheia de nuances como Hamlet. Se houvesse a entrega de Oscar para booktubers este prêmio certamente seria entregue a você Tatiana Feltrin. Muita Saúde e mais Sucesso pra ti...
Adorei sua leitura, a contadora dos livros maravilhosos. Quando criança, adorava que minha mãe contasse histórias para que meu sono viesse e dorminha igual a anjinho. Enfim, acabei de dar meu Apoia-se, mas gostaria de saber de um detalhezinho: Já sou do Apoia-se e Catarse, sei que os dois são distintos, mas, ambos tem todos os meus dados, e já marquei o valor, agradeceram, mas fiquei em dúvida se realmente faço parte desse canal, onde adoro leituras de um modo geral. Sônia Mendes Pimentel. RJ😊😘😚
Que riqueza de vídeo, Tatiana! Muito obrigada por esse primor, curti cada minutinho aqui! Acabei de ler o meu primeiro clássico da vida, Hamlet, e amei demais ouvir tanta riqueza nesse vídeo, que bibliografia!!! Muito obrigada!
Tati, que belíssimo trabalho você está fazendo incentivando a leitura de Shakespeare. Seus comentários são sempre incríveis e as referências também. Sou ator e estou aproveitando seu projeto para reler as peças que já havia lido, e ler pela primeira vez as que ainda não. Felizmente, o Projeto Shakespeare vai durar bastante tempo. Ler dramaturgia é muito importante e pode despertar nas pessoas a vontade de ir ao teatro. Obrigado por seu trabalho! Seu canal é de utilidade pública.
Você faz parte do meu dia a dia, chego do serviço já louco para assistir seus vídeos, pego todas as indicações. Rindo muito aqui com sua trocas de Hamlet e Shakespeare.
Tati, eu tô APAIXONADA no seu canal, quem me apresentou foi minha professora de literatura, vc é muito inteligente, eu fico presa nos seus vídeos. Parabéns pelo trabalho!!!! Maravilhosa😍😍
Acabei de terminar de ler, vim assistir seu vídeo pensando que não tinha entendido o final do livro, mais entendi tudo 😅. Só não me toquei que o tio foi morto também.
Tati você vende tão bem as histórias, fico impressionado com a emoção e a verdade que coloca nas resenhas. Tenho aumentado minha biblioteca por sua causa rsrs. Parabéns sempre.
Tati, que vídeo sensacional. Terminei de ler Hamlet, na edição da Penguin, e confesso que não tinha compreendido algumas passagens, mas seu vídeo ajudou bastante. Achei a tragédia muito bom, inteligente e muito atual. O diálogo entre Hamlet e o coveiro (minha passagem preferida) serve muito pra gente hoje como uma reflexão sobre o nosso ego... Gostei demais!
Querida Tati...O tempo a cada dia que passa lhe deixa mas linda...por circunstâncias de tempo e da forma do RUclips trabalhar, eu creio que fiquei um bom tempo sem lhe acompanhar... Mas vc continua com um conteúdo maravilhoso.. Parabéns
Pra ser quase exato, 7 anos! Como o tempo passou rápido, e só reparei pq fui ver a resenha de as crônicas de gelo e fogo, e os comentários estão desativados 😔
Uma resenha bastante abrangente. Estava lendo Hamlet em agosto. É realmente uma obra fascinante. O início do texto desafia com o nome Hamlet para os dois personagens, o Rei morto e o jovem universitário. Abraços
Quase cinquenta minutos de Tati falando de Hamlet enquanto eu tomo café, faz frio e chove. Pois é, meus amigos, que domingo fantástico.
Melhor comentário
Pequena inveja, pois nunca terei essa combinação de chuva e frio aqui em Fortaleza... 😢
Estou no mesmo clima, mas tomando vinho cabernet Sauvignon...
Luxo
@@_pirata em Guaramiranga sim!!! Estou aqui e um clima ameno com chuva
"Se Otelo estivesse no lugar do Hamlet, ele teria matado Cláudio no momento em que estava rezando.
Se Hamlet estivesse no lugar do Otelo, Iago não conseguiria ludibriá-lo."
A frase foi dita pelo Leandro Karnal, e achei fantástica a análise.
Iago foi o personagem mais CANALHA que ja conheci. Trazendo para o simbólico. Quantas pessoas não "matam" outras por fofoca, mentira, inveja, destrói pelo preconceito...Otelo é sobre isso.
Eu conheço todos os iagos rs. Pra mim Hamlet seria enganado TOTALMENTE por Iago. Iago adula, bajula...
@@beatriznascimento4332 mas o hamlet tinha essas sacadas de quem tava tentando alugar ele, mas ia contra o que ele acreditava matar o rei pelas costas
Verdade kkkkkkkkkk
"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena" hahaha melhor análise do livro!!!!
Essa frase ficou famosa no Seriado do Chaves.
Agora, veio a mim uma questão: como posso envenenar aquilo que já está morto?
Mas não especificou que a alma que seria envenenada . Ou pode matar a alma e ter veneno nela morta mesmo KKKKKKKKKKKKK
@@johnfreitas8145 Mas o matar dito aqui não está totalmente direcionado ao sentido literal.
😂😂
Para mim, Tatiana, o canal mais importante do youtube brasileiro é o seu.
Sim, o melhor canal literário!
Concordo!!
Totalmente!
Digo o mesmo!
Acordar e dar de cara com 49 minutos de vídeo do TLT, num domingo chuvoso. Não tem preço 🥰🥰
Delicia de video
O diálogo do Hamlet com o Horácio no cemitério são excelentes. Ele (sendo irônico e lúgubre ao mesmo tempo) perguntando ao Horácio se o crânio de Alexandre, O Grande está tão putrefado quanto o do bobo da corte fala muito sobre a natureza da morte, uma reflexão precisa sobre o quão pouco valem nossas conquistas (em vida) na morte, pois, como diria Diógenes, o Louco, não dá pra distinguir a ossada de um Imperador com a ossada de um escravo.
Eu amo essa parte.
"Quando saíres em uma jornada de vingança, caves antes duas sepulturas." -Confúcio.
Ou, no caso de "Hamlet", inúmeras......
Icone literario brasileiro, sempre as melhores resenhas/ conversas literarias
Muito obrigado tatiana voce me influenciou a ser hoje um leitor abraço
Nao apenas ser uma leitora, mas uma leitora CULT
👏👏👏👏👏👏👏
"Duvida da luz dos astros, de que o Sol tenha calor, duvida até da verdade, mas confia em meu amor"
Eu acho linda essa parte
Loucura é tentar entender como isso foi parar em letra de música do Felipe Amorim.
Tati.. queria só agradecer hj.. através do canal eu voltei a ler .. anos sem ler praticamente nada! Como foi bom resgatar bons hábitos! Com a quarentena, estou a 2 meses comendo livros e nossa..to tão bem! Me sinto melhor, viajo no tempo.. Comprei até uma estante nova para arrumar meus livros que estavam abandonados empilhados! ❤️ ( e maratonei poesia da semana , e que maravilhosa... )
Fico feliz, Licia! ❤️
Comprei semana passada uma versão adaptada para crianças. Série "Reencontro Infantil". Minha filha tem 10 anos e acho importante ter contato com os clássicos, mesmo adaptados. São 48 páginas ilustradas e vem com um encarte de exercícios. Ela não leu Hamlet ainda, porque Frankenstein é o próximo da lista. Ela já leu O Médico e o Monstro, O Mágico de Oz, O Corcunda de Notre Dame e Dom Quixote. Parabéns pelas resenhas, conterrânea. Bom domingo.
Boa dica! Minha filha de 9 anos quis assistir este vídeo comigo :)
Olá, compraste por onde? Valor acessível? Obrigada
São livros separados?comprou onde?
É assim que se introduz os clássicos na vida das crianças/jovens! Não a insanidade de forçar clássicos de leitura difícil goela à baixo em adolescentes que nunca tiveram contato com qualquer leitura mais complexa.
Um ano depois, volto para responder. Sim, são livros separados, comprei na Amazon. De vez em quando tem um na promoção. Média de preço de R$ 40 - 50. Mas já peguei promoção por R$ 20. Vários títulos. Série "Reencontro Infantil" - não confundir com "Série Reencontro", que é voltado para o público juvenil (mais páginas, menos ilustrações).
Essa tragédia tem muitas partes engraçadas. A conversa do Hamlet com o com o coveiro é hilária.
Ontem vi o filme com o Laurence Olivier, tem completo, e felizmente legendado, aqui no youtube.
Agora pode se encontrar dublado no RUclips. Dublagem clássica da aic - são paulo.
A parte em que o Hamlet acaba de ter a primeira conversa com o fantasma de seu pai e pede para que seus amigos jurem pela espada que manterão segredo, enquanto o fantasma importuna a todos, tbm é hilária
Quase uma hora de Tati Feltrin comentando William Shakespeare. Impossível ser melhor que isso!
Acabei de conhecê-la e já fiquei com vontade de ler todos os livros de apoio 😁
Uma das partes da peça que chamou minha atenção é o momento em que Polônio ao se despedir de Laertes, dentre alguns preceitos e conselhos, diz: "Os amigos que tenhas, já postos à prova, Prende-os na tua alma com grampos de aço;". Achei essa forma de descrever as verdadeiras amizades resistindo as mais diversas intempéries fantástica. Bom, Shakespeare brilhante!
Tati, eu só tenho a lhe agradecer!!!! Cada segundo lendo Hamlet foi um privilégio, li a obra através do Kindle e nunca marquei tantas notas! Diversos pensamentos que só trouxeram a mim um maior ganho!
Cito aqui um dos meus pensamentos favoritos:
"A vida faz o amor, ou este faz a vida?
Se o poderoso cai, somem até os favoritos;
Se o pobre sobe surgem amigos irrestritos."
Nunca havia lido! Para mim, a melhor que já li de Shakespeare!
São tantas frases icônicas que foi mais fácil marcar o livro todo kkkk.
"Há algo de podre no Estado da Dinamarca".
AMEI esse vídeo. Terminei Hamlet no fim de semana passado. Concordamos sobre a loucura, apesar de eu ter tido minhas dúvidas no início da peça, no final concluí que ele realmente fingia a loucura e é um personagem em quem o leitor pode confiar para entender a verdade dos fatos. Acho que tenho um certo humor negro porque ri muito lendo. Principalmente nos momentos de loucura calculada. Eu entendo que Hamlet ficou marcado como o personagem do pensa muito e faz pouco, mas ainda assim, creio que ele quis ser justo em todos os momentos. Suas conclusões e ações precisam sempre de um equilíbrio (ele não sai matando o tio porque o fantasma conta a traição, ele bola o plano da peça para ver as reações e daí concluir que aquele fantasma, como ele mesmo diz na peça, não era apenas um demônio enviado para causar problemas. Na cena da oração de Claudius, ele novamente opta pela justiça e não por agir em impulso). É justamente quando ele toma atitude impensadamente (e mata Polonius) que as coisas começam a degringolar. Eu entendo Hamlet, afinal, questões complexas merecem respostas complexas e ele realmente se esforça para encontrar essas respostas ao longo da trama. Obrigada pelo vídeo, Tati. PS: Indicação aleatória, se você gosta do Harold Bloom, talvez goste do Northrop Frye, se é que já não o conhece. Uma boa semana!
Tão feliz de ver seus comentários por aqui ❤️ Tenho um livro aqui do Northrop Frye ainda não lido (presente do Lucas, do Diário de Leitura) - vou separar pra ler :)
O Shakespeare faz jus àquela máxima que diz: " roube como um artista". Hahaha Mas o incrível é: onde ele botava a mão...sucesso! Um gênio, sem dúvidas.
2 trechos sensacionais para se somar à sua bela resenha. Os conselhos de Polônio a Laércio pouco tempo antes dele ir à Paris e o diálogo de Hamlet com Rosencrantz (a liberdade e a força estão na casca de Noz = cérebro 🧠, na consciência).
Esses conselhos do Polônio são bem pertinentes para os jovens
Os conselhos para a vida!!
Pra mim o Hamlet também só fingiu demência pra poder arquitetar sua vingança sem ninguém desconfiar. Essa peça é incrível!!! AMEI o vídeo, Tati!
Em 2024, revendo essa resenha maravilhosa num friozinho de agosto com chuva.
Ultimamente - não sei por quê -
perdi toda a alegria, desprezei todo o hábito dos exercícios, e, realmente, tudo pesa tanto na minha disposição que este grande cenário, a terra, me parece agora um promontório estéril; este magnífico dossel, o ar, vede, este belo e flutuante firmamento, este teto majestoso, ornado de ouro e flama - não me parece mais que uma repulsiva e pestilenta congregação de vapores. Que obra de arte é o homem! Como é nobre na razão! Como é infinito em faculdades! Na forma e no movimento, como é expressivo e admirável! Na ação, é como um anjo! Em inteligência, é como um Deus! A beleza do mundo! O paradigma dos animais! E, no entanto, para mim, o que é esta quintessência do pó?
Amo as obras de Shakespeare, e Hamlet é a minha preferida. Eu gostei tanto que marquei uma frase na pele e todos os dias eu a olho com um apreço sem tamanho. E ver a Tatiana trazendo mais desse universo torna tudo ainda mais magnífico.
Essa mulher só faz minha lista da Amazon aumentar 😅😅😅 tudo que ela indica dá vontade de ler.
Por que será que as grandes obras são sempre divertidas?
Até agora, desafio acompanhado com sucesso. Que diálogos enormes! Achei mais difícil do que Ricardo III. Excelente vídeo.
"A vingança nunca é plena/mata a alma e envenena."
Seu Madruga fazendo sentido (também) em Hamlet.
kkkkkkkk seu Madruga kkkkkk.
Kkkkkkk
*_"leitura_*_ : alguém pode dizer que é bem maçante;_
_uma _*_leitora_*_ : já parece bem mais interessante;_
_uma booktuber: _*_leitora_*_ cativante e inteligente,_
_que nos provoca a ser um _*_leitor_*_ mais exigente..."_
Terminei de ler e amei, a escrita poética profunda e reflexiva perfeita!
Também terminei de assistir o filme de Ofélia dando uma perspectiva dela na história e p mim fez sentido ela também podia ter fingido a loucura e lemos no livro q o rei manda soldados vigiarem ela e logo depois acontece suicídio mt suspeito. Bom fica em aberto.
Eu ouço ela igual se fosse um podcast e amo isso
Tati: a
Eu: já quero ler!
(Obs: nunca pensei em ler Shakespeare)
Hamlet não foi responsável pela morte da Ofélia, ela já estava dando sinais de loucura no início, ainda quando polônio estava vivo, ela dizia que Hamlet havia se declarado e mandado cartas.
Ouvir a Tatiana por 50 min é o paraíso na terra. O TLT é o melhor canal de literatura do Brasil. 💕📖
33:00 fala sobre o Ofélia oferecer uma flor diferente para pessoas diferentes quando está a enloquecer
Tem ensaio excelente do Turguêniev no apêndice de "Pais e filhos", da Cosac, sobre Hamlet e Dom Quixote
Sim! Está nessa edição da UBU, também, esqueci de comentar)
Tem na reedição que a cia das letras publicou também
Por algum tempo adiei a leitura das peças de Sheakespeare e agora estou louco para ler todas. É legal sair um pouco da zona de conforto da gente.
Como eu não me canso de ouvir essa mulher fantástica falar sobre literatura 🥰
Bom, sobre a minha leitura...
Não achei a peca muito grande, e nem os "monólogos" de Hamlet cansativos, pelo contrário, fiquei vidrada na minunciosidade com que expõe seus sentimentos e inúmeros pensamentos.
Uma cena que destaco é quando Hamlet explica para o ator que contratou como ele deve atuar para passar a mensagem corretamente. Outra observação é como Hamlet "aproveita" de sua loucura para ser um tanto ácido com os outros, especialmente com Polônio, que tenta sempre extrair informações para o seu tio.
Shakespeare, quando os amigos de faculdade chegam para "vigiar" Hamlet, faz uma alusão à Companhia de Teatro existentes em 1600, como a Companhia dos Meninos de São Paulo, que enfrentou a de Shakespeare na Guerra dos Teatros no mesmo ano.
Por fim, que peça rica!! A minha preferida até o momento.
Também não achei nada cansativa :)
O que resume a história é como diz a fala de Horácio no final: mortes instigadas por perfidia e maquinações.
Eu amo o filme "Hamlet", de 1990.
Terminei o livro e fui correndo pra assistir o filme do Kenneth Branagh (atuações, figurinos e cenários impecáveis). Pelo seu vídeo eu pude entender algumas partes melhor do que na época que eu li, fez até ficar mais interessante do que eu me lembrava kkkkkkk e foi da metade pro final que o livro pegou a minha atenção. Adorei o vídeo
Tem um filme recente por sinal, chamado “Ophélia” - 2018, direção de Claire McCarthy, não teve o destaque merecido na época, mas tem um elenco muito bom: Daisy Ridley (Ophélia), George MacKay (príncipe Hamlet), Naomi Watts, Tom Felton, Clive Owen…Recomendo. Eu gostei bastante do olhar que deram para a personagem.
Uau Tati, confesso que não li o livro, mas fiquei com muita vontade de ler após ver seu vídeo até o Final! , kkkk
Quando vi 49 min eu gritei. Minha mãe entrou no meu quarto e perguntou o que aconteceu kkkkk aí eu disse q a Taty postou um vídeo de 49 min e ela quase me agride com a sandália kkkkkk
Posta mais vídeos longoooos 💓
😂, bom domingo!
KKKLKKK
Obrigado por existir Tati....desejo muito sucesso e conquistas.
Muito obrigada! ❤️
Que resenha!!!
Bom demais.
Gostaria tanto sentar num café com vc e conversar sobre livros kkkk. Sou de sjc também
Adoraria sentar junto em um café, mas apenas para ouvir o diálogo. Sou de São Paulo capital ZS
Tô dentro! Me convida tb?
#fiqueemcasa kkkk
Também sou de SJC, Hahaha Hahaha Hahaha
É como você disse, são tantas tragédias que nem sei por onde começar, também acho que ele fingiu a loucura sim, já tinha lido Hamlet mas não lembrava do final, nessa leitura tinha esperança que tudo ficava bem no final, obrigada pela leitura e pelo vídeo nesse tempo frio aqui em MG 💜
49 minutos passaram voando do tanto que é bom escutar a Tati, poderia ficar assistindo os seus vídeos por horas e horas e tenho certeza que ainda assim ficaria com gostinho de quero mais 😍💕
AMO Shakespeare. AMO. Ainda terei TODA coleção
Melhor livro de minha vida, eu realmente esperava uma obra complexa, rebuscada, bem no estereótipo de Shakespeare (pelo que dizem) tive medo de ler e não entender nada, enfim, quando comecei a ler eu me joguei de uma forma tão intensa que tive que me conter para não terminar logo, terminei o livro em dois dias e desde então não consigo fazer nada sem me lembrar de Hamlet, dos conselhos de Polônio, do cínico do Claudius... minha vontade é criar uma tatto na testa para que todos dêem uma chance á Shakespeare, uma chance á Hamlet.
Tati, que vídeo completo! A qualidade deste canal é absurda e pensar que temos acesso a tanto conhecimento assim gratuitamente, mt obrigada
A peça é ótima ! Uma de minhas preferidas de Shakespeare. A apresentação da Tatiana está impecável. Consegui ouvir até o final sem sentir falta de ar, como sentia em outras apresentações por ela feitas. Na vezes anteriores, a edição e compactação do vídeo comprimiam muitas sentenças e fundiam as sequências de falas, dando um ar nervoso e muito apressado, sem tempo para respirar. Causava até mal estar. Agora é pura fruição. Espero que mantenha o novo padrão. Parabéns pelo seu trabalho, Tatiana !
Obrigada pelas observações, Tati. Quando um livro é muito bom ao concluir, terminamos com várias questões e não certezas, isso é um fato.
Sem querer, encontrei seu canal. Assisti sua explanação (me nego a chamar de resenha, vc faz muito mais que resenhar) do livro Cartas do Diabo ao seu Aprendiz e mais outros 04 livros que eu tinho lido. Vi o quanto vc é brilhante. De lá pra cá, assisto diariamente suas dicas e tudo que posta. Parabéns, vc é show.❤❤❤
Ela é das poucas booktubers que consigo ver ate final por me.prender e ainda me faz querer o livro se eu nao tiver kkkk. Obrigada parabens peloa videos.
É impressionante a qualidade dos vídeos do TLT, o cuidado em informar, a comparação dos textos disponíveis, nossa. É surpreendente um conteúdo desse estar disponibilizado de graça. Aqui temos um tipo de canal que sentimos a necessidade de apoiar. Parabéns Tatiana, incrível seu trabalho.
estou lendo o livro. Eu comecei por inspiração da Taty e de um amiga (Rhaymora). Devo dizer que nunca imaginei q teria a coragem pra ler Shakespeare, sempre tive certo receio pela complexidade. Mas, estou gostando, e é bom desmistificar certos autores, né. Enfim,estou vendo esse video dividido em 3 pela extensão rsrs e devo dizer que adorei o conteúdo, tenho sempre a sensação de estar perdendo algo nos diálogos de Hamlet
AHHHHH, esse vídeo me fez amar ainda mais a literatura
Vou assistir seus outros vídeos
Você fez um vídeo completo e maravilhoso sobre essa obra. Fiquei muito curioso para ler. Mas vai ser complicado pelo tamanho da leitura hahah
Mas deve ser uma leitura muito rica.
Fico até imaginando se haveria alguma leitura fora da europa que teria tanta riqueza. Como Asiáticos, Sulamericanos ou africanos. Certamente que há.
Um grande abraço e obrigado!
Gente, que delícia ler Hamlet pela primeira vez! Obrigada Tati por ter me incentivado a ler esse livro incrível. Gratidão eterna!
Céus... Quanto mais a Tati fala, mais vontade eu tenho vontade de ler. Foram quase cinquenta minutos que eu nem vi passar... Muito bom... 🥰
É legal quando a Tatiana erra algum comentário e a correção dele logo desliza pela tela...É engraçado, mas também eficiente... Muito bom!!!
E o Hamlet finge loucura pra poder racionalizar o que aconteceu. Pq que nem vc disse Hamlet é muito ético e precisa comprovar a verdade. Digo mais, ele é muito racional pq ele apesar do sobrenatural falar com ele do crime ele ainda precisa da comprovação real de que houve o crime, de que foi o tio. Pra mim a loucura é fingida, e realizada de forma muito racional. E mais uma vez, ótimo vídeo Tati!
Tati, que ótimo vídeo! Ler Hamlet, e Shakespeare em grande parte, é uma experiência significativa na vida de qualquer leitor.
Seguindo as indicações da Barbara Heliodora sobre ler a peça não só como um leitor, mas também como um ator criando um personagem, me deparei instantaneamente com um personagem esférico desde suas primeiras aparições. Shakespeare ao trazer de forma genérica e peculiar ao mesmo tempo: a morte de um ente querido, incompreensão sobre o funcionamento do luto no outro (representado no casamento entre Gertrudes e Cláudio), almejo por vingança, faz com que qualquer um crie o personagem de forma excepcional, como um espectro te seguindo do início ao fim da leitura. Já antes do famoso monólogo de "ser ou não ser", o segundo ato já trouxe ao meu Hamlet (se assim posso chamar) um vazio existencial, ao ponto de me confundir se a sensação era minha ou da personagem.
Em relação a loucura de Hamlet, acredito que esta foi solucionada em sua quinta cena, no seguinte trecho:
"Escuta: Dizem que eu, quando dormia
No meu jardim, fui vítima da raiva
De uma serpente; e assim, na Dinamarca
Toda, essa história em torno de mim forjada
Foi repetida como verdadeira."
Ao ler a cena por completo, entende-se que o Fantasma diz que por mais que exista a verdade, a repetição foi capaz de tornar a história verdadeira, menos a ele próprio. Hamlet segue o mesmo pensamento do pai ao dissimular: finge loucura ao ponto em que os outros já compreendem a loucura que nem o próprio compreende, mas que os outros já vem, mesmo que ele não esteja dissimulando.
Gratidão por me fazer dar mais uma chance ao escritor que tanto odiava por forçadas leituras, e que graças ao seus vídeos, compreendo que hoje é um dos únicos a tocar a alma desde os primeiros instantes.
Maravilhosa! Que resenha incrível. Parabéns!!!
E ela explica tudo com um sorriso nos lábios.
Divaa!!
Passando aqui para me conceituar da trama, começando Shakespeare com Hamlet e nada melhor que você para ter uma aula antes de continuar a leitura 😍
Hamlet foi minha primeira obra de Shakespeare (graças a vc, Tati) e tenho que confessar que estava com as expectativas lá cima, e elas não foram tão correspondidas..
Sempre soube que Hamlet é considerada sua obra prima; e pela fama que sempre ouvia vir de Shakespeare, estava esperando algo que tirava o fôlego, digamos assim (algo parecido qdo li outros clássicos da literatura mundial), mas não aconteceu... Creio que sendo uma história, que mesmo indiretamente, já sabia o que acontecia por cima e por levantar questões/temas, que naquela época podiam ser algo "revolucionário", mas que hoje já são mais "comuns", (msm tendo clara consciência do seu peso pra literatura) não fui arrebatada rsrs
Gostei da obra, mas não rolou um amor sabe..
Tenho curiosidade sobre outras obras de Shakespeare (como Otelo, Macbeth etc) e vou acompanhar com vc!
Ótimo vídeo Tati!! 💖 Gostei de ver Hamlet por seus olhos.
Otelo é fantástico...mas a gente precisa entrar no clima do tempo, sabe? Senão, tudo vai parecer meio banal. Estamos vivendo tempos muito mais violentos, em todos os sentidos...
Existe um livro psicanalítico chamado "Hamlet e o complexo de Édipo", do Ernest Jones. Vale muito a pena, embora seja um livro esgotado.
Ia indicar esse livro, pra quem se interessa pelo olhar psicanalítico da peça. Realmente vale a pena. Dá pra encontrar na Estante virtual.
Bom dia 🙏🙏🙏 Amei suas explicações das obras deles, o qual coloca muito bem as mazelas e falhas bem pertinentes a humanidade.
Parabéns 👏👏👏👏😘
Muito obrigado por trazer com tanta maestria, clareza e riqueza de detalhes uma história tão cheia de nuances como Hamlet. Se houvesse a entrega de Oscar para booktubers este prêmio certamente seria entregue a você Tatiana Feltrin. Muita Saúde e mais Sucesso pra ti...
Adorei sua leitura, a contadora dos livros maravilhosos. Quando criança, adorava que minha mãe contasse histórias para que meu sono viesse e dorminha igual a anjinho. Enfim, acabei de dar meu Apoia-se, mas gostaria de saber de um detalhezinho: Já sou do Apoia-se e Catarse, sei que os dois são distintos, mas, ambos tem todos os meus dados, e já marquei o valor, agradeceram, mas fiquei em dúvida se realmente faço parte desse canal, onde adoro leituras de um modo geral. Sônia Mendes Pimentel. RJ😊😘😚
Eu só queria morar nesse vídeo e com esse clima chuvoso! Simplesmente lindo! Para ver e rever 💜
Peça incrível. Shakespeare dando um show de discussão dos grandes dramas e conflitos da existência humana.
Friozinho e Tath falando, é o máximo. Cultura e conhecimento, o que nós tanto precisamos! Leitura é conhecimento. Parabéns pelo canal!
Para uma SÉRIE de quatro vídeos especiais - Claros e Profundos - sobre A TEMPESTADE, de SHAKESPEARE, clique na foto de perfil à esquerda.
Que riqueza de vídeo, Tatiana! Muito obrigada por esse primor, curti cada minutinho aqui! Acabei de ler o meu primeiro clássico da vida, Hamlet, e amei demais ouvir tanta riqueza nesse vídeo, que bibliografia!!! Muito obrigada!
Esse vídeo engrandeceu ainda mais minha leitura de Hamlet. Excelente resenha, como sempre, Tati.
Estou lendo junto com vc
Estou adorando esse projeto
Muito obrigada pela oportunidade e incentivo
😘
Vídeo de quase 1 hora, alegria de domingo! Bom dia, Tati!
Tati, que belíssimo trabalho você está fazendo incentivando a leitura de Shakespeare. Seus comentários são sempre incríveis e as referências também. Sou ator e estou aproveitando seu projeto para reler as peças que já havia lido, e ler pela primeira vez as que ainda não. Felizmente, o Projeto Shakespeare vai durar bastante tempo. Ler dramaturgia é muito importante e pode despertar nas pessoas a vontade de ir ao teatro. Obrigado por seu trabalho! Seu canal é de utilidade pública.
Estou de 👀 no box do Shakespeare da Nova Fronteira há um tempão, esta resenha só aumentou a minha vontade ❤📚
Shakespeare, um dos melhores autor e que já ouvi falar....
A parte boa da quarentena são os vídeos da Tati. E que super vídeo!!! Parabéns, Dona Tati. 💕💕💕💕
Mega vídeo! Parabéns, Tati! Espero que alcance muitas pessoas que queiram se aprofundar e conhecer as obras de Shakespeare
Você faz parte do meu dia a dia, chego do serviço já louco para assistir seus vídeos, pego todas as indicações. Rindo muito aqui com sua trocas de Hamlet e Shakespeare.
Tati, eu tô APAIXONADA no seu canal, quem me apresentou foi minha professora de literatura, vc é muito inteligente, eu fico presa nos seus vídeos. Parabéns pelo trabalho!!!! Maravilhosa😍😍
Tatiana, sou apaixonada por Hamlet. Você arrasou demais neste vídeo. Adorei as dicas dos livros de apoio. Excelente a sua pesquisa! Parabéns!
Acabei de acabar de ler Hamlet e vim finalmente te ouvir! Meu primeiro Shakespeare.
disparado o melhor canal que sigo! Só tenho que agradecer pelo seu trabalho maravilhoso, Tati!
Acabei de terminar de ler, vim assistir seu vídeo pensando que não tinha entendido o final do livro, mais entendi tudo 😅. Só não me toquei que o tio foi morto também.
Parabéns!! Eu me senti assistindo essa peça de Shakespeare maravilhosa!!! Muito obrigada.
Que gostoso escutar a Tati por 50 min nesse friozinho. Muito obrigada Tati 💜
Antes de entrar no teu canal, eu achava que você era muito séria e que eu não conseguiria acompanhar. agora eu simplesmente AMO
Hamlet é uma peça é maravilhosa, e a sua resenha também foi maravilhosa, Tati. Rei Lear é a minha tragédia favorita, a lucidez na loucura é perfeita.
Tati você vende tão bem as histórias, fico impressionado com a emoção e a verdade que coloca nas resenhas.
Tenho aumentado minha biblioteca por sua causa rsrs. Parabéns sempre.
Tati, que vídeo sensacional. Terminei de ler Hamlet, na edição da Penguin, e confesso que não tinha compreendido algumas passagens, mas seu vídeo ajudou bastante. Achei a tragédia muito bom, inteligente e muito atual. O diálogo entre Hamlet e o coveiro (minha passagem preferida) serve muito pra gente hoje como uma reflexão sobre o nosso ego... Gostei demais!
Querida Tati...O tempo a cada dia que passa lhe deixa mas linda...por circunstâncias de tempo e da forma do RUclips trabalhar, eu creio que fiquei um bom tempo sem lhe acompanhar... Mas vc continua com um conteúdo maravilhoso.. Parabéns
Pra ser quase exato, 7 anos! Como o tempo passou rápido, e só reparei pq fui ver a resenha de as crônicas de gelo e fogo, e os comentários estão desativados 😔
já li duas vezes essa peça e nunca me canso, mas Romeu e Julieta ainda é o meu preferido.
Uma resenha bastante abrangente. Estava lendo Hamlet em agosto. É realmente uma obra fascinante. O início do texto desafia com o nome Hamlet para os dois personagens, o Rei morto e o jovem universitário. Abraços
Tatiana,sua explanação sobre Hamlet é a mais completa que pude contemplar!Além das sugestões de obras adicionais😍...
A gente sabe que o domingo vai ser bom quando tem 50 minutos de vídeo da Tati falando de Shakespeare e está frio! 😍😍😍
Suas resenhas são as melhores, deixou a história muitoo interessante, estou com vontade de ler.