Muito legal...minha história passa por ai...minha mãe nasceu na zona rural de Aguas da Prata e eu nasci em Poços de Caldas...portanto tenho raízes na Prata...
Um pouco de história que esse vídeo deixou de explicitar. A região de Águas da Prata, como viram é formada por antigas fazendas de donatários cujas terras lhes foram DOADAS pela coroa, desde os tempos do Império. Nenhuma dessas tais terras foram pagas com dinheiro pelos seus antigos DONATARIOS. Quando fazendeiros ditos "doadores" dessas terras para a construção de uma instância mineral, visavam apenas a lucratividade que iriam ganhar com aquelas terras públicas com o veraneio de turistas. Nunca Águas da Prata se preocupou com sua população mais humilde no tocante à emprego e renda, tal é que a ampla maioria de seus estabelecimentos turísticos contestavam trabalhadores de são João da Boa Vista, para que exatamente a população mais pobre não se sentisse estimulada a viver na cidade... numa cidade que nem cemitério tem para enterrar seus mortos, pois as elites que lá se estabeleceram já tinham seus jazigos em cemitérios luxuosos que não comportavam em cidade tão pequena. Os anos se passaram e a Prata (Minha terra) se transformou nas décadas de 30 a 70 como a mais importante cidade de estância hidromineral do Brasil, conhecida e louvada até no exterior pela benesse de suas águas, clima e paisagem. Nós dias de hoje, a Prata está a beira de ser transformada artificialmente pelo poder político das elites locais em um condomínio fechado a exemplo de Alfaville. Só não é legalmente por força das leis, mas, já é na prática graças ao poder político que as elites locais exerce sobre o poder público. O resto dessa história nefasta e de horrores eu conto no outro comentário abaixo.
A Prata é uma linda cidade, ao menos era quando eu a conheci a 55 anos atrás. Na Prata tem muita gente boa, honesta, competente e dedicada... acho que ainda tem alguns... Mas o problema da Prata é o analfabetismo político de uma maioria e os interesses privilegistas de poucos. Se o povo da Prata quisesse colocar a casa em ordem, seriam dois palitos... mas o grande problema da Prata é esse povo baba ovo de patrão, gente que lambe botas das elites e que fazem exatamente o que essa elite podre quer. Enquanto houver gente que desce de trator do alto do morro pra bater na mesa do prefeito e dizer o que ele tem ou não o que fazer, a Prata vai continuar sendo essa vergonha que está sendo. Alias, a Prata já foi no passado a RAINHA DAS ÁGUAS, frequentada pelo turismo do mais alto poder econômico, estância frequentada até por presidentes da república... e era chamada de VICHI BRASILEIRA aludido a uma famosa cidade hidromineral da França. Mas hoje é um lixo abandonada aos interesses dos poderosos. Bonita só no miolinho onde residem as elites, e abandonada em seus potenciais turísticos como uma podridão no vale das serras. A piscina do Boi que era um ponto turístico que atraia o turismo popular no verão foi transformada num esgoto pela falta de vergonha e caráter dos políticos que seus pratenses elegeram. - O mesmo se dá com a fonte do boi, a estação de trem onde até mesmo os bancos históricos da estação foi LITERALMENTE ROUBADOS por um certo prefeito passado eleito por esse povo analfabeto político. O balneário igual ao de Serra Negra (que funciona até hoje) construído pelo estado também foi jogado ás traças e aos morcegos. A torpe corrida imobiliária encheu de chácaras e destruiu os hotéis... A Prata é hoje se resume numa feira livre de pamonhas, iguais seu povo e seus políticos. Uma coletânea de barraquinhas de pamonhas onde turistas param quando vem de Poços. Prata com um prefeito frouxo que tem uma oposição de elite que manda mais do que ele no gabinete.. Uma câmara municipal de vendidos aos interesses alheios e o incontestável título de A INSTÂNCIA TURÍSTICA MAIS DECADENTE E MAL ADMINISTRADA DO ESTADO DE SÃO PAULO... Uma vergonha diante de sua história do passado.
amo essa cidade de paixão, alias, EU NASCI NA PRATA. Mas hoje ela se transformou na mais decadente estancia hidromineral do pais por sucessivas administrações incompetentes que fizeram o jogo de sua torpe elite. Na lista de desagravos estão: 1 - a piscina do boi transformada em esgoto a céu aberto 2 - o balneário (igual de serra negra que ainda funciona) 3 - a fonte do boi sem nenhuma estrutura 4 - a rede hoteleira abandonada aos morcegos 5 - a destruição das belezas urbanas que transformou grande parte da paisagem bucólica em cidade fantasma das chácaras de usos sancionais 6 - o dinheiro publico desperdiçado em suposta "segurança" privada nas festas de época para resguardar uma minoria de "bacanas" que impede a participação popular. Minha querida Prata virou numa espécie de CONDOMÍNIO PRIVADO, com um prefeito torpe que mais parece um SINDICO a serviço das elites locais que não quer o turismo na cidade. Total vergonha.
Tenha fé. A coisa vai mudar.Minha Empresa junto com parceiros de dentro e fora do Brasil está em tratativas com o Prefeito atual para mudar este quadro.Inclusive estamos propondo a reativação do teleférico. Não aonde existia.Mas sim partindo da frente do Balneário que também será restaurado.Sou de São João mas moro em SP.Sou sobrinho do falecido e famoso radialista sertanejo de São João o "FICA-FICA".Portanto tenho uma memória a resgatar....Qualquer dúvida pode me ligar 11 981897351 Tim e 11 988086412 Claro
❤❤❤❤❤
Adorei ver a minha cidade 😍 pena que parou no tempo.Sou da família Costa,mas de imigrantes italianos pobres.Porto.
Eu também sou costa,meu pai nasceu em águas da prata.
Muito legal...minha história passa por ai...minha mãe nasceu na zona rural de Aguas da Prata e eu nasci em Poços de Caldas...portanto tenho raízes na Prata...
Agnaldo Oliveira gygg
Agnaldo Oliveira vou morar aí, devido uma transferência do meu marido, gostaria de saber mais, tipo o que movimenta a economia da cidade?
Amo..muito.prata❤️❤️❤️❤️❤️
História muito bonita.
Muito bom
Um pouco de história que esse vídeo deixou de explicitar.
A região de Águas da Prata, como viram é formada por antigas fazendas de donatários cujas terras lhes foram DOADAS pela coroa, desde os tempos do Império.
Nenhuma dessas tais terras foram pagas com dinheiro pelos seus antigos DONATARIOS.
Quando fazendeiros ditos "doadores" dessas terras para a construção de uma instância mineral, visavam apenas a lucratividade que iriam ganhar com aquelas terras públicas com o veraneio de turistas.
Nunca Águas da Prata se preocupou com sua população mais humilde no tocante à emprego e renda, tal é que a ampla maioria de seus estabelecimentos turísticos contestavam trabalhadores de são João da Boa Vista, para que exatamente a população mais pobre não se sentisse estimulada a viver na cidade... numa cidade que nem cemitério tem para enterrar seus mortos, pois as elites que lá se estabeleceram já tinham seus jazigos em cemitérios luxuosos que não comportavam em cidade tão pequena.
Os anos se passaram e a Prata (Minha terra) se transformou nas décadas de 30 a 70 como a mais importante cidade de estância hidromineral do Brasil, conhecida e louvada até no exterior pela benesse de suas águas, clima e paisagem.
Nós dias de hoje, a Prata está a beira de ser transformada artificialmente pelo poder político das elites locais em um condomínio fechado a exemplo de Alfaville.
Só não é legalmente por força das leis, mas, já é na prática graças ao poder político que as elites locais exerce sobre o poder público.
O resto dessa história nefasta e de horrores eu conto no outro comentário abaixo.
A Prata é uma linda cidade, ao menos era quando eu a conheci a 55 anos atrás.
Na Prata tem muita gente boa, honesta, competente e dedicada... acho que ainda tem alguns...
Mas o problema da Prata é o analfabetismo político de uma maioria e os interesses privilegistas de poucos.
Se o povo da Prata quisesse colocar a casa em ordem, seriam dois palitos... mas o grande problema da Prata é esse povo baba ovo de patrão, gente que lambe botas das elites e que fazem exatamente o que essa elite podre quer.
Enquanto houver gente que desce de trator do alto do morro pra bater na mesa do prefeito e dizer o que ele tem ou não o que fazer, a Prata vai continuar sendo essa vergonha que está sendo.
Alias, a Prata já foi no passado a RAINHA DAS ÁGUAS, frequentada pelo turismo do mais alto poder econômico, estância frequentada até por presidentes da república... e era chamada de VICHI BRASILEIRA aludido a uma famosa cidade hidromineral da França.
Mas hoje é um lixo abandonada aos interesses dos poderosos. Bonita só no miolinho onde residem as elites, e abandonada em seus potenciais turísticos como uma podridão no vale das serras.
A piscina do Boi que era um ponto turístico que atraia o turismo popular no verão foi transformada num esgoto pela falta de vergonha e caráter dos políticos que seus pratenses elegeram. - O mesmo se dá com a fonte do boi, a estação de trem onde até mesmo os bancos históricos da estação foi LITERALMENTE ROUBADOS por um certo prefeito passado eleito por esse povo analfabeto político.
O balneário igual ao de Serra Negra (que funciona até hoje) construído pelo estado também foi jogado ás traças e aos morcegos.
A torpe corrida imobiliária encheu de chácaras e destruiu os hotéis...
A Prata é hoje se resume numa feira livre de pamonhas, iguais seu povo e seus políticos. Uma coletânea de barraquinhas de pamonhas onde turistas param quando vem de Poços.
Prata com um prefeito frouxo que tem uma oposição de elite que manda mais do que ele no gabinete.. Uma câmara municipal de vendidos aos interesses alheios e o incontestável título de A INSTÂNCIA TURÍSTICA MAIS DECADENTE E MAL ADMINISTRADA DO ESTADO DE SÃO PAULO...
Uma vergonha diante de sua história do passado.
Vamos reativar o Balneário
amo essa cidade de paixão, alias, EU NASCI NA PRATA. Mas hoje ela se transformou na mais decadente estancia hidromineral do pais por sucessivas administrações incompetentes que fizeram o jogo de sua torpe elite.
Na lista de desagravos estão:
1 - a piscina do boi transformada em esgoto a céu aberto
2 - o balneário (igual de serra negra que ainda funciona)
3 - a fonte do boi sem nenhuma estrutura
4 - a rede hoteleira abandonada aos morcegos
5 - a destruição das belezas urbanas que transformou grande parte da paisagem bucólica em cidade fantasma das chácaras de usos sancionais
6 - o dinheiro publico desperdiçado em suposta "segurança" privada nas festas de época para resguardar uma minoria de "bacanas" que impede a participação popular.
Minha querida Prata virou numa espécie de CONDOMÍNIO PRIVADO, com um prefeito torpe que mais parece um SINDICO a serviço das elites locais que não quer o turismo na cidade.
Total vergonha.
Tenha fé. A coisa vai mudar.Minha Empresa junto com parceiros de dentro e fora do Brasil está em tratativas com o Prefeito atual para mudar este quadro.Inclusive estamos propondo a reativação do teleférico. Não aonde existia.Mas sim partindo da frente do Balneário que também será restaurado.Sou de São João mas moro em SP.Sou sobrinho do falecido e famoso radialista sertanejo de São João o "FICA-FICA".Portanto tenho uma memória a resgatar....Qualquer dúvida pode me ligar 11 981897351 Tim e 11 988086412 Claro
satisfação em saber dessa esperança.
@@walterjoaochessa673 houve alguma negociação para algo ser feito nesse sentido?
Vamos reativar o teleférico
OK