*** LANÇAMENTO DO CURSO: "TÊNIS DESCOMPLICADO *** O Programa de Treinamento que veio para facilitar o seu aprendizado no tênis, ensinando as técnicas, táticas e biomecânicas na ordem correta desde a 1ª aula! __________________________________________________________________ PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO COM DESCONTO ESPECIAL! + BÔNUS E-BOOK "COMO ESCOLHER SUA RAQUETE DE TÊNIS" CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESERVE JÁ O SEU: falascatennis.com.br Um grande abraço, te vejo na quadra! 🙂👊🎾
Parabéns professor pelas ótimas dicas , um ano atrás minha esposa começou treinar comigo , ela teve muita dificuldade pensei que ela nunca ia aprender , hoje estou muito feliz ela se tornou excelente jogadora e temos ótimas tardes treinando juntos .
Muito boa explicação. Eu bato com uma mão, mas quero mudar pra duas mãos, pois estou com epicondilite lateral e vi um vídeo em que o apresentador faz essa sugestão. Obrigado pela ilustração.
Comentários muito bons, como sempre. Especificamente no caso do backhand, tenho lidado com uma amiga que tem o esse golpe em duas etapas, ou seja, ela arma o golpe e depois faz um ajuste final (leva a raquete mais pra trás) quando a bola está mais próxima. Chamei esse movimento de "1" "2", e no caso ela tem a tendência de atrasar o movimento. (Disse pra ela que o movimento deve ser único, certo?, rs). Além disso, gostei muito da dica sobre o movimento final com os braços unidos, sem a preponderância da mão esquerda, o que se nota em alguns tenistas profissionais (Auger Aliassime, por exemplo), cuja dificuldade de manter um backhand consistente é evidente. Ah, meu backhand é com uma mão apenas...rs
Fala garoto! Obrigado pelo comentário 🙂👍🏼. No caso da sua amiga, ela provavelmente está atrasando o golpe por causa desse atraso em levar a raquete para trás mesmo. O melhor é fazer um movimento só pra trás, ganhando tempo. Vai fazer muita diferença. Quanto aos braços, o BH de 2 mãos pode comportar diferentes facetas. Mas na minha opinião o esquerdo não deve se sobrepor tanto (como você mesmo disse). Boas referências de BH de 2 mãos nos profissionais: Djokovic, Nalbandian e Agassi. Grande abraço 👊🏼🎾
Obrigado pelas palavras, Hélio! Fico muito agradecido 🙂👍🏼. Pode ver quantas vezes quiser, fica a vontade. Já deve estar batendo bem esse backhand sim, para com isso hehe. Grande abraço! 👊🏼🎾
Boa pergunta! Tecnicamente o backhand de 2 duas mãos leva vantagem em alguns quesitos. Porém, deixo o aluno a vontade para escolher o que lhe for mais confortável, pois é possível desenvolver um bom golpe com ambas técnicas.
Estou ensinando meu filho de 10 anos a jogar tênis. Eu faço o backhand com uma mão mas estou ensinando ele a fazer com duas. Boas dicas neste vídeo, não havia me dado conta que com duas mãos o contato com a bola é mais atras. Poderia fazer uns videos de como ensinar crianças a jogar. abraço
Fala Daniel, tudo bem? Que legal que está ensinando o filhão 🙂👍🏼. O ensino para crianças requer um conhecimento especializado, e reconheço que essa não é minha área. Grande abraço! 👊🏼🎾
Cresci assistindo os jogos do Guga, Pete Sampras, Federer e o wawrinka com Backhand de 1 mão sempre achei mais estiloso… como se a minha mente não aceitasse eu mudar para o Back de 2 mãos rsrs
Olá, tudo bem? Dou sim. Mande uma mensagem para mim pelo direct do Instagram (instagram.com/falascatennis) ou se preferir para o email: eduardo.falasca@gmail.com Um abraço e bons treinos!
Boa explicação professor !! Uma dúvida, meu backhand sempre me deixou a desejar com uma mão e se eu tentar treinar com as duas tem algum problema mesmo depois de velho kkkkk ?
Claro que não, Marcos! Nunca é tarde para tentar melhorar. São técnicas muito diferentes, então tem que ter paciência pois vai começar um golpe praticamente do zero. Vai em frente, custa nada tentar. Um abraço!
Obrigado pelo vídeo 😊 Entendi que o braço esquerdo é dominante até o impacto com a bola . Após o impacto o braço esquerdo diminuiu a intensidade e os dois braços trabalham iguais na terminação. Estou certo ? Esta era minha dúvida. Vou treinar 😅
Leo, pensa em trabalhar os dois juntos, como se estivesse arremessando algo com eles, e girando o quadril/tronco ao mesmo tempo. Tudo que acontece depois do impacto é algo que devemos "deixar acontecer", e não pensar ativamente em fazer aquilo. Um abraço e bons treinos! =)
Fala Adonis, tudo bom? Tenho um vídeo específico aqui no canal que fala sobre bolas altas! Da uma olhada nele 👉🏼 ruclips.net/video/R-I9cgdWjN8/видео.html Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
Falasca, eu li numa matéria que o backhand de uma mão pode ajudar a desenvolver uma tendinite no ombro, e que o de duas mãos seria mais apropriado pra evitar essa lesão. O que você acha?
Acho que não devemos fazer esses links superficiais, senão boa parte dos que batem com 1 mão teriam a lesão. Lesões no tênis tem mais a ver com sobrecarga e técnica incorreta do que com um estilo ou outro.
Bráulio, mudar a técnica do backhand é algo muito custoso ao tenista, em todos os sentidos. Só recomendo se tiver algo incomodando MUITO. Um abraço! =)
Tenho uma dúvida professor, sou iniciante e quando estou na posição de espera e minha pegada do forhand é eastern eu tendo a ficar já com essa pegada, mas se a bola vem no backhand eu tenho que trocar a posição a mão direita pra continental durante a preparação ? Ótima aula!
Exatamente, Ruan! Disse tudo. E depois de fazer o backhand volte para a empunhadura eastern no forehand, pois a gente acaba usando mais ele do que o back. Um abraço e bons treinos!
Recomendo sim, com certeza! É o Nike Air zoom vapor X HC. É a linha que o Federer sempre usou. Excelente tênis, especialmente para quadras rápidas. Abraço, Gefferson! 🙂👍🏼🎾
Falasca, jogo tênis de quadra desde adolescente, estou a mais ou menos uns 12 anos parado querendo retornar, sempre bati o backhand com uma mão, seria interessante trocar para duas mãos assim que voltar a jogar ou melhor continuar o Back de uma mão ?
Isso é uma opinião muito pessoal, cada um deve sentir o que fica melhor para si. A troca depois de tanto tempo acostumado vai levar um tempo e exigir uma boa dose de paciência e persistência. Vale a pena? Você que irá me dizer rs.
Professor, vc que bate de ambas as formas (1 e 2 mãos), me diz qual entre os 2 pra vc dá mais potência, mais spin e mais controle. Sei que isso é subjetivo (há quem bate melhor um que outro em ambos os casos), mas eu gostaria de saber o seu caso em cada um dos 3 quesitos (potência, spin e controle)
Fala Marco! Tudo bom? Só para esclarecer, quando eu comecei a jogar, batia o bh com as 2 mãos. Troquei para o de 1 uns 6 meses depois, e fiquei até hoje. Mas vamos a resposta: todos os 3 quesitos que você mencionou são passíveis de se realizar com ambas técnicas. Talvez a "sensação" de controle no BH de 2 mãos seja maior, pois você segura a raquete com as duas mãos, usa os dois braços, e tem mais tempo para entrar em contato com a bola, já que ele não e tão a frente quanto a técnica de 1 mão. Resumindo, escolha a técnica que for mais confortável para você. Eu fiz um vídeo onde comparo as duas técnicas, falando sobre alguns outros aspectos. Segue o link: ruclips.net/video/5ccD-Oiq9_E/видео.html Abraços!
@@FalascaTennis Oi Professor, obrigado pela resposta. Mas então se vc fez a mudança de 2 mãos para uma e permanece até hoje, provavelmente acha que a mudança pra 1 mão valeu a pena, ou seja, fazendo o balanceamento entre os 3 quesitos (potência, spin, controle) 1 mão foi melhor pra vc, certo? Pergunto isso pois sempre bati com 2 mãos, uma época tentei mudar pra 1 mão, achei que com 1 mão me dava mais spin mas eu perdia muito em controle. Por isso acabei voltando pra 2 mãos
Fiz a mudança pois achei que a técnica era mais confortável para mim. Eu tinha apenas 6 meses de aulas, então não tinha dimensão de força, spin e controle suficientes para embasar a minha troca. Eu desenvolvi estes quesitos após a mudança. O importante é decidir por uma e treiná-la. Se ficar na dúvida acaba ficando meia boca nas duas. Um abraço!
@@FalascaTennis Tá certo professor, no meu caso vou permanecer agora no backhand de 2 mãos, muito embora ache que eu não consigo produzir nem metade do spin que eu gero com meu forehand de empunhadura full western. Um spin bem forte dá um peso na bola e dificulta o ataque do adversário, então isso me ajuda a tomar o controle do jogo (e atacar e não ser atacado). Só que toda hora eu tenho que fugir da esquerda pra imprimir esse spin todo, e isso me incomoda um pouco…
Ah, Marco, mas você não vai conseguir nunca colocar mais topspin no seu back do que no seu forehand (ainda mais na full western!). E você deve tomar o controle do ponto usando o forehand mesmo, não precisa ter um backhand espetacular. Se vocÊ conseguir fazer boas cruzadas com seu BH, tanto profundas quanto anguladas, não precisa de mais nada. Deixa pra fazer o estrago (winners) com o forehand mesmo. Grande abraço!
Tem problema de usar empunhadura Continental/Eastern de backhand na mão direita e semi-western na esquerda?? Pergunto porque instintivamente é a empunhadura que acabo usando quando bato meu BH.
Fala Marcos, tudo bem? A semiwestern na mão esquerda alguns jogadores usam, acredito não ter problema. Agora a eastern de backhand na mão direita eu acho ruim, pois ela acaba levando a raquete muito longe de vc pra frente (afinal, é a empunhadura do backhand de 1 mão, onde o contato é mais a frente). Você pode acabar utilizando mais a força do braço direito do que a do esquerdo, e no BH de duas mãos é exatamente o oposto. Espero ter ajudado, um abraço! 🙂👍🏼🎾
Depois de dois anos jogando, cá estou pra "arrumar" esse meu backhand balão, meio sem tecnica hahahah Fiz aula semana passada, segurando com apenas a mão esquerda, e descobri que era a direita que estava comandando meu back de duas mãos.... agora é ter calma, aprender, e arrumar. Obrigado pelo video professor!
Já ouvi dizer que a força deve começar com a mão dominante (direita pra destros) e durante a execução você vai transferindo para sua mão não dominante (no caso do destro a mão esquerda finaliza o movimento).. não consegui colocar no jogo essa técnica.. faz mesmo sentido?
Fala Odilon! Não acho que faça sentido. Você nem precisa pensar muito nisso, na verdade. Imagine que vai arremessar uma medicine ball de 2kgs, arremessando a bola como se fosse bater um backhand de 2 mãos (ou seja, arremessar com os dois braços ao mesmo tempo, fazendo um giro do tronco). Você nem vai pensar qual braço está fazendo mais força, simplesmente vai arremessar a bola. É uma coisa muito difícil de mensurar, então não devemos complicar as coisas. Não pense em qual braço está fazendo força X ou Y, apenas tente fazer um movimento coordenado de arremesso, utilizando bastante o giro do tronco. Essa questão do braço não dominante fazer maior esforço (esquerdo p/ destros) tem mais a ver com a amplitude do movimento (o braço esquerdo percorre um espaço muito maior que o direito), e com o fato de que ele em si é um gesto mais natural para o corpo. Talvez você possa imaginar que o direito seja apenas um guia/apoio para o esquerdo trabalhar, mas nada além disso. Se pudermos simplificar as coisas o aprendizado fica mais fácil de assimilar. Grande abraço e obrigado pela pergunta! =)
Obrigado pelo ótimo vídeo. Uma dica q tenho e q penso ser importante, no momento q vc falou da execução, logo quando vc fala q a cabeça da raquete desce e o cabo fica apontado para frente, gostaria de ver tbem esse movimento de execução não apenas pela câmera de frente, mas tbem pela câmera da lateral para ter noção do movimento lateral q a raquete faz no backhand com 2 mãos. Tem um vídeo do canal Raquetflex (ruclips.net/video/lM3-w5gi0WY/видео.html), a partir do min 8:45, q ele filma o movimento lateral e q achei interessante. De qquer forma, muito obrigado por conteúdo.
Obrigado pelo comentário, Rodrigo. É essa ideia do vídeo que você mencionou mesmo. Este foi um dos primeiros vídeos que gravei, ainda estava entendendo a questão de filmar em vários ângulos. Depois foi ficando um pouco melhor rs. Essa visão lateral realmente é importante, tanto quanto a frontal. Grande abraço!
@@FalascaTennis Obrigado professor. Sempre assisto seus vídeos. Indico tbem os vídeos a todos os amigos q jogam. Muito bons e com didática as explicações. Parabéns pelo trabalho. Obrigado mais uma vez.
Faço tênis há 2 anos e ainda não estou convencido sobre o backhand de duas mãos. Tenho força, tenho profundidade, mas o controle é ruim, especialmente considerando que minha direita vai muito bem obrigado. Baita vontade de tentar com 1 mão. Tenho medo de estar perdendo tempo, tanto insistindo com 2 mãos como começar do zero de novo. O que fazer? Obs.: tenho 50 anos.
Jean, se está com vontade, tenta. Eu também comecei jogando com 2 mãos no backhand. Depois de 6 meses pedi para o meu professor me ensinar com uma. Foi a melhor coisa que fiz, pois me sentia "preso" com o golpe de 2 mãos. Não era ruim, mas não era natural para mim. Minha intuição dizia para tentar o de 1 mão. Claro que, ao iniciar uma nova técnica do zero, convém ter uma boa dose de paciência e disciplina. Um bom professor pode ajudar nessa transição com boas orientações, não só no sentido técnico, mas também tático e mental. Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
O meu caso é o contrário. Comecei a bater com uma mão e tenho potência e spin mas pouco controle. Fui pras duas mãos e tenho controle, mas sem spin e potência. Erro muito menos mas o golpe é preso. No nível amador errar menos é quase sempre mais vantajoso do que ter potência.
Minha maior dificuldade até o momento. Ainda estou me adaptando com a velocidade com que a bola chega, a distância entre eu e a bola e principalmente a mudança de empunhadura saindo do forehand pro backhand. Mas vamos chegar la 🙌🏻
Com certeza vai chegar lá, Edu! Tenha paciência e vá trabalhando e desenvolvendo o golpe aos poucos. Com o tempo as coisas vão ficando mais automatizadas. Um abraço! =)
*** LANÇAMENTO DO CURSO: "TÊNIS DESCOMPLICADO ***
O Programa de Treinamento que veio para facilitar o seu aprendizado no tênis, ensinando as técnicas, táticas e biomecânicas na ordem correta desde a 1ª aula!
__________________________________________________________________
PROMOÇÃO DE LANÇAMENTO COM DESCONTO ESPECIAL!
+
BÔNUS E-BOOK "COMO ESCOLHER SUA RAQUETE DE TÊNIS"
CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESERVE JÁ O SEU:
falascatennis.com.br
Um grande abraço, te vejo na quadra! 🙂👊🎾
Parabéns professor pelas ótimas dicas , um ano atrás minha esposa começou treinar comigo , ela teve muita dificuldade pensei que ela nunca ia aprender , hoje estou muito feliz ela se tornou excelente jogadora e temos ótimas tardes treinando juntos .
Que show, Wagner!! Quando um casal joga junto assim é muito bacana, parabéns pra vocês! Abraço e bons treinos =)
Recapitulando o Back tmb vamos padronizar o Fore e o Back !! padrão El Falasca Tmj meu amigo vc é fera!!!
Pra cima, Robson! Um abraço =)
Show Falasca. Perfeita explicação. Faço back com uma mão. Mas vou tentar. Bora treinar.
Pode até experimentar, mas se já bate o backhand com uma mão continua desenvolvendo ela mesmo =)
Muito boa explicação. Eu bato com uma mão, mas quero mudar pra duas mãos, pois estou com epicondilite lateral e vi um vídeo em que o apresentador faz essa sugestão. Obrigado pela ilustração.
Você dá aula em que cidade? Melhor professor do RUclips . Vlw pelas dicas e aulas
Obrigado pelo elogio, João Guilherme! Dou aulas em Brasília - DF. Um abraço! =)
Excelente explicação Eduardo
Obrigado! =)
To começando agora, terceira vez que bato uma bolinha, e estou acompanhando todos seus vídeos, otimas dicas! Ótima professor
Obrigado, Alex! Espero que os vídeos estejam ajudando o seu desenvolvimento. Bons treinos, um abraço! =)
Treinei ontem BackHand de 2 maos, horrivel!!!! Vi esse video ontem mesmo dps do treino, hoje ajustei jogando e entrou tudo! Valeuuu
Que bom, rapaz! Fico muito feliz que tenha ajudado. Grande abraço e obrigado pela confiança =)
Comentários muito bons, como sempre.
Especificamente no caso do backhand, tenho lidado com uma amiga que tem o esse golpe em duas etapas, ou seja, ela arma o golpe e depois faz um ajuste final (leva a raquete mais pra trás) quando a bola está mais próxima. Chamei esse movimento de "1" "2", e no caso ela tem a tendência de atrasar o movimento. (Disse pra ela que o movimento deve ser único, certo?, rs). Além disso, gostei muito da dica sobre o movimento final com os braços unidos, sem a preponderância da mão esquerda, o que se nota em alguns tenistas profissionais (Auger Aliassime, por exemplo), cuja dificuldade de manter um backhand consistente é evidente. Ah, meu backhand é com uma mão apenas...rs
Fala garoto! Obrigado pelo comentário 🙂👍🏼. No caso da sua amiga, ela provavelmente está atrasando o golpe por causa desse atraso em levar a raquete para trás mesmo. O melhor é fazer um movimento só pra trás, ganhando tempo. Vai fazer muita diferença. Quanto aos braços, o BH de 2 mãos pode comportar diferentes facetas. Mas na minha opinião o esquerdo não deve se sobrepor tanto (como você mesmo disse). Boas referências de BH de 2 mãos nos profissionais: Djokovic, Nalbandian e Agassi. Grande abraço 👊🏼🎾
Adoroooo seus vídeos. Didática perfeita. Este vídeo devo ter visto umas vinte vezes... Um dia eu aprendo este backhand....
Obrigado pelas palavras, Hélio! Fico muito agradecido 🙂👍🏼. Pode ver quantas vezes quiser, fica a vontade. Já deve estar batendo bem esse backhand sim, para com isso hehe. Grande abraço! 👊🏼🎾
Parabéns 🎈
Obrigado! Um abraço =)
Ótima aula , muto obrigado , minha maior dificuldade e gera potência com o bh com 2 mãos
Obrigado pelo comentário, Athos. Tente encaixar bem a perna da frente e foque em girar o tronco. Acho que pode te ajudar a gerar mais potência.
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Wellington! Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
Valeu professor
Valeuu, Nei! Um abraço!
Excelente
Obrigado, Luiz!! Um abraço!
Excelente aula! Ótimas dicas!
Enquanto iniciante, como fazer a escolha entre o backhand de uma mão ou duas?
Boa pergunta! Tecnicamente o backhand de 2 duas mãos leva vantagem em alguns quesitos. Porém, deixo o aluno a vontade para escolher o que lhe for mais confortável, pois é possível desenvolver um bom golpe com ambas técnicas.
Eu tento desenvolver as duas técnicas. Me servem para diferentes situações no jogo...Mas sinto que meu coach não gosta..rs
excelente aula
Valeu, abraço!!
Ótimo !
Obrigado, Sergio! Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
Excelente conteúdo
Obrigado pelo elogio, Roger! Grande abraço =)
Uau!!! Que aula!!!
Obrigado!! =)
Muito didático
Obrigado, Marco! Um abraço e bons treinos aí! 🙂👍🏼🎾
Legal demais
Obrigado Adelmo! Espero que ajude nos seus jogos/treinos. Um abraço! 🎾👍🏼
Boa 👀🎾👀🌵
Valeuu!! Um abraço! 🙂👍🏼🎾
Like garantido antes de assistir!!!
Valeuu Daniel!! Da o like mas pode assistir até o final também! 😁 Um abraço! 🙂👍🏼🎾
@@FalascaTennis 🤣🤣🤣 assistir até o final é a melhor parte!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom! Simples e objetivo. Deu para entender claramente os detalhes. Valeu
Obrigado Marco! Agora é treinar 💪🏼🎾. Um abraço! 👍🏼🙂
Boa 👍🏾
Valeu, Tule! Abraço! =)
Adorei ! Bora treinar. Obrigada!
Bora treinar, Yara! Bons treinos aí! 💪🏼🙂🎾
Estou ensinando meu filho de 10 anos a jogar tênis. Eu faço o backhand com uma mão mas estou ensinando ele a fazer com duas. Boas dicas neste vídeo, não havia me dado conta que com duas mãos o contato com a bola é mais atras. Poderia fazer uns videos de como ensinar crianças a jogar. abraço
Fala Daniel, tudo bem? Que legal que está ensinando o filhão 🙂👍🏼. O ensino para crianças requer um conhecimento especializado, e reconheço que essa não é minha área. Grande abraço! 👊🏼🎾
Cresci assistindo os jogos do Guga, Pete Sampras, Federer e o wawrinka com Backhand de 1 mão sempre achei mais estiloso… como se a minha mente não aceitasse eu mudar para o Back de 2 mãos rsrs
São ótimos backhands, sem dúvidas
Faz mais vídeos máquina
Fala Cleiton! Vou fazer sim, pode deixar. Só não entendi a "máquina" aí 😆. Abraço! 🙂🎾👍🏼
@@FalascaTennis máquina aqui é um elogio tipo vc excelente no que vc faz etc etc máquina kkkkkk
Hahaha, agora entendi! Valeu Claiton! Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
Olá boa noite vc da aula em São Paulo ?
Olá, tudo bem? Dou sim. Mande uma mensagem para mim pelo direct do Instagram (instagram.com/falascatennis) ou se preferir para o email: eduardo.falasca@gmail.com
Um abraço e bons treinos!
Top demais!!!!👏👏👏
Obrigado Daniel! Abraço e bons treinos! 👊🏼🎾
Boa explicação professor !! Uma dúvida, meu backhand sempre me deixou a desejar com uma mão e se eu tentar treinar com as duas tem algum problema mesmo depois de velho kkkkk ?
Claro que não, Marcos! Nunca é tarde para tentar melhorar. São técnicas muito diferentes, então tem que ter paciência pois vai começar um golpe praticamente do zero. Vai em frente, custa nada tentar. Um abraço!
Muito boa e esclarecedora as suas explicações... parabéns!!
Obrigado, Marcos! Fico feliz que tenha te ajudado de alguma forma. Um abraço! 🙂👍🏼🎾
@@FalascaTennis sua dica ajudou demais as minhas dores lombares , com o posicionamento correto do pé , eu colocava muito para o lado . obrigado
Obrigado pelo vídeo 😊
Entendi que o braço esquerdo é dominante até o impacto com a bola . Após o impacto o braço esquerdo diminuiu a intensidade e os dois braços trabalham iguais na terminação. Estou certo ? Esta era minha dúvida. Vou treinar 😅
Leo, pensa em trabalhar os dois juntos, como se estivesse arremessando algo com eles, e girando o quadril/tronco ao mesmo tempo. Tudo que acontece depois do impacto é algo que devemos "deixar acontecer", e não pensar ativamente em fazer aquilo. Um abraço e bons treinos! =)
Tenho um pouco de dificuldade de devolver bolas altas na esquerda, quando vem no fundo da quadra, vc tem alguma dica para melhorar isso??
Fala Adonis, tudo bom? Tenho um vídeo específico aqui no canal que fala sobre bolas altas! Da uma olhada nele 👉🏼 ruclips.net/video/R-I9cgdWjN8/видео.html
Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
Falasca, eu li numa matéria que o backhand de uma mão pode ajudar a desenvolver uma tendinite no ombro, e que o de duas mãos seria mais apropriado pra evitar essa lesão. O que você acha?
Acho que não devemos fazer esses links superficiais, senão boa parte dos que batem com 1 mão teriam a lesão. Lesões no tênis tem mais a ver com sobrecarga e técnica incorreta do que com um estilo ou outro.
Show, eu penso muito em mudar, mas a cada partida me sinto mais seguro com meu back de 2. Grato
Bráulio, mudar a técnica do backhand é algo muito custoso ao tenista, em todos os sentidos. Só recomendo se tiver algo incomodando MUITO. Um abraço! =)
Tenho uma dúvida professor, sou iniciante e quando estou na posição de espera e minha pegada do forhand é eastern eu tendo a ficar já com essa pegada, mas se a bola vem no backhand eu tenho que trocar a posição a mão direita pra continental durante a preparação ? Ótima aula!
Exatamente, Ruan! Disse tudo. E depois de fazer o backhand volte para a empunhadura eastern no forehand, pois a gente acaba usando mais ele do que o back. Um abraço e bons treinos!
Parabéns, Professor 👏 gostaria de saber sobre o tênis que está usando. Recomenda ??? Tenista Sênior kkk
Recomendo sim, com certeza! É o Nike Air zoom vapor X HC. É a linha que o Federer sempre usou. Excelente tênis, especialmente para quadras rápidas. Abraço, Gefferson! 🙂👍🏼🎾
Falasca, jogo tênis de quadra desde adolescente, estou a mais ou menos uns 12 anos parado querendo retornar, sempre bati o backhand com uma mão, seria interessante trocar para duas mãos assim que voltar a jogar ou melhor continuar o Back de uma mão ?
Isso é uma opinião muito pessoal, cada um deve sentir o que fica melhor para si. A troca depois de tanto tempo acostumado vai levar um tempo e exigir uma boa dose de paciência e persistência. Vale a pena? Você que irá me dizer rs.
caramba mano vc ta no tenis e cia de santo andre né ?
Fala Mano! Estava sim, por que? 😁
Professor, vc que bate de ambas as formas (1 e 2 mãos), me diz qual entre os 2 pra vc dá mais potência, mais spin e mais controle.
Sei que isso é subjetivo (há quem bate melhor um que outro em ambos os casos), mas eu gostaria de saber o seu caso em cada um dos 3 quesitos (potência, spin e controle)
Fala Marco! Tudo bom? Só para esclarecer, quando eu comecei a jogar, batia o bh com as 2 mãos. Troquei para o de 1 uns 6 meses depois, e fiquei até hoje. Mas vamos a resposta: todos os 3 quesitos que você mencionou são passíveis de se realizar com ambas técnicas. Talvez a "sensação" de controle no BH de 2 mãos seja maior, pois você segura a raquete com as duas mãos, usa os dois braços, e tem mais tempo para entrar em contato com a bola, já que ele não e tão a frente quanto a técnica de 1 mão. Resumindo, escolha a técnica que for mais confortável para você.
Eu fiz um vídeo onde comparo as duas técnicas, falando sobre alguns outros aspectos. Segue o link: ruclips.net/video/5ccD-Oiq9_E/видео.html
Abraços!
@@FalascaTennis Oi Professor, obrigado pela resposta.
Mas então se vc fez a mudança de 2 mãos para uma e permanece até hoje, provavelmente acha que a mudança pra 1 mão valeu a pena, ou seja, fazendo o balanceamento entre os 3 quesitos (potência, spin, controle) 1 mão foi melhor pra vc, certo?
Pergunto isso pois sempre bati com 2 mãos, uma época tentei mudar pra 1 mão, achei que com 1 mão me dava mais spin mas eu perdia muito em controle. Por isso acabei voltando pra 2 mãos
Fiz a mudança pois achei que a técnica era mais confortável para mim. Eu tinha apenas 6 meses de aulas, então não tinha dimensão de força, spin e controle suficientes para embasar a minha troca. Eu desenvolvi estes quesitos após a mudança. O importante é decidir por uma e treiná-la. Se ficar na dúvida acaba ficando meia boca nas duas. Um abraço!
@@FalascaTennis Tá certo professor, no meu caso vou permanecer agora no backhand de 2 mãos, muito embora ache que eu não consigo produzir nem metade do spin que eu gero com meu forehand de empunhadura full western.
Um spin bem forte dá um peso na bola e dificulta o ataque do adversário, então isso me ajuda a tomar o controle do jogo (e atacar e não ser atacado).
Só que toda hora eu tenho que fugir da esquerda pra imprimir esse spin todo, e isso me incomoda um pouco…
Ah, Marco, mas você não vai conseguir nunca colocar mais topspin no seu back do que no seu forehand (ainda mais na full western!). E você deve tomar o controle do ponto usando o forehand mesmo, não precisa ter um backhand espetacular. Se vocÊ conseguir fazer boas cruzadas com seu BH, tanto profundas quanto anguladas, não precisa de mais nada. Deixa pra fazer o estrago (winners) com o forehand mesmo. Grande abraço!
Professor, qual a vantagem do backhand de duas mãos em relação ao de 1 só? Tem diferença prática ou é só questão de se adaptar melhor ao movimento?
Karina, esse foi tema de um dos primeiros vídeos aqui do canal. Depois dá uma olhada lá: ruclips.net/video/5ccD-Oiq9_E/видео.html
Um abraço!
Tem problema de usar empunhadura Continental/Eastern de backhand na mão direita e semi-western na esquerda?? Pergunto porque instintivamente é a empunhadura que acabo usando quando bato meu BH.
Fala Marcos, tudo bem? A semiwestern na mão esquerda alguns jogadores usam, acredito não ter problema. Agora a eastern de backhand na mão direita eu acho ruim, pois ela acaba levando a raquete muito longe de vc pra frente (afinal, é a empunhadura do backhand de 1 mão, onde o contato é mais a frente). Você pode acabar utilizando mais a força do braço direito do que a do esquerdo, e no BH de duas mãos é exatamente o oposto. Espero ter ajudado, um abraço! 🙂👍🏼🎾
👏🏼👏🏼👏🏼
Valeuu Fernando!! Um abraço!
Depois de dois anos jogando, cá estou pra "arrumar" esse meu backhand balão, meio sem tecnica hahahah
Fiz aula semana passada, segurando com apenas a mão esquerda, e descobri que era a direita que estava comandando meu back de duas mãos.... agora é ter calma, aprender, e arrumar.
Obrigado pelo video professor!
Valeu, Flavio! Só ter paciência que vamos ajeitando a técnica aos poucos. Mudar a consciência corporal é um grande desafio no tênis. Abraço =)
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado! =)
Já ouvi dizer que a força deve começar com a mão dominante (direita pra destros) e durante a execução você vai transferindo para sua mão não dominante (no caso do destro a mão esquerda finaliza o movimento).. não consegui colocar no jogo essa técnica.. faz mesmo sentido?
Fala Odilon! Não acho que faça sentido. Você nem precisa pensar muito nisso, na verdade. Imagine que vai arremessar uma medicine ball de 2kgs, arremessando a bola como se fosse bater um backhand de 2 mãos (ou seja, arremessar com os dois braços ao mesmo tempo, fazendo um giro do tronco). Você nem vai pensar qual braço está fazendo mais força, simplesmente vai arremessar a bola. É uma coisa muito difícil de mensurar, então não devemos complicar as coisas. Não pense em qual braço está fazendo força X ou Y, apenas tente fazer um movimento coordenado de arremesso, utilizando bastante o giro do tronco. Essa questão do braço não dominante fazer maior esforço (esquerdo p/ destros) tem mais a ver com a amplitude do movimento (o braço esquerdo percorre um espaço muito maior que o direito), e com o fato de que ele em si é um gesto mais natural para o corpo. Talvez você possa imaginar que o direito seja apenas um guia/apoio para o esquerdo trabalhar, mas nada além disso. Se pudermos simplificar as coisas o aprendizado fica mais fácil de assimilar. Grande abraço e obrigado pela pergunta! =)
Obrigado pelo ótimo vídeo. Uma dica q tenho e q penso ser importante, no momento q vc falou da execução, logo quando vc fala q a cabeça da raquete desce e o cabo fica apontado para frente, gostaria de ver tbem esse movimento de execução não apenas pela câmera de frente, mas tbem pela câmera da lateral para ter noção do movimento lateral q a raquete faz no backhand com 2 mãos. Tem um vídeo do canal Raquetflex (ruclips.net/video/lM3-w5gi0WY/видео.html), a partir do min 8:45, q ele filma o movimento lateral e q achei interessante. De qquer forma, muito obrigado por conteúdo.
Obrigado pelo comentário, Rodrigo. É essa ideia do vídeo que você mencionou mesmo. Este foi um dos primeiros vídeos que gravei, ainda estava entendendo a questão de filmar em vários ângulos. Depois foi ficando um pouco melhor rs. Essa visão lateral realmente é importante, tanto quanto a frontal. Grande abraço!
@@FalascaTennis Obrigado professor. Sempre assisto seus vídeos. Indico tbem os vídeos a todos os amigos q jogam. Muito bons e com didática as explicações. Parabéns pelo trabalho. Obrigado mais uma vez.
Faço tênis há 2 anos e ainda não estou convencido sobre o backhand de duas mãos. Tenho força, tenho profundidade, mas o controle é ruim, especialmente considerando que minha direita vai muito bem obrigado. Baita vontade de tentar com 1 mão. Tenho medo de estar perdendo tempo, tanto insistindo com 2 mãos como começar do zero de novo. O que fazer? Obs.: tenho 50 anos.
Jean, se está com vontade, tenta. Eu também comecei jogando com 2 mãos no backhand. Depois de 6 meses pedi para o meu professor me ensinar com uma. Foi a melhor coisa que fiz, pois me sentia "preso" com o golpe de 2 mãos. Não era ruim, mas não era natural para mim. Minha intuição dizia para tentar o de 1 mão. Claro que, ao iniciar uma nova técnica do zero, convém ter uma boa dose de paciência e disciplina. Um bom professor pode ajudar nessa transição com boas orientações, não só no sentido técnico, mas também tático e mental. Grande abraço! 🙂👍🏼🎾
O meu caso é o contrário. Comecei a bater com uma mão e tenho potência e spin mas pouco controle. Fui pras duas mãos e tenho controle, mas sem spin e potência. Erro muito menos mas o golpe é preso. No nível amador errar menos é quase sempre mais vantajoso do que ter potência.
Top! Mas o backhand de uma mão é mais estiloso 😄
Também acho! rs
Porém acho mais fácil que o de duas mãos
Pois precisa de um melhor posicionamento até a bolinha chegando
👍👍👍👍
Obrigado! Um abraço 🙂👍🏼🎾
Minha maior dificuldade até o momento. Ainda estou me adaptando com a velocidade com que a bola chega, a distância entre eu e a bola e principalmente a mudança de empunhadura saindo do forehand pro backhand. Mas vamos chegar la 🙌🏻
Com certeza vai chegar lá, Edu! Tenha paciência e vá trabalhando e desenvolvendo o golpe aos poucos. Com o tempo as coisas vão ficando mais automatizadas. Um abraço! =)
Mas que misterio e essq que os professores aqui de Porto Alegre nao explicam isso? Ficam 3 anos so batendo bolas com os alunos!!!!
Sei lá, Luiz! 🤷🏻♂️ Manda esse vídeo pra eles então 😁👍🏼🎾
Aqui e quase todos lugares sao assim