Professor, boa tarde. Gostaria de saber se terá uma nova versão do PJECALC, já que houve uma nova decisão sobre aplicação de correção e juros com a nova lei 14.905/2024, estou recebendo processos para aplicar essa decisão e pelo que entendi a partir de 30.08.2024 deverá ser aplicado juros encontrando a diferença entre a Selic(receita federal) e IPCA e no PJECALc ainda não tem como apurar essa diferença. Obrigado.
Professor, boa noite! Tudo bem? Me chamo Carine. Sou estudande do curso de RH e apaixonada pelo departamento Pessoal. Pesquisando algumas coisas referente ao departamento Pessoal encontrei os cursos de PJe-Calc. Algumas sites vendem esse xurso por mais de $ 400,00. Foi ai que enxontrei o do senhor totalmente gratuito. O senhor pode me esclarecer uma dúvida? Realmente vale a pena a gente que não é advogado ou contador realizar esse curso? Tenho apresso pela área trabalhista e gosto dos cálculos. Mas fiquei com medo de investir tão alto no curso pois de uma certa forma os vendedores dizem que tem muita demanda, que ganha muito bem o assistente técnico e o perito, que é uma área que qualquer um que tenha um curso de graduação pode fazer, pois nao há exigência de curso específico. Entao, o que me orienta?
Tenho um caso de reintegração onde devo calcular o pagamento dos salários e seus reflexos (FGTS, Férias proporcionais + 1/3, 13o. proporcional do período ) da dispensa até a reintegração, devo utilizar o salário retido e as datas desse parâmetro? .
Prezada, Parcelas devidas em data posterior a data da demissão devem ser apuradas a partir da verba Indenização por Dano Material, conforme videoaula abaixo: ruclips.net/video/SNGM4ahY6Cc/видео.html
Primeiramente, parabéns aos organizadores, o treinamento têm sido de grande valia. Então, digamos que se trate de um contrato de experiência, no qual a jornada seja somente de segunda a sexta, ainda assim no parâmetro do calculo, o sábado deverá ser marcado como dia útil?
Prezada, Sim, neste caso o sábado é dia útil não trabalhado. Se você desmarcar o sábado, ele será considerado DSR, assim como o domingo. Somente desmarque este campo se o sábado for reconhecido como DSR em Convenção Coletiva de Trabalho, como no caso dos bancários.
Boa tarde Professor. Faço tudo como O Dr. Ensina mas nunca dá certo. Só para citar de exemplo. Eu calculando no lapis uma reclamação trabalhista deu um valor de uns 200.000, no pje calc só meus honorários deram 300.000. Por que dá essa diferença?
Bom dia professor! Seus videos são ótimos! Poderia informar se é possível fazer a média de cartão de ponto em meses faltantes? Outra coisa como é possível integrar horas extras pagas em uma verba a ser apurada? Por exemplo, reflexo do adc de periculosidade em HE pagas? Agradeço muito se puder ajudar!
Prezada, O sistema PJe-Calc não apura média de horas extras para preenchimento de meses faltantes. Quando a integração de horas extras pagas na apuração de outra verba. É possível tanto criando uma base no histórico salarial com os valores pagos a título de horas extras quanto lançando as horas extras pagas como verba informada e marcando "não" no campo compor principal. Nos parâmetros da verba adicional de periculosidade selecione no campo Bases Cadastradas>Histórico Salarial>Horas Extras Pagas ou no campo Verba selecione e adicione a verba horas extras.
UMA QUESTÃO, para instalar o aplicativo e aprender a usar qualquer pessoa pode, digo eu ainda enquanto acadêmica posso, ou precisa de n° de OAB ou algo do tipo?
Não sei se entendi bem a pergunta. Para atualizar de 01 a 30/04/2020 a parcela deve ser lançada com vencimento em 31/03/2020 e o cálculo liquidado para 30/04/2020. O sistema atualiza as verbas a partir do índice do mês de vencimento ou a partir do mês subseguente.
Boa tarde, professor! Primeiramente, parabéns pela belíssima aula👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Gostaria de saber, se é possível importar os cálculos do Excel para o programa?
O sistema não importa o cálculo feito fora do sistema. Mas, importa dados de: faltas, períodos de férias, base de cálculo, jornadas de trabalho e quantidades apurar em cartão de ponto externo. Os dados precisão ser salvos no formato CVS e importados para as páginas correspondentes do sistema PJe-Calc.
bom dia mestre. pode me informar se é possível que eu elabore várias tabelas de Piso Salarial de algumas categorias (Motorista, Vigilante, Médico, Vigia, Porteiro, Bancários, etc) desde quando tenho as convenções (1989 em diante) e, importá-las no sistema?
Bom dia, Para manter as tabelas do PJe-Calc Cidadão identicas a do PJe-Calc Tribunais, as tabelas do PJe-Calc Cidadão não são editáveis. Na versão 2.5.6 do sistema já é possível importar bases para a página Histórico Salarial. Desta forma, você pode manter suas tabelas e importar para o PJe-Calc Cidadão sempre que precisar.
@@AlacidGuerreiro boa tarde. muito obrigado; eu tenho a nova versão e, já uso esta funcionalidade e, nem pensei nisso; posso criar e apenas excluir as linhas dos meses que não me interessam. muito obrigado.
Prezada, Considerando que o falecimento do empregado constitui um dos meios de extinção do contrato individual de trabalho, s.m.j., para apurar as verbas rescisórias esta data deve ser informada no campo data da demissão.
Olá Professor As planilhas de correção monetária já fazem automaticamente a conversão de valores nas ocasiões de mudanças de moedas (Jan 1989 e meses anteriores a Jul 1994) ou se é preciso apresentar os valores já convertidos? Grata
Prezada, As planilhas já fazem a conversão das moedas. Porém, dependendo do dia em que os contracheques foram impressos, podem já estar grafados na nova moeda. Por este motivo, após liquidar o cálculo, verifique se nos meses de transição se não há distorsão, e faça o ajuste manualmente. Outro ponto, é a conversão dos contracheques grafados em URV (março a junho/1994).
Acesse o Portal do TRT8, faça o download do instalador (32 ou 64 bits) e efetue a instalação conforme as instruções contidas no Manual de Instalação: www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao
Professor Alacid, fico muito grata por tamanha bondade de nos ensinar! Que o senhor receba tudo em dobro
Parabéns, foi a melhor criação que já obtivemos nos últimos tempos!!
Parabéns aos organizadores que reformularam a explanação de funcionamento do Pje- cal , ficou muito Melhor, os Operadores do direito agradecem !!
Obrigado! É sempre bom ver reconhecido o nosso esforço. A Equipe do PJe-Calc agradece!
Muito boa a sua aula ,obrigada por compartilhar conhecimento
Se todas as aulas são como essa primeira, posso dizer que o seu curso é EXCELENTE! Parabéns pelas explicações muito didáticas!!
Gostei muito da primeira aula. Parabéns. Muito bem explicado.
Alacid, excelente trabalho! Obrigado!
reconheci o sotaque paraense antes de falar que era do pará. um salve de Manaus
Ótima explicação
Muito bom, obrigado por sua disponibilidade em ajudar os colegas
Show de didática!
Obrigado Professor !
Show de bola! Gostei muito, obrigada!!!
Professor, boa tarde.
Gostaria de saber se terá uma nova versão do PJECALC, já que houve uma nova decisão sobre aplicação de correção e juros com a nova lei 14.905/2024, estou recebendo processos para aplicar essa decisão e pelo que entendi a partir de 30.08.2024 deverá ser aplicado juros encontrando a diferença entre a Selic(receita federal) e IPCA e no PJECALc ainda não tem como apurar essa diferença. Obrigado.
Obrigado pelo vídeo! Sanou algumas dúvidas que eu tinha nessa primeira tela.
Alacid, imensamente grata pela aulas! Adorei!
Parabéns
Execelente conteudo ! so fiquei com duvida em relação na escala 12x 36 posso colocar a carga horaria 180 h ?
Assistido.
Professor, boa noite!
Tudo bem?
Me chamo Carine.
Sou estudande do curso de RH e apaixonada pelo departamento Pessoal.
Pesquisando algumas coisas referente ao departamento Pessoal encontrei os cursos de PJe-Calc. Algumas sites vendem esse xurso por mais de $ 400,00. Foi ai que enxontrei o do senhor totalmente gratuito.
O senhor pode me esclarecer uma dúvida?
Realmente vale a pena a gente que não é advogado ou contador realizar esse curso?
Tenho apresso pela área trabalhista e gosto dos cálculos. Mas fiquei com medo de investir tão alto no curso pois de uma certa forma os vendedores dizem que tem muita demanda, que ganha muito bem o assistente técnico e o perito, que é uma área que qualquer um que tenha um curso de graduação pode fazer, pois nao há exigência de curso específico.
Entao, o que me orienta?
Tenho um caso de reintegração onde devo calcular o pagamento dos salários e seus reflexos (FGTS, Férias proporcionais + 1/3, 13o. proporcional do período ) da dispensa até a reintegração, devo utilizar o salário retido e as datas desse parâmetro?
.
Prezada,
Parcelas devidas em data posterior a data da demissão devem ser apuradas a partir da verba Indenização por Dano Material, conforme videoaula abaixo:
ruclips.net/video/SNGM4ahY6Cc/видео.html
Bom dia, gostaria de saber de onde são importados os índices e juros ? é do Banco Central?
São importados dos órgãos competentes: IBGE, FIPE, FGV, BACEN.
Primeiramente, parabéns aos organizadores, o treinamento têm sido de grande valia. Então, digamos que se trate de um contrato de experiência, no qual a jornada seja somente de segunda a sexta, ainda assim no parâmetro do calculo, o sábado deverá ser marcado como dia útil?
Prezada,
Sim, neste caso o sábado é dia útil não trabalhado. Se você desmarcar o sábado, ele será considerado DSR, assim como o domingo. Somente desmarque este campo se o sábado for reconhecido como DSR em Convenção Coletiva de Trabalho, como no caso dos bancários.
@@AlacidGuerreiro Entendido, muito obrigada!
o que significa essa limitação do cálculo da prescrição quinquenal e do fgts?
Se adicionar um sumário no video, ficará "top mais um" !
Boa tarde Professor. Faço tudo como O Dr. Ensina mas nunca dá certo. Só para citar de exemplo. Eu calculando no lapis uma reclamação trabalhista deu um valor de uns 200.000, no pje calc só meus honorários deram 300.000. Por que dá essa diferença?
Só com as informações acima é impossível saber porque os resultados apurados são tão diferentes.
como faço para lançar a suspensão de contrato na época do covid ?
Bom dia professor! Seus videos são ótimos! Poderia informar se é possível fazer a média de cartão de ponto em meses faltantes? Outra coisa como é possível integrar horas extras pagas em uma verba a ser apurada? Por exemplo, reflexo do adc de periculosidade em HE pagas? Agradeço muito se puder ajudar!
Prezada,
O sistema PJe-Calc não apura média de horas extras para preenchimento de meses faltantes. Quando a integração de horas extras pagas na apuração de outra verba. É possível tanto criando uma base no histórico salarial com os valores pagos a título de horas extras quanto lançando as horas extras pagas como verba informada e marcando "não" no campo compor principal. Nos parâmetros da verba adicional de periculosidade selecione no campo Bases Cadastradas>Histórico Salarial>Horas Extras Pagas ou no campo Verba selecione e adicione a verba horas extras.
Me ajudou muito. Obrigada pela resposta!
UMA QUESTÃO, para instalar o aplicativo e aprender a usar qualquer pessoa pode, digo eu ainda enquanto acadêmica posso, ou precisa de n° de OAB ou algo do tipo?
Prezada,
Qualquer pessoa pode acesar e aprender a usar o sistema PJe-Calc.
Gostaria de saber como colocar a tabela auxiliar para o período de 01/04/2020 a 30/04/2020
Não sei se entendi bem a pergunta.
Para atualizar de 01 a 30/04/2020 a parcela deve ser lançada com vencimento em 31/03/2020 e o cálculo liquidado para 30/04/2020.
O sistema atualiza as verbas a partir do índice do mês de vencimento ou a partir do mês subseguente.
Boa tarde, professor!
Primeiramente, parabéns pela belíssima aula👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Gostaria de saber, se é possível importar os cálculos do Excel para o programa?
O sistema não importa o cálculo feito fora do sistema. Mas, importa dados de: faltas, períodos de férias, base de cálculo, jornadas de trabalho e quantidades apurar em cartão de ponto externo.
Os dados precisão ser salvos no formato CVS e importados para as páginas correspondentes do sistema PJe-Calc.
bom dia mestre.
pode me informar se é possível que eu elabore várias tabelas de Piso Salarial de algumas categorias (Motorista, Vigilante, Médico, Vigia, Porteiro, Bancários, etc) desde quando tenho as convenções (1989 em diante) e, importá-las no sistema?
Bom dia,
Para manter as tabelas do PJe-Calc Cidadão identicas a do PJe-Calc Tribunais, as tabelas do PJe-Calc Cidadão não são editáveis.
Na versão 2.5.6 do sistema já é possível importar bases para a página Histórico Salarial. Desta forma, você pode manter suas tabelas e importar para o PJe-Calc Cidadão sempre que precisar.
@@AlacidGuerreiro boa tarde. muito obrigado; eu tenho a nova versão e, já uso esta funcionalidade e, nem pensei nisso; posso criar e apenas excluir as linhas dos meses que não me interessam.
muito obrigado.
como importar um relatorio em .pdf para gerar uma nova atualização dos cálculos?
Não é possível importar cálculo a partir do relatório PDF, somente a partir do arquivo PJC gerado pelo sistema.
@@AlacidGuerreiro e como fazer o relatório desde o início? Porque não consigo entender o cálculo para verificar com minha planilha do Excel
Esta página é para advogados do TRT?
Quando se trata de óbito, a data de demissão/data final é a da óbito?
Prezada,
Considerando que o falecimento do empregado constitui um dos meios de extinção do contrato individual de trabalho, s.m.j., para apurar as verbas rescisórias esta data deve ser informada no campo data da demissão.
@@AlacidGuerreiro Muito obrigada!
a busca é somente para calculos feito por você?
Sim,
No PJe-Calc Cidadão a busca só é feita nos cálculos realizados no sua compotador.
Olá Professor
As planilhas de correção monetária já fazem automaticamente a conversão de valores nas ocasiões de mudanças de moedas (Jan 1989 e meses anteriores a Jul 1994) ou se é preciso apresentar os valores já convertidos?
Grata
Prezada,
As planilhas já fazem a conversão das moedas. Porém, dependendo do dia em que os contracheques foram impressos, podem já estar grafados na nova moeda. Por este motivo, após liquidar o cálculo, verifique se nos meses de transição se não há distorsão, e faça o ajuste manualmente.
Outro ponto, é a conversão dos contracheques grafados em URV (março a junho/1994).
Professor, qual o link para baixar o programa?
Acesse o Portal do TRT8, faça o download do instalador (32 ou 64 bits) e efetue a instalação conforme as instruções contidas no Manual de Instalação:
www.trt8.jus.br/pjecalc-cidadao
É possível alterar o número do cálculo? Ou o próprio sistema que dá o número aleatoriamente? Sobre o tipo somente "ADVOGADO"?
Prezada,
O número do cálculo é dado pelo sistema e não pode ser alterado.
Prezada,
Este campo ainda não é usado no PJe, quando este campo passar a ter função no PJe, incluiremos o tipo Perito.