Quando tinha dez, a ponta de um fio ficou grudado no meu polegar. Tenho um furo no dedo até hoje, e não sei como consegui sobreviver a descarga elétrica, e nem sei por quanto tempo fiquei agarrado quicando no chão tomando chuva. Foi um milagre de Deus não ter morrido eletrocutado! Sou eletricista, mas tenho muito medo de choque elétrico. Não brinquem com isso não. Pode ser fatal!
@@doctorwoodbr O problema maior é quando a corrente elétrica passa pelo coração, que causa uma parada cardíaca, se por sorte a corrente não passa pelo coração provavelmente não será fatal. Já ouvi falar de nego que grudou em fonte de micro ondas, e por sorte sobreviveu.
Como técnico em eletrônica já levei cheguei de tudo que é tipo de ac a DC de alta tensão e baixa tensão (incluído descarga de tubo de raios catódicos 24kv), em várias partes do corpo. E nunca me ocorreu nada... Boa explicação do vídeo!
Não tem algum tipo de luva isolantes para trabalhar na area de eletrônica que seja confortável e evite esse tipo de choque quando estamos mexendo com eletronicos?
@@mecatronicamecanicaeinjeca5947 vc recomendaria alguma marca ou modelo? sou iniciante hobista na eletrônica e quero pelo menos por enquanto minimizar algum risco, conforme eu adquirir mais experiencia e ai vejo se uso somente uma daquelas antiestática mais simples.
Ótima explicação professor. Sobre o choque tanto em 110V quanto em 220V como falou, depende muito da resistência da pele e a profissão da pessoa influência e muito, não é minha profissão mas já fiz trabalhos em casa de colocar piso e azulejo, a pele fica muito mais grossa e seca, tanto que testava onde havia fase colocando o pé no chão e o dedo no fio, só formigava. Sobre a pilha na língua, quando ainda jovem coloquei aquelas bateria de 9V de multimetro na lingua, ohh choque forte, rsrsrs. Trabalhei em um banco consertando os monitores dos caixas de 17 polegadas, as vezes esquecia de descarregar os TRCs, pensa em uma paulada no braço na hora que colocava a mão para tirar a 'chupeta' do tubo, kkk.
@@De_Bonis_Antonio Antonio, trabalhei com eletrônica de 1986 até 2001 em um laboratório de um banco grande, consertava placas de video para CRT onde tomava esses choques malucos, rsrs, foi também onde consertei placas digitais de terminais de caixa com z80 e 8085 fora outros equipamentos, foi um aprendizado ótimo. Depois migrei para área de Telecom e hoje estou em TI. Ainda gosto de eletrônica, hoje é um hobby, nesse momento estou com um PA 400 da Cygnus de um cunhado para consertar. Enfim, todo aprendizado é bom, não importa a área ou se vai trabalhar nela. Sobre a eletrônica, trabalhar em um laboratório de conserto em série é ótimo para aprender, entra no 'sangue'.
Seria interessante este assunto com ênfase no carro eletrico.. pois apensar de mais perigosa eu acho que o choque na corrente contínua é muito menos provável de acontecer do que na alternada, pois na alternada basta uma fase para te dar choque, já na corrente contínua você precisa ter acesso aos dois polos para tomar o choque, essa situação em um carro elétrico é quase impossível acredito eu..
Vi um vídeo do Electroboom um tempo atrás. Ele explica que o que realmente mata é a Energia. Ou seja, o produto da Tensão, corrente e o Tempo(de exposição) (W = E*I*t ou W=P*t). Se um dos 3 for muito pequeno, vc recebe pouca energia e tem menos chances de sofrer algo. Ou seja. pode ter tensão alta e corrente alta, mas se o tempo do choque for da ordem de microsegundos vc pode não morrer.
Excelente vídeo, bem didático... iria discordar sobre a capacidade maior de corrente no 220 cc que no 220 ac, que seria mais letal ao meu ver, mas mudei de entendimento após assistir seu vídeo... trabalhei muito com bancos de baterias de nobreaks de médio porte, entre dezenas de equipamentos a qual dava manutenção, incluindo a rede de distribuição AT interna, e ocorreu uma vez um incidente, que terminou apenas com prejuízos econômicos mas poderia ter sido muito mais grave, com um curto circuito das pontes de ligação do banco, uma chave de boca não isolada caiu conectando polos positivo e negativo na terminação da série de baterias, sendo as pontes vaporizadas em poucos segundos, precisou substituir todas, ocasionou a perca prematura de todo o banco, durou metade do tempo médio, e dificuldade auditiva por alguns minutos para os dois que estavam próximos... mas realmente a tensão de pico na 220 ac vai facilitar o rompimento de resistência inicial da pele, carbonizando um caminho inicial...trabalhei mais de 30 anos com eletricidade, em indústria de grande porte do agronegócio...
Muito bom! Detalhes importantíssimos. Existe até a polêmica sobre quem "mata" é a corrente ou a tensão. Eu respondo que é a potência (risos). Afinal, se o corpo tem uma "resistência" e precisa do nível de tensão adequado para gerar a corrente, isto significa potência, ou seja, a potência "dissipada" pelo corpo (resistência).
@@edenglish95, ainda há um quarto fator: a frequência da corrente alternada também é um fator importante no efeito fisiológico. As armas de choque elétrico empregadas atualmente pelas polícias tem a sua frequência calibrada para a chamada "Onda T", que nada mais é uma forma de aplicar o choque elétrico com uma frequência igual (porém com porência bem maior) às ondas cerebrais. Por isso que o suspeito atingido cai, já que o aparelho causa interferência nos comandos do cérebro para o corpo. Não é apenas dor física. Eu mesmo já fui cobaia de uma dessas armas de choque num treinamento.
Uma vez eu fui tentar arrumar um "Flash" de uma maquina fotográfica antiga, não imaginei que aquele dispositivo que trabalha com 2 pilhas AA carregasse tanta tensão. Tomei um tranco tão forte que minha pele até queimou, cheirou coro queimado.
Muito bom. Corrente contínua; o nome já diz muito, sobre sua periculosidade. Útil o comentário sobre extintor de incêndio usado em eletricidade, que deve ser o de gás carbônico ou outro com material que não conduza eletricidade. Abraço.
Professor, um outro fenômeno é o efeito pelicular, enquanto a corrente direta penetra órgão como o coração e o diagrama, a corrente alternada acaba afetando mais a pele que os órgãos internos, entretanto em 60hz a corrente ainda consegue atingir órgãos internos! Abraços!
pra componentes eletrônicos o mais mortal é o ripple que escapa da filtragem insuficiente no projeto dos transformadores de alta tensão, e nas fontes de alimentação dos dispositivos.
Antes de assistir o vídeo, comento que acredito que mais perigoso vem o 220 Vcc, depois 127Vcc, 220Vac e por fim 127Vac. Corrente alternada passa 120 vezes por segundo em potencial zero, facilita pro cidadão escapar, a corrente continua nunca, ela prende e não solta mais. Embora o 220 V RMS tenha um pico em 310V ela é menos perigosa que o 220Vdc.
Olá,eu já acho exatamente o contrário...antes de ver o vídeo...acho 220ac,127ac,220cc e 127cc,nessa sequência...baseado na história da guerra das correntes,quando Edison eletrocutou elefantes em público pra mostrar que ca é mais perigosa que cc...mas achei inteligente seu jeito de pensar...vamos assistir pra saber...Abraço!
Realmente, da a chance de soltar. Porem, quebra a resistência da sua pele e possui picos maiores. A cc eu acho mais perigosa, pois igual o professor falou, ela trava seus músculos e nesse momento, tudo que vc menos quer é ficar travado.
Legal! No final,vc estava certo!! Isso que dá eu acreditar em Thomas Edison...kkkkk...eu acreditava mesmo que ac era bem mais perigosa...vivendo e aprendendo! Abraço!
Eu já peguei choque de 2.450 volts e queimou entre meus dedos, foi tipo um raio,só senti a fisgada fez uma pequena abertura entre o indicador e o polegar esquerdo ..foi muito a queimadura,foi a 25 centímetros da fonte de energia ,foi porque deveria ter tirado o relógio de pulso antes de inspecionar o forno de microondas dentro da unidade fabril da MULTIBRAS montadora dos microondas Brastemp
E o que dizer da rede aérea que alimenta os trens com 3000Vcc ou as unidades do metrô com 750 Vcc no "terceiro trilho"? No meu estágio na extinta CBTU nos anos 80 um operador foi fazer manutenção pois no quadro informava que a rede estava desligada, porém o responsável ainda estava se dirigindo para desligar a chave e por o cabo de aterramento, era outra época.
Acredito que a mais mortal é a 220 Vcc e depois as 127V. Sei que a guerra das correntes acabou porque a corrente alternada era mais segura, era bem comum as pessoas tomarem choque nas ruas por conta da má estrutura da rede de Tomas Edison.
Uma arma Taser usada para paralisar bandidos tem 50mil volts mas a amperagem é baixíssima, concluindo então que 110v por ter o dobro da amperagem 200v é mais perigoso!
Ainda não assisti ao vídeo, mas tendo a imaginar que, se a fonte geradora for capaz de fornecer uma alta vazão de corrente, 220Vcc seria o mais perigoso dos 4.
Ótimo vídeo más queria saber, aqui no Ceará é 220 e quando agente compra um produto 110 termo que ter um regulador, aí vem esse 117 volts e aí o que fazer??
Para resumir e limpar podsíveis dúvidas, a protecção diferencial é para CONTACTOS INDIRETOS. Isto é normalmente mal entendido por muitos profissionais da eletricidade.
O senhor está correto. Uma sugestão: escrevendo 4:10 permite que o ouvinte clique no link formado e assim o vídeo corre para os 4'10"" automaticamente.
@@cesarmancuso Gentileza sua. Aliás, esse seu sobrenome é italiano, não? Eu vivi muitos anos no norte da Itália. De Bonis é sobrenome do sul fa península.
Existe uma questão do enem se eu não me engano de 2022 que aborda o fato de uma pessoa ter uma parada cardiorespiratória por mexer em um circuito de duas baterias de 12volts ligadas em serie somando 24volts e isso ocorreu por conta da mao dele estar molhada e com isso a resistência elétrica da mão diminui, achei isso muito importânte pois nao imaginava que isso poderia acontecer
Professor No caso da fibrilação ventricular, o que é mais perigoso AC ou DC???? Porque na NR10 os valores de de BT em AC é de 50 a 1000 e em CC de 120 a 1500?
Uma vez tomei choque em um capacitor eletrolítico de 100uF por 250 Volts e foi o pior choque que já tomei na vida. A minha sorte que o capacitor tava somente carregado e não recebendo carga, nisso ele descarregou em mim. Foi muito ruim, senti meus braços e mãos travados e grudados nele durante o choque e eu fiquei desorientado por alguns minutos.
127 __~ essa é a forma mais perigosa de eletricidade, se da pelo fato de ser uma voltagem que nao arremessa a pessoa com o choque ele segura a pessoa e isso que seria perigoso sem chance da vítima escapar do acidente.
Quando eu tinha 12 fiquei agarrado em extensão 220Vca. Minha mãe que me soltou me puxando pela cintura, ele tava descausa e toda molhada pq tava lavando roupa e na época não tinha máquina de lavar, MILAGRE.
Faltou falar do efeito da eletrólise do sangue pela corrente contínua, que vai decompor o sangue de forma Irreversível. É claro é isso depois de algum tempo de choque.
Nenhuma é menos perigosa,o correto é nunca mexer nos fios descapados, se vc não é eletricista, nao tem equipamento de proteção E.P.I. e não tem qualificação nem instrução normativa N.B.R. não brinque com energia, energia elétrica é perigosa e pode causar danos irreparaveis
Olá professor Bairros. No minuto 4:15 em diante, no parte onde você apresenta um comentário sobre a resistência de um condutor, você diz que quanto maior o comprimento do condutor menor será a resistência, mas na verdade quanto maior o comprimento do condutor, maior será a resistência, pois o comprimento está no numerador da equação. É só uma observação, o vídeo ficou muito bom.
Alguém conhece um técnico apaixonado por eletrônica na cidade de Joinville? A escola Técnica estadual CEDUP Joinville está SEM professor pra ministrar essas aulas!! O pessoal da eletrotécnica está órfão de eletrônica ~ T_T~ -_-'))
Quanto maior a Tensão, mais corrente ela pode carregar, logo o choque tende a ser maior e mais letal. Mas existem algumas frequências que são mais perigosas que outras pois são iguais à nossa frequência cardíaca ou outras frequências que nosso corpo utiliza. Lembre-se, nosso corpo é uma "máquina elétrica", tudo funciona com sinais elétricos (cérebro, coração, músculos, ...) Eu tomaria cuidado com Tensões acima de 25V (estando com o corpo seco) ou acima de 12V estando com o corpo molhado, imerso em água, pois não é preciso muita corrente para fazer a válvula do seu coração parar ou causar uma arritmia fatal. Nunca vá pela conversa dos outros, do tipo: "fulano tomou um choque de 220V e não aconteceu nada com ele, então não é tão perigoso como falam". Isso é um engano! Se não aconteceu nada com a pessoa, foi porque a Resistência elétrica do corpo da pessoa naquela área atingida estava mais alta naquele momento (área do corpo onde a corrente passou, alguma doença que a pessoa tem, pele mais grossa, fisiologia e/ou condições de saúde diferentes da sua, enfim...), o que fez com que a Corrente fosse menor. É por isso que tem gente que tolera mais choques e outras pessoas não. Assim como tem gente que é atacado por um enxame de abelhas e logo se recupera, também tem gente que leva apenas 1 ferroada e morre; enfim, não vale a pena arriscar!
Pelo que sei corrente contínua é muito mais perigosa do que corrente alternada, não é à toa que as baterias São fabricadas com atenção 12 e 24 pousa alta tensão CC é muito perigosa
CC é mais perigosa em muitos casos, pois, como foi dito no vídeo, em CC o músculo trava. Até a questão do arco elétrico, um arco em corrente contínua é mais difícil de ser eliminado.
A corrente contínua é mais perigosa que a corrente alternada, vídeo conta de tudo menos a explicação para a descrição do vídeo, se uma pessoa tocar em dois pólos em 220vac por 1 segundo e tirar leva uma puchada grande nada mais, agora se fizer o mesmo em corrente cc a pessoa desmaia na hora,
GOATO DE MAIS DAS SUA EXPLICAÇÃO A ELETRÔNICA E A ELETROTÉCNICA MAS EM TAMANHO TEDUZIDO❤❤ POR ISSO FORMEI NASCTRES ELETROTÉCNICA ELETROTÉCNICA E ELETROMECÂNICA PORQUE TUDO ESTA LIGADO NAO TEM COMO UMA FUNCIONA SEM A OUTRA
Professor aos 4:24 o Sr diz que quanto mais comprido o material, menor a resistência. Eu sei que o sr sabe que não é assim. Como o sr fala muito depressa, se enganou nessa fala.
Ele disse para o profissional ter cuidado ao conferir se o equipamento está desligado, conferindo se não está chegando tensão onde se deseja efetuar algum reparo. Dependendo do equipamento e da correria, o profissional pode se esquecer disso e sofrer algum choque. Evidentemente que se ele quer conferir as tensões o equipamento obrigatoriamente tem de estar energizado mas não foi essa a questão que ele levantou.
sim, para conferir que ele está realmente desligado, essa é uma norma básica, se for o eletricista na instação elétrica além de medir ele coloca um curto-circuito na entrada da alimentação, trava a chave ou disjuntor, tem que prever todas possibilidades.
Em subestações ao realizar trabalhos nas linhas de alta depois de conferir se não há presença de tensão os equipamentos sao travados e colocados aterramento temporário como meio de proteção para quem executa manutenção nas linhas da alta e cabines
Os interruptores diferenciais não são projetados para contactos diretos com o ser humano. O objetivo é medir a diferença entre a corrente que entra no circuito e a que sai. Quando há fuga no isolamento do equipamento há corrente drenada para a terra, se esse valor for igual ou superior à corrente diferencial do dispositivo, este interrompe o circuito. Há disjuntores diferenciais e interruptores diferenciais, cuidado porque os interruptores não protegem contra sobrecargas, só "olham" para a homopolar.
Ótima observação, trabalhei numa fábrica onde todas as máquinas japonesas teinham DR na entradade, equipamento de teste de capacitor, e numa manutenção desarmou tudo, só então eu fui perceber a falha que eu tinha cometido, o DR salvou minha vida.
Qualquer tensão acima de 80 Volts , e que passe por você uma corrente de 0,03 Amp. (30 mA) , pode ser fatal ou perigosa ! Agora , calcule qualquer tensão , e que atinja 30 mA , e a resistência do seu corpo a terra....!
O professor poderia ter citado o famoso Guerras da Correntes onde Tesla e Edison disputam qual seria o melhor sistema elétrico estadunidense seria adotado como padrão inclusive sacrificando elefantes com choques mortais CC.
Fiquei com dedo grudado no ferro de passar roupa só soltou por pegou na pontinha .sabe aquele jeito de ver se o ferro está quante molhando o dedo e colocando no ferro kkkkkkkkkkk
Quando tinha dez, a ponta de um fio ficou grudado no meu polegar. Tenho um furo no dedo até hoje, e não sei como consegui sobreviver a descarga elétrica, e nem sei por quanto tempo fiquei agarrado quicando no chão tomando chuva. Foi um milagre de Deus não ter morrido eletrocutado! Sou eletricista, mas tenho muito medo de choque elétrico. Não brinquem com isso não. Pode ser fatal!
Milagre do seu coro duro.
@@doctorwoodbr O problema maior é quando a corrente elétrica passa pelo coração, que causa uma parada cardíaca, se por sorte a corrente não passa pelo coração provavelmente não será fatal. Já ouvi falar de nego que grudou em fonte de micro ondas, e por sorte sobreviveu.
Ter certo medo é bom, bom para você não subestimar o choque.
Oque mata não é a tensão e sim a circulação de corrente elétrica e o tempo de exposição
@@cairerocha1004 É bem por aí.
Legal mesmo é ouvir o Prof. Bairros imitando a campainha escolar: "Piiimmm"...
Será que o mestre é também cantor de coral? Se não é, deveria ser !
Ótimo resumo. Quem trabalhou com aqueles televisores de válvula até o chassis davam cada Chiquinho.…!!!!
Como técnico em eletrônica já levei cheguei de tudo que é tipo de ac a DC de alta tensão e baixa tensão (incluído descarga de tubo de raios catódicos 24kv), em várias partes do corpo. E nunca me ocorreu nada... Boa explicação do vídeo!
ja tomei choque em fly back e foi muito desagravel, fora as dores no corpo tive ate dor de barriga, muito boa a explicacao do prof Bairros.
@@paulo9530 corretor trocou eu sou técnico em eletrônica também e choque em flyback é de lei kkk
Não tem algum tipo de luva isolantes para trabalhar na area de eletrônica que seja confortável e evite esse tipo de choque quando estamos mexendo com eletronicos?
@@SpotSGN ter tem mais trabalhar com luva e componentes e ferramentas pequenas é maior saco
@@mecatronicamecanicaeinjeca5947 vc recomendaria alguma marca ou modelo? sou iniciante hobista na eletrônica e quero pelo menos por enquanto minimizar algum risco, conforme eu adquirir mais experiencia e ai vejo se uso somente uma daquelas antiestática mais simples.
Certa vez ao retirar a chupeta do flyback eu me distrai e tomei um tranco do qual eu não me esqueci até hoje ⚡
Corrente do flyback é baixa, dificilmente mata.
Levo um tranco do fabeco
Ótima explicação professor. Sobre o choque tanto em 110V quanto em 220V como falou, depende muito da resistência da pele e a profissão da pessoa influência e muito, não é minha profissão mas já fiz trabalhos em casa de colocar piso e azulejo, a pele fica muito mais grossa e seca, tanto que testava onde havia fase colocando o pé no chão e o dedo no fio, só formigava. Sobre a pilha na língua, quando ainda jovem coloquei aquelas bateria de 9V de multimetro na lingua, ohh choque forte, rsrsrs. Trabalhei em um banco consertando os monitores dos caixas de 17 polegadas, as vezes esquecia de descarregar os TRCs, pensa em uma paulada no braço na hora que colocava a mão para tirar a 'chupeta' do tubo, kkk.
Rapaz, vc tem experiências de trabalho! Legal ler suas estórias.
@@De_Bonis_Antonio Antonio, trabalhei com eletrônica de 1986 até 2001 em um laboratório de um banco grande, consertava placas de video para CRT onde tomava esses choques malucos, rsrs, foi também onde consertei placas digitais de terminais de caixa com z80 e 8085 fora outros equipamentos, foi um aprendizado ótimo. Depois migrei para área de Telecom e hoje estou em TI. Ainda gosto de eletrônica, hoje é um hobby, nesse momento estou com um PA 400 da Cygnus de um cunhado para consertar. Enfim, todo aprendizado é bom, não importa a área ou se vai trabalhar nela. Sobre a eletrônica, trabalhar em um laboratório de conserto em série é ótimo para aprender, entra no 'sangue'.
Não tem um luva isolante boa que seja confortável e evite estes choque quando se esta fazendo manutenção em algum eletrônico?
@@SpotSGN Ter tem,mas o pessoal é muito confiante,que nem eu,até tomar o choque!
@@JoaoReis-yn5hn Sabe me dizer a marca? se proteger um pouco ja ajuda, melhor do que nada né kkkkk
Excelente explicação, professor!
Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento
Excelente aula, como sempre, professor.
Seria interessante este assunto com ênfase no carro eletrico.. pois apensar de mais perigosa eu acho que o choque na corrente contínua é muito menos provável de acontecer do que na alternada, pois na alternada basta uma fase para te dar choque, já na corrente contínua você precisa ter acesso aos dois polos para tomar o choque, essa situação em um carro elétrico é quase impossível acredito eu..
Vi um vídeo do Electroboom um tempo atrás. Ele explica que o que realmente mata é a Energia. Ou seja, o produto da Tensão, corrente e o Tempo(de exposição) (W = E*I*t ou W=P*t). Se um dos 3 for muito pequeno, vc recebe pouca energia e tem menos chances de sofrer algo. Ou seja. pode ter tensão alta e corrente alta, mas se o tempo do choque for da ordem de microsegundos vc pode não morrer.
Acho o Electroboom faltástico e engraçado,mesmo sabendo q às vezes,ele é desastrado de propósito...me estrago de rir e aprendo bastante...
Faz sentido.
Caraca microsegundos? ou seja pode nem chegar 1 ou 2 seg?
O meu pensamento também é o mesmo.
Parabéns professor 👏🏼
Excelente vídeo, bem didático... iria discordar sobre a capacidade maior de corrente no 220 cc que no 220 ac, que seria mais letal ao meu ver, mas mudei de entendimento após assistir seu vídeo... trabalhei muito com bancos de baterias de nobreaks de médio porte, entre dezenas de equipamentos a qual dava manutenção, incluindo a rede de distribuição AT interna, e ocorreu uma vez um incidente, que terminou apenas com prejuízos econômicos mas poderia ter sido muito mais grave, com um curto circuito das pontes de ligação do banco, uma chave de boca não isolada caiu conectando polos positivo e negativo na terminação da série de baterias, sendo as pontes vaporizadas em poucos segundos, precisou substituir todas, ocasionou a perca prematura de todo o banco, durou metade do tempo médio, e dificuldade auditiva por alguns minutos para os dois que estavam próximos... mas realmente a tensão de pico na 220 ac vai facilitar o rompimento de resistência inicial da pele, carbonizando um caminho inicial...trabalhei mais de 30 anos com eletricidade, em indústria de grande porte do agronegócio...
Obrigada prof.
Que aula incrível, didática incrivel !!
Professor, vontade lhe dar um abraço! Obrigado
Bom dia professor. Aprendi que o que pode matar não é a tensão mais sim a corrente!
Aprendeu errado... Uma bateria de carro tem 60A e 12V e não mata ngm (em condições normais, claro). Um depende do outro pra agir
Muito bom! Detalhes importantíssimos.
Existe até a polêmica sobre quem "mata" é a corrente ou a tensão. Eu respondo que é a potência (risos). Afinal, se o corpo tem uma "resistência" e precisa do nível de tensão adequado para gerar a corrente, isto significa potência, ou seja, a potência "dissipada" pelo corpo (resistência).
Isso mesmo! concordo contigo é potência dissipada pela resistência.
Geralmente através de um órgão vital!
@@edenglish95, ainda há um quarto fator: a frequência da corrente alternada também é um fator importante no efeito fisiológico. As armas de choque elétrico empregadas atualmente pelas polícias tem a sua frequência calibrada para a chamada "Onda T", que nada mais é uma forma de aplicar o choque elétrico com uma frequência igual (porém com porência bem maior) às ondas cerebrais. Por isso que o suspeito atingido cai, já que o aparelho causa interferência nos comandos do cérebro para o corpo. Não é apenas dor física.
Eu mesmo já fui cobaia de uma dessas armas de choque num treinamento.
@@ericktamberg670 🙌🏼 muito obrigado pelos detalhes vou até pesquisar sobre o assunto ❤️
Parabéns professor
Gostei do Ze faísca ☇ levando choque☇ 😆😃😅 👀🖒
Uma vez eu fui tentar arrumar um "Flash" de uma maquina fotográfica antiga, não imaginei que aquele dispositivo que trabalha com 2 pilhas AA carregasse tanta tensão. Tomei um tranco tão forte que minha pele até queimou, cheirou coro queimado.
Obrigado. Gratidãooo😊
Parabéns. Muito bom os seus vídeos.
Gostei, muito didático.
Muito bom. Corrente contínua; o nome já diz muito, sobre sua periculosidade. Útil o comentário sobre extintor de incêndio usado em eletricidade, que deve ser o de gás carbônico ou outro com material que não conduza eletricidade. Abraço.
Professor, um outro fenômeno é o efeito pelicular, enquanto a corrente direta penetra órgão como o coração e o diagrama, a corrente alternada acaba afetando mais a pele que os órgãos internos, entretanto em 60hz a corrente ainda consegue atingir órgãos internos! Abraços!
pra componentes eletrônicos o mais mortal é o ripple que escapa da filtragem insuficiente no projeto dos transformadores de alta tensão, e nas fontes de alimentação dos dispositivos.
Muito bem explicado, parabéns!
Parabens, otima explicacao
Antes de assistir o vídeo, comento que acredito que mais perigoso vem o 220 Vcc, depois 127Vcc, 220Vac e por fim 127Vac. Corrente alternada passa 120 vezes por segundo em potencial zero, facilita pro cidadão escapar, a corrente continua nunca, ela prende e não solta mais. Embora o 220 V RMS tenha um pico em 310V ela é menos perigosa que o 220Vdc.
Olá,eu já acho exatamente o contrário...antes de ver o vídeo...acho 220ac,127ac,220cc e 127cc,nessa sequência...baseado na história da guerra das correntes,quando Edison eletrocutou elefantes em público pra mostrar que ca é mais perigosa que cc...mas achei inteligente seu jeito de pensar...vamos assistir pra saber...Abraço!
@@andreygenske608 todas as formas são perigosas, seu ponto de vista também é válido. Um abraço...
Realmente, da a chance de soltar. Porem, quebra a resistência da sua pele e possui picos maiores. A cc eu acho mais perigosa, pois igual o professor falou, ela trava seus músculos e nesse momento, tudo que vc menos quer é ficar travado.
@@canaldopicco já levei choques de 127 e 220Vac, mas DC não quero nem pensar em levar.
Legal! No final,vc estava certo!! Isso que dá eu acreditar em Thomas Edison...kkkkk...eu acreditava mesmo que ac era bem mais perigosa...vivendo e aprendendo!
Abraço!
Excelentes observações
Muito bom professor 👨🏫 O Sr. é ótimo!!! 👍👏👏👏👏
Nunca me esqueço do choque que tomei em um amplificador de RF valvulado. Puchei a chupetas da válvula segurando o chassi 🙈
Top!! 👍 Acho q baixinho perigoso é o Romário!?!?😂😆😆😆
Eu já peguei choque de 2.450 volts e queimou entre meus dedos, foi tipo um raio,só senti a fisgada fez uma pequena abertura entre o indicador e o polegar esquerdo ..foi muito a queimadura,foi a 25 centímetros da fonte de energia ,foi porque deveria ter tirado o relógio de pulso antes de inspecionar o forno de microondas dentro da unidade fabril da MULTIBRAS montadora dos microondas Brastemp
E o que dizer da rede aérea que alimenta os trens com 3000Vcc ou as unidades do metrô com 750 Vcc no "terceiro trilho"?
No meu estágio na extinta CBTU nos anos 80 um operador foi fazer manutenção pois no quadro informava que a rede estava desligada, porém o responsável ainda estava se dirigindo para desligar a chave e por o cabo de aterramento, era outra época.
Choque faz parte da brincadeira.
Tomei um choque no telhado de um lava rápido fiquei grudado não morri porque DEUS AMADO não DEIXOU
Bom dia Professor!
Bom dia Diego...
Aos 2:09 isso explica por que algumas antenas tinham comportamento parecido? Melhorando com contato da mão ou uma esponja de aço?
Acredito que a mais mortal é a 220 Vcc e depois as 127V. Sei que a guerra das correntes acabou porque a corrente alternada era mais segura, era bem comum as pessoas tomarem choque nas ruas por conta da má estrutura da rede de Tomas Edison.
PROFESSOR ❤ 👍👍👍
Gostei mestre !!!
que mata é a corrente, não a voltagem
Já levei choque em barramento de 330 vcc causou pequeno furo no local do toque. Além de um cheiro de carne queimada, é uma dor insuportável ,
So uma correção no video, quando mais comprido maior e a resistência, ao contrario do que foi dito no vídeo...
Uma arma Taser usada para paralisar bandidos tem 50mil volts mas a amperagem é baixíssima, concluindo então que 110v por ter o dobro da amperagem 200v é mais perigoso!
Ainda não assisti ao vídeo, mas tendo a imaginar que, se a fonte geradora for capaz de fornecer uma alta vazão de corrente, 220Vcc seria o mais perigoso dos 4.
Ótimo vídeo más queria saber, aqui no Ceará é 220 e quando agente compra um produto 110 termo que ter um regulador, aí vem esse 117 volts e aí o que fazer??
Para resumir e limpar podsíveis dúvidas, a protecção diferencial é para CONTACTOS INDIRETOS. Isto é normalmente mal entendido por muitos profissionais da eletricidade.
220 V AC é a mais perigosa para o corpo humano na questão de arco voltaico 220 V DC
Professor, creio que houve um lapso, a partir de 4m10s: "....quanto mais comprido, menor a resistência".
Obrigado pelo comentário, vou corrigir sim...
O senhor está correto. Uma sugestão: escrevendo 4:10 permite que o ouvinte clique no link formado
e assim o vídeo corre para os 4'10"" automaticamente.
Ótima informação. Obrigado.
@@cesarmancuso Gentileza sua. Aliás, esse seu sobrenome é italiano, não? Eu vivi muitos anos no norte da Itália. De Bonis é sobrenome do sul fa península.
@@De_Bonis_Antonio Sim. Sei quase nada sobre meus ancestrais italianos. Meu bisavô Pedro e quatro irmãos teriam vindo da Calábria.
A tensão mais mortal das identificadas aí é 220VCC !
Existe uma questão do enem se eu não me engano de 2022 que aborda o fato de uma pessoa ter uma parada cardiorespiratória por mexer em um circuito de duas baterias de 12volts ligadas em serie somando 24volts e isso ocorreu por conta da mao dele estar molhada e com isso a resistência elétrica da mão diminui, achei isso muito importânte pois nao imaginava que isso poderia acontecer
Choque mais dolorido que tomei na vida foi numa placa de esteira logo após a retificação com 320VDC, senti toda a musculatura do braço torcendo.
O que mata mais é passar raiva..
Professor
No caso da fibrilação ventricular, o que é mais perigoso AC ou DC????
Porque na NR10 os valores de de BT em AC é de 50 a 1000 e em CC de 120 a 1500?
Uma vez tomei choque em um capacitor eletrolítico de 100uF por 250 Volts e foi o pior choque que já tomei na vida. A minha sorte que o capacitor tava somente carregado e não recebendo carga, nisso ele descarregou em mim. Foi muito ruim, senti meus braços e mãos travados e grudados nele durante o choque e eu fiquei desorientado por alguns minutos.
127 __~
essa é a forma mais perigosa de eletricidade, se da pelo fato de ser uma voltagem que nao arremessa a pessoa com o choque ele segura a pessoa e isso que seria perigoso sem chance da vítima escapar do acidente.
Quando eu tinha 12 fiquei agarrado em extensão 220Vca. Minha mãe que me soltou me puxando pela cintura, ele tava descausa e toda molhada pq tava lavando roupa e na época não tinha máquina de lavar, MILAGRE.
Faltou falar do efeito da eletrólise do sangue pela corrente contínua, que vai decompor o sangue de forma Irreversível. É claro é isso depois de algum tempo de choque.
👏🏼👏🏼👏🏼
Nenhuma é menos perigosa,o correto é nunca mexer nos fios descapados, se vc não é eletricista, nao tem equipamento de proteção E.P.I. e não tem qualificação nem instrução normativa N.B.R. não brinque com energia, energia elétrica é perigosa e pode causar danos irreparaveis
127 Ac creio eu.
Mas o que mata é a corente ou a potência ? Ja que n lingua n precisa de tanta tensão e consequentemente n teria tanta potência
Já que se pasar uma corente por um resistor com A mesma corente ele vais esquentar mas com a tensão mais alta
Olá professor Bairros. No minuto 4:15 em diante, no parte onde você apresenta um comentário sobre a resistência de um condutor, você diz que quanto maior o comprimento do condutor menor será a resistência, mas na verdade quanto maior o comprimento do condutor, maior será a resistência, pois o comprimento está no numerador da equação. É só uma observação, o vídeo ficou muito bom.
Obrigado pelo comentário, vou corrigir sim...
A eletricidade eh a mae mais braba do mundo: mexe com o fio dela pra vc ver...
Alguém conhece um técnico apaixonado por eletrônica na cidade de Joinville? A escola Técnica estadual CEDUP Joinville está SEM professor pra ministrar essas aulas!! O pessoal da eletrotécnica está órfão de eletrônica ~ T_T~ -_-'))
Dá um UP pra ajudar aí polvo de Deus!! Se alguém se interessar eu passo o contato do coordenador.
Top d+
Alternada
Professor, como sao feitos os desenhos do seu video?
Quanto maior a Tensão, mais corrente ela pode carregar, logo o choque tende a ser maior e mais letal. Mas existem algumas frequências que são mais perigosas que outras pois são iguais à nossa frequência cardíaca ou outras frequências que nosso corpo utiliza. Lembre-se, nosso corpo é uma "máquina elétrica", tudo funciona com sinais elétricos (cérebro, coração, músculos, ...)
Eu tomaria cuidado com Tensões acima de 25V (estando com o corpo seco) ou acima de 12V estando com o corpo molhado, imerso em água, pois não é preciso muita corrente para fazer a válvula do seu coração parar ou causar uma arritmia fatal. Nunca vá pela conversa dos outros, do tipo: "fulano tomou um choque de 220V e não aconteceu nada com ele, então não é tão perigoso como falam". Isso é um engano! Se não aconteceu nada com a pessoa, foi porque a Resistência elétrica do corpo da pessoa naquela área atingida estava mais alta naquele momento (área do corpo onde a corrente passou, alguma doença que a pessoa tem, pele mais grossa, fisiologia e/ou condições de saúde diferentes da sua, enfim...), o que fez com que a Corrente fosse menor. É por isso que tem gente que tolera mais choques e outras pessoas não. Assim como tem gente que é atacado por um enxame de abelhas e logo se recupera, também tem gente que leva apenas 1 ferroada e morre; enfim, não vale a pena arriscar!
Pelo que sei corrente contínua é muito mais perigosa do que corrente alternada, não é à toa que as baterias São fabricadas com atenção 12 e 24 pousa alta tensão CC é muito perigosa
a pior mesmo é com o pé molhado !
Boa tarde.
Então, qual era a briga entre tesla e marconi.
Segundo guerra das correntes, ca seria extremamente mais perigosa
CC é mais perigosa em muitos casos, pois, como foi dito no vídeo, em CC o músculo trava. Até a questão do arco elétrico, um arco em corrente contínua é mais difícil de ser eliminado.
TESLA E EDISON...
A corrente contínua é mais perigosa que a corrente alternada, vídeo conta de tudo menos a explicação para a descrição do vídeo, se uma pessoa tocar em dois pólos em 220vac por 1 segundo e tirar leva uma puchada grande nada mais, agora se fizer o mesmo em corrente cc a pessoa desmaia na hora,
Uma vez consertando uma fonte de uma tv de tubo, levei um choque no capacitor do secundario de 220uf 160v. 😂
Assisti o vídeo, mas fiquei com aquele leve duvida: qual e o mais perigoso 127 AC ou 220 AC??? (em residência)
Se for 220 fase e neutro é mais perigoso
oi professor como funciona uma maquina de solda com eletrodo a corrente vai ate 160 amper ela nao da choque? e i choque e fatal?
Dá. Mas é de 50 volts pra menos.
Já ouvi que uns dois morreram grudados usando um carregador de celular
GOATO DE MAIS DAS SUA EXPLICAÇÃO A ELETRÔNICA E A ELETROTÉCNICA MAS EM TAMANHO TEDUZIDO❤❤ POR ISSO FORMEI NASCTRES ELETROTÉCNICA ELETROTÉCNICA E ELETROMECÂNICA PORQUE TUDO ESTA LIGADO NAO TEM COMO UMA FUNCIONA SEM A OUTRA
Se alguém quiser fazer o teste em alguns deles, mande um vídeo pós a morte😂
HuuuuUuuuum 🤫🤫🤭🤭
Professor aos 4:24 o Sr diz que quanto mais comprido o material, menor a resistência. Eu sei que o sr sabe que não é assim. Como o sr fala muito depressa, se enganou nessa fala.
127 AC antes de assistir ao vídeo.
Medir tensão com equipamento desligado não seria inutil?
Ele disse para o profissional ter cuidado ao conferir se o equipamento está desligado, conferindo se não está chegando tensão onde se deseja efetuar algum reparo. Dependendo do equipamento e da correria, o profissional pode se esquecer disso e sofrer algum choque. Evidentemente que se ele quer conferir as tensões o equipamento obrigatoriamente tem de estar energizado mas não foi essa a questão que ele levantou.
Lembrando dos equipamentos com capacitores carregados ou choque por indução. ☇👀🖒
sim, para conferir que ele está realmente desligado, essa é uma norma básica, se for o eletricista na instação elétrica além de medir ele coloca um curto-circuito na entrada da alimentação, trava a chave ou disjuntor, tem que prever todas possibilidades.
Em subestações ao realizar trabalhos nas linhas de alta depois de conferir se não há presença de tensão os equipamentos sao travados e colocados aterramento temporário como meio de proteção para quem executa manutenção nas linhas da alta e cabines
Os interruptores diferenciais não são projetados para contactos diretos com o ser humano. O objetivo é medir a diferença entre a corrente que entra no circuito e a que sai. Quando há fuga no isolamento do equipamento há corrente drenada para a terra, se esse valor for igual ou superior à corrente diferencial do dispositivo, este interrompe o circuito. Há disjuntores diferenciais e interruptores diferenciais, cuidado porque os interruptores não protegem contra sobrecargas, só "olham" para a homopolar.
Ótima observação, trabalhei numa fábrica onde todas as máquinas japonesas teinham DR na entradade, equipamento de teste de capacitor, e numa manutenção desarmou tudo, só então eu fui perceber a falha que eu tinha cometido, o DR salvou minha vida.
Qualquer tensão acima de 80 Volts , e que passe por você uma corrente de 0,03 Amp. (30 mA) , pode ser fatal ou perigosa ! Agora , calcule qualquer tensão , e que atinja 30 mA , e a resistência do seu corpo a terra....!
Misericórdia 220vcc, não assisti o vídeo ainda.
Gostei das fotos kkkkk
O professor poderia ter citado o famoso Guerras da Correntes onde Tesla e Edison disputam qual seria o melhor sistema elétrico estadunidense seria adotado como padrão inclusive sacrificando elefantes com choques mortais CC.
220Ac, eu acho 😂😂😂
Eu acho 220 vca
220 VCC.
110volts dc
O elétron já não é o mesmo.... Vide física quântica...
220cc
Fiquei com dedo grudado no ferro de passar roupa só soltou por pegou na pontinha .sabe aquele jeito de ver se o ferro está quante molhando o dedo e colocando no ferro kkkkkkkkkkk
Acho q 127 CC😶🌫
Qualquer um é perigoso
Like 367.