Perigos da Imigração, Fuga de Talento, Esquerda vs Direita

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 авг 2024
  • Neste episódio falamos da imigração e emigração, como reter talento em Portugal, esquerda vs direita e eleições.
    Torna-te Patrono em www.patreon.com/sembarbasnalingua
    Spotify - spoti.fi/2QnDcJo
    SoundCloud - bit.ly/2nC4T7i
    iTunes - apple.co/2oVupoe

Комментарии • 22

  • @pedrogomes8872
    @pedrogomes8872 7 месяцев назад +11

    Dizer que os imigrantes vêm fazer trabalhos que os Portugueses não querem fazer só pode vir de alguém que está completamente fora da realidade, e que nunca na sua vida teve que passar por esses trabalhos, que claramente nasceu privilegiado e que desconhece que um português comum (pobre), tem que se sujeitar a qualquer coisa.
    Claro que há trabalhos que muita gente não quer fazer, mas isto não é pra quem quer é pra quem pode, e eu já trabalhei em vários sítios como numa fábrica, restauração, call-center, em armazéns e nunca faltou lá portugueses. E as condições e salários sempre deixaram muito a desejar. E poderia haver uma melhoria se faltasse mão de obra e houvesse a hipótese de exigir melhores salários (e assim esses trabalhos já não seriam maus), mas essa luta tornasse impossível se houver sempre gente que aceite fazer esses trabalhos por uma bacatela, ou seja, a imigração pode prolongar a precariedade em algumas áreas, é uma realidade e essas áreas não são exclusivas, ou coisa que se pareça, aos imigrantes. Concordo com o Guilherme quando diz que o imigrante não tem culpa e que os verdadeiros culpados são os patrões, mas eles só aumentam os salários se virem-se forçados a fazê-lo e deste jeito isso não acontece, e sim a revolta devia estar direcionada contra os patrões e não contra os imigrantes. Por fim só quero dizer que não sou contra a imigração acho que as pessoas têm o direito de perseguir uma vida melhor e não devem ficar condenadas à pobreza só por nasceram em determinado lugar, só comentei porque sempre que ouço alguém a dizer aquilo fico bastante irritado tal como certamente muitos portugueses que têm esse tipo de empregos.

  • @pedrolopes8069
    @pedrolopes8069 7 месяцев назад +4

    Emigrei para a Suécia, pelos motivos falados neste episódio, para ter uma experiência internacional e para ter um salário realmente gratificante (para um engenheiro mecânico), com o intuito de voltar passado dois/ três anos.
    É verdade que o clima é agressivo, e não é para todos, pelo menos agora no Inverno, mas o custo de vida não é proporcional ao de Portugal, nem lá perto. Rendas ao nível de Aveiro por exemplo, supermercado custa mais como é óbvio, mas não é de todo proporcional ao ordenado, serviços públicos funcionam perfeitamente, até o imposto sobre o rendimento é mais baixo em percentagem, deixa sempre a pensar no "será que vale a pena voltar?"

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 7 месяцев назад +9

    Se não houvesse o teletrabalho, a percentagem de jovens qualificados a emigrar ainda seria maior. Atualmente, existem muitos jovens qualificados a trabalhar para empresas estrangeiras através do teletrabalho. Vivem em Portugal, e depois deslocam-se à empresa, no país em que ela tem as suas instalações, uma semana por mês, por exemplo.

    • @antoniocastro2858
      @antoniocastro2858 7 месяцев назад +1

      Ou então vão lá passar 15 20 dias por ano. Conheço várias pessoas na area da EI que faz isso. Passa um ano numa cidade mais remota a receber ordenados de outros países, e vai passar 15 dias por ano.
      Estou 100% de acordo com o seu comentário.

  • @diogopires2276
    @diogopires2276 7 месяцев назад +7

    Ainda não acabei o episódio, mas acho que era importante pensar numa coisa quando se fala de imigração qualificada, especialmente dos nómadas digitais. Apesar de eles gastarem dinheiro cá, a maior parte não trabalha para empresas portuguesas, por isso não está propriamente a ser um trabalhador qualificado em Portugal. Isto é, existe diferença entre um imigrante qualificado a trabalhar para uma empresa portuguesa, que traz rendimento/desenvolvimento a uma empresa portuguesa, de um nómada digital que apenas vive cá. De resto, estou a gostar muito, e obrigado 💯

  • @luisg5346
    @luisg5346 7 месяцев назад

    51:10
    Em São Paulo, pelo menos, as pessoas metem-se à direita nas escadas rolantes. Em Portugal, só em Lisboa e talvez no Porto.

  • @luisg5346
    @luisg5346 7 месяцев назад +1

    Nunca se vai fechar completamente as fronteiras. É só haver um maior controlo, coisa que os governos de esquerda não apoiam muito

  • @ParadigmaTiKiTaKa
    @ParadigmaTiKiTaKa 7 месяцев назад

    Sou ouvinte Hugo, da China.

  • @arrrozcigala
    @arrrozcigala 7 месяцев назад +1

    Ska-p - intifada

  • @luisg5346
    @luisg5346 7 месяцев назад +1

    48:12
    A culpa é dos patrões? Quem é que dificulta o empreendedorismo em Portugal? São os partidos dos "betinhos" de direita?
    57:26
    A mesma coisa com o alojamento. Quem dificulta as leis dos arrendamentos? São os senhorios? Se o governo não facilita, os senhorios não veem outra opção senão serem mais exigentes na escolha dos inquilinos.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 7 месяцев назад +5

    Nós precisamos de imigrantes para uma série de tarefas que os portugueses não querem fazer. Isso é indiscutível. No entanto, não podemos ignorar que os imigrantes, provenientes de países onde a religião islâmica impera, têm muita dificuldade em aceitar e adaptar-se aos nossos hábitos e costumes. Isto também é indiscutível. Nós não preferimos os imigrantes ucranianos, porque eles são brancos e de olhos claros, ou os brasileiros, porque eles falam português. Nós preferimos os ucranianos e os brasileiros, porque eles aceitam a nossa cultura de uma forma, que os islâmicos não aceitam. Eu sei que os islâmicos não são todos radicais, nem bombistas. Mas eles têm muita dificuldade em adaptar-se ao estilo de vida europeu. E isso é um problema.

    • @famelgaalegria153
      @famelgaalegria153 7 месяцев назад +5

      Os portugueses querem trabalhar nesses trabalhos "que ninguém quer fazer", não querem é receber o que nesses trabalhos se recebe

    • @jota2379
      @jota2379 7 месяцев назад +1

      @@famelgaalegria153 É preciso que também haja condições de trabalho, porque eu também não ia para a apanha da fruta no Alentejo trabalhar 12 a 14 horas em condições de escravatura, mesmo que me dessem 2000 euros.

    • @jota2379
      @jota2379 7 месяцев назад +3

      Nas primeiras gerações a chegar acredito que haja um maior desfasamento, mas em relação aos seus filhos e netos que são educados nas nossas escolas não creio que seja assim e há uma maior integração. Os portugueses em França são um bom exemplo.
      O real problema é que são pessoas que acabam em ghettos e são vistos como cidadãos de segunda, o que faz com que acabem ostracizados pela sociedade, em trabalhos mal pagos e explorados (muitos sem descontar), o que leva a vidas de crime, como o tráfico de droga. Isto é um problema que já temos há décadas com a comunidade africana e não se aprendeu nada com isso.

  • @karinaduarte1
    @karinaduarte1 7 месяцев назад

    Se fosse assim tão mau não andavam de mini saia...comentário infeliz Guilherme

  • @pedrogouveia6121
    @pedrogouveia6121 6 месяцев назад

    Como emigrante na Estónia, aprendi que sauna é para se fazer todo nu

  • @Influwelder
    @Influwelder 7 месяцев назад +2

    Gostava do vosso programa mas tem vindo a perder qualidade... Acho que nadam para fora de pé a falar de político e parecem os papagaios que se ouvem nos noticiários. Deixarei de ver e faço este comentário não para vos causar impacto a vocês porque esse é zero mas para quem leia. JA CHEGA DE SOCIALISMO, VAMOS LEVAR ESTE PAIS PADA A FRENTE!

    • @sembarbasnalingua2044
      @sembarbasnalingua2044  7 месяцев назад +3

      Depois fecha só a porta quando saíres. GD

    • @jota2379
      @jota2379 7 месяцев назад +2

      Este podcast existe desde 2017. Tanto o Guilherme, como o Hugo sempre mostraram quais são as suas visões/posicionamentos políticos.
      Só posso concluir duas coisas: que ou andaste distraído este anos todos ou não segues de facto este podcast.

    • @Influwelder
      @Influwelder 7 месяцев назад

      @@jota2379 eu sei mas desta vez chateei me fds estou farto de socialismo. Como é que não veêm que não resulta. Porra é ver os países que estão bem e fazer igual, querem continuar pobres? É que isto só dá para escritores ou artistas e mal porque para quem trabalha tá fdd e eu tou farto mas farto de viver num país que vota sempre nos mesmos corruptos

  • @lobaton
    @lobaton 7 месяцев назад

    Sauna é para ir todo nu!! Deixem-se de pudismos.