Duas leituras de Dostoiévski
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- 📚 Faça parte do Seminário de Literatura hoje mesmo: bit.ly/ppt-sl-...
Acesse minha livraria: livraria.rodri...
Enfrentando o Epílogo de “Crime e castigo”, Lorena Miranda Cutlak: lorenamirandac...
Outros textos da Lorena sobre literatura russa: lorenamirandac...
"Crime e castigo" na minha livraria: livraria.rodri...
"Crime castigo" para o Kindle: amzn.to/30dmbtK
A todos os que viram este vídeo, uma sugestão: pensem aí no melhor professor que já tiveram. Pensaram? Agora me digam se Rodrigo Gurgel não vos remete a ele? Mais um vídeo magnífico, mestre! Crime e Castigo e mesmo obrigatório, pretendo reler em breve. Abs.
Obrigado, Alessandro!
@@RodrigoGurgel ótimo vídeo muito esclarecedor, mas estou lendo uma edição de1967 da Livraria José Olympio editora qual a sua opinião sobre edições mais antigas especialmente está?
Na verdade, nem o meu melhor professor chega aos pés do Gurgel.
O melhor professor que tive não chega a 1/10 do Gurgel. Felizmente temos internet.
As obras de Dostoiévski são monumentos para a cultura literária. Amo!!
São mesmo, Vanessa!
Maravilha de vídeo, professor! Os clássicos sempre ganham na releitura. A propósito, veja o que escreveu um gigante brasileiro sobre o gigante russo: "Certa vez, um erudito resolveu fazer ironia comigo. Perguntou-me:
“O que é que você leu?”. Respondi: “Dostoievski”. Ele queria me atirar na cara os seus quarenta mil volumes. Insistiu: “Que mais?”. E eu: “Dostoievski”. Teimou: “Só?”. Repeti: “Dostoievski”. O sujeito, aturdido pelos seus quarenta mil volumes, não entendeu nada. Mas eis o que eu queria dizer: pode-se viver para um único livro de Dostoievski. Ou uma única peça de Shakespeare. Ou um único poema não sei de quem. O mesmo livro é um na véspera e outro no dia seguinte. Pode haver um tédio na primeira leitura. Nada, porém, mais denso, mais fascinante, mais novo, mais abismal do que a releitura (Nelson Rodrigues).
Nelson é maravilhoso.
Senti este tédio de forma intensa ao ler Crime e Castigo. Vou reler, acho que será outra leitura.
Incrível
Que Deus lhe dê saúde e disposição para continuar nos proporcionando a oportunidade de conhecer a nossa literatura, que é essencial para conhecermos a nós mesmos. Que venham mais livros. Grande abraço, professor!
Obrigado, meu caro! Grande abraço!
Tenho 27 anos, não estou novo para começar minha vida intelectual com os clássicos de literatura, mas também não estou tão velho assim, então bora.
Sempre é tempo!
Realmente. "Crime e Castigo" é leitura obrigatória.
Vida longa ao professor!
Obrigado, Moisés!
Professor Gurgel é um gigante. Estudioso e crítico literário que não se move por ressentimentos, tão comuns nos meios da crítica intelectual e artística em geral, mas por paixão vibrante e um fino raciocínio e veracidade que encantam, elevam, enchem de vida a quem o escuta. Agradecimentos e reconhecimentos muitos a você ainda são poucos, professor. Muito obrigado.
Professor Rodrigo Gurgel, são 00:37 de 08/04/2020... Estou no final do livro, últimas páginas de Crime e Castigo... Sem sono me levantei e fui até a cozinha para fazer um chá de camomila e comer algo. Sentei-me em uma cadeira de praia que havia retirado da sacada hoje, após constatar que o verão definitivamente acabara tendo em vista a queda brusca na temperatura da cidade. Mesmo assim o dia foi ensolarado e também foi um dia de confissão na Igreja São Pelegrino. Após o último gole do chá morno, esperando o líquido milagrosamente causar-me sonolência, eis que abro o romance para uma leitura rápida e: confesso que li três vezes para me certificar que não estava sonhando.------------------------------------------------------>>>> página 585 ------>>> "Raskólnikov passou no hospital todo o final da Quaresma e a Semana Santa. Já convalescente, rememorou os sonhos que tivera quando estava com febre e delírios. Imaginava, doente, que o mundo inteiro era fadado a perecer de uma peste terrível, nunca vista nem suposta, que vinha do fundo da Ásia para a Europa...Vilas inteiras, cidades inteiras, povos inteiros infectavam-se e enlouqueciam. Todos estavam transtornados e não se entendiam; cada um pensava que a verdade só cabia a si... As pessoas não sabiam como e a quem julgar nem concordavam entre si sobre em que consistiam o mal e o bem.". É muita coincidência com o período, não acha?
Queria ver ele falando sobre a divina comédia de Dante!
Sugestão anotada!
É UM PRIVILÉGIO ASSISTIR OS SEUS VÍDEOS TEMÁTICOS PROF RODRIGO GURGEL
OBRIGADO POR TUDO
OBRIGADO POR EXISTIR
OBRIGADO PELO MARAVILHOSO SENSO DE HUMOR E CAPACIDADE DE TRANSFORMAR O APARENTE DIFÍCIL EM PRAZEROSO !
Bom dia. Muito obrigado, meu Amado Mestre, por nos relatar um pouco de sua experiência de vida. Suas aulas me são prazerosas de se assistir. Professor, saiba que o senhor está em minhas orações. E Deus vai lhe dá sempre saúde sim. Sua existência me é agradável. Que Maria Santíssima cuide sempre do senhor e de sua família. Forte abraço, Mestre. Paz e Bem!
Obrigadíssimo!
Que Deus sempre preserve entre nós este estimado professor. Há muito, precisamente, no ano passado, conheci o trabalho do caríssimo Prof. Rodrigo Gurgel e de lá para cá, tenho me inspirado!
Meu autor favorito desde os meus 15 anos de idade. O primeiro livro que li dele foi "Crime e Castigo". Pretendo um dia realizar um estudo profundo sobre a obra desse grande homem. Faço aqui essa promessa. Obrigado professor Gurgel!
Crime e Castigo foi um dos melhores livros que eu já li em minha vida❤
Tenho 16 anos, e esse com certeza é um dos meu canais favoritos.
Obrigado!
Que beleza saber que aos 16 anos vc tenha esta disposição para assistir o professor Gurgel e a literatura. Parabéns.
Tamo junto campeão kkkkkk
Milagre um jovem que não é Nutella
Parabéns, eu acho que eu não tinha essa maturidade tão jovem
Professor, parabéns pelo trabalho, minhas ideias assemelham muito com a do senhor. Dostoiévski está sendo muito importante para quebrar com alguns paradigmas na minha vida, assim como foi para o senhor. Acredito que a leitura tem esse poder do auto- e do outro-conhecimento, no sentido de conhecer a natureza humana. Mas Dostoiévski faz isso de uma maneira rebuscada, aprofundada, psicológica e brilhante. Forte abraço!
Excelente profesor, usted es una luz en estos tiempos!!! Que reflexiones tan elevadas e inteligentes!
Professor! Estou simplesmente encantada com sua narrativa!!! Esse romance de Dostoiévski - Crime e Castigo, me chegou às mãos através de uma biblioteca que estava na empresa multinacional onde eu era secretária, em Valinhos/SP . Eu tinha 26 pra 27 anos e estava grávida de meu primeiro filho. Lembro-me que a bibliotecária me alertou sobre o romance ser impróprio à leitura no estado que eu estava, ou seja, comecinho de uma gravidez. Lembro-me pouquíssimas coisas dessa leitura, mas que me marcaram bastante. Vou reler. Obrigada professor!
Releia, Ana! Você não vai se arrepender.
Muita saúde e força para continuar o excelente trabalho. O senhor é, sem dúvida, o expoente maior da crítica literária no país.
Obrigado, Lucas!
Obra fundamental em minha vida, como deveria ser na vida de todo ser Humano. No decorrer da leitura ficamos o tempo todo esperando a redenção, ou não, por Deus e pelo Amor. Não o amor romântico, mas, o Amor "verdadeiro", e, no final ela ocorre mesmo não se tratando absolutamente de um final "feliz" no sentido "fácil" do que se compreende normalmente por felicidade.
Muito bom saber da importância desta obra em sua vida.
Parabéns pelo conteúdo.
Abraço.
Que bonita suas reflexoes de sua juventude todos somos infantis aos 20 anos eu tambem passei por esse processo
Ainda bem que tiveste o dostoyevski para lhe ilustrar e lhe fazer crescer
Beijos Gurgel
Querido Professor Rodrigo é exatamente o livro que estou lendo, Deus abençoe e ótimo final de semana para o senhor é sempre muito bom te ouvir!!!
Que maravilha, Jairo!
Eu estou com 39 anos tenho esse livro desde os 20 anos de idade e nunca me interessei em ler,mas como o senhor mesmo disse graças a DEUS agente muda e pra melhor, depois que conheci o senhor e o Professor Olavo melhorei muito.
Obrigado por responder meu comentário, um forte abraço meu caro.
Abração!
Magnífico vídeo senhor Rodrigo. Apreciei muito este vídeo e suas colocações.
Saúde, disposição e muita inspiração. Deus te abençoe Prof Rodrigo.
Muito obrigado!
Bom dia professor, realmente Lorena faz um belíssimo comentário, não só ela como o senhor também me ajudaram a chegar em léguas mais profundas. Muito obrigado que Deus possa dar ao senhor cada vez mais saúde, Deus te abençoe!
Obrigado, Diógenes!
Boa noite, professor!!
Realmente o Dostoiévski é um monstro da literatura russa. Li Crime e Castigo, em seguida, Os Irmãos Karamázov, e agora estou lendo O Idiota.
Abraços fraternos e muita saúde para continuar nos instruindo!!
Grande abraço, Diego!
Como é bom ouvir a voz da experiência e evidenciar que todos nós temos nossos momentos de imaturidade na vida e a possibilidade de recomeçar.
Lindo testemunho meu caro Gurgel! Viva!
Tenho 23 anos de idade, fui um Idiota um pouco antes, e não depois dos vinte anos de idade. Ainda devo ser um pouco é claro. Pude ler Crime e Castigo com 22 anos de idade, foi maravilhoso! Esta semana meu caro Gurgel, comprei o "Idiota" dizem que é pesado.. O Senhor pode comentar este romance de Dostoievsky, "O idiota?"
(ouvi uma palestra de José Monir Nasser sobre Crime e Castigo muito boa.) Paz Gurgel.
Sugestão anotada! Boa leitura, Gustavo!
Não palavras para descrever minha gratidão por esta aula, professor Rodrigo Gurgel. Sinto que agora estou aprendendo a essência das coisas como são e não da aparência!
Que bom, Stanley! Vá em frente!
Obrigado sr. Rodrigo. Realmente Dostoievski nos ajuda mto na reflexão dos nossos dramas. Mta paz, saúde e sucesso para o senhor. Td de bom.
Obrigado. pra vc também, Bruno!
Professor Gurgel, o senhor nos deu uma verdadeira aula, em menos de 20 minutos, daquelas que não estão circunscritas a uma sala de aula, mas que ficarão para sempre na alma dos que o admiram. Muito obrigado!
Muito obrigado, Alexandre!
Prof. Gurgel Crime e Castigo me deixou bastante impactada e apaixonada por esse autor maravilhoso que é Dostoiévski. Pretendo reler essa obra prima! Li também "O Idiota" e " Memórias do Subsolo" cheguei a conclusão que quero ler toda a sua obra. Obrigada pela bela exposição de suas emoções tão verdadeiras!
Maravilha! Vá em frente!
Que surpresa agradável, conheço Lorena e ontem falávamos sobre Crime Castigo, cheguei ao youtube vi seu vídeo e vi tambem que conheces Lorena. Que legal! Abraço Rodrigo!
Quando estiver com ela, por favor, diga que mando um carinhoso abraço!
@@RodrigoGurgel Direi amanhã mesmo, querendo Deus. =)
Boa noite sr. Gurgel !
Muito obrigado por mais esta postagem !
Valeu, Fernando!
Crime e Castigo, uma das melhores leituras que se pode fazer!! Obrigada Professor !!
Coincidentemente, terminei minha leitura de Crime e Castigo nesta semana. Essa mensagem maravilhosa só veio enriquecer a leitura de um livro que já é arrebatador por si só. Obrigado e que Deus o abençoe sempre com saúde e paz, professor Gurgel.
Que bom! Muito obrigado!
Também tenho um histórico de militância, fui secretaria da União Gaúcha de Estudantes Secundaristas do RGS, atuante em comícios e congressos e depois engajada no DCE já na faculdade. Felizmente era uma leitora contumaz e a literatura me tirou daquela cegueira dirigida e arquitetada para aliciar estudantes idealistas e ingênuos.
Olá meu grande PROFESSOR! Enfatizo que sou APAIXONADO por esse GÊNIO russo. Dostoiévski é um GIGANTE da literatura universal. Parabéns por mais este vídeo. 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Audislei!
Obrigado professor. Fantástica aula. Excelente notícia este do seu novo livro.
Sinceramente, hoje eu pode presenciar, me arriscaria a dizer se o professor me permite. Eu acabei de viver, fazer parte da sua HISTÓRIA, fico muito feliz em poder ter sentido um pouquinho de uma pessoa tão grande que é esse Mestre! Muito obrigado mesmo! Não há dinheiro que pague poder ter um pedacinho de uma Vida tão importante. Um Homem assim considero um grande Amigo com palavras que realmente fazem diferença para quem as dá valor! Parabéns Professor ou melhor, Mestre!
Obrigado. Um abraço!
Não conhecia o canal, vim pelo título e gostei muito do que foi dito.
Obrigado.
Dostoiévski é um gênio.
Bem-vindo! Obrigado!
Grande Professor. Gratidão pelo incentivo. Como é bom a gente poder contar com exemplos assim. No lamaçal cultural que vivemos, é sempre bom que busquemos aquilo que nos eleve espiritualmente. Sempre para cima e avante. Gratidão.
Obrigado, Paulo.
Obrigado! Comecei a ler o livro está semana. Todo lindo, com tradução do Oleg Almeida.
Caraca, o próprio tradutor respondeu seu comentário. Só aqui mesmo no canal do melhor professor de todas as galáxias #Gurgel.
Li Crime e Castigo em 2017! Um livro interessante, redentor. Indico aos meus amigos.
Sim, redentor!
Parabéns professor por sua genuinidade e sinceridade de pensamento. A realidade muda quando mudamos nossos valores e a contextualizamos!
Obrigado!
Caro Professor, o senhor está sendo responsável por uma profunda revolução e, porque não dizer, uma destruição e recomeço em minha vida intelectual, nas minhas percepções e principalmente nos meus posicionamentos frente a vida e seus diversos obstáculos. Estou realizando leituras a muito deixadas de lado por bobagens niilistas como o senhor diz, por achismos e por uma empáfia boba e destrutiva. No final deste ano quero dedicar minhas férias para a leitura de sua trilogia. Obrigado por compartilhar esses fragmentos tão especial e vívidos de sua vida.
Obrigado, Alexandre. Forte abraço! Vá em frente!
Comprei o Crime e Castigo recentemente. Vídeo sincronizadíssimo. Obrigado professor.
Que bom!
Excelente vídeo professor, é sempre uma surpresa ouvir suas palavras. Obrigado pela recomendação e um grande abraço!
Obrigado. Abração!
Excelente texto da Lorena. Seus vídeos são sempre incríveis, professor! Gratidão
Aos que pretendem ler:Comprem na biblioteca do professor! é o mínimo de gratidão que podemos expressar!
Pois é, Jeferson.
Arrasou Professor! Você é um gênio. Foi bom conhecer da sua história. Muito inspiradora.
Obrigado!
Li O Idiota faz tempo mas até hoje lembro de alguns trechos que me marcaram muito. Muito bom ver um vídeo sobre o grande Dostoievski.
Obrigado!
Dostoievski me trouxe até aqui... que bom conhecer um professor ao qual vou passar a acompanhar e assimilar ao máximo seus ensinamentos.
Como professor iniciante de Literatura é sempre um prazer ver o material do Professor. Continue a inspirar-nos Professor! Rodrigo!
Muito obrigado!
Obrigado professor por sua partilha de vida....De fato como é libertador saber que é possível recomeçar, pretendo em breve com fé em Deus ler Crime e castigo de Dostoiévski....
Ótimo! Não deixe de ler!
Professor Rodrigo, obrigado por mais este presente! Um grande abraço!
Valeu! Abração!
Brilhante analogia, Prof!!! Adorei a sua história, e parabéns pelo homem novo que surgiu após as experiências nas praias da rebeldia esquerdista. Crime e Castigo é realmente digno desse marco.
Dostoiévski tem um talento indiscutível. Se me perguntassem qual livro é capaz de despertar emoções, eu indicaria Crime e Castigo. Misto de angústia, rancor, repulsa... e um final de redenção, amor e esperança. Surpreendente. Dos livros que eu já li, esse foi o inesquecível.
Obrigado, Francisleine!
Sempre fantástico, professor Gurgel. Acabei por recordar um trecho da outra obra prima do Dostoiévski, Os Irmãos Karamazov, onde no capítulo O Jovem Precoce, Aliocha Karamozov conversando com o jovem mencionado que se proclamava socialista, diz "- Quando você se tornar maior, você vai ver, por si mesmo, como a idade é importante para a formação das nossas próprias ideias"
Mais um video maravilhoso, que fez com que eu começasse a reler Crime e Castigo. Obrigado mais uma vez, Professor!
Que bom! Obrigado!
Nunca tive vontade de ler Dostoiévski até assistir esse vídeo. tudo o que o Senhor fala da vontade de ler! te assisto por horas aqui!
Obrigado, Andressa!
Professor, que alegria ver cada vídeo seu. Estou terminando de ler agora um clássico intitulado "O Retrato de Dorian Gray".
Após essa leitura que tem sido bastante gratificante e impactante. Irei pisar no Japão através da leitura de um autor que tem sido um dos que mais tem ocupado espaço em minha biblioteca particular.
Irei ler Haruki Murakami e seu livro "O Incolor Tskuru e Seus Anos de Peregrinação".
Quero então terminar o ano lendo Crime e Castigo do Dostoiévski. Será meu primeiro contato com a obra do autor russo e meu primeiro escritor russo.
Normalmente leio muito obras do continente africano, do Japão e claro obras nacionais.
Deixo meu abraço e gostaria de ver um vídeo onde você falasse das obras do autor Raduan Nassar um autor a qual eu tenho enorme amor e admiração.
Meu Deus, como é bom conhecer canais (e as pessoas que estão por trás desses canais) que trazem lucidez e clareza sobre o relativismo moral que assola o discurso ideológico progressista. Dostoiévski foi um divisor de águas na minha vida, especialmente com Os irmãos Karamázov. Faço o @literaturavip no Instagram e to feliz demais por poder explorar o seu conteúdo! Obrigada!
Grande abordagem em tão agradável compartilhar de sua biografia. Obrigada professor,
Obrigado, Helena!
" nenhum homem pode-se banhar duas vezes no mesmo rio ", ao fazer releituras de alguns livros 20 anos despois, percebo como a frase de Heráclito faz total sentido. Sempre uma alegria esses vídeos professor 🙏
É verdade! Obrigado, Lu!
Meus parabéns, muito explicativo e sincero. outubro de 2022.
Estava aqui indeciso entre Thomas Mann e Dostoiévski para minha próxima leitura. Vou entender o vídeo como um "sinal". Aguardo já ansioso pelo lançamento do seu novo livro. Deus te dê saúde e disposição para seguir com esse projeto tão necessário. Grato!
Obrigado, Gustavo!
Que aula! Magnífico.
Obrigado!
Crime e Castigo mudou minha vida!
Não é tão fácil explicar qual a mudança que ele fizera, nem mesmo qual vida que fora mudada, pois após absorver todo o romance, parecia-me tão, tão distante tudo o que até então eu havia vivido. Eu estava como que na Sibéria.
Professor, eu também precisei daquele expurgo na mentalidade. E como curar as chagas revolucionárias sem Dostoievski? Pode até dar, mas quando esta limpeza se dá através da literatura, parece que depois conseguimos dar nome às nossas antigas confusões. Em Crime e Castigo fica a impressão de que há uma ação divina agente em todo o enredo. É meio bobo isto, mas parece-me que Dostoievski sabe escrever sobre Deus mesmo sem dizer Seu nome. Notei uma ação da Graça crescente pairando sobre Raskolnikov, pois eu também estive por toda a vida como que surdo e cego à graça e ao amor divino. Demorou minha adolescência toda para eu perceber a realidade. Voltar a respeitar os pais, voltar para casa, sair das drogas, do crime, do mundo, e passar por uma conversão decidida e milagrosa; foi o que antecedeu a leitura de Crime e Castigo. Talvez por isso me tenha tocado o trajeto de Rodion Raskolnikov; talvez por eu ter me convencido, nas sombras, de que a luz inexiste; talvez por enxergar tudo a partir de um ponto de vista onisciente, tido-me por deus, além do bem e do mal; me convencido de que era um indivíduo extraordinário entre seres ordinários e mesquinhos, apto a julgar tudo e todos dentro de meus parâmetros, e condenar toda a humanidade ao escuro porão das minhas ideias. Que eu tenha tentado engolir o mundo, colocá-lo, à força, dentro da minha cabeça, sem saber que isto não é possivel, como Raskolnikov, e que, ao final de tudo, após uma brusca queda do cavalo --talvez umas visitas de Porfiri Pietrovitch-- eu tenha me arrependido, desfalecendo-me aos pés da S.S Virgem Maria, como Rodion aos pés de Sônia, isto já é uma providência "literária" dos desígnios divinos.
Um adendo àquela cena de Sônia lendo o evangelho da ressurreição de Lázaro para Rodion. Uma beleza!
Professor, o poder da Literatura é mesmo incrível! O mesmo aconteceu comigo. Li "Crime e Castigo" aos 20 anos e o livro foi uma redenção pra mim. Me tirou de profunda depressão emocional. Obrigada por relembrá-lo. Talvez o releia, mas não a edição de meu avô, que infelizmente se perdeu.
Que bom, Diza! Releia, sim. Tudo de bom pra vc!
Professor, simplesmente amei sua história. Linda demais. Quero iniciar em Dostoiévski em breve.
Obrigado, Vinícius. Sim, comece!
Espetacular ! Grande aula professor!
Eu tinha medo de ler Dostoiévski, como acredito que muitos outros leitores tenham também, mas quando me aventurei a ler Crime e Castigo fiquei completamente apaixonada pelo mestre russo e desde então venho lendo no mínimo uma obra dele por ano. A escolhida para esse ano foi O Adolescente.
Dostoievsky é fantástico e o senhor também professor, muito obrigado pelo vídeo !!!!!!!!
Obrigado!
Que maravilha de aula! Espero que vc viva muito p escrever mais e quero ler todos os seus livros e ver todas as suas aulas! Emocionada!❤🥰
Obrigado, Mariza!
AMO DOSTOIÉVSKI! Meu irmão de alma! Muito obrigado, professoor!
Que bom!
Bravo!!!
Obrigado por compartilhar suas experiências, professor.
Um ótimo final de semana para o senhor!! 🤗
Obrigado!
hahahahahahaha estou lendo Crime e castigo e tomei um spoiler😂😅.....mas ta bom , é sempre bom ouvir o professor !!! parabéns , canal maravilhoso!!
Obrigado, professor, por nos dar a conhecer "Enfrentando o epílogo de Crime e Castigo", muito bom. Uma bela noção de como as escamas da ilusão podem cair dos nossos olhos, como aconteceu com o Apóstolo Paulo. A verdade liberta e, libertou Raskolnikov
Sem dúvida!
Como sempre espetacular!
Comecei a ler Crime e Castigo antes de ontem. O ultimo livro que terminei de ler antes foi Noites Brancas. Obrigado professor Gurgel por este excelente canal! Um forte abraço!
Obrigado! Boa leitura!
Muito obrigado, depois de uma semana puxada no mestrado em matemática, seu vídeo fechou minha semana de forma magnífica.
Muito obrigado, Gabriel!
“Alguns livros são provados, outros devorados e pouquíssimos mastigados e digeridos” - F Bacon.
Dostoiévski está entre os imortais. Se fosse dado que devêssemos nos isolar numa ilha ou planeta distante, e pudéssemos levar junto conosco apenas poucos livros, os dele certamente deveriam compor a seleção.
Prof Gurgel, os comentários que vc faz de sua vida são muuuito bem vindos e acalentadores. Obrigado por compartilhar. Ah, acho que vc têm os inscritos mais apreciativos do RUclips, por sinal, a julgar pelos comentários afáveis e de gratidão. Deve ser pq vc inspira o melhor nas pessoas.
Obrigado, Lukas. O pessoal que frequenta o canal é de primeira linha. E muito bondosos comigo!
Pessoas como o senhor que deveriam ter milhões de seguidores. Fico extremamente triste em observar canais fúteis e que não agregam nada na vida de ninguém com milhões de inscritos.
Agraços professor, saúde e sucesso!
Faz parte do jogo!
Muito grato!
Que vídeo prazeroso! Quero muito ler esse livro! É disso que o Brasil precisa meu povo! 👏👏👏
Obrigado!
Parabéns Professor! Não retroceda nunca!
Obrigado. Vamos em frente!
Parabéns professor por suas lições. O Sr me ajuda muito a ler e reler bons livros.
Que bom, Nilza! Obrigado!
Dostoiévski é extraordinário! Parabéns pelas reflexões e pelo vídeo.
Crime e Castigo foi a melhor obra que li até hoje
Eu também!
Ótimo vídeo, maravilhosas informações e reflexões.
Obrigado!
Professor, o senhor um mimo! Parabéns! beijos
Obrigado, Ivie!
Sempre é um prazer ouvi-lo. Muito inspirador. O Sr. poderia fazer um vídeo sobre Tolstoi e dostoieviski.
Obrigado. Sugestão anotada!
330 comentários depois, eis o meu...
Li Crime e Castigo no início deste ano. Confesso que detestei o livro, detestei os personagens e detestei diversas cenas.
É o segundo livro do autor que eu leio e de que não gosto.
Sei que o problema é comigo, uma vez que todo mundo acha Dostoiévski maravilhoso.
Seguirei a tática do professor e farei uma nova leitura daqui 20 anos. Quem sabe quando eu estiver na casa dos 60 anos meu esclarecimento não me permita apreciar o livro!
Obrigado pelo vídeo, professor.
Não se angustie, meu caro. Eu também não consigo ler muitos autores consagrados.
Sou nova no seu canal e já amando seus vídeos, aliás, suas aulas. Sou Dostoiévskiana e Machadiana. Obrigada por essa aula maravilhosa
Obrigado, Karla!
Ótimo ouvir um pouco de sua vida pessoal...aproxima professor e alunos...Graças a Deus, mudamos todos...rsrs
Graças a Deus!!!
Parabéns professor , mais um vídeo sensacional !!!!!!!!!
Obrigado!
Esse é o único canal que eu sigo que o RUclipsr tem mais de 30 anos. Não sei por quê.
Nossa que gostoso ouvir este Gordinho de Cabelos Grisalhos, poxa vida que historiaaaaa professor...
Quando eu li esse livro imaginei Raskolnikov desafiando Deus e ao próprio mundo tirando a vida de outro ser humano. Raskolnikov é vendido da única forma que ele poderia ser, com a prova absoluta e incontestável de seus julgamentos errados e doentios. O que resta então, no final, vendo tudo o que se acredita cair e ser destruído pelas forças que ele mesmo desconhece, mas é agora incontestável, se não, se atirar aos pés com tanta vergonha e remorso que mal consegue falar?! Um final distópico, mas ao mesmo tempo perfeito.
Li Dostoievski por uma crítica do Pondé: excelente, sem palavras!