Verdadeiríssimo e acrescentaria que além da afronta, pode causar inveja, pois muitos brancos sofrem com não apenas baixa inteligência emocional, mas também pela pobreza material, uma vez que nosso índice GINI é terrível.
Parabéns ao Roda Viva por ocupar pessoas negras no debate. Entretanto q isso n ocorra apenas quando o entrevistado for negro, ou quando o tema abordado estiver relacionado á negritude / racismo. Mas sim ocupar negros em em qualquer debate. Visto q nós n necessariamente sabemos apenas falar de racismo e negritude
Os jornalistas do roda viva são mercenários essa pauta do programa e para passar pano referente a hipocrisia e prepotência dos outros convidados que eles entrevistaram sem contar que são funcionários do Dória. Parabenizo somente a Djamila essa mulher e uma referência como mulher negra e intelectual.
Estou com 78 anos. Sou baiana criada até a adolescência numa sociedade extremamente rica e preconceituosa : a Ilhéus de Jorge Amada. Lá aprendi para a vida o peso do racismo estrutural e mais do que isso entranhado na mente das pessoas de classe média e alta que se viam como. “brancas”. Graças a Deus e a meu pai, um socialista ali perdido, consegui assumir um ponto de vista extremamente crítico acerca daquela oligarquia. O convívio com minha querida madrinha africana foi uma lição para a vida: sendo dona de uma elo que dia é de um poder mobilizador incomuns numa mulher de seu tempo pôs tudo a serviço dos ricos cujas causas de pretensa caridade dava corpo e alma brancas. Uma experiência de vida e conflito não percebido impressionante. Um exemplo de nossa grande alienação.
@@legado-civilizacaocultura4950 Papo de conservador trumpista que nega a realidade alienante. Deveria se perguntar onde estão os pais dessas crianças de mulheres negras sozinhas? Na prisão; na marginalidade; fora do sistema de produção? E por quê? O cara pegou dados estatísticos e os distorceu para acomodá-los à sua crítica ao partido democrata. George Floyd foi só um caso isolado de bestialidade policial? Pífio esse vídeo!
@@coronatempo721 Você assistiu o vídeo e não conseguiu compreender o problema do Estado X Welfare State X mães solteiras? É o fim da picada. Que deprimente! Ele explica claramente. Assista novamente antes de estufar o peito e use outro argumento, porque esse, pra variar, vocês não têm bala para fazê-lo. Por que? Porque a realidade, que você citou, é inexorável.
@@legado-civilizacaocultura4950 Cara, vc no mínimo está brincando. É preciso estudar e parar de achar que pessoas estigmatizadas e exploradas pelo sistema capitalista não são frutos desse mesmo sistema podre neoliberal de NECROPOLITICA. Você tem q estudar em vez de escutar um conservador ridículo estufando o peito e jogando no lixo estudos sérios. Oras, estude e ACORDE!
O desempemho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja: ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
4 года назад+29
Eu sou do Aglomerado da Serra de Belo Horizonte. O maior de Minas. " Fica um lugar de achar que a periferia é uma entidade, que lá não tem pessoas, pensando, produzindo, trabalhando [...] as periferias também é um lugar de potencia, e nós só olhamos a periferia pela perspectiva da escassez". Obrigado Djamila!
Djamila com toda certeza é uma voz necessária, urgente e relevante. Devo a ela e aos seus livros o meu despertar para temas que nunca foram ditos na minha casa, na escola e na universidade. Os conhecimentos que ela propaga deveriam fazer parte da vida de todo cidadão brasileiro.
@@Arnoudbr Muito boa sua resposta meu caro !!! Falta representatividade por parte do programa ... É aquela velha história de não somos racistas ... Tem até programa com uns pretos ... Racismo estrutural puro!!!
Que troca fortalecedora! Djamila é de um discernimento que nos possibilita ampliar, conectar e articular esses saberes na prática. Sou profissional de Saúde Mental, que é saúde coletiva e esse Roda Viva me abre e amplia pra buscar outras referências nas minhas ações. Sou leitora da Coleção Feminismos Plurais e vejo que nunca é demais se dispor pra escutar e aprender com o Feminismo Negro. Minha dúvida é: no Brasil, o Feminismo Negro é de onde parte o feminismo interseccional, então?
Sou nordestina branca,casada com um negro,e temos uma filha muito amada, negra transgenero,fico feliz de ver no roda viva, o debate em alto nível sobre: adversidade e racismo estrutural!🙏😍
Chamem por favor o Ailton Krenak , seria muitíssimo interessante ouvir e debater suas idéias , já que estamos também em um momento de discutir e incluir as questões indígenas e ambientais . Ele é fantástico!!
O programa poderia trazer tambem ryta von hunty para falar sobre inumeras questões lgbtqia+ assim como a djamila vem e ainda bem com muita força para um olhar sobre o racismo e quanto nos precisamos diaramente falar sobre racismo diariamente!
Ouvir Djamila é sempre uma aula que me emociona e me inspira a saber mais, a estudar mais e a lutar por direitos e por equidade nesse país que insiste em nos excluir e nos apagar.
Quanto conhecimento, didática e reverência à história e ao assunto! Quanta admiração sinto por esta mulher inteligente, linda, autora, feminista! Um modelo para todas nós! Honrada em poder ter acesso ao seu conteúdo!
Não tiveram tantas interrupções dessa vez, né? Ainda estava encanada com o tanto de cortes que o Silvio Almeida sofreu no programa, e cliquei em assistir com receio, mas fui surpreendida positivamente. Essa roda foi ótima! Djamila S2
Interromperam ele pq sabiam que ele iria tocar na ferida de verdade.
4 года назад+1
Lógico que não teve, afinal sequer houve debate. A bancada, a entrevistada e a moderadora falavam a mesma língua, rezavam a mesma cartilha ideológica, o que justifica a ausência de debate. O contraditório, sim, faz parte da real democracia, e, assim, agrega muito mais que um monte de frases de impacto, cheias de clichês e termos repetitivos.
@ quem se importa com sua opinião, aqui foi mostrado a Importancia e o Legado da Djamila,Negra, Feminista,Professora,Humanista lida no Mundo Inteiro,não é uma Damares Reacionária capacho da brankitude burra q ta destruindo o BR...
Djamila sempre necessária. Que mulher forte, inteligente e que muito nos representa. Que orgulho em assisti-la, uma mulher negra sentada ao centro do Roda Viva.
@@rosamistica5556 não foi 'o povo' africano que vendeu o povo africano. Foram comerciantes africanos que decidiram participar da lógica econômica e ideológica do branco europeu. De qualquer forma, pouco importa quem errou no passado. A questão é o racismo hoje, as pessoas hoje, a mentalidade hoje, a violência hoje.
@@josuemendonca6941 e a divida histórica que o pais africano que vendeu seus filhos;; deve não deveria ir os que se julga oprimidos e coitadinho e sem oportunidade a embaixada de angola mocambique e outros que vendeu seu filhos .....nao sei porque eu lembro da musica mama africa
@@josuemendonca6941 pobre sofre racismo violência todos nos sofremos assalto suspeita quando entra num comercio ou super mercado basta ser pobre entre bem vestido num lugar sera bem tratado entre mal vestido sera mal trado vai da atitude da pessoa nao vejo índio fazendo mimimi os verdadeiro dono da terra
Quando a Djamila comenta sobre a apresentação inicial da Vera a seu respeito, "longe de ser uma unanimidade no próprio movimento negro" confesso que gelei aqui, senti vergonha alheia, mais alguém? Já quero comprar e ler O Manual Antirracista! Que pessoa! Que mulher! Gratidão!
Impressionado e impressionante. Quantas referências, rapidez de raciocínio, lucidez, encadeamento de idéias, segurança e agilidade. Djamila nos presenteia com ancestralidade e afrofuturismo num só golpe.
Maravilha de Entrevista. E a Djamila é encantadora. Gratidão por você existir e traduzir tantas questões importantes para nós brasileiras e brasileiros. Gratidão!
Ela respondeu a pergunta feita omitindo o caso que gerou a polêmica em que a chamaram de liberal. Fui averiguar no Google e também me surpreendi. Não se trata de a chamarem de liberal ou associarem sua atitude a visão política. Pra mim o problema gerado é quando na atitude ela contrária seu discurso.
Sou nortista, "branca", de classe média alta, tive educação particular, mas isso não me torna indiferente à luta dos sub-represetados, tampouco faz com que eu ignore os meus privilégios. E o mínimo que eu posso fazer é contribuir, de alguma forma, para que essa maioria sub-representada tenha voz. Por isso, hoje, meu voto foi para uma mulher, negra, professora e da periferia.
Que ótimo ouvir DJAMILA RIBEIRO. Permite a todas n’os e a todos n’os repensarmos algumas certezas e reforçarmos nossos pontos comuns. O antirracismo est’a no horizonte de uma sociedade democrática.
@@itauanguedes , que conclusão incrível, bah! Como eu não pensei nisso antes? Com esse tipo de raciocínio superficial é que estamos onde estamos. Entendo que deve haver concessões, mas não de forma individual, porque assim não se resolve nada. Lutemos para que a sociedade caminhe no sentido de que seja mais igualitária e o primeiro passo é o voto consciente.
Feliz em conhecer alguém com profundo conhecimento, e com objetivos claros sobre o estado de vulnerabilidade que a mulher negra vive no Brasil, sem alienação política ideológica, porém com alma e amor a sua causa! Parabéns, não só a comunidade negra está feliz, com certeza todos os seres humanistas estão eufóricos com Dijamila.
📚 Sempre predominam “QUIPROQUÓS SOCIAIS” aonde A PALAVRA MORRE. O diálogo foi, é e será sempre uma BUSSOLA MUITO SEGURA para sair das “IMPASSES RACIAIS HUMANOS”. DJamila muito serena com ARGUMENTOS E NÃO OPINIÕES, FALÁCIAS, ALEGAÇÕES E ACHISMOS. Grande Lição e aprendizagem: “PURA ABECEDÁRIO ÉTNICO, RACIAL E RELACIONAL”. Parece impossível mudar o mundo, mas é covarde não tentar dizia Camus. Gratidão iluminada Djamila: você não é uma gota no oceano; você se revela cada vez mais, “TODO O OCEANO NUMA GOTA SÓ”. Sucesso sempre! ☀️ 🐝 🌍
Nossa como é bom ouvir uma mulher negra,intelectual,inteligente e de uma grandiosidade nas suas falas. Quero aprender cada dia mais com suas lives e seus livros. Obrigada Djamila Ribeiro!❤
Excelente Entrevista!!! Concretizada por perguntas competentes..., que foram respondidas na íntegra, por Djamila Ribeiro... Já é passada a hora de corrigir as desigualdades históricas que incidem sobre o povo negro, construindo polîticas públicas específicas para esse segmento étnico/racial... Parabéns à RODA ViVA, pela a magnífica entrevista!!!
Lembro do episódio da Lilia, quando o AD JR e a Tia Ma, ao vivo criticavam o silêncio da Djamila sobre o assunto. Djamila, dias depois respondeu do jeito correto. Sempre admirei muito todo o trabalho dela, principalmente que segue a razão de um pensamento crítico, não ao esvaziamento epistemológico,. Mas levar esse conhecimento para todos. Cada vez mais fã dela!!!
@@brunovieira6033 o auge da falta do que fazer. Papagaiando a mesma coisa nos comentários. Sentiu hein? Além da tamanha infantilidade pra um homem adulto.
@@brunovieira6033 tome vergonha nessa FUÇA, couzão,engula ou surta, ou melhor, relaxe ,tome notas e aprenda a ser gente como Djamila e todas as Feministas Negras do BR e do Mundo...👍🏿
Cada fala e reflexão da Djamila sobre esse tema há coerência e aprofundamento histórico, muito aprendizado em ouvi-la. Quando ela cita que sua mãe e avó lavaram privadas e, que ela não lavaria, recordo de minha mãe priorizar que seus filhos estudasse para não repetir esse padrão de submissão. O sistema colonial ainda está muito presente na sociedade, entretanto com a luta e determinação de pessoas como Djamila vamos ocupar nosso espaço. Gratidão por compartilhar essas reflexões conosco!
@@monarkuibrazil7745 canal d conservadores não interessa a seres HUMANOS, nem gente são...eu DENUNCIO todos os q encontro...aqui e no faceb.,sobretudo...VAZA👹 #engulaousurta #MariellePresente ✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
@@monarkuibrazil7745 Eu a sigo nas redes sociais, assisto a todas as entrevistas em que ela está presente. Somos livres para fazermos essas escolhas. O que VOCÊ está fazendo por aqui?🤔
Eu nunca vivi na pobreza, mas também nunca romantizei a pobreza. Trabalhei muito na periferia da minha cidade e vi o que é ser pobre, por isso luto, até hoje, contra a injustiça social e racial.
Emocionada com essa mulher preparada, competente, apropriada de si mesma e do conhecimento. Representa e orgulha todas as mulheres que lutam por espaço e não aceitam discriminação seja o tipo que for. Aprendo e me conecto com uma emoção que nem sabia que existia. Grata!!
Alguns trechos são tão emocionantes..."essa força que atribuem as mulheres negras faz com que elas tomem menos anestesias...sejam menos tocadas no pré- natal", isso dói
Me sinto orgulho e agradecido de escutar a Djamila Ribeiro, tantos ensinamentos. Ela é fantástica, todes deveriam escutá-la, lê-la e consumir suas produções. Parabéns ao Roda Viva que está trazendo pessoas negras super fodas pra serem entrevistadas, por trazer pessoas negras para serem entrevistadoras, pelas pessoas que são interpretes serem negras. E parabéns por se atarem a temas importantes e não a vida pessoas da Djamila, como em muitas outras entrevistas. Ver isso na TV, tanta representatividade negra positiva da um calorzinho no Coração.
Que aula.. Que poder .. Que honra... Gratidão por tanto e por tudo.. É fundamental e representativo demais ver .. Ouvir... E aprender muito... Com Djamila💞🙏 essa Mulher.. Mestre... Escritora.. Empoderada.. Exemplo... Axé
As perguntas do AD Júnior foram tão boas e pertinentes, permitiram uma fala tão analítica da Djamila... pq um profissional desse calibre não está nesta bancada definitivamente, e não apenas quando uma pessoa negra é entrevistada?
Eu estou atônita. Que mulher incrível, inteligente, deliberadamente objetiva e responde às perguntas de forma tão simples... Ai, Djamila, só orgulho e gratidão ❤
Tenho indígena, negro e branco como antepassados. Fui criada no catolicismo, estudei ballet clássico, peguei aulas de capoeira , falo a língua portuguesa do Brasil com elementos linguísticos tupi-guarani, africano e preponderantemente português. Como posso dizer que sou negra? Temos sim o mulato, cafuzo, mameluco, negro e branco como elementos étnicos e culturais que compõem a população Brasileira e isso é único no mundo, além de ser maravilhoso. Deveríamos celebrar isso ao invés de nos opor a esse fato.
Nós brancas somos privilegiadas, só não somos mais pq não somos homens. Apoio e solidariedade as companheiras pretas, indígenas e trans. O feminismo não é homogêneo e não deve ser! Máximo respeito,Djamila!
" A felicidade é uma obrigação ancestral, que apesar de tudo é importante que a gente sonhe. Candomblé é trabalho mas ele também é festa! Que a gente se permita esses momentos, que a gente também entenda que nós temos direito à felicidade; e entender que temos direito à felicidade é um movimento profundamente anti colonial, porque em uma sociedade que nos odeia a gente ser feliz é uma afronta!" ~ lagrimas nos olhos, nada mais a declarar !
Comecei com Pequeno Manual Antirracisata ,me encantei ,ajudou e muito meu processo de assumir minha negritude. Depois li Quem tem Medo do Feminismo Negro ? esse livro foi um sacode interior . Acabei de ler Cartas para Minha Avó ...quanta beleza ,tamanha sensibilidade . Obrigada Djamila ,gratidão por contribuir no meu processo de enxergar -me como mulher negra.
Nossa que mulher...esta nos representa como ser humano...que cultura, que saber... orgulho de termos uma filósofa e professora deste naipe... Parabéns ao programa também 👏👏👏
Djamila, quanta honra em ter você nos representando, descortinando todo o racismo estrutural vivenciado por nós tantos anos aqui no Brasil. Sua fala precisa mesmo chegar a cada um dos mais 200 milhões de brasileiros! Muda Brasil!!
Muito grata Djamila, você é uma inspiração e ícone de revolução para esse país através da sua militância, conhecimento intelectual que se faz necessário para todxs nós. Uma aula fundamental para ser assistida.
Quanta riqueza de ideias! Que essa discussão chegue do sopé ao topo dessa pirâmide social brasileira. Orgulho em ver uma conterrânea caiçara contribuir com a evolução social do Brasil. Teus Orixás te iluminem sempre, @djamilaribeiro! GRATIDÃO!
Conheço e convivo com muitos pretos que acham que não são pretos. Acho que a 1° vez que sofri discriminação pela cor da minha pele foi de outro preto, que eu acho que nao sabia que era preto: "nao gosto assim não, muito moreninha", outro que me chamou de feia: " olha seu cabelo, seu nariz, sua cor", (o cara era negro) o fato de ser muito jovem na época, ajudou pois eu não ligava. Ouvir de pessoas pretas a discriminação com relação à negros, só por que a cor da pele dela é mais clara, é demais da conta. O Racismo está presente em todas as esferas sociais, e muito presente entre os negros, pretos, pardos, mulatos ou o que nome seja.
Iniciei a leitura do livro "Quem Tem Medo do Feminismo Negro?" da Djamila Ribeiro. Essa entrevista foi maravilhosa e essa mulher poderosa me ensina todas as vezes em que a assisto. Que presente: ler e assistir Djamila Ribeiro.
Se for homem tbm serve, o que tem valor é ideologia esquerdista. Se for uma mulher que esteja discordando dela, diametralmente, deve ser banida do debate público para sempre (ironia).
Profa Djamila Ribeiro é um orgulho e inspiração para os negros deste país. A auto estima do povo negro deve sempre estar lá nas alturas assim como a vontade de querer crescer e mostrar para a sociedade em geral que também temos direito e capacidade de ter uma boa casa, um carro, andar de avião se hospedar em bons hotéis sem que isso chame atenção por causa da cor da pele. Isso tem que ser comum e normal. - Estranhou o quê ? O negro pode ter o mesmo que vc
Ela é maravilhosa, além de todas as respostas e posicionamentos dela, o tanto de referências que ela usa coloca mais um tanto de gente com ela no palanque. Baita lição de generosidade e fortalecimento coletivo.
Quanto aprendizado, quantas reflexões. Djamila é brilhante no esclarecimento de dúvidas e ao mesmo tempo trás uma paz tão grande pra todos esses assuntos tão necessários, eu me sinto feliz por ter assistido essa maravilhosa entrvista.
Me emocionei quando AD Júnior olha para a Djamila e sorrindo fala "minha irmã, que orgulho...". Só quem é preto entende!
Obrigada pela tradução. Fiquei muito curiosa.
Só preto entende,tipo quando vc ta num local predominado por branco e encontra outro preto? Parece q vc conhece ele kkkkk.
O legal é ver que sempre que ele olha pra ela ou pergunta algo a ela, ele tem um olhar de admiração e respeito.
Foi lindo demais! Momento emocionante mesmo!
Também!
Eu sou uma jovem negra de 15 anos e essa mulher é a minha grande inspiração pra continuar lutando pelo meu povo.✊🏾✊🏾
Lindo depoimento
Só que quando vc fala "pelo meu povo", vc está automaticamente criando um separatismo, que é irmão do racismo!
@@safadodemais2878 ?
Meu povo ??
Qual é o seu povo? Fiquei curioso 😂😂😂😂😂
"Porque numa sociedade que nos odeia nós sermos felizes é uma afronta"... 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
Verdadeiríssimo e acrescentaria que além da afronta, pode causar inveja, pois muitos brancos sofrem com não apenas baixa inteligência emocional, mas também pela pobreza material, uma vez que nosso índice GINI é terrível.
Pobre tem mania de que todos os odeiam, é que todos os perseguem.
Parabéns ao Roda Viva por ocupar pessoas negras no debate. Entretanto q isso n ocorra apenas quando o entrevistado for negro, ou quando o tema abordado estiver relacionado á negritude / racismo. Mas sim ocupar negros em em qualquer debate. Visto q nós n necessariamente sabemos apenas falar de racismo e negritude
Perfeitamente colocado!
Os jornalistas do roda viva são mercenários essa pauta do programa e para passar pano referente a hipocrisia e prepotência dos outros convidados que eles entrevistaram sem contar que são funcionários do Dória. Parabenizo somente a Djamila essa mulher e uma referência como mulher negra e intelectual.
Excelente entrevista com temática atuais com reflexão crítica construtiva.
Ótimo. Perfeito comentário.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Estou com 78 anos. Sou baiana criada até a adolescência numa sociedade extremamente rica e preconceituosa : a Ilhéus de Jorge Amada. Lá aprendi para a vida o peso do racismo estrutural e mais do que isso entranhado na mente das pessoas de classe média e alta que se viam como. “brancas”. Graças a Deus e a meu pai, um socialista ali perdido, consegui assumir um ponto de vista extremamente crítico acerca daquela oligarquia. O convívio com minha querida madrinha africana foi uma lição para a vida: sendo dona de uma elo que dia é de um poder mobilizador incomuns numa mulher de seu tempo pôs tudo a serviço dos ricos cujas causas de pretensa caridade dava corpo e alma brancas. Uma experiência de vida e conflito não percebido impressionante. Um exemplo de nossa grande alienação.
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
@@legado-civilizacaocultura4950 Papo de conservador trumpista que nega a realidade alienante. Deveria se perguntar onde estão os pais dessas crianças de mulheres negras sozinhas? Na prisão; na marginalidade; fora do sistema de produção? E por quê? O cara pegou dados estatísticos e os distorceu para acomodá-los à sua crítica ao partido democrata. George Floyd foi só um caso isolado de bestialidade policial? Pífio esse vídeo!
Como seu pai conseguiu ser socialista em um ambiente desses?
@@coronatempo721 Você assistiu o vídeo e não conseguiu compreender o problema do Estado X Welfare State X mães solteiras? É o fim da picada. Que deprimente! Ele explica claramente. Assista novamente antes de estufar o peito e use outro argumento, porque esse, pra variar, vocês não têm bala para fazê-lo. Por que? Porque a realidade, que você citou, é inexorável.
@@legado-civilizacaocultura4950 Cara, vc no mínimo está brincando. É preciso estudar e parar de achar que pessoas estigmatizadas e exploradas pelo sistema capitalista não são frutos desse mesmo sistema podre neoliberal de NECROPOLITICA. Você tem q estudar em vez de escutar um conservador ridículo estufando o peito e jogando no lixo estudos sérios. Oras, estude e ACORDE!
MA-RA-VI-LHO-SA!
O que é a cultura, a inteligência, a beleza e principalmente a articulação dessa mulher?! Djamila é o Brasil que eu quero!
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
@@PedagogiadeProjetofala nada com nada
Um farol de esperança diante de um ano como esse. Muito obrigado Djamila. Por existir e fazer esse programa MEMORÁVEL
O desempemho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
Eu sou do Aglomerado da Serra de Belo Horizonte. O maior de Minas.
" Fica um lugar de achar que a periferia é uma entidade, que lá não tem pessoas, pensando, produzindo, trabalhando [...] as periferias também é um lugar de potencia, e nós só olhamos a periferia pela perspectiva da escassez".
Obrigado Djamila!
Djamila com toda certeza é uma voz necessária, urgente e relevante. Devo a ela e aos seus livros o meu despertar para temas que nunca foram ditos na minha casa, na escola e na universidade. Os conhecimentos que ela propaga deveriam fazer parte da vida de todo cidadão brasileiro.
Ótima aula da Djamila Ribeiro, como sempre muito elegante e didática. Você é uma inspiração para nós mulheres negras. Seguiremos 🙌🏾👊🏿😘
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
Alimentada!!
Djamila❤🍃🍃🍃
#laranjalDOboulos
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
Passando só pra criticar o roda viva de novo deixando a pergunta, por que a bancada só é negra quando a conversa é sobre racismo?
Tmb me ocorreu essa questão...
Amg pq tu acha que só chamam pretos quando é novembro?
O próprio programa é racista ou ainda falta muitos estudados pra ocupar os cargos?
@@rasbreeder Se faltam "estudados" como eles são encontrados quando o assunto é racismo?
@@Arnoudbr Muito boa sua resposta meu caro !!! Falta representatividade por parte do programa ... É aquela velha história de não somos racistas ... Tem até programa com uns pretos ... Racismo estrutural puro!!!
Que troca fortalecedora! Djamila é de um discernimento que nos possibilita ampliar, conectar e articular esses saberes na prática. Sou profissional de Saúde Mental, que é saúde coletiva e esse Roda Viva me abre e amplia pra buscar outras referências nas minhas ações. Sou leitora da Coleção Feminismos Plurais e vejo que nunca é demais se dispor pra escutar e aprender com o Feminismo Negro. Minha dúvida é: no Brasil, o Feminismo Negro é de onde parte o feminismo interseccional, então?
Seria possível um roda viva com Ailton Krenak? Adoria vê-lo conversar sobre seus pensamentos no programa.
Nossa! Muito bem lembrado.
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
Ia ser ótimo mesmo!
Seria incrível ouvir esse guerreiro falar.
Eu tambem adoraria!
Que exemplo de conhecimento, equilibrio intelectual e bom uso da língua portuguesa. Meus parabéns.
Sou nordestina branca,casada com um negro,e temos uma filha muito amada, negra transgenero,fico feliz de ver no roda viva, o debate em alto nível sobre: adversidade e racismo estrutural!🙏😍
Chamem por favor o Ailton Krenak , seria muitíssimo interessante ouvir e debater suas idéias , já que estamos também em um momento de discutir e incluir as questões indígenas e ambientais . Ele é fantástico!!
Estava pensando exatamente nele! Seria realmente fantástico!
Sim, seria um ótimo convidado no Roda Viva!
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
O programa poderia trazer tambem ryta von hunty para falar sobre inumeras questões lgbtqia+ assim como a djamila vem e ainda bem com muita força para um olhar sobre o racismo e quanto nos precisamos diaramente falar sobre racismo diariamente!
Imagina o orgulho da filha dela vendo essa legítima heroína dando essa aula. Que maravilha isso!
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
E tendo uma decepção quando ver as fotos com um ladrão.
Ouvir Djamila é sempre uma aula que me emociona e me inspira a saber mais, a estudar mais e a lutar por direitos e por equidade nesse país que insiste em nos excluir e nos apagar.
Aquela pessoa que dá prazer em ouvir. Parabéns a escritora e filósofa Djamila Ribeiro.
#laranjalDOboulos
@@Bizarro_na_chapa deixe nossos Anjos da Guarda em Paz,Alma Sebosa,va caçar sua luz e seja feliz como a Gente,Axé ✊🏿
@@elieburel8620 racista
"A felicidade é uma obrigação ancestral" é verdade, honrar nossos ancestrais é avançar no caminho forjado para nós ❤️🙏
Deus nos deu o caminho merecido, quem sabe, de uma vida anterior.
BOLSONARO !
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
b'
Quanto conhecimento, didática e reverência à história e ao assunto! Quanta admiração sinto por esta mulher inteligente, linda, autora, feminista! Um modelo para todas nós! Honrada em poder ter acesso ao seu conteúdo!
Não tiveram tantas interrupções dessa vez, né? Ainda estava encanada com o tanto de cortes que o Silvio Almeida sofreu no programa, e cliquei em assistir com receio, mas fui surpreendida positivamente. Essa roda foi ótima! Djamila S2
Também notei isso. Tomara que o programa, apresentadora e entrevistadores aprendam a parar de interromper a pessoa entrevistada
Deve ser porque a maioria das entrevistadoras eram mulheres
Interromperam ele pq sabiam que ele iria tocar na ferida de verdade.
Lógico que não teve, afinal sequer houve debate. A bancada, a entrevistada e a moderadora falavam a mesma língua, rezavam a mesma cartilha ideológica, o que justifica a ausência de debate. O contraditório, sim, faz parte da real democracia, e, assim, agrega muito mais que um monte de frases de impacto, cheias de clichês e termos repetitivos.
@ quem se importa com sua opinião, aqui foi mostrado a Importancia e o Legado da Djamila,Negra, Feminista,Professora,Humanista lida no Mundo Inteiro,não é uma Damares Reacionária capacho da brankitude burra q ta destruindo o BR...
Que mulher, gente! Tranquila, corajosa e profunda! Por mais Djamilas!
Djamila sempre necessária. Que mulher forte, inteligente e que muito nos representa. Que orgulho em assisti-la, uma mulher negra sentada ao centro do Roda Viva.
Sejamos antirracista e inteligentes, vamos estudar gente, parabéns Djamila, admiro muito!
Djamila sabe o que está falando. Quando a pessoa vive a sua verdade ela é indestrutível
que beleza que é a integridade!
a verdade e q o povo africano foi vendido pelo próprio povo africano p os europeus a africa tem um divida histórica com eles
@@rosamistica5556 não foi 'o povo' africano que vendeu o povo africano. Foram comerciantes africanos que decidiram participar da lógica econômica e ideológica do branco europeu. De qualquer forma, pouco importa quem errou no passado. A questão é o racismo hoje, as pessoas hoje, a mentalidade hoje, a violência hoje.
@@josuemendonca6941 e a divida histórica que o pais africano que vendeu seus filhos;; deve não deveria ir os que se julga oprimidos e coitadinho e sem oportunidade a embaixada de angola mocambique e outros que vendeu seu filhos .....nao sei porque eu lembro da musica mama africa
@@josuemendonca6941 pobre sofre racismo violência todos nos sofremos assalto suspeita quando entra num comercio ou super mercado basta ser pobre entre bem vestido num lugar sera bem tratado entre mal vestido sera mal trado vai da atitude da pessoa nao vejo índio fazendo mimimi os verdadeiro dono da terra
Quando a Djamila comenta sobre a apresentação inicial da Vera a seu respeito, "longe de ser uma unanimidade no próprio movimento negro" confesso que gelei aqui, senti vergonha alheia, mais alguém?
Já quero comprar e ler O Manual Antirracista! Que pessoa! Que mulher! Gratidão!
Parabéns! Djamila é necessária, potente e eleva o nível de qualquer lugar onde vá. Poderosa! 🌹
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
Cada vez que eu ouço novamente a sua entrevista; Djamila Ribeiro, eu me sinto ainda mais feliz.
É sempre uma aula de inteligência, conhecimento e muito discernimento sobre nossa etnia. Orgulho puro em tê-la.
Impressionado e impressionante. Quantas referências, rapidez de raciocínio, lucidez, encadeamento de idéias, segurança e agilidade. Djamila nos presenteia com ancestralidade e afrofuturismo num só golpe.
Maravilha de Entrevista. E a Djamila é encantadora. Gratidão por você existir e traduzir tantas questões importantes para nós brasileiras e brasileiros. Gratidão!
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
"Só romantiza a pobreza, quem nunca viveu"
"História não é contexto, é determinação"
Uauuuuuuuu
#laranjalDOboulos
Ela respondeu a pergunta feita omitindo o caso que gerou a polêmica em que a chamaram de liberal. Fui averiguar no Google e também me surpreendi. Não se trata de a chamarem de liberal ou associarem sua atitude a visão política. Pra mim o problema gerado é quando na atitude ela contrária seu discurso.
Deve ser por isso que os Estados mais pobres do Brasil, são historicamente governados, por partidos de esquerda
@@monarkuibrazil7745 ten duvida??
@@Bizarro_na_chapa não
Sou nortista, "branca", de classe média alta, tive educação particular, mas isso não me torna indiferente à luta dos sub-represetados, tampouco faz com que eu ignore os meus privilégios. E o mínimo que eu posso fazer é contribuir, de alguma forma, para que essa maioria sub-representada tenha voz. Por isso, hoje, meu voto foi para uma mulher, negra, professora e da periferia.
Que ótimo ouvir DJAMILA RIBEIRO. Permite a todas n’os e a todos n’os repensarmos algumas certezas e reforçarmos nossos pontos comuns. O antirracismo est’a no horizonte de uma sociedade democrática.
É só devolver os seus "privilégios" daí resolve sia crise consciência.😂😂😂😂
@@itauanguedes , que conclusão incrível, bah! Como eu não pensei nisso antes? Com esse tipo de raciocínio superficial é que estamos onde estamos. Entendo que deve haver concessões, mas não de forma individual, porque assim não se resolve nada. Lutemos para que a sociedade caminhe no sentido de que seja mais igualitária e o primeiro passo é o voto consciente.
@@stellaqs aí fica fácil né amiga. Voto não custa nada mas doar seus privilégios não ajuda em nada.😂😂😂😂 Hipocrisia,já ouviu falar.😂😂😂😂😂
@@itauanguedes , ensina aí como faz para doar privilégios
Feliz em conhecer alguém com profundo conhecimento, e com objetivos claros sobre o estado de vulnerabilidade que a mulher negra vive no Brasil, sem alienação política ideológica, porém com alma e amor a sua causa! Parabéns, não só a comunidade negra está feliz, com certeza todos os seres humanistas estão eufóricos com Dijamila.
Tb fiquei feliz ED!
Sensacional! Que fala poderosa! Meus respeitos a Sra. Djamila e sua trajetória!
Imensa Djamila. Orgulho para todos nós brasileiros e brasileiras.
Estou me desmanchando em Lágrimas... quanta honra nessa mulher, meu Deus do céu...
Fiquei esperando a madrugada inteira para assistir aqui na Noruega. Finalmente saiu, são 10 da manhã aqui.
Eu tô assistindo da Holanda! Muito bom ouvi-la!
@@deborasantannaart4happines39 pppppp⁰⁰⁰
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
Raquel,deve ser chato morar no pais de melhor IDH do mundo
Não precisava esperar a madrugada inteira. Era só olhar o horário e fuso. Mas quis tirar uma ondinha de que tá na Noruega né kkkkkkk faz parte
📚 Sempre predominam “QUIPROQUÓS SOCIAIS” aonde A PALAVRA MORRE. O diálogo foi, é e será sempre uma BUSSOLA MUITO SEGURA para sair das “IMPASSES RACIAIS HUMANOS”.
DJamila muito serena com ARGUMENTOS E NÃO OPINIÕES, FALÁCIAS, ALEGAÇÕES E ACHISMOS. Grande Lição e aprendizagem: “PURA ABECEDÁRIO ÉTNICO, RACIAL E RELACIONAL”.
Parece impossível mudar o mundo, mas é covarde não tentar dizia Camus. Gratidão iluminada Djamila: você não é uma gota no oceano; você se revela cada vez mais, “TODO O OCEANO NUMA GOTA SÓ”.
Sucesso sempre! ☀️ 🐝 🌍
Nossa como é bom ouvir uma mulher negra,intelectual,inteligente e de uma grandiosidade nas suas falas. Quero aprender cada dia mais com suas lives e seus livros. Obrigada Djamila Ribeiro!❤
Tão necessária para a cultura brasileira, Djamila é uma exemplo, inspiração, orgulho, falta adjetivos.
Essa aula vai para o meu curriculum lattes, porque não foi um programa, foi uma pós graduação, ok.
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
Quanto mais lacre mais aplauso muito bom
seja mais da frentex aí terá uma cátedra
@@monarkuibrazil7745 Livres da senzala do senhor de engenho, aprisionados na senzala ideológica. Que judiação. A prisão, dessa vez, é semântica.
@@legado-civilizacaocultura4950 Hipocrisia esse pessoal não liga pra cor liga pra ideologia entre Haddad e Hélio votariam em quem?
Gente, que olhar de admiração é esse do AD Júnior?! Amei!❤️
Amei ver o AD JR e tds os outros Negros e Humanistas no Programa,Maravilhosos GUERREIROS✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
e necessário ^^
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
@@legado-civilizacaocultura4950 Obrigada,vou assistir✊🏿
@@elieburel8620 o vídeo é o oposto do que Djamila diz
Maravilhosa!! É aliviante ouvir alguém com tanta sabedoria! 🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷🌷
Excelente Entrevista!!! Concretizada por perguntas competentes..., que foram respondidas na íntegra, por Djamila Ribeiro... Já é passada a hora de corrigir as desigualdades históricas que incidem sobre o povo negro, construindo polîticas públicas específicas para esse segmento étnico/racial... Parabéns à RODA ViVA, pela a magnífica entrevista!!!
Quanto tempo será que demora pra gente colocar uma mulher dessa na presidência?! Vai ser o dia mais feliz da minha vida
Quando a propria classe apoia la.
Apoio de todos nós, negros ou não.
Vai ser!!!!
O desempenho escolar da elite no Brasil nao se compara nem ao dos pobres de paises desenvolvidos. Veja:
ruclips.net/video/xmhV7ihNCCA/видео.html
Seria maravilhoso mesmo. Sou homem e branco, mas sonho com isso também. E luto por isso tb.
Que entrevista importante para a sociedade. Precisa de mais falas negras na mídia. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
"... sobretudo, que temos direito a felicidade"
SIM. MIL VEZES, SIM
Lembro do episódio da Lilia, quando o AD JR e a Tia Ma, ao vivo criticavam o silêncio da Djamila sobre o assunto. Djamila, dias depois respondeu do jeito correto. Sempre admirei muito todo o trabalho dela, principalmente que segue a razão de um pensamento crítico, não ao esvaziamento epistemológico,. Mas levar esse conhecimento para todos. Cada vez mais fã dela!!!
Quanta inteligência, sensibilidade e força!
Encantada com essa mulher.
Djamila é essencial para a construção de um pensamento crítico racial.
Me emociono quando ouço está mulher falar....um felicidade imensa nasce em mim 😍😍😍😍😍😍❤️❤️❤️👏👏👏👏👏👏👏
Se for de esquerda é pq é uma escrava ideologica , caso ela queira ser idependente será escurraçada da patotinha escravagista dos progressistas !
@@brunovieira6033 o auge da falta do que fazer. Papagaiando a mesma coisa nos comentários.
Sentiu hein? Além da tamanha infantilidade pra um homem adulto.
@@brunovieira6033 tome vergonha nessa FUÇA, couzão,engula ou surta, ou melhor, relaxe ,tome notas e aprenda a ser gente como Djamila e todas as Feministas Negras do BR e do Mundo...👍🏿
Cada fala e reflexão da Djamila sobre esse tema há coerência e aprofundamento histórico, muito aprendizado em ouvi-la. Quando ela cita que sua mãe e avó lavaram privadas e, que ela não lavaria, recordo de minha mãe priorizar que seus filhos estudasse para não repetir esse padrão de submissão. O sistema colonial ainda está muito presente na sociedade, entretanto com a luta e determinação de pessoas como Djamila vamos ocupar nosso espaço. Gratidão por compartilhar essas reflexões conosco!
"Só romantiza a pobreza quem nunca a viveu." Rainha!!!
Só romantiza video em alta, quem não entendeu como o RUclips boicota canais conservadores que tem o dobro de visualizações em menos tempo😚
A melhor entrevistada de todos os tempos.Maravilhosa
@@monarkuibrazil7745 canal d conservadores não interessa a seres HUMANOS, nem gente são...eu DENUNCIO todos os q encontro...aqui e no faceb.,sobretudo...VAZA👹
#engulaousurta
#MariellePresente
✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
@@monarkuibrazil7745 Eu a sigo nas redes sociais, assisto a todas as entrevistas em que ela está presente. Somos livres para fazermos essas escolhas. O que VOCÊ está fazendo por aqui?🤔
Eu nunca vivi na pobreza, mas também nunca romantizei a pobreza. Trabalhei muito na periferia da minha cidade e vi o que é ser pobre, por isso luto, até hoje, contra a injustiça social e racial.
Emocionada com essa mulher preparada, competente, apropriada de si mesma e do conhecimento. Representa e orgulha todas as mulheres que lutam por espaço e não aceitam discriminação seja o tipo que for. Aprendo e me conecto com uma emoção que nem sabia que existia. Grata!!
Ótima entrevista! Que possamos aprender a ser melhores, precisamos evoluir enquanto humanos, pode ser devagar, mas este é o caminho certo!
Que aula! Djamila nem é gente, é uma deusa que veio dar uma luz pra gente.
Alguns trechos são tão emocionantes..."essa força que atribuem as mulheres negras faz com que elas tomem menos anestesias...sejam menos tocadas no pré- natal", isso dói
Me sinto orgulho e agradecido de escutar a Djamila Ribeiro, tantos ensinamentos. Ela é fantástica, todes deveriam escutá-la, lê-la e consumir suas produções. Parabéns ao Roda Viva que está trazendo pessoas negras super fodas pra serem entrevistadas, por trazer pessoas negras para serem entrevistadoras, pelas pessoas que são interpretes serem negras. E parabéns por se atarem a temas importantes e não a vida pessoas da Djamila, como em muitas outras entrevistas. Ver isso na TV, tanta representatividade negra positiva da um calorzinho no Coração.
Que aula maravilhosa! Obg, professora. O direito à felicidade é inegociável.
Que aula.. Que poder .. Que honra... Gratidão por tanto e por tudo.. É fundamental e representativo demais ver .. Ouvir... E aprender muito... Com Djamila💞🙏 essa Mulher.. Mestre... Escritora.. Empoderada.. Exemplo... Axé
Há muito tempo nao via uma entrevista tão inspiradora. Amei...
As perguntas do AD Júnior foram tão boas e pertinentes, permitiram uma fala tão analítica da Djamila... pq um profissional desse calibre não está nesta bancada definitivamente, e não apenas quando uma pessoa negra é entrevistada?
Eu estou atônita. Que mulher incrível, inteligente, deliberadamente objetiva e responde às perguntas de forma tão simples... Ai, Djamila, só orgulho e gratidão ❤
Tenho indígena, negro e branco como antepassados. Fui criada no catolicismo, estudei ballet clássico, peguei aulas de capoeira , falo a língua portuguesa do Brasil com elementos linguísticos tupi-guarani, africano e preponderantemente português. Como posso dizer que sou negra? Temos sim o mulato, cafuzo, mameluco, negro e branco como elementos étnicos e culturais que compõem a população Brasileira e isso é único no mundo, além de ser maravilhoso. Deveríamos celebrar isso ao invés de nos opor a esse fato.
Diva Djamila! Escutar essa mulher é poderoso. Calma e firmeza sem arrego! Parabéns 💙👀
É muito bom ouvir quem tem algo a dizer, excelente entrevista.
Nós brancas somos privilegiadas, só não somos mais pq não somos homens. Apoio e solidariedade as companheiras pretas, indígenas e trans. O feminismo não é homogêneo e não deve ser! Máximo respeito,Djamila!
"
A felicidade é uma obrigação ancestral, que apesar de tudo é importante que a gente sonhe. Candomblé é trabalho mas ele também é festa! Que a gente se permita esses momentos, que a gente também entenda que nós temos direito à felicidade; e entender que temos direito à felicidade é um movimento profundamente anti colonial, porque em uma sociedade que nos odeia a gente ser feliz é uma afronta!" ~ lagrimas nos olhos, nada mais a declarar !
Que aula! Parabéns, Djamila, pelas excelentes colocações e entrevista.
Encantado com a Djamila.
Tem uma comunicação excelente.
Acho que deveria ser jornalista.
Muito importante tudo que fala.
Djamila é uma daquelas pessoas que a gente tem vontade de passar o dia conversando e no final dar um super abraço!!!💞💞💞💞
Comecei com Pequeno Manual Antirracisata ,me encantei ,ajudou e muito meu processo de assumir minha negritude.
Depois li Quem tem Medo do Feminismo Negro ? esse livro foi um sacode interior .
Acabei de ler Cartas para Minha Avó ...quanta beleza ,tamanha sensibilidade .
Obrigada Djamila ,gratidão por contribuir no meu processo de enxergar -me como mulher negra.
Ótima entrevista. Muito articulada e firme. Grande intelectual e exemplo.
Nossa que mulher...esta nos representa como ser humano...que cultura, que saber... orgulho de termos uma filósofa e professora deste naipe... Parabéns ao programa também 👏👏👏
É sempre uma aula escutar a Djamila. 💯❤️
@@brunovieira6033 ainda não vazou,alma sebosa,volte pra sua foça séptica e pare d encher nossa paciência preciosa
@@elieburel8620 a intolerante tóxica dando aula de democracia!!! Vcs dão nojo com tanta hipocrisia. Respeito somente para a sua BOLHA.
Com certeza! Ela é incrível 🦋
Maravilhosa é necessária
Djamila, quanta honra em ter você nos representando, descortinando todo o racismo estrutural vivenciado por nós tantos anos aqui no Brasil. Sua fala precisa mesmo chegar a cada um dos mais 200 milhões de brasileiros! Muda Brasil!!
Vendo uma entrevista como está é realmente um prazer e uma esperança que apesar tudo temos como evoluir como nação e sociedade
Muito grata Djamila, você é uma inspiração e ícone de revolução para esse país através da sua militância, conhecimento intelectual que se faz necessário para todxs nós. Uma aula fundamental para ser assistida.
Homem é homem, mulher é mulher, estuprador é diferente né?(Racionais)
Cada vez que escuto a Djamila tenho mais e mais orgulho de ser mulher e preta. Em resumo: ESPETACULAR
Vc n e uma mulher preta...vc é uma mulher ..uma mulher...
@@zeziliogomes10 e daí????
Eu tbm sou Mulher Preta e Feminista,claro...
#engulaousurta👍🏿
#MariellePresente✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
@@elieburel8620 enquanto estivermos tratando as pessoas por cor estamos mal.....
Quanta riqueza de ideias! Que essa discussão chegue do sopé ao topo dessa pirâmide social brasileira.
Orgulho em ver uma conterrânea caiçara contribuir com a evolução social do Brasil.
Teus Orixás te iluminem sempre, @djamilaribeiro!
GRATIDÃO!
Conheço e convivo com muitos pretos que acham que não são pretos. Acho que a 1° vez que sofri discriminação pela cor da minha pele foi de outro preto, que eu acho que nao sabia que era preto: "nao gosto assim não, muito moreninha", outro que me chamou de feia: " olha seu cabelo, seu nariz, sua cor", (o cara era negro) o fato de ser muito jovem na época, ajudou pois eu não ligava. Ouvir de pessoas pretas a discriminação com relação à negros, só por que a cor da pele dela é mais clara, é demais da conta. O Racismo está presente em todas as esferas sociais, e muito presente entre os negros, pretos, pardos, mulatos ou o que nome seja.
Triste verdade.
Como Simone fala: não se nasce mulher, se torna mulher. Tudo que vemos sobre nós é uma construção. Não é diferente na construção da identidade negra.
Aí se nota a força do racismo, de forma tão naturalizado, até os negros acabam reproduzindo.
Iniciei a leitura do livro "Quem Tem Medo do Feminismo Negro?" da Djamila Ribeiro. Essa entrevista foi maravilhosa e essa mulher poderosa me ensina todas as vezes em que a assisto. Que presente: ler e assistir Djamila Ribeiro.
É sempre maravilhoso ouvir Djamila Ribeiro. Precisamos de mulheres como ela em lugares de poder. Djamila 2022
Se for homem tbm serve, o que tem valor é ideologia esquerdista. Se for uma mulher que esteja discordando dela, diametralmente, deve ser banida do debate público para sempre (ironia).
Profa Djamila Ribeiro é um orgulho e inspiração para os negros deste país.
A auto estima do povo negro deve sempre estar lá nas alturas assim como a vontade de querer crescer e mostrar para a sociedade em geral que também temos direito e capacidade de ter uma boa casa, um carro, andar de avião se hospedar em bons hotéis sem que isso chame atenção por causa da cor da pele. Isso tem que ser comum e normal. - Estranhou o quê ? O negro pode ter o mesmo que vc
Sensacional!
Humildade, Inteligência, Capacidade de Entender o ser Humano Preto...
Parabéns que Deus continue a iluminar seus caminhos.
ruclips.net/video/5MsfyScIn9g/видео.html
⁷. O . . Por. I,. 9 .y..'. ..#h u y . . #nk. y .u⁷o
Axé ✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿✊🏿
Ela é maravilhosa, além de todas as respostas e posicionamentos dela, o tanto de referências que ela usa coloca mais um tanto de gente com ela no palanque. Baita lição de generosidade e fortalecimento coletivo.
Arrebentou... Uau que fala !!! Que potência professora Djamila!!!
Quem é o dono do sítio ?
Sensacional nos deu uma aula falando da nossa raça.... Uma pessoa super qualificado inteligente
Que orgulho dessa pensadora maravilhosa!!! Precisamos lutar para que a universidade continue aberta pra formar ainda mais mulheres como ela.
Minha admiração e orgulho,. Djamila. Parabéns ao Roda Viva que tem feito história. Belíssima entrevista.
Excelente entrevista Djamila Ribeiro é uma grande intelectual e assim como ela bem fala, devemos acessar escritores negros com mais frequência
Quanto aprendizado, quantas reflexões. Djamila é brilhante no esclarecimento de dúvidas e ao mesmo tempo trás uma paz tão grande pra todos esses assuntos tão necessários, eu me sinto feliz por ter assistido essa maravilhosa entrvista.
Djamila é a minha melhor amiga agora e sempre! excelentes perguntas este programa deveria ser viralizado!!
Meu Deus que mulher, ficaria ouvindo ela o dia inteiro. Inteligente, sutil, sensata...Obrigada por compartilhar esta entrevista.
Laroyiê Exú, que fala potente as dessas mulher! Djamila maravilhosa demais gente.
maravilhoso aprender com essa MESTRA! muito grata pelo seu trabalho e militância essenciais para todo o mundo!