Anos atrás, um casal de quero-queros se estabeleceu no meu gramado e fez ali, seu ninho. Tínhamos o cuidado de roçar a grama, distante o suficiente para proteger os ovos e eles se habituaram tanto conosco, que meu marido chegava do trabalho, passava pelo ninho e acariciava a cabecinha daquele que estava na choca (tenho fotos!!!). Quando os pequenos nasceram, começou a predação; estou na Mata Atlântica de SP e não faltam predadores... Sem falar dos bebês fujões que escapavam pela fresta do portão. Em inúmeras ocasiões, os papais gritavam, como se pedissem socorro e não foram poucas as vezes em que os resgatamos, com conivência. Jamais nos atacaram! Lamentavelmente, nenhum sobreviveu. À noite, não tinha como vigiá-los e as corujas-buraqueiras (e outros), acabaram por predá-los. Pra mim, recém chegada ao local e que acompanhei todo o ciclo de acasalamento, choca e nascimento, foi um sofrimento! Custei um bocadinho a entender todo o ciclo dessa natureza exuberante e sua cadeia alimentar. Hoje, me dou conta do quão inteligente e receptivas são essas criaturas que me cercam e do vínculo afetivo que desenvolvem conosco, quando sentem que os respeitamos e amamos. Os endêmicos, frequentam os comedouros e frutinhas do jardim e os migrantes, marcam suas presenças, cada vez mais confiantes que estão seguros. Obrigada pelos seus vídeos e pela sua contribuição! Aprendo demais com você!
Eu moro em frente a um parque e na árvore que fica bem perto da minha janela há várias famílias de garças. Realmente foi um sofrimento acompanhar o acasalamento, choca e crescimento dos filhotes e ver um macho tomar o ninho e ficar mais de 5h torturando os pequenos até finalmente jogá-los para fora do ninho! E o pior é que um ficou preso entre os galhos, todo ferido, enquanto outro deu azar de cair num outro ninho, sendo imediatamente atacado por um adulto, que terminou de matá-lo sem piedade nenhuma!
É verdade essa história do rancor. Eu tive que medicar a minha calopsita que ficou fraca, durante duas semanas mais ou menos, ela era super mansa e gostava de colo depois disso ela passou a ficar ressentida, não me beliscava mas também não deixava eu por a mão nela, depois de muito tempo ela me perdoou kkkkk
É impressionante... tem um vídeo de um corvo livre brincando com uma tampa de plástico em cima de um telhado com neve, subindo na tampa pra escorregar, ele pegava a tampa e subia novamente pra escorregar de novo.. fora de série esse bicho... 🤩🤩🤩
Minha calopsita quando eu chegava do trabalho , ficava louca só com a minha voz na porta. E ela passava o dia com meu irmão enquanto eu trabalhava ainda sim ela ficava muito mais feliz quando eu chegava
Realmente, é incrível como são inteligentes..! Já presenciei um socó jogando ração na água ,para capturar peixes... aqui em casa tem um bentivi que bate um pelote de ração no chão para quebrar e comer.... ótimo vídeo...!
Os animais em geral, são fantásticos! Eu tive um pequeno galo garnizé, que me foi dado por ter nascido diferente na cor, das demais aves de um criador. Era um pinto preto no meio de vários brancos. Virou um belo animal. Preto, com dourado numa mistura de cores muito elegante. Ocorre que esse galo virou o mascote da casa. Brincava com o cachorro, que puxava o seu longo rabo para depois correr, enquanto era perseguido pela ave. Curiosidade? Ele sabia a hora que eu chegaria do trabalho, faria o chimarrão e sentaria à sombra da casa. Então ele já vinha antes, subia no braço da cadeira e aguardava. Enquanto eu chimarreava, ele até dormia a meu lado, quietinho. Por vezes cantava. Mas ficava ali. Só voltava pra sua casa quando eu me retirava. Era um parceiro. Somente fazia isso comigo. Canoas RS
Bom dia quando eu era criança meu avô tinha um pássaro preto Graúna que ele achou filhote e criou! O passarinho conhecia ele, sabia abrir a gaiola pegava objetos no bolso dele e fazia sons diferentes para pedir maçã, ou larvas, e quando via ele! Um grande abraço sou Leandro Bellato de Eldorado do Sul RS
Moro na Nova Zelândia e o Kea sempre dá oq falar aqui. Há um tempo atrás pesquisadores tiveram que substituir os parafusos das estações meteorológicas porque eles aprenderam o funcionamento e aparentemente desrosqueavam os parafusos por “diversão”. Excelente conteúdo como sempre!
Eu crio pombos, agora moramos sozinhos numa casa, mas quando morávamos na casa de minha família, era muito interessante a relação deles para com as pessoas. Os viveiros dos pombos ficavam na entrada da casa de tal maneira que todo mundo tinha que passar por eles diariamente. Quando eu chegava em casa à noite do trabalho, os pombos ficavam eufóricos em me ver porque sabiam que iam ganhar comida. Quando me viam com uma mangueira, era o céu pra eles porque achavam que iam ganhar um banho (eles adoram banho). Mas com os membros de minha família, eles eram indiferentes, até quando meu irmão lavava o carro ou minha mãe o chão com a mesma mangueira. Mas quando uma pessoa que não morava lá em casa entrava, eles entravam no estado "modo de fuga". Eles decoraram a fisionomia de todo mundo de minha casa. Eu também tive uma galinha que aprendeu sozinha a abrir a porta do galinheiro para atacar o meu jardim: ela aprendeu que se enfiam a cabeça no vão entre a porta e o batente do galinheiro (se este estivesse destrancado) era só forçar que a porta abria o suficiente para ela passar. As demais galinhas para a sorte de meu jardim nunca aprenderam a copiar o estratagema daquela galinha. Eu também alimentava um calango (Tropidurus torquatos) que se acostumou comigo, eu o "batizei" de Menelau, mas quando ele era "adolescente", ele sempre era rechassado por um outro calango macho adulto maior. Até que esse calango aprendeu que se ficar próximo a mim o outro não tinha coragem de se aproximar. Mas um dia aconteceu que Menelau foi pego de surpresa pelo calango adulto e para meu espanto, Menelau para fugir atravessou o quintal inteiro, passou literalemnte por cima do meu colo (eu estava centado no chão) e ficou me usando de "escudo humano" entre ele e o calango grandalhão. Enfim, Menelau cresceu, ficou grandão e "aprendeu" a se defender sozinho do outro calango. Mas a despeito do amor de William por aves de rapina, Menelau não "confiava" em mim para protegê-lo de gaviões, ele sempre se escondia quando via alguma sobevoando por aí.
A inteligência desses dinossauro é impressionante!! A gente acha os corvos muito legais, mas não fazíamos ideia de que eles usavam carros pra quebrar nozes! Esses dias estávamos impressionados com os vídeos aqui no RUclips do corvo que fala "Nevermore" e "Waka Waka Waka" com uma voz assustadoramente humana rs. Excelente vídeo!!
Tem um documentário "A vida das Aves" do David Attenborough que mostra, no último episódio (Sobrevivência), como os corvos japoneses usam o trânsito para quebrar nozes, e também que podem usar o semáforo e a faixa de pedestres para evitar serem atropelados quando forem recuperar a noz.
Muito bom seu vídeo. Outro dia passei a observar um casal de. Seriema que mora nas proximidades de meu terreno. E vi uma coisa que admirei tanto que que tenho a imagem impressa no cérebro. A seriema quebrando ovos . Observei que elas carregam ovos dos quero quero e leva em um pequeno barranco para quebra. Los e o mais impressionante é que elas jogam os ovos exatamente em cima de uma pedra.
Já criei Papagaios e Periquitos, são aves muito inteligentes. Tinha um Papagaio fêmea que ia apenas comigo e se a pessoa quisesse pegar à força tomava uma beliscada que sangrava. Era super carinhosa e conversadeira. Atualmente moro em Novo Airão, em frente ao Arquipélago de Anavilhanas que é o maior Arquipélago Fluvial do mundo e aqui tem muitos Periquitos, Papagaios e Araras das duas espécies. Obrigado Willian!! Já estou esperando o próximo vídeo!!
Vídeo pra lá de interessante. Fiz questão de guardar um vídeo onde um corvo curva um arame fazendo um gancho para puxar um baldinho com comida. Minha irmã disse "mais inteligente que muita gente". Não achei exagero. Valeu!!
Boa parte das crianças brasileiras atualmente de 7 anos não tem essa inteligência dos corvos, tem menos repertório de resolver problemas, parabéns pelo canal, muito bom!
Oi, William! Amo assistir suas aulas aqui no canal. Tenho uma chacrinha na serra fluminense, bem dentro da Mata Atlântica, em Nova Friburgo. Venho para cá sempre que posso e vejo tantos pássaros que resolvi batizar minha chácara com o nome de Canto dos Pássaros. Aqui tem um pássaro que todos os dias, sem falta, vem me acordar. Ele bate com o bico até que eu me levante. Se eu ficar na cama mais meia hora, é meia hora de batidas. Ele é insistente. Amo pássaros.
Em 2019 um sanhaço apareceu na sacada aqui e cantava muito bonito, então comecei a colocar frutas para ele. Todos os dias ele vinha, cantava e comia, mas fazia uma sujeirinha, então passei a colocar alpiste no lugar da fruta, mas ele não comia e batia com o bico na porta, com certeza pedindo fruta... Depois de poucos dias ele não voltou mais... Que peninha...
Myriam - BH/MG Sensacional! Vi um documentário uma vez de um corvo wue "brincava de tobogã" em um telhado, escorregando na neve acumulada e retornando ao topo cada vez que chegava lá embaixo. As gralhas-azuis do Sul enterram sementes de araucária para armazenar e retornam sempre àqueles locais para recuperar as sementes. Às vezes, quando elas encontram, as sementes já até germinaram e não servem mais para comer. Provavelmente é assim que elas ajudam a disseminar a araucária, que deu origem à crença de que as gralhas plantam as araucárias, árvores tão importantes para a região.
A Gralha azul também esconde pinhões. Dizem que elas "esquecem" de muitas sementes enterradas e por isso nascem muitas araucárias. Não sei se nos dias de hoje isso acontece. Parabéns pelo canal.
Existe a possibilidade de a gralha azul ter uma inteligência excepcional, pois ela é um corvídeo e possui hábitos em comum com corvídeos de outras partes do mundo cuja alta inteligência foi comprovada. Será que há estudos sobre a inteligência da gralha azul e dos outros corvídeos brasileiros?
Ótimo vídeo Willian! Meu pai mora em um sítio, e à 11 anos atrás, ele começou a criar uma pomba Asa Branca (pois era filhote e um gato estava prestes a pegà-la). Até hoje ela vive em liberdade. Quando ela está com fome, ela vem comer milho na mão de qualquer pessoa, mas tocar nela, na intenção de acariciá-la , só meu consegue, pois ela o reconhece.
Willuan, seu canal é show! Sim, fazer ferramentas é grau de inteligência. A gente crê que esse grau de inteligência seria somente em Primatas e que bom que as aves mudaram esse conceito.
Impressionante! Ainda sabemos tão pouco sobre animais. Ainda bem que tem canais sérios e comprometidos com informações verídicas, como esse. Obrigada, mestre!
Primeira vez que vi um corvo foi no Japão me assustei de tão tenebroso é o bicho principalmente o grito. Em uma linha de trem tinha muito problema de pedras no trilho e pensaram que eram crianças colocando,mas ao monitorarem os trilhos era um corvo que colocava as pedras.
Parabéns pelo Canal Willian. Eu tenho uma Agapornis e ela é criada solta. Ela sabe comunicar direitinho quando quer algo e principalmente quando quer tomar banho nas mãos! 🍀🐥🍀
Essa Aves são inteligentes demais, tem um documentário que os Americanos usaram corvos pra pegar o Osama Bin Laden, gravando a imagem dele na memória quando visto ele alertou, muito Loko, excelente trabalho amigo parabéns
Nós temos tiribas que sempre comem a fiação das casas, de tanto eu as espantar da casa, onde querem fazer ninho também, quando me vêem saem voando bem barulhentas. Agora fizeram ninho numa caixa de vespas abandonada .. é uma graça, e um alívio vê-las numa casa sem fiação...
Esse tema sempre foi muito interessante, me recordo que há alguns anos atrás eu vi esses videos dos corvos resolvendo os problemas e etc e fiquei fascinado por essas aves, isso é muito legal até por mostrar que o animal não deve ser associado a crenças bobas como são mostradas em filmes e até em desenhos, e que ele deve é ser admirado pela sua capacidade de raciocinio, já os psitacídeos desde criança eu observo o comportamento de alguns e não tem como não ver o quão curiosos e bricalhoes eles são alem de extremamente sociaveis e comunicativos essas aves realmente são extremamente admiráveis, obrigado pelo video Willian esse tema é relamente muito bom!!!
É verdade tem quem acredita que corujas corvos são aves de mal agoro como assim? A coruja é linda com seu jeitinho misterioso o corvo tão sabido é muita ignorância!!
Seu vídeo sempre EXCELENTE, claro de fácil entendimento, curiosidades mesmo e super importantes. Simpatia e simplicidade, continue assim eu recomendo a todos !!!
Penso que sabemos muito pouco ainda sobre a inteligência das aves, principalmente dos psitacídeos. Espero que logo outras descobertas aconteçam... É claro que o Willian trará para o canal que, por sinal, é muito interessante.
Legal, Wiliam. Importante ressaltar q é mto difícil definir com exatidão o q chamamos de inteligência, sendo um debate científico e filosófico em aberto.
Simplesmente magníficos! Precisamos aprender a considerar e respeitar o reino animal! Meus grandes mestres, cada espécie sobre a terra! Só tenho a agradecer a cada espécie, infinitamente! Lindo seu trabalho!
Entre 2005 e 2013 eu tunha um bando periquitos australianos no meu estúdio. Uma fêmea aprendeu a brincar com moedas. Na geração seguinte nasceu um periquito que gostava de jogar uma Bolonha de ping pong. O nome dele era Nenem. Ele tinha o conceito de posse. Ele não deixava outros pássaros brincarem com a bolinha. Eles também tinham o conceito de dinheiro: trocavam sementes regurgitadas, dinheiro por massagem na cabeça.
Sensacional eu fico impressionada com a inteligência desses caras eu já amo muito eles agora então nem se fala fico aguardando os seus vídeos são muito bacanas parabéns muito obrigada por nos mostrar essas raridades.
Olá. As gralhas começam enterram grãos de milho depois acabam não encontrando, por isso é comum encontrarmos pés de milho no meio do mato, após as chuvas. Valeu William.
Vídeo sensacional. Há quem menospreze o trabalho de "youtuber", mas cara, precisa ser MUITO estudioso pra produzir um conteúdo TOP desses, parabens com força!!
Aqui onde moro, Costa Rica, tem um passarinho que guarda o material pra fazer seu ninho. No meu sítio eu tinha uma gaiola vazia e eles a encheram de capim e depois de uns dias foram levando pra outro lado. E eles andam todo tempo juntos. Eu achei incrível. 👏👏👏🐦🦜
Seres maravilhosos! A Cada dia me impressiono mais com as aves! Costumo conversar c meus passarinhos q pousam aqui n minhas árvores...Bom saber q talvez me reconheçam!
Amigo, é incrível o que podemos aprender com animais tipo aves ! Nós aprendemos que nos humanos podemos nos comunicaram com eles ! Que informações maravilhosas! Nós agradecemos ! Boa noite !👍👍😄😄🐦🦜🦋🐕
Sem palavras pra esse vídeo. Simplesmente espetacular. Seria legal ter comentado sobre os falcões e gaviões da Austrália que criam incêndios para seu próprio benefício. Faz vídeo sobre o carão
VÍDEO INCRÍVEL! AGORA EU PUDE ASSISTIR E APRECIAR COMO QUERIA. COM CERTEZA, AINDA TEMOS MUITO A DESCOBRIR SOBRE AS AVES. VOU CONTAR UMA QUE EU PRESENCIÊI. EU ESTAVA OBSERVANDO GARÇAS VAQUEIRAS E VI UM FALCÃO DE COLEIRA OLHANDO PRA ELAS. EU FIQUEI PENSANDO QUE ELE IA ATACÁ-LAS, MAS NÃO ELE ESTAVA ESPERANDO UMA GARÇA CAPITURAR ALGUMA COISA PRA ELE IR TOMAR E O FOI O QUE ACONTECEU... UMA GARÇA PEGOU UM LAGARTO E ELE DEU UM BOTE E TOMOU NO AR DO BICO DELA, ASSIM QUE ELA VOÔU COM MEDO DELE. AÍ EU DISSE PRA MIM: QUE BICHO SABIDO KKKKKKKKK
Fiquei impressionada com essas informações sobre as aves! Obg Willian por estas informações maravilhosas! Sou apaixonada pelos seus vídeos! Ana Maria Soares - Camacan Ba
William admiro muito seu trabalho, faz um vídeo falando sobre conservação em cativeiro e reintrodução de aves criticamente ameaçadas e como isso poderia ajudar as espécies que estão em declínio populacional.
Pra saber que as aves reconhecem pessoas basta alimentá-las. É nítida a diferença de comportamento com os membros da família que colocam a comida vs os que não colocam - os passarinhos não tem medo de quem sabem ser um "amigo", às vezes entram até dentro de casa pra "avisar" que o comedouro/bebedouro está vazio. Edit: os beija-flores chegam a dar investida quando um estranho mexe no bebedouro deles, o que têm de pequenos também têm de encrenqueiros, mas se for alguém "da casa" eles nem ligam, pq sabem que está sendo retirado para fazer o refil.
faz um videos sobre o prazo pra formação do filhote do ninho, é muito interessante ver que animais (incluso aves) que nascem muito dependentes sao mais inteligentes doq animais que nascem "prontos" pra vida
Ótimo vídeo! O antigo que fez falando sobre a inteligência das aves foi o que me introduziu ao seu canal, adorei ver um remake em maior qualidade desse vídeo Gosto de como mostrou um pequeno relance do carcará no finalzinho, são aves bem espertas e impressionantes, aposto que se conduzissem estudos com os carcarás, vários comportamentos interessantes seriam notados
uma vez, eu tinha um pintinho de estimação, e ele sempre me seguia, quando ele foi colocado, longe de mim, por uma semana mais ou menos, eu fui visitar ele, depois, mesmo depois de uma semana sem me ver, ele me reconheceu e me seguiu, olha que ele estava com vários outros pintinhos.
Anos atrás, um casal de quero-queros se estabeleceu no meu gramado e fez ali, seu ninho. Tínhamos o cuidado de roçar a grama, distante o suficiente para proteger os ovos e eles se habituaram tanto conosco, que meu marido chegava do trabalho, passava pelo ninho e acariciava a cabecinha daquele que estava na choca (tenho fotos!!!). Quando os pequenos nasceram, começou a predação; estou na Mata Atlântica de SP e não faltam predadores... Sem falar dos bebês fujões que escapavam pela fresta do portão. Em inúmeras ocasiões, os papais gritavam, como se pedissem socorro e não foram poucas as vezes em que os resgatamos, com conivência. Jamais nos atacaram! Lamentavelmente, nenhum sobreviveu. À noite, não tinha como vigiá-los e as corujas-buraqueiras (e outros), acabaram por predá-los. Pra mim, recém chegada ao local e que acompanhei todo o ciclo de acasalamento, choca e nascimento, foi um sofrimento! Custei um bocadinho a entender todo o ciclo dessa natureza exuberante e sua cadeia alimentar. Hoje, me dou conta do quão inteligente e receptivas são essas criaturas que me cercam e do vínculo afetivo que desenvolvem conosco, quando sentem que os respeitamos e amamos. Os endêmicos, frequentam os comedouros e frutinhas do jardim e os migrantes, marcam suas presenças, cada vez mais confiantes que estão seguros. Obrigada pelos seus vídeos e pela sua contribuição! Aprendo demais com você!
Você é parente do padre Valmir?
Eu moro em frente a um parque e na árvore que fica bem perto da minha janela há várias famílias de garças. Realmente foi um sofrimento acompanhar o acasalamento, choca e crescimento dos filhotes e ver um macho tomar o ninho e ficar mais de 5h torturando os pequenos até finalmente jogá-los para fora do ninho! E o pior é que um ficou preso entre os galhos, todo ferido, enquanto outro deu azar de cair num outro ninho, sendo imediatamente atacado por um adulto, que terminou de matá-lo sem piedade nenhuma!
@@Caniballee vc não fez nada?
É verdade essa história do rancor. Eu tive que medicar a minha calopsita que ficou fraca, durante duas semanas mais ou menos, ela era super mansa e gostava de colo depois disso ela passou a ficar ressentida, não me beliscava mas também não deixava eu por a mão nela, depois de muito tempo ela me perdoou kkkkk
É impressionante... tem um vídeo de um corvo livre brincando com uma tampa de plástico em cima de um telhado com neve, subindo na tampa pra escorregar, ele pegava a tampa e subia novamente pra escorregar de novo.. fora de série esse bicho... 🤩🤩🤩
Minha calopsita quando eu chegava do trabalho , ficava louca só com a minha voz na porta. E ela passava o dia com meu irmão enquanto eu trabalhava ainda sim ela ficava muito mais feliz quando eu chegava
Realmente, é incrível como são inteligentes..! Já presenciei um socó jogando ração na água ,para capturar peixes... aqui em casa tem um bentivi que bate um pelote de ração no chão para quebrar e comer.... ótimo vídeo...!
Os animais em geral, são fantásticos! Eu tive um pequeno galo garnizé, que me foi dado por ter nascido diferente na cor, das demais aves de um criador. Era um pinto preto no meio de vários brancos. Virou um belo animal. Preto, com dourado numa mistura de cores muito elegante. Ocorre que esse galo virou o mascote da casa. Brincava com o cachorro, que puxava o seu longo rabo para depois correr, enquanto era perseguido pela ave. Curiosidade?
Ele sabia a hora que eu chegaria do trabalho, faria o chimarrão e sentaria à sombra da casa. Então ele já vinha antes, subia no braço da cadeira e aguardava. Enquanto eu chimarreava, ele até dormia a meu lado, quietinho. Por vezes cantava. Mas ficava ali. Só voltava pra sua casa quando eu me retirava. Era um parceiro. Somente fazia isso comigo.
Canoas RS
Bom dia quando eu era criança meu avô tinha um pássaro preto Graúna que ele achou filhote e criou! O passarinho conhecia ele, sabia abrir a gaiola pegava objetos no bolso dele e fazia sons diferentes para pedir maçã, ou larvas, e quando via ele! Um grande abraço sou Leandro Bellato de Eldorado do Sul RS
Moro na Nova Zelândia e o Kea sempre dá oq falar aqui. Há um tempo atrás pesquisadores tiveram que substituir os parafusos das estações meteorológicas porque eles aprenderam o funcionamento e aparentemente desrosqueavam os parafusos por “diversão”.
Excelente conteúdo como sempre!
Que legal Bia, eles devem "aprontar" muito mesmo
Eu crio pombos, agora moramos sozinhos numa casa, mas quando morávamos na casa de minha família, era muito interessante a relação deles para com as pessoas. Os viveiros dos pombos ficavam na entrada da casa de tal maneira que todo mundo tinha que passar por eles diariamente. Quando eu chegava em casa à noite do trabalho, os pombos ficavam eufóricos em me ver porque sabiam que iam ganhar comida. Quando me viam com uma mangueira, era o céu pra eles porque achavam que iam ganhar um banho (eles adoram banho). Mas com os membros de minha família, eles eram indiferentes, até quando meu irmão lavava o carro ou minha mãe o chão com a mesma mangueira. Mas quando uma pessoa que não morava lá em casa entrava, eles entravam no estado "modo de fuga". Eles decoraram a fisionomia de todo mundo de minha casa.
Eu também tive uma galinha que aprendeu sozinha a abrir a porta do galinheiro para atacar o meu jardim: ela aprendeu que se enfiam a cabeça no vão entre a porta e o batente do galinheiro (se este estivesse destrancado) era só forçar que a porta abria o suficiente para ela passar. As demais galinhas para a sorte de meu jardim nunca aprenderam a copiar o estratagema daquela galinha.
Eu também alimentava um calango (Tropidurus torquatos) que se acostumou comigo, eu o "batizei" de Menelau, mas quando ele era "adolescente", ele sempre era rechassado por um outro calango macho adulto maior. Até que esse calango aprendeu que se ficar próximo a mim o outro não tinha coragem de se aproximar. Mas um dia aconteceu que Menelau foi pego de surpresa pelo calango adulto e para meu espanto, Menelau para fugir atravessou o quintal inteiro, passou literalemnte por cima do meu colo (eu estava centado no chão) e ficou me usando de "escudo humano" entre ele e o calango grandalhão. Enfim, Menelau cresceu, ficou grandão e "aprendeu" a se defender sozinho do outro calango. Mas a despeito do amor de William por aves de rapina, Menelau não "confiava" em mim para protegê-lo de gaviões, ele sempre se escondia quando via alguma sobevoando por aí.
Esta sabedoria me causa uma admiração.
A inteligência desses dinossauro é impressionante!! A gente acha os corvos muito legais, mas não fazíamos ideia de que eles usavam carros pra quebrar nozes! Esses dias estávamos impressionados com os vídeos aqui no RUclips do corvo que fala "Nevermore" e "Waka Waka Waka" com uma voz assustadoramente humana rs. Excelente vídeo!!
Esse vídeo dele falando é muito bom mesmo
Tem um documentário "A vida das Aves" do David Attenborough que mostra, no último episódio (Sobrevivência), como os corvos japoneses usam o trânsito para quebrar nozes, e também que podem usar o semáforo e a faixa de pedestres para evitar serem atropelados quando forem recuperar a noz.
@@luizjunior5002 eu lembro desse documentário
É muito surpreendente e assustador eles falando igual uma pessoa quase kkkkkk.
Dinossauro?????😂😂😂😂
Muito bom seu vídeo. Outro dia passei a observar um casal de. Seriema que mora nas proximidades de meu terreno. E vi uma coisa que admirei tanto que que tenho a imagem impressa no cérebro. A seriema quebrando ovos . Observei que elas carregam ovos dos quero quero e leva em um pequeno barranco para quebra. Los e o mais impressionante é que elas jogam os ovos exatamente em cima de uma pedra.
AS AVES SÃO SERES FASCINANTES, ADORO !!!
Já criei Papagaios e Periquitos, são aves muito inteligentes. Tinha um Papagaio fêmea que ia apenas comigo e se a pessoa quisesse pegar à força tomava uma beliscada que sangrava. Era super carinhosa e conversadeira.
Atualmente moro em Novo Airão, em frente ao Arquipélago de Anavilhanas que é o maior Arquipélago Fluvial do mundo e aqui tem muitos Periquitos, Papagaios e Araras das duas espécies.
Obrigado Willian!! Já estou esperando o próximo vídeo!!
Vídeo pra lá de interessante. Fiz questão de guardar um vídeo onde um corvo curva um arame fazendo um gancho para puxar um baldinho com comida. Minha irmã disse "mais inteligente que muita gente". Não achei exagero. Valeu!!
Boa noite amigo os pássaros além de ter cantos lindíssimos é são muito inteligentes parabéns adoreiiií ótima sexta-feira
Que encanto são essas aves!
Quanta inteligência!
Boa parte das crianças brasileiras atualmente de 7 anos não tem essa inteligência dos corvos, tem menos repertório de resolver problemas, parabéns pelo canal, muito bom!
Oi, William! Amo assistir suas aulas aqui no canal. Tenho uma chacrinha na serra fluminense, bem dentro da Mata Atlântica, em Nova Friburgo. Venho para cá sempre que posso e vejo tantos pássaros que resolvi batizar minha chácara com o nome de Canto dos Pássaros. Aqui tem um pássaro que todos os dias, sem falta, vem me acordar. Ele bate com o bico até que eu me levante. Se eu ficar na cama mais meia hora, é meia hora de batidas. Ele é insistente. Amo pássaros.
Adoro falando sobre os pássaros... assistir o Sr. é uma beleza... obrigado Sr...!!!
Esse rodou mais 4x em casa pq botei meu marido e meus 2 filhos pra assistir 😆
Em 2019 um sanhaço apareceu na sacada aqui e cantava muito bonito, então comecei a colocar frutas para ele. Todos os dias ele vinha, cantava e comia, mas fazia uma sujeirinha, então passei a colocar alpiste no lugar da fruta, mas ele não comia e batia com o bico na porta, com certeza pedindo fruta... Depois de poucos dias ele não voltou mais... Que peninha...
O sanhaçu só come frutas e insetos não come sementes
Esse assunto é muito interessante. São animais bastante inteligentes.
Myriam - BH/MG
Sensacional!
Vi um documentário uma vez de um corvo wue "brincava de tobogã" em um telhado, escorregando na neve acumulada e retornando ao topo cada vez que chegava lá embaixo.
As gralhas-azuis do Sul enterram sementes de araucária para armazenar e retornam sempre àqueles locais para recuperar as sementes. Às vezes, quando elas encontram, as sementes já até germinaram e não servem mais para comer. Provavelmente é assim que elas ajudam a disseminar a araucária, que deu origem à crença de que as gralhas plantam as araucárias, árvores tão importantes para a região.
Sim.....William.....esses dois ou mais grupos ,são muitos inteligentes, os corvos,os psitacidios e a gralhas são ótimos exemplos.
Claro que sim. Minha calopsita me reconhece e todos da família. Canta uma música e se comporta diferentemente pra cada pessoa da casa.
A Gralha azul também esconde pinhões. Dizem que elas "esquecem" de muitas sementes enterradas e por isso nascem muitas araucárias. Não sei se nos dias de hoje isso acontece. Parabéns pelo canal.
Se a gralha-azul se for, também se vão as araucárias..
Eu aprendi essa história ainda quando era criança.
Existe a possibilidade de a gralha azul ter uma inteligência excepcional, pois ela é um corvídeo e possui hábitos em comum com corvídeos de outras partes do mundo cuja alta inteligência foi comprovada. Será que há estudos sobre a inteligência da gralha azul e dos outros corvídeos brasileiros?
Vai vê que ela não esquece e sim deixa lá de propósito pra nascer novas araucárias. Pensando no futuro ,né?
@@MDIOSILVA faz sentido 🤔
Ótimo vídeo Willian!
Meu pai mora em um sítio, e à 11 anos atrás, ele começou a criar uma pomba Asa Branca (pois era filhote e um gato estava prestes a pegà-la). Até hoje ela vive em liberdade. Quando ela está com fome, ela vem comer milho na mão de qualquer pessoa, mas tocar nela, na intenção de acariciá-la , só meu consegue, pois ela o reconhece.
Eu acho que é comum as aves lembrarem o rosto humano... Criadores de pássaros relatam que os passaros sempre se acostumam com os donos.
Willuan, seu canal é show!
Sim, fazer ferramentas é grau de inteligência.
A gente crê que esse grau de inteligência seria somente em Primatas e que bom que as aves mudaram esse conceito.
Impressionante! Ainda sabemos tão pouco sobre animais. Ainda bem que tem canais sérios e comprometidos com informações verídicas, como esse. Obrigada, mestre!
Vídeo maravilhoso. Devemos aprender sempre. Os corvos. 10 para o respeito por eles.🥰
Primeira vez que vi um corvo foi no Japão me assustei de tão tenebroso é o bicho principalmente o grito.
Em uma linha de trem tinha muito problema de pedras no trilho e pensaram que eram crianças colocando,mas ao monitorarem os trilhos era um corvo que colocava as pedras.
Os corvos queriam descarrilhar algum trem e comer as pessoas que morressem.
@@leandroribeirocorrea4 muito específico kkkkkkkkk
@@XxSe7enMGxX Certeza que esse cara fora um corvo na vida passada kkk
As aves são inteligentes, espertas e belas. Amo muito essas riquezas! 🥰
coisas da natureza sempre nus supriedendo muito bom esse trabalho parabéns
Essa inteligência desses pássaros representa não sabia, obrigado amigo Willian Menq, meus parabéns!
Parabéns pelo Canal Willian. Eu tenho uma Agapornis e ela é criada solta. Ela sabe comunicar direitinho quando quer algo e principalmente quando quer tomar banho nas mãos! 🍀🐥🍀
Bacana, não imaginava ter aves tão inteligente aprendi muito com seus vídeos. Obrigado
Essa Aves são inteligentes demais, tem um documentário que os Americanos usaram corvos pra pegar o Osama Bin Laden, gravando a imagem dele na memória quando visto ele alertou, muito Loko, excelente trabalho amigo parabéns
Nós temos tiribas que sempre comem a fiação das casas, de tanto eu as espantar da casa, onde querem fazer ninho também, quando me vêem saem voando bem barulhentas.
Agora fizeram ninho numa caixa de vespas abandonada .. é uma graça, e um alívio vê-las numa casa sem fiação...
qual documentário
Tenho visto por acaso a esperteza do pássaro bem te vi como é esperto para pegar um alimento que lhe enteresça também os pardais
Gostei muito muito muito
beijão no seus coração
Ha sim, é racional
É realmente impressionante a inteligência das aves, essa do corvo quebrar as nozes eu ja sabia.
Parabéns por mais um belo vídeo 👍👍👍
Esse tema sempre foi muito interessante, me recordo que há alguns anos atrás eu vi esses videos dos corvos resolvendo os problemas e etc e fiquei fascinado por essas aves, isso é muito legal até por mostrar que o animal não deve ser associado a crenças bobas como são mostradas em filmes e até em desenhos, e que ele deve é ser admirado pela sua capacidade de raciocinio, já os psitacídeos desde criança eu observo o comportamento de alguns e não tem como não ver o quão curiosos e bricalhoes eles são alem de extremamente sociaveis e comunicativos essas aves realmente são extremamente admiráveis, obrigado pelo video Willian esse tema é relamente muito bom!!!
É verdade tem quem acredita que corujas corvos são aves de mal agoro como assim? A coruja é linda com seu jeitinho misterioso o corvo tão sabido é muita ignorância!!
Uau! Cada vez aprendo mais com vc e fico ainda mais encantada com a sabedoria da natureza.
Seu vídeo sempre EXCELENTE, claro de fácil entendimento, curiosidades mesmo e super importantes.
Simpatia e simplicidade, continue assim eu recomendo a todos !!!
Impressionante! Muita coisa eu desconhecia!! Seus vídeos são sempre fantásticos ❤❤
Penso que sabemos muito pouco ainda sobre a inteligência das aves, principalmente dos psitacídeos. Espero que logo outras descobertas aconteçam... É claro que o Willian trará para o canal que, por sinal, é muito interessante.
Legal, Wiliam. Importante ressaltar q é mto difícil definir com exatidão o q chamamos de inteligência, sendo um debate científico e filosófico em aberto.
Concordo totalmente.
Eu tava esperando um vídeo falando da inteligência dessas aves. AMEI! 😍😍
Simplesmente magníficos! Precisamos aprender a considerar e respeitar o reino animal! Meus grandes mestres, cada espécie sobre a terra! Só tenho a agradecer a cada espécie, infinitamente! Lindo seu trabalho!
Entre 2005 e 2013 eu tunha um bando periquitos australianos no meu estúdio. Uma fêmea aprendeu a brincar com moedas. Na geração seguinte nasceu um periquito que gostava de jogar uma Bolonha de ping pong. O nome dele era Nenem. Ele tinha o conceito de posse. Ele não deixava outros pássaros brincarem com a bolinha. Eles também tinham o conceito de dinheiro: trocavam sementes regurgitadas, dinheiro por massagem na cabeça.
Sensacional eu fico impressionada com a inteligência desses caras eu já amo muito eles agora então nem se fala fico aguardando os seus vídeos são muito bacanas parabéns muito obrigada por nos mostrar essas raridades.
Boa noite Willian menq muito bom vídeo desta semana sobre há inteligência dessas aves maravilhosas muito curioso, interessantes adoro esté canal parabéns. 👏 👏 👏 SP. /interlagos
Incrível mesmo a inteligência dessas aves
esse comportamento dos corvos eu já vi num shorts mais ver isso no seu canal é muito mais produtivo
O periquito da caatinga e um dos mais inteligente que acho
Obrigada! Super interessante, amor pelas aves e animais.....😍😍😍😆💓👏👏👏👏
Olá.
As gralhas começam enterram grãos de milho depois acabam não encontrando, por isso é comum encontrarmos pés de milho no meio do mato, após as chuvas.
Valeu William.
Eu sou sua fã gosto de todos os seus vídeos
Vídeo sensacional. Há quem menospreze o trabalho de "youtuber", mas cara, precisa ser MUITO estudioso pra produzir um conteúdo TOP desses, parabens com força!!
QUE LINDO OS SEUS VIDEOS......APRENDEMOS MUITO.....JOIAAAAAAAAA
Obrigada William por nós mostrar
Novas aves e seus costumes
Que lindos 😍😍😍
Aqui onde moro, Costa Rica, tem um passarinho que guarda o material pra fazer seu ninho. No meu sítio eu tinha uma gaiola vazia e eles a encheram de capim e depois de uns dias foram levando pra outro lado. E eles andam todo tempo juntos. Eu achei incrível. 👏👏👏🐦🦜
Mais uma aula de conhecimento para aumentar a nossa inteligência
Que belo o papagaio africano, e muito inteligente, parabéns.
Seres maravilhosos! A
Cada dia me impressiono mais com as aves! Costumo conversar c meus passarinhos q pousam aqui n minhas árvores...Bom saber q talvez me reconheçam!
Meu filho tem quatro anos, apesar de muito ativo , não responde as questões que estes pássaros resolveram. Muito show..
Mais um vídeo show, 😄😄😄😄👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏MELHOR!!! SHOW DE VÍDEO.
Willian, faz um vídeo falando das gralhas do campo. Quando morava no sítio, elas vinham comer os ovos das galinhas. São muito inteligentes.
Amigo, é incrível o que podemos aprender com animais tipo aves ! Nós aprendemos que nos humanos podemos nos comunicaram com eles ! Que informações maravilhosas! Nós agradecemos ! Boa noite !👍👍😄😄🐦🦜🦋🐕
👏👏👏👏👏👏👏Que lindos...!!!maravilhoso!!!🎈👍 Parabéns Willian!!!
Ótimo vídeo realmente a inteligência dessas aves e inpresonate
QUE MAGNÍFICO, ESSE VÍDEO. NEM IMAGINAVA,NADA DISSO EM RELAÇÃO AS AVES. PARABÉNS.😊👏👏👏
Sem palavras pra esse vídeo. Simplesmente espetacular. Seria legal ter comentado sobre os falcões e gaviões da Austrália que criam incêndios para seu próprio benefício. Faz vídeo sobre o carão
Fiquei impressionada 😲
Como sempre os nossos dinossauros atuais são muito inteligentes, ótimo vídeo 🦕😉
@Turututu 2 Sim só que n pode matar os gatos tbm
@@universoanimalcompietro com certeza,
são tudo animais e é normal o gato caçar mesmo que não esteja com fome, mas ele caça por instinto natural.
@Turututu 2 amigo,vc tem toda razão se ngm não proteger o mundo animal não vai existir nenhum ser
Deveria ter mais vídeos sobre corvídeos! Família gigante e diversificada.
Que vídeo interessante, adorei, acho que todos animais são muito inteligentes, parabéns pelo vídeo.
Que coisa impressionante. Criaturas do CRIADOR!!!
Como sempre, o conteúdo desse canal relaxa, alegra e eleva o espírito.
VÍDEO INCRÍVEL! AGORA EU PUDE ASSISTIR E APRECIAR COMO QUERIA. COM CERTEZA, AINDA TEMOS MUITO A DESCOBRIR SOBRE AS AVES. VOU CONTAR UMA QUE EU PRESENCIÊI. EU ESTAVA OBSERVANDO GARÇAS VAQUEIRAS E VI UM FALCÃO DE COLEIRA OLHANDO PRA ELAS. EU FIQUEI PENSANDO QUE ELE IA ATACÁ-LAS, MAS NÃO ELE ESTAVA ESPERANDO UMA GARÇA CAPITURAR ALGUMA COISA PRA ELE IR TOMAR E O FOI O QUE ACONTECEU... UMA GARÇA PEGOU UM LAGARTO E ELE DEU UM BOTE E TOMOU NO AR DO BICO DELA, ASSIM QUE ELA VOÔU COM MEDO DELE. AÍ EU DISSE PRA MIM: QUE BICHO SABIDO KKKKKKKKK
Fiquei impressionada com essas informações sobre as aves!
Obg Willian por estas informações maravilhosas!
Sou apaixonada pelos seus vídeos!
Ana Maria Soares - Camacan Ba
Muito top
É muita inteligência
Esse vídeo, como os demais: "uma obra prima", nosso amigo William! Boa noite e uma feliz semana para todos nós, e, é claro, até o próximo vídeo 🕊🦜🦉🦩
Que espetáculo, parabéns pelo trabalho.
Bom dia a natureza é sábia com certeza!
William admiro muito seu trabalho, faz um vídeo falando sobre conservação em cativeiro e reintrodução de aves criticamente ameaçadas e como isso poderia ajudar as espécies que estão em declínio populacional.
Mais um excelente vídeo! Temos a mania de achar que só nós somos inteligentes o que não é verdade.
Parabéns Dr seus vídeos são magnífico Deus abençoe seu trabalho
São muito inteligente graças a Deus
William parabéns pela sua pesquisa e parabéns também pelo canal abraços.
So beautiful sharing 👍
Amri este video! Gracias por acercarnos tanto a estos seres maravillosos!🙏🤗
Pra saber que as aves reconhecem pessoas basta alimentá-las. É nítida a diferença de comportamento com os membros da família que colocam a comida vs os que não colocam - os passarinhos não tem medo de quem sabem ser um "amigo", às vezes entram até dentro de casa pra "avisar" que o comedouro/bebedouro está vazio.
Edit: os beija-flores chegam a dar investida quando um estranho mexe no bebedouro deles, o que têm de pequenos também têm de encrenqueiros, mas se for alguém "da casa" eles nem ligam, pq sabem que está sendo retirado para fazer o refil.
Que legal Professor William Menke.
Não sabia disso.
As corujas são também inteligente?
Obrigado pela atenção.
Ivan
Simplesmente sensacional, obrigado por essas informações, como é bom aprender👏👏👏👏👏👏
faz um videos sobre o prazo pra formação do filhote do ninho, é muito interessante ver que animais (incluso aves) que nascem muito dependentes sao mais inteligentes doq animais que nascem "prontos" pra vida
Impressionante aula! Obrigado.
Corvos nunca imaginei que eles eram assim. Parabéns Willian excelente vídeo.
Parabéns pelo canal! Sempre coloco os vídeos para meu pai ver. Ele gosta muito!
Isso é incrível!!! 👏👏👏
Meus pássaros sempre fizeram festa quando eu chegava em casa.Eles são amorosos e inteligentes.
Ótimo vídeo! O antigo que fez falando sobre a inteligência das aves foi o que me introduziu ao seu canal, adorei ver um remake em maior qualidade desse vídeo
Gosto de como mostrou um pequeno relance do carcará no finalzinho, são aves bem espertas e impressionantes, aposto que se conduzissem estudos com os carcarás, vários comportamentos interessantes seriam notados
uma vez, eu tinha um pintinho de estimação, e ele sempre me seguia, quando ele foi colocado, longe de mim, por uma semana mais ou menos, eu fui visitar ele, depois, mesmo depois de uma semana sem me ver, ele me reconheceu e me seguiu, olha que ele estava com vários outros pintinhos.