Sou paulista mas gosto muito e admiro a cultura gaúcha. Música, churrasco, chimarrão, tradição e muita alegria. Grande abraço queridos irmãos do Sul do Brasil
28 era a rua 28 de Setembro atualmente chamada de Dr. Maia em Uruguaiana. O Chico Alves que escreveu essa música, baseou-se nos relatos do seu pai sobre a vida noturna na 28 nas décadas de 40 e 50. A rua tinha vários bordéis frequentados por trabalhadores rurais, estudantes e militares de baixa patente (gente de pouco dinheiro). China é uma gíria local para prostituta e a Porca Rabona é uma refêrencia a uma cafetina famosa dessa rua. Como todo lugar movimentado à noite, tinha aquele pessoal que exagerava na bebida e se envolvia em confusão, as brigas eram comuns e aí a polícia era uma frequentadora assídua da rua para apartar brigas de homens armados com facão e revólver, às vezes, também, realizava batidas nos estabelecimentos para verificar se havia menores de idade lá dentro.
Gaúcha de santa vitoria do palmar, me criei na campanha, morei 10 anos em bagé, 5 em candiota, 1 em piratini, 3 em arroio grande e vivo atualmente na capital, lhes digo, nada melhor que o interior, onde nossa cultura ainda vive!!
nasci no parana cresci em São Paulo mas amo meu pais inteiro,todas as culturas me fascina,obrigada Meu Querido e amado Deus por me dar de presente um país tão rico.
Certo dia deparei-me a beira de um lago, onde as borboletas com multicores voavam de um lado para outro como se estivessem em busca de algo. Elas não estavam buscando, e sim representando. Cada cor de uma borboleta tinha uma simbologia diferente, a branca a paz, o azul, o céu e o lago, a cor vermelha, a paixão. A cor amarela, esta sim, bateu mais forte em meu peito e apontava o nascer do sol e o entardecer. O sol nascia com tanta força que seus raios batiam no lago e refletiam no azul do céu. Minha doce princesa, nada acontece sem motivo, entre o expoente e nascer do sol, eu fico com o nascente, que é a cor do seu sorriso e brilho dos seus lindos olhos. A cor azul fica bem representada pelos seus lindos cabelos, macios como as plumas. Princesinha do Sertão, eu não posso deixar de citar seus graciosos lábios, que parecem dois favos de mel, do que uma divisão entre a parte superior e a inferior de sua boca. É exatamente, o que separa a alma loucamente para saber o gosto que tem jatai. A cor branca fica para seus lindos dentes, que dar o ar da graça de toda sua beleza encantadora. A cor vermelha representa a paixão, aura maior de dois seres envolvidos em só sentimento, como o nascer do sol e pôr do sol. Minha paixão, você é a perfeição em si, bela como a natureza, cheirosa como as rosas e as flores, educada como uma madre, observadora como uma serpente. Todos esses conteúdos, só cabe dentro de outro conteúdo, que é você, EXPRESSÃO MÁXIMA DE UMA LINDA MULHER." _________Israel Santos__
Sou das Minas Gerais, e aprecio música regional bem feita, embora seja rockeiro das antigas, mas essas músicas são lindas. Minha esposa gaúcha que o diga.
EN LOS 80 CUANDO VIVIA EN URUGUAYANA, A 73 KMTS DE BELLA UNION, ESE TEMON HACIA SUCESO, JUNTO CON EL TEMA MEU RASTO, DEL GAUCHO DA FRONTEIRA, LE DA NOMBRE AL DISCO , EL NACIO EN URUGUAY, Y ES HIJO DE UN ESTANCIERO , TE LO RECOMIENDO. SALUDOS DESDE MONTEVIDEO.
.....sou catarina de sangue mas gaucho de coração, Grande Joca Martins gaudério nato e músicas raízes, tive o prazer de ver seu show ao vivo aqui em Blumenau no ctg Rancho da Tradição....com aquela foto baguala no fim!!!!! kkk
Essa música é dos bons tempos da Califórnia. Uma letra bem elaborada pelo competente Joca Martins e que reflete perfeitamente o ambiente do tema proposto. Parabéns!
Eita coisa mais linda são as músicas gaúchas. Os gaúchos amo demais. Tive em fevereiro de 2017 se pudesse morava aí. Praias lindas. Tudo lindo. Saudades
Desde muinto de piá desfrutava dese poema no velho radinho de pilha... Só tenho a agradecer x ter nascido nesa época... Un forte quebracostela de Tranqueras Uruguai 🇺🇾
Para quem não sabe o que e recuerdos da 28 , assim era conhecida a zona do meretrício anos atrás em Uruguaiana. Rabona era a dona do bordel. Guarda devia ser os brigadianos na época. Realmente pode ser feito um filme. O último filme realmente Gaúcho foi os Abas Largas polícia da fronteira e uma das cenas foi filmado na casa de minha avó.
De vez em quando quando boto a mão nos cobre Não existe china pobre, nem garçom de cara feia Eu sou de longe, onde chove e não goteia Não tenho medo de potro, nem macho que compadreia. Boleio a perna e vou direto pro retoço Quanto mais quente o alvoroço, muito mais me sinto afoito E o chinaredo, que de muito me conhece Sabe que pedindo desce, meu facão na "28" Remancheio num boteco ali nos trilhos Enquanto no bebedouro mato a sede do tordilho Ouço mugindo o barulho da cordeona E a velha porca rabona, retoçando no salão Quem nunca falta é um índio curto e grosso De apelido Pescoço, da rabona o querendão. Entro na sala no meio da confusão Fico meio atarantado que nem cusco em procissão Quase sempre chego assim meio com sede Quebro o meu chapéu na testa de beijar santo em parede. E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito: -Me serve um liso daquela que mata o guarda! E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito: -Me serve um liso daquela que mata o guarda!) Guardo o trabuco empanturrado de bala Meu facão, chapéu e pala e com licença, vou dançar Nestes fandangos, levo a guaiaca recheada Danço com a melhor china, que me importa de pagar! O meu cavalo, deixo atado no palanque Só não quero que ele manque quando terminar a farra A milicada sempre vem fora de hora Mas eu saio porta afora, só quero ver quem me agarra Desde piazito, a polícia não espero Se estoura a reboldosa, me tapo de quero-quero Desde piazito, a polícia não espero Se estoura a reboldosa me tapo de quero-quero.
LETRA De vez em quando quando boto a mão nos cobre Não existe china pobre, nem garçom de cara feia Eu sou de longe, onde chove e não goteia Não tenho medo de potro, nem macho que compadreia. Boleio a perna e vou direto pro retoço Quanto mais quente o alvoroço, muito mais me sinto afoito E o chinaredo, que de muito me conhece Sabe que pedindo desce, meu facão na "28" Remancheio num boteco ali nos trilhos Enquanto no bebedouro mato a sede do tordilho Ouço mugindo o barulho da cordeona E a velha porca rabona, retoçando no salão Quem nunca falta é um índio curto e grosso De apelido Pescoço, da rabona o querendão. Entro na sala no meio da confusão Fico meio atarantado que nem cusco em procissão Quase sempre chego assim meio com sede Quebro o meu chapéu na testa de beijar santo em parede. E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito: -Me serve um liso daquela que mata o guarda! E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito: -Me serve um liso daquela que mata o guarda!) Guardo o trabuco empanturrado de bala Meu facão, chapéu e pala e com licença, vou dançar Nestes fandangos, levo a guaiaca recheada Danço com a melhor china, que me importa de pagar! O meu cavalo, deixo atado no palanque Só não quero que ele manque quando terminar a farra A milicada sempre vem fora de hora Mas eu saio porta afora, só quero ver quem me agarra Desde piazito, a polícia não espero Se estoura a reboldosa, me tapo de quero-quero Desde piazito, a polícia não espero Se estoura a reboldosa me tapo de quero-quero.
Bem gente. A história é está. Nós anos 70 com a revolução artística o Nativismo e as tradições gauchas foram esquecidas pelas mídias, surgiram músicas maravilhosas como está, Guri de meu amigo Julinho Machado e com a magnitude do César Passarinho, mas enfim os festivais esvaziados e tudo esquecido. Mas aí nos anos 80 surgiu um cara cabeludo, de bombachas e alpargatas que tocava uma gaita ponto. Aí ele passou a ser observado e a juventude começou olhe seguir e o Nativismo renasceu no corações dos gaúchos. Me refiro a Renato Borghetti que com seu carisma e competência alertou aos gaúchos que nossas tradições eram lindas para serem esquecidas. Voltaram o chimarrão, os fandangos, e estes tradicionalistas e compositores da antiga voltaram e o Ri Grande vc do Sul passou a despertar em todos nos Gaúchos o no orgulho desta terra maravilhosa. Parabéns a todos e vamos em frente. Recuperado da 28
O gaúcho existe há mais de 150 anos antes da revolução farroupilha. Eram chamados de changueadores, depois de gaudérios, somente posteriormente de gaúchos, este último nome é derivado do espanhol 'galtcho'. E todos estes nomes já existiam antes da revolução farroupilha. A revolução não tem nada a ver com a origem do gaúcho. Se enganam muitas pessoas que são gaúchas e não sabem suas origens. Isso precisa mudar, pois a revolução não é a origem do nome do 'gaúcho' e nem do gaúcho em si. A revolução farroupilha se comparada aos mais de 300 anos de 'gauchismo' é uma parte bem pequena de dez anos da história gaúcha, mas, ainda que pequena é muito importante para a formação do caráter, mas não para o nascimento porque o gaúcho já havia nascido. O gaúcho já era gaúcho antes, durante e continua sendo depois da revolução farroupilha!
FeXisiM FXM falo certo amigo, muitos pensam que surgimos na revolução Farroupilha mais já existimos desde 1780 com os changueadores largados nesse Pampa.
apesar de não serguir as tradições gaúchas e não gostar muito de música nativista, da gosto de escutar essa música, isso sim é música gaúcha, não essas porcarias de hoje em dia! ORGULHO DE SER GAÚCHO ♫ ♥
Em 1981 fiz o CFST, CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS TEMPORÁRIOS, No 8] RCMEC, já não existia a 28, porém havia muita tasca afamada. Frequentávamos às escondidas pois a PE , polícia do Exército sempre estava à espreita.Era deste jeito mesmo..Se estourava a rebordosa...
a 28 era uma rua em uruguaiana conhecida pelos seus prostíbulos e botecos, por isso a música é nomeada "Recuerdos da 28", que realmente fala as lembranças de quem frequentava tal lugar.
Meu menino homen gaucho meu lindo parabens a muito te acompanhados Mas ouvido pela primeira cantar CATEDRAL te superaste se e possivel A vo que por todos nos. DEUS te abencoe. Camaqua.
é verdade amigo e ainda tem individuos que falam mal dele porque usava em uma apresentação um lenço azul é pra matar o guarda mesmo um abração Rosnei Souza
Gustavo carvalho Gaúchos e goianos tem muita coisa em comum, porém a simplicidade é um dos traços em comum. Sou gaúcho; minha esposa é goiana e admiramos demais a cultura destes estados.
Sou paulista mas gosto muito e admiro a cultura gaúcha. Música, churrasco, chimarrão, tradição e muita alegria. Grande abraço queridos irmãos do Sul do Brasil
Seres bem recebido aqui no Sul tchê
"NÃO SE PEDE PASSAPORTE ,NESTES CAMINHOS DO PAMPA"
Que satisfação meu caro!!! O Rio Grande vai estar sempre as ordens...Forte Abraço
Saudades da minha querida Uruguaiana!!!!!😍😍😍
Você sim é gaúcho, não importa onde nasceu meu amigo.
Alguém escutando em 2024 ?
Eu!
15.03 24 23 horas e 41 minutos curtindo nosso som
Sempre
Opa
Eu também.
28 era a rua 28 de Setembro atualmente chamada de Dr. Maia em Uruguaiana. O Chico Alves que escreveu essa música, baseou-se nos relatos do seu pai sobre a vida noturna na 28 nas décadas de 40 e 50. A rua tinha vários bordéis frequentados por trabalhadores rurais, estudantes e militares de baixa patente (gente de pouco dinheiro). China é uma gíria local para prostituta e a Porca Rabona é uma refêrencia a uma cafetina famosa dessa rua. Como todo lugar movimentado à noite, tinha aquele pessoal que exagerava na bebida e se envolvia em confusão, as brigas eram comuns e aí a polícia era uma frequentadora assídua da rua para apartar brigas de homens armados com facão e revólver, às vezes, também, realizava batidas nos estabelecimentos para verificar se havia menores de idade lá dentro.
Excelente colocação.
Isso é história. É cultura. Gratidão pelas informações, muito bom ouvir causos como esse.
Bem isso mesmo👏👏👏👏
Gostei muita de ler a letra desta música. Agora passei a ter o entendimento total do que ela nos conta. GRACIAS!!!
E o índio curto e grosso de apelido pescoço (Mario pescoço) ,era o amante da porca rabona ,seu nome era Enerstina
Estou em um bar aqui no Pará e ouvindo essa música no meu fone, tomando uma cerveja. Não tem nada melhor !
estava ouvindo desassossegos e lá tinha um comentário seu. Pulei pra essa música e lá está você de novo. hehe
@@cassiussomensi1547 kkkkkk
Td certo uma bem gelada
Verdade muito bom mesmo
Meu avô era policial e vivia fazendo batida na casa da porca rabona...Essa música representa a essência de Uruguaiana
Meu avô era dos que vivia no Chinaredo e cinco muito sobre esse tempo kk
Obrigado Deus por ter me feito nascer nesta Pátria linda que se chama Rio Grande do Sul.
Luiz Vieira abraço gaudério pra ti home vale a pena ouvir música assim né
Digo o mesmo...
februca Vieira Viva nossa Cultura Gaúcha!
Meus cumprimentos gaudério, abraço nordestino .
Verdade saudade do sul nasci e mecriei ai
Gaúcha de santa vitoria do palmar, me criei na campanha, morei 10 anos em bagé, 5 em candiota, 1 em piratini, 3 em arroio grande e vivo atualmente na capital, lhes digo, nada melhor que o interior, onde nossa cultura ainda vive!!
nasci no parana cresci em São Paulo mas amo meu pais inteiro,todas as culturas me fascina,obrigada Meu Querido e amado Deus por me dar de presente um país tão rico.
Mi ipañ)
Falo tudo
Certo dia deparei-me a beira de um lago, onde as borboletas com multicores voavam de um lado para outro como se estivessem em busca de algo. Elas não estavam buscando, e sim representando. Cada cor de uma borboleta tinha uma simbologia diferente, a branca a paz, o azul, o céu e o lago, a cor vermelha, a paixão. A cor amarela, esta sim, bateu mais forte em meu peito e apontava o nascer do sol e o entardecer. O sol nascia com tanta força que seus raios batiam no lago e refletiam no azul do céu. Minha doce princesa, nada acontece sem motivo, entre o expoente e nascer do sol, eu fico com o nascente, que é a cor do seu sorriso e brilho dos seus lindos olhos. A cor azul fica bem representada pelos seus lindos cabelos, macios como as plumas. Princesinha do Sertão, eu não posso deixar de citar seus graciosos lábios, que parecem dois favos de mel, do que uma divisão entre a parte superior e a inferior de sua boca. É exatamente, o que separa a alma loucamente para saber o gosto que tem jatai. A cor branca fica para seus lindos dentes, que dar o ar da graça de toda sua beleza encantadora. A cor vermelha representa a paixão, aura maior de dois seres envolvidos em só sentimento, como o nascer do sol e pôr do sol. Minha paixão, você é a perfeição em si, bela como a natureza, cheirosa como as rosas e as flores, educada como uma madre, observadora como uma serpente. Todos esses conteúdos, só cabe dentro de outro conteúdo, que é você, EXPRESSÃO MÁXIMA DE UMA LINDA MULHER."
_________Israel Santos__
Sou das Minas Gerais, e aprecio música regional bem feita, embora seja rockeiro das antigas, mas essas músicas são lindas. Minha esposa gaúcha que o diga.
Buenas mineiro 👍. Tbm sou rockeiro, e amante músicas do meu povo. Abço 👍👍
uma dica aos dois, se ainda não conhecem, procurem "Rock de Galpão", o melhor dos dois mundos
Sou carioca por consequência e gaúcho de alma um dia hei de conhecer essa terra de cultura maravilhosa!
Serás muito bem vindo amigo!
Infelizmente a maior parte daí não acha isso, bueno tu é bem vindo che
Serás bem vindo nesse momento o Rio Grande está passando por uma enchente brava mas vamos nos reerguer força Rio Grande do Sul
Te bolheia, aproveita conhecer nosso frio que tá de renguia cusco
Quando vieres! Moro na lapa e quando vieres me convida, te mostro os pampas! São Borja, maior prazer de te mostrar meu Rio grande, amo o Rio ❤
Paulista Adora Gaúcho... Tem o Maior Respeito por Nós... Móro em SP a 18 anos...
Muy buena música! hacía tiempo que la buscaba, saludos desde Uruguay.
Escucha la versión con "Juarez Brasil e Grupo Os Gaudérios"
Saludo!! Gracias
Gracias hermano. Saludos.
Saludos hermano Oriental 🇨🇬🇺🇾
EN LOS 80 CUANDO VIVIA EN URUGUAYANA, A 73 KMTS DE BELLA UNION, ESE TEMON HACIA SUCESO, JUNTO CON EL TEMA MEU RASTO, DEL GAUCHO DA FRONTEIRA, LE DA NOMBRE AL DISCO , EL NACIO EN URUGUAY, Y ES HIJO DE UN ESTANCIERO , TE LO RECOMIENDO. SALUDOS DESDE MONTEVIDEO.
Sou de Sant'Ana do Livramento-RS fronteira com Uruguai e aqui amamos.
Um hino do Rio Grande do Sul ❤desde o Rio de Janeiro
Meu Rio Grande do Sul...Orgulho em ser desse Estado que cultiva e honra suas tradições
.....sou catarina de sangue mas gaucho de coração, Grande Joca Martins gaudério nato e músicas raízes, tive o prazer de ver seu show ao vivo aqui em Blumenau no ctg Rancho da Tradição....com aquela foto baguala no fim!!!!! kkk
Essa música é dos bons tempos da Califórnia. Uma letra bem elaborada pelo competente Joca Martins e que reflete perfeitamente o ambiente do tema proposto. Parabéns!
Música divina e maravilhosa, que saudades das CALIFÓRNIA E DO RECANTO DO TIO FLOR.
Bons tempos que se foram.
O Joca Martins é fora da curva.
Valeu.
Grande Joca.......a gente nao se cansa de ouvir a boa musica tradionalista do Rio Grande...
Orgulho de ser gaúcho!!! Cultura unica!
Parabens! Que bom estilo gaúcho Martins saúdades desde la República Argentina a todos os irmaos da patria grande do sul de America.
Mariano Ramiro Morán Delgado não somos da República Argentina somos gaúchos e brasileiros
Na verdade somos todos irmãos, pois além de sul americanos, também nos identifica este sentimento de gaúchos. Um abraço amigo argentino.
Luiz Filho caro amigo vc nao entendeu a colocacao. ele esta na republica argentina.
Mariano Ramiro Morán Delgado. Viva a Pátria Grande!
Marcelo Ferrari Ninguém aqui compartilha desse seu sentimento genocida!
Que buena musica aguante 🇧🇷 y 🇺🇾🎉🎉
Obrigada meu Deus por ter me feito nascer no melhor lugar do mundo 💚❤️💛eu amo nossa cultura e nosso estado...EU AMO SER GAÚCHA 💗
Impercons Impermeabilizações de Santa Maria-RS, na escuta desse hino riograndense!!
Baita orgulho desse chão!!
Uma das mais belas vozes do Rio Grande abagualado. Sou admirador profundo da cultura charrua,soy pantaneiro Sul-Mato- Grossense.
Bueno, irmaozito nosso👍🏽
Eita coisa mais linda são as músicas gaúchas. Os gaúchos amo demais. Tive em fevereiro de 2017 se pudesse morava aí. Praias lindas. Tudo lindo. Saudades
Venha prenda
@@dmarcio66 se eu pudesse iria mesmo. Seria um sonho.
Desde muinto de piá desfrutava dese poema no velho radinho de pilha... Só tenho a agradecer x ter nascido nesa época... Un forte quebracostela de Tranqueras Uruguai 🇺🇾
🇨🇬🤝🇺🇾
22/07/2023 Muitas recordações quando ouço estas canções gaúchas!! Saudade da minha terra, Dom Pedrito!!!
Tenho vontade de conhecer dom pedrito.
Música perfeita!!!!escuto heavy metal,mas amo as músicas tradicionalistas aqui do sul!!!!!ah eu sou Gáucho!!!!!
Tbm gaúcho. E amo rock. Mas a nossa música gaúcha é linda linda demais 👍
@@alexsandroamador1215 concordo contigo tchê kkkkk
Gosto muito da Cultura gaúcha, um povo muito admirável !
Essa música é um hino!!
Para quem não sabe o que e recuerdos da 28 , assim era conhecida a zona do meretrício anos atrás em Uruguaiana.
Rabona era a dona do bordel.
Guarda devia ser os brigadianos na época.
Realmente pode ser feito um filme.
O último filme realmente Gaúcho foi os Abas Largas polícia da fronteira e uma das cenas foi filmado na casa de minha avó.
Quem aqui em 2019 prestigiando a bela música campeira
Euuu
minha mae Rio Grandense(Arroio Grande) meu pai Espanhol e eu Uruguaio,grande mistura que nem Farrapos.
21
De vez em quando quando boto a mão nos cobre
Não existe china pobre, nem garçom de cara feia
Eu sou de longe, onde chove e não goteia
Não tenho medo de potro, nem macho que compadreia.
Boleio a perna e vou direto pro retoço
Quanto mais quente o alvoroço, muito mais me sinto afoito
E o chinaredo, que de muito me conhece
Sabe que pedindo desce, meu facão na "28"
Remancheio num boteco ali nos trilhos
Enquanto no bebedouro mato a sede do tordilho
Ouço mugindo o barulho da cordeona
E a velha porca rabona, retoçando no salão
Quem nunca falta é um índio curto e grosso
De apelido Pescoço, da rabona o querendão.
Entro na sala no meio da confusão
Fico meio atarantado que nem cusco em procissão
Quase sempre chego assim meio com sede
Quebro o meu chapéu na testa de beijar santo em parede.
E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito:
-Me serve um liso daquela que mata o guarda!
E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito:
-Me serve um liso daquela que mata o guarda!)
Guardo o trabuco empanturrado de bala
Meu facão, chapéu e pala e com licença, vou dançar
Nestes fandangos, levo a guaiaca recheada
Danço com a melhor china, que me importa de pagar!
O meu cavalo, deixo atado no palanque
Só não quero que ele manque quando terminar a farra
A milicada sempre vem fora de hora
Mas eu saio porta afora, só quero ver quem me agarra
Desde piazito, a polícia não espero
Se estoura a reboldosa, me tapo de quero-quero
Desde piazito, a polícia não espero
Se estoura a reboldosa me tapo de quero-quero.
Bruno Diogo melhor comentario!
Bruno Diogo kk
Bruno Diogo mui bien
tche de novo tu ai hahahaha
rebordosa
substantivo femininoBRASILEIRISMO•BRASIL
1.
advertência severa, enérgica; repreensão, censura.
2.
situação de conflito; confusão, alvoroço.
Orgulho dessa minha terra amada chamada Rio Grande do Sul, povo forte e que honra sua raizes,
Um dos melhores arranjos já feito pelo grupo musical e a voz incomparável d Joca Martins..
Essa é fantástica,um hino que escuto desde a minha juventude.
Me arrepio toda!!! ❤
Estou em Belo Horizonte e matando a saudade
Estou ouvindo essa música em Cascavel pr.
Sou nativo de Jaguarão
Tenho orgulho de ser gaúcha! Amo o Rio Grande do sul !!
LETRA
De vez em quando quando boto a mão nos cobre
Não existe china pobre, nem garçom de cara feia
Eu sou de longe, onde chove e não goteia
Não tenho medo de potro, nem macho que compadreia.
Boleio a perna e vou direto pro retoço
Quanto mais quente o alvoroço, muito mais me sinto afoito
E o chinaredo, que de muito me conhece
Sabe que pedindo desce, meu facão na "28"
Remancheio num boteco ali nos trilhos
Enquanto no bebedouro mato a sede do tordilho
Ouço mugindo o barulho da cordeona
E a velha porca rabona, retoçando no salão
Quem nunca falta é um índio curto e grosso
De apelido Pescoço, da rabona o querendão.
Entro na sala no meio da confusão
Fico meio atarantado que nem cusco em procissão
Quase sempre chego assim meio com sede
Quebro o meu chapéu na testa de beijar santo em parede.
E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito:
-Me serve um liso daquela que mata o guarda!
E num relance se eu não vejo alguém de farda eu grito:
-Me serve um liso daquela que mata o guarda!)
Guardo o trabuco empanturrado de bala
Meu facão, chapéu e pala e com licença, vou dançar
Nestes fandangos, levo a guaiaca recheada
Danço com a melhor china, que me importa de pagar!
O meu cavalo, deixo atado no palanque
Só não quero que ele manque quando terminar a farra
A milicada sempre vem fora de hora
Mas eu saio porta afora, só quero ver quem me agarra
Desde piazito, a polícia não espero
Se estoura a reboldosa, me tapo de quero-quero
Desde piazito, a polícia não espero
Se estoura a reboldosa me tapo de quero-quero.
Bem gente.
A história é está.
Nós anos 70 com a revolução artística o Nativismo e as tradições gauchas foram esquecidas pelas mídias, surgiram músicas maravilhosas como está, Guri de meu amigo Julinho Machado e com a magnitude do César Passarinho, mas enfim os festivais esvaziados e tudo esquecido.
Mas aí nos anos 80 surgiu um cara cabeludo, de bombachas e alpargatas que tocava uma gaita ponto.
Aí ele passou a ser observado e a juventude começou olhe seguir e o Nativismo renasceu no corações dos gaúchos.
Me refiro a Renato Borghetti que com seu carisma e competência alertou aos gaúchos que nossas tradições eram lindas para serem esquecidas.
Voltaram o chimarrão, os fandangos, e estes tradicionalistas e compositores da antiga voltaram e o Ri Grande vc do Sul passou a despertar em todos nos Gaúchos o no orgulho desta terra maravilhosa.
Parabéns a todos e vamos em frente.
Recuperado da 28
Que maravilha,o sudeste agradece as maravilhas que vem do sul
O sul te espera tchê
@@liliamsilvadossantossilvad9208 quem sabe,eu realize o sonho de conhecer essa maravilha,que é o sul do Brasil
@@Neto1988cjc aqui está muito frio bom pra tomar um chimarrão e escutar uma boa música gaúcha 🥶
Muito boa essa música, como outras tantas desse GUERREIRO. E por um instante, me perdoem:QUE SAUDADE DA ZONA.
não bastaram NOVE meses para nascer um Gaúcho.
foi preciso dez anos de REVOLUÇÃO Farroupilha tchê!
iiiieepepeiuhuhu!!!
Concordo em gênero e número amigo, nossos antepassados deixaram uma história linda para passarmos para nossos descendentes.
O gaúcho existe há mais de 150 anos antes da revolução farroupilha. Eram chamados de changueadores, depois de gaudérios, somente posteriormente de gaúchos, este último nome é derivado do espanhol 'galtcho'. E todos estes nomes já existiam antes da revolução farroupilha. A revolução não tem nada a ver com a origem do gaúcho. Se enganam muitas pessoas que são gaúchas e não sabem suas origens. Isso precisa mudar, pois a revolução não é a origem do nome do 'gaúcho' e nem do gaúcho em si. A revolução farroupilha se comparada aos mais de 300 anos de 'gauchismo' é uma parte bem pequena de dez anos da história gaúcha, mas, ainda que pequena é muito importante para a formação do caráter, mas não para o nascimento porque o gaúcho já havia nascido. O gaúcho já era gaúcho antes, durante e continua sendo depois da revolução farroupilha!
FeXisiM FXM falo certo amigo, muitos pensam que surgimos na revolução Farroupilha mais já existimos desde 1780 com os changueadores largados nesse Pampa.
apesar de não serguir as tradições gaúchas e não gostar muito de música nativista, da gosto de escutar essa música, isso sim é música gaúcha, não essas porcarias de hoje em dia! ORGULHO DE SER GAÚCHO ♫ ♥
Só música d galpão viva a pátria gaúcha
Esta enche de orgulho a minha bagualice. Quando canto esta música me transfiguro.
Em 1981 fiz o CFST, CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS TEMPORÁRIOS, No 8] RCMEC, já não existia a 28, porém havia muita tasca afamada. Frequentávamos às escondidas pois a PE , polícia do Exército sempre estava à espreita.Era deste jeito mesmo..Se estourava a rebordosa...
João Luís Muller o que é a 28?
a 28 era uma rua em uruguaiana conhecida pelos seus prostíbulos e botecos, por isso a música é nomeada "Recuerdos da 28", que realmente fala as lembranças de quem frequentava tal lugar.
Não era fácil fugir da P.E
Agora seria um "recuerdos da Setembrino"?? Kkk
Uiazuhbd8jjdi
uhjjbdhj
Whsjj€##€9€#)
Essa música só faz me lembrar do meu falecido avó. Viva o Rio Grande do Sul.
Isso é um Ino nacional ❤
JOCA MARTINS - Um dos maiores cantores deste Rio Grande!
Joka Martins e tudo d bom ,as músicas tem conteúdo e que timbre d voz so tenho agradecer ele sabe levar nosso Rio Grande a diante ....
Sou do Rio Grande do Sul, isto já me basta!
Meu Deus como você é linda Bruna,com certeza a mais linda que já vi, parabéns pela música cultural,muito boa.
O Sul é a minha Pátria Amada!💪👊🙏🙌🔥🐎🐴🎶🎵🎼💟
Parabéns para o senhor 😮👏😊
essa e a teadiçao desse Rio Grande amado e o grito do sapucai sai da garganta!!!
muito bom, o Joca é extraordinário como interprete
essa gaita e esse violão já valem a música, barbaridade
Um arraso!!! Que orgulho!!!
Sou gaúcha e Amoooo minha PATRIA GAUCHA💚💛💚💛💚💛
Grande Joca,um cerne do RIO GRANDE DO SUL!
Musicas que sao eternas e atuais ....
Isso é cultura bem diferente dos dias de hoje que qualquer bobagem chamam de música.
Ouvindo em Fevereiro de 2020......música de qualidade que atravessa gerações.
Povo de 2021 e nunca se esquece das músicas boas de verdade
Isso simm e música de qualidade👏👏
Meu menino homen gaucho meu lindo parabens a muito te acompanhados Mas ouvido pela primeira cantar CATEDRAL te superaste se e possivel
A vo que por todos nos. DEUS te abencoe. Camaqua.
Orgulho Gaúcho...saudades do RGS.
O Rio Grande do Su é o meu País!
Nascido no Paraná 19 anos Gaúcho de alma e coração (sou de familia gaúcha)
Isso sim que é uma música bagual
💃🕺
Tenho orgulho de ser do sul gaucho
Nossas músicas maravilhosas , não canso de ouvir.
Dá pra fazer um filme dessa música.
Everton Romero '
'
Verdade...a maioria das músicas gaúchas dariam um filme mesmo
Boa idéia
@Manuela Bilhar da Silva claro que da
Tà
Ainda sonho dançar essa valsa com minha alma gêmea.❤😊❤
Belíssimas fotos também! Parabéns pela seleção!
Taí um dos monstros cantores que adoro tanto, embora nao seja filho desta, sou profundo apreciador desta maravilhosa pátria gaúcha.
Orgulho de ser gaúcha e do meu conterrâneo Joca Martins
Hermosa música!! Excelente interpretación!!!
Vem pro Sul tchê
agradeço a Deus por ser gaucho e viver neste abençoado rincao
joca martins gaucho buenacho,suas musicas raizes envadem coração a dentro contemplando a solidão.
hum obrigado
é verdade amigo e ainda tem individuos que falam mal dele porque usava em uma apresentação um lenço azul
é pra matar o guarda mesmo um abração Rosnei Souza
Essa letra descreve eu em tudo .muito boa , so quem viveu vai entender o q essa letra fala
meu avo se chamava Jose Machado e minha avó Elisabeta Levatti Abatti de São Sebastião do Cai RS, minha familia mora no Paraná. Muito boa essa canção.
Ai que me refiro ❤👏👏👏👏
Ser gaúcho me basta!!!!feliz 2020 xiruzada...
Uuuuuuuuigaletêêêê!!!!!!
Saudações de um uruguaio.
MAS QUE BAITA TAURA DO RIO GRANDE... JOCA MARTINS TRAZ A ESSÊNCIA DA MUSICA CAMPEIRA..
Que música cuiúda!
Maravilha de música gaúcha. Só alegria...
música de homem! Deus salve nosso Sul
Hum musica de homem mega machismo sou Mulher amo essa musica
@@guaciolamachadomachado9919 acho que não teve todo esse machismo... Acho que ele quiz dizer apenas que homens de verdade se identificam com a música
Eu em 2024 kkk é o toque das minhas notificações no celular kk
Kkkk, você já conhece a ressonancia harmonica do professor hélio couto ?
bah que orgulho eu tenho da nossa pátria!!
oi amigo gosto muito dessa musica é do meu tempo
Melodia extraordinária!!!
Sou goiano, mas gaúcho de coração.
Gustavo carvalho
Gaúchos e goianos tem muita coisa em comum, porém a simplicidade é um dos traços em comum. Sou gaúcho; minha esposa é goiana e admiramos demais a cultura destes estados.
escutos todos dias
Isso nos fortalece a tradição e nos da orgulhos de gritar que somos gauchosss