Muito contente que você retornou a publicar vídeos. Espero que 2020 traga bons frutos. Seu legado é enorme por ter trazido tanta clareza sobre análise estatística no youtube
Obrigado pelas aulas e por todo o conteúdo disponibilizado, Fernanda. Há alguns meses meu professor sugeriu o R para análise estatística e suas aulas estão sendo de suma importância para o meu aprendizado. Em 2018 eu aderi ao Latex para a edição de textos e valeu muito a pena, agora com o R sinto que estou novamente dando um passo à frente.
Aqui tava dando erro quando usei o: "describeBy(dados$Salario, group = dados$Genero:dados$Grau_de_Instruçao)". Dei uma olhada na documentação e em Julho de 2020 mudou, agora é: describeBy(dados$Salario, group = list(dados$Genero,dados$Grau_de_Instruçao)) Daí funcionou igual no vídeo!
Fernana, muito obrigada pelos vídeos! Você tem algum vídeo que ensina como mudar o valor total da tabela por proporção (quero ver o 100% por categoria, e não em relação ao todo), para fazer checagens de balanceamento (ou algum específico sobre isso) e também em como gerar as tabelas no R para serem exportadas para o word (tanto essas como as de regressão). Obrigada!
Ola Fernanda. Parabéns ! Adorei sua aula, muito didática. Gostaria de suger que você fizesse um vídeo sobre os pacotes que criam a tabela 1 automaticamente, se não me engano o pacote table 1 faz isso.
Fernanda estou acompanhando as aulas, seguindo a ordem da play list e tem me ajudado muito. Eu só senti falta de vc explicar no final dos vídeos como a gente faz pra salvar o que a gente fez. Eu consegui salvar o arquivo pra abrir novamente no Rstudio, mas não consegui exportar as análises. Nessa aula que vc ensinou a fazer uma tabela mais visivelmente bonita, eu tentei salvar em word pra adequar pro formato de tabela pro meu manuscrito mas não consegui, tentei copiar e colar tbm mas fica toda desconfigurada...poderia explicar como fazer isso? Muito obrigada!
Olá, professora. Estou adorando seus vídeos. Eu achei interessante usar o comando attach(nome_do_banco) para podermos chamar as variáveis direto pelo nome no código, por exemplo, dentro dos comandos das tabelas, pois a sintaxe fica menor. Obrigado. Ansioso pelas próximas aulas.
Aula maravilhosa, Fernanda!! Você me ajudou muito com suas aulas sobre o R, eu estava quebrando a cabeça para mexer nele! kkkkkkkk Mas fiquei com uma dúvida: quando fui visualizar a tabela de cruzada de frequência absoluta, vieram o dobro dos dados que eu tinha (acredito que fazendo uma relação dos dados para cada um, exemplo: essa espécime A é do sexo feminino? sim. Ela também tem a orelha de X tamanho? sim. Porém também fazia a relação de: essa espécime A é do sexo F? sim. Ela também tem orelha de Y tamanho? não. E todos esses dados foram para a tabela). Queria saber se teria como modificar isso e deixar a tabela de frequência como ficou a do console. Obrigada!
Olá, Fernanda. Conteúdo maravilhoso. Parabéns. Podes me tirar uma dúvida, por favor? Como faço pra calcular as medidas de posição (incluindo moda) e de dispersão para dados agrupados? Eu criei a tabela com as categorias, como você mostrou, mas as funções summary e describe ainda geram estimadores para as variáveis ainda no estado desagrupado.
Sim. As funções summary e describe vão gerar os resultados para as variáveis no estado desagrupado. Por isso no vídeo eu ensino a describeBy e a summarise após group_by.
@@FernandaPeres Fernanda, eu revi o vídeo. Quando me refiro a dados agrupados, é a dados divididos em classes (acabei não sendo claro, perdão). Realmente as funções que você mostrou trazem os resultados por grupos. Minha intenção é conseguir calcular medidas de posição e de dispersão para classes (categorias). Para moda, por exemplo, o pessoal usa muito a moda de CZUBER, também existem fórmulas pra mediana, quartis, etc.
Quando coloquei a função glimpse o R não apresentou minhas variaveis categoricas como factor e sim com chamber . isso altera a propriedade da variável ou é a mesma coisa??
Hahaha! ❤️ Tô planejando um curso bem legal, que deve sair ano que vem! Se você é da cidade de São Paulo, em janeiro vai rolar uma oficina de visualização de dados, organizada pelas R-Ladies São Paulo. Fica de olho no nosso Instagram que a gente divulga essas coisas por lá :)
@@FernandaPeres obrigada por responder. Aproveitando, gostaria de agradecer por seus videos e por tanta divulgação bacana, me sinto mais acolhida na vida da pós, depois de conhecer você
Oi Fernanda, parabéns por ser tão didática. Gostaria de tirar uma dúvida, tem algum vídeo onde vc mostrar como excluir várias bases de dados criadas no R de uma só vez? a função rm não está sendo mto eficiente pra mim que usei um comando errado e o R fofíssimo criou mais 500 bases e tá dificil ir excluindo digitando no rm uma a uma. tem outras bases que preciso lá e por isso não posso deletar absolutamente tudo.
Oi, Caio, ainda pretendo fazer uma série sobre ggplot2. Mas, se você for acompanhando os vídeos sobre os testes, vai ver que em praticamente todos eu incluo um script de geração de gráfico no ggplot2, então dá pra aprender bastante sobre gráfico assistindo ;) E obrigada!!
Oi, Karen, em geral se escreve: mediana (AIQ) Sendo AIQ a amplitude interquartil (quartil 3 - quartil 1). Para quartis não faz mesmo sentido escrever +/-. Então a gente coloca entre parênteses.
Por vírgula, e salvei no Excel como .csv. No R, ele vai entender que a vírgula é o separador de decimal e ele troca por ponto. Nos vídeos anteriores da playlist eu explico isso.
@@FernandaPeres te perguntar, vc trabalha com análise de dados? Eu to publicando um artigo mas o conhecimento q eu tenho no R ainda não esta no nível q eu gostaria...aí como o tempo para desenvolver as analises q eles dão é curto eu estou procurando alguem q domine a ferramenta...na verdade já tenho analises prontas feitas no R, mas precisam de alterações...se vc estiver interessada, tem algum contato ou email q possamos falar sobre? Grata, Darlem
@@nikerllyamaral3024 Oi, trabalho, sim. Me manda um e-mail explicando a sua pergunta experimental, como está o seu banco de dados, quais análises você já fez. Aí consigo te passar um orçamento: fernandafperes@hotmail.com
Fernanda, como eu faço pra exibir na análise descritiva os missing tbm? Na qual a percentagem das variáveis leve em consideração a quantidade de missing? Ex: branco 5,7%, negros 15%, sem informação X%
Parabéns pelo canal, comecei a estudar estatística de novo pro mestrado e comecei a usar o R, seus vídeos me salvaram! Eu to com uma dúvida, quando o R divide as faixas, tem algum jeito de eu dizer quais são ou limitar as casas decimais? Eu tenho dados com duas casas decimais e ele divide em faixas com 3 casas...Outra coisa também é que nem sempre a soma de todas as faixas dá meu total...o que pode ser?
Oi, Felipe, o jeito de limitar as casas é usando a função round(). Dá uma pesquisada nela. Eu entendi que você também quer saber como você mesmo definir a faixa, é isso? Se for, você consegue usando uma estrutura como essa: dados % mutate(FAIXA_ETA = case_when(NU_IDADE_N = 35 & NU_IDADE_N < 60 ~ '35 a 59', NU_IDADE_N >= 60 ~ '60+')) Pra isso tem que usar o pacote dplyr.
Muito obrigada pela Aula super esclarecedora. ❤ Como sugestão, há a possibilidade de vc gravar um vídeo explicando a construção de um questionário estruturado, tipo Likert, usando o R?? ☺☺
Oi, Kallena, esse é um tópico que eu não domino muito... Você está falando de validação de questionário? Até tenho vontade de gravar sobre isso, mas preciso estudar muito mais ainda rs
@@FernandaPeres sim, a validação também, contudo , a etapa de fazer o questionário no R é minha grande dúvida. Como sou iniciante no software, não sei ao certo se pode ser feito um questionário no próprio Rstudio
Ah, entendi. O R permite MUITA coisa, mas eu por enquanto só sei os testes estatísticos... Então, não sei se dá, mas vale a pena dar uma procurada... Os fóruns de R na internet são bem bons!
Porque dar attach na base não é recomendado, não é considerado uma boa prática para códigos. Aqui tem uma discussão mais detalhada: stackoverflow.com/questions/10067680/why-is-it-not-advisable-to-use-attach-in-r-and-what-should-i-use-instead#:~:text=However%2C%20using%20the%20command%20attach,command%20when%20coding%20in%20R.
Bom dia! Amei a aula 😁 Será que tem algum código para fazer a frequência relativa de várias colunas do banco de uma vez só? ao inves de prop.table(table(dados$variavel)) uma por uma? 🥺
Oi, Eduarda. Com certeza tem, mas como não precisei, não sei de cabeça. Dá uma procurada, em inglês. Dá uma olhada também no pacote gtsummary, que eu descobri mais recentemente e adorei. Acho que ele pode fazer isso.
Eu não estava conseguindo obter resultados válidos com o describeBy da forma ensinada no vídeo. Acredito que por uma atualização de versão do R, do pacote ou do próprio Studio R, só funcionou para mim da seguinte forma: describeBy(dados$Salario, list(interaction(dados$Genero, dados$Grau_de_Instrucao)))
Qual pacote há todas as possíveis plotagens de dados em gráficos que eu só faça clicar no botão com nome do tipo de análise e ela é feita, sem eu precisar programar, porque já vem programado, bastando apenas clicar no botão? Por exemplo, um botão com o nome anova, se eu quiser esta análise eu só basto clicar no botão, sem precisar de por os códigos.
Oi, professora! Rodei a função describe by porém em algumas categorias não retorna os valores apenas "NULL", o que poderia estar acontecendo? E a tabela está certinha, com os nomes da categorias certos... Não sei o que pode estar acontecendo :(
Ótima aula professora. Só faço um comentário para o bancos de dados e scripts de apoio às aulas, se for possível não usar caracteres especiais ou acentos. kskskksks
Oi, Fernanda, boa tarde!! Fico até com vergonha de perguntar uma besteira dessas, mas como tu faz pra salvar uma tabela como imagem no R? Tô usando o pacote kable pra formatar e salvar. Faço a tabela, exibo, acho ela ok e boto pra salvar a imagem.... Mas corta as bordas superior e inferior e a qualidade cai muito
Oi, Thays. Não tenho essa resposta pra te dar, haha. Nunca salvei como imagem, sempre exporto como tabela mesmo para o Word (formato com o flextable). Na aula de dados Likert eu dou um exemplo de exportação para o Word. Figura eu pensaria em um print? 😬 Mas não amo a ideia de salvar como figura porque aí não dá para editar mais nada né...
Realmente, encontrar bons vídeos que expliquem estatística em R não é fácil. Mereceu a inscrição
Nossa.... cheguei a essa aula entendendo ! Vc é uma excelente professora !!!!
Rapaz, conteúdo gratuito de ótima qualidade
Que aula perfeita, graças a você estou aprendendo a analisar e interpretar os dados no R.
Ótima qualidade de conteúdo com excelente didática. Mostrou de forma objetiva. Obrigado por ter compartilhado seu conhecimento.
Seu material é excelente, muito completo, e você é bastante didática, meus parabéns!
Muito contente que você retornou a publicar vídeos.
Espero que 2020 traga bons frutos. Seu legado é enorme por ter trazido tanta clareza sobre análise estatística no youtube
Obrigado pelas aulas e por todo o conteúdo disponibilizado, Fernanda. Há alguns meses meu professor sugeriu o R para análise estatística e suas aulas estão sendo de suma importância para o meu aprendizado. Em 2018 eu aderi ao Latex para a edição de textos e valeu muito a pena, agora com o R sinto que estou novamente dando um passo à frente.
Excelente!!! Muito didática!
Excelente sempre Fernanda!!! Gratidão.
Didática incrível! 🙏
Obrigada pela sua colaboração em compartilhar esse conteúdo riquíssimo!
Obrigada pelo excelente conteúdo!
Adorei suas explicações. Mais uma seguidora!!!ainda deixou os scripts pra compartilhar...fantástica! Obrigada pela sua ajuda!
adorando sempre as aulas
Ficou tudo fácil obrigado mesmo, que Deus te abencoe grandiosamente.
Vc tem Dom pra ensinar, parabéns.
Aula show de bola! Didática muito fera, Fernanda. Continue produzindo conteúdo de qualidade! Você é fera!
Muito obrigado pela excelente aula professora, Grato!
Muito bom Fernanda! parabéns, uma das melhores explicações!
Obrigada!!
Sensacional Fernanda. Parabéns!!!!
Excelentes as suas aulas, Fernanda!
Tenho aprendido muito com este canal! mais um inscrito.
Fernandaaaa... muito bom ... obrigada.
Ótima aula ! você ensina muito bem!! Faça mais vídeos
Sem palavras para agradecer! Material excelente!
Ensina muito bem!🙏🙏
salvou muinto. isso era exatamente o que eu preciso
Excelente aula
Muito boa a sua aula! Obrigado!
Aula maravilhosa!!! Parabéns!!!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Parabéns pelo trabalho, Fernanda!! Sucesso pra vc!
Ótima aula, você está de parabéns!
perfeita a aula
Muito bom! Estava procurando a tempos a função table e prop.table para o meu relatório.
Vc é incrível. Obrigada pela generosidade de dividir seu conhecimento
Aula excelente. Parabéns!!!!
Esse conteúdo e outros desse canal estão me salvado! Obrigado!! ❤
Como sempre... impecável... parabéns!
Aqui tava dando erro quando usei o:
"describeBy(dados$Salario, group = dados$Genero:dados$Grau_de_Instruçao)".
Dei uma olhada na documentação e em Julho de 2020 mudou, agora é:
describeBy(dados$Salario, group = list(dados$Genero,dados$Grau_de_Instruçao))
Daí funcionou igual no vídeo!
Opa, bom saber que mudou! Obrigada por deixar a informação aqui!
@@FernandaPeres E parabéns pelas aulas maravilhosas, tão me ajudando demais! Tanto com o R como com a estatística.
@@hugonicolaubarbosadegusmao7824 Fico feliz de saber! Obrigada!!
Valeuu!!!!
Excelente explicação. Parabéns!!
Excelente! Assistirei todos os seus vídeos.
Fernana, muito obrigada pelos vídeos! Você tem algum vídeo que ensina como mudar o valor total da tabela por proporção (quero ver o 100% por categoria, e não em relação ao todo), para fazer checagens de balanceamento (ou algum específico sobre isso) e também em como gerar as tabelas no R para serem exportadas para o word (tanto essas como as de regressão). Obrigada!
Muito obrigado, a senhora salvou o meu trainee kkkkkkk
Excelente explicação!
Video aula perfeita T.T mt obrigada, prof
Você é muito fera, parabens!
Ola Fernanda. Parabéns ! Adorei sua aula, muito didática. Gostaria de suger que você fizesse um vídeo sobre os pacotes que criam a tabela 1 automaticamente, se não me engano o pacote table 1 faz isso.
Muito bom!! Show de bola!!
Parabéns pelo seu trabalho. ;)
Conteúdo incrível, obrigada!
Uma dúvida, tem como importar essas tabelas?
@@julianaparreira1782 Tem como exportar para o Excel, por exemplo.
Dá uma pesquisada em write.table clipboard.
top parabéns amei sua aula, estou cursando Data Science e vou divulgar sua vídeo aula com minha turma!
Video maravilhoso! Me salvou.
você é perfeitaaa
Muchas Gracias
Fernanda vc é incrível! Obrigada pela aula! Aguardando ansiosa por vídeos de gtsummary
Fernanda estou acompanhando as aulas, seguindo a ordem da play list e tem me ajudado muito. Eu só senti falta de vc explicar no final dos vídeos como a gente faz pra salvar o que a gente fez. Eu consegui salvar o arquivo pra abrir novamente no Rstudio, mas não consegui exportar as análises. Nessa aula que vc ensinou a fazer uma tabela mais visivelmente bonita, eu tentei salvar em word pra adequar pro formato de tabela pro meu manuscrito mas não consegui, tentei copiar e colar tbm mas fica toda desconfigurada...poderia explicar como fazer isso? Muito obrigada!
Você é 10!
EU TE AMO FERNANDO, OBriGADOO!!!
Maravilhosa!
Olá, professora. Estou adorando seus vídeos. Eu achei interessante usar o comando attach(nome_do_banco) para podermos chamar as variáveis direto pelo nome no código, por exemplo, dentro dos comandos das tabelas, pois a sintaxe fica menor. Obrigado. Ansioso pelas próximas aulas.
Oi, Diógenes. Nunca usei essa função, bom saber! Vou testar aqui e incluir nos vídeos futuros. Que bom que você está gostando das aulas! Abraços!
Prof Fernanda, grato pela informação sobre count, mas se eu quero ver por exemplo dentro as alturas quero ver quantas vezes tenho a altura de 170
Me salvou muito, obrigada!!
Mais uma inscrita 👏👏
Maravilhoso
Olá Fernanda,
É possível determinar o número de casas decimais que eu quero que apareça nas frequências relativas? Ou a função não permite isso?
install.packages("fBasics") # Instalando o pacote
library(fBasics) # Carregando o pacote
?fBasics # Obtendo ajuda
valores
Muito bom esmo o seu video
👏👏👏👏👏
Aula maravilhosa, Fernanda!! Você me ajudou muito com suas aulas sobre o R, eu estava quebrando a cabeça para mexer nele! kkkkkkkk
Mas fiquei com uma dúvida: quando fui visualizar a tabela de cruzada de frequência absoluta, vieram o dobro dos dados que eu tinha (acredito que fazendo uma relação dos dados para cada um, exemplo: essa espécime A é do sexo feminino? sim. Ela também tem a orelha de X tamanho? sim. Porém também fazia a relação de: essa espécime A é do sexo F? sim. Ela também tem orelha de Y tamanho? não. E todos esses dados foram para a tabela). Queria saber se teria como modificar isso e deixar a tabela de frequência como ficou a do console. Obrigada!
Como faço para que as faixas de valores (no seu vídeo, faixas de salário), sejam apenas faixas com valores inteiros?
Olá, Fernanda. Conteúdo maravilhoso. Parabéns. Podes me tirar uma dúvida, por favor? Como faço pra calcular as medidas de posição (incluindo moda) e de dispersão para dados agrupados? Eu criei a tabela com as categorias, como você mostrou, mas as funções summary e describe ainda geram estimadores para as variáveis ainda no estado desagrupado.
Sim. As funções summary e describe vão gerar os resultados para as variáveis no estado desagrupado. Por isso no vídeo eu ensino a describeBy e a summarise após group_by.
@@FernandaPeres Isso. Existe alguma função que gere as estatísticas descritivas para dados agrupados? Como fazer?
@@rivaildofilho7931 Rivaildo, é o que eu tô te dizendo. Eu explico no vídeo. Só assistir até o final.
@@FernandaPeres Certo. Vou rever. Obrigado
@@FernandaPeres Fernanda, eu revi o vídeo. Quando me refiro a dados agrupados, é a dados divididos em classes (acabei não sendo claro, perdão). Realmente as funções que você mostrou trazem os resultados por grupos. Minha intenção é conseguir calcular medidas de posição e de dispersão para classes (categorias). Para moda, por exemplo, o pessoal usa muito a moda de CZUBER, também existem fórmulas pra mediana, quartis, etc.
Quando coloquei a função glimpse o R não apresentou minhas variaveis categoricas como factor e sim com chamber . isso altera a propriedade da variável ou é a mesma coisa??
Fernanda, faz um curso de verão em estatística.. vai bombar.. precisamos de você.
Hahaha! ❤️
Tô planejando um curso bem legal, que deve sair ano que vem!
Se você é da cidade de São Paulo, em janeiro vai rolar uma oficina de visualização de dados, organizada pelas R-Ladies São Paulo. Fica de olho no nosso Instagram que a gente divulga essas coisas por lá :)
@@FernandaPeres obrigada por responder. Aproveitando, gostaria de agradecer por seus videos e por tanta divulgação bacana, me sinto mais acolhida na vida da pós, depois de conhecer você
@@nataliaferrazbertachinispe2685 ahhh, que feedback maravilhoso! Obrigada ❤️🥰
Oi Fernanda, parabéns por ser tão didática. Gostaria de tirar uma dúvida, tem algum vídeo onde vc mostrar como excluir várias bases de dados criadas no R de uma só vez? a função rm não está sendo mto eficiente pra mim que usei um comando errado e o R fofíssimo criou mais 500 bases e tá dificil ir excluindo digitando no rm uma a uma. tem outras bases que preciso lá e por isso não posso deletar absolutamente tudo.
Aqui tem boas soluções: stackoverflow.com/questions/11624885/remove-multiple-objects-with-rm
top!!!!
top demais
Fernanda, você poderia fazer um vídeo de análise de trilha no R?
O que é a trilha do R?
Boa tarde Fernanda, como poderia fazer para considerar o valor mínimo acima de 0? Desde já agradeço os esclarecimentos
Você pode filtrar os dados, com o dplyr:
install.packages("dplyr")
library(dplyr)
dadosfiltrados % filter(valor > 0)
Ótimo vídeo!!! Fará vídeos sobre gráficos?
Oi, Caio, ainda pretendo fazer uma série sobre ggplot2. Mas, se você for acompanhando os vídeos sobre os testes, vai ver que em praticamente todos eu incluo um script de geração de gráfico no ggplot2, então dá pra aprender bastante sobre gráfico assistindo ;)
E obrigada!!
Ótima aula!!!!! Profa, como escrevo no texto do meu trabalho os valores de quartil junto com a mediana? O de média eu sempre vejo com +/- SD
Oi, Karen, em geral se escreve:
mediana (AIQ)
Sendo AIQ a amplitude interquartil (quartil 3 - quartil 1). Para quartis não faz mesmo sentido escrever +/-. Então a gente coloca entre parênteses.
@@FernandaPeres obrigadaaa!!! Vc é fera nas explicações dos vídeos. Parabéns pela didática e pela resposta ☺️
PROFESSORA, se vc rodar o crosstable nao seria melhor? pois nos daria o p, prevalência e as proporções- usando a Library gmodels
professora ,faz um video ensinando fazer tabela de frequencia com classes
Já está no vídeo, a partir do minuto 14.
Como eu faço para esses valores da tabela de frequência relativa sejam representados em um histograma?
Tem que criar o histograma... Dá para fazer com o R base, com a função hist, ou pelo ggplot2 (tem uma playlist completa de ggplot2 no canal)
A tua variável salario na tabela, voce separou os valores por virgula ou ponto?
Por vírgula, e salvei no Excel como .csv. No R, ele vai entender que a vírgula é o separador de decimal e ele troca por ponto. Nos vídeos anteriores da playlist eu explico isso.
@@FernandaPeres te perguntar, vc trabalha com análise de dados? Eu to publicando um artigo mas o conhecimento q eu tenho no R ainda não esta no nível q eu gostaria...aí como o tempo para desenvolver as analises q eles dão é curto eu estou procurando alguem q domine a ferramenta...na verdade já tenho analises prontas feitas no R, mas precisam de alterações...se vc estiver interessada, tem algum contato ou email q possamos falar sobre?
Grata,
Darlem
@@nikerllyamaral3024 Oi, trabalho, sim. Me manda um e-mail explicando a sua pergunta experimental, como está o seu banco de dados, quais análises você já fez. Aí consigo te passar um orçamento: fernandafperes@hotmail.com
@@FernandaPeres ok!
Fernanda, como eu faço pra exibir na análise descritiva os missing tbm? Na qual a percentagem das variáveis leve em consideração a quantidade de missing? Ex: branco 5,7%, negros 15%, sem informação X%
Tem que adicionar tá fórmula da tabela um argumento: useNA = "ifany"
Como faço para calcular o percentual de linha numa tabela 2x2?
Parabéns pelo canal, comecei a estudar estatística de novo pro mestrado e comecei a usar o R, seus vídeos me salvaram! Eu to com uma dúvida, quando o R divide as faixas, tem algum jeito de eu dizer quais são ou limitar as casas decimais? Eu tenho dados com duas casas decimais e ele divide em faixas com 3 casas...Outra coisa também é que nem sempre a soma de todas as faixas dá meu total...o que pode ser?
Oi, Felipe, o jeito de limitar as casas é usando a função round(). Dá uma pesquisada nela.
Eu entendi que você também quer saber como você mesmo definir a faixa, é isso? Se for, você consegue usando uma estrutura como essa:
dados % mutate(FAIXA_ETA = case_when(NU_IDADE_N = 35 & NU_IDADE_N < 60 ~ '35 a 59', NU_IDADE_N >= 60 ~ '60+'))
Pra isso tem que usar o pacote dplyr.
@@FernandaPeres Muito obrigado, ajudou muito!
Muito obrigada pela Aula super esclarecedora. ❤
Como sugestão, há a possibilidade de vc gravar um vídeo explicando a construção de um questionário estruturado, tipo Likert, usando o R?? ☺☺
Oi, Kallena, esse é um tópico que eu não domino muito... Você está falando de validação de questionário? Até tenho vontade de gravar sobre isso, mas preciso estudar muito mais ainda rs
@@FernandaPeres sim, a validação também, contudo , a etapa de fazer o questionário no R é minha grande dúvida. Como sou iniciante no software, não sei ao certo se pode ser feito um questionário no próprio Rstudio
Ah, entendi. O R permite MUITA coisa, mas eu por enquanto só sei os testes estatísticos... Então, não sei se dá, mas vale a pena dar uma procurada... Os fóruns de R na internet são bem bons!
Uma pergunta pq trabalhar sem dar attach na base?
Porque dar attach na base não é recomendado, não é considerado uma boa prática para códigos.
Aqui tem uma discussão mais detalhada: stackoverflow.com/questions/10067680/why-is-it-not-advisable-to-use-attach-in-r-and-what-should-i-use-instead#:~:text=However%2C%20using%20the%20command%20attach,command%20when%20coding%20in%20R.
Bom dia! Amei a aula 😁 Será que tem algum código para fazer a frequência relativa de várias colunas do banco de uma vez só? ao inves de prop.table(table(dados$variavel)) uma por uma? 🥺
Oi, Eduarda. Com certeza tem, mas como não precisei, não sei de cabeça. Dá uma procurada, em inglês. Dá uma olhada também no pacote gtsummary, que eu descobri mais recentemente e adorei. Acho que ele pode fazer isso.
@@FernandaPeres Obrigada! ❤️
Eu não estava conseguindo obter resultados válidos com o describeBy da forma ensinada no vídeo.
Acredito que por uma atualização de versão do R, do pacote ou do próprio Studio R, só funcionou para mim da seguinte forma:
describeBy(dados$Salario, list(interaction(dados$Genero, dados$Grau_de_Instrucao)))
Qual pacote há todas as possíveis plotagens de dados em gráficos que eu só faça clicar no botão com nome do tipo de análise e ela é feita, sem eu precisar programar, porque já vem programado, bastando apenas clicar no botão?
Por exemplo, um botão com o nome anova, se eu quiser esta análise eu só basto clicar no botão, sem precisar de por os códigos.
Nenhum. O R não funciona assim.
Tem um pacote Rcmd que faz algumas coisas com botões, mas é bem limitado.
Oi, professora! Rodei a função describe by porém em algumas categorias não retorna os valores apenas "NULL", o que poderia estar acontecendo? E a tabela está certinha, com os nomes da categorias certos... Não sei o que pode estar acontecendo :(
Fernanda, por favor, o que ocorreu: pedi para realizar range (variavel x) e acusou: NA
É porque tem NA no seu banco. Tem que adicionar o argumento na.rm=T dentro na função range.
@@FernandaPeres Muito obrigado, Fernanda. Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Oi! como posso exportar a tabela (para um ficheiro excel) que apareceu depois do comando View (table)?
Tem algumas opções. A função write.xlsx faz isso: www.sthda.com/english/wiki/writing-data-from-r-to-excel-files-xls-xlsx
Ótima aula professora. Só faço um comentário para o bancos de dados e scripts de apoio às aulas, se for possível não usar caracteres especiais ou acentos. kskskksks
Basta abrir com o encoding correto que não dá problema.
Oi qual pacote do R para deixar as tabelas bonitas para apresentação dos resultados descritivos?
Dá uma olhada no pacote gtsummary. Ele faz umas tabelas lindas.
Oi, Fernanda, boa tarde!! Fico até com vergonha de perguntar uma besteira dessas, mas como tu faz pra salvar uma tabela como imagem no R? Tô usando o pacote kable pra formatar e salvar. Faço a tabela, exibo, acho ela ok e boto pra salvar a imagem....
Mas corta as bordas superior e inferior e a qualidade cai muito
Oi, Thays. Não tenho essa resposta pra te dar, haha. Nunca salvei como imagem, sempre exporto como tabela mesmo para o Word (formato com o flextable). Na aula de dados Likert eu dou um exemplo de exportação para o Word.
Figura eu pensaria em um print? 😬 Mas não amo a ideia de salvar como figura porque aí não dá para editar mais nada né...
@@FernandaPeres entendi. Eu vi esse vídeo, me ajudou muuuuuuito quando precisei trabalhar com escala likert. Obrigada!!!