Dicas para o controle de ponto de empregadas domésticas - INFO Doméstica Legal

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 сен 2024
  • Desde 02 de junho de 2015, com a sanção da PEC das Domésticas os empregados passaram a ter o dever de registrar seus horários de entrada, intervalo e saída do trabalho. A principal dúvida dos empregadores é como fazer este controle se muitas vezes os horários da empregada e da família não coincidem. Os registros são essenciais para calculas banco de horas e pagamento de horas extras. O especialista em emprego doméstico, Mario Avelino, ensina como fazer o controle de ponto.
    Para mais informações: www.domesticale...
    Veja nossas redes
    FACEBOOK: / domesticalegal
    TWITTER: / domesticalegal

Комментарии • 9

  • @sabrinaana8857
    @sabrinaana8857 3 года назад +1

    Tenho uma dúvida.quando a empregada doméstica trabalha a 9 anos na mesma casa.mas so Depois saiu o direito ao fgts.entao o tempo q foi trabalho antes foi perdido?

  • @cscosta76
    @cscosta76 7 лет назад

    Ainda me resta uma dúvida. Uma doméstica que está em "contrato de experiência", mas que entrou com atestado médico no final do contrato. Esse atestado não diz prazo para retorno, pelo contrário, diz que a pessoa não está em condições de retorno ao trabalho. O prazo de experiência finda nesta semana. E o empregado agendou perícia no INSS pro final do mês , ou seja, além do final do contrato de experiência. O empregador pode dispensar o funcionário na data do final do contrato de experiência?

  • @tiadopalm
    @tiadopalm 9 лет назад

    Caro Senhor, a lei manda pagar as primeiras 40 horas extras, para poder usar as horas restantes no banco de horas. No caso de a funcionária ficar com déficit de, por exemplo, 40 horas no mês, podemos contabilizar no banco de horas com o mesmo índice das horas extras, ou seja, cada hora valendo uma hora e meia? Grata.

  • @PatriciaMeloRocha
    @PatriciaMeloRocha 9 лет назад +1

    Bom dia! E no caso da empregada analfabeta? A minha, segundo ela, não conhece sequer os números? Ela pode alegar que colocou a digital onde eu mandei...

  • @neusasilva3494
    @neusasilva3494 9 лет назад +1

    Senhor Avelino, quando a empregada falta para ir à reunião escolar de seu filho de 8 anos, que tipo de falta é? Justificável,
    abonável ou pode descontar. Grata. Um abraço.

    • @osmarjunior9168
      @osmarjunior9168 9 лет назад +1

      +neusa silva Não, neste caso NÃO se configura uma falta justificável. O que poderá ser feito é um acordo com a empregada doméstica, para que ela reponha as tarefas daquelas horas ausentadas em um momento oportuno.

    • @domesticalegal
      @domesticalegal  9 лет назад

      +neusa silva Este tipo de falta não é justificável, ou seja, o empregador não é obrigado abonar a falta. Em casos de faltas como esta o empregador pode entrar em acordo com o empregado, para que ele reponha as horas de trabalho ou caso o empregado possua horas extras acumuladas, as horas negativas podem ser descontadas das horas positivas. Uma outra opção é descontar a falta da remuneração do empregado.

  • @catiacristiane5709
    @catiacristiane5709 3 года назад +1

    Trabalho à 4 anos nunca recebi hora extra,ela diz que pagar horas extras é um absurdo, porque é casa de família não empresa.