De fato, o público do wattpad é bastante jovem. Além disso, mesmo uma história bem escrita dentro dos gêneros que fazem sucesso na plataforma pode não obter sucesso algum. Com raras exceções, boa parte dos livros de sucesso por lá ainda precisam de (muito) polimento. Por isso só jogar a história na plataforma e esperar por leitores não adianta, é necessário fazer network lá dentro para chamar atenção de alguns potenciais leitores. Ótimo vídeo, Vilto. E eu gostaria, sim, de um vídeo sobre autopublicação, seus custos e dificuldades, pois é um caminho que penso tomar (pelo menos inicialmente).
O vídeo foi muito útil, estou escrevendo um livro de ficção pós apocalíptica com dinossauros e animais pré históricos, que vai se passar no Brasil, aqui na minha cidade, e estou desenvolvendo a história desde 2019, pretendendo escrever 65 ou 70 capítulos, e quero publicar os capítulos no wattpad, e pra criar essa história, eu me inspirei na franquia jurassic park/world e na série The Walking dead e seus spin offs, e a história é sobre um grupo de jovens amigos, tentando sobreviver na sua cidade, em um mundo pós apocalíptico devastado, dominado por Dinossauros e animais pré históricos vindos de outro universo.
mari ferreira, existe um BLOG fantástico que publica TODOS os concursis literários do Brasil e países que abrem inscrições para obras em língua portuguesa. É só jogar no Google concursos literários blogspot. É o primeiro da lista.
Acabei, ontem, de ler seu livro. Bom, se gostei? Não. Gostei pracaraleo!!!!!!! Parabéns, Vilto. Um romance que me fez perder a hora do trabalho...kkk sério. Queria saber o final de "Um gato chamado Borges" e fui dormir à 4h da madruga. E... nada, absolutamente nada, era o que eu imaginava. E isto foi o GRANDE diferencial de seu livro. Voltei a ler recentemente, depois de um vácuo de 8 anos (problemas de concentração que não cabe aqui uma explicação.). Parabéns pela narrativa, mas, principalmente, pelo surreal final de sua obra. Acompanho o seu canal há pouco tempo, mas posso dizer sem errar: você é um grande escritor e, o melhor, não se importa em ajudar os iniciantes. Isto é o que o torna um cara singular. Abraços literários. PS.: Não foi por acaso que seu livro de estréia ficou finalista no prêmio SESC. Um dia ainda verei Vilto entre os finalistas do Oceanos e Jabuti! Parabéns, de novo!
Cara, não posso expressar em palavras o quanto fiquei feliz de ler este comentário. É meu primeiro livro e a única coisa que posso prometer é que vou continuar trabalhando e evoluindo muito. Obrigado mesmo por este feedback! Queria pedir uma coisa, se possível, que você colocasse essa mesma avaliação na página do livro na Amazon, ou na do Skoob, ou até mesmo no Face da Editora Nocaute. Assim mais pessoas podem se interessar pelo livro. Obrigado mesmo pelo retorno!
você pode usar as IAs tipo ChatGPT para fazer o copidesque e revisão textual. Repare nos livros na página de créditos que existe o nome do revisor e da preparação dos originais. Hoje as editoras já estao usando as IAs pra esse serviço, o autor só se preocupa em criar uma boa história.
Mais um vídeo excelente .acredito que todo escritor iniciante,queira ele se profissionalizar ou não,passa por esta dúvida. Onde publicar,pois muitas vezes nem em nossos círculos de relacionamentos mais próximos (família,amigos...)encontramos leitores.
É assim que acontece mesmo, Rosineide. Como quase não há incentivo cultural no Brasil, parece que hesitamos em assumir algo que desejamos. Mas não se preocupe. #Tamojunto! Obrigado por comentar. E peço que assine o canal e ative as notificações para não perder nenhum vídeo!
Valeu, Patrick. Tem muito material no meu site também. Se tiver tempo, dá uma passadinha por lá: viltoreis.com/ Obrigado por comentar. E se gostou do vídeo, assine o canal e ative as notificações para não perder nenhuma novidade :)
Amei o vídeo, tenho coisas que desejo muito publicar (tenho até um certo ciúme) e não sei onde. Continuo na dúvida, mas é bom conhecer caminhos diferentes que eu não conhecia antes como as plataformas Sweek e Medium.
Quais as editoras que não são prestadoras de serviços? Porque todas as vezes eu vi que eles cobram para publicarmos contos, e precisamos fazer tudo isso que tu falou, divulgação etc...
Existem várias, Dayvison. As mais acessíveis são a Patuá, Editora Draco, a própria Nocaute (que sou sócio e está com recebimento de originais aberto: goo.gl/jrQyoV), entre outras.
Quando terminar meu original vou deixar ele online para download por que não faço questão que comprem meu livro e sim que as pessoas Leiam... Sou fã do seu canal Vilton❤
Eu crio livros de criança e faz pouco tempo q começei a criar, mas antes já escrevia poesia mas pra mim mesma, e é uma coisa que gosto bastante!!! Eu queria publicar!!! Quem sabe consigo um dia.kkk
Eu acabei assumindo pra família que eu quero ser escritora, e cursa escrita criativakkkkk zombaram demim, mais é meu sonho termina meu livro e publica-lo para todos lerem ❤ acredito que o maior incentivo tem que nós mesmo.
Faz parte, Roseane. Mas fico feliz por você. Deixo o convite para dar uma olhada nos meus cursos, que podem te ajudar neste processo: viltoreis.com/cursos/
Então, João, isso é muito relativo. É você quem decide. Não existem regra, mas às vezes uma editora pode achar um livro muito curto ou muito longo. Dá uma olhada no site da Editora Patuá. Eles publicam muitos livros de poemas. É uma boa referência.
Relacionado a antologias eu tenho gostado bastante de uma plataforma que se chama Bilbbo. Eles publicam editais muito interessantes e como o Vilto mesmo disse, antologia serve para sair da zona de conforto, valeu muito a pena! O site deles é www.bilbbo.com.br Essa é minha contribuição pro pessoal que segue o canal.
Eu escrevo sobre, sentimentos, ou pensamentos que eu tenho, e eu queria publicar em algum lugar que viralizasse, já tentei em alguns sites e apps, e na maioria eu nunca consigo pelo menos 1 leitor. E eu não acho ruim, eu gosto da minha escrita, do meu jeito de pensar, mas parece que mais ninguém gosta
Cara, é complicado. Realmente é difícil de prever o que vai viralizar, mas recomendo que você estude Marketing Digital se quer evoluir nessas questões. Tem um curso bem bacana que recomendo: go.hotmart.com/D13197738F Vale à pena fazer!
Olá, me identifiquei bastante com o que você disse. Eu também me sinto assim. Parece que tem muitos leitores que querem que os escritores escrevam o que eles gostariam de ler. Aposto que existem pessoas interessadas em ler o que você escreve também. É que as vezes é meio difícil de encontrar. Eu tive uma experiência no Wattpad, tive um bom número de leitores, mas o nível de apoio não considerei satisfatório. rsrs. Estou escrevendo novamente, mas decidi que não voltarei a postar lá. Estou buscando uma plataforma que eu pudesse convidar os leitores que realmente estejam interessados no meu tipo de escrita e estória. Tenho 3 até agora e até prefiro poucos que me apoiem.Kkkk Estou feliz da vida com eles, mas ainda não descobri a melhor forma de postar na internet. Posso ler o que você escreve? Quem sabe não podemos trocar ideias. :)
@@nandafe2182 Claro, podemos trocar mensagens em alguma rede social. Eu desisti de postar, porém ainda tenho os textos guardados no meu Word, posso te mandar o link. Caso tenha alguma rede social em preferência me diga por favor
@@nandafe2182 okay, acho que irei mandar o link de minha história por lá mesmo, assim, você responde mandando o seu link. Quando ver esse email: Emailemailemailoutlook@gmail.com sou eu.
É um pouco novo, mas acredito que sim. Poesia tem muito, como este perfil aqui: medium.com/quase-poesia Mas é claro que você terá que divulgar também em outras mídias para conseguir visitas.
Olá Vilto. Eu vi seus vídeos e gostei muito dos seus comentários. Num deles você falou em revisão crítica. Como funciona? Você sugere alguém? Abraços. Erni
Eu mesmo faço leitura crítica, Erni. Envie um e-mail para contato@viltoreis.com e me explique melhor suas dificuldades que eu explico como funciona. Que tal?
Sou um pioneiro em relação a escrita mas tenho alguns contos dentro do género estranheza e misterio, não é algo que é oficialmente difundido nas obras, o género em si é um fascínio pelo estranho, meus contos the dead box e fetiche abordam de maneira exagerada essa proposta, em alguns de meus contos também é possivel reconhecer a sensação que H.P Lovecraft queria passar com o terror cosmico, ou seja, sentir a presença de algo tão poderoso e colossal, que tiraria a razão e o sentido de sua existência. Eu também conto com uma história do género ficção científica chamado lost in kube exímia, (perdido no kubo perfeito), eu já tenho toda a base da história e ela praticamente ja está completa em minha mente. Estou agora procurando uma plataforma para publicar algumas dessas histórias.
Meus textos são focados em poesia e poemas, ou seja, são textos de pouco caracteres. Estou pensando em expandir para contos, para ter um leque de possibilidades maior quanto a parte de publicação, mas ainda não sei que plataforma usar. Você me indicaria qual? obs: adorei o video
Não conheço, Edlene. Aconselho a procurar outros autores que já publicaram na plataforma e conversar com eles para não cair em ciladas. É o que eu faria. Valeu por comentar!
Talvez meu comentário não seja visto depois de tanto tempo. Eu escrevo história meio que no estilo creepypasta, mas como um universo de Lovecraft, qual app séria melhor para publicar??
Já se passaram três semanas e talvez você já tenha encontrado sua resposta, mas creio que a galera do wattpad também curta algo na vibe de creepypasta. Também vi um comentário sobre uma editora chamada DarkSide Books que foca em livros de fantasia e terror. Talvez seja bom dar uma olhada... Se conseguir, avisa aqui.
Oie meu nome é Jessica Minhas histórias é sobre a vida humana O que fazemos o que sentimos Tudo voltado ao que planejamos ao que somos de verdade E tmbm gosto de passar um sentimento profundo nas minhas escritas E o mais importante a realidade P mim é o ponto principal . Qual aplicativo seria melhor?
Como fica questões de registro de ISBN para contos publicados em blogs tipo Medium? É necessário? Recomendado? Há risco de alguém roubar uma história não registrada, trocar o nome do autor e realizar o registro?
Olha, fica a seu critério, mas risco sempre existe. O que você pode fazer é enviar num e-mail o seu conto para você mesmo e isso já comprovaria sua autoria em caso de um processo judicial por plágio, segundo alguns advogados, pois o e-mail vale como prova judicial. Espero ter ajudado.
Eu gostaria de publicar um dia, e óbvio que todo escritor gosta da ideia de ter reconhecimento. Mas não tenho disposição nem "cara" pra fazer network, ficar indo atrás e vendendo meu peixe. Prefiro só escrever para mim e meus amigos. Penso em publicar independentemente algumas cópias só para distribuir entre os conhecidos.
Vilto, bom tempo! Responde-me uma pergunta: eu perco os meus direitos autorais quando participo de um concurso literário? Isto é, mesmo que eu não o ganhe, eu não posso publicar meu texto (depois do resultado) em um blog pessoal?
Não, jamais. Os direitos são seus, sempre. Mesmo quando você publica por editora, você faz um contrato concordando que por X tempo está cedendo os direitos de publicação daquela obra em troca de X percentual de vendas do preço de capa. Espero ter ajudado :)
Não sei se vou ter uma resposta (tendo em vista que o vídeo é antigo), mas eu queria muito saber se o sweek existe ainda. Uma pessoa que eu conheci na internet postou uma história lá que eu curti muito, mas eu não consigo achar nada sobre o site e a pessoa em questão deletou a conta dela no site em que conversavamos
Acredito que o Wattpad. Ao dizer que é uma história com "falas narrativas e dos personagens", você quer dizer que vai alternando entre um narrador que conta a história e os diálogos?
Vilto.. Escrevo desde criança, meus médicos e familiares sempre me apoiaram. Tenho uma doença rara. Mas além da minha vida em hospital, escrevo sobre meus amores etc ... Qual melhor site ? Me ajuda aí. Obrigada!
Te desejo muita força acima de tudo. Sobre sua pergunta, o melhor seria você entrar em um deles e dar uma lida, ver o que encontrar, mas se puder indicar um para começar, seria o Wattpad.
Olá, estava pesquisa do um pouco sobre publicação e acabei conhecendo seu canal. Escrevo já a muito tempo (apesar de só ter 17 anos) e tenho muitas dúvidas quanto a publicação. Pensei em publicar un romance no wattpad. Conheço o público de lá e tenho receio que não seja bem aceito/reconhecido, devido o público de lá está muito habituado a histórias mais genéricas. Você acha que mesmo assim valeria a pena publicar lá?
Olá , para criar pequenos textos de reflexão sobre a Bíblia , o que vc me indica ? Onde eu alcançaria mais leitores ? Não sou uma pessoa popular, tenho apenas 9 seguidores no RUclips . :D
Tô começando a escrever e já dei lá meus dois primeiros "capítulos", estou estudando pra n ter aquela perca de noção na história e sempre manter algo interessante e com pé e cabeça kkkks. Queria alguma plataforma pra ter feedback msm sabe? Acha q o wattpad pode ajudar com isso???
Oi, Miguel. Planejar antes de escrever ajuda muito. E isso é uma das coisas que ensino no curso CAMINHO DO ESCRITOR. Se quiser conhecer, este é o link: cursos.viltoreis.com/caminho-do-escritor Sobre o Wattpad, sim, se você também interagir nas histórias dos outros. É como uma rede social, só postar lá, não adianta.
Boa pergunta! Nas plataformas como Wattpad e Medium, você mantém os direitos autorais do seu trabalho. Mas fique atento às regras de cada uma sobre direitos e publicações!
Eu sou um extremo novato nesse âmbito, infelizmente demorei 16 anos para saber o que queria, e comecei a escrever histórias, algumas mais reduzidas que outras mas tenho uma definitiva obra que tenho um certo receio de publicar no lugar errado, até porque não sou chegado nisso. Minha temática é algo no estilo de Lovecraft (apesar de dificilmente estar aos pés dele) uma narrativa de suspense, mistério e mórbido ao meu gosto, pensei em Wattpad no começo mas o público de lá é mais para o romance, acha que devo tentar no medium por ser um público mais adulto?
Uhm... não tem muito uma regra, sabe? Se eu fosse você, pensaria nas revistas literárias. Aqui neste post no meu site, cito algumas que indico: viltoreis.com/publicar-um-livro/
Olá, Vilto. aqui estamos de novo. Além do exemplo que você citou (o Vianco) e o meu amigo Tostes, um vendedor de facas caríssimas que imprimiu um livro para oferecê-lo como brinde aos clientes das facas, os exemplos ficam meio raros. Editor é um empresário que busca escritores porque sua vida depende disso. Ele investe, cuida da logística., etc. Não é um captador de clientes para uma gráfica que dará a saída da mercadoria para que o desavisado escritor enfie seus livros em casa (pois não há canais de distribuição) após a vítima pagar com um dinheiro que ele nem tem. Não vou chamar esses empregados de gráficas de vigaristas, de forma alguma, mas eu não sei se o conceito de dignidade que meus avós me ensinaram vai ao encontro dessa atitude de apresentar o impossível (se fingindo de editor) a uma pessoa que não é um vendedor, não tem contatos com livrarias (você, você conhece a família siciliano, ou a martins fontes, conhece os donos da cultura, da Nobel?) Por que eles cederão um espaço para você em pontos visíveis de suas estantes? Essa logística é um trabalho profissional e esse profissional é o editor. Se esses captadores de gráficas fizeram o que fizeram com o Plínio Marcos, imagine o que vão fazer com outros? Quanto às plataformas digitais, basta consultar a maioria das vítimas . sim, você encontrará exceções _ achei três e só três - supondo que não estejam mentindo sobre a compra de um carro. sds. e se você acha que deve continuar apoiando os captadores de gráficas que se fazem passar por editores, não sou ninguém para julgar. No mais, grato pelas aulas e preferiria que você ficasse nelas em vez de emprestar seu grande prestígio a essa caterva.
Meu amigo, fiquei perplexo com o que você disse no último parágrafo. Me parece que não consegui me fazer entendido no vídeo, pois concordo totalmente com você. Jamais apoiaria este tipo de serviço. Por exemplo, aos 6:21 do vídeo, eu ainda falo: "vou fazer um pequeno alerta: cuidado com as editoras que são prestadoras de serviços (que não são editoras)" E ainda diferenciei depois dizendo que "a editora está compromissada em vender os seus exemplares" e "a prestadora de serviço vai jogar na sua mão e dizer 'se vira'" Aos 7:30, acrescentei: "eu não recomendaria que você entrasse em uma antologia com uma prestadora de serviços." Então se não ficou claro, repito, concordo com tudo que você disse. Achei que tivesse ficado claro meu alerta no vídeo. Desculpe.
Desta forma seriada, acho que o Wattpad ainda é o melhor, mas dizem que a Amazon está preparando algo parecido que, em breve, deve sair. E, bem, é difícil competir com a Amazon.
Tive três poemas selecionados. Dois pelo CNNE e um pela Poesia livre. Fiquei super feliz, porém no edital consta que tenho de pagar 10 exemplares em cada obra que meus poemas aparecerão. Sou um escritor novo, mas não quero pagar quase 1 mil reais. Você sabe de concursos literários que geralmente são gratuitos?
Pagar 1 mil reais e ganhar só 10 exemplares do livro? Isso é furada. Recomendo que dê uma olhada neste blog: concursos-literarios.blogspot.com/ Você vai encontrar muita coisa. A maioria gratuito. Obrigado por comentar. E se curtiu o vídeo, assine o canal para receber notificações sempre que eu publicar alguma coisa!
Sempre corre o risco, até ao publicar o livro impresso. A questão é que você vai ter ali documentado a data de postagem, e pode provar na justiça que você é a autora da história.
Eu tenho uma dúvida sobre publicação por editora: Um autor pública algo, uma série por exemplo. E se mesmo depois de ter acabado a série ele/ela queira continuar publicando tipo um spin-off dessa série só que em uma plataforma digital gratuita como o Wattpad? Terá permissão para isso?
Bom, depende do que foi acordado em contrato, mas dificilmente uma editora exigirá exclusividade de um autor. Se exigir, terá que remunerá-lo por isso e valerá por um tempo determinado.
eu gostaria de saber da resposta de alguém da área, eu tenho muitas história, muitas mesmo, escrevo quase todos os dias quando sobra tempo, um dos meus medos na vida é morrer um dia e não publicar uma única história dessas, acontece que eu não sou bom em desenhos, talvez não seja ruim, mas a questão é paciência para publicar logo, opto pela escrita, novels, mas o estilo de novels que escrevo é diferente das que leios, eu não consigo me acostumar a essa forma de escrever histórias: "então eu peguei este artefato para análise temendo que algum inimigo o fizesse primeiro, depois de alguns dias finalmente pude descobrir sua real utilidade" sou mais assim fulano1: eu disse que não queria nenhum novato nesse grupo general (suspira) fulano2: (suor no rosto) me desculpe senhor mas estamos tendo problemas aqui na base. Eu gostaria de saber se pode publicar assim e também um site ou qualquer coisa pra publicar, não quero dinheiro nem nada do tipo, só quero publicar minhas histórias e lembrando que minhas histórias são baseadas e inspiradas nas obras orientais, animes de preferência, agradeço quem puder me guiar, falar o que devo fazer
Então, Tiago. Este formato lembra mais um roteiro de desenho animado. Não me recordo de ver algo assim publicado por editora, mas pode ser desconhecimento meu. Nada impede que você publique de forma independente, como no site Wattpad.
De fato, Saulo. Por isso que nos últimos vídeos que publiquei no canal deixei sem trilha, pois meu foco é a informação. Espero que possa conferir os vídeos mais novos. Grande abraço!
Eu escrevo no Wattpad, porém o site é mais voltado para fanfics, por isso não me encaixo muito bem lá e pois gosto de escrever sobre aventura e ficção cientfica.
@Vilto Reis mas meu maior problema é a questão do perigo de se inovar. Algo que acontece não apenas nessas duas grandes editoras, mas também em todas. Minha estória já se vende como uma grande mistureba de gêneros, e acredito que muitas editoras tenham medo de que o público não compre a ideia e ela sofra prejuízo
Olá, me chamo Jéssica, e estou desenvolvendo um livro de ficção adolescente. Chamado: Onde mora o tempo. Na plataforma Wattpad. Você será muito bem vindo à dar-lhe uma opinião construtiva ou negativa. Fique para mais.
Apoio 100% a ideia de você fazer um vídeo sobre como auto-publicar um livro.
Maravilha! Vai para minha lista de pautas.
De fato, o público do wattpad é bastante jovem. Além disso, mesmo uma história bem escrita dentro dos gêneros que fazem sucesso na plataforma pode não obter sucesso algum. Com raras exceções, boa parte dos livros de sucesso por lá ainda precisam de (muito) polimento. Por isso só jogar a história na plataforma e esperar por leitores não adianta, é necessário fazer network lá dentro para chamar atenção de alguns potenciais leitores.
Ótimo vídeo, Vilto. E eu gostaria, sim, de um vídeo sobre autopublicação, seus custos e dificuldades, pois é um caminho que penso tomar (pelo menos inicialmente).
Como você citou, não é por que os leitores já estão lá que não é necessário o network. Bem lembrado.
E vou providenciar sim um vídeo sobre assunto ;)
O vídeo foi muito útil, estou escrevendo um livro de ficção pós apocalíptica com dinossauros e animais pré históricos, que vai se passar no Brasil, aqui na minha cidade, e estou desenvolvendo a história desde 2019, pretendendo escrever 65 ou 70 capítulos, e quero publicar os capítulos no wattpad, e pra criar essa história, eu me inspirei na franquia jurassic park/world e na série The Walking dead e seus spin offs, e a história é sobre um grupo de jovens amigos, tentando sobreviver na sua cidade, em um mundo pós apocalíptico devastado, dominado por Dinossauros e animais pré históricos vindos de outro universo.
Bacana! Boa sorte com a escrita!
Vilto faz um vídeos sobre os concursos literários para os escritores iniciantes
mari ferreira, existe um BLOG fantástico que publica TODOS os concursis literários do Brasil e países que abrem inscrições para obras em língua portuguesa. É só jogar no Google concursos literários blogspot. É o primeiro da lista.
angelo pessoa obrigado vou da uma pesquisada
mari ferreira . Vlw!
Assim que li seu comentário, Mari, pensei no blog que o Angelo citou. Realmente vale à pena dar uma olhada. É esse aqui: goo.gl/s1NrFe
Acabei, ontem, de ler seu livro. Bom, se gostei? Não. Gostei pracaraleo!!!!!!! Parabéns, Vilto. Um romance que me fez perder a hora do trabalho...kkk sério. Queria saber o final de "Um gato chamado Borges" e fui dormir à 4h da madruga. E... nada, absolutamente nada, era o que eu imaginava. E isto foi o GRANDE diferencial de seu livro. Voltei a ler recentemente, depois de um vácuo de 8 anos (problemas de concentração que não cabe aqui uma explicação.). Parabéns pela narrativa, mas, principalmente, pelo surreal final de sua obra. Acompanho o seu canal há pouco tempo, mas posso dizer sem errar: você é um grande escritor e, o melhor, não se importa em ajudar os iniciantes. Isto é o que o torna um cara singular. Abraços literários. PS.: Não foi por acaso que seu livro de estréia ficou finalista no prêmio SESC. Um dia ainda verei Vilto entre os finalistas do Oceanos e Jabuti! Parabéns, de novo!
Cara, não posso expressar em palavras o quanto fiquei feliz de ler este comentário. É meu primeiro livro e a única coisa que posso prometer é que vou continuar trabalhando e evoluindo muito. Obrigado mesmo por este feedback!
Queria pedir uma coisa, se possível, que você colocasse essa mesma avaliação na página do livro na Amazon, ou na do Skoob, ou até mesmo no Face da Editora Nocaute. Assim mais pessoas podem se interessar pelo livro.
Obrigado mesmo pelo retorno!
Tenho 12 anos e já fiz um capítulo do meu livro : O bandido de Arsan , pode ter uns erros de português devido a minha idade mas tudo bem ksksks
O importante é seguir escrevendo e se aperfeiçoando com o tempo ;)
É sobre o que o seu livro?
você pode usar as IAs tipo ChatGPT para fazer o copidesque e revisão textual. Repare nos livros na página de créditos que existe o nome do revisor e da preparação dos originais. Hoje as editoras já estao usando as IAs pra esse serviço, o autor só se preocupa em criar uma boa história.
Mais um vídeo excelente .acredito que todo escritor iniciante,queira ele se profissionalizar ou não,passa por esta dúvida. Onde publicar,pois muitas vezes nem em nossos círculos de relacionamentos mais próximos (família,amigos...)encontramos leitores.
Verdade, Letícia. Por isso é tão importante apostar nas plataformas e seguir formando seu público.
Obrigado por comentar!
Excelente vídeo Vilto, é o caminho mais indicado é formular o público leitor por meio das ferramentas que você abordou.
Dá trabalho e leva tempo, mas vale à pena!
O vídeo sobre auto-publicação é uma boa ideia.
Só agora resolvi descobrir e me assumi como uma escritora amadora
É assim que acontece mesmo, Rosineide. Como quase não há incentivo cultural no Brasil, parece que hesitamos em assumir algo que desejamos. Mas não se preocupe. #Tamojunto!
Obrigado por comentar. E peço que assine o canal e ative as notificações para não perder nenhum vídeo!
Excelente vídeo! Bem objetivo e com ótimas dicas.
Obrigado, Ana! Se gostou do meu trabalho, aproveite para assinar o canal e ativar as notificações. Assim você não perde nenhum vídeo :)
Gostei muitooo do seu vídeo l, estou no meu primeiro livro e suas dicas vão ser de grande utilidade
Valeu, Bruna!
Obrigado por comentar. E se gostou do vídeo, assine o canal e ative as notificações para não perder nenhuma novidade :)
Adorei!
Obrigado por comentar. E se curtiu o vídeo, assine o canal e ative as notificações para continuar acompanhando ;)
Muito obrigado por fazer esse vídeo excelente, estou começando nessa jornada e foi muito esclarecedor!
Valeu, Patrick. Tem muito material no meu site também. Se tiver tempo, dá uma passadinha por lá: viltoreis.com/
Obrigado por comentar. E se gostou do vídeo, assine o canal e ative as notificações para não perder nenhuma novidade :)
Recentemente alguns textos meus foram publicados numa antologia Coração de Papel. ♥️ Organizador. Sandro Bier .
Amei o vídeo, tenho coisas que desejo muito publicar (tenho até um certo ciúme) e não sei onde. Continuo na dúvida, mas é bom conhecer caminhos diferentes que eu não conhecia antes como as plataformas Sweek e Medium.
É normal se sentir assim, Beatriz, mas é bom ir desapegando. Faz parte da evolução do escritor ;)
Quais as editoras que não são prestadoras de serviços? Porque todas as vezes eu vi que eles cobram para publicarmos contos, e precisamos fazer tudo isso que tu falou, divulgação etc...
Existem várias, Dayvison. As mais acessíveis são a Patuá, Editora Draco, a própria Nocaute (que sou sócio e está com recebimento de originais aberto: goo.gl/jrQyoV), entre outras.
Quando terminar meu original vou deixar ele online para download por que não faço questão que comprem meu livro e sim que as pessoas Leiam...
Sou fã do seu canal Vilton❤
Sensacional e muito nobre, cara. Se é o que tu deseja, faz mesmo :)
Me ajudou bastante, muito obrigada!
Fico feliz, Kim :)
Eu estou divulgando as minhas Autorias no Instagram!
Muito interessante, Mychael. Deixa o link do seu Insta aqui pro pessoal conhecer seu trabalho e ver como você faz.
Vilto, faz um vídeo falando diretamente das antologias e concursos literários?
Vou tentar, Yuri.
Obrigado por comentar. E se curtiu o vídeo, assine o canal para receber notificações sempre que eu publicar alguma coisa!
Eu crio livros de criança e faz pouco tempo q começei a criar, mas antes já escrevia poesia mas pra mim mesma, e é uma coisa que gosto bastante!!! Eu queria publicar!!! Quem sabe consigo um dia.kkk
Bacana. Espero que consiga!
vamos ser amigos
Eu acabei assumindo pra família que eu quero ser escritora, e cursa escrita criativakkkkk zombaram demim, mais é meu sonho termina meu livro e publica-lo para todos lerem ❤ acredito que o maior incentivo tem que nós mesmo.
Faz parte, Roseane. Mas fico feliz por você. Deixo o convite para dar uma olhada nos meus cursos, que podem te ajudar neste processo: viltoreis.com/cursos/
Você parece a thammy Gretchen
Vou considerar um elogio, pois considero uma pessoa muito bonita :)
Eu escrevi uma parte do meu livro " o jogo da marta" mas eu não sei onde postar os primeiros capítulos.
Quantos poemas eu preciso para publicar um livro? Eu sou beeem iniciante na escrita e o canal está me ajudando bastante! Obrigado!
Então, João, isso é muito relativo. É você quem decide. Não existem regra, mas às vezes uma editora pode achar um livro muito curto ou muito longo. Dá uma olhada no site da Editora Patuá. Eles publicam muitos livros de poemas. É uma boa referência.
Relacionado a antologias eu tenho gostado bastante de uma plataforma que se chama Bilbbo. Eles publicam editais muito interessantes e como o Vilto mesmo disse, antologia serve para sair da zona de conforto, valeu muito a pena! O site deles é www.bilbbo.com.br
Essa é minha contribuição pro pessoal que segue o canal.
Valeu, Victor. Não conhecia. Vou dar uma olhada!
Eu escrevo sobre, sentimentos, ou pensamentos que eu tenho, e eu queria publicar em algum lugar que viralizasse, já tentei em alguns sites e apps, e na maioria eu nunca consigo pelo menos 1 leitor. E eu não acho ruim, eu gosto da minha escrita, do meu jeito de pensar, mas parece que mais ninguém gosta
Cara, é complicado. Realmente é difícil de prever o que vai viralizar, mas recomendo que você estude Marketing Digital se quer evoluir nessas questões. Tem um curso bem bacana que recomendo: go.hotmart.com/D13197738F
Vale à pena fazer!
Olá, me identifiquei bastante com o que você disse. Eu também me sinto assim. Parece que tem muitos leitores que querem que os escritores escrevam o que eles gostariam de ler. Aposto que existem pessoas interessadas em ler o que você escreve também. É que as vezes é meio difícil de encontrar. Eu tive uma experiência no Wattpad, tive um bom número de leitores, mas o nível de apoio não considerei satisfatório. rsrs. Estou escrevendo novamente, mas decidi que não voltarei a postar lá. Estou buscando uma plataforma que eu pudesse convidar os leitores que realmente estejam interessados no meu tipo de escrita e estória. Tenho 3 até agora e até prefiro poucos que me apoiem.Kkkk Estou feliz da vida com eles, mas ainda não descobri a melhor forma de postar na internet. Posso ler o que você escreve? Quem sabe não podemos trocar ideias. :)
@@nandafe2182 Claro, podemos trocar mensagens em alguma rede social. Eu desisti de postar, porém ainda tenho os textos guardados no meu Word, posso te mandar o link. Caso tenha alguma rede social em preferência me diga por favor
@@user-yy6ii1bh8b podemos iniciar o contato por email? O meu é ffreitas4@yahoo.com
@@nandafe2182 okay, acho que irei mandar o link de minha história por lá mesmo, assim, você responde mandando o seu link. Quando ver esse email: Emailemailemailoutlook@gmail.com sou eu.
Wattpad é um dos melhores! ❤
Obrigado por comentar. E se curtiu o vídeo, assine o canal e ative as notificações para continuar acompanhando ;)
O Medium é tão bom assim pra literatura, Vilto? Pergunto porque nunca vi prosa nenhuma lá, só texto de opinião.
É um pouco novo, mas acredito que sim. Poesia tem muito, como este perfil aqui: medium.com/quase-poesia
Mas é claro que você terá que divulgar também em outras mídias para conseguir visitas.
Legal.
Eu estou escrevendo uma história de personagem bíblico
Bacana, Kelly!
Olá Vilto. Eu vi seus vídeos e gostei muito dos seus comentários. Num deles você falou em revisão crítica. Como funciona? Você sugere alguém? Abraços. Erni
Eu mesmo faço leitura crítica, Erni. Envie um e-mail para contato@viltoreis.com e me explique melhor suas dificuldades que eu explico como funciona. Que tal?
Vilto, ficou faltando o link do curso de como escrever contos.
Pronto, meu velho. Atualizado lá em cima. É este aqui:
• Curso COMO ESCREVER CONTOS: goo.gl/WSpTqt
Você conhece o site O Recanto das Letras?
Conheço de bastante tempo atrás, mas não sei se ainda está na ativa.
Como publicar crônicas nos aplicativos, ou em coletâneas próprias? Segue-se pelo mesmo caminho?
Isso mesmo, Fabrício.
Autobiografia qual seria a plataforma que vc me indicaria para publicação.
Uuuhm, essa é um pouco mais difícil. Acredito que o melhor seria lançar na Amazon.
Sou um pioneiro em relação a escrita mas tenho alguns contos dentro do género estranheza e misterio, não é algo que é oficialmente difundido nas obras, o género em si é um fascínio pelo estranho, meus contos the dead box e fetiche abordam de maneira exagerada essa proposta, em alguns de meus contos também é possivel reconhecer a sensação que H.P Lovecraft queria passar com o terror cosmico, ou seja, sentir a presença de algo tão poderoso e colossal, que tiraria a razão e o sentido de sua existência.
Eu também conto com uma história do género ficção científica chamado lost in kube exímia, (perdido no kubo perfeito), eu já tenho toda a base da história e ela praticamente ja está completa em minha mente.
Estou agora procurando uma plataforma para publicar algumas dessas histórias.
Boa sorte com a escrita, José!
Escrevo poemas
Eu escrevo poemas, gostaria de saber qual melhor lugar pra postar?
Luiza, você pode postar no Wattpad, Medium ou até participar de antologias e concursos literários. Boa sorte!
Qual é o melhor para públicar livros de suspense e terror?
Seria bom você utilizar estas redes para conhecer e ver como elas funcionam, para depois decidir.
Meus textos são focados em poesia e poemas, ou seja, são textos de pouco caracteres.
Estou pensando em expandir para contos, para ter um leque de possibilidades maior quanto a parte de publicação, mas ainda não sei que plataforma usar.
Você me indicaria qual?
obs: adorei o video
Eu tentaria publicar em antologias ou revistas literárias, Luan. Neste artigo, cito algumas: viltoreis.com/publicar-um-livro/
Vilto, para publicação de contos eróticos lgbt, o que me recomendaria?
Vish, pior que não tô muito por dentro de qual plataforma recebe melhor esses tipos de histórias :(
Acredito que a Spirit
Bom dia! Já ouviu falar da plataforma Dreame? Recebi uma proposta de exclusividade e não sei o que fazer.
Não conheço, Edlene. Aconselho a procurar outros autores que já publicaram na plataforma e conversar com eles para não cair em ciladas. É o que eu faria.
Valeu por comentar!
Talvez meu comentário não seja visto depois de tanto tempo.
Eu escrevo história meio que no estilo creepypasta, mas como um universo de Lovecraft, qual app séria melhor para publicar??
Já se passaram três semanas e talvez você já tenha encontrado sua resposta, mas creio que a galera do wattpad também curta algo na vibe de creepypasta. Também vi um comentário sobre uma editora chamada DarkSide Books que foca em livros de fantasia e terror. Talvez seja bom dar uma olhada... Se conseguir, avisa aqui.
@@allanramalho8481
Opa, já tinham me recomendado o wattpad, mas essa dica da editora é muito boa, vou ver se consigo. Obrigado mano.
Desculpe a demora para responder. Acredito que possa provocar interesse no Wattpad mesmo.
@@viltoreis
Dei início ao livro e pretendo publicar no wattpad mesmo. Obrigado por me responder.
Oie meu nome é Jessica
Minhas histórias é sobre a vida humana
O que fazemos o que sentimos
Tudo voltado ao que planejamos ao que somos de verdade
E tmbm gosto de passar um sentimento profundo nas minhas escritas
E o mais importante a realidade
P mim é o ponto principal .
Qual aplicativo seria melhor?
Eu recomendo você fazer contas no Wattpad e no Sweek, analisar o que outras pessoas escrevem e ver em qual se sente mais à vontade.
Como fica questões de registro de ISBN para contos publicados em blogs tipo Medium?
É necessário? Recomendado?
Há risco de alguém roubar uma história não registrada, trocar o nome do autor e realizar o registro?
Olha, fica a seu critério, mas risco sempre existe.
O que você pode fazer é enviar num e-mail o seu conto para você mesmo e isso já comprovaria sua autoria em caso de um processo judicial por plágio, segundo alguns advogados, pois o e-mail vale como prova judicial.
Espero ter ajudado.
Me perdoe se minha pergunta é um tanto inadequada. Mas ainda é possível ganhar dinheiro caso eu poste meu livro ou projeto na internet?
Eu gostaria de publicar um dia, e óbvio que todo escritor gosta da ideia de ter reconhecimento. Mas não tenho disposição nem "cara" pra fazer network, ficar indo atrás e vendendo meu peixe. Prefiro só escrever para mim e meus amigos.
Penso em publicar independentemente algumas cópias só para distribuir entre os conhecidos.
Se você já sabe o que quer, Jackson. Vá em frente. Nem todos precisam seguir o mesmo caminho.
Obrigado por comentar!
Escrevo algumas poesias... Qual plataforma me recomendaria?
Vish, amigo. Pior que não saberia qual recomendar.
Vilto, bom tempo! Responde-me uma pergunta: eu perco os meus direitos autorais quando participo de um concurso literário? Isto é, mesmo que eu não o ganhe, eu não posso publicar meu texto (depois do resultado) em um blog pessoal?
Não, jamais. Os direitos são seus, sempre. Mesmo quando você publica por editora, você faz um contrato concordando que por X tempo está cedendo os direitos de publicação daquela obra em troca de X percentual de vendas do preço de capa.
Espero ter ajudado :)
Não sei se vou ter uma resposta (tendo em vista que o vídeo é antigo), mas eu queria muito saber se o sweek existe ainda. Uma pessoa que eu conheci na internet postou uma história lá que eu curti muito, mas eu não consigo achar nada sobre o site e a pessoa em questão deletou a conta dela no site em que conversavamos
Olha, eu acho que desapareceu mesmo, infelizmente. Se olhar no Insta deles, vai ver o pessoa falando sobre isso nos comentários das postagens.
Eu estou criando uma história tipo com falas narrativas e dos personagens, qual site seria melhor ?
Acredito que o Wattpad.
Ao dizer que é uma história com "falas narrativas e dos personagens", você quer dizer que vai alternando entre um narrador que conta a história e os diálogos?
@@viltoreis sim sim, seria tipo
João: Mano você viu aquilo
Maria: sim mano muito daora
Então João e Maria decidiram ver oque era.
Tipo isso
@@leiaimaginers8658 é que basicamente essa é a forma que se escreve sempre em ficção. Por isso, minha pergunta ;)
Vilto.. Escrevo desde criança, meus médicos e familiares sempre me apoiaram. Tenho uma doença rara. Mas além da minha vida em hospital, escrevo sobre meus amores etc ... Qual melhor site ? Me ajuda aí. Obrigada!
Te desejo muita força acima de tudo.
Sobre sua pergunta, o melhor seria você entrar em um deles e dar uma lida, ver o que encontrar, mas se puder indicar um para começar, seria o Wattpad.
@@viltoreis muito obrigada 🙏
Olá, estava pesquisa do um pouco sobre publicação e acabei conhecendo seu canal. Escrevo já a muito tempo (apesar de só ter 17 anos) e tenho muitas dúvidas quanto a publicação. Pensei em publicar un romance no wattpad. Conheço o público de lá e tenho receio que não seja bem aceito/reconhecido, devido o público de lá está muito habituado a histórias mais genéricas. Você acha que mesmo assim valeria a pena publicar lá?
Olá , para criar pequenos textos de reflexão sobre a Bíblia , o que vc me indica ? Onde eu alcançaria mais leitores ? Não sou uma pessoa popular, tenho apenas 9 seguidores no RUclips . :D
Tem que ter frequência de postagem. Talvez um Instagram com uma frase na imagem e o texto na legenda seria um bom caminho.
Eu poço publicar meu livro em duas plataformas no wattpad e no sweek ?
Até onde sei, não existe regra de exclusividade com eles :)
wattpad é bom para poemas curtos?
Não sei te dizer.
Não é não moço. Wattpad é muito específico. São mais livros de romances, fantasia e talvez um pouco de Terror e ficção científica.
Existe uma boa plataforma boa pra crônicas ?
Oi, Alice. Olha, se existe, realmente não sei. Mas acho que vale continuar pesquisando e testando. A crônica é um gênero incrível.
Você recomenda a Amazon?
Sim, recomendo a Amazon para publicação.
Tô começando a escrever e já dei lá meus dois primeiros "capítulos", estou estudando pra n ter aquela perca de noção na história e sempre manter algo interessante e com pé e cabeça kkkks. Queria alguma plataforma pra ter feedback msm sabe? Acha q o wattpad pode ajudar com isso???
Oi, Miguel. Planejar antes de escrever ajuda muito. E isso é uma das coisas que ensino no curso CAMINHO DO ESCRITOR. Se quiser conhecer, este é o link: cursos.viltoreis.com/caminho-do-escritor
Sobre o Wattpad, sim, se você também interagir nas histórias dos outros. É como uma rede social, só postar lá, não adianta.
Com essas plataformas posso conseguir meus direitos autorais??
Boa pergunta! Nas plataformas como Wattpad e Medium, você mantém os direitos autorais do seu trabalho. Mas fique atento às regras de cada uma sobre direitos e publicações!
O que aconteceu com aquela plataforma chamada Scribe???
Desconheço, meu amigo.
Quero publicar em uma plataforma boa para escritores sem os padrões censores do Facebook. O Facebook faz muita censura.
Só analisa bem se o público que gostaria das suas histórias vai estar nessas outras plataformas. Se estiver, publique mesmo!
Eu sou um extremo novato nesse âmbito, infelizmente demorei 16 anos para saber o que queria, e comecei a escrever histórias, algumas mais reduzidas que outras mas tenho uma definitiva obra que tenho um certo receio de publicar no lugar errado, até porque não sou chegado nisso. Minha temática é algo no estilo de Lovecraft (apesar de dificilmente estar aos pés dele) uma narrativa de suspense, mistério e mórbido ao meu gosto, pensei em Wattpad no começo mas o público de lá é mais para o romance, acha que devo tentar no medium por ser um público mais adulto?
Uhm... não tem muito uma regra, sabe? Se eu fosse você, pensaria nas revistas literárias. Aqui neste post no meu site, cito algumas que indico: viltoreis.com/publicar-um-livro/
Olá, Vilto. aqui estamos de novo. Além do exemplo que você citou (o Vianco) e o meu amigo Tostes, um vendedor de facas caríssimas que imprimiu um livro para oferecê-lo como brinde aos clientes das facas, os exemplos ficam meio raros.
Editor é um empresário que busca escritores porque sua vida depende disso. Ele investe, cuida da logística., etc. Não é um captador de clientes para uma gráfica que dará a saída da mercadoria para que o desavisado escritor enfie seus livros em casa (pois não há canais de distribuição) após a vítima pagar com um dinheiro que ele nem tem.
Não vou chamar esses empregados de gráficas de vigaristas, de forma alguma, mas eu não sei se o conceito de dignidade que meus avós me ensinaram vai ao encontro dessa atitude de apresentar o impossível (se fingindo de editor) a uma pessoa que não é um vendedor, não tem contatos com livrarias (você, você conhece a família siciliano, ou a martins fontes, conhece os donos da cultura, da Nobel?) Por que eles cederão um espaço para você em pontos visíveis de suas estantes? Essa logística é um trabalho profissional e esse profissional é o editor.
Se esses captadores de gráficas fizeram o que fizeram com o Plínio Marcos, imagine o que vão fazer com outros? Quanto às plataformas digitais, basta consultar a maioria das vítimas . sim, você encontrará exceções _ achei três e só três - supondo que não estejam mentindo sobre a compra de um carro.
sds. e se você acha que deve continuar apoiando os captadores de gráficas que se fazem passar por editores, não sou ninguém para julgar. No mais, grato pelas aulas e preferiria que você ficasse nelas em vez de emprestar seu grande prestígio a essa caterva.
Meu amigo, fiquei perplexo com o que você disse no último parágrafo. Me parece que não consegui me fazer entendido no vídeo, pois concordo totalmente com você. Jamais apoiaria este tipo de serviço.
Por exemplo, aos 6:21 do vídeo, eu ainda falo: "vou fazer um pequeno alerta: cuidado com as editoras que são prestadoras de serviços (que não são editoras)"
E ainda diferenciei depois dizendo que "a editora está compromissada em vender os seus exemplares" e "a prestadora de serviço vai jogar na sua mão e dizer 'se vira'"
Aos 7:30, acrescentei: "eu não recomendaria que você entrasse em uma antologia com uma prestadora de serviços."
Então se não ficou claro, repito, concordo com tudo que você disse. Achei que tivesse ficado claro meu alerta no vídeo.
Desculpe.
o Uiclap é o melhor.
Acho que na época que lancei este vídeo, ainda não existia. Pelo menos, eu nunca tinha ouvido falar.
E qnt a direitos autorais em cada uma dessas plataformas?
Seguem sendo do autor que publica.
eu comecei a publicar um livro no wattpad porem eu gostaria de publicar em outra plataforma tambem, qual é boa para publicar livros de fantasia?
Up
Desta forma seriada, acho que o Wattpad ainda é o melhor, mas dizem que a Amazon está preparando algo parecido que, em breve, deve sair. E, bem, é difícil competir com a Amazon.
E App pra poesias?
Conheço não, moça.
@@viltoreis eu já achei um, obg
E qual seria esse app para poesias? Tbm tenho vontade de postar os meus kkkk
Também gostaria de saber, poderia falar?
Tive três poemas selecionados. Dois pelo CNNE e um pela Poesia livre. Fiquei super feliz, porém no edital consta que tenho de pagar 10 exemplares em cada obra que meus poemas aparecerão. Sou um escritor novo, mas não quero pagar quase 1 mil reais. Você sabe de concursos literários que geralmente são gratuitos?
Pagar 1 mil reais e ganhar só 10 exemplares do livro? Isso é furada.
Recomendo que dê uma olhada neste blog: concursos-literarios.blogspot.com/
Você vai encontrar muita coisa. A maioria gratuito.
Obrigado por comentar. E se curtiu o vídeo, assine o canal para receber notificações sempre que eu publicar alguma coisa!
Conseguiu mais um inscrito 😃😃, muito obrigado mesmo
Se eu postar meus textos nessas plataformas não corro o risco de alguém plagiar?
Sempre corre o risco, até ao publicar o livro impresso. A questão é que você vai ter ali documentado a data de postagem, e pode provar na justiça que você é a autora da história.
@@viltoreis muito obrigada 🙏
Eu tenho uma dúvida sobre publicação por editora: Um autor pública algo, uma série por exemplo. E se mesmo depois de ter acabado a série ele/ela queira continuar publicando tipo um spin-off dessa série só que em uma plataforma digital gratuita como o Wattpad? Terá permissão para isso?
Bom, depende do que foi acordado em contrato, mas dificilmente uma editora exigirá exclusividade de um autor. Se exigir, terá que remunerá-lo por isso e valerá por um tempo determinado.
eu gostaria de saber da resposta de alguém da área, eu tenho muitas história, muitas mesmo, escrevo quase todos os dias quando sobra tempo, um dos meus medos na vida é morrer um dia e não publicar uma única história dessas, acontece que eu não sou bom em desenhos, talvez não seja ruim, mas a questão é paciência para publicar logo, opto pela escrita, novels, mas o estilo de novels que escrevo é diferente das que leios, eu não consigo me acostumar a essa forma de escrever histórias: "então eu peguei este artefato para análise temendo que algum inimigo o fizesse primeiro, depois de alguns dias finalmente pude descobrir sua real utilidade" sou mais assim fulano1: eu disse que não queria nenhum novato nesse grupo general (suspira) fulano2: (suor no rosto) me desculpe senhor mas estamos tendo problemas aqui na base. Eu gostaria de saber se pode publicar assim e também um site ou qualquer coisa pra publicar, não quero dinheiro nem nada do tipo, só quero publicar minhas histórias e lembrando que minhas histórias são baseadas e inspiradas nas obras orientais, animes de preferência, agradeço quem puder me guiar, falar o que devo fazer
Então, Tiago. Este formato lembra mais um roteiro de desenho animado. Não me recordo de ver algo assim publicado por editora, mas pode ser desconhecimento meu. Nada impede que você publique de forma independente, como no site Wattpad.
As vezes a música de fundo fica muito alta atrapalhando a audição do que você fala.
De fato, Saulo. Por isso que nos últimos vídeos que publiquei no canal deixei sem trilha, pois meu foco é a informação. Espero que possa conferir os vídeos mais novos.
Grande abraço!
Infelizmente só tenho crônicas bobas (-_-;)
Mas se quiser escrever outros textos, sempre é possível aprender!
@@viltoreis Realmente. Mas, no momento, vou só ler para aprimorar meus conhecimentos da língua.
Tá dando erro no link pra receber dicas
Oi, Gabi. Atualizei o link no post, mas se quiser acessar direto, é este aqui: bit.ly/34OvbHr
Eu escrevo no Wattpad, porém o site é mais voltado para fanfics, por isso não me encaixo muito bem lá e pois gosto de escrever sobre aventura e ficção cientfica.
Já pensou em tentar publicar em revistas literárias online como a Mafagafo ou a Trasgo? Dê uma pesquisada, quem sabe te anime :)
Eu não consigo postar nada no watzap
Olá. Eu estava falando do Wattpad, que é um site onde você publica sua história.
@@viltoreis então por algum motivo não consigo postar minhas histórias, eu posto a história mas fala que é um rascunho e que não está postada
@@enautdograu acho que seria melhor entrar em contato com o suporte ou ajuda deles. Não sei o que pode estar acontecendo.
@@viltoreis ok
Vc tem perfil no wattpad?
Já tive, Deco. Agora não tenho mais. Muitas contas para cuidar e administrar. Estou dando uma "enxugada" :)
Meu maior sonho é ter meu livro publicado na DarkSide Books!
Ou na Pipoca & Nanquim
Duas editoras com um trabalho editorial bem maneiro. Tá certo. Tem que sonhar.
@Vilto Reis mas meu maior problema é a questão do perigo de se inovar. Algo que acontece não apenas nessas duas grandes editoras, mas também em todas. Minha estória já se vende como uma grande mistureba de gêneros, e acredito que muitas editoras tenham medo de que o público não compre a ideia e ela sofra prejuízo
Duas excelentes editoras.
Olá, me chamo Jéssica, e estou desenvolvendo um livro de ficção adolescente. Chamado: Onde mora o tempo. Na plataforma Wattpad. Você será muito bem vindo à dar-lhe uma opinião construtiva ou negativa. Fique para mais.
Obrigado por comentar, Jessica!
Vilto Reis da RUSGA e do HOMO LITERATUS Eu que agradeço💙