Tenho em minha coroa Yemanja e Omulu. Os dois são responsáveis pela geração: Omulu encerra e Yemanja inicia. Sou medium de Exu Caveira e só tenho gratidão a ele, que me guia, me cobra, me mostra o caminho. É maravilhoso ver num vídeo a cultura da Mãe África há séculos calada, essa mistura linda que foi trazida pra nossa nação e ainda hoje é vista com olhos de preconceito, de medo, de ignorância. Só quem já pisou num local sagrado para cultuar essas divindades sabe o que quero dizer. Seu vídeo é muito bom. Que ele seja uma forma de mostrar às pessoas que Deus é grandioso e criou várias formas de ser mostrado. Compartilhei com muitos por aqui. Axé!
Não sabia que deus criou várias formas de se mostrar, muito menos de que ele quis se mostrar, muito menos que ele gosta de que as pessoas mexam com espíritos ou entidades. Vc diz o deus da bíblia? Caso seja, vc pode mostrar quais versículos da bíblia deus se agrada com rituais, quais versículos vc se baseia pra falar isso?
A questão com iemanja é que na África ela é uma dinvidade de um rio. Porém muitas pessoas que foram escravizadas eram trazidas do centro da África para o litoral . Assim quando as pessoas que nunca tinha visto o mar chamavam o mar de "o grande rio " assim assimilando iemanja ao mar.
Uma grande inverdade. Iyemonjá é uma divindade Yorubá, os Yorubás estão localizados na Nigéria, e lá tem mar. Inclusive existe uma divindade dos mares considerado pai de Iyemonja, essa se chama Olokún. A mudança de culto dos rios para os mares, é outra inverdade, o verdadeiro Candomblé cultua Iyemonja nos rios, sua saudação é Odò Iyá ( Mãe do Rio). Talvez a idéia errônea de Deusa dos mares, tenha se dado devido ao fato de alguns pescadores terem oferendado essa deusa nos mares com pedido de pesca farta e conseguiram, dessa forma passaram a repetir aquela oferenda anualmente , e isso se tirou uma grande festa no dia 02 de fevereiro na praia do Rio vermelho aqui em Salvador. Mas aqueles que fazem parte do culto, sabe que Iyemonjá é dos rios.
*Existe um quadrinho chamado "Conto dos Orixás" que transforma Orixás em Super Heróis, indico a vocês, e ainda é BR. Um pôster dele já apareceu no filme "Space Jam 2"*
Kaô Kabicile! Uma vez ao estudar sobre os orixás, me ensinaram que há duas Iemanjás. A primeira é a Iemanjá mais velha, ou Iemanjá mãe a que alimenta seus filhos com tudo o que o mar produz. A segunda é a Iemanjá moça ou mulher aquela que leva os homens por ela se apaixonar, seria uma metáfora para as pessoas que se encantam com a beleza do mar. Odossiá. Já Oyá ou Iansã conhecida na religião católica como Santa Bárbara é a que serviu de referência para a criação da personagem Ororo ou Tempestade dos X-Men. Eparrei.
Existem varias Yemanjás, varias Oyas, varias Oxums. Cada orixá possui várias qualidades/caminhos, Como Yemanjá Asagba, Yemanjá Ógunté, Yemanjá Sessu, dentre varias outras...
Existe apenas uma Iemanjá, oq vária são seus caminhos (épocas de sua vida), dai surgiu as qualidades, isso vale para todos os Orixás! Iansã não é Santa Bárbara, é apenas sincretismo, foi a forma q os escravos criaram para enganar os senhores de engenho, fingiam estar cultuando Santa Bárbara, mas estavam cultuado Yansã, faziam isso com todos os Orixás!
Muito bom seu estudo, atende bem quem está iniciando os estudos sobre as religiões brasileiras com matriz em tradições africanas. Sucesso para você. A quem estiver lendo esse comentário, meu conselho é que continue a estudar e pesquisar, continue e vá sempre em frente.
5:36 Apenas um adendo sobre os Exus nas religiões de matriz africana, existe o Orixá Exu, q é uma energia da natureza assim como Oyá, Iemanjá e Oxalá, e existem os Exus entidades espirituais q são esses que foram citados (Exu caveira, Tranca Ruas, Gira Mundo, entre outros). Eles são diferente e, dependendo do seguimento da religião, também são cultuados de maneira diferente
As vezes eu tenho a impressão de que o mundo no passado era tipo aqueles mundos de fantasia de jogos RPG, mangá e manhuas onde existia magia monstros e etc e as pessoas que usavam magia eram considerados deuses por quem não podia usar. Só que por algum motivo a magia sumiu (ou nós perdemos o acesso a ela) e terminamos onde estamos hoje.
A magia sempre existiu e sempre existirá. É que nossa cultura eurocêntrica, materialista e cristã colocou essas práticas em esquecimento, ou por ser "coisa do diabo" e pecado, ou por ser charlatanismo e mentira. E não é necessário permissão de espírito de luz coisa nenhuma. Parem de terceirizar práticas magicas, nos temos o poder de fazer por nós mesmos, só é necessário muito estudo e condicionamento mental pra isso.
Olá, acho legal a sua iniciativa de falar sobre a Cultura dos Orixás, Parabéns por isso. A minha crítica vem em cima do que você propôs no início do vídeo que foi falar sobre a Mitología Yoruba, porém durante a maior parte do vídeo você apresentou Mitología Afro-brasileira, trouxe mitos e visões que mais tem origem nos Candombles, do que a Mitología de origem Yoruba propriamente dita. Lendo algumas respostas que você deu nos comentários, você disse que obteve informações de um yoruba, e que se baseou em um Estudo acadêmico. Bom, gostaria de dizer que existe uma vasta literatura sobre os Yoruba, e os Orixás na origem, bem como aqui mesmo no RUclips e no Instagram tem uma galera abordando esses temas de forma profunda. E a última, sobre os Yoruba não terem "um Livro Sagrado", eles tem Sim, academicamente é chamado de "Corpos Literário de Ifa" e é de Tradição Oral, mas desde a década de 60 já tem estudos que o transcreveram... Em fim, espero ter sido assertivo nas minhas falas, meu objetivo não é "dar carteirada de sabedor", quero mais é contribuir.. então fica a minha sugestão de que conheça as obras de Wande Abimbola, Chief FAMA, Solagbade Popoola, Sikiru Salami... Abraço
Oi, muito obrigado pelo comentário. Como disse no inicio do vídeo eu ia contar a origem da mitologia, que eu fiz, e teria que abordar querendo ou não o que ela representa aqui no Brasil. Sobre as histórias, eu usei de um livro "A mitologia dos Orixás" e com livro sagrado, eu quis dizer livro que tem as histórias, como a bíblia, que não muda nunca. Isso, até onde eu sei, não tem na mitologia ioruba. De novo agradeço pelo comentário.
Boa noite, passando para parabenizar pelo conteúdo, para alguem que não é iniciado e tem um conhecimento aprofundado o conteúdo apresentado demonstra o nível de profundidade da pesquisa realizada. Logo, meus sinceros parabéns, somos de um canal voltado a desmistificar as tradições de matriz africana do Sul do Brasil. Um grande AXÉ
Eu acho lindo todas as estórias sobre essas lendas e crendices, inclusive a nossa, que é bastante rica em detalhes. Certa vez contei sobre elas para uns colegas lá de África e, eles não reconheceram nenhuma delas, embora tenham ficado maravilhados com o nosso folclore.
Muitas das histórias tanto iorubas como indígenas lembram os mitos mais populares como egípcios,gregos,nórdicos.. Como deusas da beleza,protetores das florestas,deuses da guerra ou o arqueiro que nunca erra seu alvo. Tiveram até referências aos iorubás na nova temporada de Castlevania.
Rapaz. Lindo trabalho. Sou Leigo e mesmo assim com a sua narrativa eu consegui entender quase tudo. Me parece que a criação da terra sempre é muito parecida. A terra inabitável e seu processo de criação, item por item, criatura por criatura, se repete nas narrativas de quase todas as civilizações. Parabens
Excelente estudo! É importante o estudo sobre a questão da oralidade e como os "itans" são distorcidas. Sim, totalmente diferente... e está corretíssimo: Olokun pertence aos Mares e Yemanjá às praias (próxima às areias)
É sempre bom consultar pessoas da própria religião para evitar em cometer alguns erros, que por sinal foram muitos. No mais, o vídeo está bom. Parabéns.
OKE ARO MEU PAI OXÓSSI🏹, ORA YEYEO MINHA MÃE OXUM🌊. Os orixás sao vistos como deuses pelos africanos antigos, mas na realidade eles são santos mesmo, espiritos que regem certas forças da natureza, como: iansã que rege os ventos e tempestades, omolu que rege a morte, as doenças, xango que rege a justiça, os raios e o fogo, oxum que rege a riqueza, os rios e o amor, etc. Olorum ou olodumare é o deus do cristianismo, tal como Ala pros islâmicos, pois todos sao o mesmo deus porem chamados por nomes diferentes. Olodumare é o deus dos cristãos tanto no candomblé quanto na umbanda, mina, keto e todas as outras linhas espirituais da nossa religião.
Olá tudo bem ? Obrigado pelo seu trabalho. Gostaria de acrescentar apenas que o termo yorubá, segundo minhas pesquisas em viagem à Africa, vem do idioma copta antigo, era então yorubá um apelido dos egípicios para o nosso povo… Também acho importante dizer que Ifá é um oráculo e não um orixá, a divindade que temos acesso através do oráculo de ifá é o orixá Orunmila… Espero ter ajudado .. Um abraço do babalawo Ifatokode Ogunṣakin … Aboru aboye o
Gostei do vídeo, muito bom, gosto de história mitológicas, e estas que nunca são contadas por falta de respeito pela cultura. O conhecimento abre a mente e faz ver além do horizonte.👍🏾
Isto é uma aula religiosa. Com tanto irêrê, shagunauê, pingolê, banunitê, saramemingüê e sei lá o quê me fez até me lembrar das letras de algumas das músicas da Banda Reflexu's banda bahaina de meados dos anos 80 no movimento musical Axé Music ki falavam de alguns temas da africanidade.
Na verdade Exu pode sim levar os espíritos quando morremos, ele, em muitas vertentes é o que corta a Linha da vida e auxilia os espíritos, um livro que fala sobre é o "Guardião da meia noite", tem áudio book também.
Kara ameiii seu vídeo , muito bem explicado e os desenhos belíssimos , até printei um par por de papel no meu celular , da minha mãe Yemanjá , gratidão
"ogunhe meu pai" a historia de ogum que foi passada em minha casa foi que ogum era rei de uma aldeia e a administrava com oxosse, uma vez ogum partiu pra guerra, e deixou oxosse no comando, depois de anos de batalha charam que ogum tinnha morrido, e em todo o dia que partiu todos ficavam um dia de silecio, uma vez ogum voltou porem ninguem o reconheceu estava sujo, ele cumprimentava e niguem respondia, ele depois de tentar comunicar e todos os ignorando e nao respondendo ele com raiva maou todos os moradores da aldeia oxosse que estava caçando ao chegar viu ogum todo ensanguentado e todos da aldeia mortos discutiu com ogum, e disse que na quele dia foi o dia que ele tinha partido, e todos acharam que estavam morto, e ficavam em silecio nesse dia ogum com raiva porque acharam que ele tinha morrido colocou a culpa de sua ira sobre a aldeia em oxosse e puxou uma espada e oxosse uma cana, e assim os dois batalharam. porem apessas de suas baalhas, um sempre esta com o outro pos ogum ensinou oxosse a caça, equanto ogum abria caminho oxosse atirava na caça.
Acho as mitologias de todas as culturas algo legal de se ouvir. Facilita que as imagens são bonitas. Enfim, boas histórias que não aprendemos em qualquer lugar
Estava conversando com uma católica e ela chamou a Iemanjá de nossa senhora das águas, uma das várias Vertentes de nossa senhora. Achei curioso pois já vi figuras branca da Iemanjá e Negra da nossa senhora, mas o que ambas tinha em comum era o mesmos tons de azul, fiquei curioso com a semelhança e quando isso se tornou comum? 🤷
@@AetherOne1 a questão é que boa parte das pessoas que se dizem católicas são apenas católicos de IBGE, se perguntar os dogmas católicos, não sabem, as proibições, não sabem, por isso tem tanta mistura, mais no rito católico Yemanjá não é nossa senhora, nem Iansan é santa barbara, etc, pra quem é católico de verdade, qualquer outra divindade ou ser espiritual, é invenção ou demônio, OBS: não sou católico
@@flowamv3119 a verdade é que pra ser católico precisa se denominar. Se a pessoa se identifica em prestar culto a uma religião, sabendo ou não dos dogmas, ainda é pertencente a ela.
@@AetherOne1 não é assim, no catolicismo fala que qualquer outra entidade é demônio, aí a pessoa se diz católico e presta culto a outra entidade, não dá, é uma coisa ou outra, 90% dos que se dizem católicos não pisão na igreja e não vão a missa, sabia que católico tem que todo domingo ir a missa,a não ser por um caso especial?
Eu nunca tinha olvido falar de Iemanja ou outras divinidades até o dia q tive uma visão em sonho numa praia eu tentava fugir de 2homens muito altos e fortes cada um c/2 lagartos na corrente em ambas mãos, um lado e do outro, me perseguido, ñ tinha p onde ir. Qdo abriu o mar e uma linda mulher de azul e perolas,pele morena e cabelos negros, me abría os braço, me salvava, linda. Mãe me disse q era Iemanja, eu tinha 12/13 anos (fui criada em colegio católico). AMO IEMAJA , OGUN e YNHASÃ... SALVE SALVE ORIXAS
Olá! Cheguei ao seu vídeo sem querer. Com o pesquiso muito sobre questões raciais no Brasil, acredito que a algorítimo apresentou o seu video. Sou professor e me interesso muito por conhecer um pouco mais da cuktura africa e afro-brasileira. Gosto de levar conhecimento aos meus alunos sibre a cultura africana e afro-brasileira. Obg pelo video.
É mais fácil compreender as relações ou diferenças nas histórias dos Òrìsà se levar em conta que eles são divindades não deuses, inclusive existiram passagens humanas da família (adeptos/iniciados no culto do òrìsà da família ou região) de cada òrìsà, ou seja, feitos de humanos que eram devotos/iniciados em òrìsà x ou y que tiveram histórias e essas compõe ìtan. Tendo isso em mente, um ìtan que possa falar que Òsun foi esposa de Sangó, não necessariamente é Òsun que possivelmente teve envolvimento com Ògún e assim sucessivamente! Parabéns pelo vídeo!
De uma maneira bem simplificada, o Exú ao qual vc se refere, sim, é Exú Orixá, divindade, assim como Ogum, Oxóssi etc. O exu Caveira, e outros, é entidade, assim como caboclos e pretos velhos. Seres q já viveram na terra de forma carnal e evoluíram para, no mundo espiritual, trabalhar entre nós. Um não exclui o outro. Muito Axé pra vc.
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
Uma coisa que dar pra se entender melhor sobre os orixás e que explica um pouco sobre a richa de xangô e Ogum em relação as Yabas é que cada orixá tem um caminho,digamos que seria qualidade,então Ogum teria por exemplo 7 qualidades ou 7 caminhos ou mais (não estou sendo exato na quantidade). Mas cada caminho de cada orixá representa uma vida,um filho,um ensinamento,uma lição e assim por diante. Xangô realmente tinha treta com Ogum, Xangô teve sim as três mulheres ao mesmo tempo que inclusive foram mulheres de Ogum mas digamos que Ogum era um "bicho do mato" e isso ajudou as Yabas a irem embora com xangô. Ogum se casou com Obá, Oxum e Iansã porém em qualidades diferentes (os caminhos que citei) já xangô teve realmente as 3 em um único caminho. Existem 3 vol de itans que explica muito sobre os caminhos e nomes de uma forma como se fosse fábulas.
Tenho em minha coroa Yemanja e Omulu. Os dois são responsáveis pela geração: Omulu encerra e Yemanja inicia. Sou medium de Exu Caveira e só tenho gratidão a ele, que me guia, me cobra, me mostra o caminho. É maravilhoso ver num vídeo a cultura da Mãe África há séculos calada, essa mistura linda que foi trazida pra nossa nação e ainda hoje é vista com olhos de preconceito, de medo, de ignorância.
Só quem já pisou num local sagrado para cultuar essas divindades sabe o que quero dizer.
Seu vídeo é muito bom.
Que ele seja uma forma de mostrar às pessoas que Deus é grandioso e criou várias formas de ser mostrado. Compartilhei com muitos por aqui. Axé!
Não sabia que deus criou várias formas de se mostrar, muito menos de que ele quis se mostrar, muito menos que ele gosta de que as pessoas mexam com espíritos ou entidades.
Vc diz o deus da bíblia? Caso seja, vc pode mostrar quais versículos da bíblia deus se agrada com rituais, quais versículos vc se baseia pra falar isso?
A questão com iemanja é que na África ela é uma dinvidade de um rio. Porém muitas pessoas que foram escravizadas eram trazidas do centro da África para o litoral . Assim quando as pessoas que nunca tinha visto o mar chamavam o mar de "o grande rio " assim assimilando iemanja ao mar.
Uma grande inverdade.
Iyemonjá é uma divindade Yorubá, os Yorubás estão localizados na Nigéria, e lá tem mar. Inclusive existe uma divindade dos mares considerado pai de Iyemonja, essa se chama Olokún.
A mudança de culto dos rios para os mares, é outra inverdade, o verdadeiro Candomblé cultua Iyemonja nos rios, sua saudação é Odò Iyá ( Mãe do Rio).
Talvez a idéia errônea de Deusa dos mares, tenha se dado devido ao fato de alguns pescadores terem oferendado essa deusa nos mares com pedido de pesca farta e conseguiram, dessa forma passaram a repetir aquela oferenda anualmente , e isso se tirou uma grande festa no dia 02 de fevereiro na praia do Rio vermelho aqui em Salvador.
Mas aqueles que fazem parte do culto, sabe que Iyemonjá é dos rios.
Lendas e mitologias são assim, várias versões e a gente nunca vai saber qual veio primeiro.
*Existe um quadrinho chamado "Conto dos Orixás" que transforma Orixás em Super Heróis, indico a vocês, e ainda é BR. Um pôster dele já apareceu no filme "Space Jam 2"*
Autoria de Hugo Canuto.
Uau
Cadê o nome
Parabéns irmão vc e o único do RUclips que contou a história dos orixás certo
Kaô Kabicile! Uma vez ao estudar sobre os orixás, me ensinaram que há duas Iemanjás. A primeira é a Iemanjá mais velha, ou Iemanjá mãe a que alimenta seus filhos com tudo o que o mar produz. A segunda é a Iemanjá moça ou mulher aquela que leva os homens por ela se apaixonar, seria uma metáfora para as pessoas que se encantam com a beleza do mar. Odossiá. Já Oyá ou Iansã conhecida na religião católica como Santa Bárbara é a que serviu de referência para a criação da personagem Ororo ou Tempestade dos X-Men. Eparrei.
Existem varias Yemanjás, varias Oyas, varias Oxums. Cada orixá possui várias qualidades/caminhos, Como Yemanjá Asagba, Yemanjá Ógunté, Yemanjá Sessu, dentre varias outras...
Caramba, eu nunca me liguei que a Tempestade dos X-Men parecia a Oyá. Que daora
Existe apenas uma Iemanjá, oq vária são seus caminhos (épocas de sua vida), dai surgiu as qualidades, isso vale para todos os Orixás! Iansã não é Santa Bárbara, é apenas sincretismo, foi a forma q os escravos criaram para enganar os senhores de engenho, fingiam estar cultuando Santa Bárbara, mas estavam cultuado Yansã, faziam isso com todos os Orixás!
@@mdemythology ASSISTINDO O DWSENHO EU PERCEBI QUE ERA IANSÃ
@@eusouoira quando eu acho que entendi vcs vão lá e me trazem mais novidades, minha cabeça fica doidinha kkkkkk
Mais mitologia , mais Diversão !
Isso é que é bom !
⛪🕌🕍🛕⛩️
Sim!
Muito bom seu estudo, atende bem quem está iniciando os estudos sobre as religiões brasileiras com matriz em tradições africanas. Sucesso para você.
A quem estiver lendo esse comentário, meu conselho é que continue a estudar e pesquisar, continue e vá sempre em frente.
Show de bola tem que ter um filme deles
Obrigado por abordar a cultura, fé e crença dos meus ancestrais com tanto respeito e seriedade. Muito axé pra vc ❤
Amo a mitologia yorubá junto com a tupi 💘
Yorubá tem origem Judaica
@@otoapostolo acho que já ouvi falar disso. A origem deles veio de uma das doze tribos?
Gratidão pelos ensinamentos. ❤
5:36 Apenas um adendo sobre os Exus nas religiões de matriz africana, existe o Orixá Exu, q é uma energia da natureza assim como Oyá, Iemanjá e Oxalá, e existem os Exus entidades espirituais q são esses que foram citados (Exu caveira, Tranca Ruas, Gira Mundo, entre outros). Eles são diferente e, dependendo do seguimento da religião, também são cultuados de maneira diferente
Vlw por completar
Sim, no caso dos exus catiço são de uma cultura diferente que se misturou com o povo Yorubá aqui no brasil, o culto as entidades vem do povo Bantu
Adoro a mitologia africana. Obrigada!!
❤ adorei parabéns irmão continue assim ❤
Muito bem boa explicação sabemos que toda religião é fundida de suas mitologias e somada a sua Mística
Finalmente um vídeo atualizado da mitologia yorubá, eu gosto dela.
As vezes eu tenho a impressão de que o mundo no passado era tipo aqueles mundos de fantasia de jogos RPG, mangá e manhuas onde existia magia monstros e etc e as pessoas que usavam magia eram considerados deuses por quem não podia usar.
Só que por algum motivo a magia sumiu (ou nós perdemos o acesso a ela) e terminamos onde estamos hoje.
Magia ainda existe, hoje em dia só os espíritos de luz podem dar permissão pra a gente usar, mas precisa de muito estudo.
é? faz uma magia ai pra gente. @@Holydiver95
A magia sempre existiu e sempre existirá. É que nossa cultura eurocêntrica, materialista e cristã colocou essas práticas em esquecimento, ou por ser "coisa do diabo" e pecado, ou por ser charlatanismo e mentira.
E não é necessário permissão de espírito de luz coisa nenhuma.
Parem de terceirizar práticas magicas, nos temos o poder de fazer por nós mesmos, só é necessário muito estudo e condicionamento mental pra isso.
faz uma e prova pra gente jovem mistico.@@obsi_diana
Este foi o melhor comentário, é exatamente isto a forma como eu enxergo as religiões!!
Muito show👏🏿👏🏿
Uma das minhas mitologias favoritas, já deixei o like. obrigado por fazer um vídeo sobre ela Mzinho. E parabéns para quem fez a thumb do vídeo.
Olá, acho legal a sua iniciativa de falar sobre a Cultura dos Orixás, Parabéns por isso.
A minha crítica vem em cima do que você propôs no início do vídeo que foi falar sobre a Mitología Yoruba, porém durante a maior parte do vídeo você apresentou Mitología Afro-brasileira, trouxe mitos e visões que mais tem origem nos Candombles, do que a Mitología de origem Yoruba propriamente dita.
Lendo algumas respostas que você deu nos comentários, você disse que obteve informações de um yoruba, e que se baseou em um Estudo acadêmico. Bom, gostaria de dizer que existe uma vasta literatura sobre os Yoruba, e os Orixás na origem, bem como aqui mesmo no RUclips e no Instagram tem uma galera abordando esses temas de forma profunda.
E a última, sobre os Yoruba não terem "um Livro Sagrado", eles tem Sim, academicamente é chamado de "Corpos Literário de Ifa" e é de Tradição Oral, mas desde a década de 60 já tem estudos que o transcreveram...
Em fim, espero ter sido assertivo nas minhas falas, meu objetivo não é "dar carteirada de sabedor", quero mais é contribuir.. então fica a minha sugestão de que conheça as obras de Wande Abimbola, Chief FAMA, Solagbade Popoola, Sikiru Salami...
Abraço
Oi, muito obrigado pelo comentário. Como disse no inicio do vídeo eu ia contar a origem da mitologia, que eu fiz, e teria que abordar querendo ou não o que ela representa aqui no Brasil. Sobre as histórias, eu usei de um livro "A mitologia dos Orixás" e com livro sagrado, eu quis dizer livro que tem as histórias, como a bíblia, que não muda nunca. Isso, até onde eu sei, não tem na mitologia ioruba. De novo agradeço pelo comentário.
Como sacerdote de candomblé eu gostei muito do seu vídeos
Boa noite, passando para parabenizar pelo conteúdo, para alguem que não é iniciado e tem um conhecimento aprofundado o conteúdo apresentado demonstra o nível de profundidade da pesquisa realizada.
Logo, meus sinceros parabéns, somos de um canal voltado a desmistificar as tradições de matriz africana do Sul do Brasil.
Um grande AXÉ
Excelente trabalho!!!
Vc é um narrador de contos e lendas excelente e mto bom pesquisador.Gosto do seu trabalho e obrigada por ele
Top de mais, parabéns pela didática!
🤩 ADORO!
Finalmente um vídeo deste canal excelente sobre Orixás, muito bom, deve ser utilizado em sala de aula.
Na umbanda, entidades secundárias são chamadas de "calunga". Muito parecido com uma empresa chamada, kalunga.
Que eu saiba, o termo "calunga e uma alusão a cemitério que as entidades usam para se referir a esse local
Kalunga não é yorubá mas sim kimbundu, a umbanda usa a ideia de orixás mas é um culto de inkisses.
Calunga no qual eu vi dentro da umbanda poderia se dar ao cemitério,que seria a calunga pequena e o a calunga grande que seria o mar.
Parabéns pelo belo trabalho!
Parabéns pelo conteúdo, irmão!!
Estou absolutamente encantada!
Eu acho lindo todas as estórias sobre essas lendas e crendices, inclusive a nossa, que é bastante rica em detalhes. Certa vez contei sobre elas para uns colegas lá de África e, eles não reconheceram nenhuma delas, embora tenham ficado maravilhados com o nosso folclore.
Parabéns pelo vídeo, ficou maravilhoso! Ganhou um inscrito!
Super Adorei ❤
Muitas das histórias tanto iorubas como indígenas lembram os mitos mais populares como egípcios,gregos,nórdicos.. Como deusas da beleza,protetores das florestas,deuses da guerra ou o arqueiro que nunca erra seu alvo. Tiveram até referências aos iorubás na nova temporada de Castlevania.
Rapaz. Lindo trabalho. Sou Leigo e mesmo assim com a sua narrativa eu consegui entender quase tudo. Me parece que a criação da terra sempre é muito parecida. A terra inabitável e seu processo de criação, item por item, criatura por criatura, se repete nas narrativas de quase todas as civilizações. Parabens
Vivendo e aprendendo 😊
Adoro essa mitologia, gostei do vídeo🙏🏼🙌🏽✨️
Nossa maravilhosa as histórias as pessoas deveremos ter seguir mas seu conteúdo muito bom
Excelente estudo! É importante o estudo sobre a questão da oralidade e como os "itans" são distorcidas. Sim, totalmente diferente... e está corretíssimo: Olokun pertence aos Mares e Yemanjá às praias (próxima às areias)
Parabéns meu querido muito bom
De 0 a dez te dou nota 1000. Parabéns pelo vídeo.
Muitíssimo obrigado
Que legal! Tão raro a gente ver sobre mitologia africana
Acho bem reducionista quem resume uma cultura a apenas religião. Teu vídeo é sobre cultura Iorubá. Parabéns ❤
muito obrigado :3
Os deuses Orixás estão vivos, eles movimentam nossas vidas e destinos, nos dão caminhos e possibilidades. Axé ❤❤️🔥
Dão sim, por isso o povo preto é todo fudido... Se liga karai kkk
Muito bom. Espero que tenha continuidade
Sou filha de oxum com ogum 💛💙
É sempre bom consultar pessoas da própria religião para evitar em cometer alguns erros, que por sinal foram muitos. No mais, o vídeo está bom. Parabéns.
OKE ARO MEU PAI OXÓSSI🏹, ORA YEYEO MINHA MÃE OXUM🌊. Os orixás sao vistos como deuses pelos africanos antigos, mas na realidade eles são santos mesmo, espiritos que regem certas forças da natureza, como: iansã que rege os ventos e tempestades, omolu que rege a morte, as doenças, xango que rege a justiça, os raios e o fogo, oxum que rege a riqueza, os rios e o amor, etc. Olorum ou olodumare é o deus do cristianismo, tal como Ala pros islâmicos, pois todos sao o mesmo deus porem chamados por nomes diferentes. Olodumare é o deus dos cristãos tanto no candomblé quanto na umbanda, mina, keto e todas as outras linhas espirituais da nossa religião.
SENSACIONAL, meu amigo. Parabéns pelo trabalho magnífico!
Vou assistir TODOS os seus materiais e fazer deles parte do meu conteúdo educacional!
Excelente. Obrigado por esse video
Seria da hora fazer um jogo RPG com a mitologia Iorubá
FANTASTICO, parabens pela dedicação em fazer um video tão bonito e bem contado como esse.
Muito obrigado
Nossa moço que vídeo da hora!!!! excelente!❤
Olá tudo bem ?
Obrigado pelo seu trabalho. Gostaria de acrescentar apenas que o termo yorubá, segundo minhas pesquisas em viagem à Africa, vem do idioma copta antigo, era então yorubá um apelido dos egípicios para o nosso povo…
Também acho importante dizer que Ifá é um oráculo e não um orixá, a divindade que temos acesso através do oráculo de ifá é o orixá Orunmila…
Espero ter ajudado ..
Um abraço do babalawo Ifatokode Ogunṣakin …
Aboru aboye o
Obrigado pelo complemento, usei um trabalho acadêmico como base pro roteiro, mas é sempre bom outras visões.
Muito bom o vídeo!
Existe um livro chamado Orixás que é a documentação dos cultos na Nigéria, Cuba, Bahia e Rio de Janeiro
Gostei do vídeo, muito bom, gosto de história mitológicas, e estas que nunca são contadas por falta de respeito pela cultura.
O conhecimento abre a mente e faz ver além do horizonte.👍🏾
Like marretado e merecido meu Brother!!!
Vídeo sensacional, gostei demais ,foi muito explicativo
Parabéns muito boas ilustrações.
Bom material p principiantes
14:01 Exu Vs Loki, seria uma boa luta
Isto é uma aula religiosa.
Com tanto irêrê, shagunauê, pingolê, banunitê, saramemingüê e sei lá o quê me fez até me lembrar das letras de algumas das músicas da Banda Reflexu's banda bahaina de meados dos anos 80 no movimento musical Axé Music ki falavam de alguns temas da africanidade.
Já chego dando um martelo rodado no like 😉
Muito legal, adorei parabéns
Amei o video
Espero wue faça mais e mais
Na verdade Exu pode sim levar os espíritos quando morremos, ele, em muitas vertentes é o que corta a Linha da vida e auxilia os espíritos, um livro que fala sobre é o "Guardião da meia noite", tem áudio book também.
As artes do Smite rsrsrsr muito bom! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Amei demais, vídeo muito bem trabalhado❤
Video incrivel, parabéns!
Fala sobre os deuses de Wakanda tbm Bast,Ptah,kokou entre outros eles são mescla de várias religiões africanas.
Muito axé cara, seus vídeos e explicações sobre a história yorubá são tops. Parabéns! 🙏🏽📿
Parabéns meu amigo pelo canal e pelo conteúdo muito legal bem replicado,me inscrevendo e esmagando no link ❤❤❤ bjusss no seu 💖
Axé!!
Kara ameiii seu vídeo , muito bem explicado e os desenhos belíssimos , até printei um par por de papel no meu celular , da minha mãe Yemanjá , gratidão
Muito bom 😮
parabens irmaOM
"ogunhe meu pai" a historia de ogum que foi passada em minha casa foi que ogum era rei de uma aldeia e a administrava com oxosse, uma vez ogum partiu pra guerra, e deixou oxosse no comando, depois de anos de batalha charam que ogum tinnha morrido, e em todo o dia que partiu todos ficavam um dia de silecio, uma vez ogum voltou porem ninguem o reconheceu estava sujo, ele cumprimentava e niguem respondia, ele depois de tentar comunicar e todos os ignorando e nao respondendo ele com raiva maou todos os moradores da aldeia oxosse que estava caçando ao chegar viu ogum todo ensanguentado e todos da aldeia mortos discutiu com ogum, e disse que na quele dia foi o dia que ele tinha partido, e todos acharam que estavam morto, e ficavam em silecio nesse dia ogum com raiva porque acharam que ele tinha morrido colocou a culpa de sua ira sobre a aldeia em oxosse e puxou uma espada e oxosse uma cana, e assim os dois batalharam. porem apessas de suas baalhas, um sempre esta com o outro pos ogum ensinou oxosse a caça, equanto ogum abria caminho oxosse atirava na caça.
Acho as mitologias de todas as culturas algo legal de se ouvir. Facilita que as imagens são bonitas. Enfim, boas histórias que não aprendemos em qualquer lugar
Estava conversando com uma católica e ela chamou a Iemanjá de nossa senhora das águas, uma das várias Vertentes de nossa senhora. Achei curioso pois já vi figuras branca da Iemanjá e Negra da nossa senhora, mas o que ambas tinha em comum era o mesmos tons de azul, fiquei curioso com a semelhança e quando isso se tornou comum? 🤷
Ela é uma péssima católica então ( não péssima pessoa)
@@flowamv3119 pior que não, o catolicismo que deu origem a essa religião, fora o fato de tantos católicos frequentarem terreiros.
@@AetherOne1 a questão é que boa parte das pessoas que se dizem católicas são apenas católicos de IBGE, se perguntar os dogmas católicos, não sabem, as proibições, não sabem, por isso tem tanta mistura, mais no rito católico Yemanjá não é nossa senhora, nem Iansan é santa barbara, etc, pra quem é católico de verdade, qualquer outra divindade ou ser espiritual, é invenção ou demônio, OBS: não sou católico
@@flowamv3119 a verdade é que pra ser católico precisa se denominar. Se a pessoa se identifica em prestar culto a uma religião, sabendo ou não dos dogmas, ainda é pertencente a ela.
@@AetherOne1 não é assim, no catolicismo fala que qualquer outra entidade é demônio, aí a pessoa se diz católico e presta culto a outra entidade, não dá, é uma coisa ou outra, 90% dos que se dizem católicos não pisão na igreja e não vão a missa, sabia que católico tem que todo domingo ir a missa,a não ser por um caso especial?
Ótimo vídeo. Parabéns.
Show de bola 😊
Eu nunca tinha olvido falar de Iemanja ou outras divinidades até o dia q tive uma visão em sonho numa praia eu tentava fugir de 2homens muito altos e fortes cada um c/2 lagartos na corrente em ambas mãos, um lado e do outro, me perseguido, ñ tinha p onde ir. Qdo abriu o mar e uma linda mulher de azul e perolas,pele morena e cabelos negros, me abría os braço, me salvava, linda. Mãe me disse q era Iemanja, eu tinha 12/13 anos (fui criada em colegio católico). AMO IEMAJA , OGUN e YNHASÃ... SALVE SALVE ORIXAS
O nome disso é sonho...
Olá! Cheguei ao seu vídeo sem querer. Com o pesquiso muito sobre questões raciais no Brasil, acredito que a algorítimo apresentou o seu video. Sou professor e me interesso muito por conhecer um pouco mais da cuktura africa e afro-brasileira. Gosto de levar conhecimento aos meus alunos sibre a cultura africana e afro-brasileira. Obg pelo video.
É mais fácil compreender as relações ou diferenças nas histórias dos Òrìsà se levar em conta que eles são divindades não deuses, inclusive existiram passagens humanas da família (adeptos/iniciados no culto do òrìsà da família ou região) de cada òrìsà, ou seja, feitos de humanos que eram devotos/iniciados em òrìsà x ou y que tiveram histórias e essas compõe ìtan. Tendo isso em mente, um ìtan que possa falar que Òsun foi esposa de Sangó, não necessariamente é Òsun que possivelmente teve envolvimento com Ògún e assim sucessivamente!
Parabéns pelo vídeo!
De uma maneira bem simplificada, o Exú ao qual vc se refere, sim, é Exú Orixá, divindade, assim como Ogum, Oxóssi etc. O exu Caveira, e outros, é entidade, assim como caboclos e pretos velhos. Seres q já viveram na terra de forma carnal e evoluíram para, no mundo espiritual, trabalhar entre nós. Um não exclui o outro.
Muito Axé pra vc.
Boa noite amigo,
Fale sobre Maria lionza e o kimbaio da Venezuela.
*A prece é um 1⃣ exercício da fé mas o desejo é a confirmação da vontade, a única vez em que 🤷♂️ o sucesso apareceu antes do trabalho ⚒ foi só no dicionário*
perfeito gostei bastante ganhou mais um seguidor. Agora onde consigo essas imagens tão legais muito bom nota 10 para vídeo
Obrigado!
Eu que agradeço
Esses orixás versão anime ficaram incríveis
Uma coisa que dar pra se entender melhor sobre os orixás e que explica um pouco sobre a richa de xangô e Ogum em relação as Yabas é que cada orixá tem um caminho,digamos que seria qualidade,então Ogum teria por exemplo 7 qualidades ou 7 caminhos ou mais (não estou sendo exato na quantidade).
Mas cada caminho de cada orixá representa uma vida,um filho,um ensinamento,uma lição e assim por diante.
Xangô realmente tinha treta com Ogum, Xangô teve sim as três mulheres ao mesmo tempo que inclusive foram mulheres de Ogum mas digamos que Ogum era um "bicho do mato" e isso ajudou as Yabas a irem embora com xangô.
Ogum se casou com Obá, Oxum e Iansã porém em qualidades diferentes (os caminhos que citei) já xangô teve realmente as 3 em um único caminho.
Existem 3 vol de itans que explica muito sobre os caminhos e nomes de uma forma como se fosse fábulas.
5:43 só um Adendo, "... Aquele que recebe as oferendas e leva para Olódùmarè/Olorun ..."
Muito bom
Faz a parte 2.
Faz um vídeo falando sobre todas divindades yorubá
Massa!!!
Parabens ❤
Acho legal os dizeres que as pessoas do candomblé usam tipo laroye oke.Muito diferente.
Gostei!