Estou lendo "Os Sertões" do colosso Euclides da Cunha. E me arrisco a dizer que a mesma foi a primeira descrição nua e crua sobre o subdesenvolvimento do nosso país, e foi a primeira a abordar a realidade de um nordeste pouco conhecido, longe das praias e do passado açucareiro. É uma obra que te choca e te surpreende a cada página. É apaixonante.
Sim ! Desbravou o sertão para a elite do sudeste .Li 3 vezes . Escrevi um livro sobre a Guerra de Canudos . Ele ficou apenas 17 dias anotando e entrevistando pessoas em Canudos-BA .Escreveu como se tivesse ficado um ano . Mais de 600 páginas. O homem era um gênio. Não merecia ter sido infeliz em família e morreu assassinado pelo amante da mulher dele,ao tentar matar o homem.
Só uma correção: determinismo não trata de que uma pessoa é determinada ao nascer, e sim que o homem é o fruto do seu meio, o resultado. Por exemplo: Euclides considera que o sertanejo é um forte, o homem do sertão é naturalmente resistente por estar onde está, sobrevivendo e lutando para continuar vivo. A parte que fala que são feios, raquíticos, é a descrição física ( por que nada impede de ter um feio raquítico na grande São Paulo)
Excelente Hels. Achei estranho quando ela falou isso, pois, quando estava na universidade lembro que meus professores falavam sobre o determinismo e o possibilismo. O primeiro o meio era fator determinante para a relação do homem com o espaço; o segundo, o possibilismo, com o desenvolvimentos das técnicas o homem passou a dominar e transformar o espaço a suas necessidades. Ou seja, as adversidades naturais já não ditavam como seria essa relação homem/meio. Hoje, por exemplo, a possibilidade de ocupação até mesmo na Antártida.
@@Vestilinguagens Também compreendido como Eugenismo Biológico, aquela teoria que influenciou Adolf Hitler a fazer tudo que fez. Determinismo Biológico é uma pseudociência que serviu de base para as políticas nazistas.
A história conta, que tudo começou com a compra de madeiras que não foram entregues ao arraial, então eles foram lá pegar a força. E depois começou a história que a menina conta.
Bom Jesus da Lapa -Bahia)🌎🇧🇷 parabéns jovem pelo vídeo didático mostrando realidade da história. Euclides da Cunha-Bahia cidade massa da nossa BAHIA Nordeste Brasil continental . Hoje tem internet para divulgar mostrar os 2 lado da história. Sertão terra boa falta água Rio São Francisco para irrigação isso responsabilidade do governo Federal desde anos 40 o Brasil continental. Sertão na época da chuva é rica em biodiversidade o verde volta reinar a fartura das chuvas etc. Parabéns jovem polos conteúdo mostrando realidade do sertão Nordestino Brasil continental hoje 2024. 👊👊🏜🏜🌵🛫🛫🛫🛫🛫🛫🇧🇷2024 Bahia..
EU MORO NESSA REGIÃO ENTRE , EUCLIDES DA CUNHA CANSANÇÃO E MONTE SANTO MÁS A CIDADE DE CANUDOS , FOI O ÁPICE DA RESISTÊNCIA DO POVO DE Senhor ANTÔNIO CONSELHEIRO O ARRAIÁ HISTÓRICO ESTÁ SOB. ÀS ÁGUAS DO AÇUDE DE COCOROBÓ./EXCELENTE LIVRO
Resumo do vídeo ❤ Características do livro: - é dividido em 3 partes: A Terra, O Homem e A Luta - A Terra: características do local - O homem: comportamento do sertanejo, determinismo - A luta: parte da guerra mesmo - regionalista - cientificista - arte da palavra - determinista
Na verdade os Sertões trata de um Nordeste que AINDA está esquecido. Não foi esquecido só naquela época, ainda somos vistos como estorvo. O Determinismo está aí bem escrachado nesse cenário tenebroso que assistimos hoje. O livro é uma joia da literatura brasileira. Os Sertões não é para todo mundo mesmo, professora. Tem que ter amor pela leitura. É uma pena que o texto de alto nível tenha sido classificado como algo chato e tedioso por uma professora de literatura. Assim fica difícil estimular a leitura do livro, né? No mais, deixei o like para o vídeo mesmo assim.
Poxa, mas eu gostei é que ela foi bem sincera. De fato, o livro não tem uma linguagem simples e exige um conhecimento técnico maior, o que não tira o poder literário dele.
FODA MESMO, O TANTO DE PRECONCEITO QUE VEJO OS NORDESTINOS SOFRER LÁ PRO SUL (PRINCIPALMENTE) SUDESTE, É ETC É DE TER ÓDIO, NÃO QUERO ESSES SULISTAS PELO MEU NORDESTE.
a partir da explicação da professora é possível detectar esses eventos! temos uma aula escrita também que pode te ajudar: cursoenemgratuito.com.br/euclides-da-cunha/
Penso ser necessário rever ou reavaliar certas posturas, até porque o discurso de que "estamos sempre aprendendo alguma coisa" ou "ninguém sabe tudo", apesar de clichê, são verdades. Acredito que não tenha sido com má intenção, mas sua descrição da terceira parte do livro usando termos como sendo "a parte mais legal (do livro obviamente)... e " ai tem guerra, tem gente se explodindo..." não é apropriado. Digo isso pois os fatos narrados não são fictício. Trata-se de uma tragédia de proporções muito grandes e bastante angustiante para quem se propõe saber as coisas que aconteceram em Canudos. É um capítulo muito triste da nossa história. Acho que deve ser tratado com mais respeito. Não temos números exatos, mas pensem em aproximadamente 30.000 mortos entre soldados e os habitantes. Mortos a tiros, em lutas de punhal e baioneta, espancados com porretes, queimados com bombas incendiarias, execução sumaria dos prisioneiros sendo degolados ao final do conflito, corpos apodrecidos sendo comidos por urubus...foram fatos reais...não foi um filme no modelo Hollywood.. Me perdoe se pareço rude...Mas o fato merece reflexão.
A questão que pesou foi a República querer cobrar impostos de Canudos.... Conselheiro era monarquista, mas o povo na maioria não..../// Boa colocação em diversas questões, porém faltou uma questão seria que era o imposto...
Vcs ficam romantizando Euclides como um Herói (é o que parece) ele era a impressa permitida pelo Estado para além de relatar informar o inimigo das tentativas de invasão a cidade erguida pelo povo. Outra coisa, aonde tem uma fala ou escrito de Antônio Conselheiro que diz que ele queria ser Rei Monarca? Ele usou esse termo (basta contextualizar) pra dizer que ali, naquele lugar, naquela terra prometida, cada indivíduo seria rei do seu lugar… exatamente por isso que ele conseguiu juntar mais de 25 mil pessoas! Ele não era o herói, mas sim cada camponês que lutou resistindo a invasão do poder dominante naquela época, pode esse que não tolerava e não tolera até hoje nenhum tipo rebelião popular! Antes do Estado invadir a fazenda Belo Monte levaram 3 lapadas! O povo brasileiro botou o exercito de joelhos! E sabe como tudo começou? Um certo dia homens daquela cidadela que se erguia, foram a cidade de Uauá comprar madeira para melhorar algumas construções que já existiam no lugar, por exemplo, lá já havia uma capela antes mesmo dos conselheiristas chegarem… eles pagaram mas o comerciante não quis entregar o material lá na fazenda, no arraial, então os homens foram lá buscar e ainda assim não entregaram, isso sucedeu-se em um combate (o primeiro) que matou muitos dos soldados que atacaram os conselheiristas na tentativa de não deixar eles levarem as madeiras de construção. Isso gerou uma revolta das do Estado que foi aumentado cada vez que iam sendo derrotados (neste caso se somam 4 derrotas) então eles (O Exercito Brasileio) cometem o que poderíamos chamar de Holocausto nordestino, apelam para os canhões contra um arraial inteiro matando milhares de crianças e jovens, mulheres e os homens que se viram obrigados se renderem com a promessa de sessão o combate e sabe o que o exercito brasileiro fez? Degolou todos os verdadeiros heróis do povo! Todos tiveram seus corpos decapitados e alguns esquartejados! Levaram a cabeça de À. Conselheiro e ainda roubaram objetos importantes daquele povo, uma pedra sagrada que havia ali, está ainda está lá no RJ.
MEU BISAVÔ LUTOU EM CANUDOS, LOGO EM SEGUIDA FOI PARA PB, ELE TINHA O MESMO PENSAMENTO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO, ASSIM SENDO MINHA FAMÍLIA TODA É MONARQUISTA, É UMA VERGONHA PARA ESTE PAÍS O QUE FIZERAM, POR ISSO DIGO QUE SOU MAIS NORDESTINO QUE BRASILEIRO.
O jeitinho dela de "meio que não quero explicar" mas explica tão bem, mexeu comigo, sla tô apaixonada 💕
Estou lendo "Os Sertões" do colosso Euclides da Cunha. E me arrisco a dizer que a mesma foi a primeira descrição nua e crua sobre o subdesenvolvimento do nosso país, e foi a primeira a abordar a realidade de um nordeste pouco conhecido, longe das praias e do passado açucareiro. É uma obra que te choca e te surpreende a cada página. É apaixonante.
ainda não entendi as características do pré-modernimos em Os sertões. poderia explicar?
Sim ! Desbravou o sertão para a elite do sudeste .Li 3 vezes . Escrevi um livro sobre a Guerra de Canudos . Ele ficou apenas 17 dias anotando e entrevistando pessoas em Canudos-BA .Escreveu como se tivesse ficado um ano . Mais de 600 páginas. O homem era um gênio. Não merecia ter sido infeliz em família e morreu assassinado pelo amante da mulher dele,ao tentar matar o homem.
Mano ela resume um livro em minha opinião meio chato, e transforma ele em um livro que fica divertido. Realmente, aula perfeita.
Até que enfim uma ótima professora....
Adorei!!! Primeira vez q vejo aulas dela e adorei! Ótima explicação, consigo entender tudo direitinho. Muito obrigada
Bela aula resumida! A literatura brasileira é incrivel, amo minha nação
Amo a literatura brasileira 😊
Tenho muita vontade de ler os Sertões, desde que estudei sobre a guerra de canudos
Acabei de comprar um exemplar. Na verdadeinha mãe comprou para mim.
Amo suas aulas
Parece q ja conheco vc
Simplesmente amei...
Aula incrível obrigada professora!
amo essa professora, muito boa mesmo
Que aula mais linda! Aprendi tanto em 8 minutos! Obrigada!
Só uma correção: determinismo não trata de que uma pessoa é determinada ao nascer, e sim que o homem é o fruto do seu meio, o resultado. Por exemplo: Euclides considera que o sertanejo é um forte, o homem do sertão é naturalmente resistente por estar onde está, sobrevivendo e lutando para continuar vivo. A parte que fala que são feios, raquíticos, é a descrição física ( por que nada impede de ter um feio raquítico na grande São Paulo)
Excelente Hels. Achei estranho quando ela falou isso, pois, quando estava na universidade lembro que meus professores falavam sobre o determinismo e o possibilismo. O primeiro o meio era fator determinante para a relação do homem com o espaço; o segundo, o possibilismo, com o desenvolvimentos das técnicas o homem passou a dominar e transformar o espaço a suas necessidades. Ou seja, as adversidades naturais já não ditavam como seria essa relação homem/meio. Hoje, por exemplo, a possibilidade de ocupação até mesmo na Antártida.
Você é da área das ciências humanas, mano?
existe o determinismo biológico
@@Vestilinguagens Também compreendido como Eugenismo Biológico, aquela teoria que influenciou Adolf Hitler a fazer tudo que fez. Determinismo Biológico é uma pseudociência que serviu de base para as políticas nazistas.
Mas ela fala de determinismo nesse sentido mesmo e não como algo positivo. O determinismo biológico gira em torno disso nas ciências sociais
Olá professora maravilhosa, amo sua aulas 😀😀
Show de explicação
A melhor explicação que já vi. 👏👏👏
Vídeo da melhor prof!
Só sobrevivo ás terças feiras porque sei que vou ter aula de Lit com a Camila 💕
Aí meu ❤️! Te encho de beijo terça ❤️
Estou terminando de ler 'Os Sertões', e realmente é bastante difícil passar pela fase Terra do livro, mas depois vai fluindo.
Muito boa explicação, como sempre ,Camila, você dando um show
abaixo assinado pra ela participar do próximo rock in rio ♥
obrigada pelo vídeo! estou lendo o livro mas não estou entendendo nadinha hehe você ajudou muito
A história conta, que tudo começou com a compra de madeiras que não foram entregues ao arraial, então eles foram lá pegar a força. E depois começou a história que a menina conta.
Aula muito boa, professora com otima didática! parabéns ao canal!
A melhor professora de Pato Branco daí
Que aula maravilhosa!!
Melhor explicação 👏
Otima aulaa! professora incrivel!!
Não consigo ver aula da Camila sem lembrar da Piper de Orange is the New Black
Vou vestir uma roupa laranja um dia desses em sua homenagem 😁
Ótima
ÓTIMA AULA , PROFESSORA
Que bom que você gostou, Silvio! Bons estudos!!! ❤
Bom Jesus da Lapa -Bahia)🌎🇧🇷 parabéns jovem pelo vídeo didático mostrando realidade da história. Euclides da Cunha-Bahia cidade massa da nossa BAHIA Nordeste Brasil continental . Hoje tem internet para divulgar mostrar os 2 lado da história. Sertão terra boa falta água Rio São Francisco para irrigação isso responsabilidade do governo Federal desde anos 40 o Brasil continental. Sertão na época da chuva é rica em biodiversidade o verde volta reinar a fartura das chuvas etc. Parabéns jovem polos conteúdo mostrando realidade do sertão Nordestino Brasil continental hoje 2024. 👊👊🏜🏜🌵🛫🛫🛫🛫🛫🛫🇧🇷2024 Bahia..
Adorei, vídeo muito bem explicado, muito obrigada
muito obrigada pelo comentário!
Muito Bom!
ahhhhh q professora perfeita !!
Obrigada pelo elogio!
Aula incrível
Ótima aula!
Perfeito
Parabéns!!!! Aula PERFEITA💕💕
otima aula. parabens
Abraço tia Camila !!!
Conheço essa historia dele faz tempo
Gratidão
EU MORO
NESSA REGIÃO
ENTRE ,
EUCLIDES DA CUNHA
CANSANÇÃO E MONTE SANTO
MÁS A CIDADE DE CANUDOS
, FOI O ÁPICE DA RESISTÊNCIA DO POVO DE
Senhor ANTÔNIO CONSELHEIRO
O ARRAIÁ HISTÓRICO ESTÁ SOB. ÀS ÁGUAS DO AÇUDE DE
COCOROBÓ./EXCELENTE LIVRO
Maravilhoso, Silvio! 😍
Excelente livro. Me lembrou da Arte da Guerra de Sun Tzu quando fala sobre o céu e a terra nas batalhas.
Muito bom gostei muito
MARAVILHOSA
é mesmo!!! ❤
aula muito boa
Ótima aula
Vídeo mais que perfeito
Nossa a Camila fala MT BEEMM
professora tenta usar mais o quadro !
Grandes sertões Veredas 😊😊😊😊
Fantástico #conscienciaehistoria
Resumo do vídeo ❤
Características do livro:
- é dividido em 3 partes: A Terra, O Homem e A Luta
- A Terra: características do local
- O homem: comportamento do sertanejo, determinismo
- A luta: parte da guerra mesmo
- regionalista
- cientificista
- arte da palavra
- determinista
Perfeito, Leticia! 🥰
ela : "... por exemplo a parte da A terra é tipo umhrumumrumchumbundrumnb..." kakkakakakakak
Minha mãe acabou de comprar um exemplar dessa obra para mim.
Quem fica escutando ela respirando ??
Na verdade os Sertões trata de um Nordeste que AINDA está esquecido. Não foi esquecido só naquela época, ainda somos vistos como estorvo. O Determinismo está aí bem escrachado nesse cenário tenebroso que assistimos hoje. O livro é uma joia da literatura brasileira. Os Sertões não é para todo mundo mesmo, professora. Tem que ter amor pela leitura. É uma pena que o texto de alto nível tenha sido classificado como algo chato e tedioso por uma professora de literatura. Assim fica difícil estimular a leitura do livro, né? No mais, deixei o like para o vídeo mesmo assim.
Poxa, mas eu gostei é que ela foi bem sincera. De fato, o livro não tem uma linguagem simples e exige um conhecimento técnico maior, o que não tira o poder literário dele.
FODA MESMO, O TANTO DE PRECONCEITO QUE VEJO OS NORDESTINOS SOFRER LÁ PRO SUL (PRINCIPALMENTE) SUDESTE, É ETC É DE TER ÓDIO, NÃO QUERO ESSES SULISTAS PELO MEU NORDESTE.
Preciso de ajuda, quais os principais eventos da obra "Os Sertões" ???? Me ajudem por favor kk
a partir da explicação da professora é possível detectar esses eventos! temos uma aula escrita também que pode te ajudar: cursoenemgratuito.com.br/euclides-da-cunha/
Alguem sabe se essa prof tem canal?? Qual?
Penso ser necessário rever ou reavaliar certas posturas, até porque o discurso de que "estamos sempre aprendendo alguma coisa" ou "ninguém sabe tudo", apesar de clichê, são verdades. Acredito que não tenha sido com má intenção, mas sua descrição da terceira parte do livro usando termos como sendo "a parte mais legal (do livro obviamente)... e " ai tem guerra, tem gente se explodindo..." não é apropriado. Digo isso pois os fatos narrados não são fictício. Trata-se de uma tragédia de proporções muito grandes e bastante angustiante para quem se propõe saber as coisas que aconteceram em Canudos. É um capítulo muito triste da nossa história. Acho que deve ser tratado com mais respeito. Não temos números exatos, mas pensem em aproximadamente 30.000 mortos entre soldados e os habitantes. Mortos a tiros, em lutas de punhal e baioneta, espancados com porretes, queimados com bombas incendiarias, execução sumaria dos prisioneiros sendo degolados ao final do conflito, corpos apodrecidos sendo comidos por urubus...foram fatos reais...não foi um filme no modelo Hollywood.. Me perdoe se pareço rude...Mas o fato merece reflexão.
Aqui pelo cronograma do Felipe Araújo :)
Qual lição podemos disso??
I've been here...
Sou parente de Euclides da Cunha
Eu vim pela Nirleide 💕
Professora de língua portuguesa ☺️
Alguém me ajuda? Preciso de situações apresentadas na Obra que ainda fazem parte da sociedade brasileira
com base na aula da prof Camila, você conseguiu perceber algo que se repete na sociedade brasileira hoje? :)
as pessoas esquecidas que sofrem pelo nordeste (pela seca)... eles são esquecidos assim como no livro
👏👏👏
Assiste em 1.25x velocidade
tinha que ler mas nao conseguiLAKAKKA quase dormi lendo :/
A questão que pesou foi a República querer cobrar impostos de Canudos.... Conselheiro era monarquista, mas o povo na maioria não..../// Boa colocação em diversas questões, porém faltou uma questão seria que era o imposto...
obrigada pelos comentários e pontuações, Roselene :)
ainda não entendi as características do pré-modernimos em Os sertões. poderia explicar?
Arraial?
A primeira parte é chata mesmo, mas a leitura vale a pena
Vcs ficam romantizando Euclides como um Herói (é o que parece) ele era a impressa permitida pelo Estado para além de relatar informar o inimigo das tentativas de invasão a cidade erguida pelo povo. Outra coisa, aonde tem uma fala ou escrito de Antônio Conselheiro que diz que ele queria ser Rei Monarca? Ele usou esse termo (basta contextualizar) pra dizer que ali, naquele lugar, naquela terra prometida, cada indivíduo seria rei do seu lugar… exatamente por isso que ele conseguiu juntar mais de 25 mil pessoas! Ele não era o herói, mas sim cada camponês que lutou resistindo a invasão do poder dominante naquela época, pode esse que não tolerava e não tolera até hoje nenhum tipo rebelião popular! Antes do Estado invadir a fazenda Belo Monte levaram 3 lapadas! O povo brasileiro botou o exercito de joelhos! E sabe como tudo começou? Um certo dia homens daquela cidadela que se erguia, foram a cidade de Uauá comprar madeira para melhorar algumas construções que já existiam no lugar, por exemplo, lá já havia uma capela antes mesmo dos conselheiristas chegarem… eles pagaram mas o comerciante não quis entregar o material lá na fazenda, no arraial, então os homens foram lá buscar e ainda assim não entregaram, isso sucedeu-se em um combate (o primeiro) que matou muitos dos soldados que atacaram os conselheiristas na tentativa de não deixar eles levarem as madeiras de construção. Isso gerou uma revolta das do Estado que foi aumentado cada vez que iam sendo derrotados (neste caso se somam 4 derrotas) então eles (O Exercito Brasileio) cometem o que poderíamos chamar de Holocausto nordestino, apelam para os canhões contra um arraial inteiro matando milhares de crianças e jovens, mulheres e os homens que se viram obrigados se renderem com a promessa de sessão o combate e sabe o que o exercito brasileiro fez? Degolou todos os verdadeiros heróis do povo! Todos tiveram seus corpos decapitados e alguns esquartejados! Levaram a cabeça de À. Conselheiro e ainda roubaram objetos importantes daquele povo, uma pedra sagrada que havia ali, está ainda está lá no RJ.
Enquanto Euclides entregava o povo de canudos a aninha dele fazia filhos com outro
Parte legal é a luta????//// A grande vergonha é a luta....designaram um povo e isso é legal????
MEU BISAVÔ LUTOU EM CANUDOS, LOGO EM SEGUIDA FOI PARA PB, ELE TINHA O MESMO PENSAMENTO DE ANTÔNIO CONSELHEIRO, ASSIM SENDO MINHA FAMÍLIA TODA É MONARQUISTA, É UMA VERGONHA PARA ESTE PAÍS O QUE FIZERAM, POR ISSO DIGO QUE SOU MAIS NORDESTINO QUE BRASILEIRO.
DEUS h e g destemudorei único rei DEUS único rei é por Cristo todo dia obrigado nova lima mais
Fala pobre sobre Canudos
👏👏👏👏