Era reprodutor certamente porque o tráfico já tinha sido proibido, os fazendeiros acharam um jeito de ter mais escravos sem ter que comprar. História desumana demais, mas é a nossa história. Tanto sofrimento! Salve salve, ancestralidade africana! Ótimo vídeo. Parabéns.
@@lou2574 Não foi. O tráfico foi oficialmente terminado em 1851. A Ventre livre é de 1871. E mesmo se fosse, desde quando lei no Brasil impediu de males como esse ocorrerem? Nunca.
Até que ponto o ser humano tende tratar seus semelhantes como animais; E pensar em fins comerciais, sendo que os escravos que produzem riqueza no país ..ficaram sem nada sequer o reconhecimento de sua importância no desenvolvimento do país.
O barão de Mauá era foda em uma época onde todos ricos tinham escravos , ele virou o mais rico sem escravos e ainda comprava a liberdade de vários escravos dava emprego , perseguiram o cara .
Ele não precisava de escravos, tinha maquinário. Ele libertava escravos para poder ter mais consumidores da sua indústria. Não pense que ele fez isso por ser “bonzinho”.
Eu já morei numa fazenda de café onde meu pai trabalhava de caseiro, na cidade de São Manuel-Sp e olha a senzala que tem lá até hj, e de arrepiar! Vc entra e já vai te dando uma sensação de tristeza, sofrimento, prisão, sufocamento, lugar escuro, com selas minúsculas, só cabe uma pessoa de lado, outras baixas, e humidas.. uma verdadeira cena d horror! Eu não conseguia ficar lá mais q alguns minutos e saia muito mal só de imaginar como foi sofrida a vida do povo q viveu lá! Que Deus tenha em bom lugar cd um deles. Parabéns pelo conteúdo do vídeo, já deixei o like e me inscrevi
Sei qual fazenda vc está falando ! Realmente muitas histórias ronda lá , principalmente em outra fazenda que meu irmão sempre conta histórias de escravos , e meus pais também presenciou muita coisa e história que dá até frio na espinha, na Zona Rural, da nossa querida cidade !
@@thekranik1 sou português e acho difícil ir até Botucatu mas , agradeço a informação e convite . Conheço as sansalas originais que existem até hoje na África e posso garantir que , se comparadas com as que existiam no Brasil , são infinitamente piores .
A todo momento só pensei nas pobres escravas,que mal entravam na mocidade e ja eram estupradas e obrigadas a engravidar,e pior,saber que os filhos iam ser escravos também!
Pensou mal. Porque nao pensa da escravatura atual! E bem mais importante combater do que olhar para o passado de que nada serve se nada for feito no presente.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485Sua colocação está correta , mas não libera o escravocrata português e o árabe ambos traficantes no interior da África ...estes brancos ..
Aqui na cidade onde moro Contagem/MG tem um lugar chamado Arturos. Onde os escravos se refugiavam quando fugiam das fazendas. É um lugar que habitam descendentes de escravos. No dia 13 de maio eles saem vestidos como escravos, com mordaças, algemas e todo arsenal de sofrimento que viveram seus ancestrais. Eu não aguento olhar mais que 5 minutos. Uma angústia, um nó na garganta, vontade de chorar. Muito triste. São humanos escravizados por monstros que se dizem humanos.
@@flaviaevaristo1373 povos se escravizaram mas nunca li de negros escravizando e vendendo a outros continentes povos brancos?? Já leu sobre?? Quem usa essa justificativa habitualmente é pra diminuir o gravidade do tráfico de negros pra cá...
Eu tambem tenho vergonha, Tem um conto do Machado de Assis, chamado Luta de pai contra mãe. É real e assustador o ocorrido.Quem puder ler, leia! Tem n internet.
@@janacruz2100 Não, o mais triste é saber as atrocidades que faziam com esse povo, principalmente suas mulheres, seus filhos, se imagina seus filhos passando por isso? Os negros que vendiam os seus eram mínimos, a maioria era obg msm e ñ so pelos portugueses, outros países tbm, uma secretária que tive, os tataravôs, bisavós dela, relatavam essas informações
Eu me interesso bastante por esse tipo de história, porque o que foi passado nas aulas de história não se compara a realidade. Meus ancestrais sofreram muito, por isso não dá pra deixar cair no esquecimento as atrocidades que eles viveram. Eu sofro bastante quando assisto filmes ,vídeos e documentários sobre a escravidão mas é algo muito importante sabermos pra passar adiante para as novas gerações.
Tenho orgulho de pertencer a esse povo guerreiro, trabalhador , que chegou sem nada nesse país , e depois da escravidão não levou nada . Em nome dessa terra chamada Brasil , lavouras , sol , suor , dores , lágrimas, sangue . Até hoje a discriminação permanece .
Eu imagino as tristezas e angústias dessas mulheres obrigadas a manterem relações sexuais, apenas para gerarem futuros escravos, predestinados à um sofrimento que nem um ser vivo merece, principalmente à um ser humano!!!
"Manter relações sexuais" sem vontade e consentimento se chama estupro. Infelizmente a história do Brasil foi construída a partir de estupros, de mulheres negras, mulheres indígenas... nossa miscigenação é fruto da violência... triste...
Parei neste vídeo por acaso e como uma mulher e por ser negra sinto curiosidade nestas histórias . Sua narrativa é muito eloquente e prende a gente . Já no início do vídeo senti um aperto no peito mas vou continuar . A história parece ser triste mas obg por trazê-la pra nós pq infelizmente coisas desse tipo continuam acontecendo em pleno século XXI . A luta será eterna .
Parte triste, cruel e vergonhosa da história do Brasil. Era muito sofrimento que essas pessoas passavam. Que Deus abençoe e dê a todas essas almas, a glória merecida!
Estive em uma fazenda de café em Rio Claro/SP e passei muito mal perto das Senzalas. Foi uma das piores experiência espiritualista que já vivi. Chorei muito e fiquei ruim por quase 1 semana, com muita oração por todos eles. Editado: era um ar pesado e senti e cheguei a ver o sofrimento. A Senzala era abaixo do casarão, um local muito baixo, onde os escravos só andavam agaixados e ainda eram torturados. Quase não entrava luz. A fazenda toda linda e suntuosa....um lugar paradisíaco, mas ao olhar para as pequenas janelas daquele local, quase desmaiei. Um horror! Que todos tenham conseguido chegar ao reino de Deus!
Você tem uma sensibilidade Espíritual incrível, as pessoas tem dificuldade de admitir os dons ou aceitar a bondade dos outros. Mas te digo, explore mais sua Espíritualidade é linda.
Parabéns ao canal; a escravidão é uma crueldade sem limites, e infelizmente faz parte da nossa História. Amo ver fazendas antigas. Já estive numa senzala, de uma fazenda antiga, q na época era (não sei se ainda é), aberta á visitação. Senti a opressão e sofrimento daquele lugar. A fazenda muito bonita e conservada, onde a proprietária (bisneta do antigo dono), q servia de guia nos disse q nos cômodos acima podia-se sentir o calor q vinha da respiração dos infelizes escravizados q dormiam abaixo. Muito triste!
Hoje comemoramos o dia" 13 de maio" quando a princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. Ao assistirmos esse vídeo nos deparamos o quão triste e sofrido foi o caminho percorrido para chegar a libertação dos escravos, tantas lágrimas foram derramadas, quanto gente teve o sangue nas mãos de pessoas inocentes, quantas mães separadas de seus amados filhos... Tantas lutas!!! Hoje dedico meu respeito e a minha admiração à todos aqueles, que tanto sofreram para construir o nosso país.
Interessante que ontem quando levei minha mãe para um compromisso estava esperado no carro e resolvi fazer uma reflexão e postei no meu instagram e tiktok sobre escravidão em dois sentidos diferentes mas não sabia que ontem era exatamente a data da Leia Áurea, Deus é fantástico.
Superficial sua analise. Vc acha que a escravidao terminou? Nada disso, ela soh mudou de forma. Ou vc acha que no mundo que vivemos, vc, eu e a maioria da populacao mundial nao vive numa escravidao? Pare e pense... por isso que o Sr Jesus voltara, pra botar ordem na casa e comecar um novo mundo do zero.
Depois da ebolição os escravos não foram amparados não existia nenhum projeto vc e muitos passaram fome.. muitos queriam voltar a trabalhar nas lavouras.. porém os viscondes não aceitaram mais .. ficando assim os sangue de vingança nos olhos dos fazendeiros... muito se refugiaram nós Colômbos.. Muito triste
Será...!! Na versão do Brasil paralelo , conta das guerras e desbravamento do território brasileiro como se ñ existissem negros nem mestiços , tão pouco indígenas ... eram todos brancos de olhos azuis e Europeus , homens bravos e destemidos , extremamente cultos e humanistas ... Nem sei como conseguiram ir pra guerra ... devem ter expulsado os Holandeses na base do vomito e caganeira de tanto descontentamento .
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 essa é nova, n sabia q todo traficante é negro e q todo policial é bondoso e branco, aki tive a certeza do seu racismo, imagino vc no dia a dia fingindo q n o tem e o guardando pra usar na Net onde os covardes se mostram.
Como já compartilhei em outro vídeo, descendo de escravos (negros e indígenas). Tanto minha bisavó (mãe do meu avô - nasceu pouco depois da lei Áurea, mas a escravidão aqui continuou permanecendo por um tempo, apesar da notícia da Lei ter chegado 1 dia depois) quanto minha tataravó (essa sim foi trazida em navio, escravizada no engenho e lavoura) passaram por isso! Meu avô, por sua vez, trocava seu serviço por comida e moradia até conseguir sair de lá (tudo na mesma fazenda) (Inclusive, os descendentes donos da fazenda, ainda tratavam minha mãe como uma escrava colocando-a para mover através do serviço braçal a máquina que separava a nata do leite para fazer manteiga). Daí, muita gente não compreende devido meus fenótipos não serem de uma pessoa negra. Pois bem, meu bisavô, pai do meu avô materno, veio de Portugal pra cá, ele tinha pele clara, olhos castanhos claro, etc. Na família materna, a descendência é de Puri com Italiano. Já na família paterna, portugueses e italianos. Assim, diante de toda essa mistura acabei herdando os genes recessivos que me conceberam a pele clara, olho claro e cabelos claros. Como disse na outra vez, a minha meta de vida é adquirir a propriedade e assim, conseguir homenagear meus antepassados com a construção de um museu histórico na senzala que tanto sofreram!
Minha tataravó tbm era escrava... o marido foi vendido os filhos foram separados dela e minha bisavó foi a única que ficou com ela.. minha bisa contava muitas coisas morreu com 109 anos na época eu tinha 11 anos.. ela tinha marcas nos pés pq uma vez foi acorrentada e queimaram os tornozelos dela..😞😞 toda segunda feira vou no Cruzeiro e faço preces acendo velas para essas almas que sofreram tanto... meu querido que vc consiga alcançar o seu desejo que as forças do bem e que o universo lhe envie energias positivas!!
Agradeço muito à Deus por não ter vivido nessa época, meu coração não aguentaria em ver meus irmãos sendo escravizados. Toda essa beleza não enche os meus olhos.
Amei a historia ..a senhora cim um orgulho do avo...isto mesmo tem que sentir orgulho.tantas lutas tantas injusticas Mas viveu muito pra contar a historia
Parabéns pelo vídeo! Nasci em uma fazenda no municipio de Galia-SP. Foi uma fazenda de uma companhia inglesa que produzia café aqui e exportava ditetamente para Inglaterra. Hoje existe apenas umas 2 casas e a igreja. Ela foi formada entre a década de 1920 ao final de 1930. Eu nasci em 1974, na antiga pensão construida em 1935. Chegou a ter mais de 100 familias de trabalhadires. Havia um armazem, um açougue e uma farmacia. Tinha até cinema. Ela foi abondonada e depois arrendada para pastagem. Faz menos de 2 anos que desmancharam as casas da sede. A casa onde nasci foi demolida ha mais de 9 anos. Não sei se você e seu canal conseguiu conhecer essa fazenda. Tem até trabalhos academicos na Unesp de Marilia, sobre essa fazenda. O nome inicial: Companhia Inglesa, depois, fazenda São João do Rio Tibiriça. Tudo de bom! Que seus projetos sejam concretizados!
Uau que história! Pode ser que o Pata seca tenha vindo da África Ocidental pois lá existem pessoas com estatura corporal grande... Seria interessante se fizessem Um mapeamento genético na neta do Pata Seca...
Coisa de louco irmão, estamos assistindo aqui de um vale isolado de tudo na Cordilheira dos Andes da Venezuela onde os escravos foram os indígenas locais , a única coisa que nos liga ao mundo hoje é a antena de internet por satélite! Vivemos off grid de verdade 🤝
O meu avô trabalhou mais de 30 anos em uma fazenda, até ficar doente, e só saiu de lá para passar uns dias sendo tratado pelo meu tio, e dias depois veio a falecer. É válido salientar que saiu sem direito a nada e só com a roupa que estava vestido. Meu pai me mostrava uma bala alojada entre as costelas que foi proveniente de uma fuga de uma fazenda de café em MINAS GERAIS. A noite ele fugiu com alguns que ESTAVAM SENDO ESCRAVIZADOS, e foram perseguidos a tiro e meu HERÓI foi baleado, mas conseguiu se desvencilhar pelo matagal e escapou da MORTE e da SENZALA.
Se há realmente reencarnação eu certamente vivi essa época pois tenho fascínio por essas histórias e amoooo visitar lugares antigos principalmente as cidades de Minas Gerais.
Adriana Venha visitar Ouro Preto Teremos o maior prazer em recebe-la. E ficará encantada com as histórias do escravo Chico Rei,e da construção da Igreja Santa Efigênia. Aqui,o Mestre Aleijadinho,era o único negro à se sentar na igreja em lugares reservados para os brancos. Outra curiosidade também do Aleijadinho,que quando ele queria satirizar alguma autoridade do Império,ele fazia uma estátua com a fisionomia do indivíduo,e a colocava numa posição constrangedora E como ele tinha muito prestígio entre os "grandes" nada contra ele podia ser feito,e o povo sofrido,tinha seu merecido alívio cômico rsrs
@@dicasdoheladio-aliancasdem2671 Olá! !! Primeiramente muito obrigada pelo seu convite! Graças a Deus tive por duas vezes a oportunidade de conhecer Ouro Preto e sair daí mais encantada do que entrei! Conheço também Tiradentes,.São João Del Rei, Betim e fiz aquele passeio de trem da Vale saindo de BH até Vitória, foi a melhor viajem da minha vida! Obrigada por ter me contado um pouco mais da história dessa cidade apaixonante e tão importante da nossa história! Beijos!
Eu também acredito em reencarnação. Sou fascinada por coisas antigas. Viajo no tempo. Aqui, em João Pessoa, tem uma rua de casarões históricos todos abandonados. Eu tenho vontade de chorar quando passo por lá 😢. Quando assisto os vídeos de Paulo Victor, me vem uma sensação de que ele viveu nessa época. Vejo isso em alguns comportamentos dele durante as visitas. Herança de vidas passadas.
Com certeza ele viveu mais de 100 anos, mas 130 acho pouco provável, não havia controle de registros e muitas vezes se obtinha a certidão já com 20 anos ou mais. Meu avô quando foi registrado já estava prestes a se casar mas o cartorário colocou 28, não sabemos até hoje quantos anos exatamente ele viveu, pela certidão de nascimento viveu 124 anos mas pelos fatos narrados acreditamos que 96 anos.
De fato isso era muito comum. A certidao era feita ja adulto ai se dava uma idade aproximada! Principalmente para mulheres onde a idade era reduzida na certidao para o casamento. Teve isso também na minha familia!
Mas no caso si ele tivesse sido registrado mais velho como é o seu exemplo, ele teria mais de 130, só si eles reduzissem bastante a idade, mas isso tbm não faz sentido
@@l777r era comum as pessoas serem registradas depois de adultas.. ai colocavam uma data de nascimento errada. Tipo uma moça casando com 12 anos mas na certidao alguem colocava 18 anos! Ou mesmo quando nao sabia exatamente.. olhava a aparencia e chutava uma data ! Ai vem essas discrepancias de idade!. Nao é impossivel que ele tenha 130 anos. Mas altamente improvavel!
Meu comentário é simples: Temos que reciclar esse sentimento negativo. Limpar nossa alma desses resquício terrível, seguir em frente, educando nossos pequenos à terem auto estima, estudarem muito, sempre tendo a idéia que não São mais, nem menos que ninguém.
@@larissamichelledasilva5014 temos que lembrar com respeito, para que jamais aconteça em nenhum lugar. Mais ficar choramingando, é bem diferente, o mi mi mi, só enfeia a causa.
Obrigado por contar um pouco da história dos nossos antepassados, a real e que a escravidão nunca acabou só tiraram as senzalas e açoites ,pesso todos os dias por justiça em minhas orações ao criador,
Eu sou neta de filha escravos e quando era criança gostava de ouvir a minha vó falar das histórias das fazendas. Hoje sou farmada em história e continuo admirando essas pessoas maravilhosas e História do Brasil.
Simplesmente adorando o canal... Ontem descobri por acaso, se eu mostrar a minha mãe, ela vai ficar doida de tantas lembranças. Parece que não, mas boa parte dessa realidade, não está tão distante quanto parece... Nos rincões do Brasil, quando minha mãe era jovem, ainda era bem semelhante a condição de vida. Parabéns pelo conteúdo.
Salve todos os pretos( as) velhas! Que o amor e a luz, limpe tempos tão tenebrosos. Que todas as almas que habitaram corpos escravos! Sejam livres! Pura luz!
Sou espiritualista, Salve os Pretos velhos, mas havia a lei do retorno, os fazendeiros também nasciam como escravos para pagar tudo o que fez eles sofrerem. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Cara, você é nojento. Você só fica tentando justificar a escravidão. Brancos escravizaram e foram horríveis no passado. Essa é uma verdade. Pare de usar a bíblia pra tentar justificar esse mal.
OI VITOR MORO EM SÃO CARLOS HA 40 ANOS E NUNCA OUVI FALAR DESTA FAZENDA ,TAMBÉM A CULTURA DAQUI, ,, VÍDEO CHOCANTE TRISTE HISTÓRIA, SABER QUE UM HUMANO GANANCIOSO FEZ ESTA BARBÁRIE COMOS ESCRAVOS PRINCIPALMENTE AS MULHERES QUE TINHAM QUE PROCRIAR PARA AUME NTAR O PLANTEL DE ESCRAVOS Gratidão 👏👏👏❤🥰
Hj com a mixigenação brasileira quase todos temos algum ancestral europeu, índio e africano. Eu sou a prova, tenho ancestrais holandeses, italianos, índios e africanos.
Quanto sofrimento esse homem causou aí pras mulheres meu Deus ele era reprodutor agora imagina o que ele fazia com as coitadas misericórdia só tamanho já assusta😢
Meu bisavô, 1.80 mt, filho de escravo, casou-se com minha bisavó, uma Húngara de olhos azuis que chegou ao Brasil com seu irmão de 16 anos, meu tio Carlos, vieram fugindo da II WW. Minha bisavó chegou ao Brasil com 12 anos. Muito saudades deles. Meus bisavós Zé e Margarida.
Ola tive um prof que contou essa história , tinha um reprodutor que foi obrigado a engravidar a própria filha aí ele se recusou bravamente e então abriram o anos dele e colocaram óleo quente ,no bairro da Liberdade tem uma igreja em homenagem a ele muito cruel , que vergonha de ser humano .
@@sergioadamovicz6874 vc só pode viver num mundo muito bom, pois sinceramente não dá pra duvidar de nada q o ser humano consegue fazer, principalmente de ruim.
SEM PALAVRAS PRA DESCREVER MINHA INDIGNAÇÃO PELA ESSA VERGONHOSO HISTÓRIA E SOFRIMENTO ALHEIO.😭😭POVO DESUMANO, TENHO CERTEZA QUE VÃO PRESTAR CONTAS COM O NOSSO CRIADOR.
😭Que triste essas histórias, porém de grande importância para nos brasileiros sabermos relatos verdadeiros do que eles passaram. Parabéns pela seu documentário!! Muito valoroso!!!
"Escravo reprodutor", praticamente dito como se fosse um animal, tipo "gado reprodutor" onde quem lucra é só o dono, que tamanha bestialidade, não encontro palavras pra descrever essa falta de empatia que os tais "donos" tinham, que pra eles era algo normal, graças a Deus passou esse tempo. E a neta falando da história com orgulho, fala tão bonito, lembra dos detalhes, interessante demais. E falando na sua loja, que produtos bonitos! E essa camisa!!!! :o Espero que eu consiga adquirir algum desses produtos. Como sempre ótimo vídeo, Deus abençoe vc e a todos os inscritos e visitantes.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Sim mas não podemos generalizar, não eram todos. E também eles faziam isso por falta de instrução e conhecimento. Agora os "nobres", com toda a riqueza e "cultura" que tinham ainda faziam isso.
@@LeonardoAlvesRUclips Leonardo eu não estou querendo ser melhor que ninguém.Nós todos somos filhos de Deus,todos nós viemos da mesma origem no entanto existe pessoas diferentes uma das outras.Nem todo mundo é igual. Existe pessoas muito,mas muito avançadas em muitos aspectos civilizatórios mas outras são muito atrasadas em sentimentos piedosos.Por exemplo,antes do período da escravidão o povo europeu já dominava a escrita,a ciência,a poesia,as leis,e já praticava a religião piedosa etc...eles dominavam também as grandes navegações e o comércio internacional.Mas os negros não dominavam nada disso.Eles viviam muito atrasados,eles praticavam coisas primitivas como guerras fraticidas,canibalismo,magia negra e demais práticas do homem das cavernas. Esse DNA primitivo é a origem do atraso do brasileiro.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Primeiro vc fala em lei de causa e efeito e agora em DNA primitivo, nada tem a ver o atraso brasileiro com DNA mas sim na recusa em aprender com os fatos passados e sim nos espíritos que não querem evoluir. Havia escravidão na Europa tbm. Qtos impérios como o Romano e o Grego floresceram em cima do trabalho escravo e o Egito, maior civilização do mundo que escravizou milhares. Vc está usando uma lei verdadeira pra tentar velar o seu racismo. Sim plantamos pra colher, mas não apenas por conta de se escravizar em nas guerras que o negro sofreu escravidão no mundo, senão assim seria com povos gregos, romanos, bretões, isso acontecia por todo o mundo, e mto pior em povos mais civilizados, pois escravizaram por ganância e não falta de evolução na sua teoria, que foi tbm o que fez os negros serem traficados por todo o mundo, a ganância humana. Essa sim não tem cor, vc está bem equivocado na sua leitura, existe sim a lei de causa e efeito mas não sei se vc sabe mtos bons espíritos vem a terra e padecem sofrimento para servir de exemplo. A escravidão negra foi a que ficou mais entranhada e serviu de exemplo para que essa modalidade acabasse no mundo, para que as pessoas parassem de normaliza - la, que era o que faziam e a vissem como o crime é violência que é. E não fazer como vc está fazendo dizendo que os negros não eram santos pq escravizaram uns aos outros. O mundo fazia isso, eles só demoraram mais tempo pra acabar. Assim como seu racismo velado está fazendo agora.
@@alexisgere1 Sim,eles não querem evoluir.Eles querem permanecer no primitivismo tribal da África. Antigamente praticava-se escravidão com povos primitivos,atrasados sem avanço civilizatório.Isso era permitido por serem primitivos.Escravizar esses povos era necessário para introduzi-lo na civilização.Escravizar é uma forma de domesticar e domar as feras humanas atrasadas. Com o tempo foi se abandonando essa prática porque o sistema capitalista não funciona bem com escravos.O capitalismo funciona bem com cidadãos livres.Então foi dada a liberdade aos africanos.Mas a índole tribal,brutal,violenta e primitiva dos africanos permaneceu registrada no DNA do Brasileiro.Ora e por que os negros são assim dessa forma???Tudo isso não é consequências da lei de causa e efeito(lei do carma).A lei do carma diz que recebemos exatamente o que plantamos.Se os africanos fosse fiéis as leis da evolução eles não estariam sofrendo,mas sim bem avançados produzindo coisas muito boas para a humanidade.Mas o que eles estão produzindo??Fala para mim. Os negros vivem envolvidos com coisas violentas e sujas em todos sentidos.Agora deve ter algum negro mexendo em lixo das pessoas.Eles quando passam por aqui eles remexem o lixo de cada vizinho em busca de lixo.Quando não é isso eles estão dominando o tráfico de drogas.O tráfico de drogas escraviza milhões de pessoas só no Rio de janeiro,e lá está o negro manipulando toda essa imundície.Não só o tráfico de drogas como roubos de caarga,assaltos,estupros e homicídios.Em tudo isso está lá o elemento negro que não quer evoluir,não quer ser bom,ora isso não é uma degeneração contida no DNA?? Saiba que é no código genético que está registrado todas as informações da nossa características físicas e psicológicas.Quando um geneticista quer manipular a índole de um cão por exemplo,ele vai lá no DNA do cão e tira a agressividade dessa raça.Quando o geneticista quer produzir um tipo de cachorro manso e bonito ele vai lá no código genético e muda tudo.Isso acontece conosco também.Nossa beleza,feiúra,agressividade e demais características está tudo no DNA.Ou você não sabia disso?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 desinformação e falta de conhecimento desembocam em pensamentos como os seus. Temos muito que aprender para sairmos da esteira da humanidade.
Gostei e muito.A História é triste,mas é verdadeira,e portanto, instrutiva.Existe fatos q não estão nos livros didáticos e em outros meios,pq sabemos q é vergonhoso e tbm não querem q saibamos,mas graças a Deus existe a Biblioteca Humana,viva,e isso é mto importante.Parabéns e sucesso 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😘😘😘😘😘😘
Sou de ascendência lusitana, mas tenho a maior vergonha desse passado que o nosso país teve. O Brasil dificilmente conseguirá reparar o mal que fora feito com essas pessoas, mas não podemos desistir e sim lutar por mais oportunidades de crescimento social e dignidade para os descendentes dos escravizados. É uma história muito triste e com certeza deve milhares de outras histórias assim.
Você é de descendência lusitana como mais de 90% da população brasileira inclusive muitos negros e pardos descendentes de escravos que são miscigenados como quase todo mundo no Brasil. Não precisa ficar se sentindo culpado, não foram os portugueses que inventaram a escravidão, ela existe desde que o mundo é mundo Os africanos já eram escravos na África. E quando o Pata Seca nasceu (1827) o Brasil já era independente, então ele foi escravizado por brasileiros.
Sou Gessilda de limeira interior de Sp . Quando vejo essas casas se deteriorando pelo tempo penço , quantos sonhos foram construídos , ali , alegria , dores , e angústias. Quando vejo as histórias desses casarões já imagino quanto foi o sofrimentos dos construtores , pois a maioria era escravos.
Meu vizinho falecido seu Zé conheceu esse senhor pessoal ele faleceu com 74 anos diz que conheceu ele quando era novo, ele contava a história eu achava que não era verdade e pelo que contou na história é o mesmo homem escravo que tinha 250 filhos
Noé, Poderia por gentileza, se inscrever no nosso canal? (clicar no sininho) Estamos começando na pandemia com canções autorais. Obrigado 😉 ruclips.net/video/fiEKQPoE6l0/видео.html
Muito triste nossa história ancestral!!!! Mais, apesar de tanto sofrimento , firmou aí nossa história e cultura , mais um pouco da nossa trajetória gostei muito desse documentário, parabéns ao canal !!
Vendo isso tudo. A verdadeira impressão que que hoje nós vivemos num paraíso. Que hoje podemos recorrer as leis, embora seja fracassadas, mas temos direito em lutar pelos nossos direitos. E caso contrário é toma lá dá cá. Muita gente fala que está no fim do mundo. Mais se for comparar com aquele tempo. A impressão que naquela época as PROFUNDEZAS DOS QUINTO DO INFERNO ERA AQUI NESSE NOSSO BRASIL. Isso é parte do Apocalipse, nação levantando contra nação.
História interessante e cruel, isso aconteceu ontem! Não dá pra acreditar na maldade do ser humano, que hoje em dia acontece em forma de preconceito e racismo. Triste.
Boa matéria produzida pela equipe do canal. Parabéns! Já alguns comentários por aqui...perversos e escrotos! Ser pessoa escravizada como reprodutor não é aproveitar. Ter que estuprar mulheres não é aproveitar! Sexo não consentido, ou estupro para aumentar as pessoas a serem escravizadas, não é aproveitar.
A humanidade sempre foi má,em todas as épocas, é que hoje com o avanço da comunicação ficou mais explícito.Mais teve o holocausto, caça às bruxas, Ditadura, Comunismo.
@@adrianovieirabrito2364 , " ditadura" . Se vc estiver se referindo ao governo militar, te enganaram. Vivi no tempo do governo militar, nós éramos livres, não havia nenhuma ditadura. Éramos mais livres do que nos tempos atuais, até armas o povo podia ter. As famílias eram respeitadas, a religião respeitada, putaria na TV era proibido(essa era tal censura). O aborto( matar criança) era crime hediondo.
@@armandopentiumnão sou desta época.O que sei é o que aprendi na escola ou na tv.Eles torturavam jornalista, políticos que eram contra o regime.Mais devia ser mais seguro viver nessa época.Hoje a bandidagem,o Funk a putaria tomou conta do Brasil.
@@adrianovieirabrito2364 desse jeito. O regime militar foi imposto justamente pra acabar com toda e qualquer forma de oposição, já que esta queria implantar o comunismo aqui como fizeram em Cuba. Cabe a nós distinguir quem eram os mocinhos e os bandidos segundo nosso ponto de vista.
Morei em um condominio em Petropolis, que antes foi fazenda, pertencia a uma familia da Austria. A senzala foi reformada e virou uma casa enorme. A minha casa antigamente era a cozinha da fazenda. Chegou até receber visita do rei D.Pedro 2.
@pepitopepito1855 rsrsrs Sei que essa pergunta é inusitada, mas eu fiquei curioso: a casa que antes era senzala tem histórias de assombração? É que geralmente esses lugares têm dessas histórias
Se tiver camisas pra fazer eu sou costureira .e estou precisando de trabalho tenho 70anos.e não sou aposentada. Parabéns pelo vídeo ESA estória parece com a que minha mãe contava dos pais dela que também era de café entre Rio de Janeiro e vale do paraiba eles eram primos os pais faziam contratos quando aínda eram crianças só pra não dividir as terras ..se precisar de meu trabalho .de costura por favor entre em contato obrigada. .
Desculpe me de ter oferecido meu trabalho com. Costura mas como. O mostrou as camisetas promocionais achei que talvez tinha pra mim obrigada. Boa noite .?
Isso sim é a parte mais triste de nossa história, usavam escravos humanos como animais. Como se eles os proprietários desses escravos fossem superiores a eles. Estão até hoje queimando no fogo do inferno.
Boa noite Paulo Vitor e Tati. Amei conhecer essa história já ouvi alguns comentários de pessoas conhecidas mas nunca tinha visto uma história contada e documentada. Muito obrigada por ter oportunidade de conhecer seu trabalho. 😘🌻❤️🌹😘❤️🍀
Depois da lei áurea todos os escravos tornaram-se livres pra passar dificuldades, pois nem comida conseguiam mais, já que iam embora das fazendas, onde trabalhavam pra comer..Que vida miserável, viu..
Vocês estão fazendo um excelente trabalho. Graças ao trabalho de vocês, fui no último domingo visitar a Fazenda Santa Clara em Santa Rita. Pena que estava fechada.
Gostei muito do vídeo. Q história adoro ver história de fazenda e tudo sobre antiguidade. Pois sou descendente de escravos abisa vó da minha mãe era também escrava. 🌷🌷
Incrível a história do seu pata seca! Não sabia q tinha tal modalidade de escravos reprodutores. A exploração da mão de obra escrava era algo repugnante😢.
Meu bisavô de nome Benedito foi escravo reprodutor, porque era muito forte bonito e dentes perfeitos. Qdo casou com minha bisavó já estava com mais de 40 anos. Não se sabe ao certo de qtos filhos ele era pai.
Muito obrigado por ter mostrado tudo isso, pois da para perceber que tem muita gente que a história incomoda, falar de escravidão incomoda tem galera qui disse para esquecer como podemos esquece ?????
É tudo muito triste... Só de pensar no sofrimento dessas mulheres ficando grávidas a força, e depois dar a luz a uma criança, sabendo que a vida dela seria trabalho forçado e castigo, penso que lágrimas e desespero corroiam o peito dessas mulheres...é muita judiação... Não acredito que esses fazendeiros, donos de fazendas antigas estejam em um bom lugar, inclusive meu bisavó paterno, pois se eles não estiverem no inferno, então, pra que inferno??? É o que penso!
Porem eu digo moderna ,inclusive com o uso da tecnologia ,mas o que você disse ,eu digo sempre e há muitos anos ,a escravidão nunca acabou ,mas sim se modernizou e expandiu .
Morar em bairros dormitório; se espremer em transporte público e levar até 5 horas de casa ao trabalho; ser privado de boa educação,; ser exposto à violência...tai a escravidão moderna e física. Obs: sem poder de interpretação correta da realidade esses seres caem facilmente na manipulação digital. Portanto, o perrengue é mais embaixo. Xau
Pode ter sua dose de sofrimento, porém , pode sair de um emprego escolhem ter filhos, faz festa , sofrimento problema sempre terá , mas comparar com escravidão. No chicote como mendo resto , só sendo bomminio pra comparar. Tal qual Israel cerca uma cidade negão água comida atira a esmo em crianças. E diz que está atrás de refém. Eles querem mais que os refém fiquem lá pra exterminar
Você já conhece nosso outro canal??
INSCREVAM-SE NO NOSSO OUTRO CANAL PESSOAL, LINK ABAIXO:
ruclips.net/channel/UCKzaed5NgI68YryXaAe9gzQ
Quero ver datas perto Diamantina dizem que e linda e pequena aconchegante
Amei ver como a natureza era perfeita em datas mas o escravo assumia seus duzentos e cinquenta filhos ou era pura maldade dos fortes sres
@@mariahelenavieirafernandes9419
1
@@mariahelenavieirafernandes9419 q¹
Ui
Era reprodutor certamente porque o tráfico já tinha sido proibido, os fazendeiros acharam um jeito de ter mais escravos sem ter que comprar. História desumana demais, mas é a nossa história. Tanto sofrimento! Salve salve, ancestralidade africana! Ótimo vídeo. Parabéns.
gente parece que não estamos a falar de gente mas sim de bois pocha que bizarro
A Lei do Ventre Livre é anterior à proibição do tráfico, se não me engano.
@@lou2574 Não foi. O tráfico foi oficialmente terminado em 1851. A Ventre livre é de 1871. E mesmo se fosse, desde quando lei no Brasil impediu de males como esse ocorrerem? Nunca.
@@jn9510 Você tem razão.
Até que ponto o ser humano tende tratar seus semelhantes como animais; E pensar em fins comerciais, sendo que os escravos que produzem riqueza no país ..ficaram sem nada sequer o reconhecimento de sua importância no desenvolvimento do país.
O barão de Mauá era foda em uma época onde todos ricos tinham escravos , ele virou o mais rico sem escravos e ainda comprava a liberdade de vários escravos dava emprego , perseguiram o cara .
Ele não precisava de escravos, tinha maquinário. Ele libertava escravos para poder ter mais consumidores da sua indústria. Não pense que ele fez isso por ser “bonzinho”.
@@luiznunes3612 foi o Barão de Mauá que te contou?
Não fez por vontade e sim por pressão da Inglaterra!!
@@luiznunes3612 Não tinha escravos, mas financiou a guerra do Paraguai, mesmo sendo aconselhado a não fazê-lo. Nela morreram muitas crianças.
Esses portugas por o de passaram deixaram só isso, lágrima
Surpresa por encontrar a história da minha família aqui 😍 meu pai é um dos netos do pata seca e a Madalena minha tia ❤️
Que legal Natália! Sabe de mais histórias??
Deus abençoe você triste história desumano
Meu Deus. Sério?
Para seca fogoso da porr, o cara era madeira em kkkk
Nossa...interessante, gostaria de saber mais...
Eu já morei numa fazenda de café onde meu pai trabalhava de caseiro, na cidade de São Manuel-Sp e olha a senzala que tem lá até hj, e de arrepiar! Vc entra e já vai te dando uma sensação de tristeza, sofrimento, prisão, sufocamento, lugar escuro, com selas minúsculas, só cabe uma pessoa de lado, outras baixas, e humidas.. uma verdadeira cena d horror! Eu não conseguia ficar lá mais q alguns minutos e saia muito mal só de imaginar como foi sofrida a vida do povo q viveu lá! Que Deus tenha em bom lugar cd um deles. Parabéns pelo conteúdo do vídeo, já deixei o like e me inscrevi
Sei qual fazenda vc está falando ! Realmente muitas histórias ronda lá , principalmente em outra fazenda que meu irmão sempre conta histórias de escravos , e meus pais também presenciou muita coisa e história que dá até frio na espinha, na Zona Rural, da nossa querida cidade !
@@GiovaniGomes vai ver como são as sansalas ( em Portugal é sansala ) que existem até hoje na África .
@@carvalhodecarvalho1338 até imagino deve ser um clima pesado , muitas pessoas sofrem lá e perderam o direto da liberdade !
@@thekranik1 já visitei , vale a pena da uma passada lá , fui até o serpentário na época também !
@@thekranik1 sou português e acho difícil ir até Botucatu mas , agradeço a informação e convite . Conheço as sansalas originais que existem até hoje na África e posso garantir que , se comparadas com as que existiam no Brasil , são infinitamente piores .
A todo momento só pensei nas pobres escravas,que mal entravam na mocidade e ja eram estupradas e obrigadas a engravidar,e pior,saber que os filhos iam ser escravos também!
A condição de ser humano escravizado é perversa.São furtadas desses seres humanos a dignidade, vontade , corpo e vida.
Pensou mal. Porque nao pensa da escravatura atual! E bem mais importante combater do que olhar para o passado de que nada serve se nada for feito no presente.
Eu passo mal so em pensar quanta maldade
@@friedrichwilhelmnietzsche3485Sua colocação está correta , mas não libera o escravocrata português e o árabe ambos traficantes no interior da África ...estes brancos ..
😪😪
Aqui na cidade onde moro Contagem/MG tem um lugar chamado Arturos.
Onde os escravos se refugiavam quando fugiam das fazendas.
É um lugar que habitam descendentes de escravos.
No dia 13 de maio eles saem vestidos como escravos, com mordaças, algemas e todo arsenal de sofrimento que viveram seus ancestrais.
Eu não aguento olhar mais que 5 minutos.
Uma angústia, um nó na garganta, vontade de chorar.
Muito triste.
São humanos escravizados por monstros que se dizem humanos.
quero conhecer.
Conheço demais , sou de contagem Mg
Tu é branca não viveu na pele o quê os negros da época sofreram
É a comunidade histórica dos Arturos
Escravo gigante de 2.18 metros de altura
As paredes dessas fazendas guarda muito choro e sofrimento.
Dá para sentir a vibração
Pensei o mesmo.!!
Verdade...
Deve ter muitas almas penadas aí,,!
Sim
Eu tenho vergonha dessa parte da nossa história.
Que foi cruel e desumana.
A escravidão branca durou muito mais
@@flaviaevaristo1373 povos se escravizaram mas nunca li de negros escravizando e vendendo a outros continentes povos brancos?? Já leu sobre?? Quem usa essa justificativa habitualmente é pra diminuir o gravidade do tráfico de negros pra cá...
Eu tambem tenho vergonha, Tem um conto do Machado de Assis, chamado Luta de pai contra mãe. É real e assustador o ocorrido.Quem puder ler, leia! Tem n internet.
O más triste é saber que o próprio negros, vendia sua gente aos portugueses.
@@janacruz2100 Não, o mais triste é saber as atrocidades que faziam com esse povo, principalmente suas mulheres, seus filhos, se imagina seus filhos passando por isso? Os negros que vendiam os seus eram mínimos, a maioria era obg msm e ñ so pelos portugueses, outros países tbm, uma secretária que tive, os tataravôs, bisavós dela, relatavam essas informações
Eu me interesso bastante por esse tipo de história, porque o que foi passado nas aulas de história não se compara a realidade. Meus ancestrais sofreram muito, por isso não dá pra deixar cair no esquecimento as atrocidades que eles viveram. Eu sofro bastante quando assisto filmes ,vídeos e documentários sobre a escravidão mas é algo muito importante sabermos pra passar adiante para as novas gerações.
Tenho orgulho de pertencer a esse povo guerreiro, trabalhador , que chegou sem nada nesse país , e depois da escravidão não levou nada . Em nome dessa terra chamada Brasil , lavouras , sol , suor , dores , lágrimas, sangue . Até hoje a discriminação permanece .
Essa é que é a verdade, parabéns por a escrever.
Eu gostaria q esta parte da história escravagista fosse pulada! É muito triste!
@@luanamarmorato1952 Eu gostaria que está história não houvesse acontecido.
@@luanamarmorato1952 enquanto tiver politicos( netos dos feudais falidos) mentindo e roubando oa brasileiros, esse lamento permanecerá....
👏🏼👏🏼
Meu Deus..... passo mau...só de ouvir...
A tristeza das futuras mamães...
Coitadinhas...só Deus pra fortalecer
Esse teu deus aceitou todas essas maldades! Esse deus bíblico criado por homens maus para mim ñ existe.
A maldade humana não tem limite e chega a escravizar seu próprio semelhante.
Parabéns pelo vídeo e muito sucesso ao canal.
Eu imagino as tristezas e angústias dessas mulheres obrigadas a manterem relações sexuais, apenas para gerarem futuros escravos, predestinados à um sofrimento que nem um ser vivo merece, principalmente à um ser humano!!!
"Manter relações sexuais" sem vontade e consentimento se chama estupro. Infelizmente a história do Brasil foi construída a partir de estupros, de mulheres negras, mulheres indígenas... nossa miscigenação é fruto da violência... triste...
Meu Deus que sensação ruim só de imagina as pobres escravas Serem estrupada pra gera mais escravos 😭😭😭
.
eram estupradas!
Verdade muito triste
"Orgulho de contar minha história" é isso!! Saber a própria história, não importa quão dura, quão sofrida.
Que história tua doido onde tu entra na história
@@warwarparente4213É só interpretar o que quis dizer
@@ity__stan5296 tu viajou legal
Parei neste vídeo por acaso e como uma mulher e por ser negra sinto curiosidade nestas histórias . Sua narrativa é muito eloquente e prende a gente . Já no início do vídeo senti um aperto no peito mas vou continuar . A história parece ser triste mas obg por trazê-la pra nós pq infelizmente coisas desse tipo continuam acontecendo em pleno século XXI . A luta será eterna .
Eu também
Parte triste, cruel e vergonhosa da história do Brasil. Era muito sofrimento que essas pessoas passavam. Que Deus abençoe e dê a todas essas almas, a glória merecida!
Até hoje, pagamos o preço que foi feito com esse povo, tanta desumanidade
Estive em uma fazenda de café em Rio Claro/SP e passei muito mal perto das Senzalas. Foi uma das piores experiência espiritualista que já vivi. Chorei muito e fiquei ruim por quase 1 semana, com muita oração por todos eles.
Editado: era um ar pesado e senti e cheguei a ver o sofrimento. A Senzala era abaixo do casarão, um local muito baixo, onde os escravos só andavam agaixados e ainda eram torturados. Quase não entrava luz.
A fazenda toda linda e suntuosa....um lugar paradisíaco, mas ao olhar para as pequenas janelas daquele local, quase desmaiei. Um horror!
Que todos tenham conseguido chegar ao reino de Deus!
Amém
Nossa como você é bom! Quanto sofrimento pelo outro. Que lindo.
Agora só falta doar o que tiver para a causa dos negros.
@@danilobom6850 ele já doou a prece as vezes tudo que temos é um clamor pelo outro.
Você tem uma sensibilidade Espíritual incrível, as pessoas tem dificuldade de admitir os dons ou aceitar a bondade dos outros. Mas te digo, explore mais sua Espíritualidade é linda.
@@danilobom6850 Danilo . . . Explica melhor o seu comentário, por favor!
Parabéns ao canal; a escravidão é uma crueldade sem limites, e infelizmente faz parte da nossa História. Amo ver fazendas antigas. Já estive numa senzala, de uma fazenda antiga, q na época era (não sei se ainda é), aberta á visitação. Senti a opressão e sofrimento daquele lugar. A fazenda muito bonita e conservada, onde a proprietária (bisneta do antigo dono), q servia de guia nos disse q nos cômodos acima podia-se sentir o calor q vinha da respiração dos infelizes escravizados q dormiam abaixo. Muito triste!
Hoje comemoramos o dia" 13 de maio" quando a princesa Isabel sancionou a Lei Áurea que aboliu a escravidão no Brasil. Ao assistirmos esse vídeo nos deparamos o quão triste e sofrido foi o caminho percorrido para chegar a libertação dos escravos, tantas lágrimas foram derramadas, quanto gente teve o sangue nas mãos de pessoas inocentes, quantas mães separadas de seus amados filhos... Tantas lutas!!! Hoje dedico meu respeito e a minha admiração à todos aqueles, que tanto sofreram para construir o nosso país.
Interessante que ontem quando levei minha mãe para um compromisso estava esperado no carro e resolvi fazer uma reflexão e postei no meu instagram e tiktok sobre escravidão em dois sentidos diferentes mas não sabia que ontem era exatamente a data da Leia Áurea, Deus é fantástico.
Superficial sua analise. Vc acha que a escravidao terminou? Nada disso, ela soh mudou de forma. Ou vc acha que no mundo que vivemos, vc, eu e a maioria da populacao mundial nao vive numa escravidao? Pare e pense... por isso que o Sr Jesus voltara, pra botar ordem na casa e comecar um novo mundo do zero.
Depois da ebolição os escravos não foram amparados não existia nenhum projeto vc e muitos passaram fome.. muitos queriam voltar a trabalhar nas lavouras.. porém os viscondes não aceitaram mais .. ficando assim os sangue de vingança nos olhos dos fazendeiros... muito se refugiaram nós Colômbos.. Muito triste
Será...!! Na versão do Brasil paralelo , conta das guerras e desbravamento do território brasileiro como se ñ existissem negros nem mestiços , tão pouco indígenas ... eram todos brancos de olhos azuis e Europeus , homens bravos e destemidos , extremamente cultos e humanistas ... Nem sei como conseguiram ir pra guerra ... devem ter expulsado os Holandeses na base do vomito e caganeira de tanto descontentamento .
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 essa é nova, n sabia q todo traficante é negro e q todo policial é bondoso e branco, aki tive a certeza do seu racismo, imagino vc no dia a dia fingindo q n o tem e o guardando pra usar na Net onde os covardes se mostram.
Como já compartilhei em outro vídeo, descendo de escravos (negros e indígenas). Tanto minha bisavó (mãe do meu avô - nasceu pouco depois da lei Áurea, mas a escravidão aqui continuou permanecendo por um tempo, apesar da notícia da Lei ter chegado 1 dia depois) quanto minha tataravó (essa sim foi trazida em navio, escravizada no engenho e lavoura) passaram por isso! Meu avô, por sua vez, trocava seu serviço por comida e moradia até conseguir sair de lá (tudo na mesma fazenda) (Inclusive, os descendentes donos da fazenda, ainda tratavam minha mãe como uma escrava colocando-a para mover através do serviço braçal a máquina que separava a nata do leite para fazer manteiga).
Daí, muita gente não compreende devido meus fenótipos não serem de uma pessoa negra. Pois bem, meu bisavô, pai do meu avô materno, veio de Portugal pra cá, ele tinha pele clara, olhos castanhos claro, etc. Na família materna, a descendência é de Puri com Italiano. Já na família paterna, portugueses e italianos. Assim, diante de toda essa mistura acabei herdando os genes recessivos que me conceberam a pele clara, olho claro e cabelos claros.
Como disse na outra vez, a minha meta de vida é adquirir a propriedade e assim, conseguir homenagear meus antepassados com a construção de um museu histórico na senzala que tanto sofreram!
Que interessante dua história,q vc consiga sua meta🙏
Parabéns pela brilhante idéia!
@@janaalves5629 obrigado!
@@anamariagarces213 obrigado!
Minha tataravó tbm era escrava... o marido foi vendido os filhos foram separados dela e minha bisavó foi a única que ficou com ela.. minha bisa contava muitas coisas morreu com 109 anos na época eu tinha 11 anos.. ela tinha marcas nos pés pq uma vez foi acorrentada e queimaram os tornozelos dela..😞😞 toda segunda feira vou no Cruzeiro e faço preces acendo velas para essas almas que sofreram tanto... meu querido que vc consiga alcançar o seu desejo que as forças do bem e que o universo lhe envie energias positivas!!
Toda esse história de pessoas escravizadas é triste e ao mesmo tempo interessante, tô amando fazendas antigas
Essa é uma das partes mais tristes da nossa história. Inacreditável
Vdd 😞
quem puder assista é esclarecedor
ruclips.net/video/YlAe6Z_xaBM/видео.html
A ESCRAVIDÃO no nosso país é porque ela não acabou. O marco maior é a desigualdade.
E ainda tem gente q fala q acha incrível a história. Acho triste tudo isso
Mais triste ainda é saber que os povos originários das Americas foram quase totalmente desimados
Agradeço muito à Deus por não ter vivido nessa época, meu coração não aguentaria em ver meus irmãos sendo escravizados. Toda essa beleza não enche os meus olhos.
Que cina! Muitos devem pensar que pra ele era só alegria, agora se imagine vendo seus inúmeros filhos crescendo e morrendo na escravidão.
Olha uma dica: legendar essa entrevista da neta dele. Muito difícil ouvir e entender o q ela fala !
Interessante.... Eu entendi tudo. Mas sou um cara muito viajado.
Up
Talvez seja o sotaque dela que você não tem costume, eu entendi naturalmente, mas é isso aí nosso país tem muitos tons de pele e de fala.
@@luizcarloslopes8571 não deu p entender mesmo. Talvez o áudio estivesse baixo demais . Não sei ! Mas achei bem interessante o vídeo !
Tbm não entendi muito bem, acho que a música de fundo atrapalhou um pouco.
Amei a historia ..a senhora cim um orgulho do avo...isto mesmo tem que sentir orgulho.tantas lutas tantas injusticas
Mas viveu muito pra contar a historia
Parabéns pelo vídeo!
Nasci em uma fazenda no municipio de Galia-SP. Foi uma fazenda de uma companhia inglesa que produzia café aqui e exportava ditetamente para Inglaterra.
Hoje existe apenas umas 2 casas e a igreja. Ela foi formada entre a década de 1920 ao final de 1930.
Eu nasci em 1974, na antiga pensão construida em 1935. Chegou a ter mais de 100 familias de trabalhadires. Havia um armazem, um açougue e uma farmacia. Tinha até cinema.
Ela foi abondonada e depois arrendada para pastagem. Faz menos de 2 anos que desmancharam as casas da sede.
A casa onde nasci foi demolida ha mais de 9 anos.
Não sei se você e seu canal conseguiu conhecer essa fazenda. Tem até trabalhos academicos na Unesp de Marilia, sobre essa fazenda.
O nome inicial: Companhia Inglesa, depois, fazenda São João do Rio Tibiriça.
Tudo de bom!
Que seus projetos sejam concretizados!
Uau que história! Pode ser que o Pata seca tenha vindo da África Ocidental pois lá existem pessoas com estatura corporal grande... Seria interessante se fizessem Um mapeamento genético na neta do Pata Seca...
Coisa de louco irmão, estamos assistindo aqui de um vale isolado de tudo na Cordilheira dos Andes da Venezuela onde os escravos foram os indígenas locais , a única coisa que nos liga ao mundo hoje é a antena de internet por satélite! Vivemos off grid de verdade 🤝
Saudações aqui de Andradas MG.Meu sonho é conhecer a Cordilheira dos Andes.
Oi Alê , quando puder conte mais sobre como foi a escravidão dos indígenas aí do local . Gosto muito do seu canal e de toda sua família . abcs
Sim os índios.. são as 10 tribos perdidas de Jacó (o verdadeiro Israel)
As histórias são lindas mas cheia de sofrimento e dor, mas pertence a construção do nosso país, parabéns por nós mostrar um pouco dessas histórias
O meu avô trabalhou mais de 30 anos em uma fazenda, até ficar doente, e só saiu de lá para passar uns dias sendo tratado pelo meu tio, e dias depois veio a falecer. É válido salientar que saiu sem direito a nada e só com a roupa que estava vestido.
Meu pai me mostrava uma bala alojada entre as costelas que foi proveniente de uma fuga de uma fazenda de café em MINAS GERAIS. A noite ele fugiu com alguns que ESTAVAM SENDO ESCRAVIZADOS, e foram perseguidos a tiro e meu HERÓI foi baleado, mas conseguiu se desvencilhar pelo matagal e escapou da MORTE e da SENZALA.
O Visconde, O Barão, estão até hoje e para sempre no colo do capeta. E os padres malditos filhos do demônio, também.
Como foi triste esse período,os Senhores não tinham piedade alguma com os escravos que sofriam tanto.
Se há realmente reencarnação eu certamente vivi essa época pois tenho fascínio por essas histórias e amoooo visitar lugares antigos principalmente as cidades de Minas Gerais.
Adriana
Venha visitar Ouro Preto
Teremos o maior prazer em recebe-la.
E ficará encantada com as histórias do escravo Chico Rei,e da construção da Igreja Santa Efigênia.
Aqui,o Mestre Aleijadinho,era o único negro à se sentar na igreja em lugares reservados para os brancos.
Outra curiosidade também do Aleijadinho,que quando ele queria satirizar alguma autoridade do Império,ele fazia uma estátua com a fisionomia do indivíduo,e a colocava numa posição constrangedora
E como ele tinha muito prestígio entre os "grandes" nada contra ele podia ser feito,e o povo sofrido,tinha seu merecido alívio cômico rsrs
@@dicasdoheladio-aliancasdem2671 Olá! !! Primeiramente muito obrigada pelo seu convite! Graças a Deus tive por duas vezes a oportunidade de conhecer Ouro Preto e sair daí mais encantada do que entrei! Conheço também Tiradentes,.São João Del Rei, Betim e fiz aquele passeio de trem da Vale saindo de BH até Vitória, foi a melhor viajem da minha vida! Obrigada por ter me contado um pouco mais da história dessa cidade apaixonante e tão importante da nossa história! Beijos!
@@Adriana6425
😍😍😍
Eu tambem gosto, parece que viajo no tempo.
Eu também acredito em reencarnação. Sou fascinada por coisas antigas. Viajo no tempo. Aqui, em João Pessoa, tem uma rua de casarões históricos todos abandonados. Eu tenho vontade de chorar quando passo por lá 😢.
Quando assisto os vídeos de Paulo Victor, me vem uma sensação de que ele viveu nessa época. Vejo isso em alguns comportamentos dele durante as visitas. Herança de vidas passadas.
Com certeza ele viveu mais de 100 anos, mas 130 acho pouco provável, não havia controle de registros e muitas vezes se obtinha a certidão já com 20 anos ou mais. Meu avô quando foi registrado já estava prestes a se casar mas o cartorário colocou 28, não sabemos até hoje quantos anos exatamente ele viveu, pela certidão de nascimento viveu 124 anos mas pelos fatos narrados acreditamos que 96 anos.
Pois é, ainda mais sendo escravo. Ja estaria bastante cansado e sofrido aos 80
De fato isso era muito comum. A certidao era feita ja adulto ai se dava uma idade aproximada! Principalmente para mulheres onde a idade era reduzida na certidao para o casamento. Teve isso também na minha familia!
@@anamiranda4181 vdd, não levei em conta essa condição.
Mas no caso si ele tivesse sido registrado mais velho como é o seu exemplo, ele teria mais de 130, só si eles reduzissem bastante a idade, mas isso tbm não faz sentido
@@l777r era comum as pessoas serem registradas depois de adultas.. ai colocavam uma data de nascimento errada. Tipo uma moça casando com 12 anos mas na certidao alguem colocava 18 anos! Ou mesmo quando nao sabia exatamente.. olhava a aparencia e chutava uma data ! Ai vem essas discrepancias de idade!. Nao é impossivel que ele tenha 130 anos. Mas altamente improvavel!
Meu comentário é simples:
Temos que reciclar esse sentimento negativo. Limpar nossa alma desses resquício terrível, seguir em frente, educando nossos pequenos à terem auto estima, estudarem muito, sempre tendo a idéia que não São mais, nem menos que ninguém.
Perfeito comentario. Sem julgar e Ter vergonha. Devemos reciclar, limpar nossos sentimentos e agradecer a tanto trabalho e dedicacao.
@@alessandrarodrigues936 , talvez não seja fácil não julgar, pra quem descende direta deste povo desumanamente escravizado...
@@pejjota1 vários povos foram escravizados, e isso é realmente um absurdo. A diferença é que os outros descendentes não ficam de mi mi mi pra sempre!
@@brabopakas8398 o mi mi mi vai ser sim pra sempre.
@@larissamichelledasilva5014 temos que lembrar com respeito, para que jamais aconteça em nenhum lugar. Mais ficar choramingando, é bem diferente, o mi mi mi, só enfeia a causa.
Obrigado por contar um pouco da história dos nossos antepassados, a real e que a escravidão nunca acabou só tiraram as senzalas e açoites ,pesso todos os dias por justiça em minhas orações ao criador,
Sou apaixonada por história. Parabéns pelo trabalho é nos fornecer conhecimentos!
Eu sou neta de filha escravos e quando era criança gostava de ouvir a minha vó falar das histórias das fazendas. Hoje sou farmada em história e continuo admirando essas pessoas maravilhosas e História do Brasil.
Simplesmente adorando o canal... Ontem descobri por acaso, se eu mostrar a minha mãe, ela vai ficar doida de tantas lembranças.
Parece que não, mas boa parte dessa realidade, não está tão distante quanto parece... Nos rincões do Brasil, quando minha mãe era jovem, ainda era bem semelhante a condição de vida.
Parabéns pelo conteúdo.
Apesar de saber de todos os tipos de sofrimento que essas pessoas passaram, principalmente em ter sua liberdade tolhida, amei esse vídeo 😍! Parabéns 👏
Salve todos os pretos( as) velhas! Que o amor e a luz, limpe tempos tão tenebrosos. Que todas as almas que habitaram corpos escravos! Sejam livres! Pura luz!
Sou espiritualista, Salve os Pretos velhos, mas havia a lei do retorno, os fazendeiros também nasciam como escravos para pagar tudo o que fez eles sofrerem. A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 cala a boca
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 e em vc introduziram outra coisa , pqp que cara ridículo que vc é
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Cara, você é nojento. Você só fica tentando justificar a escravidão. Brancos escravizaram e foram horríveis no passado. Essa é uma verdade. Pare de usar a bíblia pra tentar justificar esse mal.
@@jn9510 Deus criou a vida mas nem sabe o que acontece com ela. Deus não tem sentimentos nenhum se assim fosse Ele seria igual a nós
Muitos horrores no passado da humanidade. Para limpar essas energias negativas da terra, só muito amor, perdão, gratidão.
OI VITOR
MORO EM SÃO CARLOS HA 40 ANOS E NUNCA OUVI FALAR DESTA FAZENDA ,TAMBÉM A CULTURA DAQUI, ,,
VÍDEO CHOCANTE TRISTE HISTÓRIA, SABER QUE UM HUMANO GANANCIOSO FEZ ESTA BARBÁRIE COMOS ESCRAVOS PRINCIPALMENTE AS MULHERES QUE TINHAM QUE PROCRIAR PARA AUME NTAR O PLANTEL DE ESCRAVOS
Gratidão 👏👏👏❤🥰
Fazenda santa Eudoxia!!????
Pimenta no olho dos outros é colírio.
Apesar de tanto sofrimento esse povo se respeitava,um falava do outro com tanto respeito e amor né?
Conheci um senhor que contou sua história sobre seu pai ser reprodutor também, uma história bem triste, onde passou sua infância como escravo.
Não consigo imaginar a dor dessa mulheres!😭
Ai no Brasil se vende crianças, o próprio Edir mais cedo sequestrou crianças em Portugal
@@moraesvani7118 e o Edir mais tarde?
@@heliosantos4775 esse aí e dos mais espertos, percebeu que com a mídia você manipula a massa.
@@moraesvani7118 oxe que papo é esse de sequestro?kk
@@luiscarlosjesus1564 procure conhecimento e libertador... Ou fique no conformismo, Edir Maiscedo, assim como todos são BANDIDOS .
Quem são as famílias que escravisaram os negros? Falam dos escravos mas não falam de quem os escravisaram
A família Barkley
Aí foram os africanos
estava pensando a mesma coisa, será que eles nao usufluem ainda da riquesa de seus antepassados?
Hj com a mixigenação brasileira quase todos temos algum ancestral europeu, índio e africano. Eu sou a prova, tenho ancestrais holandeses, italianos, índios e africanos.
É só ir buscar nos registros históricos, com certeza vamos encontrar muitos sobremomes conhecidos.
Quanto sofrimento esse homem causou aí pras mulheres meu Deus ele era reprodutor agora imagina o que ele fazia com as coitadas misericórdia só tamanho já assusta😢
Sinto uma dor no peito quando ouço histórias de escravos. Meu Deus , como sofreram 😭
Eu tbm!! Fico com a cabeça ruim!!
Meu bisavô, 1.80 mt, filho de escravo, casou-se com minha bisavó, uma Húngara de olhos azuis que chegou ao Brasil com seu irmão de 16 anos, meu tio Carlos, vieram fugindo da II WW. Minha bisavó chegou ao Brasil com 12 anos. Muito saudades deles. Meus bisavós Zé e Margarida.
Parabéns por vc eternizar essas pessoas que fizeram a História do Nosso País!
Ola tive um prof que contou essa história , tinha um reprodutor que foi obrigado a engravidar a própria filha aí ele se recusou bravamente e então abriram o anos dele e colocaram óleo quente ,no bairro da Liberdade tem uma igreja em homenagem a ele muito cruel , que vergonha de ser humano .
E vc acreditou nessa idiotice ?
@@sergioadamovicz6874 E vc duvida que a maldade humana chega a tanto?
@@sergioadamovicz6874
Há histórias escondidas que desconhecemos.
Ser humano daquela época era capaz de tudo.
@@sergioadamovicz6874 vc só pode viver num mundo muito bom, pois sinceramente não dá pra duvidar de nada q o ser humano consegue fazer, principalmente de ruim.
@@sergioadamovicz6874 é difícil de acreditar ?
SEM PALAVRAS PRA DESCREVER MINHA INDIGNAÇÃO PELA ESSA VERGONHOSO HISTÓRIA E SOFRIMENTO ALHEIO.😭😭POVO DESUMANO, TENHO CERTEZA QUE VÃO PRESTAR CONTAS COM O NOSSO CRIADOR.
😭Que triste essas histórias, porém de grande importância para nos brasileiros sabermos relatos verdadeiros do que eles passaram.
Parabéns pela seu documentário!! Muito valoroso!!!
"Escravo reprodutor", praticamente dito como se fosse um animal, tipo "gado reprodutor" onde quem lucra é só o dono, que tamanha bestialidade, não encontro palavras pra descrever essa falta de empatia que os tais "donos" tinham, que pra eles era algo normal, graças a Deus passou esse tempo.
E a neta falando da história com orgulho, fala tão bonito, lembra dos detalhes, interessante demais.
E falando na sua loja, que produtos bonitos! E essa camisa!!!! :o
Espero que eu consiga adquirir algum desses produtos.
Como sempre ótimo vídeo, Deus abençoe vc e a todos os inscritos e visitantes.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Sim mas não podemos generalizar, não eram todos.
E também eles faziam isso por falta de instrução e conhecimento.
Agora os "nobres", com toda a riqueza e "cultura" que tinham ainda faziam isso.
@@LeonardoAlvesRUclips
Leonardo
eu não estou querendo ser melhor que ninguém.Nós todos somos filhos de Deus,todos nós viemos da mesma origem no entanto existe pessoas diferentes uma das outras.Nem todo mundo é igual.
Existe pessoas muito,mas muito avançadas em muitos aspectos civilizatórios mas outras são muito atrasadas em sentimentos piedosos.Por exemplo,antes do período da escravidão o povo europeu já dominava a escrita,a ciência,a poesia,as leis,e já praticava a religião piedosa etc...eles dominavam também as grandes navegações e o comércio internacional.Mas os negros não dominavam nada disso.Eles viviam muito atrasados,eles praticavam coisas primitivas como guerras fraticidas,canibalismo,magia negra e demais práticas do homem das cavernas.
Esse DNA primitivo é a origem do atraso do brasileiro.
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 Primeiro vc fala em lei de causa e efeito e agora em DNA primitivo, nada tem a ver o atraso brasileiro com DNA mas sim na recusa em aprender com os fatos passados e sim nos espíritos que não querem evoluir.
Havia escravidão na Europa tbm. Qtos impérios como o Romano e o Grego floresceram em cima do trabalho escravo e o Egito, maior civilização do mundo que escravizou milhares.
Vc está usando uma lei verdadeira pra tentar velar o seu racismo. Sim plantamos pra colher, mas não apenas por conta de se escravizar em nas guerras que o negro sofreu escravidão no mundo, senão assim seria com povos gregos, romanos, bretões, isso acontecia por todo o mundo, e mto pior em povos mais civilizados, pois escravizaram por ganância e não falta de evolução na sua teoria, que foi tbm o que fez os negros serem traficados por todo o mundo, a ganância humana.
Essa sim não tem cor, vc está bem equivocado na sua leitura, existe sim a lei de causa e efeito mas não sei se vc sabe mtos bons espíritos vem a terra e padecem sofrimento para servir de exemplo. A escravidão negra foi a que ficou mais entranhada e serviu de exemplo para que essa modalidade acabasse no mundo, para que as pessoas parassem de normaliza - la, que era o que faziam e a vissem como o crime é violência que é. E não fazer como vc está fazendo dizendo que os negros não eram santos pq escravizaram uns aos outros. O mundo fazia isso, eles só demoraram mais tempo pra acabar. Assim como seu racismo velado está fazendo agora.
@@alexisgere1 Sim,eles não querem evoluir.Eles querem permanecer no primitivismo tribal da África.
Antigamente praticava-se escravidão com povos primitivos,atrasados sem avanço civilizatório.Isso era permitido por serem primitivos.Escravizar esses povos era necessário para introduzi-lo na civilização.Escravizar é uma forma de domesticar e domar as feras humanas atrasadas.
Com o tempo foi se abandonando essa prática porque o sistema capitalista não funciona bem com escravos.O capitalismo funciona bem com cidadãos livres.Então foi dada a liberdade aos africanos.Mas a índole tribal,brutal,violenta e primitiva dos africanos permaneceu registrada no DNA do Brasileiro.Ora e por que os negros são assim dessa forma???Tudo isso não é consequências da lei de causa e efeito(lei do carma).A lei do carma diz que recebemos exatamente o que plantamos.Se os africanos fosse fiéis as leis da evolução eles não estariam sofrendo,mas sim bem avançados produzindo coisas muito boas para a humanidade.Mas o que eles estão produzindo??Fala para mim.
Os negros vivem envolvidos com coisas violentas e sujas em todos sentidos.Agora deve ter algum negro mexendo em lixo das pessoas.Eles quando passam por aqui eles remexem o lixo de cada vizinho em busca de lixo.Quando não é isso eles estão dominando o tráfico de drogas.O tráfico de drogas escraviza milhões de pessoas só no Rio de janeiro,e lá está o negro manipulando toda essa imundície.Não só o tráfico de drogas como roubos de caarga,assaltos,estupros e homicídios.Em tudo isso está lá o elemento negro que não quer evoluir,não quer ser bom,ora isso não é uma degeneração contida no DNA??
Saiba que é no código genético que está registrado todas as informações da nossa características físicas e psicológicas.Quando um geneticista quer manipular a índole de um cão por exemplo,ele vai lá no DNA do cão e tira a agressividade dessa raça.Quando o geneticista quer produzir um tipo de cachorro manso e bonito ele vai lá no código genético e muda tudo.Isso acontece conosco também.Nossa beleza,feiúra,agressividade e demais características está tudo no DNA.Ou você não sabia disso?
@@friedrichwilhelmnietzsche3485 desinformação e falta de conhecimento desembocam em pensamentos como os seus. Temos muito que aprender para sairmos da esteira da humanidade.
Adoro ouvir estas histórias, obrigada!!
Gostei e muito.A História é triste,mas é verdadeira,e portanto, instrutiva.Existe fatos q não estão nos livros didáticos e em outros meios,pq sabemos q é vergonhoso e tbm não querem q saibamos,mas graças a Deus existe a Biblioteca Humana,viva,e isso é mto importante.Parabéns e sucesso 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😘😘😘😘😘😘
Boa noite. Adoro o canal de vocês. Esse canal mostra muito sobre a cultura brasileira! Tem muita criatividade! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sou de ascendência lusitana, mas tenho a maior vergonha desse passado que o nosso país teve. O Brasil dificilmente conseguirá reparar o mal que fora feito com essas pessoas, mas não podemos desistir e sim lutar por mais oportunidades de crescimento social e dignidade para os descendentes dos escravizados. É uma história muito triste e com certeza deve milhares de outras histórias assim.
Relaxe aí, man. Não temos que reparar merda alguma, escravizar era comum, sequer começou com os Europeus.
lol...
Culpe também os africanos que faziam guerras entre eles e que feziam escravos para depois vender aos europeus.
@@ruinunes7365 Sim, também é uma verdade.
Você é de descendência lusitana como mais de 90% da população brasileira inclusive muitos negros e pardos descendentes de escravos que são miscigenados como quase todo mundo no Brasil. Não precisa ficar se sentindo culpado, não foram os portugueses que inventaram a escravidão, ela existe desde que o mundo é mundo Os africanos já eram escravos na África. E quando o Pata Seca nasceu (1827) o Brasil já era independente, então ele foi escravizado por brasileiros.
Sou Gessilda de limeira interior de Sp .
Quando vejo essas casas se deteriorando pelo tempo penço , quantos sonhos foram construídos , ali , alegria , dores , e angústias.
Quando vejo as histórias desses casarões já imagino quanto foi o sofrimentos dos construtores , pois a maioria era escravos.
Meu vizinho falecido seu Zé conheceu esse senhor pessoal ele faleceu com 74 anos diz que conheceu ele quando era novo, ele contava a história eu achava que não era verdade e pelo que contou na história é o mesmo homem escravo que tinha 250 filhos
Noé, Poderia por gentileza, se inscrever no nosso canal? (clicar no sininho) Estamos começando na pandemia com canções autorais. Obrigado 😉 ruclips.net/video/fiEKQPoE6l0/видео.html
@@CANCIONEIROSDALUACHEIA com uma condição, não cantem funk só me escrevo em canal que canta música boa
Seu vizinho mentia mais do que o reprodutor fazia filhos, kkkkkkkkkkkkkk
O cara viveu nos anos 1800
@@aurelionogueira1255 meu vizinho nasceu em 1943, a escravidão acabou em 1893 e esse senhor que era escravo morreu em 1956
@@aurelionogueira1255 provalmente o reprodutor nasceu em 1840 por aí, só vc fazer as contas
Que mancha na história da humanidade! Que tristeza, meu Deus! Como os escravos sofreram...
mas o povo d periferia sofre si da hoje e quase de forma semelhante.
Não é/ era fácil...
Muito boa pesquisa. Conteúdo altamente relevante! Grata
Muito triste nossa história ancestral!!!!
Mais, apesar de tanto sofrimento , firmou aí nossa história e cultura , mais um pouco da nossa trajetória gostei muito desse documentário, parabéns ao canal !!
Maravilha de história, parabéns para vocês que fizeram essa matéria.
Muita informação de qualidade,o resgate da história na sua essência,é como se estivéssemos lá, parabéns pelo trabalho professor...
Trabalho histórico importantíssimo. Altamente esclarecedor.
Vendo isso tudo. A verdadeira impressão que que hoje nós vivemos num paraíso. Que hoje podemos recorrer as leis, embora seja fracassadas, mas temos direito em lutar pelos nossos direitos. E caso contrário é toma lá dá cá.
Muita gente fala que está no fim do mundo. Mais se for comparar com aquele tempo. A impressão que naquela época as PROFUNDEZAS DOS QUINTO DO INFERNO ERA AQUI NESSE NOSSO BRASIL. Isso é parte do Apocalipse, nação levantando contra nação.
História interessante e cruel, isso aconteceu ontem! Não dá pra acreditar na maldade do ser humano, que hoje em dia acontece em forma de preconceito e racismo. Triste.
Boa tarde para todos eu estou assistindo em vídeo gostei dessa história do escravo que morreu com 130anos de idade.
Boa matéria produzida pela equipe do canal. Parabéns!
Já alguns comentários por aqui...perversos e escrotos!
Ser pessoa escravizada como reprodutor não é aproveitar. Ter que estuprar mulheres não é aproveitar!
Sexo não consentido, ou estupro para aumentar as pessoas a serem escravizadas, não é aproveitar.
Princesa Isabel 💓 coração enorme seria bom que todos tivessem esse Coração 😢
Descubra a verdade da falsa abolição no canal: caçador de história.
dizem que hoje não temos humanidade mas antigamente a crueldade era tremenda e os religiosos da época concordavam com estas barbaridades
A humanidade sempre foi má,em todas as épocas, é que hoje com o avanço da comunicação ficou mais explícito.Mais teve o holocausto, caça às bruxas, Ditadura, Comunismo.
@@adrianovieirabrito2364 Quando fala em COMUNISMO já vem falar do PT KKKKKKKKKKKKK
@@adrianovieirabrito2364 , " ditadura" . Se vc estiver se referindo ao governo militar, te enganaram. Vivi no tempo do governo militar, nós éramos livres, não havia nenhuma ditadura. Éramos mais livres do que nos tempos atuais, até armas o povo podia ter. As famílias eram respeitadas, a religião respeitada, putaria na TV era proibido(essa era tal censura). O aborto( matar criança) era crime hediondo.
@@armandopentiumnão sou desta época.O que sei é o que aprendi na escola ou na tv.Eles torturavam jornalista, políticos que eram contra o regime.Mais devia ser mais seguro viver nessa época.Hoje a bandidagem,o Funk a putaria tomou conta do Brasil.
@@adrianovieirabrito2364 desse jeito. O regime militar foi imposto justamente pra acabar com toda e qualquer forma de oposição, já que esta queria implantar o comunismo aqui como fizeram em Cuba. Cabe a nós distinguir quem eram os mocinhos e os bandidos segundo nosso ponto de vista.
Que entrevista fantástica. A história viva!
Muito obrigado!!
História pesada. Muitas lágrimas rolou nesse lugar! Ninguém nos libertou a não ser nós mesmo!
Amei o vídeo! O Patrimônio cultural de São Carlos poderia valorizar e destacar mais esta história!
Essa música no fundo atrapalha a voz da mulher,alias deveria ter legendas.
Concordo. Nao consegui entender direito o que foi dito.
Concordo
Só em pensa no sofrimento desses coitadinhos e de da revolta. Parabéns por essa matéria!
Meu Deus! 😔
Ainda bem que ele foi bem tratado e feliz.
Que história incrível: 131 anos! 2,18 m!
Ele tinha altura de jogador de basquete.
@@emilioperoni8322Se tivesse nascido em outra época,talvez tivesse sido um 😔
Realmente, é triste nosso passado esse senhor viu seus filhos ser escravizados pelo seu senhor.
Morei em um condominio em Petropolis, que antes foi fazenda, pertencia a uma familia da Austria. A senzala foi reformada e virou uma casa enorme. A minha casa antigamente era a cozinha da fazenda. Chegou até receber visita do rei D.Pedro 2.
Uma pena a fazenda ter sido desmanchada!
Imperador*
@pepitopepito1855 rsrsrs Sei que essa pergunta é inusitada, mas eu fiquei curioso: a casa que antes era senzala tem histórias de assombração? É que geralmente esses lugares têm dessas histórias
Se tiver camisas pra fazer eu sou costureira .e estou precisando de trabalho tenho 70anos.e não sou aposentada. Parabéns pelo vídeo ESA estória parece com a que minha mãe contava dos pais dela que também era de café entre Rio de Janeiro e vale do paraiba eles eram primos os pais faziam contratos quando aínda eram crianças só pra não dividir as terras ..se precisar de meu trabalho .de costura por favor entre em contato obrigada. .
Desculpe me de ter oferecido meu trabalho com. Costura mas como. O mostrou as camisetas promocionais achei que talvez tinha pra mim obrigada. Boa noite .?
Deus abençoe seu trabalho
Deixe seu contato, fique com Deus.
Dona Tereza, me mande seu contato.
@@jaahkps meu Zap está junto com minha mensagem obrigada.
Isso sim é a parte mais triste de nossa história, usavam escravos humanos como animais. Como se eles os proprietários desses escravos fossem superiores a eles. Estão até hoje queimando no fogo do inferno.
Boa noite Paulo Vitor e Tati.
Amei conhecer essa história já ouvi alguns comentários de pessoas conhecidas mas nunca tinha visto uma história contada e documentada.
Muito obrigada por ter oportunidade de conhecer seu trabalho. 😘🌻❤️🌹😘❤️🍀
Depois da lei áurea todos os escravos tornaram-se livres pra passar dificuldades, pois nem comida conseguiam mais, já que iam embora das fazendas, onde trabalhavam pra comer..Que vida miserável, viu..
As lindas fazendas eram horripilantes com suas sinhá e senhorzinho....
Vocês estão fazendo um excelente trabalho. Graças ao trabalho de vocês, fui no último domingo visitar a Fazenda Santa Clara em Santa Rita. Pena que estava fechada.
Gostei muito do vídeo. Q história adoro ver história de fazenda e tudo sobre antiguidade. Pois sou descendente de escravos abisa vó da minha mãe era também escrava. 🌷🌷
Mto obrigada por nos acompanhar aqui no canal! Gostei da sua vibe, muito boa, parabéns!!!
Incrível a história do seu pata seca! Não sabia q tinha tal modalidade de escravos reprodutores. A exploração da mão de obra escrava era algo repugnante😢.
Só a misericórdia de Deus, para com todo esse povo.!!!!
Meu bisavô de nome Benedito foi escravo reprodutor, porque era muito forte bonito e dentes perfeitos. Qdo casou com minha bisavó já estava com mais de 40 anos. Não se sabe ao certo de qtos filhos ele era pai.
Muito triste tudo isso. A escravidão é uma mancha na nossa história. Um horror.
Muito obrigado por ter mostrado tudo isso, pois da para perceber que tem muita gente que a história incomoda, falar de escravidão incomoda tem galera qui disse para esquecer como podemos esquece ?????
Adorei as Almas!!!Salve os pretos Velhos!!!!
😢Que história triste, como sofria essa gente!🥺😭
Que história absurda sobre a desumanidade da escravidão. Parabéns pelo ótimo canal! Usarei nas minhas aulas de história do império.
Eu nem gosto de ver tamanho sofrimento de pessoas como qualquer outra. A escravidão foi uma crueldade desse seculos passado.
Eu fico imaginando como essas mulheres tinha que passar na mão desses maligno maldito fazendeiro difícil viu
É tudo muito triste... Só de pensar no sofrimento dessas mulheres ficando grávidas a força, e depois dar a luz a uma criança, sabendo que a vida dela seria trabalho forçado e castigo, penso que lágrimas e desespero corroiam o peito dessas mulheres...é muita judiação... Não acredito que esses fazendeiros, donos de fazendas antigas estejam em um bom lugar, inclusive meu bisavó paterno, pois se eles não estiverem no inferno, então, pra que inferno??? É o que penso!
Escravidão existe até hoje, só que hoje a escravidão é psíquica, contrário de antigamente que era escravidão física.
Porem eu digo moderna ,inclusive com o uso da tecnologia ,mas o que você disse ,eu digo sempre e há muitos anos ,a escravidão nunca acabou ,mas sim se modernizou e expandiu .
De acordo!
Morar em bairros dormitório; se espremer em transporte público e levar até 5 horas de casa ao trabalho; ser privado de boa educação,; ser exposto à violência...tai a escravidão moderna e física. Obs: sem poder de interpretação correta da realidade esses seres caem facilmente na manipulação digital. Portanto, o perrengue é mais embaixo. Xau
Escravidão Moderna. Saúde, Educação, Lazer, Moradia. Tudo LIMITADÍSSIMO nas Mãos dos Escravos Modernos . Ops POBRES 🤫
Pode ter sua dose de sofrimento, porém , pode sair de um emprego escolhem ter filhos, faz festa , sofrimento problema sempre terá , mas comparar com escravidão. No chicote como mendo resto , só sendo bomminio pra comparar. Tal qual Israel cerca uma cidade negão água comida atira a esmo em crianças. E diz que está atrás de refém. Eles querem mais que os refém fiquem lá pra exterminar