www.canalfisica.net.br/doacoes/ Faaala Galera, tudo bem? Galera seguindo a sugestão de alguns colegas que acompanham os bastidores meu trabalho eu vou compartilhar com vcs a situação financeira CRÍTICA do meu projeto com as Vídeo-aulas GRATUITAS aqui no RUclips. As minhas fontes de renda para manutenção caíram cerca de 90% de quando comecei a gravar até agora. Vc não entendeu errado não! Caíram 90%. Atualmente mal consigo pagar a gasolina e a refeição para produzir vídeos. Por favor, visite o espaço de doação do meu site que lá explico melhor. Grande abç a todos e fiquem com Deus. Como é difícil galera manter nossos ideais para melhorar a educação desse nosso pais! Mas NÃO vou desistir! rsrs
Sabia resolver a questão, porém achei o enunciado confuso.. achei que "os primeiros 13 passos" seriam os 30 metros. Dessa forma a velocidade que usei foi V = 30/3,78.
Sim! 13 primeiras passadas? Ficou extremamente confuso. Quando fala isso, da a entender que se refere aos 30 metros iniciais... mal elaborado, sinceramente
Professor conheci seu canal esses dias, ja estou me formando na faculdade porém decidi ajudar minha mãe a estudar para o Enem, então todos os dias estamos colocando seus vídeos e assistindo juntas. Gostaria de agradecer por tão excelente conteúdo gratuito, ajuda muito quem precisa e não pode fazer um curso. Inclusive para mim que mesmo quase formada me vi reaprendendo coisas e tem me feito muito bem! Aliás muitas coisas o senhor explica e eu não havia visto na época de escola. Muito obrigada, fique com Deus e parabéns pela dedicação!
Meu deus cara , tenta substituir os dados aí que você vai ver porque que não tem como. O exercício teria que te dar a aceleração dele no percurso pra você poder descobrir a força resultante e aí sim calcular o trabalho nessa fórmula.
@@ExplicandoMundoo claro que da bobo. Use Torricelli para ver!! Apenas no V=Vo + at não da certo, não sei o por quê. Mas acho que o mais correto seria usar o TEC msm, uma vez que n foi dito que sua Aceleração foi cte.
Nossa vc é muito bom! Suas explicações tornam o aprendizado mais fácil, principalmente para quem tem dificuldades com essa disciplina. Obrigada prof. Marcelo por nos permitir ter acesso gratuito a um conteúdo tão bom como esse. Abraços!
errei pois utilizei a formula W=F.D e calculei a força por meio da massa vezes aceleração, sempre me lembrarei que trabalho é variação da energia cinética
Muito bom! Sou professor de física do ensino médio também. Costumo assistir vídeos como os seus para pegar dicas na maneira de explicar e analisar questões, assim, conseguindo passar com mais clareza os conteúdos para os alunos. Você é um excelente professor. Obrigado, continue assim!
7,93 é a velocidade média durante todo o percurso, ou seja em alguns momentos ele acelerou mais e em outros menos, essa é apenas a média aritmética de suas respectivas velocidades. Como o enunciado explica que o momento de maior aceleração foram os 30m, logo a sua V máxima(12m/s) foi atingida nesse intervalo.
@@nayandramalta4204 oiii kkk ,desculpa incomodar ,mas já incomodando.... Nessa questão, ficaria por nossa conta perceber que a aceleração não é constante nesse exercício?? Se fosse constante poderia fazer por V = V0+ a.t ,achar uma aceleração e colocar na equação F=m.a e depois na do trabalho T= F.d ,n é isso? ( fiz assim e deu a alternativa errada kk✊🏼😔) Queria saber como eu iria perceber que a aceleração não é constante,só se eu fizesse o cálculo da V= S/t ??
fiquei com essa mesma duvida!! mas nao deu certo porque a força não é constante, logo, a aceleração tambem nao é, aí nao podemos usar essa formula...agora a pergunta que nao quer calar: como deduzir que nao é constante? tem até tem um distrator com esse valor 8,6x10^3. professor boaarooooo, se voce ver esse comentário nos responda, por favor! :) obrigada!
Lucios Fox eu também tentei assim, só que eu tinha feito uma média da velocidade do percurso e usado ela para o resto p n ter esse problema da aceleração variar, só q n deu tb
Pessoal, a velocidade não é constante. Vocês estão utilizando a fórmula da velocidade média, por isso não está dando certo. V= 12/3,78, por exemplo. Como é um movimento acelerado o que ele ganha é energia e, consequentemente, velocidade. Por isso calcula-se a energia cinética mv²/2 .
Mas gente, é super possível pensar que 12 m/s só foi atingido no final, ou seja, nos 100m ai a partir disso eu descubro a aceleração com Torricelli, coloco no V= V0 + a.t (usando o tempo 3,78s) e so dps de descobrir essa velocidade eu coloco na formula do trabalho… Mas do mesmo jeito n daria certo.
Professor se não for incomodo coloca a parte da matéria que é a questão igual vc fez nas questões dos anos anteriores, tipo se for mecânica, eletricidade, termologia...
Mas ele quer saber a energia nas 13 primeiras passadas, ou seja, no período onde o movimento é acelerado não? Sei lá..também interpretei igual ao Vinícius.
Que questão maravilhosa de se fazer . Obrigada por destinar seu tempo a nos ajudar Boaro , você é o melhor Professor de física do RUclips , sem dúvidas .
Ué, a questão dá a entender que os 13 primeiros passos correspondem aos 30 metros. Eu calculei assim v = v0 + at 12 = 0 + a.3,78 3,78a = 12 a = 12 / 3,78 a = 3,175 m/s² T = F.d T = 90 x 3,175 x 30 T = 8.572,5 J
Professor, eu usei "W = F.d" e cheguei a 5400J, aí o mais próximo é a alternativa 6500J. Eu não usei a aceleração máxima, e sim a média, considerando ela constante, por isso acho q deu diferente. W=F.d W=mad W=90.(v/t).d W=90(d/t/t)d W=90(30/3,78/3,78)d W=90(≈2)d W=90.2.30 W≈5400 Se tivesse a alternativa 5,4.10³J eu tinha errado, mas a alternativa mais "tentadora" era "5,4.10²J" = 540J o que é muito distante de 5400 Porque isso esta errado?
Tem como usar Lucas, Trabalho= F . d / T = m . a . d ( primeira fórmula) Torriceli = V^2 = V0^2 + 2 . a. d a. d = V^2 - V0^2 /2 Logo você só substitui na primeira fórmula o resultado de a.d T = m . ( V^2 - V0^2 /2) E como resultado vai dá a variação da Energia Cinética ....
Dá pra fazer sem usar a variação da energia cinética, assim: 1- Não dá pra usar a equação horária da velocidade pois a aceleração não varia de forma constante nesses 30 metros. 2- A aceleração vai por meio de Torricelli, pois pouco me importa o tempo, apenas quero saber a aceleração exata do cara quando sua velocidade for máxima Então fica 144÷60=2.4 Usando T=f.d 90x2.4x30 =6480J
Bom, eu usei T = F.d para resolver a questão. Porém, vi muitos comentários de que não da para resolver usando essa fórmula porque alguma grandeza nessa fórmula não é constante, portanto ela não poderia ser usada nessa questão. Alguém pode me explicar melhor??? T = F.d T = m.a.d V² = Vo² + 2ad (TORRICELLI) ad = V² - Vo² / 2 ad= V²/2 - Vo²/2 logo, como a velocidade inicial é zero, ad = V²/2 T = m.a.d T = m.V²/2 (pronto, bastaria substituir os valores aqui).
Se a fórmula com W = F.d é para a=cte, logo, não funcionaria por MUV, o que faz sentido, já que, de fato, como ele é um humano e tem todas as interferências, a não é cte. Então pq funciona se feito por torricelli??? Me confundi todo kakaka
Se ele quer o trabalho só nas primeiras passadas usamos a velocidade final depois de terminar a corrida? (pq ele percorre mais de 13 passadas no total)
Prof Boaro, minha opinião é que o valor de 3,78 seg está errado, o Enem formulou mal a questão! porq se utilizar a equação de Torriceli para obter a aceleração e utilizar na fórmula T=F.d chego no resultado correto, no entanto se utilizo a fórmula vf=vi+a.t não dá certo!! a única explicação é q o tempo fornecido esta errado!!!
www.canalfisica.net.br/doacoes/
Faaala Galera, tudo bem? Galera seguindo a sugestão de alguns colegas que acompanham os bastidores meu trabalho eu vou compartilhar com vcs a situação financeira CRÍTICA do meu projeto com as Vídeo-aulas GRATUITAS aqui no RUclips. As minhas fontes de renda para manutenção caíram cerca de 90% de quando comecei a gravar até agora. Vc não entendeu errado não! Caíram 90%. Atualmente mal consigo pagar a gasolina e a refeição para produzir vídeos. Por favor, visite o espaço de doação do meu site que lá explico melhor. Grande abç a todos e fiquem com Deus.
Como é difícil galera manter nossos ideais para melhorar a educação desse nosso pais! Mas NÃO vou desistir! rsrs
te amo boaro! voce é o melhor!
Muito bom!
Sabia resolver a questão, porém achei o enunciado confuso.. achei que "os primeiros 13 passos" seriam os 30 metros. Dessa forma a velocidade que usei foi V = 30/3,78.
Eu tbm kkk
eu também
Sim! 13 primeiras passadas? Ficou extremamente confuso. Quando fala isso, da a entender que se refere aos 30 metros iniciais... mal elaborado, sinceramente
Também considerei isso
Eu também! kkkkk, Chegou em 1,3 . 10^4, né?
Professor conheci seu canal esses dias, ja estou me formando na faculdade porém decidi ajudar minha mãe a estudar para o Enem, então todos os dias estamos colocando seus vídeos e assistindo juntas. Gostaria de agradecer por tão excelente conteúdo gratuito, ajuda muito quem precisa e não pode fazer um curso. Inclusive para mim que mesmo quase formada me vi reaprendendo coisas e tem me feito muito bem! Aliás muitas coisas o senhor explica e eu não havia visto na época de escola. Muito obrigada, fique com Deus e parabéns pela dedicação!
Que legal Laura. Muito obrigado pelo apoio. abç e sucesso pra vc e para sua mãe!!!
+Canal Física
explicação muito boa!❤
Boa boaro, ajudando demais. sucesso.
Valeu André! Sucesso.
porq não pode usar T=F.d ?
Meu deus cara , tenta substituir os dados aí que você vai ver porque que não tem como.
O exercício teria que te dar a aceleração dele no percurso pra você poder descobrir a força resultante e aí sim calcular o trabalho nessa fórmula.
@@familia678 é possível se utilizarmos o tempo dado e a velocidade alcançada, contudo, o resultado n dá o mesmo
@@ExplicandoMundoo claro que da bobo. Use Torricelli para ver!! Apenas no V=Vo + at não da certo, não sei o por quê. Mas acho que o mais correto seria usar o TEC msm, uma vez que n foi dito que sua Aceleração foi cte.
Essa fórmula só pode ser usada quando a força for constante
@@familia678 que grosso... o exercicio nao deu a aceleraçao mas deu dados suficientes para encontra-la.
Nossa vc é muito bom! Suas explicações tornam o aprendizado mais fácil, principalmente para quem tem dificuldades com essa disciplina. Obrigada prof. Marcelo por nos permitir ter acesso gratuito a um conteúdo tão bom como esse. Abraços!
valeu
Voce é o melhor professor de fisica.
Valeu! Abç
errei pois utilizei a formula W=F.D e calculei a força por meio da massa vezes aceleração, sempre me lembrarei que trabalho é variação da energia cinética
Obrigada professor!
VALEU BOARO! VC É DMS
Obrigado Jonatas!!! Abç
Muito bom! Sou professor de física do ensino médio também. Costumo assistir vídeos como os seus para pegar dicas na maneira de explicar e analisar questões, assim, conseguindo passar com mais clareza os conteúdos para os alunos.
Você é um excelente professor.
Obrigado, continue assim!
Faaaalaa Vinicius! É uma honra receber apoio de colegas de profissão. Grande abç e muito sucesso para vc.
Se eu tivesse tido voc}~e como professor no ensino médio não acharia tão complicado kk
Obrigado Vitoria! Abç
fiz trocentas contas pq tinha esquecido desse teorema
Tá, mas pq usamos o T.E.C? Qnd sei q usarei
Obrigado por compartilhar seus conhecimentos professor!
valeu pelo apoio.Abç e tudo de obm.
No enunciado fala que Bolt fez os 30 metros em 3,78 segundos. Entao, a velocidade final nao seria 7,93 m/s, em vez de 12 m/s? Nao entendi.
7,93 é a velocidade média durante todo o percurso, ou seja em alguns momentos ele acelerou mais e em outros menos, essa é apenas a média aritmética de suas respectivas velocidades. Como o enunciado explica que o momento de maior aceleração foram os 30m, logo a sua V máxima(12m/s) foi atingida nesse intervalo.
@@nayandramalta4204 oiii kkk ,desculpa incomodar ,mas já incomodando....
Nessa questão, ficaria por nossa conta perceber que a aceleração não é constante nesse exercício??
Se fosse constante poderia fazer por V = V0+ a.t ,achar uma aceleração e colocar na equação F=m.a e depois na do trabalho T= F.d ,n é isso? ( fiz assim e deu a alternativa errada kk✊🏼😔)
Queria saber como eu iria perceber que a aceleração não é constante,só se eu fizesse o cálculo da V= S/t ??
pq nao da certo quando se calcula a energia usando a formula E=F*d? sendo a F=90*(12/3,78)
fiquei com essa mesma duvida!! mas nao deu certo porque a força não é constante, logo, a aceleração tambem nao é, aí nao podemos usar essa formula...agora a pergunta que nao quer calar: como deduzir que nao é constante? tem até tem um distrator com esse valor 8,6x10^3. professor boaarooooo, se voce ver esse comentário nos responda, por favor! :) obrigada!
Lucios Fox eu também tentei assim, só que eu tinha feito uma média da velocidade do percurso e usado ela para o resto p n ter esse problema da aceleração variar, só q n deu tb
O pior é que usando torricelli pra descobrir a aceleração dá certo... =///
Pessoal, a velocidade não é constante. Vocês estão utilizando a fórmula da velocidade média, por isso não está dando certo. V= 12/3,78, por exemplo. Como é um movimento acelerado o que ele ganha é energia e, consequentemente, velocidade. Por isso calcula-se a energia cinética mv²/2 .
Lucas Bomfim Vc confundiu velocidade com aceleração.
Mas gente, é super possível pensar que 12 m/s só foi atingido no final, ou seja, nos 100m ai a partir disso eu descubro a aceleração com Torricelli, coloco no V= V0 + a.t (usando o tempo 3,78s) e so dps de descobrir essa velocidade eu coloco na formula do trabalho… Mas do mesmo jeito n daria certo.
Incrivel como parece facil após o senhor explicar
Incrível,
Valeu Marcos! Obrigado pelo apoio!!
muito bom! obrigadão!
Valeu eplo apoio. abç
Obrigada pela ótima, maravilhosa explicação!!! Parabéns!!!
Obrigado isa!! Abç
Professor se não for incomodo coloca a parte da matéria que é a questão igual vc fez nas questões dos anos anteriores, tipo se for mecânica, eletricidade, termologia...
valeu pela dica Jadiel. abç
Melhor resolução!
mano ce é cabuloso. muito obrigado
Questão tão fácil, e eu aqui me limitando a "T=F.d"... Paciência!
eu tb fiquei nessa fórmula.. :(
muito obrigada pela ajuda professor, um abraço!
Que professor bom é esse? Muito maravilhoso ♥️
parabéns professor!
Valeu!!!
Oxi, mas nas 13 primeiras passadas ele atinge 30 metros em 3,78 segundos, então a velocidade nas 13 primeiras passadas não seria 30/3.78?
Nesse período é um movimento acelerado, só depois dos 30m que ele atinge 12 m/s e, provavelmente, vai assim até o fim da corrida. Bons estudos!
Mas ele quer saber a energia nas 13 primeiras passadas, ou seja, no período onde o movimento é acelerado não? Sei lá..também interpretei igual ao Vinícius.
pensei assim tbm que ódio desse enunciado
Que questão maravilhosa de se fazer . Obrigada por destinar seu tempo a nos ajudar Boaro , você é o melhor Professor de física do RUclips , sem dúvidas .
Obrigada pelo excelente trabalho
Ué, a questão dá a entender que os 13 primeiros passos correspondem aos 30 metros. Eu calculei assim
v = v0 + at
12 = 0 + a.3,78
3,78a = 12
a = 12 / 3,78
a = 3,175 m/s²
T = F.d
T = 90 x 3,175 x 30
T = 8.572,5 J
O que complicou na questão foi os dados que deram e não foram usados
Professor, eu usei "W = F.d" e cheguei a 5400J, aí o mais próximo é a alternativa 6500J.
Eu não usei a aceleração máxima, e sim a média, considerando ela constante, por isso acho q deu diferente.
W=F.d
W=mad
W=90.(v/t).d
W=90(d/t/t)d
W=90(30/3,78/3,78)d
W=90(≈2)d
W=90.2.30
W≈5400
Se tivesse a alternativa 5,4.10³J eu tinha errado, mas a alternativa mais "tentadora" era "5,4.10²J" = 540J o que é muito distante de 5400
Porque isso esta errado?
Obrigado professor Marcelo
Por que não dá para usar W=F.d? Qual o problema em achar a Força via F=m.a, uma vez que se tem a variação da velocidade (12 m/s) e o tempo (3,78s)?
Tem como usar Lucas, Trabalho= F . d / T = m . a . d ( primeira fórmula)
Torriceli = V^2 = V0^2 + 2 . a. d
a. d = V^2 - V0^2 /2
Logo você só substitui na primeira fórmula o resultado de a.d
T = m . ( V^2 - V0^2 /2)
E como resultado vai dá a variação da Energia Cinética ....
faz correção do enem ppl 2015, tem umas questoes boas de fisica
em breve devo fazer Lucas. abç
obrigado, voce é muito bom, admiro muito vocês professores, especialmente os de física!!
Dá pra fazer sem usar a variação da energia cinética, assim:
1- Não dá pra usar a equação horária da velocidade pois a aceleração não varia de forma constante nesses 30 metros.
2- A aceleração vai por meio de Torricelli, pois pouco me importa o tempo, apenas quero saber a aceleração exata do cara quando sua velocidade for máxima
Então fica 144÷60=2.4
Usando T=f.d
90x2.4x30 =6480J
professor eu amooo sua aulaaas! obrigadaaaa
pq não uso a formula trabalho = força x deslocamento Já q ele deu os 30 metros?
GRATA
depressão profunda por não ter conseguido fazer isso
Achei esse comentário desnecessário e racista 1:48
muito bom
de 5 dados da questão, eram necessários apenas 2 :v
Bom, eu usei T = F.d para resolver a questão. Porém, vi muitos comentários de que não da para resolver usando essa fórmula porque alguma grandeza nessa fórmula não é constante, portanto ela não poderia ser usada nessa questão. Alguém pode me explicar melhor???
T = F.d
T = m.a.d
V² = Vo² + 2ad (TORRICELLI)
ad = V² - Vo² / 2
ad= V²/2 - Vo²/2
logo, como a velocidade inicial é zero,
ad = V²/2
T = m.a.d
T = m.V²/2 (pronto, bastaria substituir os valores aqui).
voce chegou na mesma fórmula da energia cinética, então tanto faz qual usar, a questão será o tempo
o trabalho sempre vai ser igual a variação de energia (cinetica ou potencial) ?
Só errei porque fui inventar de colocar 3.78 segundo no lugar da velocidade, só depois que percebi, putz...
mt bommm
Valeu Samuel!!!!! abç
Nossa, e eu errando por bobeira. mt obgd pela explicação
E aí Boaro? Como sempre assistindo suas aulas maravilhosas aqui. #MelhorProfessor
Prof uma dúvida pq não dá para usar a outra fórmula W= DxF trabalho igual a força vezes distâncias eu usei e não deu certo pq?
Se a fórmula com W = F.d é para a=cte, logo, não funcionaria por MUV, o que faz sentido, já que, de fato, como ele é um humano e tem todas as interferências, a não é cte. Então pq funciona se feito por torricelli??? Me confundi todo kakaka
Se ele quer o trabalho só nas primeiras passadas usamos a velocidade final depois de terminar a corrida? (pq ele percorre mais de 13 passadas no total)
Professor, vc vai fazer a correção da segunda aplicação de 2015 ? Seus videos são ótimos!
Prof Boaro, minha opinião é que o valor de 3,78 seg está errado, o Enem formulou mal a questão! porq se utilizar a equação de Torriceli para obter a aceleração e utilizar na fórmula T=F.d chego no resultado correto, no entanto se utilizo a fórmula vf=vi+a.t não dá certo!! a única explicação é q o tempo fornecido esta errado!!!
o ENEM só utiliza dados reais, fique tranquilo :)
excelente professor! Esse assunto é dinâmica, correto?
VALEU PROFESSOR! ESTOU NO PRIMEIRO ANO E VOU FAZER O ENEM ESTE ANO! QUAL O QUANTIDADE DE QUESTÕES QUE DEVO ACERTAR? 😎
Rapaz depende do curso que você pretende e do nível de concorrência da universidade...
Olá Saulo, tuod bem? Realmente depende MUITO do curso e da faculdade que vc quer. Tenta ver a nota de corte que te ajudará! Abç
Professor e os assuntos de óptica ????
em breve Nathi!!! Anç