Como funciona o enigmático circuito da chave seletora 110 220 numa fonte ATX antiga.
HTML-код
- Опубликовано: 23 янв 2025
- Assuntos relacionados.
VISITE O SITE DO PROFESSOR BAIRROS LÁ TEM O PDF E MUITO MAIS
PARA AULAS ONLINE CONTATE VIA SITE
www.bairrospd.com
SOM: pop alegre Mysteries -30 (fonte RUclips)
Cara o RUclips deveria recompensar pesado professores como o Bairros estarem presentes na plataforma. É luxo um conteúdo como este em uma plataforma aberta. Na minha época para aprender algo neste nível era preciso curso técnico e experiência na área....
concordo contigo amigo !! este professor é muito fera, explica de maneira descomplicada o que levaríamos anos na escola ou num curso ajuntando fragmentos dos conteúdos. Tudo muito bem explicadinho. Sem dúvida é um dos melhores do RUclips, o melhor no quesito eletrônica aplicada. Abç.
concordo...e olha que sou professor tambem, hoje so é desatualizado quem quer e nem precisa gostar de ler, pena que com a internet todos os livros foram praa o sucatao
O professor Bairros é muito show ele explica tudo certinho e com muita clareza é por isso que sou muito grato por você professor Bairros 👍🏻😃
Sempre fantástico na didática!!
Poderia, se, já não tiver sido feito, explicar como funcionam as fontes bívolts automática!
Muito bom professor, me fez lembrar de fontes que não funcionava e não tinha defeito em nada, mas se ligar em 220V funcionava tudo certinho, defeito na chave que em 115V continuava aberta, era só jampear e tudo funcionava novamente.
Basicamente aqui no BR as fontes de 110V trabalham no modo "hard", os capacitores de que deveriam se carregar juntos com 310VDC na rede 110V do EUA, aqui levam 358VDC nas costas, e pra ajudar os chineses usam 2 capacitores de 200V do mais vagabundo possível, e ainda removem os varistores que deveriam proteger esses capacitores dos picos de tensão na rede, dai essas fontes com chavinha ganham apelidos carinhosos de Fonte bomba.
Eu estava estudando o circuito de uma fonte chaveada justamente igual a essa apresentada. E justamente a minha dúvida era essa chave e como o circuito atuava. Valeu professor! Dúvida sanada. No Obrigado!
Muito legal, esse circuito também foi muito usado em televisores, vários projetos da Philips e da Sharp se utilizaram dele, alguns projetos mais sofisticados incluem um circuito de chaveamento automático de tensão, e no lugar da chave tem um SCR...
Esses são os bivolt?
Isso!!!
O melhor do RUclips
Excelente aula professor, obrigado 🙏 Fontes chaveadas, chaveamento via flipflop, e potência são sempre bem vindos.
Circuito bem pensado esse. like's para o professor 👍👍👍👍👍👍👍
Muito obrigado por nos explicar este circuito, Professor, confesso que me estava a ser complicado de entender quando o via nos esquemáticos. Acho que se a tensão no capacitor de filtro for demasiada, a tensão nas saídas da fonte também vai ser demasiada a não ser que se calibre isso mudando o duty cycle do ci chaveador. Adorei ❤
Excelente maneira de demonstração do funcionamento da fonte.👀👍
Professor, boa tarde, está fonte era muito deficil de entender, no entanto com a sua explicação ficou facil de entender . Obrigado.
Olá Professor Bairros, isso me lembra alguns televisores dos anos 80 e início dos 90... Philco Hitachi, Telefunken, Sanyo... q já tinham fonte chaveada, mas tinha a chave 110/220, e esse circuito com 2 capacitores formando um dobrador ou só filtro, aqui na minha região a tensão é bem estável em 120v, e esses tvs funcionavam perfeitamente com a chave virada p 220, ligado a tensão 110... talvez se a tensão da rede fosse mto precária, só funcionaria bem com o dobrador ativado. alguns aparelhos de som mais potentes e com fonte chaveada, tbm tinham essa chave, nos modelos mais fracos não tinha... nas fontes AT e ATX q eu testei, com a chave virada p 220, e sendo ligado aqui em 110, ela não entregava as tensões corretas na saída, o pc até ligava mas nem gerava vídeo
Professor Bairros, precisamos falar sobre a questão do estabilizador inviável como estabilizador, ainda mais quando fornece apenas 115 volts, falo da inutilidade deles para certas pessoas, mas elas insistem em não acreditar.
Obrigado pelo vídeo!
P=V.I
Seja +tensão, necessário - corrente.
Ter em atenção componentes passivos.
Explicação top!Tava aqui intrigado também, abri Fonte Atx pra conserto e deparei com a chave seletora de apenas dois terminais liga/desliga, até achei que a chave estivesse com defeito. 😃 Obs.: a fonte não é antiga
Excelente conteúdo professor, muito interessante. Na maioria das fontes essa diferença de tensão no dobrador não afeta pois o próprio PWM varia seu duty cycle para compensar, mantendo a saída estabilizada.
Parabéns professor Bairros, sinto muito confiante em entender as explicações dos circuitos eletrônica.
Continue ensinando que é bom aprender sempre. Deus te abençoe
O gosto são os 50~60Volts que fica na estrutura metálica da fonte quando não aterrado. Que é 90% dos casos dos computadores de torre residencial no Brasil.
Mais que cheque gostoso 😋.
Valeu, professor pela boa explicação. De 115v para 127v são 12v; pouco mais de 10% que não queimará o circuito de pronto, mas a longo prazo, pode sim danificar o circuito. Podemos usar como exemplo as lâmpadas led bulbo, que muitas vezes vem sobre alimentadas. Certa ocasião medi 3,7v em led de 3v. Abraço.
Excelente, sempre tive essa duvida , agora entendi melhor, merce 1.00000000.... de likes e mais um.inscrito no canal. Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sssiiiiiiiiimmmm!!!! Professor muita coisa na fonte atx é diferente, poderia fazer mais conteúdos sobre ela
muito bem explicado professor esse tema torra muitos celebros eu ate hoje tenho dificuldade em entender rsrsrs abraço
Muito Muito Muiiiiittttooooo bommmm.
Aula top demais 👏👏👏👏
Bem didático, parabéns! :)
essa e uma das coisas que eu sempre quis saber para falar a verdade a voces
Grato!
Show de bola!
Saudações!
Até!
Obrigado professor Bairros
A grosso modo, é como se ligassemos dois capacitores (iguais) em série para suportar o dobro da tensão. Bairros! Você poderia ingressar na linha de Fontes ATX e produzir bons e verdadeiros videos, ai nível dos que Você já produz. É um assunto bastante interessante. Vejo sempre esses vídeos e em maioria, só tem Picaretagem e modificações no Circuito totalmente desnecessárias e que na verdade, são feitas só pra encher lingüiça na hora do video. Parabéns pela matéria. Abraço.
Professor, será que tem como montar uma fonte com ajuste de corrente e tensão sem Shunt, no estilo daquela fonte enigmática Sziklai, só que usando uma configuração Darlington?
Professor bairros, estou projetando um eletrificador de cerca com placa 100% smd, minha dúvida, os capacitores ceramicos smd podem substituir os de poliester (de mesma tensão e capacitância)?
"PROFESSOR" 👍👍👍
perfeito
Valeu a inscrição 👍
Muito boa replicação
Excelente
Boa noite Professor Bairros. Uma dúvida recente e, de repente, poderia ser feito um vídeo sobre o assunto. Recentemente eu fui realizar uma substituição de contactor de 24v que realizava um chaveamento na parte de força de um eletroímã, após realizar a troca e ligado o contactor, segundos depois ele gerou fumaça vindo a queimar. No princípio não compreendi a razão da queima do contactor. Depois de verificar com calma o invólucro do componente percebi que ele era de 24VCA e o contactor velho era de 24VCC. Instalei um componente de tensão alternada num circuito de tensão contínua. Gostaria de uma explicação talvez matemática da razão da queima. Nenhum dos técnicos em elétrica presentes souberam responder de forma matemática, rsrsrs. Desde já sou muito grato por seus conteúdos e atenção.
Liguei uma fonte ATX, chaveada para 110V, em 220V. Deram três estalos, aí desliguei. Pensei ter queimado o fusível, mas não. Percebi, visualmente, apenas estes dois capacitores (470uF X 200V) estufados. Nenhum cheiro de queimado, nenhum diodo aberto ou transistor danificado. Estou providenciando estes capacitores pra testa-la novamente. PS: A fonte não ligou mais depois do ocorrido.
Genial
Lembrando que no exemplo do retificador comum Vin era 220V e no segundo exemplo, com a chave, Vin é 110, por isso no final permaneceu 300V de saída.
Muito bom
Valeu
Show professor! E nas chaveadas automáticas? Abraços da capital, tchê !
Se for chinesa, vem com chinêsinho dentro para fazer a seleção 110-220v 👀👍
No automático costumam vir um Triac ou um relé
Essa foi boa. Eu imaginava o contrário...rsrsrs
Excelente aula professor. Obrigado por compartilhar.
Recentemente comprei uma fonte atx flex (o tamanho dela é bem reduzido) para alimentar um computador pequeno que construí. No entanto, a tensão de entrada deve ser um 220 V, e na minha cidade é 127 V. Estou procurando alterar os componentes de da ponte retificadora para utilizar tensão de 127 V. Acredito que basicamente é necessário trocar o transformador, capacitors de filtragem e regulador de tensão. Seria isso mesmo? Ou deveria me preocupar com algo mais?
Like !
Como funciona a outra metade? Como a fonte pega 150v em CC e transforma em 3.3, 5.5, 12 e as outras tensões que o computador usa?
Mas que circuito gera o sinal de chaveamento ? Eu tava querendo saber isso
Professor... uma vez que "nenhuma boa ação fica sem castigo" ( o senhor conseguiu fazer minhas ervilhas entenderem😁), me assalta a dúvida : Oque separa o resto do circuíto da catástrofe , é só a qualidade daquele "capachingtor" de baixo? 😬
Olá professor! Há dois componentes no esquema original, se não me engano ZNR1 e ZNR2 e os resistores que vão proteger para não haver sobrecargas, confere? Grande abraço.
Boa tarde prof Bairros eu conheço essa chave já conhecia, fazendo um estudo dessa chave ele quando esta para 230v rectificação onda completa, mas no modo 110v a rectificação é meia onda ou estou enganado? um abraço daqui Portugal
uhummmmmmmm
FYI: seu site não abre com o browser Firefox 68.
BOA NOITE PROFESSOR BAIRROS MEU RADINHO QUEIMOU O TRAFO CONSIGO SUBSTITUIR ELE POR ALGUM CIRCUITO ELETRÔNICA QUE NÃO DEPENDA DE TRAFO NA ENTRADA? DESDE JÁ MUITO GRATO!
Meu vizinho explodiu uma dessa ligada na tensão errada, creio que trocando esses capacitores ela volte a funcionar...😅
truque na verdade
Tá explicado pq queimava tanto
Mais enigmatico é quando a pessoa nao sabe se a chave é pro lado q aparece escrito a tensão se é pro lado q ta escrito a tensão
O que vale é o número que está sendo mostrado na chave e não o oculto
Qual o motivo da diferença de tensão Brasil/América 127/110V?