Outra coisa que assombrou minha adolescência foi o TOC religioso. Um dia, com 12 anos, começaram vir palavrões na minha mente e imagens horríveis contra Deus. E eu sempre fui cristã protestante Presbiteriana. Eu tinha vergonha de contar para minha mãe. A única pessoa que eu conseguia pedir oração era minha vó. Mas ela não entendia meu terror. Eu quase enlouqueci tentando desviar os pensamentos que cresciam muito a medida que eu tentava evita-los. Um dia, até pensando em morrer, eu orei e falei a Deus que não conseguia mais lutar contra minha mente e iria deixar aqueles pensamentos virem, e entregava a Ele esse problema. Passados uma dias, aquilo se foi. Muitos anos depois, descobri sobre o TOC religioso e muitos depoimentos. Mas, quando estou muito ansiosa, tende ainda a vir. Mas, já sei como funciona, e apenas deixo passar. Aí, não volta mais. Quando mais luta contra os pensamentos, eles tendem a aumentar. Mas não foi nada fácil viver tão nova, sendo cristã e aturando pensamentos terríveis. Mas Deus até aqui me ajudou. Obrigada pelo vídeo.
Tbm tive toc religioso na adolescência , aos 16 anos, em 2006, isso nem era falado , nem RUclips para isso , questão de canais de psiquiatra, nem canais de nada. Deus me ajudou mesmo , pq não não aguentava mais , os irmãos da igreja já estávam me vendo cabisbaixa, perguntavam o que estava acontecendo comigo e eu sem coragem de dizer o que é. Até q um dia , Deus usou minha líder para me abraçar e me dar palavras de ânimo , eu fiquei na paz de Deus . Esse ano q vim descobrir que eh toc .
@@maianecris9461 na minha época tbm eu não fazia a mínima ideia do que era. Foi no início do ano 2000. Eu tbm continuava a ir à igreja, mas com muito desânimo. Achava até que Deus tinha me abandonado, que iria ficar com raiva de mim devido aquilo. E, realmente, a gente não quer falar com ninguém. Mas graças a Deus que Ele nós socorre de alguma forma e depois nos mostra a verdade. Em 2016, tive outro episódio, quando comecei a ter crises de mania (bipolar), mas aí já tinha visto do que se tratava; mesmo assim me trouxe sofrimento. Esses canais ajudam muito mesmo. Se na época eu tivesse visto isso, certamente teria me acalmado e sofrido muito menos.
Patricia , Entendo . Deus eh bom sim , socorro bem presente na angústia. Lembro de já está limite mesmo .. hoje estou enfrenta esse toc novamente . Mas sei que em Cristo somos mais do vencedores
Essa doença é igual ser torturado! Vivo com TOC há 5 anos ! Melhorei muito , mas passei por momentos onde eu gritava de terror porque imaginava compulsivamente coisas que são tabus ou proibidas . É terrível , mas tem tratamento !
O segredo pra reduzir o toc é não se desesperar e não entrar em pânico… porquanto quando você entra em pânico e se desespera automaticamente vem o medo de surtar e perder o controle e fazer besteira aumenta cada vez mais a ansiedade e o medo e causa uma angústia grande !! Quando tiver esses pensamentos só ficar tranquilo que passa sei que não é fácil mas estou bem mais melhor em aceitar minha ansiedade e ver que isso é só reações da ansiedade e da síndrome do pânico e do medo que tenho de cometer alguma coisa! Mas pode ficar tranquilo que isso não vai fazer mal nenhum pra vocês 😉❤️
Gente, eu tenho uma dica que talvez vá auxiliar alguns de vocês... eu já tive TOC muito forte com várias coisas, por muitos anos. Isso me atrapalhou na minha rotina, nos meus estudos, trabalho e relacionamentos. Gente, pra vocês terem ideia, eu tinha mania de contar até os pingos finais do meu xixi, e sempre tinha que dar número par, se não eu ficava esperando no vaso até dar vontade de fazer mais. Já cheguei a ficar mais de hora sentada fazendo isso. O TOC nada mais é que uma exigência exagerada sob nós mesmos. Buscamos pelo perfeccionismo em tudo pra suprir alguma falta. Acredito que seja algo genético, ou alguma coisa em relação às nossas gestações e criações. Mas sabem como eu acabei melhorando demais isso? Com a correria da minha rotina, e pensando que não tem como eu ser perfeita, porque sou falha e humana, e tá tudo bem. Eu me atrasava pra várias coisas, por ficar conferindo e contando as coisas, e aí um dia comecei a pensar assim "vou deixar pra conferir quando eu tiver tempo, agora não dá". E saía pra resolver o que eu tinha que resolver. Aí depois chegava em casa muito cansada e mais uma vez decidia pensar a mesma coisa. Aí conforme eu fui focando mais nos meus afazeres diários e ajeitando meus horários, e "deixando o TOC pra depois", acabei me acostumando a fazer as coisas no automático, sem conferir nada. Agora fico pensando que não tinha lógica nenhuma aquilo. Que nada ruim aconteceu. É tudo questão de costume, de adaptar os nossos pensamentos à realidade. De início vai ser desconfortável, mas nada como ir fazer algo que se goste e focar no presente. Os pensamentos ruins existem, mas não são reais. Pensamento é só pensamento. Foquem nisso. Temos o poder de controlar tudo dentro de nós. Chás calmantes também são maravilhosos! Eu durmo muito bem hoje em dia. Tudo tem cura ou pode ser melhorado. E mesmo não sendo perfeitos, somos fantásticos!
Sofro tanto com a verificação repetida no trabalho. Quando vejo passei horas checando as coisas. Sempre ultrapasso a jornada de trabalho para não perder produtividade e não perceberem meu problema. Mas cheguei a um ponto de exaustão tão grande... Fico feliz com seu relato. Espero ir me livrando disso assim como você conseguiu.
Primeiramente sinto muito pelo seu caso. Fico feliz que esteja melhor e agradeço também pelo conselho. ❤️ meu caso mais forte foi quando era pequena, em levar a mão compulsivamente. Mas depois comecei a ter mania de agradecer e pedir desculpas para Deus por tudo porque ficava tensa se não fizesse isso. O computador funcionava e eu já agradecia a Deus. Não acontecia nada e eu achava que precisava pedir desculpas. Tenho isso até hoje ):
Tudo que tem relação com a ansiedade já tive. Toc, fobia ( medo de doenças, morrer, de dormir ), ataque de pânico ( taquicardia, medo de infartar ), já perdi a conta quantas vezes fui parar no hospital, fazia Eletrocardiograma e não dava nada. Fiquei conhecido no hospital. Ainda bem que estou em tratamento e melhorando.
@@mayn7996 procure ter controle sobre a ansiedade, as crises de pânico você deve controlar a ansiedade,quando ela estiver no pico fazer a ansiedade a sua aliada.Quando vier a crise de pânico identificar que é da síndrome do pânico e não permita a sensação de culpa após as crises nem durante suas nem antes.
Já sofri com crises de pânico e o toc com pensamentos ruins era o gatilho para desencadear as crises,como minha morte em acidentes terríveis, morte de meus familiares , morte por assassinatos e outros mais , isso estava me enlouquecendo , hoje estou controlada e aprendi a gerenciar os pensamentos , isso diminuiu quase que 100% das crises e qd a crise vem,já sei lidar com ela e tbm a intensidade das crises dimuniu muito, é estes vídeos me ajudam muito ! Tem alguns que assisto mais que 1x.
EU, SOFRI COM TOC NA MINHA PRE ADOLESCÊNCIA ATÉ A MINHA IDADE ADULTA COM MANIA DE LIMPEZA ETC. COM COM 28 ANOS COMECEI A AFASTAR DE TUDO AQUILO Q SENTIA PRAZER , ERA A MALDITA DEPRESSÃO INFELIZMENTE HJ SOFRO COM DEPRESSÃO E ANSIEDADE MODERADA, MS ASSIM DEUS JEOVÁ ME LIBERTOU DESSA PRISÃO DE TOC, EU TENHO FÉ Q ESTE MESMO DEUS VAI ME CURAR E ME LIBERTAR DESSA MALDITA DEPRESSÃO E ANSIEDADE DOENÇAS PERTURBADORAS SÓ QUEM SOFRE SABE O QUANTO ELAS SÃO HORROROSAS.
Trabalho quase 9 anos em uma empresa, esse final de ano fiquei doente com uma crise de sinusite porém não curava, junto fiquei com cândidiase, não aguentava mais não alcançar a cura, ia em vários médicos e hospitais porque tinha muita crise de falta de ar. Fiz exames doppler e mapa cardíaco, sopro pulmonar, por fim um médico acho que eu estivesse com problemas gastros. Fiquei 6 dias afastada do trabalho e pareciam os piores dias. Pessoas me cobrando a cura, me cobrando diagnósticos sendo que nem eu mesmo sabia. Até que voltei a trabalhar e tive uma crise de falta de ar, parecia que eu ia morrer fui para emergência e lá a médica mandou eu procurar um psicólogo pois eu podeira estar com ansiendade. Não dei muita idéia segui minha vida até que as noites não conseguia dormir por não conseguir respirar. Passava o dia bem porém não dormia, meu pulmão doía muito me lembro de me arrumar para trabalhar me apoiando nas portas porque não conseguia me esticar. Fui a um hospital e uma médica conversou comigo que isso é um mal que vamos passar o burnout está cada vez mais frequente e desencadeando ansiedade. Ouvi esse pré diagnóstico e guardei pra mim, pois infelizmente as pessoas não se importam com a saúde do próximo principalmente mental, acham que é frescura, hoje percebo que não tenho resistência nenhuma para estresse, não consigo nem ter uma discussão já saio de perto e deixo a pessoa falando sozinha. Qualquer problema que dependa de mim para resolver se ele puder ser resolvido sem gerar conflitos OK, caso contrário eu nem resolvo.
@@claudiasantos-cg6me Não me curei, enfrento dia a pós dia esses sintomas, evito em entrar em conflitos, tento evitar situações e pessoas que são gatilhos. Mas é complicado. Respiro fundo e vou...
Então eu tenho toc a una 20 anos, sorte que tenho Fé em Deus e sigo minha vida normalmente, tipo nem dou bola mais para estes pensamentos mas quando fica oesado eu oro mentalmente e passa # Glórias a Deus
Minha filha tem TOC toma medicação pra isto. Ela vive tomando banho,tem repulsa de alho. isso apareceu quando ela tinha 12 anos faz tratamento muda remédios. E nada. Como é difícil pra entender isso que ela tem. Familiares falam que isso e frescura,porém só eu sei como ela sofre Obrigada pela atenção.
Sinto muita anciedade tenho tido varias com frequência esiste remédios especifico pra esses sintomas obrigada Doutor te acompanho sempre seus vídeos me ajuda muito Cristiane Gomes da Silva depressão
Estou tratando uma paciente com TOC clássico referente à contaminação e o sofrimento é absurdo. Com a psicoterapia analítica, na 3ª sessão já relatou um alívio ao perceber que as obsessões não continuam aumentando, como vinha acontecendo. Obrigada pelos seus conteúdos, Dr!
Assisti ao vídeo, como uma fuga do sofrimento psicológico e físico que enfrento por ter o TOC a me acompanhar. Agradeço o trabalho, e me sinto compreendido ao ouvir que tenho um desafio e não um desvio de caráter. Obrigado 💙
É terrível mesmo...o Toc nos faz duvidar de nós mesmos. É muito triste esse Transtorno. No meu caso tenho pensamentos obsessivos, sem a compulsão. Mas é muito sofrimento!!!
Parabéns pelo vídeo, doutor. Sofro com o TOC, pago uma fortuna para um psiquiatra que nunca me explicou nada disto, só sabe receitar doses cada vez mais altas de medicamentos. Acho que não são todos os psiquiatras que estão preparados para lidarem com o TOC. Muitos profissionais não prestam atenção ao lado humano do paciente.
Meu deus, chega a ser impressionante. Este médico foi bem simplório: o meu explicou bem mais. Sugiro que procure uma psicologa: ela vai trabalhar seu lado psicológico (um/a bom/a e capacitado/a profissional da terapia cognitiva comportal poderia te ajudar). Se você acha que esse médico explicou tão bem, imagine se estivesse em terapia.
Hoje em dia sabe-se que nem sempre pessoas que têm toc vão ter compulsão. O toc pode ser classificado com apenas os pensamentos obsessivos/intrusivos/repetitivos, sem a compulsão.
Fiquei curioso sobre este aspecto biológico. Os circuitos. Até mesmo para entender melhor o tratamento. Mas, desde já, muito obrigado pela dedicação e atenção, Dr..
💖Depositei toda a minha esperança no senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu grito de socorro. Salmos 40:1🙏 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6:33
Desde criança minha ansiedade perdeu o controle, agora eu desenvolvi um TOC violento, já estou em tratamento, mas ainda é muito ruim lidar com os pensamentos obsessivos
De certa forma agradeço muito pelo TOC, pois conheci a DEUS e evolui muito psicologicamente e espiritualmente sofrendo desta patologia devemos encarar e enxergar o lado bom das coisas
Vídeo super necessário,fui diagnosticada com TAG em 2010 e recentemente fui diagnosticada com toc também,por conta dos pensamentos intrusivos com temas sexuais e tabus no geral...Sofro muito,mas sofreria muito mais se eu não tivesse conhecimento e acesso a vídeos informativos tão importantes como esse.Parabens
Desde pequena eu sempre tive pensamentos desse tipo "Se eu não fazer isso algo horrível vai acontecer comigo" e eram sempre tarefas aleatórias e literalmente do nada. Eu pensava que isso era esquizitisse minha e algo normal, mas depois vi em uma palestra que isso era sintoma de TOC e tudo começou a fazer mais sentido. Você é um ótimo médico, espero conseguir me tratar logo!
Dr marco suas explicações são maravilhosas ajuda muito a gente a entender melhor, o que passamos quem dera tivéssemos um médico que explicasse, assim tão bem adoro seu trabalho parabéns..
Fui diagnosticado com TOC aos 15 anos. De fato, os dois andam de mãos dadas, mas são quadros diferentes. Hoje convivo relativamente bem com os sintomas do TOC sem medicação porque desenvolvi minhas próprias estratégias de enfrentamento.
@@eduardomachado4321 então, eu faço terapia já faz um tempo. Desde 2017. Não existe uma receita de bola porque a abordagem terapêutica vai depender do tipo e da gravidade do TOC da pessoa. Já vi casos muito graves e outros mais moderados. O ambiente também influencia muito, pelo menos no meu caso, então eu tive que aprender a me acostumar com todos os gatilhos à minha volta que desencadeiam os pensamentos obsessivos. Pra outras pessoas, os gatilhos podem ser diferentes. Procure um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental
Em primeiro lugar eu quero parabenizá-lo pelo canal, estou aqui vendo vários vídeos sobre ansiedade e crises de panico pois estou bem no meio de uma crise! E ver seus vídeos um após o outro me fizeram entender melhor o que acontece comigo! Entender ajuda a combater e superar!
Marco seria legal fazer um vídeo aprofundando esse sistema/funcionamento cerebral do Toc. É super intrigante que tantas pessoas que vivenciam o Toc tenham os mesmos tipos de pensamentos intrusivos. Já li muito sobre o tema mas a mecânica, o por que de os mesmos temas pairarem na intrusao não encontrei nada que explicasse isso. Obrigado!
A melhor explicação! 👏👏👏😍 Sofro com TOC, TAG, TAB, transtorno de pânico... Gosto de acompanhar o seu canal, pois me ajuda a lidar com os meus transtornos. Sou muito grata, Dr!
Vídeo muito esclarecedor. Sofro de TAG e tomo escitalopran 20 mg por dia. Com a pré-menopausa e a menopausa percebi que piorei. Fiz TCC durante sete anos, com paradas e voltas. Me aposentei durante a pandemia e estou bem angustiada e deprimida. Vou continuar lutando.
Excelente explicação. Pela primeira vez consegui entender de forma muito clara, a diferença entre toque e ansiedade. Muito obrigada por essa verdadeira aula, que depois de assistir, eu que sou leiga no assunto, tenho certeza que jamais farei confusão com as duas patologias tão comuns entre nós hoje em dia. 👏👏👏👏👏👏👏
Boa tarde! O senhor esclareceu os meus medos...achei ate que estava ficando perturbada. Hoje estou me tratando com as medicações Revoc e Rivotril para ansiedade. Obrigado por está entre nós. Saúde e paz!
O TOC é bem isso mesmo. Convivo ou tento conviver com ele há 24 anos, desde os 13 anos de idade. Atualmente faço tratamento e me ajuda, mas ñ exclui o TOC da minha rotina, nem da minha vida.
Tenho TOC e só esta piorando cm o passar dos anos. Tão difícil de lidar que só de escrever "cotidiano' ultrapassando a divisão do outro lado da folha, ja me causou desconforto 😅😅 Mas, amei a explicação do vídeo. Obgd pelo esclarecimento
O cérebro ele sempre toma decisões baseadas naquilo que aprendeu,ou seja,aquilo que vivenciou num ambiente e que o cérebro aprendeu a física e a química do ambiente.
Com certeza você deve ter muitos momentos bons, mas nos momentos maus expressa um alto pico de ansiedade, esse pico te deixa em alerta durante os processos de tomada de decisão, o problema dos riscos. Se você não aprender a conviver com riscos e incertezas,você vai acabar não se vendo livre antes vítima das obssesões. Prisioneira ,ou seja, quanto mais você relaxar com os riscos e aprender a não exagerar no risco você nunca vai aprender a descansar e relaxar o cérebro dos direitos de seu valor ,e nunca perceberá que os perigos eles podem desaparecer com os tempos, sendo aquele perigo nunca mais acontecer e outros acontecerem.
Durante o bem-estar para o cérebro relaxar mais há uma descarga elétrica intensa com mal-estar pra despojar os momentos ruins,e aí você deve reagir com mais calma e não se apavorar tanto com os sentimentos e emoções.
Quando errar não se desespere não se cobre pra errar menos. Mas descansa,relaxa resolve o seu primeiro erro e vive mais se você cometer mais erros assuma a coragem de ser imperfeita.
Eu tenho ansiedade , depressão síndroma do pânico, insônia, tomo Rivotril mais estou fazendo o desmame , comecei com 30 gotas, já estou com 6 gotas e às vezes,tomo 5 gotas
@@joelmacamilo10 Oi , sabe não foi fácil, muitas coisas veio acontece. Mais consegui fazer o desmame , não tive tontura e nem vômito ,só ansiedade !mais tô bem !
Excelente, Doutor!!! Seus esclarecimentos são muito importantes para quem sofre desses transtornos e tantos problemas mentais da atualidade. Obrigada por "abrir" as portas da PSIQUIATRIA para todos, democratizando o que antes era privilégio. Claro que isso não exclui o tratamento real, mas já é um grande passo. GRATIDÃO SEMPRE!!!
Uma coisa que eu percebi e acredito que os médicos saibam disso,é que quando a minha mãe,que também tem Toc,está com os sintomas bem fortes,pq nós que temos toc sabemos que tem seus altos e baixos essa doença,eu percebi que quando ela está ruim eu que também tenho,fico bem ruim também,da a impressão que digamos que é uma célula que inflama nela e eu sinto em mim por ter saído de dentro dela! Detalhe…eu tenho 35 anos e desde os 12 eu percebi que eu tinha toc e eu sempre guardei isso só pra mim,com o passar dos anos,percebi que minha mãe também tinha e ela não sabia o que era e sofria muito com isso,eu que já tinha pesquisado muito sobre na internet,mostrei pra ela que era uma doença(mas sem falar que eu tinha)e ela buscou tratamento e acreditem,eu lido com o toc até hoje sem tratar por não gostar de tomar remédios! É um segredo que eu vou guardar pra sempre,pq sei que ela irá sofrer se souber que eu também tenho isso,por amor a ela eu prefiro não revelar!
Tenho sintomas de TOC desde pequena. Mas o psiquiatra me diagnósticou com Ansiedade Generalizada. Ele está certo. Pois tenho também os sintomas da ansiedade. Mas o que mais me incomoda é o tremor nas minhas mãos. E os pensamentos intrusivos, e comportamento repetitivo. Tenho que fazer algo repetido para que aquele pensamento saia da minha cabeça, e para que ele também não aconteça. Tipo isso. Me sinto obrigada a fazer. E isso acaba me deixando mais nersova, mais irritada, com náuseas, e mais ansiosa.
Depois desse vídeo, eu acredito que eu tenho TOC, além da TAG que já foi diagnosticada em mim em 2014. Mas eu tenho muito os sintomas de TOC, principalmente de danos. O que me causa um pavor muito grande. Decidida a procurar um psiquiatra além da minha psicóloga.
Médicos, POR FAVOR, nem sempre tem a ver com compulsão. Existem pessoas que SÓ TÊM PENSAMENTOS OBSESSIVOS, não há compulsão no quadro e isso não deixa de ser TOC. Grata. #ficaadica
Lucas Lima nunca cheguei amigo. Mas o meu TOC é justamente o medo de ter esses delírios. Meu TOC são os pensamentos obsessivos que me levam ao pânico de desenvolver alguma doença mental grave.
@@lihptz puts que foda isso a mente humana é complicado meu irmão eu estou com medo dele ficar com um problema grave na mente ele já teve um surto fugiu pro Mato e levou o filho junto dele indo para as montanhas orar para Deus por que ele acha que é um escolhido de deus fugiu as 3hrs da manhã sorte que o helicóptero achou eles no Mato, agora ele tá normal falando mais vira e mexe ele fica falando da Bíblia ele fica escrevendo cartas e mandando para os parentes e amigos sobre os fim dos tempos ele está obcecado na biblia e nos fim do tempo e ele não aceita que não está normal que tudo isso pra ele foi normal que era pra ter acontecido
Tenho pensamentos idiotas,ruins e estranhos,humilhante,tenho mania de repitir palavra,eu fecho algo é eu tenho que voltar de novo para ver,as vezes eu imagino como se tivesse alguém ali ou imagino cenários na minha mente e acabo falando sozinha,tenho manias de repitir ações, acho que não é normal,eu imagino as pessoa zuando ou julgando esses pensamentos!
Li muitos depoimentos, senti-me aliviado pelo fato de saber que eu não sou o único que está para ficar louco, minha vida é um inferno com o toc, estou preso à minha mente, somente nós mesmos sabemos o que passamos! Tenho toc religioso, medo de machucar alguem, medo de pegar doenças, é muito difícil viver assim, você não é 100% você a doença ela te sufoca, oprime! Estou desabafando aqui, desculpem-me!
Eu penso em coisas que nem tem como acontece, me imagino sendo uma pessoa muito ruim, desconfio do meu próprio caráter Isso me deixa com medo, me sinto culpada o tempo todo… só queria parar de pensar muito!
Criei algumas dicas pra quem sofre com perfeccionismo e/ou TOC, dos mais variados tipos: 1 - Primeiramente: entendam que por mais que vocês tentem fazer de tudo pra que determinada situação esteja em perfeito estado, harmonia e funcionalidade, ela nunca estará! Nós somos seres imperfeitos, falhos e errantes... perfeito só Deus, Nosso Pai! Por isso aprendam a entregar toda e qualquer situação que lhes aflige ao Nosso Mestre celestial. 2 - Não existe mudança sem desconforto inicial! Até mudar nossos hábitos, sofreremos, e muito, porque nosso corpo está acostumado a trabalhar com economia de energia, então quando ele conhece um novo padrão que dê mais gasto, ele irá trazer desconforto, e tentar nos induzir a voltarmos ao nosso estado inicial. Mas com uma boa dose de fé e persistência, conseguimos mudar ou melhorar tudo que quisermos. O segredo é não desistir! 21 dias é o prazo pra que o corpo e a mente se acostumem. 3 - Não, vocês não irão morrer, ou qualquer coisa parecida, se não cumprirem os rituais. Nossa mente nos engana com diversos pensamentos negativos e catastróficos, mas nós temos total controle sobre ela, assumam esse controle e não deixem ela lhes dominar. Nossa mente faz conexões de acordo com os estímulos que mandamos a ela, aprendam a dar bons estímulos. Com o tempo ela irá se adaptar. 4 - Nunca deixem de fazer algo por causa disso, não deixem que o TOC lhes faça prisioneiros. Encarem essa dificuldade, procurem muito sobre o assunto, de preferência livros e conteúdos que tragam mensagens positivas sobre o tema, e parem de buscar qualquer informação ruim, fechem suas mentes pra qualquer coisa negativa à respeito. Nós somos feitos de energia, tudo que entra em nossos corpos através do que lemos, assistimos, vivemos, alimenta nossa alma e nossos pensamentos, e eles só vão crescendo conforme os alimentamos. 5 - Incluam o máximo de atividades possíveis na sua rotina, dentre elas coisas que lhes façam bem e lhes tragam paz e tranquilidade. Com a correria da rotina, nos vemos obrigados a ir largando determinados padrões, porque precisamos cumprir horários. Não é o TOC que tem que lhes fazer abandonar as coisas, são vocês que têm que abandonar o TOC. Ele é um hospedeiro ruim, não tem por que ficar! 6 - Incluam também em suas rotinas, exercícios e alimentação saudável, com chás e alimentos que ajudem a aliviar a ansiedade. Retirando tudo aquilo que ajuda a piorar o quadro. O excesso de ansiedade é a principal causadora dos pensamentos obsessivos. 7 - Dêem prazos para suas atividades e tarefas, se no decorrer do tempo ficar como o planejado, que bom, se não ficar, tudo bem também. Próxima tarefa! Nosso tempo é valioso demais pra perdermos com coisas que não irão nos agregar de forma alguma, e que irão apenas cumprir com um capricho de nossas mentes. 8 - Pratiquem meditação, ela ajuda a melhorar o controle da mente, porque precisamos manter o foco total no presente. De início tentem meditação guiada, é mais fácil de manter o foco, pois precisamos prestar atenção na situação narrada. Depois, pouco a pouco, podem passar para outros tipos e níveis. Indico muito os canais do RUclips "Poetaterapia", "Louise Hay" e "Hélio Couto". São excelentes! 9 - Se mesmo seguindo todos esses passos à risca, o transtorno obsessivo compulsivo persistir, não hesitem, nem tenham preconceito em começar com uma medicação e uma terapia. Busquem um psiquiatra, um psicólogo, um terapeuta especializado em ansiedade, para um acompanhamento, com práticas que auxiliem a aliviar o estresse causado pela situação. Nossa saúde emocional deve vir sempre antes de tudo e qualquer coisa na vida. A medicação só irá ter grandes efeitos colaterais, se iniciada de maneira incorreta e sem adaptação. Toda e qualquer medicação é somente para auxiliar e não para piorar o quadro. O segredo é ir devagar, com muita cautela e paciência, e buscar por aquela que melhor se adapte ao nosso organismo. Não comecem com doses elevadas, façam acompanhamento médico. Hoje em dia já existem medicações que não causam dependência, então se houver melhora no tempo prescrito pelo médico, logo o paciente pode retornar a sua vida normal sem dependência alguma. 10 - Vocês não são doentes nem ficarão assim pra sempre (a menos que não façam nada pra mudar a situação), vocês estão apenas sensibilizados temporariamente. Mesmo assim são fortes, muito fortes! Essa luta pode sim ser vencida! Espero ter ajudado de alguma maneira! ❤️
Excelente comentário.. vai ajudar muita gente.. eu estou conseguindo vencer o toc e a ansiedade.. e o que tou fazendo é exatamente o que vc disse aí 👏🏻👏🏻👏🏻
Olá Gostaria que fizesse um video de TOC, no adolescente. Tipo como : Se é genético? Adquirido? Formas de tratamento? Como a família pode ajudar? A questão de remédios?
Detalhe: A Ansiedade relacionada a temas e traumas reais vivenciados, pode agravar e trazer novos pensamentos intrusivos ou obcessoes para pacientes com TOC. Pacientes com TOC precisam tratar também a ansiedade.
@@claudiasantos-cg6me Tomo um remédio manipulado , o psiquiatra falou que e seis meses de tratamento, mas com dois meses eu iria me sentir bem melhor, e melhorou mesmo, em menos de um mês me sinto melhor, mas vou até o fim do tratamento.
@@claudiasantos-cg6me tem que ir ao medico pq eles retem a receita daqui a um mês tenho que voltar ou medico novamente para ele passa o remédio novamente.
Nossa eu acho que tenho um pouco de cada, tanto Toc como Ansiedade.... Dr oque vc recomenda? Medicamento? Enfrentar essas manias e pensamentos? Me ajudeeeeeeee !!!!!
Não sou o doutor kk mas existe tratamento tanto terapia especializada com um psicólogo quanto um psiquiatra que ele pode até passar medicamentos para aliviar os sintomas e tratar
Dr Marco Antonio tocou ponto que eu queria porque tenho toc e ansiedade e bastante sou bastante viciado em celular dia todo sou perficionista quero fazer tudo ao mesmo tempo .gostaria de saber se estimulaçao magnetica ajuda no tratamento do toc e ansiedades. desde já agradeço
Dr Marco Antonio abud fala se estimulaçao magnetica ajuda no tratamento do toc desde já agradeço porque tomo remédio meu toc resitente com remédio faz 15 anos faço tratamento
Eu tenho toc e ansiedade a muitos anos, tipo imaginar do nada que minha família vai morrer ou que estou matando alguém via assassinato ou acidente, mas me acostumei com isso, Porém a poucos dias atrás me imaginei me mutilando minhas próprias unhas com objetos e isso me gera muita aflição ao ponto de encolher todos os meus dedos e isso ficou frequente quase 24 hrs por dia... Eu realmente espero me acostumar com à agonia e não sentir mais nada assim como os outros.
Rosane os rituais podem ser mentais também, como tentar pensar em uma coisa boa para compensar a ruim, checar o pensamento diversas vezes para se certificar que não há chance de ocorrer o que se teme, enfim isso é toc também, o meu é igual ao seu sem rituais aparentes.
@@carlos22621041989 ah sim! Tento pensar em coisas boas ou me distrair com algo p não pensar nas ruins. Graças a Deus com remédios diminuiu bastante e logo me distraiu, mas os "infelizes vem" Na época me desesperei e pensei tô frita nunca ouvi falar de remédio que para pensamento!!! Para mim o cérebro é um "monstro"rsrsrs!
Obrigado Dr. Melhorei 90% sozinha. Graças a DEUS! É muito RUIM sentir essa coisa. Continue ajudando ! Caminhar, olhando a natureza, à noite, olhando a lua as estrelas, conversando só com DEUS, ajuda muito.
Dr que é a primeira vez que tive uma crise de ansiedade, estou tomando ate remédios alprazolan 0.25 mge relaxante miosan enfim, mais sempre tive toc minha vida inteira sempre gostei das coisas muito certa arrumada ljmpa e se nao tiver nem durmo.
Eu não consigo ver uma coisa torta ou muitas pessoas me dá falta de ar um esgotamento tontura e eu soou e fico gelada com os lábios roxos as vezes tenho crises convulsivas dores muito estresse e sinto receio de beber água em copos qui eu não lavo e comer o qui eu não cozinho .
Outra coisa que assombrou minha adolescência foi o TOC religioso. Um dia, com 12 anos, começaram vir palavrões na minha mente e imagens horríveis contra Deus. E eu sempre fui cristã protestante Presbiteriana. Eu tinha vergonha de contar para minha mãe. A única pessoa que eu conseguia pedir oração era minha vó. Mas ela não entendia meu terror. Eu quase enlouqueci tentando desviar os pensamentos que cresciam muito a medida que eu tentava evita-los. Um dia, até pensando em morrer, eu orei e falei a Deus que não conseguia mais lutar contra minha mente e iria deixar aqueles pensamentos virem, e entregava a Ele esse problema. Passados uma dias, aquilo se foi. Muitos anos depois, descobri sobre o TOC religioso e muitos depoimentos. Mas, quando estou muito ansiosa, tende ainda a vir. Mas, já sei como funciona, e apenas deixo passar. Aí, não volta mais. Quando mais luta contra os pensamentos, eles tendem a aumentar. Mas não foi nada fácil viver tão nova, sendo cristã e aturando pensamentos terríveis. Mas Deus até aqui me ajudou. Obrigada pelo vídeo.
Tbm tive toc religioso na adolescência , aos 16 anos, em 2006, isso nem era falado , nem RUclips para isso , questão de canais de psiquiatra, nem canais de nada. Deus me ajudou mesmo , pq não não aguentava mais , os irmãos da igreja já estávam me vendo cabisbaixa, perguntavam o que estava acontecendo comigo e eu sem coragem de dizer o que é. Até q um dia , Deus usou minha líder para me abraçar e me dar palavras de ânimo , eu fiquei na paz de Deus . Esse ano q vim descobrir que eh toc .
@@maianecris9461 na minha época tbm eu não fazia a mínima ideia do que era. Foi no início do ano 2000. Eu tbm continuava a ir à igreja, mas com muito desânimo. Achava até que Deus tinha me abandonado, que iria ficar com raiva de mim devido aquilo. E, realmente, a gente não quer falar com ninguém. Mas graças a Deus que Ele nós socorre de alguma forma e depois nos mostra a verdade. Em 2016, tive outro episódio, quando comecei a ter crises de mania (bipolar), mas aí já tinha visto do que se tratava; mesmo assim me trouxe sofrimento. Esses canais ajudam muito mesmo. Se na época eu tivesse visto isso, certamente teria me acalmado e sofrido muito menos.
Patricia , Entendo . Deus eh bom sim , socorro bem presente na angústia. Lembro de já está limite mesmo .. hoje estou enfrenta esse toc novamente . Mas sei que em Cristo somos mais do vencedores
Eu tive pequena, entre uns 7/8 anos e se perdurou por um bom tempo.
Tive TOC religioso.
Nossa! Terrível :(
Também tenho toc religioso estava livre agora com estress voltou culpa meu Deus que droga e isso!
Essa doença é igual ser torturado! Vivo com TOC há 5 anos ! Melhorei muito , mas passei por momentos onde eu gritava de terror porque imaginava compulsivamente coisas que são tabus ou proibidas . É terrível , mas tem tratamento !
Wilkson Vitor como está atualmente?
Fez algum tratamento?
Qial medicamento vc tomou vc esta melhor
Boa tarde, meu amigo! Vc tratou com medicamentos ? Obrigado
@@rodrigonassar3060 toc so melhora com terapia e medicamento. Não dá sem medicamentos
O segredo pra reduzir o toc é não se desesperar e não entrar em pânico… porquanto quando você entra em pânico e se desespera automaticamente vem o medo de surtar e perder o controle e fazer besteira aumenta cada vez mais a ansiedade e o medo e causa uma angústia grande !! Quando tiver esses pensamentos só ficar tranquilo que passa sei que não é fácil mas estou bem mais melhor em aceitar minha ansiedade e ver que isso é só reações da ansiedade e da síndrome do pânico e do medo que tenho de cometer alguma coisa! Mas pode ficar tranquilo que isso não vai fazer mal nenhum pra vocês 😉❤️
Desculpa, mas primeiro que não tem como ficar calmo.
Eu tenho TOC de conferência e contagem e eu mal consigo me controlar.
@@clovisrodriguesreisdoasfal1129 como vc tá hj amigo??
Gente, eu tenho uma dica que talvez vá auxiliar alguns de vocês... eu já tive TOC muito forte com várias coisas, por muitos anos. Isso me atrapalhou na minha rotina, nos meus estudos, trabalho e relacionamentos. Gente, pra vocês terem ideia, eu tinha mania de contar até os pingos finais do meu xixi, e sempre tinha que dar número par, se não eu ficava esperando no vaso até dar vontade de fazer mais. Já cheguei a ficar mais de hora sentada fazendo isso. O TOC nada mais é que uma exigência exagerada sob nós mesmos. Buscamos pelo perfeccionismo em tudo pra suprir alguma falta. Acredito que seja algo genético, ou alguma coisa em relação às nossas gestações e criações. Mas sabem como eu acabei melhorando demais isso? Com a correria da minha rotina, e pensando que não tem como eu ser perfeita, porque sou falha e humana, e tá tudo bem. Eu me atrasava pra várias coisas, por ficar conferindo e contando as coisas, e aí um dia comecei a pensar assim "vou deixar pra conferir quando eu tiver tempo, agora não dá". E saía pra resolver o que eu tinha que resolver. Aí depois chegava em casa muito cansada e mais uma vez decidia pensar a mesma coisa. Aí conforme eu fui focando mais nos meus afazeres diários e ajeitando meus horários, e "deixando o TOC pra depois", acabei me acostumando a fazer as coisas no automático, sem conferir nada. Agora fico pensando que não tinha lógica nenhuma aquilo. Que nada ruim aconteceu. É tudo questão de costume, de adaptar os nossos pensamentos à realidade. De início vai ser desconfortável, mas nada como ir fazer algo que se goste e focar no presente. Os pensamentos ruins existem, mas não são reais. Pensamento é só pensamento. Foquem nisso. Temos o poder de controlar tudo dentro de nós. Chás calmantes também são maravilhosos! Eu durmo muito bem hoje em dia. Tudo tem cura ou pode ser melhorado. E mesmo não sendo perfeitos, somos fantásticos!
Sofro tanto com a verificação repetida no trabalho. Quando vejo passei horas checando as coisas. Sempre ultrapasso a jornada de trabalho para não perder produtividade e não perceberem meu problema. Mas cheguei a um ponto de exaustão tão grande... Fico feliz com seu relato. Espero ir me livrando disso assim como você conseguiu.
@@JaquelineSilva-gf2qu vai conseguir sim, se Deus quiser! 🙏❣️
Primeiramente sinto muito pelo seu caso. Fico feliz que esteja melhor e agradeço também pelo conselho. ❤️ meu caso mais forte foi quando era pequena, em levar a mão compulsivamente. Mas depois comecei a ter mania de agradecer e pedir desculpas para Deus por tudo porque ficava tensa se não fizesse isso. O computador funcionava e eu já agradecia a Deus. Não acontecia nada e eu achava que precisava pedir desculpas. Tenho isso até hoje ):
Eu tenho um toc parecido, eu não estou conseguindo dormir por conta disso
Eu não aguento mais isso
Tenho ansiedade Ms fé em deus vou me cura
Amém
AMÉM 🥰👏🏼😄🙃🙏🏽😃❤🙂👍🏼😍😁
oi
Amém 🙏💗
Tudo que tem relação com a ansiedade já tive. Toc, fobia ( medo de doenças, morrer, de dormir ), ataque de pânico ( taquicardia, medo de infartar ), já perdi a conta quantas vezes fui parar no hospital, fazia Eletrocardiograma e não dava nada. Fiquei conhecido no hospital. Ainda bem que estou em tratamento e melhorando.
Nossa igualzinho eu
Tbm tenho ansiedade e parece q tenho td junto toc sindrome do panico e as vezes depressao...e minha pressao sobe nas crises de ansiedade!
@@mayn7996 descansa no Senhor Deus e no aspecto e espectro de sua glória. Respeito se você não crê em Deus pode optar por tratamento seguro e eficaz.
@@mayn7996 procure ter controle sobre a ansiedade, as crises de pânico você deve controlar a ansiedade,quando ela estiver no pico fazer a ansiedade a sua aliada.Quando vier a crise de pânico identificar que é da síndrome do pânico e não permita a sensação de culpa após as crises nem durante suas nem antes.
@@mayn7996 quanta a depressão fazer a pratuca de exercícios, respiração, descanso, repouso, relaxamento e outros.
Já sofri com crises de pânico e o toc com pensamentos ruins era o gatilho para desencadear as crises,como minha morte em acidentes terríveis, morte de meus familiares , morte por assassinatos e outros mais , isso estava me enlouquecendo , hoje estou controlada e aprendi a gerenciar os pensamentos , isso diminuiu quase que 100% das crises e qd a crise vem,já sei lidar com ela e tbm a intensidade das crises dimuniu muito, é estes vídeos me ajudam muito ! Tem alguns que assisto mais que 1x.
Parabéns
EU, SOFRI COM TOC NA MINHA PRE ADOLESCÊNCIA ATÉ A MINHA IDADE ADULTA COM MANIA DE LIMPEZA ETC. COM COM 28 ANOS COMECEI A AFASTAR DE TUDO AQUILO Q SENTIA PRAZER , ERA A MALDITA DEPRESSÃO INFELIZMENTE HJ SOFRO COM DEPRESSÃO E ANSIEDADE MODERADA, MS ASSIM DEUS JEOVÁ ME LIBERTOU DESSA PRISÃO DE TOC, EU TENHO FÉ Q ESTE MESMO DEUS VAI ME CURAR E ME LIBERTAR DESSA MALDITA DEPRESSÃO E ANSIEDADE DOENÇAS PERTURBADORAS SÓ QUEM SOFRE SABE O QUANTO ELAS SÃO HORROROSAS.
Trabalho quase 9 anos em uma empresa, esse final de ano fiquei doente com uma crise de sinusite porém não curava, junto fiquei com cândidiase, não aguentava mais não alcançar a cura, ia em vários médicos e hospitais porque tinha muita crise de falta de ar. Fiz exames doppler e mapa cardíaco, sopro pulmonar, por fim um médico acho que eu estivesse com problemas gastros. Fiquei 6 dias afastada do trabalho e pareciam os piores dias. Pessoas me cobrando a cura, me cobrando diagnósticos sendo que nem eu mesmo sabia. Até que voltei a trabalhar e tive uma crise de falta de ar, parecia que eu ia morrer fui para emergência e lá a médica mandou eu procurar um psicólogo pois eu podeira estar com ansiendade. Não dei muita idéia segui minha vida até que as noites não conseguia dormir por não conseguir respirar. Passava o dia bem porém não dormia, meu pulmão doía muito me lembro de me arrumar para trabalhar me apoiando nas portas porque não conseguia me esticar. Fui a um hospital e uma médica conversou comigo que isso é um mal que vamos passar o burnout está cada vez mais frequente e desencadeando ansiedade. Ouvi esse pré diagnóstico e guardei pra mim, pois infelizmente as pessoas não se importam com a saúde do próximo principalmente mental, acham que é frescura, hoje percebo que não tenho resistência nenhuma para estresse, não consigo nem ter uma discussão já saio de perto e deixo a pessoa falando sozinha. Qualquer problema que dependa de mim para resolver se ele puder ser resolvido sem gerar conflitos OK, caso contrário eu nem resolvo.
como vc se curou..estou muito mal ..horrivel
@@claudiasantos-cg6me Não me curei, enfrento dia a pós dia esses sintomas, evito em entrar em conflitos, tento evitar situações e pessoas que são gatilhos. Mas é complicado. Respiro fundo e vou...
Então eu tenho toc a una 20 anos, sorte que tenho Fé em Deus e sigo minha vida normalmente, tipo nem dou bola mais para estes pensamentos mas quando fica oesado eu oro mentalmente e passa # Glórias a Deus
Minha filha tem TOC toma medicação pra isto.
Ela vive tomando banho,tem repulsa de alho. isso apareceu quando ela tinha 12 anos faz tratamento muda remédios. E nada.
Como é difícil pra entender isso que ela tem.
Familiares falam que isso e frescura,porém só eu sei como ela sofre
Obrigada pela atenção.
Vê também os videos do doutor Lair Ribeiro em relação a isso, quem sabe não ajuda. Bjs
Só critica quem não sabe , essa doença eh terrível . Deus ajude sua filha !
Não é frescura, é difícil para ela como para quem cuida. Que Deus ajude vcs a encontrarem o tratamento correto e ela fique bem.
Doutor esiste remédios especifico pra esses sintomas por favor me responde quando puder obrigada Cristiane Gomes da Silva depressão
Sinto muita anciedade tenho tido varias com frequência esiste remédios especifico pra esses sintomas obrigada Doutor te acompanho sempre seus vídeos me ajuda muito Cristiane Gomes da Silva depressão
Estou tratando uma paciente com TOC clássico referente à contaminação e o sofrimento é absurdo. Com a psicoterapia analítica, na 3ª sessão já relatou um alívio ao perceber que as obsessões não continuam aumentando, como vinha acontecendo. Obrigada pelos seus conteúdos, Dr!
É horrível 😣
O livro Tartarugas até lá embaixo fala sobre esse TOC
Assisti ao vídeo, como uma fuga do sofrimento psicológico e físico que enfrento por ter o TOC a me acompanhar. Agradeço o trabalho, e me sinto compreendido ao ouvir que tenho um desafio e não um desvio de caráter. Obrigado 💙
É terrível mesmo...o Toc nos faz duvidar de nós mesmos. É muito triste esse Transtorno. No meu caso tenho pensamentos obsessivos, sem a compulsão. Mas é muito sofrimento!!!
Parabéns pelo vídeo, doutor. Sofro com o TOC, pago uma fortuna para um psiquiatra que nunca me explicou nada disto, só sabe receitar doses cada vez mais altas de medicamentos. Acho que não são todos os psiquiatras que estão preparados para lidarem com o TOC. Muitos profissionais não prestam atenção ao lado humano do paciente.
Meu deus, chega a ser impressionante. Este médico foi bem simplório: o meu explicou bem mais. Sugiro que procure uma psicologa: ela vai trabalhar seu lado psicológico (um/a bom/a e capacitado/a profissional da terapia cognitiva comportal poderia te ajudar). Se você acha que esse médico explicou tão bem, imagine se estivesse em terapia.
Hoje em dia sabe-se que nem sempre pessoas que têm toc vão ter compulsão. O toc pode ser classificado com apenas os pensamentos obsessivos/intrusivos/repetitivos, sem a compulsão.
oi
oi
Fiquei curioso sobre este aspecto biológico. Os circuitos. Até mesmo para entender melhor o tratamento. Mas, desde já, muito obrigado pela dedicação e atenção, Dr..
💖Depositei toda a minha esperança no senhor; ele se inclinou para mim, e ouviu o meu grito de socorro. Salmos 40:1🙏 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6:33
Nossa sofro de toc religioso estava livre agora com pademia voltou quero ser liberta disse sério😔
Oq é toc religioso ?
Desde criança minha ansiedade perdeu o controle, agora eu desenvolvi um TOC violento, já estou em tratamento, mas ainda é muito ruim lidar com os pensamentos obsessivos
De certa forma agradeço muito pelo TOC, pois conheci a DEUS e evolui muito psicologicamente e espiritualmente sofrendo desta patologia devemos encarar e enxergar o lado bom das coisas
Obrigado Dr
As suas aulas são libertadoras.
Bom saber q minha loucuras tem nome e tratamento .
Deus continue te Abençoado ....
Obrigado
Vídeo super necessário,fui diagnosticada com TAG em 2010 e recentemente fui diagnosticada com toc também,por conta dos pensamentos intrusivos com temas sexuais e tabus no geral...Sofro muito,mas sofreria muito mais se eu não tivesse conhecimento e acesso a vídeos informativos tão importantes como esse.Parabens
Perfeito, achava que tinha ansiedade, mas pelo vídeo, concluo que tenho TOC
Desde pequena eu sempre tive pensamentos desse tipo "Se eu não fazer isso algo horrível vai acontecer comigo" e eram sempre tarefas aleatórias e literalmente do nada. Eu pensava que isso era esquizitisse minha e algo normal, mas depois vi em uma palestra que isso era sintoma de TOC e tudo começou a fazer mais sentido. Você é um ótimo médico, espero conseguir me tratar logo!
Dr marco suas explicações são maravilhosas ajuda muito a gente a entender melhor, o que passamos quem dera tivéssemos um médico que explicasse, assim tão bem adoro seu trabalho parabéns..
Fui diagnosticado com TOC aos 15 anos. De fato, os dois andam de mãos dadas, mas são quadros diferentes. Hoje convivo relativamente bem com os sintomas do TOC sem medicação porque desenvolvi minhas próprias estratégias de enfrentamento.
Olá poderia me ajudar dando suas dicas e estratégias que usa e tá funcionando com vc
@@eduardomachado4321 então, eu faço terapia já faz um tempo. Desde 2017. Não existe uma receita de bola porque a abordagem terapêutica vai depender do tipo e da gravidade do TOC da pessoa. Já vi casos muito graves e outros mais moderados. O ambiente também influencia muito, pelo menos no meu caso, então eu tive que aprender a me acostumar com todos os gatilhos à minha volta que desencadeiam os pensamentos obsessivos. Pra outras pessoas, os gatilhos podem ser diferentes. Procure um psicólogo especializado em terapia cognitivo comportamental
E quais foram ?
Sofro com toc ansiedade, depressão
Tô tentando remédio, mas os pensamentos é cruel demais ☹️
@@tamaramiranda1142 u
Em primeiro lugar eu quero parabenizá-lo pelo canal, estou aqui vendo vários vídeos sobre ansiedade e crises de panico pois estou bem no meio de uma crise! E ver seus vídeos um após o outro me fizeram entender melhor o que acontece comigo! Entender ajuda a combater e superar!
Marco seria legal fazer um vídeo aprofundando esse sistema/funcionamento cerebral do Toc. É super intrigante que tantas pessoas que vivenciam o Toc tenham os mesmos tipos de pensamentos intrusivos. Já li muito sobre o tema mas a mecânica, o por que de os mesmos temas pairarem na intrusao não encontrei nada que explicasse isso. Obrigado!
A melhor explicação! 👏👏👏😍 Sofro com TOC, TAG, TAB, transtorno de pânico...
Gosto de acompanhar o seu canal, pois me ajuda a lidar com os meus transtornos.
Sou muito grata, Dr!
Vídeo muito esclarecedor.
Sofro de TAG e tomo escitalopran 20 mg por dia. Com a pré-menopausa e a menopausa percebi que piorei.
Fiz TCC durante sete anos, com paradas e voltas.
Me aposentei durante a pandemia e estou bem angustiada e deprimida. Vou continuar lutando.
Excelente explicação! Como é complicada a nossa mente ! O pior que é a mente que comanda a nossa vida diária! Obrigada Dr.Abraco !🙌🙌👍👍👏
Obrigada pela explicação❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Excelente explicação. Pela primeira vez consegui entender de forma muito clara, a diferença entre toque e ansiedade. Muito obrigada por essa verdadeira aula, que depois de assistir, eu que sou leiga no assunto, tenho certeza que jamais farei confusão com as duas patologias tão comuns entre nós hoje em dia. 👏👏👏👏👏👏👏
Eu me identifiquei exatamente com cada coisa que ele disse sobre ambas as patologias, parece que está descrevendo minhas emoções e pensamentos
Boa tarde! O senhor esclareceu os meus medos...achei ate que estava ficando perturbada. Hoje estou me tratando com as medicações Revoc e Rivotril para ansiedade. Obrigado por está entre nós. Saúde e paz!
O TOC é bem isso mesmo. Convivo ou tento conviver com ele há 24 anos, desde os 13 anos de idade. Atualmente faço tratamento e me ajuda, mas ñ exclui o TOC da minha rotina, nem da minha vida.
Tenho TOC e só esta piorando cm o passar dos anos. Tão difícil de lidar que só de escrever "cotidiano' ultrapassando a divisão do outro lado da folha, ja me causou desconforto 😅😅
Mas, amei a explicação do vídeo. Obgd pelo esclarecimento
ñ aguento mas dr....estou bem e do nada começo pensar q vou passar mal..e começo crise ..muito ruim..horrivel
Não sou doutor mas posso responder.
O cérebro ele sempre toma decisões baseadas naquilo que aprendeu,ou seja,aquilo que vivenciou num ambiente e que o cérebro aprendeu a física e a química do ambiente.
Com certeza você deve ter muitos momentos bons, mas nos momentos maus expressa um alto pico de ansiedade, esse pico te deixa em alerta durante os processos de tomada de decisão, o problema dos riscos. Se você não aprender a conviver com riscos e incertezas,você vai acabar não se vendo livre antes vítima das obssesões. Prisioneira ,ou seja, quanto mais você relaxar com os riscos e aprender a não exagerar no risco você nunca vai aprender a descansar e relaxar o cérebro dos direitos de seu valor ,e nunca perceberá que os perigos eles podem desaparecer com os tempos, sendo aquele perigo nunca mais acontecer e outros acontecerem.
Durante o bem-estar para o cérebro relaxar mais há uma descarga elétrica intensa com mal-estar pra despojar os momentos ruins,e aí você deve reagir com mais calma e não se apavorar tanto com os sentimentos e emoções.
Quando errar não se desespere não se cobre pra errar menos. Mas descansa,relaxa resolve o seu primeiro erro e vive mais se você cometer mais erros assuma a coragem de ser imperfeita.
Eu tenho ansiedade , depressão síndroma do pânico, insônia, tomo Rivotril mais estou fazendo o desmame , comecei com 30 gotas, já estou com 6 gotas e às vezes,tomo 5 gotas
Como você está hoje? Conseguiu zerar o medicamento? No desmame você teve sintomas como tonturas, choro, medos ??
@@joelmacamilo10 Oi , sabe não foi fácil, muitas coisas veio acontece. Mais consegui fazer o desmame , não tive tontura e nem vômito ,só ansiedade !mais tô bem !
Dr. Que Deus te abençoe. O sr ajuda muita gente@
Excelente, Doutor!!!
Seus esclarecimentos são muito importantes para quem sofre desses transtornos e tantos problemas mentais da atualidade.
Obrigada por "abrir" as portas da PSIQUIATRIA para todos, democratizando o que antes era privilégio. Claro que isso não exclui o tratamento real, mas já é um grande passo.
GRATIDÃO SEMPRE!!!
Uma coisa que eu percebi e acredito que os médicos saibam disso,é que quando a minha mãe,que também tem Toc,está com os sintomas bem fortes,pq nós que temos toc sabemos que tem seus altos e baixos essa doença,eu percebi que quando ela está ruim eu que também tenho,fico bem ruim também,da a impressão que digamos que é uma célula que inflama nela e eu sinto em mim por ter saído de dentro dela!
Detalhe…eu tenho 35 anos e desde os 12 eu percebi que eu tinha toc e eu sempre guardei isso só pra mim,com o passar dos anos,percebi que minha mãe também tinha e ela não sabia o que era e sofria muito com isso,eu que já tinha pesquisado muito sobre na internet,mostrei pra ela que era uma doença(mas sem falar que eu tinha)e ela buscou tratamento e acreditem,eu lido com o toc até hoje sem tratar por não gostar de tomar remédios!
É um segredo que eu vou guardar pra sempre,pq sei que ela irá sofrer se souber que eu também tenho isso,por amor a ela eu prefiro não revelar!
Tenho sintomas de TOC desde pequena. Mas o psiquiatra me diagnósticou com Ansiedade Generalizada. Ele está certo. Pois tenho também os sintomas da ansiedade. Mas o que mais me incomoda é o tremor nas minhas mãos. E os pensamentos intrusivos, e comportamento repetitivo. Tenho que fazer algo repetido para que aquele pensamento saia da minha cabeça, e para que ele também não aconteça. Tipo isso. Me sinto obrigada a fazer. E isso acaba me deixando mais nersova, mais irritada, com náuseas, e mais ansiosa.
oi bom dia tudo bem
Olá. Dr.Marco Abud admiro seu trabalho considero um excelente conteúdo a sociedade e aos estudantes de medicina.
Eu tenho transtorno de ansiedade e o meu filho tem Toc. Achei essa explicação muito didática. Obrigado
Excelente profissional , muito conhecimento , tenho TOC, e isso mesmo. Obrigado Abud
Meus parabéns! Saúde mental é coisa séria!
Obrigado Doutor. Seus vídeos são esclarecedores. Parabéns pela competência.
Depois desse vídeo, eu acredito que eu tenho TOC, além da TAG que já foi diagnosticada em mim em 2014. Mas eu tenho muito os sintomas de TOC, principalmente de danos. O que me causa um pavor muito grande. Decidida a procurar um psiquiatra além da minha psicóloga.
Médicos, POR FAVOR, nem sempre tem a ver com compulsão. Existem pessoas que SÓ TÊM PENSAMENTOS OBSESSIVOS, não há compulsão no quadro e isso não deixa de ser TOC. Grata. #ficaadica
Perfeito. Fui ao médico e ele me disse que tenho TOC, sendo que no meu caso a obsessão fica só no pensamento, ou seja, eu não preciso dos “rituais”.
@@lihptz vc já chegou a ter delírios ver algo que não existe ?
Lucas Lima nunca cheguei amigo. Mas o meu TOC é justamente o medo de ter esses delírios. Meu TOC são os pensamentos obsessivos que me levam ao pânico de desenvolver alguma doença mental grave.
@@lihptz puts que foda isso a mente humana é complicado meu irmão eu estou com medo dele ficar com um problema grave na mente ele já teve um surto fugiu pro Mato e levou o filho junto dele indo para as montanhas orar para Deus por que ele acha que é um escolhido de deus fugiu as 3hrs da manhã sorte que o helicóptero achou eles no Mato, agora ele tá normal falando mais vira e mexe ele fica falando da Bíblia ele fica escrevendo cartas e mandando para os parentes e amigos sobre os fim dos tempos ele está obcecado na biblia e nos fim do tempo e ele não aceita que não está normal que tudo isso pra ele foi normal que era pra ter acontecido
Lucas Lima que pena amigo, espero que ele possa sair dessa paranoia. Boa sorte pra vcs!
Tenho pensamentos idiotas,ruins e estranhos,humilhante,tenho mania de repitir palavra,eu fecho algo é eu tenho que voltar de novo para ver,as vezes eu imagino como se tivesse alguém ali ou imagino cenários na minha mente e acabo falando sozinha,tenho manias de repitir ações, acho que não é normal,eu imagino as pessoa zuando ou julgando esses pensamentos!
EU já passei por isso tudo já fui assediada desde pequena e já fui ESTRUPADA. E SOFRI muito com meus pais e tia até hoje n tenho paz.
Que Deus te conforte, minha querida 🙏
Dr. Bom dia q Deus t abençoe sempre, seus vídeos são bem esclarecedores obrigada por fazer sempre.
Li muitos depoimentos, senti-me aliviado pelo fato de saber que eu não sou o único que está para ficar louco, minha vida é um inferno com o toc, estou preso à minha mente, somente nós mesmos sabemos o que passamos! Tenho toc religioso, medo de machucar alguem, medo de pegar doenças, é muito difícil viver assim, você não é 100% você a doença ela te sufoca, oprime! Estou desabafando aqui, desculpem-me!
Como vc tá hj amigo??
Eu penso em coisas que nem tem como acontece, me imagino sendo uma pessoa muito ruim, desconfio do meu próprio caráter
Isso me deixa com medo, me sinto culpada o tempo todo… só queria parar de pensar muito!
Tenho toc, ansiedade e esse foi o melhor vídeo explicativo a respeito, parabéns...
Só em assistir esse vídeo eu estou em desespero. Tenho todos os sintomas.
É uma competência inexplicável
Esse canal é incrível 😍
Criei algumas dicas pra quem sofre com perfeccionismo e/ou TOC, dos mais variados tipos:
1 - Primeiramente: entendam que por mais que vocês tentem fazer de tudo pra que determinada situação esteja em perfeito estado, harmonia e funcionalidade, ela nunca estará! Nós somos seres imperfeitos, falhos e errantes... perfeito só Deus, Nosso Pai! Por isso aprendam a entregar toda e qualquer situação que lhes aflige ao Nosso Mestre celestial.
2 - Não existe mudança sem desconforto inicial! Até mudar nossos hábitos, sofreremos, e muito, porque nosso corpo está acostumado a trabalhar com economia de energia, então quando ele conhece um novo padrão que dê mais gasto, ele irá trazer desconforto, e tentar nos induzir a voltarmos ao nosso estado inicial. Mas com uma boa dose de fé e persistência, conseguimos mudar ou melhorar tudo que quisermos. O segredo é não desistir! 21 dias é o prazo pra que o corpo e a mente se acostumem.
3 - Não, vocês não irão morrer, ou qualquer coisa parecida, se não cumprirem os rituais. Nossa mente nos engana com diversos pensamentos negativos e catastróficos, mas nós temos total controle sobre ela, assumam esse controle e não deixem ela lhes dominar. Nossa mente faz conexões de acordo com os estímulos que mandamos a ela, aprendam a dar bons estímulos. Com o tempo ela irá se adaptar.
4 - Nunca deixem de fazer algo por causa disso, não deixem que o TOC lhes faça prisioneiros. Encarem essa dificuldade, procurem muito sobre o assunto, de preferência livros e conteúdos que tragam mensagens positivas sobre o tema, e parem de buscar qualquer informação ruim, fechem suas mentes pra qualquer coisa negativa à respeito. Nós somos feitos de energia, tudo que entra em nossos corpos através do que lemos, assistimos, vivemos, alimenta nossa alma e nossos pensamentos, e eles só vão crescendo conforme os alimentamos.
5 - Incluam o máximo de atividades possíveis na sua rotina, dentre elas coisas que lhes façam bem e lhes tragam paz e tranquilidade. Com a correria da rotina, nos vemos obrigados a ir largando determinados padrões, porque precisamos cumprir horários. Não é o TOC que tem que lhes fazer abandonar as coisas, são vocês que têm que abandonar o TOC. Ele é um hospedeiro ruim, não tem por que ficar!
6 - Incluam também em suas rotinas, exercícios e alimentação saudável, com chás e alimentos que ajudem a aliviar a ansiedade. Retirando tudo aquilo que ajuda a piorar o quadro. O excesso de ansiedade é a principal causadora dos pensamentos obsessivos.
7 - Dêem prazos para suas atividades e tarefas, se no decorrer do tempo ficar como o planejado, que bom, se não ficar, tudo bem também. Próxima tarefa! Nosso tempo é valioso demais pra perdermos com coisas que não irão nos agregar de forma alguma, e que irão apenas cumprir com um capricho de nossas mentes.
8 - Pratiquem meditação, ela ajuda a melhorar o controle da mente, porque precisamos manter o foco total no presente. De início tentem meditação guiada, é mais fácil de manter o foco, pois precisamos prestar atenção na situação narrada. Depois, pouco a pouco, podem passar para outros tipos e níveis. Indico muito os canais do RUclips "Poetaterapia", "Louise Hay" e "Hélio Couto". São excelentes!
9 - Se mesmo seguindo todos esses passos à risca, o transtorno obsessivo compulsivo persistir, não hesitem, nem tenham preconceito em começar com uma medicação e uma terapia. Busquem um psiquiatra, um psicólogo, um terapeuta especializado em ansiedade, para um acompanhamento, com práticas que auxiliem a aliviar o estresse causado pela situação. Nossa saúde emocional deve vir sempre antes de tudo e qualquer coisa na vida. A medicação só irá ter grandes efeitos colaterais, se iniciada de maneira incorreta e sem adaptação. Toda e qualquer medicação é somente para auxiliar e não para piorar o quadro. O segredo é ir devagar, com muita cautela e paciência, e buscar por aquela que melhor se adapte ao nosso organismo. Não comecem com doses elevadas, façam acompanhamento médico. Hoje em dia já existem medicações que não causam dependência, então se houver melhora no tempo prescrito pelo médico, logo o paciente pode retornar a sua vida normal sem dependência alguma.
10 - Vocês não são doentes nem ficarão assim pra sempre (a menos que não façam nada pra mudar a situação), vocês estão apenas sensibilizados temporariamente. Mesmo assim são fortes, muito fortes! Essa luta pode sim ser vencida! Espero ter ajudado de alguma maneira! ❤️
Nossa quero ser sua amiga, como faço ?
Vc tem Instagram??
Muito Obrigada por essas palavras ❤️
Excelente comentário.. vai ajudar muita gente.. eu estou conseguindo vencer o toc e a ansiedade.. e o que tou fazendo é exatamente o que vc disse aí 👏🏻👏🏻👏🏻
@@jeffersonjunior8525 muito obrigada amigo! 🥰 Que bom que está conseguindo vencer!
Olá
Gostaria que fizesse um video de TOC, no adolescente. Tipo como : Se é genético? Adquirido? Formas de tratamento? Como a família pode ajudar? A questão de remédios?
Esse doutor é incrível 👏👏👏👏 ❤️❤️❤️
Boa tarde Dr. Marcos, tinha um mania com toalhas de banho só usava um 1 vez, por dia usava uns 6 toalhas hoje estou melhor graças á Deus!
Vídeo muito bom.....Faltou alguma estratégia para lidar com o toc.
Ótima explicação, doutor. Eu já havia falar sobre a especialidade do TOC, porém não imaginava ser desta forma.
Detalhe: A Ansiedade relacionada a temas e traumas reais vivenciados, pode agravar e trazer novos pensamentos intrusivos ou obcessoes para pacientes com TOC. Pacientes com TOC precisam tratar também a ansiedade.
Doutor, você poderia falar sobre quadros onde a pessoa tem dois ou mais tipos de transtorno de ansiedade ao mesmo tempo?
Vídeo maravilhoso, muito didático. Fica como sugestão de tema Transtorno Dismórfico Corporal.
Qual a melhor medicação para TOC ? E suplementação? gaba e 5htp ajuda?
Excelente explicações e exposições, muito obrigado Dr. Marco Abud e equipe. Me ajudou muito. Deus abençoe vocês!
Fale sobre medicações pra TOC
Sofro de ansiedade generalizada, é tudo isso mesmo . E horrivel ,mas estou vencendo.
oq vc toma..?
@@claudiasantos-cg6me
Tomo um remédio manipulado , o psiquiatra falou que e seis meses de tratamento, mas com dois meses eu iria me sentir bem melhor, e melhorou mesmo, em menos de um mês me sinto melhor, mas vou até o fim do tratamento.
@@josysilva3642e natural remédio....será posso tomar..ou teria ir médico..se puder me passa nome
@@claudiasantos-cg6me tem que ir ao medico pq eles retem a receita daqui a um mês tenho que voltar ou medico novamente para ele passa o remédio novamente.
Nossa eu acho que tenho um pouco de cada, tanto Toc como Ansiedade....
Dr oque vc recomenda? Medicamento? Enfrentar essas manias e pensamentos? Me ajudeeeeeeee !!!!!
Não sou o doutor kk mas existe tratamento tanto terapia especializada com um psicólogo quanto um psiquiatra que ele pode até passar medicamentos para aliviar os sintomas e tratar
Toc e ansiedade generalizada e demais para mim Dr .Mas no toc eu so vejo a mania de aferir a pressão.O Tag que e mais forte...
Dr Marco Antonio tocou ponto que eu queria porque tenho toc e ansiedade e bastante sou bastante viciado em celular dia todo sou perficionista quero fazer tudo ao mesmo tempo .gostaria de saber se estimulaçao magnetica ajuda no tratamento do toc e ansiedades. desde já agradeço
Doutor fale sobre procrastinação por favor!
Muito obrigado Dr Marcos, vc é ótimo.
Dr Marco Antonio abud fala se estimulaçao magnetica ajuda no tratamento do toc desde já agradeço porque tomo remédio meu toc resitente com remédio faz 15 anos faço tratamento
@El-Ousia. então queria fazer mais não tenho dinheiro mais será cura ou melhora bem ou não tem eficácia para toc
@El-Ousia. vc trabalha nesta clinica
@El-Ousia. tem perigo de reação adversa efeito colateral ou sequelas
@El-Ousia. qual e o valor da cirugia
@El-Ousia. tem Watssap
Doutor gostaria de saber se os remédios para ansiedade e depressão pode fazer ter sonhos esquisitos me responda por favor?
Sugestão: Fale sobre tratamentos 👍
Olha os vídeos dele. Ele ensina o caminho para se tratar.
Silvana Vieira obrigado, sou novo no canal. Vou procurar vídeos anteriores.
@@richardsonjunior, pois veja, você vai gostar! 😊
Eu tenho toc e ansiedade a muitos anos, tipo imaginar do nada que minha família vai morrer ou que estou matando alguém via assassinato ou acidente, mas me acostumei com isso, Porém a poucos dias atrás me imaginei me mutilando minhas próprias unhas com objetos e isso me gera muita aflição ao ponto de encolher todos os meus dedos e isso ficou frequente quase 24 hrs por dia... Eu realmente espero me acostumar com à agonia e não sentir mais nada assim como os outros.
Explicação com muito aproveitamento psicológicos amei.
Estou no momento terrível da minha vida acredito que a tendência poirar n acredito mais
Tenho toc e estou tendo panico ao longo do dia tenho medo intenso e dor no peito sensacao de desespero.
Tenho ansiedade,toc,pensamentos intrusivos mas,sem rituais. Simetria,limpeza, contaminação um pouco.
Rosane os rituais podem ser mentais também, como tentar pensar em uma coisa boa para compensar a ruim, checar o pensamento diversas vezes para se certificar que não há chance de ocorrer o que se teme, enfim isso é toc também, o meu é igual ao seu sem rituais aparentes.
@@carlos22621041989 ah sim! Tento pensar em coisas boas ou me distrair com algo p não pensar nas ruins. Graças a Deus com remédios diminuiu bastante e logo me distraiu, mas os "infelizes vem" Na época me desesperei e pensei tô frita nunca ouvi falar de remédio que para pensamento!!! Para mim o cérebro é um "monstro"rsrsrs!
Pensar em cortes pode ser toc ou soh depressao? O sr ta lindo hoje!
Saúde da mente e excelente. Vídeos maravilhosos.
Obrigada Doutor...adoro seus vídeos
Parabéns o senhor é ótimo
Excelente...maravilhoso....👏
Obrigado Dr. Melhorei 90% sozinha. Graças a DEUS! É muito RUIM sentir essa coisa. Continue ajudando ! Caminhar, olhando a natureza, à noite, olhando a lua as estrelas, conversando só com DEUS, ajuda muito.
É um dom q vc tem.
Dr que é a primeira vez que tive uma crise de ansiedade, estou tomando ate remédios alprazolan 0.25 mge relaxante miosan enfim, mais sempre tive toc minha vida inteira sempre gostei das coisas muito certa arrumada ljmpa e se nao tiver nem durmo.
Muito Obrigada!!!
Deus Te Abençõe!!!
Nossa tenho os dois, obrigado pela explicação!
Eu não consigo ver uma coisa torta ou muitas pessoas me dá falta de ar um esgotamento tontura e eu soou e fico gelada com os lábios roxos as vezes tenho crises convulsivas dores muito estresse e sinto receio de beber água em copos qui eu não lavo e comer o qui eu não cozinho .
Adorei a explicação, excelente!
Dr. O TAG causa tontura? A pior parte da ansiedade é a de ficar com tontura!
Quando estou em crise, tenho esse sintoma. É característico do TAG.
Qual seria medicações mais eficaz contra toc?
Amei sua participação no programa da Luciana Gimenes!
Parabéns doutor, você é enviado de Deus # Doutor ainda atende consultas?
Vídeo esclarecedor, muito obrigada Dr.!
Deus abencoi muito bom seus video
Adoro esse canal!!!